Guanabara e Rio de Janeiro: 45 anos de fusão

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 мар 2020
  • Em "Programas Especiais", a Rio TV Câmara reúne programas relevantes ao público carioca.

Комментарии • 21

  • @JorgeVirgilio
    @JorgeVirgilio 2 года назад +6

    Já o outro erro do vídeo é: 2) Niterói não se tornou capital com a criação de Brasília e do Estado da Guanabara. Niterói foi criada a partir da Vila Real da Praia Grande em 1834 para ser capital da Província do Rio de Janeiro, que até então não tinha governo próprio (o governo do Rio e do Brasil eram o mesmo). Niterói foi capital do Rio de Janeiro (excluindo-se a cidade do Rio) de 1834 à 1891. Entre 1891 e 1894, Niterói foi capital de facto do Rio de Janeiro mas não de jure, já que a primeira Constituição Fluminense previa a mudança da capital para o Distrito de Teresópolis, então parte do Município de Magé. Em 1894, durante a Revolta da Armada, Niterói foi destruída pelo Exército e a capital do Estado do Rio foi transferida para Petrópolis. De 1894 a 1903, Petrópolis foi a capital fluminense de facto. Em 1903, Niterói volta a ser capital de jure e de facto, permanecendo nesta condição até março de 1975. Com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio feita pelo General Geisel, o território do Estado da Guanabara (equivalente ao Primeiro Distrito Federal) se tornou a Cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense desde então.

  • @JorgeVirgilio
    @JorgeVirgilio 2 года назад +4

    Há vários erros no vídeo: 1) o Ro se tornou capital do sul do Brasil (de Porto Seguro até São Paulo) entre 1570 e fins de 1590. Em 1621, não voltou a ser capital, mas foi declarada autônoma do governo de Salvador-BA. Posteriormente, o Rio foi promovido pelo marquês de Pombal à capital das colônias portuguesas do Estado do Brasil (do Ceará até o Rio Grande do Sul), a partir de 1763, no final do governo do Conde Bobadela. Foi só na década de 1770 que o Rio se tornou a (primeira) capital de todas as colônias da América Portuguesa, ao absorver a capitalidade do Estado do Maranhão e do Estado do Grão-Pará, que antes dessa data não faziam parte do Estado do Brasil.

  • @antonioguilherme3763
    @antonioguilherme3763 5 месяцев назад

    Excelente documentário , que retrata o início do fim ....

  • @helioevangelista7062
    @helioevangelista7062 3 года назад +9

    O drama da cidade do Rio de Janeiro e do estado do Rio de Janeiro tem início na fusão dos dois estados (Guanabara e antigo estado) sem um plebiscito. Em que pese, à época, do regime militar, não estar previsto tal consulta; a fusão nunca foi objeto de um escrutínio junto à população após a redemocratização. Segue abaixo um vídeo que aborda o tema -
    ruclips.net/video/wdmF3icBGic/видео.html

    • @brunoferreira6558
      @brunoferreira6558 3 года назад +8

      O drama do Rio de Janeiro tem início com a perda da capital federal. Até hoje a cidade não foi indenizada.

  • @luchoramiro
    @luchoramiro 4 года назад +9

    Como é óbvia a catástrofe da fusão, como isso é comemorado? E como não há provocação para revermos esse problema? A fusão não deu certo, e ainda deixa rastros de sangue.

    • @JGFajardoPainter
      @JGFajardoPainter 3 года назад +11

      Você está corretíssimo. A fusão não levou em consideração o histórico da cidade do Rio de Janeiro e sua importância social, cultural, econômica para o país. Se houve certa compensação dada a cidade com a transferência da capital para Brasília, essa compensação foi inteiramente abortada com a desastrosa fusão.

    • @acla9000
      @acla9000 2 года назад

      Esta malfadada (para não colocar algo pior) desta fusão só serviu para arruinar a cidade do Rio de Janeiro e, por tabela, a vida do carioca. E os fluminenses também não saíram ganhando, o empobrecimento aumentou e muito. O desenvolvimento por eles tão sonhado não passou de história da carochinha.
      Na verdade a fusão foi uma vingança sórdida do governo militar especialmente contra os cariocas, os quais em sua maioria nunca aceitaram seus critérios muitas vezes injustos e imorais.

  • @PETER.KLUPPEL
    @PETER.KLUPPEL 26 дней назад

    CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA AO QUAL DESTRUIU MUITO DE SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONSTRUTIVO...

  • @MC.127
    @MC.127 4 года назад +5

    Ótimo conteúdo.
    As pessoas deveriam dar mais valor a esses programas.
    Parabéns!!!

  • @acla9000
    @acla9000 3 года назад +4

    45 (46 agora) anos de relaxamento e desordem. Isto sim.

  • @murilovalentim4275
    @murilovalentim4275 8 месяцев назад

    Deveria voltar a ser cidade Estado.

    • @variedades2082
      @variedades2082 4 месяца назад

      è inconstitucional hoje, uma cidade, um município, não ter definição política de estado.

  • @paulorobertosaldanhademora2956
    @paulorobertosaldanhademora2956 2 года назад

    Existe uma marcha sobre a Guanabara de autoria de Rub Brasil Botelho com arranjo do Maestro. Guerra peixe ,na ordem dos músicos rua Almte Barroso. 72 ,por sinal umaaravilha esquecida ,com certeza ,e com a ciência da presidente da ordem ,D Celia

  • @iaroslavblaschikoff6332
    @iaroslavblaschikoff6332 3 года назад +2

    Só porque a região metropolitana é maior hoje, não quer dizer que inviabilizou uma desfusão de uma fusão autoritária

  • @antoniocarlosbarbosadesouz9274

    Não é bem assim.

  • @joaofernandes1817
    @joaofernandes1817 2 года назад +4

    República fazendo suas cágadas

  • @ruanoliveira8873
    @ruanoliveira8873 3 года назад +2

    Vejo algumas pessoas falando e ainda lutando pela desfusão, mas assim, no caso de uma desfusão isso não prejudicaria a parte da metrópole correspondente à Baixada? Não seria mais prático uma maior integração da cidade do Rio com o seu entorno?

    • @XIXAN801
      @XIXAN801 3 года назад +6

      A cidade do Rio não consegue atender com saúde, saneamento e nem educação para seus munícipes quem dirá expandir a cidade, não sei se sou a favor da separação porém de uma expansão, jamais.

  • @asahi4188
    @asahi4188 3 года назад +1

    os comentarios sao mou avaçados tmnckkkkkkkk