Diagnóstico e tratamento da tuberculose

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Recorded with ScreenCastify (www.screencast...), the screen video recorder for Chrome

Комментарии • 6

  • @gleisonbarbosa3872
    @gleisonbarbosa3872 5 лет назад +1

    vc explica muito bem parabens!!!muito boa a aula.

  • @kaisonalves8809
    @kaisonalves8809 5 лет назад +2

    Atualmente se faz 2 amostras de baciloscopia, uma no momento da consulta e outra no dia seguinte ao amanhecer seguindo todas as recomendações. Ainda é assim? Ou teve alguma mudança?

    • @heloisagaldinogumieiroribe7150
      @heloisagaldinogumieiroribe7150  5 лет назад +1

      Olá Kaison. Sim, duas amostras em dias seguidos. Infelizmente o Programa Nacional de Controle da Tuberculose não cita de forma clara o número de coletas da rotina. Mas o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde indica que são duas coletas na rotina, usando uma terceira caso seja necessário. Na rotina proposta pela descentralização do diagnóstico, são usadas apenas duas amostras quando apresenta indicação, mas em alguns hospitais, principalmente em UTIs, é rotina uma terceira amostra, visto a dificuldade de coleta e o estado do paciente (porém é uma rotina de escolha do local). É indicado também a sua realização durante o tratamento para o controle do mesmo. Obrigada pela pergunta e caso saiba mais sobre o assunto, estou a disposição em escutar (aprender sempre é bom)! Abraços.

  • @juniorteixeira6361
    @juniorteixeira6361 3 года назад

    Quantas consultas com o enfermeiro e o medico deve ser feita durante tratamento da TB?

  • @claudetesobral6996
    @claudetesobral6996 5 лет назад +1

    É verdade que existe agora um novo metodo de tratamento que é o 4×1 que nesse unico comprimido existe as 4 substancias dp tratamento da tiberculose?

    • @heloisagaldinogumieiroribe7150
      @heloisagaldinogumieiroribe7150  5 лет назад

      Olá Claudete. Infelizmente não tenho conhecimento aprofundado sobre este tema e suas novidades. Acredito que um pneumologista possa te ajudar melhor. Caso tenha curiosidade, o site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (sbpt.org.br/portal/?s=tuberculose) tem em suas publicações um grande arsenal sobre o assunto. Abraços