@@MagnumBullets47 Pode passar não no sentido de Machado não ser merecedor do povo russo e sim do povo russo não ter a astúcia necessária para buscar por uma boa literatura fora do padrão convencional russo. Astúcia essa que tem o brasileiro que busca por Dostoïevski e Tolstói por exemplo.
Um resumo que fiz vendo este vídeo em forma de sugestões: 1. Tenha respeito pelo autor, no sentido de não o tratar nem como um hagiógrafo nem como um sujeito qualquer. 2. Cada autor tem uma forma de organizar as ideias e o próprio texto, em suma, um estilo próprio. Respeite-a. Quando iniciar um livro, preste atenção a esse estilo. 3. A leitura é um encontro pessoal com uma pessoa: o autor. Assim, não há uma “receita” de leitura que se possa aplicar a todo livro. 4. Desconfie de regras ou métodos para leituras. Além disso, não estabeleça metas para a leitura. 5. Não utilize intermediários em um primeiro momento, como comentadores. 6. Não leia passivamente. Leia maliciosamente (de forma astuta, esperta). Pergunte o que está no substrato do que diz o autor. 7. Para examinar um livro, antes de tudo, leia seu sumário e sua bibliografia. 8. Não avance em um texto sem compreendê-lo, como palavras e expressões desconhecidas. 9. (Leitura pressupõe intuições. Estas são sempre pessoais.) 10. Nunca leia automaticamente, como num estado de inércia. 11. Leia generosamente. E lembre-se: leio não apenas para adquirir conhecimento, mas para ampliar a compreensão que tenho de mim e dos outros.
Eu nunca fui muito de ler, talvez porque os livros que me eram entregues para ler eram por conta da escolas, por 2 míseros pontos, a leitura não ela pelo prazer de ler, isso é o que abstém muitas pessoas da literatura. Eu sempre gostei de livros mais simples, sendo grandes ou não, o que me atrai são livros que expressão o assunto de maneira compreensível, espontaneidade, um autor que fala sobre temos que mesmo sendo complexos, de maneira fácil de ler, se você me desse dois livros que falam sobre a geopolítica: um sendo um livro seco nas expressões e totalmente verbalizado, com textos e mais textos, apenas. E outro que tem uma linguagem mais dinâmica, fácil de entender e simples. Eu não estou julgando os livros mais sérios, eles são fundamentais sim!Porém, livros fáceis e dinâmicos, conseguem manter mais um leitor que está iniciando. Deus abençoe vc professor, parabéns pelo trabalho ❤
Para mim o principal ensinamento desse vídeo: "Não avançar na leitura se o que foi lido até então não foi entendido". Outra coisa interessante para se fazer um paralelo com os dias de hoje, é a história que o senhor contou de como fez para ler o "A Divida Comédia". Hoje nós vivemos num mundo que somos bombardeados de informações o tempo todo, parece que tudo tem um sentido de urgência enorme, não temos tempo pra nada. Aí, quando vamos ler um livro nos vem a mente que temos que lê-lo em 10 minutos para seguir para o próximo, e para o próximo, e assim por diante, e não damos a real atenção para a leitura. Creio que esse é um dos grandes problemas hoje quando se vai ler, entender que a leitura não é uma corrida. Se você está lendo algo é porque alguma coisa você quer extrair daquilo, e se você não extraiu nada então é porque, ou o livro era ruim mesmo, ou você que não deu a devida atenção a leitura. As vezes eu estou numa batalha com o autor, mas não argumentativa entre eu e ele, mas no fato de que ele quer me ensinar e eu não quero aprender, mesmo eu tomando a iniciativa de pegar o livro para ler. É um pouco estranho isso, mas as vezes acontece comigo. Abraço!
"As vezes eu estou numa batalha com o autor, mas não argumentativa entre eu e ele, mas no fato de que ele quer me ensinar e eu não quero aprender, mesmo eu tomando a iniciativa de pegar o livro para ler. É um pouco estranho isso, mas as vezes acontece comigo..." É exatamente o que eu penso... É na verdade um grande paradoxo!
Eu sempre corro com minhas leituras, até que percebi que nao absorvia quase nada delas e estava sendo como se eu sequer lesse, iniciei o livro 12 regras para a vida de Peterson e disse a mim mesma que o leria com calma, para absorver seu conteudo e entende-lo de fato, e assim tenho feito. Estou na pagina 100 e tem duas semanas que comecei, nunca demorei tanto, mas também nunca absorvi tanto. Leio, anoto, faço suas palavras reverberarem dentro de mim, mastigo, e olha, como tenho descoberto pontos negativos em mim e verdades ocultas que agora trouxe a luz para mudar e ser alguém melhor após perceber minha propria maldade, meu proprio caos. Quanto conhecimento e aprendizado tenho tirado por nao me cobrar acabar um livro em tao pouco tempo para correr e iniciar um novo e viver nesse ciclo. Fiz isso pq percebi que minhas leituras eram vagas e vazias e eu queria mais delas, queria aprofundar e mergulhar. Que mudança tenho vivido!
Senhor Rodrigo, sou Marroquina e comecei a acompanhar o seu canal hoje, durante este video em diversos momentos minha voz intena agradecia a Deus por ter aprendido português e tendo oportunidade de ouvir e entender um homem tão sabio como o senhor. Cresci no Marrocos lendo diversos livros da literatura arabe, oriental em geral e francesa.... um livro que me marcou foi do escritor marroquino Mohamed choukri, pois vivendo em uma sociedade onde diversos assuntos eram taboo, ninguem falava, eu como adolescente na época sabia no fundo que tinha algo muito errado mas as tradições exigiam esconder os defeitos, não falar dos problemas, tampar o sol com a peneira... descobri então aos meus 13 anos a existência de um livro que era banido no pais, pensei comigo se é banido e o autor é Marroquino deve ser porque falou algo tão verdadeiro que não podia ser dito e exposto. Pois bem, baixei o livro em pdf, na epoca não tinha como comprar ele ou encontrar nas bibliotecas... lendo o livro foi um encontro sincero com uma pessoa do mesmo pais a qual pertencia, mas ao contrário de todos os que tinham vergonha de admitir, Mohamed Choukri não deu a minima, contou toda sua história, descrevendo a sociedade, o pais, as experiências terriveis que ele passou, e me vi pela primeira vez compartilhando tambem meu lado, minhas experiencias. E é claro, foi tão impactante que assim que terminei o ensino médio peguei minha mochila e nunca mais voltei... Não estou a criticar Marrocos, é um pais como qualquer um com seus pontos positivos e negativos, mas estou apenas compartilhando minha experiência com um livro que ke fez dialogar, refletir, olhar ao met redor e compartilhar minha opinião e visão com o autor assim como ele comigo.. engraçado que nunca parei pra pensar dessa forma até ver seu video, e fez total sentido, até hoje continuo dialogando toda vez que inicio uma leitura, ja me peguei discordando do autor، as vezes discutindo mentalmente minha opinião contraria, ou as vezes concordando e refletindo. Você me animou também a comecar a ler livros russos pois nunca tive coragem, e me encorajou também a não ter medo dos livros complexos, apesar que ja li muito livro conplexo e classicos. Mas quando se trata dos classicos italianos, das epocas tão antigas da Europa, sinto que é um mundo tão distante de mim, tão diferente seu contexto que seria dificil para minha mente entendr, teria que buscar livros de apoio para tais leituras.... mas vou sim me aventurar. Que Deus te abençoe infinitamente ❤❤❤❤ desculpa pelo meu português
9:46 ao contrário do sr, eu estabeleço metas e gosto de levar assim. Divido o livro em quantidades de páginas diárias que cabem na minha rotina. Quanto mais complexo o livro, menos páginas leio por dia. Esse método foi certeiro para eliminar uma preguiça acachapante que me sobreveio nesta pandemia. Em 2020 concluí vários títulos que estavam encalhados na estante e agora em 2021 me lancei num "projeto" de ler clássicos como Guerra e Paz, Os Miseráveis, Crime e Castigo, entre outros.
Eu sempre tive o prazer da leitura, porém, eu não tinha foco, hoje eu não fico sem ler um dia sequer, a leitura a cada dia muda mais e mais a minha vida. LEITURA É VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Professor, você fala com uma câmara como se estivesse de frente comigo. Que magia é essa? Seus vídeos são um deleite para quem ama vida inteligente. Parabéns, mestre.
Não há como não admirar uma pessoa da envergadura de Rodrigo Gurgel que consegue expor de forma tão sensível e agradável, o exercício da leitura. O diálogo é uma figura de linguagem muito interessante.
Que vídeo bonito. Obrigado. Eu estou lendo o livro do Adler " como ler livros", orientação do professor Olavo. Eu tô bem no início, mas já senti um aperto no peito ao refletir e perceber que no meu auge dos 35 anos, li tudo errado.Sou um excesso de informação, uso mais a memória do que raciocínio. Não me considero um Esclarecido. Se hoje tenho uma graduação e mestrado, etc, é pq a escola brasileira é ruim , só matricular , ter o mínimo de frequência , e vc tem título. Em qualquer profissão. Se você REALMENTE SABE, aiii é outraaaaaaaaa história! Triste, porém feliz que descobri isso aos 35, não aos 90. Então dá tempo!! Obrigado pelo seu canal professor
"A leitura é um aprendizado constante (...), pois a cada novo livro preciso vencer algumas barreiras. Cada autor tem um estilo diferente, um vocabulário pessoal, ideias diferentes, articula e ordena essas ideias de forma nova." Não poderia concordar mais contigo, professor! Carregarei comigo esse aprendizado.
Vi esse vídeo há mais de dois anos. Na época achei muito proveitosa cada sugestão aqui compartilhada. Um tempo depois, embarquei num projeto de leitura seguindo a lista de José Monir Nasser. Atualmente, ainda seguindo esta lista, li recentemente o livro "Como Ler Livros" de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren e não deixei de lembrar das dicas que havia recebido aqui anteriormente. Revisitando esse vídeo, pude enriquecer mais ainda meu imaginário a respeito desse assunto: A arte de ler, seja pela estratégia extensiva, minuciosa e sistemática do Adler, seja pela rica exposição das características pessoais de leitura do Gurgel. A partir dos pontos de contato e principalmente das diferenças entre ambas perspectivas, posso seguir aplicando-as a minha vida ao mesmo tempo em que desenvolvo meu estilo pessoal de leitura resultante dessas contribuições.
Sou apaixonado pela literatatura russa,começando pelos mestres Tolstoi,Dostoievski e Tchekov.Mas depois segui descobrindo Leskov,Turgueniev e tantos outros.Realmente não dá pra passar uma vida sem conhecê-los.
Que sabedoria! Estou lendo em Janeiro de 2023, "conheci" o senhor à pouco tempo e já acompanho seu canal, à medida do possivel. Foi um vídeo completamente esclarecedor, motivador, cheio de conteúdo e porque não, um dos mais emocionantes, que já assisti nessa plataforma. Grato à Deus pela tua vida e por esse conteúdo! Vou acompanhar com mais afinco!
15.08.2021 - O conhecimento não é meu, não é seu, mas do Tempo. Nós, humildes no trabalho, apenas carregamos de cá para lá a luz do conhecimento, a tocha que ilumina, aqui ou ali, os caminhantes. E tanto é do Tempo que, dois anos mais tarde, eis uma nesga de luz, dessa imensa tocha, invadindo meu espirito: virei vaga-lume.(riso)
Santo dia, meu querido professor. Meu amado mestre, estou vindo aqui nesta sua aula para lhe dizer que estou morrendo de saudades do senhor e de assistir suas aulas inéditas. Volte logo, professor, estou ansioso de assistir suas novas aulas. Que Maria Santíssima lhe conceda sempre Paz e Saúde. Abraço.
Eu não consigo ler livros de história, psicologia ou filosofia sem resenhar. Como eu não leio autores que eu não tenho interesse genuíno, quando leio procuro estudar as ideias detalhadamente e anoto tudo o que posso. Não consigo não ler assim. Nesse lance de buscar os críticos, acho que é uma boa recompensa quando conseguimos ler sem eles e depois, quando vamos ler a crítica, percebemos que entendemos os pontos elencados pelos críticos, ou a maior parte deles. Eu acho que estou no caminho certo nas minhas leituras por algumas identificações com um mestre no assunto como o senhor. Um grande abraço e que Deus te abençoe.
Hahaha que humilde! Eu vendo seus vídeos professor e pensando: "que senhor mais inteligente" A experiência, a prática e o tempo ajudam muito no crescimento. Que nos ajude, nos revele coisas importantíssimas para ti, pois muitos estão recém engatinhando. Deus abençoe.
Eu sinto essa conexão com o autor as vezes. Quando eu leio Dostoievski ou Mario Ferreira dos Santos, eu tenho a sensação de que seria uma experiência incrível tomar um café e bater um papo com o autor.
É verdade, professor. Às vezes, me sentia culpado por parar a leitura no meio do caminho, por não ter conseguido me atentar àquela leitura. Mas precisamos compreender que alguns livros, simplesmente, não foram feitos para nós.
Muito obrigado pela aula professor. O senhor me libertou de alguns medos em relação a leitura. Dica: O senhor poderia fazer um sorteio com os seus seguidores do canal quando fores renovar a sua biblioteca. Abraço.
24:15 Isso realmente é complicado. Eu sempre busco entender antes de continuar, mas quando não consigo mesmo recorrendo a outros livros do mesmo assunto e pensando muito sobre o que li, então eu coloco na minha cabeça que eu não estou preparado para entender aquilo e continuo a leitura. Às vezes encontro a resposta nas próximas páginas, às vezes não. Não conseguir entender o que o autor diz é angustiante, mesmo que seja uma pequena frase, mesmo que seja 6 linhas de mais de 200.
Gurgel, sempre nos trazendo uma grande contribuição para estarmos cada vez mais imersos no mundo da leitura. Muito obrigado, professor! Amo seu canal demais! ♥️
Comecei um ciclo de leitura muito virtuoso no final do ano passado. Neste ano estabeleci uma meta de 1 livro por mês e está sendo muito edificante este desafio. Primeiro porque eu sempre tive vontade de ler pra ficar mais inteligente. Aos 9 ou 10 anos lia muitos gibis, HQs e livros de escola. Infelizmente parei de ler e fiquei alguns anos lendo poucos livros. Acho que faltou um pouco de incentivo por parte da minha família. Segundo: Quando deixo de ler sinto que estou desperdiçando parte da minha vida sem acrescentar nada de útil. Estou comentando isso pois acho muito importante vídeos como o teu que dão uma perpesctiva do que é Ler. Além de ser bem interessante hehehe
Minha embrionária vida de leitor mudou completamente depois de ler o livro "Como ler Livros", do Mortimer Adler. Acredito que seja uma leitura indispensável para todos os níveis de leitores, do iniciante ao avançado. Ele tem sempre algo a nos ensinar. Um abraço, professor!
Eu fico a imaginar na minha mente, quem seria esses indivíduos que deram deslike neste vídeo. Como pode um ser humano ter a capacidade de não gostar de pelo menos a honestidade em passar o conhecimento de um excelente escritor e crítico. Acredito que seja robôs, não consigo acreditar que seja meramente humanos.
Professor Gurgel, tenho exatamente vinte anos e estou lendo a Divina Comédia. Escutar a sua história foi como me ver exatamente no presente: em férias de Inverno, isolada e com Dante no meu colo todos os dias. Que incrível essa sensação.....
Gostei muito das suas explicações. Eu tive uma cultura de que leitura era obrigatória, que livros difíceis deveriam ser lidos rapidamente e isso sempre me deixou muito frustrado com a leitura. Quando deixava a leitura de um livro me sentia muito culpado, tinha que acabar logo. Agora vendo os seus vídeos me sinto bem melhor com as leituras. Você é nota mil. De coração eu digo: Muito obrigado.
Professor é verdade que o senhor não consegue transmitir tudo, mas suas aulas despertam curiosidade, e isto é muito bom. Está cada vez mais fácil descobrir bons livros por indicações suas do Olavo e outros. Obrigada.
Há tanto amor em suas palavras... elas reaquecem o meu coração e me dão forças para não desistir da minha jornada de estudos. É sempre prazeroso ouvir tamanho conhecimento e sabedoria. O senhor é a humildade em pessoa xD. Obrigado por esse vídeo lindo e inspirador, Professor. E que Deus continue te abençoando. 💚💛
Gosto muito dos seus videos,eles são uma grande fonte de inspiração.Queria deixar uma sugestão de tema para um próximo video : A importância de aprender outros idiomas para a vida intelectual.
Boa... a montanha. "Conto-te um segredo Dante, a montanha existe para testar a fé e a coragem dos que sobem, mas quanto mais se sobe mais fácil vai ficando".
Estou encantada com o mundo de possibilidades que a leitura tem me proporcionado. Sempre fui apaixonada por livros, desde pequena, mas devido a falta de direção ao tipo de leitura, autores, etc., numa época em que não havia internet, acabava não lendo muito, lia por conta, pegando livros de biblioteca pública, acabando por passar pelos autores que deveria ter lido na escola, mas não li devido a não ser obrigatório na época. Mas fazia uma leitura passiva, por falta de conhecimento e não ter com quem trocar ideias. Sempre fiquei frustrada com isso, mas agora, há menos de um mês, deparei-me, em canais sobre livros e leituras, devido ao clube de leitura TAG e a seus grupos fechados, com este mundo maravilhoso. Agora consegui ser um pouco direcionada sobre o que procurar, qual livro e quais leituras fazer, como ler, não sendo passivo. Graças a Deus, canais como o seu, que estão me fazendo ficar maluca por ter perdido tantas décadas de leitura, diga-se de passagem, boas leituras, pois faço questão disso. Obrigada por mostrar esse mundo fantástico, que fazem sentido apenas para aqueles que são apaixonados pelos livros e por tudo que neles contêm. Aos poucos estou me adaptando, aprendendo como ler. Abcs.
Professor! Eu gosto de pelo menos ler duas vezes o mesmo livro! A primeira leitura para se acostumar com a linguagem do autor, na segunda leitura analisando os detalhes!
Rapaz, quanta identificação! Por ter metade da tua idade, e me reconhecer pouco experiente ainda com as leituras, achei que muitas posturas minhas frente aos livros estivessem erradas, mas, vejo que não - se compara a um grande leitor como você, Professor. Muito obrigado pelo vídeo!
Muito bom professor, jamais ouvido sobre leitura tamanha clareza , em um ano fiz uma grande seleção de 500 livros mais ou menos estava fazendo tudo errado, daqui pra frente é AR e DR melhorarei muito, só tenho agradeçer.
Muito entendem que leitura dinâmica é leitura rápida. Para mim, porem, entendo como leitura ativa e interativa. Isto é, oposto a leitura passiva. As vezes o texto exige muito mais e, como exercício de musculação, precisa de treino e dedicação. E ir aumentando gradativamente a dificuldade. Pode haver dor no processo, mas o resultado é que saímos mais fortalecido. E como dizem em academias: Sem dor, sem ganho. Excelentes dicas. Vou usá-las como base para melhorar meu processo de leitura e entendimento. E deixar de contar a piada: Só sei escrever, não sei ler. Grato. E Vida Longa e Próspera!
Eu leio com o mesmo método que você sempre leu. Achava eu que minha leitura não me levaria longe, por conta de ser uma leitura demorada e tendo livros de 1000 páginas para ler. Mas ao olhar o seu exemplo, percebo que, sem dúvidas, faço da maneira correta. Obrigado!
Também quando leio não consigo ficar passivo as ideias do texto contido no livro, resmungo, discordo, pesquiso, repenso, concordo .... continuo a leitura.
Essa é a primeira de muitas visitas ao seu canal, gostei muito de seu modo quase didático de explicar como ler um livro. Aproveito para dizer que concordo com você quanto a termos a admiração pelo autor, mas não tê-lo no conceito de um Deus. Sou assim também, admiro a obra e o autor que como nos é humano. Grata pela maravilhosa aula!
Impressionante. O professor Gurgel diz que quando jovem sentia culpa quando deixava um livro " pra lá "... Hoje é bem diferente. O meu sobrinho ficou felicíssimo quando sua mãe que é minha irmã (analfabeta), jogou no lixo "por engano" vários livros que eu lhe dei além dos didáticos da escola em que ele estuda. Ele me disse que jamais os leu porque " eram grandes e dava preguiça de lê-los ". " Livro é brega, tio. Eu tenho celular...". Ele só tem 15 anos. Quando eu tinha sua idade, meu pai me espancava e me proibia de ir à escola. Eu consegui dar a volta por cima, mas me dói até hoje. Tenho medo do futuro destas novas gerações. Professor, ver e ouvir o senhor é um presente diário de inestimavel valor. Acredite. Obrigado por existir. Um abraço.
Eu ficava muito bitolado com esse assunto de leitura dinâmica, querendo ler o maior número de livros em pouco tempo, mas percebi que estava me privando deliciar os sabores que cada livro tem e de sentir o olor que cada linha exala...
Professor, algumas dessas atitudes eu me vejo fazendo😁,que engraçado ☺️ Obrigada por compartilhar suas dicas, com certeza são eficientes e valem a pena ser experimentadas.
Boa noite, sr. Rodrigo. Aplausos ao senhor por este vídeo! O momento sobre Dante é um demonstrativo dantesco das lições que a leitura pode fornecer. A analogia leitura/cavernas (releituras/visitações/revisitações às mesmas) é uma das colocações mais espetaculares que ouvi o senhor fazer. A parte sobre não avançar a/na leitura sem conhecer o significado de uma palavra, sem entender o texto, não apenas fundamental, mas brilhante! Tudo de bom!
Pois sim. Antes eu tinha medo de ler Santo Tomás de Aquino. Porém enfrentei o medo e fiquei surpreso. É muito compensador penetrar com o espírito uma filosofia tão alta e sublime! Eu experimentei isso que o professor está dizendo e funciona. Escutem o homem.
Entendo o que o Sr. diz sobre ler os grandes escritores russos. Ontem à noite li um conto de Tolstói, "Memórias de um contador de pontos de bilhar", e apesar de engasgar no meio do caminho, ao terminá-lo fiquei impressionado com o grau de beleza e fineza literária, mesmo em um de seus trabalhos menos comentados. É brilhante e preciso ler mais dele.
Lembro que eu tinha muita mania de seguir lendo, principalmente quando era uma leitura do campo filosófico, sem para e pesquisar, ou sequer refletir sobre aquilo, hoje estou retomando as leituras perdidas. Compreendo bem o que diz, professor.
Este vídeo me trouxe luz, professor. Sinto-me honrada pela oportunidade de poder assistir a esta sábia lição não apenas de leitura, mas de enriquecimento interior. Ao ouvir tantas palavras sinceras, que expressam a alma da mensagem, renovaram-me os ânimos e a confiança para mergulhar na linda e desafiadora tarefa de ler com plena presença, generosidade e respeito para com o autor e a sua obra, com a qual, intensamente, devemos dialogar.
Escolho minhas leituras olhando para o que eu tenho na minha biblioteca e tento escolher algo que me atraia no momento. Depois que escolhi, começo a leitura para ver se é realmente o que estava buscando - se estiver bom, eu continuo, se não eu largo e procuro outro. Se eu achar que não estou no momento preparado para aquela leitura, eu deixo para um outro momento. Se eu não tiver gostado eu me desfaço em algum sebo, ou tiro da minha biblioteca no kindle.
Tuas palavras me fazem achar cada vez mais fantástico o mundo da leitura.
Obrigado!
O mesmo acontece comigo
@@RodrigoGurgel, I agree...
Que bom encontrar um canal que fala sobre leitura. Gosto deste jeito tranquilo e educado de falar. Obrigada professor.
Formidável! Obrigada 💞
"Um russo pode passar sem ler Machado de Assis, mas um brasileiro não pode morrer sem ler Dostoiévski". Perfeito.
Li "Crime e Castigo". O próximo será "Notas do Subsolo" ou "O Idiota".
@@MagnumBullets47 Pode passar não no sentido de Machado não ser merecedor do povo russo e sim do povo russo não ter a astúcia necessária para buscar por uma boa literatura fora do padrão convencional russo.
Astúcia essa que tem o brasileiro que busca por Dostoïevski e Tolstói por exemplo.
@@nilsongoncalvesdepaiva exatamente!
@@nilsongoncalvesdepaiva Falou tudo!! 👏👏
Exatamente, o cara é um gênio. Atualmente to lendo Crime e castigo
Um resumo que fiz vendo este vídeo em forma de sugestões:
1. Tenha respeito pelo autor, no sentido de não o tratar nem como um hagiógrafo nem como um sujeito qualquer.
2. Cada autor tem uma forma de organizar as ideias e o próprio texto, em suma, um estilo próprio. Respeite-a. Quando iniciar um livro, preste atenção a esse estilo.
3. A leitura é um encontro pessoal com uma pessoa: o autor. Assim, não há uma “receita” de leitura que se possa aplicar a todo livro.
4. Desconfie de regras ou métodos para leituras. Além disso, não estabeleça metas para a leitura.
5. Não utilize intermediários em um primeiro momento, como comentadores.
6. Não leia passivamente. Leia maliciosamente (de forma astuta, esperta). Pergunte o que está no substrato do que diz o autor.
7. Para examinar um livro, antes de tudo, leia seu sumário e sua bibliografia.
8. Não avance em um texto sem compreendê-lo, como palavras e expressões desconhecidas.
9. (Leitura pressupõe intuições. Estas são sempre pessoais.)
10. Nunca leia automaticamente, como num estado de inércia.
11. Leia generosamente.
E lembre-se: leio não apenas para adquirir conhecimento, mas para ampliar a compreensão que tenho de mim e dos outros.
Perfeito
nossa, obrigada pelo resumo s2
Eu nunca fui muito de ler, talvez porque os livros que me eram entregues para ler eram por conta da escolas, por 2 míseros pontos, a leitura não ela pelo prazer de ler, isso é o que abstém muitas pessoas da literatura. Eu sempre gostei de livros mais simples, sendo grandes ou não, o que me atrai são livros que expressão o assunto de maneira compreensível, espontaneidade, um autor que fala sobre temos que mesmo sendo complexos, de maneira fácil de ler, se você me desse dois livros que falam sobre a geopolítica: um sendo um livro seco nas expressões e totalmente verbalizado, com textos e mais textos, apenas. E outro que tem uma linguagem mais dinâmica, fácil de entender e simples. Eu não estou julgando os livros mais sérios, eles são fundamentais sim!Porém, livros fáceis e dinâmicos, conseguem manter mais um leitor que está iniciando.
Deus abençoe vc professor, parabéns pelo trabalho ❤
Excelente!! Me encanta sua sinceridade e sua humildade! Nada a ver com a arrogância que encontramos nas universidades! Parabéns!
Muito obrigado!
Verdade
VERDADE!
Arrogância e cinismo!!
Para mim o principal ensinamento desse vídeo: "Não avançar na leitura se o que foi lido até então não foi entendido".
Outra coisa interessante para se fazer um paralelo com os dias de hoje, é a história que o senhor contou de como fez para ler o "A Divida Comédia". Hoje nós vivemos num mundo que somos bombardeados de informações o tempo todo, parece que tudo tem um sentido de urgência enorme, não temos tempo pra nada. Aí, quando vamos ler um livro nos vem a mente que temos que lê-lo em 10 minutos para seguir para o próximo, e para o próximo, e assim por diante, e não damos a real atenção para a leitura. Creio que esse é um dos grandes problemas hoje quando se vai ler, entender que a leitura não é uma corrida. Se você está lendo algo é porque alguma coisa você quer extrair daquilo, e se você não extraiu nada então é porque, ou o livro era ruim mesmo, ou você que não deu a devida atenção a leitura.
As vezes eu estou numa batalha com o autor, mas não argumentativa entre eu e ele, mas no fato de que ele quer me ensinar e eu não quero aprender, mesmo eu tomando a iniciativa de pegar o livro para ler. É um pouco estranho isso, mas as vezes acontece comigo.
Abraço!
Leitura exige tempo, silêncio, recolhimento. Crie um espaço seu.
"As vezes eu estou numa batalha com o autor, mas não argumentativa entre eu e ele, mas no fato de que ele quer me ensinar e eu não quero aprender, mesmo eu tomando a iniciativa de pegar o livro para ler. É um pouco estranho isso, mas as vezes acontece comigo..." É exatamente o que eu penso... É na verdade um grande paradoxo!
QUANDO ESTOU LENDO,GOSTO DE FICAR SÓ, CONCENTRADA...
Eu sempre corro com minhas leituras, até que percebi que nao absorvia quase nada delas e estava sendo como se eu sequer lesse, iniciei o livro 12 regras para a vida de Peterson e disse a mim mesma que o leria com calma, para absorver seu conteudo e entende-lo de fato, e assim tenho feito.
Estou na pagina 100 e tem duas semanas que comecei, nunca demorei tanto, mas também nunca absorvi tanto.
Leio, anoto, faço suas palavras reverberarem dentro de mim, mastigo, e olha, como tenho descoberto pontos negativos em mim e verdades ocultas que agora trouxe a luz para mudar e ser alguém melhor após perceber minha propria maldade, meu proprio caos.
Quanto conhecimento e aprendizado tenho tirado por nao me cobrar acabar um livro em tao pouco tempo para correr e iniciar um novo e viver nesse ciclo.
Fiz isso pq percebi que minhas leituras eram vagas e vazias e eu queria mais delas, queria aprofundar e mergulhar.
Que mudança tenho vivido!
Senhor Rodrigo, sou Marroquina e comecei a acompanhar o seu canal hoje, durante este video em diversos momentos minha voz intena agradecia a Deus por ter aprendido português e tendo oportunidade de ouvir e entender um homem tão sabio como o senhor. Cresci no Marrocos lendo diversos livros da literatura arabe, oriental em geral e francesa.... um livro que me marcou foi do escritor marroquino Mohamed choukri, pois vivendo em uma sociedade onde diversos assuntos eram taboo, ninguem falava, eu como adolescente na época sabia no fundo que tinha algo muito errado mas as tradições exigiam esconder os defeitos, não falar dos problemas, tampar o sol com a peneira... descobri então aos meus 13 anos a existência de um livro que era banido no pais, pensei comigo se é banido e o autor é Marroquino deve ser porque falou algo tão verdadeiro que não podia ser dito e exposto. Pois bem, baixei o livro em pdf, na epoca não tinha como comprar ele ou encontrar nas bibliotecas... lendo o livro foi um encontro sincero com uma pessoa do mesmo pais a qual pertencia, mas ao contrário de todos os que tinham vergonha de admitir, Mohamed Choukri não deu a minima, contou toda sua história, descrevendo a sociedade, o pais, as experiências terriveis que ele passou, e me vi pela primeira vez compartilhando tambem meu lado, minhas experiencias. E é claro, foi tão impactante que assim que terminei o ensino médio peguei minha mochila e nunca mais voltei...
Não estou a criticar Marrocos, é um pais como qualquer um com seus pontos positivos e negativos, mas estou apenas compartilhando minha experiência com um livro que ke fez dialogar, refletir, olhar ao met redor e compartilhar minha opinião e visão com o autor assim como ele comigo.. engraçado que nunca parei pra pensar dessa forma até ver seu video, e fez total sentido, até hoje continuo dialogando toda vez que inicio uma leitura, ja me peguei discordando do autor، as vezes discutindo mentalmente minha opinião contraria, ou as vezes concordando e refletindo.
Você me animou também a comecar a ler livros russos pois nunca tive coragem, e me encorajou também a não ter medo dos livros complexos, apesar que ja li muito livro conplexo e classicos. Mas quando se trata dos classicos italianos, das epocas tão antigas da Europa, sinto que é um mundo tão distante de mim, tão diferente seu contexto que seria dificil para minha mente entendr, teria que buscar livros de apoio para tais leituras.... mas vou sim me aventurar.
Que Deus te abençoe infinitamente ❤❤❤❤ desculpa pelo meu português
Seu português é simplesmente incrível!! Parabéns!!!
Fantástico: a leitura não é corrida, não se trata de metas como o esporte... Muito esclarecedor as dicas.
Exatamente.
Palavras que encorajam e reconfortam o coração de uma menina de 18 anos que estava buscando o ânimo para começar Divina Comédia
Não é um canal grande, mas com um conteúdo dos melhores. Sempre corro quando o sininho chama.
Muito obrigado!
Esse cara da sua foto de perfil é o Leibniz?
@@RodrigoGurgel pode ainda não ser um canal grande, mas é um grande canal. Abraços Professor
Esse canal é de utilidade pública. Eu já amava ler, depois do canal só aumentou o amor pela leitura.
9:46 ao contrário do sr, eu estabeleço metas e gosto de levar assim. Divido o livro em quantidades de páginas diárias que cabem na minha rotina. Quanto mais complexo o livro, menos páginas leio por dia. Esse método foi certeiro para eliminar uma preguiça acachapante que me sobreveio nesta pandemia. Em 2020 concluí vários títulos que estavam encalhados na estante e agora em 2021 me lancei num "projeto" de ler clássicos como Guerra e Paz, Os Miseráveis, Crime e Castigo, entre outros.
“Ler é como desvendar uma caverna” ... sensacional 👏🏻
Temos aqui um ponto de luz no meio das trevas da internet. Muito obrigado, professor. O senhor nos inspira!
Eu sempre tive o prazer da leitura, porém, eu não tinha foco, hoje eu não fico sem ler um dia sequer, a leitura a cada dia muda mais e mais a minha vida. LEITURA É VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ótimo!
Wauuu estás de parabéns.
Professor, você fala com uma câmara como se estivesse de frente comigo. Que magia é essa?
Seus vídeos são um deleite para quem ama vida inteligente. Parabéns, mestre.
Obrigado!
O senhor conversa com a gente como se estivesse por perto. Obrigado pelo rico conteúdo e que Deus o abençoe.
🙏🏻
Não há como não admirar uma pessoa da envergadura de Rodrigo Gurgel que consegue expor de forma tão sensível e agradável, o exercício da leitura. O diálogo é uma figura de linguagem muito interessante.
Que vídeo bonito. Obrigado. Eu estou lendo o livro do Adler " como ler livros", orientação do professor Olavo. Eu tô bem no início, mas já senti um aperto no peito ao refletir e perceber que no meu auge dos 35 anos, li tudo errado.Sou um excesso de informação, uso mais a memória do que raciocínio. Não me considero um Esclarecido.
Se hoje tenho uma graduação e mestrado, etc, é pq a escola brasileira é ruim , só matricular , ter o mínimo de frequência , e vc tem título. Em qualquer profissão. Se você REALMENTE SABE, aiii é outraaaaaaaaa história! Triste, porém feliz que descobri isso aos 35, não aos 90. Então dá tempo!!
Obrigado pelo seu canal professor
"A leitura é como um exercício de espeleologia". Grande prof. Rodrigo Gurgel 👏👏👏
Tenho 17 anos, mas gostaria de tê-lo encontrado antes.
Gosto muito dos seus ensinos.
Obrigado!
Continue a assim,Comecei com leitura um pouco tardinho,então aproveite bem sua juventude lendo sempre bons livros.
Tenho 40 anos, mas gostaria de conhecê-lo aos 17 anos.
Imagine eu, que tenho 48.
"A leitura é um aprendizado constante (...), pois a cada novo livro preciso vencer algumas barreiras. Cada autor tem um estilo diferente, um vocabulário pessoal, ideias diferentes, articula e ordena essas ideias de forma nova." Não poderia concordar mais contigo, professor! Carregarei comigo esse aprendizado.
Obrigado, Letícia. Vamos em frente!
Incrível!
Jamais vi uma narrativa tão peculiar, sensível e inteligente!
Parabéns!
Muito obrigado!
Vi esse vídeo há mais de dois anos. Na época achei muito proveitosa cada sugestão aqui compartilhada. Um tempo depois, embarquei num projeto de leitura seguindo a lista de José Monir Nasser. Atualmente, ainda seguindo esta lista, li recentemente o livro "Como Ler Livros" de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren e não deixei de lembrar das dicas que havia recebido aqui anteriormente. Revisitando esse vídeo, pude enriquecer mais ainda meu imaginário a respeito desse assunto: A arte de ler, seja pela estratégia extensiva, minuciosa e sistemática do Adler, seja pela rica exposição das características pessoais de leitura do Gurgel. A partir dos pontos de contato e principalmente das diferenças entre ambas perspectivas, posso seguir aplicando-as a minha vida ao mesmo tempo em que desenvolvo meu estilo pessoal de leitura resultante dessas contribuições.
"As vezes a leitura é uma batalha".
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou apaixonado pela literatatura russa,começando pelos mestres Tolstoi,Dostoievski e Tchekov.Mas depois segui descobrindo Leskov,Turgueniev e tantos outros.Realmente não dá pra passar uma vida sem conhecê-los.
Quando me pego debatendo com algumas pessoas penso algo como "bah, eu poderia estar conversando com Hamlet ao invés de com esse cara."
Perfeito!
Que sabedoria! Estou lendo em Janeiro de 2023, "conheci" o senhor à pouco tempo e já acompanho seu canal, à medida do possivel. Foi um vídeo completamente esclarecedor, motivador, cheio de conteúdo e porque não, um dos mais emocionantes, que já assisti nessa plataforma. Grato à Deus pela tua vida e por esse conteúdo! Vou acompanhar com mais afinco!
15.08.2021 - O conhecimento não é meu, não é seu, mas do Tempo. Nós, humildes no trabalho, apenas carregamos de cá para lá a luz do conhecimento, a tocha que ilumina, aqui ou ali, os caminhantes. E tanto é do Tempo que, dois anos mais tarde, eis uma nesga de luz, dessa imensa tocha, invadindo meu espirito: virei vaga-lume.(riso)
Santo dia, meu querido professor. Meu amado mestre, estou vindo aqui nesta sua aula para lhe dizer que estou morrendo de saudades do senhor e de assistir suas aulas inéditas. Volte logo, professor, estou ansioso de assistir suas novas aulas. Que Maria Santíssima lhe conceda sempre Paz e Saúde. Abraço.
O senhor é um bálsamo no mundo "booktube". Espero um dia ter tanta sabedoria para fazer resenhas de peso no meu canal. Grande abraço!!
Obrigadíssimo!
Eu não consigo ler livros de história, psicologia ou filosofia sem resenhar. Como eu não leio autores que eu não tenho interesse genuíno, quando leio procuro estudar as ideias detalhadamente e anoto tudo o que posso. Não consigo não ler assim.
Nesse lance de buscar os críticos, acho que é uma boa recompensa quando conseguimos ler sem eles e depois, quando vamos ler a crítica, percebemos que entendemos os pontos elencados pelos críticos, ou a maior parte deles.
Eu acho que estou no caminho certo nas minhas leituras por algumas identificações com um mestre no assunto como o senhor.
Um grande abraço e que Deus te abençoe.
Ri muito professor quando o sr. disse: "esses textos a gente não lê, a gente escaneia a página". hahaha
🙂👍🏻
Eu ri alto hahaha
Melhor canal do RUclips inteiro!!! Obrigado pelos ensinamentos, grande Gurgel!
Muito obrigado!
🙌🙌
Rodrigão, você poderia indicar um apanhado sobre o essencial da crítica literaria? Continue esse fantástico trabalho. Grato.
Farei vídeos sobre o tema!
me identifiquei com o que você disse: "tem livros que não são para aquele momento".
Hahaha que humilde!
Eu vendo seus vídeos professor e pensando: "que senhor mais inteligente"
A experiência, a prática e o tempo ajudam muito no crescimento. Que nos ajude, nos revele coisas importantíssimas para ti, pois muitos estão recém engatinhando. Deus abençoe.
Até o final da minha vida quero adquirir um terço dessa paixão e intelectualidade! Prazer imenso e uma honra te ouvir. Gratidão!
Eu sinto essa conexão com o autor as vezes. Quando eu leio Dostoievski ou Mario Ferreira dos Santos, eu tenho a sensação de que seria uma experiência incrível tomar um café e bater um papo com o autor.
Quantas lições em um único vídeo!!! E as maiores delas sobre humildade!!! Obrigada mais uma vez
Já li muitos livros ruim mas depois da internet com canais do RUclips sobre livro é mais difícil errar mas fica a dica escritores russos não tem erro.
É verdade, professor. Às vezes, me sentia culpado por parar a leitura no meio do caminho, por não ter conseguido me atentar àquela leitura. Mas precisamos compreender que alguns livros, simplesmente, não foram feitos para nós.
Muito obrigado pela aula professor. O senhor me libertou de alguns medos em relação a leitura.
Dica: O senhor poderia fazer um sorteio com os seus seguidores do canal quando fores renovar a sua biblioteca.
Abraço.
Prometido! 🙂
É muito prazeroso ouvir esse senhor falando. Quando eu crescer, quero ser igual a ele.
24:15 Isso realmente é complicado. Eu sempre busco entender antes de continuar, mas quando não consigo mesmo recorrendo a outros livros do mesmo assunto e pensando muito sobre o que li, então eu coloco na minha cabeça que eu não estou preparado para entender aquilo e continuo a leitura. Às vezes encontro a resposta nas próximas páginas, às vezes não. Não conseguir entender o que o autor diz é angustiante, mesmo que seja uma pequena frase, mesmo que seja 6 linhas de mais de 200.
Gurgel, sempre nos trazendo uma grande contribuição para estarmos cada vez mais imersos no mundo da leitura. Muito obrigado, professor! Amo seu canal demais! ♥️
Muito obrigado!
Nunca me decepciono com seus vídeos, professor! O conteúdo tem qualidade garantida. Obrigado, professor!
Muito obrigado!
Comecei um ciclo de leitura muito virtuoso no final do ano passado.
Neste ano estabeleci uma meta de 1 livro por mês e está sendo muito edificante este desafio. Primeiro porque eu sempre tive vontade de ler pra ficar mais inteligente. Aos 9 ou 10 anos lia muitos gibis, HQs e livros de escola. Infelizmente parei de ler e fiquei alguns anos lendo poucos livros. Acho que faltou um pouco de incentivo por parte da minha família.
Segundo: Quando deixo de ler sinto que estou desperdiçando parte da minha vida sem acrescentar nada de útil.
Estou comentando isso pois acho muito importante vídeos como o teu que dão uma perpesctiva do que é Ler. Além de ser bem interessante hehehe
Obrigado! Faz bem em retomar as leituras. Muito bem!
Tenho 17 anos e me identifico com você. Sempre tentando agregar o máximo de conhecimento possível...
Parabéns. Força
Minha embrionária vida de leitor mudou completamente depois de ler o livro "Como ler Livros", do Mortimer Adler.
Acredito que seja uma leitura indispensável para todos os níveis de leitores, do iniciante ao avançado. Ele tem sempre algo a nos ensinar. Um abraço, professor!
Forte abraço!
pra mim também é impossivel nao discordar do autor antes da conclusao da leitura.
Eu fico a imaginar na minha mente, quem seria esses indivíduos que deram deslike neste vídeo. Como pode um ser humano ter a capacidade de não gostar de pelo menos a honestidade em passar o conhecimento de um excelente escritor e crítico. Acredito que seja robôs, não consigo acreditar que seja meramente humanos.
Professor Gurgel, tenho exatamente vinte anos e estou lendo a Divina Comédia. Escutar a sua história foi como me ver exatamente no presente: em férias de Inverno, isolada e com Dante no meu colo todos os dias. Que incrível essa sensação.....
Gostei muito das suas explicações. Eu tive uma cultura de que leitura era obrigatória, que livros difíceis deveriam ser lidos rapidamente e isso sempre me deixou muito frustrado com a leitura.
Quando deixava a leitura de um livro me sentia muito culpado, tinha que acabar logo.
Agora vendo os seus vídeos me sinto bem melhor com as leituras.
Você é nota mil.
De coração eu digo: Muito obrigado.
Professor é verdade que o senhor não consegue transmitir tudo, mas suas aulas despertam curiosidade, e isto é muito bom. Está cada vez mais fácil descobrir bons livros por indicações suas do Olavo e outros. Obrigada.
Minha mente imaginou tão nitidamente com esse detalhamento.
Há tanto amor em suas palavras... elas reaquecem o meu coração e me dão forças para não desistir da minha jornada de estudos. É sempre prazeroso ouvir tamanho conhecimento e sabedoria. O senhor é a humildade em pessoa xD.
Obrigado por esse vídeo lindo e inspirador, Professor. E que Deus continue te abençoando. 💚💛
Obrigado!
Gosto muito dos seus videos,eles são uma grande fonte de inspiração.Queria deixar uma sugestão de tema para um próximo video : A importância de aprender outros idiomas para a vida intelectual.
Obrigado. Sugestão anotada!
Boa... a montanha. "Conto-te um segredo Dante, a montanha existe para testar a fé e a coragem dos que sobem, mas quanto mais se sobe mais fácil vai ficando".
Estou encantada com o mundo de possibilidades que a leitura tem me proporcionado. Sempre fui apaixonada por livros, desde pequena, mas devido a falta de direção ao tipo de leitura, autores, etc., numa época em que não havia internet, acabava não lendo muito, lia por conta, pegando livros de biblioteca pública, acabando por passar pelos autores que deveria ter lido na escola, mas não li devido a não ser obrigatório na época. Mas fazia uma leitura passiva, por falta de conhecimento e não ter com quem trocar ideias. Sempre fiquei frustrada com isso, mas agora, há menos de um mês, deparei-me, em canais sobre livros e leituras, devido ao clube de leitura TAG e a seus grupos fechados, com este mundo maravilhoso. Agora consegui ser um pouco direcionada sobre o que procurar, qual livro e quais leituras fazer, como ler, não sendo passivo. Graças a Deus, canais como o seu, que estão me fazendo ficar maluca por ter perdido tantas décadas de leitura, diga-se de passagem, boas leituras, pois faço questão disso. Obrigada por mostrar esse mundo fantástico, que fazem sentido apenas para aqueles que são apaixonados pelos livros e por tudo que neles contêm. Aos poucos estou me adaptando, aprendendo como ler. Abcs.
Belo depoimento!
Professor! Eu gosto de pelo menos ler duas vezes o mesmo livro! A primeira leitura para se acostumar com a linguagem do autor, na segunda leitura analisando os detalhes!
23:55 Isso é importantíssimo.
Obras urgentes e indispensáveis. Estou correndo contra o tempo. Obrigada professor. "Eu sou eu e minhas circunstâncias".
Rapaz, quanta identificação! Por ter metade da tua idade, e me reconhecer pouco experiente ainda com as leituras, achei que muitas posturas minhas frente aos livros estivessem erradas, mas, vejo que não - se compara a um grande leitor como você, Professor. Muito obrigado pelo vídeo!
Obrigado professor, um Vídeo digno de rememoração ❤
Muito bom professor, jamais ouvido sobre leitura tamanha clareza , em um ano fiz uma grande seleção de 500 livros mais ou menos estava fazendo tudo errado, daqui pra frente é AR e DR melhorarei muito, só tenho agradeçer.
Assistindo aos seus vídeos, sinto a relação de professor para aluno; sempre tendo algo novo aprender.
Muito entendem que leitura dinâmica é leitura rápida. Para mim, porem, entendo como leitura ativa e interativa. Isto é, oposto a leitura passiva. As vezes o texto exige muito mais e, como exercício de musculação, precisa de treino e dedicação. E ir aumentando gradativamente a dificuldade. Pode haver dor no processo, mas o resultado é que saímos mais fortalecido. E como dizem em academias: Sem dor, sem ganho. Excelentes dicas. Vou usá-las como base para melhorar meu processo de leitura e entendimento. E deixar de contar a piada: Só sei escrever, não sei ler. Grato. E Vida Longa e Próspera!
Eu leio com o mesmo método que você sempre leu. Achava eu que minha leitura não me levaria longe, por conta de ser uma leitura demorada e tendo livros de 1000 páginas para ler. Mas ao olhar o seu exemplo, percebo que, sem dúvidas, faço da maneira correta. Obrigado!
Iniciei a leitura do livro do Mortimer J. Adler, como ler livros. Está me ajudando muito.
Também quando leio não consigo ficar passivo as ideias do texto contido no livro, resmungo, discordo, pesquiso, repenso, concordo .... continuo a leitura.
Louvado seja Deus por sua vida Rodrigo que Deus te dê muitos anos de vida para o bem e sanidade da intelectualidade Brasileira
Ouvi-lo é um deleite! Muito obrigado pela generosidade.
O senhor é inspirador, aprendo muito a cada vídeo seu, abraços! Itapira-SP
Essa é a primeira de muitas visitas ao seu canal, gostei muito de seu modo quase didático de explicar como ler um livro. Aproveito para dizer que concordo com você quanto a termos a admiração pelo autor, mas não tê-lo no conceito de um Deus. Sou assim também, admiro a obra e o autor que como nos é humano. Grata pela maravilhosa aula!
Que incentivo para uma vida de leitura, muito obrigado!
Impressionante.
O professor Gurgel diz que quando jovem sentia culpa quando deixava um livro
" pra lá "...
Hoje é bem diferente.
O meu sobrinho ficou felicíssimo quando sua mãe que é minha irmã (analfabeta), jogou no lixo "por engano" vários livros que eu lhe dei além dos didáticos da escola em que ele estuda.
Ele me disse que jamais os leu porque " eram grandes e dava preguiça de lê-los ".
" Livro é brega, tio. Eu tenho celular...".
Ele só tem 15 anos.
Quando eu tinha sua idade, meu pai me espancava e me proibia de ir à escola.
Eu consegui dar a volta por cima, mas me dói até hoje.
Tenho medo do futuro destas novas gerações.
Professor,
ver e ouvir o senhor é um presente diário de inestimavel valor. Acredite.
Obrigado por existir.
Um abraço.
Obrigado, meu caro. Grande abraço. E coragem para a luta!
Eu ficava muito bitolado com esse assunto de leitura dinâmica, querendo ler o maior número de livros em pouco tempo, mas percebi que estava me privando deliciar os sabores que cada livro tem e de sentir o olor que cada linha exala...
3:36 que nem quando fui tentar ler Karl Marx. Deixei foi pra lá kkk. Mas depois tentarei ler de novo.
Professor, algumas dessas atitudes eu me vejo fazendo😁,que engraçado ☺️
Obrigada por compartilhar suas dicas, com certeza são eficientes e valem a pena ser experimentadas.
Muito obrigado, Rodrigo; este vídeo não apenas me ajudou e ensinou, mas me inspirou.
Um forte abraço.
9:35 O saudoso prof Pierluigi Piazzi dizia que leitura dinâmica é uma forma de colocar o tempo fora mais rapidamente.
10:20 Eu também tenho dificuldade com metas. E 11:05 me identifiquei com essa perspectiva.
16:15 Bah, idem!
24:45 Exatamente. Cada ser humano reaje de uma forma diante da leitura.
28:10 MUUUITO BOM!
Grandes ensinamentos em um curto espaço de tempo; Ver o seu video me ajudou muito e me trouxe outra visão sobre leitura 📖
Boa noite, sr. Rodrigo. Aplausos ao senhor por este vídeo! O momento sobre Dante é um demonstrativo dantesco das lições que a leitura pode fornecer. A analogia leitura/cavernas (releituras/visitações/revisitações às mesmas) é uma das colocações mais espetaculares que ouvi o senhor fazer. A parte sobre não avançar a/na leitura sem conhecer o significado de uma palavra, sem entender o texto, não apenas fundamental, mas brilhante! Tudo de bom!
Obrigadíssimo!
"Acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." (3 João 2). 🙌
• Leia pra dialogar com o autor e para refletir.
• Leia oque parece mais difícil pra vc.
Parabéns ao Rodrigo. Vídeo agradável e produtivo sem aquelas chatices Coach da internet.
Professor, o Sr pode ser colocado,no panteão dos grandes da América Latina....!!!
Pois sim. Antes eu tinha medo de ler Santo Tomás de Aquino. Porém enfrentei o medo e fiquei surpreso. É muito compensador penetrar com o espírito uma filosofia tão alta e sublime! Eu experimentei isso que o professor está dizendo e funciona. Escutem o homem.
VOU TER SEMPRE PACIENCIA AO OUVI-LO,FALA A MINHA LINGUA,O MEU IDIOMA PRA EXPLICAR,PARECE TAO MUITO FÁCIL.DÁ PRA VIAJAR PRA O FUNDO DO PENSAMENTO.
Excelente canal. Deveria ser exibido nas escolas. Fica a sugestão
Obrigada, professor!
É prazeroso e enriquecedor te ouvir falar.
sua explicação e demais professor; muito obrigado !
Professor, as suas orientações são bálsamos para o meu dia. Que coisa boa ouvir vc.
Obrigado!
Entendo o que o Sr. diz sobre ler os grandes escritores russos. Ontem à noite li um conto de Tolstói, "Memórias de um contador de pontos de bilhar", e apesar de engasgar no meio do caminho, ao terminá-lo fiquei impressionado com o grau de beleza e fineza literária, mesmo em um de seus trabalhos menos comentados. É brilhante e preciso ler mais dele.
Amadurecendo anos em poucos minutos.
Nem mesmo um curso de graduação você aprende tão rápido.
Parabéns novamente, professor.
Lembro que eu tinha muita mania de seguir lendo, principalmente quando era uma leitura do campo filosófico, sem para e pesquisar, ou sequer refletir sobre aquilo, hoje estou retomando as leituras perdidas. Compreendo bem o que diz, professor.
Obrigado! Vamos em frente!
Já gostava de ler.depois q vi seu canal aí foi q passei a amar a leitura de verdade...valeu Rodrigo.
Obrigado!
A simplicidade de quem diz aquilo que faz.
Este vídeo me trouxe luz, professor. Sinto-me honrada pela oportunidade de poder assistir a esta sábia lição não apenas de leitura, mas de enriquecimento interior. Ao ouvir tantas palavras sinceras, que expressam a alma da mensagem, renovaram-me os ânimos e a confiança para mergulhar na linda e desafiadora tarefa de ler com plena presença, generosidade e respeito para com o autor e a sua obra, com a qual, intensamente, devemos dialogar.
Que bom! Obrigado!
Escolho minhas leituras olhando para o que eu tenho na minha biblioteca e tento escolher algo que me atraia no momento. Depois que escolhi, começo a leitura para ver se é realmente o que estava buscando - se estiver bom, eu continuo, se não eu largo e procuro outro. Se eu achar que não estou no momento preparado para aquela leitura, eu deixo para um outro momento. Se eu não tiver gostado eu me desfaço em algum sebo, ou tiro da minha biblioteca no kindle.
Amei a fluidez do vídeo