Já li o livro, gostei muito, mas quando é narrado eu entendo melhor, tenho 63 anos voltei a estudar pois só tive a terceira série primário,o nome da escola é Carolina Maria de Jesus, santo André SP ,este ano terminei o fundamental no EJA, quero fazer o ensino médio,Carolina é minha inspiração.
Bom dia, professor Marcelo Nunes! Grande Carolina de Jesus, retratando a minha infância e a vida de milhões de brasileiros. Nasci em Pernambuco, onde até meus 06 anos sofri "certos abusos." A partir dos 06, fomos para o Rio de Janeiro, fui morar em Bangu, em uma casa de aluguel, e mensalmente, a dona do imóvel humilhava minha mãe, pelo atraso. Em 1966 a nossa casa desabou ( saímos antes). Passamos por algumas escolas públicas, e fomos AMONTOADOS todos (desabrigados), no estádio de futebol MARACANÃ. Do Maracanã, fomos levados aos poucos para a Cidade de Deus...😢😢😢 Grata pela leitura; pretendo comprar o livro. Emocionada me despeço;
Normalmente são pessoas preconceituosas e que não entendem uma boa leitura. Também são aqueles que votaram e continuam apoiando a ignorância dos que elegeram para governar nosso país.
Agradeço de coração ao dono do canal. Acabo de ser aprovado na UFSC esse ano e muito desta aprovação é por conta do ótimo trabalho con conteúdo de qualidade que o canal traz. Estudei apenas por vídeos do RUclips e fui aprovado em ADM. Gratidão total .🙏🙏🙏
Parabéns, Marcos! Tua dedicação e teu conhecimento foram recompensados! Que seja um excelente aluno e um grande profissional! Parabéns novamente! Sucesso!
Muito se fala da marca de oralidade dos pobres, porque foge escrita formal. Sou formada em moda, uma das primeiras turmas de São Paulo! Vi muita marca de oralidade "travestida" de linguajar culto, porque se aproximava muito de expressões usadas no meio acadêmico, artístico, cultural..... todo esse universo de classe média abastada. Mas no final das atividades se eu não fizesse a correção do texto, que voltava ainda com correção dos professores, teríamos um pouco de dúvida se essas pessoas realmente aprenderam algo nos caríssimos colégios que estudaram. Nem de longe, juntando todas as turmas de moda, teríamos um décimo da genialidade de Carolina Maria de Jesus! Salve a Marca de Genialidade deixada por Carolina Maria de Jesus que ultrapassou fronteiras internacionais!
Muito eu ! Eu morei em uma . E sempre pensava aqui não é meu lugar . Graças a Deus concegui sair . Concordo em muitas coisas que ela falou no seu diário
Olha só: o conceito de certo e errado ficou meio para trás; hj usamos adequado e inadequado. E como estamos falando de escrita, lembrar a situação de Carolina Maria de Jesus: ela vivia em um contexto social desprivilegiado e refletia o seu dia a dia na favela. Então não chamamos de erros, e sim marcas de oralidade, porque ela usava esse dialeto social popular. Notamos que ela escrevia e lia muito, tentando sempre se aproximar da norma padrão da língua portuguesa, mas não tinha domínio dela. Carolina estudou só dois anos. É o português de uma classe social diferente. E cuida bem esses trechos se cair no Enem, porque o assunto "variações linguísticas" tá caindo muito. Então, antes de dizermos se algo está adequado ou não, precisamos analisar em que situação foi escrito o texto, como no caso da obra Quarto de despejo. Forte abraço e bom estudo!
Verdades pocas pessoas entendem isso porque não passam ou até msm nunca passaram mais quem já passou por preconceitos etc entendi bem essa dor que Carolina Maria dr Jesus sentia eu admirei logo d cara pq ela mostrar à sua amargura,sentimentos, etc ela expressou sua verdade baseado em sua história e trajetória
Caiu no Enem 2022. Fiquei feliz pelo aparecimento ou melhor colocando pelo reconhecimento dessa autora e sua obra nessa prova de nível nacional e para todas as faixas etárias.
Verdade! Até acho estranho a Carolina não aparecer com frequência na prova do Enem. Os escritos dela são um Verdade tratado do que é o Brasil. Grande abraço e grato pela contribuição!
Excelente aula. Gosto de ler as obras antes de ver os vídeos que excelentes. O mais triste dessa estória é a nossa história foi feita de etnocentrismo e racismo. O Brasil em pleno 2022 ainda com a mesma política ( visita aos desfavorecidos de 4 em 4 anos) promessas e nada muda apoiados por um povo em sua maioria tão preconceituoso. Triste realidade. Continue fazendo esses vídeos maravilhosos.
Nunca me canso de estudar essa obra. Esta é o retrato dos excluídos. E é muito bom saber que universidades de grande renome, como a UFRGS e UFSC, estão dando a devida importância à obra dessa guerreira. E obrigada pela ótima análise, professor.
Grata pelos seus comentários explicando enriquecem ainda mais a leitura, por exemplo o "Purtuguesa", e a filha Vera ter virado professora como desejava a mãe da Carolina para a filha. E sua voz é agradável. Grata!
Gostaria de agradecer a quem fez este vídeo por sua dedicação e caridade a às pessoas, já que todo este esforço e empenho feito não rende dinheiro a este, então muito obrigado pelo ato de ensinar -nos. Parabéns pelo vídeo
esse livro deveria vir a publico da forma mais cru possível, a forma da escrita dela também vai refletir no que ela passou e como era o caos na educação.
Carolina é sensacional! Se quiser conhecer toda a obra dela, aqui vai um vídeo em que apresento minha coleção Carolina Maria de Jesus: studio.ruclips.net/user/videoDAiNZW7UQKM Abraço!
Que historia triste dessa mulher e seus filhos, realmente uma guerreira, a realidade escrita por ela, se assemelha muito a atual, o oportunismo descarado dos políticos em época de eleição (não só nisso), o descaso do governo com os menos favorecidos, o desperdício absurdo em futilidades, o aproveitamento encima dos mais "fracos", lamentável, mas a tristeza dela nos lembra que temos muito, mesmo as vezes pensando que nos falta.
Pessoal do Rio de Janeiro, Estamos com a ocupação Carolina Maria de Jesus dentro do parque de madureira, na Arena Carioca (Arena Fernando Torres). A exposição trás muitos documentos e fotos inéditas da trajetória dessa multiartista. O espaço fica na altura de Oswaldo Cruz, funcionamos de terça a Domingo, de 9h as 18h. E quem chegar pode pedir mediação da equipe de educadores 😍😍😍😍 VENHAM! FICAMOS AQUI ATE DIA 15/12/22
Ah, que saudade do meu Ensino Médio onde tive o grande prazer de conhecer esse livro magnífico por meio desse vídeo, obrigada 🙏🍀 as explicações ficaram muito claras e sucintas.
Não conhecia esse escritora Carolina. Nossa quanto sofrimento dessa mulher, ouvindo a história dela como eu queria vê-la bem, com a vida mudada. Infelizmente essa e a realidade de muitas mulheres ainda nos dias de hoje.
Obrigada por esse trabalho incrível, professor!! Aula extremamente completa e com certeza vai ajudar muitos alunos. O senhor está sendo essencial para os meus estudos de literatura e caminhada rumo à aprovação! ❤
"Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" é um livro escrito por Carolina Maria de Jesus e publicado em 1960. A obra aborda a realidade de vida da autora, que era catadora de lixo e vivia na favela do Canindé, em São Paulo. Alguns dos fatos importantes abordados no livro são: 1. Condições de vida na favela: Carolina descreve a sua precária moradia em um barraco, onde vivia com seus três filhos em meio à pobreza, falta de saneamento básico e violência. 2. O cotidiano de Carolina: Ela relata sua rotina de trabalho como catadora de papel, sua busca por alimentos nos lixos e as dificuldades enfrentadas para sobreviver. 3. Racialidade e preconceito: A autora destaca as dificuldades extras enfrentadas por ser negra, tanto na favela quanto na sociedade em geral, evidenciando a discriminação racial presente na época. 4. Maternidade: Carolina narra sua preocupação constante com o bem-estar e a alimentação de seus filhos, mostrando os desafios de criar uma família em condições tão adversas. Sobre o rádio da protagonista, Carolina Maria de Jesus relata em seu diário que encontrou um rádio antigo em perfeito estado no lixo, em uma de suas coleções de papel. Ela fica extremamente feliz com essa descoberta, já que o rádio simboliza uma forma de escapar um pouco da dura realidade em que vive. A protagonista passa a ouvir notícias, músicas e programas de entretenimento no rádio, buscando uma forma de fugir da sua rotina árdua e monótona. O rádio assume um papel significativo e dá um pequeno alívio à vida difícil de Carolina na favela.
Oi! Gostaria de ter mais tempo para fazer mais obras, mas trabalho em alguns cursos aqui em Porto Alegre, daí o tempo fica escasso. Mas no canal tem Iracema, Memórias póstumas de Brás Cubas, O cortiço, O espelho, Vidas secas e Quarto de despejo. Quero ver se faço o Mayombe e A história do cerco de Lisboa (amo Saramago). Abs!
Já li o livro, gostei muito, mas quando é narrado eu entendo melhor, tenho 63 anos voltei a estudar pois só tive a terceira série primário,o nome da escola é Carolina Maria de Jesus, santo André SP ,este ano terminei o fundamental no EJA, quero fazer o ensino médio,Carolina é minha inspiração.
Obrigado pelas palavras de carinho. Servem sempre de inventivo. ❤️
Bom dia, professor Marcelo Nunes!
Grande Carolina de Jesus, retratando a minha infância e a vida de milhões de brasileiros.
Nasci em Pernambuco, onde até meus 06 anos sofri "certos abusos."
A partir dos 06, fomos para o Rio de Janeiro, fui morar em Bangu, em uma casa de aluguel, e mensalmente, a dona do imóvel humilhava minha mãe, pelo atraso.
Em 1966 a nossa casa desabou ( saímos antes). Passamos por algumas escolas públicas, e fomos AMONTOADOS todos (desabrigados), no estádio de futebol MARACANÃ. Do Maracanã, fomos levados aos poucos para a Cidade de Deus...😢😢😢
Grata pela leitura; pretendo comprar o livro.
Emocionada me despeço;
Oi! Muito obrigado pela contribuição! E por essa grande história de vida, de luta, de sobrevivência! Grande abraço e seja sempre bem-vinda ao canal!!!
Agradeço imensamente 🙏
Como alguém da deslike nesse trabalho maravilhoso? Gratidão!
Racismo estrutural com certeza. Se manifestando nos deslikes.
Normalmente são pessoas preconceituosas e que não entendem uma boa leitura. Também são aqueles que votaram e continuam apoiando a ignorância dos que elegeram para governar nosso país.
Agradeço de coração ao dono do canal. Acabo de ser aprovado na UFSC esse ano e muito desta aprovação é por conta do ótimo trabalho con conteúdo de qualidade que o canal traz. Estudei apenas por vídeos do RUclips e fui aprovado em ADM. Gratidão total .🙏🙏🙏
Parabéns, Marcos! Tua dedicação e teu conhecimento foram recompensados! Que seja um excelente aluno e um grande profissional! Parabéns novamente! Sucesso!
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxaaaaxxaaaaaaaaaxxaaaaxaaaaxaaaaaaaaaaa
Muito se fala da marca de oralidade dos pobres, porque foge escrita formal. Sou formada em moda, uma das primeiras turmas de São Paulo! Vi muita marca de oralidade "travestida" de linguajar culto, porque se aproximava muito de expressões usadas no meio acadêmico, artístico, cultural..... todo esse universo de classe média abastada. Mas no final das atividades se eu não fizesse a correção do texto, que voltava ainda com correção dos professores, teríamos um pouco de dúvida se essas pessoas realmente aprenderam algo nos caríssimos colégios que estudaram. Nem de longe, juntando todas as turmas de moda, teríamos um décimo da genialidade de Carolina Maria de Jesus! Salve a Marca de Genialidade deixada por Carolina Maria de Jesus que ultrapassou fronteiras internacionais!
Muito eu ! Eu morei em uma . E sempre pensava aqui não é meu lugar . Graças a Deus concegui sair . Concordo em muitas coisas que ela falou no seu diário
Olha só: o conceito de certo e errado ficou meio para trás; hj usamos adequado e inadequado. E como estamos falando de escrita, lembrar a situação de Carolina Maria de Jesus: ela vivia em um contexto social desprivilegiado e refletia o seu dia a dia na favela. Então não chamamos de erros, e sim marcas de oralidade, porque ela usava esse dialeto social popular. Notamos que ela escrevia e lia muito, tentando sempre se aproximar da norma padrão da língua portuguesa, mas não tinha domínio dela. Carolina estudou só dois anos. É o português de uma classe social diferente. E cuida bem esses trechos se cair no Enem, porque o assunto "variações linguísticas" tá caindo muito. Então, antes de dizermos se algo está adequado ou não, precisamos analisar em que situação foi escrito o texto, como no caso da obra Quarto de despejo. Forte abraço e bom estudo!
Aliás, em relação a situação dela, a escrita está maravilhosa, conheço pessoas de "classe alta" que não escrevem assim.
Amei ouvir ela cantar "poliça"numa das músicas dela!
Verdades pocas pessoas entendem isso porque não passam ou até msm nunca passaram mais quem já passou por preconceitos etc entendi bem essa dor que Carolina Maria dr Jesus sentia eu admirei logo d cara pq ela mostrar à sua amargura,sentimentos, etc ela expressou sua verdade baseado em sua história e trajetória
U7777777777777777777777777777777777777777777777777777777
7
Parabéns!!!
GRATIDÃO
Muito obrigado pelo vídeo. Gratidão 👏🏽
Que riqueza de detalhes. Estou impactada com a escrita dela, muitas vezes deficiente e ao mesmo tempo cheia de formalidade.
Só tenho a agradecer.
Muito obrigada pelo vídeo!
Fiquei emocionada. Parabéns!
Obrigado por compartilhar seu tempo e conhecimento.
Grato pelas palavras!
Que videozaço!!! Obrigado!
Trabalho maravilhoso. ajudou-me muito!! obrigada!!
“Teve poucos estudos” o estudo antigo tão bom e forte que dava gosto às letras, mesmo aos muito pobres
Estou lendo ele e confesso estou impactado com tanta realidade em um mesmo livro!!!
Tão antigo e tão atual! Carolina 💟
Top demais!
Caiu no Enem 2022. Fiquei feliz pelo aparecimento ou melhor colocando pelo reconhecimento dessa autora e sua obra nessa prova de nível nacional e para todas as faixas etárias.
Verdade! Até acho estranho a Carolina não aparecer com frequência na prova do Enem. Os escritos dela são um Verdade tratado do que é o Brasil. Grande abraço e grato pela contribuição!
Muito obrigado professor.
Excelente aula. Gosto de ler as obras antes de ver os vídeos que excelentes. O mais triste dessa estória é a nossa história foi feita de etnocentrismo e racismo. O Brasil em pleno 2022 ainda com a mesma política ( visita aos desfavorecidos de 4 em 4 anos) promessas e nada muda apoiados por um povo em sua maioria tão preconceituoso. Triste realidade. Continue fazendo esses vídeos maravilhosos.
Verdade, Tania! O que Carolina denunciou de 1955 a 1960, de forma muito competente, continua acontecendo em 2022. Infelizmente!
Muito bom mesmo.
Muito obrigado pelo video. 😊
Nunca me canso de estudar essa obra. Esta é o retrato dos excluídos. E é muito bom saber que universidades de grande renome, como a UFRGS e UFSC, estão dando a devida importância à obra dessa guerreira. E obrigada pela ótima análise, professor.
Grande obra mesmo!
Muito boa a narrativa
Vejo que muitas coisas no nosso Brasil não mudará
Descriminação, misérias e políticas
Grata pelos seus comentários explicando enriquecem ainda mais a leitura, por exemplo o "Purtuguesa", e a filha Vera ter virado professora como desejava a mãe da Carolina para a filha. E sua voz é agradável. Grata!
Gostaria de agradecer a quem fez este vídeo por sua dedicação e caridade a às pessoas, já que todo este esforço e empenho feito não rende dinheiro a este, então muito obrigado pelo ato de ensinar -nos. Parabéns pelo vídeo
Grato pelas palavras.
esse livro deveria vir a publico da forma mais cru possível, a forma da escrita dela também vai refletir no que ela passou e como era o caos na educação.
Perfeito!
Ótima forma de leitura!
O MELHOR! esse prof merece o mundo!
Suuuper explicação, ajudou muiiitooooo, obrigadaaaa
Gostei muito da análise! Parabéns!
Aprovado na USP e UNICAMP graças ao seu trabalho!, muito obrigado :)
Todo o sucesso do mundo!!!
Meu Deus agente percebe que nada mudou na realidade do nosso Bravo Carolina!!!
Muito bom mesmo! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Ótimo trabalho, parabéns!!!
Estou apaixonada.😍🌺💗
Carolina é sensacional! Se quiser conhecer toda a obra dela, aqui vai um vídeo em que apresento minha coleção Carolina Maria de Jesus: studio.ruclips.net/user/videoDAiNZW7UQKM
Abraço!
Isso faz nós refletirmos sobre as nossas vidas
Bom saber que ela gravou um LP.
Sim! Virou um LP extremamente raro hoje em dia. Abraço!
Ótimo trabalho, professor. Amo os seus vídeos
Riqueza de detalhes
Incrível, professor, como sempre!
Suas análises são sempre tão detalhadas. Adorooooo. Obrigada. 🥰
Show, adorei a apresentação
eu tenho 14 anos e meu sonho é ter esse livro 💖
Já realizou?
Obra interessante! Um diário bem real e bem reflexivo!
Já li e adorei o livro , já morei em favela durante 30 anos , e o que ela mostra e até ameno , a filha ainda vive
Livro maravilhoso!
Obrigada
Que historia triste dessa mulher e seus filhos, realmente uma guerreira, a realidade escrita por ela, se assemelha muito a atual, o oportunismo descarado dos políticos em época de eleição (não só nisso), o descaso do governo com os menos favorecidos, o desperdício absurdo em futilidades, o aproveitamento encima dos mais "fracos", lamentável, mas a tristeza dela nos lembra que temos muito, mesmo as vezes pensando que nos falta.
Verdade... Uma verdadeira guerreira mesmo!
Obrigada pela AULA!👏👏👏
Muito obrigada pelo seu trabalho! Sempre muito bem feito
Estou amando
Estou lendo também!
Carolina é muito boa!
Maravilhosa análise do livro! Parabéns
Quanta tristeza nesse livro! Obrigado pelo resumo.
Muito obrigada por compartilhar o seu trabalho conosco!!
Muito obrigado Thiago! Eterna gratidão por disponibilizar essas aulas!
Amo áudio books e sou muito grata pois tenho ceratocone, que dificulta a leitura. Deus abençoe! Tua voz é perfeita. 🙏🥰
Obrigado pelas palavras!!! Seja sempre bem-vinda ao canal!
muito muito bom, professor!
Muito bom professor! Obrigada 😊
Pessoal do Rio de Janeiro, Estamos com a ocupação Carolina Maria de Jesus dentro do parque de madureira, na Arena Carioca (Arena Fernando Torres). A exposição trás muitos documentos e fotos inéditas da trajetória dessa multiartista. O espaço fica na altura de Oswaldo Cruz, funcionamos de terça a Domingo, de 9h as 18h. E quem chegar pode pedir mediação da equipe de educadores 😍😍😍😍
VENHAM! FICAMOS AQUI ATE DIA 15/12/22
Oi, Mayara! Há algum material (propaganda) dessa ocupação que eu posso divulgar aqui no canal? Abraço e parabéns pela iniciativa! Carolina eterna!
Excelente aula e pesquisas. Parabéns!💕💕
É um grande livro. Como moro no interior... mas vou tentar encontrar.
Obrigado pela narrativa, você é muito bom. Seja feliz!
Grato pelas palavras!
Muito bom...
Ótimo vídeo! Foi de muita ajuda!
obrigado ,como sempre maravilhoso sua dedicaçao,obrigado.
Ah, que saudade do meu Ensino Médio onde tive o grande prazer de conhecer esse livro magnífico por meio desse vídeo, obrigada 🙏🍀 as explicações ficaram muito claras e sucintas.
Grato pelas palavras! Fiz um vídeo onde mostro minha coleção completa da Carolina, se quiser ver.
m.ruclips.net/video/DAiNZW7UQKM/видео.html
Abraços!
Muito bom! Obrigada!
Por favor faz a leitura dos contos e poemas da unioeste de 2023 🙏
Aos poucos vai indo...
Não conhecia esse escritora Carolina. Nossa quanto sofrimento dessa mulher, ouvindo a história dela como eu queria vê-la bem, com a vida mudada. Infelizmente essa e a realidade de muitas mulheres ainda nos dias de hoje.
Verdade! Foi uma grande guerreira. E deixou obras realistas sobre a situação do Brasil. Grande abraço!
Não acredito! Com certeza a suas aulas são as melhores de todo o RUclips! Obrigado :)
Amei o trabalho! OBRIGADA
Meu agradecimento imenso a esse professor! Uma didática excelente, vou me inspirar nesse vídeo para prova da unicamp desse ano!!
professor realmente excelente! parabéns!!!
Carolina Maria de Jesus ja devia estar inscrita na Academia Bradileira de Letras, é muito triste vermos que ainda a excluem dessa honra.
Obrigada por esse trabalho incrível, professor!! Aula extremamente completa e com certeza vai ajudar muitos alunos. O senhor está sendo essencial para os meus estudos de literatura e caminhada rumo à aprovação! ❤
"Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" é um livro escrito por Carolina Maria de Jesus e publicado em 1960. A obra aborda a realidade de vida da autora, que era catadora de lixo e vivia na favela do Canindé, em São Paulo.
Alguns dos fatos importantes abordados no livro são:
1. Condições de vida na favela: Carolina descreve a sua precária moradia em um barraco, onde vivia com seus três filhos em meio à pobreza, falta de saneamento básico e violência.
2. O cotidiano de Carolina: Ela relata sua rotina de trabalho como catadora de papel, sua busca por alimentos nos lixos e as dificuldades enfrentadas para sobreviver.
3. Racialidade e preconceito: A autora destaca as dificuldades extras enfrentadas por ser negra, tanto na favela quanto na sociedade em geral, evidenciando a discriminação racial presente na época.
4. Maternidade: Carolina narra sua preocupação constante com o bem-estar e a alimentação de seus filhos, mostrando os desafios de criar uma família em condições tão adversas.
Sobre o rádio da protagonista, Carolina Maria de Jesus relata em seu diário que encontrou um rádio antigo em perfeito estado no lixo, em uma de suas coleções de papel. Ela fica extremamente feliz com essa descoberta, já que o rádio simboliza uma forma de escapar um pouco da dura realidade em que vive. A protagonista passa a ouvir notícias, músicas e programas de entretenimento no rádio, buscando uma forma de fugir da sua rotina árdua e monótona. O rádio assume um papel significativo e dá um pequeno alívio à vida difícil de Carolina na favela.
Adorei o seu canal! Obrigada pelo vídeo❤
Que vídeo incrível,vim aqui pela recomendação de um amigo.
Muito boa a sua neutralidade e foco na explicação ao decorrer do vídeo.
Parabéns.
Vídeo incrível, me ajudou muito em uma prova. ♡
Seria perfeito também se fizesse das obras da FUVEST e UNICAMP atualizadas 💗💗💗💗 usei essa para o vestibular da Unicamp desse ano. Obrigada!!
Oi! Gostaria de ter mais tempo para fazer mais obras, mas trabalho em alguns cursos aqui em Porto Alegre, daí o tempo fica escasso. Mas no canal tem Iracema, Memórias póstumas de Brás Cubas, O cortiço, O espelho, Vidas secas e Quarto de despejo. Quero ver se faço o Mayombe e A história do cerco de Lisboa (amo Saramago). Abs!
Obrigada, maravilhoso trabalho!
Grato pelas palavras!
Amei demaisss!!!!
Muito atual
Mt obg, tenho prova sobre esse livro amanhã e esse vídeo ajudou muito!
Grata por esta iniciativa!Amei este registro ,a volta a esta mulher tão talentosa ,guerreira e sofredora.
Talento brasileiro puro!
Ótima aula,como sempre
Amei! Ajudou demais❣️
MUITO BOM!!!
Amei, parabéns pelo trabalho
muito obrigado por esse serviço! Se pudesse fazer de "Amor de Perdição" e "Histórias que os Jornais Não Contam", seria ótimo!!
Nossa. Tomara que eu ache esse livro em alemão.🤩
De excelência! Obrigada!
Parabéns pelo conteúdo, maravilhoso 😍
Esse sotaque é muito legal kkkkkkkk
1000 liks pra vc!!! Vou defender meu TCC sobre essa obra!!! Obrigada!!!!
Sucesso na defesa! Grande abraço!
Poderia fazer sobre o livro um Psicólogo no campo de C
oncentracao?