Mais um vídeo maravilhoso, cheio de aprendizado. Tornei-me sua fã, não tem como pensar em vc e não interligar aos ETFs. Nunca vi NINGUÉM aqui do RUclips com tanto conhecimento e esclarecimento. Louca pra começar a investir em ETFs, mas não nas corretoras daqui do Brasil ( por conta das altas taxas - IR, e por aí vai. Abri minha conta na Passfolio, mas ainda não investi, muito medo de não saber manusear, por não ter um banco físico a quem recorro? Enfim, ainda são traumas q ainda preciso superar.
Francy, você não precisa de um banco físico. A Passfolio, assim como as outras corretoras que operam nos EUA que eu sempre comento, são cadastradas nos órgãos reguladores do país. Quanto a isso, você não precisa se preocupar.
Já tenho uma notificação aqui no youtube que você foi a pessoa que mais assistiu e interagiu com os vídeos até hoje! Muito legal Eli! Obrigado pela confiança e apoio!
Você diz principalmente em escolhas individuais pois investir em um ETF de qualidade você estaria sendo muito conservador? O fator qualidade te trará empresas já solidificadas, por isso vale a pena uma escolha individual. Pra um etf talvez valha mais a pena ir para um fator valor, aonde vc poderia se arriscar mais nesse fator pois a diversificação numérica de empresas te protege mais. Aqui pensando em um investidor não tão conservador. Tem sentido ?
Mais um ótimo vídeo, Daniel! Obrigado! Pergunto: tendo VOO e VEA na carteira, vale a pena incluir SPHQ e IQLT criando uma sobreposição de 26% e outra de 28%, respectivamente?
Você pode incluir sim, aumentando o foco da sua estratégia em qualidade. É um bom complemento caso queira manter uma base neutra. A sobreposição, nesse caso, importa pouco.
Muito bom vídeo, já que está abordando esses tipos de etfs, poderia iniciar uma séries analisando carteiras dos seguidores. Não dizer no que investir, mas se há uma coerência na carteira.
Cara, é uma ótima ideia! Tenho um projeto de fazer isso sim! Aqui no RUclips existe a possibilidade da pessoa se tornar membro do canal, e com certeza, se fosse fazer, seria com esses membros. O que acham? 😁
Chegando agora no canal. Parabéns pela qualidade do conteúdo. Como você avalia os ETFs Aristocratas? Eles guardam certa similaridade com os ETFs mencionados neste vídeo. Abs
Seja bem vindo Sergio! E sabe que não sou muito fã de filtros que usam dividendos né? Não tenho nenhum em carteira porque não acredito que seja uma boa métrica para determinar a qualidade da empresa. Veja uns vídeos sobre dividendos que tenho aqui no canal e entenderá meu ponto.
@@investimentos Legal. O ponto não nem a questão de filtro de dividendos (também não é o meu propósito), mas sim o fato de que este tipo de ETF (aristocrata) congregar um grande volume de empresas de valor e com bom histórico de resultados e previsibilidade. Esta é minha visão, mas entendo seu ponto.
@@investimentos Ontem, vendi meus BDRs, gostei da sua explicação sobre as vantagens dos ETFs Irlandeses, mas não falo inglês, e seria complicado abrir conta em uma corretora gringa, para aproveitar o desconto de 30% para 15%, sem contar a vantagem, no caso de herança. Grato
Ótimo vídeo, parabéns vc está possibilitando que pessoas que não tiveram boas oportunidades de aprendizado no passado sobre finanças agora tenham. Acredito que vc está entre os melhores conteúdos do momento sobre este tema. Mais uma vez parabéns!!!
Mais um fator interessante... Visando uma exposição global para uns 10 anos, faz sentido ter 50% em um ETF neutro, 30% no fator qualidade e o restante no fator valor?
Nunca fiz cara. E é um setor que não gosto muito de exposição direta. Extremamente cíclico, dependente de politicagem, que não se encaixa muito na minha filosofia de investimentos. Veja bem se esse interesse pelo setor não se deve a sua grande performance desse ano. Performance boa de curto prazo não é um indicativo de ser um bom investimento.
Like logo de cara e parabéns por passar uma visão ampla sobre o assunto, muito interessante a série. Não conhecia esse QUS, por ser multi-fator imaginei que teria uma taxa cara, mas é a mesma do SPHQ e ainda com mais empresas...Parece que 95% do SPHQ faz parte do QUS. Só tenho uma dúvida quanto a ETF irlandês de qualidade...Se eu optar por ter o XDEQ, então não faria sentido ter SPHQ e IQLT ?
Embora 95% do SPHQ esteja no QUS, há apenas um peso de 29% entre as duas. E o filtro de lucro reportado e dinheiro que entrou no caixa se encontra no SPHQ, o quê favorece o SPHQ no sentido de qualidade.
Se você tem acesso e utiliza os ETFs irlandeses, não faz sentido ter os americanos cara. E o XDEQ seria o equivalente a soma do SPHQ com o IQLT, com pequenas diferenças que não afetarão o resultado significativamente no longo prazo.
Tanto na estratégia de crescimento quanto na de qualidade você paga múltiplos elevados de preço, além de outras métricas mais subjetivas, como governança. Nesse sentido, pagando mais por histórico operacional (fator qualidade) e mais por expectativa de maior lucro futuro (crescimento), com crescimento acima da média de mercado, em que as ações, de qualidade e de crescimento, se diferenciam, exatamente?
As de crescimento observam apenas o crescimento passado e potencial de crescimento futuro. Já as de qualidade levam em consideração endividamento, boa gestão, margens e lucros passados e presentes, por exemplo. Uma empresa pode crescer muito, porém ser muito endividada. Ela será considerada de crescimento mas não de qualidade. Entendeu?
Cara, um vai contra o outro. Se você tiver 50% da carteira em um e 50% em outro, acabaria muito próximo de uma base neutra. O que eu gosto mesmo é focar em um deles e adicionar filtros do outro fator dentro. Exemplo: foco em qualidade, mas na escolha dessas empresas olhar para múltiplos de preços (como faz o fator valor).
@@investimentos o que acha dele associado com o RSP (atualmente tenho RSP e SPHQ a ideia seria ele no lugar do SPHQ por ter uma carteira com maior diversificação e menos concentrada)
É melhor focar nos preços menores dos ETFs de qualidade, para comprar mais cotas, com menos recurso, ou esquecer o preço, e focar na rentabilidade de longo prazo ? Obrigado
Olá, Daniel! Tudo bem? Parabéns pelos ótimos conteúdos, estou devorando todos aqui :) Tenho um perfil mais conservador/moderado e meus investimentos estão mais em renda fixa (boa parta em CDBs) e através dos seus conteúdos comecei a estudar mais sobre ETFs e quero ir migrando uma parte da minha renda fixa para esse tipo de investimento. Comecei com SPHQ, VT, SLYV e IQLT. Você teria alguma sugestão de ativo para avaliar e incluir ou manter uma constância nesses ativos é um bom caminho? Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Um abraço e ótima semana.
Poderia me indicar um site para análise de ETFs fora do Brasil, quero começar a investir no exterior, quero ter uma fonte sólida para realizar minhas pesquisas e análises.
Pra quem está longe do usufruto, faz sentido exposição a qualidade, mesmo o fator valor tendo performado melhor no longo prazo? Apesar de vc ter feito a comparação no vídeo, pra mim não ficou claro. O único benefício que vejo é o controle da volatilidade.
Não existe tanta base histórica da estratégia qualidade. Mas, como apresentei no vídeo, desde 2001 o foco em qualidade bateu tanto valor quanto crescimento. Tá certo que foram duas décadas ruins do fator valor, mas já te mostra que não necessariamente o fator valor trará melhor performance melhor no longo prazo. Qualidade, se bem aplicada, traz bons retornos e baixa volatilidade. Ideal para qualquer estágio da carteira.
Não digo incoerência, mas prefiro ver um ETF de multifatores, que utilize um para melhorar ainda mais o outro, do que dois ETFs distintos que foquem cada um em uma coisa.
Na turma de espera, pela sua mentoria😊
Te vejo dia 22 de abril! 😁
Excelente vídeo Daniel, parabéns! Eu quero aprender mais sobre estratégia de investimentos em fatores, especialmente qualidade.
Feliz que gostou Emanuel!
Melhor canal de investimentos, parabéns pelo trabalho.
Obrigado pelo reconhecimento Rafa!
Mais um vídeo maravilhoso, cheio de aprendizado. Tornei-me sua fã, não tem como pensar em vc e não interligar aos ETFs. Nunca vi NINGUÉM aqui do RUclips com tanto conhecimento e esclarecimento. Louca pra começar a investir em ETFs, mas não nas corretoras daqui do Brasil ( por conta das altas taxas - IR, e por aí vai. Abri minha conta na Passfolio, mas ainda não investi, muito medo de não saber manusear, por não ter um banco físico a quem recorro? Enfim, ainda são traumas q ainda preciso superar.
O canal do Otávio Paranhos tbm é muito bom.
Francy, você não precisa de um banco físico. A Passfolio, assim como as outras corretoras que operam nos EUA que eu sempre comento, são cadastradas nos órgãos reguladores do país. Quanto a isso, você não precisa se preocupar.
Daniel, quando penso que já vi todos, me deparo com uma novidade. Mais um ótimo vídeo show.
Já tenho uma notificação aqui no youtube que você foi a pessoa que mais assistiu e interagiu com os vídeos até hoje! Muito legal Eli! Obrigado pela confiança e apoio!
@@investimentos Puxa que legal essa observação. Posso garantir que não foi sacrifício algum e sim um enorme prazer em adquirir muito conhecimento.
@Daniel, eu adorei esse ETF - SPHQ. Vou estudar sobre os outros que vc mencionou também.
Parabéns pelo vídeo. Acho que vou ver pela sequência. Essa semana vou investir em ETFS. Ainda estou estudando. Gratidão...
Vc está completamente certo
Valeu Julio!
Massa! Poderia me tirar uma dúvida, IQLT e o SPHQ na estratégia de longo prazo entrariam como satélites?
Aham!
Parabéns e obrigado pelo vídeo...
Continue seu brilhante trabalho
Muito obrigado!
Parabéns pelo conteúdo dos seus vídeos! Estou aprendendo muito com vc ! Muito obrigada! Abigail
Eu que agradeço Abigail!
um excelente conteúdo
Obrigado Marcio!
Irmão, cheguei agora ao seu canal! Sensacional a sua base sólida! Obrigado pelos ensinamentos!
Seja bem vindo Sandro! 👊🏽
Ótimo conteúdo, Daniel. Esses vídeos sobre ETFs são muito interessantes! Parabéns!
Valeu cara! São os que eu mais gosto de gravar 😁👊🏽
Baita video. Deu aula!
Valeu!
Obrigado pelo vídeo Daniel... Qualidade é o único "fator" que vou adotar além da carteira neutra.
Faz muito bem! Gosto muito dele. Principalmente nas escolhas individuais, caso tenha alguma.
Você diz principalmente em escolhas individuais pois investir em um ETF de qualidade você estaria sendo muito conservador? O fator qualidade te trará empresas já solidificadas, por isso vale a pena uma escolha individual. Pra um etf talvez valha mais a pena ir para um fator valor, aonde vc poderia se arriscar mais nesse fator pois a diversificação numérica de empresas te protege mais. Aqui pensando em um investidor não tão conservador. Tem sentido ?
Faz um sobre Momentum
👀
Show!!!
Mais um ótimo vídeo, Daniel! Obrigado!
Pergunto: tendo VOO e VEA na carteira, vale a pena incluir SPHQ e IQLT criando uma sobreposição de 26% e outra de 28%, respectivamente?
Você pode incluir sim, aumentando o foco da sua estratégia em qualidade. É um bom complemento caso queira manter uma base neutra. A sobreposição, nesse caso, importa pouco.
Muito bom vídeo, já que está abordando esses tipos de etfs, poderia iniciar uma séries analisando carteiras dos seguidores. Não dizer no que investir, mas se há uma coerência na carteira.
Gostaria que ele fizesse isso...
Cara, é uma ótima ideia! Tenho um projeto de fazer isso sim! Aqui no RUclips existe a possibilidade da pessoa se tornar membro do canal, e com certeza, se fosse fazer, seria com esses membros. O que acham? 😁
@@investimentos Estou dentro!
@@investimentos já possui a possibilidade de membros? O curso deve ser sensacional, mas ia ser muito boa uma segunda alternativa mais em conta :D
Excelente vídeo
Obrigado!
Chegando agora no canal. Parabéns pela qualidade do conteúdo. Como você avalia os ETFs Aristocratas? Eles guardam certa similaridade com os ETFs mencionados neste vídeo. Abs
Seja bem vindo Sergio! E sabe que não sou muito fã de filtros que usam dividendos né? Não tenho nenhum em carteira porque não acredito que seja uma boa métrica para determinar a qualidade da empresa. Veja uns vídeos sobre dividendos que tenho aqui no canal e entenderá meu ponto.
@@investimentos Legal. O ponto não nem a questão de filtro de dividendos (também não é o meu propósito), mas sim o fato de que este tipo de ETF (aristocrata) congregar um grande volume de empresas de valor e com bom histórico de resultados e previsibilidade. Esta é minha visão, mas entendo seu ponto.
Merece, inscrição, like e comentário.
ETFs Irlandeses, compro pela Avenue ?
Valeu!
Infelizmente não, eles não tem essa opção e não mostraram interesse em ter.
@@investimentos Ontem, vendi meus BDRs, gostei da sua explicação sobre as vantagens dos ETFs Irlandeses, mas não falo inglês, e seria complicado abrir conta em uma corretora gringa, para aproveitar o desconto de 30% para 15%, sem contar a vantagem, no caso de herança.
Grato
Mais um vídeo excelente!!👏👏👏
Obrigado Carla! 😁
Ótimo vídeo, parabéns vc está possibilitando que pessoas que não tiveram boas oportunidades de aprendizado no passado sobre finanças agora tenham. Acredito que vc está entre os melhores conteúdos do momento sobre este tema. Mais uma vez parabéns!!!
Muito obrigado Jean! Fico muito feliz com esse comentário! 😁🙏🏽
Mais um fator interessante... Visando uma exposição global para uns 10 anos, faz sentido ter 50% em um ETF neutro, 30% no fator qualidade e o restante no fator valor?
Acho 10 anos um prazo curto para uma exposição tão grande aos fatores.
Obrigado pelo retorno. Será que existe algum percentual adequado para exposição à fatores?
@@marciobriesemeister5800teve resposta?
Otimo video...
Um outro ETF de qualidade focado em paises desenvolvidos de fora dos USA, seria o IDLQ..
Esse eu não conheço cara. Talvez o IDHQ sim.
@@investimentos é esse msm, o corretor q mudou a letra😅😅😅😅
Olá, já fez ou esta na lista vídeo sobre ETFs do setor de energia, e ETFs de petróleo e gás. Por acaso já fez analise do AOA?
Nunca fiz cara. E é um setor que não gosto muito de exposição direta. Extremamente cíclico, dependente de politicagem, que não se encaixa muito na minha filosofia de investimentos. Veja bem se esse interesse pelo setor não se deve a sua grande performance desse ano. Performance boa de curto prazo não é um indicativo de ser um bom investimento.
Excelente vídeo !
Like logo de cara e parabéns por passar uma visão ampla sobre o assunto, muito interessante a série.
Não conhecia esse QUS, por ser multi-fator imaginei que teria uma taxa cara, mas é a mesma do SPHQ e ainda com mais empresas...Parece que 95% do SPHQ faz parte do QUS.
Só tenho uma dúvida quanto a ETF irlandês de qualidade...Se eu optar por ter o XDEQ, então não faria sentido ter SPHQ e IQLT ?
Embora 95% do SPHQ esteja no QUS, há apenas um peso de 29% entre as duas. E o filtro de lucro reportado e dinheiro que entrou no caixa se encontra no SPHQ, o quê favorece o SPHQ no sentido de qualidade.
Se você tem acesso e utiliza os ETFs irlandeses, não faz sentido ter os americanos cara. E o XDEQ seria o equivalente a soma do SPHQ com o IQLT, com pequenas diferenças que não afetarão o resultado significativamente no longo prazo.
Tanto na estratégia de crescimento quanto na de qualidade você paga múltiplos elevados de preço, além de outras métricas mais subjetivas, como governança. Nesse sentido, pagando mais por histórico operacional (fator qualidade) e mais por expectativa de maior lucro futuro (crescimento), com crescimento acima da média de mercado, em que as ações, de qualidade e de crescimento, se diferenciam, exatamente?
As de crescimento observam apenas o crescimento passado e potencial de crescimento futuro. Já as de qualidade levam em consideração endividamento, boa gestão, margens e lucros passados e presentes, por exemplo.
Uma empresa pode crescer muito, porém ser muito endividada. Ela será considerada de crescimento mas não de qualidade. Entendeu?
Faz sentido misturar ou unir estratégia de fatores .... Tipo, uma carteira com ETFs que investem de forma neutra, ETFs de valor e outro de qualidade?
Faz sim cara! Se você entende bem dos fatores, seus riscos, e como eles se comportam na carteira, é capaz de montar essa estrutura bem eficiente.
Daniel, teria algum ETF concentrado em qualidade em emergentes? Fiz o filtro e encontrei apenas similares ao DGS em valor.
Cara, existe o EMGF. Ele é multifator, similar ao QUS que eu mencionei no vídeo com o foco em emergentes. Dá uma olhada nele, é bem interessante.
Procurei e não encontrei, o mais próximo que observei foi o EEMV, que foca em baixa volatilidade.
Daniel é coerente ter na carteira global o fator valor e fator qualidade?
Cara, um vai contra o outro. Se você tiver 50% da carteira em um e 50% em outro, acabaria muito próximo de uma base neutra. O que eu gosto mesmo é focar em um deles e adicionar filtros do outro fator dentro. Exemplo: foco em qualidade, mas na escolha dessas empresas olhar para múltiplos de preços (como faz o fator valor).
O que acha do JQUA? Estudando ele recentemente, parece bem interessante
Acho ele interessante. Poderia tranquilamente entrar na lista desse vídeo!
@@investimentos o que acha dele associado com o RSP (atualmente tenho RSP e SPHQ a ideia seria ele no lugar do SPHQ por ter uma carteira com maior diversificação e menos concentrada)
É melhor focar nos preços menores dos ETFs de qualidade, para comprar mais cotas, com menos recurso, ou esquecer o preço, e focar na rentabilidade de longo prazo ?
Obrigado
Esquece o preço. Preço nominal (aquele que custa cada cota) não importa para absolutamente nada em nenhum ativo. Sempre lembre-se disso.
@@investimentos pessoal conta muito com o preço das cotas dos FIIs. P/VP e valor patrimonial
@@investimentos Esta questão do preço não importar também se refere a quem faz Stock Picking?
Olá, Daniel! Tudo bem?
Parabéns pelos ótimos conteúdos, estou devorando todos aqui :)
Tenho um perfil mais conservador/moderado e meus investimentos estão mais em renda fixa (boa parta em CDBs) e através dos seus conteúdos comecei a estudar mais sobre ETFs e quero ir migrando uma parte da minha renda fixa para esse tipo de investimento. Comecei com SPHQ, VT, SLYV e IQLT. Você teria alguma sugestão de ativo para avaliar e incluir ou manter uma constância nesses ativos é um bom caminho?
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!
Um abraço e ótima semana.
Boa tarde
Como está sua carteira com estes ativos?
Pergunto, pois cheguei aos mesmos ativos estudando.
O que vc acha do XDEQ e IWQU? Na tentativa de optar por um deles, não consigo definir diferenças entre eles.
Ambos fazem exatamente a mesma coisa. Eu optaria pelo XDEQ apenas por ser mais barato que o IWQU.
Otimo video Daniel. Algum ETF Irlandês do fator qualidade ?
Valeu Hugo. Tem alguns. No site justetf.com você encontra todos eles. No Autonomia, dou aos alunos uma planilha com algumas opções legais também.
@@investimentos obrigado, abs
Poderia me indicar um site para análise de ETFs fora do Brasil, quero começar a investir no exterior, quero ter uma fonte sólida para realizar minhas pesquisas e análises.
etf.com
etfdb.com
etfrc.com
No curso vc fala como nesse vídeo, ou seja, cada ETF e setor são as empresas dentro desses ETFs?
Não entendi sua dúvida.
@@investimentos no curso, vc fala as empresas que estão em cada grupo de etfs?
Pra quem está longe do usufruto, faz sentido exposição a qualidade, mesmo o fator valor tendo performado melhor no longo prazo? Apesar de vc ter feito a comparação no vídeo, pra mim não ficou claro. O único benefício que vejo é o controle da volatilidade.
Não existe tanta base histórica da estratégia qualidade. Mas, como apresentei no vídeo, desde 2001 o foco em qualidade bateu tanto valor quanto crescimento. Tá certo que foram duas décadas ruins do fator valor, mas já te mostra que não necessariamente o fator valor trará melhor performance melhor no longo prazo. Qualidade, se bem aplicada, traz bons retornos e baixa volatilidade. Ideal para qualquer estágio da carteira.
Parabéns! Excelente! ETFs de qualidade e de valor numa mesma carteira seria incoerência?
Não digo incoerência, mas prefiro ver um ETF de multifatores, que utilize um para melhorar ainda mais o outro, do que dois ETFs distintos que foquem cada um em uma coisa.
@@investimentos ótimo! Baita tema para um próximo vídeo heim ;)
👍
👊🏽