Por que brasileiro gosta de falar mal de si mesmo? - Luiz Felipe Pondé

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 окт 2024
  • ME ACOMPANHEM NAS MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
    { Facebook} www.facebook.c...
    {Twitter} @lf_ponde
    { Instagram} @lf_ponde
    Contato Profissional: pondecomunicacao@gmail.com

Комментарии • 871

  • @lucasregiscardoso
    @lucasregiscardoso 8 лет назад +323

    A parte de que alguém só é imigrante porque tava na merda é sensacional. Os caras dizem eu sou neto de italiano não sou brasileiro. Chega na Itália é tratado como qualquer bastardo. Isso não tem preço kkkkkkkk.

    • @tyrant67
      @tyrant67 7 лет назад +8

      ze Ivandélio Affs! Tu não sabe nem Escrever, cara. Qua tal começar a olhar para si?

    • @AgriosSidorov
      @AgriosSidorov 6 лет назад +15

      brasileiros que defendem esse lixo além de burros só falam bosta! o que é que você sabe da Itália? todos são tratados como iguais mesmos os estrangeiros desde que não sejam sangue-sugas preguiçosos assim é como em qualquer país desenvolvido.
      diferente do Brasil que é 8 ou 80 ou o estrangeiro aqui é lambido o saco porque geralmente é americano e acham que todos são ricos, e querem ajuda para irem para a o EUA, ou é tratado igual bosta quando é um cubano angolano e etc. são vistos como mortos de fome que vão roubar empregos feios e doentes.
      ou seja brasileiros além de tudo são hipócritas e aproveitadores.

    • @rikkichadwick3548
      @rikkichadwick3548 4 года назад +2

      Eu amo a Itália olha como fala parte da minha família veio de lá

    • @leinadoliverdan6428
      @leinadoliverdan6428 4 года назад +5

      @@AgriosSidorov baseado no que é dito no vídeo você se inclui nesse rol?

    • @AgriosSidorov
      @AgriosSidorov 4 года назад +4

      @@leinadoliverdan6428 não entendi muito bem sua pergunta, mais vou tentar responder. se sua pergunta é se me considero brasileiro, a resposta é não. pois tenho nojo vergonha e desprezo dessa bosta e muita raiva de quem sabe que nada aqui presta, mais acha que mesmo assim temos que engolir na marra corrupção racismo velado e falta de honestidade, falta de ética e de caráter. nasci sim infelizmente aqui, mais não combino em nada com esse lugar odeio funk, samba, sertanejo, axé entre outras merdas que brasileiros adoram sempre gostei de estudar, mais infelizmente um tempo cai na armadilha dos atoas e isso me atrapalhou muito. muitos lixos se fodem na vida sabem que não vão ser merda nenhuma e não querem que os outros sejam também, porém já me recuperei e não parei mais de estudar. enquanto a maioria dos que eu conheci passam suas vidas na internet atrás de jogos e bundas arrombadas, as quais mesmo assim eles nunca vão ter. eu ganho dinheiro e conhecimento, procurando crescer pessoal e financeiramente e se eu conseguir sair definitivamente da merda do Brasil não volto nem pra visita. não me incluo no meio da corja média porque sei que não sou perfeito, sei que erro muito, mais é tentando melhorar cada vez mais. sem intenção de fazer o errado. diferente da maioria dos lixos médios que têm um verdadeiro tesão em ser filho da puta e faz com orgulho. e se você não é igual os vermes é desumilde certas coisas não têm mais jeito. a grande culpa disso talvez seja do governo que doutrina o brasileiro para ser um fracassado, e aceitar isso como bom e normal. a fazer o que? mais o indivíduo não pode aceitar o que os outros escolhem pra vida dele e o mesmo pra vencer têm que querer mudar pra conseguir. e não ser um bosta que não têm e nunca vai ter nada, passa a vida cobiçando as coisas dos outros, detesta ajudar mais adora ser ajudado, todos têm obrigação com ele, mais ele não têm com ninguém, coloca a culpa de todos seus problemas no mundo inteiro, menos no responsável ou seja ele mesmo. fala como é pior do que o Brasil de Rússia a estados unidos, mais não conhece inteira nem a própria cidade. é canalha e hipócrita gritando o quanto o estrangeiro é mal educado e cheio de querer ser, mais não conhece nenhum. quando na verdade ele é um lixo, fala mal pelas costas mais na verdade lambe e saco, e se ainda fosse verdade os gringos podiam ser os piores lixos, um erro não justifica o outro não é porque, alguém que seja americano, russo ou o que for e haja igual filho da puta e deva usar como desculpa e ser também.

  • @augustopolegatto
    @augustopolegatto 7 лет назад +7

    Essa baixa autoestima, pessimismo, inferioridade são frutos da própria história sofrida do Brasil colonial e escravista que persiste até os dias atuais. É um fenômeno cultural e social.

  • @nubiarafaeladasilva590
    @nubiarafaeladasilva590 7 лет назад +90

    Eu amo meu país....sou brasileira com muito orgulho, é um lugar maravilhoso de se morar com grandes riquezas naturais. O problemas não é o espaço geográfico, mais as pessoas que o habitam, precisamos mudar nosso comportamento, defender nosso país, nossa gente,e para de denegrir nossa linda pátria. A mudança tem que partir de nós....

    • @jfdeoliveira7803
      @jfdeoliveira7803 4 года назад +5

      Mas o planeta inteiro tem riquezas naturais, isso é muito vago, existem muitas riquezas naturais que seriam muito mais uteis para a nossa vida no dia-a-dia que o Brasil não tem em grande quantidade como terra vulcânica, petróleo, gás, carvão mineral, reservas de pescado etc...

    • @dayneoliver1688
      @dayneoliver1688 4 года назад +2

      Concordo

    • @melcastro5464
      @melcastro5464 3 года назад +1

      Boa gostei.

    • @aleffsalles3960
      @aleffsalles3960 2 года назад +1

      Só não confunda amar o Brasil e se conformar com o estado atual dele.
      Aliás, "denegrir" é uma frase racista. só um alerta.

    • @rafaelb.fernandes6708
      @rafaelb.fernandes6708 2 года назад +1

      @@aleffsalles3960 denegrir não é expressão racista. Você engoliu essa pílula do politicamente correto.

  • @urbano268
    @urbano268 4 года назад +32

    Esse é um fato muito comum e todo brasileiro convive com isso. A gente rasga elogios aos EUA,Europa ou Japão,principalmente pelo fato ser primeiro mundo e nós o terceiro. Ficamos tristes com nossa situação de inferioridade e muitos não veem a hora de ir embora para morar lá. Eu já ouvi muito isso principalmente dos mais ricos que tem dinheiro para viajar e reclamar da desigualdade social e violência do terceiro mundo. Não fazem nada para melhorar o motivo de suas reclamações,o complexo de vira-latas é uma realidade que os mais ricos e alguns pobres usam para justificar suas próprias carências.
    O Brasil tem muitos problemas sim,mas se inferiorizar por eles enaltecendo os outros não vai fazê-los ir embora.
    Concordo em tudo e já vi tudo que o Pondé falou acontecer.

    • @alantavaresdeandrade5360
      @alantavaresdeandrade5360 3 года назад +1

      O Pondé não falou a verdade, as características do típico brasileiro, mas sim falou que é errado o brasileiro falar mal de sim mesmo. Ora, a verdade deve ser dita e não ficar com raiva dela e querer fingir que não vê é ser ingênuo, mas é claro que também não devemos ser pessimistas, de forma alguma, mas também não podemos fingir que tá tudo bem, tudo lindo...é mil maravilhas. Vamos criticar e dizer as características boas e ruíns.

    • @Revolución_Socialista
      @Revolución_Socialista 2 года назад

      🇺🇸 = 💩 🤢 🤮

  • @evasterenberg
    @evasterenberg 3 года назад +69

    O que mais vejo aqui na Alemanha são brasileiros passando vergonha por conta disso. Se acham alemães só por possuírem cidadania, porém são os que mais sofrem rejeição na sociedade alemã, pois é considerado vergonhoso eles não falarem alemão (a maioria não fala), nem saberem nada da história do país. Kkkkkkk

  • @marcomesquita6807
    @marcomesquita6807 8 лет назад +99

    Acabei de ler de um amigo: "Brasileiro não sabe escolher nem um vereador e quer discutir eleições americanas, seguida de um kkkkkkk"

    • @HenriquE054ca
      @HenriquE054ca 8 лет назад +30

      Nenhuma mentira nessa frase... Nem todos são ignorantes politicamente , mas a maioria é.

    • @marcomesquita6807
      @marcomesquita6807 8 лет назад +9

      Nicolas Henrique Eu também sou e por isso acho importante a gente começar a discutir, falar, sobre o assunto, senão como vamos aprender?

    • @josiassantosjr
      @josiassantosjr 8 лет назад +15

      Na frase do seu amigo ele usa essa generalização para colocar-se a parte, como se fosse mais intelectualizado que a maioria.Você concorda que ele tenha essa bagagem cultural? Talvez ele tenha feito isso apenas pra aparecer, travestir uma falta de erudição.

    • @marcomesquita6807
      @marcomesquita6807 8 лет назад +6

      Josias, no caso específico dessa pessoa, é um amigo que convivemos muito, anos atrás, é muito inteligente, curso superior, se não me engano dois, devora concurso público, mas eu acho que ele tem essa falha, não gosta de política, o que eu considero uma falha hoje em dia querer ficar fora do assunto, fazer de conta que nada esta acontecendo no Brasil e no mundo, inteligente mas tá faltando sabedoria.

    • @jaedson-barbosa
      @jaedson-barbosa 3 года назад +1

      @Fábio Luiz Que negatividade colega.

  • @RonisonSouza
    @RonisonSouza 8 лет назад +40

    Análise brilhante do Pondé. Como diz Eduardo Giannetti sobre a falácia nacional: "O brasileiro é sempre o outro nunca nós mesmos."

  • @luciaviana7219
    @luciaviana7219 4 года назад +23

    Na decada de 70, lembro-me bem que vieram muitos imigrantes portugueses para o Brasil, devido a pobreza que dominava este pais. Fui criança nesta época e morava em um subúrbio do RJ. Tive como vizinhos, varias famílias portuguesas, por sinal compostas por pessoas distintas, boas e trabalhadoras. Apesar de sairem de seu pais em busca de melhores condiçoes de vida nunca presenciei nenhum português falar mal de seu país. Hoje, os brasileiros imigram para, entre outros paises, Portugal e promovem uma verdadeira campanha contra o Brasil.

  • @jacksonteles30
    @jacksonteles30 7 лет назад +14

    Eu adoro quando o Pondé menciona as palavras que devemos retirar do nosso vocabulário, é sempre muito cômico. Hehe

  • @MrFelipesjc17
    @MrFelipesjc17 8 лет назад +112

    Quando eu vejo alguém falando que o problema de tal lugar é desigualdade social eu já sei aonde ela quer chegar kkk

    • @marcelofernandes4010
      @marcelofernandes4010 2 года назад +6

      Será que o amiguinho "inteligente" continua achando engraçada a desigualdade no Brasil em 2022 ?

    • @brabonito
      @brabonito Год назад +1

      @@marcelofernandes4010 você é contra a desigualdade ou contra a pobreza? Na República Centro Africana o nível de sesigualdade é baixíssimo.

  • @safiralins9912
    @safiralins9912 4 года назад +19

    Na infância e adolescência odiava ser brasileira, por conta da nossa cultura besta de achar que tudo que é americano é sensacional e aqui nada presta, mas hoje é diferente, sou muito orgulhosa de ser brasileira, latina americana e possuir sangue indígena. É quem eu sou e eu não nada inferior que o resto do mundo.

    • @Thainara-r2p
      @Thainara-r2p 2 года назад +1

      Parabéns! Por maia gente assim no nosso país 💚💛

    • @mariajesus5748
      @mariajesus5748 Год назад +1

      Um tataravô espanhol 😂😂

    • @Majoras19
      @Majoras19 Год назад +1

      Sou um adolescente médio com a síndrome de vira-lata. Como eu faço pra isso acabar?

    • @safiralins9912
      @safiralins9912 Год назад +2

      @@Majoras19 o que funcionou para mim foi observar a beleza da nossa história, cultura e costumes.

    • @Anonimous279
      @Anonimous279 3 месяца назад

      @@safiralins9912 A história do Bostil começou com as tuas avós indígenas sendo pegas estupr@das na mata. Onde é que tá toda essa beleza do Bostil? 💩💩

  • @brunab.7327
    @brunab.7327 5 лет назад +13

    Quase morri de tanto rir.... Muito bom!! Análise crítica com uma pitada de sarcasmo!! Adoro!!

  • @miguelbarreto20
    @miguelbarreto20 8 лет назад +2

    Luiz Felipe vc é o cara, o Brasil todo tem que assistir esse canal.

  • @jennifermatias1732
    @jennifermatias1732 3 года назад +17

    Eu tenho muito orgulho de ser brasileira! Venho do sangue de guerreiros que morreram com orgulho pois buscavam pela igualdade e direitos de todos
    As pessoas pensam que os outros países são perfeitos, mas eles também tem suas falhas (acontece é que eles apenas nos mostram o que querem sensura). Nunca poderemos ser um país perfeito, porque isso não existe, mas podemos melhorar.
    O maior problema no Brasil é a desordem na política e na mentalidade das pessoas, porque apenas acusam mas não se movimentam. Não sabem ouvir as ideias de pessoas que pena diferentes que elas, apenas acusam.
    Nosso país tem histórias de heróis, um território colonial com fauna e flora que não existem EM LUGAR NENHUM. Comparado aos outros, temos uma mentalidade mais aberta porque ao longo da história sofremos bastante e por isso compreendemos mais porque nós somos, na maioria, os oprimidos.
    Sei que muitos querem que aqui seja como os EUA, Japão, Coreia, etc... mas não é possível. Nós temos histórias diferentes. Temos uma mentalidade diferente. Enquanto lá eles pensam que todos devem ser escravizados pelo trabalho e riquezas, aqui queremos a liberdade de expressão que até hoje, infelizmente, isso não foi feito. Melhorou, mas ainda muitos sofrem. É porque o povo brasileiro é ruim? Não. Isso é a PESSOA. É a pessoa que se porta desse jeito, é a pessoa que está indo contra o próprio país, é a pessoa que não consegue ver as belezas.
    Podemos até estar ruins em termos financeiros, mas viemos daqueles justos guerreiros, e como diz o nosso hino que poucos param para prestar atenção no quão belo é: Verás que o filho teu não foge a luta (...) Terra dourada (...) Os filhos desse solo és mãe gentil, pátria amada Brasil

  • @schubertzimmerer
    @schubertzimmerer 7 лет назад +4

    Concordo com suas colocações. O nosso Brasil ainda está em estado evolutivo e de grande aprendizado. Nenhuma árvore cresce imitando outras. Cada uma tem seu tempo. Ser brasileiro é muito bom. Aqui sempre tem os encantos que lá não tem. Crescer dói! Não sou nacionalista inveterado. Só brasileiro.

  • @carldamascenodamasceno3104
    @carldamascenodamasceno3104 8 лет назад +39

    Filósofo com "F" maiúsculo....
    Sóbrio, inteligente...
    o restante é modinha, fala pra agradar!

  • @refugioverdesc
    @refugioverdesc 8 лет назад +8

    adorei o conselho pra sair da sala quando ouvir, desigualdade, energia e cabala....muito bom esse humor acido do ponde!!!

  • @alfredowerneylimatorres2582
    @alfredowerneylimatorres2582 6 лет назад

    É um novo Nélson Rodrigues...Pondé capta, de forma minuciosa, os desdobramentos da alma brasileira, da cultura na pós modernidade. Suas frases são desconcertantes, inteligentes e repletas de humor. Um ensaísta de mão cheia, um Montaigne brasileiro!

  • @ElieltonSantos1
    @ElieltonSantos1 8 лет назад +3

    O Lobão é um exemplo de quem fala mal de brasileiro tentando passar a imagem de que ele mesmo não é assim.

  • @jamesdouglas402
    @jamesdouglas402 7 лет назад +21

    Acho engraçado essa galera que tem tataravô Judeu, espanhol, italiano e etc... e não consegue ficar uma conversa sem dizer isso, como se isso alterasse sua personalidade ou significasse alguma coisa.

    • @santosliza978
      @santosliza978 4 месяца назад

      Me dá um nojo essas pessoas,.. moro em Blumenau e tem muito isso 😂

  • @pentagonista
    @pentagonista 2 года назад +4

    *O jeito que o Pondé fala das coisas é engraçado. Com um certo sarcasmo as vezes* 😂

  • @donnorman6526
    @donnorman6526 8 лет назад +36

    Você resumiu o que os portugueses sentem... Não me admira que a gente vos tenha passado isso!

    • @gabrielleroy4400
      @gabrielleroy4400 3 года назад +12

      Se eles tivessem conquistado o mundo eles pensariam diferente. Mas fato é que ate os ingleses se sentem um lixo por nao estarem mais no topo, no ambito geral me parece mais que a vida é uma merda mesmo e a maioria das pessoas gosta de passar a vida toda reclamando dela e do que poderia ter sido se nao fosse oque foi

    • @2fiafisdoafw34
      @2fiafisdoafw34 3 года назад +2

      Sem esqueçer dos espanhóis, hudadhahhda.

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 2 года назад

      Don Norman - Fale por si , meu caro amigo !...
      Não me inclua nisso !...

  • @emanuel_soundtrack
    @emanuel_soundtrack 3 года назад +22

    uma vez cheguei atrasado na missa pra tocar, pela primeira vez em cinco anos, daí o padre disse na frente de todos bem orgulhoso que "aqui nao é o Brasil". Eu saí fora e ele ficou sem musica. Aqui em Salzburg. Eu me pergunto se isso nao é culpa de nosso proprio discurso. Eu vi inumeras vezes europeus mais brasileiros que os brasileiros, se for pra citar aspectos negativos. E alguns deles tu nao vai acreditar, tipo a economia de desodorante ou senso de moda

    • @stefanybitencourt5247
      @stefanybitencourt5247 3 года назад +6

      Pior que é isso, muitos brasileiros fazem questão de depreciar o país e seu compatriotas para os outros.. uma grande tristeza, tento fazer minha parte mostrando um outro ponto de vista, mas é o que acontece.

    • @emanuel_soundtrack
      @emanuel_soundtrack 2 года назад

      @Brazil_ nao sei onde estivesse, mas nao eh minha impressao. A superficialidade daqui é o modelo que é imitado aí parcamente.

  • @PinkyRibeiro
    @PinkyRibeiro 8 лет назад +273

    Como disse um desconhecido no Twitter, "os brasileiros são tudo nogento ainda bem que eu moro em minas gerais" (sic)

    • @fabiojunior3868
      @fabiojunior3868 8 лет назад +13

      Pinky Ribeiro Acho que ele não quis dizer Brasileiro, mas sim Carioca!

    • @rodrigohomembanda
      @rodrigohomembanda 8 лет назад +4

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @brasuca17
      @brasuca17 8 лет назад +10

      Pinky Ribeiro quero que minas gerais se foda

    • @andrehma
      @andrehma 8 лет назад +9

      kkk o q mais tem neste mundo é mané, só olhar os comentários q vc já vê um monte.

    • @carlosjose6943
      @carlosjose6943 8 лет назад +3

      uai.

  • @marciaprince3596
    @marciaprince3596 7 лет назад +22

    De fato isso é algo que percebi vivenciando na pele, pois moro na Inglaterra há uma hora de Londres, e sempre fiquei muito empolgada e queria puxar conversa quando percebia alguém falando português...e na grande maioria das vezes que me deixei(ainda me deixo.. rs) levar pelo impulso, raramente sou correspondia a altura de meu entusiasmo... mas não resisto, quando vejo, já puxei assunto... Kkkk Sou estudante de psicanálise e membro do Freud's Museum London, e este ano no dia da comemoração do aniversário de Freud, eu dei muita gafe... inclusive entrei ao vivo do Facebook e conversei com dois psicólogos brasileiros que encontrei lá, e que provavelmente estão me odiando até agora... kkkkk.. Sinceramente, hoje eu me divirto! Forte abraço!

  • @apedagogiadodeprimido4275
    @apedagogiadodeprimido4275 8 лет назад +37

    Sempre digo pra quem vem com esse papo de:" Sou descendente disso ou daquilo", que os "imigrantes", tanto europeus quanto asiáticos, eram td "refugo"! Já arrumei cada briga!!!(vou arrumar mais aqui, quer ver?) rsrsrs

    • @feliperayner
      @feliperayner 3 года назад +4

      Só vejo verdades no seu comentário ! É pq essa galera se dói demais.

    • @marcosaquino8709
      @marcosaquino8709 3 года назад +1

      @Brasil boa mlk, matou no pau

    • @kurapikakurutabr
      @kurapikakurutabr 2 года назад +1

      Os africanos então nem fala, se a situação dos europeus quando chegaram ao Brasil era de miséria, a dos africanos quando pisaram os pés no Brasil foi de 300 anos de escravidão e depois mais 100 de ostracismo na era republicana.
      O que eu quero dizer é, no final das contas, o que nos une como brasileiros é que passamos por dificuldades e sabemos nos erguer aos poucos.

    • @apedagogiadodeprimido4275
      @apedagogiadodeprimido4275 2 года назад

      @@kurapikakurutabr não tem como comparar humanos que vieram acorrentados, obrigados a trabalhar de graça por maus de 300 e, depois, serem libertados coma as mãos abanando, com o refugo da Europa, que veio pra cá com família, emprego e, muitas vezes, até terras dadas pelo governo. Essa gente deve muito aos brasileiros de verdade!

    • @blackbird6878
      @blackbird6878 2 года назад

      Você quer brigas com brasileiros anti brasileiro?

  • @marshall9856
    @marshall9856 7 лет назад +3

    Concordo com vc Pondé que a maioria que critica são hipócritas,mas nem todos.Mas convenhamos nos dias de hoje,é impossível elogiar os brasileiros!

  • @wy7m
    @wy7m 8 лет назад +9

    Acho que o brasileiro está cansado do excesso de discursos e a falta de ação.
    Olhamos para o mundo como em uma vitrine chic da Apple e desejamos ter o que vemos mas o preço é muito alto.
    Nenhum político ou intelectual conseguiu tirar o Brasil do 3º mundo e esses mesmos nos enganam com o discurso que somos uma economia em ascensão.
    O Brasil emburreceu, nós emburrecemos e qualquer um que diga umas palavrinhas mais bonitinhas vira rei.

    • @Alexandre13026
      @Alexandre13026 8 лет назад +1

      Claro enquanto o Brasil não embarca no Liberalismo coisa que nunca aconteceu aqui, sempre fomos protecionistas e com um estado do tamanho do caralho fudendo tudo e empregando os companheiros, vende tudo Correios, Petrobras essa porcaria toda, abre o mercado, deixa o povo vender, comprar e a iniciativa privada vai transformar esse país naquilo sempre sonhamos. Se não quiserem vamos amargar essa merda em que vivemos.

    • @alantavaresdeandrade5360
      @alantavaresdeandrade5360 3 года назад +1

      Concordo, mas ainda com todo o problema que temos eu sou patriota. Claro que de vez em quando a raiva bate com uma vontade de xingar o país e sair dele, mas, se os poucos que enxergam e reconhecem esses problemas saírem do Brasil que vai resolver esses problemas. Somente a gente vai resolver nossos problemas de cultura, educação e economia.

  • @matheussousa3596
    @matheussousa3596 2 года назад +3

    Brasileiro é tão doido que se tiver um unico antepassado alemão distante, ele passa a ver a si mesmo como um.😂😂

  • @staglianosboards9732
    @staglianosboards9732 6 лет назад +8

    Não é questão de ascendência, mas sim de comportamento. Nossa cultura é pobre e o nosso comportamento é péssimo, é vergonhoso e não fazemos nada para melhorar. A melhoria do brasileiro está mais no ter do que no ser.

    • @sa_dxs
      @sa_dxs 6 лет назад

      Stagliano's Boards exato

    • @stefanybitencourt5247
      @stefanybitencourt5247 3 года назад +5

      Não acho nossa cultura pobre, o problema é que a maioria está acostumada em valorizar e ter curiosidade em outras culturas, nem se quer querem saber da cultura do próprio país..

  • @paulopimenta6912
    @paulopimenta6912 7 лет назад +8

    porque herdou essa qualidade do português. aqui em Portugal é a mesmíssima coisa...

  • @Hellobreasts
    @Hellobreasts 8 лет назад +9

    Você é demais! Gosto muito dos seus pensamentos e a forma como você se expõe PONDÉ

  • @Nunna2003
    @Nunna2003 4 года назад +3

    Querido Pondé, eu juro que queria defender o brasileiro, mas é difícil. Um povo que exalta PCC, CV, bandidos em geral. Que admira o funk. Que dá ibope para as coisas mais fúteis e desnecessárias da internet. Quem sabe um dia, quando realmente valorizarem uma educação de qualidade, chegaremos ao ponto de nos orgulharmos.

  • @kurapikakurutabr
    @kurapikakurutabr 2 года назад +9

    Sinceramente, para mim, não importa se você vem de família intaliana ou se é mestiço de preto, índio e branco, porque se você nasceu, foi criado e fala português do Brasil no Brasil, você meu colega é um compatriota SIM !

  • @eliasb3289
    @eliasb3289 4 года назад +10

    Não sei se algum dia nós perceberemos a nossa importância do nosso país no cenário global. Deveríamos estar metendo o dedo na cara de muita potência por aí, mas prefeitos nos ver como nada.

  • @semithamusicista6390
    @semithamusicista6390 7 лет назад +56

    Esse sentimento é muito forte no sul do Brasil, com as imigrações alemãs, polonesas, ucranianas, italianas. Um saco de conversar com esses "pseudos europeus", q não sabem ao certo a cidade de origem, não falam a língua dos antepassados, mas sim, sim, eles se sentem superiores. E, claro, os descendentes de alemães se sentem os melhores!

    • @vinicius-wq8em
      @vinicius-wq8em 3 года назад +13

      E ainda por cima muitos alemães e poloneses nem sabem que houve imigração alemã e polonesa no Brasil

    • @stefanybitencourt5247
      @stefanybitencourt5247 3 года назад +1

      Eu já vi em muitos lugares diferentes aqui do nosso país.. é triste.

    • @südjunge
      @südjunge Год назад

      Não falam? Falo pomerano com a minha família até hoje, conhecimento zero!

    • @maty5591
      @maty5591 Год назад +2

      @@südjunge você não representa a todos, bro

    • @escolastico7
      @escolastico7 Год назад +1

      Crl eu moro no Sul e me parece ao contrário. Eles tem orgulho da imigração pro Brasil.

  • @andre12felippe
    @andre12felippe 8 лет назад

    Pondé, que prazer te ouvir falar. Conheci vocês, filósofos brasileiros, por necessidade de entender e ser mais compreensivo as coisas que me incomodam e estão ao meu redor.
    Eu me considero uma pessoa do bem. Respeito filas, não jogo lixo pela janela do carro, acho inadmissível uma pessoa rouba, entre outras. Eu me sinto muito agredido pelas pessoas ao meu redor. No trânsito, no cinema. Em geral as pessoas estão muito mal educadas, arrogantes, prepotentes. Um carro desviou do buraco e me derrubou na moto. O motorista fugiu. Roubaram peças do carro na garagem do prédio onde eu moro. É difícil. Os latinos em parte são um povinho sem educação. Isso me incomoda.

    • @andre12felippe
      @andre12felippe 8 лет назад

      Retificando: "...acho inadmissível uma pessoa roubar". Faltou o "r" no final de roubar.

  • @layllasilva1523
    @layllasilva1523 3 года назад +4

    Esplêndido! Wow! Que melhor definição. Um exemplo muito simples: meu segundo nome é considerado “chique”. Já meu último nome é Silva. Alguns dizem que eu devo usar o segundo sobrenome. Mas eu insisto que sou Silva. E conto a história. O que não é nada interessante para as pessoas saberem da onde vem Silva. Eles não se aceitam. E não me aceitam 🤣

  • @tyjuva
    @tyjuva 8 лет назад +2

    Muitos brasileiros gostam de falar mal de outros brasileiros por se limitar a "encontrar problemas" mas não em "encontrar soluções para problemas". Aponta erros mas não é capaz de buscar acerto.

  • @AdrianoTimm
    @AdrianoTimm 8 лет назад +30

    Só não podemos desconsiderar a possibilidade de, num caso ou no outro, o brasileiro estar falando mal de outros brasileiros porque dentro de algum contexto específico (e existem vários) ele está fazendo uma constatação objetiva da realidade.

    • @giordanodermeister
      @giordanodermeister 8 лет назад +4

      E pronto. Ponde fez uma análise muito técnica sobre uma expressão usada por uma questão mais simples: A realidade é que temos sido bombardeados por todos os meios de comunicação que tudo que temos de pior, é na verdade, cultura. O jeitinho brasileiro, aquela coisa de ser esperto, se dar bem em tudo etc, na verdade é um "adjetivo" que muita gente não quer pra si, e no entanto, é tido com orgulho por outras pessoas. Logo, as pessoas que não compactuam com este tipo de coisa e demais condutas comumente encontradas no brasil e que nao se encontram em países "de primeiro mundo".

    • @Shanatus1
      @Shanatus1 8 лет назад +4

      Giordano Santiago mas é a pura verdade!!! Eu, por exemplo, falo muito mal do brasileiro culturalmente. Principalmente por ter tido a experiência de morar no USA!
      A diferença é muito grande.
      Difícil até de explicar....

    •  8 лет назад +1

      Ah, sim, pq culturalmente os americanos são o ó do borogodó, né? Basta fazer um rápida pesquisa no Google pelo termo “White Trash" para ter uma vaga ideia da visão que os americanos têm da média geral de seus cidadãos. Spoiler: eles acham que são todos ignorantes, cultural e intelectualmente. Soa familiar?

    • @igorteixeira7313
      @igorteixeira7313 8 лет назад

      Descordar de uma opinião e normal. Mais eu confesso, eu falo mau sim de alguns Brasileiros até de mim mesmo, nunca do Brasil mais de quem faz esse país não ir pra frente, um por todos e todos por um.

    • @giordanodermeister
      @giordanodermeister 8 лет назад +1

      Fabrício Camargos Uma verdade não anula outra. O que se comenta sobre cultura e costumes de uma região ou país, é sobre o geral e não somente sobre um ou outro aspecto especificamente. E eu nem vou tentar explicar as diferenças culturais obvias de um lugar pra outro. Voce nao espera que exista um lugar perfeito no mundo, certo? abs.

  • @laynecantrel
    @laynecantrel 7 лет назад

    Brasileiro só é orgulhoso quando a seleção vai bem, quando gringo fala mal do país ou quando um brasileiro faz sucesso lá fora.

  • @alessandramoura1138
    @alessandramoura1138 3 года назад

    Magnifico, admiro muito um tal filosofo Ponde, Parabèns

  • @inteligente29
    @inteligente29 4 года назад

    A Pondé vc apelou . Falamos mão só por não conhecer melhor os outros continentes depois que conhece comessem a dar valor no que tem e ver o valor de suas origens. Sou tua fã .

  • @marciocamposporto
    @marciocamposporto 8 лет назад +2

    Poxa... Uma das coisas que mais gosto é falar mal de brasileiro, mas sempre tomo o cuidado de me incluir. Sempre digo nós brasileiros. Acho uma postura muito mais lúcida lembrar dos nosso defeitos que um ufanismo bobo, tipo literatura de Jorge Amado em transformar nossos piores vícios em virtude. Agora gostar de ser brasileiro, isso eu adoro. Se eu fosse sueco, eu não iria fazer esforço para deixar de ser sueco, mas sendo brasileiro, gosto de falar baixo, não praticar falsa cordialidade, de não jogar lixo no chão, de dar passagem ao carro que quer mudar de faixa, de avisar quando uma conta de restaurante veio errada com valor abaixo do que deveria ter vindo... Enfim, é ótimo ser brasileiro, ter nascido com todos os defeitos da brasilidade e tentar minimizá-los.

  • @flamena7290
    @flamena7290 6 лет назад +4

    Mas que os portugueses sao os brasileiros europeus, isso è PURA REALIDADE!

  • @faugusto59
    @faugusto59 8 лет назад +4

    è isso, e creio que essa atitude seja acentuada por aqueles que desaprovam o status cultural e valores da maioria da nação e veem nos países desenvolvidos, o sonho a ser alcançado de uma sociedade perfeita e que não existe

    • @giordanodermeister
      @giordanodermeister 8 лет назад +2

      nao existe mas que está anos luz do bananão.

    • @faugusto59
      @faugusto59 8 лет назад +2

      bota anos nisto.

    • @ArturVarejao
      @ArturVarejao 7 лет назад

      Francisco Augusto amigo. Concordo contigo. Parei de ler os comentários seguintes pois vc conseguiu com poucas palavras ilustrar viralatismo da maioria dos brasileiros que é só ter uma mínima audiencia, desce o kct no país. Com um ar de superioridade ainda.
      Esse mundo cor de rosa desenvolvido não existe. Vivemos nos comparando a 5% do mundo. Vamos nos tratar como adultos com virtudes e defeitos, nos orgulhar das nossas virtudes e lutar por melhorar resolver os defeitos. Mas também não vamos nos amargar por eles.

    • @ArturVarejao
      @ArturVarejao 7 лет назад +1

      Giordano Santiago bananao deve ser o seu pais, o meu é outro. E sim, se vc estiver falando de 5% do mundo que realmente tem padrão de vida mto mais alto, vc tem razão. Mas lembre-se 1/3 do mundo vive na china e na índia. Somando-africa da metade. Poe aí os outros países da América latina e Ásia (tirando Japão e coreia do sul) vai ter 80% da população munidal vivendo em piores condições que nos. E aí, estamos a anos luz mesmo:

  • @vialakka
    @vialakka 2 года назад +1

    Vejo um vídeo dele de 05 anos atrás com ele falando que quem usa o termo desigualdade é porque quer aparecer e é moda. Nessa semana agosto de 2022, ele escreve um texto e diz q autismo é moda. Conclusão, ele é brega, ele é um caçador de modismos.

  • @marcuswebersonsantos2659
    @marcuswebersonsantos2659 8 лет назад +23

    Ponde, amo o Brasil e os brasileiros, mas estamos bem fudidos e a coisa tende a piorar.

  • @rfabricio
    @rfabricio 8 лет назад

    Pondé, comecei discordando do título deste seu vídeo, mas vendo sua explicação passei a concordar totalmente! O que você fala é verdade, principalmente com os brasileiros de passaporte italiano lá fora! Parabéns.

  • @sandrasantos6744
    @sandrasantos6744 3 года назад +4

    Acredito que temos esse complexo de vira lata muito pela potência que o Brasil poderia ser e nunca foi...a gente nunca engrena😞sou neta de imigrantes portugueses e tem italiano no meio ( nunca conheci , mas pelo sobrenome de minha avó) mas na minha família sempre reconhecemos que nossa origem é muito pobre e meus avós amavam o Brasil, sempre falavam que esse país é maravilhoso...e eu concordo, mas precisamos melhorá-lo...

  • @adrianasoares5686
    @adrianasoares5686 6 лет назад +1

    Luiz, inclua as palavras GRATIDÃO e GRATITUDE para mandar alguém sair da sala

  • @mauricioavanzi3402
    @mauricioavanzi3402 Год назад +1

    Geralmente quem diz isso são aqueles que investiram uma fortuna na educação dos filhos que foram embora para os EUA ou Europa fritar hambúrguer, lavar privada ou, com muita sorte, são motoristas de aplicativos. Aposto que só aqui no chat todos conheçam alguém nessa condição.

  • @avamaria7355
    @avamaria7355 4 года назад +4

    Todos países do continente americano (exceção do Canadá) sofrem do complexo do pé na senzala. Assim como os americanos brancos se sentem superiores aos negros e latinos, os brancos brasileiros, argentinos, peruanos ou mexicanos preferem ter um pé na Sicília do que na África ou em Machu Pichu. Esse higienismo racial remonta à época da escravidão, está quase impresso no DNA da sociedade panamericana. Numa cena da novela Vale Tudo a personagem Maria de Fátima diz que não entende como brasileiro na Europa sente falta de feijoada, samba e caipirinha. Sua interlocutora, Odete Roitiman, responde com bastante cara de nojo “Isso é banzo, minha filha, coisa de índio e de negro”.

  • @observador5690
    @observador5690 Год назад +2

    Penso diferente do Pondé em muitos aspectos, mas devo tirar meu chapéu a ele . É por isso que acho importante não descartar as pessoas por diferenças ideologicas. No fundo sempre concordaremos com algo em comum, e muitas vezes esse algo é de suma importância. Essa questão de complexo de viralata é algo grave

  • @WaltonV
    @WaltonV 6 месяцев назад +3

    Comparação com patriotismo
    Comparação com países desenvolvidos
    Desconhecimento dos podres exteriores
    Desejar o que os outros têm (inveja?)
    Baixa autoestima brasileira
    Preconceito racial / purismo racial

  • @prisllama
    @prisllama 8 лет назад

    Ponde falou muita verdade e importante ressaltar que se um dia quisermos um Brasil melhor precisamos lutar por isso e outro fato interessante e que o Brasil faz parte do brasileiro em seus costumes língua e parte de sua identidade .

  • @Buscadeconhecimento
    @Buscadeconhecimento 8 лет назад

    Muito bem, Sr Pondé. É importante ter pensadores para mudar para melhor, a realidade brasileira, com seus pensamentos.

  • @laurobeltrao2888
    @laurobeltrao2888 8 лет назад

    Simples e muito bem colocado. Falar dos outros sem antes desenvolver a autocrítica e o pensamento reflexivo resulta na afirmação de Pondé: você é brega.

  • @analuciapiovani5123
    @analuciapiovani5123 8 лет назад

    Ponde! Concordo c vc em "Gênero, número e grau" - e sou uma pessoa q faço parte de "falar mau de brasileiros" ... E seu ponto de vista está correto e vem de encontro com o que penso tbm. Mas é uma realidade que a maioria (não vamos generalizar) do nosso povo é desinteressada, consequentemente sem educação e cultura... claro q envolve outros detalhes... mas a falta de "boa intenção" provém do povo brasileiro... Eu acho. De qq forma, admiro vc. E suas opiniões tão sensatas e lúcidas, acabei de me inscrever no seu canal. Obrigada por enriquecer a todos nós com suas opiniões valiosas. Ana

  • @tso16
    @tso16 8 месяцев назад

    Eu sou descendente de indígena e acho isso massa, falo pra todo mundo em qualquer oportunidade que surge kkkkk♥️

  • @daniellasfreitas
    @daniellasfreitas 5 лет назад +4

    "quer ser legal fala desigualdade" kkkkkkkkkkk sensacional

  • @lucasgodoi3645
    @lucasgodoi3645 8 лет назад

    Acho valida em parte sua descricao do Complexo de Vira-Lata. Contudo, nao discutir nossos problemas e mazelas que sao serios e estao ai e romantismo, nao pragmatismo.... e muitas vezes acredito que essa auto-critica seja a expressao da simples e direta constatacao desses problemas, Professor Ponde, da pobreza, da violencia, da ignorancia, da defasagem civilizacional/tecnologica na comporacao com Europa e EUA.

  • @mauriciojosedesantana40
    @mauriciojosedesantana40 7 лет назад +1

    Como é que se avança sem falar mal de nós mesmos, sem criticar, sem nos compararmos com outras culturas !!! O problema é: devemos falar SIM, desde que com um propósito de intentar elevar o espírito (digo: qualidade ética /moral desse povo).

  • @DanielAraujo-bq4lf
    @DanielAraujo-bq4lf 3 года назад +2

    Exatamente isso. Moro em um estado que recebeu considerável imigração italiana e alemã e apesar da maioria do estado ser descendente de africanos, as pessoas se acham italianas porque o avô veio da Itália. Existe muito disso no brasil apesar da miscigenação as pessoas só se identificam com o europeu

  • @ninabarbosa1398
    @ninabarbosa1398 5 лет назад +3

    Grande verdade...
    Só porque tinha um tataravô espanhol, onde vai é falando que é descendente de espanhol...
    Concordo inteiramente...

  • @mukeka21
    @mukeka21 8 лет назад +6

    concordo com tudo!
    só gostaria de acrescentar um caso que acredito que também ocorra bastante
    que é o falar mal para ganhar a simpatia dos gringos... ou algo do tipo...

  • @marcelogobetti1027
    @marcelogobetti1027 6 лет назад +1

    Como sempre, seus comentários são muito pertinentes. Ao menos pra mim e para vários de seus leitores /"seguidores". Concordo que imigrantes só o fazem, pois sua situação em seu próprio local obviamente não está boa (ao menos na maioria das vezes e principalmente aqueles que pra cá vieram final de IX começo xx. Minha família também veio da Itália ! Em sua maioria, como consta, analfabetos, acredito que em sua língua de origem, inclusive! Dei muita risada ao ouvir seu comentário dizendo : Minha família veio da Sicília !! Já "zuei " muito, amigos que dizem isso com o "peito cheio" , no que eu comentava : - Bela merda ! E fazia chacota comigo mesmo.
    Mas acho que pode ser algo de afinidade cultural, quando de certo modo alguns se excluem. .. Não me excluo...nasci aqui, me eduquei aqui. Sou brasileiro. Não posso dizer que me orgulho, pelas razões mais óbvias possíveis. .. Tenho uma irmã de sua idade e sou 10 anos mais novo. Por tendência, gosto muito de música e toco violão, guitarra, cordas em geral, etc. Por influência de minha irmã, comecei a escutar Beatles, Stones, etc e daí pra frente trilhei este caminho. ..Passei um período não longo, nos Estados Unidos. País fantástico sobre alguns aspectos, mas uma merda vários outros. .. Óbvio que tem gente culta e inteligente, etc, mas tomando a maioria por base, muito ignorantes. Zona de conforto total, acredito. Pois se você trabalha numa loja de pneus e mora num bairro que seria como um condomínio em Vinhedo SP Deve imaginar que o restante do mundo( e assim são incutidos a pensar) que é tudo uma merda. ..
    Como você mesmo diz a classe média tá preocupada em pagar contas e fazer de conta que está ficando rica... Com algumas ressalvas, do tipo, países nórdicos, não vejo comportamentos tão distintos dos nossos. .. Não me vejo prepotente em as vezes me achar um tanto "diferente " de outros brasileiros, mas por alguma afinidade cultural com outras nações. .. No fim das contas, adoro ver mulher com corpo bonito, de biquíni minúsculo, na praia! As feministas que me desculpem. .. ( sobre isso, repito a frase que você sempre diz, sobre este assunto! )
    Grande abraço, meu estimado pensador!

  • @genialdoneto3241
    @genialdoneto3241 7 лет назад +2

    Complexo de vira-lata= reconhecer que existem lugares muito melhores para viver, tanto por questões econômicas como culturais.

    • @kazakhssr2553
      @kazakhssr2553 3 года назад +1

      Em quesito cultural nenhum país no mundo é melhor que o Brasil.

  • @v1ctorpf287
    @v1ctorpf287 7 лет назад +3

    Outro fator é que o proletariado tem a sua alegria ou ânimo ligada a condição pragmática imediata material sensorial, quando você vê nos EUA sonhos de consumo Brasileiros como objetos e carros ao alcance de qualquer trabalhador comum , como Mustang , Camaro , tvs gigantes iPhones em um país que desde que você trabalhe você conquista da um sentimento de revolta , porque tudo que o Brasileiro faz é trabalhar e não consegue nada , ou trabalhava porque eu mesmo estou desempregado !! Sou decente de baiano e meus ancestrais provavelmente eram os próprios índios , mas não tenho orgulho de ser Brasileiro , uma nação com tanta riqueza natural é tanta pobreza está fora da minha aceitação , não é síndrome do vira lata, é fato ( minha opinião) vocês tem direito de discordar

  • @Franc73
    @Franc73 3 года назад +1

    O Brasil não é tão ruim assim, tirando o grande contraste entre pobres e ricos, a ignorância, a corrupção e a impunidade, tá de boa.

  • @AifargeoG
    @AifargeoG 8 лет назад +2

    Complexo de vira-lata é fogo. E tem aquela frase que pobre é igual a lombriga. Quando sai da merda, morre. Sou nordestino e amo o meu sotaque. Tem cara que vai para o sudeste e volta falando meu. É como ciência holística , tinha cara na minha sala que quando ouvia isto, só faltava ficar doido. A Itália é tão esculhambada quanto o Brasil, Fuzarca total. O meu sobrenome é de origem Italiana, e não saiu falando isso. Sou neto de dois zés e de duas Marias.

    • @stefanybitencourt5247
      @stefanybitencourt5247 3 года назад

      Não conheço seu colega, mas posso dizer por mim que eu não posso ouvir outro sotaque que eu já pego automaticamente, é muito louco 😂😂 quando vejo, já estou falando com muitos sotaques

  • @terlainemaria
    @terlainemaria 6 лет назад +26

    Falou tudo, acho que o Brasil já basta de povo hipocrita, ele precisa de gente patriota.

    • @LuizTeodoro-or6ky
      @LuizTeodoro-or6ky 3 года назад +4

      O povo brasileiro tem a mania de diminuir o lugar que mora , ou seja desfazer de tal forma como o lugar que morasse fosse o pior do mundo, o brasileiro "nem todos" olha a Europa como o país das maravilhas sendo que tem como mudar o país , basta o brasileiro descruzar o braço e fazer algo, ser mas patriota eliminar costumes como o "jeitinho brasileiro" "só e patriota na copa do mundo" e demais coisas, a juventude de hj está crescendo de forma na maioria das vezes anti patriota, e além disso , acha que os países de fora são melhores simplesmente por que viu um filme ou algo do tipo

    • @stefanybitencourt5247
      @stefanybitencourt5247 3 года назад +3

      @@LuizTeodoro-or6ky se tem uma coisa que eu odeio é gente falando "Jeitinho brasileiro", como se só aqui tivesse gente que tentasse as coisas de formas mais fáceis... Só essa frase já diminuiu toda a população e coloca os outros países em outro nível que não existe, a frase certa é "jeitinho humano", todo mundo faz.
      Infelizmente, as pessoas sempre irão colocar nosso país no chinelo pq não moram e não vivem o dia a dia nos outros países. O que a gente deve fazer? Sempre que ler algum comentário inferiorizando o nosso país e nossos irmãos de pátria, envie esse vídeo e outros falando sobre a síndrome de vira lata, defenda mostrando outro ponto de vista, se essas pessoas vão querer mudar? Acho que não, virou vício já.

    • @LuizTeodoro-or6ky
      @LuizTeodoro-or6ky 3 года назад

      @@stefanybitencourt5247 concordo plenamente

    • @blackbird6878
      @blackbird6878 2 года назад +1

      @@stefanybitencourt5247 pior que eu acabei de assistir três vídeos falando mal do Brasil, com argumentos que a violência é grande, corrupção, defendendo bandido e etc.
      E acham que isso não tem em outros países

  • @Irlandes1916
    @Irlandes1916 6 лет назад +1

    Ótimo o vídeo.
    Quando mencionou os ibéricos
    Me lembrei de um conhecido que morou na Alemanha e dizia: o alemão é o português que deu certo.

  • @DanrRoxX
    @DanrRoxX 8 лет назад +11

    Eu critico a ignorância brasileira usando "nós", mesmo eu não me incluindo no meio. XD

  • @33fisu
    @33fisu 5 лет назад +2

    Para deitar achas na fogueira, Portugal agora é super TOP, considerado pelo best travel awards como um país europeu seguro, limpo, belo, cultural, de gastronomia, clima e paisagem maravilhosas. Os nórdicos ricos querem todos ter casa em Portugal. Outra coisa, a colonização portuguesa no Brasil foi muito melhor que a de outros paises, somos tranquilos, os espanhóis e outros maltrataram seus colonizados. Sou Portuguesa com muito orgulho do meu país, economia menos forte que a dos nórdicos não representa felicidade. Qualidade de vida, sistema de saúde, segurança e bom clima valem bem mais. Fica a reflexão.🇵🇹❤️

    • @Hariseldon477
      @Hariseldon477 5 лет назад +1

      Não é bem assim não, estive, nãos isso tudo msm!

  • @byjonathan_
    @byjonathan_ 8 лет назад

    Disse tudo. Certo que muitas coisas deixa-nos meio sem motivos para se orgulhar, mas também não precisa ficar querendo se excluir do Brasil. Isso fica bem explícito quando conversamos com alguém que é descendente de qualquer povo que não seja indígena, português e africano. Geralmente essas pessoas preferem dizer "eu sou descendente de ..." , do que dizer "eu sou brasileiro". Ideia precária de colocar todos sempre acima de si mesmo.

  • @glaucop8685
    @glaucop8685 6 лет назад +2

    Prezado Ponde, concordo em partes com seu argumento. Acho que poderíamos dizer que existe o crítico generalizado, e um outro tipo, mais qualificado. Me incluo nesse segundo caso. Tenho sim, descendência europeia - sou segunda geração no Brasil - tenho sim passaporte Italiano, já morei fora e fujo sim de brasileiro quando estou no exterior. Como crítico qualificado, minha posição é a de quem já viveu o primeiro mundo e tem consciência da distancia entre eles e nós. Fazendo uso de um outro vídeo seu, diria que se trata de uma categoria de críticos "melancólicos", que por sua natureza, enxergam as mazelas e a podridão do país sem os costumeiros véus que se interpõe à realidade, sem as caricaturas carnavalescas e massificadoras que influenciam a maioria do povo. Essa categoria de críticos é análoga, talvez, aos disfóricos de gênero. Não me vejo, na maioria dos casos, como brasileiro e tenho sólidas fundamentações para não me sentir um. Nesse caso, não classificaria esse nível de crítica como brega. Acho brega o brasileiro que vai morar fora e fica postando vídeos do quanto um produto x, y ou z custa no supermercado lá fora e o quanto esses produtos custam aqui, etc e tal....chamo isso de "alma de sacoleiro".

  • @user-JM1967
    @user-JM1967 4 года назад +1

    É um assunto um tanto quanto espinhoso esse e a questão esbarra em alguns critérios que são bem atuais em uma sociedade de consumo. Que critérios? Principalmente a prosperidade material.
    Tendo tal critério como referência, os países de cultura saxônica tem destaque garantido frente a Portugal ou Espanha, por exemplo. Se tornam exemplos globaus de cultura e valores. Se impõe e reforçam sua hegemonia sobre os países menos prósperos. Nos dias atuais a Alemanha tem o mesmo PIB que todos os países da América latina, somados. Com esse critério de prosperidade material não tem como vencer os saxões. E nos tornamos vira latas mesmo.
    E o que tornam esses países tão prósperos? Muitos fatores, dentre eles o alto nível de organização. Alemanha, Finlândia, Suécia, Holanda, Austrália e Inglaterra são sociedades muito organizadas. E em sociedades organizadas e prósperas a violência urbana é baixa, o IDH sobe e surge o bem estar social.
    O que acaba acontecendo é que brasileiros que não topam esquemas nem desorganização se incomodam e passam a se sentir estrangeiro no próprio Brasil. Aí é só conflito mesmo. Esse assunto é complexo e não se encerra assim, de forma tão sintética. Há muito o que pensar sobre.

  • @ricardoalbuquerque6619
    @ricardoalbuquerque6619 8 лет назад +1

    Há algum tempo ouço com muita atenção as coisas que você diz é agora fiquei me achando um vira-latas. Se possível ilumine o meu pensar, pois ocasionalmente comparo o nosso Brasil com outros países em relação a segurança e economia.
    Quando falo que queria um Brasil com uma economia de mercado mais livre e menos burocrática como os EUA, estou sendo um vira-latas, um invejoso ou um admirador de uma situação alheia.
    Abraço e parabéns pela clareza nas palavras

  • @aidakurkdjian1210
    @aidakurkdjian1210 3 года назад

    A educação bem feita, professores bem preparados, respeitados e bem remunerados....escolas públicas espalhadas em todo o territorio nacional, seria um bom início.... respeitar a população pobre, dando assistência médica e odontológica seria outra demonstração de respeito ao direito humano do cidadão.....saneamento básico em todas as regiões pobres seria outra forma de respeito ao seu cidadão....tudo isso ajudaria muito ao brasileiro a se sentir bem melhor....O povo brasileiro acaba se sentindo um vira lata porque o seus governantes o desprezam, e o ofendem sem remorsos, e sem nenhuma vergonha na cara....esses são os verdadeiros vira latas,que jogam o lixo na cabeça do povo que os elegeu.....lamentável!!!

  • @arusa3626
    @arusa3626 8 лет назад

    Pondé, fala sobre os positivistas, a religião da humanidade, e como eles aparelharam o Brasil!

  • @AG-tv5vm
    @AG-tv5vm 8 лет назад +8

    Como dizia Nelson Rodrigues: "Consciência política de brasileiro, é medo da polícia."

  • @donadecasa7662
    @donadecasa7662 Год назад +2

    BRASILEIRO NO EXTERIOR NAO QUER DE JEITO NENHUM ENCONTRAR BRASILEIRO

  • @cienciapolitica-politicain5233
    @cienciapolitica-politicain5233 8 месяцев назад +2

    Imagina se ele fizesse esse vídeo hj com todo mundo chamando o Brasil de bostil

  • @EdwardScissorsHands1
    @EdwardScissorsHands1 8 лет назад +1

    Apesar de que eu já vi o outro lado, onde se diz que todos os outros povos do mundo são cruéis perseguidores das pobres vítimas brasileiras. Por isso deveríamos jogar tudo o que é de fora no lixo, e apenas as coisas aqui do Brasil deveriam ser válidas. Uma defesa contra a dominação cultural.

  • @paulojunior9031
    @paulojunior9031 6 лет назад +1

    Nos Brasileiros focarmos nos problemas e não nas soluções.
    Sempre usando argumento"Eu tenho um pensamento realista",quando na verdade é puro pessimismo e vitimismo!
    O Brasileiro que pensa desse modo nunca chegara no seu potencial máximo.
    Sempre associando corrupção e violência ao seus problemas pessoais,como se esses aspectos negativos que á em nosso pais só existissem em nosso pais

  • @adrianasimone924
    @adrianasimone924 6 лет назад

    Apesar dos muitos defeitos q existem no Brasil, se eu tivesse oportunidade não me mudaria daqui, lá fora as pessoas não recebem estrangeiros de braços abertos como acontece aqui, já se tornou cansativo falar mal dos brasileiros e do Brasil; falamos muito e agimos pouco, se cada um fizesse sua parte sendo mais honesto, mais educado e etc com certeza esse país melhoria muuuuito!!!

  • @wilsonhol
    @wilsonhol 8 лет назад

    Espetacular professor, exaltamos outros povos em detrimento da nossa nação

  • @MarcosVinicius-hh4zu
    @MarcosVinicius-hh4zu 7 лет назад +3

    E lá vamos nós passar a tarde refletindo, culpa do Pondé 😂😂😂

  • @franciscocosta915
    @franciscocosta915 3 года назад +5

    É caso do Olavo de Carvalho que esculacha os Brasileiros mais ele acha que está fora kkkjkkkk

  • @anapbbarboza
    @anapbbarboza 8 лет назад +2

    Ponde arrasando como sempre!

  • @gedain67840
    @gedain67840 8 лет назад +4

    Essa síndrome de vira lata de fechar os olhos e achar que somos perfeitos é um saco.
    Achar que o cool do Brasil são os bangue bangue das favelas ninguém merece.
    Brasil é um país tão criativo que por vezes fica escondido por sons monossílabos monótonos.

    • @elieneotaviano9303
      @elieneotaviano9303 8 лет назад

      Danielle não viaja.... claro que há países bem piores que o nosso... Mas dizer que ele está escondido em sons monossílabos monótonos... é rir do óbvio...

  • @JeanQueiroz
    @JeanQueiroz 8 лет назад +1

    Pondé,
    Na história da humanidade sempre houve pessoas que lutaram pelos direitos de todos.
    Sempre foram pessoas corajosas que não tiveram medo de apanhar da polícia, ser preso, etc.
    O que esperar dos protestos de uma geração mimimi?

  • @joaodepaula
    @joaodepaula 8 лет назад

    Pondé não da uma bola fora! Sensacional!

  • @raulalmeida4448
    @raulalmeida4448 8 лет назад +1

    isso mesmo quando vejo gente falando que queria ter sido colonizado pela Holanda me dá uma raiva....

  • @Marcio_Leal
    @Marcio_Leal 8 лет назад +2

    Muito bom Pondê, está cada vez melhor.

  • @eduardoklausing7891
    @eduardoklausing7891 6 лет назад +6

    Eita coincidência, minha tataravó veio da Sicília

  • @paulopimenta6912
    @paulopimenta6912 7 лет назад +2

    Actualmente aqui em Portugal tem muito português que diz descaradamente q preferia que o seu país pertencesse à Espanha só para ganhar mais uns trocados...é o fim da picada!..

  • @mmr27
    @mmr27 8 лет назад +4

    Grande Pondé!! Disse tudo.

  • @AT-ck1tl
    @AT-ck1tl 8 лет назад +53

    Eu sou muito brega então. Meu passatempo favorito é falar mal desta gente.

    • @hudsonm2010
      @hudsonm2010 8 лет назад +6

      KKKKK. Estamos juntos!

    • @gigiandaluz5192
      @gigiandaluz5192 8 лет назад

      Alexandre Borges eu tb, mas na minha breguice apenas observo ou ignoro rs tempo é muito preciso para dedicar a falta de senso de realidade.

    • @suzanalima4722
      @suzanalima4722 8 лет назад +1

      tem q falar mal mesmo pra os bestas se indignarem, acharem q é insulto pessoal. Só assim os neurônios vão "rodar", só assim vamos criar senso crítico e parar de burrice.

    • @sadmachines89
      @sadmachines89 8 лет назад +10

      Pondé dessa vez falou merda. Constatar a realidade de que grande parte da população brasileira é mal educada, ignorante e quer um Estado-pai não é ser vira-lata ou brega, é fazer o diagnóstico mais honesto de nossa cultura.

    • @reinaldoaraujo3175
      @reinaldoaraujo3175 6 лет назад +1

      Alexandre Borges Falou viu, "ser superior". Faz uma promessa ae pra na próxima encarnação nascer na Dinamarca; ou noutra Galácia kkk