Fantástico, busquei bastante vídeos que explicassem sobre extrusor para impressoras 3D, e esse é o melhor vídeo do RUclips explicando todas as características, deu pra entender muito bem os modelos e as características de cada peça, Parabéns pelo conteúdo, forte abraços. e vamos para a continuação.
Um dos melhores vídeos do RUclips explicando as características dos Hotend's agora consegui realmente entender os modelos e as características de cada peça, Parabéns pelo conteúdo
Oi cara! Gostaria de dar um feedback, mas antes queria dizer q simplesmente estou maratonando seus vídeos, são extremamente explicativos e rápidos, vendo todos os canais possíveis e grupos do Facebook acho vc disparado o melhor e mais explicativo, obrigado por compartilhar esse conhecimento. Gostaria de acrescentar uma pequena correção de uma informação dada aos 8:10 do vídeo quando vc diz que é difícil garantir a precisão de um tubo de metal. Trabalho com usinagem de metais e plásticos a mais de 10 anos, com máquinas CNC e tornos mecânicos, na experiência adquirida bem como na literatura do ramo se chega a conclusão q é muito mais fácil adquirir uma medida precisa em um tubo de metal (não um tubo mecânico mas um tubo usinado, como no caso do seu exemplo) do que garantir a precisão de um tubo de teflon e outros plásticos em geral. Plásticos sofrem muito mais com a contração e expansão térmica da temperatura ambiente, diferente do aço ou mesmo alumínio, com variações milesimais. Também no processo de usinagem existe o fenômeno da resistência do material a ser usinado, que deve ser compensado pelo grande corte na ponta da ferramenta, nos plásticos essa resistência acontece pois o material tende a se deformar no momento em que a ponta da ferramenta encosta na peça "resistindo" ao corte, tornando difícil garantir uma precisão dimensional (mas possível em vários casos). Pra finalizar em casos de alta precisão em pequenos tubos, o uso de ferramentas chamadas alargadores (pesquise por "alargador de máquina" ou "alargador manual" no mercado livre) facilita na obtenção desses diâmetros, bastando furar com uma broca de 3,9mm, por exemplo (pra obtenção de um furo preciso de 4mm), e depois passar um alargador de 4mm. Acredito, por experiência na indústria, q o uso do teflon se deve exclusivamente pela baixa rugosidade (sendo mais liso), plásticos em geral tem essa característica, o nylon poderia ser usado considerando q seu valor é muito mais barato que o teflon, porém nylon sofre uma deformação térmica ambiente impressionante, o que pioraria nesse caso, aços podem adquirir a propriedade de serem "lisos" substituindo o teflon nesse caso se passassem por outros processos de usinagem como a retífica ou mesmo o brunimento, o que tornaria a peça absurdamente cara (nem sei se seria possível pra esses diâmetros), então pra isso é mais fácil colocar um tubinho de teflon alí e tá tudo certo kk. Espero ter ajudado apesar de ter sido prolixo, obrigado pelos vídeos!
Muito bem explicado, só você passa para nós vídeos bem técnicos valew👍🇧🇷. Não tenho impressora 3d ainda mas pretendo comprar uma da sua marca nova. Só não sei qual comprar,mas estou vendo seus videos .
Esse aquecedor é chamado de resistência cartucho de alta carga, sendo o acabamento retificado, e existe uma tabela de folga admissível respeitando a folga especificada a transferência térmica será mais eficaz e aumentando a durabilidade do aquecedor.
Magnífico... procurei bastante vídeos que explicassem a diferença entre o sistema bowden e o direct, em menos de 1 minuto você conseguiu explicar a diferença na prática, no resultado final. Já curti e me inscrevi, canal show!!!
Show de explicação. Meu sistema Bowden está calibrado em passos mas quando mando imprimir o filamento começa a estalar, porque ele não consegue sair em quantidade que deveria de material aquecido na ponta do hotend. Mas os passos estão corretos e a temperatura também. Poderia me ajudar? Abraços amigo
Sem o extrusor uma impressora 3d é uma CNC de 3 eixos normal. Curtido e inscrito. Muito bom a explicação. Me diz uma coisa, existe extrusora com a parte aletada feita de cobre?
Cuco, uma dúvida rápida! Estou querendo imprimir em Nylon para fazer peças mecânicas e prototipagem. Pelo que ja pesquisei o Nylon precisa de ter um HotEnd trabalhando na casa dos 250 a 270 graus e a Hotbed por volta de 110 graus. Um colega informou que para trabalhar constantemente nessas temperaturas eu precisaria colocar um mosfet separado apenas para a hodbed evitando assim sobrecarga na placa mãe e também, recomendou trocar o extrusor por um allMetal. Eu assisti os três videos desta série, parabéns ficou muito bom, esclareceu muitas dúvidas, mas ainda sim, voltando na questão da barreira térmica, para as aplicações que eu desejo que é trabalhar com Nylon, vc recomenda uma barreira termica allmetal, ou posso continuar com a minha original que tem um tubinho de PTFE interno. O que me informaram é que trabalhar muito tempo nestas temperaturas, o tubo de PTFE começa a carbonizar que ele suporta bem até 240 graus, inclusive, recomendaram comprar um tubo PTFE da Capricorn que são mais resistentes a altas temperaturas. Realmente estou perdido, caso vc tenha alguma experiência para compartilhar, ficaria grato. Obrigado.
Vinicius, boa noite! Sem sombras de dúvidas all metal para a sua temperatura! Nem pense em extrusor com tubinho ele vai carbonizar e entupir. Saiba porém que o tubinho faz escoar muito bem o material diferente do all metal! Por mais que o allmetal seja furado com broca de diamante ele sempre vai deixar micro fissuras que dificultam o escoamento e facilitam o entupimento.
Oi Poderia dar uma opinião? Vejo que existem vários tipos de HOTEND, E3D V5, V6, MK8, MK10 e marcas diferentes E3D, Vulcano, etc... Pretendo trocar o da minha impressora Creality ENDER-3. Qual seria o melhor HOTEND indicado para a minha impressora que não precisasse fazer muitas alterações para a instalação?
Olá meu amigo sempre vendo seus videos muito bom , estou com uma duvida aqui estou fazendo uma engrenagem muito pequena so que não consigo uma resolução muito boa os dentes nao sai como foi desenhado , a engrenagem tem 6mm de diametro na primeira engregem e na segunda de cima com a medade 3mm o que vc me indica nesse caso fico no aguardo
Quanto custa cada um destes itens, onde comprar, tempo médio de vida útil (uso adequado) e para qual modelo de impressora eles podem ser usados? Obrigado!
Denuncia Warface , você está correto. É que apartir de 240 ele começa sua decomposição térmica e degradação, não suportando bem. Se tiver interesse a respeito da uma olhada nas especificações que deixo no site da ProMaq3D. promaq3d.com.br/wp/?wpdmpro=caracteristicas-do-teflon
Olá Harley, desculpa a demora na resposta! Na verdade não muita diferença, a grande vantagem de usar uma voltagem maior é que o fio vai trabalhar mais frio e/ou exigir metade da corrente para atingir a mesma potência.
comprei um bloco do hotend na Gtmax veio sem parafusos travantes e o furo do parafuso maior que tem arruela não tem rosca.VC SABE ME DIZER SE ENCONTRO MACHO PARA ABRIR ROSCA?JÁ QUE O FORNECEDOR NÃO RESPONDE OS MEUS EMAIL!ME AJUDE AÍ.....
Olá migo tenho uma Ender e estou usando a quase um mês, estou com problema na extrusão, uso o PLA a 185º e começou a travar daí fui subindo a temperatura sempre limpando o bico, já estou usando 215º C no PLA e mesmo assim não consegue extrusar sozinha, é preciso empurrar com a mão, já desmontei o conjunto limpei o bico, troquei o bico, e nada do filamento sair, será que é problema no Cartucho aquecedor ?
Márcio, muitos amigos meus tem a Ender e reclamam de baixa extrusão (ou subextrusão) além de outros problemas, a principio parece que uns tem muita sorte com ela outros tantos azar. Não creio de forma alguma ser cartucho aquecedor. Verifique se a temperatura varia muito (+ de 5 graus para mais ou para menos) se for isso pode ser o thermistor dando mal contato ou curto quando toca no bloco aquecedor. Pode ser necessário calibrar o PID do aquecedor (não sei como se faz na ender), mas a internet tem tutoriais. Pode ser que há alguma "pasta" no extrusor, tipo resto de filamento que grudou na parede ou material carbonixado la dentro que empede de fluir corretamente, ai só trocando o bico extrusor e a "barreira térmica". Pode ser o próprio tracionador de filamento meio frouxo (nao sei se na ender usa mola se sim pode ser aperto na mola) as nossas da PROMAQ3D usam trava! Vejo estes problemas! Se encontrar a solução me avisa.
uito obrigdo- descobri o problema - o cartucho eu consegui medir a temperatura e está normal - o problema estava na alavanca da extrusora, em baixo da roldana estava trincado, e não dava resistência para empurrar o filamento. muito obrigado pela atenção ...
Ola Rozanea. Tenho alguns clientes que trabalham nesta área! E estão muuuito satisfeitos com minhas impressoras em especial a QUAD 200. Entretanto, o foco destes trabalhos são protótipos para estudo. Através de escaneamento, tomografia etc concebem um modelo de arcada dentária ou menos ósseo do maxilar e com a ajuda da impressora produzem o protótipo para estudo. Minha impressora chega a precisão de 0,05 por camada. Me procure no WhatsApp que eu passo alguns filmes da impressora trabalhando! 19 9 9815-1914
Fantástico, busquei bastante vídeos que explicassem sobre extrusor para impressoras 3D, e esse é o melhor vídeo do RUclips explicando todas as características, deu pra entender muito bem os modelos e as características de cada peça, Parabéns pelo conteúdo, forte abraços. e vamos para a continuação.
Um dos melhores vídeos do RUclips explicando as características dos Hotend's agora consegui realmente entender os modelos e as características de cada peça, Parabéns pelo conteúdo
Amigão, você pode falar sobre o extrusor direct drive?
Gostei muito da sua aula!
Queria mais sobre o assunto mas com o direct drive.
Abração!
Marcelo, obrigado pela sugestão!!!!
Certamente será um dos próximos da retomada do canal!
@@HoraExtra3d Deus lhe abençoe para dar tudo certo amigão!
Abraço!
Material excelente! Obrigado por compartilhar!
Oi cara! Gostaria de dar um feedback, mas antes queria dizer q simplesmente estou maratonando seus vídeos, são extremamente explicativos e rápidos, vendo todos os canais possíveis e grupos do Facebook acho vc disparado o melhor e mais explicativo, obrigado por compartilhar esse conhecimento. Gostaria de acrescentar uma pequena correção de uma informação dada aos 8:10 do vídeo quando vc diz que é difícil garantir a precisão de um tubo de metal. Trabalho com usinagem de metais e plásticos a mais de 10 anos, com máquinas CNC e tornos mecânicos, na experiência adquirida bem como na literatura do ramo se chega a conclusão q é muito mais fácil adquirir uma medida precisa em um tubo de metal (não um tubo mecânico mas um tubo usinado, como no caso do seu exemplo) do que garantir a precisão de um tubo de teflon e outros plásticos em geral. Plásticos sofrem muito mais com a contração e expansão térmica da temperatura ambiente, diferente do aço ou mesmo alumínio, com variações milesimais. Também no processo de usinagem existe o fenômeno da resistência do material a ser usinado, que deve ser compensado pelo grande corte na ponta da ferramenta, nos plásticos essa resistência acontece pois o material tende a se deformar no momento em que a ponta da ferramenta encosta na peça "resistindo" ao corte, tornando difícil garantir uma precisão dimensional (mas possível em vários casos). Pra finalizar em casos de alta precisão em pequenos tubos, o uso de ferramentas chamadas alargadores (pesquise por "alargador de máquina" ou "alargador manual" no mercado livre) facilita na obtenção desses diâmetros, bastando furar com uma broca de 3,9mm, por exemplo (pra obtenção de um furo preciso de 4mm), e depois passar um alargador de 4mm. Acredito, por experiência na indústria, q o uso do teflon se deve exclusivamente pela baixa rugosidade (sendo mais liso), plásticos em geral tem essa característica, o nylon poderia ser usado considerando q seu valor é muito mais barato que o teflon, porém nylon sofre uma deformação térmica ambiente impressionante, o que pioraria nesse caso, aços podem adquirir a propriedade de serem "lisos" substituindo o teflon nesse caso se passassem por outros processos de usinagem como a retífica ou mesmo o brunimento, o que tornaria a peça absurdamente cara (nem sei se seria possível pra esses diâmetros), então pra isso é mais fácil colocar um tubinho de teflon alí e tá tudo certo kk. Espero ter ajudado apesar de ter sido prolixo, obrigado pelos vídeos!
Excelente
Ôpa...mais uma super-explicação "como as coisas funcionam a fundo..." obrigado de novo por repartir seu conhecimento :)
Muito bem explicado, só você passa para nós vídeos bem técnicos valew👍🇧🇷.
Não tenho impressora 3d ainda mas pretendo comprar uma da sua marca nova.
Só não sei qual comprar,mas estou vendo seus videos .
Esse aquecedor é chamado de resistência cartucho de alta carga, sendo o acabamento retificado, e existe uma tabela de folga admissível respeitando a folga especificada a transferência térmica será mais eficaz e aumentando a durabilidade do aquecedor.
Magnífico... procurei bastante vídeos que explicassem a diferença entre o sistema bowden e o direct, em menos de 1 minuto você conseguiu explicar a diferença na prática, no resultado final. Já curti e me inscrevi, canal show!!!
Vídeo foda mano ajudou bastante
Perfeito, me ajudou muito...
se foi meu amigo útil foi ótimo
Show de aula!!! O sistema direct drive só balança nas estruturas fracas? Se eu montar em um perfil 40x40 reforçado corro o mesmo risco!?
Cara, parabéns, muito boa sua aula!
Que aula fantástica. Parabéns. Vou para a parte #2 agora.
Muito obrigado
Eu estava planejando fazer um direct drive e extrusora all metal, mas graças ao vídeo já desisti :)
Show de explicação. Meu sistema Bowden está calibrado em passos mas quando mando imprimir o filamento começa a estalar, porque ele não consegue sair em quantidade que deveria de material aquecido na ponta do hotend. Mas os passos estão corretos e a temperatura também. Poderia me ajudar? Abraços amigo
Muito bom.
show de explicação parabéns !!
ótima explicação, valeu!!!
Sem o extrusor uma impressora 3d é uma CNC de 3 eixos normal.
Curtido e inscrito. Muito bom a explicação. Me diz uma coisa, existe extrusora com a parte aletada feita de cobre?
Graças a sua aula consegui usar o auto nivelamento da minha zonestar p802nr2!
Valeu!!!!
Amigo, meu fio do termistor da ender 3 rompeu...tem como soldar ou só trocando por um novo? Vc ensina trocar, caso seja necessário?Muito obrigado.
Obrigadão pela bela aula!
Super didático e com muito conhecimento explanado para um leigo em Impressora 3D (meu caso).
Ótimo trabalho... Muito informativo... Me ajudou bastante
Cuco, uma dúvida rápida! Estou querendo imprimir em Nylon para fazer peças mecânicas e prototipagem. Pelo que ja pesquisei o Nylon precisa de ter um HotEnd trabalhando na casa dos 250 a 270 graus e a Hotbed por volta de 110 graus. Um colega informou que para trabalhar constantemente nessas temperaturas eu precisaria colocar um mosfet separado apenas para a hodbed evitando assim sobrecarga na placa mãe e também, recomendou trocar o extrusor por um allMetal. Eu assisti os três videos desta série, parabéns ficou muito bom, esclareceu muitas dúvidas, mas ainda sim, voltando na questão da barreira térmica, para as aplicações que eu desejo que é trabalhar com Nylon, vc recomenda uma barreira termica allmetal, ou posso continuar com a minha original que tem um tubinho de PTFE interno. O que me informaram é que trabalhar muito tempo nestas temperaturas, o tubo de PTFE começa a carbonizar que ele suporta bem até 240 graus, inclusive, recomendaram comprar um tubo PTFE da Capricorn que são mais resistentes a altas temperaturas. Realmente estou perdido, caso vc tenha alguma experiência para compartilhar, ficaria grato. Obrigado.
Vinicius, boa noite! Sem sombras de dúvidas all metal para a sua temperatura! Nem pense em extrusor com tubinho ele vai carbonizar e entupir. Saiba porém que o tubinho faz escoar muito bem o material diferente do all metal! Por mais que o allmetal seja furado com broca de diamante ele sempre vai deixar micro fissuras que dificultam o escoamento e facilitam o entupimento.
Excelente explicação. Valeu!
Oi Poderia dar uma opinião? Vejo que existem vários tipos de HOTEND, E3D V5, V6, MK8, MK10 e marcas diferentes E3D, Vulcano, etc... Pretendo trocar o da minha impressora Creality ENDER-3. Qual seria o melhor HOTEND indicado para a minha impressora que não precisasse fazer muitas alterações para a instalação?
Sensacional sua explanação...
Olá meu amigo sempre vendo seus videos muito bom , estou com uma duvida aqui estou fazendo uma engrenagem muito pequena so que não consigo uma resolução muito boa os dentes nao sai como foi desenhado , a engrenagem tem 6mm de diametro na primeira engregem e na segunda de cima com a medade 3mm o que vc me indica nesse caso fico no aguardo
Excelente!
Quanto custa cada um destes itens, onde comprar, tempo médio de vida útil (uso adequado) e para qual modelo de impressora eles podem ser usados?
Obrigado!
Muito bom! Esse componentes são comerciais ou fabricação própria?
Fala 3D Proto, parte são comerciais parte de fabricação própria e/ou adaptações das versões comerciais!
corrigindo o ponto de fusão do teflon é de 326,8 °C não 240 °C
Denuncia Warface
, você está correto. É que apartir de 240 ele começa sua decomposição térmica e degradação, não suportando bem. Se tiver interesse a respeito da uma olhada nas especificações que deixo no site da ProMaq3D.
promaq3d.com.br/wp/?wpdmpro=caracteristicas-do-teflon
Vc da curso....?
Legal cuca.. muito bom
Qual a diferença entre o Hotend E3D V6 12V e o Hotend E3D V6 24V ?
Olá Harley, desculpa a demora na resposta! Na verdade não muita diferença, a grande vantagem de usar uma voltagem maior é que o fio vai trabalhar mais frio e/ou exigir metade da corrente para atingir a mesma potência.
@@HoraExtra3d Vlw, obg
Voltou ...
O termistor é do tipo PTC ou NTC?
comprei um bloco do hotend na Gtmax veio sem parafusos travantes e o furo do parafuso maior que tem arruela não tem rosca.VC SABE ME DIZER SE ENCONTRO MACHO PARA ABRIR ROSCA?JÁ QUE O FORNECEDOR NÃO RESPONDE OS MEUS EMAIL!ME AJUDE AÍ.....
sebastião pacheco adquira uma das nossas impressoras!
Http://www.promaq3d.com.br
Sobre o macho pra abrir rosca procure na internet loja do mecânico
Olá migo tenho uma Ender e estou usando a quase um mês, estou com problema na extrusão, uso o PLA a 185º e começou a travar daí fui subindo a temperatura sempre limpando o bico, já estou usando 215º C no PLA e mesmo assim não consegue extrusar sozinha, é preciso empurrar com a mão, já desmontei o conjunto limpei o bico, troquei o bico, e nada do filamento sair, será que é problema no Cartucho aquecedor ?
Márcio, muitos amigos meus tem a Ender e reclamam de baixa extrusão (ou subextrusão) além de outros problemas, a principio parece que uns tem muita sorte com ela outros tantos azar. Não creio de forma alguma ser cartucho aquecedor. Verifique se a temperatura varia muito (+ de 5 graus para mais ou para menos) se for isso pode ser o thermistor dando mal contato ou curto quando toca no bloco aquecedor.
Pode ser necessário calibrar o PID do aquecedor (não sei como se faz na ender), mas a internet tem tutoriais.
Pode ser que há alguma "pasta" no extrusor, tipo resto de filamento que grudou na parede ou material carbonixado la dentro que empede de fluir corretamente, ai só trocando o bico extrusor e a "barreira térmica". Pode ser o próprio tracionador de filamento meio frouxo (nao sei se na ender usa mola se sim pode ser aperto na mola) as nossas da PROMAQ3D usam trava!
Vejo estes problemas! Se encontrar a solução me avisa.
uito obrigdo- descobri o problema - o cartucho eu consegui medir a temperatura e está normal - o problema estava na alavanca da extrusora, em baixo da roldana estava trincado, e não dava resistência para empurrar o filamento. muito obrigado pela atenção ...
muito bom !!!!!!
minha impresssora imprime bem com abs mas quando vou usar PLA não funciona simplesmente não sai filamento, que pode ser isso
TCM, podem ser muitas coisas, tantas que não dá para mostrar aqui. Talvez o retract tenha que ser menor para seu PLA.
HotEnd é mesma coisa que extrusora?
Tenho um laboratório de prótese dentária e quero investir numa impressora 3D, você tem conhecimento desta área, é tanto material que fico insegura
Ola Rozanea.
Tenho alguns clientes que trabalham nesta área! E estão muuuito satisfeitos com minhas impressoras em especial a QUAD 200. Entretanto, o foco destes trabalhos são protótipos para estudo. Através de escaneamento, tomografia etc concebem um modelo de arcada dentária ou menos ósseo do maxilar e com a ajuda da impressora produzem o protótipo para estudo. Minha impressora chega a precisão de 0,05 por camada. Me procure no WhatsApp que eu passo alguns filmes da impressora trabalhando! 19 9 9815-1914
Boa noite amigo me dá ideia por favor de como trabalhar com impressão 3d quero ter uma renda extra me ajuda ae valew
Olhem mais uma linda...
ruclips.net/video/wZEwGPlUrq4/видео.html
minha impressora é direct drive e a princípio acho melhor que esse outro ai..