A ironia das coisas é que pseudociência só existe porque nós mistificamos a ciência e agora todo mundo quer que tudo seja ciência para poder dar a credibilidade necessária para vender as coisas. É por isso que mais importante do que discutir método científico na divulgação científica precisamos discutir filosofia da ciência e epistemologia da ciência para evitar uma mistificação da ciência. Eu conheci uma budista que mostrou que a vertente do Budismo dela critica muito as pessoas que tenta associar os conteúdos da mecânica quântica com o budismo, inclusive ela me mandou um texto de um filosofo da ciência budista mostrando o problema disso.
No filme “Django livre” há uma cena que o senhor de “Candy Land”, Leonardo Di Caprio, “ensina” sobre a “predisposição” dos escravos negros em servir, baseado no formato do seu crânio.
A conversa sobre astrologia me lembrou um caso que aconteceu comigo . Eu trabalhava em uma empresa que gerenciava vários hospitais. estávamos em uma reunião e uma pessoa sugeriu que nós devíamos fazer o mapa astral do médico antes de ele entrar na sala de cirurgia. O problema foi que teve uma parte da sala concordou. Isso fez com que depois de um tempo eu pedisse demissão.
Caralho, Pirula mencionando o caso de lobotomia na avó do Bojack. A série é realmente porrada atrás de porrada, quem entende a camada mais profunda explode a cabeça 🗣️
Gente, acho muita inocência pensar que quem acredita em pseudociência não vai prejudicar ou aplicar essa crença no seu dia a dia, no seu mundo. Qualquer pseudociência é perigosa, leva a crença em coisas que não condizem com a realidade e se a pessoa acredita para ela aquilo é real, então é claro que vai levar isso para tentar aplicar no seu dia a dia
pois é, a mesma coisa com religião né mesmo que não queira se passar como ciência se passa como verdade (e ainda pega no emocional). entendo que no vídeo estão falando sobre como a ciência tem validade no nosso mundo e que essas baboseiras querem usufruir dela, mas msm quando essas crenças/teorias não querem se passar de ciência ainda prejudicam um bocado... mas eu acho que não tem o que fazer, enquanto tiver humano vai ter doidera
@@annieribee Exatamente isso, eu já tive muita discussão com pessoas religiosas por causa disso. Por eles acreditarem no poder da fé, até quando você prova que algo não pode funcionar, eles falam coisas do tipo "a fé move montanhas" e continuam acreditando que funciona. Até com a minha mãe já tive esse problema...
A observação da Mila no minuto 43:10 é importântissima. Pois define bem o perigo do fundamentalismo religioso que gera pré-conceitos e intolerância religiosa com base nessa crenças fundamentadas em pseudociências. Mila é fodástica demais. Sensata e observadora.
Uma coisa muito, muito, importante da Ciência é ter capacidade de definir e delimitar bem seu objeto de interesse. Imagina se alguém nas Ciências Humanas enfrentasse seus objetos numa conversa aberta que se pretende científica com esta leviandade e assumindo o erro?
Muito bom! Eu era cristão hoje estou sem religião, o que eu quero das religiões é apenas a espiritualidade. Quanto a Deus, sigo acreditando que Ele é um ser transcendental.
Gente, eu não sabia que eu era tão fã da Camila. A Camila é que nem as músicas do Queem, pra mim... sou mais feliz pq ela existe e tive o prazer de "conhecer"❤
episódio massa! os três elementos todos falando, entrosados, tudo muito elucidativo e muito leve, ficou bom demais de assistir e a mila nossa, uma elegância, uma graça! kkkkk maravilhosa! gostei demais, obrigada pelo vídeo 💕✨
24:55 o ruas é maravilhoso, até mesmo na tentativa de dizer um ditado comum!! "É uma mão de 2 vias"... Eu rio muito!! Abraços aos elementos, um grupo completíssimo, 3 cientistas e um de nós lá pra perguntar exatamente o que nós gostaríamos de perguntar!!
Até hoje as doenças mentais tem que ser avaliadas a partir do contexto social.. pelo simples conceito de "funcionalidade". E até hoje isso é um estigma
10:30 Excelente colocação da Camila. Dentro do fundamento científico não é relevante quem executa o experimento, seja eu, você, etc., entretanto, todos nós somos humanos e como humanos temos vieses que nem sabemos que temos. Então mesmo com algum cuidado metodológico não desprezível, ainda é possível que falhas passem que contenham vieses. assim, ter mais gente com diversas visões de mundo e vieses distintos, todos com a intenção de eliminar a influência desses vieses, permite ao método eliminar hipóteses espúrias e sem fundamentação robusta o suficiente para ser creditada como válida e verdadeira. Exemplo: micro expressões faciais.
Acho que o grupo nao entendeu a visão do Pirula, mas eu entendi e concordo. Eu nunca ouvi gente q acredita em astrologia falando q é ciencia. O Pirula estava com uma visao mais ampla sobre o ceticismo na população. Conheço pessoas q fazem mapa astral e elas nao afirmam que é uma ciencia, apenas usam a idéia de que a ciencia nao explica tudo e ponto. Mas ainda assim a astrologia é uma pseudociencia mesmo sem se auto afirmar uma ciencia. Acho que a definição que pseudociencia deveria tomar é aquela q falaram de "algo q garante entender e explicar o mundo fisico baseado naquele sistema de idéias".
Meu, amo os debates de vocês. E tenho que compartilhar que quase sempre eu penso o quanto a psicologia pode contribuir, e muito, com a qualidade dos debates todos! Inclusive, a psicologia é uma das áreas que sofre MUITO com tais pseudociencias
Frenologia nao foi exatamente extinta. Aquele caso em Blumenau que um cara matou crianças numa creche a poucos meses atrás, uma terapeuta falou no jornal local que ela fazia isso, E... PASMEM... Ela disse q é estranho ele fazer isso pois a analise dele nao apontava para alguem agressivo 😂😂😂😂😂
Só um adendo sobre o que o Milio falou nos primeiros 5 minutos, sobre ciência e arte: a Teoria da Literatura é classificada como ciência empírica. Então, é uma forma científica de entender a arte (no caso, a literatura), que funciona de forma inter e multidisciplinar, como qualquer ciência humana e social, e trabalha com antropologia, linguística, semiótica, estudos culturais, sociologia, psicologia/psicanálise, história, política, e até neurociência (neurolinguística, por exemplo)
No livro "A falsa medida do homem", Stephen Jay Gould apresenta muito bem a frenologia e seus métodos e relata casos de uso em eugenia e diversas fraudes dos frenologistas. Recomendo!
Ja acreditei em designer inteligente. Ainda bem que consegui entender melhor e saber que não tem tais evidências de "padrão" das formações da natureza.
eu fico puto com as características atribuidas ao meu signo, de gêmeos... pq, no geral, as características são meio aleatórias, mas gêmeos pessoal diz ser "duas caras"... q é uma associação obvia ao simbolo do signo... um maluco aleatório sei lá quantos séculos atrás, olhou pro céu e achou q um grupo de estrelas parecia "duas pessoas", aí por conta disso eu sou duas caras?? qualé XDDD
o comentário da Mila sobre o uso da pseudociência para legitimar uma única religião é BRILHANTE! obrigado por me dar essa abertura de consciência, Mila.
Achei fantástico o comentário da Camila sobre os riscos da astrologia na geração de preconceitos. Penso, que, inclusive, ela pode alimentar um senso preconceituoso que alimente outros tipos de preconceitos. É como se ela moldasse a mente para já inferir com é alguém, com base em aspectos absolutamente enviesado. Um ponto que eu fico em dúvida é sobre o Lineu e a frenologia. Tá que a frenologia de concentrava na anatomia. Mas será que o pensamento étnico propagado por Lineu não pode ter contribuído com a frenologia alguns séculos antes?! É uma dúvida mesmo.
Год назад+5
Essas discussões são ótimas. Acho que eu gosto tanto desses papos por que são os que mais me fazem refletir sobre as minhas próprias crenças.
Com base em que o Pirula falou no final da resenha, para mim Religiões na essência são bolhas de 'Teorias da conspiração' Parabéns pelo programa! Obrigado 4 elementos😉
Primeiramente parabéns pelo tema do podcast! Uma coisa que é MUITO IMPORTANTE, no minuto 25:00 há uma falha de lógica GRANDE (falácia). Se uma sentença A implica B (A => B) NÃO podemos dizer que B implica A (B => A). Em síntese a falácia é afirmar que A=>B é equivalente a AB. Isso é crucial justamente porque é lógica, justamente porque é ciência. A falácia aparece quando o Emílio se utiliza dessa relação na sua construção argumentativa. É apenas uma contribuição que gostaria de fazer. Vcs são EXCELENTES. Queria deixar o comentário pela importância e alcance que o canal tem.
@@Duuvideogames A frenologia não é ciência, como não é a astrologia, a constelação familiar, a cura com cristais, etc e etc, mas todas se travestem de tal para obter uma credibilidade que não tem. Filosofia é outro campo do conhecimento, não é ciência nem pseudociência, é a área do conhecimento q investiga e reflete temas da existência humana.
Não conhecia o canal; gostei muito. Contudo, senti falta de alguém com um olhar aprofundado nas humanidades. Vários conceitos que foram abordados, como o de histeria, poderiam ser melhor explorados. Além disso, os fatos históricos foram tratados meio que na base do achismo kkkk Papo excelente, inteligente, com uso de uma linguagem super acessível.
Sou ortodontista e o tipo de crescimento do crânio é muito importante para essa especialidade. No início do curso é estudado os tipos de crescimento e realmente, algum professores fazem alguns comentários sobre determinação de personalidade de acordo com o tipo de crânio e de face até hoje. Mesmo sendo menções bem rápidas e superficiais, isso é passado por eles como se fosse verdade.
apoio trazer o João Carvalho, ele tem diversas opiniões interessantes e seria legal fazer um programa sobre a cultura Mesopotâmica com ele, ele sempre traz no canal dele várias reflexões sobre esse tema.
Frenologia vez ou outra sempre aparece requentada no meio de alguma outra pseudociência, só esse ano já vi pelo menos 3x alguns veículos grandes de mídia misturando com outras pseudociências
É por isso a meu ver a melhor forma de definir ciência é a falseabilidade das coisas, não afirmativa de algo, por exemplo algo não precisa se dizer científico para estar objetivamente errado com base na materialidade
21:30 ad hoc 1 destinado a essa finalidade. 2. FILOSOFIA formulado com o único objetivo de legitimar ou defender uma teoria, e não em decorrência de uma compreensão objetiva e isenta da realidade (diz-se de argumento, proposição ou hipótese). Há um cuidado importante a se fazer. Existem várias atualizações de conhecimento científico que se encaixam (encaixariam) em proposições ad hoc, um bom exemplo é a evolução do modelo atômico a medida que novos experimentos descobriam novas características até então desconhecidas. Entretanto, essas atualização não são feitas como formas de se explicar casos particulares e sim de se explicar a situação geral, mesmo que no momento pareçam ad hoc. O exemplo de astrologia é sempre bem-vindo nesse cenário, a afirmação astrológica nunca é preditiva correta do ponto de partida, ela é uma predição genérica que sempre que encontra um obstáculo cria uma contra proposta aleatória qualquer só para justificar que ela está certa naquele caso particular e só naquele. A falta de capacidade de abranger faz com que ais proposições se limitem a proposições ad hoc sem qualquer capacidade de se solidificarem como uma teoria que seria capaz de explicar o fenômeno à luz da nova descoberta.
Que aula sobre a influencia pessoal cultural nas hipoteses cientificas camila, porra, simplesmente o peso de uma mulher foda num espaço cientifico. E aos poucos os 3 elementos vao aprendendo a CALAR A BOCA qnd as entrevistada/participante femininas estão falando
O lance da histeria é algo que me deixa.muito amgstiada,nao sei nem se essa seria a palavra correta Quando mais jovem que descobri o que foi esse período eu cheguei a chorar pensando em tanta humilhação quer essas mulheres passavam e que eram levadas acreditar que era a cura que precisavam
Sobre a história desses preconceitos se repetirem, lembrei do caso de São Sebastião, romano. Ele era amante do imperador e até aí tudo bem, mas descobriram que ele era cristão, então mandaram executar. Não é louco pensar que lá na Roma antiga as discriminações eram exatamente opostas às de hoje em dia no ocidente?
A questão é que a constelação familiar é utilizada como meio de prova na justiça brasileira, principalmente nas varas de família. O debate nesse momento é interessante porque o ministro dos direitos humanos vem tentando abolir essa prática e encontrando resistência de parte da sociedade e de setores que se beneficiam.
@@rafaelmoulin2328 não é como prova, mas como instrumento de conciliação das partes e realização de acordos. Essa discussão é anterior ao atual governo, a nota técnica do CFP já menciona essa demanda junto à Justiça.
E eu, que já fui numa constelação familiar? Eles dizem que todo mundo que está lá, pode falar. Que é previsto, pq todo mundo faz parte! Fiquei falando merda a noite inteira. Kkkkkkkkk
As mais perigosas são as que mexem com a saúde, seja física ou mental. O resto é cada um exercendo o direito ao ridículo, mas ainda assim devem ser combatidas
O que a divulgação científica tem feito pra furar a bolha? Penso que a maioria que vem aqui assistira já entende o que é pseudociência e os problemas causados por isso.
Falando de paciente sugerindo tratamento, lembrei do famoso caso da Gypsy, em que a mãe inventou uma série de doenças para a filha, sem que ela não tivesse doença alguma. Segundo foi dito no documentário, a mãe por ter sido uma enfermeira, usou os seus conhecimentos para enganar os médicos, assim fazendo a Gypsy ser submetida a tratamentos perigosos. O que eu quero dizer é que a prática da Medicina não é ciência, pois depende do conhecimento e vivencia de cada médico. É comum um paciente ir em três médicos diferentes e com obter três diagnósticos diferentes.
Uma definição que eu gosto para pseudociência é: um pensamento ou atividade que não passa pelo crivo da análise científica, que se propõe a explicar a realidade e que busca se introduzir em ambientes em que o conhecimento científico deve predominar (p.ex.: tratamentos de saúde, educação formal, políticas públicas, etc). A homeopatia: atividade que não passa pelo crivo da ciência, se propõe a explicar a realidade e se introduz como tratamento de saúde. O design inteligente: não passa pelo crivo da ciência, se propõe a explicar a realidade e se introduz na educação formal. Religião: não passa pelo crivo da ciência, se propõe a explicar a realidade, mas não se introduz em ambientes em que a ciência deve predominar (apesar de haver indivíduos religiosos que, eles sim, tentam criar políticas teocráticas). A religião, nestes exemplos, é a única que não é pseudociência, mas devemos ficar atentos com os indivíduos mais fanáticos.
A Mila é igual o power ranger verde, não faz parte do time original mas é o melhor da serie
E tá até de verde já
MELHOR DEFINIÇÃO MEUDEUS KKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkk
+ KKKKKKKKK
Power ranger branco😂😂 o verde era do time original. Eu acho.
Já dizia Millor Fernades : Desconfie de todo idealista que lucra com seu ideal.
A ironia das coisas é que pseudociência só existe porque nós mistificamos a ciência e agora todo mundo quer que tudo seja ciência para poder dar a credibilidade necessária para vender as coisas. É por isso que mais importante do que discutir método científico na divulgação científica precisamos discutir filosofia da ciência e epistemologia da ciência para evitar uma mistificação da ciência. Eu conheci uma budista que mostrou que a vertente do Budismo dela critica muito as pessoas que tenta associar os conteúdos da mecânica quântica com o budismo, inclusive ela me mandou um texto de um filosofo da ciência budista mostrando o problema disso.
Eu abri o jornalzinho da minha cidade e li meu horóscopo. "Evite fazer gastos desnecessários". Bom, que funciona, funciona😂
Verdade kkkkkkkkk
mas vc economizou?
Jornal não vale a pena nem pra ler notícia, não é parâmetro kkk
Ainda existe jornal?
@@flowtao kkkk pior que existe kkkk
No filme “Django livre” há uma cena que o senhor de “Candy Land”, Leonardo Di Caprio, “ensina” sobre a “predisposição” dos escravos negros em servir, baseado no formato do seu crânio.
A voz da Mila é um bálsamo! ❤
SIMMMMMMMMMMMMMMMMM..PENSEI O MESMO
a voz dela é mt parecida com da Tania Gaidarji
Ela parece ser dubladora!
@@TheFlpcrd Realmente. Parece muito com a voz da dubladora da Bulma de Dragon Ball mesmo.
A conversa sobre astrologia me lembrou um caso que aconteceu comigo . Eu trabalhava em uma empresa que gerenciava vários hospitais.
estávamos em uma reunião e uma pessoa sugeriu que nós devíamos fazer o mapa astral do médico antes de ele entrar na sala de cirurgia. O problema foi que teve uma parte da sala concordou.
Isso fez com que depois de um tempo eu pedisse demissão.
Gzuis...
Socorro
Sua atitude claramente foi de um canceriano.
Já fiz entrevista que perguntaram o meu signo, a pessoa ficou brava qd respondi que era Grifo com ascendente em Minotauro.
Que pergunta imbecil, a data de nascimento já diz qual é
Kkkkk
Ahuahahhahah muito bom
O meu é tomate.com.ascendente em.banana 😂😂😂
O meu é signo é torradas francesas com ascendente em bastante açúcar e canela!
Se tivessem falado de psicanálise os portões do inferno teriam se aberto e estaria a maior treta aqui nos comentários.
Nem fala nada, deixa a tampa do bueiro fechada
Caralho, Pirula mencionando o caso de lobotomia na avó do Bojack. A série é realmente porrada atrás de porrada, quem entende a camada mais profunda explode a cabeça 🗣️
Descobri vcs recentemente e já AMO! E adoro qdo a Mila comparece, ela é o olhar do amor na ciência :-) !
Gente, acho muita inocência pensar que quem acredita em pseudociência não vai prejudicar ou aplicar essa crença no seu dia a dia, no seu mundo. Qualquer pseudociência é perigosa, leva a crença em coisas que não condizem com a realidade e se a pessoa acredita para ela aquilo é real, então é claro que vai levar isso para tentar aplicar no seu dia a dia
pois é, a mesma coisa com religião né mesmo que não queira se passar como ciência se passa como verdade (e ainda pega no emocional). entendo que no vídeo estão falando sobre como a ciência tem validade no nosso mundo e que essas baboseiras querem usufruir dela, mas msm quando essas crenças/teorias não querem se passar de ciência ainda prejudicam um bocado... mas eu acho que não tem o que fazer, enquanto tiver humano vai ter doidera
@@annieribee Exatamente isso, eu já tive muita discussão com pessoas religiosas por causa disso. Por eles acreditarem no poder da fé, até quando você prova que algo não pode funcionar, eles falam coisas do tipo "a fé move montanhas" e continuam acreditando que funciona. Até com a minha mãe já tive esse problema...
Deus fez milagres em minha vida!
Exatamente
É como o Matt Dillahunty sempre fala: Crenças informam ações, e ações têm consequências.
Tambem tem frenologia no filme Django do Tarantino
A observação da Mila no minuto 43:10 é importântissima. Pois define bem o perigo do fundamentalismo religioso que gera pré-conceitos e intolerância religiosa com base nessa crenças fundamentadas em pseudociências. Mila é fodástica demais. Sensata e observadora.
Apoio mudar o nome do canal para os Quatro Elementos, não sei os outros seguidores kkkkkkkkkkkkkkkk. Mila já é membro oficial.
Siiiim! 😊🥰
Ou "Os três elementos + uma lider suprema"!! hehehehe
Fica até mais fiel à referência do nome
Não, eu gosto de pensar que ela é o elemento surpresa
Demorou né, tá segregado esse nome aí
Uma coisa muito, muito, importante da Ciência é ter capacidade de definir e delimitar bem seu objeto de interesse. Imagina se alguém nas Ciências Humanas enfrentasse seus objetos numa conversa aberta que se pretende científica com esta leviandade e assumindo o erro?
A camiseta do Pirula é perfeita!
Queria ❤
Pirulla como bom Leonino 🦁 sempre será o centro das discussões
😅😅😅😅😅😅😅😅😅
Afora todo o assunto de pseudociencias, queria destacar aqui que a Mila ta maravilhosa nesse video!! Quero ver mais dela no canal, galera
ah não, meu comentário comprovando que a Camila é de escorpião! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A Mila tem que participar sempre dos vídeos, sempre muito coerente e sensata em suas falas... nota 10
Muito bom! Eu era cristão hoje estou sem religião, o que eu quero das religiões é apenas a espiritualidade. Quanto a Deus, sigo acreditando que Ele é um ser transcendental.
Estudos comprovam que eu fico muito feliz ao assistir vídeos como este. ❤🎉
Gente, eu não sabia que eu era tão fã da Camila. A Camila é que nem as músicas do Queem, pra mim... sou mais feliz pq ela existe e tive o prazer de "conhecer"❤
Pirulla de saco cheio no começo é o melhor!!! Pirulla seu lindo
episódio massa! os três elementos todos falando, entrosados, tudo muito elucidativo e muito leve, ficou bom demais de assistir e a mila nossa, uma elegância, uma graça! kkkkk maravilhosa! gostei demais, obrigada pelo vídeo 💕✨
Faço minhas as tuas palavras. Esse episódio foi muito bom, fluiu muito!
24:55 o ruas é maravilhoso, até mesmo na tentativa de dizer um ditado comum!! "É uma mão de 2 vias"... Eu rio muito!! Abraços aos elementos, um grupo completíssimo, 3 cientistas e um de nós lá pra perguntar exatamente o que nós gostaríamos de perguntar!!
Até hoje as doenças mentais tem que ser avaliadas a partir do contexto social.. pelo simples conceito de "funcionalidade". E até hoje isso é um estigma
10:30 Excelente colocação da Camila. Dentro do fundamento científico não é relevante quem executa o experimento, seja eu, você, etc., entretanto, todos nós somos humanos e como humanos temos vieses que nem sabemos que temos. Então mesmo com algum cuidado metodológico não desprezível, ainda é possível que falhas passem que contenham vieses. assim, ter mais gente com diversas visões de mundo e vieses distintos, todos com a intenção de eliminar a influência desses vieses, permite ao método eliminar hipóteses espúrias e sem fundamentação robusta o suficiente para ser creditada como válida e verdadeira. Exemplo: micro expressões faciais.
A cara de apaixonado do Emilio quando ela fala... "mee que orgulho desta mulher"... hehehehe
Acho que o grupo nao entendeu a visão do Pirula, mas eu entendi e concordo.
Eu nunca ouvi gente q acredita em astrologia falando q é ciencia.
O Pirula estava com uma visao mais ampla sobre o ceticismo na população.
Conheço pessoas q fazem mapa astral e elas nao afirmam que é uma ciencia, apenas usam a idéia de que a ciencia nao explica tudo e ponto.
Mas ainda assim a astrologia é uma pseudociencia mesmo sem se auto afirmar uma ciencia.
Acho que a definição que pseudociencia deveria tomar é aquela q falaram de "algo q garante entender e explicar o mundo fisico baseado naquele sistema de idéias".
Meu, amo os debates de vocês. E tenho que compartilhar que quase sempre eu penso o quanto a psicologia pode contribuir, e muito, com a qualidade dos debates todos!
Inclusive, a psicologia é uma das áreas que sofre MUITO com tais pseudociencias
Pessoal, fica uma sugestão de convidado: Daniel Gontijo. Psicólogo que fala mto sobre pseudociência e sobre padrões de religoes e crenças
Mais Mila Massuda Por Favor!!!! 🧡
Frenologia nao foi exatamente extinta. Aquele caso em Blumenau que um cara matou crianças numa creche a poucos meses atrás, uma terapeuta falou no jornal local que ela fazia isso, E... PASMEM...
Ela disse q é estranho ele fazer isso pois a analise dele nao apontava para alguem agressivo 😂😂😂😂😂
Santa Catarina tem momentos que parece o Acre dos que se pretendem superiores.
Só um adendo sobre o que o Milio falou nos primeiros 5 minutos, sobre ciência e arte: a Teoria da Literatura é classificada como ciência empírica. Então, é uma forma científica de entender a arte (no caso, a literatura), que funciona de forma inter e multidisciplinar, como qualquer ciência humana e social, e trabalha com antropologia, linguística, semiótica, estudos culturais, sociologia, psicologia/psicanálise, história, política, e até neurociência (neurolinguística, por exemplo)
No livro "A falsa medida do homem", Stephen Jay Gould apresenta muito bem a frenologia e seus métodos e relata casos de uso em eugenia e diversas fraudes dos frenologistas. Recomendo!
Ja acreditei em designer inteligente. Ainda bem que consegui entender melhor e saber que não tem tais evidências de "padrão" das formações da natureza.
eu fico puto com as características atribuidas ao meu signo, de gêmeos... pq, no geral, as características são meio aleatórias, mas gêmeos pessoal diz ser "duas caras"... q é uma associação obvia ao simbolo do signo...
um maluco aleatório sei lá quantos séculos atrás, olhou pro céu e achou q um grupo de estrelas parecia "duas pessoas", aí por conta disso eu sou duas caras?? qualé XDDD
Até sua foto de perfil tem duas caras kkkkkkkk
@@elvisbl aí eu perdi no argumento
Nao assim, so estudando astrologia pra entender kkkkkk
@@brunovital4207o paia é estudar uma coisa que não faz sentido e não tem como ser testada. Tudo que uma pessoa diz sobre isso é "confia"
Hahaha, sou de gêmeos e acho engraçado falarem que é o pior signo, mas eu acho muito divertido!
Vocês são incríveis. Menos a Mila. Ela é SUPER INCRÍVEL
Pirula, te entendo! Eu já dormi no Uber tbm, pior que eu estava sozinho!
Gente, eu estou apaixonada pela Mila. Que mulher FODA simplesmente, incrível! Os demais são meros mortais.
O jeito manso dela falar apaga os três até qdo eles falam ao mesmo tempo. Kkkkkk
Concordo, por mim ela participava de todos os vídeos...
Ela é muito elegante e simpática.
o comentário da Mila sobre o uso da pseudociência para legitimar uma única religião é BRILHANTE! obrigado por me dar essa abertura de consciência, Mila.
Nossa. Me inscrevi por causa da Mila. Ela tem um olhar muito acolhedor sobre as coisas. ❤
Eu descobri sobre frenologia no filme Django Livre.
Achei fantástico o comentário da Camila sobre os riscos da astrologia na geração de preconceitos. Penso, que, inclusive, ela pode alimentar um senso preconceituoso que alimente outros tipos de preconceitos. É como se ela moldasse a mente para já inferir com é alguém, com base em aspectos absolutamente enviesado. Um ponto que eu fico em dúvida é sobre o Lineu e a frenologia. Tá que a frenologia de concentrava na anatomia. Mas será que o pensamento étnico propagado por Lineu não pode ter contribuído com a frenologia alguns séculos antes?! É uma dúvida mesmo.
Essas discussões são ótimas. Acho que eu gosto tanto desses papos por que são os que mais me fazem refletir sobre as minhas próprias crenças.
Eita, o Pirula está mais bonito nesse episódio. Ele fica bem tanto de óculos quanto sem 😮
Com base em que o Pirula falou no final da resenha, para mim Religiões na essência são bolhas de 'Teorias da conspiração'
Parabéns pelo programa! Obrigado 4 elementos😉
Primeiramente parabéns pelo tema do podcast! Uma coisa que é MUITO IMPORTANTE, no minuto 25:00 há uma falha de lógica GRANDE (falácia). Se uma sentença A implica B (A => B) NÃO podemos dizer que B implica A (B => A). Em síntese a falácia é afirmar que A=>B é equivalente a AB. Isso é crucial justamente porque é lógica, justamente porque é ciência. A falácia aparece quando o Emílio se utiliza dessa relação na sua construção argumentativa. É apenas uma contribuição que gostaria de fazer. Vcs são EXCELENTES. Queria deixar o comentário pela importância e alcance que o canal tem.
Eu já vi isso do signo, uma amiga não quis nem conversar com um amigo meu pq o signo não batia, negócio muito sem sentido.
Gente q não entende de astrologia e mesmo assim acha q sabe daí pensa uma merda dessa
longe de mim reclamar, mas se vocês quiserem conversar por mais tempo que 1h a gente definitivamente não liga 👀 haha
Daqui um ou dois séculos, como será que nós seremos analisados?! "Aqueles sujeitos que acreditavam e faziam..."
Hei de confessar que li "Fresnologia" e achei que era a pseudociência dos emos..... Hahahahahaha
🤣🤣🤣🤣🤣
Fresnologia não é ciência, é filosofia, logo, não pode ser considerada pseudociência 😊
@@Duuvideogames A frenologia não é ciência, como não é a astrologia, a constelação familiar, a cura com cristais, etc e etc, mas todas se travestem de tal para obter uma credibilidade que não tem. Filosofia é outro campo do conhecimento, não é ciência nem pseudociência, é a área do conhecimento q investiga e reflete temas da existência humana.
@@Duuvideogamesé pseudociência, basta uma rápida pesquisa no Google pra conferir. pesquise: "frenologia" e veja os primeiros resultados
Hauahauahhah
Frenologia tbm tem em "Django". Na parte que Leonardo DiCaprio tira o crânio de uma caixa.
Muito boa a conversa entre os três elementos e a Bulma de Dragon Ball Z rsrsrs.
Não conhecia o canal; gostei muito. Contudo, senti falta de alguém com um olhar aprofundado nas humanidades. Vários conceitos que foram abordados, como o de histeria, poderiam ser melhor explorados. Além disso, os fatos históricos foram tratados meio que na base do achismo kkkk
Papo excelente, inteligente, com uso de uma linguagem super acessível.
Ciência é o pensamento racional, controlado, aberto, crítico,cumulativo e reflexivel. Mas parte da humanidade prefere o pensamento mágico.
O que seria esse pensamento "magico"?
@@willc.a.6061Saimos do toba do deus tatu, amém. Louvado sejais tatu onipotente.
melhor podcast que eu encontrei nos ultimos meses
Sou ortodontista e o tipo de crescimento do crânio é muito importante para essa especialidade. No início do curso é estudado os tipos de crescimento e realmente, algum professores fazem alguns comentários sobre determinação de personalidade de acordo com o tipo de crânio e de face até hoje. Mesmo sendo menções bem rápidas e superficiais, isso é passado por eles como se fosse verdade.
apoio trazer o João Carvalho, ele tem diversas opiniões interessantes e seria legal fazer um programa sobre a cultura Mesopotâmica com ele, ele sempre traz no canal dele várias reflexões sobre esse tema.
João Carvalho, o mesmo que passa pano para ditadores genocidas e tem a foto de um em cima da mesa?
"As vezes não é questão de estar certo ou errado, mas sua visão é limitada pela forma que voce enxerga o mundo." Camila
A Mila é o elemento nobre do canal
22:55 Sem tirar nem pôr. Viés de confirmação. Acreditar apenas naquilo que favorece minha tese.
Frenologia vez ou outra sempre aparece requentada no meio de alguma outra pseudociência, só esse ano já vi pelo menos 3x alguns veículos grandes de mídia misturando com outras pseudociências
Oi.
Muito bom.
Programa divertido e inteligente.
PARABÉNS.
Eu sempre assisto.
Meu pai escrevia pro horóscopo num jornal rs. Ele inventava tudo😂
É por isso a meu ver a melhor forma de definir ciência é a falseabilidade das coisas, não afirmativa de algo, por exemplo algo não precisa se dizer científico para estar objetivamente errado com base na materialidade
Turma sensacional, como sempre! ❤
woooon Eu tava so ouvindo de olho fechado, mas eu precisei vim ver o pirula dormindo. 💜💜💜 q amor
Tô impressionado com a velocidade que este se tornou meu podcast favorito
Vocês são fantásticos! Obrigado por existirem! obrigado por terem feito mais esse canal regado de conhecimento! ❤
21:30 ad hoc
1 destinado a essa finalidade.
2.
FILOSOFIA
formulado com o único objetivo de legitimar ou defender uma teoria, e não em decorrência de uma compreensão objetiva e isenta da realidade (diz-se de argumento, proposição ou hipótese).
Há um cuidado importante a se fazer. Existem várias atualizações de conhecimento científico que se encaixam (encaixariam) em proposições ad hoc, um bom exemplo é a evolução do modelo atômico a medida que novos experimentos descobriam novas características até então desconhecidas. Entretanto, essas atualização não são feitas como formas de se explicar casos particulares e sim de se explicar a situação geral, mesmo que no momento pareçam ad hoc.
O exemplo de astrologia é sempre bem-vindo nesse cenário, a afirmação astrológica nunca é preditiva correta do ponto de partida, ela é uma predição genérica que sempre que encontra um obstáculo cria uma contra proposta aleatória qualquer só para justificar que ela está certa naquele caso particular e só naquele. A falta de capacidade de abranger faz com que ais proposições se limitem a proposições ad hoc sem qualquer capacidade de se solidificarem como uma teoria que seria capaz de explicar o fenômeno à luz da nova descoberta.
Que aula sobre a influencia pessoal cultural nas hipoteses cientificas camila, porra, simplesmente o peso de uma mulher foda num espaço cientifico. E aos poucos os 3 elementos vao aprendendo a CALAR A BOCA qnd as entrevistada/participante femininas estão falando
Eu acho que "Os quatro elementos" é um nome legal. Só acho.
Falem sobre positivismo. Nunca entendi como seguir apenas o método científico pode ser algo negativo (desculpem o trocadilho).
eu não tanko a reação do pirula nessa hora 12:23
Caraca esse EP sim tinha q ter 4 horas 😢
Eu quero o Tio João aqui nOs Três Elementos discutindo com o Pirula sobre o que é ciência e o que é democracia.
Que pena. Houve uma falha enorme. (5:00) Pílula fala uma tautologia e nela se baseia para continuar a explicação. E ainda chama isso de princípio.
Tu chega lá....véi. Num instantinho!
Queria ver os elementos falando de tarô e oráculos. Seria da hora ❤
O lance da histeria é algo que me deixa.muito amgstiada,nao sei nem se essa seria a palavra correta
Quando mais jovem que descobri o que foi esse período eu cheguei a chorar pensando em tanta humilhação quer essas mulheres passavam e que eram levadas acreditar que era a cura que precisavam
Composição completa desse time de ouro! Ótima conversa repleta de informação!
Obrigado 4Elem!
Sobre a história desses preconceitos se repetirem, lembrei do caso de São Sebastião, romano. Ele era amante do imperador e até aí tudo bem, mas descobriram que ele era cristão, então mandaram executar. Não é louco pensar que lá na Roma antiga as discriminações eram exatamente opostas às de hoje em dia no ocidente?
Pessoal, faz um vídeo falando sobre o cacique cobra coral
Pesquisem e falem sobre constelação familiar. O assunto é hiper interessante 😈😈😈
Outra pseudagem, foi desautorizada pelo Conselho Federal de Psicologia e é proibida em serviços públicos.
A Bibi falou um pouco quando veio a uns episódios atrás
A questão é que a constelação familiar é utilizada como meio de prova na justiça brasileira, principalmente nas varas de família. O debate nesse momento é interessante porque o ministro dos direitos humanos vem tentando abolir essa prática e encontrando resistência de parte da sociedade e de setores que se beneficiam.
@@rafaelmoulin2328 não é como prova, mas como instrumento de conciliação das partes e realização de acordos. Essa discussão é anterior ao atual governo, a nota técnica do CFP já menciona essa demanda junto à Justiça.
Sim. É antiga. O pior é que tem magistrado que usa a constelação como "orientação filosófica" pra prolatar a sentença.
E eu, que já fui numa constelação familiar? Eles dizem que todo mundo que está lá, pode falar. Que é previsto, pq todo mundo faz parte! Fiquei falando merda a noite inteira. Kkkkkkkkk
ué e pra que que vc foi?
Emilio virginiano
aí sim uma informação importante, o cavaleiro de ouro de virgem é um dos mais fortes
Não acredito que assisti esse vídeo de 50 minutos sendo que parece que passou no máximo uns 15 tava bom demais.
As mais perigosas são as que mexem com a saúde, seja física ou mental. O resto é cada um exercendo o direito ao ridículo, mas ainda assim devem ser combatidas
muito bom o papo, primeiro vídeo que vejo e já acho que vale a pena me inscrever
Gente, eu já tive uma época que eu me apresentava: oi, meu nome é Yara e sou de aquário. Como se ser de aquário dissesse algo. Que vergonha 😅
Era o mesmo que dizer: oi, meu nome é Yara e nasci em janeiro kkkkkkkkkkk
@@rafaelcruzs2mas não é exatamente dentro do mês cada signo não? 😅 Ainda tem a margem de erro se não me engano
@@ricardorocha5420 ai vc tocou em um conhecimento de astrologia q n me importo o suficiente pra buscar kkkkkkkk
Acontece, coisas da vida
Brega demais
Show de bola esse canal
O que a divulgação científica tem feito pra furar a bolha? Penso que a maioria que vem aqui assistira já entende o que é pseudociência e os problemas causados por isso.
minha tia trabalhou em uma radio, segundo ela o horóscopo era escrito por quem chegava atrasado, como 'castigo'
Filosofia não é ciencia mas explica e valida a ciência 😊
Ps. Olavo de Carvalho não é nem um nem outro, era só um xarope vigarista mesmo ...
34:32 Ainda sim, qndo proposto por um médico, rola o risco de um paciente optar por um método ineficaz pra tratar uma patologia.. 😮
Falando de paciente sugerindo tratamento, lembrei do famoso caso da Gypsy, em que a mãe inventou uma série de doenças para a filha, sem que ela não tivesse doença alguma. Segundo foi dito no documentário, a mãe por ter sido uma enfermeira, usou os seus conhecimentos para enganar os médicos, assim fazendo a Gypsy ser submetida a tratamentos perigosos. O que eu quero dizer é que a prática da Medicina não é ciência, pois depende do conhecimento e vivencia de cada médico. É comum um paciente ir em três médicos diferentes e com obter três diagnósticos diferentes.
Uma definição que eu gosto para pseudociência é: um pensamento ou atividade que não passa pelo crivo da análise científica, que se propõe a explicar a realidade e que busca se introduzir em ambientes em que o conhecimento científico deve predominar (p.ex.: tratamentos de saúde, educação formal, políticas públicas, etc).
A homeopatia: atividade que não passa pelo crivo da ciência, se propõe a explicar a realidade e se introduz como tratamento de saúde.
O design inteligente: não passa pelo crivo da ciência, se propõe a explicar a realidade e se introduz na educação formal.
Religião: não passa pelo crivo da ciência, se propõe a explicar a realidade, mas não se introduz em ambientes em que a ciência deve predominar (apesar de haver indivíduos religiosos que, eles sim, tentam criar políticas teocráticas).
A religião, nestes exemplos, é a única que não é pseudociência, mas devemos ficar atentos com os indivíduos mais fanáticos.
arte tbm pode trabalhar a ciência como, por exemplo, as imagens dos astros distantes que é modelada com base na matemática e conhecimento científico.
O fato é que as pessoas não querem saber,elas querem acreditar. É mais cômodo e rende mais views...