Casa Barriga (Peça de Teatro - 2024) - Vídeodocumento
HTML-код
- Опубликовано: 11 янв 2025
- Peça teatral dedicada às infâncias, mas construída para todas as idades.
Casa Barriga é a produção da Companhia Novos Novos de Teatro que estreou em novembro de 2024, em Salvador. É o oitavo espetáculo da Novos Novos realizado para o circuito comercial, sendo que a Companhia criou outros três para projetos da rede pública de educação da Bahia.
Casa Barriga tem direção de Débora Landim e traz um elenco que conta com as atrizes Marísia Motta (que também assina os figurinos), Taiana Muniz e Giovanna Carota, junto a um grupo de 16 jovens intérpretes, crianças e adolescentes, em construção cênica que traz coreografias de Lulu Pugliese e músicas de Ray Gouveia, interpretadas ao vivo por Jordan Hohenfeld e o elenco.
O espetáculo chegou à cena após todo um projeto que contou com oficinas de teatro, dança e artes visuais para as infâncias, somadas a duas apresentações públicas de ensaios. O novo trabalho da Novos Novos tem livre inspiração na obra da escritora e atriz baiana Sonia Robatto, com dramaturgia de Edson Rodrigues.
Casa Barriga parte do tema maternidade para discutir qual é a real missão de estar no mundo. Na peça, um grupo de crianças vive a experiência de se tornar aprendiz na arte de espalhar pelo planeta aquele que seria o grande aprendizado da Casa Barriga: ao identificar o mal, combatê-lo. O grupo de jovens tem uma liderança que os ensina a ser “encantados”. Essa mulher é Sonia, uma “bordadeira de futuros” que enfrenta perigos para espalhar pelo mundo a lição da Casa Barriga.
Casa Barriga, bem ao estilo da Companhia Novos Novos de Teatro, é um espetáculo destinado às infâncias, mas que busca agradar à toda a família. Oferece às crianças uma encenação lúdica, repleta de elementos brincantes, mas também conteúdos sobre o mundo real, incentivando o despertar de uma observação crítica sobre a realidade. Aos adultos, propõe o enxergar a realidade tendo as infâncias como elemento de destaque e necessária atenção.
Além da livre inspiração na obra de Sonia Robatto, o espetáculo também busca homenageá-la através do personagem Sonia, “uma mulher construtora e espalhadora de ninhos”, como traz o texto. A peça Casa Barriga integra as comemorações pelos 60 anos do Teatro Vila Velha e o projeto O Vila Ocupa o MAB, parceria entre o Vila e o Museu de Arte da Bahia.