Tenho uma sugestao. Coloquem no titulo o tema da conversa. Eu cliquei no video sem saber sobre o que era o video e amei o tema. Imagino quantas pessoas deixam de ver por conta disso. Isso ajuda as pessoas a saberem o tema da conversa.
Muito, muito bom. Bastante elucidativo, esclarecimentos de uma forma direta e muito bem explicado numa linguagem fácil de entendimento. Me tirou várias dúvidas sobre o assunto debatido, mudando radicalmente a minha linha de pensamento sobre o mesmo. Parabéns a todos e tudo de bom sempre. 👏👏👏👏👏
EEEEEESSSSTÔ. Adorei esse cara. Manja demais. Reforco a dica da amiga que tambem comentou: coloquem o tema/assunto no título do EP. Eu por exemplo não conhecia o convidado e não me interessei pelo vídeo, mas comecei a estudar bastante sobre assuntos climáticos.
Tenho uma enorme admiração pelo professor Paulo Artaxo. Ele fala de forma clara e direta sobre tantos assuntos importantes e complexos. Gostaria muito de ouvir mais sobre as ideias dele sobre a necessidade de uma governança global efetiva. Me dá a impressão de que o Sagan já falava disso de forma sutil. Não sei se essa foi a inspiração dele. Mas de fato, precisamos superar o Estado Nacional e criar uma consciência planetária. Muito obrigado ao Sérgio Sacani também pelo seu trabalho de divulgação científica.
Gente como é bonito e gostoso aos ouvidos uma conversa esclarecedora… que humildade e simplicidade em passar os conteúdos parabéns aos dois homens lindos.❤
Gente, vamos todos apoiar aqui em visualizações pro serjao! Todo esforço que ele tá tendo na academia, recuperação da saúde! Vamos fazer o ciência sem fim explodir em audiência! Ele merece!
Conheci o mestre Artaxo pelo panico na radio uns anos atrás. Na época acreditava que o problema não era tão complicado, mas depois de ouvir o que ele tinha a dizer compreendi que o buraco é mais embaixo. Agora mais do que nunca, pois sou de São Sebastião. Excelente episódio. Obrigado a todos os envolvidos.
Adorei essa entrevista, admiro muita a ciências e evidentemente os cientistas, que como mostraram nesse podcast a relevância da ciência e as questões sociais. Parabéns e muito obrigada, uma verdadeira aula.
Que podcast valioso!!! Parabéns Serjao por trazer um convidado incrível e contribuir para o conhecimento sobre o nosso planeta👏👏👏👏 Parabéns Paulo por fornecer conhecimentos valiosos!!!
Parabenizo o canal Ciência Sem Fim por nos proporcionar o acesso ao que realmente nos interessa como pessoas pensantes e muito preocupadas com o futuro do planeta. A divulgação científica é urgente e necessária neste momento que passamos quando somos tão carentes de acesso à educação principalmente.
Que satisfação saber que eu compartilho o planeta com um Dr tão brilhante, tem gente que quer conhecer artista eu só queria encontrar o gênio para conversar. Parabéns ao canal por ter trazido Dr Paulo Artaxo.
Esse ano foi BIZARRO o calor que fez aqui no Sul, eu nunca tinha visto isso na minha vida. Em pleno inverno, que estamos acostumados a -2,-1, fazendo 15 graus. Não atoa que ocorreu vários ciclones esse ano…
A Lenda da Física brasileira.... Quando houver acontecimentos extremos climáticos, não poderemos dizer que não ou nunca ouvimos um alerta ! E como sempre nunca vamos estar preparados...
27:30 moro em Parnaíba-pi, litoral do nordeste. não vou mentir , aqui nunca foi muito chuvoso. mas confesso que cada ano que se passa, as chuvas estão sendo bem menos.
Este podcast me mostra um fato muito importante, ele abre espaço para ouvir a conversa entre intelectuais e isso nos trás informações das quais nunca iríamos saber provavelmente, agora vem o ponto, se tu se cerca de pessoas inteligentes tu entra numa rede de informações muito significativas, já se tu se cerca de pessoas tolas tu entra numa rede de desinformação e mediocridade. Então seja inteligente se cerque de pessoas que busquem aprender cada vez mais e tu terá cada vez mais aprendizado. Não é só livro que faz um intelectual a conversa é tão útil quanto desde que te desperte a curiosidade de pesquisar sobre e aprender mais.
episódio muito bom e extremamente importante para esclarecimentos... me tirou várias dúvidas sobre o assunto! Grato e parabéns! Acredito que além desse trabalho importantíssimo dos cientistas e dos programas governamentais nessa linha, também precisaremos de expansão de iniciativas privadas e do trabalho de divulgadores científicos e influencers nesse sentido, como foi esse episódio por exemplo. ... deixando uma sugestão de série de ficção que mostra alguns dos efeitos das mudanças climáticas que assisti recentemente foi a "Extrapolations" da Apple TV
Mas se os carro forem elétricos, aonde vão descartar as baterias? tudo tem tempo útil, não é apenas usar o carro elétrico, tem todo um descarte por trás que também é ruim.
Sacani, podía falar sobre carros movidos a álcool versus elétricos qual o melhor no sentido ecológico, avaliando de forma ampla, pois baterias e outros componentes do carro elétrico, não seria mais danoso?
UM EPISÓDIO TÃO NECESSÁRIO COM MENOS DE 100MIL VIEWS!!! ESSA É A MENTALIDADE DO BRASILEIRO.... E O QUE NÃO FALTA É CORTES DELE PRA ATRAIR AS PESSOAS PRA CÁ... EITA POVO BRASILEIRO VIU...
Se fosse religioso teria mais de 100 mil views . A maioria da população brasileira são religiosas e fanáticas o que levam muitos a negar a ciência infelizmente 😢😢😢😢😢😢😢.
Paulo Artaxo é um dos cientistas mais respeitados na area de mudanças climaticas, junto com Carlos Nobre! Foi meu professor na USP, e é um dos expoentes que vem ajudando as grandes empresas na sua redução de carbono.
Depende da matriz energetica de cada pais. No brasil temos muita hidreletrica entao vem dai. Franca tem muita energia nuclear. Alguns paises queimam carvao, entao nesses casos vem de uma fonte super poluente.
No caso a energia eólica e solar também tem impacto. A eólica causa muitos impactos ao meio ambiente também. Tem uma série aqui no RUclips para quem sopram os ventos. Recomendo assistirem muito interessante.
Moro na França há 6 anos e o problema aqui é complicado, as usinas nucleares já começam a ter "N" problemas e a energia eólica que estava em expansão é extremamente criticada (franceses são feitos para ser do contra) por inúmeras questões inclusive de paisagismo, e o movimento ecologista está mais forte do que nunca, mas não se chega a uma solução especialmente com as alterações absurdas de temperatura e com o racionamento de energia previsto para próximo inverno.
Deixei de levar a sério quando disse que energia solar e eólica era mais barata que combustíveis derivados do petróleo. Não sou nenhum defensor do petróleo nem nada más muita ilusão tudo isso. É necessário apostar pelas energias renováveis que a longo prazo podem ser mesmo uma grande sacada, mas no curto e medio prazo nada indica que os carros e o mundo vão todos deixar de consumir petróleo pra se mover a energia solar ou eólica, que tem muitos problemas técnicos, especialmente en quanto ao armazenamento de energia, que certamente serão resolvidos. Uma hidrelétrica pode armazenar energia segurando boa parte do fluxo de água excedente no seu reservatório, coisa inviável nas fontes solares e eólicas.
Isso depende de diversos fatores, principalmente de onde você está e da potência do seu equipamento e qual seu equipamento. Se for para um carro, concordo gasolina é mais barata. Mas uma casa off grid no campo hoje em dia está mais barato ter painéis solares e bateria do que ficar tocando com gerador a diesel ou gasolina.
Eu entendo a desconfiança, porque também achava estranho até outro entrevistado aqui falar algo que pra mim encaixou tudo (mas não lembro quem foi, porque faz tempo o_õ) O argumento era até simples: combustível líquido você precisa estar sempre transportando de um lado pro outro, coleta, refinaria, abastecimento, etc, enquanto equipamentos de energia solar você só precisa transportar uma vez, e depois é manutenção eventual. Pensando na escalabilidade em longo prazo, uma infraestrutura tão dependente de combustível líquido é bem mais frágil. E só um adendo, não acho que o Paulo Artaxo descartou a importância do petróleo, e até reconheceu que em alguns setores e regiões geográficas faz sentido utilizar. O que ele defende é que em muitos setores, com a tecnologia atual, o custo de alternativas já é bem interessante, mas ainda continuamos com derivados de petróleo mais por questões culturais.
@@karennglow34 o desmatamento ilegal é parecido com o mercado de cocaína. Se tem gente que compra madeira, vai ter gente que vende. E mesmo sabendo que faz mal eles fazem. É triste.
Vejo o carro elétrico como um tiro no pé já que as baterias duram cerca de apenas 10 anos, seus computadores de bordo ficarão TOTALMENTE obsoletos nesse período e ainda não há nenhum plano ou método adequado de descarte ou reciclagem: o carro elétrico me parece algo DESCARTÁVEL. O carro a álccol me parece uma solução muito mais viável que elétricos, já que cana respira CO2 e já temos a tecnologia há anos... No caso do Brasil, não seria questão apenas de APERFEIÇOAR o carro a álcool, já que os elétricos são uma FORTUNA e o POBRE continuará comprando USADOS?
O ideal seria mesmo investirmos em transporte coletivo e deixarmos os carros individuais para situações ocasionais. Vamos empregar o dinheiro na produção de bens menos danoso ao meio ambiente. Vamos viajar mais, ao invés de gastar dinheiro com bens que provocam destruição. Já pensou usarmos o dinheiro para comprar produtos orgânicos, por exemplo, produzir roupas e móveis duráveis, reflorestar o planeta e por aí vai. Infelizmente, a medida do ter nunca enche é as pessoas querem ter suas casas entulhadas de bens supérfluos, as burindagas inúteis. O turismo gera muitos empregos e as pessoas são mais felizes viajando, conhecendo novas culturas etc. É possível deixar a cadeia do turismo muito sustentável!
Olá! Serjão e Artaxo (e também o R. Galvão), gostaria de ressaltar a importância de se debater mais profundamente a questão alimentar, em minha opinião. Devemos considerar os impactos significativos que esse setor tem no aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Especialmente a pecuária, que, de acordo com a FAO, é um dos maiores contribuintes diretos e indiretos de GEEs. É interessante notar que organizações como a PETA, ANDA e as Sociedades Vegetarianas desempenham um papel fundamental, embora muitas vezes sejam negligenciadas nas discussões sobre combate às mudanças climáticas. Suas atividades em defesa dos direitos dos animais podem, indiretamente, ter um impacto positivo nesse contexto. No Brasil, já somos 30 milhões de consumidores de dietas predominantemente à base de plantas, uma tendência que merece atenção. Esses dados são frequentemente subestimados, mesmo por pessoas altamente qualificadas. Como J. Wilkson aponta, estamos caminhando para uma mudança radical nos processos de produção de alimentos. Portanto, é importante abordar a questão da pecuária cogitando que esta poderá estar extinta nas próximas décadas. Em resumo, foi uma entrevista espetacular. Pretendo assisti-la novamente.
Demagogia,Países com ótima economia não tem mais suas florestas naturais e não plantam árvores,compram madeira do Brasil,para suas mesas,violinos,janelas e portas,pulei o vídeo
Naturalmente ele estava se referindo a incêndio nas proporções que ocorreu. P que foi algosurreal, afinal E certamente ele sabe que ocorrem incêndios lá, da mesma maneira como ocorre em outras regiões tropicais. Você é quem ouviu a fala dele com pensamento. Se você não acredita nos efeitos das mudanças climáticas, é um direito seu, meu caro!
Isso ja era pra estar em andamento! Como sou pessimista, estamos ferrados! Com essas previsões! A terra vai virar um caos. Ai frase certa, apocalipse total!😭😭😭
Em julio de 1996 no sitio do meu pai as plantas congelaram, depois de 21 anos aconteceu de novo em Júlio de 2017, estranho essa tese desse "professor", não sou especialista de Internet, foi só fatos que eu vi com meus olhos
Eu agradeço por terem respondido minha pergunta mas discordo do professo Artaxo. Acredito que existe espaço para o carro elétrico a bateria apesar do preço, mas para caminhão ônibus e trator acho muito difícil termos veiculos a bateria. Para esses casos estou com a Audi e hoje estou apostando no biometano e no e-metano. O biodiesel tambem terá seu espaço.
@@Felipe.Oliveira_18 o avião elétrico é a hidrogênio e não a bateria. Qual o custo desse avião? É alto. Já existe o Toyota Mirai que é carro a hidrogênio mas a quantos reais você acha que ele vai chegar no mercado brasileiro? A questão econômica é muito importante.
43:20 .... Acho curioso o a relação da Alemanha com os carros elétricos uma vez que eles queimam combustíveis pra obter energia elétrica. Me pergunto, qual é o ponto deles em fazer isso?
1:50:00, Realmente ,hoje ciências são muito mais cooperativos para grandes laboratórios com diversos cientistas de muitos países. Mas, é uma pena que os prêmios Nobel, direcionados, 99% dos ganhadores são do país que patrocina e mantem esses grandes laboratórios, The United States of World. Obrigado Professor, Slava USP.
Tenho uma sugestao. Coloquem no titulo o tema da conversa. Eu cliquei no video sem saber sobre o que era o video e amei o tema. Imagino quantas pessoas deixam de ver por conta disso. Isso ajuda as pessoas a saberem o tema da conversa.
Concordo, só vim assistir pois vi um vídeo curtinho e achei interessante e vim assistir o completo.
Concordo plenamente
Acho que não colocam o tema justamente para ter que assistir o video
Concordo plenamente
Concordo tbm!
Sensacional e indispensável 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼! Viva a ciência!
Prof Paulo é muito objetivo. Ouve a pergunta e responde. Dar espaço, não mistura os assuntos. Sensacional 👏👏👏👏 o
Muito, muito bom. Bastante elucidativo, esclarecimentos de uma forma direta e muito bem explicado numa linguagem fácil de entendimento. Me tirou várias dúvidas sobre o assunto debatido, mudando radicalmente a minha linha de pensamento sobre o mesmo. Parabéns a todos e tudo de bom sempre. 👏👏👏👏👏
Serjao comanda muito bem todas as entrevistas, e adoro o respeito com que ele trata os convidados. Parabéns serjao! 👏🏻
Grande Professor Artaxo, sua competência salta aos olhos. Obrigado pela aula! Sempre um exemplo para nós que trabalhamos com o tema.
Salve Professor Paulo Artaxo, salve USP, salve a ciência brasileira, nosso patrimônio!
😂😂😂😂 piada na vdd
EEEEEESSSSTÔ. Adorei esse cara. Manja demais. Reforco a dica da amiga que tambem comentou: coloquem o tema/assunto no título do EP. Eu por exemplo não conhecia o convidado e não me interessei pelo vídeo, mas comecei a estudar bastante sobre assuntos climáticos.
Tenho uma enorme admiração pelo professor Paulo Artaxo. Ele fala de forma clara e direta sobre tantos assuntos importantes e complexos. Gostaria muito de ouvir mais sobre as ideias dele sobre a necessidade de uma governança global efetiva. Me dá a impressão de que o Sagan já falava disso de forma sutil. Não sei se essa foi a inspiração dele. Mas de fato, precisamos superar o Estado Nacional e criar uma consciência planetária. Muito obrigado ao Sérgio Sacani também pelo seu trabalho de divulgação científica.
Gente como é bonito e gostoso aos ouvidos uma conversa esclarecedora… que humildade e simplicidade em passar os conteúdos parabéns aos dois homens lindos.❤
Gente, vamos todos apoiar aqui em visualizações pro serjao! Todo esforço que ele tá tendo na academia, recuperação da saúde! Vamos fazer o ciência sem fim explodir em audiência! Ele merece!
Também acho, parece ser uma excelente pessoa, sempre de bom humor.
Que maravilha, ouvir uma conversa que interessa a TDS nós. Parabéns 👏👏👏👏
Conheci o mestre Artaxo pelo panico na radio uns anos atrás. Na época acreditava que o problema não era tão complicado, mas depois de ouvir o que ele tinha a dizer compreendi que o buraco é mais embaixo. Agora mais do que nunca, pois sou de São Sebastião. Excelente episódio. Obrigado a todos os envolvidos.
Pra mim esses são os melhores programas, onde o Serjão tras um convidado ótimo que eu nunca ouvi falar! Salve salve Serjão.
Charlatão. Usa a última era do gelo como referência. Aí explica como a temperatura aumentou.
@@danielcamargoetieu teria vergonha de escrever tanta bobagem assim na internet.
@@danielcamargoeti charlatão? Os cientistas não discutem mais as mudanças climaticas!
@@danielcamargoetirapaz você não tem vergonha ou como não consegue acompanhar o raciocínio dele fala bosta
@@danielcamargoeti
Disse o Daniel, pós doutorado em porr@ nenhuma.
Adorei essa entrevista, admiro muita a ciências e evidentemente os cientistas, que como mostraram nesse podcast a relevância da ciência e as questões sociais. Parabéns e muito obrigada, uma verdadeira aula.
não conhecia o Paulo e eu ameeeeeeeiiiiiii, um homem esplendido e inteligentíssimo
Que podcast valioso!!! Parabéns Serjao por trazer um convidado incrível e contribuir para o conhecimento sobre o nosso planeta👏👏👏👏 Parabéns Paulo por fornecer conhecimentos valiosos!!!
serjão é o melhor
Como é incrível ouvir pessoas assim! Parabéns por nos apresentar.
Parabenizo o canal Ciência Sem Fim por nos proporcionar o acesso ao que realmente nos interessa como pessoas pensantes e muito preocupadas com o futuro do planeta. A divulgação científica é urgente e necessária neste momento que passamos quando somos tão carentes de acesso à educação principalmente.
Que satisfação saber que eu compartilho o planeta com um Dr tão brilhante, tem gente que quer conhecer artista eu só queria encontrar o gênio para conversar. Parabéns ao canal por ter trazido Dr Paulo Artaxo.
O vídeo é bom merece atenção, pois sempre é um aprendizado na reflexão de como vivemos e viveram antes de nós.
Esse ano foi BIZARRO o calor que fez aqui no Sul, eu nunca tinha visto isso na minha vida. Em pleno inverno, que estamos acostumados a -2,-1, fazendo 15 graus. Não atoa que ocorreu vários ciclones esse ano…
Vim perguntar se vc ainda estar vivo fiquei sabendo que o sul alagou 😮
Que entrevista maravilhosa, uma aula.
Sérgio como sempre interessante e relevante…PARABÉNS!!!!
Sempre se superando nos convidados e assuntos. Parabéns a todos
Excelente. Tão bom que já vi duas vezes . Gravei em vídeo para a biblioteca de meu neto .
Esse é o Ciência Sem Fim que eu gosto, trazendo nossos grandes mestres
Caramba eh tão bom assistir um episódio desse , a pessoa depois de assistir se sente um stein kkkk melhor episódio parabéns pros dois. Brabos
A Lenda da Física brasileira....
Quando houver acontecimentos extremos climáticos, não poderemos dizer que não ou nunca ouvimos um alerta !
E como sempre nunca vamos estar preparados...
27:30
moro em Parnaíba-pi, litoral do nordeste. não vou mentir , aqui nunca foi muito chuvoso. mas confesso que cada ano que se passa, as chuvas estão sendo bem menos.
Parabéns por essa excelente conversa !!!!
podcast fenomenal, obrigada.
Que conversa sensacional, parabéns.
Sou apaixonada pelo Dr Paulo Artaxo, é a terceira vez que assisto.
Adoro ciência sem fim, 02 feras 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ótimo episódio! Início em 11:27
Alguns heróis não usam capa, usam teclado...
muito interessante, adoro os convidados do podcast
Esse é o assunto mais IMPORTANTE atualmente no nosso planeta. Excelente vídeo, tragam mais pessoas que falam sobre isso, por favor!
Este podcast me mostra um fato muito importante, ele abre espaço para ouvir a conversa entre intelectuais e isso nos trás informações das quais nunca iríamos saber provavelmente, agora vem o ponto, se tu se cerca de pessoas inteligentes tu entra numa rede de informações muito significativas, já se tu se cerca de pessoas tolas tu entra numa rede de desinformação e mediocridade.
Então seja inteligente se cerque de pessoas que busquem aprender cada vez mais e tu terá cada vez mais aprendizado. Não é só livro que faz um intelectual a conversa é tão útil quanto desde que te desperte a curiosidade de pesquisar sobre e aprender mais.
Melhor podcast , alto nível 🧠
Muito, muito obrigado.
Gostei do programa. Entrevista extremamente importante...
Uallll como só vi hoje esse vídeo, obrigado!
Sacani, eu realmente amo a sua vida!! Sou cristão, aprendo demais com vc a ser, um homem melhor ❤
Excelente programa.
Muito bom!!! ❤❤❤
Gostei muito desse convidado, tem consciência social, não é aquele típico cara que vive na bolha acadêmica
Excepcional!!!
excelente convidado
Vamos lá... Caraguatatuba em 1968... evento extremo. Choveu a mesma coisa q em São Sebastião. Desceu a serra na cidade.
Salve salve mestres !! Professores e entretenimento ímpar no Ciência sem fim . Muito bom Serjão 👏👏
Professor PAULO ARTAXO é demais!
Que PODCAST rico, aprendi muito em 2h, obrigada Serjão ♥
Alem das dificuldades interdisciplinares das Universidades piora com a politização partidaria das reitorias
Joia!!!!! Puseram o título do tema! ❤
episódio muito bom e extremamente importante para esclarecimentos... me tirou várias dúvidas sobre o assunto! Grato e parabéns!
Acredito que além desse trabalho importantíssimo dos cientistas e dos programas governamentais nessa linha, também precisaremos de expansão de iniciativas privadas e do trabalho de divulgadores científicos e influencers nesse sentido, como foi esse episódio por exemplo.
...
deixando uma sugestão de série de ficção que mostra alguns dos efeitos das mudanças climáticas que assisti recentemente foi a "Extrapolations" da Apple TV
BOA SERGIO ,FIRMEZA NO CORPO ,SAÚDE NA MENTE E DEUS NO CORAÇÃO.
Cara essa entrevista tinha que ser apresentada em rede nacional e mostrar em escolas, muito bom.
Essa conversa/vídeo deveria ser obrigatório ser assistido
Achei o Paulo muito simpático 😄
Muito boa conversa
Tirando que ele não coloca a China em nenhuma frase. Como se não fosse um grande player das mudanças climáticas e poluições
Foi exatamente isso que pensei, o cara é quase uma greta evoluída, com muito estudo e propriedade kkkkkkkk
Imagina né , até misturou o covidDeLaboratorio com os vírus do futuro do gelo. . China é $ patrocinador que pede pra não aparecer ...😅
òtima conversa! Faltou o convidado se apresentar e apresentar seu currículo, e o que ele pesquisa, e estuda.
Fantástica essa aula com 2 mestres. Com essa podridão de políticos brasileiros e se isso for no planeta inteiro, estamos todos lascados.
O Serjão e o Prof Artaxo explicando com a maior delicadeza e paciência do mundo.
Eu explicando: "você não entende porque é burro!"
Conheci professor dr artaxo..... pensa num cara inteligente.
@@deleidasilva9986 que honra ❤️
Sobre o Permafrost, há uma série Netflix, Os Crimes de Fortitude, que, apesar de desviar para um drama, se baseia no assunto. Parabéns pela Live.
Mas se os carro forem elétricos, aonde vão descartar as baterias? tudo tem tempo útil, não é apenas usar o carro elétrico, tem todo um descarte por trás que também é ruim.
Sacani, podía falar sobre carros movidos a álcool versus elétricos qual o melhor no sentido ecológico, avaliando de forma ampla, pois baterias e outros componentes do carro elétrico, não seria mais danoso?
UM EPISÓDIO TÃO NECESSÁRIO COM MENOS DE 100MIL VIEWS!!! ESSA É A MENTALIDADE DO BRASILEIRO.... E O QUE NÃO FALTA É CORTES DELE PRA ATRAIR AS PESSOAS PRA CÁ... EITA POVO BRASILEIRO VIU...
Se fosse religioso teria mais de 100 mil views . A maioria da população brasileira são religiosas e fanáticas o que levam muitos a negar a ciência infelizmente 😢😢😢😢😢😢😢.
Pesquisem ( em inglês)
"2023 climate Tonga volcano"
Pesquisem ( tb inglês) retirada de enxofre do combustível de navios.
Paulo Artaxo é um dos cientistas mais respeitados na area de mudanças climaticas, junto com Carlos Nobre! Foi meu professor na USP, e é um dos expoentes que vem ajudando as grandes empresas na sua redução de carbono.
o paulão é massa, pô
Quase uma saia justa, hein, Serjao? Ainda bem que você é um cavalheiro e o professor simplesmente pragmático. Aplausos para os dois!
Curiosidade sincera: de onde vem a energia das baterias e p onde vão as baterias depois?
Depende da matriz energetica de cada pais. No brasil temos muita hidreletrica entao vem dai. Franca tem muita energia nuclear. Alguns paises queimam carvao, entao nesses casos vem de uma fonte super poluente.
Até o final do ano o Serjao já deve estar com 200 kg de músculos. 🙌🏽
No caso a energia eólica e solar também tem impacto. A eólica causa muitos impactos ao meio ambiente também. Tem uma série aqui no RUclips para quem sopram os ventos. Recomendo assistirem muito interessante.
impacto 0 é impossível, o possível e ideal é reduzir.
Sensacional
Moro na França há 6 anos e o problema aqui é complicado, as usinas nucleares já começam a ter "N" problemas e a energia eólica que estava em expansão é extremamente criticada (franceses são feitos para ser do contra) por inúmeras questões inclusive de paisagismo, e o movimento ecologista está mais forte do que nunca, mas não se chega a uma solução especialmente com as alterações absurdas de temperatura e com o racionamento de energia previsto para próximo inverno.
terrível 😨 vc faz parte de algum movimento ecologista?
Deixei de levar a sério quando disse que energia solar e eólica era mais barata que combustíveis derivados do petróleo.
Não sou nenhum defensor do petróleo nem nada más muita ilusão tudo isso.
É necessário apostar pelas energias renováveis que a longo prazo podem ser mesmo uma grande sacada, mas no curto e medio prazo nada indica que os carros e o mundo vão todos deixar de consumir petróleo pra se mover a energia solar ou eólica, que tem muitos problemas técnicos, especialmente en quanto ao armazenamento de energia, que certamente serão resolvidos. Uma hidrelétrica pode armazenar energia segurando boa parte do fluxo de água excedente no seu reservatório, coisa inviável nas fontes solares e eólicas.
Isso depende de diversos fatores, principalmente de onde você está e da potência do seu equipamento e qual seu equipamento. Se for para um carro, concordo gasolina é mais barata. Mas uma casa off grid no campo hoje em dia está mais barato ter painéis solares e bateria do que ficar tocando com gerador a diesel ou gasolina.
Eu entendo a desconfiança, porque também achava estranho até outro entrevistado aqui falar algo que pra mim encaixou tudo (mas não lembro quem foi, porque faz tempo o_õ)
O argumento era até simples: combustível líquido você precisa estar sempre transportando de um lado pro outro, coleta, refinaria, abastecimento, etc, enquanto equipamentos de energia solar você só precisa transportar uma vez, e depois é manutenção eventual. Pensando na escalabilidade em longo prazo, uma infraestrutura tão dependente de combustível líquido é bem mais frágil.
E só um adendo, não acho que o Paulo Artaxo descartou a importância do petróleo, e até reconheceu que em alguns setores e regiões geográficas faz sentido utilizar. O que ele defende é que em muitos setores, com a tecnologia atual, o custo de alternativas já é bem interessante, mas ainda continuamos com derivados de petróleo mais por questões culturais.
Queria saber porque tanta desmatamento, sabendo das consequências do planeta. E mesmo assim continuam. Tenha ranço da minha raça
@@karennglow34 o desmatamento ilegal é parecido com o mercado de cocaína. Se tem gente que compra madeira, vai ter gente que vende. E mesmo sabendo que faz mal eles fazem. É triste.
Camada de ozônio de recuperando. Kkkkk vai nessa🙄
O Serjão é foda pq até quando ele não sabe sobre, ele sabe muito.
SHAPE TODAY!!!
fui dar uma aula a tarde, fui de moto, cheguei falando pros alunos que estava sentindo que ia cozinhar, tava absurdamente quente
Paulo Artaxo é o cara
Tem muita gente do nordeste migrando para sudeste. Minha cidade tem recebido muito.
poisé, aqui no nordeste tá horrível
Vejo o carro elétrico como um tiro no pé já que as baterias duram cerca de apenas 10 anos, seus computadores de bordo ficarão TOTALMENTE obsoletos nesse período e ainda não há nenhum plano ou método adequado de descarte ou reciclagem: o carro elétrico me parece algo DESCARTÁVEL. O carro a álccol me parece uma solução muito mais viável que elétricos, já que cana respira CO2 e já temos a tecnologia há anos... No caso do Brasil, não seria questão apenas de APERFEIÇOAR o carro a álcool, já que os elétricos são uma FORTUNA e o POBRE continuará comprando USADOS?
O ideal seria mesmo investirmos em transporte coletivo e deixarmos os carros individuais para situações ocasionais. Vamos empregar o dinheiro na produção de bens menos danoso ao meio ambiente. Vamos viajar mais, ao invés de gastar dinheiro com bens que provocam destruição. Já pensou usarmos o dinheiro para comprar produtos orgânicos, por exemplo, produzir roupas e móveis duráveis, reflorestar o planeta e por aí vai. Infelizmente, a medida do ter nunca enche é as pessoas querem ter suas casas entulhadas de bens supérfluos, as burindagas inúteis. O turismo gera muitos empregos e as pessoas são mais felizes viajando, conhecendo novas culturas etc. É possível deixar a cadeia do turismo muito sustentável!
Carro elétrico não resolve o problema climático, resolve o problema da indústria de auto.
Olá! Serjão e Artaxo (e também o R. Galvão), gostaria de ressaltar a importância de se debater mais profundamente a questão alimentar, em minha opinião. Devemos considerar os impactos significativos que esse setor tem no aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Especialmente a pecuária, que, de acordo com a FAO, é um dos maiores contribuintes diretos e indiretos de GEEs.
É interessante notar que organizações como a PETA, ANDA e as Sociedades Vegetarianas desempenham um papel fundamental, embora muitas vezes sejam negligenciadas nas discussões sobre combate às mudanças climáticas. Suas atividades em defesa dos direitos dos animais podem, indiretamente, ter um impacto positivo nesse contexto. No Brasil, já somos 30 milhões de consumidores de dietas predominantemente à base de plantas, uma tendência que merece atenção.
Esses dados são frequentemente subestimados, mesmo por pessoas altamente qualificadas.
Como J. Wilkson aponta, estamos caminhando para uma mudança radical nos processos de produção de alimentos. Portanto, é importante abordar a questão da pecuária cogitando que esta poderá estar extinta nas próximas décadas.
Em resumo, foi uma entrevista espetacular. Pretendo assisti-la novamente.
❤❤❤
Poderia ficar séculos falando em ciência que eu ia ouvir 😮
Demagogia,Países com ótima economia não tem mais suas florestas naturais e não plantam árvores,compram madeira do Brasil,para suas mesas,violinos,janelas e portas,pulei o vídeo
Bom dia!!!💫🌞
Quando o Dr. Afirmou que nunca aconteceu queimada no Havai, eu desisti de ver...já começou mentindo...
Naturalmente ele estava se referindo a incêndio nas proporções que ocorreu. P que foi algosurreal, afinal
E certamente ele sabe que ocorrem incêndios lá, da mesma maneira como ocorre em outras regiões tropicais. Você é quem ouviu a fala dele com pensamento. Se você não acredita nos efeitos das mudanças climáticas, é um direito seu, meu caro!
Imaginei que a formação dele fosse especializada, Climatologia, Meteorologia...
Ahhh o bom e velho aquecimento global kkkk
2:07:21, o Brasil não deveria ter desistido de Alcântara.
Isso ja era pra estar em andamento! Como sou pessimista, estamos ferrados! Com essas previsões! A terra vai virar um caos. Ai frase certa, apocalipse total!😭😭😭
Grande episódio!
Como dizia Raul Seixas vejo o planeta como um cachorro quando não aguenta mais as pulgas da um saculejo e joga pulgas para todo lado kkkkkkkkkkkkkkkk!
Em julio de 1996 no sitio do meu pai as plantas congelaram, depois de 21 anos aconteceu de novo em Júlio de 2017, estranho essa tese desse "professor", não sou especialista de Internet, foi só fatos que eu vi com meus olhos
2:00:13, Eles ouvem...desta vez terá que gritar nos ouvidos deles com megafone, assim .não esquecerão mais...🤣😂😂
Eu agradeço por terem respondido minha pergunta mas discordo do professo Artaxo. Acredito que existe espaço para o carro elétrico a bateria apesar do preço, mas para caminhão ônibus e trator acho muito difícil termos veiculos a bateria. Para esses casos estou com a Audi e hoje estou apostando no biometano e no e-metano. O biodiesel tambem terá seu espaço.
@@Felipe.Oliveira_18 o avião elétrico é a hidrogênio e não a bateria. Qual o custo desse avião? É alto. Já existe o Toyota Mirai que é carro a hidrogênio mas a quantos reais você acha que ele vai chegar no mercado brasileiro? A questão econômica é muito importante.
43:20 .... Acho curioso o a relação da Alemanha com os carros elétricos uma vez que eles queimam combustíveis pra obter energia elétrica. Me pergunto, qual é o ponto deles em fazer isso?
1:50:00, Realmente ,hoje ciências são muito mais cooperativos para grandes laboratórios com diversos cientistas de muitos países. Mas, é uma pena que os prêmios Nobel, direcionados, 99% dos ganhadores são do país que patrocina e mantem esses grandes laboratórios, The United States of World. Obrigado Professor, Slava USP.
Que elegância !