Toda tragédia é traumática pra qualquer família, mas a família da moça que tava no primeiro vôo de trabalho dela, entra um espinho a mais no coração. É Fodx
E mais triste ainda pela violência dessa queda. Qundo o Lito falou que a velocidade da queda foi de quase 700 km na vertical ja me gelou o estômago. Aterrador demais :(
@@victorlessa738. Errado! Todos nascem pra sorrir e nascem pra chorrar! Todos nós choramos e sorrimos . Muitas vezes e em vários momentos por toda nossa vida! "Depois de uma 'noite fria, triste e cinzenta, vem um nascer de Sol, claro, sorridente, alegre e com gozo' ! Viver la vida! "
Lito, por muitos, mas muitos anos tive um pânico imenso nas decolagens. Desta vez foram 5 decolagens (considerando as conexões) e dois voos com bastante turbulência de 11h40 cada. Confesso que nao fiquei 100% tranquila, mas com seus vídeos e suas explicações me senti muito mais confortável (e estive sozinha em todos eles). Obrigada pelo seu conteúdo sempre ético! Um abraço à todos os familiares dos passageiros que perderam suas vidas.
@@ghostgirl_2024 em quanto tiver reportagens da mídia tradicional sem respeito aos fatos com o único objetivo de ter click sempre vai ter pânico das pessoas. O medo vem da desinformação.
O voo Trip 5591 com o ATR72 PP-PTU em 26/07/2013 também teve perda de controle devido à gelo severo, mas felizmente a tripulação conseguiu retomar o controle do avião.
@@verapassaros4963 Sim ja que, os aviões evoluíram ao ponto do elo mais fraco serem as ações humanas. Mas relaxa, quando avião da problema como por exemplo o 737 Max, ninguém culpou ser humano, o problema foi corrigido e agora ta tudo normal.
Gostaria de dar uma sugestão sobre a apresentação do conteúdo no canal: Séria interessante colocar esquemas visuais quando o Lito descrever coisas como quando ele falava sobre o grau que um flaps está por exemplo, bico do avião e alguns componentes, onde são localizados etc. Sei que tem muito membro que as vezes tenta imaginar isso de maneira mais detalhada a fim de entender mais visualmente o cenário. Sei que isso seria uma carga de trabalho bem maior por parte da equipe, mas fica aqui minha sincera sugestão.
Eu tinha pânico de avião, sonhava direto com tragédia. Achei os vídeos do Lito por um acaso, mas o primeiro ensinamento foi: "turbulência não derruba avião". Meu primeiro vôo foi muito assustador, parecia que eu estava numa nave alienígena. Minhas pernas tremiam muito, eu achava que era frio, mas era medo. Meu último vôo foi esse final de semana. Era um ATR da Azul e posso dizer que é muito mais silencioso e confortável no pouso do que o primeiro vôo que era motor convencional. Eu até dormi 🙏🏽 Isso tudo graças ao Lito. Eu tô vencendo meu medo. ❤
Já voei o ATR, e esse acidente foi muito enfatizado e treinado simulando as condições desse vôo em particular no simulador de vôo. Achei muito bom o conteúdo deste seu vídeo! Parabéns Lito!
Interessante como os efeitos aerodinâmicos de uma fina camada de gelo junto de flaps estendidos podem causar tamanha falta de sustentação!! tamanha é as nuances da aerodinâmica ainda mais em velocidades altas, se já fazem tanto efeito solo num carro de F1, imagine num avião!! Agora nos resta esperar o laudo final do CENIPA sobre as causas do acidente da Voepass!! Ótima explicação e vídeo como sempre, Lito, força para as famílias das vítimas tanto daquele quanto deste acidente com ATR, abração e até o próximo vOOooO!! :))
Até tomar conhecimento de como realmente é essa formação de gelo, qual sutil rla é é como impede a passagem do ar pela parte de cima da asa eu kmahinava que era uma quantidade absurda de gelo... tipo as asas cobertas de neve em aeroportos em períodos de nevasca.... agora sei que é muito sutil.... e extremamente perigosa...
Lito eu quando fiz minha primeira viagem de avião senti muito medo, contava os minutos para viagem terminar, depois disso fui procurar algo sobre aviação e achei seu canal do RUclips, comecei assistir seus vídeos, e vc passa muita segurança para gente, esse medo foi saindo aos poucos, minha última viagem foi agora depois do acidente, já estava com a passagem comprada e tinha uma conexão com ATR -72 da azul, peguei ele duas vezes ida e volta, e por incrível que pareça não senti medo, Obrigado por passar essa confiança pr nós,🙏🏻
Eu andei em um ATR e por acaso foi da companhia área voepass, meu Deus foi tenso, chovia muito e já era noite, era cada relâmpago, teve turbulências fortes, o voo atrasou 2 horas antes de partir, foi um verdadeiro inferno. Eu acho muito legal aviões, gosto de ver seus vídeos mas ainda tenho receio de andar novamente em um ATR e fazer viagens longas em outros aviões, principalmente para fora do continente.
Lito, hj pela manhã caiu um avião aqui em Teresina em uma avenida na cidade. Só tinha o dono no avião, e até aonde sei ele está hospitalizado. Outra pessoa atingida em solo também aonde sei não faleceu. Depois vê oq poderia ter acontecido, tem vídeo dele "caindo" (não mostra o momento da queda, mas mostra ele voando baixo)
Vi no Instagram uma divulgação da comunicação do Piloto com a Torre, onde o Piloto declara emergência por perda de motor em voo, e declara pretender tentar pouso forçado na BR. Dizem que trata-se desse voo de Teresina
@@GoianoAmazonia sim. Eu tô em um grupo de aviação de simulador e enviaram esse áudio. Realmente se trata do acidente daqui. O próprio piloto fala a matrícula da aeronave e bate com a que caiu. Final CCO
O profissionalismo dos vídeos deste canal são extremamente importantes para quem os assistem e buscam entender tecnicamente o porquê ocorreu o acidente ou incidente aeronáutico. Canal de sucesso aqui no RUclips. Parabéns pelos conteúdos e continue sempre trazendo informações para nós usuários da plataforma. Show Lito.
Grande Lito. Anos após ano e vídeo após vídeo, cada vez que vejo um vídeo eu ficar mais apaixonado pela aviação e você Lito, é o responsável. Obrigado pela seriedade de sempre!
É complicado esses acidentes, o pior que quando acontecem,a tripulação não consegue corrigir os problemas apresentados o que leva a perda de controle e afinal o acidente.
Eu só volto a andar se me garantirem que o avião não vai voar no meio do gelo. Do jeito que a variações climáticas estão, eu já não confio mais nem no céu do nordeste! 👀
@@alexsandervieira6091 Então… mas eu espero que a secura que está vivendo o norte-nordeste, atualmente, proteja todos os ATRs que estão voando por lá! 🙏🏼
Já caiu Airbus, boeing, Embraer, ATR, por N motivos. Por essa lógica é melhor não voar mais. Como há muitos acidentes na estrada, também talvez seja melhor não pegar estrada. Você pode ficar em casa o tempo todo, talvez seja mais seguro. Mas aí temos que ver a taxa de pessoas que morrem em acidentes domésticos. Viver não é muito seguro. 😂😂😂
Infelizmente o último acidente com o ATR foi aqui no Brasil pela Voepass, com certeza quando a investigação final sair, deve se mudar novas regras em relação a esse avião, esperamos que cada vez mais a segurança da aviação se torne mais precisa, mais do que já é hoje, sendo um dos meios de transporte mais seguros do mundo.
Boa noite Lito e equipe, seria interessante um vídeo sobre a descoberta do risco de gelo nas superfícies dos aviões e a evolução e mitigação desses efeitos nas aeronaves.
Olá Lito, Tudo Bem. Me Chamo Emerson e Sou De Uberaba-MG. Lito Gostaria De Assistir Um Vídeo Seu Relatando Um Acidente Que Teve Em Minha Cidade Em 2004.. Eu Li o Relatório Do Cenipa.. Mas Como Todos Nós, Temos Dúvida Sobre o Ocorrido. O Acidente Aconteceu Na cidade de Uberaba - Minas Gerais, com o avião Bandeirante cargueiro prefixo PT-WAK da empresa NHR.. Estou Muito Ansioso Para Ver o Vídeo, Com Sua Narração
É interessante ver no pré relatório do Cenipa que o vôo estava se deteriorando e ocorrendo perda de velocidade e os pilotos não tomaram a atitude de aumentar a potência dos motores e baixar a altitude, já que o manual da aeronave diz que o sistema de degelo pode não ser suficiente. No caso do acidente aqui no Brasil.
Possa ser que eles ficaram tão focados na situação do gelo que não notaram a velocidade caindo. Foi uma das coisas que eu notei assim q li o relatório.
@@vilkerfon e o Lito no silêncio total quanto a isso. Respeito às vítimas? Será? Passador de pano. Vendeu-se às aéreas que patrocinam o canal. Uma pena.
"tudo isso existe (investigação), para que nunca mais um acidente desses volte a acontecer, é isto que faz a aviação ser tão segura " ..."quatro outros acidentes aconteceram por este mesmo motivo..."
Em resumo, com toda a computação a carga de trabalho dos pilotos é demasiada para lidar com o trabalho exigido , ou seja nem os computadores de voo conseguem lidar com situações extremas a ja falam em por só um piloto e tirar os pilotos todos do aviao em nome de……… eficiência?.. ou lucro?……
@@cgbrytNotei isso também. Acessa o canal do Branco Aviação, ele tem um conteúdo de aviação excelente, lá tem relatos de quedas e acidentes com ATR 72 em condições semelhantes. (Feitos antes do acidente da voepass) Eu comentei isso em alguns lugares, o ATR voa bem em lugares frios, com neve, etc, mas é complicado em locais de precipitação + frio. Ou seja, ele vai bem em frio seco, mas em frio úmido ou formação chuvosa voar é assumir um risco
Deveria ser proibido despachar uma aeronave ATR que iria voar a 17 mil pés em rota com aviso de gelo severo. Espero que tenha tido a partir deste acidente uma norma interna da Voepass com diretiva nesse sentido, com adiamento ou mudança de rota.
O trabalho do lito é impecável!! Tenho algumas indagações, tenho certeza que aviões são seguros, mas a dúvida que fica é por conta das mudanças climáticas, e suas implicações para aviação comercial que faz voos a 17mil pés de altura, surgem, questionamentos das mudanças climáticas quem podem ocorrer gelo severo nunca visto, fora outras condições, como radiação excessiva que possa atrapalhar sensores e o GPS entre outros, sei que existem muitas redundâncias no avião mas mesmo assim é preocupante, espero que tragédias assim não se repitam para que possa aperfeiçoar a aviação comercial. Forte abraço a todos!
Ele tem feito muita live ultimamente, coisa de 1 a 2 vezes por semana, geralmente depois das 8 da noite. Para não perder, ative notificações do canal, clicando no sininho!
Mais ou menos. Uma ocasião expliquei para ele a pronúncia correta de uma palavra. Sem pesquisar antes, disse "claro que não" e continuou pronunciando de forma errada.
Sou uma senhorinha leiga..mas aprendo muito por aqui e leio os comentários✈️🛫o que entendi que gelo é sim capaz de derrubar um avião.Sigo o" Estevam pelo mundo...✈️✈️ele fala só das Companhias. Mas tudo é aprendizado.
Deus os ilumine para que tomem ações para que acidente como esse nunca mais aconteça.😢😢❤ Para pousar em Arealva- Bauru, um passageiro comentou comigo que acontece muito nevoeiro na região devido a proximidade o Rio Tietê. A escolha para a localização do aeroporto foi política. Relata se que teria melhor se ficasse entre Agudos e Bauru.
É melhor ele não fazer este vídeo ou ninguém mais viaja de avião.😂😂 Quanto mais o tempo passa, mais o planeta se parece com o filme “o dia depois de amanhã” (um dos meus filmes favoritos)
Olá lito tudo bem? sou fábio sou deficiente visual total e tenho mobilidade um pouco reduzida. viajei mais ou menos umas oito vezes de avião sozinho. gostaria que você falasse um pouco sobre a mobilidade nos aeroportos e o apoio dos funcionários das empresas aéreas você quem até a aeronave no embarque e no desembarque até o final da viagem. tem muitas pessoas que me pergunta como e quando eu falo as pessoas ficam um pouco com receio. acompanhe o seu canal e gosto muito um forte abraço
@@valdemir2784 Porque esse tipo de decisão é do piloto, não do controlador, até porque este não sabe onde na rota do avião tem ou deixa de ter formação de gelo.
Este acidente de 1994 deveria estar no conhecimento da tripulação do acidente da Voepass, neste ano de 2024, mas não estava. Além da tripulação não desacoplar o piloto automático, não voaram o avião e em condições severas de gelo. Isso tudo me dá uma certa raiva dessa gente irresponsável, crentes em absoluto na automação. Até eu, que não sou piloto de aeronaves aéreas, sei que ATRs em condições severas de gelo devem ser pilotados no manual e devem se evadir o mais rápido possível da zona de gelo severo. Ronaldo65anos-RioDasOstrasRJ-Brasil
E segue a conversa mole sobre o avião ser seguro e tal. Lógico que não é..não suporta condições meteorológicas as quais estará eventualmente sujeito, salvo extraordinária perícia dos comandantes. O fator humano não é sequer considerado..voar nisso é loteria.
@@cgbryt Veja, se pilotos pilotassem seus aviões saberiam que em caso de gelo extremo, medidas de evasão e segurança são prioridade. Note que copiloto até observou e falou em voz alta que havia muito gelo. Ora, era para o piloto em comando naquele momento tomar as medidas necessárias. Ronaldo65anos-RioDasOstrasRJ-Brasil
@@cgbryt Eu até entendo essa questão. Mas o piloto também pode recusar ou alterar um plano de voo sabe? Infelizmente, por vezes temos pessoal jovem, muito ambicioso, acima da curva. E esses acabam aceitando riscos que não deviam. Porque falhar uma promoção é muito melhor que jogar roleta russa. Sabe que no caso desse voo, eles até tinham combustível para um plano B que era voar a 10.000 pés. Esse plano seria seguro. Então porque em nenhum momento do voo os pilotos decidiram passar para o plano B? Eles até tinham combustível porque tinham previsto essa possibilidade no plano de voo. E se eles abasteceram para esse cenário, é porque a empresa aprovou. Porque com certeza eles não foram roubar combustível. Então....complicado tudo isso. Mas é uma importante lição para todos.
@@robertodacosta8972cara, era só acelerar e descer um pouco. Tá no manual do avião, no treinamento de gelo que o piloto fez, nos avisos do avião. É muita canalhice botar a culpa no modelo do avião.
@cgbryt não é bem assim, nunca mandaram o avião voar em altitudes com formação de gelo, pois criaram procedimentos de emergencia para serem rigorosamente cumpridos no caso do trânsito da aeronave em altitudes com formação de gelo nas asas, visando livrar a aeronave totalmente deste acúmulo de gelo nas suas asas. Pois se este gelo não fôsse totalmente removido das suas asas, poderia haver perda de sustentação da aeronave, com consequente diminuição da velocidade e arrasto da aeronave. E em seguida poderia haver um estol da aeronave, e caso não conseguissem sair do estol da aeronave, poderia acontecer uma posterior queda da aeronave.
@@anthonywilliams9852 colega, eu acho que vc está desinformado. A análise meteorológica avisou, ANTES do avião decolar, gelo grave ao longo de todo o trajeto que percorreria aquele avião, naquela altitude. Todo mundo que entende de aviação já disse que o ATR não pode voar em gelo grave. Mesmo assim, o plano de voo foi mantido e o avião foi colocado exatamente naquele local e naquela altitude e voou 1 hora e meia com formação de gelo grave. Estes são os fatos. Agora está faltando a explicação!
@@cgbryteles operam o ATR nesse tipo Tempo pq os Pilotos nao sao Burros o suficiente pra entrar em uma camada de Gelo severo! TODOS os relatos dos que entraram n tiveram boa experiencia
Apesar de triste, foi um dos contribuintes para tornar o ATR mais seguro hoje em dia, todo avião, está em constante evolução com correções em vários aspectos e parâmetros para tornar o voo mais seguro.
@@VALDECI5Bispo o avião ficou mais seguro, mas se cias aéreas e pilotos insistirem em colocá-lo pra voar em área com formação de gelo, irá cair de novo. Não se voa ATR em zona com formação de gelo. Se tivessem seguido o manual da aeronave e as instruções do fabricante, isso não teria acontecido. Lito e o outro menino do canal Aero, provavelmente por serem patrocinados por cias aéreas, estão passando pano bonito e escondendo informação. Procurem canais de fora. Lá estão dando verdadeiras aulas sobre o ocorrido.
não generaliza. pelo que entendo muitas vezes os pilotos que não cumprem algum procedimento ou outros erros acontecem. e esse acidente é antigo e muita coisa ja evoluiu. acho que deveria ter mais treinamentos nessas situações.
@@pamelarezerMuita coisa já evoluiu mas acabaram de colocar um ATR a viajar pior 1 hora e meia numa altitude onde havia gelo grave previamente avisada pela meteorologia. Pq este avião decolou para esta altitude, mesmo assim?
@@cgbryt Exatamente! Por que o avião decolou? ATR não pode voar naquelas condições. Pelo relatório aquela situação pareceu rotina para os pilotos (e não uma emergência, como deveria ter sido tratada). Lito só passando pano e fingindo que isso é normal. Se é mesmo preocupado com a segurança na aviação, por que não está questionando isso? Respeito às vítimas? Nem me venha com conversa fiada…
Nao deveria voar ou mesmo nem mesmo decolar se tiver gelo severo em rota pra esse avião. O Voepass foi o 4o acidente com atr no mundo por conta de gelo. E por sorte não tivemos um em 2013 com a TRIP.
Várias onde? Que eu saiba esse da voepass ocorreu 30 anos depois desse da american Eagle. Sobre sua pergunta, é simples; pq é só evitar rotas com potencial formação de gelo.
@@byfelipers então aí que está, o próprio manual da fabricante explica os procedimentos de emergência a serem adotados em casos de formação de gelo severa. Pelos relatórios preliminares do cenipa , deu a entender que não houve esses procedimentos, me parece que houve excesso de confiança dos pilotos já que faltava pouco pra realizar o pouso. Enfim, não vejo motivo pra parar a operação da aeronave pq nem sempre existe formação de gelo, e quando tem áreas que ocorrem, existe sistema de meteorologia para avisar.
@@marceloleao1898o sistema de meteorologia já tinha avisado que teria gelo grave ao longo de toda a rota naquela altitude. Eu só gostaria de saber pq o avião foi colocado lá mesmo assim…
@@cgbryt pois é, é igual o Lito fala, são vários elos que vão se formando. Pelos dados preliminares já dá pra ter noção que houve erros nos procedimentos de emergência em condição de formação de gelo severa. Creio que o procedimento a partir de agora será não permitir mais que essas aeronaves voem em rotas onde há potencial formação de gelo severa.
Lito, sou um recém fã. Parabéns pelas análises técnicas e, principalmente, já que não sou da área, pela análise dos erros (vieses e ruídos) não intencionais (claro, que nem sempre!) do julgamento humano. Sempre que te escuto e/ou te vejo, observo o seu cuidado e humildade em não inferir culpa, apenas analisando as interações complexas entre os diferentes atores na cena em questão. Gostaria de saber como adquiriu este raciocínio específico sobre vieses e ruídos. Foi nos diversos treinamentos que realizou e/ou em cursos/formações à parte? Obrigado, gde abraço e sucesso!
Amigão, pq vc não faz uma correção no projeto e manda para o fabricante então? Considerando que vc é um engenheiro aeronáutico altamente gabaritado, a chance de mandarem todo mundo embora e te contratarem pagando centenas de milhares de euros por ano é muito grande. A não ser, claro, que vc seja só mais um bobo da internet dando palpite sobre assuntos dos quais não sabe NADA.
A minha humilde opinião, de leiga, é que não existe nada de errado com este avião e sim com a forma como ele está voando, no Brasil. Se ele não pode voar em gelo grave, pq o voo da voepass decolou para voar exatamente numa altitude onde a meteorologia apontava gelo grave ao longo de toda viagem? Me parece que, ou deviam ter mudado o plano de voo para que ele viajasse o tempo todo numa altitude mais baixa, ou ele nem deveria ter decolado. Alguém parece que esqueceu deste detalhe
O ATR 72 é extremamente seguro e o histórico de acidentes comprova que erros de operação por parte dos pilotos são fatores contribuintes e decisivos para o evento. Se a tribulação não seguir corretamente os procedimentos as camadas de proteção da aeronave vão sendo desativadas uma a uma até que ocorra a queda. Isso vale para qualquer modelo de aeronave. Culpar o projeto da ATR quando o modelo passou por todas as certificações de segurança extremamente rígidas é um equívoco enorme e prejudica a confiança do público leigo.
Como Controlador digo que não se pode alterar os vôos de outras aeronaves , face uma outra alegar desconforto - é preciso declarar emergência. Fazer várias mudanças pode acarretar riscos para outras aeronaves. Já tive um Boeing aproximando para o Galeão e que alegou " apedrejamento " de granizo - pediu alterações de rumo e altitude. Tendo tráfegos conflitantes , perguntei se declarava emergência; o comandante disse que então não.
Mais ou menos. Uma ocasião expliquei para ele a pronúncia correta de uma palavra. Sem pesquisar antes, disse "claro que não" e continuou pronunciando de forma errada.
Todos os ATR72 que caíram sempre foi por conta de gelo, percebe-se que esse é um problema para esse tipo de avião, mas como o Lito falou, após a revisão dos procedimentos, o ideal é sair da formação...o que leva a tripulação a não seguir os procedimentos é o que fica difícil entender, mas sentados no sofá e sabendo o que ocorreu fica fácil julgar, porem na situação deles...quem sabe que atitude quaisquer um de nós teríamos..
@@daianaizoleteconcordo q o gelo é uma condição severa, mas dos atr que caíram, nem todos foram por isso. Posso citar uns 4 que caíram por erro humano: os da transasia, o do nepal e TB um da tuninter q fez pouso forçado no mar mediterrâneo por pane seca (no caso o erro foi de manutenção).
@@daianaizolete Pois é, deveriam entrevistar diversos pilotos treinados nesse avião para saber em que condições eles acham que tem que sair da condição de gelo.... O que seria gelo severo para eles?....
@@daianaizolete Esta falando besteira, dos 12 acidentes com ATR72 apenas 5 foram por causa de gelo em voo, em que os pilotos não seguiram as instruções do manual da aeronave. Um outro ATR-72 caiu na decolagem por causa de gelo, mas porque o procedimento de degelo no solo foi mal executado - o que já foi causa de acidentes com outros tipos de aviões, inclusive jatos grandes. Os outros acidentes com ATR-72 em sua maioria foram por erros de pilotagem, como o de Taiwan que caiu na decolagem, que após a falha de um motor os pilotos desligaram o outro motor, o do Nepal ano passado - quando o Lito'Perfex™disse que a transmissão ao vivo do Indiano que morreu no acidente era fake; em que o SIC embandeirou as hélices, com efeito similar ao de colocar o câmbio de um carro no ponto morto.
Não manjo nada de aviação e tão pouco voei alguma vez, mas curto pacas esse canal, sabe-se lá por que. Tenho um amigo que voa regularmente com esse ATR, sempre da azul, no começo ele disse que era um terror a decolagem e o pouso, agora já acostumou, eu cago de medo desse avião.
Em 2016 o atr da passaredo teve um incidente em Rondonópolis por mas condições climáticas que por um milagre não matou 68 pessoas, o avião fez um pouso forçado em uma fazenda e o mesmo se encontra abandonado lá até hoje e ninguém falou sobre esse caso.
Não foi nada de condições climáticas, ele está no aeroporto, ali foi pelada de um cara que já havia rodado em outra empresa, é o que toda comunidade aeronáutica sabe
Pois com todo rigor na apuração desse acidente ,todo blá blá blá de segurança e mitigação de riscos, aconteceu de novo com o Voepass. Esse avião é, sim, inadequado a condições adversas, as quais, como dito na matéria, ele está sujeito a voar. Com todo respeito, os pilotos viram passageiros.
@@robertodacosta8972Então, aconteceu de novo e numa situação pior ainda: colocaram o avião par as voar numa altitude que a meteorologia já havia notificado gelo grave durante todo o voo 🤷🏻♀️ Nada ali apareceu de surpresa
Falou pouco mas falou bost@, não teve nenhuma adversidade climática, o comandante era um "Garcez 2.0" bem conhecido no meio e não pousou em fazenda nenhuma, teve excursão de pista do aeródromo e parou nas dependências da fazenda que tem na cabeceira da pista.
@@estudioz3 Quando fui ateu, eu era igual a você, precisa desesperadamente dizer para todo mundo quanto os outros eram tolos. Eu te entendo, eu era teimoso, não queria acreditar, por isso a necessidade de confrontar. Mas um dia, se for da vontade dele, ele irá te mostrar que Ele existe
@@HenriqueMoura-tg5gv formação de gelo é Fato, só não se sabe, se os pilotos foram avisados pelos instrumentos, ou seja : "umm acidente aéreo, sempre existe mais de um fator gerador" (Lito Sousa)
@@integrativa43 O que se sabe até agora do acidente em Vinhedo é O QUE aconteceu. Ninguém sabe ainda COMO ou POR QUÊ. Portanto, não dá para afirmar que o acidente anterior "não gerou aprendizado". Não tire conclusões precipitadas.
@@coriscotupi sabem sim,! só não querem arriscar a dizer , pq as investigações são quase sempre manipuladas, logo logo, vão culpar os Pilotos, isentando a Cia., e preservando em um possível descrédito e falência
@@integrativa43 pessoal, busquem informações em canais de fora do Brasil. Lá o pessoal está dando show. Muita coisa esclarecedora. Pessoal aqui, por algum motivo, está passando pano.
Por favor faz um vídeo de explicação do quase acidente da empresa Air Canadá que quase pousou em uma taxiway com vários aviões em são Francisco, procuro no yt mas só tem gringo falando deste quase acidente
Lito, a instalação de câmeras, do tipo das câmeras de ré dos automóveis, não poderiam ser instaladas para que os pilotos pudesses ver a formação de gelo ou problemas nos motores?
Desnecessário pq já existe na frente da janela do avião como ver a formação de gelo, tanto é que um deles fala "bastante gelo" sem contar os vários avisos sonoros e tal.
@@marceloleao1898 vamos lá. A situação era: alerta meteorológico de formação severa de gelo; avião perdendo velocidade; copiloto vendo “bastante gelo”; alarmes tocando; e? E? NADA. Os pilotos não tomaram, segundo o relatório oficial, nenhuma atitude prevista no manual. Por que? Por que os pilotos não iniciaram o procedimento previsto no manual da aeronave e porque o Lito não questionou isso na live de mais de uma hora que fez? Osso!
Se nem o CENIPaa sabe como o Lito vai saber? Ele nunca fica criando situações, ele explica o que foi descoberto, se o CENIPA não sabe ainda, não vai ser ele nem ninguém que vai saber por enquanto. Sobre a pergunta sobre colocar as câmeras não faz sentido pq já existe maneira de ver que há formação de gelo. Os pilotos sabiam, logo não foi essa a raiz do problema... @@amandavlogzz
@@amandavlogzz É que seria antiético da parte dele entrar nesses detalhes sem antes ter a conclusão do relatório final do Cenipa. Desde o começo da tragédia ele não tá entrando nesses detalhes do "achismo" então seria contraditório ele fazer algum comentário com a investigação ainda em curso.
Lito, ainda há espaço para música em seu canal? Há tempos que só vejo "Mayday"; gosto também, mas a ideia da "música na aviação" era um diferencial. Boa semana!
Exato. No caso da Voepass, o sinal de "degraded performance", uma das modificações de segurança mencionadas nesse video, já foi exibido nos instantes finais do voo, quando o piloto estava distraído passando informações do voo aos passageiros, e logo depois já ocorreu a perda de sustentação. Muito difícil exigir um tempo de reação tão rápido de um ser humano
Litão, patrocinado pelas aéreas fala bem rapidinho que até hoje o ATR não pode voar em condição de formação severa de gelo. ATR em severe icing está em emergência. No acidente de Vinhedo os pilotos se comportaram como se estivessem passeando no parque enquanto a velocidade caía e o copiloto viu “muito gelo”. Quantas vezes será que as aéreas não colocaram tripulação e passageiros para voar nessas condições? E as pessoas que dependem de rotas atendidas pelo ATR? Podem voar tranquilas? Será que é procedimento padrão no Brasil botar ATR pra voar no gelo?
Se depender do que os pilotos do ATR estão escrevendo por aí: o tempo todo. Basta saber se mais alguém vai ter coragem de botar este avião em gelo grave depois disso. Se as pessoas tem alguma coisa na cabeça, que não seja titica de galinha, não vão mais nem decolar os ATRs nestas condições
Lito, você já fez um vídeo sobre o fatídico desastre aéreo de 1993, ocorrido no Gabão, vitimando a heróica seleção da Zâmbia, que goleou a Itália na Olimpíada de Seul 1988?
Toda tragédia é traumática pra qualquer família, mas a família da moça que tava no primeiro vôo de trabalho dela, entra um espinho a mais no coração. É Fodx
Vdd concordo com vc
E mais triste ainda pela violência dessa queda. Qundo o Lito falou que a velocidade da queda foi de quase 700 km na vertical ja me gelou o estômago. Aterrador demais :(
Triste mesmo, coitada da moça.
Na vida uns nascem pra sorrir enquanto outros pra chorar
@@victorlessa738. Errado! Todos nascem pra sorrir e nascem pra chorrar! Todos nós choramos e sorrimos . Muitas vezes e em vários momentos por toda nossa vida! "Depois de uma 'noite fria, triste e cinzenta, vem um nascer de Sol, claro, sorridente, alegre e com gozo' ! Viver la vida! "
Lito, por muitos, mas muitos anos tive um pânico imenso nas decolagens. Desta vez foram 5 decolagens (considerando as conexões) e dois voos com bastante turbulência de 11h40 cada. Confesso que nao fiquei 100% tranquila, mas com seus vídeos e suas explicações me senti muito mais confortável (e estive sozinha em todos eles). Obrigada pelo seu conteúdo sempre ético! Um abraço à todos os familiares dos passageiros que perderam suas vidas.
eu sou o inverso tenho mais medo do pouso que decolagem kkkk
Se você pega voo de 11H, praticamente não tem como não passar por turbulência, pode acostumar.
Quando vai acabar o medo de voo pra todo mundo?
@@ghostgirl_2024 em quanto tiver reportagens da mídia tradicional sem respeito aos fatos com o único objetivo de ter click sempre vai ter pânico das pessoas. O medo vem da desinformação.
De nada Fe ❤
Você é linda!
O voo Trip 5591 com o ATR72 PP-PTU em 26/07/2013 também teve perda de controle devido à gelo severo, mas felizmente a tripulação conseguiu retomar o controle do avião.
A culpa qdo cai é sempre da tripulaçao. Máquinas nao falham né.lamentavel
@@verapassaros4963até porque a maioria dos acidentes aéreos são por falha humana.
@@verapassaros4963 Sim ja que, os aviões evoluíram ao ponto do elo mais fraco serem as ações humanas.
Mas relaxa, quando avião da problema como por exemplo o 737 Max, ninguém culpou ser humano, o problema foi corrigido e agora ta tudo normal.
Quando a tripulação não segue os procedimentos, de quem é a culpa?@@verapassaros4963
Na vdd a tripulação quase derrubou esse avião.
Como é gratificante e glorioso a gente ver alguém q domina tão bem o assunto e transmite confiança nas informações como o Lito Parabéns vídeo top 🤝
Gostaria de dar uma sugestão sobre a apresentação do conteúdo no canal:
Séria interessante colocar esquemas visuais quando o Lito descrever coisas como quando ele falava sobre o grau que um flaps está por exemplo, bico do avião e alguns componentes, onde são localizados etc. Sei que tem muito membro que as vezes tenta imaginar isso de maneira mais detalhada a fim de entender mais visualmente o cenário.
Sei que isso seria uma carga de trabalho bem maior por parte da equipe, mas fica aqui minha sincera sugestão.
Sim iria ficar top assim
Talvez não seja tão difícil, pode ser que o próprio flight simulator usado nas animações atuais dê conta.
Eu tinha pânico de avião, sonhava direto com tragédia. Achei os vídeos do Lito por um acaso, mas o primeiro ensinamento foi: "turbulência não derruba avião". Meu primeiro vôo foi muito assustador, parecia que eu estava numa nave alienígena. Minhas pernas tremiam muito, eu achava que era frio, mas era medo. Meu último vôo foi esse final de semana. Era um ATR da Azul e posso dizer que é muito mais silencioso e confortável no pouso do que o primeiro vôo que era motor convencional. Eu até dormi 🙏🏽 Isso tudo graças ao Lito. Eu tô vencendo meu medo. ❤
Já voei o ATR, e esse acidente foi muito enfatizado e treinado simulando as condições desse vôo em particular no simulador de vôo. Achei muito bom o conteúdo deste seu vídeo! Parabéns Lito!
Impossível uma família digerir uma perda dessas, mas a menina no primeiro voo... que dor, meu Deus.
Cara, tô viciada em assistir esses vídeos do Lito. ❤
Eu tbm! Graças a Deus e aos vídeos do Lito, eu perdi o medo de voar
É muito bom a gente mergulha nessas histórias
Bots!!
Saudações Aeronáuticas.👍🏻
Um domingo abençoado 🙏🏻 para todos!
AMÉM 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Amém
Interessante como os efeitos aerodinâmicos de uma fina camada de gelo junto de flaps estendidos podem causar tamanha falta de sustentação!! tamanha é as nuances da aerodinâmica ainda mais em velocidades altas, se já fazem tanto efeito solo num carro de F1, imagine num avião!! Agora nos resta esperar o laudo final do CENIPA sobre as causas do acidente da Voepass!! Ótima explicação e vídeo como sempre, Lito, força para as famílias das vítimas tanto daquele quanto deste acidente com ATR, abração e até o próximo vOOooO!! :))
Até tomar conhecimento de como realmente é essa formação de gelo, qual sutil rla é é como impede a passagem do ar pela parte de cima da asa eu kmahinava que era uma quantidade absurda de gelo... tipo as asas cobertas de neve em aeroportos em períodos de nevasca.... agora sei que é muito sutil.... e extremamente perigosa...
O melhor a se fazer antes de voar, é assistir aos vídeos do Lito
Lito eu quando fiz minha primeira viagem de avião senti muito medo, contava os minutos para viagem terminar, depois disso fui procurar algo sobre aviação e achei seu canal do RUclips, comecei assistir seus vídeos, e vc passa muita segurança para gente, esse medo foi saindo aos poucos, minha última viagem foi agora depois do acidente, já estava com a passagem comprada e tinha uma conexão com ATR -72 da azul, peguei ele duas vezes ida e volta, e por incrível que pareça não senti medo, Obrigado por passar essa confiança pr nós,🙏🏻
Lol
Eu andei em um ATR e por acaso foi da companhia área voepass, meu Deus foi tenso, chovia muito e já era noite, era cada relâmpago, teve turbulências fortes, o voo atrasou 2 horas antes de partir, foi um verdadeiro inferno. Eu acho muito legal aviões, gosto de ver seus vídeos mas ainda tenho receio de andar novamente em um ATR e fazer viagens longas em outros aviões, principalmente para fora do continente.
Lito, hj pela manhã caiu um avião aqui em Teresina em uma avenida na cidade. Só tinha o dono no avião, e até aonde sei ele está hospitalizado. Outra pessoa atingida em solo também aonde sei não faleceu. Depois vê oq poderia ter acontecido, tem vídeo dele "caindo" (não mostra o momento da queda, mas mostra ele voando baixo)
Up
Caraca, sou daqui de Teresina e só vim saber desse ocorrido com o seu comentário.
@@Wick_06 pois é, não vi tanta divulgação aq
Vi no Instagram uma divulgação da comunicação do Piloto com a Torre, onde o Piloto declara emergência por perda de motor em voo, e declara pretender tentar pouso forçado na BR. Dizem que trata-se desse voo de Teresina
@@GoianoAmazonia sim. Eu tô em um grupo de aviação de simulador e enviaram esse áudio. Realmente se trata do acidente daqui. O próprio piloto fala a matrícula da aeronave e bate com a que caiu. Final CCO
Obrigada por compartilhar.. sempre bons conteúdos! 👋👋😍
saudações aeronáuticas...feliz e abençoado domingo à todos! 👏👏👏🚀💯💙🤍✈️🙏🙏🙏
Saudações aeronáutica tudo bem com vocês um excelente e abençoado domingo ao Lito e família aviões e músicas
O profissionalismo dos vídeos deste canal são extremamente importantes para quem os assistem e buscam entender tecnicamente o porquê ocorreu o acidente ou incidente aeronáutico.
Canal de sucesso aqui no RUclips. Parabéns pelos conteúdos e continue sempre trazendo informações para nós usuários da plataforma.
Show Lito.
Os vídeos estão muitos profissionais💥👏 orgulho desse canal
LITO, Faz um senta que lá vem história para mim sobre o voo 90 air florida de 1982. seria importante para mim e um conteúdo legal para o canal.
ja ouvi falar sobre. seria legal ouvir sobre pq o documentario q eu vi sobre esse voo no mayday me pareceu estranho... UP
Grande Lito. Anos após ano e vídeo após vídeo, cada vez que vejo um vídeo eu ficar mais apaixonado pela aviação e você Lito, é o responsável. Obrigado pela seriedade de sempre!
É complicado esses acidentes, o pior que quando acontecem,a tripulação não consegue corrigir os problemas apresentados o que leva a perda de controle e afinal o acidente.
Parabéns, Lito.
Perfeito o vídeo e todo ensinamento.
Almoçar com história do Lito é show
Marcando presença!
Só subo nesse ATR pra viajar pelo nordeste. hehe
Eu só volto a andar se me garantirem que o avião não vai voar no meio do gelo. Do jeito que a variações climáticas estão, eu já não confio mais nem no céu do nordeste! 👀
Um da TRIP teve o mesmo problema entregar salvador e Maceió 😉
@@alexsandervieira6091 Então… mas eu espero que a secura que está vivendo o norte-nordeste, atualmente, proteja todos os ATRs que estão voando por lá! 🙏🏼
Esse avião voa no Canadá, Finlândia e tantos outros países bem gelados...
Já caiu Airbus, boeing, Embraer, ATR, por N motivos. Por essa lógica é melhor não voar mais. Como há muitos acidentes na estrada, também talvez seja melhor não pegar estrada. Você pode ficar em casa o tempo todo, talvez seja mais seguro. Mas aí temos que ver a taxa de pessoas que morrem em acidentes domésticos.
Viver não é muito seguro. 😂😂😂
SOU DO ACRE
AMO SEUS VIDEOS COMANDO TOP🎉😊
Infelizmente o último acidente com o ATR foi aqui no Brasil pela Voepass, com certeza quando a investigação final sair, deve se mudar novas regras em relação a esse avião, esperamos que cada vez mais a segurança da aviação se torne mais precisa, mais do que já é hoje, sendo um dos meios de transporte mais seguros do mundo.
proibir aviões da frança kkkkkkkkkkk
Boa noite Lito e equipe, seria interessante um vídeo sobre a descoberta do risco de gelo nas superfícies dos aviões e a evolução e mitigação desses efeitos nas aeronaves.
Olá Lito, Tudo Bem.
Me Chamo Emerson e Sou De Uberaba-MG.
Lito Gostaria De Assistir Um Vídeo Seu Relatando Um Acidente Que Teve Em Minha Cidade Em 2004..
Eu Li o Relatório Do Cenipa..
Mas Como Todos Nós, Temos Dúvida Sobre o Ocorrido.
O Acidente Aconteceu Na cidade de Uberaba - Minas Gerais, com o avião Bandeirante cargueiro prefixo PT-WAK da empresa NHR.. Estou Muito Ansioso Para Ver o Vídeo, Com Sua Narração
Lito, vc ė o melhor🎉
É interessante ver no pré relatório do Cenipa que o vôo estava se deteriorando e ocorrendo perda de velocidade e os pilotos não tomaram a atitude de aumentar a potência dos motores e baixar a altitude, já que o manual da aeronave diz que o sistema de degelo pode não ser suficiente.
No caso do acidente aqui no Brasil.
Possa ser que eles ficaram tão focados na situação do gelo que não notaram a velocidade caindo. Foi uma das coisas que eu notei assim q li o relatório.
@vilkerfon notaram sim porque soou um alarme.
@@vilkerfon e o Lito no silêncio total quanto a isso. Respeito às vítimas? Será? Passador de pano. Vendeu-se às aéreas que patrocinam o canal. Uma pena.
@@amandavlogzzNao escreva o que não sabe.
PILOTOS em Pânico com alarmes soando. !!! Simples assim. !!!
"tudo isso existe (investigação), para que nunca mais um acidente desses volte a acontecer, é isto que faz a aviação ser tão segura "
..."quatro outros acidentes aconteceram por este mesmo motivo..."
Em resumo, com toda a computação a carga de trabalho dos pilotos é demasiada para lidar com o trabalho exigido , ou seja nem os computadores de voo conseguem lidar com situações extremas a ja falam em por só um piloto e tirar os pilotos todos do aviao em nome de……… eficiência?.. ou lucro?……
Como sempre esclarecedor Lito. Em se tratando de dissecações de acidentes aéreos, não podia deixar de ser diferente.
Lito .... EM 1995 Acidente com ATR 72-212 Aero caribbean 883 tb esta na linha do mesmo problema do voepass
Cada hora alguém posta mais um ATR que teve problema com gelo. Até parece uma piada….
@@cgbrytNotei isso também. Acessa o canal do Branco Aviação, ele tem um conteúdo de aviação excelente, lá tem relatos de quedas e acidentes com ATR 72 em condições semelhantes. (Feitos antes do acidente da voepass)
Eu comentei isso em alguns lugares, o ATR voa bem em lugares frios, com neve, etc, mas é complicado em locais de precipitação + frio. Ou seja, ele vai bem em frio seco, mas em frio úmido ou formação chuvosa voar é assumir um risco
Lito, faz uma lista de acidentes do mundo todo que aconteceram em 31 de Outubro, pois já vi vários, um claro exemplo: O vôo 402 da Tam
Deveria ser proibido despachar uma aeronave ATR que iria voar a 17 mil pés em rota com aviso de gelo severo. Espero que tenha tido a partir deste acidente uma norma interna da Voepass com diretiva nesse sentido, com adiamento ou mudança de rota.
Lito comprei 3 camisas da Insider... Cara que camisas top!!! Sem brincadeira
Saudações e boa tarde pessoal ❤
O trabalho do lito é impecável!!
Tenho algumas indagações, tenho certeza que aviões são seguros, mas a dúvida que fica é por conta das mudanças climáticas, e suas implicações para aviação comercial que faz voos a 17mil pés de altura, surgem, questionamentos das mudanças climáticas quem podem ocorrer gelo severo nunca visto, fora outras condições, como radiação excessiva que possa atrapalhar sensores e o GPS entre outros, sei que existem muitas redundâncias no avião mas mesmo assim é preocupante, espero que tragédias assim não se repitam para que possa aperfeiçoar a aviação comercial.
Forte abraço a todos!
Excelente vídeo lito, trabalho na aviação e o conteúdo que você retrata eu considero como utilidade pública!
Parabéns e sucesso sempre!
Muito bom seu vídeo, Lito. Bastante esclarecedor. Parabéns
Saudade dos vídeos do Lito. Eu nunca mais tinha visto. O Lito é maravilhoso além de ser muito inteligente.😊
Ele tem feito muita live ultimamente, coisa de 1 a 2 vezes por semana, geralmente depois das 8 da noite. Para não perder, ative notificações do canal, clicando no sininho!
Mais ou menos. Uma ocasião expliquei para ele a pronúncia correta de uma palavra. Sem pesquisar antes, disse "claro que não" e continuou pronunciando de forma errada.
@@GoianoAmazonia A notificação está ativada eu não tive foi tempo de assistir os vídeos dele.
@@ney1926o cara tem língua presa
Sou uma senhorinha leiga..mas aprendo muito por aqui e leio os comentários✈️🛫o que entendi que gelo é sim capaz de derrubar um avião.Sigo o" Estevam pelo mundo...✈️✈️ele fala só das Companhias. Mas tudo é aprendizado.
Deus os ilumine para que tomem ações para que acidente como esse nunca mais aconteça.😢😢❤ Para pousar em Arealva- Bauru, um passageiro comentou comigo que acontece muito nevoeiro na região devido a proximidade o Rio Tietê. A escolha para a localização do aeroporto foi política. Relata se que teria melhor se ficasse entre Agudos e Bauru.
Faz vídeo falando sobre os sistemas de anti gelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Parece muito com o da voepass, principalmente na demora para a tomada de decisão
Vídeo fantástico, gostei demais! Lito, se for possível faz um curta sobre o herdeiro da Junkers que caiu em Aracati-CE em 1923.
Em 11:38, imaginem alguém ter a coragem pra pilotar um avião num teste dessa categoria.
Lito poderia fazer um video de como as mudanças climaticas mundiais irão afetar a aviação em geral. E se as empresas aéreas ja estão pensando nisso.
É melhor ele não fazer este vídeo ou ninguém mais viaja de avião.😂😂 Quanto mais o tempo passa, mais o planeta se parece com o filme “o dia depois de amanhã” (um dos meus filmes favoritos)
Que domingo bão assistindo lito ❤
Olá lito tudo bem? sou fábio sou deficiente visual total e tenho mobilidade um pouco reduzida. viajei mais ou menos umas oito vezes de avião sozinho. gostaria que você falasse um pouco sobre a mobilidade nos aeroportos e o apoio dos funcionários das empresas aéreas você quem até a aeronave no embarque e no desembarque até o final da viagem. tem muitas pessoas que me pergunta como e quando eu falo as pessoas ficam um pouco com receio. acompanhe o seu canal e gosto muito um forte abraço
Tirando a propaganda da insider, que vídeo maravilhoso.
Sucesso meu amigo cmte.Lito !!
Interessante que os dois acidentes os aviões ficaram na espera em condições de gelo.
O Voepass não estava em espera. Do voo de cruzeiro, foi instruído a curvar às direita para a posição "sanpa", onde prosseguiria sua aproximação.
Por que a porra da TORRE não mandou o ATR sair da formação SEVERA DE GELO ???
@@valdemir2784 Porque esse tipo de decisão é do piloto, não do controlador, até porque este não sabe onde na rota do avião tem ou deixa de ter formação de gelo.
Vamos curtir.
Este acidente de 1994 deveria estar no conhecimento da tripulação do acidente da Voepass, neste ano de 2024, mas não estava.
Além da tripulação não desacoplar o piloto automático, não voaram o avião e em condições severas de gelo.
Isso tudo me dá uma certa raiva dessa gente irresponsável, crentes em absoluto na automação.
Até eu, que não sou piloto de aeronaves aéreas, sei que ATRs em condições severas de gelo devem ser pilotados no manual e devem se evadir o mais rápido possível da zona de gelo severo.
Ronaldo65anos-RioDasOstrasRJ-Brasil
E segue a conversa mole sobre o avião ser seguro e tal. Lógico que não é..não suporta condições meteorológicas as quais estará eventualmente sujeito, salvo extraordinária perícia dos comandantes. O fator humano não é sequer considerado..voar nisso é loteria.
Pois é… tem que ver pq continuam colocando este avião para voar no meio do gelo grave. Quantos ainda vão precisar cair?!
@@cgbryt Veja, se pilotos pilotassem seus aviões saberiam que em caso de gelo extremo, medidas de evasão e segurança são prioridade. Note que copiloto até observou e falou em voz alta que havia muito gelo. Ora, era para o piloto em comando naquele momento tomar as medidas necessárias.
Ronaldo65anos-RioDasOstrasRJ-Brasil
@@cgbryt
Eu até entendo essa questão.
Mas o piloto também pode recusar ou alterar um plano de voo sabe?
Infelizmente, por vezes temos pessoal jovem, muito ambicioso, acima da curva. E esses acabam aceitando riscos que não deviam.
Porque falhar uma promoção é muito melhor que jogar roleta russa.
Sabe que no caso desse voo, eles até tinham combustível para um plano B que era voar a 10.000 pés. Esse plano seria seguro. Então porque em nenhum momento do voo os pilotos decidiram passar para o plano B? Eles até tinham combustível porque tinham previsto essa possibilidade no plano de voo. E se eles abasteceram para esse cenário, é porque a empresa aprovou. Porque com certeza eles não foram roubar combustível.
Então....complicado tudo isso.
Mas é uma importante lição para todos.
@@robertodacosta8972cara, era só acelerar e descer um pouco. Tá no manual do avião, no treinamento de gelo que o piloto fez, nos avisos do avião. É muita canalhice botar a culpa no modelo do avião.
Boa tarde e saudações!!!! Obrigada.
Noto semelhanças.
À semelhança: passaram-se 20 anos e continuam mandando o ATR viajar no gelo grave 😔 . Assim fica bem difícil
@cgbryt não é bem assim, nunca mandaram o avião voar em altitudes com formação de gelo, pois criaram procedimentos de emergencia para serem rigorosamente cumpridos no caso do trânsito da aeronave em altitudes com formação de gelo nas asas, visando livrar a aeronave totalmente deste acúmulo de gelo nas suas asas. Pois se este gelo não fôsse totalmente removido das suas asas, poderia haver perda de sustentação da aeronave, com consequente diminuição da velocidade e arrasto da aeronave. E em seguida poderia haver um estol da aeronave, e caso não conseguissem sair do estol da aeronave, poderia acontecer uma posterior queda da aeronave.
@@anthonywilliams9852 colega, eu acho que vc está desinformado. A análise meteorológica avisou, ANTES do avião decolar, gelo grave ao longo de todo o trajeto que percorreria aquele avião, naquela altitude. Todo mundo que entende de aviação já disse que o ATR não pode voar em gelo grave. Mesmo assim, o plano de voo foi mantido e o avião foi colocado exatamente naquele local e naquela altitude e voou 1 hora e meia com formação de gelo grave. Estes são os fatos. Agora está faltando a explicação!
@@cgbryteles operam o ATR nesse tipo Tempo pq os Pilotos nao sao Burros o suficiente pra entrar em uma camada de Gelo severo! TODOS os relatos dos que entraram n tiveram boa experiencia
Valeu Lito!
Apesar de triste, foi um dos contribuintes para tornar o ATR mais seguro hoje em dia, todo avião, está em constante evolução com correções em vários aspectos e parâmetros para tornar o voo mais seguro.
Você acha?
@@VALDECI5Bispo o avião ficou mais seguro, mas se cias aéreas e pilotos insistirem em colocá-lo pra voar em área com formação de gelo, irá cair de novo.
Não se voa ATR em zona com formação de gelo. Se tivessem seguido o manual da aeronave e as instruções do fabricante, isso não teria acontecido. Lito e o outro menino do canal Aero, provavelmente por serem patrocinados por cias aéreas, estão passando pano bonito e escondendo informação.
Procurem canais de fora. Lá estão dando verdadeiras aulas sobre o ocorrido.
Seguro?
boa tarde lito e a todos do canal (Vitória ES)
Esse avião é um verdadeiro perigo no gelo!!
não generaliza. pelo que entendo muitas vezes os pilotos que não cumprem algum procedimento ou outros erros acontecem. e esse acidente é antigo e muita coisa ja evoluiu. acho que deveria ter mais treinamentos nessas situações.
@@pamelarezerMuita coisa já evoluiu mas acabaram de colocar um ATR a viajar pior 1 hora e meia numa altitude onde havia gelo grave previamente avisada pela meteorologia. Pq este avião decolou para esta altitude, mesmo assim?
@@cgbryt Exatamente!
Por que o avião decolou? ATR não pode voar naquelas condições. Pelo relatório aquela situação pareceu rotina para os pilotos (e não uma emergência, como deveria ter sido tratada). Lito só passando pano e fingindo que isso é normal. Se é mesmo preocupado com a segurança na aviação, por que não está questionando isso? Respeito às vítimas? Nem me venha com conversa fiada…
Disse o engenheiro do ITA
Vários alarmes BERRANDO e pilotos em Pânico dá um BRANCO GERAL. !!! A desobediências SALVA VIDAS. !!!
O melhor canal aviônico do Brasil.
Acredito que todo ATR deveria ter prioridade de pouso, minimizando o tempo de espera ao máximo em condições meteorológicas de formação de gelo.
Nao deveria voar ou mesmo nem mesmo decolar se tiver gelo severo em rota pra esse avião. O Voepass foi o 4o acidente com atr no mundo por conta de gelo. E por sorte não tivemos um em 2013 com a TRIP.
Pelo que eu estou aprendendo, ouvindo pilotos e especialistas, a condição de gelo já não era adequada antes mesmo dele decolar!
@@marcusfrazaofrota🎯
Valeu!
Lito, duas quedas do Boeing Max pararam operação por muito tempo, pq depois de várias quedas do ATR por formação de gelo ele ainda está voando?
Várias onde? Que eu saiba esse da voepass ocorreu 30 anos depois desse da american Eagle. Sobre sua pergunta, é simples;
pq é só evitar rotas com potencial formação de gelo.
@@marceloleao1898 Lito acabou de dizer que houveram outras 4 quedas! E só não voar em formação de gelo não considero muito seguro!
@@byfelipers então aí que está, o próprio manual da fabricante explica os procedimentos de emergência a serem adotados em casos de formação de gelo severa. Pelos relatórios preliminares do cenipa , deu a entender que não houve esses procedimentos, me parece que houve excesso de confiança dos pilotos já que faltava pouco pra realizar o pouso. Enfim, não vejo motivo pra parar a operação da aeronave pq nem sempre existe formação de gelo, e quando tem áreas que ocorrem, existe sistema de meteorologia para avisar.
@@marceloleao1898o sistema de meteorologia já tinha avisado que teria gelo grave ao longo de toda a rota naquela altitude. Eu só gostaria de saber pq o avião foi colocado lá mesmo assim…
@@cgbryt pois é, é igual o Lito fala, são vários elos que vão se formando. Pelos dados preliminares já dá pra ter noção que houve erros nos procedimentos de emergência em condição de formação de gelo severa. Creio que o procedimento a partir de agora será não permitir mais que essas aeronaves voem em rotas onde há potencial formação de gelo severa.
Saudações Aeronáuticas! Bom Domingo a todos!
30 anos depois, acontece o voepass, aparentemente por causas semelhantes 😢
Pelo relatório preliminar , não...
@@gustkillernão?
Me parece as mesmas coisas, o avião avisou, nada foi feito...
Não sabemos. @@douglascorrea1413
No meio do caminho teve o Aerocaribbean 883
Lito, sou um recém fã. Parabéns pelas análises técnicas e, principalmente, já que não sou da área, pela análise dos erros (vieses e ruídos) não intencionais (claro, que nem sempre!) do julgamento humano. Sempre que te escuto e/ou te vejo, observo o seu cuidado e humildade em não inferir culpa, apenas analisando as interações complexas entre os diferentes atores na cena em questão. Gostaria de saber como adquiriu este raciocínio específico sobre vieses e ruídos. Foi nos diversos treinamentos que realizou e/ou em cursos/formações à parte? Obrigado, gde abraço e sucesso!
Mesmo depois disso tudo o ATR continua caindo por formação de gelo, esse projeto tem q ser revisado, a área da asa desses aviões é muito estreita.
A asa é adequada ao avião e pela sua teoria, quanto mais asa, mais gelo kkkk portanto o problema não é esse
*"a área da asa desses aviões é muito estreita"*
O ATR tem a área de asa necessária, de acordo com seu projeto. Ele não foi desenhado por curiosos.
Amigão, pq vc não faz uma correção no projeto e manda para o fabricante então? Considerando que vc é um engenheiro aeronáutico altamente gabaritado, a chance de mandarem todo mundo embora e te contratarem pagando centenas de milhares de euros por ano é muito grande. A não ser, claro, que vc seja só mais um bobo da internet dando palpite sobre assuntos dos quais não sabe NADA.
A minha humilde opinião, de leiga, é que não existe nada de errado com este avião e sim com a forma como ele está voando, no Brasil. Se ele não pode voar em gelo grave, pq o voo da voepass decolou para voar exatamente numa altitude onde a meteorologia apontava gelo grave ao longo de toda viagem? Me parece que, ou deviam ter mudado o plano de voo para que ele viajasse o tempo todo numa altitude mais baixa, ou ele nem deveria ter decolado. Alguém parece que esqueceu deste detalhe
O ATR 72 é extremamente seguro e o histórico de acidentes comprova que erros de operação por parte dos pilotos são fatores contribuintes e decisivos para o evento.
Se a tribulação não seguir corretamente os procedimentos as camadas de proteção da aeronave vão sendo desativadas uma a uma até que ocorra a queda. Isso vale para qualquer modelo de aeronave.
Culpar o projeto da ATR quando o modelo passou por todas as certificações de segurança extremamente rígidas é um equívoco enorme e prejudica a confiança do público leigo.
Como Controlador digo que não se pode alterar os vôos de outras aeronaves , face uma outra alegar desconforto - é preciso declarar emergência. Fazer várias mudanças pode acarretar riscos para outras aeronaves. Já tive um Boeing aproximando para o Galeão e que alegou " apedrejamento " de granizo - pediu alterações de rumo e altitude. Tendo tráfegos conflitantes , perguntei se declarava emergência; o comandante disse que então não.
Lito o melhor
Mais ou menos. Uma ocasião expliquei para ele a pronúncia correta de uma palavra. Sem pesquisar antes, disse "claro que não" e continuou pronunciando de forma errada.
Boa tarde Lito e seguidores do canal.
Em 2010, um ATR72 também caiu em Cuba relacionado ao gelo. Aero Caribbean Flight 883.
Todos os ATR72 que caíram sempre foi por conta de gelo, percebe-se que esse é um problema para esse tipo de avião, mas como o Lito falou, após a revisão dos procedimentos, o ideal é sair da formação...o que leva a tripulação a não seguir os procedimentos é o que fica difícil entender, mas sentados no sofá e sabendo o que ocorreu fica fácil julgar, porem na situação deles...quem sabe que atitude quaisquer um de nós teríamos..
@@daianaizoleteconcordo q o gelo é uma condição severa, mas dos atr que caíram, nem todos foram por isso. Posso citar uns 4 que caíram por erro humano: os da transasia, o do nepal e TB um da tuninter q fez pouso forçado no mar mediterrâneo por pane seca (no caso o erro foi de manutenção).
@@daianaizolete Pois é, deveriam entrevistar diversos pilotos treinados nesse avião para saber em que condições eles acham que tem que sair da condição de gelo.... O que seria gelo severo para eles?....
@@daianaizolete Esta falando besteira, dos 12 acidentes com ATR72 apenas 5 foram por causa de gelo em voo, em que os pilotos não seguiram as instruções do manual da aeronave.
Um outro ATR-72 caiu na decolagem por causa de gelo, mas porque o procedimento de degelo no solo foi mal executado - o que já foi causa de acidentes com outros tipos de aviões, inclusive jatos grandes.
Os outros acidentes com ATR-72 em sua maioria foram por erros de pilotagem, como o de Taiwan que caiu na decolagem, que após a falha de um motor os pilotos desligaram o outro motor, o do Nepal ano passado - quando o Lito'Perfex™disse que a transmissão ao vivo do Indiano que morreu no acidente era fake; em que o SIC embandeirou as hélices, com efeito similar ao de colocar o câmbio de um carro no ponto morto.
Lito, faz um vídeo sobre os Dash e a De Havilland!
Lito, sei que é aleatório mas já viu que a Azul dá um lanchinho chamado "Aerolitos"?
Lembrei do canal
Mas isso é coisa do Chapolin.
@@RicardoCAnanias Não são pedras! São aerolitos
Não manjo nada de aviação e tão pouco voei alguma vez, mas curto pacas esse canal, sabe-se lá por que. Tenho um amigo que voa regularmente com esse ATR, sempre da azul, no começo ele disse que era um terror a decolagem e o pouso, agora já acostumou, eu cago de medo desse avião.
Em 2016 o atr da passaredo teve um incidente em Rondonópolis por mas condições climáticas que por um milagre não matou 68 pessoas, o avião fez um pouso forçado em uma fazenda e o mesmo se encontra abandonado lá até hoje e ninguém falou sobre esse caso.
Não foi nada de condições climáticas, ele está no aeroporto, ali foi pelada de um cara que já havia rodado em outra empresa, é o que toda comunidade aeronáutica sabe
Pois com todo rigor na apuração desse acidente ,todo blá blá blá de segurança e mitigação de riscos, aconteceu de novo com o Voepass. Esse avião é, sim, inadequado a condições adversas, as quais, como dito na matéria, ele está sujeito a voar. Com todo respeito, os pilotos viram passageiros.
@@robertodacosta8972Então, aconteceu de novo e numa situação pior ainda: colocaram o avião par as voar numa altitude que a meteorologia já havia notificado gelo grave durante todo o voo 🤷🏻♀️ Nada ali apareceu de surpresa
Falou pouco mas falou bost@, não teve nenhuma adversidade climática, o comandante era um "Garcez 2.0" bem conhecido no meio e não pousou em fazenda nenhuma, teve excursão de pista do aeródromo e parou nas dependências da fazenda que tem na cabeceira da pista.
Excelente video, como sempre. Poderia falar mais sobre porquê uma queda como essa pode tornar a zona de impacto uma zona de bio hazard.
Porque restos mortais das vítimas foram espalhados pela área.
O ATR do voo 4184 era um ATR 72-212 que não tinha glass cockpit (ao contrário das imagens mostradas no video).
Era um 200
A imagem é apenas ilustrativa.
Que triste. Convido a todos a tirarem alguns segundos, e orarem pelas vítimas dos acidentes da VoePass e da American Eagle
Que Deus guarde suas almas, e dê conforto às famílias enlutadas 🕊️
Nao adianta nada . Nao vou perder meu tempo.
Orar ou rezar é um efeito placebo que apenas dá uma falça esperança.
@@estudioz3 Quando fui ateu, eu era igual a você, precisa desesperadamente dizer para todo mundo quanto os outros eram tolos. Eu te entendo, eu era teimoso, não queria acreditar, por isso a necessidade de confrontar. Mas um dia, se for da vontade dele, ele irá te mostrar que Ele existe
@@dgsalviano você ainda é ateu para 99,9% dos deuses já criados pela humanidade, esse 0,1% é o que nos difere, ou seja, quase nada.
👏👏👏 tava doido pra ver essa história
Porque o sistemas anti gelo e degelo não podem ficar sempre ligados? Será que não seria mais eficiente e seguro para o voo?
Pq ele não suporta. Aquilo ali é para corrigir uma situação esporádica e não para ficar 1 hora e meia nesta situação
@@cgbryt entendi, uma pena, não poder permanecer ligado em todo o período
BÉM EXPLICADO 👍🏻👍🏻
Dessa vez este acidente, nao gerou aprendizado e nem evitou o TRISTE acidente do ATR em Vinhedo
Já sabe o motivo do acidente? Porque o relatorio preliminar não indicou nenhuma causa por enquanto.
@@HenriqueMoura-tg5gv formação de gelo é Fato, só não se sabe, se os pilotos foram avisados pelos instrumentos, ou seja : "umm acidente aéreo, sempre existe mais de um fator gerador" (Lito Sousa)
@@integrativa43 O que se sabe até agora do acidente em Vinhedo é O QUE aconteceu. Ninguém sabe ainda COMO ou POR QUÊ. Portanto, não dá para afirmar que o acidente anterior "não gerou aprendizado". Não tire conclusões precipitadas.
@@coriscotupi sabem sim,! só não querem arriscar a dizer , pq as investigações são quase sempre manipuladas, logo logo, vão culpar os Pilotos, isentando a Cia., e preservando em um possível descrédito e falência
@@integrativa43 pessoal, busquem informações em canais de fora do Brasil. Lá o pessoal está dando show. Muita coisa esclarecedora. Pessoal aqui, por algum motivo, está passando pano.
Depois do acidente da voe pass, gelo virou o assunto da moda no mundo da aviação.
Mas no podcast acho q na sexta feira ele falou q ia sair esse video hj, um dos casos famosos q o avião caiu justamente devido ao gelo.
Por favor faz um vídeo de explicação do quase acidente da empresa Air Canadá que quase pousou em uma taxiway com vários aviões em são Francisco, procuro no yt mas só tem gringo falando deste quase acidente
esse agora da Voepass o painel do avião dava sinais e outros avisos era ignorados e nada foi feito
Os pilotos estão “acostumados” a viajar assim
Estou maratonando o canal ✌🏻
Sou leigo, mas não posso deixar de acreditar que esse avião não é seguro.
Eu também sou leiga mas acho que ele é seguro desde que não o coloquem para voar no meio do gelo 🤷🏻♀️
Excelente canal
Lito, a instalação de câmeras, do tipo das câmeras de ré dos automóveis, não poderiam ser instaladas para que os pilotos pudesses ver a formação de gelo ou problemas nos motores?
Desnecessário pq já existe na frente da janela do avião como ver a formação de gelo, tanto é que um deles fala "bastante gelo" sem contar os vários avisos sonoros e tal.
@@marceloleao1898 vamos lá. A situação era: alerta meteorológico de formação severa de gelo; avião perdendo velocidade; copiloto vendo “bastante gelo”; alarmes tocando; e? E? NADA. Os pilotos não tomaram, segundo o relatório oficial, nenhuma atitude prevista no manual. Por que? Por que os pilotos não iniciaram o procedimento previsto no manual da aeronave e porque o Lito não questionou isso na live de mais de uma hora que fez?
Osso!
Se nem o CENIPaa sabe como o Lito vai saber? Ele nunca fica criando situações, ele explica o que foi descoberto, se o CENIPA não sabe ainda, não vai ser ele nem ninguém que vai saber por enquanto. Sobre a pergunta sobre colocar as câmeras não faz sentido pq já existe maneira de ver que há formação de gelo. Os pilotos sabiam, logo não foi essa a raiz do problema...
@@amandavlogzz
@@amandavlogzz É que seria antiético da parte dele entrar nesses detalhes sem antes ter a conclusão do relatório final do Cenipa. Desde o começo da tragédia ele não tá entrando nesses detalhes do "achismo" então seria contraditório ele fazer algum comentário com a investigação ainda em curso.
@@igorluiz9551 concordo.
Lito, ainda há espaço para música em seu canal? Há tempos que só vejo "Mayday"; gosto também, mas a ideia da "música na aviação" era um diferencial. Boa semana!
É um tiro a queima roupa quanto tempo o piloto gasta para perceber a não condição de voar e ter uma reação
Exato. No caso da Voepass, o sinal de "degraded performance", uma das modificações de segurança mencionadas nesse video, já foi exibido nos instantes finais do voo, quando o piloto estava distraído passando informações do voo aos passageiros, e logo depois já ocorreu a perda de sustentação. Muito difícil exigir um tempo de reação tão rápido de um ser humano
@@Digo_Sousa pra tirar a cupa do 6 do humano uma falha mecânica e o tempo o clima tava severo pra coar 62 passageiros e tal
Sempre o melhor com explicação simples e direta
Litão, patrocinado pelas aéreas fala bem rapidinho que até hoje o ATR não pode voar em condição de formação severa de gelo.
ATR em severe icing está em emergência. No acidente de Vinhedo os pilotos se comportaram como se estivessem passeando no parque enquanto a velocidade caía e o copiloto viu “muito gelo”. Quantas vezes será que as aéreas não colocaram tripulação e passageiros para voar nessas condições?
E as pessoas que dependem de rotas atendidas pelo ATR? Podem voar tranquilas? Será que é procedimento padrão no Brasil botar ATR pra voar no gelo?
Se depender do que os pilotos do ATR estão escrevendo por aí: o tempo todo. Basta saber se mais alguém vai ter coragem de botar este avião em gelo grave depois disso. Se as pessoas tem alguma coisa na cabeça, que não seja titica de galinha, não vão mais nem decolar os ATRs nestas condições
Lito, você já fez um vídeo sobre o fatídico desastre aéreo de 1993, ocorrido no Gabão, vitimando a heróica seleção da Zâmbia, que goleou a Itália na Olimpíada de Seul 1988?