Eu como ex pastor do sistema RELIGIOSO, acho esse professor extraordinário pois ele ensina sem o viés religioso... Isso faz muita diferença e traz de fato um ensino com mais clareza e riqueza nos fatos. PARABÉNS PROFESSOR!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@dinoramoreira3959 Eu ñ lembro de nenhuma passagem da Bíblia, que Jesus instituiu o pastorado e demais títulos... Na vdd não lembro mesmo, se vc já vou alguma passagem dessas me dá a referência que quero dá um analisada!!
@@elonsantigo514 Tuas ovelhas ?? Estás a brincar com minha inteligência?? Suponho que vc não sabe nem o verdadeiro significado, cultural dessa passagem, pois quem fala isso... Realmente desmontra ñ conhecer a cultura judaica e seu contexto da época. Acorda! Pois o próprio Jesus disse: Não fui enviado, se ñ as ovelhas perdidas da casa de Israel... Alguém aqui se encaixa nesse contexto? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Povo tem acesso ao conteúdo Bíblico, mas a maioria não tem capacidade intelectual de interpretação, pelo menos o mínimo entendimento que a maioria não tem. De fato, isso é uma situação muito triste. Sem falar que essas igrejas sobrevivem de mentiras, aí eu que tenho que se converter?? Reveja seu conceito, se é que de fato vc seja um verdadeiro cristão, algo que de fato, acho muito difícil alguém ser.
Se, no entanto, a lei de Moisés tem a mesma relação (em termos de sua posição) com os homens de hoje como tinha antes de Cristo vir, então ela não foi cumprida, e Jesus falhou em sua missão. Por outro lado, se o Senhor realizou o que Ele veio cumprir e a lei foi realmente cumprida, então ela não é uma instituição jurídica vinculativa para os hoje. Além disso, se a lei de Moisés não foi cumprida por Cristo e, portanto, ainda permanece como um sistema jurídico vinculativo, então ela não é apenas um sistema vinculativo parcial. Pelo contrário, ela é um sistema totalmente obrigatório. Jesus disse claramente que nem um "i ou um til" (representantes das menores marcações do hebraico) passariam até que todas as suas palavras fossem cumpridas. Por conseguinte, nada da lei era para falhar até que tivesse alcançado seu objetivo por completo. Jesus cumpriu a lei. Jesus cumpriu toda a lei. Esse texto explica bem o mal entendido feito que Paulo falaria contrário do que Jesus disse.
A Questão apontada por você é interessante, mas entra em um problema com os próprios textos. Se a Lei precisava ser cumprida por Cristo para não mais ser seguida pelos cristãos, as resoluções do Concílio de Jerusalém são inúteis. No Concílio fica claro que os Gentios não estão obrigados a seguirem a Lei como os Judeus pelo simples fato de não serem Judeus. Pq então a Lei precisa ser cumprida para não ser seguida? O Professor quer apontar justamente isso em seu vídeo, de que existiam duas (ou mais) teologias no cristianismo emergente, sendo que a teologia de Paulo venceu as outras.
Muito boa a sua explicação para esse que se diz professor ,o que acontece com esse rapaz ele não recebeu o ESPÍRITO SANTO por adoção para entender , que Jesus Cristo foi o que tinha que vir para cumprir todo a lei para introduzir a GRAÇA , que e um favor imerecido , um exemplo disso e a introdução da Santa Ceia no lugar da Páscoa , sinalização um novo pacto ,eu espero que esse rapaz se converta a JESUS CRISTO antes dele sair desse plano material.
@israel ornelas Ele tem mesmo uma Boa didática, porém Algumas coisas ainda omitiu. Paulo não inventou uma nova Teologia, o Que Ele Fez foi pregar ao Cristo ressuscitado, que já era testificado pelos Apóstolos antes de Ele Crer na Ressureição.
- MEU nome é Marconi, tenho 62 de idade e já li a Bíblia toda duas mil e cem vezes, com a ajuda de Jesus de Nazaré : "sem mim nada podeis fazer ", disse ele (João 15: 5)!!! Não é de agora que os ateus tentam negar e destruir a veracidade das Escrituras Sagrada tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento!!! Jesus de Nazaré profetizou, que tudo que ele disse no Novo Testamento bíblico, incluindo os escritos apostólicos : "jamais passarão " . Esse professor aí morrerá, como muitos ateus também já "passaram " , e, com certeza o Novo Testamento da Bíblia mesmo que passe 100 mil anos estará presente no mundo!!!
@@marconemariano3965 engraçado vc falar que as pessoas que não acredita no jesus morreram e morrerão. Como se os cristãos fossem imortais! A história conta algo interessante sobre o fim da vida de todos os seguidores do jesus, todos obviamente morreram e, cada um deles morreram de um jeito, mas nenhum morreu em paz. Diferente do verdadeiro povo de D'us, os profetas morreram em paz, com excessão do profeta Isaías. O que mostra que; seguir jesus é seguir para a condenação.
Esse vídeo certamente é um dos melhores vídeos feitos sobre o papel de Paulo x Jesus no cristianismo. Não são todos os cristão que estão prontos para assisti-lo. O fato de várias cartas paulinas terem sito escritas antes dos evangelhos (influência teológica das cartas nos evangelhos) muda totalmente o entendimento do panorama interpretativo do NT.
DA PARA VER ISSO QUANDO QUANDO ALGUÉM COLOCA PAULO X JESUS COMO ASSIM ESTÁ PAULO CONTRA O DONO DA IGREJA? O MESMO JESUS QUE SE MANIFESTOU A PAULO SE MANIFESTOU A DANIEL , E A JOÃO EM APOCALIPSE CAP.1 ELE É O MESMO ONTEM , HOJE E ETERNAMENTE. O QUE CONTECEU NA PLENITUDE DOS TEMPOS É QUE JESUS GLORIFICADO , SE MANIFESTOU HUMANIZADO , POIS ASSIM ERA NECESSÁRIO. JUSTAMENTE PARA QUE COMO CORDEIRO DE DEUS, EM LUGAR DOS CONTINUOS SACRIFÍCIO SE OFERECER UMA VEZ E PARA SEMPRE PELOS QUE SÃO FILHOS NA FÉ COM ABRÃO. JUDEUS E GENTIOS.
depois de td ainda vc e crista? nao percebe q jesus e fake romano c ajuda dos gregos que eram dominados pelo imperio romano? vai ser idolatra ate quando?
@@betomar1021 olá, amigo. Se você entende como idolatria uma relação espiritual com ser que acredito ser a encarnação de uma força inicial e soberana. Sim, pode me chamar idólatra, embora discorde de ti. Todavia, você nunca poderá me acusar de ser um fideísta, ou seja, alguém que é cego numa fé. Não à toa sou inscrito no canal e concordo com o que acho coerente. Isso mostra que escuto tudo e não sou quadrado a ponto de desprezar todas as possibilidades. Talvez idólatra seja aquele que se fecha nos discursos filosóficos e teóricos e vira amante de rebeldias sem causa, como gastar energia para provar a inexistência ou a farsa de Jesus; vira soldado do ateísmo e não consegue entender que está também num sistema idólatra. Não estou dizendo que é você, entenda bem. Um abraço cordial desse cristão rs!
@@brunotorres6637 SOU EX CRISTAO, QUASE FUI PADRE, ESTUDE HISTORIA DA HUMANIDADE, DOS IMPERIOS, BUDA, MITRA, ZOROASTRO, REI DO SOL , VEJA AS 10 MIL ERROS DA SUA BIBLIA, ACREDITO HJ NO DEUS UNICO E NAO MAIS NO MESSIA DE ROMA FEITO COM AJUDA DOS GREGOS DOMINADOS POR ROMA, NAO FALO P SEU MAL, USE O CEREBRO Q DEUS NOS DEUS, MAIS UMA VEZ N FALO POR MAL, QDO VC DESPERTAR VAI VER Q QTO MAIS VER COISAS DE JESUS MAIS VAI ACHAR BIZARRO E PEGARA NOJO, SAIA DA MATRIX, POR ISSO SOMOS DIFEENTES DOS ANIMAIS, DEUS NOS DEUS UM CEREBRO PENSANTE, ANTES DA FÉ VEM O CONHECIMENTO AMIGO...CONHECIMENTOOOOO
@@betomar1021 kkkk, boa, amigão. Gostei do "Deus nos deu um cérebro", pode acreditar, amigo, tenho um. Obrigado por me esclarecer que você quer o meu bem. Nesse caso, espero que possamos ser amigos. Fique à vontade para falar do que quiser comigo. Abraço.
Excelente estudo para melhor compreensão do situar dos escritos de Paulo, um ex-fariseu convertido por Cristo e chamado a ser coluna fulcral da Igreja que Jesus disse que edificaria. Lembremos as palavras de Jesus no seguimento daquilo que em João 3 procurou fazer Nicodemos comprender: "Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?" (verso 10) Óptima qualidade de som. Parabéns, professor.
O grande problema dos historiadores e dos teólogos é de não compreenderem que Jesus histórico era judeu e estava adstrito aos judeus e por conseguinte tratava das complicações e impossibilidade de os homens guardarem a lei mosaica. Já o Cristo ressuscitado era além-mar, aquém da fronteira Israel-mundo. A incumbência dada a Paulo foi justamente esta: de ir além, alcançar os gentios.
“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..." Isso se refere à expiação e está no Evangelho.
Está no evangelho, mas quando foi escrito lá?! ... ou inserido deliberadamente, aquando da elaboração de uma cópia baseada na adulteração de uma cópia anterior. Todos os evangelhos foram escritos bem depois da morte de Jesus e os primeiros deles foram escritos por seguidores de Paulo. Da igreja de Jerusalém, dirigida por Tiago, o justo, irmão de Jesus, não ficaram quaisquer escritos, mas é bem claro da fontes que temos, até dos Actos, que continuaram a seguir a lei Mosaica e a frequentar o templo, até à destruição de Jerusalém. Entretanto, o Cristianismo pagão de Paulo tinha-se espalhado pelo império, acabando por aconchegar-se no colo do Imperador Constantino, mas em luts como outras versões neo-platônicas, ditas hereges, como as correntes gnósticas. Para estas brigas, a perspectiva do Jesus Messias JUDEU, da igreja primitiva de Jerusalém, tinha ficado enterrada lá, sob os escombros do templo. Mesmos nos textos "contra os hereges" dos padres das igrejas posteriores ao Concílio de Niceia, eles não perdem muito tempo a descartar os ebionitas que consideram um ramo do judaísmo, logo não cristãos.
@@jacquelineheirich680 Onde vc conseguiu as cópias em gregos traduzidas corretamente? As vezes eu quero pegar alguns versículos e comparar com a Bíblia que eu tenho mas não acho em grego
@@Galdino_77 , jogo fora qual bíblia? É que há várias, todas diferentes, com omissões, acrescentamentos e nalguns casos, traduções deficientes. Além disso, algumas versões "aprovadas" por imperadores, reis e concílios e bispos, contém entre 71 e 88 livros (a que tem mais livros, 88, é a etíope que inclui alguns apócrifos e outros textos que não foram incluidos por Clemente, bispo de Alexandria que fez a primeira lista de livros "aprovados". Assim se com jogar fora a minha bíblia você se refere à versão aprovada pelo rei Jaime I de Inglaterra, ou a versão dos franciscanos, já joguei. A propósito, você já leu os evangelhos e outros textos gnósticos, achados em Nag Hamadi? Então leia, mas antes é bom ler Platão e Platonino...
Jesus Cristo..salvá,,liberta,,cura,, e leva pra mora no céu. AMÉM..teologia faz muita confusão numa dimensão descoecida mas sempre que tar certa..pos minha teologia é essa Jesus Cristo salvá...
Ótimo vídeo, como sempre, realmente sua didática é muito boa, sua abordagem faz muito sentido, não discordo da proposta desse em particular, mas fico pensando o seguinte: Aceitamos que Paulo de fato seja mesmo o "criador" do Cristianismo e tenha uma mensagem até distinta, a questão é... ao constatar esse fato, criamos um questionamento profundo acerca das motivações de Paulo, ou seja, sendo quem ele era, fazendo o que ele fazia, porque Paulo assumiu então esta "missão"? Que ressuscitado é esse que move Paulo? Qual a vantagem que Paulo viu em escolher este caminho?... Ao afirmar que Paulo é o "Pai" do Cristianismo não estamos atestando algo maior? grato.
4 anos do seu comentário, nem sei se verá, mas pense que um homem que transparece sua visão ou seus valores para alguém ou para alguma comunidade, filosoficamente e historicamente se torna relevante, pensa comigo, você faria algo hoje para que seu nome fosse ecoado a dois mil anos depois? Não sei você, mas eu faria, mesmo não estando vivo, conotar certa importância na vida de bilhões de pessoas seria algo que me agradaria, não sei se fui claro, mas tente abordar desta forma.
@@matheusmaciel1139 Eu entendo o ponto, mas não cabe ao contexto de Paulo. Paulo não poderia ter a menor ideia de que a “sua filosofia” seria tão influente assim. Outro ponto é que faria mais sentido Paulo entregar a sua vida em defesa do judaísmo e na perseguição dos cristãos.
E quem garante que essa pessoa do vídeo está certa? Você acha ele inteligente,.porque você corrobora com a visão dele. Simples assim Quem pode garantir que ele está correto?
Se o apostolo Paulo disse: "eu recebi do Senhor" e Jesus recomendou aos discípulos "fazei isto em memória de mim". Então estamos falando da mesma pessoa, ou seja, Jesus. Na minha opinião tem algo muito semelhante nessas duas frases, isto é, elas se complementam, a diferença é que estamos falando de um Jesus humano e a outra frase pelo mesmo Jesus divino. Antonio Carlos - Manaus
é interessante ver que há evidências que apontariam para o cristianismo ter sido fruto das revelações ou interpretações de Paulo,mas acaba deixando uma dúvida: Se foi assim, como os apóstolos que lidaram com Jesus histórico se mantiveram aceitando Paulo na comunidade e não alertaram a ninguém sobre essas ideias? e por quê nos escritos bíblicos é registrado que Pedro inclusive afirmava para as comunidades que o que Paulo dizia eram palavras de sabedoria,ou seja, por quê justo Pedro que conviveu com Jesus e tinha responsabilidade de orientar e aconselhar as comunidades prioritariamente ia concordar em divulgar uma pessoa que falava coisas contrárias ao que Jesus disse?
Sua dúvida é correta. Na verdade, Paulo entrou em atrito com a igreja de Jerusalém, que não aceitava sua visão de Jesus. Por duas vezes, Paulo se comprometeu com as diretrizes de Jerusalém e nunca cumpriu. Com a destruição de Jerusalém no ano 70 dC, rompeu-se o elo e Paulo ficou livre para interpretar Jesus como quis.
Insight interessante sobre as raízes do cristianismo. Tirando o objetivo da salvação e da eucaristia advinda de Paulo, o que sobra como objetivo da vinda de Cristo oriunda dos evangelhos? A parte interessante é que quem é Cristão gentio criado já com essa compreensão do NT como temos hoje, geralmente acaba interpretando os evangelhos e os escritos de Paulo como estando em perfeita harmonia, muitas vezes ignorando tais conflitos.
Essas diferenças sobre Jesus e o livro de Matheus e Paulo são cristalinas, haviam dois públicos, judeus e gentios , e uma nova visão acerca do apóstolo dos gentios em relação aos extremistas da lei , acredito que ele assim como Jesus revolucionou a teologia da época aplicando para os gentios um fardo leve e julgo suave , todavia não vemos nenhuma reprovação do eterno em relação aos ensino do apóstolo , Sempre acompanho os estudos aqui e aprendo casa vez mais .
@@DanielOliveira-zq4ve Pra vc q não crê em Yeshua,pode ser...Alem do mais...Foi profetizado pelo profeta Isaías que Yeshua seria rejeitado pelo seus!!! Olha a professia sendo afirmada!!! Vc é um seguidor de cristão pelo q vi nos seus últimos comentários... Peocura viver essa vida,porque de acordo com os versículos acima, é só essa mesmo q vc terá... A outra vida após a morte... É Yeshua que julgará...vc disse q minha fé é sega... Veremos no soar da trombeta! Q YAh em no de Yeshua,tenha misericórdia de vc e de todos q nega Yeshua o Mashiah!!!
@@aquarismojumbohobby3721 estuda coleguinha. Isaías nunca falou de Jesus, vocês que gostam de atribuir a ele tudo que está no AT. Já acreditei como você, mas graças a Deus me libertou do sistema. Esse sistema religioso faz lavagem cerebral, as pessoas falam a verdade, mas você nunca encherga, até que um dia resolvi estudar. Só estude amigo, e quem sabe os seus olhos abrirá...
@@aquarismojumbohobby3721 vocês dizem que jesus é Deus, mas como é Deus que orava pra Deus? Deus que precisou ser batizado, sendo que batismo era ritual pagão, ou não lembra que o voto era a circuncisão? Um Deus que precisa morrer, não é Deus! E ele nunca se chamou de Deus : Mateus Cap. 19 | ARC 17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Só estuda amigo, e se liberte
@@DanielOliveira-zq4ve Fé não se discute amigo...a Palavra se pratica!!! E uma última informação... Sou formado em teologia... Aprendi o q pastor e nem rabino sabe... Vc sabia q além dos 10 mandamentos,existem 624??? Está tudo no Pentateuco.... Yeshua Hamashia... 1Co 13:1,2 se vc não prática o amor,como será sua vida no Reino??? Pensa aí.... Até!!!
Bom vídeo, Jonathan. Mas faço algumas considerações. Como explicar então, o fato de Pedro que conheceu o Jesus histórico como você apresenta, e sustentar a mesma ideia de Paulo quanto ao fato de Jesus ter morrido pelo homens (1 Pe 1.1-25). Pedro parece trabalhar tanto o "imitatio Dei" quando diz: "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (vers.16) citando a Torah (Lv 20.7,26); quanto corrobora com as concepções de Paulo - a quem conheceu pessoalmente e aprovou seu escritos (2 Pe 3.15,16) - de um Messias que morreu para expiar os homens: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo" (vers.2). "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver [...], mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (vers.18,19). Portanto, o próprio texto expõe claramente uma ideia de "imitatio Dei" como de uma "morte expiatória". Falar diferente disso é tentar dizer que conhece dos escritos de Pedro mais do que ele mesmo. O que seria uma grande digressão. Coisa que um acadêmico deve evitar.
@@mareduric Pedro, mateus e Paulo foram Criados pelos Gregos? A ponto de criarem uma doutrina fundamentada em Jesus, e que tem coerencia com os ecritos judaicos? Os gregos então eram Judeus ou conheciam muito bem o judaismo em seus detalhes, fica dificil acreditar nessa sua idéia.
@@felipealves1394 e claro que usaram como base o judaísmo. Gregos e romanos juntos construiram o cristo. Claro que c ordem dos romanos pois os gregos eram os seus animalzinhos de estimação. Porém a Torah e a Tanak sao difíceis e so os judeus religiosos a dominam. Nos anos 1400 todas as bíblias do mundo foram recolhidas por conterem inúmeros absurdos e erros ...embora hj tbm rem muitos. Essw e um segredinho da igreja católica(iImpério romano). So ex cristao de familia super religiosa. Quase fui padre p vc entender...graças a Deus busquei e encontrei outro caminho.
@@mareduric Segundo o seu entendimento é: A doutrina Cristã foi Criada pelos gregos e romanos,isto é invenção. Criaram a teologia baseada no judaismo entretanto criaram a concepção do amor Agape, incondicional e o Favor de Deus, sem utilizar base alguma daquilo que eles conheciam na época, pois no contexto historico os romanos tinham uma mentalidade grega, pois. Mantiveram a cultura grega, e a politica romana. Conseguiram não só se basear mas fundamentar uma doutrina inteiramente judaíca excluindo totalmente as filosofias gregas? Baseando se nos profetas e profecias trazendo alegoria e interpretaçao acerca de um Deus unico, ( lembrando que eles creem em deuses), sendo contrario a tudo aquilo que o contexto historico para eles significavam. Parabens. O imperio romano criou uma nova religião monoteista e posteriormente obrigou os Cristão que eles converteram a se curvar dianta de uma estatua quando perseguiam os Cristão, aqueles que creram em sua supostamente invenção. Qual beneficio traria para a politica romana com isso? Porque Criariam uma religião monoteista se eles eram politeista? Voçê precisariam responder todas essas questões e muito mais.
. usaram a base do judaismo. Os gregos reféns dos romanos ajudaram na inversão. Qual motivo? E sério essa pergunta? Motivo que o Império romano estava caindo. Se vc nao sabe eles dominavam metade do mundo. E usaram a religião p continuar a exploração. Eles eram os Valdomiros, Edir Macedos, Rr Soares da época. Planinho nom que dura ate hj...mas a cada dia perde fieis p ouyras religioes e p o ateismo de rao ridícula q essa religião crista.
Como Paulo ensinou o oposto do que está em Mateus, pois em Romanos 3:31 Paulo diz que a Lei não deve ser anulada por causa da fé, e sim, confirmada. Paulo afirma que a Lei é santa e boa. O que há em Paulo é harmonia entre a Lei e a graça.
Professor sou membro do seu canal já alguns tempos e acho vc muito bom pra ensinar uma coisa muito bom interessante e que vc sempre na moral respeitando sempre os crédulo religioso das pessos e ass
@@gabrielacarmo2209 claro que nao amigo, o assunto era as questões relacionadas aos judeus que se alegavam de forma errada a lei de Deus e rejeitavam Jesus, faziam da lei o centro da sua espiritualidade ao invés de ser o criador da lei o centro, nao tem nada de lei cívil naquele contexto.
Não, mas sim somente dos ritos de dias de festas e algumas cerimônias cujo o Cordeiro do Pai já havia tornado sem efeito. "Eis aí o Cordeiro do Pai que tira o pecado do mundo e que ajuda o homem a guardar a Lei de Deus" "condenando o pecado na carne Humana" (mostrando que é possível o homem guardar a Lei, se este fizer como Ele fez). Como Homem guardou a Lei de Deus, aniquilando os ardis de satanás - o adversário dos do Céu e dos da Terra.
"A salvação vêm dos judeus" (do que foi dado a eles, mas não do que eles dos seus corações faziam e ensinavam a outros). Jesus chegou no momento certo, onde eles já estavam pondo vários fardos fora da Lei encima do povo e fazendo feio na vista dos gentios. Mas Jesus também apareceu por causa da Profecia, onde a nova aliança de sangue iria acontecer. E tal foi !
Jonathan, boa tarde, tudo bem? Sim, eu tbém tenho algumas restrições sobre Paulo, mas o que dizer sobre sobre João, a voz que clamou no deserto, que se refere a Jesus como sendo o cordeiro que tira o pecado do mundo?
@@karlhaddad249 Ele veio para os que precisam perdão para seus pecados, não veio para os NÃO pecadores. Se vc é não pecador vc não precisa do Senhor Jesus.
@@ExperienciasSaudaveis kkkk so eh pecador aqele q viola uma lei... como eu nao reconheco nenhuma lei crista obviamente nao sou pecador ,,para nao queimar os seus neuronios residuais explico, jesus eh a solucao para os problemas criados pela crenca em jesus
Pois é. Soa-me absurda essa história de que São Paulo diverge de Jesus Cristo. Basta pegar as escrituras. Esse é só um exemplo. Na última ceia Ele fala que dará sangue por nós. Inconcebível essa ideia.
Eu gosto muito dos seus videos, mas discordo, em partes, deste. Jesus era guardador da Torah Nevi'im Ketuvim, mas era altamente crítico das tradições judaicas, inclusive ele mesmo quebrou Leis das quais não cria serem aptas mais. A visão de Jesus para com a Lei Mosaica era bem menos dogmática do que as aplicadas naquela época. Portanto, o próprio Jesus tinha uma visão bem diferente do Judaismo como conhecemos. Ele, criado na Lei e sendo um rabi, violou voluntariamente inúmeras leis, principalmente relacionadas a convivência e aos ritos, porque segundo seu raciocínio, o judaísmo estava mais focado em tradições, dogmas e ritualística do que na essência da espiritualidade. Portanto, para Jesus, a Lei tinha uma visão mais espiritual e de estado de consciência. Em João 5:16 diz: "E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado." Acusado pelos judeus de violar o sábado, Jesus afirmou que "... o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" (Mc 2.27,28).
Gosto muito do seu trabalho, gostei muito desta aula. Contudo, como vc repetiu inúmeras vezes nesta apresentação, tais possibilidades são inferências, especulações; são possíveis, mas não necessariamente prováveis.
Fico triste porque em vários vídeos que vi suas análises levam apenas um ponto específico de vida e um visão focada em algumas passagens. Dificilmente os evangelhos iriam pregar um Cristo diferente de Paulo, porque, segundo a maioria dos teólogos acredita, Mateus e Lucas foram escritos baseados em Marcos e tanto Marcos quanto Lucas foram basicamente discípulos de Paulo, então seria muito estranho eles escreverem contra os ensinos dele. João vai dizer que Deus deu o seu filho para que todo aquele que nele crer, não pereça mais tenha vida eterna (acho difícil que "dar" signifique outra coisa além da morte de Cristo). O próprio Pedro (líder da igreja e dos apóstolos) vai dizer "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:2) e, obviamente, aspersão se refere ao sangue aspergido na arca para purificação dos pecados do povo. Os pais da igreja eram extremamente severos com a veracidade dos ensinos pregados (basicamente o novo testamento inteiro adverte sobre falsos profetas e falsos mestres). Se Paulo pregasse uma visão diferente da dos apóstolos, acredito que certamente haveria uma oposição clara aos seus ensinos, o que certamente não ocorre em nenhuma passagem bíblica, nem nos registros dos pais da igreja.
depois de td ainda vc e crista? nao percebe q jesus e fake romano c ajuda dos gregos que eram dominados pelo imperio romano? vai ser idolatra ate quando?
Mais um ótimo trabalho professor. Podemos observar o curso da história hoje e pensar "será que Paulo poderia imaginar que graças a ele, o que seria o mundo judaico cristão formou suas bases?" Me pergunto.
Olá professor! Ao descobrir seu canal, me interessei por suas aulas, e passei a assisti-las, todas muito boa, parabéns pelo conteúdo desprovido de influência religiosa. Gostaria que o Sr, fizesse uma pequena síntese entre o Jesus histórico, e o Jesus da fé! Mui grato,!
@Giselle5253 Pare e pense um pouco! Se você afirma que Moisés é um mito(logia), então o Antigo Testamento contém mitologia. Então lá vai a pergunta: Para que os Cristãos "roubaram" (não pediram e nem tiveram aprovação dos judeus) o Antigo Testamento dos Judeus? Só para engrossar o Bíblia Cristã ou sou para "Inglês ver"?
@Giselle5253 A Septuaginta é uma tradução do Antigo Testamento judaico (não autorizada pelos judeus). Isso é plágio e plágio é roubo! E se nessa Bíblia em que você acredita (que não é a original e nem é citada a fonte da tradução) contém mitos, fábulas e lendas, então você acredita em mitos, fábulas e lendas. Falta apenas você acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Saci Pererê...
@Giselle5253 Como é que ficou o meu comentário que você nem ao menos respondeu? Septuaginta é uma tradução do Antigo Testamento judaico (não autorizada pelos judeus). Isso é plágio e plágio é roubo! E se nessa Bíblia em que você acredita (que não é a original e nem é citada a fonte da tradução) contém mitos, fábulas e lendas, então você acredita em mitos, fábulas e lendas. Falta apenas você acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Saci Per
@Giselle5253 E quem é que escreveu os manuscritos do mar morto senão os judeus? O mar morto fica em Israel ou fica na conchinchina? E Jesus lia os manuscritos do mar morto ou do judaísmo rabínico? Não se esqueça que Jesus era judeu e ao mesmo tempo era rabino!
Boa tarde irmão a paz. Paulo tem pontos difíceis de se entender segundo Pedro, o apóstolo, o que mostra essa reflexão. Para compreender que aceitar Jesus é aceita-lo como REI da sua vida. Dessa forma temos que seguir ele... A graça é deixar de pecar pelo amor... Tenho um estudo de romanos que facilmente da para acabar com a idéia de que ele negou a lei. É só ler os capítulos inteiros... Paulo negou os 613 mandamentos.
"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei." Paulo de Tarso Gálatas 3:21
Olá professor, após assistir dezenas de seus vídeos encontrei esse em um formato mais antigo porém exatamente com o tema que eu tanto buscava. Justamente por ser em um formato antigo gostaria de lhe pedir que se possível o regravasse por gentileza esse mesmo vídeo porem já com o formato novo onde o senhor traz as escrituras em sua íntegra e com seus comentários Enriquece o nosso entendimento. Desde de já meu muito obrigado.
Excelente apresentação e explanação sobre o Apostolado de Paulo de Tarso..As 14 EPÍSTOLAS De PAULO (Original ou não) contém o Guia para uma vida Cristã de Excelência...ABBA PAI
depois de td ainda vc e crista? nao percebe q jesus e fake romano c ajuda dos gregos que eram dominados pelo imperio romano? vai ser idolatra ate quando?
Ótimo vídeo, muito rico e interessante. Meus parabéns. Professor, curto muito o canal do Icles, obligahistoria, e ele faz uma certa limpeza dos comentários ofensivos. E vejo que aqui aparecem muitos comentários agressivos e de baixo calão. Um que me chamou a atenção são os comentário de giselle 5253 . Obrigada por compartilhar conhecimento. Abraços
Engano puro: O apostolo Paulo recebeu os ensinamentos de Jesus ressuscitado, os outros apóstolos receberam os ensinamentos de um Jesus histórico, mas todos viviam em comunhão e harmonicamente quanto aos ensinamentos e ao conhecimento sobre o Cristo. Se o apostolo Paulo estivesse tirando esse Jesus de seu misticismo, os outros apóstolos, que recomendavam suas epístolas às igrejas, logo o parariam. Isso é ser desonesto
NÃO EXISTE JESUS HISTÓRICO, JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM ,HOJE.E SERÁ ETERNAMENTE, O MESMO CRISTO QUE SE MANIFESTOU A PAULO ,SE MANIFESTOU A DANIEL ,E A JOÃO EM APOCALIPSE CAP. 1 DEIXANDO OS TRÊS TREMENDO PELO PODER QUE VIAM ,O QUE EXISTE NA PLENITUDE DOS TEMPOS É O MESMO JESUS HUMANIZADO POIS ASSIM ERA NECESSÁRIO.
Silvio C.de Paula e a prova que o sr tem de tudo isso são textos escritos décadas depois da morte de Jesus? Como vc sabe que tudo que está ali aconteceu de fato?
@@fernando4885 TESTEMUNHAS OCULARES, ESSAS SÃO AS PROVAS, FOI EXATAMENTE POR ISSO QUE JESUS ESCOLHEU OS DOZE APÓSTOLOS, E OS ENSINOU PARA FUNDAR A IGREJA SOBRE O FUNDAMENTO QUE ELE OS ENSINOU. PAULO FOI CONVOCADO DEPOIS ( PORQUE ATÉ A SUA RESSUREIÇÃO OS GENTIOS ERA CONSIDERADOS IMUNDOS PARA OS JUDEUS DA LEI. ATOS CAP 11 A VISÃO DE PEDRO. ), PARA EVANGELIZAR OS GENTIOS, SOBRE OS MESMOS FUNDAMENTOS, A NÃO SER QUE AOS GENTIOS FOI DESOBRIGACAO O COMPRIMENTO DA LEI E OS RITOS JUDAICOS. (VIDE ATOS CAP 15). OCORRE QUE PAULO ERA FARISEUS DE FARISEUS, SEGUNDO A LEI, E ELES SE ACHAVAM OS MELHORES E GOSTAVAM DE SE EXALTAR PERANTE OS HOMENS PARA SEM GLORIFICADOS PELOS HOMENS, PARECE QUE ESSE É O MOTIVO DE ALGUMAS DECLARAÇÕES DELE, COMO FALAR QUE FOI ARREBATADO AO CÉU, SEM SABER SE FOI NA CARNE OU EM ESPÍRITO POR EXEMPLO. E O MOTIVO DE CRISTO LHE DAR O ESPINHO NA CARNE, PARA QUE ELE NÃO SE EXALTASSE.
@@fernando4885 A própria existência do cristianismo até os dias atuais já nos prova a veracidade de toda a historia. Todos os apóstolos que viram e viveram com Jesus testificam a historia e muitos outros que o viram também são testemunhas. podemos duvidar? sim, mas não adianta querer enganar mos a nós mesmos negando algo que pode de fato ter acontecido. Lembrando que toda a historia dos Judeus também esta recheada de fatos que parecem lendas, mas se for assim então, partiremos para o ateísmo.
Coisa irritante é ler um pesquisador sério ser contestado por "crentes" formatados em centros de lavagem cerebral chamados de "igrejas". Cara, se tu não foi ler os originais que restaram, não sabe ler em línguas antigas, cala para não lavrar auto atestado de bovino.
@@rodmark2534o Judeu é avarento por natureza, por isso esperavam um reino fisico e um rei fisico, e nao o reino espiritual. São tão apegados as coisas do mundo que a 2000 anos atras pararam no tempo. E mesmo supondo que veio na epoca errada; havia naquela epoca uma grande espera de um messias. Pode pesquisar.
@@Thewarg58 sua concepção é totalmente equivocada. o messias esperado nao era para um mundo espiritual. nenhum profeta falou sobre isso. outro equivoco é pensar qye o messias seria para as nações do mundo. o messias era somente para o povo judeu. no meu entendimento o messias veio como profetizado por isaias 11 jeremias 23 miqueias 5 zacarias 9 e malaquias 3. ele se chamava NEEMIAS.
@@Thewarg58 como assinalei o messias deveria vir entre o decreto de ciro 538aec e as profecias de malaquias 432aec.com exceção de daniel nenhum outro previu eventos para a epoca de jesus.
Por favor professor , me tire uma dúvida , qual foi o real propósito da morte de Jesus na cruz , já que nas suas análises não foi para perdoar os pecados da humildade e salvar a todos , para que ele veio independente dos escritos de paulo ?
EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DOS FILHOS NA FÉ COM ABRÃO , RESUMINDO DEUS TIROU OS PECADOS DE TODOS OS QUE TEM FÉ NELES. NEM TODOS OS JUDEUS SÃO FILHOS NA FÉ COM O CRENTE ABRÃO, MAS DEUS ATÉ DE PEDRAS PODE SUSCITAR FILHOS A ABRÃO, E ISSO ACONTECEU COM OS GENTIOS APÓS A SUA RESSURREIÇÃO, PORÉM IGUALMENTE AOS JUDEUS , NEM TODOS OS GENTIOS SÃO FILHOS NA FÉ COM ABRÃO . MAS OS QUE DEUS CHAMAR. ASSIM COMO OS ESCLHIDOS ENTRE OS JUDEUS, 144 MIL EM 70DC. DISSE JESUS ; " NINGUÉM PODE VIR A MIM , SE O PAI (DEUS) NÃO OS ENVIAR".
@@assissoteropolitano tudo o que alguém usa pra rebater a verdade argumentando com o novo testamento , cai em descrédito!O novo testamento foi manipulado pra ser ligado com o primeiro testamento a fim de parecer que as profecias do antigo testamento falava de jesus,e fora as mentiras inseridas
Os fatos: 1)Deus não precisa de sacrificos para perdoar alguem (Salmo 51) 2)Deus não pune alguem pelo pecado de outro (pecado herdado de Adão recair sobre você) O povo sempre foi idiota.Então Deus resolveu usar o filho inocente para atrair a atenção de gente retardada para observação da Lei
@@AlmirBispo-CSV-Comp-DB Já nas LEIS de DEUS, a justiça divina prevê a MALDIÇÃO HEREDITÁRIA, em que os filhos e netos até a 4ª geração podem ser condenados e castigados pelos erros e crimes dos pais. Isso é o que diz, não apenas um, mas vários versículos bíblicos (Êxodo20:4-6; "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam". Êxodo 34-6,7....E passou diante de Moisés, proclamando: "Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações". Aí, os religiosos como o BISPO ALMIR se defendem dizendo que não é bem assim, que é uma questão de interpretação porque em Ezequel 18:20 se diz exatamente o contrário("o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho"). QUE PORRA DE LEIS DIVINAS É ESTA, onde tudo se contradize o legislador parece não saber o que quer, ora condenando, ora absolvendo o mesmo tipo de situação, quase sempre sem julgamentos e oportunidades de defesa? E que adianta ter leis que não são autoaplicáveis, ficando restritas ao papel e à consciência e ao bel-prazer de cada um? Um código desses não pode ser justo. Pouco a pouco a religião vai perdendo a autoridade para explicar a origem do mundo e do homem. Nas últimas décadas, a Bíblia escrita em uma época de ignorância, superstição e crueldade, passou a ser alvo da ciência como a filologia (o estudo da língua e dos documentos escritos), a arqueologia e a história, que estão provando que o livro mais difundido da história é em sua maior parte, uma coleção de mitos, lendas e propaganda religiosa. rebeldiametafisica.wordpress.com/2013/01/23/por-que-os-estudos-biblicos-devem-terminar-introducao/
Tentar fazer um vídeo tentando contradizer Paulo com Jesus é muito bom para quem não tem conhecimento da Verdade Bíblica. O Apóstolo Paulo Jamais pregou ou ensinou contra a "Lei de Deus". Veja algumas de suas declarações: Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14; Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:3; Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10 O Apóstolo Paulo jamais foi contra a Lei de Deus. O Que Paulo enfatiza é o fato dos judeus querer se justificarem diante de Deus por meio da Lei. A Lei por si só não salva ninguém. A Lei Aponta o pecado (transgressão da lei). O que realmente nos salva dos nossos pecados é a fé em Jesus Cristo como o Filho Unigênito de Deus (João 3:16-20), O Messias, o segundo Adão perfeito que veio ao mundo para nos dar a Vida. Mas para isso, precisamos obedecer a Lei de Deus tendo a fé em Jesus. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17 Obs: Não vejo contradição nenhuma no que Paulo diz ao que Jesus ensina. Esse vídeo do Professor é tendencioso a levar as pessoas a não crerem no Novo testamento e em Paulo como genuíno Apóstolo de Jesus.
@@darcidossantos9949 penetrate. Verdade a biblia toda tem contradicao. I'm livro diz que Deus se arrependeu de ter criado o homem. Em outro diz que Deus nao e homem para que se arrependa . E muitas outras contradicoes.
Sobre visões de Paulo digo que aí que mora o perigo. Lembrando que várias pessoas também afirmam que também tiveram um encontro com o Jesus em espírito. Foi o caso de Joseph Smith em 1921 e daí surgiu o evangelho Mórmon.
Caramba Giselle!!!,... que boca suja é essa menina!!!,... você aprendeu isso nas Cartas de Paulo?,... eu que tenho coração judaico, espírito cristão e mente de muçulmano estou envergonhado!,... peço à Deus que te liberte disso.
Giselle, você está aprendendo em "fontes contaminadas", pois se Moisés fosse um personagem inventado há mais de 4000 anos, com certeza ninguém mais o estava seguindo, pois os judeus já teriam descoberto que era uma farsa!,... e o mesmo posso dizer de Jesus Cristo, ou seja, se ele fosse um personagem inventado há quase 2000 anos como muitos "historiadores" mal informados alegam, com certeza ninguém mais o estava seguindo, pois as pessoas já teriam descoberto que ele também era uma farsa!
Putz,... não acredito!,....então até Jesus foi ENGANADO, pois ele falou de Moisés e ensinou ao povo a obedecer a Lei que Moisés havia escrito sobre amar a Deus e etc.... mas será mesmo que conseguiram enganar até a Jesus?, se conseguiram mesmo, então porque será que o "espírito santo" não desmascara essa fraude nas igrejas evangélicas e nos Salões do Reino?
Isso que você disse é um ditado inventado pelo ministro da propaganda nazista,... mas se você acha que Moisés não existe, então tudo o que vem depois dele torna-se ficção, e sendo assim Jesus acreditou nessa ficção e Paulo e todos o apóstolos e todos os que frequentam qualquer que seja a religião cristâ,... e se assim for, então você não deveria se incomodar com quem não acredita em Jesus ou em qualquer "crendice" relacionada à isso,... você devia então acreditar que o homem evoluiu de um macaco que evoluiu de uma ameba que apareceu do nada e o nada do nada,...
Gostei da trilha sonora. Seu canal tem esse ar de medieval e mistérios. Deveria trabalhar mais neste sentindo. Dá uma tonalidade de sombrio. Muito bom. Se vc puder falar mais lento tmb contribuiria muito neste aspecto.
Perfeito, maravilhosa sua colocação...sempre pensei sobre isto, mas não tinha a base histórica sobre esta dicotomia, exceto o enfrentamento entre Tiago e Paulo quando se encontraram. ....sobre o "castigo " de suas distorções: a igreja que ele criou ficou conhecida como de Pedro, o trono de Roma é de Pedro e não de Paulo - O verdadeiro Criador da Igreja Cristã
Caro Jonathan, suas interpretações são muito interessantes, voce aborda questões muito relevantes, mas como a vida tem seus mistérios e dentro esses essa questão de Jesus de Nazaré é pulsante entre nós eu me reservo a fazer perguntas e poucas afirmações, gostaria de reiterar o convite para uma interlocução mais próxima sim? Compreendo as reservas que um tema como esse pode suscitar a qualquer um que aborde questões tão complexas, tenho algumas questões que gostaria de fazer mas não creio que aqui seja o mais adequado por isso gostaria de saber por qual meio poderia enviar algumas das questões que me intrigam, por gentileza considere pelo menos responder se é possível estabelecer essa interlocução sim? Desde já grato e mais uma vez parabéns pelas reflexões, são quase sempre provocativas, por vezes contraditórias, mas afinal é o que nos resta.
Olá Alex Macedo! Agradeço ao comentário! =D Em princípio, podes escrever suas perguntas aqui mesmo, no RUclips, que irá ajudar outros inscritos que possam ter semelhantes dúvidas. Todavia, poderá também enviar para o e-mail, que se encontra na descrição dos vídeos. Assim que possível, responderei. 😉 Um forte abraço!
Jesus disse que não poderia ensinar tudo sobre o Reino de Deus, porque aquele povo não estava preparado para compreende-Lo. Somente após sua morte e ressurreição é que novas revelações poderiam ser ensinadas . E o apóstolo Paulo recebeu esta missão e revelou para nós os segredos da Igreja , a qual é o corpo do Cristo ressuscitado!
@@hugocintra100 é um romance cómico baseado em comunas de jornais da segunda guerra. Não tem coerência com este vídeo, apenas atribuí problemas sociais de época em relação a um "crítico" ao conservadorismo religioso. Se vc vai contra a religião pode ter problemas sociais e familiares até nos dias de hoje, imagina naquela período.
Muito bom mas, equívoco se pois, segundo Lucas 16:16-17 a “lei foi até João Batista” , e Jesus veio cumprir toda a lei , Matheus 6: 17 ,e da mesma forma finalizando a e trazendo a graça de Deus que torna todo ser humano que crê no sacrifício de Jesus ,filho de Abraão pela Fé e herdeiros das promessas de Deus.(Galatas 3:7)
Também sou um pesquisador das religiões desde de meus 12 anos de idade e tenho a plena convicção pelo que eu estudei e pesquisei até hoje que Paulo foi o fundador do Cristianismo e não Jesus. O ideal de Jesus consistia na prática e não em um cristianismo místico e teórico como o de Paulo
vemos aí a grande diferença entre o judaísmo e o cristianismo. enquanto yeshua ou jesus que era judeu tinha como é normal no judaísmo a prática e o cristianismo como sendo helênico, tem como base a filosofia
HOJE TENHO MINHAS DÚVIDAS SOBRE ESTE JESUS GREGO ROMANO MITRAÍZADO A BÍBLIA TEM MUITO CONTOS DE FADA O HOMEM QUE DECIDE O QUE ENTRA O QUE SAI AI VAI LÁ E DIZ QUE É A PALAVRA INERRANTE TUDO ISSO POR AMOR AO DINHEIRO E NADA MAS NA VERDADE ESTE JESUS NÃO FOI MAS NADA QUE UM HOMEM NORMAL E FIZERAM DELE UM SALVADOR . EM RELAÇÃO AOS SEUS VÍDEOS SÃO BEM ESCLARECEDOR PARABÉNS.
Respeito a sua posição como professor, porém aquilo que os apóstolos não conseguiram entender o ap. Paulo entendeu, que Jesus era o cordeiro de Deus perfeito substituto para remir não só os judeus mais também os gentios, a partir de Cristo não seria mais necessário o derramar de sangue de animal para perdoar os pecados dos judeus, e sim o sangue de um semelhante ao ser humano pôde remir tanto os judeus que tinham os rituais de purificação porém momentânea e os gentios (nós) que viviam a margem e desprezo dos judeus; por se considerarem melhores que os outros povos, porém em Cristo dos dois povos foi feito um, filhos de Abraão porque como ele creu e não por sacrifícios proprios; mais pelo único sacrifício vivo que foi, Jesus Cristo. Porém é uma questão de fé, as coisas espirituais só se compreende espiritualmente, Mesmo sendo judeu e fariseu o ap. Paulo entendeu e deu continuidade ao que o Cristo histórico ensinou e nem os discípulos conseguiam compreender porque esperavam um líder que os defendesse e reinasse naqueles dias, por isso o ap. PEDRO teve a visão do lençol com os animais, para que entendesse que Jesus purificou toda humanidade que ele considerava impura e imunda por não ser de sua raça.
Como se diz professor um texto fora de contexto jera pretesto. Tem que tomar muito cuidado com as interpretações dos textos . Um remédio para se tornar veneno só bata da dose.
Parabéns professor realmente tá difícil dos cristãos aceita que a lei foi abolida, e que Paulo prega o Cristo ressuscitado ,e que nos vivemos a graça pura.as chamadas igrejas decaiu da graça pq só querem andar como o Jesus de Nazaré e não o Cristo ressuscitado
Amigo so escrito em seu canal. Vc é top demais suas explicações ajudam bastantes. Mais tenho uma critica suas musicas de fundo cara elas me dão enjoo 🤣🤣🤣 nao tem como vc trocar não ?
Uma pergunta: Paulo, depois de cinquenta anos, ele já era cristão como conhecemos o cristianismo hoje, ou ele era Judeu convertido de uma seita cristã dentro do judaísmo? Se não, quando isso aconteceu?
Eu como ex pastor do sistema RELIGIOSO, acho esse professor extraordinário pois ele ensina sem o viés religioso... Isso faz muita diferença e traz de fato um ensino com mais clareza e riqueza nos fatos. PARABÉNS PROFESSOR!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Provavelmente vc nunca foi. Pensou q fosse.
QUEM É, NUNCA DEIXA DE SER. TALVEZ VOCÊ ENTROU NA PORTA ERRADA
@@dinoramoreira3959 Eu ñ lembro de nenhuma passagem da Bíblia, que Jesus instituiu o pastorado e demais títulos... Na vdd não lembro mesmo, se vc já vou alguma passagem dessas me dá a referência que quero dá um analisada!!
@@tiagoalves8696 quando tu se converter apacenta as minhas ovelhas
@@elonsantigo514 Tuas ovelhas ?? Estás a brincar com minha inteligência?? Suponho que vc não sabe nem o verdadeiro significado, cultural dessa passagem, pois quem fala isso... Realmente desmontra ñ conhecer a cultura judaica e seu contexto da época. Acorda! Pois o próprio Jesus disse: Não fui enviado, se ñ as ovelhas perdidas da casa de Israel... Alguém aqui se encaixa nesse contexto? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Povo tem acesso ao conteúdo Bíblico, mas a maioria não tem capacidade intelectual de interpretação, pelo menos o mínimo entendimento que a maioria não tem. De fato, isso é uma situação muito triste. Sem falar que essas igrejas sobrevivem de mentiras, aí eu que tenho que se converter?? Reveja seu conceito, se é que de fato vc seja um verdadeiro cristão, algo que de fato, acho muito difícil alguém ser.
Se, no entanto, a lei de Moisés tem a mesma relação (em termos de sua posição) com os homens de hoje como tinha antes de Cristo vir, então ela não foi cumprida, e Jesus falhou em sua missão. Por outro lado, se o Senhor realizou o que Ele veio cumprir e a lei foi realmente cumprida, então ela não é uma instituição jurídica vinculativa para os hoje. Além disso, se a lei de Moisés não foi cumprida por Cristo e, portanto, ainda permanece como um sistema jurídico vinculativo, então ela não é apenas um sistema vinculativo parcial. Pelo contrário, ela é um sistema totalmente obrigatório. Jesus disse claramente que nem um "i ou um til" (representantes das menores marcações do hebraico) passariam até que todas as suas palavras fossem cumpridas. Por conseguinte, nada da lei era para falhar até que tivesse alcançado seu objetivo por completo. Jesus cumpriu a lei. Jesus cumpriu toda a lei. Esse texto explica bem o mal entendido feito que Paulo falaria contrário do que Jesus disse.
A Questão apontada por você é interessante, mas entra em um problema com os próprios textos.
Se a Lei precisava ser cumprida por Cristo para não mais ser seguida pelos cristãos, as resoluções do Concílio de Jerusalém são inúteis.
No Concílio fica claro que os Gentios não estão obrigados a seguirem a Lei como os Judeus pelo simples fato de não serem Judeus. Pq então a Lei precisa ser cumprida para não ser seguida?
O Professor quer apontar justamente isso em seu vídeo, de que existiam duas (ou mais) teologias no cristianismo emergente, sendo que a teologia de Paulo venceu as outras.
@@lucasfelix188 Segundo a Carta de João, Esse Concilio Nasceu Morto. Pois, a Mesma Afirma Que: Pecado é a Transgressão da Lei.
Muito boa a sua explicação para esse que se diz professor ,o que acontece com esse rapaz ele não recebeu o ESPÍRITO SANTO por adoção para entender , que Jesus Cristo foi o que tinha que vir para cumprir todo a lei para introduzir a GRAÇA , que e um favor imerecido , um exemplo disso e a introdução da Santa Ceia no lugar da Páscoa , sinalização um novo pacto ,eu espero que esse rapaz se converta a JESUS CRISTO antes dele sair desse plano material.
Excelente aula. Escolas e universidades precisam de professores com o conhecimento e a didática do Professor Jonathan.
@israel ornelas Ele tem mesmo uma Boa didática, porém Algumas coisas ainda omitiu. Paulo não inventou uma nova Teologia, o Que Ele Fez foi pregar ao Cristo ressuscitado, que já era testificado pelos Apóstolos antes de Ele Crer na Ressureição.
O historiador fazendo seu papel: desmentindo os dogmas criados por homens pra escravizar outros homens. Parabéns pela sua investigação, professor!
- MEU nome é Marconi, tenho 62 de idade e já li a Bíblia toda duas mil e cem vezes, com a ajuda de Jesus de Nazaré : "sem mim nada podeis fazer ", disse ele (João 15: 5)!!! Não é de agora que os ateus tentam negar e destruir a veracidade das Escrituras Sagrada tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento!!! Jesus de Nazaré profetizou, que tudo que ele disse no Novo Testamento bíblico, incluindo os escritos apostólicos : "jamais passarão " . Esse professor aí morrerá, como muitos ateus também já "passaram " , e, com certeza o Novo Testamento da Bíblia mesmo que passe 100 mil anos estará presente no mundo!!!
@@marconemariano3965 engraçado vc falar que as pessoas que não acredita no jesus morreram e morrerão. Como se os cristãos fossem imortais! A história conta algo interessante sobre o fim da vida de todos os seguidores do jesus, todos obviamente morreram e, cada um deles morreram de um jeito, mas nenhum morreu em paz. Diferente do verdadeiro povo de D'us, os profetas morreram em paz, com excessão do profeta Isaías. O que mostra que; seguir jesus é seguir para a condenação.
@@vinihpinheiro71como pode falar tanta asneira
@@GabrielFerreira-m8p pergunta para o seu pastor.
Esse vídeo certamente é um dos melhores vídeos feitos sobre o papel de Paulo x Jesus no cristianismo. Não são todos os cristão que estão prontos para assisti-lo. O fato de várias cartas paulinas terem sito escritas antes dos evangelhos (influência teológica das cartas nos evangelhos) muda totalmente o entendimento do panorama interpretativo do NT.
DA PARA VER ISSO QUANDO QUANDO ALGUÉM COLOCA PAULO X JESUS COMO ASSIM ESTÁ PAULO CONTRA O DONO DA IGREJA? O MESMO JESUS QUE SE MANIFESTOU A PAULO SE MANIFESTOU A DANIEL , E A JOÃO EM APOCALIPSE CAP.1 ELE É O MESMO ONTEM , HOJE E ETERNAMENTE. O QUE CONTECEU NA PLENITUDE DOS TEMPOS É QUE JESUS GLORIFICADO , SE MANIFESTOU HUMANIZADO , POIS ASSIM ERA NECESSÁRIO. JUSTAMENTE PARA QUE COMO CORDEIRO DE DEUS, EM LUGAR DOS CONTINUOS SACRIFÍCIO SE OFERECER UMA VEZ E PARA SEMPRE PELOS QUE SÃO FILHOS NA FÉ COM ABRÃO. JUDEUS E GENTIOS.
Sou cristão e assisto sem problemas algum, muito pelo contrário enriquece minha fé.
@@kidslalaevivishow3589 Sim, porque você pauta sua vida pela fé. Em relação à fé não há argumentos racionais nem fatos históricos.
Obrigado pelo vídeo. Bênçãos, graças e a paz do SENHOR.
Que a paz do bispo Macedo e do silas malafaia estejam convosco irmão
Cara, já estou viciado nos seus videos kkkkk parabéns!!!
Completamente correto..O evangelho aos GENTIOS...A GRAÇA DE DEUS...ABA PAI
Muito bom.
Sou cristão, mas gosto da pesquisa.
Abraço.
depois de td ainda vc e crista? nao percebe q jesus e fake romano c ajuda dos gregos que eram dominados pelo imperio romano? vai ser idolatra ate quando?
@@betomar1021 olá, amigo. Se você entende como idolatria uma relação espiritual com ser que acredito ser a encarnação de uma força inicial e soberana. Sim, pode me chamar idólatra, embora discorde de ti. Todavia, você nunca poderá me acusar de ser um fideísta, ou seja, alguém que é cego numa fé. Não à toa sou inscrito no canal e concordo com o que acho coerente. Isso mostra que escuto tudo e não sou quadrado a ponto de desprezar todas as possibilidades. Talvez idólatra seja aquele que se fecha nos discursos filosóficos e teóricos e vira amante de rebeldias sem causa, como gastar energia para provar a inexistência ou a farsa de Jesus; vira soldado do ateísmo e não consegue entender que está também num sistema idólatra.
Não estou dizendo que é você, entenda bem.
Um abraço cordial desse cristão rs!
@@brunotorres6637 SOU EX CRISTAO, QUASE FUI PADRE, ESTUDE HISTORIA DA HUMANIDADE, DOS IMPERIOS, BUDA, MITRA, ZOROASTRO, REI DO SOL , VEJA AS 10 MIL ERROS DA SUA BIBLIA, ACREDITO HJ NO DEUS UNICO E NAO MAIS NO MESSIA DE ROMA FEITO COM AJUDA DOS GREGOS DOMINADOS POR ROMA, NAO FALO P SEU MAL, USE O CEREBRO Q DEUS NOS DEUS, MAIS UMA VEZ N FALO POR MAL, QDO VC DESPERTAR VAI VER Q QTO MAIS VER COISAS DE JESUS MAIS VAI ACHAR BIZARRO E PEGARA NOJO, SAIA DA MATRIX, POR ISSO SOMOS DIFEENTES DOS ANIMAIS, DEUS NOS DEUS UM CEREBRO PENSANTE, ANTES DA FÉ VEM O CONHECIMENTO AMIGO...CONHECIMENTOOOOO
@@betomar1021 kkkk, boa, amigão. Gostei do "Deus nos deu um cérebro", pode acreditar, amigo, tenho um.
Obrigado por me esclarecer que você quer o meu bem.
Nesse caso, espero que possamos ser amigos. Fique à vontade para falar do que quiser comigo.
Abraço.
Excelente estudo para melhor compreensão do situar dos escritos de Paulo, um ex-fariseu convertido por Cristo e chamado a ser coluna fulcral da Igreja que Jesus disse que edificaria.
Lembremos as palavras de Jesus no seguimento daquilo que em João 3 procurou fazer Nicodemos comprender:
"Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?" (verso 10)
Óptima qualidade de som.
Parabéns, professor.
Professor.
Gosto do seu trabalho chego automaticamente dando o like.
Que aula fantástica! Gratidão 🙏🏻
O grande problema dos historiadores e dos teólogos é de não compreenderem que Jesus histórico era judeu e estava adstrito aos judeus e por conseguinte tratava das complicações e impossibilidade de os homens guardarem a lei mosaica. Já o Cristo ressuscitado era além-mar, aquém da fronteira Israel-mundo. A incumbência dada a Paulo foi justamente esta: de ir além, alcançar os gentios.
Não seria além da fronteira Israel-mundo em vez de aquém?
Prof. Jonathan Matthies,obrigado mais uma vez por postar.
“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..."
Isso se refere à expiação e está no Evangelho.
Está no evangelho, mas quando foi escrito lá?! ... ou inserido deliberadamente, aquando da elaboração de uma cópia baseada na adulteração de uma cópia anterior.
Todos os evangelhos foram escritos bem depois da morte de Jesus e os primeiros deles foram escritos por seguidores de Paulo. Da igreja de Jerusalém, dirigida por Tiago, o justo, irmão de Jesus, não ficaram quaisquer escritos, mas é bem claro da fontes que temos, até dos Actos, que continuaram a seguir a lei Mosaica e a frequentar o templo, até à destruição de Jerusalém.
Entretanto, o Cristianismo pagão de Paulo tinha-se espalhado pelo império, acabando por aconchegar-se no colo do Imperador Constantino, mas em luts como outras versões neo-platônicas, ditas hereges, como as correntes gnósticas. Para estas brigas, a perspectiva do Jesus Messias JUDEU, da igreja primitiva de Jerusalém, tinha ficado enterrada lá, sob os escombros do templo. Mesmos nos textos "contra os hereges" dos padres das igrejas posteriores ao Concílio de Niceia, eles não perdem muito tempo a descartar os ebionitas que consideram um ramo do judaísmo, logo não cristãos.
Nas cópias em grego, não exiate a palavra NOVA. Esta foi acrescentada.
@@jacquelineheirich680 Onde vc conseguiu as cópias em gregos traduzidas corretamente? As vezes eu quero pegar alguns versículos e comparar com a Bíblia que eu tenho mas não acho em grego
@@luismc1951 joga fora a sua bíblia então.
@@Galdino_77 , jogo fora qual bíblia? É que há várias, todas diferentes, com omissões, acrescentamentos e nalguns casos, traduções deficientes. Além disso, algumas versões "aprovadas" por imperadores, reis e concílios e bispos, contém entre 71 e 88 livros (a que tem mais livros, 88, é a etíope que inclui alguns apócrifos e outros textos que não foram incluidos por Clemente, bispo de Alexandria que fez a primeira lista de livros "aprovados".
Assim se com jogar fora a minha bíblia você se refere à versão aprovada pelo rei Jaime I de Inglaterra, ou a versão dos franciscanos, já joguei. A propósito, você já leu os evangelhos e outros textos gnósticos, achados em Nag Hamadi? Então leia, mas antes é bom ler Platão e Platonino...
Jesus Cristo..salvá,,liberta,,cura,, e leva pra mora no céu. AMÉM..teologia faz muita confusão numa dimensão descoecida mas sempre que tar certa..pos minha teologia é essa Jesus Cristo salvá...
Morar no céu???? Onde vc leu isso? Nunca li bem achei na bíblia isso escrito.
Ótimo vídeo, como sempre, realmente sua didática é muito boa, sua abordagem faz muito sentido, não discordo da proposta desse em particular, mas fico pensando o seguinte: Aceitamos que Paulo de fato seja mesmo o "criador" do Cristianismo e tenha uma mensagem até distinta, a questão é... ao constatar esse fato, criamos um questionamento profundo acerca das motivações de Paulo, ou seja, sendo quem ele era, fazendo o que ele fazia, porque Paulo assumiu então esta "missão"? Que ressuscitado é esse que move Paulo? Qual a vantagem que Paulo viu em escolher este caminho?... Ao afirmar que Paulo é o "Pai" do Cristianismo não estamos atestando algo maior? grato.
4 anos do seu comentário, nem sei se verá, mas pense que um homem que transparece sua visão ou seus valores para alguém ou para alguma comunidade, filosoficamente e historicamente se torna relevante, pensa comigo, você faria algo hoje para que seu nome fosse ecoado a dois mil anos depois? Não sei você, mas eu faria, mesmo não estando vivo, conotar certa importância na vida de bilhões de pessoas seria algo que me agradaria, não sei se fui claro, mas tente abordar desta forma.
@@matheusmaciel1139 Eu entendo o ponto, mas não cabe ao contexto de Paulo. Paulo não poderia ter a menor ideia de que a “sua filosofia” seria tão influente assim. Outro ponto é que faria mais sentido Paulo entregar a sua vida em defesa do judaísmo e na perseguição dos cristãos.
Eu creio
Que esse canal chegue a 1 milhão professor , parabéns pela aula
Respondeu-lhe Jesus. se eu não te lavar,não tens parte comigo.
Obrigado professor.
...esse Paulo heim?
Mais uma vez enriquecedor, parabéns!
Paulo era um mentiroso
Finalmente vida inteligente! Como é bom ter um canal com.este nível de excelência. Parabéns pelo conhecimento devastador .
E quem garante que essa pessoa do vídeo está certa? Você acha ele inteligente,.porque você corrobora com a visão dele. Simples assim
Quem pode garantir que ele está correto?
Fiquei curiosa com a história de Jacó e Esaú, como Paulo distorceu isso?
Pois é tb percebi que ele errou pois acredito que era isac e Ismael Gal 4
Se o apostolo Paulo disse: "eu recebi do Senhor" e Jesus recomendou aos discípulos "fazei isto em memória de mim". Então estamos falando da mesma pessoa, ou seja, Jesus. Na minha opinião tem algo muito semelhante nessas duas frases, isto é, elas se complementam, a diferença é que estamos falando de um Jesus humano e a outra frase pelo mesmo Jesus divino. Antonio Carlos - Manaus
Pra você, professor, o que realmente fez Saulo se converter?
Um resumo excepcional !!!
é interessante ver que há evidências que apontariam para o cristianismo ter sido fruto das revelações ou interpretações de Paulo,mas acaba deixando uma dúvida: Se foi assim, como os apóstolos que lidaram com Jesus histórico se mantiveram aceitando Paulo na comunidade e não alertaram a ninguém sobre essas ideias? e por quê nos escritos bíblicos é registrado que Pedro inclusive afirmava para as comunidades que o que Paulo dizia eram palavras de sabedoria,ou seja, por quê justo Pedro que conviveu com Jesus e tinha responsabilidade de orientar e aconselhar as comunidades prioritariamente ia concordar em divulgar uma pessoa que falava coisas contrárias ao que Jesus disse?
Sua dúvida é correta. Na verdade, Paulo entrou em atrito com a igreja de Jerusalém, que não aceitava sua visão de Jesus. Por duas vezes, Paulo se comprometeu com as diretrizes de Jerusalém e nunca cumpriu. Com a destruição de Jerusalém no ano 70 dC, rompeu-se o elo e Paulo ficou livre para interpretar Jesus como quis.
Insight interessante sobre as raízes do cristianismo. Tirando o objetivo da salvação e da eucaristia advinda de Paulo, o que sobra como objetivo da vinda de Cristo oriunda dos evangelhos? A parte interessante é que quem é Cristão gentio criado já com essa compreensão do NT como temos hoje, geralmente acaba interpretando os evangelhos e os escritos de Paulo como estando em perfeita harmonia, muitas vezes ignorando tais conflitos.
Canal nota 1000000!
Agora entendi a questão de Paulo, pois cresci ouvindo isso.
Verdade
Essas diferenças sobre Jesus e o livro de Matheus e Paulo são cristalinas, haviam dois públicos, judeus e gentios , e uma nova visão acerca do apóstolo dos gentios em relação aos extremistas da lei , acredito que ele assim como Jesus revolucionou a teologia da época aplicando para os gentios um fardo leve e julgo suave , todavia não vemos nenhuma reprovação do eterno em relação aos ensino do apóstolo , Sempre acompanho os estudos aqui e aprendo casa vez mais .
Respeito todas opiniões,mas nada me tira da cabeça o que diz no evangelho... Jo 17:2,3
Questao de fé🙏🙏🙏
Sua fé é cega
@@DanielOliveira-zq4ve
Pra vc q não crê em Yeshua,pode ser...Alem do mais...Foi profetizado pelo profeta Isaías que Yeshua seria rejeitado pelo seus!!! Olha a professia sendo afirmada!!! Vc é um seguidor de cristão pelo q vi nos seus últimos comentários... Peocura viver essa vida,porque de acordo com os versículos acima, é só essa mesmo q vc terá... A outra vida após a morte... É Yeshua que julgará...vc disse q minha fé é sega... Veremos no soar da trombeta! Q YAh em no de Yeshua,tenha misericórdia de vc e de todos q nega Yeshua o Mashiah!!!
@@aquarismojumbohobby3721 estuda coleguinha. Isaías nunca falou de Jesus, vocês que gostam de atribuir a ele tudo que está no AT. Já acreditei como você, mas graças a Deus me libertou do sistema. Esse sistema religioso faz lavagem cerebral, as pessoas falam a verdade, mas você nunca encherga, até que um dia resolvi estudar. Só estude amigo, e quem sabe os seus olhos abrirá...
@@aquarismojumbohobby3721 vocês dizem que jesus é Deus, mas como é Deus que orava pra Deus? Deus que precisou ser batizado, sendo que batismo era ritual pagão, ou não lembra que o voto era a circuncisão? Um Deus que precisa morrer, não é Deus! E ele nunca se chamou de Deus : Mateus Cap. 19 | ARC
17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Só estuda amigo, e se liberte
@@DanielOliveira-zq4ve
Fé não se discute amigo...a Palavra se pratica!!! E uma última informação... Sou formado em teologia... Aprendi o q pastor e nem rabino sabe...
Vc sabia q além dos 10 mandamentos,existem 624??? Está tudo no Pentateuco.... Yeshua Hamashia...
1Co 13:1,2 se vc não prática o amor,como será sua vida no Reino??? Pensa aí.... Até!!!
Concordo com Luiz Fers.
Obrigada professor 😚
Um verdadeiro historiador sério acadêmico, ...... Um milhão de laiks professor 👏👏👏👏👏👏👏
Excelente !
Bom vídeo, Jonathan. Mas faço algumas considerações. Como explicar então, o fato de Pedro que conheceu o Jesus histórico como você apresenta, e sustentar a mesma ideia de Paulo quanto ao fato de Jesus ter morrido pelo homens (1 Pe 1.1-25). Pedro parece trabalhar tanto o "imitatio Dei" quando diz: "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (vers.16) citando a Torah (Lv 20.7,26); quanto corrobora com as concepções de Paulo - a quem conheceu pessoalmente e aprovou seu escritos (2 Pe 3.15,16) - de um Messias que morreu para expiar os homens: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo" (vers.2). "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver [...], mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (vers.18,19). Portanto, o próprio texto expõe claramente uma ideia de "imitatio Dei" como de uma "morte expiatória". Falar diferente disso é tentar dizer que conhece dos escritos de Pedro mais do que ele mesmo. O que seria uma grande digressão. Coisa que um acadêmico deve evitar.
Pedro paulo mateus nem existiram. Td escrito pelos gregos e romanos.
@@mareduric
Pedro, mateus e Paulo foram Criados pelos Gregos? A ponto de criarem uma doutrina fundamentada em Jesus, e que tem coerencia com os ecritos judaicos? Os gregos então eram Judeus ou conheciam muito bem o judaismo em seus detalhes, fica dificil acreditar nessa sua idéia.
@@felipealves1394 e claro que usaram como base o judaísmo. Gregos e romanos juntos construiram o cristo. Claro que c ordem dos romanos pois os gregos eram os seus animalzinhos de estimação. Porém a Torah e a Tanak sao difíceis e so os judeus religiosos a dominam. Nos anos 1400 todas as bíblias do mundo foram recolhidas por conterem inúmeros absurdos e erros ...embora hj tbm rem muitos. Essw e um segredinho da igreja católica(iImpério romano). So ex cristao de familia super religiosa. Quase fui padre p vc entender...graças a Deus busquei e encontrei outro caminho.
@@mareduric
Segundo o seu entendimento é:
A doutrina Cristã foi Criada pelos gregos e romanos,isto é invenção.
Criaram a teologia baseada no judaismo entretanto criaram a concepção do amor Agape, incondicional e o Favor de Deus, sem utilizar base alguma daquilo que eles conheciam na época, pois no contexto historico os romanos tinham uma mentalidade grega, pois. Mantiveram a cultura grega, e a politica romana. Conseguiram não só se basear mas fundamentar uma doutrina inteiramente judaíca excluindo totalmente as filosofias gregas? Baseando se nos profetas e profecias trazendo alegoria e interpretaçao acerca de um Deus unico, ( lembrando que eles creem em deuses), sendo contrario a tudo aquilo que o contexto historico para eles significavam. Parabens. O imperio romano criou uma nova religião monoteista e posteriormente obrigou os Cristão que eles converteram a se curvar dianta de uma estatua quando perseguiam os Cristão, aqueles que creram em sua supostamente invenção. Qual beneficio traria para a politica romana com isso? Porque Criariam uma religião monoteista se eles eram politeista? Voçê precisariam responder todas essas questões e muito mais.
. usaram a base do judaismo. Os gregos reféns dos romanos ajudaram na inversão. Qual motivo? E sério essa pergunta? Motivo que o Império romano estava caindo. Se vc nao sabe eles dominavam metade do mundo. E usaram a religião p continuar a exploração. Eles eram os Valdomiros, Edir Macedos, Rr Soares da época. Planinho nom que dura ate hj...mas a cada dia perde fieis p ouyras religioes e p o ateismo de rao ridícula q essa religião crista.
❤ que aula
Como Paulo ensinou o oposto do que está em Mateus, pois em Romanos 3:31 Paulo diz que a Lei não deve ser anulada por causa da fé, e sim, confirmada. Paulo afirma que a Lei é santa e boa. O que há em Paulo é harmonia entre a Lei e a graça.
Professor sou membro do seu canal já alguns tempos e acho vc muito bom pra ensinar uma coisa muito bom interessante e que vc sempre na moral respeitando sempre os crédulo religioso das pessos e ass
Paulo diz: anulamos a lei pela graça? de maneira nem uma, antes confirmamos a lei
Porque ele pregava obediência civil. Simples assim.
@@gabrielacarmo2209 claro que nao amigo, o assunto era as questões relacionadas aos judeus que se alegavam de forma errada a lei de Deus e rejeitavam Jesus, faziam da lei o centro da sua espiritualidade ao invés de ser o criador da lei o centro, nao tem nada de lei cívil naquele contexto.
Bem lembrado
Cara e tão difícil assim assumir que a Bíblia tem muitas contradiçães?
Não seja um desonesto, pois o texto e claro que são contraditórios.
Caramba!!Esse professor é fenomenal!!Parabéns!!
A intenção de Paulo foi desviar aquele povo cristão do judaísmo
Não, mas sim somente dos ritos de dias de festas e algumas cerimônias cujo o Cordeiro do Pai já havia tornado sem efeito. "Eis aí o Cordeiro do Pai que tira o pecado do mundo e que ajuda o homem a guardar a Lei de Deus" "condenando o pecado na carne Humana" (mostrando que é possível o homem guardar a Lei, se este fizer como Ele fez). Como Homem guardou a Lei de Deus, aniquilando os ardis de satanás - o adversário dos do Céu e dos da Terra.
"A salvação vêm dos judeus" (do que foi dado a eles, mas não do que eles dos seus corações faziam e ensinavam a outros). Jesus chegou no momento certo, onde eles já estavam pondo vários fardos fora da Lei encima do povo e fazendo feio na vista dos gentios. Mas Jesus também apareceu por causa da Profecia, onde a nova aliança de sangue iria acontecer. E tal foi !
@@oaooaometeatuaespadanabain7988 como que o cordeiro tirou o pecado do mundo? Então não chamemos as falhas de pecado, e sim de falhas ou erros.
Amem bom estudo professor
Jonathan, boa tarde, tudo bem? Sim, eu tbém tenho algumas restrições sobre Paulo, mas o que dizer sobre sobre João, a voz que clamou no deserto, que se refere a Jesus como sendo o cordeiro que tira o pecado do mundo?
tirou o pecao do mundo????? me parece que-falhou miseravelmente pois o pecado continua no mundo
@@karlhaddad249 Ele veio para os que precisam perdão para seus pecados, não veio para os NÃO pecadores. Se vc é não pecador vc não precisa do Senhor Jesus.
@@ExperienciasSaudaveis kkkk so eh pecador aqele q viola uma lei... como eu nao reconheco nenhuma lei crista obviamente nao sou pecador ,,para nao queimar os seus neuronios residuais explico, jesus eh a solucao para os problemas criados pela crenca em jesus
@@karlhaddad249 Então vc não tem com o que se preocupar.
Pois é. Soa-me absurda essa história de que São Paulo diverge de Jesus Cristo. Basta pegar as escrituras. Esse é só um exemplo. Na última ceia Ele fala que dará sangue por nós. Inconcebível essa ideia.
Professor....tô bege......amei sua explicação
Eu gosto muito dos seus videos, mas discordo, em partes, deste. Jesus era guardador da Torah Nevi'im Ketuvim, mas era altamente crítico das tradições judaicas, inclusive ele mesmo quebrou Leis das quais não cria serem aptas mais. A visão de Jesus para com a Lei Mosaica era bem menos dogmática do que as aplicadas naquela época. Portanto, o próprio Jesus tinha uma visão bem diferente do Judaismo como conhecemos. Ele, criado na Lei e sendo um rabi, violou voluntariamente inúmeras leis, principalmente relacionadas a convivência e aos ritos, porque segundo seu raciocínio, o judaísmo estava mais focado em tradições, dogmas e ritualística do que na essência da espiritualidade. Portanto, para Jesus, a Lei tinha uma visão mais espiritual e de estado de consciência.
Em João 5:16 diz: "E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado."
Acusado pelos judeus de violar o sábado, Jesus afirmou que "... o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" (Mc 2.27,28).
O fato de alguém se apresentar como um deus, já é motivo suficiente para tal sentença!!!!!!
@@shaulavraham3029 eu não entendo que Jesus se apresenta como um Deus essa crença vem do trinitárianismo ou estou enganado?!
@@robertoazevedo6992
Acredito que venha da crença grega, nos três maiores deuses do Olimpo!!!!!!
Meu amigo pelo amor de Deus,Jesus nunca quebrou a lei,quem dizia que Jesus quebrava a lei era os fariseus.
@@robertoazevedo6992 Se apresentar como Deus seria unicista.
Gosto muito do seu trabalho, gostei muito desta aula. Contudo, como vc repetiu inúmeras vezes nesta apresentação, tais possibilidades são inferências, especulações; são possíveis, mas não necessariamente prováveis.
Fico triste porque em vários vídeos que vi suas análises levam apenas um ponto específico de vida e um visão focada em algumas passagens. Dificilmente os evangelhos iriam pregar um Cristo diferente de Paulo, porque, segundo a maioria dos teólogos acredita, Mateus e Lucas foram escritos baseados em Marcos e tanto Marcos quanto Lucas foram basicamente discípulos de Paulo, então seria muito estranho eles escreverem contra os ensinos dele. João vai dizer que Deus deu o seu filho para que todo aquele que nele crer, não pereça mais tenha vida eterna (acho difícil que "dar" signifique outra coisa além da morte de Cristo). O próprio Pedro (líder da igreja e dos apóstolos) vai dizer "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:2) e, obviamente, aspersão se refere ao sangue aspergido na arca para purificação dos pecados do povo. Os pais da igreja eram extremamente severos com a veracidade dos ensinos pregados (basicamente o novo testamento inteiro adverte sobre falsos profetas e falsos mestres). Se Paulo pregasse uma visão diferente da dos apóstolos, acredito que certamente haveria uma oposição clara aos seus ensinos, o que certamente não ocorre em nenhuma passagem bíblica, nem nos registros dos pais da igreja.
depois de td ainda vc e crista? nao percebe q jesus e fake romano c ajuda dos gregos que eram dominados pelo imperio romano? vai ser idolatra ate quando?
Muito obrigada.
Mais um ótimo trabalho professor.
Podemos observar o curso da história hoje e pensar "será que Paulo poderia imaginar que graças a ele, o que seria o mundo judaico cristão formou suas bases?" Me pergunto.
Respondeu-lhe Jesus. se eu não te lavar,não tens parte comigo.
Que perfeição de vídeo! Obrigada!
Olá professor! Ao descobrir seu canal, me interessei por suas aulas, e passei a assisti-las, todas muito boa, parabéns pelo conteúdo desprovido de influência religiosa. Gostaria que o Sr, fizesse uma pequena síntese entre o Jesus histórico, e o Jesus da fé! Mui grato,!
@Giselle5253 Pare e pense um pouco! Se você afirma que Moisés é um mito(logia), então o Antigo Testamento contém mitologia.
Então lá vai a pergunta: Para que os Cristãos "roubaram" (não pediram e nem tiveram aprovação dos judeus) o Antigo Testamento dos Judeus? Só para engrossar o Bíblia Cristã ou sou para "Inglês ver"?
@Giselle5253 A Septuaginta é uma tradução do Antigo Testamento judaico (não autorizada pelos judeus).
Isso é plágio e plágio é roubo!
E se nessa Bíblia em que você acredita (que não é a original e nem é citada a fonte da tradução) contém mitos, fábulas e lendas, então você acredita em mitos, fábulas e lendas.
Falta apenas você acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Saci Pererê...
@Giselle5253 Você esqueceu de dizer que o seu Jesus era rabino...
Cuidado com o rabino, ele poderá querer comer o seu rabinho...
@Giselle5253 Como é que ficou o meu comentário que você nem ao menos respondeu?
Septuaginta é uma tradução do Antigo Testamento judaico (não autorizada pelos judeus).
Isso é plágio e plágio é roubo!
E se nessa Bíblia em que você acredita (que não é a original e nem é citada a fonte da tradução) contém mitos, fábulas e lendas, então você acredita em mitos, fábulas e lendas.
Falta apenas você acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Saci Per
@Giselle5253 E quem é que escreveu os manuscritos do mar morto senão os judeus? O mar morto fica em Israel ou fica na conchinchina?
E Jesus lia os manuscritos do mar morto ou do judaísmo rabínico? Não se esqueça que Jesus era judeu e ao mesmo tempo era rabino!
Paulo foi o fundador da doutrina cristã.
Sem Paulo o Cristianismo hoje seria completamente diferente.
Ótima explicação.
Muito bom vídeo.
Boa tarde irmão a paz. Paulo tem pontos difíceis de se entender segundo Pedro, o apóstolo, o que mostra essa reflexão. Para compreender que aceitar Jesus é aceita-lo como REI da sua vida. Dessa forma temos que seguir ele... A graça é deixar de pecar pelo amor... Tenho um estudo de romanos que facilmente da para acabar com a idéia de que ele negou a lei. É só ler os capítulos inteiros... Paulo negou os 613 mandamentos.
Pedro foi muito modesto.Ele deveria dizzer que Paulo era um farsante
"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei." Paulo de Tarso
Gálatas 3:21
Olá professor, após assistir dezenas de seus vídeos encontrei esse em um formato mais antigo porém exatamente com o tema que eu tanto buscava. Justamente por ser em um formato antigo gostaria de lhe pedir que se possível o regravasse por gentileza esse mesmo vídeo porem já com o formato novo onde o senhor traz as escrituras em sua íntegra e com seus comentários Enriquece o nosso entendimento. Desde de já meu muito obrigado.
Respondeu-lhe Jesus. se eu não te lavar,não tens parte comigo.
Uau muita informação.
O melhor historiador de todos os tempos. Adoro seus vídeos.
Excelente apresentação e explanação sobre o Apostolado de Paulo de Tarso..As 14 EPÍSTOLAS De PAULO (Original ou não) contém o Guia para uma vida Cristã de Excelência...ABBA PAI
Sim e Paulo morreu defendendo Cristo ! Foi perseguido ,preso ! E não negou jesus
depois de td ainda vc e crista? nao percebe q jesus e fake romano c ajuda dos gregos que eram dominados pelo imperio romano? vai ser idolatra ate quando?
@@betomar1021seu hereje de quinta
Eu gosto dos videos em preto e branco.
Obrigado Charles Marques!
Essa é a característica da série "proza crítica" (rs...)
E eu mexendo nas configurações aqui 🤔🤔🤔
Grande vídeo, professor ! Muito obrigado.
Ótimo vídeo, muito rico e interessante. Meus parabéns. Professor, curto muito o canal do Icles, obligahistoria, e ele faz uma certa limpeza dos comentários ofensivos. E vejo que aqui aparecem muitos comentários agressivos e de baixo calão. Um que me chamou a atenção são os comentário de giselle 5253 . Obrigada por compartilhar conhecimento. Abraços
Muito bom. Realmente.
Engano puro: O apostolo Paulo recebeu os ensinamentos de Jesus ressuscitado, os outros apóstolos receberam os ensinamentos de um Jesus histórico, mas todos viviam em comunhão e harmonicamente quanto aos ensinamentos e ao conhecimento sobre o Cristo. Se o apostolo Paulo estivesse tirando esse Jesus de seu misticismo, os outros apóstolos, que recomendavam suas epístolas às igrejas, logo o parariam. Isso é ser desonesto
NÃO EXISTE JESUS HISTÓRICO, JESUS CRISTO É O MESMO ONTEM ,HOJE.E SERÁ ETERNAMENTE, O MESMO CRISTO QUE SE MANIFESTOU A PAULO ,SE MANIFESTOU A DANIEL ,E A JOÃO EM APOCALIPSE CAP. 1 DEIXANDO OS TRÊS TREMENDO PELO PODER QUE VIAM ,O QUE EXISTE NA PLENITUDE DOS TEMPOS É O MESMO JESUS HUMANIZADO POIS ASSIM ERA NECESSÁRIO.
Silvio C.de Paula e a prova que o sr tem de tudo isso são textos escritos décadas depois da morte de Jesus? Como vc sabe que tudo que está ali aconteceu de fato?
@@fernando4885 TESTEMUNHAS OCULARES, ESSAS SÃO AS PROVAS, FOI EXATAMENTE POR ISSO QUE JESUS ESCOLHEU OS DOZE APÓSTOLOS, E OS ENSINOU PARA FUNDAR A IGREJA SOBRE O FUNDAMENTO QUE ELE OS ENSINOU. PAULO FOI CONVOCADO DEPOIS ( PORQUE ATÉ A SUA RESSUREIÇÃO OS GENTIOS ERA CONSIDERADOS IMUNDOS PARA OS JUDEUS DA LEI. ATOS CAP 11 A VISÃO DE PEDRO. ), PARA EVANGELIZAR OS GENTIOS, SOBRE OS MESMOS FUNDAMENTOS, A NÃO SER QUE AOS GENTIOS FOI DESOBRIGACAO O COMPRIMENTO DA LEI E OS RITOS JUDAICOS. (VIDE ATOS CAP 15).
OCORRE QUE PAULO ERA FARISEUS DE FARISEUS, SEGUNDO A LEI, E ELES SE ACHAVAM OS MELHORES E GOSTAVAM DE SE EXALTAR PERANTE OS HOMENS PARA SEM GLORIFICADOS PELOS HOMENS, PARECE QUE ESSE É O MOTIVO DE ALGUMAS DECLARAÇÕES DELE, COMO FALAR QUE FOI ARREBATADO AO CÉU, SEM SABER SE FOI NA CARNE OU EM ESPÍRITO POR EXEMPLO.
E O MOTIVO DE CRISTO LHE DAR O ESPINHO NA CARNE, PARA QUE ELE NÃO SE EXALTASSE.
@@fernando4885 A própria existência do cristianismo até os dias atuais já nos prova a veracidade de toda a historia. Todos os apóstolos que viram e viveram com Jesus testificam a historia e muitos outros que o viram também são testemunhas. podemos duvidar? sim, mas não adianta querer enganar mos a nós mesmos negando algo que pode de fato ter acontecido. Lembrando que toda a historia dos Judeus também esta recheada de fatos que parecem lendas, mas se for assim então, partiremos para o ateísmo.
Coisa irritante é ler um pesquisador sério ser contestado por "crentes" formatados em centros de lavagem cerebral chamados de "igrejas".
Cara, se tu não foi ler os originais que restaram, não sabe ler em línguas antigas, cala para não lavrar auto atestado de bovino.
E Deus disse: todas as minhas leis valerão para sempre.
O Yeshua histórico cumpria ou cumpriu os requisitos messiânicos como Mateus quis dar a entender?
jesus nao governou e nem veio na epoca descrita pelos profetas.
@@rodmark2534o Judeu é avarento por natureza, por isso esperavam um reino fisico e um rei fisico, e nao o reino espiritual.
São tão apegados as coisas do mundo que a 2000 anos atras pararam no tempo.
E mesmo supondo que veio na epoca errada; havia naquela epoca uma grande espera de um messias. Pode pesquisar.
@@Thewarg58 sua concepção é totalmente equivocada. o messias esperado nao era para um mundo espiritual. nenhum profeta falou sobre isso. outro equivoco é pensar qye o messias seria para as nações do mundo. o messias era somente para o povo judeu. no meu entendimento o messias veio como profetizado por isaias 11 jeremias 23 miqueias 5 zacarias 9 e malaquias 3. ele se chamava NEEMIAS.
@@rodmark2534 aí você está equivocado.
O testemunho embora tenha partes espurias adicionada pelos pagaos, ta aí... sugiro uma melhor interpretacao
@@Thewarg58 como assinalei o messias deveria vir entre o decreto de ciro 538aec e as profecias de malaquias 432aec.com exceção de daniel nenhum outro previu eventos para a epoca de jesus.
Cara, mt interessante, mudou um pouco minha perspectiva pra alguns aspectos.
Por favor professor , me tire uma dúvida , qual foi o real propósito da morte de Jesus na cruz , já que nas suas análises não foi para perdoar os pecados da humildade e salvar a todos , para que ele veio independente dos escritos de paulo ?
EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DOS FILHOS NA FÉ COM ABRÃO , RESUMINDO DEUS TIROU OS PECADOS DE TODOS OS QUE TEM FÉ NELES. NEM TODOS OS JUDEUS SÃO FILHOS NA FÉ COM O CRENTE ABRÃO, MAS DEUS ATÉ DE PEDRAS PODE SUSCITAR FILHOS A ABRÃO, E ISSO ACONTECEU COM OS GENTIOS APÓS A SUA RESSURREIÇÃO, PORÉM IGUALMENTE AOS JUDEUS , NEM TODOS OS GENTIOS SÃO FILHOS NA FÉ COM ABRÃO . MAS OS QUE DEUS CHAMAR. ASSIM COMO OS ESCLHIDOS ENTRE OS JUDEUS, 144 MIL EM 70DC. DISSE JESUS ; " NINGUÉM PODE VIR A MIM , SE O PAI (DEUS) NÃO OS ENVIAR".
@@assissoteropolitano tudo o que alguém usa pra rebater a verdade argumentando com o novo testamento , cai em descrédito!O novo testamento foi manipulado pra ser ligado com o primeiro testamento a fim de parecer que as profecias do antigo testamento falava de jesus,e fora as mentiras inseridas
@@elisamasaab Eu tenho certeza absoluta disso. O NT foi plagiado em cima do AT AINDA do EGÍPCISMO e paganismo...
Os fatos:
1)Deus não precisa de sacrificos para perdoar alguem (Salmo 51)
2)Deus não pune alguem pelo pecado de outro (pecado herdado de Adão recair sobre você)
O povo sempre foi idiota.Então Deus resolveu usar o filho inocente para atrair a atenção de gente retardada para observação da Lei
@@AlmirBispo-CSV-Comp-DB Já nas LEIS de DEUS, a justiça divina prevê a MALDIÇÃO HEREDITÁRIA, em que os filhos e netos até a 4ª geração podem ser condenados e castigados pelos erros e crimes dos pais. Isso é o que diz, não apenas um, mas vários versículos bíblicos (Êxodo20:4-6; "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".
Êxodo 34-6,7....E passou diante de Moisés, proclamando: "Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações". Aí, os religiosos como o BISPO ALMIR se defendem dizendo que não é bem assim, que é uma questão de interpretação porque em Ezequel 18:20 se diz exatamente o contrário("o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho").
QUE PORRA DE LEIS DIVINAS É ESTA, onde tudo se contradize o legislador parece não saber o que quer, ora condenando, ora absolvendo o mesmo tipo de situação, quase sempre sem julgamentos e oportunidades de defesa? E que adianta ter leis que não são autoaplicáveis, ficando restritas ao papel e à consciência e ao bel-prazer de cada um? Um código desses não pode ser justo.
Pouco a pouco a religião vai perdendo a autoridade para explicar a origem do mundo e do homem. Nas últimas décadas, a Bíblia escrita em uma época de ignorância, superstição e crueldade, passou a ser alvo da ciência como a filologia (o estudo da língua e dos documentos escritos), a arqueologia e a história, que estão provando que o livro mais difundido da história é em sua maior parte, uma coleção de mitos, lendas e propaganda religiosa.
rebeldiametafisica.wordpress.com/2013/01/23/por-que-os-estudos-biblicos-devem-terminar-introducao/
Gostei muito da música de fundo !misericordia será que sigo um evangelho errado🧐
Tentar fazer um vídeo tentando contradizer Paulo com Jesus é muito bom para quem não tem conhecimento da Verdade Bíblica. O Apóstolo Paulo Jamais pregou ou ensinou contra a "Lei de Deus". Veja algumas de suas declarações:
Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14;
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:3;
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:10
O Apóstolo Paulo jamais foi contra a Lei de Deus. O Que Paulo enfatiza é o fato dos judeus querer se justificarem diante de Deus por meio da Lei. A Lei por si só não salva ninguém. A Lei Aponta o pecado (transgressão da lei). O que realmente nos salva dos nossos pecados é a fé em Jesus Cristo como o Filho Unigênito de Deus (João 3:16-20), O Messias, o segundo Adão perfeito que veio ao mundo para nos dar a Vida. Mas para isso, precisamos obedecer a Lei de Deus tendo a fé em Jesus.
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12:17
Obs: Não vejo contradição nenhuma no que Paulo diz ao que Jesus ensina. Esse vídeo do Professor é tendencioso a levar as pessoas a não crerem no Novo testamento e em Paulo como genuíno Apóstolo de Jesus.
Exatamente amigo.
Perfeitamente
Paulo foi um apóstolo postiço , e mentiu muito ...e sempre tem contradições nas suas escritas !!!
@@darcidossantos9949 penetrate. Verdade a biblia toda tem contradicao. I'm livro diz que Deus se arrependeu de ter criado o homem. Em outro diz que Deus nao e homem para que se arrependa . E muitas outras contradicoes.
lei do demiurgo maldito,que cre em cristo não esta debaixo dessa merda
Eu amo ficar te ouvindo...
Ou seja! O Achismo é a mãe de todas as religiões.
Isso mesmo!
Incrível explicação .
Sobre visões de Paulo digo que aí que mora o perigo. Lembrando que várias pessoas também afirmam que também tiveram um encontro com o Jesus em espírito. Foi o caso de Joseph Smith em 1921 e daí surgiu o evangelho Mórmon.
e inri cristo q do nada descobriu q era jesus 😁😁😁
Bom dia! Excelente canal de comunicação popular.
Jonathan, vc está de parabéns cara, fantástico!
Muito agradecido Daniel Ribeiro!
Caramba Giselle!!!,... que boca suja é essa menina!!!,... você aprendeu isso nas Cartas de Paulo?,... eu que tenho coração judaico, espírito cristão e mente de muçulmano estou envergonhado!,... peço à Deus que te liberte disso.
Giselle, você está aprendendo em "fontes contaminadas", pois se Moisés fosse um personagem inventado há mais de 4000 anos, com certeza ninguém mais o estava seguindo, pois os judeus já teriam descoberto que era uma farsa!,... e o mesmo posso dizer de Jesus Cristo, ou seja, se ele fosse um personagem inventado há quase 2000 anos como muitos "historiadores" mal informados alegam, com certeza ninguém mais o estava seguindo, pois as pessoas já teriam descoberto que ele também era uma farsa!
Putz,... não acredito!,....então até Jesus foi ENGANADO, pois ele falou de Moisés e ensinou ao povo a obedecer a Lei que Moisés havia escrito sobre amar a Deus e etc.... mas será mesmo que conseguiram enganar até a Jesus?, se conseguiram mesmo, então porque será que o "espírito santo" não desmascara essa fraude nas igrejas evangélicas e nos Salões do Reino?
Isso que você disse é um ditado inventado pelo ministro da propaganda nazista,... mas se você acha que Moisés não existe, então tudo o que vem depois dele torna-se ficção, e sendo assim Jesus acreditou nessa ficção e Paulo e todos o apóstolos e todos os que frequentam qualquer que seja a religião cristâ,... e se assim for, então você não deveria se incomodar com quem não acredita em Jesus ou em qualquer "crendice" relacionada à isso,... você devia então acreditar que o homem evoluiu de um macaco que evoluiu de uma ameba que apareceu do nada e o nada do nada,...
Parabéns professor, por deixar de lado a teologia e mostrar na história a verdade. Concordo com tudo que ensinou.
O fato dele apresentar uma linha nao quer dizer que seja " a verdade".
🤣Paulo fundou a igreja?
Achei que foi o próprio Jesus.
nós somos a igreja, homem, não templos
@@sharks.o sim e não.
Maravilhoso 🙌👏👏👏👏!!!
Gostei da trilha sonora. Seu canal tem esse ar de medieval e mistérios. Deveria trabalhar mais neste sentindo. Dá uma tonalidade de sombrio. Muito bom. Se vc puder falar mais lento tmb contribuiria muito neste aspecto.
Perfeito, maravilhosa sua colocação...sempre pensei sobre isto, mas não tinha a base histórica sobre esta dicotomia, exceto o enfrentamento entre Tiago e Paulo quando se encontraram.
....sobre o "castigo " de suas distorções: a igreja que ele criou ficou conhecida como de Pedro, o trono de Roma é de Pedro e não de Paulo - O verdadeiro Criador da Igreja Cristã
Isso aí!
Caro Jonathan, suas interpretações são muito interessantes, voce aborda questões muito relevantes, mas como a vida tem seus mistérios e dentro esses essa questão de Jesus de Nazaré é pulsante entre nós eu me reservo a fazer perguntas e poucas afirmações, gostaria de reiterar o convite para uma interlocução mais próxima sim? Compreendo as reservas que um tema como esse pode suscitar a qualquer um que aborde questões tão complexas, tenho algumas questões que gostaria de fazer mas não creio que aqui seja o mais adequado por isso gostaria de saber por qual meio poderia enviar algumas das questões que me intrigam, por gentileza considere pelo menos responder se é possível estabelecer essa interlocução sim? Desde já grato e mais uma vez parabéns pelas reflexões, são quase sempre provocativas, por vezes contraditórias, mas afinal é o que nos resta.
Olá Alex Macedo! Agradeço ao comentário! =D
Em princípio, podes escrever suas perguntas aqui mesmo, no RUclips, que irá ajudar outros inscritos que possam ter semelhantes dúvidas. Todavia, poderá também enviar para o e-mail, que se encontra na descrição dos vídeos. Assim que possível, responderei. 😉
Um forte abraço!
Jesus disse que não poderia ensinar tudo sobre o Reino de Deus, porque aquele povo não estava preparado para compreende-Lo. Somente após sua morte e ressurreição é que novas revelações poderiam ser ensinadas . E o apóstolo Paulo recebeu esta missão e revelou para nós os segredos da Igreja , a qual é o corpo do Cristo ressuscitado!
🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Para mais informações sobre quem influencia o professor basta ler o livro :" As cartas de um diabo ao seu aprendiz", de C.S Lewis.
Não li o livro, mas pelo título me parece adequado o seu raciocínio.
@@hugocintra100 é um romance cómico baseado em comunas de jornais da segunda guerra. Não tem coerência com este vídeo, apenas atribuí problemas sociais de época em relação a um "crítico" ao conservadorismo religioso. Se vc vai contra a religião pode ter problemas sociais e familiares até nos dias de hoje, imagina naquela período.
PARABÉNS.
Muito bom mas, equívoco se pois, segundo Lucas 16:16-17 a “lei foi até João Batista” , e Jesus veio cumprir toda a lei , Matheus 6: 17 ,e da mesma forma finalizando a e trazendo a graça de Deus que torna todo ser humano que crê no sacrifício de Jesus ,filho de Abraão pela Fé e herdeiros das promessas de Deus.(Galatas 3:7)
Romanos 10;4
Paulo, o ser humano mais importante do primeiro milênio. Com Jesus, se tornou Um e disse: "Já não sou eu quem vive, é Cristo vivendo em mim".
Também sou um pesquisador das religiões desde de meus 12 anos de idade e tenho a plena convicção pelo que eu estudei e pesquisei até hoje que Paulo foi o fundador do Cristianismo e não Jesus. O ideal de Jesus consistia na prática e não em um cristianismo místico e teórico como o de Paulo
Muito bom! De uma perspectiva histórica, é a conclusão mais plausível! ;)
vemos aí a grande diferença entre o judaísmo e o cristianismo. enquanto yeshua ou jesus que era judeu tinha como é normal no judaísmo a prática e o cristianismo como sendo helênico, tem
como base a filosofia
Daniel Ribeiro a doutrina que paulo teve de Cristo diretamente numca se contrário do ensinos dos outros apóstolos
O Apocalipse do início ao fim está denunciando os ensinamentos de paulo
Senhora Giselle, o tal do jesus cometeu algum equívoco na vida??????
Gostei da abordagem.
HOJE TENHO MINHAS DÚVIDAS SOBRE ESTE JESUS GREGO ROMANO MITRAÍZADO A BÍBLIA TEM MUITO CONTOS DE FADA O HOMEM QUE DECIDE O QUE ENTRA O QUE SAI AI VAI LÁ E DIZ QUE É A PALAVRA INERRANTE TUDO ISSO POR AMOR AO DINHEIRO E NADA MAS NA VERDADE ESTE JESUS NÃO FOI MAS NADA QUE UM HOMEM NORMAL E FIZERAM DELE UM SALVADOR . EM RELAÇÃO AOS SEUS VÍDEOS SÃO BEM ESCLARECEDOR PARABÉNS.
Falas com segurança..parabens, vou divulgar.
Respeito a sua posição como professor, porém aquilo que os apóstolos não conseguiram entender o ap. Paulo entendeu, que Jesus era o cordeiro de Deus perfeito substituto para remir não só os judeus mais também os gentios, a partir de Cristo não seria mais necessário o derramar de sangue de animal para perdoar os pecados dos judeus, e sim o sangue de um semelhante ao ser humano pôde remir tanto os judeus que tinham os rituais de purificação porém momentânea e os gentios (nós) que viviam a margem e desprezo dos judeus; por se considerarem melhores que os outros povos, porém em Cristo dos dois povos foi feito um, filhos de Abraão porque como ele creu e não por sacrifícios proprios; mais pelo único sacrifício vivo que foi, Jesus Cristo. Porém é uma questão de fé, as coisas espirituais só se compreende espiritualmente, Mesmo sendo judeu e fariseu o ap. Paulo entendeu e deu continuidade ao que o Cristo histórico ensinou e nem os discípulos conseguiam compreender porque esperavam um líder que os defendesse e reinasse naqueles dias, por isso o ap. PEDRO teve a visão do lençol com os animais, para que entendesse que Jesus purificou toda humanidade que ele considerava impura e imunda por não ser de sua raça.
Já dou like antes de ver
Como se diz professor um texto fora
de contexto jera pretesto. Tem que tomar muito cuidado com as interpretações dos textos . Um remédio para se tornar veneno só bata da dose.
O cristianismo (e o teólogos) primeiro administram o veneno e depois oferecem a cura! Rsrsrs...
Parabéns professor realmente tá difícil dos cristãos aceita que a lei foi abolida, e que Paulo prega o Cristo ressuscitado ,e que nos vivemos a graça pura.as chamadas igrejas decaiu da graça pq só querem andar como o Jesus de Nazaré e não o Cristo ressuscitado
Vdd
percebi que o professor entende muito de historia... meus parabens!
... mais muito pouco de teologia. que pena.
Boa Professor...
Amigo so escrito em seu canal.
Vc é top demais suas explicações ajudam bastantes.
Mais tenho uma critica suas musicas de fundo cara elas me dão enjoo 🤣🤣🤣 nao tem como vc trocar não ?
Amei
Professor, qual a sua religião ?
Ele é ateu !
Uma pergunta: Paulo, depois de cinquenta anos, ele já era cristão como conhecemos o cristianismo hoje, ou ele era Judeu convertido de uma seita cristã dentro do judaísmo? Se não, quando isso aconteceu?