Aqui na Bahia os trios elétricos na década de 80' só usava os PMs eu tenho ate hj a relação de material usado pra fazer sonorização de um PA com 22 PMs em 1986 pra banda Chiclete com Banana em sto Antônio de Jesus -ba usando caixas Martins Áudio (na época chamava super graves está ) com alto falante NPA 15 Novick rsrs ! médio graves as famosas caixa da época SH2/12 (com 2 falante de 12 polegadas cada) e os PMs por traz de tudo isso bons tempos !!!
Alberto Salvatore teve a mão nos dois projetos. Ele saiu da Gradiente em 1974, indo para a Polivox. Em 1979, a Gradiente comprou a Polivox, ele continuou trabalhando no grupo. Então, A gradiente não copiou o PM5000, apenas mantiveram a base mecânica e modernizaram um pouco o circuito (Transistores Toshiba) de um projeto que pertencia ao grupo. O Painel do Gradiente (VUs) foi nitidamente inspirado nos Technics da época. Outra diferença entre os dois é que o HAII é mais potente, 270 contra 220W por canal, do Polivox (4 Ohms) Alberto Salvatore (Falecido) fundou bem depois a Exaudi, e os primeiros produtos guardavam forte semelhança com o PM-5000. Parte da resposta sobre o porque de não utilizarem a base do A1 está acima, mas acredito que confiabilidade também entrou em pauta. Alias, Era, e ainda é, tão simples resolver os problemas que fizeram a má fama do A1.
Bem que eu saiba o A1 não foi mais construído na época porque estava difícil de se encontrar a equivalência em ganho dos pares dos originais transistores Toshiba (2SD665 e 2SB645). Não sei se vc sabe mas a parte amplificadora do A1 foi retirada de um dos amplificadores da antiga RCA Victor. Mesmo assim o Ckt do A1 por implementar um sistema de proteção a overcharge, tbm tinha como proteção filtros de rede passiva na unidade pré amplificadora para as baixas frequências. Não era bom de grave como muitos diziam na época! Tanto que esquentava muito a ponto de acionar o corte através do seu termoresistor NTC embutido! Porém falava alto, principalmente em médias frequências. Vc poderia atenuar todos os médios do filtro baxandall do P1 que mesmo assim ele reproduzia com um bom ganho os mesmos. Por isso que a Gradiente transformou a linha Esotech melhor com a ajuda de um crossover de quatro vias. E eu os usei assim: colocando o 360 para os agudos, o A1 para os médios e os HA II ou PA2800D para os graves.
A1 equipamento de elevada qualidade, porém com excesso de circuitos de proteção! Na hora da "briga" te deixava na mão! Manutenção cara também! PM 5000 qualidade pouco inferior, não te deixava na mão! Relação custo/benefício excelente! Infelizmente os tempos mudaram e a Gradiente optou pelo mais certo e inteligente. Aproveitou o acervo da falida Polivox e deu um "banho de loja" no PM 5000 lançando o HAII.
A gradiente teve sua importância nos anos 70, 80, foi pioneira em muitos aspectos, adquiriu grandes empresas inclusive estrangeiras, já li sobre o projeto e a criação do A1, mas acredito que a gradiente tenha optado pelo projeto do PM5000 por estoque de peças já que na época da linha Esotech o Sistem One já tinha saido de cena.
Já vi os dois sendo utilizado em som profissional nos anos 80 e meados de 90. Mas eu prefiro o H2, pois têm graves mais macios e profundo. Ele em relação ao PM 5000 é mais rápido na entrega do som devido aos transistores de saídas serem mais rápidos.
Essa linha da Polivox eu conheci e toca muito. Era meu sonho até conhecer o pré Power da Yamaha. O da Gradiente só conheci por foto de revista. A revista Som Três.
Eu creio que seja redução de custo, pois o A1 tinha mais recursos que a PM5000 como lo.cut, chaves on-off individuais para cada caixa (ao invés de uma para cada par) tinha controle de volume por canal e alem de mais potência. para competir em custo a Gradiente economiza em charme como nos V.U's de ponteiro e blindagem visual. E eu não creio que um seja pai do outro pois a construção física do A1 e PM5000 eram semelhantes com os dois transformadores próximo ao painel frontal, os 8 capacitores próximos ao painel traseiro também 4 em cada lado e os circuitos nas laterais com dissipador exposto. Sendo assim era possível também para a Gradiente deixar o seu aparelho A1 com o mesmo charme da Polyvox PM5000 blindado visualmente os transformadores, os capacitores fonte e os canais. Mas como a Gradiente ainda não tinha tomado posse da Polyvox seria considerado plágio e o jeito foi fazer de maneira convencional com tampa inteiriça e assim a blindagem ficou oculta. Esse sistema "charmoso" que a Polyvox fez é funcional pois é para blindar os transformadores contra possível indução que emitiria ronco nos canais. Mas a Gradiente A1 também tem os transformadores, capacitores e canais blindados, mas sem ficaren expostos. Se retirarem a tampa do Gradiente A1 transformadores, circuitos de fonte e de canais estão todos separados por chapas metálicas. Bom aí a Gradiente compra a Polyvox em uma época em que os profissionais já investiam em equipamentos profissionais como Staner, Ciclotron, Advance e ela apenas focou no público residencial (isso explica o fim das alças e o painel 19" sem furação para rack) Com aquisição da Polyvox ela usou no HA-II o charmoso gabinete da PM5000, eliminou recursos da A1 que seria obsoleto para uso hobby, deu uma atualizada no projeto dos canais gerando mais qualidade porem menas potência que a A1 e por ser doméstico investiu nos V.U's de ponteiro que no meu ponto de vista são mais bonitos que os de led's... Polyvox sempre teve os aparelhos mais bonitos e cheio de mimos, mas em qualidade sempre prefiro Gradiente. Uma outra observação é com relação a potência 800S da Staner também tem construção física semelhante a Gradiente e Polyvox e um modelo da Exaudi com a blindagem visual igual a PM5000 e a HA-II, porem totalmente diferente o circuito, sem V.U'S e entradas balanceadas com conector XLR Resumindo a HA-II é uma réplica da PM5000.
Sobre sua pergunta....pq o projeto do A1 foi do Eng. Ruy Monteiro que saiu da Gradiente pra Micrologic e como a compra da Polyvox veio depois disso, resolveram copiar o PM5000 e criar o HA2....será?
Meu amigo gostei do comentário com ressalva qto ao Borne ! Pois trabalhei com PA Polivox na decada de 70/80's . E o Borne é o unico que te dá 2 opções de conexão ( Plug Banana ou com o fio enrolado ) certo ? E relação a ser o pai, vc está correto ! Fizeram um produto (home) chupando a linha PM e CM 5000 Sem duvida foi a melhor potencia nacional da epoca .
Olá a todos, sobre a preferência da Gradiente em relação da linha Polyvox e não linha Systen one foi em relação custo de componentes pois, H2 usava 2 pares de transistor (2SA /2SC) por canal e A1 usava 4 pares de transistor nesse caso além de ser o dobro os transistor do A1 são muitos superior aos do H2,. essa série 2SB e 2SD que usava A1 vindo do próprio projetista desse aparelho o Sr. Rui Monteiro dizia que não havia transistor melhor . Só pra constar falo isso por experiência própria
Realmente o Dr Ruim que era o projetista do 360 e o A1 tabalhou na micrologic e Naschiville e depois montou a Studio R oque foi um dos melhores amplificadores do mundoagora vou acrescentar nos bailes que fui anos 90 oque reinava eram os A1 ra900 advance e os lendarios e amplificadores mais top bonitosd que já vi oos PM 1800 D cygnus
A resposta para sua pergunta está no início da sua matéria: a Gradiente estava cortando custos...logo seria lógico economizar no HA-II, e deixar de usar os componentes do A1 - simples assim. Nada produzido na época superou o A1. Dúvidas? compare os slew rate de PM 5000, HA-II com o do A1. Se ainda tiver dúvidas, use seus ouvidos...
ola, poderia me ajudar a descobrir qm fabricou o LD player gradiente mpd 200 (posso ter invertido as letras)desculpe ..mdp(?) poderia ser por exemplo goldstar ? porem notei que nos Lds player Sony tmb tem a mesmas letras nos multi cd, Ld, player . eu consegui por ora rodar um ld .. mas gostaria mti de ter o service dele poderia me vender1 service ? sobre a gradiente O Júlio Santos da autorizada gradiente no RJ rua Sorocaba em Botafogo no Rio de Janeiro fiz Curso Eletronica Escola Electra & elle Tbm ..tem alguma notícia ? mpd(?) multi disc player cd 3" & Laser Disc 12"
Do que me lembro eu comecei a ver o System 5000 em 78 e não em 76 !! (me lembro até hoje quando o vi pela 1° vez, estava montado em uma "mesa se som" e tocando um Deck de Rolo, ficou gravado na minha mente). Já com referência a usar o A1 ou o PM5000 como base do HAII, creio que pesou: O Custo de fabricação; A "Fama" dentro do Público Alvo; a Necessidade de um Power daquela Potência "naquela ocasião"; e a Robustez do Projeto Eletrônico, e isso percebe-se pela quantidade de PM's que foram usados para fins proficionais, eu mesmo vi um funcionando em condições extremas onde os VU's pareciam "Medidores de Voltagem" por estar no limite de sua Potência e com um Ventilador em cima dele pra resfriar o calor gerado (isso mostra o quanto o projeto era robusto/confiável e porque foi tão usado como equipamento profissional). O PM seria um sonho pra mim mas acho que esta cada vez mais distante, me contento com meu M360 comprado novo e que nunca deu defeito.
Meu pai comprou i uma linha polyvox 5000 em 1982 tinha a linha alumínio escovado com alças e kinobs preto e tinha a linha G ! Ele comprou escovado com alcas preta e Kinobs preto!
Em relação ao A1. Vou comprar um H2 ou um Pm5000 para tirar minhas próprias conclusões já que possuo um System One. Bem uma história breve. Qual o melhor sistema operacional da época anos 80 (informática)? Windows da Microsoft ou da Apple. O da Apple era infinitamente superior e mais estável ao windows. Então porque na casa de todos hoje roda windows se era pior? Simples, como da Apple eram caros e os computadores que vinham o Windows mais baratos, caiu no gosto e no bolso do povo. Então, o pior superou o melhor por custo. Será que financeiramente ou por facilidade de operação e custo a gradiente optou por copiar o pm5000? Pode ser também. Mas como disse, preciso escutar o h2 ou o pm para comparar. O que posso dizer que o A1 é um espetáculo. Parabéns e adoro seus vídeos. Vende aí esse Pm5000! Abçs kkkkk
Tenho um HAII e não vendo por nada kkkkkkk, pense num aparelho que o cara coloca em BTL joga com um crossover behringer 80hz de máxima e vomita 500 RMS em sub grave perfeito sem falhar, chega a luz de casa escurecer kkkkkkkkkkk. Vídeo TOP amigo. Like dado. Everton Holtz - Pipa - RN
Dá uma olhada nos VUs dos amplificadores de potência top estrangeiros (especialmente os Technics, mas também Onkyo, Aurex, e outros do mesmo estilo e época) e vai entender porque eles insistiram nos VUs de ponteiro gigantes...
A Gradiente nasceu com os engenheiros eletrônicos Eugênio Staub e Alberto Salvatore, sendo este último, o cabeça dos projetos. Anos depois o Alberto Salvatore saiu da Gradiente e criou a Polivox, uma empresa bem menor que a Gradiente, porém, com o mesmo nível tecnológico, pois tinha o Alberto a sua frente. Posteriormente a Gradiente comprou a Polivox. Está aí o motivo da semelhança entre as marcas.
Opa amigo! Parabéns pelo vídeo e detalhes! Muito bacana! Esteticamente é isso que vc falou e está na cara, mais as características do circuito eletrônico é totalmente diferente, na realidade a troca dos transistores de saída não é a única diferença, o circuito do ha2 é utiliza um sistema de servo baseado no Lm741 é totalmente diferente eletronicamente também é mais eficiente e rende mais potência, com a mesma tensão. Em relação ao A1 ambos estão muito atrás, o A1 é um circuito complexo com realimentação independente, 3 pares de transistores por canal, entrada com Fer duplo, muito mais complexo e inclusive mais potente também,. Produzir o A1 era algo muito caro é um equipamento de alta qualidade sonora. A maior diferença do A1 é quando se exige ele ao limite do circuito, ele não tem intermodulacao , não distorce não muda nada! Está em outro patamar.
Olá pessoal do Dasantiga ou alguém que entende bastante do assunto e puder me orientar. Estou juntando um dinheiro, vou ter por volta de 8 mil reais para comprar um toca discos, apenas para ouvir meus discos. Eu usava um 3 em 1 da Philco Hitachi e gostava bastante dele, mas deu cupim e agora vai ficar só para retirada de peças mesmo. O que vc me indica comprar? Uma MK2 da technics ou até uma modelo superior da technics ou a Pionner PLx 1000? Penso que a mk2 já ter mais de 40 anos posso vir a precisar de peças e ter problemas com ela, a Pionner seria um aparelho novo porém certamente materiais de fabricação são inferiores comparado com o da Technics. Gostei também do modelo Technics SL2900 dela ser automática e tendo as opções de repetição do disco isso me agrada bastante, mas também é um equipamento por volta dos seus 40 anos. O que me aconselha a fazer?
MONSTROS !!!!! NÃO CHEGUEI A POSSUIR MAS,,,,,,,,POR SER DJ USEI TODOS E COMO AS INDUSTRIAS DE SOM AS MARCAS GRADIENTE E POLYVOX FABRICAVA NO BRASIL ESSAS JOIAS. E VER A INDUSTRIA DE HOJE NO BRASIL FABRICA MAIS NADA DISSO PARABENS PELO VIDEO PARABENS PELO TRABALHO E DEDICAÇÃO
Para tirar as dúvidas dos usuários, coloquem os dois para funcionar juntos, com o mesmo tipo de caixas. Liguem o A1 primeiro e o PM 5000 ou HAII depois. Eu sempre achei o A1 o máximo do design e também versatilidade, mas quando comparei os dois dessa maneira, o PM 5000 foi incomparável nos graves. Eu nunca tinha ouvido um grave daquele, o peso e a pressão são totalmente diferenciados e o grave deste amplificador se apresenta logo na partida, já o A1 quando começa a falar alguma coisa, ele desarma. O HAII eu liguei uma vez em 4 ohms e marquei 17 wats, já estava bem forte o som, parecia mais, até que elevei para 34 wats em 4 ohms, tive que desligar, pois os meus ouvidos já não estavam suportando e o som ficou ecoando dentro da minha cabeça, fiquei até preocupado com a minha audição. Para mim este amplificador parece ter mais potência do que diz o manual, geralmente é o contrário. E na minha opinião foi por isso que a gradiente não lançou o A2 mais HAII ou PM 5000 2. Abraço a todos.
mas as equipes de som faziam A1 ligados em ponte porem eu via tmb os pm5000 junto com A1 .pode ser que o polyvox fosse pra graves & a1 pra médio(corneta) & tweeters ..Eu apenas notei isso .
Só peguei essa época de tabela, mas com certeza o motivo da escolha jamais foi baseado em qualidade. Adoraria ver um comparativo entre Altec, Pioneer, Sansui, Mcintosh de época e os nacionais PM 5000, AH-2, PA 1800, etc. PS: Sempre fui fã dos Sansui com seus agudos efetivamente límpidos e cristalinos.
Engraçado eu tenho um amigo que tinham uma equipe de som no final dos anos 80 pra 90 quê possuía 5 A1 no seu rack e 1 PA 1800 os A1 tiveram suas proteção desarmada por ele que era técnico em eletrônica. O engraçado que nao tinha pra PM 5000 e nem H2 e PA 1800. Os A1 dele engolia todos nunca tinha visto um bater tao forte
Não vi no polyvox a chave para ligar em BTL/mono que somava a potência pra ser usado ligando os dois positivos/ponte, não tinha? O que tenho é com conector de caixas mais moderno, pelo que eu soubesse o haii era de 81 82, posso estar enganado, o manual consegui só pra tirar xerox e já mostrava os conectores modernos e muito melhores que desse polivox. - FICOU DEVENDO AI A DIFERENÇA DA CHAVE BTL OU SE NO POLIVOX FICAVA EM OUTRO LUGAR, USEI ELE COMO AMP DE SUB PRA HOME TEATHER EM PONTE BTL NO MEU RECEIVER MARANTZ, DE PRÉ USAVA O CROSSOVER CX3400 BEHRINGER PRA DAR UM CORTE LEGAL E PODER CONTROLAR MELHOR O VOLUME, corte passa baixo de 80hz, uma maravilha, tmbm usei em 4 vias mono mesmo corte com falante de 15 gambin 15 lg 500 pra gravew, drive dh200 selenium pra médio agudo e super twiter ST-302 selenium, uma maravilha total. Everton Holtz - Pipa RN
Porque o A1 não tinha o mesmo som do PM 5000. O grave do PM era muito mais forte que do a1. Além do mais, o A1 não partia com potência, o som só aparecia a partir do antepenúltimo led, e quando chegava ao penúltimo led, bastava um pouquinho mais de volume para ele desarmar. Isso para uso profissional em bailes de equipe de som era péssimo. Nós trocamos na época pelos advance, que falavam mais que o A1, não desarmavam e eram mais baratos. Embora não fossem tão bonitos quanto o A1, que eram praticamente imbatíveis no designe, com aqueles vu digitais gigantescos! Já o PM 5000, já partiam com uma potência violenta, mesmo em baixo volume, nunca vi aquilo. Se não tomasse cuidado, queimavam as caixas de som, mesmo os woofers snake, que eram um dos melhores da época, muitas vezes não suportavam aquele grave marreta do PM 5000. Por isso a gradiente e os seus engenheiros preferiram (copiar) o projeto do PM 5000, afinal aquele grave de pedra era matador. Só faltou colocarem alças no HA2. Ainda que eu tive um com alça, parecia original de tão bem feito, só que nunca vi aquilo em nenhum outro HA2, por isso acho que foi alguma oficina com um especialista que caprichou, pois ficou perfeito.
todos ai receitinha de bolo e sao todos copia do APZILLA , duplo diferencial ( que é topologia ruim ) e configuraçao darligton na saida , sao todos assim inclusive os Signus ,, o HA-II tinha um diferencial de ter um circuito servo na entrada para manter o zero volt na saida , que é só uma perfumaria , e todos tinham limitadores na saida uma b@sta pois tira a dinamica do som . em qualidade de audio o HA-II leva todos por ter um circuito com transistores mais rapidos ( desce bem nos subgraves e vai bem ate os agudos , o A1 e PM5000 tem sonoridade igual , graves aveludados e carentes de agudos , porem ambos muito fortes e robustos , ja tive os 3 ,, o HAII em bridge é muito bom, bate um SUB incrivel.
Realmente é isso msm , na minha opinião o 5000 foi o que fez mas fama , minha opinião essa linha é sensacional apesar de eu ter montado a 1800X , ainda pretendo possuir um 5000 , muito bom vídeo 👍👏👏👏👏 abs
Boa noite eu estou começando a colecionar esse tipo de aparelho mais embora sejam aparelhos antigos só este mês eu consegui o meu primeiro eu vejo que os amplificador não tem tampa vc pode me informar por favor se isso é assim mesmo obrigado boa noite abraço
O PM 5000 parece não ter tampa. Mas na verdade ele é assim mesmo, (aberto) os dois transformadores que parecem 2 tijolos de metal e os capacitores eletrolíticos que parecem duas leiteiras são aparentes! Baixe na net PM 5000 Polyvox, pra conferir o design do aparelho que você está adquirindo, ok?
@@douglasfernandes9969 model 1200 mais antigo época de 1978 a 1980 os aparelhos eram mais robustos mas se for comprar póe uma quirelinha a mais e vai de model 1300 vai ver oque esse aparelho faz , som fantastico
Parabens ao Rui Monteiro o Engenheiro que projetor a amplificador de toda linha polivox e gradiente nada bate em qualidade Micrologic Na 2000 pro e M1000 também projeto do Rui monteiro a linha do PM 5000 é projeto da Dual americana
São bons equipamentos,já tive alguns, porém para isso profissional, não são eficientes,para uso doméstico,tem qualidade e são muito bonitos,são muito pesados para transporte, não aguentam os poderosos alto falantes de hoje,ainda são muito procurados pelos audiofilos,são muito caros pela raridade e conservação
Essa da Gradiente Misericórdia: eu tive uma ela queimou a saída e QUEIMOU UM ALTO FALANTE MAIS DA HORA QUE TIVE NÃO GOSTEI (E UM DETALHE QUE GRANDES TÉCNICOS DIZEM PRA NÃO USAR A POTÊNCIA COM O VOLUME NO MÁXIMO PRA NÃO TRABALHAR NO EXTRES MAIS ESSA AÍ NÃO TEM VOLUME PRA MIM É COMPLICADO ESSA OPÇÃO DE ORIENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS VALEREM PARA A NOSSA PROTEÇÃO 🤔🙄🤭).
Respondendo a pergunta: sem dúvida alguma, a Gradiente não copiou o A1 por causa do custo, que na segunda metade da década de 80 era imprescindível para vender mais e alcançar mais lucros. Quem conhece um pouco de eletrônica e também esses aparelhos, sabe que a construção do A1 é muito mais onerosa e complexa do que a do PM-5000.
É preciso lembrar que o A1 é mais potente que os dois comparados acima. Meu bom, já pensou que talvez tenha sido por redução de custos? Não vou nem fazer a maldade de comparar o PI com o PII. A Gradiente economizou e muito na segunda versão do pré.
O pre amplificador PI gradiente só tem boniteza é ruim com força. O PII esse sim é considerado por muitos o melhor pre amplificador nacional, seu pre de fono é excelente.
Engraçado vc dizer que tem uma versão "verde musgo",,porq varios ja me disseram q não tem...tanto do polivox como do A-1,,dizem q fica verde com o tempo(será?)...
Os 2 amplificadores só tem semelhança no gabinete. Nao é dificil entender o porque, a Gradiente quando absorveu a Polyvox devia ter um ghrande estoque de gabinetes e utilizou pra lancar um NOVO AMPLIFICADOR, Tudo no circuito é diferente, TUDO. O HAll tem um som mais refinado. O PM tem grave extendido, reverberante. Tenho os 2 amplificadores aqui, eu gosto mais do HAll
Respondendo a pergunta final, simples !! o HA2 é o melhor dos 3 . quem comprou na época e quem tem os 3 amplificadores sabe disso , PM5000 melhor em grave em relação ao sisten one e HA2 é o PM5000 melhorado. pronto sem delongas simples e direto.
Realmente o Dr Ruim que era o projetista do 360 e o A1 tabalhou na micrologic e Naschiville e depois montou a Studio R oque foi um dos melhores amplificadores do mundoagora vou acrescentar nos bailes que fui anos 90 oque reinava eram os A1 ra900 advance e os lendarios e amplificadores mais top bonitosd que já vi oos PM 1800 D cygnus
o pm5000 ocicuito usa transitores de baixa velocidade a saida usa mj 15003 o hII da gradiente usa transitores de alta velocidade a saida usa 2sa toshiba em compaparação a qualidade o HII ganha em qualidade em relação ao PM 5000
Olá amigo a Gradiente mente muito na questão de potência em seus manuais de especificao, jamais a gradiente iria lançar um aparelho copiado da Polyvox falando que é mais fraco, tenho os dois aparelhos, PM 5000 é melhor, e falo como técnico Eletrônica, deixando a questão de ser fã de um ou de outro aparelho.
@@cleberoliveiravintage1493 Tenho um A1, um PM5000 e um HA II o HA II é superior ao PM5000, o A1 apesar de mais potente não entrega a qualidade e definição de som do HA II, a vantagem do A1 é que o mesmo é um tanque de guerra e o HA II não se usar no talo.
Resposta a pergunta: A gradiente usou o PM-5000 ao invés do A1 simplesmente pelo que move o mundo: $$$. O PM-5000 é muito mais simples que o A1, muito mais barato de se construir.
Aqui na Bahia os trios elétricos na década de 80' só usava os PMs eu tenho ate hj a relação de material usado pra fazer sonorização de um PA com 22 PMs em 1986 pra banda Chiclete com Banana em sto Antônio de Jesus -ba usando caixas Martins Áudio (na época chamava super graves está ) com alto falante NPA 15 Novick rsrs ! médio graves as famosas caixa da época SH2/12 (com 2 falante de 12 polegadas cada) e os PMs por traz de tudo isso bons tempos !!!
Alberto Salvatore teve a mão nos dois projetos.
Ele saiu da Gradiente em 1974, indo para a Polivox.
Em 1979, a Gradiente comprou a Polivox, ele continuou trabalhando no grupo.
Então, A gradiente não copiou o PM5000, apenas mantiveram a base mecânica e modernizaram um pouco o circuito (Transistores Toshiba) de um projeto que pertencia ao grupo.
O Painel do Gradiente (VUs) foi nitidamente inspirado nos Technics da época.
Outra diferença entre os dois é que o HAII é mais potente, 270 contra 220W por canal, do Polivox (4 Ohms)
Alberto Salvatore (Falecido) fundou bem depois a Exaudi, e os primeiros produtos guardavam forte semelhança com o PM-5000.
Parte da resposta sobre o porque de não utilizarem a base do A1 está acima, mas acredito que confiabilidade também entrou em pauta.
Alias, Era, e ainda é, tão simples resolver os problemas que fizeram a má fama do A1.
Bem que eu saiba o A1 não foi mais construído na época porque estava difícil de se encontrar a equivalência em ganho dos pares dos originais transistores Toshiba (2SD665 e 2SB645). Não sei se vc sabe mas a parte amplificadora do A1 foi retirada de um dos amplificadores da antiga RCA Victor. Mesmo assim o Ckt do A1 por implementar um sistema de proteção a overcharge, tbm tinha como proteção filtros de rede passiva na unidade pré amplificadora para as baixas frequências. Não era bom de grave como muitos diziam na época! Tanto que esquentava muito a ponto de acionar o corte através do seu termoresistor NTC embutido! Porém falava alto, principalmente em médias frequências. Vc poderia atenuar todos os médios do filtro baxandall do P1 que mesmo assim ele reproduzia com um bom ganho os mesmos. Por isso que a Gradiente transformou a linha Esotech melhor com a ajuda de um crossover de quatro vias. E eu os usei assim: colocando o 360 para os agudos, o A1 para os médios e os HA II ou PA2800D para os graves.
A1 equipamento de elevada qualidade, porém com excesso de circuitos de proteção! Na hora da "briga" te deixava na mão!
Manutenção cara também!
PM 5000 qualidade pouco inferior, não te deixava na mão!
Relação custo/benefício excelente!
Infelizmente os tempos mudaram e a Gradiente optou pelo mais certo e inteligente.
Aproveitou o acervo da falida Polivox e deu um "banho de loja" no PM 5000 lançando o HAII.
Eu desligava o sistema de proteção aí ficava top
Mas e o som abafado em relação ao PM 5000
quem tem ou teve PM5000 nunca reclamou, todos eram bons, hj todos eu gostaria de ter!
A gradiente teve sua importância nos anos 70, 80, foi pioneira em muitos aspectos, adquiriu grandes empresas inclusive estrangeiras, já li sobre o projeto e a criação do A1, mas acredito que a gradiente tenha optado pelo projeto do PM5000 por estoque de peças já que na época da linha Esotech o Sistem One já tinha saido de cena.
Resposta de melhor coerência.
Já vi os dois sendo utilizado em som profissional nos anos 80 e meados de 90. Mas eu prefiro o H2, pois têm graves mais macios e profundo. Ele em relação ao PM 5000 é mais rápido na entrega do som devido aos transistores de saídas serem mais rápidos.
Essa linha da Polivox eu conheci e toca muito. Era meu sonho até conhecer o pré Power da Yamaha.
O da Gradiente só conheci por foto de revista. A revista Som Três.
Eu creio que seja redução de custo, pois o A1 tinha mais recursos que a PM5000 como lo.cut, chaves on-off individuais para cada caixa (ao invés de uma para cada par) tinha controle de volume por canal e alem de mais potência. para competir em custo a Gradiente economiza em charme como nos V.U's de ponteiro e blindagem visual.
E eu não creio que um seja pai do outro pois a construção física do A1 e PM5000 eram semelhantes com os dois transformadores próximo ao painel frontal, os 8 capacitores próximos ao painel traseiro também 4 em cada lado e os circuitos nas laterais com dissipador exposto. Sendo assim era possível também para a Gradiente deixar o seu aparelho A1 com o mesmo charme da Polyvox PM5000 blindado visualmente os transformadores, os capacitores fonte e os canais. Mas como a Gradiente ainda não tinha tomado posse da Polyvox seria considerado plágio e o jeito foi fazer de maneira convencional com tampa inteiriça e assim a blindagem ficou oculta.
Esse sistema "charmoso" que a Polyvox fez é funcional pois é para blindar os transformadores contra possível indução que emitiria ronco nos canais. Mas a Gradiente A1 também tem os transformadores, capacitores e canais blindados, mas sem ficaren expostos. Se retirarem a tampa do Gradiente A1 transformadores, circuitos de fonte e de canais estão todos separados por chapas metálicas.
Bom aí a Gradiente compra a Polyvox em uma época em que os profissionais já investiam em equipamentos profissionais como Staner, Ciclotron, Advance e ela apenas focou no público residencial (isso explica o fim das alças e o painel 19" sem furação para rack)
Com aquisição da Polyvox ela usou no HA-II o charmoso gabinete da PM5000, eliminou recursos da A1 que seria obsoleto para uso hobby, deu uma atualizada no projeto dos canais gerando mais qualidade porem menas potência que a A1 e por ser doméstico investiu nos V.U's de ponteiro que no meu ponto de vista são mais bonitos que os de led's...
Polyvox sempre teve os aparelhos mais bonitos e cheio de mimos, mas em qualidade sempre prefiro Gradiente.
Uma outra observação é com relação a potência 800S da Staner também tem construção física semelhante a Gradiente e Polyvox e um modelo da Exaudi com a blindagem visual igual a PM5000 e a HA-II, porem totalmente diferente o circuito, sem V.U'S e entradas balanceadas com conector XLR
Resumindo a HA-II é uma réplica da PM5000.
Sobre sua pergunta....pq o projeto do A1 foi do Eng. Ruy Monteiro que saiu da Gradiente pra Micrologic e como a compra da Polyvox veio depois disso, resolveram copiar o PM5000 e criar o HA2....será?
Boa noite será que vc poderia me informar por favor se tem como conectar um Sub hofer nesses amplificadores obrigado boa noite
Meu amigo gostei do comentário com ressalva qto ao Borne !
Pois trabalhei com PA Polivox na decada de 70/80's .
E o Borne é o unico que te dá 2 opções de conexão ( Plug Banana ou com o fio enrolado ) certo ?
E relação a ser o pai, vc está correto !
Fizeram um produto (home) chupando a linha PM e CM 5000
Sem duvida foi a melhor potencia nacional da epoca .
Boa tarde! Parabéns pelo vídeo mostrando marcas. gradiente,um detalhe muitas pessoas queriam comprar mais eram caros.
procura ver qntos tem no canal Vandelei Loss a1 & tmb esse HA & pm5000
Falta vcs conhecer o GM5000
Fabricado pelo Grangeon que tbm é uma réplica do PM e HA2
Conheçam também o technics SE-A5, Ou SONY TA-F5A . Não sei se é pai, irmão ou Cunhado. Só sei que é parente dos tais.
Olá a todos, sobre a preferência da Gradiente em relação da linha Polyvox e não linha Systen one foi em relação custo de componentes pois, H2 usava 2 pares de transistor (2SA /2SC) por canal e A1 usava 4 pares de transistor nesse caso além de ser o dobro os transistor do A1 são muitos superior aos do H2,. essa série 2SB e 2SD que usava A1 vindo do próprio projetista desse aparelho o Sr. Rui Monteiro dizia que não havia transistor melhor . Só pra constar falo isso por experiência própria
Realmente o Dr Ruim que era o projetista do 360 e o A1 tabalhou na micrologic e Naschiville e depois montou a Studio R oque foi um dos melhores amplificadores do mundoagora vou acrescentar nos bailes que fui anos 90 oque reinava eram os A1 ra900 advance e os lendarios e amplificadores mais top bonitosd que já vi oos PM 1800 D cygnus
A resposta para sua pergunta está no início da sua matéria: a Gradiente estava cortando custos...logo seria lógico economizar no HA-II, e deixar de usar os componentes do A1 - simples assim. Nada produzido na época superou o A1. Dúvidas? compare os slew rate de PM 5000, HA-II com o do A1. Se ainda tiver dúvidas, use seus ouvidos...
Eu trabalhei na Gradiente na epoca dela ter comprado a Polyvox, agora, presto manutencoes nessas linhas todas em minha res. Na Z norte.
ola, poderia me ajudar a descobrir qm fabricou o LD player gradiente mpd 200 (posso ter invertido as letras)desculpe ..mdp(?) poderia ser por exemplo goldstar ? porem notei que nos Lds player Sony tmb tem a mesmas letras nos multi cd, Ld, player
. eu consegui por ora rodar um ld .. mas gostaria mti de ter o service dele
poderia me vender1 service ?
sobre a gradiente O Júlio Santos da autorizada gradiente no RJ rua Sorocaba em Botafogo no Rio de Janeiro fiz Curso Eletronica Escola Electra & elle Tbm ..tem alguma notícia ?
mpd(?) multi disc player
cd 3" & Laser Disc 12"
Do que me lembro eu comecei a ver o System 5000 em 78 e não em 76 !! (me lembro até hoje quando o vi pela 1° vez, estava montado em uma "mesa se som" e tocando um Deck de Rolo, ficou gravado na minha mente). Já com referência a usar o A1 ou o PM5000 como base do HAII, creio que pesou: O Custo de fabricação; A "Fama" dentro do Público Alvo; a Necessidade de um Power daquela Potência "naquela ocasião"; e a Robustez do Projeto Eletrônico, e isso percebe-se pela quantidade de PM's que foram usados para fins proficionais, eu mesmo vi um funcionando em condições extremas onde os VU's pareciam "Medidores de Voltagem" por estar no limite de sua Potência e com um Ventilador em cima dele pra resfriar o calor gerado (isso mostra o quanto o projeto era robusto/confiável e porque foi tão usado como equipamento profissional).
O PM seria um sonho pra mim mas acho que esta cada vez mais distante, me contento com meu M360 comprado novo e que nunca deu defeito.
Meu pai comprou i uma linha polyvox 5000 em 1982 tinha a linha alumínio escovado com alças e kinobs preto e tinha a linha G !
Ele comprou escovado com alcas preta e Kinobs preto!
olha isso eu nunca vi.... prata com. knob escuro. Certeza que era polyvox?
Em relação ao A1. Vou comprar um H2 ou um Pm5000 para tirar minhas próprias conclusões já que possuo um System One. Bem uma história breve. Qual o melhor sistema operacional da época anos 80 (informática)? Windows da Microsoft ou da Apple. O da Apple era infinitamente superior e mais estável ao windows. Então porque na casa de todos hoje roda windows se era pior? Simples, como da Apple eram caros e os computadores que vinham o Windows mais baratos, caiu no gosto e no bolso do povo. Então, o pior superou o melhor por custo. Será que financeiramente ou por facilidade de operação e custo a gradiente optou por copiar o pm5000? Pode ser também. Mas como disse, preciso escutar o h2 ou o pm para comparar. O que posso dizer que o A1 é um espetáculo. Parabéns e adoro seus vídeos. Vende aí esse Pm5000! Abçs kkkkk
Eu concordo esses equipamentos nuca foram pra pobres sempre muito caros ótimos mais o preço até hoje é uma facada.
Aí q2e44ê2222a,,o
Meu amigo eu fico loco quando eu vejo estás máquinas
Quanto é esse aparelho amigo?
Creio que seja o custo benefício.
A1 com certeza ficava muito caro o custo ou seja diminuir custo.
Tenho um HAII e não vendo por nada kkkkkkk, pense num aparelho que o cara coloca em BTL joga com um crossover behringer 80hz de máxima e vomita 500 RMS em sub grave perfeito sem falhar, chega a luz de casa escurecer kkkkkkkkkkk. Vídeo TOP amigo. Like dado. Everton Holtz - Pipa - RN
Sim compressor e clossouver também fica parecendo o grave do tip 5000
Muito bom eu gosto desses aparelhos antigos .Parabéns .
Dá uma olhada nos VUs dos amplificadores de potência top estrangeiros (especialmente os Technics, mas também Onkyo, Aurex, e outros do mesmo estilo e época) e vai entender porque eles insistiram nos VUs de ponteiro gigantes...
Isso falava !
Quebrava tudo Véio e não negava fogo.
Tempos bons !
Produto Made In Brasil da mais alta qualidade !
A Gradiente nasceu com os engenheiros eletrônicos Eugênio Staub e Alberto Salvatore, sendo este último, o cabeça dos projetos.
Anos depois o Alberto Salvatore saiu da Gradiente e criou a Polivox, uma empresa bem menor que a Gradiente, porém, com o mesmo nível tecnológico, pois tinha o Alberto a sua frente.
Posteriormente a Gradiente comprou a Polivox.
Está aí o motivo da semelhança entre as marcas.
Opa amigo! Parabéns pelo vídeo e detalhes! Muito bacana! Esteticamente é isso que vc falou e está na cara, mais as características do circuito eletrônico é totalmente diferente, na realidade a troca dos transistores de saída não é a única diferença, o circuito do ha2 é utiliza um sistema de servo baseado no Lm741 é totalmente diferente eletronicamente também é mais eficiente e rende mais potência, com a mesma tensão.
Em relação ao A1 ambos estão muito atrás, o A1 é um circuito complexo com realimentação independente, 3 pares de transistores por canal, entrada com Fer duplo, muito mais complexo e inclusive mais potente também,. Produzir o A1 era algo muito caro é um equipamento de alta qualidade sonora.
A maior diferença do A1 é quando se exige ele ao limite do circuito, ele não tem intermodulacao , não distorce não muda nada! Está em outro patamar.
Mas se exigir muito ele desarma.
Obrigado amigo pelo excelente video informativo,abraços
opa meu camarada boa tarde o senhor vemde algum deses dois a parelhos.
Olá pessoal do Dasantiga ou alguém que entende bastante do assunto e puder me orientar.
Estou juntando um dinheiro, vou ter por volta de 8 mil reais para comprar um toca discos, apenas para ouvir meus discos.
Eu usava um 3 em 1 da Philco Hitachi e gostava bastante dele, mas deu cupim e agora vai ficar só para retirada de peças mesmo.
O que vc me indica comprar? Uma MK2 da technics ou até uma modelo superior da technics ou a Pionner PLx 1000?
Penso que a mk2 já ter mais de 40 anos posso vir a precisar de peças e ter problemas com ela, a Pionner seria um aparelho novo porém certamente materiais de fabricação são inferiores comparado com o da Technics.
Gostei também do modelo Technics SL2900 dela ser automática e tendo as opções de repetição do disco isso me agrada bastante, mas também é um equipamento por volta dos seus 40 anos.
O que me aconselha a fazer?
Uma curiosidade , aparelhos com essa qualidade , hoje seriam vendidos por quanto se fossem fabricados?
Muito lindo 👏👏😍Eu ñ consigo enjoar de assistir esse vídeo...🤔😁
MONSTROS !!!!!
NÃO CHEGUEI A POSSUIR MAS,,,,,,,,POR SER DJ USEI TODOS
E COMO AS INDUSTRIAS DE SOM AS MARCAS GRADIENTE E POLYVOX FABRICAVA NO BRASIL ESSAS JOIAS.
E VER A INDUSTRIA DE HOJE NO BRASIL FABRICA MAIS NADA DISSO
PARABENS PELO VIDEO
PARABENS PELO TRABALHO E DEDICAÇÃO
Para tirar as dúvidas dos usuários, coloquem os dois para funcionar juntos, com o mesmo tipo de caixas. Liguem o A1 primeiro e o PM 5000 ou HAII depois. Eu sempre achei o A1 o máximo do design e também versatilidade, mas quando comparei os dois dessa maneira, o PM 5000 foi incomparável nos graves. Eu nunca tinha ouvido um grave daquele, o peso e a pressão são totalmente diferenciados e o grave deste amplificador se apresenta logo na partida, já o A1 quando começa a falar alguma coisa, ele desarma. O HAII eu liguei uma vez em 4 ohms e marquei 17 wats, já estava bem forte o som, parecia mais, até que elevei para 34 wats em 4 ohms, tive que desligar, pois os meus ouvidos já não estavam suportando e o som ficou ecoando dentro da minha cabeça, fiquei até preocupado com a minha audição. Para mim este amplificador parece ter mais potência do que diz o manual, geralmente é o contrário. E na minha opinião foi por isso que a gradiente não lançou o A2 mais HAII ou PM 5000 2. Abraço a todos.
mas as equipes de som faziam A1 ligados em ponte porem eu via tmb os pm5000 junto com A1 .pode ser que o polyvox fosse pra graves & a1 pra médio(corneta) & tweeters ..Eu apenas notei isso .
Só peguei essa época de tabela, mas com certeza o motivo da escolha jamais foi baseado em qualidade. Adoraria ver um comparativo entre Altec, Pioneer, Sansui, Mcintosh de época e os nacionais PM 5000, AH-2, PA 1800, etc. PS: Sempre fui fã dos Sansui com seus agudos efetivamente límpidos e cristalinos.
Belos aparelhos 😁 sonho😂😂 ótimo vídeo 👍
Antigamente esses monstro empurravam os paredões de tobogãs e w.box , saudades dessa época.
E qual é a potência de cada um deles?
Engraçado eu tenho um amigo que tinham uma equipe de som no final dos anos 80 pra 90 quê possuía 5 A1 no seu rack e 1 PA 1800 os A1 tiveram suas proteção desarmada por ele que era técnico em eletrônica.
O engraçado que nao tinha pra PM 5000 e nem H2 e PA 1800.
Os A1 dele engolia todos nunca tinha visto um bater tao forte
uma coisa é certa, o pm5000 é o bonito de todos
Não vi no polyvox a chave para ligar em BTL/mono que somava a potência pra ser usado ligando os dois positivos/ponte, não tinha? O que tenho é com conector de caixas mais moderno, pelo que eu soubesse o haii era de 81 82, posso estar enganado, o manual consegui só pra tirar xerox e já mostrava os conectores modernos e muito melhores que desse polivox. - FICOU DEVENDO AI A DIFERENÇA DA CHAVE BTL OU SE NO POLIVOX FICAVA EM OUTRO LUGAR, USEI ELE COMO AMP DE SUB PRA HOME TEATHER EM PONTE BTL NO MEU RECEIVER MARANTZ, DE PRÉ USAVA O CROSSOVER CX3400 BEHRINGER PRA DAR UM CORTE LEGAL E PODER CONTROLAR MELHOR O VOLUME, corte passa baixo de 80hz, uma maravilha, tmbm usei em 4 vias mono mesmo corte com falante de 15 gambin 15 lg 500 pra gravew, drive dh200 selenium pra médio agudo e super twiter ST-302 selenium, uma maravilha total. Everton Holtz - Pipa RN
Porque o A1 não tinha o mesmo som do PM 5000.
O grave do PM era muito mais forte que do a1. Além do mais, o A1 não partia com potência, o som só aparecia a partir do antepenúltimo led, e quando chegava ao penúltimo led, bastava um pouquinho mais de volume para ele desarmar. Isso para uso profissional em bailes de equipe de som era péssimo. Nós trocamos na época pelos advance, que falavam mais que o A1, não desarmavam e eram mais baratos. Embora não fossem tão bonitos quanto o A1, que eram praticamente imbatíveis no designe, com aqueles vu digitais gigantescos! Já o PM 5000, já partiam com uma potência violenta, mesmo em baixo volume, nunca vi aquilo. Se não tomasse cuidado, queimavam as caixas de som, mesmo os woofers snake, que eram um dos melhores da época, muitas vezes não suportavam aquele grave marreta do PM 5000. Por isso a gradiente e os seus engenheiros preferiram (copiar) o projeto do PM 5000, afinal aquele grave de pedra era matador. Só faltou colocarem alças no HA2. Ainda que eu tive um com alça, parecia original de tão bem feito, só que nunca vi aquilo em nenhum outro HA2, por isso acho que foi alguma oficina com um especialista que caprichou, pois ficou perfeito.
Concordo eu me assustei quando coloquei 4 shake em paralelo parecia meu tip 5000 batendo
todos ai receitinha de bolo e sao todos copia do APZILLA , duplo diferencial ( que é topologia ruim ) e configuraçao darligton na saida , sao todos assim inclusive os Signus ,, o HA-II tinha um diferencial de ter um circuito servo na entrada para manter o zero volt na saida , que é só uma perfumaria , e todos tinham limitadores na saida uma b@sta pois tira a dinamica do som . em qualidade de audio o HA-II leva todos por ter um circuito com transistores mais rapidos ( desce bem nos subgraves e vai bem ate os agudos , o A1 e PM5000 tem sonoridade igual , graves aveludados e carentes de agudos , porem ambos muito fortes e robustos , ja tive os 3 ,, o HAII em bridge é muito bom, bate um SUB incrivel.
Realmente é isso msm , na minha opinião o 5000 foi o que fez mas fama , minha opinião essa linha é sensacional apesar de eu ter montado a 1800X , ainda pretendo possuir um 5000 , muito bom vídeo 👍👏👏👏👏 abs
Raríssimos. Verdadeiras relíquias do son. Show !👏👏👏👏
QUAL PREÇO DESTE AMPLIFICADOR MADA NESTE APLICATIVO
Quero um amplificador como esse da Gradiente, mas moro no México, como faço para que você me envie e quanto custaria?
Estou querendo montar um par de caixas para tocar com um PM 5000 qual altofalantes de 15 ele toca bem
Boa noite eu estou começando a colecionar esse tipo de aparelho mais embora sejam aparelhos antigos só este mês eu consegui o meu primeiro eu vejo que os amplificador não tem tampa vc pode me informar por favor se isso é assim mesmo obrigado boa noite abraço
O PM 5000 parece não ter tampa.
Mas na verdade ele é assim mesmo, (aberto) os dois transformadores que parecem 2 tijolos de metal e os capacitores eletrolíticos que parecem duas leiteiras são aparentes!
Baixe na net PM 5000 Polyvox, pra conferir o design do aparelho que você está adquirindo, ok?
Olá boa tarde uma pergunta reciver s126 ou 1200 qual o melhor qual o mais potente
ja tive os dois e são a mesma coisa em matéria de potência o q muda é só a estética entre eles.
@@douglasfernandes9969 model 1200 mais antigo época de 1978 a 1980 os aparelhos eram mais robustos mas se for comprar póe uma quirelinha a mais e vai de model 1300 vai ver oque esse aparelho faz , som fantastico
A Versao com o logotipo da polivox com caracol ja era produzido durante a fusao Gradiente/Polivox,,,,anos depois só ficou a Gradiente no mercado
O H2 tem uma chave BTL fica ao lado do transformador, qual é a função dessa chave?
Boa noite!!... tem algum HA2 pra vender ??
Meu H2 comprei 1995 na Casa Garçom em Duque de Caxias,Rio de Janeiro!
O engenheiro que projeto o PM5000 projeto o H2!
Parabens ao Rui Monteiro o Engenheiro que projetor a amplificador de toda linha polivox e gradiente nada bate em qualidade Micrologic Na 2000 pro e M1000 também projeto do Rui monteiro a linha do PM 5000 é projeto da Dual americana
Talvez por custo de produção, o pm talvez tivesse um custo de produção menor.
Eu posso liga o anplificador 246 no pre anplificador polivox 5000
São bons equipamentos,já tive alguns, porém para isso profissional, não são eficientes,para uso doméstico,tem qualidade e são muito bonitos,são muito pesados para transporte, não aguentam os poderosos alto falantes de hoje,ainda são muito procurados pelos audiofilos,são muito caros pela raridade e conservação
Todos vcs dao grandes dicas obrigado 👍👍
os melhores Pótências são as antigas ! as series de hj são descartavéis
Essa da Gradiente Misericórdia: eu tive uma ela queimou a saída e QUEIMOU UM ALTO FALANTE MAIS DA HORA QUE TIVE NÃO GOSTEI (E UM DETALHE QUE GRANDES TÉCNICOS DIZEM PRA NÃO USAR A POTÊNCIA COM O VOLUME NO MÁXIMO PRA NÃO TRABALHAR NO EXTRES MAIS ESSA AÍ NÃO TEM VOLUME PRA MIM É COMPLICADO ESSA OPÇÃO DE ORIENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS VALEREM PARA A NOSSA PROTEÇÃO 🤔🙄🤭).
Uma coisa que gosto na linha exotec são os detalhes de serigrafia laranja.
Eu tinha um modelo chamado GRANGEON perece um pm 5000 ao invés de VUs tinham leds
Respondendo a pergunta: sem dúvida alguma, a Gradiente não copiou o A1 por causa do custo, que na segunda metade da década de 80 era imprescindível para vender mais e alcançar mais lucros. Quem conhece um pouco de eletrônica e também esses aparelhos, sabe que a construção do A1 é muito mais onerosa e complexa do que a do PM-5000.
Penso igual....
Amigo fala um pouco se puder sobre a linha Palmer de amplificadores tenho um gigante antigao
E a qualidade entre os dois?
Eu sou Ademir Guerra de São Gonçalo Do Amarante Rio Grande do Norte no Rio Grande do Norte sou apaixonado pela pm 5.000 dá polyvox.
Este aparelho está a venda o da gradiente...se estiver qual seria o valor
Estou interessado em comprar HA II em excelente estado
É preciso lembrar que o A1 é mais potente que os dois comparados acima. Meu bom, já pensou que talvez tenha sido por redução de custos?
Não vou nem fazer a maldade de comparar o PI com o PII. A Gradiente economizou e muito na segunda versão do pré.
O pre amplificador PI gradiente só tem boniteza é ruim com força. O PII esse sim é considerado por muitos o melhor pre amplificador nacional, seu pre de fono é excelente.
Não acredito que foi cópia! O H-II foi uma versão do PM5000 feita pela Gradiente, já que a Gradiente detém os direitos sobre ao uso da Polivox.
PM 5000,ótimos graves,confiabilidade superior,HA-II um pouco mais cristalino nos agudos.
Engraçado vc dizer que tem uma versão "verde musgo",,porq varios ja me disseram q não tem...tanto do polivox como do A-1,,dizem q fica verde com o tempo(será?)...
O maiô pecado da Gradiente foi fabricar o H2 sem alças um potencial top demais. Porém pesada sem alças.ms Dourados
Tenho um amigo vendendo um amp é um pré com duas caixas em ótimo estado. Com Nota Fiscal original PM 5000
tenho interesse !!! consegue passar meu contato pra ele?
Dasantiga80 sim 👍🏻 passa seu Watts App ou e-mail tenho as fotos aqui no meu celular, se passar se Watts já te mando
@@AgroMT80 41996556462 meu zap .
Eu compro meu Whatsapp 67998153083
Os 2 amplificadores só tem semelhança no gabinete. Nao é dificil entender o porque, a Gradiente quando absorveu a Polyvox devia ter um ghrande estoque de gabinetes e utilizou pra lancar um NOVO AMPLIFICADOR, Tudo no circuito é diferente, TUDO. O HAll tem um som mais refinado. O PM tem grave extendido, reverberante. Tenho os 2 amplificadores aqui, eu gosto mais do HAll
Penso a mesma coisa que voce sobre o som deles, o HA II é fidelidade pura
Uma forma da Gradiente dizer que comprou a concorrente foi manter as semelhanças do gabinete
Respondendo a pergunta final, simples !! o HA2 é o melhor dos 3 .
quem comprou na época e quem tem os 3 amplificadores sabe disso , PM5000 melhor em grave em relação ao sisten one e HA2 é o PM5000 melhorado. pronto sem delongas simples e direto.
Já tive os dois ampliadores o h2 e muito superior nos graves pm e mais bonito em relação a ser mais bonito
Leia a Lista de Auxilio dos Políticos mais tenham O Coração ❤️ Forte pra não Infartar.
Realmente o Dr Ruim que era o projetista do 360 e o A1 tabalhou na micrologic e Naschiville e depois montou a Studio R oque foi um dos melhores amplificadores do mundoagora vou acrescentar nos bailes que fui anos 90 oque reinava eram os A1 ra900 advance e os lendarios e amplificadores mais top bonitosd que já vi oos PM 1800 D cygnus
Quanto é esses ingredientes
Tenho uma gradiente, já tive (PMs 5.000 vendi)
Qual a potência da H2
Eu tenho uma Toca bem
Amigo tive uma 250rms 4homs 8homs 170 rms ele faz bridge 500 rms em 2homs
@@jhonatamartins4789 Bridge dele e em 8 ohms corrigido aki ok
o pm5000 ocicuito usa transitores de baixa velocidade a saida usa mj 15003 o hII da gradiente usa transitores de alta velocidade a saida usa 2sa toshiba em compaparação a qualidade o HII ganha em qualidade em relação ao PM 5000
fica onde essa loja?
Está a venda o H2 e quanto e
Meu sonho é conseguir comprar um A1, mas agora você em deixou em dúvida sobre qual comprar.
Qual a potência de um e de outro?
Análise superficial demais. O mesmo chassis e arquitetura, porém esquemas diferentes. Compare os dois esquemas e verá.
Existiu algum PM5000 somente com vu analogico, sem os vu em leds?
acho q não! eu nunca vi!
Todos PM 5000 são com VU's analógico e leds. Não existe outro tipo.
Muito bacana a explicação
Junte a resposta que deu o Marcelo Pires e o Marco Monteiro e ta aí a resposta, simples assim!!! Eu iria dizer a mesma coisa, nada a acrescentar.
Concerteza a melhor coerência.
Das antigas, esqueceu de falar que o HA-II é mais potente que seu pai PM5000.
Olá amigo a Gradiente mente muito na questão de potência em seus manuais de especificao, jamais a gradiente iria lançar um aparelho copiado da Polyvox falando que é mais fraco, tenho os dois aparelhos, PM 5000 é melhor, e falo como técnico Eletrônica, deixando a questão de ser fã de um ou de outro aparelho.
@@cleberoliveiravintage1493 Tenho um A1, um PM5000 e um HA II o HA II é superior ao PM5000, o A1 apesar de mais potente não entrega a qualidade e definição de som do HA II, a vantagem do A1 é que o mesmo é um tanque de guerra e o HA II não se usar no talo.
@@arthur_rj1984 acho que o HA2 dá pra usar até 85% da sua capacidade.
@@flaviotranquilli1424 porque só 85% ?
Ta ai na minha opinião os 2 melhores amplificadores vintage nacionais do Brasil
qual é melhor pra vc?
Ja tive o ha2....tenho pm5000...ja vi o sisten one tocando dos 3 com ctza o ha2
Eu ainda vou ter um PM 5000, SHOW!!!!
E O PAI DO PM? PRA QUEM NÃO SABE , A SANSUI TINHA A VERSÃO AB 5000 .BEM ANTES DA POLIVOX....
Todos os equipamentos brasileiros foram feitos baseado em desugne de aparelhos importados. Você pode analisar as comparações
PM 5000 lindo aparelho mas a potência advance supera na qualidade e graves.
Quem tem mais pancada final ?
Amigo tive os dois o h2 gradiente e mais forte tem mais força
Resposta a pergunta: A gradiente usou o PM-5000 ao invés do A1 simplesmente pelo que move o mundo: $$$. O PM-5000 é muito mais simples que o A1, muito mais barato de se construir.
Qual o valor desses amp ?