Se houvesse honestidade nesse projeto de poder, a primeira coisa a ser feita, seria mudar o nome do partido. Já não é dos Trabalhadores há muitos anos.
Aqui na Bahia eles criaram uma unidade da PM chamada rondesp: é a polícia do partido dos trabalhadores. É umas das unidades da PM que mais mata no Brasil.
@@deciocarvalho2979 Partido dos Trabalhadores não é e nem nunca foi de esquerda. É um partido de conciliação de classes que prioriza a classe política, bancos, donos de grandes propriedades de terra e donos de grandes empresas.
A coisa mais difícil de achar é partido que faça justiça ao nome que tem: Partido Progressista que é conservador, Partido Trabalhista Brasileiro (falecido) que tinha verniz fascista e de trabalhista não tinha nada, Partido da Social Democracia Brasileira que até hoje não sabe o que é social democracia, Partido Liberal que é autoritário, e por aí vai... Mas só quem precisa mudar de nome é o PT, certo?
@@rodrigolima3665 entendo teu ponto de vista, mas acho que não adianta ele bater de frente com todo mundo pq ele depende do congresso. Não gosto do Lira também, mas talvez desta forma ele tenha mais facilidade em aprovar projetos no congresso
@@rodrigolima3665 Tudo bem, mas acho que a diferença é que o Lula tem habilidade política pra contornar essa situação, o Bolsonaro não. Mas acredito que se as coisas dependessem inteiramente do Lula seriam diferentes, mas tem que agradar o máximo de gente possível pra viabilizar o governo
Vladimir Safatle argumenta que a "morte da esquerda" se deve a uma série de fatores que envolvem tanto a crise das ideologias tradicionais quanto as mudanças nas dinâmicas sociais e econômicas contemporâneas. A esquerda, ao longo do tempo, se afastou de suas raízes originais e não conseguiu se adaptar adequadamente aos desafios atuais, como a globalização, a ascensão do neoliberalismo e as novas formas de luta por direitos. Safatle também critica a fragmentação das lutas sociais, que, segundo ele, dilui a capacidade de mobilização e a construção de um projeto político unificado. A falta de uma narrativa coerente e a dificuldade em articular demandas diversas contribuem para a sensação de que a esquerda perdeu seu espaço no cenário político.
A pauta do identitarismo, é justa, mas inadequado como principio de partida para competir com a extrema direita, para disputar eleição. Pois sabemos que boa parte da sociedade brasileira, é conservadora, não por conhecimento, mas por tradição.E isso traz prejuizo, como luta de espaço para o campo da esquerda! A base da luta da esquerda, tem que ser a economia, que mexe na base estrutural de toda sociedade!
Nada me tira da cabeça que o identitarismo foi feito por um infiltrado de direita só pra desmoralizar a esquerda, pq ele desvirtua a luta social, sugerindo que se vc melhorar pra minoria x, y ou z, o problema está resolvido, mascarando que se vc melhorasse PRA TODOS, as minorias seriam beneficiadas no pacote, mas pra melhorar pra todos, teriam de mexer no que os ricos não querem, então eles deixam a esquerda "brincar" de esquerda usando meia dúzia de capitães do mato como propaganda de "diversidade"!
_Fico pensando o cara fazendo a barba, no caso o Safatle: não vou tirar tudo aqui na parte do queixo! E deixa esse montículo de barba ridículo, meu!😮😂😂😂_
A esquerda muito bonita na teoria realmente nos conquista enquanto jovens , mas o problema que tanto na direita como na esquerda tem o ser humano com sua natureza onde o poder sobe a cabeça e todos independente do regime querem se é perpetuar e também não serem questionados , esse foi o problema não se concretizou como deveria com seus ideais .
Natureza humana? A verdade é que as possibilidades de tipos de sociedades são infinitas. O que você chama de natureza humana, se chama capitalismo, e nele , todos os valores humanos, são reduzidos a valorização do capital.
@@timtebowdesata9973, pessoas egoístas, invejosas, avarentas, mesquinhas, coléricas, zombeteiras, malévolas, etc, sempre existem desde que o mundo é mundo, ou seja, muito antes do capitalismo. Os indivíduos são imperfeitos e qualquer sistema econômico será imperfeito com indivíduos imperfeitos.
@@timtebowdesata9973 não cara natureza humana sim senhor o ser humano quer poder e sim quer sempre subjugar outros não importa o regime , monarquia capitalismo também pq tudo que a gente opina de forma diferente vcs já vem com a história de capitalismo , como eu falei toda forma de.governo não importa se impõe , me cite um exemplo de capitalismo ou socialismo que fundo não quis se impor e ficar sempre no poder ? Quando falo de natureza humana falo desses aspectos .
@@joilson88 o que precisamos é de disputar o poder, e não fingir que ele não existe. Mas o poder só está nas mãos dos poderosos, porque nós abdicamos da luta.
- capitalismo: liberdade para se realizar trocas voluntárias, baseadas e defendidas por contratos de acordo mútuo. - Estado: concentração de poder e controle coercitivo dos indivíduos de modo imposto, obrigatório. - Capitalismo: geração de riqueza por meio de soluções descentralizadas, portanto mais eficientes por natureza, guiadas por um incentivo absoluto: geração de lucro. - Estado: controle absoluto das tomadas de decisão social econômicas, sem incentivos mercadologicos, exclusivamente guiado por incentivos políticos. - Capitalismo: Indivíduos gerando riqueza por meio de busca por maior lucro, melhor produto, e mais custo-benefício de produção vs satisfação. Preço = produto trocado por dinheiro = geração de satisfação para ambas as partes (você tem seu produto, eu tenho meu dinheiro). - Estado: perpetuador de pobreza, fadado a tomar decisões equivocadas e enviezadas, cujo único incentivo existente é a ascenção política por meio de controle de narrativas (independentemente de intenção). Esse é o motivo pelo qual a esquerda está perdendo poder e controle da narrativa, o motivo pelo qual o socialismo nunca funcionou, ou vai funcionar. Seus incentivos (esquerda) para resolução de problemas são inexistentes, sempre foi exclusivamente sobre projetos de poder por meio do controle de massas, via narrativa e anti transparência. E isso não é opinião, é fato muito bem documentado, o "fenômeno" que está acontecendo agora no mundo é que: graças a descentralização trazida pela Internet e mídias sociais, está ficando muito difícil de continuar maquiando esses tipos de projeto (mesmo com a tomada cultural de esquerda: mídia, professores, artistas, compras de apoio) e as pessoas estão, de fato, começando a acordar para as ideias que realmente melhoram vidas. Sabe qual é a solução para o problema da "natureza humana", ou para a polarização extrema que está acontecendo nos dias de hoje? Diminuição do tamanho do estado. Quanto menor, melhor. Diminuindo o estado, você aumenta a autonomia dos indivíduos. Assim, se diminui a capacidade de políticos em aparelhar organizações, consequentemente diminuindo o acesso deles à tomarem decisões aleatórias usando o dinheiro dos outros. Quanto mais dinheiro tirar da mão do estado e colocar na propriedade privada, mais benéfico é para o povo, uma vez que só você sabe o que faz com o seu dinheiro. Ao mesmo tempo, quanto menos poder políticos tiverem para influenciar e controlarem vidas, menos polarização nós teremos, uma vez que a capacidade destrutiva deles diminui, ou aumenta, de acordo com o tamanho do estado.
Em 2:18 que a classe decida e divida o que o trabalho produz, ou seja é colocar em prática todas as ideias de Karl Marx. O professorzinho, isso não funciona.
Só uma correção: extremas esquerda não existe. Falamos esquerda radical,pois visa ir na raiz do problema. Extrema direita é chamada de extrema pq leva o capitalismo,e AGR neo liberalismo, ao extremo.
Sou de esquerda radical e militante organizado e tenho pleno acordo com o Safatle. A esquerda morreu, mas estamos lutando para ressusitar ela aos poucos
Questão é que pt é o maior partido da esquerda nacional, e isso importa muito: 1. Porque são eles que representam e discutem mais abertamente com o resto do globo, logo incorporam modismos e tendências externas 2. Pela sua importância nacional, acabam ditando os caminhos que outros partidos da esquerda devem tomar, numa tentativa de ganhar espaço ou mesmo tentar substituir. Então sim, é petismo. Mas a Eduarda no geral é muito petista, é muito lulista, é muito pós moderna, é muito neo liberal, é muito paz e amor. Só não é o povo.
Ele fala essas groselhas mas não quer encarar a realidade subjacente, a de que nosso sistema institucional é bastante conservador e ainda atrasado. As mudanças no Brasil são feitas lentamente, pacificamente, e acordadas por uma gama enorme de personagens políticos. A Argentina sempre foi terra sem lei, lá os caudilhos mandam e desmandam. O brasileiro só tem que fazer uma coisa nas eleições, votar no candidato mais a esquerda e boa. Acho patético ficar criticando o Lula quando a outra opção era o Mito, um pieguismo de dar pena "ai como o Lula é malvadão". Virem homens, parecem crianças maricas. Quando chegar o tempo oportuno a colheita será feita, até lá temos uma missão a cumprir, um compromisso de não piorar as coisas.
Acho que seu comentário define exatamente por que a esquerda morreu. A esquerda ao invés de atacar o sistema como sempre fez, agora defende ele com unhas e dentes. "Não veja bem pq o estado democratico de direito te dá a liberdade de comer, eu sei que você tá passando fome, mas pelo menos temos aqui um artifício constitucional que permite que você coma", sabe, é lamentável, isso não é e nunca será esquerda para mim.
@@DimasRC935Na esquerda há quem ataque o sistema. É só procurar nas extremidades e lá tem PCO, UP, PSTU... o problema é que atacar o sistema não funciona pra esquerda. Quantos deputados federais estes partidos elegem?
@@sagn1962 Não funciona para a esquerda? O que foi a guerra fria? O que foi Karl Marx se não o maior idealizador político revolucionário dos últimos tempos? Esses partidos a muito tempo abandonaram seu programa revolucionário, a UP é uma exceção que tem feito trabalhos surpreendentes e que ainda acho que irá levar o Brasil a algo novo. A UP conseguiu legalizar seu partido em 2019, enquanto o Bolsonaro, presidente da República não conseguiu, a UP é o partido que mais cresce no Brasil, sendo o partido mais boicotado pelo sistema também, veja que nunca são convidados para os debates eleitorais. O capitalismo é uma vergonha e tem que ser destruído.
Exatamente, esse negócio de usar o tal do "Os seres humanos são naturalmente desiguais" para explicar coisas óbvias não tá com nada e confunde demais... É sobre a igualdade sim, deixem esse negócio de "usar as palavras de Marx contra a esquerda" para os reacionários... O comunismo é a vanguarda da luta pela a igualdade e isso é digno de orgulho. Ninguém precisa ficar inventando outra histórinha não...
@@MrSchmerzen98 Deixa quieto, man. Esse pessoal ou se finge ou é intelectualmente limitada mesmo. Não é possível! É impressionante como não entra um mínimo de argumento razoável na ccabeça dessa galera.
@@femto2 Sim, até porque o conceito de "igualmente radical" não tem absolutamente nada de extremista, pelo contrário, é radicalmente razoável. Eu mesmo não consigo entender como NUNCA foi implantado em nenhum lugar, em nenhum país. Precisamos implantá-lo no Brasil urgentemente!
@@caioarandas foi sim, a frança tem IR de 60%, grande parte dos países baixos na real tem mtas políticas compensatórias, mesmo nunca tendo um governo essencialmente de esquerda, problema é que existe gente que nem vc q tem pavor de qualquer coisa que tenha qualquer resquício de comunismo mesmo nunca tendo lido nada sobre, uma pena
Se houvesse honestidade nesse projeto de poder, a primeira coisa a ser feita, seria mudar o nome do partido.
Já não é dos Trabalhadores há muitos anos.
Aqui na Bahia eles criaram uma unidade da PM chamada rondesp: é a polícia do partido dos trabalhadores. É umas das unidades da PM que mais mata no Brasil.
@@deciocarvalho2979 Partido dos Trabalhadores não é e nem nunca foi de esquerda. É um partido de conciliação de classes que prioriza a classe política, bancos, donos de grandes propriedades de terra e donos de grandes empresas.
@@deciocarvalho2979 Mas o senhor fez o L em 2022 né?
Conta pra gente
🤭
@@jefersoncosta2298Queria que ele fizesse o B, que é ainda pior?
A coisa mais difícil de achar é partido que faça justiça ao nome que tem: Partido Progressista que é conservador, Partido Trabalhista Brasileiro (falecido) que tinha verniz fascista e de trabalhista não tinha nada, Partido da Social Democracia Brasileira que até hoje não sabe o que é social democracia, Partido Liberal que é autoritário, e por aí vai... Mas só quem precisa mudar de nome é o PT, certo?
Quase 20 anos de governos lulopetistas e até agora só política compensatória, identitarismo e neoliberalismo no lombo do trabalhador...
Por um lado o Lula não governa sozinho, existe todo um congresso.
@@eduardocoutinho4171 Lula apoiou de forma incondicional a reeleição do Arthur Lira, parece que ele está gostando do congresso da forma que está.
@@rodrigolima3665 entendo teu ponto de vista, mas acho que não adianta ele bater de frente com todo mundo pq ele depende do congresso. Não gosto do Lira também, mas talvez desta forma ele tenha mais facilidade em aprovar projetos no congresso
@@eduardocoutinho4171 Essa é a mesma desculpa que meu tio Bozonarista usa pra justificar o péssimo governo Bozonaro.
@@rodrigolima3665 Tudo bem, mas acho que a diferença é que o Lula tem habilidade política pra contornar essa situação, o Bolsonaro não. Mas acredito que se as coisas dependessem inteiramente do Lula seriam diferentes, mas tem que agradar o máximo de gente possível pra viabilizar o governo
O Safatle é excelente professor e analista político, diz tudo sem rodeios. Suas análises são aulas para a gente enxergar, pensar e agir.
Vladimir Safatle argumenta que a "morte da esquerda" se deve a uma série de fatores que envolvem tanto a crise das ideologias tradicionais quanto as mudanças nas dinâmicas sociais e econômicas contemporâneas. A esquerda, ao longo do tempo, se afastou de suas raízes originais e não conseguiu se adaptar adequadamente aos desafios atuais, como a globalização, a ascensão do neoliberalismo e as novas formas de luta por direitos. Safatle também critica a fragmentação das lutas sociais, que, segundo ele, dilui a capacidade de mobilização e a construção de um projeto político unificado. A falta de uma narrativa coerente e a dificuldade em articular demandas diversas contribuem para a sensação de que a esquerda perdeu seu espaço no cenário político.
O identitarismo está acabando com a esquerda brasileira!
@@37ramones Não.
@@37ramones não. Acabando com a esquerda mundial.
O identitarismo é uma maquiagem pras "esquerdas" fingirem estar fazendo algo e não mudarem nada que incomode os ricos!
Muito bom! 😃
A única coisa que existe é a conveniência. A novidade é que isso não é novidade.
Ando cansada de excessos de identitarismo.
Brabo
Só o fato de um intelectual de " esquerda" ir pra um programa de apresentador responsável pela ascensão de Bolsonaro vc concorda q a esquerda morreu
Difícil ressuscitar os mortos. Só Cristo conseguiu isso, é pagou alto preço. Com certeza não é tarefa para Herbert Marcuse. Viva a Direita!
Não existe conciliação de classe!
Safatle sempre necessário. O que quer a esquerda, o lugar da direita? Não é esse o samba.
3:03 parece bom demais pra ser verdade...
A pauta do identitarismo, é justa, mas inadequado como principio de partida para competir com a extrema direita, para disputar eleição. Pois sabemos que boa parte da sociedade brasileira, é conservadora, não por conhecimento, mas por tradição.E isso traz prejuizo, como luta de espaço para o campo da esquerda! A base da luta da esquerda, tem que ser a economia, que mexe na base estrutural de toda sociedade!
Nada me tira da cabeça que o identitarismo foi feito por um infiltrado de direita só pra desmoralizar a esquerda, pq ele desvirtua a luta social, sugerindo que se vc melhorar pra minoria x, y ou z, o problema está resolvido, mascarando que se vc melhorasse PRA TODOS, as minorias seriam beneficiadas no pacote, mas pra melhorar pra todos, teriam de mexer no que os ricos não querem, então eles deixam a esquerda "brincar" de esquerda usando meia dúzia de capitães do mato como propaganda de "diversidade"!
_Fico pensando o cara fazendo a barba, no caso o Safatle: não vou tirar tudo aqui na parte do queixo! E deixa esse montículo de barba ridículo, meu!😮😂😂😂_
Ser de esquerda é defender o ÓBVIO do razoável!
Belo poder de síntese, professor Safatle.
Exatamente. Até porque o conceito de "igualmente radical" é radicalmente razoável.
@@caioarandasIgualdade radical é promover os medíocres em detrimento dos mais capazes. Ou seja, igualar pelo inferior.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só que não
Maluco
So ha ruptura com revolução...
Igualdade irrestrita. Nunca vi o professor lavando o banheiro na faculdade...
A esquerda muito bonita na teoria realmente nos conquista enquanto jovens , mas o problema que tanto na direita como na esquerda tem o ser humano com sua natureza onde o poder sobe a cabeça e todos independente do regime querem se é perpetuar e também não serem questionados , esse foi o problema não se concretizou como deveria com seus ideais .
Natureza humana? A verdade é que as possibilidades de tipos de sociedades são infinitas. O que você chama de natureza humana, se chama capitalismo, e nele , todos os valores humanos, são reduzidos a valorização do capital.
@@timtebowdesata9973, pessoas egoístas, invejosas, avarentas, mesquinhas, coléricas, zombeteiras, malévolas, etc, sempre existem desde que o mundo é mundo, ou seja, muito antes do capitalismo. Os indivíduos são imperfeitos e qualquer sistema econômico será imperfeito com indivíduos imperfeitos.
@@gabrielcarvalho7438 não estou falando de perfeição, mas do mínimo necessário para uma vida humana satisfatória.
@@timtebowdesata9973 não cara natureza humana sim senhor o ser humano quer poder e sim quer sempre subjugar outros não importa o regime , monarquia capitalismo também pq tudo que a gente opina de forma diferente vcs já vem com a história de capitalismo , como eu falei toda forma de.governo não importa se impõe , me cite um exemplo de capitalismo ou socialismo que fundo não quis se impor e ficar sempre no poder ? Quando falo de natureza humana falo desses aspectos .
@@joilson88 o que precisamos é de disputar o poder, e não fingir que ele não existe. Mas o poder só está nas mãos dos poderosos, porque nós abdicamos da luta.
O CIRO GOMES é isso
@@Alejandrocasabranca Confia! Kkkk
Ideias não morrem. 🥱
- capitalismo: liberdade para se realizar trocas voluntárias, baseadas e defendidas por contratos de acordo mútuo.
- Estado: concentração de poder e controle coercitivo dos indivíduos de modo imposto, obrigatório.
- Capitalismo: geração de riqueza por meio de soluções descentralizadas, portanto mais eficientes por natureza, guiadas por um incentivo absoluto: geração de lucro.
- Estado: controle absoluto das tomadas de decisão social econômicas, sem incentivos mercadologicos, exclusivamente guiado por incentivos políticos.
- Capitalismo: Indivíduos gerando riqueza por meio de busca por maior lucro, melhor produto, e mais custo-benefício de produção vs satisfação. Preço = produto trocado por dinheiro = geração de satisfação para ambas as partes (você tem seu produto, eu tenho meu dinheiro).
- Estado: perpetuador de pobreza, fadado a tomar decisões equivocadas e enviezadas, cujo único incentivo existente é a ascenção política por meio de controle de narrativas (independentemente de intenção).
Esse é o motivo pelo qual a esquerda está perdendo poder e controle da narrativa, o motivo pelo qual o socialismo nunca funcionou, ou vai funcionar. Seus incentivos (esquerda) para resolução de problemas são inexistentes, sempre foi exclusivamente sobre projetos de poder por meio do controle de massas, via narrativa e anti transparência.
E isso não é opinião, é fato muito bem documentado, o "fenômeno" que está acontecendo agora no mundo é que: graças a descentralização trazida pela Internet e mídias sociais, está ficando muito difícil de continuar maquiando esses tipos de projeto (mesmo com a tomada cultural de esquerda: mídia, professores, artistas, compras de apoio) e as pessoas estão, de fato, começando a acordar para as ideias que realmente melhoram vidas.
Sabe qual é a solução para o problema da "natureza humana", ou para a polarização extrema que está acontecendo nos dias de hoje? Diminuição do tamanho do estado. Quanto menor, melhor. Diminuindo o estado, você aumenta a autonomia dos indivíduos. Assim, se diminui a capacidade de políticos em aparelhar organizações, consequentemente diminuindo o acesso deles à tomarem decisões aleatórias usando o dinheiro dos outros. Quanto mais dinheiro tirar da mão do estado e colocar na propriedade privada, mais benéfico é para o povo, uma vez que só você sabe o que faz com o seu dinheiro. Ao mesmo tempo, quanto menos poder políticos tiverem para influenciar e controlarem vidas, menos polarização nós teremos, uma vez que a capacidade destrutiva deles diminui, ou aumenta, de acordo com o tamanho do estado.
Em 2:18 que a classe decida e divida o que o trabalho produz, ou seja é colocar em prática todas as ideias de Karl Marx. O professorzinho, isso não funciona.
Safatle tá confundindo Socialismo com Anarquismo, ou pelo menos Esquerda com meramente Anarquismo. Mas trás um subsídio altamente enriquecedor.
Mais do mesmo.
4:30 a ruptura passou pra extrema-direita, menos a esquerda é extrema
Só uma correção: extremas esquerda não existe. Falamos esquerda radical,pois visa ir na raiz do problema. Extrema direita é chamada de extrema pq leva o capitalismo,e AGR neo liberalismo, ao extremo.
O Saflate parece que mistura de propósito esquerda com o petismo.
Sou de esquerda radical e militante organizado e tenho pleno acordo com o Safatle. A esquerda morreu, mas estamos lutando para ressusitar ela aos poucos
Questão é que pt é o maior partido da esquerda nacional, e isso importa muito:
1. Porque são eles que representam e discutem mais abertamente com o resto do globo, logo incorporam modismos e tendências externas
2. Pela sua importância nacional, acabam ditando os caminhos que outros partidos da esquerda devem tomar, numa tentativa de ganhar espaço ou mesmo tentar substituir.
Então sim, é petismo. Mas a Eduarda no geral é muito petista, é muito lulista, é muito pós moderna, é muito neo liberal, é muito paz e amor. Só não é o povo.
@@rabiscoebarulho8332 Ou esquerda radical, Lopez Obrador, Vietnã e China te mandaram lembranças...
@@aidanpaim805 Sim, o Pt me lembra o PRI mexicano, no qual Lopez Obrador saiu, enfrentou e venceu.
@@aidanpaim805PT não é esquerda, é neoliberalismo corrupto disfarçado de "esquerda"
Ele fala essas groselhas mas não quer encarar a realidade subjacente, a de que nosso sistema institucional é bastante conservador e ainda atrasado. As mudanças no Brasil são feitas lentamente, pacificamente, e acordadas por uma gama enorme de personagens políticos. A Argentina sempre foi terra sem lei, lá os caudilhos mandam e desmandam. O brasileiro só tem que fazer uma coisa nas eleições, votar no candidato mais a esquerda e boa. Acho patético ficar criticando o Lula quando a outra opção era o Mito, um pieguismo de dar pena "ai como o Lula é malvadão". Virem homens, parecem crianças maricas. Quando chegar o tempo oportuno a colheita será feita, até lá temos uma missão a cumprir, um compromisso de não piorar as coisas.
Acho que seu comentário define exatamente por que a esquerda morreu. A esquerda ao invés de atacar o sistema como sempre fez, agora defende ele com unhas e dentes. "Não veja bem pq o estado democratico de direito te dá a liberdade de comer, eu sei que você tá passando fome, mas pelo menos temos aqui um artifício constitucional que permite que você coma", sabe, é lamentável, isso não é e nunca será esquerda para mim.
@@DimasRC935Na esquerda há quem ataque o sistema. É só procurar nas extremidades e lá tem PCO, UP, PSTU... o problema é que atacar o sistema não funciona pra esquerda. Quantos deputados federais estes partidos elegem?
@@sagn1962 Não funciona para a esquerda? O que foi a guerra fria? O que foi Karl Marx se não o maior idealizador político revolucionário dos últimos tempos? Esses partidos a muito tempo abandonaram seu programa revolucionário, a UP é uma exceção que tem feito trabalhos surpreendentes e que ainda acho que irá levar o Brasil a algo novo. A UP conseguiu legalizar seu partido em 2019, enquanto o Bolsonaro, presidente da República não conseguiu, a UP é o partido que mais cresce no Brasil, sendo o partido mais boicotado pelo sistema também, veja que nunca são convidados para os debates eleitorais. O capitalismo é uma vergonha e tem que ser destruído.
@@slowpace6641 Quase 20 anos de governos lulopetistas e ainda vamos ter esperar quanto tempo? Mais 20 será?
Realmente a esquerda morreu, pois não é de esquerda um cara que usa um relógio de 60 mil reais.
Não por este motivo. Quem gosta de pobreza é o capitalismo.
O Anarquismo é a proposta da extrema direita. Tá igual o Peter Druker em relação ao fordismo. Ele chamou o management e que se derreta o resto
@@Conservanoalcool Não fale besteira, anarquismo é de esquerda. Não confunda anarquismo com anarcocapitalismo, são coisas muito diferentes
@@MAPPER_Tauan sim senhora doutora professora da USPE
@@MAPPER_Tauan O comunismo seria o anarquismo após o processo do Socialismo. Isso de acordo com o escritor de fábulas Karl Marx
@@Conservanoalcool anarquismo não só é de esquerda, como também é de ESQUERDA RADICAL.
O cara fala em "extrema direita" lançando um discurso extremista kkkkkkkkkkkkk
O trabalhador ter acesso a riqueza que produz, nossa que extremista kkkkk
@@FabioZCandioto sim, ainda bem que sabes.
Exatamente, esse negócio de usar o tal do "Os seres humanos são naturalmente desiguais" para explicar coisas óbvias não tá com nada e confunde demais... É sobre a igualdade sim, deixem esse negócio de "usar as palavras de Marx contra a esquerda" para os reacionários... O comunismo é a vanguarda da luta pela a igualdade e isso é digno de orgulho. Ninguém precisa ficar inventando outra histórinha não...
Confessando com todas as letras que é um extremista
@@paazbra radical é diferente de extremista
@@MrSchmerzen98 Deixa quieto, man. Esse pessoal ou se finge ou é intelectualmente limitada mesmo. Não é possível!
É impressionante como não entra um mínimo de argumento razoável na ccabeça dessa galera.
@@femto2 Sim, até porque o conceito de "igualmente radical" não tem absolutamente nada de extremista, pelo contrário, é radicalmente razoável. Eu mesmo não consigo entender como NUNCA foi implantado em nenhum lugar, em nenhum país. Precisamos implantá-lo no Brasil urgentemente!
@@caioarandas foi sim, a frança tem IR de 60%, grande parte dos países baixos na real tem mtas políticas compensatórias, mesmo nunca tendo um governo essencialmente de esquerda, problema é que existe gente que nem vc q tem pavor de qualquer coisa que tenha qualquer resquício de comunismo mesmo nunca tendo lido nada sobre, uma pena
@@tislou_d2 acontece que a esquerda jurássica brasileira assusta a maioria da população contrária às ideias fracassadas dessa mesma esquerda.