05 1985 A era do msx
HTML-код
- Опубликовано: 29 окт 2024
- Um micro computador poderoso com jogos memoráveis. Sua historia no Brasil,jogos ,curiosidades e muito mais
Review Completo link na descrição
Mais informações no site do canal goo.gl/Ew4trt
Facebook tuneldotempogames
Twuitter @tdtempogames
Instagran@tdtempogames
Tinha uma função muito boa no Basic MSX chamada SPRITE que vc criava uma figura e a usava numa camada na tela de vídeo, podendo mover independentemente, Podiasse criar até 256 sprites. No MSX 2.0 esse número parece que aumentou para 1024. Eu tinha um EXPERT. Graças a ele aprendi a programar em BASIC!
Os Data Corder ainda sobreviveram alguns anos no serviço da Polícia Civil após o MSX ficar obsoleto. Eram ótimos para grampear telefones, já que aquela entrada de controle do motor (o conector mais fino) servia para fazer o gravador começar a funcionar quando o telefone era retirado do gancho. Essa técnica de interceptação telefônica sobreviveu até meados de 2003.
Ver qqr vídeo sobre o MSX é literalmente viajar no tempo. Fui muito feliz com meu Expert, com o data corder que vivia dando problema, com a evolução absurda que tive quando comprei o disk drive... depois veio a Megaram que aumentava muito o poder do micro e o modem de Videotexto que me permitiu conversar com muita gente nos videopapos da Telesp. Que gostoso relembrar tudo isso. Fez parte da minha vida por bons anos.
Quanta saudade do msx, da infância..lembro que tinha muitas revistas Input de programas em Basic... e ficava semana toda digitando pra no fim ver alguns sprites de movendo rsrs, mas lembro que (coisa de criança) com a criatividade fiz até jogo, misturando vários deste programas e fiz algo como uma narrativa em que a pessoa ia escolhendo onde seguir, que na verdade era um conjunto dos programas que era da revista Input...fantástico..
Foi um dos meus primeiros computadores: O MSX Expert DDX2. Nessa época não tinha internet, pra conseguir os jogos você pedia um colega para copiar num diskete ou então você ia a uma loja de computadores e eles copiavam pra você. Grande época!
+marcoswi concordo como naquela época não havia internet como hoje então era muito comum você comprar numa loja um joguinho em fita cassete em uma fita virgem Só para copiar o jogo do amigo assim se economizava com um pouco fora transmissão de jogos em rádio pelo menos aqui em São Paulo tinha mas é fantástico mesmo adoro meu msx
Tunel do Tempo Games O mais perto da internet que tínhamos nessa época aqui em Belo Horizonte era uma rádio FM que em certas horas do dia enviava as tais fitas com joguinhos em uma transmissão de áudio. Daí o pessoal em casa gravava usando o seu gravador de fita normal e depois colocava no MSX. Eu mesmo nunca cheguei a usar isso, pois o meu MSX só operava no diskete. Cheguei a ter outros computadores de oito bits nessa época, como o CP500 da prologica e o Apple II. Hoje ainda tenho um computador AMIGA 600 que eu ligo de vez em quando.
Sensacional!! Tive um MSX e passava horas jogando, Tinham excelentes jogos. Adorava o Knightmare, Robocop, Olimpíadas, Stone vs Eagles, dentre outros. Valeu voltar há 35 anos atras.
Muito bom o seu documentário sobre o MSX meu pai comprou um e foi uma época de ouro . Hoje graças ao MSX muitos somos profissionais da área de informática e pagamos nossas contas com um passo inicial que foi dado lá traz. Tenho certeza que muitos colegas desenvolvedores deram seus primeiros passos com o basic do MSX. .... Só tenho a agradecer.
Minha infância foi com o MSX 1.0 onde eu tinha uma infinidade de jogos em fitas cassete, as melhores eram BASF e TDK, que rodavam, carregavam, a partir do meu DataCorder (gravador e leitor de fitas) e não cartuchos. Tinham programas como BKP para copiar jogos, onde nem imaginávamos como funcionava e hoje muito fácil saber, o programa lia o jogo e colocava numa área de transferência que ele criava e depois inserindo a fita nova ele gravava (tipo um CTRL C/CTRL V). Comprava quase sempre a revista MSX INFORMATICA onde vinham várias dicas e mapas dos jogos e programas também para educar. Falava sobre concorrentes como COMODORO, AMIGA, TK 80 e ZX SPECTRUM. Como tudo nos EUA e EUROPA era primeiro sempre a revista também falava sobre um computador que o logo era uma MAÇÃ COLORIDA e eu nem imaginava o que era..kk. Utilizávamos a linguagem BASIC na época para fazer programinhas, hoje conhecida como VB ou Visual Basic e o MSX Expert vinha com um cartucho "Ligue-se ao Expert" ensinado os primeiros passos, como um TOUR . O meu sonho na época era ganhar um DRIVE 5 1/4 que conseguia uma maior (kkk) armazenamento porém era caro e meu pai não teve dinheiro para comprar :( . A Konami sempre foi TOP mesmo com pouco recurso eles faziam milagre. Tudo acabou quando meu pai comprou o MEGADRIVE com o cartucho AlteredBeast "igual ao do Flipper"..kkk.. buaaa... :D
Saudade do MSX! Comprei um Expert pra usar como computador mas acabamos usando ele o tempo todo como vídeo game. Com o tempo fui comprando um monte de acessórios, fitas, cartuchos e livros. Até a minha falecida mãe ficava dias e dias jogando "King's Valley" e "Fiscal de estoque". Sharp e Gradiente ganharam muito dinheiro e ao mesmo tempo fizeram a felicidade de milhões de pessoas.
Tinha um hotbit inesquecível, jogávamos eu meu irmão e meu pai... Football manager, Konami soccer, Aspar, Sito pons, match day II, Paris Dakar, La Abadia dele crime.. somos e éramos do esporte desde cedo, no Rio na época a gente comprava os jogos na saudosa loja Nemesis no centro do RJ..
Assistindo seu vídeo em 2022, MSX marcou uma geração, eu comprei o MSX Expert, já era um profissional da área, lembro que tinha cartão de 80 colunas e drive de 5 1/4, desenvolvida programas em Cobol e dbase II usando CP/M, e meus clientes tinha CP500 e Sistema 700, mas como se usava CP/M, era tranquilo, achava isso o máximo na época. Hoje coleciono MSX tenho todos os nacionais e também tenho os importados tenho esse National que é fantástico a construção. Parabéns pelo video. 👏👏👏
Também tive um Expert! 💪🏼
Lembro que um diferencial dele era a fácil navegação dele dentro do próprio Basic. Podíamos navegar entre as linhas da programação para editar seu conteúdo, enquanto que nos outros computadores, isso não era possível... você tinha que apagar toda a linha e refazer ela por inteiro... 😁 vi isso no curso de computação que fiz na época! Já ali, vi que tínhamos muuuuito o que evoluir...
Os jogos da KONAMI eram os melhores ,Year kung fu 2 , Goniies, enfim sempre que aparecia a tela azul da KONAMI eu sabia que era coisa boa...
Isso é fato a Konami foi a que mais fez jogos para o MSX ,sempre que jogo e vejo a tela bate uma nostalgia (kkk) . Obrigado pelo like.
Muito bom vídeo. Aprendi me diverti muito com o HotBit da Sharp, foi graças a ele que me despertou para a engenharia e computação. O comercial da Sharp no final do vídeo que convenceu meu pai comprar um, só que eu passava mais tempo jogando que estudando kkkkk. Lembro que meu HotBit deu problema e a Sharp já estava no buraco, ai eu mesmo resolvi abrir e conserta-lo e consegui \o/.
Eu acho o MSX muito legal, nunca tive um, mas pelos vídeos que vejo parece ser bem legal. Mais um like pra apoiar o canal.
O MSX é increível.....
ate me arrepiei ouvindo a musica do knightmare joguei demais em 1987 ,parabens pelo video...
Quem não se arrepia com este clássico. E obrigado pelo like
Fui convidado para a festa de lançamento do Expert em dezembro de 1985. Pelo que eu sei, as vendas começaram em janeiro de 1986. As vendas naquele mês superaram os números que a Gradiente esperava para o ano todo e isso levou a empresa a cancelar todo o desenvolvimento de software e periféricos que estavam em andamento já que o micro tinha se mostrado suficientemente popular sem nada disso.
Poxa que bacana de ler seu comentário o MSX foi um item que sempre quis colocar em minha coleção sempre fui fascinado em jogos rodando de fitas cassete . Deis de já obrigado pelo seu like
Nossa, fiquei triste com esta informação :-(. Na minha opinião, mostra que os empresários brasileiros tinham uma visão limitada. Acredito que por essas e outras não tivemos o lançamento do MSX2 no Brasil. Acho que eles pesaram: "Para que uma maquina com mais memória, resolução gráfica e cores se com o que temos ja está bom".
Meu pai comprou um em 87 msx gradiente, aqui na cidade tinha poucos recursos para ele, não tinha internet, tinha nada. Um dia mudou um cara de SP pra cidade e ele tinha muita coisa de msx, emprestou umas fitas de jogos, mas jogando uns 3 meses ele deu pau no vídeo, ninguém nunca conseguiu arrumar e desistimos, ficou esquecido ate meu pai trocar ele num pc 386 pra ver se um cara arrumava. O cara conseguiu arrumar mas deu pau no vídeo outra vez em 2 minutos de uso. Uma pena.
showww!!!parabéns pelo vídeo !!eu tive o hotbit e tive o privilégio de acompanhar essa época mágica!muito obrigado pelo vídeo!!SINCERAMENTE FIQUEI EMOCIONADO EM ALGUMAS PARTES!TA DE PARABÉNS!
Eu que agradeço por você assistir e o MSX é fantástico mesmo tenho o meu Gradiente 1.0 e não troco por nada😊
Muito legal. Ainda tenho os meus, 2 Expert sendo 1 na versão 2.0 e o outro 1.1 e também tenho o Hotbit. Que época boa. Parabéns pelo vídeo.
Meu nome é Celso e moro em São Lourenço, sul de Minas Gerais. Gostaria de compartilhar uma experiência que fiz com um MSX hotbit, que por sinal ainda o tenho, com outro da linha gradiente de um colega que morava aproximadamente a 2 km de distância de minha casa. Isso no inicio da década de 90. Acreditem se quiser... talvez tenha sido a primeira transmissão ou expereriência do tipo aqui no Brasil se não for a única. Eramos radioamadores e meu rádio era um PX, modelo ( GTL-148 ), muito conhecido e usado até hoje. Fizemos uma adaptação no PTT do rádio e ligamos na SAÍDA datacorder do MSX. No computador (1) dava-se o comando para salvar em fica cassete um programa qualquer digitado na memória... save"cas:nome.bas" e ligado no PTT este audio era transmitido na frequencia de 27.XXX Mhz para a ENTRADA datacorder do computador (2) que recebia os dados da saída de fone de ouvido de segundo rádio PX mediante o comando: load"cas:"... se não me falhe a memória. E assim transmitíamos jogos, programas etc... a quase 2 km de distância literalmente ( VIA RÁDIO ). Bons e velhos tempos do MSX ... Contato: celsopc@bol.com.br
Uma grande inovação para a época.
Simples e eficiente! Os programas em .CAS não são muito diferentes de uma transmissão em CW. É o tipo de equipamento que vai sobreviver ao Apocalipse Zumbi! 😉
Uma pena nao se ouve falar hoje em dia mais sobre a Gradiente e Sharp.
Na época fiz de tudo para meu pai comprar um MSX para nossa casa, mas o velho já tinha comprado um solution 16 da Prologica e estava satisfeito. Além do que ele dizia que eu e meus irmãos só queríamos o computador novo para jogar, o que não deixava de ser verdade. Cheguei a mexer em um MSX na casa de amigos. Fiquei maravilhado na época, mas sem o paitrocinio impossível adquirir um, era muito caro para uma Tia amiga comprar.
Obrigado a todos que acompanham o Tunel do Tempo Games !
Parabéns pelo video cara, realmente muito legal. Tive um HotBit Branco e gostava muito. Naquela época não se trocava tanto de Hardware como hoje e tinhamos jogos incríveis que derems sequencias até hoje. Pena que a Konami hoje em dia não é a mesma daquela época!!! Ela dominava praticamente os jogos nessa geração. E eu usava qualquer gravador pra ler os meus jogos, mas realmente tinha uma certa dificuldade pq ajustar o volume era um saco... KKKK
Meu primeiro micro foi um HotBit branco também. Expert só pude ter depois de "velho" :D Até hoje é um micrão, ideal para "tuning" como esses. Um abraço, e vida longa ao MSX! :D
Alguém mais sente saudades de metal gear e magic tree? Finalizei os dois na época que não existia game play debulhado. Tive que me virar sozinho.
Não havia game play, mas as revistas especializadas, como a MSX Micro, publicavam os roteiros e dicas.
Caramba, nunca tinha visto o drive de 5"1/4 original dos hotbit's, primeira vez 2:56.
Pessoalmente eu também não , mais existe ,alias se eu pudesse dava uma incrementada no meu gradiente com uns acessórios de época .
Se alguém se interessar, ainda tenho 2 caixas de disquetes 5 1/4" novos.
Por favor, qual o nome dessa trilha sonora que você usou predominantemente no vídeo? Gostei muito.
puxa hope faz muito tempo que fiz este video mais da uma olhada na biblioteca de audio do youtube la você vai achar "RUclips Áudio Library" :)
Eu chegei a ver meu padrinho jogando nesse MSX mas eu nunca chegei a jogar. ja na epoca do inicio dos anos 90. depois de um tempo acho que quebro. esse console ficava jogado la pela casa. tambem so tinha esses console que tinha um emprego otimo na epoca.
Bacana Dark9999 ,o MSX é realmente , é uma das minhas melhores aquisições ótimos jogos , só lamento pelo fato de você dizer que uma raridade dessas ficava jogado pela casa , hoje está valendo uma nota preta kkkk , e obrigado pelo seu like
MSX foi um computador, não um console. Por mais que tivesse realmente muitos jogos pra ele, existiam também aplicativos e mídias como em qualquer outro computador.
Muito bom vídeo como opinião do usuário da época (embora tecnicamente muita informação equivocada)
Esses computadores com teclado embutido não ocupam menos espaço. No fim, o monitor tem que ficar na frente dele. O MSX dava na mesma, já que o teclado ficava na frente do MSX e o monitor em cima dele 🤷🏻
Vídeo muito bom!!!
Muito bom
muito legal, quanto tempo, valeu pela aula.
Eu tive o Expert, que era mais estiloso que o Hotbit mas tinha a famosa maldição da tinta das teclas que sumiam com o tempo... Kkkkk...
Bem isso se você vê nos videos do canal aonde o meu aparece o meu teclado bem ruim , mais hoje em dia é difícil achar um em bom estado .E obrigado pelo seu like
Top
Parabéns pelo canal
Parabéns
Se o msx era aberto, então alguém poderia produzir um msx hj em dia sem ter que pagar royaltys?
Acredito que não , por que você tinha que fazer parte do consorcio (norma MSX) dai então você poderia desenvolver o seu msx da forma que quisesse , deis de que respeitasse a compatibilidade ,e no mais acredito que hoje em dia o máximo que alguém faria era um emulador do mesmo ou algo assim.
@@Tdtempogames ah saquei, valeu!!!
Vim pelo livro do Professor Pier
Congratulations video !!!
+Tromax TV Obrigado e seja bem vindo ao TuneldoTempoGames
+Tunel do Tempo Games muito obrigado meu amigo foi convidado este canal informático retro
Não conhecia o msx .. sou d tempo do super Nintendo
Tenho o meu da gradiente e olhei a nota fiscal custou 4 salários mínimos. O Brasil sempre foi assim tudo obsoleto e muito sacrificado para conseguir. Lembro que nos USA já estavam vendendo PCs e eu carregando os meus programas e jogos em fita K7 no msx. Eu usava um gravador comum da Sharp e regulava o Azimute e ficava igual ao datacorder. A minha paixão pela TI começou com o expert.
+Ric Dellai Ah mas sempre foi assim meu primeiro computador foi um 486 DX2 116 megabytes de memória e custou muito caro para vir com Windows 3 11 e que lá fora já tinha coisa melhor mas é bem assim mesmo Eu já imaginava que o msx na época custava muito caro mesmo agora 4 salário ual E obrigado pelo seu like
Tunel do Tempo Games Um valor hoje que se compra um Iphone 6s, nada absurdo nos Eua, Canadá ou Reino Unido, mas algo de outro mundo no Brasil.
Nosso país mudou tanto mesmo ? Difícil responder.
O teclado do Hotbit era um lixo para se jogar.......
Eu comecei na tecnologia com o Atari e depois com o MSX.
Só agora estou sabendo que existiu um micro da Sharp...kkkkkk
Existiu sim caro Marcelo no começo não eram oficiais e claro como de costume uma copia no caso do Sharp a copioa foi do Hit-Bit da sony dai o Hot-Bit da Sharp Gosto dele pelo tamanho e por ter tudo em um . e obrigado pelo like.
Eu que lhe agradeço por fazer uma matéria tão rica em detalhes.
Sem contar que passou um filme na minha mente lembrando das minhas aventuras tecnológicas na adolescência.
Valeu, muito obrigado e Parabéns.
Tá sabendo legal em colega !!!
O bichinho tinha capacidade de rodar numa tv comum com uso de cabo Av sem precisar pagar caro num monitor?😮, não é a toa que ele foi um sucesso no Japão e Brasil .
Na verdade, o monitor não trazia vantagem alguma, pois era monocromático e não tinha saída de áudio. A TV tinha a vantagem da imagem em cores e do áudio.