Eu gosto do Zé Carioca, então acabo vendo ele dentro de dois arquétipos. Primeiro ele surge como malandro, ou talvez voce ache em ingles como "trickster". Nas animações mesmo, o paralelo dele seria o Pernalonga, o Pica Pau. Enfim seria o cara de humor debochado e cujo a caracteistica seria de debochar da ordem, e que parece ver a realidade de forma muito simples. Esse seria aquele Zé de fraque e chapéu. Já depois que ele passa a ser escrito por brasileiros, o personagem ganha outras características. De camiseta e muitas vezes boné. Esse é o Zé cujo a imagem é essa do cara na rede. E de certa forma, ele é tá bem representado assim. Não é muito o cara que quer aplicar golpes, ou mesmo debochar, mas sim viver descansado. E ai, essas coisas ligadas ao imaginario da diversão "como o futebol" são as coisas que o animam. Inclusive mesmo com sua namorada, existe a piada recorrente dele esquecer algo que tinha prometido ou combinado. No fundo alguém que não quer compromisso com o mundo material. Outra piada recorrente são as contas e cobradores. Ou como diz o meme "os boletos". É recorrente que a trama gire sobre ele precisar de dinheiro ou fugir de uma cobrança. E muitas vezes isso leva a aquela aventura, a oportunidade de "se aposentar". Porque no fim, ele so quer "ficar em paz". Esse tipo de personagem também é visto no Jack Sparrow, mas de certa forma lembra outros "muito brasileiros", como o João Grilo (auto da compadecida) e mesmo o Didi. Não sei se existem analises mais aprofundadas sobre estes dois arquétipos. E também porque esse tipo de personagem que falei mais se parece "tão brasileiro". Não são coletivamente revolucionários, mas é curioso. Alguém que, olha pro mundo e se vê pequeno e fraco diante de um sistema de poderosos. O que fazer? O mínimo pra (sobre)viver.
Pse! Levando pra uma pegada mais "deixa eu viver sossegado política é dor de cabeça" também pode ser lido assim. De fato é um personagem profundo e muito legal, especialmente a fase brasileira, mas acho que dava pra fazer coisas melhores com essa "skin" do Zé Carioca.
Eu gosto do Zé Carioca, então acabo vendo ele dentro de dois arquétipos. Primeiro ele surge como malandro, ou talvez voce ache em ingles como "trickster". Nas animações mesmo, o paralelo dele seria o Pernalonga, o Pica Pau. Enfim seria o cara de humor debochado e cujo a caracteistica seria de debochar da ordem, e que parece ver a realidade de forma muito simples. Esse seria aquele Zé de fraque e chapéu.
Já depois que ele passa a ser escrito por brasileiros, o personagem ganha outras características. De camiseta e muitas vezes boné. Esse é o Zé cujo a imagem é essa do cara na rede. E de certa forma, ele é tá bem representado assim. Não é muito o cara que quer aplicar golpes, ou mesmo debochar, mas sim viver descansado. E ai, essas coisas ligadas ao imaginario da diversão "como o futebol" são as coisas que o animam. Inclusive mesmo com sua namorada, existe a piada recorrente dele esquecer algo que tinha prometido ou combinado. No fundo alguém que não quer compromisso com o mundo material.
Outra piada recorrente são as contas e cobradores. Ou como diz o meme "os boletos". É recorrente que a trama gire sobre ele precisar de dinheiro ou fugir de uma cobrança. E muitas vezes isso leva a aquela aventura, a oportunidade de "se aposentar". Porque no fim, ele so quer "ficar em paz".
Esse tipo de personagem também é visto no Jack Sparrow, mas de certa forma lembra outros "muito brasileiros", como o João Grilo (auto da compadecida) e mesmo o Didi.
Não sei se existem analises mais aprofundadas sobre estes dois arquétipos.
E também porque esse tipo de personagem que falei mais se parece "tão brasileiro". Não são coletivamente revolucionários, mas é curioso. Alguém que, olha pro mundo e se vê pequeno e fraco diante de um sistema de poderosos. O que fazer? O mínimo pra (sobre)viver.
Pse! Levando pra uma pegada mais "deixa eu viver sossegado política é dor de cabeça" também pode ser lido assim. De fato é um personagem profundo e muito legal, especialmente a fase brasileira, mas acho que dava pra fazer coisas melhores com essa "skin" do Zé Carioca.
👏👏
Massaaa
😎🤝🏻
Parabéns pela iniciativa mano,os americanos precisam nós respeitar 😊😊😊
Com certeza mano!!