Salve meus irmãos!!! Como estão as coisas por aí??? Por aqui faz frio e chuva mas tá ótimo, seguimos com o trabalho forte... Trago agora um vídeo sobre um assunto muito comentado em tempos de mídias sociais, que é o "Mito das 8 Horas de Estudos Diários". Muita gente diz que com apenas 15 minutos por dia você pode se tornar um grande músico. Outros ainda dizem que é impossível estudar 8 horas por dia... Bobagens e mais bobagens sobre o assunto, então compartilho com vocês a minha experiência ao longo de mais de duas décadas como músico profissional. E você? O que pensa sobre isso? Bom, sem mais delongas, aumentem muito o volume e SOM NA CAIXA \m/ Beijos e abraços pra todo mundo e daqui a pouco tem mais... :) Aulas Online através do email: fabiolimaclasses@gmail.com O Mito das 8 Horas Diárias de Estudos Musicais por Fabio Lima
Fabio Lima tocar um instrumento musical requer dedicação total, tem que além de ter técnica, precisa também ter sentimento. Eu toco violão tem já uns 20 anos. Aprendi sozinho o basico com a revista da legião urbana e fiz posteriormente conservatório . Até hj estudo violão e dedico pelo menos 1h de prática mesmo com uma rotina doida .
Fábio , gosto muito do violão , e procuro praticar sempre , mesmo assim não tenho muitas abilidades para o dedilhado e isso acaba complicando bastante , que tipos de exercícios eu posso fazer para melhorar essa situação?
Muito bom esse vídeo. Eu penso diferente sobre o assunto. Ou talvez estejamos dando nomes diferentes pra a mesma coisa. Seria legal conversarmos sobre o assunto. Abraço
Agora fiquei pensando : 1 hora por dia é a manutenção do q a pessoa ja aprendeu depois de ter estudado 8 horas por dia no tempo em que era adolescente e não trabalhava? Sou fã dos dois ! E sou compositor amador, sem tempo de estudar nem 2 horas por dia por conta do trabalho (mínimo 9 horas por dia) e cuidar da filha e família. Vou aproveitar e me arriscar a divulgar para vocês o meu canal no RUclips onde coloquei algumas composições de minha autoria (letra e musica) :ruclips.net/channel/UCpQp14hbMP_QuaMG0p6PfQQ
É uma honra eu ter ficado em 2° em Villa-Lobos,estudei muito para chegar a esse segundo lugar,mas claro sempre com o seu incentivo.Minha maior inspiração é vc fabio,devo tudo que eu ganhei no violão há vc.
É verdade que quanto maior a dificuldade do repertório, mais tempo é dispensado para a sua manutenção. Mas será que era possível para o Bream manter todas as peças de seu repertório tocando todo dia? Eu penso que o estudo deve ser focado e direcionado. Não vejo como seria possível alguém tocar 15 horas por dia e ser minimamente saudável. Antigamente os treinos de atletas de alta performance duravam de 8 à 12 horas por dia. E hoje esse tempo é reduzido à 4 ou 5 horas e são muito mais eficientes, quebrando uma maior quantidade de recordes, isso porque eles direcionam e seccionam os problemas. Penso que para a alta performance musical pode ocorrer o mesmo, já que muitos dos problemas técnicos existem pela repetição constante do erro e por não passar por processos de reflexão. Até a neurociência já mostra que um estudo constante, sem pausas ou reflexões é tão ruim quanto estudar pouco. Entendo que no alto nível de performance, o Fábio com certeza passa por essa reflexão. Meu ponto aqui é que mais do que horas de estudo, precisaríamos pensar em qualidade de estudo. Com toda a certeza 1hr de estudo diário não vai te transformar em um Bream, mas às vezes é o que temos com a correria do dia a dia, e na minha percepção é melhor fazer essa uma hora valer por 8 do que tocar 8 que não valem 10minutos.
Fico pensando aqui se mestres como Mozart, Bach, Leonardo da Vinci... só dedicavam 1h diária de estudos e passavam o resto do dia passeando e socializando com os amigos hehehehe
Essa informação não procede, Mozart e Bach, os nomes que você citou, estudavam quantidades absurdas. Bach escrevia uma cantata por semana, além de seus estudos enquanto organista e cravista e Mozart não preciso nem falar, é só olhar a história dele aí, a relação dele com o pai e como desde de criança ele investiu a maior parte do tempo à música, mesmo que suas primeiras obras tenham sido de outros músicos.
Leandro Sukevicius isso se chama sarcasmo, para uma pessoa bem informada, você não deduziu nem ao menos o tom humorístico do comentário da menina. Perdendo toda a credibilidade que seu texto constrói
Existem várias linhas de pensamento que afirmam que esses músicos estudavam pouco. É muito famosa a declaração de Chopin que dizia que devia-se estudar duas horas por dia e passar o resto do dia socializando, o que muita gente toma como base para estudar menos, porém isso é uma informação falsa. Em meu meio(estou cursando faculdade de música nesse momento, ainda não terminei) esse discurso é algo bastante recorrente. Existem muitas declarações desses mestres sobre a importância de "socializar"(essa palavra em particular, essa idéia em particular de "experienciar o mundo" para isso se refletir na sua música) que é bastante romantizada e tomada como base para muita gente que não tem a disciplina de estudar e acredita que uma vida bohemia está construindo a "poesia" de sua música. Não consegui captar a ironia porque existem várias declarações que sustentam a informação, porém que precisam de uma observação mais profunda para conseguir desconstruí-la.
Discordo, o vídeo me fez sentir que música pode ser levada como hobby ou como coisa séria. O cara tem mestrado no assunto e mesmo assim ainda dedica muitas horas no dia pra isso, é um monstro!
Dedicaçao realmente é de extrema necessidade mesmo para os mais talentosos pois sem esforço, trabalho duro e especialmente amor pelo que se faz, nao se pode chegar la no topo onde muito poucos conseguem. Parabens para profissionais como esses que demonstram suas habilidades aqui no RUclips e para todos que sentem gosto em colocar sempre o melhor de si para causar os melhores sentimentos de vibraçao de nossa alma que a musica é uma das que mais fazem isto acontecer. Adoro ouvir musica e espero que este pequeno comentario lhes cause incentivo para continuarem sempre em busca de chegar o mais alto possivel no aperfeiçoamento deste que tambem é seu meio de sustento. Por fim faço votos que o Universo conspire pra que esteja sempre cada vez melhor. Grande abraço para todos os bons musicos deste planeta.
qualquer atividade de alto nível precisa de dedicação e disciplina, entremeada de descanso. Houve época em que eu estudava até dez horas por dia. Depois que o violão virou lazer e deixei de dar aulas, recitais e virei funcionário público estadual, o tempo reduziu e não dá mais de jeito nenhum. Aí tive que me adaptar, além do mais tenho mais outra atividade onde sou veterano, arte marcial. Hoje aos 62 tenho que pegar mais leve. Parabéns ao canal e a esse grandioso músico Fabio Lima. Hoje toco menos mais procuro mais qualidade dentro do meu repertório que eu mesmo selecionei e reduzi
Mano isso q vc falou e otimo, pq na vida da gente, pra q possamos nos destacar, precisamos ir alem do comum, nao existe primeiro lugar pra quem estuda pra segundo, e nao existe vitoria pra quem nao persiste. Isso en tudo em nossas vidas.
O Fábio enfatizou muito bem, mas até para Hobby, com o passar dos anos você vai estagnar se não aumentar a carga horária. No inicio qualquer 15 min diários fazem a maior diferença, mas o aprendizado não é linear e com o tempo você vai precisar se dedicar mais, é claro, sempre com o prazer e a alegria de estar fazendo aquilo que se ama.
Verdade , estou vivendo exatamente essa estagnação. Mesmo sem pretensões profissionais a dedicação deve ter um foco maior incluindo exercícios. Se quiser tocar bem.
Pedro Mourão Logicamente algumas pessoas têm maior aptidão para uma determinada atividade, como a música, por exemplo. Mas a aptidão sem dedicação não irá levar você a lugar nenhum.
dom existe sim pq se não fosse assim terias vários e vários gênios da musica por ae, já que tem várias pessoas que estudam por horas e horas e horas e todos sabemos que não é bem sim agora não adianta ter dom e não se esforçar
Não só a música ... Qualquer coisa na vida exige muita dedicação pra ser bem dotado ... Mais o caminho é longo é estreito.... Parabéns Fábio ... Você e fera ...
Me desculpe professor, mas 15h líquidas por dia é impossível. No máximo umas 11h líquidas. Estudo todos os dias, e digo que de horas líquidas quase impossível passar disso. A não ser que você durma 3h por noite.
Ele tá viajando. Supervalorizando o próprio talento. Sou fã mas discordo e muito. Ele precisa de 15hrs. Vc talvez de bem menos. Ninguém é igual a ninguém. Boa sorte e sucesso!
meu professor dizia que estudava 7 horas por dia somente estudos, dai tinha o tempo pra praticar as músicas do repertório, dos concertos o tempo no estúdio e preparando as aulas passava de 14horas por dia realmente é isso, quem quer levar a sério tem q ter essa dedicação
14 horas no geral, 8 horas de sono, isso dá 22 horas, ele não fazia mais nada na vida além disso? não comia, não bebia, não tomava banho, não dava um passeio?
@@pedromenndess vdd uma pequena qualquer nem consegue chegar perto disso pq tem q trabalhar, perde tempo no trânsito, toma banho, come, agr esse tipo aí n tem tempo nem conversar com pessoas especiais, não tem lazer , ela se aliena, isso é meio q uma prisao
@@phortiz2474 ninguém sustenta isso no longo prazo. E aprendizado é constante, não adianta dormir 3 horas por um período e depois ficar doente. Até pq para seu cérebro funcionar bem e reter conteúdo ele tem que estar descansado.
@@gleyzerlucas1236 Exatamente. Dormir é extremamente importante para quem deseja reter o que aprendeu. É uma função fisiológica do corpo, quem a negligencia está doente, pode ter certeza.
fabiao sempre jogando e real!e totalmente utopico o cara querer ser profissonal e diga se um bom profissional,sem dedicar tempo para estudar!por isso q vc toca muito man!pelo amor e dedicacao atraves de trabalho arduo
Oi, Fábio. Cara, estou passando por um momento que relata mais ou menos essa sua colocação. Eu busco a felicidade na música, pois o dinheiro é consequência, mas se vier seja bem vindo. Só que sou criticado pelos amigos e família por conta da idade, pois já passei dos quarenta, mas amo a música e me cinto forte para seguir em frente.
Amigo eu não sei lhe escrevo surgirá algum efeito em você. Tenho 55 anos eu começei a estudar baixo acústico em 2013 tive muitos obstaculos no começo eu estudava o dia todo so parava para comer e dormir...alias dormir era muitos dificil porque os meus braços doiam muito, tive que aprender teoria na teoria mesmo...ate na batida de um martelo que ouvia queria fazer ritmica...hoje meus estudos e fragmentado mais bem organizado para não perder o foco...enfim, depois destes anos todos de estudos estudos ja estou sendo convidado para tocar em fanfarras,casamentos em igrejas....meus objetivos é me tornar um solista.
+Fábio Lima, vejo isso sempre Fábio, não gosto de engenharia porém faço como plano B pois meu sonho é ser Músico e você é uma grande inspiração! Muito obrigado!
Muito bom o vídeo. São informações verdadeiras como essa que precisamos. É claro que ninguém é besta ao ponto de acreditar que 15m diários pode tornar alguém profissional. Mas, com tudo que temos hoje de informação mentirosa, onde na maioria das vezes o que se tenta é vender um produto. Precisamos tomar esse tapa na cara. Muito obrigado, Fábio!
Gente... 15 horas por dia me pegou. Sobram só 9 horas pra dormir, comer, ver a família, fazer atividade física, ir ao médico. Vou abandonar o estudo da música
O Fábio Lima é genial, além de ser um cara muito humilde e que notadamente valoriza o trabalho duro e a dedicação...grande orgulho pro Brasil... parabéns!
O problema não é quanto se estuda, o problema é a definição que se tem de estudo, as pessoas tendem a separar "estudo" do resto da vida, a palavra estudo deriva do latim studium, e significa literalmente trabalho, cuidado, zelo; vontade, desejo; favor. Então quando se trata de música, e se quer vir a conhecer a música, se tem um zelo por ela, um cuidado, a vontade de fazer parte dela, portanto, o estudo da música nunca cessa, é 24 horas por dia, pensar em uma melodia, escutar uma música e seguir o ritmo, encontrar variadas formas de tempo e harmonia em qualquer lugar, isso faz parte da vida de um músico durante o dia inteiro. Não é somente pegar seu instrumento, ler teoria e repetir exercícios. É uma forma de vida.
Dedicação é tudo, em todas as áreas. Sou fotógrafo há 10 anos e continuo estudando fotografia, tanto a teoria quanto a obra dos grandes mestres. Sem esforço não há resultado. Excelente vídeo!
Nossa eu senti um alívio vendo esse vídeo !Eu acabei de passar para o CFM(curso de formação musical),na Fames(Faculdade de Música do Espírito Santo),irei estudar violão erudito... E já ouvi coisas como "ser músico não é profissão ".Confesso que me chateei com isso... Mas vendo esse vídeo eu consegui esquecer isso... E ganhar forças para continuar... Porque eu amo a música. Você é minha inspiração Fábio ❤Aliás ,me interessei pelo violão erudito vendo seus vídeos .... Muito obrigado❤ Continue sendo inspiração para quem está começando ❤
Quando comecei a tocar violão erudito e meu repertório foi crescendo, 3 ~4 horas por dia era o necessário para eu somente manter o repertório "na ponta dos dedos". Se eu quisesse evoluir mais tecnicamente, teria que estudar além dessas 4 horas que eu me dedicava. Foi por isso que estagnei kkkkk. Realmente, 8 horas diárias seria o básico para quem quer levar a música profissionalmente, mas acredito que o estudo não envolva somente o tocar, tem a ver com sentar a bunda na cadeira e ler teoria musical, analisar músicas, arranjos, compor..
Alguns colegas já mencionaram, mas assistindo ao seu vídeo me lembrei da história do Mozart relatada pelo Norbert Elias no livro Mozart: sociologia de um gênio. Vale a leitura! E parabéns pelo trabalho e dedicação, Fábio!
Você é uma inspiração pra qualquer um Fábio. Sério, a tua dedicação e serenidade quando se trata sobre música, produção musical e de conteúdo RELEVANTE sobre música aqui no RUclips é com certeza um dos melhores (e como sou muito fã teu confesso que estás em primeiro lugar no meu top 10). Mais um vídeo sensacional! E é como você disse, pra quem realmente quer isso como profissão, 8 horas acaba sendo o mínimo. Forte abraço!
Me lembro de quando comecei a estudar, era uma secura danada kkkkk passava o dia todo agarrado com o violao, acordava de madrugada pra ir ao banheiro, e pegava o violao! Quando meu avo escutava eu tocar, dava um grito... Tu vai endoidar menino kkkkkk
Muito bom ,já toco a algum tempo e no início queria realmente ser um músico profissional ,mas com o passar do tempo acabei deixando isso de lado pois realmente é uma jornada longa e de muita dedicação.e para obter êxito seria necessário colocar a música em primeiro plano ,não por alguns anos,mas pelo resto da vida. hj ainda toco mas só por hobby, e por amor que tenho a verdadeira música ,que cai entre nós, é de uma beleza sem tamanho,a melodia nos deixam serenes.mas ainda hj "respiro" muita música e agradeço por Deus ter me concedido esse talento,que muitas vezes me ajudou passar por diversas dificuldades.estou buscando aprimoramento no estilo flamenco, mas comecei aprender pelo popular sozinho, depois busquei uma escola para aprender o erudito,e hj toco sozinho,e aprendo,claro que minha técnica não sera dá mais apurada,mas tudo é possível a quem se esforça e tem força de vontade, mas verdadeiramente tem que existir o amor pelo que se faz ,se não acredito que não veremos frutos em nosso trabalho.
Paulo Schroeber, o melhor guitarrista brasileiro que já vi tocar, estudava mais de quinze horas por dia. Nada de nobre se constrói sem esforço, labor e renúncia.
Esse era gênio, tinha uma técnica apuradissima na guitarra, fora a criatividade e bom gosto nas composições. Fruto de muitas horas diárias de estudo como você falou. Ótima lembrança.
Quanto mais estuda (Corretamente e com prazer em aprender) Mais conhecimento na area vai obter! Estudar musica caso vc tenha gosto em se dedicar......siga em frente!
O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação. Ludwig Van Beethoven. So comprova o que voce falou Fabio, Parabéns pelo seu trabalho, sou fã.
Durante 2 anos da minha vida me dediquei a estudar mais de 8 horas por dia, e me desenvolvi muito rápido. Esse tempo, geral dizia que eu tinha talento, mal sabiam eles o quanto eu me matava de treinar
Muito bom vídeo Fábio! Eu sou estudante de direito, estou cursando o terceiro ano e afirmo e confirmo o que você disse, a probabilidade de ganhar dinheiro com música é a mesma que ganhar como advogado ademais, creio eu que hoje em dia com música exista mais oportunidades, o mercado pro advogado hoje está extremamente restrito. E sobre os estudos você está corretíssimo, já houveram dias que eu estudei da hora que acordei até ir dormir (que já era de madrugada), como o meu estudo é puramente leitura, não consigo manter esse ritmo todos os dias, mas de fato apenas 8h é muito pouco para se ficar bom, além disso, muito pouco para ser um profissional.
Eu compreendo dizer que 8 HORAS diárias é uma besteira. Até porque isso varia de pessoa pra pessoa. Mas tem gente que diz que basta 15 minutos por dia. Isso é um absurdo maior ainda. Se alguém realmente quer ser BOM em um instrumento, é preciso no mínimo umas 2 a 3 horas por dia. Menos que isso, o que já é muito pouco, é ridículo se chamar de profissional. Técnica musical é REPETIÇÃO, não tem outra saída. Quanto mais se repete o movimento, melhor fica nele. Não tem mistério. Quem estuda por mais tempo será melhor. Fim. Mas o estudo tem que ser consciente. Não basta apenas repetir como uma máquina, pois não adiantará nada.
@@joaovictoroliveirarodrigue9872 eu nasci com o dom por vim de família musical, porém treino pouco e por treinar pouco não cheguei até o momento no patamar desejado no violão, embora falem muito bem do meu ouvido, em contra partida um amigo meu não nasceu com o dom, porém compensou com bastante treino e ainda continua na labuta e hj ele tecnicamente e em conhecimento, já me superou faz tempo. Resumindo, dom é importante, mas o esforço e o direcionamento correto, recompensa.
Depende do ponto de vista,tem gente que precisa de 12 ou mais horas,mas tenho amigos que parece gênios,o cara tem o ouvido 100 por cento ,tira solo de grandes guitarrista muito rápido ,sem precisar ouvir novamente,so que além de tirar a guitarra,tira o baixo o teclado e bateria
@@joaovictoroliveirarodrigue9872 não existe dom, todos os grandes músicos estudaram muito e muito para chegar onde chegaram. O que existe é esforço e persistência.
Video muito honesto, por isso to seguindo esse cara, é um mestre! eu nunca consegui sair de iniciante exatamente pq não me dedico muitas horas por dia, e tu esta muito certo, por isso chegou nesse nível, vou acompanhar mais tuas dicas e aulas.
Sou professora tambêm e concordo. Nas Artes fica mais difícil a diferença entre talento e preparação, dedicação. Mas esta lição, como enfatizou, serve para todas as áreas. Parabéns!
Mano eu estudo por 30 minutos mas a partir de agora vou buscar estudar mais kk tmj vlw Fábio te admiro mt pra mim vc é o melhor músico brasileiro e o melhor violonista do mundo
Grande Fábio! Cara, hoje eu sou servidor público na Educação e estudo violão erudito na Universidade. Confesso que pela forma como você colocou algumas coisas, senti um certo desestímulo, pois meu tempo de dedicação ao instrumento chega a no máximo 2h/dia.Para muita gente que ama a música e que pretende enveredar por ela, 2h é uma grande vitória. É preciso ter em vista também que o cenário da música erudita ou popular no Brasil é muito difícil, viver da música aqui é uma grande aventura e conheço muita gente que só se tornou músico profissional depois de ter se formado antes em outra área cuja empregabilidade é maior. Então, cara, eu admiro muito você e sempre vejo o seu trabalho, mas acho que a forma como você colocou o tema dessa vez foi bem desestimulante e um pouco desencaixado da realidade da maior parte dos estudantes de música que conheço aqui pelo nordeste, em que se vende o almoço pra comprar a janta. Tô te dando esse toque numa boa porque admiro muito você e seu trabalho, mas dessa vez precisei discordar porque acho que nesse vídeo sua fala atingiu uma pequena minoria de músicos que conseguem passar grande parte do tempo apenas estudando, sem dar aula ou trabalhando em outro ramo para tocar apenas à noite e em fins de semana. Abraço, meu querido!
Acho q é relativo. Depende mto da habilidade de cada um, do tipo de musica que o musico pretende se profissionalizar e devemos lembrar que estudar música nao é só treinar no instrumento, tem tbm a parte de aprender o trabalho em estudio, gravações, tecnicas de audio e equalização, etc então como o próprio Fábio disse ele gasta 15 horas por dia estudando e trabalhando com musica mas tudo isso está englobado
Meu sonho é tocar todos instrumentos de corda. No RUclips tem várias fórmulas falsas de aprender tocar de uma maneira fácil. Mais pra ser um bom músico tem que se esforçar muito, e aprender com um professor que realmente tem conhecimento sobre música
Muito bom Fábio! Jogou a real. Eu estudo fácil oito horas por dia. O problema da maioria é não saber estudar, ter gosto pelo conhecimento. Um caminho difícil de se aprender. Mas com dedicação e disciplina se consegue. O ser humano atual precisa ser mais esforçado.
Quando eu tocava Trombone na Filarmônica no interior eu estudava 3 a 4 horas toda noite, estudava 2 à 3 Partituras, e evoluía bem no Trombone, aí saí vim morar na Capital do RN, estou estudando Violão num curso da UERN e acho que se eu estudar as 3 ou 4 horas toda noite, vou evoluir bem rápido também.
Você é um dos melhores do mundo. Gosto muito da produção dos seus vídeos ,áudio, sons e repertório. E sobretudo pela postura de simplicidade e humildade, apesar de você ser "fera" em tudo que faz. A música trás uma alegria uma paz de espírito elevado, que não encontramos com tanta integridade nas outras artes. Através dela se transforma comportamentos, molda se o mundo. Que você continue a inspirar pessoas ! Pelo ecletismo pela sensibilidade ,você é o nosso grande expoente da música clássica para violão e estilos musicais nele executados.
Q prazer ver e ouvir alguém que realmente vive a música. Rapaz vc é um monstro sagrado. Fico hipnotizado vendo seus vídeos. O mais legal de tudo e pra mim o mais importante, é a declaração dos sentimentos quando vc se entrelaça com as notas e a alma da música pode ser vista,se tornando algo quase que se possa apalpar. Gosto muito tbm do Yamadu Costa,fera demais. Parabéns campeão,vc além de todos elogios que eu poderia citar,vc é um cara simplesmente muito legal. Deus abençoe você sempre. Grande abraço. Carlos Catem -Aparecida de Goiânia
Fábio tirando o tempo de dormir, qual o tempo mais longo que você fica longe do violão? Supondo que você ficou bastante tempo além do normal, qual a música de aquecimento, aquela que sustenta todas.
Maravilha de aula, Fabio!!! O fato é que muita gente hoje em dia é facilmente seduzida pelo "mais rápido", tentando se esquivar da parte mais árdua, que é justamente a necessária. É igual na hora de aprender inglês, muita gente entra em um curso, assiste a aula, e após isso eles só voltam a ter contato com a língua na aula seguinte do curso, em vez de tentarem tornar a língua inglesa parte da vida delas também fora do curso.
O que difere os caras F*** dos meros mortais é que tocar 16 horas por dia não é sofrimento para os primeiros. Não adianta praticar feito um louco olhando pro relógio, doido pra aquele sofrimento acabar. Saiba qual é a sua e pare de sofrer se comparando com virtuoses consumados. Eles simplesmente ralaram muito mais (e com menos esforço relativo) do que você.
Cara, não sou musico mas admiro muito o seu trabalho e seu profissionalismo, você tem uma boa locução e postura nas apresentações dos vídeos no youtube, características de professor nato! Sucesso e parabéns!
Parabéns pelo vídeo. Sou um apaixonado por música, musico amador e tento estudar todos os dias no mínimo 01h e sei que mesmo para amador isso é pouco. Parabéns pelo trabalho e sucesso.
Qualquer atividade que a pessoa vá exercer, vai se aprimorando de acordo com a dedicação. No caso da música, não é diferente, ainda que algumas pessoas tenham um pouco mais de facilidade que outras, só não treinar, não chega a lugar algum. Eu por exemplo, comecei a tocar e sei que não tenho dom, mas tinha tempo para treinar umas 3 a 4 horas por dia, em poucos meses estava tocando um repertório bem vasto, para e dentro de uma perspectiva de principiante. Veio o fim da faculdade, estágios, trabalhos e efetivação no emprego, pós graduação etc, fiquei mais de 3 anos sem tocar. Há 15 dias afinei e voltei a pegar no violão, tirando que eu consigo fazer pestanas e outros acordes com mais facilidade do que alguém que nunca pegou num violão, do resto, parece que estou começando tudo de novo! Enfim, é o que disse o Fábio, quem quer ser músico profissional, tem que se dedicar!
Acho que falta perceber o seguinte: 1. Tempo de estudo não é garantia de resultado. Você pode estudar errado, por exemplo, repetindo erros, ficando distraído; 2. O importante é a qualidade do estudo. Estudar corretamente por 10min é mais eficiente do que tentar por tentativa e erro (e errar) por quantas horas forem. 3. Claro que falando de estudo eficiente (o que faltou ficar claro para evitar que as pessoas criem vícios), quanto mais estudo, mais progresso. Não teria nem o que discutir.
O amigo do meu filho passou na PME em primeiro lugar ele estudou 8 horas seguidas de domingo a domingo durante 2 meses pode procurar no RUclips que tem o depoimento dele.
Fábio vc acaba de ganhar mas um seguidor mano. Vc é um estudioso fenomenal que serve de expiração para mim e muitos concerteza. Na minha concepção está igualmente como Beethoven, vivaldi, albert aistein, Nicolas tesla e n outros estudiosos que investiram suas vidas a uma só coisa. Uma satisfação em pelomenos te ver tok e saber que é brasileiro. Grato!!!!
O importante não é a quantidade de horas, e sim a qualidade do estudo. Hoje ninguém tem quase tempo pra nada, e quanto mais oito horas. Nem um músico profissional que toca em banda consegue estudar oito por dia, por conta de shows, workshop, etc. A não ser que você não toque em banda, aí você vai ter mais tempo pra se dedicar ao estrumento.
Mestre, se vc toca em uma banda de festinhas realmente não precisa estudar 8 horas por dia, mas se você for um músico concertista (erudito) 8 horas é o mínimo, Não meça sua técnica de "ESTRUMENTO" ( vc precisa ler mais na vida) para fazer comparações erradas. Outra dica, aprenda a escrever pelo menos o nome de sua ferramenta de trabalho. Instrumento e não Estrumento kkkkk
Fábio, você é um exemplo e inspira milhares (em breve milhões!) de pessoas. Seria de muita utilidade para nós se você pudesse descrever como é a sua rotina de estudos, especificamente do violão: a divisão do tempo entre as várias frentes, como trabalha as técnicas, como mantém e como desenvolve o repertório. Conta para a gente!
Salve meus irmãos!!! Como estão as coisas por aí??? Por aqui faz frio e chuva mas tá ótimo, seguimos com o trabalho forte...
Trago agora um vídeo sobre um assunto muito comentado em tempos de mídias sociais, que é o "Mito das 8 Horas de Estudos Diários". Muita gente diz que com apenas 15 minutos por dia você pode se tornar um grande músico. Outros ainda dizem que é impossível estudar 8 horas por dia... Bobagens e mais bobagens sobre o assunto, então compartilho com vocês a minha experiência ao longo de mais de duas décadas como músico profissional. E você? O que pensa sobre isso?
Bom, sem mais delongas, aumentem muito o volume e SOM NA CAIXA \m/
Beijos e abraços pra todo mundo e daqui a pouco tem mais... :)
Aulas Online através do email: fabiolimaclasses@gmail.com
O Mito das 8 Horas Diárias de Estudos Musicais por Fabio Lima
mestre manda salve ae
Bacana, Fabio Lima. Obrigado por mais essa palestra esclarecedora e prática. Grande abraço!!!
Fabio Lima tocar um instrumento musical requer dedicação total, tem que além de ter técnica, precisa também ter sentimento. Eu toco violão tem já uns 20 anos. Aprendi sozinho o basico com a revista da legião urbana e fiz posteriormente conservatório . Até hj estudo violão e dedico pelo menos 1h de prática mesmo com uma rotina doida .
Fábio , gosto muito do violão , e procuro praticar sempre , mesmo assim não tenho muitas abilidades para o dedilhado e isso acaba complicando bastante , que tipos de exercícios eu posso fazer para melhorar essa situação?
Fabio Lima mt esclarecedor mano. Obg!
Muito bom esse vídeo. Eu penso diferente sobre o assunto. Ou talvez estejamos dando nomes diferentes pra a mesma coisa. Seria legal conversarmos sobre o assunto. Abraço
Agora fiquei pensando : 1 hora por dia é a manutenção do q a pessoa ja aprendeu depois de ter estudado 8 horas por dia no tempo em que era adolescente e não trabalhava? Sou fã dos dois ! E sou compositor amador, sem tempo de estudar nem 2 horas por dia por conta do trabalho (mínimo 9 horas por dia) e cuidar da filha e família. Vou aproveitar e me arriscar a divulgar para vocês o meu canal no RUclips onde coloquei algumas composições de minha autoria (letra e musica) :ruclips.net/channel/UCpQp14hbMP_QuaMG0p6PfQQ
É ele disse q tu n é músico, vai deixar?
Estudar com objetividade e foco mas tem ouvir música faz parte do processo...
Dois mestres.
de mito pra mito.. ai eu me emociono!
É uma honra eu ter ficado em 2° em Villa-Lobos,estudei muito para chegar a esse segundo lugar,mas claro sempre com o seu incentivo.Minha maior inspiração é vc fabio,devo tudo que eu ganhei no violão há vc.
PGBITS PS4 parabéns pela conquista :)
Kethlyn Luize obrigado
Parabéns, meu irmão!!! Fico muito feliz em saber de suas conquistas!!! Um abração e som na caixa \O
Fabio Lima eu que agradeço
sou novo nisso, poderia me explicar o que é o Villa-Lobos e como funciona?
Fantástico, Fábio! É importante combater esse mito de que estudar poucas horas resolve a questão. Vou repassar esse vídeo a todos os alunos!
Amadeu Rosa Cara sou teu fã Amadeu. Tenho no meu HD vários vídeos seu mano. Show de bola.
SILAS DOS SANTOS SOUSA obrigado querido Silas!!!!!!!
Amadeu Rosa Mano uma honra pra mim você responder meu comentário. Espero um dia conhecê-lo. Grande abraço sucesso e muita saúde.
É verdade que quanto maior a dificuldade do repertório, mais tempo é dispensado para a sua manutenção. Mas será que era possível para o Bream manter todas as peças de seu repertório tocando todo dia? Eu penso que o estudo deve ser focado e direcionado. Não vejo como seria possível alguém tocar 15 horas por dia e ser minimamente saudável. Antigamente os treinos de atletas de alta performance duravam de 8 à 12 horas por dia. E hoje esse tempo é reduzido à 4 ou 5 horas e são muito mais eficientes, quebrando uma maior quantidade de recordes, isso porque eles direcionam e seccionam os problemas. Penso que para a alta performance musical pode ocorrer o mesmo, já que muitos dos problemas técnicos existem pela repetição constante do erro e por não passar por processos de reflexão. Até a neurociência já mostra que um estudo constante, sem pausas ou reflexões é tão ruim quanto estudar pouco. Entendo que no alto nível de performance, o Fábio com certeza passa por essa reflexão. Meu ponto aqui é que mais do que horas de estudo, precisaríamos pensar em qualidade de estudo. Com toda a certeza 1hr de estudo diário não vai te transformar em um Bream, mas às vezes é o que temos com a correria do dia a dia, e na minha percepção é melhor fazer essa uma hora valer por 8 do que tocar 8 que não valem 10minutos.
@@renanvio23 como assim? oque seria estudo direcionado
Fico pensando aqui se mestres como Mozart, Bach, Leonardo da Vinci... só dedicavam 1h diária de estudos e passavam o resto do dia passeando e socializando com os amigos hehehehe
balak47 r cheio de informação falsa.... Por que será neh?
Essa informação não procede, Mozart e Bach, os nomes que você citou, estudavam quantidades absurdas. Bach escrevia uma cantata por semana, além de seus estudos enquanto organista e cravista e Mozart não preciso nem falar, é só olhar a história dele aí, a relação dele com o pai e como desde de criança ele investiu a maior parte do tempo à música, mesmo que suas primeiras obras tenham sido de outros músicos.
Leandro Sukevicius Acho que vc n entendeu oq ela quis dizer...
Leandro Sukevicius isso se chama sarcasmo, para uma pessoa bem informada, você não deduziu nem ao menos o tom humorístico do comentário da menina. Perdendo toda a credibilidade que seu texto constrói
Existem várias linhas de pensamento que afirmam que esses músicos estudavam pouco. É muito famosa a declaração de Chopin que dizia que devia-se estudar duas horas por dia e passar o resto do dia socializando, o que muita gente toma como base para estudar menos, porém isso é uma informação falsa. Em meu meio(estou cursando faculdade de música nesse momento, ainda não terminei) esse discurso é algo bastante recorrente. Existem muitas declarações desses mestres sobre a importância de "socializar"(essa palavra em particular, essa idéia em particular de "experienciar o mundo" para isso se refletir na sua música) que é bastante romantizada e tomada como base para muita gente que não tem a disciplina de estudar e acredita que uma vida bohemia está construindo a "poesia" de sua música.
Não consegui captar a ironia porque existem várias declarações que sustentam a informação, porém que precisam de uma observação mais profunda para conseguir desconstruí-la.
Aquele vídeo que te faz sentir um inútil. Parabéns mestre pela dedicação.
Discordo, o vídeo me fez sentir que música pode ser levada como hobby ou como coisa séria. O cara tem mestrado no assunto e mesmo assim ainda dedica muitas horas no dia pra isso, é um monstro!
Hobby é hobby, vamos continuar nas nossas meia hora diarias kkk video honesto
Treino o quanto me faz bem por dia, no meu tempo ( toco por hobby) e tem me curado da depressão! Salve grande mestre, máximo respeito.
Dedicaçao realmente é de extrema necessidade mesmo para os mais talentosos pois sem esforço, trabalho duro e especialmente amor pelo que se faz, nao se pode chegar la no topo onde muito poucos conseguem. Parabens para profissionais como esses que demonstram suas habilidades aqui no RUclips e para todos que sentem gosto em colocar sempre o melhor de si para causar os melhores sentimentos de vibraçao de nossa alma que a musica é uma das que mais fazem isto acontecer. Adoro ouvir musica e espero que este pequeno comentario lhes cause incentivo para continuarem sempre em busca de chegar o mais alto possivel no aperfeiçoamento deste que tambem é seu meio de sustento. Por fim faço votos que o Universo conspire pra que esteja sempre cada vez melhor. Grande abraço para todos os bons musicos deste planeta.
qualquer atividade de alto nível precisa de dedicação e disciplina, entremeada de descanso. Houve época em que eu estudava até dez horas por dia. Depois que o violão virou lazer e deixei de dar aulas, recitais e virei funcionário público estadual, o tempo reduziu e não dá mais de jeito nenhum. Aí tive que me adaptar, além do mais tenho mais outra atividade onde sou veterano, arte marcial. Hoje aos 62 tenho que pegar mais leve. Parabéns ao canal e a esse grandioso músico Fabio Lima. Hoje toco menos mais procuro mais qualidade dentro do meu repertório que eu mesmo selecionei e reduzi
Mano isso q vc falou e otimo, pq na vida da gente, pra q possamos nos destacar, precisamos ir alem do comum, nao existe primeiro lugar pra quem estuda pra segundo, e nao existe vitoria pra quem nao persiste. Isso en tudo em nossas vidas.
O Fábio enfatizou muito bem, mas até para Hobby, com o passar dos anos você vai estagnar se não aumentar a carga horária. No inicio qualquer 15 min diários fazem a maior diferença, mas o aprendizado não é linear e com o tempo você vai precisar se dedicar mais, é claro, sempre com o prazer e a alegria de estar fazendo aquilo que se ama.
Exatamente o que aconteceu comigo!
Humberto Moura Comigo também
Gustavo Jazz exatamente... mas isso é em qualquer área da vida, seja violão, esportes, idiomas, qualquer coisa.
Verdade , estou vivendo exatamente essa estagnação. Mesmo sem pretensões profissionais a dedicação deve ter um foco maior incluindo exercícios. Se quiser tocar bem.
N sei se é o bastante,mas to no início da aula violão(alguns acordes básicos e dedilhado)e pratico 2 hrs por dia o violão.
Os grandes músicos da história se construíram por horas de estudos do que pelo próprio dom em si.
Pedro Mourão
Logicamente algumas pessoas têm maior aptidão para uma determinada atividade, como a música, por exemplo.
Mas a aptidão sem dedicação não irá levar você a lugar nenhum.
E muito amor, não podemos esquecer do carinho que os grandes compositores tinham em comum para a música.
dom existe sim pq se não fosse assim terias vários e vários gênios da musica por ae, já que tem várias pessoas que estudam por horas e horas e horas e todos sabemos que não é bem sim agora não adianta ter dom e não se esforçar
Bach foi uma força da natureza, não desmerecendo a dedicação.
Na Cristina vdd..
Não só a música ... Qualquer coisa na vida exige muita dedicação pra ser bem dotado ... Mais o caminho é longo é estreito....
Parabéns Fábio ... Você e fera ...
Esse é o comentário sobre rotina de estudos mais sensato e realista que já ouvi da parte de um músico.
Me desculpe professor, mas 15h líquidas por dia é impossível. No máximo umas 11h líquidas. Estudo todos os dias, e digo que de horas líquidas quase impossível passar disso. A não ser que você durma 3h por noite.
Ele tá viajando.
Supervalorizando o próprio talento.
Sou fã mas discordo e muito.
Ele precisa de 15hrs.
Vc talvez de bem menos.
Ninguém é igual a ninguém.
Boa sorte e sucesso!
Sim, concordo com vc. 15 horas líquidas é impossível!
O maximo que consegui foram 11h liquidas tambem, mas a qualidade do estudo cai muito depois das 8h liquidas. Pra mim nao compensa ir alem das 8h
Ele foi bem claro. 15hrs líquidas incluíndo estudo e trabalho. Revejam o vídeo
Tem que ter o microsono do Batman pra conseguir kkkkk
Gostei da sinceridade do Fabio Lima, sou um aprendiz de violao.Tenho um longo caminho pela frente.
meu professor dizia que estudava 7 horas por dia somente estudos, dai tinha o tempo pra praticar as músicas do repertório, dos concertos o tempo no estúdio e preparando as aulas passava de 14horas por dia realmente é isso, quem quer levar a sério tem q ter essa dedicação
14 horas no geral, 8 horas de sono, isso dá 22 horas, ele não fazia mais nada na vida além disso? não comia, não bebia, não tomava banho, não dava um passeio?
@@pedromenndess vdd uma pequena qualquer nem consegue chegar perto disso pq tem q trabalhar, perde tempo no trânsito, toma banho, come, agr esse tipo aí n tem tempo nem conversar com pessoas especiais, não tem lazer , ela se aliena, isso é meio q uma prisao
@@phortiz2474 Vai dar é bom dormir 3 horas por dia
@@phortiz2474 ninguém sustenta isso no longo prazo. E aprendizado é constante, não adianta dormir 3 horas por um período e depois ficar doente. Até pq para seu cérebro funcionar bem e reter conteúdo ele tem que estar descansado.
@@gleyzerlucas1236 Exatamente. Dormir é extremamente importante para quem deseja reter o que aprendeu. É uma função fisiológica do corpo, quem a negligencia está doente, pode ter certeza.
Caro, Fábio, esse vídeo só serviu para aumentar minha admiração pelo seu trabalho. Parabéns!
Tem que ter uma condição financeira muito boa pra manter um estudo desse nível
fabiao sempre jogando e real!e totalmente utopico o cara querer ser profissonal e diga se um bom profissional,sem dedicar tempo para estudar!por isso q vc toca muito man!pelo amor e dedicacao atraves de trabalho arduo
Oi, Fábio. Cara, estou passando por um momento que relata mais ou menos essa sua colocação. Eu busco a felicidade na música, pois o dinheiro é consequência, mas se vier seja bem vindo. Só que sou criticado pelos amigos e família por conta da idade, pois já passei dos quarenta, mas amo a música e me cinto forte para seguir em frente.
Amigo eu não sei lhe escrevo surgirá algum efeito em você. Tenho 55 anos eu começei a estudar baixo acústico em 2013 tive muitos obstaculos no começo eu estudava o dia todo so parava para comer e dormir...alias dormir era muitos dificil porque os meus braços doiam muito, tive que aprender teoria na teoria mesmo...ate na batida de um martelo que ouvia queria fazer ritmica...hoje meus estudos e fragmentado mais bem organizado para não perder o foco...enfim, depois destes anos todos de estudos estudos ja estou sendo convidado para tocar em fanfarras,casamentos em igrejas....meus objetivos é me tornar um solista.
Sempre que preciso de uma motivação extra, assisto esse vídeo, Deus abençoe seus estudos Fábio!
O melhor do Brasil e um dos melhores do mundo, sem dúvidas....
Sucesso Fábio...
SOU SEU FÃ...❤️🎸
Cara, o que eu gosto é que você fala à verdade, além do seu talento, grande abraço !!
+Fábio Lima, vejo isso sempre Fábio, não gosto de engenharia porém faço como plano B pois meu sonho é ser Músico e você é uma grande inspiração! Muito obrigado!
Rapaz, eu amo música. Não encontro adjetivos para explicar seu talento. Saiba que tens o meu respeito e minha admiração.
Me encanta el contenido de este canal.. saludos desde colombia
Tamo junto
Muito legal isso de pessoas de outros países vendo nossos vídeos
Muito bom o vídeo. São informações verdadeiras como essa que precisamos. É claro que ninguém é besta ao ponto de acreditar que 15m diários pode tornar alguém profissional. Mas, com tudo que temos hoje de informação mentirosa, onde na maioria das vezes o que se tenta é vender um produto. Precisamos tomar esse tapa na cara. Muito obrigado, Fábio!
Tava aqui vendo outros vídeos da sua lista.
Parabéns Fábio Lima todos vídeos são fodah!!!!
Fantástico, Fábio! ! Será que você poderia gravar um vídeo falando da organização diária dos estudos musicais ? Obrigado!
Gente... 15 horas por dia me pegou. Sobram só 9 horas pra dormir, comer, ver a família, fazer atividade física, ir ao médico. Vou abandonar o estudo da música
O Fábio Lima é genial, além de ser um cara muito humilde e que notadamente valoriza o trabalho duro e a dedicação...grande orgulho pro Brasil... parabéns!
O problema não é quanto se estuda, o problema é a definição que se tem de estudo, as pessoas tendem a separar "estudo" do resto da vida, a palavra estudo deriva do latim studium, e significa literalmente trabalho, cuidado, zelo; vontade, desejo; favor.
Então quando se trata de música, e se quer vir a conhecer a música, se tem um zelo por ela, um cuidado, a vontade de fazer parte dela, portanto, o estudo da música nunca cessa, é 24 horas por dia, pensar em uma melodia, escutar uma música e seguir o ritmo, encontrar variadas formas de tempo e harmonia em qualquer lugar, isso faz parte da vida de um músico durante o dia inteiro.
Não é somente pegar seu instrumento, ler teoria e repetir exercícios. É uma forma de vida.
entao significa que quem nao tem tempo pra ficar 24 hrs por dia tocando violão nao estuda violão?
@@okaua7822 Quis dizer que não é somente pegando o violao que se estuda musica. Exatamente o oposto do que falastes.
Dedicação é tudo, em todas as áreas. Sou fotógrafo há 10 anos e continuo estudando fotografia, tanto a teoria quanto a obra dos grandes mestres. Sem esforço não há resultado. Excelente vídeo!
Nossa eu senti um alívio vendo esse vídeo !Eu acabei de passar para o CFM(curso de formação musical),na Fames(Faculdade de Música do Espírito Santo),irei estudar violão erudito...
E já ouvi coisas como "ser músico não é profissão ".Confesso que me chateei com isso...
Mas vendo esse vídeo eu consegui esquecer isso...
E ganhar forças para continuar...
Porque eu amo a música.
Você é minha inspiração Fábio ❤Aliás ,me interessei pelo violão erudito vendo seus vídeos ....
Muito obrigado❤
Continue sendo inspiração para quem está começando ❤
Aopa, já se passou mt tempo, eaí meu amigo, terminou a faculdade?
Grande Fábio,fico grato por sua aula,o Brasil precisa de exemplos da arte como você.
Quando comecei a tocar violão erudito e meu repertório foi crescendo, 3 ~4 horas por dia era o necessário para eu somente manter o repertório "na ponta dos dedos". Se eu quisesse evoluir mais tecnicamente, teria que estudar além dessas 4 horas que eu me dedicava. Foi por isso que estagnei kkkkk. Realmente, 8 horas diárias seria o básico para quem quer levar a música profissionalmente, mas acredito que o estudo não envolva somente o tocar, tem a ver com sentar a bunda na cadeira e ler teoria musical, analisar músicas, arranjos, compor..
Alguns colegas já mencionaram, mas assistindo ao seu vídeo me lembrei da história do Mozart relatada pelo Norbert Elias no livro Mozart: sociologia de um gênio. Vale a leitura! E parabéns pelo trabalho e dedicação, Fábio!
Estudando por 7 meses 8h por dia eu comecei a tocar na igreja. Quanto mais tempo que vc passa com o instrumento mais vcs se tornam 1.
Qual era a sua rotina de estudo?
Verdade
Perfeito cara!!!! Falou tudo e mais um pouco!!! Parabéns pela clareza e sinceridade!! Abração!!
Faz um video de você pegando uma musica nova e fazendo o arranjo.
Você é uma inspiração pra qualquer um Fábio. Sério, a tua dedicação e serenidade quando se trata sobre música, produção musical e de conteúdo RELEVANTE sobre música aqui no RUclips é com certeza um dos melhores (e como sou muito fã teu confesso que estás em primeiro lugar no meu top 10). Mais um vídeo sensacional! E é como você disse, pra quem realmente quer isso como profissão, 8 horas acaba sendo o mínimo. Forte abraço!
Me lembro de quando comecei a estudar, era uma secura danada kkkkk passava o dia todo agarrado com o violao, acordava de madrugada pra ir ao banheiro, e pegava o violao! Quando meu avo escutava eu tocar, dava um grito... Tu vai endoidar menino kkkkkk
Muito bom ,já toco a algum tempo e no início queria realmente ser um músico profissional ,mas com o passar do tempo acabei deixando isso de lado pois realmente é uma jornada longa e de muita dedicação.e para obter êxito seria necessário colocar a música em primeiro plano ,não por alguns anos,mas pelo resto da vida. hj ainda toco mas só por hobby, e por amor que tenho a verdadeira música ,que cai entre nós, é de uma beleza sem tamanho,a melodia nos deixam serenes.mas ainda hj "respiro" muita música e agradeço por Deus ter me concedido esse talento,que muitas vezes me ajudou passar por diversas dificuldades.estou buscando aprimoramento no estilo flamenco, mas comecei aprender pelo popular sozinho, depois busquei uma escola para aprender o erudito,e hj toco sozinho,e aprendo,claro que minha técnica não sera dá mais apurada,mas tudo é possível a quem se esforça e tem força de vontade, mas verdadeiramente tem que existir o amor pelo que se faz ,se não acredito que não veremos frutos em nosso trabalho.
Paulo Schroeber, o melhor guitarrista brasileiro que já vi tocar, estudava mais de quinze horas por dia. Nada de nobre se constrói sem esforço, labor e renúncia.
Esse era monstro mesmo. Bela lembrança.
ruclips.net/video/Hq4rD42z_sM/видео.html
Esse era gênio, tinha uma técnica apuradissima na guitarra, fora a criatividade e bom gosto nas composições. Fruto de muitas horas diárias de estudo como você falou.
Ótima lembrança.
Quanto mais estuda (Corretamente e com prazer em aprender) Mais conhecimento na area vai obter! Estudar musica caso vc tenha gosto em se dedicar......siga em frente!
O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação. Ludwig Van Beethoven. So comprova o que voce falou Fabio, Parabéns pelo seu trabalho, sou fã.
Parabéns, Fábio, pelo seu trabalho e talento! E obrigado por ajudar a derrubar o mito da excelência sem esforço e dedicação!
Grande Fábio que vídeo top !! Sua voz sempre me lembra os sábios conselhos do He-Man.
Um grande Abraço e sucesso !!
Realmente ninguém pode duvidar vc estuda muito. Muito. Muito. Muito muito é muitíssimo estudioso. Não existe milagre.
Durante 2 anos da minha vida me dediquei a estudar mais de 8 horas por dia, e me desenvolvi muito rápido. Esse tempo, geral dizia que eu tinha talento, mal sabiam eles o quanto eu me matava de treinar
Nem 4h por dia eu tenho pra tocar
@@nexusz416 faz o tempo que der meu amigo, importante é fazer com consistência
Eu sempre faço 1h por dia 👍
@@nexusz416 boa
Muito bom vídeo Fábio! Eu sou estudante de direito, estou cursando o terceiro ano e afirmo e confirmo o que você disse, a probabilidade de ganhar dinheiro com música é a mesma que ganhar como advogado ademais, creio eu que hoje em dia com música exista mais oportunidades, o mercado pro advogado hoje está extremamente restrito. E sobre os estudos você está corretíssimo, já houveram dias que eu estudei da hora que acordei até ir dormir (que já era de madrugada), como o meu estudo é puramente leitura, não consigo manter esse ritmo todos os dias, mas de fato apenas 8h é muito pouco para se ficar bom, além disso, muito pouco para ser um profissional.
Eu compreendo dizer que 8 HORAS diárias é uma besteira. Até porque isso varia de pessoa pra pessoa. Mas tem gente que diz que basta 15 minutos por dia. Isso é um absurdo maior ainda.
Se alguém realmente quer ser BOM em um instrumento, é preciso no mínimo umas 2 a 3 horas por dia. Menos que isso, o que já é muito pouco, é ridículo se chamar de profissional.
Técnica musical é REPETIÇÃO, não tem outra saída. Quanto mais se repete o movimento, melhor fica nele. Não tem mistério. Quem estuda por mais tempo será melhor. Fim.
Mas o estudo tem que ser consciente. Não basta apenas repetir como uma máquina, pois não adiantará nada.
Isso varia do dom da pessoa
Talvez o Fábio não tenha nascido com o Dom, pra quem já nasce com afinidade, são outros 500
@@joaovictoroliveirarodrigue9872 eu nasci com o dom por vim de família musical, porém treino pouco e por treinar pouco não cheguei até o momento no patamar desejado no violão, embora falem muito bem do meu ouvido, em contra partida um amigo meu não nasceu com o dom, porém compensou com bastante treino e ainda continua na labuta e hj ele tecnicamente e em conhecimento, já me superou faz tempo.
Resumindo, dom é importante, mas o esforço e o direcionamento correto, recompensa.
Depende do ponto de vista,tem gente que precisa de 12 ou mais horas,mas tenho amigos que parece gênios,o cara tem o ouvido 100 por cento ,tira solo de grandes guitarrista muito rápido ,sem precisar ouvir novamente,so que além de tirar a guitarra,tira o baixo o teclado e bateria
@@joaovictoroliveirarodrigue9872 não existe dom, todos os grandes músicos estudaram muito e muito para chegar onde chegaram. O que existe é esforço e persistência.
Video muito honesto, por isso to seguindo esse cara, é um mestre! eu nunca consegui sair de iniciante exatamente pq não me dedico muitas horas por dia, e tu esta muito certo, por isso chegou nesse nível, vou acompanhar mais tuas dicas e aulas.
A vontade de estudar música volta, valeu Fabio. Gostei da camisa kkk
Fábio Lima é demais... parabéns que pessoa extraordinária.
parabéns grande mestre, tmj...
Sou professora tambêm e concordo. Nas Artes fica mais difícil a diferença entre talento e preparação, dedicação. Mas esta lição, como enfatizou, serve para todas as áreas. Parabéns!
Mano eu estudo por 30 minutos mas a partir de agora vou buscar estudar mais kk tmj vlw Fábio te admiro mt pra mim vc é o melhor músico brasileiro e o melhor violonista do mundo
Amo o talento do Fábio, agora a transparência desse vídeo o fez tornar um dos meus favoritos. Parabéns.
Grande Fábio! Cara, hoje eu sou servidor público na Educação e estudo violão erudito na Universidade. Confesso que pela forma como você colocou algumas coisas, senti um certo desestímulo, pois meu tempo de dedicação ao instrumento chega a no máximo 2h/dia.Para muita gente que ama a música e que pretende enveredar por ela, 2h é uma grande vitória. É preciso ter em vista também que o cenário da música erudita ou popular no Brasil é muito difícil, viver da música aqui é uma grande aventura e conheço muita gente que só se tornou músico profissional depois de ter se formado antes em outra área cuja empregabilidade é maior. Então, cara, eu admiro muito você e sempre vejo o seu trabalho, mas acho que a forma como você colocou o tema dessa vez foi bem desestimulante e um pouco desencaixado da realidade da maior parte dos estudantes de música que conheço aqui pelo nordeste, em que se vende o almoço pra comprar a janta. Tô te dando esse toque numa boa porque admiro muito você e seu trabalho, mas dessa vez precisei discordar porque acho que nesse vídeo sua fala atingiu uma pequena minoria de músicos que conseguem passar grande parte do tempo apenas estudando, sem dar aula ou trabalhando em outro ramo para tocar apenas à noite e em fins de semana. Abraço, meu querido!
Muito legal seus vídeos. Sempre é um show!
Eu acredito que vai da força de vontade de cada um..
Mestre Fábio Lima sempre trazendo dicas ótimas para que nós possamos crescer e evoluir no meio músical
Acho q é relativo. Depende mto da habilidade de cada um, do tipo de musica que o musico pretende se profissionalizar e devemos lembrar que estudar música nao é só treinar no instrumento, tem tbm a parte de aprender o trabalho em estudio, gravações, tecnicas de audio e equalização, etc então como o próprio Fábio disse ele gasta 15 horas por dia estudando e trabalhando com musica mas tudo isso está englobado
Excelente vídeo... Se tivesse visto esse vídeo mais ou menos 15 anos atrás minha vida séria outra!
Meu sonho é tocar todos instrumentos de corda. No RUclips tem várias fórmulas falsas de aprender tocar de uma maneira fácil. Mais pra ser um bom músico tem que se esforçar muito, e aprender com um professor que realmente tem conhecimento sobre música
Davi Barboza Exato. Não existe atalhos na música, o importante é se dedicar ao máximo e os resultados surgirão naturalmente
Muito bom Fábio! Jogou a real. Eu estudo fácil oito horas por dia. O problema da maioria é não saber estudar, ter gosto pelo conhecimento. Um caminho difícil de se aprender. Mas com dedicação e disciplina se consegue. O ser humano atual precisa ser mais esforçado.
Quando eu tocava Trombone na Filarmônica no interior eu estudava 3 a 4 horas toda noite, estudava 2 à 3 Partituras, e evoluía bem no Trombone, aí saí vim morar na Capital do RN, estou estudando Violão num curso da UERN e acho que se eu estudar as 3 ou 4 horas toda noite, vou evoluir bem rápido também.
Você é um dos melhores do mundo.
Gosto muito da produção dos seus vídeos ,áudio, sons e repertório. E sobretudo pela postura de simplicidade e humildade, apesar de você ser "fera" em tudo que faz.
A música trás uma alegria uma paz de espírito elevado, que não encontramos com tanta integridade nas outras artes.
Através dela se transforma comportamentos, molda se o mundo.
Que você continue a inspirar pessoas !
Pelo ecletismo pela sensibilidade ,você é o nosso grande expoente da música clássica para violão e estilos musicais nele executados.
Galera. Entendam que existe o alto nível no instrumento e existe o nível Fábio Lima. É outra história..
Q prazer ver e ouvir alguém que realmente vive a música. Rapaz vc é um monstro sagrado. Fico hipnotizado vendo seus vídeos. O mais legal de tudo e pra mim o mais importante, é a declaração dos sentimentos quando vc se entrelaça com as notas e a alma da música pode ser vista,se tornando algo quase que se possa apalpar.
Gosto muito tbm do Yamadu Costa,fera demais.
Parabéns campeão,vc além de todos elogios que eu poderia citar,vc é um cara simplesmente muito legal. Deus abençoe você sempre. Grande abraço. Carlos Catem -Aparecida de Goiânia
Fábio tirando o tempo de dormir, qual o tempo mais longo que você fica longe do violão? Supondo que você ficou bastante tempo além do normal, qual a música de aquecimento, aquela que sustenta todas.
Parabéns pela explicação...bem centrado e direto, a maioria na internet só pensa em tirar vantagem....Abs
Uau! Então você acorda já pega o violão e só solta quando vai dormir. Não é à toa que é o melhor!
Maravilha de aula, Fabio!!! O fato é que muita gente hoje em dia é facilmente seduzida pelo "mais rápido", tentando se esquivar da parte mais árdua, que é justamente a necessária. É igual na hora de aprender inglês, muita gente entra em um curso, assiste a aula, e após isso eles só voltam a ter contato com a língua na aula seguinte do curso, em vez de tentarem tornar a língua inglesa parte da vida delas também fora do curso.
O que difere os caras F*** dos meros mortais é que tocar 16 horas por dia não é sofrimento para os primeiros. Não adianta praticar feito um louco olhando pro relógio, doido pra aquele sofrimento acabar. Saiba qual é a sua e pare de sofrer se comparando com virtuoses consumados. Eles simplesmente ralaram muito mais (e com menos esforço relativo) do que você.
Cara, não sou musico mas admiro muito o seu trabalho e seu profissionalismo, você tem uma boa locução e postura nas apresentações dos vídeos no youtube, características de professor nato! Sucesso e parabéns!
"8 horas não dá nem pro cheiro " Hahahahahaha, sensacional, mestre Fábio
Quem apoiaria um vídeo de um dia com Fábio Lima! Mostrando oq ele faz e etc, os estudos e gravações!
Fábio Lima é GOAT! Em um país sério seria referência máxima, estaria na mídia, em todos os programas...
Parabéns pelo vídeo. Sou um apaixonado por música, musico amador e tento estudar todos os dias no mínimo 01h e sei que mesmo para amador isso é pouco. Parabéns pelo trabalho e sucesso.
Mestre, vc poderia gravar um vídeo falando das características dos timbres de cada violão que vc usa?
Leandro Barbosa ele já fez.
Qualquer atividade que a pessoa vá exercer, vai se aprimorando de acordo com a dedicação. No caso da música, não é diferente, ainda que algumas pessoas tenham um pouco mais de facilidade que outras, só não treinar, não chega a lugar algum.
Eu por exemplo, comecei a tocar e sei que não tenho dom, mas tinha tempo para treinar umas 3 a 4 horas por dia, em poucos meses estava tocando um repertório bem vasto, para e dentro de uma perspectiva de principiante.
Veio o fim da faculdade, estágios, trabalhos e efetivação no emprego, pós graduação etc, fiquei mais de 3 anos sem tocar. Há 15 dias afinei e voltei a pegar no violão, tirando que eu consigo fazer pestanas e outros acordes com mais facilidade do que alguém que nunca pegou num violão, do resto, parece que estou começando tudo de novo!
Enfim, é o que disse o Fábio, quem quer ser músico profissional, tem que se dedicar!
...E quem duvidar do que ele falou, é só assistir o final desse vídeo! vlw mestre!
Você toca é muito.Parabéns pelo empenho esforço e dedicação.
É o que digo, na vida precisamos ter foco para alcançarmos nossos objetivos
Quem apoia o Fabio tocar a Caprice n.5 na "versão" do filme Crossroads???
Nossa, que jovem brasileiro bacana. Parabéns, dedicação é tudo que se precisa para atingir objetivos.
Salve Fabio Lima!!!!!!
Muito legal vai além de música esse aconselhamento. É na verdade pra quem quer ser profissional em algo. Muito bom !
Eu tento dividir meus estudos músicais com estudo de inglês daí acabo aprendendo bastante música gringa
Mito, vc Fábio Lima que é um Mito!!parabéns
Acho que falta perceber o seguinte:
1. Tempo de estudo não é garantia de resultado.
Você pode estudar errado, por exemplo, repetindo erros, ficando distraído;
2. O importante é a qualidade do estudo.
Estudar corretamente por 10min é mais eficiente do que tentar por tentativa e erro (e errar) por quantas horas forem.
3. Claro que falando de estudo eficiente (o que faltou ficar claro para evitar que as pessoas criem vícios), quanto mais estudo, mais progresso. Não teria nem o que discutir.
Parabéns pelas belas palavras, realmente esforço e dedicação é fundamental.
Fábio o melhor
Eu nao acho
Salve Fábio Lima vc é um cara que toca de mais e vc merece meu respeito
O amigo do meu filho passou na PME em primeiro lugar ele estudou 8 horas seguidas de domingo a domingo durante 2 meses pode procurar no RUclips que tem o depoimento dele.
Fábio vc acaba de ganhar mas um seguidor mano.
Vc é um estudioso fenomenal que serve de expiração para mim e muitos concerteza.
Na minha concepção está igualmente como Beethoven, vivaldi, albert aistein, Nicolas tesla e n outros estudiosos que investiram suas vidas a uma só coisa. Uma satisfação em pelomenos te ver tok e saber que é brasileiro. Grato!!!!
O importante não é a quantidade de horas, e sim a qualidade do estudo. Hoje ninguém tem quase tempo pra nada, e quanto mais oito horas. Nem um músico profissional que toca em banda consegue estudar oito por dia, por conta de shows, workshop, etc. A não ser que você não toque em banda, aí você vai ter mais tempo pra se dedicar ao estrumento.
Carlos Daniel Pura vdd
Mestre, se vc toca em uma banda de festinhas realmente não precisa estudar 8 horas por dia, mas se você for um músico concertista (erudito) 8 horas é o mínimo, Não meça sua técnica de "ESTRUMENTO" ( vc precisa ler mais na vida) para fazer comparações erradas. Outra dica, aprenda a escrever pelo menos o nome de sua ferramenta de trabalho. Instrumento e não Estrumento kkkkk
@@salvador9863 Verdade? Ele escreveu ESTRUMENTO kkkkk nem escrever o nome correto ele sabe.... tu acha que ele sabe algo?? kkkk
Fábio, você é um exemplo e inspira milhares (em breve milhões!) de pessoas. Seria de muita utilidade para nós se você pudesse descrever como é a sua rotina de estudos, especificamente do violão: a divisão do tempo entre as várias frentes, como trabalha as técnicas, como mantém e como desenvolve o repertório. Conta para a gente!