Quando terminei o livro,chorei muito...que menina madura...ela morreu mas pelo menos sua voz esta nesse diário...Depois que terminei de ler,fui ver tudo que é documentário,e chorei mais...Mas é uma leitura necessária..Gostei muito do vídeo Tatiana.
A leitura é a experiencia mais linda e emocionante de todas. Parece que a Anne estar falando com você e te ensina muitas coisas sobre a vida, de uma forma que nos deixa constrangidos por sua forma de ver o mundo, para uma garotinha de apenas 14 a 15 anos mais madura do que muito marmanjo por ai.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! /\
Nossa tou ainda tou lendo e é muito triste anne frank nao merecia ter pessado por isso erra uma dolecente q tinha q ter aproveita sua dolecencia aproveitada a vida toda era uma menina linda e a irmã dela triste muito triste
O mais triste, além do todo, é a Anne ficar falando que "depois da guerra" ela iria fazer x ou y coisa. E todo mundo sabe que ela nem sobrevive pra ver o fim da guerra. É de cortar o coração.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! -/-/-/-
Tati-xará :) A edição em português não traduziu o nome que a Anne deu ao diário, manteve o nome Kitty. Pelo menos na edição que tenho, da Record (2008). Uma das passagens que mais me emociona é: "Gostaria de andar de bicicleta, dançar, assoviar, olhar o mundo, me sentir jovem e saber que sou livre, mas não posso deixar isso transparecer. Imagine o que aconteceria se nós oito sentíssemos pena de nós mesmos ou se andássemos com o descontentamento visível no rosto. Aonde isso nos levaria? Algumas vezes me pergunto se alguém algum dia entenderá o que estou dizendo, se alguém deixaria de lado a minha ingratidão e não se importaria se sou judia, e apenas me visse como uma adolescente que precisa demais de uma simples diversão. Não sei, e não poderia falar disso com ninguém, porque tenho certeza de que começaria a chorar."
Tatiana Tenuto Todas as edições mantiveram esse nome até onde sei. Eu tenho uma edição baseada na primeira edição lançada pelo Otto Frank, já era Kitty lá. ;)
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ..
Tati, quem aparece no filme "Escritores da Liberdade" não foi a amiga da Anne e sim a amiga da família e secretária do pai da Anne, que os ajudava com o esconderijo, Miep Gies. Aliás, foi ela quem encontrou o diário. Ela tb escreveu um livro contando como foi ajudar a esconder todos.
Esse ano tive a oportunidade de visitar o museu da Anne na Holanda e fui uma experiência devastadora. É incrível como poder tocar o local de onde surgiu esse livro incrível que me guiou e desencadeou muitos pensamentos aos 12 anos e ajudou a formar grande parte da minha personalidade. Recomendo a leitura para qualquer pessoa de qualquer idade. Atrás da história da Anne podemos crescer como pessoas e ainda entender melhor a humanidade. Ótima resenha, Tati. Parabéns pela indicação.
@@cbs3430 porque não poderia formar parte da personalidade com um livro ficcional? Muitos livros ficcionais carregam em si um peso de sabedoria e ideias muito sábias na qual podemos tirar exemplos e lições que podem nos moldar tanto socialmente, como politicamente como com nós mesmos filosoficamente.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! -
Tati, os prédios em Amsterdan ainda são assim, sim. O prédio onde eles se esconderam é hoje o Museu Anne Frank, onde você pode visitar o anexo. Achei o anexo maior do que eu imaginava ao ler o livro, mas mesmo assim é horrível estar lá dentro. Ainda tem seus recortes colados nas paredes do quarto e alguns outros detalhes do livro, é de arrepiar. No final da visita, dá pra ver algumas páginas do diário escritas com sua letra e uns desenhos. Achei tudo muito emocionante. Ela dizia que seu sonho era ser jornalista, escrever... Espero que de alguma forma, lá de cima, ela tenha visto seu sonho se tornar realidade ;)
tatianagfeltrin , tenho a edição definitiva em português mas numa versão pocket.... o nome do diário ficou Kitty também na tradução. A impressão que eu tive é que a Anne era mesmo muito mimada e só ali no anexo teve conciência disso.... o que a fez amadurecer muito. O que mais doeu quando terminei de ler o livro foi saber que a Anne morreu pouquissimo tempo antes de a guerra acabar..... triste.
Esse livro é um dos mais lidos em todo o mundo não somente por conter a descrição comovente das condições submetidas aos judeus durante o Holocausto, ele também o é devido a capacidade narrativa da jovem Anne Frank. Uma adolescente como qualquer outra, vivendo a puberdade, se apaixonando; mas surpeendendo a quem lê com a rapidez com que amadurece conforme as datas se passam, com a sua força, inteligência e otimismo; ela estava à frente de seu tempo... É muito triste concluir o diário sabendo que ela morreu como tanto temia, mas é satisfatório saber que ela "viveu além da morte" e que ela se tornou a mulher "notável" que ela tanto expressou querer se tornar.
Oi Taty, como vai? A amiga de Anne chama-se Nanette e mora atualmente no Brasil, ela também escreveu um livro chamado sobrevivi ao holocausto, ela conta que quando encontrou-se com Anne ela, já estava bem debilitada e cheia de piolhos quando se encontraram no "campo de mulheres" é muito triste tudo isso, mas como os alemães mesmo dizem, "Tudo deve ser lembrado para não ser repetido". Admiro muito seu trabalho Taty, beijos.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! 🇧🇷♥️
Como estava dizendo sou professora e luto diariamente contra esse estado caótico que a educação se encontra. É triste, o aluno não lê, o professor não lê, a sociedade não lê, o país não lê. Anne Frank se assustou com o número do Analfabetismo no Brasil, o que não diria se fosse hoje. Desculpe o desabafo. Parabéns Tatiana por incentivar o país a ler!
Obrigada pelas dicas. Continue dando dicas assim, por favor. Atualmente, estou lendo o diário de Lena, é uma história muito envolvente, similar ao diário de Anne Frank, só que ocorreu num outro contexto. Uma jovem de 16 anos escreveu um diário durante o cerco dos alemães nazistas a cidade de Leningrado e ela vem contando desde o início as notícias fantasiosas veiculadas sobre as tropas alemães e as supostas vitórias da URSS. Até que os bombardeios recaem sobre a cidade dela pegando todos de surpresa, ela conta sobre o racionamento de comida, falta de luz e água e como isso afeta a ela, sua família, outros estudantes, pessoas em geral. Ao mesmo tempo, ela conta sobre as paixões adolescentes dela, decepções com amigos e outras questões relativas a está fase da vida. Ela tem uma visão muito positiva apesar do contexto que vive (quase Pollyanna), isso faz você repensar a sua própria vida e se sentir mais grato. A medida que o tempo passa a personalidade dela parece ser um pouco alterada pelo meio em que vive, ela fica mais impiedosa, mas você se coloca no lugar dela e começa a sentir que talvez pensasse da mesma forma ou pior. Enfim, se você quiser entender como foi viver na URSS naquele período, acho que esse livro vai ajudar muito. Estou amando cada página da leitura. Então, se você tiver outras indicações desse tipo, eu agradeceria. Beijos!
É muito chocante ler seus escritos lembrando sempre que era uma menina. A Anne era muito forte, madura, nem parecia pertencer a esse mundo louco que vivemos... Tô muito impressionada! E ainda nem cheguei na metade do diário.
Além do livro da Anne Frank, tem também da amiga dela, a Nanette que viu Anne NP campo de concentração e tbm era a amiguinha de escola dela " eu sobrevivi ao holocausto" e tem outro. Que é contando depois do diário dela baseado nos relatos de 6 mulheres que viveram os últimos dias das irmãs Frank. Que se chama " os últimos dias de Anne Frank " ... Para quem quer saber como foi os ultimas dias da Anne.
este foi o pedaço contado em um diário de uma vida que foi destruida e que emociona milhões de pessoas. mas na verdade foram milhares de vidas destruídas e que suas histórias nunca serão contadas,nem um pedacinho.
Sou dessas que me emocionei horrores com essa questão que a Anne coloca sobre as diferenças sociais entre os sexos. E pensar que, mesmo depois de tantas décadas, muitas coisas ainda continuam iguais. E a angustia que essa menina-mulher passa para o papel é contagiante. Com certeza todos deveriam ler esse livro. É um exercício gigantesco de empatia
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! /\|/\
Ai Tati. Vc falou do pai da Annie descobrindo do diário e eu comecei a chorar porque fiquei imaginando como foi doloroso descobrir tantos pensamentos da filhinha que ele amava.
Bella Nine Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura!
Sobre a Educação: durante esse tempo em que estiveram "enclausuradas", uma das secretárias da (ex)empresa do pai, e uma das pessoas que davam suporte à família Frank, fez uma inscrição em curso de latim por correspondência em seu nome. Mas, quem seguia as aulas eram Anne e a irmã. É surpreendente como, em meio a essa situação louca, eles tinham essa visão de querer aprender algo como válvula de escape também.
Quando eu li esse livro acho que tinha uns 15 anos (tenho 24 hoje) e foi pesado. Devorei o livro e ele mexeu muito comigo, lembro que nos dias que li toda noite tinha pesadelos sem parar com a guerra e o campo de concentração. Quando terminou eu fiquei arrasada, ao assistir o filme também. Até hoje é um dos meus livros favoritos, mas não tive coragem de reler. Acho que por saber que aquela agonia e tristeza vai voltar. Mesmo assim ainda quero muito reler, agora mais velha. Quero muito visitar o Anexo um dia, sei que vou sair de lá aos prantos.
Tati, uma dica de leitura, tem um outro diário da segunda guerra foi escrito por uma francesa "Resistência - A História de uma Mulher que Desafiou Hitler, de Agnès Humbert", é muito interessante e gostoso de ler. Particularmente, eu gostei muito.
Moça bonita,amei a forma de como você nos conta sobre o diário dela.Tem coisas enriquecedora. Por ser tão novinha,inesperiente,era uma mulher além do seu tempo. Chorei em alguns trechos,principalmente,quando relata e tem bastante aprofundidade de inserir suas opniões e filosófias de vida,questões que nos intrigam,nos faz aflorar os sentimentos adversos. Ela era encantadora,determinada . Parabéns pela a explanação que você nos presentiou com a sua voz serena. Eu também se tivesse lido esse livro com menos idades acharia chato,confuso,sem nexo. Boa sorte com o canal,que é excelênte e convidativo.
Um relato dramático e verdadeiro que praticamente é impossível ficar indiferente a tudo registrado. Li várias vezes. Já assisti o filme e a série baseado no diário. Tenho as versões em histórias em quadrinhos também. Enfim, é uma história que me fascina muito.
Segundo o que tenho ouvido no canal Factos Desconhecidos, no vídeo intitulado: " Factos que você não sabia sobre Anne Frank, o senhor falou que o Diário da Anne Frank foi traduzido para 60 idiomas, incluindo árabe e cingalês. Será que, entre esses 60 idiomas também está o português de Portugal? Eu adoraria ter o Diário de Anne Frank em livro em português europeu e também nos cinemas dobrado em PT PT aqui em Portugal nas regiões Norte, Centro, Sul e Algarve. Por exemplo: quem quiser assistir o filme nos cinemas terá que levar 1€ para comprar o Diário de Anne Frank em livro traduzido em PT PT no interior do Norte Shopping ou Mar Shopping no corredor que dá acesso às salas de cinema
Alguém já leu o diário da irmã dela? No caso não de sangue, mas a filha da mulher com quem Otto vai se casar depois dos campos. As famílias já se conheciam e talz, inclusive a Eva fala sobre a popularidade da Anne. Achei muito interessante, no final ela fala sobre as cartas que o Otto recebia depois do livro, muitas chamando ele de impostor, e também conta como a mãe esteve empenhada ao lado dele para fazer a memória de Anne permanecer etc. O nome é Depois de Auschwitz - Eva Schloss.
engraçado, minha imã mais nova leu o diário de Anne Frank quando ela tinha uns 12 anos, isso mais ou menos em 2021, e ela comentou comigo que as amigas dela, que também leram, falavam que ela era a cara da Anne, e de fato, elas são muito parecidas. Não é lá uma coisa muito útil mas deixo aqui como uma lembrança, lembro que ela gostou muito da leitura e acho q até hj ela deve amar esse livro
Acabei hoje com a leitura desse diário. É impressionante como Anne era inteligente para uma menina de 13/15 anos, ela possuía um discernimento reflexivo que deixa muitos adultos no chinelo. História triste, mas eu gostei muito da experiência.
Li há mais ou menos 4 anos atrás e na época acabei mergulhando em docs da segunda guerra mundial! Sou apaixonada pelo filme Escritores da Liberdade e estou lendo o livro agora. Concordo com vc Tati sobre esse livro ser algo que deve ser lido... Ainda mais nos nossos dias em que, mesmo depois de tantas tragédias na primeira e segunda grande guerras, o ser humano faz das suas, e ouvimos falar em terceira guerra mundial... Que se levantem mais professores como a do livro/ filme Escritores da Liberdade pra abrir os olhos da atual geração e trazer um pouco de alívio e esperança onde a maldade do ser humano traz tanta dor. Precisamos mesmo de uma metamorfose, como diz a Anne... De uma mudança de mente! 💙
Li esse livro pela primeira vez aos doze/treze e também achei a Anne chatíssima. As passagens com a mãe, me incomodavam muito, não entendia como alguém poderia não gostar da mãe. Mas ao reler essa versão definitiva no início desse ano, aos 24, me apaixonei! Sem adjetivos. Maravilhosas as filosofias e questionamentos dessa menina. A cabeça dela voava muito a frente daquela época... impressionante! Parece até mentira uma "criança" pensar de maneira tão forte e evoluída.
Já li o diário de Anne Frank. Ontem 13 Setembro 2020 comecei a ler o livro o despertar de um Estado, de David Ben-Gurion. Sobre a criação do Estado de Israel. Já visitei Israel por duas vezes e amei Jerusalém. Visitei o Museu do Holocausto em Jerusalém, é muito triste, entrei calada e sai chorando. Como pode ter acontecido o holocausto de Hitler. Muita barbaridade.
Estou lendo "O diário de Anne Frank", 49ª edição, Editora Record, 2015 e, estou fascinada. Já li vários com o tema da 2ª Guerra mundial. Todos livros incríveis, mas este diário é especial. Queria ser mais jovem pra poder ler tudo tenho vontade. E olha que minha lista é grande. Acompanhar as publicações nas redes sociais de Tatiana Feltrin, Pam Gonçalves, Mel Ferraz, Duda Menezes, Juliana do Batom de Clarice, e outras, me fez muito bem, pois me sentia sozinha. Sou professora
Me emocionei ao ler Anne ( sorri, chorei, senti certo nó na garganta) mas enfim é uma descrição emocionante. Gostaria Tati que voce falasse sobre o Livro O Pianista por Władisław Szpilman.
Eu estive no esconderijo da Anne em Amsterdam....muito doloroso e emocionante... Parabéns pelo seu canal Tatiana, descobri à pouco tempo e viciei! Se precisares de algum livro em especial, daqui de Portugal, é só pedir! beijos e felicidades
Tenho 16 e leio o diário da Anne desde os 12. Já li e reli tantas vezes que hoje faço com ele o que as pessoas fazem com a bíblia, abrir em uma página aleatória e tentar pegar uma lição daquela página sabe? Hahah Me faz muito bem. Enfim, claro que ja sabia o final, mas mesmo assim quando você contou me deu o mesmo arrepio que deu na primeira vez. Não consigo nem mensurar o quando tudo isso e essa parte da história é triste. Espero do fundo do coração que nada disso se repita (se bem que na Coreia já acontece uma atrocidade tão grande quanto essa e em outros lugares do mundo também..). Ah...
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ••
@@cbs3430Olá, talvez agora que passou 5 anos você tenha uma consciência diferente e mais formada, sei que ela citou "como fazem com a bíblia" mas não quer dizer exatamente que ela ofendeu a bíblia ou que ela não leia. Poderia me dizer o que seria "algo que preste"?
Li O Diário de Anne Frank na adolescência e reli alguns anos depois. É uma leitura que ,com a minha experiência de Profa de Literatura, os alunos entre 16 anos em diante adoram e começam a perceber ,claramente, o horror do Holocausto. Gosto muito desse livro,apesar de muito triste .Tati,você faz um bem enorme ao comentar de forma inteligente e versátil livros de todos os gêneros. Parabéns ! Beijão
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ♥️😊
Li esse livro em 2002 e adorei. Depois li MEMÓRIAS DE ANNE FRANK que foi escrito por sua amiga de infância. A mesma que encontrou a Anne no campo de concentração. Também é muito boa pois fala da experiência da amiga no Campo de Concentração. É muito forte. Gostei muito também. Vale a pena ler.
Tentei ler esse livro quando criança... e não consegui terminar. Achei extremamente chato. Quando cheguei aos 20 anos, tentei de novo. E é incrível o que o tempo faz. Nesta tentativa, achei o livro incrivelmente interessante. E cheguei a chorar ao ler o epílogo (mesmo já sabendo o que tinha acontecido com eles). Como você disse, é impossível ler esse livro e pensar "ok, legal. Terminei." Eu terminei o livro.... e fiquei uns 10 minutos parada absorvendo tudo o que tinha acabado de ler. Adorei o vídeo, Tati! ;*
Também li esse livro muito jovem...uns 11, 12 anos. Seria um bom momento de reler agora quase balzaca... Maturidade é uma coisa esplendorosa. Mas quando vem devagar, erro após erro, passo a passo... imagino passar por tanto temor pela guerra, questionamentos pela idade mesmo... tudo muito rápido e ao mesmo tempo.
O livro é ótimo ,li pela primeira vez em 2012.Ja o li 4 vezes , é o livro que eu mais gosto. Adorei a resenha , achei bem detalhada ,rs você contou praticamente o livro todo.Quem não leu ,vale a pena ler.
Eu já tinha visto várias resenhas deste livro, para minha surpresa o seu vídeo me surpreendeu, parabéns, como já faz muito tempo acho que vc. nem vai ler isto, ms isso nçao invalida a sua narração excelente. thank you very much, happy 2018 .
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! .().
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura!
Li O Diário de Anne Frank aos 15 anos, mas antes já havia lido o diário de uma garota que viveu no Gueto de Varsóvia, e depois li outro, de mais uma garota judia. Eu acabei não gostando tanto assim do Diário de Anne Frank. Comparando com os outros dois livros, eu achava que ela não tinha passado por coisas tão ruins, e que não tinha vivido tanto assim "o horror da guerra". Inclusive, até mesmo outro dia, falando com uma pessoa sobre o livro, eu falei disso. Me lembrei apenas da parte em que a Anne era bem imatura, e pensava muito nos conflitos que aconteciam dentro do Anexo (que eu achava muito chatos). Mas agora, vendo você falar tão bem sobre a Anne, estou mudando minhas ideias e pensando sobre o quanto ela era madura e tinha belas ideias sobre a vida. Deu até vontade de ler de novo!
Já eu gostei mais da Anne Frank pelo fato dela falar mais sobre o que tinha dentro, eu sempre enxerguei ali dentro dela e do ambiente uma mistura de personalidades, mundos, as guerras não eram só externas como também internas, entre as pessoas e com as próprias pessoas, eu sempre interpretei o anexo secreto como uma analogia a depressão e algo relacionado a crise existêncial.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ()()()()
Tati, também estou lendo O Diário de Anne Frank. Confesso que demorei a começar, pois li o livro que a Miep Gies escreveu, uma das mulheres que trabalhou com o pai de Anne e ajudou a escondê-los. Fiquei tão chocada que não queria conhecer o diário. Agora repensei e comprei outra versão desse livro da Miep, pois havia me desfeito dele também. A minha versão do Diário é essa que você citou, de capa dura almofadada e com as inserções dela. Estou lendo aos poucos e adorando na medida do possível. Estou alternando a leitura dos dois livros. Caso alguém se interesse, segue o nome do livro da Miep: Lembrando Anne Frank (Anne Frank Remembered) - Miep Gies com Alison Leslie Gold Editora Best Seller
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ----
Eu comprei a versão definitiva, capa dura e toda linda! Terminei de ler ontem à noite e não consegui pegar mais nenhum livro pra ler depois. Com certeza é uma leitura essencial!
Tatiana, este mês, por coincidência, li o diário e na sequência um outro relato do tipo, muito mais forte. Segue recomendação do livro "fuga do campo 14", do Blaine Harden!
Tati... Você já leu a coleção da Diana Gabaldon? Caso não conheça, dá uma olhada. O primeiro livro é 'A viajante do tempo' . Tem uma série também dos livros chamada Outlander. Eu achei ótima, mas gostaria muito de saber sua opinião se fosse possível. Desde já fico agradecida 😘😘💖
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ♥️♥️🙏
Já fui à Anne Frank House duas vezes. O clima lá dentro não é de um museu comum, onde as pessoas apontam e fazem comentários. Não. É um lugar que nos inspira a refletir sozinhos e dá um "soco no estômago", principalmente pra quem teve a oportunidade de ler o diário. Eu comprei a minha edição lá e vem com um selinho dizendo "Anne Frank House".
Fui a livraria ontem e fiquei entre esse livro e "do inferno", graphic novel do Alan Moore e Eddie Campbell. Acabei levando a hq mas com certeza irei comprar a versão em inglês do diário na minha próxima compra. Ótima resenha como sempre Tati.
Somente uma correção no filme escritores da liberdade a professora leva na escola a senhora que ajudou a esconder a família da Anne que já faleceu, já a amiga que ela reencontra no campo de concentração mora no Brasil precisamente em São Paulo.
Li esse livro há muitos anos e achei chaaaato. Minha lembrança é de que em 90% das páginas ela ficava apenas descascando batatas hahah. Talvez eu dê outra chance e tente fazer uma releitura, pra ver se atualmente vejo a história com outro olhar hahah
Tati, adoro sua sensibilidade e confesso que me emocionei bastante com seu vídeo. Obrigado por tirar seu tempo para compartilhar suas leituras conosco. Você faz a diferença neste mundo.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! 🎭🎨
Agora eu quero este livro mas do que eu queria agora eu preciso desse livro, o diário é perfeito eu preciso .. adorei a resenha muito bom beijos eu te adoro você é ótima beijos ...
Tatiana, sou nova no seu canal e estou adorando seus relatos sobre os livros, já assisti alguns aqui...o Diário de Anne Frank foi o meu primeiro livro, depois da obrigatoriedade de ler literatura portuguesa e brasileira para vestibular..kkk...mas o Diário foi por escolha própria mesmo. Amei esse livro e mudou a minha visão sobre algumas coisas justamente por compreender como foi a vida de um judeu na época da Segunda Guerra Mundial. Procurei aqui no seu canal, mas não achei. Você já leu Depois de Auschwitz da Eva Schloss? Ela seria uma sobrevivente do Holocausto, junto com a mãe, e o Otto Frank teria se casado com a mãe dela. É muito interessante o livro, na minha opinião. Ela vai retratar o pós holocausto, ela vai dar continuidade a imagem da Anne Frank depois que o Otto falece...Vale muito a pena ler. Beijo!
Li esse mês e gostei muito, estava pensando em fazer meu tcc sobre algum tema ligado à segunda guerra e livros como esse tem sido um prato cheio pra mim. Claro que pra um tcc vou precisar de leituras muito mais técnicas, mas leituras assim dão um embasamento incrível.
Olá! Já vi o filme que é triste mas interessante, e não imaginava ser... Agora vou comprar o livro, é uma história que vale a pena ser lida. Obrigada por sugerir o site da Amazon! ;-)
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! :/:/\\
Um relato de um relato - muito interessante. Também interessante lembrar que John Green pegou esse gancho da Anne Frank fazendo com que o casal de namorados com câncer vá a Amsterdam e visite o museu de Anne - dando a entender, talvez, que eram destinos parecidos que ali se encontravam...
Esse livro está na minha lista a tempos e depois do seu vídeo com certeza irei compra-lo no mês que vem mesmo. Temas que abordam 1º e 2º Guerra me interessam muito e nada melhor do que ter O Diário de Anne Frank como um belo acervo na nossa coleção. Saiu várias edições bonitonas e pretendo ter a minha em breve. Adorei o vídeo
Eu falei la no instagram que não tinha vontade de ler esse livro. Porem, entretanto, todavia, eu mudei de opinião e ta na lista de futuras leituras. Espero não me arrepender. rs
Quando terminei o livro,chorei muito...que menina madura...ela morreu mas pelo menos sua voz esta nesse diário...Depois que terminei de ler,fui ver tudo que é documentário,e chorei mais...Mas é uma leitura necessária..Gostei muito do vídeo Tatiana.
A leitura é a experiencia mais linda e emocionante de todas. Parece que a Anne estar falando com você e te ensina muitas coisas sobre a vida, de uma forma que nos deixa constrangidos por sua forma de ver o mundo, para uma garotinha de apenas 14 a 15 anos mais madura do que muito marmanjo por ai.
patriciamouso chorei mt tbm nossa não esperava um fim tão triste
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! /\
Nossa tou ainda tou lendo e é muito triste anne frank nao merecia ter pessado por isso erra uma dolecente q tinha q ter aproveita sua dolecencia aproveitada a vida toda era uma menina linda e a irmã dela triste muito triste
Não vou conseguir ver coisas sobre ela agora pq não vou aguentar. Tenho 45 anos e só agora tive coragem de lê-lo.
O mais triste, além do todo, é a Anne ficar falando que "depois da guerra" ela iria fazer x ou y coisa. E todo mundo sabe que ela nem sobrevive pra ver o fim da guerra. É de cortar o coração.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! -/-/-/-
Tati-xará :)
A edição em português não traduziu o nome que a Anne deu ao diário, manteve o nome Kitty. Pelo menos na edição que tenho, da Record (2008).
Uma das passagens que mais me emociona é: "Gostaria de andar de bicicleta, dançar, assoviar, olhar o mundo, me sentir jovem e saber que sou livre, mas não posso deixar isso transparecer. Imagine o que aconteceria se nós oito sentíssemos pena de nós mesmos ou se andássemos com o descontentamento visível no rosto. Aonde isso nos levaria? Algumas vezes me pergunto se alguém algum dia entenderá o que estou dizendo, se alguém deixaria de lado a minha ingratidão e não se importaria se sou judia, e apenas me visse como uma adolescente que precisa demais de uma simples diversão. Não sei, e não poderia falar disso com ninguém, porque tenho certeza de que começaria a chorar."
Tatiana Tenuto Todas as edições mantiveram esse nome até onde sei.
Eu tenho uma edição baseada na primeira edição lançada pelo Otto Frank, já era Kitty lá. ;)
D
Antônio Ferreira nn.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ..
***** é teu livro preferido, podia falar sobre ele tbm ^^
Gabriel Bertanha ela falou a kuito tempo
A Casa Anne Frank é emocionante. Inacreditável a sensibilidade dessa menina. Fiquei muito mal durante dias.
Tati, quem aparece no filme "Escritores da Liberdade" não foi a amiga da Anne e sim a amiga da família e secretária do pai da Anne, que os ajudava com o esconderijo, Miep Gies. Aliás, foi ela quem encontrou o diário. Ela tb escreveu um livro contando como foi ajudar a esconder todos.
Esse ano tive a oportunidade de visitar o museu da Anne na Holanda e fui uma experiência devastadora. É incrível como poder tocar o local de onde surgiu esse livro incrível que me guiou e desencadeou muitos pensamentos aos 12 anos e ajudou a formar grande parte da minha personalidade. Recomendo a leitura para qualquer pessoa de qualquer idade. Atrás da história da Anne podemos crescer como pessoas e ainda entender melhor a humanidade. Ótima resenha, Tati. Parabéns pela indicação.
Nossa que lindo que vc falou agora
Formar parte da personalidade com um livro ficcional? Teu cérebro contém uma ameba apenas.
@@cbs3430 porque não poderia formar parte da personalidade com um livro ficcional? Muitos livros ficcionais carregam em si um peso de sabedoria e ideias muito sábias na qual podemos tirar exemplos e lições que podem nos moldar tanto socialmente, como politicamente como com nós mesmos filosoficamente.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! -
Tati, os prédios em Amsterdan ainda são assim, sim. O prédio onde eles se esconderam é hoje o Museu Anne Frank, onde você pode visitar o anexo. Achei o anexo maior do que eu imaginava ao ler o livro, mas mesmo assim é horrível estar lá dentro. Ainda tem seus recortes colados nas paredes do quarto e alguns outros detalhes do livro, é de arrepiar.
No final da visita, dá pra ver algumas páginas do diário escritas com sua letra e uns desenhos. Achei tudo muito emocionante. Ela dizia que seu sonho era ser jornalista, escrever... Espero que de alguma forma, lá de cima, ela tenha visto seu sonho se tornar realidade ;)
tatianagfeltrin , tenho a edição definitiva em português mas numa versão pocket.... o nome do diário ficou Kitty também na tradução. A impressão que eu tive é que a Anne era mesmo muito mimada e só ali no anexo teve conciência disso.... o que a fez amadurecer muito. O que mais doeu quando terminei de ler o livro foi saber que a Anne morreu pouquissimo tempo antes de a guerra acabar..... triste.
Esse livro é um dos mais lidos em todo o mundo não somente por conter a descrição comovente das condições submetidas aos judeus durante o Holocausto, ele também o é devido a capacidade narrativa da jovem Anne Frank.
Uma adolescente como qualquer outra, vivendo a puberdade, se apaixonando; mas surpeendendo a quem lê com a rapidez com que amadurece conforme as datas se passam, com a sua força, inteligência e otimismo; ela estava à frente de seu tempo... É muito triste concluir o diário sabendo que ela morreu como tanto temia, mas é satisfatório saber que ela "viveu além da morte" e que ela se tornou a mulher "notável" que ela tanto expressou querer se tornar.
Oi Taty, como vai? A amiga de Anne chama-se Nanette e mora atualmente no Brasil, ela também escreveu um livro chamado sobrevivi ao holocausto, ela conta que quando encontrou-se com Anne ela, já estava bem debilitada e cheia de piolhos quando se encontraram no "campo de mulheres" é muito triste tudo isso, mas como os alemães mesmo dizem, "Tudo deve ser lembrado para não ser repetido". Admiro muito seu trabalho Taty, beijos.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! 🇧🇷♥️
No final que tem aquela mensagem (e aqui acaba o diário) desceu uma lágrima
Como estava dizendo sou professora e luto diariamente contra esse estado caótico que a educação se encontra. É triste, o aluno não lê, o professor não lê, a sociedade não lê, o país não lê. Anne Frank se assustou com o número do Analfabetismo no Brasil, o que não diria se fosse hoje. Desculpe o desabafo. Parabéns Tatiana por incentivar o país a ler!
Eu assisti o filme "escritores da liberdade". É muito bom.
Esse filme é espetacular!
Obrigada pelas dicas. Continue dando dicas assim, por favor. Atualmente, estou lendo o diário de Lena, é uma história muito envolvente, similar ao diário de Anne Frank, só que ocorreu num outro contexto. Uma jovem de 16 anos escreveu um diário durante o cerco dos alemães nazistas a cidade de Leningrado e ela vem contando desde o início as notícias fantasiosas veiculadas sobre as tropas alemães e as supostas vitórias da URSS. Até que os bombardeios recaem sobre a cidade dela pegando todos de surpresa, ela conta sobre o racionamento de comida, falta de luz e água e como isso afeta a ela, sua família, outros estudantes, pessoas em geral. Ao mesmo tempo, ela conta sobre as paixões adolescentes dela, decepções com amigos e outras questões relativas a está fase da vida. Ela tem uma visão muito positiva apesar do contexto que vive (quase Pollyanna), isso faz você repensar a sua própria vida e se sentir mais grato. A medida que o tempo passa a personalidade dela parece ser um pouco alterada pelo meio em que vive, ela fica mais impiedosa, mas você se coloca no lugar dela e começa a sentir que talvez pensasse da mesma forma ou pior. Enfim, se você quiser entender como foi viver na URSS naquele período, acho que esse livro vai ajudar muito. Estou amando cada página da leitura. Então, se você tiver outras indicações desse tipo, eu agradeceria. Beijos!
É muito chocante ler seus escritos lembrando sempre que era uma menina. A Anne era muito forte, madura, nem parecia pertencer a esse mundo louco que vivemos... Tô muito impressionada! E ainda nem cheguei na metade do diário.
Eu li aos 13 anos e a sensação que eu tive, e que revivi com seus comentários, é de que eu tinha perdido a chance de conhecer minha melhor amiga...
Foi publicada recentemente uma edição sem os “cortes” do pai. Ainda não li, mas as versões anteriores li diversas vezes
Além do livro da Anne Frank, tem também da amiga dela, a Nanette que viu Anne NP campo de concentração e tbm era a amiguinha de escola dela " eu sobrevivi ao holocausto" e tem outro. Que é contando depois do diário dela baseado nos relatos de 6 mulheres que viveram os últimos dias das irmãs Frank. Que se chama " os últimos dias de Anne Frank " ... Para quem quer saber como foi os ultimas dias da Anne.
Em português é Kitty também!
este foi o pedaço contado em um diário de uma vida que foi destruida e que emociona milhões de pessoas.
mas na verdade foram milhares de vidas destruídas e que suas histórias nunca serão contadas,nem um pedacinho.
Sou dessas que me emocionei horrores com essa questão que a Anne coloca sobre as diferenças sociais entre os sexos. E pensar que, mesmo depois de tantas décadas, muitas coisas ainda continuam iguais.
E a angustia que essa menina-mulher passa para o papel é contagiante.
Com certeza todos deveriam ler esse livro. É um exercício gigantesco de empatia
E imagina só o que ela teria se tornado se tivesse sobrevivido. Acredito que também seria lembrada até hoje por grandes realizações
Laira de Paula Pessoa É triste saber que as religiões judaico-cristãs são alguns dos principais mecanismos de manutenção dessa diferença :-(
Nícolas Paladino E ainda assim a Anne se manteve fiel até o fim. Pelo menos até o fim do diário kk
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! /\|/\
Ai Tati.
Vc falou do pai da Annie descobrindo do diário e eu comecei a chorar porque fiquei imaginando como foi doloroso descobrir tantos pensamentos da filhinha que ele amava.
Bella Nine Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura!
Sobre a Educação: durante esse tempo em que estiveram "enclausuradas", uma das secretárias da (ex)empresa do pai, e uma das pessoas que davam suporte à família Frank, fez uma inscrição em curso de latim por correspondência em seu nome. Mas, quem seguia as aulas eram Anne e a irmã. É surpreendente como, em meio a essa situação louca, eles tinham essa visão de querer aprender algo como válvula de escape também.
Quando eu li esse livro acho que tinha uns 15 anos (tenho 24 hoje) e foi pesado. Devorei o livro e ele mexeu muito comigo, lembro que nos dias que li toda noite tinha pesadelos sem parar com a guerra e o campo de concentração. Quando terminou eu fiquei arrasada, ao assistir o filme também. Até hoje é um dos meus livros favoritos, mas não tive coragem de reler. Acho que por saber que aquela agonia e tristeza vai voltar. Mesmo assim ainda quero muito reler, agora mais velha. Quero muito visitar o Anexo um dia, sei que vou sair de lá aos prantos.
Tati, uma dica de leitura, tem um outro diário da segunda guerra foi escrito por uma francesa "Resistência - A História de uma Mulher que Desafiou Hitler, de Agnès Humbert", é muito interessante e gostoso de ler. Particularmente, eu gostei muito.
Moça bonita,amei a forma de como você nos conta sobre o diário dela.Tem coisas enriquecedora. Por ser tão novinha,inesperiente,era uma mulher além do seu tempo. Chorei em alguns trechos,principalmente,quando relata e tem bastante aprofundidade de inserir suas opniões e filosófias de vida,questões que nos intrigam,nos faz aflorar os sentimentos adversos. Ela era encantadora,determinada . Parabéns pela a explanação que você nos presentiou com a sua voz serena. Eu também se tivesse lido esse livro com menos idades acharia chato,confuso,sem nexo. Boa sorte com o canal,que é excelênte e convidativo.
Um relato dramático e verdadeiro que praticamente é impossível ficar indiferente a tudo registrado. Li várias vezes. Já assisti o filme e a série baseado no diário. Tenho as versões em histórias em quadrinhos também. Enfim, é uma história que me fascina muito.
Segundo o que tenho ouvido no canal Factos Desconhecidos, no vídeo intitulado: " Factos que você não sabia sobre Anne Frank, o senhor falou que o Diário da Anne Frank foi traduzido para 60 idiomas, incluindo árabe e cingalês.
Será que, entre esses 60 idiomas também está o português de Portugal? Eu adoraria ter o Diário de Anne Frank em livro em português europeu e também nos cinemas dobrado em PT PT aqui em Portugal nas regiões Norte, Centro, Sul e Algarve.
Por exemplo: quem quiser assistir o filme nos cinemas terá que levar 1€ para comprar o Diário de Anne Frank em livro traduzido em PT PT no interior do Norte Shopping ou Mar Shopping no corredor que dá acesso às salas de cinema
Deu até vontade de reler, Tati.
O final desse diário proporciona muita angustia.
Alguém já leu o diário da irmã dela? No caso não de sangue, mas a filha da mulher com quem Otto vai se casar depois dos campos. As famílias já se conheciam e talz, inclusive a Eva fala sobre a popularidade da Anne. Achei muito interessante, no final ela fala sobre as cartas que o Otto recebia depois do livro, muitas chamando ele de impostor, e também conta como a mãe esteve empenhada ao lado dele para fazer a memória de Anne permanecer etc. O nome é Depois de Auschwitz - Eva Schloss.
O Diário de Anne Frank é maravilhoso. Anne, com suas palavras, mudou minha visão sobre o mundo. Anne viverá para sempre.
Anne e Margot faleceram em Bergen belsen no campo de concentração.
Anne era incrível e é transformador conhece-la.
engraçado, minha imã mais nova leu o diário de Anne Frank quando ela tinha uns 12 anos, isso mais ou menos em 2021, e ela comentou comigo que as amigas dela, que também leram, falavam que ela era a cara da Anne, e de fato, elas são muito parecidas. Não é lá uma coisa muito útil mas deixo aqui como uma lembrança, lembro que ela gostou muito da leitura e acho q até hj ela deve amar esse livro
Acabei hoje com a leitura desse diário. É impressionante como Anne era inteligente para uma menina de 13/15 anos, ela possuía um discernimento reflexivo que deixa muitos adultos no chinelo. História triste, mas eu gostei muito da experiência.
Li há mais ou menos 4 anos atrás e na época acabei mergulhando em docs da segunda guerra mundial! Sou apaixonada pelo filme Escritores da Liberdade e estou lendo o livro agora. Concordo com vc Tati sobre esse livro ser algo que deve ser lido... Ainda mais nos nossos dias em que, mesmo depois de tantas tragédias na primeira e segunda grande guerras, o ser humano faz das suas, e ouvimos falar em terceira guerra mundial... Que se levantem mais professores como a do livro/ filme Escritores da Liberdade pra abrir os olhos da atual geração e trazer um pouco de alívio e esperança onde a maldade do ser humano traz tanta dor. Precisamos mesmo de uma metamorfose, como diz a Anne... De uma mudança de mente! 💙
Li esse livro pela primeira vez aos doze/treze e também achei a Anne chatíssima. As passagens com a mãe, me incomodavam muito, não entendia como alguém poderia não gostar da mãe. Mas ao reler essa versão definitiva no início desse ano, aos 24, me apaixonei! Sem adjetivos. Maravilhosas as filosofias e questionamentos dessa menina. A cabeça dela voava muito a frente daquela época... impressionante! Parece até mentira uma "criança" pensar de maneira tão forte e evoluída.
Vi que uma amiga da Annie Frank também escreveu um livro sobre os campos de concentração
Já li o diário de Anne Frank. Ontem 13 Setembro 2020 comecei a ler o livro o despertar de um Estado, de David Ben-Gurion. Sobre a criação do Estado de Israel. Já visitei Israel por duas vezes e amei Jerusalém. Visitei o Museu do Holocausto em Jerusalém, é muito triste, entrei calada e sai chorando. Como pode ter acontecido o holocausto de Hitler. Muita barbaridade.
Estou na metade do livro. Emocionante
Estou lendo "O diário de Anne Frank", 49ª edição, Editora Record, 2015 e, estou fascinada. Já li vários com o tema da 2ª Guerra mundial. Todos livros incríveis, mas este diário é especial. Queria ser mais jovem pra poder ler tudo tenho vontade. E olha que minha lista é grande. Acompanhar as publicações nas redes sociais de Tatiana Feltrin, Pam Gonçalves, Mel Ferraz, Duda Menezes, Juliana do Batom de Clarice, e outras, me fez muito bem, pois me sentia sozinha. Sou professora
Me emocionei ao ler Anne ( sorri, chorei, senti certo nó na garganta) mas enfim é uma descrição emocionante. Gostaria Tati que voce falasse sobre o Livro O Pianista por Władisław Szpilman.
Eu estive no esconderijo da Anne em Amsterdam....muito doloroso e emocionante...
Parabéns pelo seu canal Tatiana, descobri à pouco tempo e viciei!
Se precisares de algum livro em especial, daqui de Portugal, é só pedir!
beijos e felicidades
Tenho 16 e leio o diário da Anne desde os 12. Já li e reli tantas vezes que hoje faço com ele o que as pessoas fazem com a bíblia, abrir em uma página aleatória e tentar pegar uma lição daquela página sabe? Hahah Me faz muito bem. Enfim, claro que ja sabia o final, mas mesmo assim quando você contou me deu o mesmo arrepio que deu na primeira vez. Não consigo nem mensurar o quando tudo isso e essa parte da história é triste. Espero do fundo do coração que nada disso se repita (se bem que na Coreia já acontece uma atrocidade tão grande quanto essa e em outros lugares do mundo também..). Ah...
Vá ler o que presta.
@@cbs3430 O que vc quer dizer com isso?
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ••
@@cbs3430Olá, talvez agora que passou 5 anos você tenha uma consciência diferente e mais formada, sei que ela citou "como fazem com a bíblia" mas não quer dizer exatamente que ela ofendeu a bíblia ou que ela não leia. Poderia me dizer o que seria "algo que preste"?
Estou lendo ele nesse momento. Haja ❤️.
Li O Diário de Anne Frank na adolescência e reli alguns anos depois. É uma leitura que ,com a minha experiência de Profa de Literatura, os alunos entre 16 anos em diante adoram e começam a perceber ,claramente, o horror do Holocausto. Gosto muito desse livro,apesar de muito triste .Tati,você faz um bem enorme ao comentar de forma inteligente e versátil livros de todos os gêneros. Parabéns ! Beijão
Esse livro é simplesmente maravilhoso e o filme tmb😍
O diário de Anne Frank mexeu e mexe comigo
Dá muita tristeza terminar esse livro e pensar no que seria da Anne adulta!
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ♥️😊
Se tornaria de todo modo uma grande escritora como sempre sonhou.
eu terminei de ler a poucos dias. gostei muito, achei bem interessante. apesar de ser triste e bastante relevante.
Li esse livro em 2002 e adorei. Depois li MEMÓRIAS DE ANNE FRANK que foi escrito por sua amiga de infância. A mesma que encontrou a Anne no campo de concentração. Também é muito boa pois fala da experiência da amiga no Campo de Concentração. É muito forte. Gostei muito também. Vale a pena ler.
Tentei ler esse livro quando criança... e não consegui terminar. Achei extremamente chato.
Quando cheguei aos 20 anos, tentei de novo. E é incrível o que o tempo faz. Nesta tentativa, achei o livro incrivelmente interessante. E cheguei a chorar ao ler o epílogo (mesmo já sabendo o que tinha acontecido com eles).
Como você disse, é impossível ler esse livro e pensar "ok, legal. Terminei."
Eu terminei o livro.... e fiquei uns 10 minutos parada absorvendo tudo o que tinha acabado de ler.
Adorei o vídeo, Tati! ;*
Li quando estava no colégio(e matava aula de educ fisica na biblioteca) mas quero reler. Muito lindo!
Também li esse livro muito jovem...uns 11, 12 anos.
Seria um bom momento de reler agora quase balzaca...
Maturidade é uma coisa esplendorosa. Mas quando vem devagar, erro após erro, passo a passo... imagino passar por tanto temor pela guerra, questionamentos pela idade mesmo... tudo muito rápido e ao mesmo tempo.
O livro é ótimo ,li pela primeira vez em 2012.Ja o li 4 vezes , é o livro que eu mais gosto.
Adorei a resenha , achei bem detalhada ,rs você contou praticamente o livro todo.Quem não leu ,vale a pena ler.
Eu já tinha visto várias resenhas deste livro, para minha surpresa o seu vídeo me surpreendeu, parabéns, como já faz muito tempo acho que vc. nem vai ler isto, ms isso nçao invalida a sua narração excelente. thank you very much, happy 2018 .
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! .().
Foi o primeiro livro que eu li na vida, tinha 8 anos, fora os infantis, me marcou até hj, amo a Anne!
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura!
O meu eu li o de quadrinhos quando 9
Eu não consegui ler este livro inteiramente...me deixou muito deprimida na época...sabendo de tudo que aconteceu depois...chocante e triste...
Li O Diário de Anne Frank aos 15 anos, mas antes já havia lido o diário de uma garota que viveu no Gueto de Varsóvia, e depois li outro, de mais uma garota judia. Eu acabei não gostando tanto assim do Diário de Anne Frank. Comparando com os outros dois livros, eu achava que ela não tinha passado por coisas tão ruins, e que não tinha vivido tanto assim "o horror da guerra". Inclusive, até mesmo outro dia, falando com uma pessoa sobre o livro, eu falei disso. Me lembrei apenas da parte em que a Anne era bem imatura, e pensava muito nos conflitos que aconteciam dentro do Anexo (que eu achava muito chatos).
Mas agora, vendo você falar tão bem sobre a Anne, estou mudando minhas ideias e pensando sobre o quanto ela era madura e tinha belas ideias sobre a vida. Deu até vontade de ler de novo!
Já eu gostei mais da Anne Frank pelo fato dela falar mais sobre o que tinha dentro, eu sempre enxerguei ali dentro dela e do ambiente uma mistura de personalidades, mundos, as guerras não eram só externas como também internas, entre as pessoas e com as próprias pessoas, eu sempre interpretei o anexo secreto como uma analogia a depressão e algo relacionado a crise existêncial.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ()()()()
Em português é Kitty tbm :)
Também assisti ao filme.Muito bom.
Amei os seus comentários sobre o livro.
O diário foi escrito originalmente na língua Holandesa .
Chorei só de ouvir o comentário 😭
Tati, também estou lendo O Diário de Anne Frank.
Confesso que demorei a começar, pois li o livro que a Miep Gies escreveu, uma das mulheres que trabalhou com o pai de Anne e ajudou a escondê-los. Fiquei tão chocada que não queria conhecer o diário. Agora repensei e comprei outra versão desse livro da Miep, pois havia me desfeito dele também.
A minha versão do Diário é essa que você citou, de capa dura almofadada e com as inserções dela.
Estou lendo aos poucos e adorando na medida do possível. Estou alternando a leitura dos dois livros.
Caso alguém se interesse, segue o nome do livro da Miep:
Lembrando Anne Frank (Anne Frank Remembered) - Miep Gies com Alison Leslie Gold
Editora Best Seller
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ----
Eu amei o livro também. É realmente transformador e muito tocante. O original foi escrito em holandês, Tati.
Beijos.
Gosto tanto dessa abertura....
Eu comprei a versão definitiva, capa dura e toda linda! Terminei de ler ontem à noite e não consegui pegar mais nenhum livro pra ler depois. Com certeza é uma leitura essencial!
Um dos melhores livros que já li na minha vida ❤️
Fabricio Bravatty Tem quantas páginas?
Daniel Orivaldo Da Silva oque eu li tem 378 páginas.
Meu livro favorito
Tatiana, este mês, por coincidência, li o diário e na sequência um outro relato do tipo, muito mais forte. Segue recomendação do livro "fuga do campo 14", do Blaine Harden!
Pela primeira vez eu realmente quero ler o livro
Tati... Você já leu a coleção da Diana Gabaldon? Caso não conheça, dá uma olhada. O primeiro livro é 'A viajante do tempo' . Tem uma série também dos livros chamada Outlander. Eu achei ótima, mas gostaria muito de saber sua opinião se fosse possível. Desde já fico agradecida 😘😘💖
Puxa, vc de preto ficou lindona!
Estou impressionada. Vc consegue tocar em quem assiste. Sempre fico com muita vontade de ler o que vc recomenda! Bjs
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! ♥️♥️🙏
Já fui à Anne Frank House duas vezes. O clima lá dentro não é de um museu comum, onde as pessoas apontam e fazem comentários. Não. É um lugar que nos inspira a refletir sozinhos e dá um "soco no estômago", principalmente pra quem teve a oportunidade de ler o diário. Eu comprei a minha edição lá e vem com um selinho dizendo "Anne Frank House".
A incrível tatianagfeltrin , falando do incrível livro da Anne Frank!
AAAAnne
eu comprei a versão da capa fofinha, é tão linda
Fui a livraria ontem e fiquei entre esse livro e "do inferno", graphic novel do Alan Moore e Eddie Campbell. Acabei levando a hq mas com certeza irei comprar a versão em inglês do diário na minha próxima compra.
Ótima resenha como sempre Tati.
Somente uma correção no filme escritores da liberdade a professora leva na escola a senhora que ajudou a esconder a família da Anne que já faleceu, já a amiga que ela reencontra no campo de concentração mora no Brasil precisamente em São Paulo.
Li esse livro há muitos anos e achei chaaaato. Minha lembrança é de que em 90% das páginas ela ficava apenas descascando batatas hahah. Talvez eu dê outra chance e tente fazer uma releitura, pra ver se atualmente vejo a história com outro olhar hahah
Tati, adoro sua sensibilidade e confesso que me emocionei bastante com seu vídeo. Obrigado por tirar seu tempo para compartilhar suas leituras conosco. Você faz a diferença neste mundo.
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! 🎭🎨
Agora eu quero este livro mas do que eu queria agora eu preciso desse livro,
o diário é perfeito eu preciso ..
adorei a resenha muito bom beijos eu te adoro você é ótima
beijos ...
Bem legal sua resenha. Mais uma inscrita e já vou comprar meu livro. Já tinha assistido um filme, mas sem dúvida o livro é melhor. bj
Tatiana, sou nova no seu canal e estou adorando seus relatos sobre os livros, já assisti alguns aqui...o Diário de Anne Frank foi o meu primeiro livro, depois da obrigatoriedade de ler literatura portuguesa e brasileira para vestibular..kkk...mas o Diário foi por escolha própria mesmo. Amei esse livro e mudou a minha visão sobre algumas coisas justamente por compreender como foi a vida de um judeu na época da Segunda Guerra Mundial.
Procurei aqui no seu canal, mas não achei. Você já leu Depois de Auschwitz da Eva Schloss? Ela seria uma sobrevivente do Holocausto, junto com a mãe, e o Otto Frank teria se casado com a mãe dela. É muito interessante o livro, na minha opinião. Ela vai retratar o pós holocausto, ela vai dar continuidade a imagem da Anne Frank depois que o Otto falece...Vale muito a pena ler. Beijo!
Oi, eu li o Diário de Anne Frank pela primeira vez em português, e a segunda, em esperanto.
Minha primeira leitura de 2016... estou gostando muito.
Li esse mês e gostei muito, estava pensando em fazer meu tcc sobre algum tema ligado à segunda guerra e livros como esse tem sido um prato cheio pra mim. Claro que pra um tcc vou precisar de leituras muito mais técnicas, mas leituras assim dão um embasamento incrível.
Adorei o visual. Tá linda.
Olá! Já vi o filme que é triste mas interessante, e não imaginava ser... Agora vou comprar o livro, é uma história que vale a pena ser lida. Obrigada por sugerir o site da Amazon! ;-)
terminei o diário esses dias...
Eu e já e reli. Comprei a edição definitiva nacional capa dura que simula o capa do diário real dela.
Tem mais de 40 edições desse magnífico livro rs
olá pessoal li o livro 2 vezes, fiz várias pesquisas, é recomendo...👏👏✌
Vídeo incrível, Tati!! Visitei a casa de Anne Frank e depois li o seu diário, foi uma experiência sem preço!
Tenho um canal onde resumo livros, desde os grandes clássicos a filósofos e teólogos a biografias e livros históricos. Lhes convido a se inscrever. O último livro que resumi e esmiucei foi O Velho e o Mar do Hemingay! Se inscrevam lá, vamos propagar cultura! :/:/\\
Um relato de um relato - muito interessante. Também interessante lembrar que John Green pegou esse gancho da Anne Frank fazendo com que o casal de namorados com câncer vá a Amsterdam e visite o museu de Anne - dando a entender, talvez, que eram destinos parecidos que ali se encontravam...
+Blogs & Livros (* No livro A culpa é das estrelas)
Esse livro está na minha lista a tempos e depois do seu vídeo com certeza irei compra-lo no mês que vem mesmo. Temas que abordam 1º e 2º Guerra me interessam muito e nada melhor do que ter O Diário de Anne Frank como um belo acervo na nossa coleção. Saiu várias edições bonitonas e pretendo ter a minha em breve. Adorei o vídeo
Como ñ amar a Tati ?
Adoro suas resenhas...
perfeita! segunda resenha sua que vejo sobre os livros que li. Nada cansativo.
Eu falei la no instagram que não tinha vontade de ler esse livro. Porem, entretanto, todavia, eu mudei de opinião e ta na lista de futuras leituras. Espero não me arrepender. rs