Ótimo vídeo, Lu! Nem tenho filhos mas fui uma criança às vezes meio difícil de lidar. A parte de não ignorar a criança me lembrou quando, aos 7 anos, eu mudei de escola e chorava muito. Lembro de chorar na sala e ver a professora claramente me ignorando, cercada por outras meninas que penteavam o cabelo dela. Até hoje eu lembro do quanto me senti só naquele dia. Por favor, não ignorem uma pessoa que chora, principalmente se for criança!! Ali tem alguém precisando de ajuda! Ah! Adorei o cabelo novo!! 😘
Exatamente isso... sinto muito por você ter passado por isso, mas serve de alerta pra gente! Ser ignorado enquanto se ta sofrendo, é um sentimento ainda mais ruim... E faz tao parte da nossa cultura, ne? Tao triste isso! Obrigada por dividir isso comigo! Grande abraço pra vc!
Perfeito! Tô chocada, porque faço todas todíssimas essas coisas (e sou bastante criticada, por sinal). Sentia uma certeza no meu coração, uma convicção por agir assim, mas não tinha a menor ideia de que estava no caminho certo (acho que nenhuma mãe tem tanta segurança assim, né? Ainda mais diante dos pitacos que dizem pra fazer diferente). Nem sabia que se tratava exatamente da Disciplina Positiva. Não fui criada assim, minha referência era apenas a forma como fui criada: sem escolha, sem direito, com repressão, negligência emocional, autoritarismo e muuuuita violência (palmada, chinelo, cinto, corda... esse repertório bem "criativo", que dava a ilusão de estarem no controle). Hoje aos 32 anos, com um emocional de uma criança de 2, só tinha uma certeza: como eu gostaria de ter sido educada. E é o que tenho aplicado aqui. Muito obrigadíssima por ter dedicado seu tempo para compartilhar sua experiência e descoberta. Agradeço por investir tempo em conscientizar e inspirar pessoas. Desejo muito sucesso na sua jornada!
Meu Deus, Que video! Espero que sua mensagem chegue para muitas pessoas e ajude-as nesse papel tão especial que é a maternidade/paternidade. A gente vem de uma criação onde os sentimentos são ignorados e reprimidos desde pequeno, (é feio chorar, é feio ser carente e pedir atenção, etc) então chegamos na fase adulta repetindo o mesmo comportamento reprimindo e principalmente, confundindo o que estamos sentindo. Ano passado eu fiz um curso de desenvolvimento pessoal, onde aprendi a conhecer meus sentimentos, os quais eu confundia frequentemente, por exemplo, quando ficava irritada com alguém e achava que o sentimento era raiva e na verdade, mesmo eu estando nervosa, o sentimento real e causador era a vergonha. Aprender a conhecer e lidar com meus sentimentos, me ensinou a dar o tratamento certo a eles e isso me trouxe mais paz e mais maturidade para lidar com cada situação, pois nossas atitudes estão cheias de sentimentos, mas nem todo mundo consegue interpretá-las. Ensinar isso aos seus filhos desde pequenos é dar a eles um tesouro valiosíssimo. Parabéns, Lú! Te admiro muito e é inspirador ver o seu cuidar com os seus filhos. Mil Beijos
Exatamente isso que vc falou... a gente tende a reproduzir o que aprendeu na nossa infância... por isso é tão importante a gente tentar quebrar esse padrão e fazer diferente né? (não é facil, mas é possivel) Que interessante sua experiencia reconhecendo e trabalhando os proprios sentimentos! Como seria legal se todo mundo tivesse acesso a algo assim, ne? Se entender primeiro, pra poder entender melhor os filhos (e ate outras pessoas ao nosso redor). Obrigada pelo comentário, Sil! Amei de verdade!
Lu, tem como curtir mil vezes esse vídeo? Ando devorando leituras e vídeos referentes ao assunto da Disciplina Positiva e da Criação com apego, pq ando passando por uma fase muito difícil com meu filho mais velho (7 anos). Daí no outro dia vc pega e publica aquele vídeo da Isa Minatel sobre a criança, nossa, veio muito a calhar, entrei no canal dela e tem um conteúdo vasto sobre o assunto e está me ajudando muito... e daí hoje vc solta esse vídeo lindo e cheio de amor 😊😊😊 o Nick e a Lilinha são o resultado dessa linda mãe que vc é, e esse seu jeito me inspira e querer melhorar para os meus filhos... Obrigada!!!!!
Me emocionei com seu comentário, obrigada! Acabei de ver o canal dela, que legal! Por mais conteudo assim no youtube!!! E fico aqui torcendo pra que as coisas melhorem com seu filho! Vai devagar que com o tempo tudo melhora! Beijos!
Concordo com tudo. Nós precisamos assumir nosso papel de adulto. Hoje minha filha está passando pelo "terrible two", mas eu percebi que, muitas vezes, eu é que tenho crises de terrible two e ela só está respondendo à mim. Tem dias que eu estou mais impaciente e ela sente isso. Não adianta exigir de alguém de 2 anos a maturidade que eu deveria ter. Essas didáticas não funcionam 100% das vezes, sempre tem aquele dia que, pra melhorar, só um novo dia e nesses momentos nós precisamos abrir nosso coração e, com muita gentileza, passar pelo furacão. Amanhã vai melhorar. Mas agindo assim a chance de ter mais dias bons do que ruins é bem maior. Amei o vídeo❤
Perfeito, Gabriela! Um dia de cada vez! As vezes a gente dá um passo pra trás, mas depois a gente recupera, se conseguirmos manter o foco. Educar não é facil, mas quando vc começa a colher os frutos e muito compensador!!! Que a tormenta dos dois anos passe logo! Ela ta descobrindo o mundo, ela mesma, testando possibilidades. Ela ta crescendo e isso é otimo! Boa sorte e grande beijo!!!
Que vídeo necessário! Tenho um bebê de 1 ano e 11 meses, e me peguei em uma situação de desespero por não saber lidar com essa fase das birras. Suas orientações abriram meus olhos e me trouxe esperança de que pode ser diferente. Muito obrigada 🙏🏼
Lu, perfeito o vídeo! Eu sou adepta de disciplina positiva, mas confesso que tem horas que o desespero bate. Como você disse, nós não "viramos mãe" no momento em que a criança nasce, e vamos aprendendo e aperfeiçoando aos poucos. Algumas das técnicas que você falou já uso, outras ideias já anotei para estudar e fazer no nosso dia a dia. Curioso, ontem mesmo apliquei inconscientemente o "if, then". Fiz sem perceber, mas o resultado foi imediato e percebi a diferença. E hoje vejo o vídeo com você falando disso. Fantástico.Mas por outro lado, dependendo do momento, gosto de oferecer a alternativa com consequência (minha filha está quase fazendo 4 anos e percebo que ela já compreende o suficiente). Por exemplo, sei que ela gosta de brincar mais um pouquinho antes de dormir, então digo: se você escovar os dentes sem enrolar, vai ter tempo para brincar mais um pouquinho antes de dormir. Geralmente ela percebe que está nas mãos dela cumprir logo a tarefa de escovar os dentes sem enrolar eternamente e ganhar a "recompensa" de brincar mais um pouquinho. Enfim, sempre testando e melhorando, afinal cada criança e cada circunstância é diferente!Grande abraço!
Ahhh falou tudo, isso é verdade mesmo! Colocar a decisão e a consequencia nas mãos da criança! Gostei! Vou prestar atenção nisso também. E total... as vezes o desespero bate forte! Eu tive muitos momentos desesperados no passado, mas estão cada vez mais distantes! Que bom! Tá tudo se acalmando, se ajustando... Crianças crescendo ajudam muito também (ate que viram adolescentes, ne? Dedos cruzados pra que a base de agora tenha algum reflexo positivo no futuro!!!! hahahahahha). Beijos, Mariana! Obrigada pelo comentario!
Amei muito! Cara pra mim tem sido um desafio não reproduzir a criação que eu recebi, por que era o contrário de disciplina positiva e às vezes me pego reproduzindo algo. Já mudei bastante mas ainda falta. Algumas coisas que você mencionou eu já tenho feito e outras não conhecia e vou aplicar. Tem uma animação na Netflix, que minha filha começou a gostar, chamada Festa de Palavras, que trata muito essa questão de nomear sentimentos e emoções. Tô usando esses episódios pra apresentar pra ela essas coisas. Também tenho lido muito sobre disciplina positiva e criação com apego e tô gostando muito. Obrigada por dividir essas experiências! Ah! Adorei o cabelo, ficou bem bonito. Beijo
Exatamente, Carolina! Esse é um desafio pra todo mundo! Não é facil fazer algo que não aprendemos, ne? Mas é possivel... eu apanhei muito quando era pequena e foi horrivel, pois muitas vezes eu não fazia ideia do porque e sentia que não bastava eu jurar que a culpa não tinha sido minha. Então tenho tentado pegar toda essa frustração da infancia, e canalizar pra tentar fazer o contrario... fazer o que não tive... dar atenção, explicar, conversar, dizer sempre que os amo e exercer a paciencia... e isso demora anos! Então não se cobre muito... só traça as metas e vai tentando melhorar um pouco a cada dia. Você vai ver que sua filha vai responder bem com o tempo! Amor não mima... amor cria pessoas sensiveis e seguras, ne? Que legal saber dessa animação! Depois vou ver se tem aqui - gostei! Grande beijo e boa sorte! Estamos juntos nessa!
Sensacional. Muitíssimo didático o vídeo. Ainda não tenho filhos (só uma de quatro patinhas) mas concordo com esse tipo de educação e pretendo aplicá-la futuramente.
Acabei de ver um comentário em outro canal, sobre esse canal, q é maravilhoso e tal aí eu vim aqui e me inscrevi, e de cara já tô gostando muito do canal
Oi lu ameiii o video e ja sou inscrita , tenho o Arthur e me identifiquei muitooooo , o meu filho fez 3 anos e eu quase parei de sair por conta disso , mas fui lendo , lendo e lendooo muito e vi seu video que me deu mais idéias mara . Obrigada por compartilhar, por ajudar mães que como eu está começando a jornada nesse novo mundo da maternidade em que tanto amo e aprendo , grata imensamente por ter te conhecido rsrsrs, e por me ensinar mais um pouquinho . Deus abençoe e ilumine seus caminhos e sua familia linda. bjooo da mãe do Arthur.
Oi Lu! Maravilhoso este seu video....os meus agora ja sao grandes mas relembrei de muitas coisas e agora posso dizer: funcionou! Aprendi: "me ame quando menos eu mereço porque é quando eu mais preciso". Gratidao por compartilhar
Caraca, você tem que colocar isso em um livro, são dicas preciosas demais que ajudarão muitas mães que precisam de ajuda. Muito bom mesmo. Vou passar pra minha nora essas dicas.😏😍
Lú!! Adorei, como sempre!! Trabalho com educação infantil aqui em Vancouver e tuuuuudo que você disse é excelente. Filhos saudáveis, independentes e felizes. Tá parecendo que você leu todos os livros do meu curso e juntou com o amor de mãe ❤️❤️❤️!!!
Lu, conheci seu canal hoje e já estou fazendo maratona dos seus vídeos. Estou grávida e como mãe de primeira viagem preciso de toda ajuda possível, então já vou deixar esse vídeo salvo para assistir 20 mil vezes se necessário. Obrigada por compartilhar conosco todas essas informações e dicas, ansiosa pelos próximos. Beijos
Eu amo este vídeo! Uso o mesmo esquema com o meu filho, contradizendo tudo o que os familiares e estranhos palpitavam. Expliquei para o meu filho, quando ele tinha 3 anos, como era ir a uma escola, como funcionava, o que a professora fazia, as atividades, que eu não estaria presente, mas ia buscá-lo depois, etc. Foi ótimo! Aos 4 anos, ele começou a ir ao colégio - desde 2017, se tornou obrigatório, aqui no Brasil, colocar na escola as crianças que fizessem 4 anos até o meio do ano. Meu filho nunca chorou para entrar, ia bem tranquilo e feliz. No primeiro dia, era uma das poucas crianças empolgadas, cumprimentava a todos, queria conversar e fazer amizade, e me doeu as outras crianças o ignorarem e as mães não fazerem nada, nem estimularem a amizade! As próprias mães, mal educadas, viravam a cara quando o meu filho se aproximava querendo conversar. Eu ignorei e incentivei que ele conversasse com os funcionários do colégio, porque davam atenção. Agora ele tem 5 anos e mudei-o de colégio, por discordar do sistema de ensino, da falta de transparência administrativa, da falta de diálogo com os pais, da displicência com as crianças e de muitas outras coisas do colégio anterior. Beijos!
Puxa vida, que dificil... Imagino como ficou seu coração ao ver o comportamento das outras crianças e especialmente a falta de sensibilidade das mães... Mas que bom que isso não abateu seu filho e hoje tiveram coragem de muda-lo de escola. Parabéns pelo pensamento critico e por procurar o melhor pra ele! Espero que tudo esteja melhor agora!
Eu também era super despreparada quando a Lucia nasceu, ainda mais com todo o processo de mudança de país. Foi tudo muito difícil, acho que eu seria uma mãe muito melhor hoje em dia.
Pois é... a gente é uma mãe completamente diferente com o segundo filho... Apesar de ser uma criança diferente, a gente tem muito mais jogo de cintura e sabedoria pra lidar com a maioria das situações, mesmo que novas. Que bom, ne? hahahahah Beijos!
Sei que já comentei que o vídeo é um amor. Mas isso foi no começo. Tô terminando de ver o vídeo, me sentindo inundada de amor. Pq sei que não é fácil lidar com essas oscilações emocionais, e só muito amor e compreensão pra nós ajudar.
Adoro, como explica as coisas, porque é assim que eu faço com os meus dois filhos também menino e menina, e eu sou igual sei resolver as coisas pelo lado positivo. Mas à atitudes diferentes entre eles cada um tem o seu feitio. Mas eu tenho uma afilhada que não obedece à mãe, mas a mãe também não sabe lidar com ela, e eu não tenho encontrado palavras para ensinar à mãe como lidar com ela. Mas este vídeo vou lhe mostrar e acredito que a situação vai ficar mais fácil. Ela comigo faz tudo o que eu peço sem briga, na boa. Sou eu que a tenho que vestir,calçar, dar um remédio mas também deitou-me no chão e brinco. Adorei você e vou activar o sininho, parabéns pelo seu trabalho. E um beijo de Portugal ♥️
Oi Sandrina, obrigada pelo comentário carinhoso e por dividir comigo um pouco da sua experiencia! Realmente, as crianças respondem ao modo como são tratadas... Eu tinha uma amiga que o filho dela era MUITO desobediente e da mesma forma que vc, eu não sabia como dizer à ela que dependia DELA (e do marido, obvio), dar atenção mas também dar limites, educar com propósito. Ela vivia reclamando que na escola ele obedecia, mas em casa aprontava todas. E daí fica muito claro pra gente que é a criança responde bem à uma disciplina firme porém positiva, ne? Enfim, boa sorte com a mãe da sua afilhada... espero de coração que tudo fiquei mais facil! Bjs!
Lu, que video ma-Ra-vi-lho-so!!!! É isso mesmo, a difícil e árdua missão de ser pais e não é fácil lidar com a birra pq a gente como adulto quer resolver logo e eles querem explorar o novo, questionam tudo, estão no mundo lúdico e não sabem lidar com as emoções ainda .... Super concordo com vc e vou compartilhar para a minha rede de contatos !!! Um beijo!
Excelente!!! Sua percepção tá certinha. Esta empatia que vc demonstra pelo desenvolvimento e formação da "pessoa" de seus filhos é tudo o que em tese todas as pessoas deveriam ter por seus filhos, netos, sobrinhos.... bem como educadores em instituições de ensino nos primeiros anos poderiam agregar alguns desses comportamentos em sua grade curricular. Mas como disse, em tese. A celeridade deste século tem levado pessoas a ver filhos sob outra ótica. Onde comida, casa, roupas e brinquedos são suficientes pra que estejam bem... Com seu vídeo espero que algumas mentes possam se abrir e daí o amor mostre quem são estas pessoinhas que necessitam o tempo todo de uma bússola com título "PAIS" que os transformem em pessoas excepcionais pois tudo depende de empatia. Mil likes pra vc!!!! Bjus PS. Faça fatos sobre o Nic tbm.
Nossa, Lu! Esse vídeo foi para mim! Obrigada de coração pela sua generosidade em compartilhar todas essas técnicas. Meu menino está com quase 3 anos e estou me sentindo meio perdida. Vou assistir mais umas 10 vezes para entender e memorizar todas as técnicas. Vou mostrar pro marido, avós e sociedade em geral. Empatia é tudo!! Beijos no seu coração!
Que legal ler isso!!! O intuito é dividir conhecimentos e ajudar mesmo! Não quer dizer que tudo sirva pra todos, mas se pelo menos um pouco ajudar, já ta bom! Grande beijo e boa sorte aí!
Olá tô amando teu vídeo. Meu filho é adulto e eu usava algumas dessas técnicas com ele. Deu certo. Outras coisas que davam certo era... Nunca desfazer ordem do pai...nem o pai desfazia a minha. Nunca discutir sobre a criança ou discordar na frente da criança. Uma coisa que aprendi e uso até hj. Nunca brigar com a criança na frente de ninguém. Outras crianças até outros pais riem se divertem vendo seu filho levar bronca e isso faz ela se sentir desrespeitada e guarda pro resto da vida. Eu levava por alto. Na hora.. guardava a situação é em casa sozinha com ele conversava serio. Sou assim até hoje. Só converso sozinha com ele. Nem na,frente da namorada eu questiono nada. Bjo amei vc.
Exatamente! Concordo demais em não discutir ou chamar a atenção da criança na frente de outras pessoas. É importante trata-las como respeito, pois são individuos com sentimentos como a gente. Quanto a nunca desfazer ordem do pai ou vice-versa, concordo também, mas acho importante reconhecer quando a gente age de cabeça quente e volta atrás numa ordem que talvez tenha passado do limite. Mas que a propria pessoa que deu a ordem, que vá lá e explique que talvez não tivesse sido pra tanto. Acho importante ser justo sempre e isso não quer dizer mostrar fraqueza (como muita gente pode pensar), muito pelo contrario. Aqui algumas vezes, um de nós agiu de cabeça quente e depois de conversarmos entre nós dois, decidimos voltar atrás em algum ponto ou outro. Faz parte, ne? Beijos e obrigada pelo comentário!
Lu muito obrigada por abrir a minha mente. Estava extremamente confusa já que sou mãe de duas e com idades diferentes. Com sua ajuda sei que vou me esforçar e consegui lidar com essas duas fases diferentes delas. Fico muito feliz por ter sua ajuda. Que Deus te abençoe!!!
Muito bom Lu!! Sempre fui criticada por aplicar a disciplina positiva na educação do meu filho. E sinceramente preferi deixar o povo falar e continuar do meu jeito. Hoje meu filho têm 12 anos e quando vejo suas atitudes me orgulho de toda o tempo e a paciência que dediquei e dedico à ele!! ;)
Oie! Conheci o seu canal essa semana pesquisando sobre lanches para a escola. Estou amando os seus vídeos e super me identificando...já me inscrevi! Estou morando no EUA há quase 1 ano e me adaptando com tudo...a diferença é muito grande...muito bom encontrar canais como o seu que dividem suas experiências. Tenho 1 casal de filhos também, só que a menina é a mais velha com 7 anos e o menino com 3 anos! Ah e também sou Lu...Lucélia...kkk...e também falo o famoso "né"...kkk...adorando te conhecer!
Muitas vezes me sinto tão frustrada e culpada por achar que não estou conseguindo criar meus filhos com toda calma e paciência da forma como eu gostaria. Mas ouvir td isso agora me fez entender que mesmo com alguns momentos de stress posso buscar, e busco ser tão boa o quanto consigo ser. E fiquei muito feliz por me identificar fazendo pelo menos 90% do que foi falado e descobrir que na maior parte do tempo estou no caminho certo. Obrigada por compartilhar dicas tão maravilhosas. Bjos de gratidão!!
Lê meu comentário. Responde tão lindamente. E ainda agradece. Como não amar?! Me emocionou! Só desejo muito mais amor e coisas boas pra vc e sua familia.. mais bjos ;)
Conheci seu canal agora e já virei seu fã. Me considero um bom pai, mas sei também que inconscientemente cometo alguns erros na forma de lidar com meus filhos. Achei suas dicas muuuito interessantes e com certeza serão muito úteis. Já compartilhei esse seu vídeo com minha esposa para ela dar uma olhada. Obrigado!!!
Oi Felipe, que comentário bacana! Acho que não tem pais perfeitos né? mas é importante a gente tentar nosso melhor. Fico feliz por ter ajudado um pouco! Grande abraço pra vcs!
Lu, eu vi este video e a semana passada fomos a casa dos padrinhos do meu Duarte, e eu fiz isto. Os miudos costumam começar a brigar ao fim de 1h. Pois desta vez correu super bem. Eu acho que foi graças a esta dica: antes de sair de casa explicar o que vamos fazer e o que eu esperava dele. OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi Lu, conheci teu canal agora e estou começando a ver teus vídeos. Mas estou adorando o conteúdo deste aqui. A cartilha da educação dos nossos filhos, a gente que escreve e este canal é uma ótima fonte de pesquisa para alimentar esse "livrinho" que não vem pronto. Muito obrigada.
Lu ♡♡♡ que delícia o assunto da maternidade. Só consegui assistir hoje. O Vicente está com 3 anos. A fase que eu utilizo todas as dicas que vc passou. Como é difícil... mas o difícil não é aplicar, difícil foi e é, abrir mão da minha razão para empatizar** com a criança. Num mundo cheio da razão, ceder à razão se torna complicado. Mas eu tenho muuuuuito sucesso na aplicação de todas as suas 15 dicas. Quando amamos de verdade, nos permitimos mudar. Eu sou uma pessoa muito melhor depois do nascimento do Vi. Teria uns 5 filhos para mudar 5x mais... rsrsrs. Lu, seu canal está incrível. Já compartilhei. Beijos e até o próximo. Ah! E este assunto nunca é demais... ♡♡♡ 🌷
Canal Lu Azevedo Ahhh! E como pude esquecer de comentar sobre seu cabelo.... ficou ótimo! Tbm cortei o meu sozinha. Mas é cada susto que esses maridos levam né? Kkkkk... abraços e beijos na família toda 😍😍😘😘
Oi Lu! Nossa, ainda não tenho filho mas amo assistir seus vídeos. Admiro muito a sua forma de criar e cuidar do seus filíneos 😄 assisto sempre pois já vou aprendendo antes de ter os meus. Grande e forte abraço.
Lu, parabéns pelo vídeo! Depois vc podia fazer um com indicações de livros, sites, podcasts que vc gosta tbm. Já peguei a indicação de 2 livros que vc deu aqui nos comentários. Terça fui em Whistler e passei em frente a sua cidade ( não sei escrever kkkkkk). Falei com a minha mãe que tá aqui me visitando: Ah, tenho uma amiga que mora aí. S2 Acredito que esse seja o sentimento de tds aqui, uma rede de amizade. Beijos!!!
Exato!!! E tanta gente não tem isso porque não aprendeu no decorrer da vida, ne? A gente replica muito o que aprende. Mas sempre dá tempo de reverter tudo! Beijos!
Eu aprendi a agir assim , assistindo Isa Minatel , e agora tá dando certo , minha relação com meu filho melhorou muito, so falta meu marido entender !!
Ah... maridos são mais devagar, infelizmente... vai mandando videos como esse pra ele, que aos poucos ele começa a entender melhor... (dedos cruzados!)
Vc e maravilhosa eu adorei ❤ mais uma escrita c muit amor . Tl vendo q isso vai me ajudar bastante c meus filhos um 5 e uma 15 me.deixan doida. Sua voz e calmaria q paz vc me trouxe, vou assistir mil vezes parabens v e senscional😍
Oi lu, estou começando a seguir vc agora, minha irmã que me falou do seu canal, estou adorando conhecer os teus vídeos obrigada. Sou mãe de duas crianças, Thomas de 16 meses e Giulia de 5 anos, moramos na República de San Marino.
Ohhhh Lu que vídeo ótimo, vou ser mãe pela primeira vez, estamos esperando uma mocinha pra Junho... Foi de grande ajuda esse vídeo, sem dúvida nenhuma.. Bjooooo grande, continua com vídeos desse tipo pleeeaaseee. 😘😘
Que maravilha Lu! Amei seu vídeo, não tinha visto este ainda pois ainda não tenho filhos, mas já vou anotando as dicas. E no final você ainda falou sobre contato com a natureza... ai posso aplaudir?! Essa dica eu uso comigo mesma! hahaha Vou experimentar suas dicas nas minhas sobrinhas :) Aliás, as minhas sobrinhas são para quem comprei 3 colarzinhos seus e elas AMARAM. Guardam e usam com o maior carinho. Quando vier a Ottawa please, temos que combinar algo contigo e com o Masaru Hoshi também! :)
Lembro de vc, que comprou os colares! Fiquei feliz demais de saber que suas sobrinhas gostaram! Pois é, da ultima vez deu tudo errado com os encontros em Ottawa - mas é um lugar que realmente queremos voltar! Se tivesse emprego pro meu marido, a gente moraria aí um dia! hahahahha Beijos e obrigada por assistir o video!
Pois é, menina! Eu sempre tive esse lado, mas raramente mostrei antes... e agora ta ficando mais forte. To me descobrindo também! hahahahah Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Grande beijo!
Gostei do cabelo! Se nós, adultos, passamos por fases loucas e nos desesperamos momentaneamente por algumas coisas, imagine as crianças? Ter a referência e apoio dos pais deve ser muito confortante para elas. Não sou mãe nem pretendo ser tão cedo, mas, gente, amo esses vídeos porque também entendo um pouco a minha mãe e o desafio que foi me criar. Aumenta a minha gratidão! Obrigada, Lu!
Exatamente, Aline! Adorei seu comentário... realmente nos faz pensar no desafio que nossas mães passaram (e muitas vezes ainda passam... porque mãe nunca deixa de se preocupar com as escolhas que os filhos fazem, ne?). Grande beijo e muito obrigada pelo carinho!
Eita mãezona que vc é, Lu! Sempre falo da minha admiração e carinho por vc, e nisso inclui essa maternidade carinhosa e de empatia que vc vive com seus filhotes. Este vídeo especialmente é um manual incrível e vou guardar com carinho para qdo eu for mamãe tbm... rs Vc fala coisas que já acreditava e aprendi muitas novas. Muitas vivenciei qdo criança, outras nem tanto! Rsrs Quero me trabalhar neste exemplo, de uma mãe que trata a criança olhando nos olhos, ouvindo e fornecendo suporte e atenção, sempre que for preciso, com uma firmeza carinhosa. E claro, já vou compartilhar com o Roberto e com as amigas tbm! Hahahaha Obrigada por partilhar essa preciosidade de práticas. Beijão ❤️
Lu amo sua calma seu jeito de falar. Agora ensina nos mães a ser paciente porque eu não sei como manter a calma no momento de birra minha vontade é sumir no momento de birra evaporar virar fumaça e por ai vai
Adorei o cabelo! Eu tbm sofri demais com meu filho no Brasil. Muita birra muito choro. Aqui eu percebi como as crianças são mais calmas e passei a prestar atenção nas atitudes das mães, (aquela pessoa bem doida que vê uma criança fazendo show no mercado e para pra olhar como a mãe vai lidar com aquilo). Eu era a mãe que ignorava a birra. Hj eu entendo ele, eu tbm tenho vontade gritar e espernear qdo sou contrariada. Eu abaixo, abraço ele e digo bem baixinho, eu sei meu filho, mas olha, mamãe te ama muito, qdo vc parar de chorar a gente pode conversar sobre isso. Meu filho hoje eh outra pessoa. Eu praticamente choro todos os dias de tanto orgulho! E fazem somente 8 meses que chegamos aqui. Me fez chorar denovo Lu!! Eu to bem emotiva passando pelo meu homesick. Tah bem dolorido. 😔 Vc como sempre maravilhosa! Obrigada por compartilhar sua experiência. Vou compartilhar o video com o maridão. Bjus!
Também adoro prestar atenção no jeito das mães aqui... aprendo tanto!!! Que bom que sua relação com ele tá melhora agora... fico feliz de verdade! E também entendo seu orgulho!
Canal Lu Azevedo vc eh uma fofa! Obrigada pelo abraço. Eu jah esperava que esse momento chegaria, mas eu não tinha menor noção de como ele viria. Mas o bom é que eu sei que vai passar. Soh precisava desabafar. Logo passa.
Oi Lu! Eu sou inscrita no seu canal a meses, desde o início da pandemia, e esse foi o primeiro vídeo que assisti e que gostei muito. Estou passando em todos os vídeos seus que já vi e deixando os likes haha, pq eu assisto pela tv e ainda não descobri como dar o o like por lá! Acho uma graça como vc transmite suas vivências individuais e familiares, suas visões e enfim, adoro o canal! Se um dia vc ler esse texto, mando um grande abraço e gratidão por contribuir com minhas tardes leves e divertidas!!
Lu, já te agradeci no Facebook mas tenho q dizer aqui tbm! Obrigado pelo canal! Cada dia tenho mais certeza de que pra ser mãe não pode ter preguiça, tem q ter muito amor envolvido em todos os momentos! Por favor continue vc é um exemplo pra mim! 😘😘
Simplesmente ge,ni,al!! Já vou fazer um playlist desses videos com dica de ouro! Quem sabe precise delas no futuro proximo né?😂 Vou compartilhar tb!! 👍
Excelente abordagem Lu!!! Acrescento somente que como mães devemos ter cuidado com a nossa própria situação... aprender a cuidar de nós também. Sou pedagoga, já trabalhei com crianças ... e depois que minhas filhas nasceram não consegui alcançar o ideal que estava nas teorias e vivências como educadora... a vida da gente da um giro de 360 graus com a chegada dos filhos e cada pessoa vive deferentes intensidades maternas... há uma mudança radical e precisamos estar atentas porque nosso emocional afeta diretamente a maneira de nos relacionarmos com todos e principalmente com os filhos. Mães felizes e saudáveis conseguem viver o desafio da maternidade com mais equilíbrio e leveza. Sem esquecer que perfeição não existe!! somos eternas aprendizes nessa extraordinária jornada chamada maternidade. E isso é fantástico! Rsrs escrevi uma carta kkkk Talvez essa reflexão possa até gerar um novo vídeo. Gosto bastante de suas abordagens. Bjos! ❤️
Falou tudo! Depois que fiz o video que pensei que eu devia ter falado isso e no começo! Tem uma analogia muito boa: no avião, primeiro devemos colocar a máscara de oxigenio na gente, depois na criança. Na vida é igual... temos que cuidar do nosso estado mental primeiro, ne? Obrigada por complementar com seu comentário!!! Realmente pode gerar um video futuro mesmo! Grande beijo!
Canal Lu Azevedo verdade. Acho que eu fugi um pouco do tema do seu vídeo rsrs Mas talvez seja algo mais relacionado a outro tema. Suas dicas foram ótimas. Acho tb que precisamos ter direcionamentos mais elaborados, fazer leituras, aprender com os erros, vivências, trocar experiências... obrigada por dividir isso conosco. Tenho certeza que ajudou muitas outras mães assim como eu. Bjos!
Lene MBCarvalho não acho que fugiu não! Acho que nosso estado de espírito influencia e muito no comportamento dos filhos... Sempre que passei por períodos de mais stress, trabalhando muito, eles sentiam. Beijos!!!
Lu faz por favor um vídeo sobre como você faz todo o processo dos seus vídeos,como edição,música,essas escritas na tela,etc.Seria interessante aprender pra leigos como eu:) bjus
Ótimo vídeo Lú! Vc falou de tantas dicas sobre como podemos ajudar as crianças a entenderem suas emoções e as situações em que se encontram de uma forma sucinta mas esclarecedora. Foi um ótimo compilado de informações que eu já tinha lido sobre mas em fontes separadas. Abraços da Noruega!
Oi Lu, tudo isso é tão verdade, minha fase difícil com meu filho foi entre 4 e 6 anos. Foi a fase em que eu estava esgotada com a sobrecarga de trabalho e tb a fase da nossa mudança pra Alemanha. Enfim, tudo já melhorou e o que me ajudou muito foi assistir ao canal da Isa Minatel, ela é psicopedagoga. Tenho a impressão de que quem mudou fui eu, me reorganizei, descansei, me acalmei e ele não precisava mais me testar eu estava inteira de novo. Acho que a nossa chave aqui é conversar muito.
Exatamente, Ieda... quando a gente não ta tão presente e ta passando por momentos de stress, passa pros filhos, ne? Por isso muita gente faz aquela analogia da máscara do avião - temos que colocar na gente antes de colocar no filho. Adorei seu comentario! Beijos!
Eu percebi que meu filho precisava saber o que faríamos no dia seguinte. Eu era acostumada a soh sair e ir onde eu queria e ele começava a fazer tudo q ele podia pra me tirar do meu normal pq ele estava fora do normal. Passei a avisar e combinar com ele o dia seguinte, foi perfeito desde o primeiro dia. Ele até dormiu na casa da minha mãe. Que pra mim foi incrível! Pra ele foi uma festa! Pra minha mãe foi um momento super especial. Criar com amor eh ateh mais fácil penso eu. Tenho ainda os momentos de contrariedade e castigos, mas castigos curtos ou educativos. Percebi tbm que o tablet e a tv deixam ele muito desobediente e fora de si. Estou diminuindo e explicando pra ele o porque. O mais dificil mesmo é porque ele diz: vc tem seu tablet (meu telefone) eu tbm quero o meu. Eu estou trabalhando eu mesma pra diminuir o meu contato com o celular enquanto estou com ele. As perguntas abertas eu vou começar, não tinha pensado nisso. Essa dos cinco minutos eu tbm vi nos parquinhos aqui e adotei. Gentchiii!!! Ele vai correndo pro carro qdo eu falo, acabou o tempo filho, hora de ir pra casa. E vai sorrindo! Eu tbm brinco sozinha feito doida hahaha ou eu começo a cantar, ele adora cantar, para de chorar em segundos. Ainda tenho que trabalhar o mercado pq ele quer muito ir no chão e pegar em tudo e eu não consigo comprar nada direito. Hj na vdd eu odeio ir no mercado rsrs O que vc faz qdo vai no mercado? Como vc tratou isso? Rotina eh mágica! As historinhas eu tbm quero adotar. Obrigada pelas dicas!
Criar com amor é até mais facil - super concordo!!! O retorno é muitas vezes imediato e o vinculo fica muito mais forte, a gente acaba conseguindo conversar melhor com eles. Que legal saber da historia de avisar pra ele como seria o dia seguinte. Muito incrivel ele ter respondido tao bem e tao rapido ne? Pois é... eu também trabalhei isso comigo mesma... tenho cada vez mais diminuido meu proprio tempo de tablet! Realmente não é justo cobrar o que nem a gente faz, ne? Algumas coisas se justificam pelo meu trabalho, mas nem tudo. Pra ir ao mercado, o que eu faço é mostrar pra eles a lista de compras, conversar que só vamos comprar aquilo e pedir pra que me ajudem a pegar tudo. Claro, os meus são maiores... quando eram menores, eu geralmente dava uma coisa pra comerem ou brincarem no carrrinho de compras enquanto eu saía feio louca comprando tudo rapido. Teve uma vez que o Nic não cooperou e tava chorando muito no supermercado e eu fui embora! Sorte que o carrinho não tava muito cheio... mas deixei tudo pra trás... Depois disso ele viu que tava séria quando ameaçava de ir embora quando ele não se comportava e melhorou. Mas realmente, fazer compras com criança NUNCA vai ser tarefa divertida... Beijos e obrigada mais uma vez pelo comentario! Amei!
OI LU, O Vídeo de hoje foi incrível São dicas maravilhosas. Sou de Alagoas Brasil e estou adorando os seus vídeos, também parabéns pela linda família bjs 💕💕
Olá, Lu amei o respira. Aprendi sozinha com meu filho de quatro anos o Ramon, só que falo assim: Respira vai, pra esfriar o juizo. O melhor de tudo foi ver ele fazendo isso com nosso cachorro, ele estava estressado latindo e Ramon chegou pertinho dele segurou na cabeça do Tatu(cachorro) e disse: Respira Tatu, pra esfriar o juizo. kkk eu saí de perto pra rir e funcionou tambem.kkk Amei te conhecer e aprendi outras dicas que com certeza darão super certo. Good by
Lu, tô achando que vou parir de novo só pra pôr em prática suas dicas. 😁 Adorei todas elas! Meu filho tem 10 anos, mas algumas destas dicas ainda cabem nessa relação. Parabéns, menina, de verdade!
Adorei lu tenho 3 filhos e cada um em uma fase adolescente,criança e uma bebê nos terríveis 2 anos imagina só o meu dia NÉ??? Kkkkk E sou fiel a disciplina amigável e carinhosa mais aprendi coisas novas hoje obrigada!!! Bjs amo esse canal
Que coisa boa ler isso! Obrigada! Puxa vida, Karina, não consigo nem imaginar como deve ser seu dia-a-dia! Um pouco de cada fase!!! :D Beijos e obrigada pelo comentário!
Simplesmente o melhor vídeo com dicas de educação que já vi! Apoio e uso todos esses métodos de criação, mesmo às vezes errando, mas o importante é sempre tentar melhorar! Adoro seu canal e seus vídeos! Mais uma vez parabéns e obrigada :)
Que linda! Amei os cabelos novos! Enquanto mãe e pedagoga o nosso olhar é diferenciado com relação a essas situações que acontecem com os pequeninos. Muita paciência e alguns truques pra nos ajudar. Kkkkkkkk! Beijo enorme!
Que sorte a sua ter o conhecimento da pedagogia pra ajudar na maternidade! Taí um curso que eu queria ter feito! Mas teria que nascer de novo! hahahahhaha Beijos, Alice!
Essa coisa do "respira...respira..." desperta na minha filha uma birra maior "eu não vou respirar!!!!!!!!!" Que fase... que fase... Obrigada, Lu... assisto esse vídeo várias vezes para ver onde estou errando.... na teoria parece que eu estou ótima... o difícil é ter calma para encarar uma birra...
Sim, é dificil manter a calma mesmo, mas à medida que você entende mais e mais de onde vem a birra, que é falta de maturidade da criança pra lidar com tudo aquilo, você passa a ter mais compaixão e consequentemente, mais paciencia... Beijos!
Ótimo vídeo, Lu! Nem tenho filhos mas fui uma criança às vezes meio difícil de lidar. A parte de não ignorar a criança me lembrou quando, aos 7 anos, eu mudei de escola e chorava muito. Lembro de chorar na sala e ver a professora claramente me ignorando, cercada por outras meninas que penteavam o cabelo dela. Até hoje eu lembro do quanto me senti só naquele dia.
Por favor, não ignorem uma pessoa que chora, principalmente se for criança!! Ali tem alguém precisando de ajuda!
Ah! Adorei o cabelo novo!! 😘
Exatamente isso... sinto muito por você ter passado por isso, mas serve de alerta pra gente! Ser ignorado enquanto se ta sofrendo, é um sentimento ainda mais ruim... E faz tao parte da nossa cultura, ne? Tao triste isso!
Obrigada por dividir isso comigo! Grande abraço pra vc!
Que depoimento emocionante!
O único defeito desse vídeo... é que ele acaba!
Maravilhoso! Obrigada!
Obrigada ❤️❤️❤️
Realmente esse é o único defeito do vídeo, quando acaba!!!! Ótimo comentário Simone. Grande abraço para Todos Vocês.
Perfeito! Tô chocada, porque faço todas todíssimas essas coisas (e sou bastante criticada, por sinal). Sentia uma certeza no meu coração, uma convicção por agir assim, mas não tinha a menor ideia de que estava no caminho certo (acho que nenhuma mãe tem tanta segurança assim, né? Ainda mais diante dos pitacos que dizem pra fazer diferente). Nem sabia que se tratava exatamente da Disciplina Positiva. Não fui criada assim, minha referência era apenas a forma como fui criada: sem escolha, sem direito, com repressão, negligência emocional, autoritarismo e muuuuita violência (palmada, chinelo, cinto, corda... esse repertório bem "criativo", que dava a ilusão de estarem no controle). Hoje aos 32 anos, com um emocional de uma criança de 2, só tinha uma certeza: como eu gostaria de ter sido educada. E é o que tenho aplicado aqui.
Muito obrigadíssima por ter dedicado seu tempo para compartilhar sua experiência e descoberta. Agradeço por investir tempo em conscientizar e inspirar pessoas.
Desejo muito sucesso na sua jornada!
Meu Deus, Que video!
Espero que sua mensagem chegue para muitas pessoas e ajude-as nesse papel tão especial que é a maternidade/paternidade.
A gente vem de uma criação onde os sentimentos são ignorados e reprimidos desde pequeno, (é feio chorar, é feio ser carente e pedir atenção, etc) então chegamos na fase adulta repetindo o mesmo comportamento reprimindo e principalmente, confundindo o que estamos sentindo.
Ano passado eu fiz um curso de desenvolvimento pessoal, onde aprendi a conhecer meus sentimentos, os quais eu confundia frequentemente, por exemplo, quando ficava irritada com alguém e achava que o sentimento era raiva e na verdade, mesmo eu estando nervosa, o sentimento real e causador era a vergonha.
Aprender a conhecer e lidar com meus sentimentos, me ensinou a dar o tratamento certo a eles e isso me trouxe mais paz e mais maturidade para lidar com cada situação, pois nossas atitudes estão cheias de sentimentos, mas nem todo mundo consegue interpretá-las. Ensinar isso aos seus filhos desde pequenos é dar a eles um tesouro valiosíssimo.
Parabéns, Lú! Te admiro muito e é inspirador ver o seu cuidar com os seus filhos.
Mil Beijos
Exatamente isso que vc falou... a gente tende a reproduzir o que aprendeu na nossa infância... por isso é tão importante a gente tentar quebrar esse padrão e fazer diferente né? (não é facil, mas é possivel)
Que interessante sua experiencia reconhecendo e trabalhando os proprios sentimentos! Como seria legal se todo mundo tivesse acesso a algo assim, ne? Se entender primeiro, pra poder entender melhor os filhos (e ate outras pessoas ao nosso redor).
Obrigada pelo comentário, Sil! Amei de verdade!
Lu, tem como curtir mil vezes esse vídeo? Ando devorando leituras e vídeos referentes ao assunto da Disciplina Positiva e da Criação com apego, pq ando passando por uma fase muito difícil com meu filho mais velho (7 anos). Daí no outro dia vc pega e publica aquele vídeo da Isa Minatel sobre a criança, nossa, veio muito a calhar, entrei no canal dela e tem um conteúdo vasto sobre o assunto e está me ajudando muito... e daí hoje vc solta esse vídeo lindo e cheio de amor 😊😊😊 o Nick e a Lilinha são o resultado dessa linda mãe que vc é, e esse seu jeito me inspira e querer melhorar para os meus filhos...
Obrigada!!!!!
Me emocionei com seu comentário, obrigada!
Acabei de ver o canal dela, que legal! Por mais conteudo assim no youtube!!!
E fico aqui torcendo pra que as coisas melhorem com seu filho! Vai devagar que com o tempo tudo melhora! Beijos!
Obrigada Lu... eu preciso muito de ajuda pra aprender a lidar em algumas situações com ele...
Concordo com tudo. Nós precisamos assumir nosso papel de adulto. Hoje minha filha está passando pelo "terrible two", mas eu percebi que, muitas vezes, eu é que tenho crises de terrible two e ela só está respondendo à mim. Tem dias que eu estou mais impaciente e ela sente isso. Não adianta exigir de alguém de 2 anos a maturidade que eu deveria ter. Essas didáticas não funcionam 100% das vezes, sempre tem aquele dia que, pra melhorar, só um novo dia e nesses momentos nós precisamos abrir nosso coração e, com muita gentileza, passar pelo furacão. Amanhã vai melhorar. Mas agindo assim a chance de ter mais dias bons do que ruins é bem maior. Amei o vídeo❤
Perfeito, Gabriela! Um dia de cada vez! As vezes a gente dá um passo pra trás, mas depois a gente recupera, se conseguirmos manter o foco. Educar não é facil, mas quando vc começa a colher os frutos e muito compensador!!! Que a tormenta dos dois anos passe logo! Ela ta descobrindo o mundo, ela mesma, testando possibilidades. Ela ta crescendo e isso é otimo! Boa sorte e grande beijo!!!
CAI AQUI NEN SEI COMO MAS FOI ALGO MARAVILHOSO OUVIR CADA DICA POIS ESTOU PASSANDO POR ESSE TURBILHÃO DE EMOÇÕES COM MINHA PEQUENA DE 5 ANOS
Ahhhh que bom que caiu aqui então!
A gente demora tanto que quando pensa que aprendeu já é avó... mas suas dicas foram fantásticas, vc deve ser uma pessoa fantástica.
hahahahahhaha
Muito obrigada, querida!
Que vídeo necessário! Tenho um bebê de 1 ano e 11 meses, e me peguei em uma situação de desespero por não saber lidar com essa fase das birras. Suas orientações abriram meus olhos e me trouxe esperança de que pode ser diferente. Muito obrigada 🙏🏼
Lu, perfeito o vídeo! Eu sou adepta de disciplina positiva, mas confesso que tem horas que o desespero bate. Como você disse, nós não "viramos mãe" no momento em que a criança nasce, e vamos aprendendo e aperfeiçoando aos poucos. Algumas das técnicas que você falou já uso, outras ideias já anotei para estudar e fazer no nosso dia a dia. Curioso, ontem mesmo apliquei inconscientemente o "if, then". Fiz sem perceber, mas o resultado foi imediato e percebi a diferença. E hoje vejo o vídeo com você falando disso. Fantástico.Mas por outro lado, dependendo do momento, gosto de oferecer a alternativa com consequência (minha filha está quase fazendo 4 anos e percebo que ela já compreende o suficiente). Por exemplo, sei que ela gosta de brincar mais um pouquinho antes de dormir, então digo: se você escovar os dentes sem enrolar, vai ter tempo para brincar mais um pouquinho antes de dormir. Geralmente ela percebe que está nas mãos dela cumprir logo a tarefa de escovar os dentes sem enrolar eternamente e ganhar a "recompensa" de brincar mais um pouquinho. Enfim, sempre testando e melhorando, afinal cada criança e cada circunstância é diferente!Grande abraço!
Ahhh falou tudo, isso é verdade mesmo! Colocar a decisão e a consequencia nas mãos da criança! Gostei! Vou prestar atenção nisso também.
E total... as vezes o desespero bate forte! Eu tive muitos momentos desesperados no passado, mas estão cada vez mais distantes! Que bom! Tá tudo se acalmando, se ajustando... Crianças crescendo ajudam muito também (ate que viram adolescentes, ne? Dedos cruzados pra que a base de agora tenha algum reflexo positivo no futuro!!!! hahahahahha).
Beijos, Mariana! Obrigada pelo comentario!
Amei muito! Cara pra mim tem sido um desafio não reproduzir a criação que eu recebi, por que era o contrário de disciplina positiva e às vezes me pego reproduzindo algo. Já mudei bastante mas ainda falta. Algumas coisas que você mencionou eu já tenho feito e outras não conhecia e vou aplicar. Tem uma animação na Netflix, que minha filha começou a gostar, chamada Festa de Palavras, que trata muito essa questão de nomear sentimentos e emoções. Tô usando esses episódios pra apresentar pra ela essas coisas. Também tenho lido muito sobre disciplina positiva e criação com apego e tô gostando muito. Obrigada por dividir essas experiências!
Ah! Adorei o cabelo, ficou bem bonito. Beijo
Exatamente, Carolina! Esse é um desafio pra todo mundo! Não é facil fazer algo que não aprendemos, ne? Mas é possivel... eu apanhei muito quando era pequena e foi horrivel, pois muitas vezes eu não fazia ideia do porque e sentia que não bastava eu jurar que a culpa não tinha sido minha. Então tenho tentado pegar toda essa frustração da infancia, e canalizar pra tentar fazer o contrario... fazer o que não tive... dar atenção, explicar, conversar, dizer sempre que os amo e exercer a paciencia... e isso demora anos! Então não se cobre muito... só traça as metas e vai tentando melhorar um pouco a cada dia. Você vai ver que sua filha vai responder bem com o tempo! Amor não mima... amor cria pessoas sensiveis e seguras, ne?
Que legal saber dessa animação! Depois vou ver se tem aqui - gostei!
Grande beijo e boa sorte! Estamos juntos nessa!
Sensacional. Muitíssimo didático o vídeo. Ainda não tenho filhos (só uma de quatro patinhas) mas concordo com esse tipo de educação e pretendo aplicá-la futuramente.
nem filho tenho, mas já salvei este vídeo para usar as dicas no futuro... rs =D
Sua linda!!! Obrigada! Espero que seja util um dia!
Que pena não ter ouvido isso qdo meus filhos eram pequenos...perfeito Lú 😙😙😙😙
Acabei de ver um comentário em outro canal, sobre esse canal, q é maravilhoso e tal aí eu vim aqui e me inscrevi, e de cara já tô gostando muito do canal
Nossa, que legal! ❤️❤️ obrigada e bem-vinda 🌸
Oi lu ameiii o video e ja sou inscrita , tenho o Arthur e me identifiquei muitooooo , o meu filho fez 3 anos e eu quase parei de sair por conta disso , mas fui lendo , lendo e lendooo muito e vi seu video que me deu mais idéias mara .
Obrigada por compartilhar, por ajudar mães que como eu está começando a jornada nesse novo mundo da maternidade em que tanto amo e aprendo , grata imensamente por ter te conhecido rsrsrs, e por me ensinar mais um pouquinho .
Deus abençoe e ilumine seus caminhos e sua familia linda.
bjooo da mãe do Arthur.
Ah que linda! Obrigada pelas palavras... grande beijo pra vc e pro Arthur!
Obrigadaaaa por responder amadaaa bjoooo
Fiquei master felizzzz yeiiiiii
Alegrou meu dia hhahhahahha
Oi Lu! Maravilhoso este seu video....os meus agora ja sao grandes mas relembrei de muitas coisas e agora posso dizer: funcionou! Aprendi: "me ame quando menos eu mereço porque é quando eu mais preciso". Gratidao por compartilhar
Nossa, fiquei um tempão tentando lembrar essa frase e não lembrei! Exatamente, Milena! Obrigada!
Lu, sempre recorro a esse vídeo quando o bicho pega e as coisas saem um pouco dos eixos por aqui. Gratidão! Bj
Caraca, você tem que colocar isso em um livro, são dicas preciosas demais que ajudarão muitas mães que precisam de ajuda.
Muito bom mesmo. Vou passar pra minha nora essas dicas.😏😍
❤️❤️❤️
Concordo com Você , e ainda tem o “especialismo “ de cada criança. Muito obrigado.
Maravilhosa !!👏👏👏q vontade de deixar o vidio pronto pro play no meu dia dia..quando acontecer a bira 😁
Eu falei que ia tirar um dia pra ver seus vídeos. Sou sua fã, Lu! Adoro tudo o que você fala! Se um dia você vier aos EUA, vem a Nebraska me visitar!
Falou mesmo e cumpriu! hahahahaha
Com certeza vou querer te visitar um dia!
Grande beijo e obrigada, Livia!
Lú!! Adorei, como sempre!! Trabalho com educação infantil aqui em Vancouver e tuuuuudo que você disse é excelente. Filhos saudáveis, independentes e felizes. Tá parecendo que você leu todos os livros do meu curso e juntou com o amor de mãe ❤️❤️❤️!!!
Que bacana ler isso! Muito obrigada, Vanessa!
Lu, conheci seu canal hoje e já estou fazendo maratona dos seus vídeos. Estou grávida e como mãe de primeira viagem preciso de toda ajuda possível, então já vou deixar esse vídeo salvo para assistir 20 mil vezes se necessário. Obrigada por compartilhar conosco todas essas informações e dicas, ansiosa pelos próximos. Beijos
Bem-vinda, Caroline!
Amei! Que vídeo tão bom, a parentalidad positiva, descrita de uma forma tão leve, simples e prática! Obrigada Lu 😘
❤️❤️❤️
Eu amo este vídeo! Uso o mesmo esquema com o meu filho, contradizendo tudo o que os familiares e estranhos palpitavam. Expliquei para o meu filho, quando ele tinha 3 anos, como era ir a uma escola, como funcionava, o que a professora fazia, as atividades, que eu não estaria presente, mas ia buscá-lo depois, etc. Foi ótimo! Aos 4 anos, ele começou a ir ao colégio - desde 2017, se tornou obrigatório, aqui no Brasil, colocar na escola as crianças que fizessem 4 anos até o meio do ano. Meu filho nunca chorou para entrar, ia bem tranquilo e feliz. No primeiro dia, era uma das poucas crianças empolgadas, cumprimentava a todos, queria conversar e fazer amizade, e me doeu as outras crianças o ignorarem e as mães não fazerem nada, nem estimularem a amizade! As próprias mães, mal educadas, viravam a cara quando o meu filho se aproximava querendo conversar. Eu ignorei e incentivei que ele conversasse com os funcionários do colégio, porque davam atenção. Agora ele tem 5 anos e mudei-o de colégio, por discordar do sistema de ensino, da falta de transparência administrativa, da falta de diálogo com os pais, da displicência com as crianças e de muitas outras coisas do colégio anterior. Beijos!
Puxa vida, que dificil... Imagino como ficou seu coração ao ver o comportamento das outras crianças e especialmente a falta de sensibilidade das mães... Mas que bom que isso não abateu seu filho e hoje tiveram coragem de muda-lo de escola. Parabéns pelo pensamento critico e por procurar o melhor pra ele! Espero que tudo esteja melhor agora!
@@LuAzevedo Sim Lu, as coisas estão melhores. Beijos!
Eu também era super despreparada quando a Lucia nasceu, ainda mais com todo o processo de mudança de país. Foi tudo muito difícil, acho que eu seria uma mãe muito melhor hoje em dia.
Pois é... a gente é uma mãe completamente diferente com o segundo filho... Apesar de ser uma criança diferente, a gente tem muito mais jogo de cintura e sabedoria pra lidar com a maioria das situações, mesmo que novas. Que bom, ne? hahahahah
Beijos!
Juro que até chorei ouvindo suas palavras... Vou começar a ler mais sobre isso!!! Obrigada por esse vídeo ❤️
Sinta-se abraçada!
Sei que já comentei que o vídeo é um amor. Mas isso foi no começo. Tô terminando de ver o vídeo, me sentindo inundada de amor. Pq sei que não é fácil lidar com essas oscilações emocionais, e só muito amor e compreensão pra nós ajudar.
Melhor que um comentário seu, são dois comentários seus!
Adoro, como explica as coisas, porque é assim que eu faço com os meus dois filhos também menino e menina, e eu sou igual sei resolver as coisas pelo lado positivo. Mas à atitudes diferentes entre eles cada um tem o seu feitio. Mas eu tenho uma afilhada que não obedece à mãe, mas a mãe também não sabe lidar com ela, e eu não tenho encontrado palavras para ensinar à mãe como lidar com ela. Mas este vídeo vou lhe mostrar e acredito que a situação vai ficar mais fácil. Ela comigo faz tudo o que eu peço sem briga, na boa. Sou eu que a tenho que vestir,calçar, dar um remédio mas também deitou-me no chão e brinco. Adorei você e vou activar o sininho, parabéns pelo seu trabalho. E um beijo de Portugal ♥️
Oi Sandrina, obrigada pelo comentário carinhoso e por dividir comigo um pouco da sua experiencia! Realmente, as crianças respondem ao modo como são tratadas... Eu tinha uma amiga que o filho dela era MUITO desobediente e da mesma forma que vc, eu não sabia como dizer à ela que dependia DELA (e do marido, obvio), dar atenção mas também dar limites, educar com propósito. Ela vivia reclamando que na escola ele obedecia, mas em casa aprontava todas. E daí fica muito claro pra gente que é a criança responde bem à uma disciplina firme porém positiva, ne? Enfim, boa sorte com a mãe da sua afilhada... espero de coração que tudo fiquei mais facil! Bjs!
Lu, que video ma-Ra-vi-lho-so!!!! É isso mesmo, a difícil e árdua missão de ser pais e não é fácil lidar com a birra pq a gente como adulto quer resolver logo e eles querem explorar o novo, questionam tudo, estão no mundo lúdico e não sabem lidar com as emoções ainda ....
Super concordo com vc e vou compartilhar para a minha rede de contatos !!! Um beijo!
Ei Andreia!!! Muito obrigada pelas palavras e por compartilhar! Fiquei muito feliz que tenha gostado e se identificado!
Excelente!!!
Sua percepção tá certinha. Esta empatia que vc demonstra pelo desenvolvimento e formação da "pessoa" de seus filhos é tudo o que em tese todas as pessoas deveriam ter por seus filhos, netos, sobrinhos.... bem como educadores em instituições de ensino nos primeiros anos poderiam agregar alguns desses comportamentos em sua grade curricular. Mas como disse, em tese. A celeridade deste século tem levado pessoas a ver filhos sob outra ótica. Onde comida, casa, roupas e brinquedos são suficientes pra que estejam bem... Com seu vídeo espero que algumas mentes possam se abrir e daí o amor mostre quem são estas pessoinhas que necessitam o tempo todo de uma bússola com título "PAIS" que os transformem em pessoas excepcionais pois tudo depende de empatia.
Mil likes pra vc!!!! Bjus
PS. Faça fatos sobre o Nic tbm.
Que comentário otimo! Muito obrigada!!!
Sim, vou fazer os fatos dele com certeza. Vai ser em Outubro, quando ele fizer 10 anos! :D
Grande beijo!
Nossa, Lu! Esse vídeo foi para mim! Obrigada de coração pela sua generosidade em compartilhar todas essas técnicas. Meu menino está com quase 3 anos e estou me sentindo meio perdida. Vou assistir mais umas 10 vezes para entender e memorizar todas as técnicas. Vou mostrar pro marido, avós e sociedade em geral. Empatia é tudo!! Beijos no seu coração!
Que legal ler isso!!! O intuito é dividir conhecimentos e ajudar mesmo! Não quer dizer que tudo sirva pra todos, mas se pelo menos um pouco ajudar, já ta bom! Grande beijo e boa sorte aí!
Olá tô amando teu vídeo. Meu filho é adulto e eu usava algumas dessas técnicas com ele. Deu certo. Outras coisas que davam certo era...
Nunca desfazer ordem do pai...nem o pai desfazia a minha.
Nunca discutir sobre a criança ou discordar na frente da criança.
Uma coisa que aprendi e uso até hj. Nunca brigar com a criança na frente de ninguém. Outras crianças até outros pais riem se divertem vendo seu filho levar bronca e isso faz ela se sentir desrespeitada e guarda pro resto da vida. Eu levava por alto. Na hora.. guardava a situação é em casa sozinha com ele conversava serio. Sou assim até hoje. Só converso sozinha com ele. Nem na,frente da namorada eu questiono nada.
Bjo amei vc.
Exatamente! Concordo demais em não discutir ou chamar a atenção da criança na frente de outras pessoas. É importante trata-las como respeito, pois são individuos com sentimentos como a gente.
Quanto a nunca desfazer ordem do pai ou vice-versa, concordo também, mas acho importante reconhecer quando a gente age de cabeça quente e volta atrás numa ordem que talvez tenha passado do limite. Mas que a propria pessoa que deu a ordem, que vá lá e explique que talvez não tivesse sido pra tanto. Acho importante ser justo sempre e isso não quer dizer mostrar fraqueza (como muita gente pode pensar), muito pelo contrario. Aqui algumas vezes, um de nós agiu de cabeça quente e depois de conversarmos entre nós dois, decidimos voltar atrás em algum ponto ou outro. Faz parte, ne?
Beijos e obrigada pelo comentário!
Dicas valiosas! Mas amor ao disciplinar nossos filhos. Valeu LU.
Fico feliz! Obrigada!
Lu muito obrigada por abrir a minha mente. Estava extremamente confusa já que sou mãe de duas e com idades diferentes. Com sua ajuda sei que vou me esforçar e consegui lidar com essas duas fases diferentes delas. Fico muito feliz por ter sua ajuda. Que Deus te abençoe!!!
Lu meu pequeno de 3 anos é exatamente assim, coo seu filho era, e eu me condenei por muito tempo, obrigada pelo seu video.
Muito bom Lu!! Sempre fui criticada por aplicar a disciplina positiva na educação do meu filho. E sinceramente preferi deixar o povo falar e continuar do meu jeito. Hoje meu filho têm 12 anos e quando vejo suas atitudes me orgulho de toda o tempo e a paciência que dediquei e dedico à ele!! ;)
Ahhh, adoro relatos de quem praticou disciplina positiva e o filho ta crescendo feliz e bem educado!
Aaaah que vídeo maravilhoso! Amei todas as dicas.
Oie! Conheci o seu canal essa semana pesquisando sobre lanches para a escola. Estou amando os seus vídeos e super me identificando...já me inscrevi! Estou morando no EUA há quase 1 ano e me adaptando com tudo...a diferença é muito grande...muito bom encontrar canais como o seu que dividem suas experiências. Tenho 1 casal de filhos também, só que a menina é a mais velha com 7 anos e o menino com 3 anos! Ah e também sou Lu...Lucélia...kkk...e também falo o famoso "né"...kkk...adorando te conhecer!
hahahahhahahaha
quantas coincidencias! né? hahahahahha
Bem-vinda, Lu!
Grande beijo!
cara a Lu tem a melhor abertura do MUNDO!
hahahahhahaah muito obrigada!
OMG fui notada!
Muitas vezes me sinto tão frustrada e culpada por achar que não estou conseguindo criar meus filhos com toda calma e paciência da forma como eu gostaria. Mas ouvir td isso agora me fez entender que mesmo com alguns momentos de stress posso buscar, e busco ser tão boa o quanto consigo ser. E fiquei muito feliz por me identificar fazendo pelo menos 90% do que foi falado e descobrir que na maior parte do tempo estou no caminho certo. Obrigada por compartilhar dicas tão maravilhosas. Bjos de gratidão!!
Seu comentário aqueceu meu coração!
Fico feliz!
Lê meu comentário. Responde tão lindamente. E ainda agradece. Como não amar?! Me emocionou! Só desejo muito mais amor e coisas boas pra vc e sua familia.. mais bjos ;)
Conheci seu canal agora e já virei seu fã. Me considero um bom pai, mas sei também que inconscientemente cometo alguns erros na forma de lidar com meus filhos. Achei suas dicas muuuito interessantes e com certeza serão muito úteis. Já compartilhei esse seu vídeo com minha esposa para ela dar uma olhada. Obrigado!!!
Oi Felipe, que comentário bacana!
Acho que não tem pais perfeitos né? mas é importante a gente tentar nosso melhor. Fico feliz por ter ajudado um pouco!
Grande abraço pra vcs!
Ameeeeeeei os flashcards Luuuuu, uso mto imagens com meu filhote e sempre funciona mto! Excelente ideia, vou atrás desses cards!
❤️❤️❤️
Lu, eu vi este video e a semana passada fomos a casa dos padrinhos do meu Duarte, e eu fiz isto. Os miudos costumam começar a brigar ao fim de 1h. Pois desta vez correu super bem. Eu acho que foi graças a esta dica: antes de sair de casa explicar o que vamos fazer e o que eu esperava dele. OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nossa, fiquei super feliz de saber que ta funcionando!
Beijos e obrigada por me contar!
Minha mãe me criou assim, quando a gente saia ela falava exatamente isso o que nós vamos fazer e o que não podia fazer. Adorei o video :) bjs
Que legal saber disso!
Oi Lu, conheci teu canal agora e estou começando a ver teus vídeos. Mas estou adorando o conteúdo deste aqui. A cartilha da educação dos nossos filhos, a gente que escreve e este canal é uma ótima fonte de pesquisa para alimentar esse "livrinho" que não vem pronto. Muito obrigada.
Ahhhh amei seu comentário! Muito obrigada! E seja bem-vinda!
Lu ♡♡♡ que delícia o assunto da maternidade. Só consegui assistir hoje. O Vicente está com 3 anos. A fase que eu utilizo todas as dicas que vc passou. Como é difícil... mas o difícil não é aplicar, difícil foi e é, abrir mão da minha razão para empatizar** com a criança. Num mundo cheio da razão, ceder à razão se torna complicado. Mas eu tenho muuuuuito sucesso na aplicação de todas as suas 15 dicas. Quando amamos de verdade, nos permitimos mudar. Eu sou uma pessoa muito melhor depois do nascimento do Vi. Teria uns 5 filhos para mudar 5x mais... rsrsrs. Lu, seu canal está incrível. Já compartilhei. Beijos e até o próximo. Ah! E este assunto nunca é demais... ♡♡♡ 🌷
Que comentário otimo de ler! Muito obrigada! Beijos pra vc!
Canal Lu Azevedo Ahhh! E como pude esquecer de comentar sobre seu cabelo.... ficou ótimo! Tbm cortei o meu sozinha. Mas é cada susto que esses maridos levam né? Kkkkk... abraços e beijos na família toda 😍😍😘😘
Oi Lu! Nossa, ainda não tenho filho mas amo assistir seus vídeos. Admiro muito a sua forma de criar e cuidar do seus filíneos 😄 assisto sempre pois já vou aprendendo antes de ter os meus. Grande e forte abraço.
Fico super feliz com seu comentário Fernanda! Muito obrigada!
Nossa que vídeo maravilhoso, vou cimpartilhar e muito parabéns 👏👏👏
Muito obrigada, Andreia!
Lu, parabéns pelo vídeo! Depois vc podia fazer um com indicações de livros, sites, podcasts que vc gosta tbm. Já peguei a indicação de 2 livros que vc deu aqui nos comentários.
Terça fui em Whistler e passei em frente a sua cidade ( não sei escrever kkkkkk). Falei com a minha mãe que tá aqui me visitando: Ah, tenho uma amiga que mora aí. S2
Acredito que esse seja o sentimento de tds aqui, uma rede de amizade.
Beijos!!!
Ahhhhh que amor de comentário!
Perfeito! A chave de tudo é paciência e empatia!
Exato!!! E tanta gente não tem isso porque não aprendeu no decorrer da vida, ne? A gente replica muito o que aprende. Mas sempre dá tempo de reverter tudo! Beijos!
Vc não imagina o quanto nos ajudou! Muito obrigada 😊 Queria te dar um abraço, obrigada de coração!
Nossa, fico imensamente feliz! Obrigada por me contar!
Video excelente! Nunca tão bem explicado!
Regra número 6.... mind-blowing!!! 🤯🤯
Que bom que gostou! Também me senti assim quando aprendi essa :)
Eu aprendi a agir assim , assistindo Isa Minatel , e agora tá dando certo , minha relação com meu filho melhorou muito, so falta meu marido entender !!
Que legal! Conheci os videos da Isa faz pouco tempo e amo!
Fico muito feliz de saber que as coisas melhoraram aí!
Ah... maridos são mais devagar, infelizmente... vai mandando videos como esse pra ele, que aos poucos ele começa a entender melhor... (dedos cruzados!)
Vc e maravilhosa eu adorei ❤ mais uma escrita c muit amor . Tl vendo q isso vai me ajudar bastante c meus filhos um 5 e uma 15 me.deixan doida. Sua voz e calmaria q paz vc me trouxe, vou assistir mil vezes parabens v e senscional😍
Bem-vinda Alessandra! Muito obrigada pelas palavras e boa sorte!
Lu, canal da psicopedagoga Isa minatel também tem excelentes recursos:)
Sim, conheço! Conheci um pouco depois que fiz esse video, porque muita gente indicou na epoca. Muito bom mesmo
Oi lu, estou começando a seguir vc agora, minha irmã que me falou do seu canal, estou adorando conhecer os teus vídeos obrigada. Sou mãe de duas crianças, Thomas de 16 meses e Giulia de 5 anos, moramos na República de San Marino.
Ohhhh Lu que vídeo ótimo, vou ser mãe pela primeira vez, estamos esperando uma mocinha pra Junho... Foi de grande ajuda esse vídeo, sem dúvida nenhuma.. Bjooooo grande, continua com vídeos desse tipo pleeeaaseee. 😘😘
Ahhh, fico super feliz que tenha gostado!
E parabéns pela gravidez! Que essa mocinha venha com muita saúde!
Como vc é sábia, Lu. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e suas experiências. 😘
Obrigada!
Que maravilha Lu! Amei seu vídeo, não tinha visto este ainda pois ainda não tenho filhos, mas já vou anotando as dicas. E no final você ainda falou sobre contato com a natureza... ai posso aplaudir?! Essa dica eu uso comigo mesma! hahaha
Vou experimentar suas dicas nas minhas sobrinhas :) Aliás, as minhas sobrinhas são para quem comprei 3 colarzinhos seus e elas AMARAM. Guardam e usam com o maior carinho. Quando vier a Ottawa please, temos que combinar algo contigo e com o Masaru Hoshi também! :)
Lembro de vc, que comprou os colares! Fiquei feliz demais de saber que suas sobrinhas gostaram!
Pois é, da ultima vez deu tudo errado com os encontros em Ottawa - mas é um lugar que realmente queremos voltar! Se tivesse emprego pro meu marido, a gente moraria aí um dia! hahahahha
Beijos e obrigada por assistir o video!
Excelente vídeo. Acompanho outros canais sobre disciplina positiva, mas esse vídeo é uma pérola, um tesouro! Parabéns
Obrigada!
Sua maravilhosaaaaaaa. Amando conhecer esse seu lado pisicologa/educadora/mãe. Faz mais!!!
Pois é, menina! Eu sempre tive esse lado, mas raramente mostrei antes... e agora ta ficando mais forte. To me descobrindo também! hahahahah
Fico feliz que tenha gostado do vídeo!
Grande beijo!
Gostei do cabelo! Se nós, adultos, passamos por fases loucas e nos desesperamos momentaneamente por algumas coisas, imagine as crianças? Ter a referência e apoio dos pais deve ser muito confortante para elas. Não sou mãe nem pretendo ser tão cedo, mas, gente, amo esses vídeos porque também entendo um pouco a minha mãe e o desafio que foi me criar. Aumenta a minha gratidão! Obrigada, Lu!
Exatamente, Aline! Adorei seu comentário... realmente nos faz pensar no desafio que nossas mães passaram (e muitas vezes ainda passam... porque mãe nunca deixa de se preocupar com as escolhas que os filhos fazem, ne?). Grande beijo e muito obrigada pelo carinho!
Eita mãezona que vc é, Lu! Sempre falo da minha admiração e carinho por vc, e nisso inclui essa maternidade carinhosa e de empatia que vc vive com seus filhotes. Este vídeo especialmente é um manual incrível e vou guardar com carinho para qdo eu for mamãe tbm... rs Vc fala coisas que já acreditava e aprendi muitas novas. Muitas vivenciei qdo criança, outras nem tanto! Rsrs Quero me trabalhar neste exemplo, de uma mãe que trata a criança olhando nos olhos, ouvindo e fornecendo suporte e atenção, sempre que for preciso, com uma firmeza carinhosa. E claro, já vou compartilhar com o Roberto e com as amigas tbm! Hahahaha Obrigada por partilhar essa preciosidade de práticas. Beijão ❤️
Muito obrigada pelo comentario tao carinhoso!
Grande beijo!
Cara, tô amando a assiduidade desse canal.
Meu sonho era manter esse ritmo!!! Mas acho que agora volto pra um por semana como antes! hahahahah
Beijos, Analice!
Simplesmente maravilhoso!
❤️❤️❤️
Mais vídeos assim, por favor !!
Vou fazer, obrigada!
Bem bom esse video! Já sofri tantrums (aka possessão diabólica) intermináveis e esse é o único caminho!
Muito boa as dicas, hoje tenho mais consciência e paciência graças a Deus, mas é sempre bom ir aprimorando, bju.
Lu amo sua calma seu jeito de falar. Agora ensina nos mães a ser paciente porque eu não sei como manter a calma no momento de birra minha vontade é sumir no momento de birra evaporar virar fumaça e por ai vai
Vou fazer um video sobre isso! Ta na lista! Beijo grande!
Adorei o cabelo!
Eu tbm sofri demais com meu filho no Brasil. Muita birra muito choro. Aqui eu percebi como as crianças são mais calmas e passei a prestar atenção nas atitudes das mães, (aquela pessoa bem doida que vê uma criança fazendo show no mercado e para pra olhar como a mãe vai lidar com aquilo). Eu era a mãe que ignorava a birra. Hj eu entendo ele, eu tbm tenho vontade gritar e espernear qdo sou contrariada. Eu abaixo, abraço ele e digo bem baixinho, eu sei meu filho, mas olha, mamãe te ama muito, qdo vc parar de chorar a gente pode conversar sobre isso.
Meu filho hoje eh outra pessoa. Eu praticamente choro todos os dias de tanto orgulho! E fazem somente 8 meses que chegamos aqui.
Me fez chorar denovo Lu!! Eu to bem emotiva passando pelo meu homesick. Tah bem dolorido. 😔
Vc como sempre maravilhosa! Obrigada por compartilhar sua experiência. Vou compartilhar o video com o maridão.
Bjus!
Também adoro prestar atenção no jeito das mães aqui... aprendo tanto!!!
Que bom que sua relação com ele tá melhora agora... fico feliz de verdade! E também entendo seu orgulho!
Canal Lu Azevedo vc eh uma fofa! Obrigada pelo abraço. Eu jah esperava que esse momento chegaria, mas eu não tinha menor noção de como ele viria. Mas o bom é que eu sei que vai passar. Soh precisava desabafar. Logo passa.
Oi Lu! Eu sou inscrita no seu canal a meses, desde o início da pandemia, e esse foi o primeiro vídeo que assisti e que gostei muito. Estou passando em todos os vídeos seus que já vi e deixando os likes haha, pq eu assisto pela tv e ainda não descobri como dar o o like por lá! Acho uma graça como vc transmite suas vivências individuais e familiares, suas visões e enfim, adoro o canal! Se um dia vc ler esse texto, mando um grande abraço e gratidão por contribuir com minhas tardes leves e divertidas!!
Ahhh que querida! Muito obrigada ❤️❤️❤️
Favoritei pra ficar bem guardadinho, para quando eu tiver um filho, pq achei simplesmente maravilhosa sua dicas ❣️
Fico super feliz de saber!!! Muito obrigada, Bruna!
Lu, já te agradeci no Facebook mas tenho q dizer aqui tbm! Obrigado pelo canal! Cada dia tenho mais certeza de que pra ser mãe não pode ter preguiça, tem q ter muito amor envolvido em todos os momentos! Por favor continue vc é um exemplo pra mim! 😘😘
Ahhh, que linda você, Mariana! Muito obrigada pelo comentário e carinho!
Simplesmente ge,ni,al!!
Já vou fazer um playlist desses videos com dica de ouro! Quem sabe precise delas no futuro proximo né?😂
Vou compartilhar tb!! 👍
Quem sabe, ne? hahahahahah
Que fofa! Muito obrigada pelo carinho e por compartilhar!
Quando eu crescer quero ser igual você 😁
Bebê de 3 meses aqui é a primeira coisa que eu preciso desenvolver é paciência!
PS adorei o cabelo
Obrigada!
Excelente abordagem Lu!!! Acrescento somente que como mães devemos ter cuidado com a nossa própria situação... aprender a cuidar de nós também. Sou pedagoga, já trabalhei com crianças ... e depois que minhas filhas nasceram não consegui alcançar o ideal que estava nas teorias e vivências como educadora... a vida da gente da um giro de 360 graus com a chegada dos filhos e cada pessoa vive deferentes intensidades maternas... há uma mudança radical e precisamos estar atentas porque nosso emocional afeta diretamente a maneira de nos relacionarmos com todos e principalmente com os filhos. Mães felizes e saudáveis conseguem viver o desafio da maternidade com mais equilíbrio e leveza. Sem esquecer que perfeição não existe!! somos eternas aprendizes nessa extraordinária jornada chamada maternidade. E isso é fantástico!
Rsrs escrevi uma carta kkkk Talvez essa reflexão possa até gerar um novo vídeo. Gosto bastante de suas abordagens. Bjos! ❤️
Falou tudo! Depois que fiz o video que pensei que eu devia ter falado isso e no começo! Tem uma analogia muito boa: no avião, primeiro devemos colocar a máscara de oxigenio na gente, depois na criança. Na vida é igual... temos que cuidar do nosso estado mental primeiro, ne?
Obrigada por complementar com seu comentário!!! Realmente pode gerar um video futuro mesmo!
Grande beijo!
Canal Lu Azevedo verdade. Acho que eu fugi um pouco do tema do seu vídeo rsrs Mas talvez seja algo mais relacionado a outro tema. Suas dicas foram ótimas. Acho tb que precisamos ter direcionamentos mais elaborados, fazer leituras, aprender com os erros, vivências, trocar experiências... obrigada por dividir isso conosco. Tenho certeza que ajudou muitas outras mães assim como eu. Bjos!
Lene MBCarvalho não acho que fugiu não! Acho que nosso estado de espírito influencia e muito no comportamento dos filhos... Sempre que passei por períodos de mais stress, trabalhando muito, eles sentiam. Beijos!!!
Sim. É verdade.
Lu, preciso dizer que gosto cada vez mais do canal. Já fico esperando o próximo vídeo ❤️ ❤️😘
Lu faz por favor um vídeo sobre como você faz todo o processo dos seus vídeos,como edição,música,essas escritas na tela,etc.Seria interessante aprender pra leigos como eu:) bjus
Vou anotar a sugestão!
Ótimo vídeo Lú! Vc falou de tantas dicas sobre como podemos ajudar as crianças a entenderem suas emoções e as situações em que se encontram de uma forma sucinta mas esclarecedora.
Foi um ótimo compilado de informações que eu já tinha lido sobre mas em fontes separadas.
Abraços da Noruega!
Obrigada, Ju!
Sou doida pra conhecer a Noruega!
Oi Lu, tudo isso é tão verdade, minha fase difícil com meu filho foi entre 4 e 6 anos. Foi a fase em que eu estava esgotada com a sobrecarga de trabalho e tb a fase da nossa mudança pra Alemanha. Enfim, tudo já melhorou e o que me ajudou muito foi assistir ao canal da Isa Minatel, ela é psicopedagoga. Tenho a impressão de que quem mudou fui eu, me reorganizei, descansei, me acalmei e ele não precisava mais me testar eu estava inteira de novo. Acho que a nossa chave aqui é conversar muito.
Exatamente, Ieda... quando a gente não ta tão presente e ta passando por momentos de stress, passa pros filhos, ne? Por isso muita gente faz aquela analogia da máscara do avião - temos que colocar na gente antes de colocar no filho. Adorei seu comentario! Beijos!
Aiii que vídeo maravilhoso Lu, as mamães do seu canal devem amar essas dicas. Eu so vou aqui anotando no meu caderninho pra quando chegar minha vez.
hahahahahahah muito bem, parenta! :D
Felizmente, tem muita mamae gostando sim!
Beijos!
Ai, Lu, vc é uma mãe muito maravilhosa. Quero ser vc quando crescer xD
Sua linda! Muito obrigada!
Eu percebi que meu filho precisava saber o que faríamos no dia seguinte. Eu era acostumada a soh sair e ir onde eu queria e ele começava a fazer tudo q ele podia pra me tirar do meu normal pq ele estava fora do normal. Passei a avisar e combinar com ele o dia seguinte, foi perfeito desde o primeiro dia. Ele até dormiu na casa da minha mãe. Que pra mim foi incrível! Pra ele foi uma festa! Pra minha mãe foi um momento super especial.
Criar com amor eh ateh mais fácil penso eu.
Tenho ainda os momentos de contrariedade e castigos, mas castigos curtos ou educativos.
Percebi tbm que o tablet e a tv deixam ele muito desobediente e fora de si. Estou diminuindo e explicando pra ele o porque. O mais dificil mesmo é porque ele diz: vc tem seu tablet (meu telefone) eu tbm quero o meu. Eu estou trabalhando eu mesma pra diminuir o meu contato com o celular enquanto estou com ele.
As perguntas abertas eu vou começar, não tinha pensado nisso.
Essa dos cinco minutos eu tbm vi nos parquinhos aqui e adotei. Gentchiii!!! Ele vai correndo pro carro qdo eu falo, acabou o tempo filho, hora de ir pra casa. E vai sorrindo!
Eu tbm brinco sozinha feito doida hahaha ou eu começo a cantar, ele adora cantar, para de chorar em segundos.
Ainda tenho que trabalhar o mercado pq ele quer muito ir no chão e pegar em tudo e eu não consigo comprar nada direito. Hj na vdd eu odeio ir no mercado rsrs O que vc faz qdo vai no mercado? Como vc tratou isso?
Rotina eh mágica!
As historinhas eu tbm quero adotar.
Obrigada pelas dicas!
Criar com amor é até mais facil - super concordo!!! O retorno é muitas vezes imediato e o vinculo fica muito mais forte, a gente acaba conseguindo conversar melhor com eles.
Que legal saber da historia de avisar pra ele como seria o dia seguinte. Muito incrivel ele ter respondido tao bem e tao rapido ne?
Pois é... eu também trabalhei isso comigo mesma... tenho cada vez mais diminuido meu proprio tempo de tablet! Realmente não é justo cobrar o que nem a gente faz, ne? Algumas coisas se justificam pelo meu trabalho, mas nem tudo.
Pra ir ao mercado, o que eu faço é mostrar pra eles a lista de compras, conversar que só vamos comprar aquilo e pedir pra que me ajudem a pegar tudo. Claro, os meus são maiores... quando eram menores, eu geralmente dava uma coisa pra comerem ou brincarem no carrrinho de compras enquanto eu saía feio louca comprando tudo rapido. Teve uma vez que o Nic não cooperou e tava chorando muito no supermercado e eu fui embora! Sorte que o carrinho não tava muito cheio... mas deixei tudo pra trás... Depois disso ele viu que tava séria quando ameaçava de ir embora quando ele não se comportava e melhorou. Mas realmente, fazer compras com criança NUNCA vai ser tarefa divertida...
Beijos e obrigada mais uma vez pelo comentario! Amei!
Maravilhoso, tô perdida mas vou me achar!
OI LU, O Vídeo de hoje foi incrível São dicas maravilhosas.
Sou de Alagoas Brasil e estou adorando os seus vídeos, também parabéns pela linda família bjs 💕💕
Oi Rosa! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado! Grande beijo!
Olá, Lu amei o respira. Aprendi sozinha com meu filho de quatro anos o Ramon, só que falo assim: Respira vai, pra esfriar o juizo. O melhor de tudo foi ver ele fazendo isso com nosso cachorro, ele estava estressado latindo e Ramon chegou pertinho dele segurou na cabeça do Tatu(cachorro) e disse: Respira Tatu, pra esfriar o juizo. kkk eu saí de perto pra rir e funcionou tambem.kkk Amei te conhecer e aprendi outras dicas que com certeza darão super certo. Good by
Aiii meu coração... que ternura ele ter feito isso com o cachorro!
Lu, tô achando que vou parir de novo só pra pôr em prática suas dicas. 😁 Adorei todas elas! Meu filho tem 10 anos, mas algumas destas dicas ainda cabem nessa relação. Parabéns, menina, de verdade!
HAHAHAHAHAHAHAHA
Adorei!
Obrigada, Maisa!
Gostado?Simplesmente amei, já vi várias vezes e te ouviria mais horas...obgda
Ahhh obrigada!
Sensacional! Quando eu tiver os meus filhos voltarei aqui para relembrar como se faz. Muito obrigada, Lu! ❤
Ótimo vídeo Lu, pena não ter visto antes, teria me ajudado muito
Adorei lu tenho 3 filhos e cada um em uma fase adolescente,criança e uma bebê nos terríveis 2 anos imagina só o meu dia NÉ??? Kkkkk
E sou fiel a disciplina amigável e carinhosa mais aprendi coisas novas hoje obrigada!!! Bjs amo esse canal
Que coisa boa ler isso! Obrigada!
Puxa vida, Karina, não consigo nem imaginar como deve ser seu dia-a-dia! Um pouco de cada fase!!! :D
Beijos e obrigada pelo comentário!
Parabéns, vídeo maravilhoso. Meu pequeno está começando a passar por essas crises... identificação total!
Que bom que tá no começo! Assim fica muito mais fácil de lidar! Boa sorte e grande beijo!
Amei o Video Lu! Faz mais videos assim, porque muitas vezes não sabemos como lidar com o comportamento dos nossos filhos.
Nossa lu, seus vídeos foram um presente de Deus para mim! :)
❤️❤️❤️
Simplesmente o melhor vídeo com dicas de educação que já vi!
Apoio e uso todos esses métodos de criação, mesmo às vezes errando, mas o importante é sempre tentar melhorar!
Adoro seu canal e seus vídeos! Mais uma vez parabéns e obrigada :)
Que comentário maravilhoso!!! Obrigada de coração! Fiquei muito feliz!
Que linda! Amei os cabelos novos!
Enquanto mãe e pedagoga o nosso olhar é diferenciado com relação a essas situações que acontecem com os pequeninos. Muita paciência e alguns truques pra nos ajudar. Kkkkkkkk!
Beijo enorme!
Que sorte a sua ter o conhecimento da pedagogia pra ajudar na maternidade! Taí um curso que eu queria ter feito! Mas teria que nascer de novo! hahahahhaha
Beijos, Alice!
Essa coisa do "respira...respira..." desperta na minha filha uma birra maior "eu não vou respirar!!!!!!!!!"
Que fase... que fase...
Obrigada, Lu... assisto esse vídeo várias vezes para ver onde estou errando.... na teoria parece que eu estou ótima... o difícil é ter calma para encarar uma birra...
Sim, é dificil manter a calma mesmo, mas à medida que você entende mais e mais de onde vem a birra, que é falta de maturidade da criança pra lidar com tudo aquilo, você passa a ter mais compaixão e consequentemente, mais paciencia... Beijos!
Vc é maravilhosaaaaa! Como nunca tinha visto esse canal ?! Quero ser tao sábia como vc
Ahhh só comentário lindo... obrigada! E muito bem-vinda!