Melhor coisa que aconteceu na minha vida foi ser professora. Todos os dias tenho que conviver com pessoas diferente e todos os dias tenho que rever meus conceitos e quebrar preconceitos.
Este canal é magnífico simplesmente por quebrar paradigmas, desmistificar tabus e trazer muita informação e informação de qualidade e incentivar a busca pela tal. Desde que comecei a assistir, há muito tempo, logo no início de tudo, posso dizer sim, que mudei e aprimorei muitos pontos e questões internas e vocês abriram um leque de conhecimento sobre coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Obrigado!
"O sonho do oprimido é tornar-se opressor" o video começa muito bem, quando declara que devemos respeitar as diferenças e peculiaridades de cada individuo quando tratamos socialmente... Mas dai ja partir para imposição de gosto, isso é tão grave quanto o preconceito, invadir o desejo individual das pessoas é um verdadeiro "estupro" a intimidade de auto-criação... repensem seu discurso caudilho e impositivo, MELHOREM!
Poisé seguindo a lógica deles, se gosto for construção social, logo ser gay ou lésbica também seria construção social. Logo um gay poderia gostar de mulher e uma lésbica de homem
Que demais essa discussão que vcs trouxeram , confesso que reproduzia esse discurso sem me tocar o quão problemático é. Saber que gosto é uma construção social me faz enchergar através de um nova perspectiva. Obgada pela reflexão🌻🌻🌻
Vcs são muito didáticos e explicam bem explicadinho coisas que devem ser ditas sim! Obrigada pelo trabalho incrível! Sobre os comentários negativos... Aposto que são baseados em nada além de "é a minha opinião" ;)
Gente, vocês não entenderam, quando eles disseram pra experimentar e tudo mais foi na intenção de você abrir sua mente e não sair experimentando CADA COISA que existe por ai, se eles falarem pra vocês se tacarem num posso vocês se tacariam?? '-' A mensagem é pra você não se deixar influenciar por padrões que o povo cria por aí e só porque tem nome/moral e outras pessoas saem seguindo. Um exemplo de influencia que inclusive eu acho ridículo é sobre a moda, a pessoa vai pra TV pra falar: nessa temporada isso pode, isso pode também, aquilo ali não vai ficar um horror, aquilo ali tava fora de moda mas agora voltou com tudo... -_-
Vou falar por mim: sou gay e nunca me senti muito atraído por homens negros e sempre usei o discurso do "É gosto, não preconceito!", justificado pelo fato de eu já ter sim tido experiência com homens negros e gostado. Em outra via, sempre fui fissurado por gordinhos que também não reproduzem o padrão de beleza e justificam ainda mais meu discurso. Minha irmã, que teve a mesma criação que eu, só teve namorados negros até hoje e disse que eles faziam o gosto dela. Posso dizer que foi o padrão de beleza imposto a ela, já que era fã do Thiaguinho? Mas pera, meu ídolo era o Michael Jackson... O vídeo é bem intencionado e tem sua parte de verdade, mas é radical demais. A preferência existe, mas sim, não é motivo para se limitar.
a "determinação cultural do comportamento" difundida através das agências de controle humano, explica esse fenômeno! No filme "A fita Branca" podemos ver isso de forma muito clara... #AnáliseDoComportamento
uma pena q um vídeo com uma msg tão legal tenha gerado tantos comentários horríveis. é incrível a capacidade q as pessoas tem torcer e distorcer palavras pra tentar (em vão) esconder ou justificar seus preconceitos e limitações.
Pois é, vi uma enquete que pedia pra explicar o porquê de ser errado ser lgbt sem usar deus ou a bíblia como escudo, ninguém conseguiu, ninguém admitiu sua culpa e dizer simplesmente que não gosta sem usar outra coisa como desculpa pra seu comportamento.
O melhor do canal é que vcs discutem tudo que eu tento discutir com a minha galerinha. Vontade de fazer uma rodinha e passar horas conversando com gente como vcs 3
Gostei do vídeo e concordo, mas sempre fico intrigado com uma coisa... Se eu, gay, disser que não me atraio por mulher eu sou misógino? Será que não existem pessoas homo e hetero? Será q todo mundo é bi e se deixa levar pela padronização da sociedade? Os homens gays e as mulheres lésbicas devem tentar ter relações sexuais com o sexo oposto para fugir dessa rotulação 8 ou 80 da sociedade?
***** .. achei muito interessante o seu comentário, e eu já pensei assim. acho que muitas se levam pela padronização da sociedade..hoje em dia falta as pessoas se permitirem mais e deixarem o preconceito de lado e encarar que o "normal" é ser diferente, ou pelo menos deveria ser. ;)
Gostei da questão! Não existe orientação sexual para gostar de negro, branco, ou gordo, então, existe preconceito sim. Agora, eu sou gay/bi, mas não me atraio por pessoas trans. Isso me faz preconceituoso? Gente, não é retórica, estou aqui pra aprender e contribuir. Inclusive, me corrijam se eu estiver errado, mas não seria o pansexual aquele que se atrai por pessoas trans? Se eu me atraio apenas por homens e mulheres cis, eu não sou apenas bissexual? Abraços.
Rômulo Gama "Não existe orientação sexual para gostar de negro, branco, ou gordo, então, existe preconceito sim" cara, essa afirmação tá muito errada, a orientação sexual influencia nisso tbm, só porque sou gay não significa que vou me atrair por todo tipo de cara
9 лет назад+1
Nossa perfeita sua explanação... pensei a mesma coisa!!! Só acho que nessa busca pela liberdade a gente não pode por tudo sobre a mesma perspectiva!
Rômulo Gama Quanto ao seu questionamento sobre não se sentir atraído por pessoas trans, isso te faz preconceituoso sim de certo modo, mesmo que você não perceba ou não tenha a intenção. Porque você sendo gay, por exemplo, e se atraindo por homens, nada te impede de se atrair por homens trans também, porque eles também são homens. Ao dizer que não se atrai por um homem trans, você está reduzindo as pessoas ao genital delas, e isso é fetichismo e preconceito que foi construído na sua cabeça pela criação dentro da sociedade cisnormativa e transfóbica que vivemos. E a mulher trans não operada (no caso de você se atrair apenas por homens)? Você se relacionaria com ela só por ela ter um pênis? Não, porque ela é mulher, independente disso. Quando a gente se desprende dessa associação de gênero com genital (que não tem nada a ver), aí sim, se você não se atrair por um homem trans porque simplesmente não te atraiu ao invés de "porque ele não tem pênis" / "porque é trans", não haveria preconceito, entende? Espero ter sido clara e ter te ajudado. ;)
Super normal a polêmica e que as pessoas fiquem incomodadas quando tocamos nesse assunto...afinal não é todo mundo que é evoluído o bastante para sair da sua "zona de conforto", de se questionar. Infelizmente esse é um caminho longo a ser percorrido e tenho certeza que não será nessa geração absurdamente superficial que teremos algum avanço realmente concreto nesse sentido. Talvez (espero que não seja uma utopia) daqui a 200 anos a sociedade atinja um nível de evolução em que o "padrão" seja amar o outro ser humano, independente do seu tipo físico.
Seus dois fofos Mola e Débora, enfim é bom ter outros apresentadores até porque vocês já são hiper queridos. Bom mas vamos lá, concatenando...kkkk. É realmente uma grande contribuição esses questionamentos que trazem, pois abrem a nossa mente. Valeu.
"Seja cada vez menos afeito a padrões". Débora, guardarei isso pra vida! Não tá escrito o número de discussões em que quis entrar justamente porque as pessoas acham que a "questão de gosto" é um argumento que não pode ser debatido. O mundo se torna tão mais bonito quando começamos a questionar e a quebrar esses padrões! Passamos a entender que o belo não é só o que estampa capa de revista classe-média, saca? Excelente vídeo!
Vocês são incríveisssss!!! Eu pensei mto sobre isso há uns meses atrás e mudei todo meu conceito sobre padrões. Concordo em gênero, número e grau com vcs. Lindos!!!
Esse vídeo eh tao perfeito para o que eu estava pensando hoje mesmo! Estava assistindo "O Corcunda de Notre Dame" (sabe aquele desenho da Disney?) e me deparei com a seguinte situação: se fosse comigo, eu agiria como a Esmeralda, uma cigana que contesta os padrões de beleza daquela época, ou eu seria como todos os outros personagens do filme, que expressam exatamente a nossa sociedade hoje em dia, seguindo padrões de beleza e simplesmente aceitando e achando normal m'as atitudes que os outros ao redor estão fazendo? Achei bacana que esse vídeo veio a calhar com esse meu pensamento. Beijão e amo o canal de vcs
Mais uma vez o Canal desconstruindo e ensinando como desconstruir ainda mais a carga de preconceitos incutidos, ao logo dos anos, pela sociedade na minha cabeça. Se tenho algo a dizer aqui é apenas: Obrigada e Parabéns! Por se disponibilizarem a fazerem esse trabalho rico em informações, didático, diverso, maravilhoso que é o Canal das Bee, só tenho aprendido aqui, até mesmo nos erros rs Hoje descobri o quanto de racismo, antes mascarado como gosto, ainda tenho p tirar da mim, e sim, ele sairá! Será destruído junto com o patriarcado rsrs Beijo pra vocês, sucesso com o Canal!
Vídeo muito curto pra falar de um tema tão amplo. Se vcs puderem façam um adendo respondendo as dúvidas e comentários. Amo muito vcs, continuem fazendo mais vídeos.
Depois que eu assisti oitnb eu pude entender mais o mundo lgbt e quebrar preconceitos que foi construido por mim por opiniões da minha família , é muito bom vc entender o mundo aleio para poder ser mais tolerante . Canal das Bee o melhor lugar para se tornar uma pessoa melhor.
Adorei o Vídeo! Sou professor de sociologia e já venho usando seus vídeos em minhas aulas! Esse foi genial, perfeito, sobe medida, e com certeza usarei! Vocês são maravilhosos! Beijos e parabéns!
tenho 55anos e posso garantir-lhes tudo isso que sentimos e vemos sobre racismo e patetico com o tempo tudo seras esclarecido.so o tempo dira quanto perdemos em nossas vidas por ilusoes,por falsas ilusoes ,por balelas sem nenhum fundamento.quando chegamos a uma conclusao que somos po e para o po voltaremos ai e que cai nossas mascaras e voltamos a realidade que somos todos pobres mortais.
Eu já fui desses que só tinha olhos pra determinado tipo de pessoas (sexualmente falando), mas com o tempo amadureci e agora ficaria com qualquer cara legal independente se for alto, baixo, negro, branco, gordo, magro, cis, trans masculinos ou efeminados, Claro que ainda tenho minhas preferências e restrições, mas luto cada dia mais pra ser mais aberto a opções e menos preconceituoso (cm vcs disseram no vídeo sobre preconceituoso em potencial).
Desculpa mesmo, mas hoje eu não concordei. Tenho várias amigas que sempre falam "só me atraio por negros". Ai tudo bem, tudo tranquilo. Agora, uma outra amiga virar e falar que "só gosta de brancos". RACISMO! BURRA! PRECONCEITUOSA! DEITA NA BR! Uai minha gente :s PS: me sinto atraida tanto por negras, quanto por brancas. Tanto é que minha atual é negra. Mas, afirmar que alguém que gosta de brancos é racista, é o mesmo que dizer que um hetero é homofóbico por não querer ficar com gays, ou que um eu sou femista por não me atrair por homens. Na minha cabeça isso faz sentido. Porém, estou aberta a discussões. Não tenho uma ideia totalmente concreta sobre isso e gostaria que esse debate fosse melhor debatido e mais comentado. Um abraço, amo os vídeos :3
Completando: eu não discordo totalmente do vídeo. Acredito que padrões de beleza são ditados pela sociedade sim. Vestuário, penteado, também. E aqui no Brasil, com uma variedade tão grande de cores, etnias e afins, acho que a questão racial interfere menos. Do meio círculo social, eu diria que tem mais gente que curte qualquer cor do que gente que escolhe um lado. E, das pessoas que escolhem "lado", é bem dividido. Aliás, acho que escuto mais "curto negros" a "curto brancos". Nunca li alguma pesquisa - não se embasando em senso comum - a respeito da afirmação" a maioria curte brancos loiro de olhos azuis". Na verdade, esse padrão nem me atrai muito. Eu sei que esse é o padrão que está na mídia. Mas acredito que as pessoas não são tão vulneráveis assim a ele.
A questão trans, eu concordo um pouco mais com a opinião de vocês, apesar de ter minhas dúvidas. Tem muita gente SIM preconceituosa, muita gente SIM que se atrai por trans e não assumem porque tem medo do que as pessoas vão dizer sobre ele. Mas, órgão genital pode mandar na questão de atração sexual. Eu não consigo me sentir atraida por uma mulher que tenha pênis. Por outro lado, conheço um amigo que conseguiria ficar com um homem que tenha vagina. Gosto, atração sexual e afins, NÃO PODEM ser tratados tão simploriamente.
Querendo ou não, padrão de beleza é construção social. Desde pequeno você é deparado com os padrões europeus como exemplo de beleza. Isso está na mídia em geral. Isso acaba entrando no subconsciente e moldando nossos gostos, mesmo contra a nossa vontade. Tem gente comparando orientação sexual com gosto? Por favor, né? É se fazer de desentendido quando lhe convém mesmo.
Vídeo maravilhoso ! para quem tá achando que é contradição, faça uma pergunta a si mesmo: Quando eu nasci eu escolhi ser hetero/gay/trans/etc ? agora faça outra pergunta: Quado eu nasci eu escolhi gostar de branco/negro/gordo/magro ? Depois disso pesquise um pouco sobre o poder da mídia em influenciar o comportamento da sociedade.
Ta certo mas a pessoa, como eu, pode ser aberta a novas experiências sempre e msm assim ter o SEU próprio padrão saca e ter seu gosto pessoal e é lógico que vez ou outra esse gosto pode se assemelhar ao padrão da mídia ou realmente ser o mesmo, isso não tornaria a pessoa com um gosto que foi imposto pela mídia e sim uma coincidência de ter este mesmo gosto. Claro que isso só se aplica a pessoas que realmente estão e são abertas totalmente a coisas novas e livre de preconceitos idiotas. Amo vcs Canal das Bee ^-^
Acho que seria legal vocês fazerem um vídeo falando como os aplicativos para conhecer pessoas funcionam nessa lógica, já que em muito deles a pessoa preenche um padrão de que tipo ela procura etc, e de como acaba virando um mercado, uma objetificação, em que as pessoas se anunciam, selecionam, descartam umas as outras. Abraços!
A sexualidade é construída durante a primeira infância (até sete anos); por isso, ela acompanha o indivíduo ao longo da vida. Diferentemente de preferências de aparência, que podem constantemente se transformar.
Desculpe-me, Nicolas, talvez eu não tenha entendido seu primeiro comentário corretamente. Não sei exatamente o que vc quer dizer que a homossexualidade é uma "construção pessoal". Porém, sob o meu ponto de vista, alguém não escolhe ser gay, não porque essa pessoa nasce assim, mas porque a sexualidade dela é construída num período em que ela nem ao menos tem consciência do que lhe ocorre. Obrigada por comentar sua opinião :)
+Jaqueline Silva Estava falando de preferência étnica (o tema do video). Por exemplo: - A chance de um homossexual descendente de japoneses preferir outro descendente de japoneses é muito maior do que a dele preferir descendentes de europeus ou de africanos. - O mesmo vale para Homossexuais afro-descendentes - O mesmo vale para Homossexuais euro-descendentes Ou seja, a preferência por etnias é sim construção pessoal. Segundo a ciência moderna, A construção é a junção de um dos pais (depende da sexualidade da pessoa) mais as pessoas que a própria pessoa convive e acha bonita (e mesmo essas se parecem com os pais). Por isso que é muito mais raro ver casais inter-raciais do que intrarraciais.
O problema é q a palavra "gosto" colocada em uma frase pode indicar ou significar muitas coisas dependendo de como é empregada. As vezes fica subentendida como um sinônimo de atração/desejo sexual ou de achei legal/bonito. Quando as pessoas vão expressar seu gostos, tanto sexuais quanto gostar de um prato ou dizer q tem preconceito de algo, sempre utilizam o verbo gostar, e isso fica confuso na hora de entender o q a pessoa que realmente quis expressar ao dizer isso. Tem coisas que o gosto esta ligado ao preconceito e outras não, depende em qual sentido eu utilizei a palavra.
Vocês são ótimos! Esses padrões acabam entrando no nosso subconsciente e espalhados sem ao menos refletirmos um pouco sobre isso, esses padrões são um saco, viva a liberdade hahahahaha Mola me bjaaa
Adorei o vídeo, mores. Sei muito bem como é isso. Tenho um fetiche chamado Feedism que me faz sentir atração por pessoas gordas ou até mesmo obesas. Eu e mais outros fetichistas temos uma comunidade em várias redes sociais, e uma de nossas lutas é contra os padrões de beleza da sociedade!
Já sofri muito e ainda sofro por causa desses esteriótipos impostos,já perdi quase 40kg,tive o rosto de modelo,um corpo bom e mesmo assim me odiava,hj engodei novamente as vezes ainda me sinto um lixo por não ter o corpo e o rosto de um modelo da Calvin Klein,isso é horrível e eu tenho ciência disso...e muita das vezes isso me impede de ne relacionar com pessoas por que tento encaixalas nesses padrões...é triste! :( Parábens pelo vídeo pessoal e pelo canal,ainda serei evouido como vcs! Ps:Mola vc é muito cute! *-*
Só faltou a receita para fazer as pessoas pararem de sentir atração sexual pelo que elas sentem, ou incluir todas as minorias nas suas preferências. É possível destruir uma atração que já foi 'construída socialmente' ou construir novas atrações na marra? Eu acredito muito que o gosto pode ir mudando ao longo do tempo, a partir das experiências novas que temos com as diferentes pessoas que passam na nossa vida, mas mudar assim, só porque parece mais ético e inclusivo? Será que dá pra decidir que "a partir de agora, vou desejar esse ou aquele tipo de beleza"? Porque eu não me lembro do momento da vida em que eu decidi: 'opa, eu quero que isso me atraia. E puff, eu me senti atraída.
Olha, não tem receita, o seu desejo não vai mudar do dia pra noite e é bem difícil de mudar se vc não tomar atitudes. Eu não me sentia atraído por homens negros, isso só mudou com o tempo após eu perceber e questionar esse meu preconceito. Eu cheguei a namorar um cara negro, me sentia completamente atraído por ele, era maravilhoso e depois disso eu passei a me interessar mais por caras negros. Mas olha a pegadinha que meu cérebro armou: eu só me interessava por caras negros que fossem bombados, tipo esse meu ex que é negro. Sabe o que é pior? Eu nunca sentia atração por caras bombados, mas se fosse negro, tinha que ser bombado igualzinho esse meu ex. Eu tive que reprogramar meu cérebro pra ser menos babaca. O que eu comecei a fazer foi assistir a filmes pornos com caras negros atuando. E caras negros de todos os tipos, com pêlos, sem pêlos, bombados, gordos, magros, mais novos, mais velhos... Daí passou. Deixei de ser besta e hoje me interesso por homens, sem me importar com a cor da pele.
Ohhh caramboles que vídeo fantástico! Lembro de quando eu tinha 13 anos estava na escola falando pra um amigo que meu só iria namorar com alguém parecido ao Kurt Cobain ou Axel Rose. Ele disse: - só porque eles são loiros de olho azul? Eu babaca disse: - Lógico, mas esse é meu gosto! Ele disse: - Ninguém pode gostar de namorar a casca do ovo. Quando fiz 14 anos eu e meu amigo começamos a namorar. E continuo usando a referência da casca do ovo pra vida.
Para mim, a consciência de que eu me sinto atraída principalmente por pessoas de cor branca (e especialmente pessoas brancas de cabelo escuro ou orientais) aconteceu justamente no dia em que um homem negro me perguntou " como você sabe se nunca experimentou" e eu, como uma pessoa curiosa e acostumada a fugir do padrão e a ter amigos de todo tipo, cor, orientação sexual caí numa crise existencial e fiquei confusa com isso por muito tempo, nenhum dos meus namorados eram alguma referência aí padrão de beleza, eu acho muitos negros e nativos brasileiros lindos, não sei se posso dizer o mesmo de árabes e indianos, mas não tenho tesão por nenhum, e acho que isso deve acontecer entre eles também, já vi um estudo que analisava a resposta a odores e mostrava que pessoas tendem a se sentirem atraídas por pessoas de mesma etnia, eu não acho que isso faça alguma diferença na minha vida ou na vida de ninguém, não fico mais criando complexos na minha cabeça e nem me forçando a ficar com alguém que eu não quero só pela ideia de "como você vai saber se nunca experimentou"... infelizmente a aparência tem relativa importância na atração que você sente por uma pessoa, claro que não é principal e eu sempre fui aberta à possibilidade de encontrar alguém fora do meu gosto que me interessasse
Gosto pessoal não é racismo, gordofobia ou qualquer tipo de preconceito. Mesmo que seja socialmente construído, porque não importa de onde os gostos e preferências vieram, a pessoa gosta e pronto. Se eu prefiro loira do que morena não sou racista por isso. Não, vocês não tem que problematizar os gostos dos outros, quem são vocês pra mandar no que eu gosto? Eis a questão, sem falar que não é totalmente construção social, a importância da biologia não deve ser ignorada, pois muito dos nossos gostos já vem conosco. Sobre se abrir pra ideias diferentes eu já faço isso, só acho injusto condenar quem não faz.
Cara, dá uma lida na minha resposta no comentário do Nicolas logo acima. Ficou um tanto grande, mas eu acho que vai esclarecer isso que vc está dizendo.
E não é te condenar pelo seu gosto. É te mostrar que seu gosto foi construído por um ambiente preconceituoso e mostrar que você é a única pessoa responsável por mudar isso.
Agostinho Signorini Vocês podem me aconselhar a mudar isso caso achem que será melhor pra mim, mas tem gente que me consideraria errado se não quisesse.
+Marcos Freire Então Marcos, mas vamos pensar sobre certo e errado. Pensa no Bolsonaro e tudo o que ele já falou de preconceituoso sobre homossexuais. Obviamente que ele sabe que isso é preconceito, mas ele não se importa, pois acha que está certo em pensar do jeito que pensa. Você acha mesmo que tá tudo bem ele pensar assim? Você acha que as coisas que ele fala não afetam ninguém? Ou que não têm influência sobre o que parte da sociedade se porta diante de gays? Então, sua atitude é idêntica à atitude dele quando vc não se importa em mudar um preconceito seu... Sem aumentar nem diminuir, apenas igual. A única diferença é o tamanho do público que vc afeta, mas a indiferença pelos sentimentos e vida alheia é a mesma.
Agostinho Signorini Mas isso não tem nada a ver com preconceito ou discriminação. Nem todo o gosto é construído socialmente como muitos dizem, e mesmo os que são não deveriam ser vistos como ofensa, porque o que eu prefiro ou não só diz respeito à mim. Preferir loira do que morena não é racismo.
As nossas preferências são criadas a fim de manter um certo controle de seletividade...MAS, a partir do momento que isso começa a EXCLUIR DEMAIS alguém ou um grupo, aí já é caso pra rever seus (pré) conceitos.
Cara é incrível como o discurso de vcs é contraditório . Uma hora vcs falam : A gente não escolhe ser homossexual , a gente apenas nasce . Dois minutos depois dizem : ahh mas o padrão de beleza é sim uma construção social , não é uma coisas que nasce com a gente. Decidam-se . Quando é conveniente pra vcs , vcs falam uma coisa e quando não é, falam exatamente o seu contrario .
Não tem nada de contraditório, João. A questão debatida nesse vídeo são os padrões de beleza e sua construção social, que envolve legitimação de algumas características em detrimento à outras. Nesse caso, somos submetidos desde o nascimento ao padrão eurocêntrico de beleza, que valoriza o branco, o alto, o magro, cabelo liso etc. Nosso vídeo quer mostrar que esses padrões podem ser desconstruídos com uma postura mais crítica. A orientação sexual não é uma questão de gosto. Ela envolve aspectos psicológicos, afetivos e sexuais que as pesquisas que temos mostram que não podem ser mudados e, se não são inatos, surgem muito cedo. Sua origem, se é uma construção social, condição genética ou uma soma dos dois, permanece um mistério pras ciências que se debruçam sobre isso, então fica difícil debater. Nesse caso, o que temos é a vivência de cada um e ela diz que a maioria se percebe assim desde muito cedo e que jamais teve controle sobre isso. Não é contraditório porque as duas coisas falam sobre aspectos diferentes do comportamento.
Gente, me explica: Como a minha opinião pode estar errada sobre o meu PRÓPRIO gosto? Eu não consegui concordar com a idéia desse vídeo, gente. Vou contar algo aqui: Tem um carinha com quem converso há algum tempo e estou interessada. Papo vai, papo vem, ele me falou um dia que as gordinhas fazem mais o tipo dele. Ok. Eu sou magrela. E ai, devo achar ele preconceituoso e achar que a opinião a respeito do GOSTO dele tá errada? Não, né? Por que então, o inverso é considerado errado? ps: lembrando que estamos falando especificamente de ''gostos pessoais''.
Oi, Andresa, tudo bem? Achei interessante seu comentário, então posso dizer mazomenos o que eu penso sobre? Eu entendo que, por exemplo, um cara que diz preferir mulheres gordas é diferente de outro que diz preferir mulheres magras, porque observando o padrão vigente de aparência, de pessoa vista como bem sucedida, como saudável, como merecedora de olhares e atenção, tal tal tal, esse padrão não abraça a mulher gorda. A exclui, na verdade. Essa preferência, como esse seu amigo chamou, por mulheres gordas, inviabiliza o relacionamento dele com mulheres magras, por exemplo? Acho que mesmo que a resposta seja afirmativa, eu ainda não consigo ver com simetria essa "preferência" como preconceito, pois a mulher gorda (assim como a negra, assim como a trans), esta à margem dessa preferência, então optar por ela não é oprimir a preferência, pois vejo a preferência como "inoprimível", hehehe. Ficou confuso, né? Mas eu sou confusa mesmo...
Oi Andresa! Na minha opinião quando você se permite conhecer outras pessoas, sem pré julgamentos, você pode descobrir que o que você acreditava ser o certo, estava completamente errado, seu amigo pode gostar de gordinhas e acabar descobrindo em uma magra o grande amor da vida dele, basta a pessoa se permitir.
Ingrid de Souza Lourenço Southstar silva Oi gurias, tudo bem? Obrigada pelos comentários. :) Juro que entendo o que vocês querem dizer, mas mesmo queimando a cachola haha ainda não consigo concordar. Se eu entendi direito, o vídeo foca no ''gostar'' no sentido ''atração'' pelas pessoas, certo? Eu não consigo ver o erro em quem tem ''preferencia por'', sabe? Bizarro e preconceituoso é quando alguém não se aproxima, nem por amizade, nem no trabalho, nem na vida no geral, de determinadas pessoas por elas estarem fora desse tal padrão de beleza(ou padrão do que for) imposto pela sociedade, isso sim.
Andresa Guimaraes .. sem querer me intrometer, mas de certa forma me intrometendo.. kkkk... o que o vídeo quis dizer foi que você se aproximar ou se simpatizar por apenas um padrão de beleza ja é uma forma de preconceito, pois se eu não me relaciono com pessoas negras, por exemplo, quer dizer que eu ja tenho uma pré opinião sobre o que vem alem da aparência daquela pessoa, como por exemplo,compotamento e indole . assim foi a forma que eu entendi. bjs
Andresa Guimaraes o vídeo fala que essas preferências são construídas, e não naturais da sua vivência. construídas pelos padrões estéticos que se desenvolvem, pela moda e etc. e esses padrões são extremamente excludentes. todos sabemos que o indivíduo tem grande parte do seu "eu" formado pelo meio em que vive, então seu gosto foi SIM moldado pelo meio em que você se formou, por isso ele dizem que se você tem uma determinada preferência você pode tentar abrir a mente e pensar o porque. não quer dizer que ela está errada, que você não pode preferir, mas talvez ela exista simplesmente pela falta de contato com pessoas diferentes, ou por preconceito mesmo (todos temos de algum modo). e sobre a opinião, que ele comentou, é que muita gente discute assim "não importa, essa é minha opinião" e isso não é um argumento válido, né hahaha não quer dizer que você não possa tê-la :D
De um tempo para cá eu percebi que eu só me "interesso" por um perfil muito parecido de pessoas, coisa que eu nunca tinha percebido antes, sempre tem uma semelhanças de uma pessoa com a outra. Isso é um problema gente? Será que eu não estou me abrindo para novas possibilidades?
Quantas pautas EXTRAORDINÁRIAS! Problematizar pode ser a solução afim de nos revermos e entendermos as construções sociais a que nos submetemos de forma direta e indireta.
Que vergonha de alguns comentários aqui... Parabéns ao canal pela vídeo! É disso que precisamos, um ativismo LGBT cada vez mais interseccional, um ativismo que não se perca na hipocrisia de lutar apenas num círculo, uma ativismo que tenha como norte o ideal da empatia humana, o abraçar o diferente em todas as suas vertentes. Meu sonho é o dia em que todos percebam essa necessidade, de assumirmos nossa liberdade. É essa a substância de todo movimento de resistência, a luta por liberdade, em qualquer forma. Orgulho e mais orgulho de vocês! Nem tudo está perdido.
Achei ótimo o vídeo trazer esse debate todo xD Tem diversos comentários interessantes, e mesmo o vídeo sendo antigo, o debate continua. O que penso sobre tudo isso é meio parecido com uma criança que não come frutas legumes e tals antes mesmo de experimentar, tipo eu não vejo problema a pessoa ter uma preferência nesse padrão branco, mas a pessoa não pode se limitar a somente isso, tendo conclusões a respeito de outros tipos de gente antes de conhecer, falar "eu não gosto de gente gorda" sem ao menos ter experiências com essa gente é meio equivocado, eu curto todo tipo de pessoa, umas mais do outras e não vejo problema nisso, eu só acho que simplesmente descartar alguém por conta de um traço físico errado...
Eu Particularmente Prefiro Homens Brancos Pra Me Relacionar Afetivamente E Sexualmente Mas Eu Respeito Gente De Todas As Cores Logo Eu Sou Obrigada A Respeitar Todo Tipo De Pessoa
8 лет назад+2
Que vídeo maravilhoso !!!!!!! Que o mundo assista e se descontrua.
Não gostei muito desse vídeo. Creio que entendi o que vocês quiseram defender, mas achei que o modo como o assunto foi colocado não caiu muito bem. Ficou parecendo que as pessoas não podem ter preferências sem que se sintam preconceituosas, sendo que isso não é verdade. Talvez se o assunto fosse abordado de um modo mais parecido com a última questão levantada (4:03), o objetivo principal teria sido atingido de modo mais eficiente. Também foi legal lembrar alguns de que a opinião de alguém pode ser discutida sim e descontruída se necessário... Acho que esses que dizem "é minha opinião" e ponto na verdade têm é preguiça de pensar e medo de mudar, sei lá rs.
Muito legal o vídeo de vocês, e realmente eu percebo que existe essa reprodução de esteriótipos sociais produzidos pela mídia. Postei em meu facebook algum tempo atrás um texto que falava algo exatamente igual ao do conteúdo do vídeo e concordo muito. Entrei em discussão com um amigo negro, que após eu postar este texto, veio me relatar e argumentar que muito do texto era realidade, que ele passava por dificuldades, então, o indaguei sobre qual o tipo de mulher que ele gostava? Ele relatou exatamente o que foi dito no texto e no vídeo de vocês, uma mulher branca de olhos claros e todo o blá blá de "beleza social" assim ele sendo negro percebeu que ele também estava preso a busca de beleza no padrão social e alegou-me o que muitos falam, que a mulher negra não é bonita, discutimos muito sobre o assunto e acredito que ele percebeu que ele mesmo sendo negro não lhe dava o direito de escolher SOMENTE as mulheres brancas e de padrão de beleza social devem ficar/transar/namorar com ele. Esse assunto é complicado, pq vemos apenas o lado que é da pessoa que é fora dos padrões de beleza reclamando por não conseguir o padrão de beleza e quando surgi outras oportunidades para estes(não entrando nos padrões de beleza), eles rejeitam/reclamam por não pertencer a este grupo o que não lhes dão exclusividade. Acredito que essa conversa com meu amigo melhore a visão de muita gente que acha que por ser negrx/gordx/baixx/narigudx/etc deva ser obrigado a "obter" pessoas de padrões de beleza, mas que sim, todo o "feix" ou "bonitx" goste de pessoas pelo seu contexto geral e não pq esta pessoa lembra o artista tal que saiu na capa da revista tal de tal mês. Espero que tenha contribuído de alguma forma. Sucesso para vocês e sempre que posso acompanho o trabalho de vocês. Abração e Beijão
Adorei! Eu, quando conheci meu namorado, a primeira vez que o vi pensei que ele era mais gordinho do que pessoas que fiquei antes, mas eu me dei uma chance de conhecer a pessoa, abri minha mente, apesar de qualquer preconceito, tanto de minha parte, quanto do que ele sofre, ou ainda do que sofremos, como um casal que tem corpos diferentes, e hoje to noivo, com a pessoa que amo e que me faz mais feliz do que eu pensava que poderia ser! Eu sempre tive medo que nunca acharia ninguem, e achava que um namoro, um casamento, uma familia nunca seria pra mim e hoje eu vejo que se eu fosse cabeca fechada na noite que conheci ele, hoje eu nao teria nada do que tenho de mais preciosos
ihhhhh, aí vcs viajaram. Isso é cientifico, vc procura alguém que seja diferente de vc pra sua "prole" ser mais forte. Eu gosto MESMO de homens loirinhos de olhos azuis, PORQUE eu sou PARDA! Meu último namorado era russo. Super branco, alto, de olhos azuis, ele gostava MUITO da minha cor de pele e olhos porque não exiscte na Russia. Porém, é a primeira impressão. Tive três namoros sérios, Um com esse russo, os outros dois totalmente diferente do "meu" gosto... TOTALMENTE!
Ananda D'Aquino Esse argumento é muito Darwiniano pra mim... A gente é muito mais do que animais pra seguir simplesmente nosso instinto (bom, pelo menos muuuuitos dos animais). Eu sei que o instinto ainda guia muito a gente, inegável. Mas a gente sabe que a gente tem muito mais do que isso e pode usar pra melhorar o jeito que a gente pensa xD
+Pedro Ribas agora vc foi preconceituoso, rapaz. Negros não tem simetria? Você já viu um negro, negro? Em Frankfurt conheci alguns, afinal, quem aguenta 10h de conexão? E te digo que dei um selinho num deles tamanha beleza do rapaz, esperando um beijo, mas ele n deu... Eu sou mestiça, e nada simétrica, mesmo assim, sou considerada bonita...
+Pedro Ribas kkkkkkkk "NEGROS PUROS NEM COMO GENTE SÃO CONSIDERADOS", Usando esses argumentos vc perde totalmente a razão. Que pesquisa é essa que fala tanta bobeira? quero saber. tem como mandar o link?
super concordo, mas muita gente entendeu como " vc esta errado em dizer q nao gosta de algo ", nao gente, nao foi isso que falaram, eles apenas aconselharam vcs a repensarem pq vc n gosta daquilo se é por apenas nao gostar ou por um padrão implantado pela sociedade ou pelo seu pequeno circulo social, mas se vc repensar, experimentar e continuar sem sentir atração por alguém branco, negro, alto, baixo e etc, ai tudo bem, pq ai vc teve certeza q é realmente seu gosto, que vem de vc e não dos outros, acho ridículo eles terem q ficar explicando essas coisas ou alguém ter q explicar por eles, gente interpretação de texto é ensinada pra isso.
Gosto do canal mnas vocês foram tristes em escolher esse texto para a temática de hoje. Você está simplificando em um texto de 4 minutos uma construção social histórica, de centenas de milênios e que tem bases biológicas claras, comportamento, psicologia e qualquer outro ramo da ciência que trate com relações entre animais foi simplesmente esquecido nesse vídeo. Vocês estão sendo preconceituosos com a diferença de opiniões. Vocês não devem pregar a obrigatoriedade do amor ao outro. O RESPEITO devia ser pregado. Dar abertura para uma cultura ou outra é questão de educação, de influência cultural na formação da pessoa e isso tem que ser respeitado, o que vocês não fizeram nesse vídeo.
Ribamar Lima Você poderia me indicar um vídeo/texto/pesquisa (respeitável, pode até ser em inglês) para eu ler mais a fundo sobre o assunto ? Um dia eu tive uma discussão feia num grupo do Facebook por causa de preconceito/"preconceito" contra Negros, e gostaria de saber do que se trata sobre essas teorias/esses fatos.
João Carlos Estou no momento lendo um livro que trata de uma das maneiras como isso eh tratado. Chama Pensando rapido e devagar (Thinking fasd and slow), do Daniel Kahneman. Ele trata da maneira como o cerebro constroi algumas ideias, inclusive de conceitos e preconceitos. Outro bom tlivro que pode dar uma luz sobre a maneira como naturalmente construimos conceitos eh escrito pelo Leonard Mlodinow, o nome do livro eh Subliminar, e trata das imagens que chegam a nos e como somos programados a entender, e assim podemos levar essas ideias a construceos memeticas. (peco desculpas pela falta de acentos, estou escrevendo em um pc de teclado em ingles ainda sem as configuracoes corretas). Ha alguns videos que tratam sobre isso, em canais como o do Pirula e se nao me engano, um video do nerdologia trata sobre isso. Espero ter ajudado.
Ribamar Lima Eu que agradeço :3. Estou num momento meio ocioso na minha vida, e simplesmente não consigo me concentrar em ler legendas nem de seriado, mas sinto que isso é importante. Já ta na lista das coisas que necessito fazer nas próximas semanas.
Bom, ao meu ver, o que o vídeo quis mostrar não é que se abra mão totalmente de tuas preferências, mas vez ou outra tentar abrir a mente e abrir exceções para pessoas um pouquinho diferentes dos seus gostos, que talvez estejam precisando ser um pouco mais visadas, uma vez que você as conheça bem, consiga se ver ficando/ namorando com ela e já não haja motivos para não dar uma chance. Não abrir mão de certas preferências é não quebrar os próprios protocolos, o que traz sofrimento e exclusão a quem já esta fora desses padrões de preferência estéticas. Depois algumas pessoas ainda estranham o porquê certas pessoas estão sempre sozinhas ou com maior dificuldade em arrumar ou manter relacionamentos, mas nem questionam o que de fato estaria causando isso, simplesmente as culpam, o que as faz se sentirem ainda mais um lixo, reforçando a sensação de incompetência, o que é muito injusto sentir uma culpa que não existe, e as mesmas acabam tentando fazer um esforço hercúleo pra ser quem não são e tentam até mesmo abrir mão de certas características inatingíveis (físicas e de comportamento) só pra tentar atingir um padrão que agrade mais a todos, mas mesmo assim permanece excluída e todo o esforço passa a ser em vão. E todo esse estresse e complexo de culpa desnecessários por causa de padrões pré determinados, criados para privilegiar um determinado grupo, como a Débora falou. Desse jeito "nascem" os "forever alone" ou celibatários involuntários /definitivos, justamente por falta de opções, pois estes estarão sempre sozinhos por exclusão social enquanto os demais privilegiados por sua beleza estarão sempre acompanhados de alguém. Gente, isso não é engraçado, é algo muito triste mas é um assunto que muitos evitam tocar, preferem fugir e culpar alguém ou taxar a pessoa de fresca, insegura e vitimista, mas a própria sociedade faz com que ela perca auto estima e credibilidade em si mesma por exclui-la e não permitir que ela se sinta amada, valorizada e desejada como qualquer outra pessoa normal.
Melhor coisa que aconteceu na minha vida foi ser professora. Todos os dias tenho que conviver com pessoas diferente e todos os dias tenho que rever meus conceitos e quebrar preconceitos.
Bate aqui colega! kkkkkkkkkkk!
Este canal é magnífico simplesmente por quebrar paradigmas, desmistificar tabus e trazer muita informação e informação de qualidade e incentivar a busca pela tal. Desde que comecei a assistir, há muito tempo, logo no início de tudo, posso dizer sim, que mudei e aprimorei muitos pontos e questões internas e vocês abriram um leque de conhecimento sobre coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Obrigado!
"O sonho do oprimido é tornar-se opressor" o video começa muito bem, quando declara que devemos respeitar as diferenças e peculiaridades de cada individuo quando tratamos socialmente... Mas dai ja partir para imposição de gosto, isso é tão grave quanto o preconceito, invadir o desejo individual das pessoas é um verdadeiro "estupro" a intimidade de auto-criação... repensem seu discurso caudilho e impositivo, MELHOREM!
Pois eh..direito da pessoa gostar ou não gostar de algo...que acaba até desrespeitar os outros . Mas ficando restrito ao individual... Sem problemas..
Já dizia o sábio:Gosto não se discute.
é mesmo? nem todos os gostos são direitos, não pela a escola da vida😉
+pedro pedro henrique Gosto não se discute,simples.
Poisé seguindo a lógica deles, se gosto for construção social, logo ser gay ou lésbica também seria construção social. Logo um gay poderia gostar de mulher e uma lésbica de homem
Que demais essa discussão que vcs trouxeram , confesso que reproduzia esse discurso sem me tocar o quão problemático é. Saber que gosto é uma construção social me faz enchergar através de um nova perspectiva. Obgada pela reflexão🌻🌻🌻
Vcs são muito didáticos e explicam bem explicadinho coisas que devem ser ditas sim! Obrigada pelo trabalho incrível! Sobre os comentários negativos... Aposto que são baseados em nada além de "é a minha opinião" ;)
Gente, vocês não entenderam, quando eles disseram pra experimentar e tudo mais foi na intenção de você abrir sua mente e não sair experimentando CADA COISA que existe por ai, se eles falarem pra vocês se tacarem num posso vocês se tacariam?? '-'
A mensagem é pra você não se deixar influenciar por padrões que o povo cria por aí e só porque tem nome/moral e outras pessoas saem seguindo. Um exemplo de influencia que inclusive eu acho ridículo é sobre a moda, a pessoa vai pra TV pra falar: nessa temporada isso pode, isso pode também, aquilo ali não vai ficar um horror, aquilo ali tava fora de moda mas agora voltou com tudo... -_-
Bom, mas se eu fosse você e me mandassem ir estudar português, eu iria, porque "posso"... shauhsuahuashuashuas brinks xdxdxd n leva a mal
Tem que ter cota pra namoro agora?
Vou falar por mim: sou gay e nunca me senti muito atraído por homens negros e sempre usei o discurso do "É gosto, não preconceito!", justificado pelo fato de eu já ter sim tido experiência com homens negros e gostado. Em outra via, sempre fui fissurado por gordinhos que também não reproduzem o padrão de beleza e justificam ainda mais meu discurso. Minha irmã, que teve a mesma criação que eu, só teve namorados negros até hoje e disse que eles faziam o gosto dela. Posso dizer que foi o padrão de beleza imposto a ela, já que era fã do Thiaguinho? Mas pera, meu ídolo era o Michael Jackson...
O vídeo é bem intencionado e tem sua parte de verdade, mas é radical demais. A preferência existe, mas sim, não é motivo para se limitar.
a "determinação cultural do comportamento" difundida através das agências de controle humano, explica esse fenômeno!
No filme "A fita Branca" podemos ver isso de forma muito clara...
#AnáliseDoComportamento
Exatamente! E lembrando também que, namorar ou ser casada(o) com um negro(a), não faz de você uma pessoa sem preconceitos.
Então Relacionamento Interracial Não Vale A Pena... Pelo Menos Pra Mim
uma pena q um vídeo com uma msg tão legal tenha gerado tantos comentários horríveis. é incrível a capacidade q as pessoas tem torcer e distorcer palavras pra tentar (em vão) esconder ou justificar seus preconceitos e limitações.
Pois é, vi uma enquete que pedia pra explicar o porquê de ser errado ser lgbt sem usar deus ou a bíblia como escudo, ninguém conseguiu, ninguém admitiu sua culpa e dizer simplesmente que não gosta sem usar outra coisa como desculpa pra seu comportamento.
O melhor do canal é que vcs discutem tudo que eu tento discutir com a minha galerinha. Vontade de fazer uma rodinha e passar horas conversando com gente como vcs 3
Gostei do vídeo e concordo, mas sempre fico intrigado com uma coisa... Se eu, gay, disser que não me atraio por mulher eu sou misógino? Será que não existem pessoas homo e hetero? Será q todo mundo é bi e se deixa levar pela padronização da sociedade? Os homens gays e as mulheres lésbicas devem tentar ter relações sexuais com o sexo oposto para fugir dessa rotulação 8 ou 80 da sociedade?
***** .. achei muito interessante o seu comentário, e eu já pensei assim. acho que muitas se levam pela padronização da sociedade..hoje em dia falta as pessoas se permitirem mais e deixarem o preconceito de lado e encarar que o "normal" é ser diferente, ou pelo menos deveria ser. ;)
Gostei da questão! Não existe orientação sexual para gostar de negro, branco, ou gordo, então, existe preconceito sim. Agora, eu sou gay/bi, mas não me atraio por pessoas trans. Isso me faz preconceituoso? Gente, não é retórica, estou aqui pra aprender e contribuir. Inclusive, me corrijam se eu estiver errado, mas não seria o pansexual aquele que se atrai por pessoas trans? Se eu me atraio apenas por homens e mulheres cis, eu não sou apenas bissexual? Abraços.
Rômulo Gama "Não existe orientação sexual para gostar de negro, branco, ou gordo, então, existe preconceito sim" cara, essa afirmação tá muito errada, a orientação sexual influencia nisso tbm, só porque sou gay não significa que vou me atrair por todo tipo de cara
Nossa perfeita sua explanação... pensei a mesma coisa!!! Só acho que nessa busca pela liberdade a gente não pode por tudo sobre a mesma perspectiva!
Rômulo Gama Quanto ao seu questionamento sobre não se sentir atraído por pessoas trans, isso te faz preconceituoso sim de certo modo, mesmo que você não perceba ou não tenha a intenção. Porque você sendo gay, por exemplo, e se atraindo por homens, nada te impede de se atrair por homens trans também, porque eles também são homens. Ao dizer que não se atrai por um homem trans, você está reduzindo as pessoas ao genital delas, e isso é fetichismo e preconceito que foi construído na sua cabeça pela criação dentro da sociedade cisnormativa e transfóbica que vivemos. E a mulher trans não operada (no caso de você se atrair apenas por homens)? Você se relacionaria com ela só por ela ter um pênis? Não, porque ela é mulher, independente disso. Quando a gente se desprende dessa associação de gênero com genital (que não tem nada a ver), aí sim, se você não se atrair por um homem trans porque simplesmente não te atraiu ao invés de "porque ele não tem pênis" / "porque é trans", não haveria preconceito, entende? Espero ter sido clara e ter te ajudado. ;)
Super normal a polêmica e que as pessoas fiquem incomodadas quando tocamos nesse assunto...afinal não é todo mundo que é evoluído o bastante para sair da sua "zona de conforto", de se questionar. Infelizmente esse é um caminho longo a ser percorrido e tenho certeza que não será nessa geração absurdamente superficial que teremos algum avanço realmente concreto nesse sentido. Talvez (espero que não seja uma utopia) daqui a 200 anos a sociedade atinja um nível de evolução em que o "padrão" seja amar o outro ser humano, independente do seu tipo físico.
Seus dois fofos Mola e Débora, enfim é bom ter outros apresentadores até porque vocês já são hiper queridos. Bom mas vamos lá, concatenando...kkkk. É realmente uma grande contribuição esses questionamentos que trazem, pois abrem a nossa mente. Valeu.
"Seja cada vez menos afeito a padrões". Débora, guardarei isso pra vida! Não tá escrito o número de discussões em que quis entrar justamente porque as pessoas acham que a "questão de gosto" é um argumento que não pode ser debatido. O mundo se torna tão mais bonito quando começamos a questionar e a quebrar esses padrões! Passamos a entender que o belo não é só o que estampa capa de revista classe-média, saca?
Excelente vídeo!
Acho tão engraçado nos comentários as pessoas confundirem padrões de beleza com orientação sexual.
Realmente.
Vocês são incríveisssss!!! Eu pensei mto sobre isso há uns meses atrás e mudei todo meu conceito sobre padrões. Concordo em gênero, número e grau com vcs. Lindos!!!
Esse vídeo eh tao perfeito para o que eu estava pensando hoje mesmo! Estava assistindo "O Corcunda de Notre Dame" (sabe aquele desenho da Disney?) e me deparei com a seguinte situação: se fosse comigo, eu agiria como a Esmeralda, uma cigana que contesta os padrões de beleza daquela época, ou eu seria como todos os outros personagens do filme, que expressam exatamente a nossa sociedade hoje em dia, seguindo padrões de beleza e simplesmente aceitando e achando normal m'as atitudes que os outros ao redor estão fazendo? Achei bacana que esse vídeo veio a calhar com esse meu pensamento. Beijão e amo o canal de vcs
Bees, cresço muito com vocês. Obrigada. De verdade.
Acabou de se tornar o meu video favorito do canal. Vcs são demais.
Mais uma vez o Canal desconstruindo e ensinando como desconstruir ainda mais a carga de preconceitos incutidos, ao logo dos anos, pela sociedade na minha cabeça. Se tenho algo a dizer aqui é apenas: Obrigada e Parabéns! Por se disponibilizarem a fazerem esse trabalho rico em informações, didático, diverso, maravilhoso que é o Canal das Bee, só tenho aprendido aqui, até mesmo nos erros rs Hoje descobri o quanto de racismo, antes mascarado como gosto, ainda tenho p tirar da mim, e sim, ele sairá! Será destruído junto com o patriarcado rsrs Beijo pra vocês, sucesso com o Canal!
Vídeo muito curto pra falar de um tema tão amplo. Se vcs puderem façam um adendo respondendo as dúvidas e comentários. Amo muito vcs, continuem fazendo mais vídeos.
Depois que eu assisti oitnb eu pude entender mais o mundo lgbt e quebrar preconceitos que foi construido por mim por opiniões da minha família , é muito bom vc entender o mundo aleio para poder ser mais tolerante . Canal das Bee o melhor lugar para se tornar uma pessoa melhor.
Adorei o Vídeo! Sou professor de sociologia e já venho usando seus vídeos em minhas aulas! Esse foi genial, perfeito, sobe medida, e com certeza usarei! Vocês são maravilhosos! Beijos e parabéns!
Ótimo vídeo !!!!! Vale a pena refletir o que vocês disseram e também vale muito mais a pena compartilhar. Já está no meu face. Abraço !!!!!!
tenho 55anos e posso garantir-lhes tudo isso que sentimos e vemos sobre racismo e patetico com o tempo tudo seras esclarecido.so o tempo dira quanto perdemos em nossas vidas por ilusoes,por falsas ilusoes ,por balelas sem nenhum fundamento.quando chegamos a uma conclusao que somos po e para o po voltaremos ai e que cai nossas mascaras e voltamos a realidade que somos todos pobres mortais.
Eu já fui desses que só tinha olhos pra determinado tipo de pessoas (sexualmente falando), mas com o tempo amadureci e agora ficaria com qualquer cara legal independente se for alto, baixo, negro, branco, gordo, magro, cis, trans masculinos ou efeminados,
Claro que ainda tenho minhas preferências e restrições, mas luto cada dia mais pra ser mais aberto a opções e menos preconceituoso (cm vcs disseram no vídeo sobre preconceituoso em potencial).
Desculpa mesmo, mas hoje eu não concordei.
Tenho várias amigas que sempre falam "só me atraio por negros". Ai tudo bem, tudo tranquilo.
Agora, uma outra amiga virar e falar que "só gosta de brancos". RACISMO! BURRA! PRECONCEITUOSA! DEITA NA BR!
Uai minha gente :s
PS: me sinto atraida tanto por negras, quanto por brancas. Tanto é que minha atual é negra. Mas, afirmar que alguém que gosta de brancos é racista, é o mesmo que dizer que um hetero é homofóbico por não querer ficar com gays, ou que um eu sou femista por não me atrair por homens.
Na minha cabeça isso faz sentido. Porém, estou aberta a discussões. Não tenho uma ideia totalmente concreta sobre isso e gostaria que esse debate fosse melhor debatido e mais comentado.
Um abraço, amo os vídeos :3
Completando: eu não discordo totalmente do vídeo. Acredito que padrões de beleza são ditados pela sociedade sim. Vestuário, penteado, também. E aqui no Brasil, com uma variedade tão grande de cores, etnias e afins, acho que a questão racial interfere menos. Do meio círculo social, eu diria que tem mais gente que curte qualquer cor do que gente que escolhe um lado. E, das pessoas que escolhem "lado", é bem dividido. Aliás, acho que escuto mais "curto negros" a "curto brancos". Nunca li alguma pesquisa - não se embasando em senso comum - a respeito da afirmação" a maioria curte brancos loiro de olhos azuis". Na verdade, esse padrão nem me atrai muito. Eu sei que esse é o padrão que está na mídia. Mas acredito que as pessoas não são tão vulneráveis assim a ele.
do meu*
A questão trans, eu concordo um pouco mais com a opinião de vocês, apesar de ter minhas dúvidas. Tem muita gente SIM preconceituosa, muita gente SIM que se atrai por trans e não assumem porque tem medo do que as pessoas vão dizer sobre ele. Mas, órgão genital pode mandar na questão de atração sexual. Eu não consigo me sentir atraida por uma mulher que tenha pênis. Por outro lado, conheço um amigo que conseguiria ficar com um homem que tenha vagina. Gosto, atração sexual e afins, NÃO PODEM ser tratados tão simploriamente.
Andreza Martins kk
Sou Branca E Gosto De Branco,E Daí? Nem Por Isso Sou Burra Ou Preconceituosa Gosto É Algo Particular E Pessoal Gosto Não É Preconceito
Deem uma estudada em biologia e psicologia... eu gosto do canal, mas falaram muita coisa sem fundamento e mal argumentada nesse vídeo
"Se dê a chance de conhecer pessoas e não padrões de pessoas."
A-DO-REI!
Obrigada por existirem e problematizarem coisas que são tão maquiadas e invisibilizadas ♡
Me fez assinar o canal. Adorei o vídeo! :D só achei uma pena ele ser tão curto.
Impossível não curtir um vídeo seu com o Mola!
Mola está cada vez mais linda. Ela é poderosíssima!
perdi a conta de quantas vezes eu já vi esse vídeo. adoro vocês 2 juntos. quero maaaais.
Gente, esse canal é o melhor.Favoritei
Querendo ou não, padrão de beleza é construção social. Desde pequeno você é deparado com os padrões europeus como exemplo de beleza. Isso está na mídia em geral. Isso acaba entrando no subconsciente e moldando nossos gostos, mesmo contra a nossa vontade. Tem gente comparando orientação sexual com gosto? Por favor, né? É se fazer de desentendido quando lhe convém mesmo.
Saudades dessa dupla!
Vídeo maravilhoso ! para quem tá achando que é contradição, faça uma pergunta a si mesmo: Quando eu nasci eu escolhi ser hetero/gay/trans/etc ? agora faça outra pergunta: Quado eu nasci eu escolhi gostar de branco/negro/gordo/magro ? Depois disso pesquise um pouco sobre o poder da mídia em influenciar o comportamento da sociedade.
Melhor vídeo até agora! parabéeeensss
Ta certo mas a pessoa, como eu, pode ser aberta a novas experiências sempre e msm assim ter o SEU próprio padrão saca e ter seu gosto pessoal e é lógico que vez ou outra esse gosto pode se assemelhar ao padrão da mídia ou realmente ser o mesmo, isso não tornaria a pessoa com um gosto que foi imposto pela mídia e sim uma coincidência de ter este mesmo gosto. Claro que isso só se aplica a pessoas que realmente estão e são abertas totalmente a coisas novas e livre de preconceitos idiotas. Amo vcs Canal das Bee ^-^
Acho que seria legal vocês fazerem um vídeo falando como os aplicativos para conhecer pessoas funcionam nessa lógica, já que em muito deles a pessoa preenche um padrão de que tipo ela procura etc, e de como acaba virando um mercado, uma objetificação, em que as pessoas se anunciam, selecionam, descartam umas as outras. Abraços!
>> Ser gay não é escolha
>> Gosto é construção social
?????????????????????????????????????????
A sexualidade é construída durante a primeira infância (até sete anos); por isso, ela acompanha o indivíduo ao longo da vida. Diferentemente de preferências de aparência, que podem constantemente se transformar.
+Jaqueline Silva Okay, mas não é construção social. Muito pelo contrário, é construção PESSOAL.
Desculpe-me, Nicolas, talvez eu não tenha entendido seu primeiro comentário corretamente.
Não sei exatamente o que vc quer dizer que a homossexualidade é uma "construção pessoal". Porém, sob o meu ponto de vista, alguém não escolhe ser gay, não porque essa pessoa nasce assim, mas porque a sexualidade dela é construída num período em que ela nem ao menos tem consciência do que lhe ocorre.
Obrigada por comentar sua opinião :)
+Jaqueline Silva Não estava falando da homosexualidade
+Jaqueline Silva Estava falando de preferência étnica (o tema do video). Por exemplo:
- A chance de um homossexual descendente de japoneses preferir outro descendente de japoneses é muito maior do que a dele preferir descendentes de europeus ou de africanos.
- O mesmo vale para Homossexuais afro-descendentes
- O mesmo vale para Homossexuais euro-descendentes
Ou seja, a preferência por etnias é sim construção pessoal. Segundo a ciência moderna, A construção é a junção de um dos pais (depende da sexualidade da pessoa) mais as pessoas que a própria pessoa convive e acha bonita (e mesmo essas se parecem com os pais). Por isso que é muito mais raro ver casais inter-raciais do que intrarraciais.
O problema é q a palavra "gosto" colocada em uma frase pode indicar ou significar muitas coisas dependendo de como é empregada. As vezes fica subentendida como um sinônimo de atração/desejo sexual ou de achei legal/bonito. Quando as pessoas vão expressar seu gostos, tanto sexuais quanto gostar de um prato ou dizer q tem preconceito de algo, sempre utilizam o verbo gostar, e isso fica confuso na hora de entender o q a pessoa que realmente quis expressar ao dizer isso.
Tem coisas que o gosto esta ligado ao preconceito e outras não, depende em qual sentido eu utilizei a palavra.
nem vou falar do resto do video! maravilhoso adorei o video e vdd gente as coisas sao construidas a gente nao nasceu gostando de nadaaa! otimo video!
Vocês são ótimos! Esses padrões acabam entrando no nosso subconsciente e espalhados sem ao menos refletirmos um pouco sobre isso, esses padrões são um saco, viva a liberdade hahahahaha Mola me bjaaa
Adorei o vídeo, mores. Sei muito bem como é isso. Tenho um fetiche chamado Feedism que me faz sentir atração por pessoas gordas ou até mesmo obesas. Eu e mais outros fetichistas temos uma comunidade em várias redes sociais, e uma de nossas lutas é contra os padrões de beleza da sociedade!
Quanto mais bobagem eu leio aqui, mais acredito que esse vídeo é útil e necessário. Parabéns.
Já sofri muito e ainda sofro por causa desses esteriótipos impostos,já perdi quase 40kg,tive o rosto de modelo,um corpo bom e mesmo assim me odiava,hj engodei novamente as vezes ainda me sinto um lixo por não ter o corpo e o rosto de um modelo da Calvin Klein,isso é horrível e eu tenho ciência disso...e muita das vezes isso me impede de ne relacionar com pessoas por que tento encaixalas nesses padrões...é triste! :(
Parábens pelo vídeo pessoal e pelo canal,ainda serei evouido como vcs!
Ps:Mola vc é muito cute! *-*
Só faltou a receita para fazer as pessoas pararem de sentir atração sexual pelo que elas sentem, ou incluir todas as minorias nas suas preferências. É possível destruir uma atração que já foi 'construída socialmente' ou construir novas atrações na marra? Eu acredito muito que o gosto pode ir mudando ao longo do tempo, a partir das experiências novas que temos com as diferentes pessoas que passam na nossa vida, mas mudar assim, só porque parece mais ético e inclusivo? Será que dá pra decidir que "a partir de agora, vou desejar esse ou aquele tipo de beleza"? Porque eu não me lembro do momento da vida em que eu decidi: 'opa, eu quero que isso me atraia. E puff, eu me senti atraída.
Olha, não tem receita, o seu desejo não vai mudar do dia pra noite e é bem difícil de mudar se vc não tomar atitudes.
Eu não me sentia atraído por homens negros, isso só mudou com o tempo após eu perceber e questionar esse meu preconceito. Eu cheguei a namorar um cara negro, me sentia completamente atraído por ele, era maravilhoso e depois disso eu passei a me interessar mais por caras negros. Mas olha a pegadinha que meu cérebro armou: eu só me interessava por caras negros que fossem bombados, tipo esse meu ex que é negro. Sabe o que é pior? Eu nunca sentia atração por caras bombados, mas se fosse negro, tinha que ser bombado igualzinho esse meu ex. Eu tive que reprogramar meu cérebro pra ser menos babaca.
O que eu comecei a fazer foi assistir a filmes pornos com caras negros atuando. E caras negros de todos os tipos, com pêlos, sem pêlos, bombados, gordos, magros, mais novos, mais velhos... Daí passou. Deixei de ser besta e hoje me interesso por homens, sem me importar com a cor da pele.
Melhor orientação: "comece a estranhar esse estranhamento!" Amei muito esse vídeo!
Ohhh caramboles que vídeo fantástico! Lembro de quando eu tinha 13 anos estava na escola falando pra um amigo que meu só iria namorar com alguém parecido ao Kurt Cobain ou Axel Rose. Ele disse: - só porque eles são loiros de olho azul? Eu babaca disse: - Lógico, mas esse é meu gosto! Ele disse: - Ninguém pode gostar de namorar a casca do ovo. Quando fiz 14 anos eu e meu amigo começamos a namorar. E continuo usando a referência da casca do ovo pra vida.
É isso aí, se dar a chance de conhecer pessoas, eu fiz isso na minha vida e hoje sou feliz ao lado da mulher linda que eu escolhi s2
Socorrooooooooooooo, melhores pessoas do canal juntas! Adoro vcs! s2
Amei
Uma das metas da minha vida é conseguir me livrar de vez desses "gostos/opiniões" pessoais que se pensarmos bem são sim construções culturais.
Sério... que orgulho desse canal! :)
GENTE! VOU LEVAR VOCÊS PARA MINHA VIDA!!!!
Para mim, a consciência de que eu me sinto atraída principalmente por pessoas de cor branca (e especialmente pessoas brancas de cabelo escuro ou orientais) aconteceu justamente no dia em que um homem negro me perguntou " como você sabe se nunca experimentou" e eu, como uma pessoa curiosa e acostumada a fugir do padrão e a ter amigos de todo tipo, cor, orientação sexual caí numa crise existencial e fiquei confusa com isso por muito tempo, nenhum dos meus namorados eram alguma referência aí padrão de beleza, eu acho muitos negros e nativos brasileiros lindos, não sei se posso dizer o mesmo de árabes e indianos, mas não tenho tesão por nenhum, e acho que isso deve acontecer entre eles também, já vi um estudo que analisava a resposta a odores e mostrava que pessoas tendem a se sentirem atraídas por pessoas de mesma etnia, eu não acho que isso faça alguma diferença na minha vida ou na vida de ninguém, não fico mais criando complexos na minha cabeça e nem me forçando a ficar com alguém que eu não quero só pela ideia de "como você vai saber se nunca experimentou"... infelizmente a aparência tem relativa importância na atração que você sente por uma pessoa, claro que não é principal e eu sempre fui aberta à possibilidade de encontrar alguém fora do meu gosto que me interessasse
eu concordo em parte com oque foi dito no vídeo :v eu me sinto mais atraído por caras loiros, e cabelos longos então
Falou tudo! Chega desse estereótipo perfeito branco de olho azul. Vamos transformar em padrão um ser humano com caráter ser sexy!
Ameeeeei vcs fazendo video!
Acho que esse vídeo merece uma parte 2!
O homem é produto da cultura.
Adorei o vídeo (como todos os outros). Canal das Bee sempre lacrando
Gosto pessoal não é racismo, gordofobia ou qualquer tipo de preconceito. Mesmo que seja socialmente construído, porque não importa de onde os gostos e preferências vieram, a pessoa gosta e pronto. Se eu prefiro loira do que morena não sou racista por isso.
Não, vocês não tem que problematizar os gostos dos outros, quem são vocês pra mandar no que eu gosto? Eis a questão, sem falar que não é totalmente construção social, a importância da biologia não deve ser ignorada, pois muito dos nossos gostos já vem conosco.
Sobre se abrir pra ideias diferentes eu já faço isso, só acho injusto condenar quem não faz.
Cara, dá uma lida na minha resposta no comentário do Nicolas logo acima. Ficou um tanto grande, mas eu acho que vai esclarecer isso que vc está dizendo.
E não é te condenar pelo seu gosto. É te mostrar que seu gosto foi construído por um ambiente preconceituoso e mostrar que você é a única pessoa responsável por mudar isso.
Agostinho Signorini Vocês podem me aconselhar a mudar isso caso achem que será melhor pra mim, mas tem gente que me consideraria errado se não quisesse.
+Marcos Freire Então Marcos, mas vamos pensar sobre certo e errado.
Pensa no Bolsonaro e tudo o que ele já falou de preconceituoso sobre homossexuais. Obviamente que ele sabe que isso é preconceito, mas ele não se importa, pois acha que está certo em pensar do jeito que pensa. Você acha mesmo que tá tudo bem ele pensar assim? Você acha que as coisas que ele fala não afetam ninguém? Ou que não têm influência sobre o que parte da sociedade se porta diante de gays?
Então, sua atitude é idêntica à atitude dele quando vc não se importa em mudar um preconceito seu... Sem aumentar nem diminuir, apenas igual. A única diferença é o tamanho do público que vc afeta, mas a indiferença pelos sentimentos e vida alheia é a mesma.
Agostinho Signorini Mas isso não tem nada a ver com preconceito ou discriminação. Nem todo o gosto é construído socialmente como muitos dizem, e mesmo os que são não deveriam ser vistos como ofensa, porque o que eu prefiro ou não só diz respeito à mim. Preferir loira do que morena não é racismo.
As nossas preferências são criadas a fim de manter um certo controle de seletividade...MAS, a partir do momento que isso começa a EXCLUIR DEMAIS alguém ou um grupo, aí já é caso pra rever seus (pré) conceitos.
Cara é incrível como o discurso de vcs é contraditório . Uma hora vcs falam : A gente não escolhe ser homossexual , a gente apenas nasce . Dois minutos depois dizem : ahh mas o padrão de beleza é sim uma construção social , não é uma coisas que nasce com a gente. Decidam-se . Quando é conveniente pra vcs , vcs falam uma coisa e quando não é, falam exatamente o seu contrario .
Não tem nada de contraditório, João. A questão debatida nesse vídeo são os padrões de beleza e sua construção social, que envolve legitimação de algumas características em detrimento à outras. Nesse caso, somos submetidos desde o nascimento ao padrão eurocêntrico de beleza, que valoriza o branco, o alto, o magro, cabelo liso etc. Nosso vídeo quer mostrar que esses padrões podem ser desconstruídos com uma postura mais crítica.
A orientação sexual não é uma questão de gosto. Ela envolve aspectos psicológicos, afetivos e sexuais que as pesquisas que temos mostram que não podem ser mudados e, se não são inatos, surgem muito cedo. Sua origem, se é uma construção social, condição genética ou uma soma dos dois, permanece um mistério pras ciências que se debruçam sobre isso, então fica difícil debater. Nesse caso, o que temos é a vivência de cada um e ela diz que a maioria se percebe assim desde muito cedo e que jamais teve controle sobre isso.
Não é contraditório porque as duas coisas falam sobre aspectos diferentes do comportamento.
Gente, me explica:
Como a minha opinião pode estar errada sobre o meu PRÓPRIO gosto?
Eu não consegui concordar com a idéia desse vídeo, gente.
Vou contar algo aqui:
Tem um carinha com quem converso há algum tempo e estou interessada. Papo vai, papo vem, ele me falou um dia que as gordinhas fazem mais o tipo dele. Ok. Eu sou magrela. E ai, devo achar ele preconceituoso e achar que a opinião a respeito do GOSTO dele tá errada? Não, né? Por que então, o inverso é considerado errado?
ps: lembrando que estamos falando especificamente de ''gostos pessoais''.
Oi, Andresa, tudo bem? Achei interessante seu comentário, então posso dizer mazomenos o que eu penso sobre?
Eu entendo que, por exemplo, um cara que diz preferir mulheres gordas é diferente de outro que diz preferir mulheres magras, porque observando o padrão vigente de aparência, de pessoa vista como bem sucedida, como saudável, como merecedora de olhares e atenção, tal tal tal, esse padrão não abraça a mulher gorda. A exclui, na verdade.
Essa preferência, como esse seu amigo chamou, por mulheres gordas, inviabiliza o relacionamento dele com mulheres magras, por exemplo? Acho que mesmo que a resposta seja afirmativa, eu ainda não consigo ver com simetria essa "preferência" como preconceito, pois a mulher gorda (assim como a negra, assim como a trans), esta à margem dessa preferência, então optar por ela não é oprimir a preferência, pois vejo a preferência como "inoprimível", hehehe. Ficou confuso, né? Mas eu sou confusa mesmo...
Oi Andresa! Na minha opinião quando você se permite conhecer outras pessoas, sem pré julgamentos, você pode descobrir que o que você acreditava ser o certo, estava completamente errado, seu amigo pode gostar de gordinhas e acabar descobrindo em uma magra o grande amor da vida dele, basta a pessoa se permitir.
Ingrid de Souza Lourenço Southstar silva Oi gurias, tudo bem? Obrigada pelos comentários. :) Juro que entendo o que vocês querem dizer, mas mesmo queimando a cachola haha ainda não consigo concordar. Se eu entendi direito, o vídeo foca no ''gostar'' no sentido ''atração'' pelas pessoas, certo? Eu não consigo ver o erro em quem tem ''preferencia por'', sabe? Bizarro e preconceituoso é quando alguém não se aproxima, nem por amizade, nem no trabalho, nem na vida no geral, de determinadas pessoas por elas estarem fora desse tal padrão de beleza(ou padrão do que for) imposto pela sociedade, isso sim.
Andresa Guimaraes .. sem querer me intrometer, mas de certa forma me intrometendo.. kkkk... o que o vídeo quis dizer foi que você se aproximar ou se simpatizar por apenas um padrão de beleza ja é uma forma de preconceito, pois se eu não me relaciono com pessoas negras, por exemplo, quer dizer que eu ja tenho uma pré opinião sobre o que vem alem da aparência daquela pessoa, como por exemplo,compotamento e indole . assim foi a forma que eu entendi. bjs
Andresa Guimaraes o vídeo fala que essas preferências são construídas, e não naturais da sua vivência. construídas pelos padrões estéticos que se desenvolvem, pela moda e etc. e esses padrões são extremamente excludentes. todos sabemos que o indivíduo tem grande parte do seu "eu" formado pelo meio em que vive, então seu gosto foi SIM moldado pelo meio em que você se formou, por isso ele dizem que se você tem uma determinada preferência você pode tentar abrir a mente e pensar o porque. não quer dizer que ela está errada, que você não pode preferir, mas talvez ela exista simplesmente pela falta de contato com pessoas diferentes, ou por preconceito mesmo (todos temos de algum modo). e sobre a opinião, que ele comentou, é que muita gente discute assim "não importa, essa é minha opinião" e isso não é um argumento válido, né hahaha não quer dizer que você não possa tê-la :D
Maravilhosos! Amo vocês!
De um tempo para cá eu percebi que eu só me "interesso" por um perfil muito parecido de pessoas, coisa que eu nunca tinha percebido antes, sempre tem uma semelhanças de uma pessoa com a outra. Isso é um problema gente? Será que eu não estou me abrindo para novas possibilidades?
Quantas pautas EXTRAORDINÁRIAS! Problematizar pode ser a solução afim de nos revermos e entendermos as construções sociais a que nos submetemos de forma direta e indireta.
Adoro canal das bee!!!
Gostei do video. Parabéns muito bom.
Muito bom!
muito bom!! arrasaram!
Que vergonha de alguns comentários aqui... Parabéns ao canal pela vídeo! É disso que precisamos, um ativismo LGBT cada vez mais interseccional, um ativismo que não se perca na hipocrisia de lutar apenas num círculo, uma ativismo que tenha como norte o ideal da empatia humana, o abraçar o diferente em todas as suas vertentes. Meu sonho é o dia em que todos percebam essa necessidade, de assumirmos nossa liberdade. É essa a substância de todo movimento de resistência, a luta por liberdade, em qualquer forma. Orgulho e mais orgulho de vocês! Nem tudo está perdido.
liberdade não é liberdade de escolha também?
Não acho todos os tipos de garota atraentes, TENHO QUE ACHAR pra não ser taxada de preconceituosa?
Achei ótimo o vídeo trazer esse debate todo xD
Tem diversos comentários interessantes, e mesmo o vídeo sendo antigo, o debate continua.
O que penso sobre tudo isso é meio parecido com uma criança que não come frutas legumes e tals antes mesmo de experimentar, tipo eu não vejo problema a pessoa ter uma preferência nesse padrão branco, mas a pessoa não pode se limitar a somente isso, tendo conclusões a respeito de outros tipos de gente antes de conhecer, falar "eu não gosto de gente gorda" sem ao menos ter experiências com essa gente é meio equivocado, eu curto todo tipo de pessoa, umas mais do outras e não vejo problema nisso, eu só acho que simplesmente descartar alguém por conta de um traço físico errado...
Ótimo vídeo.
Second.
Eu Particularmente Prefiro Homens Brancos Pra Me Relacionar Afetivamente E Sexualmente Mas Eu Respeito Gente De Todas As Cores Logo Eu Sou Obrigada A Respeitar Todo Tipo De Pessoa
Que vídeo maravilhoso !!!!!!! Que o mundo assista e se descontrua.
A Debora precisa participar de mais vídeos ♥ Adoro essa guria.
Wow! Curti muito esse video Pq eu penso exatamente como vcs. Bee vcs são chic e inteligentes xxxx
Eu ADORO um padrãozinho!
*****
maravilhoso esse vídeo, temos que nos desapegar dos padrões e começar a gostar das pessoas pela sua essência e não pela sua forma
Não gostei muito desse vídeo. Creio que entendi o que vocês quiseram defender, mas achei que o modo como o assunto foi colocado não caiu muito bem. Ficou parecendo que as pessoas não podem ter preferências sem que se sintam preconceituosas, sendo que isso não é verdade.
Talvez se o assunto fosse abordado de um modo mais parecido com a última questão levantada (4:03), o objetivo principal teria sido atingido de modo mais eficiente. Também foi legal lembrar alguns de que a opinião de alguém pode ser discutida sim e descontruída se necessário... Acho que esses que dizem "é minha opinião" e ponto na verdade têm é preguiça de pensar e medo de mudar, sei lá rs.
Muito legal o vídeo de vocês, e realmente eu percebo que existe essa reprodução de esteriótipos sociais produzidos pela mídia. Postei em meu facebook algum tempo atrás um texto que falava algo exatamente igual ao do conteúdo do vídeo e concordo muito. Entrei em discussão com um amigo negro, que após eu postar este texto, veio me relatar e argumentar que muito do texto era realidade, que ele passava por dificuldades, então, o indaguei sobre qual o tipo de mulher que ele gostava? Ele relatou exatamente o que foi dito no texto e no vídeo de vocês, uma mulher branca de olhos claros e todo o blá blá de "beleza social" assim ele sendo negro percebeu que ele também estava preso a busca de beleza no padrão social e alegou-me o que muitos falam, que a mulher negra não é bonita, discutimos muito sobre o assunto e acredito que ele percebeu que ele mesmo sendo negro não lhe dava o direito de escolher SOMENTE as mulheres brancas e de padrão de beleza social devem ficar/transar/namorar com ele. Esse assunto é complicado, pq vemos apenas o lado que é da pessoa que é fora dos padrões de beleza reclamando por não conseguir o padrão de beleza e quando surgi outras oportunidades para estes(não entrando nos padrões de beleza), eles rejeitam/reclamam por não pertencer a este grupo o que não lhes dão exclusividade. Acredito que essa conversa com meu amigo melhore a visão de muita gente que acha que por ser negrx/gordx/baixx/narigudx/etc deva ser obrigado a "obter" pessoas de padrões de beleza, mas que sim, todo o "feix" ou "bonitx" goste de pessoas pelo seu contexto geral e não pq esta pessoa lembra o artista tal que saiu na capa da revista tal de tal mês. Espero que tenha contribuído de alguma forma. Sucesso para vocês e sempre que posso acompanho o trabalho de vocês. Abração e Beijão
Débora a melhor pessoa 💜💜😍
Adorei! Eu, quando conheci meu namorado, a primeira vez que o vi pensei que ele era mais gordinho do que pessoas que fiquei antes, mas eu me dei uma chance de conhecer a pessoa, abri minha mente, apesar de qualquer preconceito, tanto de minha parte, quanto do que ele sofre, ou ainda do que sofremos, como um casal que tem corpos diferentes, e hoje to noivo, com a pessoa que amo e que me faz mais feliz do que eu pensava que poderia ser! Eu sempre tive medo que nunca acharia ninguem, e achava que um namoro, um casamento, uma familia nunca seria pra mim e hoje eu vejo que se eu fosse cabeca fechada na noite que conheci ele, hoje eu nao teria nada do que tenho de mais preciosos
ihhhhh, aí vcs viajaram. Isso é cientifico, vc procura alguém que seja diferente de vc pra sua "prole" ser mais forte.
Eu gosto MESMO de homens loirinhos de olhos azuis, PORQUE eu sou PARDA! Meu último namorado era russo. Super branco, alto, de olhos azuis, ele gostava MUITO da minha cor de pele e olhos porque não exiscte na Russia.
Porém, é a primeira impressão. Tive três namoros sérios, Um com esse russo, os outros dois totalmente diferente do "meu" gosto... TOTALMENTE!
Ananda D'Aquino
Esse argumento é muito Darwiniano pra mim... A gente é muito mais do que animais pra seguir simplesmente nosso instinto (bom, pelo menos muuuuitos dos animais). Eu sei que o instinto ainda guia muito a gente, inegável. Mas a gente sabe que a gente tem muito mais do que isso e pode usar pra melhorar o jeito que a gente pensa xD
Vitor Bueno tem um documentário chamado ciência do sex appel, tente achar na net. Vale a pena
+Pedro Ribas agora vc foi preconceituoso, rapaz. Negros não tem simetria? Você já viu um negro, negro? Em Frankfurt conheci alguns, afinal, quem aguenta 10h de conexão? E te digo que dei um selinho num deles tamanha beleza do rapaz, esperando um beijo, mas ele n deu... Eu sou mestiça, e nada simétrica, mesmo assim, sou considerada bonita...
+Pedro Ribas manda o link aí dessa pesquisa
+Pedro Ribas kkkkkkkk "NEGROS PUROS NEM COMO GENTE SÃO CONSIDERADOS", Usando esses argumentos vc perde totalmente a razão.
Que pesquisa é essa que fala tanta bobeira? quero saber. tem como mandar o link?
Muito bom o vídeo, estou pensando em muitas coisas agora.
Permita-se!!!!!
super concordo, mas muita gente entendeu como " vc esta errado em dizer q nao gosta de algo ", nao gente, nao foi isso que falaram, eles apenas aconselharam vcs a repensarem pq vc n gosta daquilo se é por apenas nao gostar ou por um padrão implantado pela sociedade ou pelo seu pequeno circulo social, mas se vc repensar, experimentar e continuar sem sentir atração por alguém branco, negro, alto, baixo e etc, ai tudo bem, pq ai vc teve certeza q é realmente seu gosto, que vem de vc e não dos outros, acho ridículo eles terem q ficar explicando essas coisas ou alguém ter q explicar por eles, gente interpretação de texto é ensinada pra isso.
Gosto do canal mnas vocês foram tristes em escolher esse texto para a temática de hoje. Você está simplificando em um texto de 4 minutos uma construção social histórica, de centenas de milênios e que tem bases biológicas claras, comportamento, psicologia e qualquer outro ramo da ciência que trate com relações entre animais foi simplesmente esquecido nesse vídeo. Vocês estão sendo preconceituosos com a diferença de opiniões.
Vocês não devem pregar a obrigatoriedade do amor ao outro. O RESPEITO devia ser pregado. Dar abertura para uma cultura ou outra é questão de educação, de influência cultural na formação da pessoa e isso tem que ser respeitado, o que vocês não fizeram nesse vídeo.
APLAUSOS!!!!! :D
Ribamar Lima Você poderia me indicar um vídeo/texto/pesquisa (respeitável, pode até ser em inglês) para eu ler mais a fundo sobre o assunto ? Um dia eu tive uma discussão feia num grupo do Facebook por causa de preconceito/"preconceito" contra Negros, e gostaria de saber do que se trata sobre essas teorias/esses fatos.
João Carlos Estou no momento lendo um livro que trata de uma das maneiras como isso eh tratado. Chama Pensando rapido e devagar (Thinking fasd and slow), do Daniel Kahneman. Ele trata da maneira como o cerebro constroi algumas ideias, inclusive de conceitos e preconceitos. Outro bom tlivro que pode dar uma luz sobre a maneira como naturalmente construimos conceitos eh escrito pelo Leonard Mlodinow, o nome do livro eh Subliminar, e trata das imagens que chegam a nos e como somos programados a entender, e assim podemos levar essas ideias a construceos memeticas. (peco desculpas pela falta de acentos, estou escrevendo em um pc de teclado em ingles ainda sem as configuracoes corretas).
Ha alguns videos que tratam sobre isso, em canais como o do Pirula e se nao me engano, um video do nerdologia trata sobre isso.
Espero ter ajudado.
Ribamar Lima Eu que agradeço :3. Estou num momento meio ocioso na minha vida, e simplesmente não consigo me concentrar em ler legendas nem de seriado, mas sinto que isso é importante. Já ta na lista das coisas que necessito fazer nas próximas semanas.
EU AMO DEBORA!!!!!!!!!!!!!!
parabéns, fizeram um otimo trabalho.
Bom, ao meu ver, o que o vídeo quis mostrar não é que se abra mão totalmente de tuas preferências, mas vez ou outra tentar abrir a mente e abrir exceções para pessoas um pouquinho diferentes dos seus gostos, que talvez estejam precisando ser um pouco mais visadas, uma vez que você as conheça bem, consiga se ver ficando/ namorando com ela e já não haja motivos para não dar uma chance. Não abrir mão de certas preferências é não quebrar os próprios protocolos, o que traz sofrimento e exclusão a quem já esta fora desses padrões de preferência estéticas. Depois algumas pessoas ainda estranham o porquê certas pessoas estão sempre sozinhas ou com maior dificuldade em arrumar ou manter relacionamentos, mas nem questionam o que de fato estaria causando isso, simplesmente as culpam, o que as faz se sentirem ainda mais um lixo, reforçando a sensação de incompetência, o que é muito injusto sentir uma culpa que não existe, e as mesmas acabam tentando fazer um esforço hercúleo pra ser quem não são e tentam até mesmo abrir mão de certas características inatingíveis (físicas e de comportamento) só pra tentar atingir um padrão que agrade mais a todos, mas mesmo assim permanece excluída e todo o esforço passa a ser em vão. E todo esse estresse e complexo de culpa desnecessários por causa de padrões pré determinados, criados para privilegiar um determinado grupo, como a Débora falou. Desse jeito "nascem" os "forever alone" ou celibatários involuntários /definitivos, justamente por falta de opções, pois estes estarão sempre sozinhos por exclusão social enquanto os demais privilegiados por sua beleza estarão sempre acompanhados de alguém. Gente, isso não é engraçado, é algo muito triste mas é um assunto que muitos evitam tocar, preferem fugir e culpar alguém ou taxar a pessoa de fresca, insegura e vitimista, mas a própria sociedade faz com que ela perca auto estima e credibilidade em si mesma por exclui-la e não permitir que ela se sinta amada, valorizada e desejada como qualquer outra pessoa normal.
Débora é muito inteligente
Aonde tá o botão de "Gostei" 100.000.000.000.000 vezes???
Maravilhososss