Это видео недоступно.
Сожалеем об этом.

CALMA URGENTE! O Agro Identitário: política, cultura e ostentação ruralista.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 апр 2024
  • Do Rancho Fundo aos AgroBoys, Alessandra Orofino, Bruno Torturra e Gregorio Duvivier em uma conversa sobre a hipertrofia do Agro como política, cultura e identidade nacional.

Комментарии • 234

  • @luciacarolina
    @luciacarolina 4 месяца назад +68

    Gente! Esta é a melhor edição do Calma, urgente! Estou morando no Mato Grosso do Sul a trabalho e é mórbido, todo mundo medicado, todo mundo depressivo, altos índices de ocorrência de suicídio, todo mundo perdido, fanatizado, fantasiado de uma coisa que não gera sensação de pertencimento, buscando uma identidade e uma experiência de coletividade e comunhão que eles não encontram, ao mesmo tempo, todos bem de vida, com bons trabalhos, acesso a muitas coisas, mas com esta sensação de pobreza, da carência de algo, que os massacra. E o maior sonho local ainda é derrubar até a última árvore para construir shopping, estacionamento ou igreja evangélica. Um povo triste, rico e triste.

    • @anacouto875
      @anacouto875 4 месяца назад +4

      Que horror!

    • @CarlosSilva13
      @CarlosSilva13 3 месяца назад

      Vazio cultural, desprezo a ciência, ao conhecimento e ensino formal

    • @CarlosSilva13
      @CarlosSilva13 3 месяца назад +8

      Vazio cultural, ausência de referências. Desprezo a ciência, ao conhecimento, ao ensino formal.
      É um retrato do Brasil atual exportador de commodities

    • @isa9104
      @isa9104 3 месяца назад +3

      Nossa, que profundo 😢

    • @cleliabarqueta1338
      @cleliabarqueta1338 3 месяца назад +4

      Exatamente. Isso deve ocorrer aí só extremo. Mas aqui em Pernambuco, na cidade de Bezerros há mt suicídio. Meu marido, Médico, dizia q com certeza era agrotóxico, mas ninguém notificava.

  • @morenamelmorena
    @morenamelmorena 4 месяца назад +59

    A Alessandra é boa demais!!! Traz muito bem as pautas! Parabéns!

    • @lhranzani
      @lhranzani 4 месяца назад +6

      Ela é muito boa! Da próxima, gostaria de escutá-la por mais tempo, com um pouco menos de interrupções.

    • @viniciusreis810
      @viniciusreis810 3 месяца назад +2

      @@lhranzani kkkkkkkkkkkkk agora lascou, é um bate papo entre amigos não uma palestra dela, eu ein

  • @marcelolacerda5723
    @marcelolacerda5723 4 месяца назад +55

    Hoje foi divulgado que um fazendeiro,no mato grosso, dono de 11 fazendas, utilizou 25 milhões de reais com defensivo agrícola, pra transformar uma área superior a cidade de São Paulo pra pastagens! As multas ambientais ultrapassam 2,5 bilhões de Reais!

  • @suzanaasquith8547
    @suzanaasquith8547 4 месяца назад +21

    Quando fui a uma festa junina dos meus filhos percebi que tinham estragado aquela cultura caipira, tinha virado uma festinha country vira-lata.... Isso foi 20 anos atrás!

  • @anelisecampos3287
    @anelisecampos3287 4 месяца назад +5

    Li um dia desses um ruralista apontando o bolsa família como responsável pela falta de trabalhador (escravo) no campo

  • @carmonadaniela
    @carmonadaniela 4 месяца назад +9

    Moro no Goiás e aqui a cultura agro é objeto de desejo da população de baixa renda, que acredita que se trabalhasse para os ruralistas ascenderia socialmente. Desde pequenos eles são bombardeados com essa "promessa".

  • @barbaramarques6337
    @barbaramarques6337 4 месяца назад +7

    Achei ótima a discussão!
    E é importante de fato diferenciar os trabalhadores do campo dos senhores do agro. O dono de 10 colheitadeiras quitadas não é a mesma pessoa que luta para pagar as prestações de uma colheitadeira e que tem sua saúde comprometida porque não enxerga outra saída que não seja o plantio de soja com o uso de veneno. Que diariamente toma água contaminada - por si mesmo - sem se dar conta. Que trabalha de domingo a domingo, porque na roça não tem final de semana... O trabalho no campo não é bucólico, e por isso mesmo é fácil se agarrar a esse discurso do orgulho agro. Todos precisamos de uma ilusão que nos mantenha em pé.
    Ainda assim, fiquei sem reação com essas letras d'Us Agroboy 😅😢

  • @iasminmendes2656
    @iasminmendes2656 4 месяца назад +18

    Sou do interior de MG, cresci ouvindo sertanejo, um ou outro cantor furava a bolha, mas a menos que aparecesse no Faustão eu nunca iria ouvir e se ouvisse seria apenas naquela ocasião. Eu fui descobri que tipo de música eu gosto com mais de 20 anos, que fui morar sozinha e tinha liberdade de trocar a rádio e o canal. Na minha cidade natal, o primeiro show musical que não é sertanejo ou forró aconteceu no ano passado e só aconteceu por conta das redes sociais.
    Então o brasileiro médio existe no interior, não por opção, mas por criação. é muito parecido com os filhos de evangélicos, no interior era campo, cavalo e rodeio. Não gostar desse trio é inimaginável, na minha família foi causa de inúmeras brigas pesadas.

  • @VivianeOANunes
    @VivianeOANunes 3 месяца назад +7

    Eles roubam a identidade real, a razão a mente dos pequenos agricultores. Sou professora e os alunos que são do campo compraram isso e falar a real sobre um agro para eles é um crime... virou lavagem cerebral! E sim dentro da sala de aula piorou muito nos últimos anos...

  • @evlynnovo7565
    @evlynnovo7565 3 месяца назад +4

    Existe um grupo de pessoas do agro que hoje estão em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins foi para lá com patrocínio da ditadura militar. Empresários paulistas, principalmente, receberam terras e financiamento público para ocupar essa região porque era uma área ocupada por guerrilheiros. Ha também pequenos agricultores do Rio Grande do Sul e Paraná que foram para as colônias agrícolas e receberam subsídio também. Diferente dos assentamentos para onde foram levados nordestinos para desmanchar as ligas camponesas. O Agro pop é uma construção da ditadura militar. Por isso o apoio irrestrito ao Bolsonaro e a saudade da ditadura.

  • @diegofrancisco4898
    @diegofrancisco4898 4 месяца назад +32

    Olá boa noite sou motoboy em Sorocaba SP

    • @taisbaldon
      @taisbaldon 4 месяца назад +4

      Que legal que goste do programa! Boa sorte na vida!

  • @Canariook
    @Canariook 3 месяца назад +3

    Olá Greg, Bruno e Alessandra, assistindo vocês desde Argentina. Vocês conhecem a historia de Fabian Tomasi, ele era um aplicador de agrotóxico que trabalhava na cidade de basavilbaso na provincia de Entre Rios, ele ficou bem famoso pra quem se interessa por estes assuntos. Teve neuropatía tóxica e acabou morrendo por seu trabalho em contato com os venenos. Também recomendo o trabalho do fotografo Pablo Piovano, "O custo humano dos agrotóxicos". E também os livros da Soledad Barruti(Mala Leche e Malcomidos), Fernanda Sández(La argentina fumigada) e do Patricio Eleisegui(Agrotóxico e Envenenados).
    Grande Abraço.

  • @HCosta1001
    @HCosta1001 4 месяца назад +9

    Qualidade técnica de hoje foi sensacional, além do assunto ter sido espetacular. Acho que vocês perceberam que o papo rendeu. Parte 2 será?
    Achei esse papo bastante especial, a qualidade do canal é sempre gigantesca, mas esse aqui foi ótimo, parabéns pros três, eu sei que daqui pra frente vai só melhorar.

  • @rodolphobaggio
    @rodolphobaggio 4 месяца назад +16

    O peor é tentar conversar com um produtor da agricultura familiar e este se sentir representado e defendendo com unhas e dentes os Agro-commodi-latifundiários e sua bancada de deputados e senadores sem perceber que sao coisas totalmente diferentes e ele é o maior prejudicado nesse modo de produção...

  • @jbfilosofia
    @jbfilosofia 4 месяца назад +16

    São latifundiários, mas eles gostam de dizer que partiram do zero. Principalmente os sulistas que vieram pra MT. Sou de MT e sei o que que ouço.

    • @sheilahansen9196
      @sheilahansen9196 3 месяца назад +3

      Os sulistas que foram para o pantanal (e região norte também!) foram recebendo subsídio público!! 😢

  • @luanadella-flora7347
    @luanadella-flora7347 4 месяца назад +5

    Indicações da live:
    - Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media, Edward Herman e Noam Chomsky [eles falaram que em português é "Consenso fabricado", mas não achei versão traduzida]
    - Cadernos do cárcere, Antonio Gramsci
    - Primeiras impressões: O nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil, Gustavo Piqueira
    - Consenso Fabricado: Chomsky e a Mídia, Mark Achbar e Peter Wintonick [documentário] tem aqui no RUclips mesmo

  • @andreiluizlodea1003
    @andreiluizlodea1003 3 месяца назад +2

    Essa é uma constatação muito bem retratada. O Agro em nenhum momento tem relação com o pequeno agricultor ou com o agricultor que lutou e ainda luta para vender seu produtos e seu alimento. Nós não temos nessa nova definição "Agro" o agricultor, aquele que cultiva e cuida da terra. O que temos é um empresariamento do Agro. Se formos olhar na verdade esses Agros são terceirizados das industrias agro-quimica, embora não tenham se dado conta disso.

  • @chriscruzgra
    @chriscruzgra 4 месяца назад +11

    Adoro vcs 3 !! Discussão muuuuito importante. Agro é Morte

  • @lopesavc
    @lopesavc 4 месяца назад +6

    A pauta do programa em profundo diálogo com o canal do Senhorita Bira.

  • @jmcastromattos
    @jmcastromattos 4 месяца назад +11

    Talvez vocês devessem concluir a transmissão lendo um trecho de GRANDE SERTÃO: VEREDAS (1956)...

  • @TxaiReis
    @TxaiReis 4 месяца назад +8

    O sertanejo fez a cama pro espetáculo evangélico. Cansei de ver show do Zezé de Camargo e Luciano e cia na casa de shows da rua Clélia, onde hj é uma Bola de Neve Church.

    • @TxaiReis
      @TxaiReis 4 месяца назад +2

      Digo, não assistia aos shows rsrs mas sempre via que eles ocorriam.

    • @TxaiReis
      @TxaiReis 3 месяца назад

      O teatro se chamava "Olímpia".

  • @carlanascimento3614
    @carlanascimento3614 4 месяца назад +8

    Adoro ver as notificações do calma urgente ! Apesar de ficar meio nervosa com o que está prestes a vir 😅

  • @Lucianoarqueologia
    @Lucianoarqueologia 4 месяца назад +2

    O pensamento de vocês três é muito entrosado. Parabéns, é muito gostoso de ver.

  • @carmelitamagalhaes1056
    @carmelitamagalhaes1056 4 месяца назад +10

    Rindo de nervoso!

  • @GustavoIto
    @GustavoIto 4 месяца назад +3

    recentemente ingressei ao Spotify. Como uma conta brasileira, as propagandas eram sempre de sertanejo. Eu não tenho interesse nesse conteúdo, nenhuma das minhas músicas curtidas são do gênero, e até hoje as propagandas de sertanejo continuam aparecendo para mim. Até o algoritmo parece ter sido comprado por esse monopólio cultural identitário

  • @luckyman3071
    @luckyman3071 4 месяца назад +7

    Importante seria fazer a genealogia desss "revolução cultural agro", quem foram e são seus arquitetos e engenheiros

  • @clarissafernandes1332
    @clarissafernandes1332 4 месяца назад +12

    Investiguem os cursos de agronomia da universidade do estado de Mato Grosso (unemat). São cursos públicos, mal financiados pelo estado (lei kandir) que do início ao fim reproduz esse discurso explicitamente do Agronegócio.

  • @sramakrishna777
    @sramakrishna777 4 месяца назад +11

    O Deepbrasilis canta essa pedra faz mais ou menos 7 anos, é o que eles chamam de Grande Goiás

    • @sheilahansen9196
      @sheilahansen9196 3 месяца назад

      Nesse caldo tem um interior de SP e de MG e a região Sul também... não é só o centro Oeste!!

  • @solmarinatto5544
    @solmarinatto5544 4 месяца назад +6

    Adoto vocês! Incrível a inteligência e o bom humor!!

  • @mauricio_kml
    @mauricio_kml 4 месяца назад +7

    Assistindo na madruga... Assunto necessário

  • @carudesouza
    @carudesouza 4 месяца назад +2

    Vale a pena ler o livro: da Ana Manuela Chã entitulado Agronegócio e Indústria Cultural da editora Expressão Popular. Tem tudo a ver com esse assunto!

  • @akschouten
    @akschouten 4 месяца назад +12

    Tem uma pá de descendente de cafeicultor paulista que até hoje se sente vítima do Getúlio.

  • @alefmenezes7881
    @alefmenezes7881 3 месяца назад +2

    Eu sou do interior do rio e não tinha contato com essa vertente e não fazia ideia de tudo isso... agora morando no interior do Paraná, fui exposto a muitos absurdos dessa área que me deixa até enojado

  • @carolinefonseca9723
    @carolinefonseca9723 4 месяца назад +3

    Assunto mais que urgente, importante! Desconhecia esses novos meios da cultura agro.
    Acho que parte do fundamento dessa cultura vem da dureza que é o trabalho no campo , porém com os maquinários (que destroem florestas e campos com facilidade) e os agrotóxicos, isso deixa de ser um trabalho duro para ser altamente lucrativo. Vende esse sonho do apocalipse a todos os produtores.

  • @jalubel
    @jalubel 4 месяца назад +4

    Precisa pensar se os atuais donos da rede Globo não sejam eles próprios grandes latifundiários. Daí junta a fome com a vontade de comer.

  • @cleliabarqueta1338
    @cleliabarqueta1338 3 месяца назад +1

    Maravilhoso esse programa. Assisti todinho, o q é raro no ytube.

  • @nivelsoncordiolli5733
    @nivelsoncordiolli5733 3 месяца назад +1

    Que reflexão necessária, alguém precisava aprofundar essa discussão! Obrigado!

  • @valeriabordin5131
    @valeriabordin5131 4 месяца назад +8

    Cheguei. Parabéns aos três lindos.

  • @MrHespero
    @MrHespero 3 месяца назад +1

    Parei o episódio pra conhecer mais Ana Castela. Bom, agora estou numa loja de chapéu de couro. Um dia eu volto para escutar o resto da boa conversa de vocês, obrigado.

  • @SuperMarivero
    @SuperMarivero 3 месяца назад

    Baita programa! Vcs são grandes pesquisdores, vou citálos num artigo!

  • @paulobrack219
    @paulobrack219 4 месяца назад +2

    O Agro produz commodities. As áreas de plantio de arroz e feijão diminuíram em 73% e 39% desde 1976, enquanto a população brasileira dobrou. O Cone Sul Exportador de Matérias Primas é o papel da divisão internacional do trabalho. O Brasil é um dos maiores países periféricos exportadores. Minérios, grãos, celulose, inclusive cimento, são as Veias Abertas da América Latina. Os ruralistas da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Bolívia são financiados no círculo vicioso deste modelo. Não estamos sós nesta periferia-quintal da espoliação.

  • @user-om3gi5je7g
    @user-om3gi5je7g 4 месяца назад +2

    Esse insight do "Leonardo" foi perfeito.

  • @marcelolacerda5723
    @marcelolacerda5723 4 месяца назад +5

    A Anna Castela veio na Festa da Uva em Caxias do Sul RS, ela fez 19 exigências para o Camarim! Incluindo toalhas brancas, várias comidas, várias bebidas .

    • @niltonalves7489
      @niltonalves7489 4 месяца назад

      Quem vê essa menina na televisão e nas redes sociais, nem imagina a antipática que ela é.
      Se todos a conhecessem, ela não teria o tanto de fãs que ela tem.

    • @AnaMaria-ui2uu
      @AnaMaria-ui2uu 4 месяца назад +1

      Quem é a "famosa" ?

  • @reginafreitas1698
    @reginafreitas1698 4 месяца назад +3

    Muito boa a conversa. Excelente análise.

  • @carminhagomes6162
    @carminhagomes6162 4 месяца назад +2

    Excelente o programa!!!

  • @rodolphobaggio
    @rodolphobaggio 4 месяца назад +7

    FOLLOW THE MONEY

  • @suzanaasquith8547
    @suzanaasquith8547 4 месяца назад +1

    Adoro as discussões de vocês, quero maissss!!!!

  • @jmcastromattos
    @jmcastromattos 4 месяца назад +17

    agroNOJO!

  • @elanlourful
    @elanlourful 4 месяца назад +3

    Olha, eu já trabalhei com a geologia de uma bacia no Mato Grosso. Não me surpreenderia que lá tivessem jogado mais agente laranja. 😡😡😡 Lá é nojenta a quantidade de agrotóxico!

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 4 месяца назад +1

    Os três são maravilhosos! Parabéns pelo programa! ❤

  • @andreiameinerz4505
    @andreiameinerz4505 3 месяца назад

    Muito bom ! Vou citar na minha tese de doutorado. Conteúdo necessário e urgente, mas a calma a gente perde. Como contraponto a esses clipes do Agro coisa, lembrei do clipe do Edgar : Bíblia Boi e Bala. Vale a pena dar uma olhada, baita trabalho!

  • @raizanogueira2543
    @raizanogueira2543 Месяц назад +1

    Indicação dos livros:
    - Gregório: Consenso fabricado
    - Alessandra: Os diários do cárcere
    - Bruno: Primeiras impressões
    Me ajude a completar 👇🏽👇🏽👇🏽

  • @MakotoMocotoh
    @MakotoMocotoh 4 месяца назад +14

    Um exemplo de consenso fabricado é o Lira tentando emplacar o semi-presidencialismo

  • @sheilahansen9196
    @sheilahansen9196 3 месяца назад

    Vamos falar também na "paixão do povo" pela cultura gospel!!!! 😮😢

  • @cassiorafaelguimaraesnasci3864
    @cassiorafaelguimaraesnasci3864 3 месяца назад

    Muito bom o papo e o tema escolhido

  • @panthrvs
    @panthrvs 3 месяца назад

    um LIKE enorme pra Clara ❤

  • @alexandreali2290
    @alexandreali2290 21 день назад

    Valeu!

  • @carolcsantos1
    @carolcsantos1 3 месяца назад

    A cara do Greg vendo o clipe foi exatamente a mesma da minha. Essa estratégia de criação de artistas antes mesmo de ter alguém é a fórmula do K-Pop, e ganham tanto dinheiro que infelizmente eles não vão parar tão cedo. É a "algoritmização" do pop, e o agronejo tá usando a mesma fórmula.

  • @lucianemaciel9416
    @lucianemaciel9416 4 месяца назад

    Muito bom!!!!

  • @_coffee_sounds_
    @_coffee_sounds_ 3 месяца назад

    Excelente!

  • @marinapedrinha7946
    @marinapedrinha7946 14 дней назад

    9:40 o pior é que eu moro no interior do Espírito Santo e tem muito pequeno proprietário rural e até meeiro aqui que diz que é “do agro”… essa estratégia tem sido bizarramente bem-sucedida

  • @dani7alvesdl
    @dani7alvesdl 4 месяца назад +2

    vcs são admiraveis

  •  4 месяца назад

    O setup do som/comunicação agora está muito bom, quando um fala não ser interfere no som dos outros. Primeiro lugar em que vi resolverem isso!

  • @alpmuniz1
    @alpmuniz1 4 месяца назад +3

    Michael Shellenberger, seria um novo agroboy ao defender e exaltar o direito de mentir?

  • @alpmuniz1
    @alpmuniz1 4 месяца назад +3

    Mas é dinheiro público pagando tudo isso direta e indiretamente!!!

  • @andrezavaz9818
    @andrezavaz9818 4 месяца назад +2

    Como a igreja tipo universal promete a prosperidade na terra, o agro está usando a mesma tática, pq ninguém mais acha romântico a vida de perrengue no campo, tudo o que um pai que trabalha na lavoura quer é que seu filho arrume emprego em uma fábrica pra não passar pelo que ele passou(pelo que vejo aqui onde moro). Que melhor forma de evitar o êxodo total rural do que prometer riqueza? Afinal alguém precisa produzir comida pra não faltar na mesa do brasileiro, já que o agronegócio não faz isso, mas se beneficia ao dizer que faz.

  • @taisbaldon
    @taisbaldon 4 месяца назад +1

    Sem contar que esta estética do agricultor self-made man é uma babaquice completa, grosso modo, afinal a esmagadora maioria é de famílias ricas desde "sempre" ou enricados nas cidades e que compraram montes de terras depois ou então grileiros. O número de pessoas que enriqueceram aos poucos no campo corresponde ao traço nas estatísticas.

  • @alinealbuquerque3351
    @alinealbuquerque3351 4 месяца назад +1

    Maravilho o tema!!

  • @raulbarbosa8648
    @raulbarbosa8648 4 месяца назад

    Vocês são sensacionais
    Obrigado pela conversa

  • @mariahelenacarrilho2300
    @mariahelenacarrilho2300 4 месяца назад +1

    Você são bons demais!

  • @alpmuniz1
    @alpmuniz1 4 месяца назад +4

    Mas Gregório, além da grana, sabemos que músicas mais complexas , sejam na letra e ou harmonia, dependem de uma cognição mais elaborada. Um povo que não lê e ouve boa música na infância, irá consumir músicas

  • @luizavieira2507
    @luizavieira2507 3 месяца назад

    Muito interessante. Faltou um pouco mais de ênfase na agropecuária como um dos maiores fatores do aquecimento global. A soja é para alimentar gado.

  • @Carolina.mercante39
    @Carolina.mercante39 4 месяца назад +1

    Aiaiai, não conhecia essa cantora e agora esse nome ocupará espaço no meu cérebro 😢

  • @user-lr6uq4uu5g
    @user-lr6uq4uu5g 4 месяца назад +7

    Amo Gregório ! Joinville SC

  • @paulomonteiro4387
    @paulomonteiro4387 4 месяца назад

    Assim é impossivel manter a Calma .com todo Respeito Pesso licença .de sair Vou ver o Greg no Canal News .Sorry Friiend's

  • @camelo003
    @camelo003 3 месяца назад

    Muito boa essa conversa. Tem outras boas. Mas essa foi boa também.

  • @usuario.millenar
    @usuario.millenar 4 месяца назад

    Fica Maioria!!! ❤❤❤

  • @VGauz
    @VGauz 3 месяца назад

    Amocês ❤

  • @ruthsa465
    @ruthsa465 3 месяца назад

    O erre retroflexo também está na periferia de São Paulo. São Paulo é o mundo.

  • @Guuswm
    @Guuswm 4 месяца назад

    As musicas que fazem mais sucesso jogam com esse sentimento do interiorano renegado, nosso debate é sempre feito nos grandes centros urbanos, precisamos incluir gente do inteiror no debate

  • @EhHandleNow
    @EhHandleNow 4 месяца назад +1

    A vocação Histórica do Brasil é ter uma oligarquia da agricultura do atraso que afunda as chances do Brasil ser um país rico, desenvolvido e com bem estar para o povo.

  • @hss6422
    @hss6422 4 месяца назад

    Acho que tem um pouco de tudo nesse assunto.
    Primeiro acho que a ausência de representação nos meios de comunicação durante anos, principalmente no eixo Rio-São Paulo. Sabe quanto faziam reportagens nacionais no centro-oeste, Tocantins? Sim, apenas Globo Rural. Quando havia novelas, minisséries, que inclusive retratavam as capitais, mostrava um povo rustico e sem infraestrutura, algo muito caricato. Então há um "ressentimento" não dos pecuaristas, mas da população do interior que só se via retratada de maneira pejorativa. O mais próximo que chegavam, é quando falavam de Minas Gerais, e olhe lá. Essa nova cara, começou agora. Pq antes eram retratadas como pessoas banguelas, falam errado e moram em lugares sem asfalto.
    Segundo, acho que vai além dessa comunicação, ou estratégia de marketing a questão do agro. Há pesquisas, da UnB, por exemplo, que mostram o crescimento intencional de cidades, por meio da questão agrária, desde a década de 50, e mais fortemente no MT em 60/70,Primavera do Leste, é um exemplo. E isso vai além daquela velha história, "Marcha para Oeste". Nessas cidades, mesmo quem mora em capitais, há uma relação muito forte com a questão rural, pois a maioria dos avós, pais moraram ou moram na roça.
    E novamente, mesmo com os comentários importantes do Bruno e Gregório, acho que estão ainda muito em uma visão estreita, vale dar uma voltinha ai pelo Brasil. Alessandra, dando voltinhas ou não, sempre muito perspicaz.

  • @marybarretodoria8443
    @marybarretodoria8443 4 месяца назад +2

    Pra mim o sertanejo universitário é o grande Guimarães Rosa 😊

  • @cammidelafiore1459
    @cammidelafiore1459 3 месяца назад

    Greg me lembrou "O Gigante Acordou" kkkk da indústria de bebidas destiladas Johnnie Walker

  • @carlanascimento3614
    @carlanascimento3614 4 месяца назад +1

    Obaaaaa !!! ❤

  • @mauricio_kml
    @mauricio_kml 4 месяца назад +1

    Moro no interior de goiás e aprendi a ignorar de alguma forma todo esse lixo sonoro kkkk Parece que quando escuto sertanejo minha mente bloqueia e não passa nada 😅😂

  • @pprilopes
    @pprilopes 3 месяца назад

    Deixando o like, mas ouvirei no podcast =D

  • @betaniacarvalhais4300
    @betaniacarvalhais4300 4 месяца назад

    Antigamente, até o final da década de 80, não havia esse termo, música sertaneja. Havia música caipira. E o homem do campo era o homem da roça. E eu sou do interior de Minas (Peçanha), onde até essa época ninguém falava em música sertaneja e se ouvia muito Blitz, Barão Vermelho, RPM, ou seja, a música que tocava na globo e nas rádios FM. Nas rádios AM só se tocava música caipira. Esse trem de sertanejo vem dos anos 90 pra cá.

  • @mauroguima3326
    @mauroguima3326 4 месяца назад

    Importante D+ 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @laviniabomsucesso1066
    @laviniabomsucesso1066 4 месяца назад +2

    Boa noite, atrasada mas aqui

  • @AlineAndradeMidiactors
    @AlineAndradeMidiactors 4 месяца назад +1

    Gosto de tudo mas sinceramente...... O melhor é salve, salve...!

  • @flipsmass
    @flipsmass 4 месяца назад

    comentando pra gerar engajamento

  • @claudiosiewertmarquardt605
    @claudiosiewertmarquardt605 4 месяца назад +1

    Acho curioso como no momento em que caímos na real da crise climática esses conglomerados de agro, e grandes capitalistas em geral apareçam com tanta força e conquistam as mentes e os corações da classe trabalhadora. Isso me soa uma estratégia do tipo, vamos pisar fundo e acumular o máximo de capital pra gente viver bem enquanto as maiorias se lascam e definham com o colapso das sociedades, vejo um projeto muito maldoso

  • @jmcastromattos
    @jmcastromattos 4 месяца назад +7

    Mas... Mas... GRANDE SERTÃO: VEREDAS (1956), de João Guimarães Rosa (1908 - 1967), FAZ OBSTÁCULO POLÍTICO A TUDO ISSO!

  • @marcelolacerda5723
    @marcelolacerda5723 4 месяца назад +1

    Boa noite.

  • @marcelolacerda5723
    @marcelolacerda5723 4 месяца назад +2

    Em Gramado RS toca sertanejo e não toca Anita.

  • @araucellosfilmmaker8572
    @araucellosfilmmaker8572 3 месяца назад

    Seria interessante um debate sobre essa tal elite intelectual brasileira com suas capitanias hereditárias, que transforma reitorias de universidades, diretoria e curadoria de centros culturais, produtoras e festivais de cinema em seus feudos impenetráveis.

  • @carlosscesar448
    @carlosscesar448 4 месяца назад +2

    Boa noite

  • @henriquecutait1004
    @henriquecutait1004 4 месяца назад

  • @djchicao
    @djchicao 4 месяца назад

    Fiz um trabalho sobre isso na faculdade e quero fazer meu TCC tmb sobre esse assunto….