Literatura indígena - Conexão Futura - Canal Futura
HTML-код
- Опубликовано: 11 дек 2024
- Literatura indígena - Conexão Futura - Canal Futura
A população indígena brasileira triplicou nas últimas duas décadas. De acordo com o levantamento mais recente do censo demográfico do IBGE, mais de 817 mil brasileiros se declaravam indígenas no ano 2010. A pesquisa registrou 274 idiomas entre as trezentas e cinco etnias encontradas. E a literatura tem um papel fundamental para o resgate e a manutenção dessas culturas. Para falar mais sobre esse assunto, recebemos aqui no estúdio o escritor Daniel Munduruku, Aline Ferreira, gestora científica do projeto de documentação de língua indígena do Museu do Índio e ainda conosco José Ribamar Bessa Freire, professor de educação indígena da UERJ e da UNIRIO.| Conexão Futura, 14 de julho de 2015. Apresentação: Cristiano Reckziegel
Confira todos os episódios do Conexão Futura em nosso canal; inscreva-se agora: goo.gl/80HcYG
Saiba tudo sobre o programa no nosso site: goo.gl/H9hjav
Saiba tudo sobre o Canal Futura: goo.gl/ti2i99
Siga nosso Twitter: / canalfutura
Curta nossa página no Facebook: / canalfuturaoficial
Muito interessante! Principalmente a biografia, a sociedade precisa ter acesso às isso.
Parabéns Daniel nos indiginas etinia Tabajara aldeia marruá. Mosenhor Tabosa ceara .adimiramos o seu trabalho de literatura
Professor Ribamar do antigo Instituto Christus do Amazonas?? Poxa, fico imensamente feliz de revê-lo. Grata surpresa.
Daniel é conhecido, reverenciado e respeitado por todos aqueles que têm cultura, educação, sensibilidade, berço no sentido de ter sido bem nascido, independente de seu poder aquisitivo. Parabéns Daniel, você já é um vencedor por méritos próprios. Saúde e boa sorte.
Murucututu é coruja
@@doroteiasantana2331 Obrigada. Gosto de pessoas educadas e cultas. Parabéns.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Existe Daniel, poetas ou poetizas narrando histórias épicas dos conflitos existenciais dentro da floresta?? Obrigada.
Boa noite, Daniel, quando você migrou para a cidade proveniente da aldeia, encontrou dificuldade de adaptação?? Melhor dizendo, plagiando Caetano veloso, ¨¨... e foi um difícil começo, a paz do que não conheço.... aprendo depressa a chamar-te de realidade, porque és o avesso do avesso, do avesso do avesso¨¨. Gostaria de saber, genericamente falando, se os escritores indígenas e melhor dizendo, você, o que acha dessa letra. Obrigada.
Eu acho o Daniel muito inteligente, um comunicador eloquente, mas descordei dele quando refutou num dos seus vídeos o termo indígena. Na opinião dele as tribos tinham que ser chamadas de acordo com a origem de cada tribo: como tupinambá , tupiniquins etc...e não um nome comum a todos. Só que os índios também tem um nome comum para nós, e não importa qual é a nossa cor,ou raça para eles todos são homens brancos e nós não refutamos isso.
Pense no brasileiro chegando no exterior sendo chamado de latino sem ninguém se dar ao trabalho de saber qual seu país de origem. Se isso ocorrer na Europa, o europeu tem o direito de negligenciar nossas origens e as individualidades dos países e povos latinos só porque chamamos eles de "europeu"?
NÃO EXISTE LITERATURA INDÍGENA. SÓ FALA UMA TOLICE DESSAS QUEM NÃO TEM CULTURA E NÃO CONHECE LITERATURA DE VERDADE.
que isso rickquinho...