E quando alguém clica na notícia do jornal, vc não consegue ler a notícia pq vc não é assinante (Nos grandes jornais aqui do Brasil). Ai por isso muitas vezes só o resumo do Google que podemos ler.
Fiquei pensando o mesmo, muitas vezes o google serve é como meio de "propaganda" pra esses sites, porque se não fosse ele muitos a gente nem acessaria pq são pagos 🤔
Exatamente kkkkkk me dá a impressão que eles querem se afogar mais ainda. Quando eu decoro o nome do site, nunca mais clico nele, e quando a notícia me interessa eu procuro no google pra ler em outro site
Uma vez eu tive que fazer uma gambiarra pra poder ler uma notícia pra usar no projeto da faculdade, o site demorava uns 3 segundo pra jogar a assinatura na tela e tampar a visão, ai eu abria, printava, ai atualizava, scrolava pra outra parte rapidamente, printava e fiquei nessa sangria até conseguir pegar a notícia inteira.
O jornalismo no Brasil está tão ruim que cheguei a ler uma reportagem sobre economia em um portal renomado onde, no meio do texto, aparecia a mensagem 'texto gerado por IA'. Como se não bastasse, dez linhas depois, surgiu o aviso 'quer continuar lendo? Assine já'. Não aguentei e desisti, preferi buscar a informação direto no Google ou uma IA.
@@davi94237 que absurdo isso. Qual era o portal, poderia dar uma dica (não precisa dizer o nome mas só uma dica) para que eu não passe perto desse portal aí. Obrigado por compartilhar esse acontecido
Deve ser oq dá pra pagar com oq eles ganham por ad (pq ninguem assina essas coisas), ai eles botam um estagiario pra fazer tudo. No fim o negócio n se sustenta se não for pago, de fato acostumamos tanto com informação de graça que parece uma ofensa uma página cobrar por ela. Em uma época que qualquer um fala qualquer coisa e todo mundo acredita, nem faz sentido contratar um jornalista.
Eu tenho 21 anos e sinto que minha geração nem viu o que é um "jornalismo sério". Na época que tinha, éramos muito novos, e depois disso foi internet e no máximo aqueles absurdos sensacionalistas da record
Tem sim jornalismo sério e tem mais que antigamente MAS tem um monte de pessoas te dizendo que não tem mais para acreditares e passares a consumir outra coisa
Pra mim, o pior de tudo é que todos os sites é tudo um copia e cola do outro. Uma vez fui atrás de uma notícia no G1, mas devido ao paywall, eu desistir e apenas copiei o título da materia pra ver se mais algum site noticiou algo parecido. Pois então, praticamente todos os sites tinha o mesmo texto, literalmente o mesmo texto, sem tirar nem por. E todos eles seguiam a mesma coisa de pagar pra ler. No fim, eu peguei o link, joguei no Chat GPT, e pedi um resumo. E então fique fazendo perguntas em relação ao conteúdo para ele. Dá pra entender a revolta dos jornais com o Google, mas também parece que eles não se ajudam.
@@Fernando-e6w isso é tanta loucura, pq você esta considerando uma mega corpe sobre uma fodendo profissão com base ética e companhia, futuro sombrio kkkkkkkkkk
@@Fernando-e6w amigo, o Google não pega o microfone e vai na rua entrevistar alguém não, as notícias precisão ser investigadas por uma pessoa, a discussão é que uma corporação lucra em cima disso sem custear o serviço. Isso é neoliberalismo, tem inúmeros outros exemplos disso.
Os próprios jornais não ajudam. Existem muitos portais que utilizam paywalls em suas notícias e acabam afastando os leitores e outros inundam as páginas com anúncios em todo buraco possível dificultando a própria experiência do leitor.
@@infoapexnão tem que cair na mão do consumidor final não , aumenta o valor que paga pelo ad, monte de empresa aí cheia de grana , aí eu vou ter que pagar ? Já ganho uma micharia , e vou gastar pagando JORNAL. Kkkkk vou sim
@@leanto789 Até pq antigamente ninguém pagava, né? Jornal físico tinha assinatura e propagandas no meio. A diferença é que hoje em dias as pessoas dão menos valor a produção de informação. Principalmente quando se tem tantas fontes "gratuitas", que obviamente são limitadas e nem vou entrar no mérito da qualidade (poucas exceções). Um jornal aqui da cidade tem Clube de Vantagens com empresas locais, as vezes o jeito TALVEZ seja ter um outro serviço e jornalismo ser praticamente um extra.
As vezes entro nos sites, eles me obrigam a aceitar os cookies, não aceito e tento entrar em outros, os outros cheios de propagandas NA FRENTE DAS NOTÍCIAS. No final fico com os resumos do Google. Acho que a situação está bem ruim, o Google deve pagar os sites pelas notícias que ele utiliza, obviamente, porém a estrutura dos sites de jornalismo, de alguns não de todas, precisam ser mudadas.
@@papudincamarade Isso ai, acho que é problema de adaptação mesmo, se você ver os veiculos de fake news raramente usam sites e lucram absurdos, mas você pode tentar argumentar que qualquer um consegue fazer noticia de má qualidade, mas ai vemos veículos como a BBC que só no youtube tem jornalismo de qualidade absurda. E quem é que vai querer usar sites quando a internet está cada vez mais otimizada em celulares e pior em navegadores? Solução simples é migrar pra redes sociais, no youtube por exemplo, tu pode criar materias exclusivas para membros, responder perguntas em podcats ao vivo com direito a donate, quanros anuncios tu quiser se tu enrolar 8 minutos e ainda tem direito a algoritmo de recomendação e sem custeamento de servers.
@@asnascvisibilidade pra que amigo?? pessoal consome jornal há centenas de anos, o google só PIOROU a qualidade desses veículos. Visibilidade a troco de NADA não paga contas…
Tem que se ter em mente também, que o jornalismo "principalmente o brasileiro" perdeu a credibilidade devido aos viés políticos, e vc tem essa nova geração, que não lê notícia ou jornal que seja. Aqui no trabalho, se alguém levanta um assunto na hora do almoço, sobre algo que não seja sobre um tic toc ou só insta, é totalmente ignorado.
Assim, todo jornalismo tem viés político, a questão é pra que lado vai o viés. Até mesmo dizer que "não tem viés político" é um viés político. O problema é a grande mídia ser vendida aos interesses das pessoas/empresas/organizações mais poderosas, mas isso não deve ser confundido com o jornalismo em geral. Há muitos jornalistas independentes que fazem um excelente trabalho, dê uma procurada.
Todo jornalismo sempre teve e terá viés. Quando você concorda significa que o veículo tem similaridade ou no mínimo com uma interseção ao seu viés. É importante não confundir isso com neutralidade ou inexistência de viés. E ninguém lê porque não precisa, só é necessário ler a manchete ou no máximo o resumo, daí o vídeo todo dos empresários do ramo jornalístico mendigando uma parte.
Sim, tem esse problema tb, eu não quero ter q aceitar q um site q eu só quero ler uma informação fique mandando coisas pro meu computador além do texto! " - Ah, mas vc tem q pagar pela informação..." Bem, parece q não, o Google resume pra mim... " - Ah, mas ai eles vão parar de criar notícias de qualidade..." Éeeeehhh, mais ou menos, se um para de criar a matéria, sempre vai ter outro pra fazer o trabalho... Seeeeeempre tem outro pra fazer o trabalho, a precarização ocorre, mas sempre vai ter gente pra fazer bem feito e o Google vai selecionar... Sim, é um pouco de sacanagem com esses poucos q fazem bem feito, mas tem eles em uma ponta e uma gama muito maior de pessoas na outra ponta sendo ajudadas pelo google, não acredito q tô do lado de empresa, ahuiaiahahuah, mas eu fico com a maioria... A minoria q quer q pague mais, sempre vai ter gente pra fazer! Infelizmente é esse sistema capitalista em q vivemos! Já sou fudido de tudo quanto é lado, e ainda quer q eu reclame pq o Google ta dando uma facilitada? ahauhauiaiuaiuah
É quase um pequeno paradoxo. Você só recebe esse monte de popup e propagando por que eles não são bem pagos o suficiente para isso. Grande parte da culpa está no Google mesmo.
@@JhowgamepeE a quem o Google pagaria? É tanto copy past dos sites e portais de notícias, que a pessoa fica sem saber quem publicou a notícia inicialmente, é que eles copiam até os erros uns dos outros 😂! Claro que sem esquecer quando traduzem as notícias publicadas em sites estrangeiros, e ainda por cima muitas das vezes traduzem porcamente. Está tudo de mal a pior. Somos nós que já ñ temos paciência para ler e ñ gostamos de pagar pelas assinaturas dos jornais, são os jornais que estão com letargia, é a Google que só quer lucrar.
Sobre a UE, nós tivemos a "Diretiva da União Europeia sobre o Direito de Autor", com os artigos 11 e 13 que prometiam taxa por link. Mas ainda não foi aplicado
Isso não é necessariamente um problema pro usuário final, é mais pra empresa, experimenta entrar nesses sites, é tanta propaganda q as vezes vc nem consegue ler a informação q precisa!
É um problema pro usuário final pela qualidade do jornalismo que vamos encontrar… 🫠 se hoje ja se fala de manipulação de noticias, imagine tendo apenas 1 ou 2 jornais grandes que serão os que vao conseguir se manter
@@moaragomes2552 Isso é falácia, já existe uma quantidade praticamente infinita de gente gerando notícias, pra isso existem filtros diversos até o filtro final q é vc mesmo... É aquela falácia do " - Olha, se a gente não fizer de qualidade, ninguém vai fazer..." Sempre tem gente pra fazer, seeeeeempre, e os filtros, sejam eletrônicos ou pessoais vão pegando os melhores!
Cuidado com esse discurso!! O que está acontecendo afeta o que lemos, o mercado de trabalho e a sociedade. Além disso, ainda mostra como grandes empresas podem manipular decisões políticas nesse e em DIVERSOS outros setores. Logo, afeta tb os usuários. É um perigo vermos o problema de outras profissões ou ainda de outros grupos sociais que não os nossos e achar que aquele problema não se reflete em nossa vida.
Meu mano, mas ADs é a única forma de um site de informações monetizar, pq se começam a cobrar assinaturas, a galera n vai pagar, além de que seria meio insano tu ter q pagar pra cada simples informação que busca na internet. Os ADs de site pagam muito pouco, tem diversas diretrizes esquisitas e cada vez estão piores, meio que forçando dono de site a entuchar AD no site (todo dono de site sabe q isso é uma merda). Sites assim são apenas um efeito colateral de várias mudanças feitas pelo próprio Google que cada vez mais suga o conteúdo da galera sem pagar. Embora a IA esteja chegando agora, o Google já criou diversos mecanismos pra roubarconteúdo do site, seja com aqueals perguntas dos usuários q o Leon abriu ali, seja com a famosa "resposta 0", que é quando ele pega um bloco de texto do site e exibe como prévia da resposta na busca.
Se não tiver mais jornais sérios para gerar notícias (informação), não terá mais informações confiáveis para “abastecer” as AI. E ela vi passar desinformação como se fosse correto
Esse vídeo me fez pensar sobre a necessidade do jornal "clássico". Não sou contra nenhuma emissora, mas: 1. Quando as emissoras fazem as reportagens e consultam especialistas, várias vezes os especialistas são pessoas que seguimos nas redes sociais e eles já deram explicação muito melhor em seu próprio canal de comunicação. 2. Sempre tem pelo menos um economista, contador, profissional de TI ou qualquer outra profissão, graduado e especialista no assunto que você procura para responder suas dúvidas. 3. Existem páginas nas redes sociais específicas em jornalismo local, que atendem a região tão bem quanto uma emissora nacional e com potencial de viralização para casos extraordinários.
o jornalista é o responsável justamente por correr atrás de fontes seguras, correndo o risco dele pagar por isso caso desmascarem as informações que ele juntou.Não basta que uma pessoa tenha um diploma ou se denomine especialista, ele tem que ser confiável, e para isso, o trabalho do jornalista é investigar a fonte, seu histórico, sua produção. Confiar em perfil de rede social, influencer, é maluquice! Cada um diz o que quer e por ai, as informações não são averiguadas pois não se precisa de um jornalista! Essa é a diferença de uma notícia profissional para uma amadora ou mesmo fake news.
O jornalismo enfrenta desafios significativos hoje em dia. Muitos sites de notícias mantêm conteúdo crucial por trás de paywalls, o que desencoraja o público e limita o acesso à informação. Em vez de buscar novas formas de monetização, alguns jornais parecem presos a abordagens antiquadas. É hora de se adaptar ou aceitar as consequências. O Google está certo em facilitar o acesso às notícias, buscando uma nova maneira de conectar os usuários com informações essenciais.
Aqui no Brasil está acontecendo. O jornal mais tradicional, e antigo da minha cidade, aqui no interior de Minas, fechou. Já é uma consequência. Não tem nem página na Internet. Aqui ainda temos muitas notícias pelo rádio.
Nilse: "os jornalistas vão usar os meios para instrumentalizar, criar conexões, portfólios, experiências [...]" Bem vindo ao clube dos artistas , nós vivenciamos isso há décadas...
Oi Gente, sou cientista de dados e queria só fazer um apontamento nas falas sobre IA: Uma IA não é somente rede neural, e tbm não existe "IA de cadeias lógicas", por assim se dizer (não é apenas um IF/ELSE ou um SWITCH, e no caso o mais correto que estamos utilizando atualmente é chamando de "algoritmos clássicos"). As LLM's que existem hoje, como o CHATGPT, e as que geram imagens como o midjourney, não são só redes neurais, são ENSEMBLES. Ensembles são um conjunto de vários tipos modelos de aprendizado de máquina diferentes, que vão desde modelos de decisão (árvores aleatórias por exemplo) à aprendizagem por redes neurais, sendo redes neurais um subtipo de algoritmo para aprendizado de máquina (e trata-se geralmente de problemas não supervisionados). Só um ponto importante pois, as vezes falando somente redes neurais passa uma informação de certa forma errada, pois é algo muito mais complexo que isso, e que possui muitas outras ponderações dentro do próprio modelo.
A Google poderia pagar o site que aparece na pesquisa com AI da mesma forma como remunera com os anúncios. O problema é que isso não é interessante para o anunciante
Acho válido comentar que hoje em dia as pessoas acham que se mantém informadas pelas redes sociais, o que não é verdade. A rede social só entrega o que ela pensa que a gente quer ver.
Acabei de ouvir o áudio no grupo sobre fazer exercício físico. Que amor, obrigado por me incentivar! Adoro sua voz, dá um calorzin no coração! Pena que a temática desse vídeo é triste, mas é necessário falar o que tá acontecendo. Muito obrigado por nós informar! Você é muito necessária! Amo vc e leaozin ❤
É um cenário idênticos ao dos artigos científico. Um cientista ou publica algo pago em uma revista famosa, como a Revista Science, ou publica gratuitamente em uma pequena que poucos irão ler. O principal problema é que a receita gerada por esses artigos pagos não vão para os seus pesquisadores, os pesquisadores nao recebem absolutamente nada financeiramente por publicar ali e até tem que pagar se quiser tornar o artigo gratuito.
Quem sofre com isso são empresas apenas, eu como consumidor final nunca nem vi um anúncio em página alguma e sequer uso jornaleco aleatório. Se a nós nada pertence, para a pirataria nada se perde.
estou amando esses resumos do gemini quando pesquiso algo, quando eu preciso eu vou sim clicar e procurar a fonte. (ps: eu ia cursar jornalismo e vejo que sim, é uma profissão que está diminuindo, nao vai sumir, mas...)
Mais que certo o Google preocupado em entregar a melhor experiência pro usuário enquanto portais de notícia se esforçam em dificultar, seja com dezenas de anúncios, popups, bloqueadores, vídeos que abrem automaticamente consumindo seus dados, além de bloquear notícias relevantes para não assinantes. Palmas pro Google que entrega pro usuário o que ele procura de forma ágil, direta e simples.
Google tá perdendo a corrida de AI, se eles não fizessem isso ou forçar melhorar ia perder o monopólio, essa é a graça do mercado, se não entregar o melhor vai ficar pra trás, eu mesmo uso muito ChatGPT, Claude, perplexity e o Gemini Pro, e o chat é o melhor, Claude tbm vem forte o Gemini tbm
o jornalismo ficou por muito tempo instaurado no papel e na TV, se revolucionassem pras plataformas da atualidade (youtube e tik tok) se tornariam relevantes e conseguiriam uma boa remuneração
O futuro já está definido, é um caminho sem volta. Isso se aplica a tudo, inclusive aos chats de IA, que acabam eliminando a necessidade de acessar sites com propagandas. As pessoas precisam começar a refletir sobre como se adaptar a essa nova realidade. Mas uma coisa é certa: não há como retroceder. Isso não se restringe ao jornalismo, mas a quase qualquer tipo de conteúdo.
Por isso eu amo o livro 1984. É muito relacionado com isso. As pessoas não se revoltam contra o sistema simplesmente porque elas não possuem nem mesmo as ferramentas necessárias para se revoltar
Mas se o Google não pagar não é pior para eles porque vai ter cada vez menos links com um conteúdo bom, bem feito e verdadeiro e no final isso piora as respostas da IA 😅
Eu tô a cada dia me afastando do Google pouco a pouco. Depois que recebi um alerta no aplicativo do G-mail falando que meu armazenamento tá cheio por causa do Google fotos e não ia mais receber e-mail até liberar espaço ou pagar pelo serviço de armazenamento deles As fotos estão interferindo nos meus e-mails, olha o absurdo que eu tive que ler
A solução comercial (mantendo a lógica da nececidade de relação capital) voltaria a ser a da relação editorial consumidor porta-a-porta? Só que em email tipo newsletter?
11:35 anteontem chegando na escola eu vi uma folha inteira de um jornal no chão, fiquei impressionado porque a última vez que tinha visto um era de quando eu era criança, mas fiquei mais impressionado ainda com esse fato
Demoraram tanto tempo pra reclamar de algo obvio que iria acontecer, faz pelo menos 2 decadas que se você não aparece no google você não existe ou é irrelevante. Site de noticia de graça e sem anúncio é cada vez mais raro, eles tem a forma deles de ganhar $$. Provavelmente sem o google teriamos que pagar mais assinaturas para as respostas.
Sei que não seria fácil, masss. E se os jornalistas unissem para criarem uma plataforma ou aplicativo de jornalismo e parassem de alimentar o Google. Tipo um aplicativo que recomendasse notícias da sua cidade, do nosso país e de outros países 🤔🤔🤔. Teve um tempo onde que o word office dominava até os escritórios se reunirem e criarem sua própria plataforma gratuita que é o Libre Office .
A questão é que o usuário final não vai querer. A grande maioria prefere ter a praticidade de ler a noticia mais enxuta possivel ao pesquisar no google
É assombroso vivenciar isso! Aqui em Curitiba tínhamos vários jornais, porém hoje temos a Gazeta do Povo, a Tribuna do Paraná, o Bem Paraná e o Plural. A Gazeta do Povo é do grupo GRPCON, alguns anos atrás a Gazeta comprou a Tribuna. Então assim, apesar de ler jornais distintos, a linha editorial é a mesma. O Plural surgiu justamente por essa demanda e acho super importante manter esse jornalismo regional, como a Nilce pontuou. Porém é bizarro como isso vem desaparecendo e participar disso gera uma angústia.
Honestamente, o jornalismo é um dos pilares da democracia. Não sei se vocês conhecem a Agencia Pública, eles fazem um trabalho muito legal e eles tem um sistema de apoio pra continuar funcionando. Eu acho muito importante encontrar uma maneira de manter o jornalismo vivo. Sem jornalismo não é possível lutar contra opressões!
Mas se não tiver o bom jornalismo, de onde a IA vai tirar as informações? Isso fica como aquela situação de desenho, no qual o personagem tá cortando o galho que tá sustentando ele. Uma hora a coisa desaba
@@mathbsouzaConcordo, no fim a própria ia pode fazer um trabalho jornalístico fazendo análise de conteúdo e comentando se é fake ou não. Elas ainda são muito cruas.
@@mathbsouza Isso não é jornalismo. É no máximo uma caixa de ressonância. Mesmo casos como o wekleaks precisa de jornalismo em cima pra virar informação. E o pior, você concentra a curadoria do que é ou não importante, o viés, os interesses num ponto só e em uma big tech internacional que responde aos interesses de outro país. Não é nada inteligente. A técnica jornalistica é muito mais que colher um bocado de depoimentos.
@@patricksimas1193 Isso é subestiar a habilidade das IAs de realizar sumário dos eventos com análises de juízo de valor. Não sei vai precisar mais de seres humanos para isso.
Trabalho com SEO a 7 anos e o Google de uns tempos pra cá vem tornando o algoritmo cada vez mais propenso a trazer somente as grandes marcas nos primeiros resultados. Além dele prejudicar o jornalismo como um todo, ele também afeta criadores independentes dessa forma. Muito triste esse monopólio
Se você trabalha com SEO a 7 anos deveria pelo menos saber que o algoritmo do google não é propenso a nada nesse sentido, e sim que é muito criterioso e muito robusto para elencar preferências de rankeamento baseado em como os sites são construidos e fornecem para o robo do google as informações para assim o ranquearem. Para isso é necessario investir em profissionais e serviços que mantenham os sites alinhados com essas directrizes.
@@bcardonps Você está ignorando totalmente o fato que pode-se pagar para obter melhor posição no ranking. Fora que um dos critérios também é a qualidade do código do site (visível no relatório do lighthouse), o que também é muito mais acessível para grandes empresas.
quando eu estava na casa do meu pai apareceu uma noticia de uma imagem de Ia la na india que acharam uma ´cobra´ Gigante e virou o novo medo deles , eu e meu pai começamos a rir kkkk. Porque estava tao mal feito a imagem e nao sabemos como um individuo acreditou nisso KKKKK.
Pensando aqui. Basicamente as empresas vão passar a patrocinar apenas as empresas Google. Mediante isso, no futuro, teremos que ver 500 anúncios para acessar a informação que precisamos. Esse é o grande problema do monopólio.
Acho legal ter essa experiencia gerada por AI, mais clean e organizada e sem ads, por isso acho q essa opçao devia ser parte do plano pago do google apenas, dai parte da minha subscriçao poderia ir pra quem criou as informaçoes que foram coletadas
Verdade mano, é uma boa ideia e poderiam embutir essa funcionalidade em outra assinatura mais útil como o RUclips Premium. Sobre os jornais, acho que o caminho claro é que eles se insiram nos conteúdos curtos (Tiktok, Instagram, Shorts) e que os apps tenham uma forma de verificar fontes confiáveis de informações e um botão redirecionando para o site.
Como usuário, me lembro bem como era em 2015, tinha que visitar tantos sites para uma simples informação, alem daquela enrolação antes da informação. Google é uma empresa de busca, para mim está cada vez mais fazendo seu serviço com excelência. Não quero voltar atrás, mas acho sim que deve pagar por usar informações!
Imagina como vai ficar daqui pra frente se os bons jornais forem sufocados e acabarem sem espaço ou sem renda. O que vai acontecer com a apuração de fatos? Será que a boa informação, as denúncias de injustiças, vão ser jogadas às traças? É preocupante imaginar o mundo sem veículos descentes de jornalismo.
Eu estou estudando jornalismo atualmente, mesmo trabalhando com programação. Optei por iniciar o curso de jornalismo devido as tecnicas que seriam ensinadas e tenho o objetivo de fazer uma pós ou uma segunda graduação na área de programação, porque o jornalismo que pretendo fazer é sobre tecnologia. Estou na metade do curso, e me perguntando se vale mais a pena terminar o curso e fazer de fato uma segunda graduação, ou simplesmente trancar e seguir diretamente para o curso de TI.
Eu diria que há valor em saber técnicas de jornalismo, e se já está avançado no curso, é melhor acabar. Mas é bom focar no IT ao invés de conseguir um emprego em jornalismo de cara, porque primeiro precisa pensar bem na estrutura que seu jornalismo vai ter, achar boas fontes, como monetizar ele(anúncios, patreon da vida, etc), e as melhores plataformas, etc. Acho que um canal no RUclips ou algo do tipo tem mais chances de dar boa q um site, hoje em dia... Por exemplo, sigo vários canais de notícias sobre coisa tecnológica o3o Pessoalmente prefiro ler, mas a qualidade dos websites com materias e etc hoje em dia tá bem ruimzinha, metade é coisa escrito por ia que percebo nos primeiros parágrafos e já paro de ler, ou tem tanta propaganda q eh ruim de ler... Quando acho um site com anúncios razoáveis e matéria bem escrita é algo lindo, também. Até emociona que ainda existe bem no mundo. Pena que ficou tão raro. o3o
É estranho que cada vez que eu vejo as lives ou cortes do leon e da nilce eu sempre tenho alguma crise aleatoria ou fico extremamente preocupado e as vezes paranoico?
É muito triste que o jornalismo perdeu tanta credibilidade pra muita gente que as pessoas estão preferindo optar por algo teoricamente imparcial que seria uma I.A
É engraçado que ao chegarmos ao século XXI, quando debatemos o avanço tecnológico quase sempre temos que falar sobre direitos, ética, moral, sociedade, doença mental, faturamento, ganância e evolução humana. Admirável mundo novo.
Mano, jornalismo é patético hoje em dia, ou você fica na pesquisa do Google inicial ou precisa fazer uma pesquisa absurda porque você tem que filtrar achismo, opiniões, redes sociais, lados envolvidos (que geralmente só falam seu lado) e fora os jornalistas que tem lado, então eles passam a nota do jeito deles e maneira deles. Enfim, jornalismo bom é quase extinto e o bom geralmente é independente e agente precisa fazer papel de investigador você mesmo. E o que eu acho engraçado é que a ia não tá pegando os trabalhos baixos que nem todo mundo imaginava e são representados. As IAs tão tirando o trabalho do pessoal de apartamento, de computador e tal.
Os jornais locais por aqui tem sobrevivido a base de Instagram e Facebook, e até que funciona. A única limitação é que as notícias só chegam àqueles que seguem os jornais nessas redes sociais.
É isso, da mesma forma que o jornal saiu do papel para a TV, agora está saindo da web para as mídias sociais. Só muda o veículo, é muito choro para pouca coisa.
@@Fernando-e6w não é assim que funciona. As notícias são postadas no Instagram e Facebook, mas com o link da matéria completa no site deles. Postar as notícias apenas nas redes sociais, sem um site ou coisa do tipo, não é rentável porque dessa forma não há anúncios. Não é só choro, não.
então uma solução pra isso e ser mais detalhado no passar das informações tornando mais atrativo o site. com imagens, vídeos, detalhes que devem ser explicados, mapas mentais. Assim a notícia além de se provar útil vai ter uma base maior para quem quer saber sobre o assunto. diferentes de muitos sites que aparecem dando um resumo de noticia e uma imagem e acaba por ai. Se o jornalismo não que morre deve se esforça no que faz de melhor.... dar os detalhes.
Se algo está acabando é porque é ruim, ainda temos jornais com relevância e engajamento, apenas aqueles que se adaptarem ao novo formato irão vingar, já os jornais tradicionais e arcaicos irão de base. É uma tendência natural, tecnologia substituindo serviços medíocres que não souberam se modernizar, vide Netflix vs Blockbuster, TV vs Rádio, Streaming vs TV, Google vs Enciclopédias.
Não sei se já eh um time. Se não for, sou um time de uma pessoa só. Me orgulho de ser do time dos que ignoram a parte do IA e rolo até os sites ❤. Pode ser que algum dia eu seja vencida pelo sistema... mas por enquanto sou resistência 😂😂😂
E quando alguém clica na notícia do jornal, vc não consegue ler a notícia pq vc não é assinante (Nos grandes jornais aqui do Brasil). Ai por isso muitas vezes só o resumo do Google que podemos ler.
Fiquei pensando o mesmo, muitas vezes o google serve é como meio de "propaganda" pra esses sites, porque se não fosse ele muitos a gente nem acessaria pq são pagos 🤔
Exatamente kkkkkk me dá a impressão que eles querem se afogar mais ainda.
Quando eu decoro o nome do site, nunca mais clico nele, e quando a notícia me interessa eu procuro no google pra ler em outro site
@@vanderson83 mas o Google seria praticamente inútil se não pudesse linkar pra esses sites.
Uma vez eu tive que fazer uma gambiarra pra poder ler uma notícia pra usar no projeto da faculdade, o site demorava uns 3 segundo pra jogar a assinatura na tela e tampar a visão, ai eu abria, printava, ai atualizava, scrolava pra outra parte rapidamente, printava e fiquei nessa sangria até conseguir pegar a notícia inteira.
Verdade!! Aí o povo vai buscar em outro meio alternativo não pago e acaba caindo em canais de desinformação.
O jornalismo no Brasil está tão ruim que cheguei a ler uma reportagem sobre economia em um portal renomado onde, no meio do texto, aparecia a mensagem 'texto gerado por IA'. Como se não bastasse, dez linhas depois, surgiu o aviso 'quer continuar lendo? Assine já'. Não aguentei e desisti, preferi buscar a informação direto no Google ou uma IA.
@@davi94237 que absurdo isso. Qual era o portal, poderia dar uma dica (não precisa dizer o nome mas só uma dica) para que eu não passe perto desse portal aí. Obrigado por compartilhar esse acontecido
Tá bizarro mesmo. Fora os erros de português/concordância verbal.
Na Europa não está diferente
E se chegar a ler tudo e não ter o dedo de IA, muitas vezes o texto é raso.
Deve ser oq dá pra pagar com oq eles ganham por ad (pq ninguem assina essas coisas), ai eles botam um estagiario pra fazer tudo. No fim o negócio n se sustenta se não for pago, de fato acostumamos tanto com informação de graça que parece uma ofensa uma página cobrar por ela. Em uma época que qualquer um fala qualquer coisa e todo mundo acredita, nem faz sentido contratar um jornalista.
"Soluções nascem quando a gente fala sobre os problemas". Vou levar pra vida!
Eu tenho 21 anos e sinto que minha geração nem viu o que é um "jornalismo sério". Na época que tinha, éramos muito novos, e depois disso foi internet e no máximo aqueles absurdos sensacionalistas da record
Tem sim jornalismo sério e tem mais que antigamente MAS tem um monte de pessoas te dizendo que não tem mais para acreditares e passares a consumir outra coisa
@@FilmmakersPro Ter, tem. Mas quem vê a diferença?
@@FilmmakersPro fontes?
@@papudincamaradeHelvética e Futura
E como tu conhece essa diferença? Kk
Pra mim, o pior de tudo é que todos os sites é tudo um copia e cola do outro. Uma vez fui atrás de uma notícia no G1, mas devido ao paywall, eu desistir e apenas copiei o título da materia pra ver se mais algum site noticiou algo parecido. Pois então, praticamente todos os sites tinha o mesmo texto, literalmente o mesmo texto, sem tirar nem por. E todos eles seguiam a mesma coisa de pagar pra ler.
No fim, eu peguei o link, joguei no Chat GPT, e pedi um resumo. E então fique fazendo perguntas em relação ao conteúdo para ele.
Dá pra entender a revolta dos jornais com o Google, mas também parece que eles não se ajudam.
@@gabrielvssouza kkkk aí fica difícil ajudar os jornais. Me ajuda a te ajudar kkkk
Como um jovem de 18 anos, a cada video que vejo de vocês, eu entro em uma crise violenta sem saber o que vai ser do meu futuro. Continuem!
Relaxa mano, profissões vem e vão, e jornalismo é uma que está indo embora.
Viva o hoje... nao briza com futuro n
@@Fernando-e6w isso é tanta loucura, pq você esta considerando uma mega corpe sobre uma fodendo profissão com base ética e companhia, futuro sombrio kkkkkkkkkk
@@papudincamaradeNão da pra entender nada do que vc escreve, e o "kkkkkkk" tira qualquer vontade de te levar a serio
@@Fernando-e6w amigo, o Google não pega o microfone e vai na rua entrevistar alguém não, as notícias precisão ser investigadas por uma pessoa, a discussão é que uma corporação lucra em cima disso sem custear o serviço. Isso é neoliberalismo, tem inúmeros outros exemplos disso.
Eu admiro o Diario de Pernambuco. É o mais antigo periódico em circulação da América Latina, fundado em 7 de novembro de 1825!!!
Nss, q legal!!
Os próprios jornais não ajudam. Existem muitos portais que utilizam paywalls em suas notícias e acabam afastando os leitores e outros inundam as páginas com anúncios em todo buraco possível dificultando a própria experiência do leitor.
Mas ai quem Vai Pagar o salario do funcionario? Sera se so o ads paga a conta?
@@infoapex Problema é que eles não te dão a opção de comprar a notícia ou o conjunto de notícias do dia, só 6 meses de assinatura
@@JhonataPactio como se vc fosse pagar 3 reais pra ver um texto
@@infoapexnão tem que cair na mão do consumidor final não , aumenta o valor que paga pelo ad, monte de empresa aí cheia de grana , aí eu vou ter que pagar ? Já ganho uma micharia , e vou gastar pagando JORNAL. Kkkkk vou sim
@@leanto789 Até pq antigamente ninguém pagava, né? Jornal físico tinha assinatura e propagandas no meio. A diferença é que hoje em dias as pessoas dão menos valor a produção de informação. Principalmente quando se tem tantas fontes "gratuitas", que obviamente são limitadas e nem vou entrar no mérito da qualidade (poucas exceções). Um jornal aqui da cidade tem Clube de Vantagens com empresas locais, as vezes o jeito TALVEZ seja ter um outro serviço e jornalismo ser praticamente um extra.
As vezes entro nos sites, eles me obrigam a aceitar os cookies, não aceito e tento entrar em outros, os outros cheios de propagandas NA FRENTE DAS NOTÍCIAS. No final fico com os resumos do Google. Acho que a situação está bem ruim, o Google deve pagar os sites pelas notícias que ele utiliza, obviamente, porém a estrutura dos sites de jornalismo, de alguns não de todas, precisam ser mudadas.
@@mvbasilios essa defesa de lados beira o absurdo kkkkkkkkkk você tirou isso da onde? pergunta sincera.
@@asnasc visibilidade? Visibilidade enche barriga? Você literalmente não passou dos 5 minutos de vídeo né?
@@papudincamarade Isso ai, acho que é problema de adaptação mesmo, se você ver os veiculos de fake news raramente usam sites e lucram absurdos, mas você pode tentar argumentar que qualquer um consegue fazer noticia de má qualidade, mas ai vemos veículos como a BBC que só no youtube tem jornalismo de qualidade absurda. E quem é que vai querer usar sites quando a internet está cada vez mais otimizada em celulares e pior em navegadores? Solução simples é migrar pra redes sociais, no youtube por exemplo, tu pode criar materias exclusivas para membros, responder perguntas em podcats ao vivo com direito a donate, quanros anuncios tu quiser se tu enrolar 8 minutos e ainda tem direito a algoritmo de recomendação e sem custeamento de servers.
@@asnascvisibilidade pra que amigo?? pessoal consome jornal há centenas de anos, o google só PIOROU a qualidade desses veículos. Visibilidade a troco de NADA não paga contas…
@@asnasc horário nobre ≠ pop up no Google, existem diferencias obvias, eu preciso realmente apontar cada uma para você?
Tem que se ter em mente também, que o jornalismo "principalmente o brasileiro" perdeu a credibilidade devido aos viés políticos, e vc tem essa nova geração, que não lê notícia ou jornal que seja.
Aqui no trabalho, se alguém levanta um assunto na hora do almoço, sobre algo que não seja sobre um tic toc ou só insta, é totalmente ignorado.
Pois e
Que lastima.....
Concordo
Assim, todo jornalismo tem viés político, a questão é pra que lado vai o viés. Até mesmo dizer que "não tem viés político" é um viés político. O problema é a grande mídia ser vendida aos interesses das pessoas/empresas/organizações mais poderosas, mas isso não deve ser confundido com o jornalismo em geral. Há muitos jornalistas independentes que fazem um excelente trabalho, dê uma procurada.
Todo jornalismo sempre teve e terá viés. Quando você concorda significa que o veículo tem similaridade ou no mínimo com uma interseção ao seu viés. É importante não confundir isso com neutralidade ou inexistência de viés.
E ninguém lê porque não precisa, só é necessário ler a manchete ou no máximo o resumo, daí o vídeo todo dos empresários do ramo jornalístico mendigando uma parte.
Eu detesto abrir link de noticias pq é um milhao de pop up e progapanda e te orbigando os coockies...
Melhor ficar so nos resumos do Google msm
Sim, tem esse problema tb, eu não quero ter q aceitar q um site q eu só quero ler uma informação fique mandando coisas pro meu computador além do texto!
" - Ah, mas vc tem q pagar pela informação..."
Bem, parece q não, o Google resume pra mim...
" - Ah, mas ai eles vão parar de criar notícias de qualidade..."
Éeeeehhh, mais ou menos, se um para de criar a matéria, sempre vai ter outro pra fazer o trabalho... Seeeeeempre tem outro pra fazer o trabalho, a precarização ocorre, mas sempre vai ter gente pra fazer bem feito e o Google vai selecionar... Sim, é um pouco de sacanagem com esses poucos q fazem bem feito, mas tem eles em uma ponta e uma gama muito maior de pessoas na outra ponta sendo ajudadas pelo google, não acredito q tô do lado de empresa, ahuiaiahahuah, mas eu fico com a maioria... A minoria q quer q pague mais, sempre vai ter gente pra fazer! Infelizmente é esse sistema capitalista em q vivemos! Já sou fudido de tudo quanto é lado, e ainda quer q eu reclame pq o Google ta dando uma facilitada? ahauhauiaiuaiuah
É quase um pequeno paradoxo. Você só recebe esse monte de popup e propagando por que eles não são bem pagos o suficiente para isso. Grande parte da culpa está no Google mesmo.
Mas aí você cai em matéria sensasionista e acredita na interpretação de 1 único trecho
@@MAKHNOZO só se vc for intelectualmente desprovido, e isso não é uma coisa do futuro, vc pode cair em uma hoje, já q vc julga q não sabe interpretar.
@@miguelwarlock2601Só não entendi nesse cenário de onde vem a remuneração desses outros que sempre vão aparecer
eu sinto que estou assistindo os fabricantes de vela quando surgiu a lâmpada
A lâmpada não tira luz da vela sem pagar nada
comparação burra. o google não ta criando algo novo mas sim se apropriando do trabalho dos outros sem pagar.
@@JhowgamepeE a quem o Google pagaria? É tanto copy past dos sites e portais de notícias, que a pessoa fica sem saber quem publicou a notícia inicialmente, é que eles copiam até os erros uns dos outros 😂! Claro que sem esquecer quando traduzem as notícias publicadas em sites estrangeiros, e ainda por cima muitas das vezes traduzem porcamente.
Está tudo de mal a pior. Somos nós que já ñ temos paciência para ler e ñ gostamos de pagar pelas assinaturas dos jornais, são os jornais que estão com letargia, é a Google que só quer lucrar.
Vc não ta impedindo ninguém de fazer nada, é igual contar um história. Quem contou uma vez pode contar sempre que quiser
@@narypereira4465 mas vc acha que o google não sabe quem publicou primeiro? ou de qual site o conteúdo é copiado originalmente? kkkk
Sobre a UE, nós tivemos a "Diretiva da União Europeia sobre o Direito de Autor", com os artigos 11 e 13 que prometiam taxa por link.
Mas ainda não foi aplicado
Jornalismo virou uma subprofissão. No Brasil, nem é preciso ser formado em jornalismo para exercer a ‘profissão’.
Isso não é necessariamente um problema pro usuário final, é mais pra empresa, experimenta entrar nesses sites, é tanta propaganda q as vezes vc nem consegue ler a informação q precisa!
É um problema pro usuário final pela qualidade do jornalismo que vamos encontrar… 🫠 se hoje ja se fala de manipulação de noticias, imagine tendo apenas 1 ou 2 jornais grandes que serão os que vao conseguir se manter
@@moaragomes2552 Isso é falácia, já existe uma quantidade praticamente infinita de gente gerando notícias, pra isso existem filtros diversos até o filtro final q é vc mesmo... É aquela falácia do " - Olha, se a gente não fizer de qualidade, ninguém vai fazer..." Sempre tem gente pra fazer, seeeeeempre, e os filtros, sejam eletrônicos ou pessoais vão pegando os melhores!
Cuidado com esse discurso!!
O que está acontecendo afeta o que lemos, o mercado de trabalho e a sociedade. Além disso, ainda mostra como grandes empresas podem manipular decisões políticas nesse e em DIVERSOS outros setores.
Logo, afeta tb os usuários.
É um perigo vermos o problema de outras profissões ou ainda de outros grupos sociais que não os nossos e achar que aquele problema não se reflete em nossa vida.
Meu mano, mas ADs é a única forma de um site de informações monetizar, pq se começam a cobrar assinaturas, a galera n vai pagar, além de que seria meio insano tu ter q pagar pra cada simples informação que busca na internet. Os ADs de site pagam muito pouco, tem diversas diretrizes esquisitas e cada vez estão piores, meio que forçando dono de site a entuchar AD no site (todo dono de site sabe q isso é uma merda).
Sites assim são apenas um efeito colateral de várias mudanças feitas pelo próprio Google que cada vez mais suga o conteúdo da galera sem pagar.
Embora a IA esteja chegando agora, o Google já criou diversos mecanismos pra roubarconteúdo do site, seja com aqueals perguntas dos usuários q o Leon abriu ali, seja com a famosa "resposta 0", que é quando ele pega um bloco de texto do site e exibe como prévia da resposta na busca.
Se não tiver mais jornais sérios para gerar notícias (informação), não terá mais informações confiáveis para “abastecer” as AI. E ela vi passar desinformação como se fosse correto
Eu aqui no Brasil já apareceu assim, gerado por Ia
Pra mim tb soq só pelo celular, no Pc nunca vi
E não dá para desativar essa bagaça
Meu talento: passar horas vendo os videos do leon e da nilce
Estranho mas deu o sentido que é algo muito trabalhoso e ruim de assistir....
Situação difícil.
Acho que jornalismo como conheciamos está colhendo o que plantou.
Não confio em nada que falam. Credibilidade zero.
Novos tempos.
Esse vídeo me fez pensar sobre a necessidade do jornal "clássico". Não sou contra nenhuma emissora, mas:
1. Quando as emissoras fazem as reportagens e consultam especialistas, várias vezes os especialistas são pessoas que seguimos nas redes sociais e eles já deram explicação muito melhor em seu próprio canal de comunicação.
2. Sempre tem pelo menos um economista, contador, profissional de TI ou qualquer outra profissão, graduado e especialista no assunto que você procura para responder suas dúvidas.
3. Existem páginas nas redes sociais específicas em jornalismo local, que atendem a região tão bem quanto uma emissora nacional e com potencial de viralização para casos extraordinários.
o jornalista é o responsável justamente por correr atrás de fontes seguras, correndo o risco dele pagar por isso caso desmascarem as informações que ele juntou.Não basta que uma pessoa tenha um diploma ou se denomine especialista, ele tem que ser confiável, e para isso, o trabalho do jornalista é investigar a fonte, seu histórico, sua produção. Confiar em perfil de rede social, influencer, é maluquice! Cada um diz o que quer e por ai, as informações não são averiguadas pois não se precisa de um jornalista! Essa é a diferença de uma notícia profissional para uma amadora ou mesmo fake news.
O jornalismo enfrenta desafios significativos hoje em dia. Muitos sites de notícias mantêm conteúdo crucial por trás de paywalls, o que desencoraja o público e limita o acesso à informação. Em vez de buscar novas formas de monetização, alguns jornais parecem presos a abordagens antiquadas. É hora de se adaptar ou aceitar as consequências. O Google está certo em facilitar o acesso às notícias, buscando uma nova maneira de conectar os usuários com informações essenciais.
Aqui no Brasil está acontecendo. O jornal mais tradicional, e antigo da minha cidade, aqui no interior de Minas, fechou. Já é uma consequência. Não tem nem página na Internet. Aqui ainda temos muitas notícias pelo rádio.
Nilse: "os jornalistas vão usar os meios para instrumentalizar, criar conexões, portfólios, experiências [...]" Bem vindo ao clube dos artistas , nós vivenciamos isso há décadas...
Se os jornais não fizerem notícia o Google não vai ter como fazer o resumo! Simples kkkkk
Pior é quando a pessoa só lê o título da matéria, nem clica pra ver oq tá escrito e leva aquilo como verdade absoluta
Oi Gente, sou cientista de dados e queria só fazer um apontamento nas falas sobre IA: Uma IA não é somente rede neural, e tbm não existe "IA de cadeias lógicas", por assim se dizer (não é apenas um IF/ELSE ou um SWITCH, e no caso o mais correto que estamos utilizando atualmente é chamando de "algoritmos clássicos"). As LLM's que existem hoje, como o CHATGPT, e as que geram imagens como o midjourney, não são só redes neurais, são ENSEMBLES.
Ensembles são um conjunto de vários tipos modelos de aprendizado de máquina diferentes, que vão desde modelos de decisão (árvores aleatórias por exemplo) à aprendizagem por redes neurais, sendo redes neurais um subtipo de algoritmo para aprendizado de máquina (e trata-se geralmente de problemas não supervisionados).
Só um ponto importante pois, as vezes falando somente redes neurais passa uma informação de certa forma errada, pois é algo muito mais complexo que isso, e que possui muitas outras ponderações dentro do próprio modelo.
A Google poderia pagar o site que aparece na pesquisa com AI da mesma forma como remunera com os anúncios. O problema é que isso não é interessante para o anunciante
Acho válido comentar que hoje em dia as pessoas acham que se mantém informadas pelas redes sociais, o que não é verdade. A rede social só entrega o que ela pensa que a gente quer ver.
Exatamente!!
Então, tecnicamente, o Google está fazendo com os sites de notícias o que os sites de notícias fizeram com os jornais e revistas? 🤔
Assunto importantíssimo.
Isso é um tiro no pé pros proprios jornalistas cara, estão trocando poucos acessos por nenhum, exceto se vc ja for de um jornal grande
Acabei de ouvir o áudio no grupo sobre fazer exercício físico. Que amor, obrigado por me incentivar! Adoro sua voz, dá um calorzin no coração!
Pena que a temática desse vídeo é triste, mas é necessário falar o que tá acontecendo. Muito obrigado por nós informar! Você é muito necessária! Amo vc e leaozin ❤
É um cenário idênticos ao dos artigos científico. Um cientista ou publica algo pago em uma revista famosa, como a Revista Science, ou publica gratuitamente em uma pequena que poucos irão ler. O principal problema é que a receita gerada por esses artigos pagos não vão para os seus pesquisadores, os pesquisadores nao recebem absolutamente nada financeiramente por publicar ali e até tem que pagar se quiser tornar o artigo gratuito.
Simples, que o jornal opte por sair da search do google.
Ou volta a ser como era o Yahoo, só aparece no search quem se cadastra...
Gosto muito das suas análises… estão de parabéns com a capacidade de enxergar os assuntos de uma forma ampla.
Quem sofre com isso são empresas apenas, eu como consumidor final nunca nem vi um anúncio em página alguma e sequer uso jornaleco aleatório. Se a nós nada pertence, para a pirataria nada se perde.
Obrigada! Vocês estão me ajudando MUITO a formular ideias para projeto de mestrado.
Mano, tudo tá ficando tão bizarro.
estou amando esses resumos do gemini quando pesquiso algo, quando eu preciso eu vou sim clicar e procurar a fonte. (ps: eu ia cursar jornalismo e vejo que sim, é uma profissão que está diminuindo, nao vai sumir, mas...)
meu Google atualizou para a resposta de IA, eu pulo pq não confio e vou atrás dos sites
Vocês poderiam colocar os cortes como podcast hahahha sério passaria horas ouvindo
Esses cortes viraram boletim do fim do mundo! E eu amo ❤️ (não o fim do mundo, esse canal)
Mais que certo o Google preocupado em entregar a melhor experiência pro usuário enquanto portais de notícia se esforçam em dificultar, seja com dezenas de anúncios, popups, bloqueadores, vídeos que abrem automaticamente consumindo seus dados, além de bloquear notícias relevantes para não assinantes. Palmas pro Google que entrega pro usuário o que ele procura de forma ágil, direta e simples.
Google tá perdendo a corrida de AI, se eles não fizessem isso ou forçar melhorar ia perder o monopólio, essa é a graça do mercado, se não entregar o melhor vai ficar pra trás, eu mesmo uso muito ChatGPT, Claude, perplexity e o Gemini Pro, e o chat é o melhor, Claude tbm vem forte o Gemini tbm
o jornalismo ficou por muito tempo instaurado no papel e na TV, se revolucionassem pras plataformas da atualidade (youtube e tik tok) se tornariam relevantes e conseguiriam uma boa remuneração
Se a gente clicar pra ver a reportagem é redirecionado para um site que deixa impossível ler a notícia de tanta propaganda por cima.
O futuro já está definido, é um caminho sem volta. Isso se aplica a tudo, inclusive aos chats de IA, que acabam eliminando a necessidade de acessar sites com propagandas. As pessoas precisam começar a refletir sobre como se adaptar a essa nova realidade. Mas uma coisa é certa: não há como retroceder.
Isso não se restringe ao jornalismo, mas a quase qualquer tipo de conteúdo.
Tá. Daqui a pouco os vendedor vão querer que o Google pague eles pra indexar os produto.
se o google comecar a pegar o produto deles e entregar sem pagar nada, que eh o que eles tao fazendo aqui, ta correto
Por isso eu amo o livro 1984. É muito relacionado com isso. As pessoas não se revoltam contra o sistema simplesmente porque elas não possuem nem mesmo as ferramentas necessárias para se revoltar
Mas se o Google não pagar não é pior para eles porque vai ter cada vez menos links com um conteúdo bom, bem feito e verdadeiro
e no final isso piora as respostas da IA 😅
Excelente corte! Assunto muito importante
Começou com o jornalismo, em breve será com qualquer trabalho. Até programação.
Eu tô a cada dia me afastando do Google pouco a pouco. Depois que recebi um alerta no aplicativo do G-mail falando que meu armazenamento tá cheio por causa do Google fotos e não ia mais receber e-mail até liberar espaço ou pagar pelo serviço de armazenamento deles
As fotos estão interferindo nos meus e-mails, olha o absurdo que eu tive que ler
A solução comercial (mantendo a lógica da nececidade de relação capital) voltaria a ser a da relação editorial consumidor porta-a-porta? Só que em email tipo newsletter?
11:35 anteontem chegando na escola eu vi uma folha inteira de um jornal no chão, fiquei impressionado porque a última vez que tinha visto um era de quando eu era criança, mas fiquei mais impressionado ainda com esse fato
Demoraram tanto tempo pra reclamar de algo obvio que iria acontecer, faz pelo menos 2 decadas que se você não aparece no google você não existe ou é irrelevante. Site de noticia de graça e sem anúncio é cada vez mais raro, eles tem a forma deles de ganhar $$. Provavelmente sem o google teriamos que pagar mais assinaturas para as respostas.
Sei que não seria fácil, masss. E se os jornalistas unissem para criarem uma plataforma ou aplicativo de jornalismo e parassem de alimentar o Google. Tipo um aplicativo que recomendasse notícias da sua cidade, do nosso país e de outros países 🤔🤔🤔. Teve um tempo onde que o word office dominava até os escritórios se reunirem e criarem sua própria plataforma gratuita que é o Libre Office .
Existe, e se chama Ground News
A questão é que o usuário final não vai querer. A grande maioria prefere ter a praticidade de ler a noticia mais enxuta possivel ao pesquisar no google
Eu não usaria
eu amo esse braço mais político do canal quando a Nilce fala
Essa analogia com o feudalismo, que a Nilce fez, foi simplesmente genial!!! Esse dois são muito inteligentes.
É assombroso vivenciar isso! Aqui em Curitiba tínhamos vários jornais, porém hoje temos a Gazeta do Povo, a Tribuna do Paraná, o Bem Paraná e o Plural. A Gazeta do Povo é do grupo GRPCON, alguns anos atrás a Gazeta comprou a Tribuna. Então assim, apesar de ler jornais distintos, a linha editorial é a mesma. O Plural surgiu justamente por essa demanda e acho super importante manter esse jornalismo regional, como a Nilce pontuou. Porém é bizarro como isso vem desaparecendo e participar disso gera uma angústia.
Honestamente, o jornalismo é um dos pilares da democracia. Não sei se vocês conhecem a Agencia Pública, eles fazem um trabalho muito legal e eles tem um sistema de apoio pra continuar funcionando. Eu acho muito importante encontrar uma maneira de manter o jornalismo vivo. Sem jornalismo não é possível lutar contra opressões!
Com o jornalismo de hoje em dia , ninguém mais se importa
minha fonte de informação sobre o mundo é vcs❤
Essa é a discussão mais importante dos tempos atuais e ninguém está fazendo. Precisamos discutir isso com muito mais afinco.
Amo vcs, são minha companhia em meus intervalos do dia
Excelente ponto!
Jornal formal já acabo uma pessoa com uma câmera na mão e
Tiro o poder de corporação GLOBO G1 KKK
É tipo o RUclips sem monetização e sem chance de fazer o merchan
Mas se não tiver o bom jornalismo, de onde a IA vai tirar as informações? Isso fica como aquela situação de desenho, no qual o personagem tá cortando o galho que tá sustentando ele. Uma hora a coisa desaba
Dos usuários. O futuro será a IA elaborando as notícias com base da alimentação dos próprios usuários (posts e etc).
@@mathbsouzaConcordo, no fim a própria ia pode fazer um trabalho jornalístico fazendo análise de conteúdo e comentando se é fake ou não.
Elas ainda são muito cruas.
@@mathbsouza Isso não é jornalismo. É no máximo uma caixa de ressonância. Mesmo casos como o wekleaks precisa de jornalismo em cima pra virar informação. E o pior, você concentra a curadoria do que é ou não importante, o viés, os interesses num ponto só e em uma big tech internacional que responde aos interesses de outro país. Não é nada inteligente. A técnica jornalistica é muito mais que colher um bocado de depoimentos.
@@patricksimas1193 Isso é subestiar a habilidade das IAs de realizar sumário dos eventos com análises de juízo de valor. Não sei vai precisar mais de seres humanos para isso.
Trabalho com SEO a 7 anos e o Google de uns tempos pra cá vem tornando o algoritmo cada vez mais propenso a trazer somente as grandes marcas nos primeiros resultados. Além dele prejudicar o jornalismo como um todo, ele também afeta criadores independentes dessa forma. Muito triste esse monopólio
Se você trabalha com SEO a 7 anos deveria pelo menos saber que o algoritmo do google não é propenso a nada nesse sentido, e sim que é muito criterioso e muito robusto para elencar preferências de rankeamento baseado em como os sites são construidos e fornecem para o robo do google as informações para assim o ranquearem. Para isso é necessario investir em profissionais e serviços que mantenham os sites alinhados com essas directrizes.
@@bcardonps Você está ignorando totalmente o fato que pode-se pagar para obter melhor posição no ranking. Fora que um dos critérios também é a qualidade do código do site (visível no relatório do lighthouse), o que também é muito mais acessível para grandes empresas.
É visível a dificuldade da humanidade de entender e crescer conforme a tecnologia avança
quando eu estava na casa do meu pai apareceu uma noticia de uma imagem de Ia la na india que acharam uma ´cobra´ Gigante e virou o novo medo deles , eu e meu pai começamos a rir kkkk.
Porque estava tao mal feito a imagem e nao sabemos como um individuo acreditou nisso KKKKK.
antes que falem que e mentira eles tiraram essa noticia la no site
Pensando aqui.
Basicamente as empresas vão passar a patrocinar apenas as empresas Google. Mediante isso, no futuro, teremos que ver 500 anúncios para acessar a informação que precisamos.
Esse é o grande problema do monopólio.
Vocês são incríveis. Assunto de estrema importância, não vi ninguém falar deste assuntos. Parabéns 🎉
Vish, desse jeito vai sobrar pra gente
Só faltou o Leon e a Nilce dizer no final: Organizem-se camaradas.
Acho legal ter essa experiencia gerada por AI, mais clean e organizada e sem ads, por isso acho q essa opçao devia ser parte do plano pago do google apenas, dai parte da minha subscriçao poderia ir pra quem criou as informaçoes que foram coletadas
Verdade mano, é uma boa ideia e poderiam embutir essa funcionalidade em outra assinatura mais útil como o RUclips Premium. Sobre os jornais, acho que o caminho claro é que eles se insiram nos conteúdos curtos (Tiktok, Instagram, Shorts) e que os apps tenham uma forma de verificar fontes confiáveis de informações e um botão redirecionando para o site.
8:50 Esse negócio da IA ja ta aparecendo pra mim aqui no Brasil 😅
Acho que só o telejornalismo que ficará!
Como usuário, me lembro bem como era em 2015, tinha que visitar tantos sites para uma simples informação, alem daquela enrolação antes da informação. Google é uma empresa de busca, para mim está cada vez mais fazendo seu serviço com excelência. Não quero voltar atrás, mas acho sim que deve pagar por usar informações!
É simples, é só o jornal não hospedar o site no Google e associados 😂
O jornalismo sempre esteve em crise, mas também sempre está em transição
Imagina como vai ficar daqui pra frente se os bons jornais forem sufocados e acabarem sem espaço ou sem renda. O que vai acontecer com a apuração de fatos? Será que a boa informação, as denúncias de injustiças, vão ser jogadas às traças?
É preocupante imaginar o mundo sem veículos descentes de jornalismo.
Lembram quando o lema do Google era "don't be evil"?
Mês passado eu peguei um Uber e o motorista me contou que ele era jornalista, mas infelizmente ele não tava conseguindo emprego na área. 😢😢😢😢
Eu estou estudando jornalismo atualmente, mesmo trabalhando com programação. Optei por iniciar o curso de jornalismo devido as tecnicas que seriam ensinadas e tenho o objetivo de fazer uma pós ou uma segunda graduação na área de programação, porque o jornalismo que pretendo fazer é sobre tecnologia. Estou na metade do curso, e me perguntando se vale mais a pena terminar o curso e fazer de fato uma segunda graduação, ou simplesmente trancar e seguir diretamente para o curso de TI.
Eu diria que há valor em saber técnicas de jornalismo, e se já está avançado no curso, é melhor acabar.
Mas é bom focar no IT ao invés de conseguir um emprego em jornalismo de cara, porque primeiro precisa pensar bem na estrutura que seu jornalismo vai ter, achar boas fontes, como monetizar ele(anúncios, patreon da vida, etc), e as melhores plataformas, etc.
Acho que um canal no RUclips ou algo do tipo tem mais chances de dar boa q um site, hoje em dia...
Por exemplo, sigo vários canais de notícias sobre coisa tecnológica o3o
Pessoalmente prefiro ler, mas a qualidade dos websites com materias e etc hoje em dia tá bem ruimzinha, metade é coisa escrito por ia que percebo nos primeiros parágrafos e já paro de ler, ou tem tanta propaganda q eh ruim de ler...
Quando acho um site com anúncios razoáveis e matéria bem escrita é algo lindo, também. Até emociona que ainda existe bem no mundo. Pena que ficou tão raro. o3o
Leon a ultima atualização que eu tive no meu S23 me deu um resumo de IA inteira | SP-São Paulo
Fora que minguar o jornalismo, livre e independente, enfraquece a democracia....
É estranho que cada vez que eu vejo as lives ou cortes do leon e da nilce eu sempre tenho alguma crise aleatoria ou fico extremamente preocupado e as vezes paranoico?
É muito triste que o jornalismo perdeu tanta credibilidade pra muita gente que as pessoas estão preferindo optar por algo teoricamente imparcial que seria uma I.A
É engraçado que ao chegarmos ao século XXI, quando debatemos o avanço tecnológico quase sempre temos que falar sobre direitos, ética, moral, sociedade, doença mental, faturamento, ganância e evolução humana. Admirável mundo novo.
Mano, jornalismo é patético hoje em dia, ou você fica na pesquisa do Google inicial ou precisa fazer uma pesquisa absurda porque você tem que filtrar achismo, opiniões, redes sociais, lados envolvidos (que geralmente só falam seu lado) e fora os jornalistas que tem lado, então eles passam a nota do jeito deles e maneira deles.
Enfim, jornalismo bom é quase extinto e o bom geralmente é independente e agente precisa fazer papel de investigador você mesmo.
E o que eu acho engraçado é que a ia não tá pegando os trabalhos baixos que nem todo mundo imaginava e são representados.
As IAs tão tirando o trabalho do pessoal de apartamento, de computador e tal.
Os jornais locais por aqui tem sobrevivido a base de Instagram e Facebook, e até que funciona. A única limitação é que as notícias só chegam àqueles que seguem os jornais nessas redes sociais.
É isso, da mesma forma que o jornal saiu do papel para a TV, agora está saindo da web para as mídias sociais. Só muda o veículo, é muito choro para pouca coisa.
@@Fernando-e6w não é assim que funciona. As notícias são postadas no Instagram e Facebook, mas com o link da matéria completa no site deles. Postar as notícias apenas nas redes sociais, sem um site ou coisa do tipo, não é rentável porque dessa forma não há anúncios. Não é só choro, não.
Isso está me lembrando a invenção da camera digital pela própria kodak
Depois que a Caixa de Pandora é aberta, ela permanece aberta.
então uma solução pra isso e ser mais detalhado no passar das informações tornando mais atrativo o site. com imagens, vídeos, detalhes que devem ser explicados, mapas mentais. Assim a notícia além de se provar útil vai ter uma base maior para quem quer saber sobre o assunto. diferentes de muitos sites que aparecem dando um resumo de noticia e uma imagem e acaba por ai. Se o jornalismo não que morre deve se esforça no que faz de melhor.... dar os detalhes.
o RUclips sendo do Google você é bem corajoso em falar sobre esse tema.
Não é uma BIG TECH, mas um BIG BROTHER, 1984 chegou.
Se algo está acabando é porque é ruim, ainda temos jornais com relevância e engajamento, apenas aqueles que se adaptarem ao novo formato irão vingar, já os jornais tradicionais e arcaicos irão de base. É uma tendência natural, tecnologia substituindo serviços medíocres que não souberam se modernizar, vide Netflix vs Blockbuster, TV vs Rádio, Streaming vs TV, Google vs Enciclopédias.
Não sei se já eh um time. Se não for, sou um time de uma pessoa só. Me orgulho de ser do time dos que ignoram a parte do IA e rolo até os sites ❤. Pode ser que algum dia eu seja vencida pelo sistema... mas por enquanto sou resistência 😂😂😂
Leon, Nil, transformem seus cortes em podcast Spotify, é muito interessante !
Se o jornalista tá triste, a humanidade tá feliz!