É muito interessante como esses caras tipo Igor e o Monark que basicamente ficaram ricos por causa de adolescente da internet sempre tentam fazer uma correlação: "público da internet é um bando de adolescente barulhento e chato que nunca trabalhou na vida + eles são todos de esquerda (sic) = logo a esquerda não presta", como se o dinheiro deles viesse de pessoas "normais" que vivem "vidas normais" fora da internet. Um dos maiores erros que tenho visto é o pessoal com essa onda de dissociar vida real de como as pessoas são nas redes. O mendigo com a mulher? Foi mundo real. Bolsonaro eleito com gente nas ruas realmente dizendo que jovens estavam sendo obrigados a serem gays? Mundo real. Jovem entra e fuzila uma escola inteira? Mundo real. Já deu dessa porra de "minha tranquilidade é que fora da internet isso nunca viraria uma discussão" pq sim, VIRARIA. Até aquela pataquada imbecil do sorvete que o pai da mina deu pra ela, quem já trabalhou numa empresa com mais de 30 pessoas que compartilham uma geladeira tá ligado que tem discussões ainda mais idiotas que aquela offline.
Mas tem CORRELAÇÃO, quem tem público adulto vende coisa. Ou seja o público ' real ' é quem consegue vender coisas para o público. Exemplo, 1000 seguidores do jovem nerd, que são um público que consome, nichado, nerd vale mais que 10k de um canal teen por aí. O lance é, gado compra as coisas. E, fora da internet mesmo que vc repudie as ideias e os caralho, vc não tem a moral de enfiar o dedo na cara de ninguém. Por isso a Dissociação de vida real e internet. Aqui na Net, vc compra ideia dos seus influencers favoritos e digita AVONTADE. No cara-a-cara vc nem lembra essas porras. E, se lembra que não tem like pra reforçar sua auto estima e tu só sai como otário se insistir no ponto. E, meu filho, pode até virar discussão. Mas vira discussão dura 30 minutos e chega num ponto de ficar todo mundo queito. Não fica rendendo 3 meses de gnt odiando todos os dias. O " nunca viraria " é que ninguém tem a moral de fazer ao vivo oque faz atrás do teclado.
Concordo com tudo que vc disse, mas o mais burro/mal informado ainda é achar que o Elon Musk fez algo para o avanço tecnológico da humanidade. Nem o Paypal que o tornou riquíssimo foi ele que desenvolveu. Ele é um riquinho que ficou mais riquinho. O maior talento dele é ser publicitário. Por isso que liberalzinho chega a ter orgasmos pensando nele. Mas ele não cumpre nada do que promete
@@renaneduardo1367 você desconsiderou: 1. A monetização da própria rede, independente da venda dos produtos. 2. A disposição do jovem pra pedir dinheiro dos pais pra gastar em produto, coisa que adultos as vezes não gastam na internet por se sentirem idiotas. "Vocês não tem a coragem de meter o dedo na cara": Outro problema nesse ponto, tem horas que o motivo é muito idiota mesmo e NÃO CABE meter o dedo na cara de ninguém. O exemplo do sorvete mesmo que usei, é um absurdo. Agora, da mesma forma, frequentemente a gente vê vídeos diversos de nego batendo em mulher, gente espancando os outros, pessoas sendo racistas com atendentes e entregadores. Não sei até que ponto é "positivo" as pessoas não terem a coragem de recriminar coisas desse tipo fora da internet. Mas só para não ficar solto como se a internet fosse um antro de pessoas covardes que não discutem nada fora dela: tem casos e casos. Uma coisa é você ameaçar uma pessoa de morte, aí é foda mesmo, não deveria ser feito nem aqui, nem fora daqui, outra é você dizer "esse mano aí tá falando um monte de merda". Acredite, esse segundo eu já presenciei algumas vezes fora das redes. Para concluir, o que você está fazendo, pela forma de digitar, o grau de irritação, a reedição textual, tudo indica que você está fazendo exatamente o que você está criticando: defender os seus influencers favoritos. No desligar das redes não tem muita diferença entre seu objeto de análise e a sua própria resposta.
@@marciojunior5232 @Marcio Junior Pô cara, tu tem que aprender a jogar tarô, tá lendo as cartas todas erradas. Oque reforça o meu argumento, se a gnt tivesse falando ao vivo vc usaria a lei da boa fé pra interpretar oque foi dito. Não tem influencer pra defender, nem existe irritação e a reedição foi porque eu tava sem óculos. Eu só discordo da sua opinião e todos os adendos que você deu por serem especificidades de excessão. Que jovem vai ficar pedindo grana prós pais pra comprar tudo que RUclipsr lança ? A monetização da rede é relacionada ao tipo de conteúdo, ao público que ele impacta. E, a exemplo, um RUclipsr faz discurso político é repelente de anunciante. Aí que vale, ter um público mais maduro, que apoia a ideia, causa e afins. A problemática já começa qnd vc não coloca exemplo de pessoas ' reais ' pq pra isso rolar a realidade$ tem que ser média alta pra cima. E, fazer uma ode ao absurdo entre vc ir lá e apontar o dedo na cara de alguém por x opinião e tentar reproduzir um 'cancelamento' ao vivo e a cores de ficar perseguindo a pessoa e impedir um espancamento, é um salto no mínimo grande. E, eu não entrei no mérito de ser positivo ou negativo, é só que no seu meio social vc é mais ponderado. Existem regras bem estabelecidas. Você não é juiz, nem executor de nada pessoalmente pra chegar no meio de uma sala e apontar o dedo pra alguém que discorda de vc e dar um rótulo. Vc reporta pra cima.
Chega ser piada uma pessoa que vive da internet, imersa num mundo gamer, achar que a maioria na internet é gente de esquerda. Inclusive sempre me preocupou essa campanha de incentivar os jovens tudo tirarem o título de eleitor pq com ctz essa galera não tá no meio gamer pra ver o tanto de conservador nazistinha tá vindo por aí.
Exatamente. Quem já frequentou algum grupo de Internet sabe que a galera que tá ali 70% é de direita. Esse negócio de ter esquerda na Internet é muito recente, a Internet ainda é e sempre foi dominada pela direita.
@@Jucimon A direita se fez nós erros da esquerda, assim como a esquerda se fez nos erros da direita. Quem bate no peito ser x ou y é minoria, oque quem ganha a eleição quer é condição.
@@renaneduardo1367 pode até ser verdade isso, mas antes de 2013 não tinha extrema direita organizada, ou era direita tradicional, agora chamada de centro democrático ou centrão e mini-grupos neo -nazi, agora tem grupos enormes, com financiamento de empresário, deputados eleitos e acredito que terão milícias logo mais. A esquerda nunca teve. Nada perto disso, nem no auge do PT ou antes, do PCB.
Quando o Igor alcançar o Comunismo Radical, alguém vai precisar transformar num documentário o trajeto intelectual da conversão ao longo das entrevistas haha
18:11 O cara dizer que a ala democrata estadunidense é de esquerda é brincadeira. No máximo, a ala inteira têm 3 ou 4 políticos que se dizem socialistas ou de esquerda, já a grande parte é relacionada com meia dúzia de indústrias.
Não existe esquerda "de verdade" nos EUA, lá os caras são tão direitista q liberais são considerados de esquerda. O mais próximo de esquerdista ferrenho q eu me lembro nos Democratas era o Bernie Sanders, q se dizia socialista e simplesmente desistiu das eleições primárias em 2020 justamente pq não tinha apoio de ngm dentro do próprio partido.
@@mayconlopes4279 EUA cresce até se o presidente passar 8 anos só sancionando projeto e cagando na mesa, os caras imprimem dinheiro infinito sem lastro algum
Cara pensa… uma empresa tem sucesso quando ela oferece o melhor serviço para o cliente no menor preço devido à concorrência sempre estar na cola. Uma empresa pública quem gere não tem responsabilidade nenhuma por não ser seu próprio dinheiro e proíbe a concorrência fazendo que nós voltemos a depender da competência do governo em modernizar os serviços e criar novas tecnologias… vocês tão indo contra o óbvio…
@@jfspiresbeta Com o economico também, com o dinheiro você pode tudo no mundo de hoje, infelizmente, o sistema conseguiu colocar o dinheiro como o material mais importante. Tipo você acha que os politicos controlam o pais? você está totalmente enganado então, quem controla verdadeiramente o país são os empresarios que financiaram os politicos, esse pessoal que realmente controla tudo. Porque você acha que o trafico ainda existe no Brasil, e no mundo a fora? Porque o Submundo da muito dinheiro, tem varias coisas absurdas que acontecem, que se os politicos realmente quisessem melhorar o pais, não aconteceria facilmente, esses ricos que criam empresas de doações para mascarar as atrocidades que fazem, também poderiam usar o dinheiro para ajudar todo mundo, mas cade que fazem? Mas eles não se importam, eles só agem quando os escravos que eles criam começam a ficar estressados e mostrar sinais de revolta, ai eles começam a dar migalhas.
Em relação aos partidos, concordo com o Luide que eles são extremamente necessários. A questão levantada pelo Marinho é a participação direta do povo nas decisões. Ele chegou a falar sobre orçamento participativo, e aqui em POA aconteceu um episódio muito legal no governo Olívio Dutra (PT). Eles foram fazer a reunião com a população de um determinado bairro, e a molecada queria muito que fizessem uma pista de skate ali. Eles se juntaram, formaram uma maioria e escolheram essa pauta como prioridade no orçamento do bairro. Meses depois saiu a pista. Foi a primeira vez que o orçamento participativo foi levado a sério. Quem melhor pra decidir as prioridades da comunidade senão a própria comunidade? Pra esse tipo de ação não precisa de partido. O partido serve para realizar as reuniões com a população e torná-las possíveis.
@@umqualquer5832 Que seja, a ótica liberal só é tóxica no senso de bem estar comum do coletivo. Interligar uma comunidade como uma família e esta solicitar suas demandas é só auto preservação. Acredito que ninguém seja purista no brasil, se for nunca vai ser levado a sério. Talvez pelos indenitários que querem enfiar suas ideias goela abaixo da população.
A lógica de liberal é a seguinte: "se o cara tem mérito para ser bilionário, então ele merece todos os bilhões que conseguir em vida". Mas eles não podem dizer a conclusão que se segue desse raciocínio: "se a maior parte da humanidade é de pessoas pobres e miseráveis, então elas não têm mérito, elas não merecem uma vida melhor". No mundo deles, só alguns poucos seres iluminados merecem uma vida digna. O resto é uma massa amorfa, uma raia miúda indiferenciada que nem alcança o status de um "indivíduo"; o tal indivíduo abstrato do liberalismo, praticamente uma entidade metafísica. Aí quando você questiona as desigualdades do capitalismo, eles respondem: "em uma sociedade capitalista, até os pobres podem ter um celular" e argumentos do tipo, como se não fossem as pessoas pobres, os trabalhadores que fizessem todos esses produtos, que gerassem as riquezas. Na cabeça deles, o capitalismo é que deu essas benesses para essas pessoas, essas pessoas sem mérito, sem iniciativa e "espírito empreendedor". É uma aberração, uma inversão lógica: não é a classe trabalhadora que movimenta as forças produtivas, gera e circula as riquezas. Ao contrário, é o empresário, o bilionário que dá o emprego, numa lógica completamente paternalista. O capitalismo é tão bom que até essas pessoas incapazes, miseráveis e não merecedoras de nada se beneficiam, como se migalhas caíssem da mesa do banquete dos meritocratas liberais. Por isso que eu acho que o liberalismo nada mais é do que uma antessala para o f a s c i s m o.
Que porra tu tá falando mlk kkkkkkkkkkkkkkkk vcs viajam muito nessa de que liberal qr q bilionário fique mais rico e pobre mais pobre, isso n faz sentido nenhum é como se o pobre caso comece a enriquecer o BILIONÁRIO fosse deixar de ficar mais rico. Vou nem terminar de ler esse teu texto.
Bem argumentado. Estava pensando sobre a natalidade também e uns discursos que já ouvi de gente assim, como o clássico "acho que só gente que tem estrutura financeira deveria ter filhos", nunca tinha percebido mas é uma forma sorrateira de dizer que o pobre, depois de ser tão lascado como da forma que você mencionou, também não deveria ter o "direito" de ter filhos. Coisa bizarra. A única coisa que eu não concordaria no comentário é a parte da "lógica", não acho que esses caras estão tentando fazer um raciocínio bem construido nem nada, e é uma das razões de eu não aguentar mais ver os videos da galera da direita, mesmo que seja alguém zuando e reagindo a eles como o Luide, meio difícil tankar as coisas que o pessoal inventa na cabeça deles pra justificar essas paradas.
mano, liberais não acham que se uma pessoa é pobre é pq ela não tem 'mérito', ou pq 'não trabalhou o suficiente', mt gente acha que os liberais pensam q se 'vc trabalhar mt vc fica rico, pq nossa sociedade é baseada em meritocracia, onde quem tem dinheiro é pq trabalhou mt, logo merece, e quem não tem é pq é burro ou vagabundo', nós entendemos que o mundo é mt mais complexo do que isso kkkkk
Você dissecou um pouco da essência do neoliberalismo como modelo ético, para além do modelo político-econômico, em que não existe a sociedade, só o indivíduo e a família.
essa defesa do Ferrez aos 19min faz muito sentido, pode reparar no instagram reels. Nunca foi entregue conteúdo de politica nenhum nos meus, mesmo eu sempre seguindo perfis relacionados a esquerda. Nos últimos dias, a cada 3 reels aparece 1 de alguém apoiando o atual governo e falando sobre reeleição. Os conteúdos de direita são, por algum motivo, mais impulsionados do que os de esquerda.
Você pode explicar isso por duas vertentes não exclusivas: 1) o RUclips é americano por tanto uma ferramenta da política internacional deles. 2) os canais de direita tem dinheiro para investir em robôs e turbinar visualizações.
Olha .... no começo de 2019, a Patrícia Campos Melo da Folha de SP. fez um furo jornalístico, mostrando que uma porrada de empresário se envolveram num grande rateio de boost das redes sociais de direita (extrema-direita). O bagulho incomodou tanto que a mulher foi ameaçada por uma galera, e foi ridicularizada pelo tal do Hans River e o recém chegado presidente, mostrando a que veio. A real é que essa galera de direita tem é memória seletiva.
@@AndreLuis-hk2cg. Nunca vi um socialista argumentar com fatos, sempre usam falácias e discurso emocionado. Se for mulher piora ainda mais, não tiram o "machista" da boca, enquanto só o que precisavam era argumentar, atacando ou defendendo um ponto...
@@alexsandermc9794 Sobre lugar de fala: ruclips.net/video/QEzwqP_IEj4/видео.html Sobre ideologia de gênero: ruclips.net/video/8pUiK-dyPjg/видео.html Sobre minha e tua ideologias: ruclips.net/video/GiJucCiqc4U/видео.html
Lá no Vale do Silício a única esquerda é o referencial... Google fica na esquina do lado esquerdo do Facebook, que fica do lado esquerdo da Apple haahahahahahaha
@@emanuelmarques7828 mas liberal é assim mesmo. Falavam de liberdade e tinham escravos. Falam de democracia e financiam a Arábia Saudita. A verdade que só existem ditaduras: a da burguesia ("democracia") e do proletariado (liberdade plena).
@@emanuelmarques7828 você é especialista nessas personas e nos sistemas de produção de seus países ou é mais uma pessoa que se informa por páginas revisionistas de direita e confunde sua doxa com episteme?
@@RafaelSouza-oo2uq O Monark estava certo, todavia é compreensível um socialista ser contra a liberdade de expressão, é perigosos pois as pessoas podem questionar suas baboseiras...
@@RafaelSouza-oo2uq. Claro, como bom esquerdista, tenta fazer graça já que não pode basear o que afirma, a esquerda deve ter acesso a um portal mistico, pois tem informações que mais ninguém tem, e se perguntar, vocês escorregam mais que sabonete, que vergonhoso.
É absurdo o quão diferente a coment section do react do luide é do corte do vídeo em questão, realmente vivemos em bolhas sociais, estou satisfeito e orgulhoso da minha. Bjs Galera!
Eu pessoalmente acho essa Dissociação da realidade perigosa. É nela que vc perde eleição, por exemplo. Tem que chegar num senso comum, ver só oque te agrada é um uso paleativo da realidade. É igual dizer " Bolsonaro não é meu presidente ".
@@renaneduardo1367 Estamos fadados a viver em bolhas sociais. A vida é muito curta para me relacionar com grupos ou pessoas os quais eu não gosto ou sinto afinidade por suas ideias, claro que devemos conhecer os opostos sim, mas a minha bolha é essa e ponto. Aqui vejo pessoas preocupadas com justiça social, bem estar alheio, preocupadas com minorias e desfavorecidos, cheias de compaixão e muito bom humor. Quando capto o outro lado, mesmo que por relance, não consigo deixar de ficar feliz com a bolha a qual estou inserido
@@SlothF004 e mais. Na bolha que estamos não deixamos de entrar em contato com essa galera, já que Luide, História cabeluda e até o prof. André Roncaglia fazem diversos vídeos de react rebatendo os pontos dos caras. Então nós entramos em contato com eles, só que imediatamente vendo eles serem refutados
Por isso que eu sempre falo, que essa campanha de jovem tirar título de eleitor é tiro no pé, conheço MUITO mais jovens de direita, inclusive alguns de extrema direita do que jovens de esquerda
a neutralidade política da rede se mostra falha quando o bot que criaram para aprender com internet vira um extremista de direita. Quando vc entra sem sua conta, os conteúdos mais visualizados são de direita. A esquerda que o Igor fala são liberais e no máximo progressistas. Se discutem que o algoritmo muitas vezes é racistas, machista porque é feito por gente branca, homem e cis.
Matou a pau. De todos os canais de esquerda que sigo, nenhum tem média de views acima de 200k, muitos nem mesmo acima de 50k (vide André Roncaglia e Elias Jabbour) e eu tenho que escutar que a internet é 95% de esquerda só pq o Monark foi cancelado no twitter ksksksk
Mas esta ferramenta já existiu: o Orçamento Participativo e funcionava muito bem na minha comunidade, isso beeeem antes do ódio que foi plantado através do antipetismo (e tô falando do RS).
eu acho que o que o marinho quis fazer quando disse sobre fazer politica "sem partido" é fazer o igor entender que apesar dos partidos os problemas dos brasileiros são sempre os mesmos, acho que o marinho criou uma empatia ali
Esse discurso antipolítica do Igor 3K é uma falácia das mais covardes que existe. Alguém que tem como prioridade os interesses de um bilionário, como o Elon Musk, ao invés dos pobres ter a cara de pau de dizer que é 0 de direita é no mínimo uma piada.
E ele tá certo. Direita e esquerda são meros conceitos que nunca existiram fora da assembleia legislativa francesa, até pq o tanto de "de direita conservador" que casou trocentas vezes, como o ex presidente, e o tanto de "de esquerda revolucionário" que é burguês para um caralho, como o atual presidente, e ainda se consideram "de esquerda" ou "de direita" quebram completamente esses dois espectros
Daqui a pouco aparecem os ricos sem dinheiro,capitalistas sem capital e os pobres amantes de milionários/bilionários xingando,babando e bufando parecendo bois bravos...😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹
@@joes46985 Corrigindo: proletários que não gostam de trabalhar igual QUALQUER PESSOA, mas que são obrigados porque se não morre de fome Se você gosta tanto vai lá e trabalha de graça então
Luide, por favor, crie um app pra celular com todas essas musiquinhas e áudios pfv eu necessito. Colocar a musica do elon musk de despertador pra acordar motivado puto com bilionário
Pena desse Igor com posições clichés e datadas... Cada questionamento beira a infantilidade... Foi pisado em todas as proposições: tentou defender os Estados Unidos, Elon, banco...
Mas EUA tem esquerda? Sempre achei que fossem duas direitas, assim como o famoso personagem Direitêro do Mundo Canibal, que tem duas mãos direitas. Talvez uma seja mais forte do que a outra, bata mais que a outra, talvez, mas que parecem duas direitas, parecem.
É basicamente isso ai. O mais próximo de esquerdista "de verdade" em tempos recentes era o Bernie Sanders q se declarava socialista, e ele desistiu das eleições primárias dos Democratas em 2020 pq não tinha apoio de ngm dentro do partido.
O problema do Igor é: atrapalhou a receita do flow, é ruim. Não importa se vai ferrar com a vida de 90% da população se vai ajudar a elevar meu faturamento, tah valendo.
O pior é que as pessoas pensam mesmo. Meu tio bolsonarista tava falando isso pra mim esses dias atrás, que as redes sociais são todas de esquerda/socialistas kkkkk
Cara, esse argumento "Ah, o cara é bilionário, mas isso revertido em investimento em empresa e salários de funcionário". Porra! A estimatiza de bilhão se dá em cima do patrimônio do cara. Sabe o que é patrimônio? Imóvel, carro, valor de empresas das quais ele é dono, ações no mercado valores, Propriedade Intelectual do qual ele é titular dos direitos... Quaisquer coisas que o cara possa ter título de propriedade em cima. E o cara - só ele - tem, nessa brincadeira, mais de BILHÃO! Isso é pornográfico. Você aí do outro lado da tela: você tem carro? Você é DONO da sua casa/apê ou mora de aluguel? Você vive de salário ou vive de renda?
Eu tenho um Tio e uma Tia que são os maiores defensores de Bilionários, eles já brigaram comigo pra defender bilionário no churrasco de aniversário do meu pai kakakakakka os dois são trabalhadores e mamam um bilionário como ninguém, eles são do tipo que acham que vão conseguir virar bilionários um dia pq eles trabalham e investem kakakakakakaka
se vc dar uma pequena olhada na história as revoluções sempre partiram de forma espontanea de algum grupo. E não foi só dos que estavam do lado do capital. Abs
O Eduardo Marinho tem ótimas tiradas e um pensamento que parece que encontra a esquerda radical, mas me irrita a agressividade dele quando se fala do campo intelectual e das universidades. Aos 23:13 ele se pergunta "porque que não se estuda a origem da miséria, mano? com tanta universidade, com tanto universitário, porque que a existência da miséria não é tema central? não incomoda?". Uma crítica além da conta às universidades, pesquisadores, professores e estudantes que é bem comum nos discursos dele. VEI isso me dá raiva em tantos níveis diferentes porque o marxismo por exemplo é um claríssimo exemplo de estudo profundo das origens da miséria na história humana e inclusive em nosso tempo, e que inclusive oferece ferramentas de combate ao que origina a miséria, e no fundo mesmo o estudo histórico pra além do marxismo empreende um esforço monumental pra dar cabo das questões em torno da pobreza, e quando ele diz o que ele diz, parece que só ele, o cara da rua, é que manja. Eduardo Marinho tem um bom canto de sereia, faz um trabalho de propaganda e reflexão interessante, mas ao meu ver é caricatura de um anarquismo muito difuso e romântico. Não mobiliza muito além da reflexão e do chamado à espiritualidade de forma vaga, ouvir ele falar é como ler um conto de Galeano e achar legalzinho.
Terminei de ver o vídeo e a defesa do espontaneísmo, da vanguarda de "exceções" (que?) e o antipartidarismo do Eduardo é algo que me orgulha ver o Luide reagindo contra, pelo visto as leituras de Lênin estão em dia hahahaha
mano, a glr n quer saber dos discursos da esquerda, pq a muitas nuances, ngm quer saber de nuances, a glr quer algo mastigado e simples. por isso o discurso da direita é mais facilmente propaganda.
@@juanferreiramoreira268 mano o Lula sobe no bagulho fala de 80 mil coisas ao mesmo tempo, a galera da direita é "os comunistas vao nos matar e comem criança"
Pô sei q não tem nada a ver com o foco da stream mas o Luide podia fazer react de um corte desse podcast "Ferrez sendo sincero com o Igor". O Ferrez explica pq ele ficou nos estúdios Flow msm dps de tudo q aconteceu e ele fala do lado humanitário do Igor, é um papo interessante.
Dá pra ver que o Igor é tão descolado da realidade quanto o Monark, ele só expressa menos suas opiniões mais polêmicas e se conduz de um modo mais político. Fora isso, é a cara do direitinha rico kkkk
Gente, o Marinho dá de lavada no professor. Desmonta a construção da pergunta bonito. A pergunta cabulosa, refeita de diversas formas, como uma pegadinha. O pensamento do Igor é de dar medo. Pra quem morou na rua, por anos, o Marinho deu um show de informação, e o Ferréz se garantiu. Meu deus, temos que ter visão empresarial? Acorda, Igor.
O cara falou de "política sem partido", acredito que naquele viés de conscientização popular, de escuta do povo mesmo. A visão ideal de sociedade dele, pelo que eu entendi é a coisa da escuta do povo conciente e politizado. E a questão da exceção é um olhar mais atual, no sentido justamente de existirem coletivos trabalhando nas comunidades hoje, tipo os entregadores anti-facistas, que tem como voz e idealizador o Paulo Galo. Não é que ele seja excessão por essência, mas ele tá se movimentando de um jeito menos conformista que a maioria, isso é um fato. Tipo, pra o que temos hoje é uma excessão, não nessa visão do indivíduo burgues de excessão, mas numa visão de pressão da realidade de hoje. Eu entendi assim, pelo menos.
Eu acho legal o debate, mas falam muito de retirar consciência política e estão deturpando a fala, nunca foi dito q não se deve organizar e sim não organizar através de partidos políticos q só reproduzem o modo dominante e fortalece um sistema. Organizar os trabalhadores tem q ser coletivo e sindical, não partidário sim. Afinal, olhem o processo histórico de partidos ditos trabalhadores.
Os partidos são necessários e relevantes para a ação. MAS não fazemos política somente pelas vias partidárias (institucionalizadas), penso que foi isso que o Marinho e o Ferrez quiseram dizer. E concordo com eles. Meu trabalho como professor é altamente político. E não faço parte de nenhum partido.
24:28 essas comissões eu vejo acontecendo. Só que quem tem condição pra isso são majoritariamente os de direita. Eles têm tempo pra fiscalizar, afinal, seu tempo não é todo sugado para própria sobrevivência
Falou a palavra chave do nosso século: "TEMPO". Quem são aquelas pessoas que tem "disponibilidade" de sobra pra fazer essas movimentação das bases? A super exploração da precarização do trabalho pelo neoliberalismo faz o trabalhador estar extenuado 99,9 % de seu tempo, e tudo o que ele consegue pensar é: "preciso dormir, preciso descansar um mínimo" pra aguentar o dia seguinte. Fascismo é consequência de neoliberalismo porque este é extremamente eficaz em despolitização, e consequentemente desmobilizante. A galera que tem esse tempo pra se radicalizar "estudando", lendo, participando de várias atividades de esquerda radical é um pessoal que na sua história de vida tbm não deixou de ter algum tipo de privilégio, o de tempo de sobra pra se tornar "politizado". Complicado.
Ele fala direto q ele não entende nada de política, tanto q nesse podcast ele ficou 80% do tempo só ouvindo. Acho q as pessoas pegam um pouco pesado com ele, diferente do Monark ele sabe ouvir pelo menos, embora tenha 0 noção das questões políticas.
Esse pessoal igual ao Igor, querem se fazer de centro, de isentão, de pessoas racionais, que seguem a lógica, mas são todos de direita. Pior, eles não aceitam essa posição e não acreditam que pertencem a ela. Isso é por conta da ignorância deles, entretanto o Igor é um cara que já conversou com tanta gente e até agora não aprendeu a diferenciar esquerda de direita, progressista de socialista e etc. Minha dúvida é se ele é ignorante de verdade ou se faz.
O que eu entendi luidi. Os caras como Ferrez e o Eduardo acreditam numa espécie de meritocracia não aquela padrão que conhecemos. Por isso eles rejeitam os políticos os acadêmicos... Acho bonito porque parte da luta tem que partir do empoderamento mesmo de cada um. E de certa forma eles estão se organizando, mas não querem se unir aos que hoje estão ao lado deles no caso de alguns políticos, acadêmicos ou partidos, etc. Eles querem vencer criando o próprio movimento deles. E acho que no fundo é o que você diz. E ai? Quando tiverem vencido. Terá sido uma vitória popular. Ou serão só mais uma instituição/corporação movimentando o sistema que quer a destruição deles? É a luta que o galo de luta apertou o pause. Ofereceram pra ele a oportunidade de criar um aplicativo tipo ifood e ele rejeitou. Realmente é uma questão complexa. E eles tem o ponto deles. Porque os que eles consideram irmãos são os que estão lá na comunidade e não eu que estou aqui digitando esse textão no youtube.
Só uma pessoa no mundo da Lua para falar que a internet é de esquerda. Ridículo. Os canais de gamers, onde que é maioria de esquerda, por exemplo? Tá louco.
Sobre a fala do Marinho de sem partido, eu concordo que seja despolitizante, mas uma coisa muito útil ele disse: A política dos partidos tem que ser debatida nas comunidades, é isso que os partidos de esquerda radical fazem com seus coletivos
Eu acho que Luide não entendeu o que eles quiseram dizer sobre "acabar com partido político". Eu entendi diferentemente dele. Basicamente é pra se fomentar uma vanguarda, uma consciência social, fazer o povo mais politizado (e não filiado de partido necessariamente), não pra se inserir no sistema que está aí (política partidária, burguesia financiando campanha, fundo partidário que beneficia quem já está no poder, etc), mas pra mudar drasticamente este paradigma como um todo. O povo não precisa depender do PT, do PSOL e partidos afins pra se engajar e nem é preciso que haja uniformidade no pensamento (existem divergências na esquerda dita como "radical", mas todas as vertentes tem um objetivo comum que é a emancipação do trabalhador). Se o povo perceber que está sendo explorado e que ele mesmo é o único que detém potencial para mudar qualquer panorama social, já era, caixão e vela preta pra essa sociedade burguesa.
O absurdo começa quando se fala de esquerda nos EUA. Lá no máximo são conservadores x progressistas, mas tudo no espectro da direita. Esse papo de chamar direita progressista de esquerda é típico de extrema direita que acha que só essa visão limitada e retrógrada é a certa.
Como Serge Latouche já falou: "um crescimento infinito é incompatível com um mundo finito. Quem acredita nisso ou é louco ou é economista". Dinheiro é recurso, a maioria não enxerga isso.
Valor é definido pela percepção das partes envolvidas. Nenhuma bolsa de valores, banco central e etc tem lastro real mais (grana a partir de valor percebido e bens materiais). Entao sim, se nossa raça continuar infinitamente, o crescimento pode ser infinito. Nunca veremos isso mas é possível
@@INCONFORMADOX moeda pela moeda n significa nada, no fim das contas você precisa de algum produto pra todo aquele dinheiro fazer sentido. O crescimento pode até ser infinito, mas a aplicação dele na realidade sempre vai ser limitada.
@@INCONFORMADOX Seguindo sua lógica se eu "imprimir dinheiro" a lá caralho eu vou ter um crescimento infinito porque eu teria mais "milhões teóricos" kkkkkkkk. Não importa o quanto você diga que uma pedra preciosa por exemplo vale, ela continua sendo uma pedra só e existe um número limitado delas no planeta, no fim é melhor a pedra do que o dinheiro, e aí todo esse dinheiro especulativo e sem lastro não serve de nada porque uma hora todas as pedras ( recursos) acabam, e aí não tem crescimento REAL.
@@pedrohenoc produtos intangíveis não precisam de nada físico (lastro) para obter valor. É a pura percepção, pura demanda X oferta desse bem, seu impacto na sociedade e na cultura, etc. Nenhuma empresa da bolsa, se vendesse 100% de seus ativos, teria seu valor determinado no mercado de volta. Pq a MARCA e sua INFLUÊNCIA, intangíveis, valem mais.
É muito interessante como esses caras tipo Igor e o Monark que basicamente ficaram ricos por causa de adolescente da internet sempre tentam fazer uma correlação: "público da internet é um bando de adolescente barulhento e chato que nunca trabalhou na vida + eles são todos de esquerda (sic) = logo a esquerda não presta", como se o dinheiro deles viesse de pessoas "normais" que vivem "vidas normais" fora da internet.
Um dos maiores erros que tenho visto é o pessoal com essa onda de dissociar vida real de como as pessoas são nas redes. O mendigo com a mulher? Foi mundo real. Bolsonaro eleito com gente nas ruas realmente dizendo que jovens estavam sendo obrigados a serem gays? Mundo real. Jovem entra e fuzila uma escola inteira? Mundo real. Já deu dessa porra de "minha tranquilidade é que fora da internet isso nunca viraria uma discussão" pq sim, VIRARIA. Até aquela pataquada imbecil do sorvete que o pai da mina deu pra ela, quem já trabalhou numa empresa com mais de 30 pessoas que compartilham uma geladeira tá ligado que tem discussões ainda mais idiotas que aquela offline.
forçaa kkkkkkkkkkkkkkk
Mas tem CORRELAÇÃO, quem tem público adulto vende coisa. Ou seja o público ' real ' é quem consegue vender coisas para o público. Exemplo, 1000 seguidores do jovem nerd, que são um público que consome, nichado, nerd vale mais que 10k de um canal teen por aí. O lance é, gado compra as coisas. E, fora da internet mesmo que vc repudie as ideias e os caralho, vc não tem a moral de enfiar o dedo na cara de ninguém. Por isso a Dissociação de vida real e internet. Aqui na Net, vc compra ideia dos seus influencers favoritos e digita AVONTADE. No cara-a-cara vc nem lembra essas porras. E, se lembra que não tem like pra reforçar sua auto estima e tu só sai como otário se insistir no ponto. E, meu filho, pode até virar discussão. Mas vira discussão dura 30 minutos e chega num ponto de ficar todo mundo queito. Não fica rendendo 3 meses de gnt odiando todos os dias. O " nunca viraria " é que ninguém tem a moral de fazer ao vivo oque faz atrás do teclado.
Concordo com tudo que vc disse, mas o mais burro/mal informado ainda é achar que o Elon Musk fez algo para o avanço tecnológico da humanidade. Nem o Paypal que o tornou riquíssimo foi ele que desenvolveu. Ele é um riquinho que ficou mais riquinho. O maior talento dele é ser publicitário. Por isso que liberalzinho chega a ter orgasmos pensando nele. Mas ele não cumpre nada do que promete
@@renaneduardo1367 você desconsiderou:
1. A monetização da própria rede, independente da venda dos produtos.
2. A disposição do jovem pra pedir dinheiro dos pais pra gastar em produto, coisa que adultos as vezes não gastam na internet por se sentirem idiotas.
"Vocês não tem a coragem de meter o dedo na cara":
Outro problema nesse ponto, tem horas que o motivo é muito idiota mesmo e NÃO CABE meter o dedo na cara de ninguém. O exemplo do sorvete mesmo que usei, é um absurdo. Agora, da mesma forma, frequentemente a gente vê vídeos diversos de nego batendo em mulher, gente espancando os outros, pessoas sendo racistas com atendentes e entregadores. Não sei até que ponto é "positivo" as pessoas não terem a coragem de recriminar coisas desse tipo fora da internet.
Mas só para não ficar solto como se a internet fosse um antro de pessoas covardes que não discutem nada fora dela: tem casos e casos. Uma coisa é você ameaçar uma pessoa de morte, aí é foda mesmo, não deveria ser feito nem aqui, nem fora daqui, outra é você dizer "esse mano aí tá falando um monte de merda". Acredite, esse segundo eu já presenciei algumas vezes fora das redes.
Para concluir, o que você está fazendo, pela forma de digitar, o grau de irritação, a reedição textual, tudo indica que você está fazendo exatamente o que você está criticando: defender os seus influencers favoritos. No desligar das redes não tem muita diferença entre seu objeto de análise e a sua própria resposta.
@@marciojunior5232 @Marcio Junior Pô cara, tu tem que aprender a jogar tarô, tá lendo as cartas todas erradas. Oque reforça o meu argumento, se a gnt tivesse falando ao vivo vc usaria a lei da boa fé pra interpretar oque foi dito. Não tem influencer pra defender, nem existe irritação e a reedição foi porque eu tava sem óculos. Eu só discordo da sua opinião e todos os adendos que você deu por serem especificidades de excessão. Que jovem vai ficar pedindo grana prós pais pra comprar tudo que RUclipsr lança ? A monetização da rede é relacionada ao tipo de conteúdo, ao público que ele impacta. E, a exemplo, um RUclipsr faz discurso político é repelente de anunciante. Aí que vale, ter um público mais maduro, que apoia a ideia, causa e afins. A problemática já começa qnd vc não coloca exemplo de pessoas ' reais ' pq pra isso rolar a realidade$ tem que ser média alta pra cima. E, fazer uma ode ao absurdo entre vc ir lá e apontar o dedo na cara de alguém por x opinião e tentar reproduzir um 'cancelamento' ao vivo e a cores de ficar perseguindo a pessoa e impedir um espancamento, é um salto no mínimo grande. E, eu não entrei no mérito de ser positivo ou negativo, é só que no seu meio social vc é mais ponderado. Existem regras bem estabelecidas. Você não é juiz, nem executor de nada pessoalmente pra chegar no meio de uma sala e apontar o dedo pra alguém que discorda de vc e dar um rótulo. Vc reporta pra cima.
Chega ser piada uma pessoa que vive da internet, imersa num mundo gamer, achar que a maioria na internet é gente de esquerda. Inclusive sempre me preocupou essa campanha de incentivar os jovens tudo tirarem o título de eleitor pq com ctz essa galera não tá no meio gamer pra ver o tanto de conservador nazistinha tá vindo por aí.
Nazipardo
Famoso nazista hipotético que vocês criam, maluquice.
Exatamente. Quem já frequentou algum grupo de Internet sabe que a galera que tá ali 70% é de direita. Esse negócio de ter esquerda na Internet é muito recente, a Internet ainda é e sempre foi dominada pela direita.
Essa galera gamer nazistinha não tirou o título de eleitor, ela é manipulada pela antipolítica.
Conservador nazistinha hahaha o esquerdomacho maconheiro tá puto
Eu fico lembrando das manifestações de 2013 qnd as pessoas gritavam "Sem Partidos", e olha no que deu!
Exatamente! A direita se fez naquela revolta desorganizada.
Aquilo piorou o país
@@Jucimon A direita se fez nós erros da esquerda, assim como a esquerda se fez nos erros da direita. Quem bate no peito ser x ou y é minoria, oque quem ganha a eleição quer é condição.
@@renaneduardo1367 pode até ser verdade isso, mas antes de 2013 não tinha extrema direita organizada, ou era direita tradicional, agora chamada de centro democrático ou centrão e mini-grupos neo -nazi, agora tem grupos enormes, com financiamento de empresário, deputados eleitos e acredito que terão milícias logo mais. A esquerda nunca teve. Nada perto disso, nem no auge do PT ou antes, do PCB.
@@Jucimon Bolsonaro está aí por causa da esquerda, quem elegeu o Bolsonaro foi o anti-petismo.
Não Luide, por favor, não conta pra minha mãe que eu briguei na internet por causa do Elon Musk, por favor!!
aaaaaa
Eu defenderei e linho mosca com todas minhas forças!
Efeito do Monark sair do Flow: Igor começou a argumentar com informações do instituto Tirei DoKu
É, pq antes quem argumentava assim era o Monark né
Isso é uma conversa, e não uma entrevista.
@@pedrohenoc antes era o Monark que fazia esse papel, monark saiu ele teve que tomar esse papel KKKKK
Sem o Monark dá para perceber como o Igor é uma porta.
Ele sempre foi burrão, mas como o Monark era burro com maestria, o Monark brilhava mais!!.
e uma porta emperrada eu diria
Monark já teria refutado essas ideias esquerdistas
@@allanheacher6131 acho que não, mas tudo bem
@@edaraujojunior Verdade, até pq esse pessoal fala tanta merda que costumam se refutar sozinhos.
Quando o Igor alcançar o Comunismo Radical, alguém vai precisar transformar num documentário o trajeto intelectual da conversão ao longo das entrevistas haha
18:11 O cara dizer que a ala democrata estadunidense é de esquerda é brincadeira. No máximo, a ala inteira têm 3 ou 4 políticos que se dizem socialistas ou de esquerda, já a grande parte é relacionada com meia dúzia de indústrias.
E ainda sim, os EUA tá crescendo
Não existe esquerda "de verdade" nos EUA, lá os caras são tão direitista q liberais são considerados de esquerda. O mais próximo de esquerdista ferrenho q eu me lembro nos Democratas era o Bernie Sanders, q se dizia socialista e simplesmente desistiu das eleições primárias em 2020 justamente pq não tinha apoio de ngm dentro do próprio partido.
@@mayconlopes4279 Verdade, imagina se eua fosse colonialista né? slc kkk eua cresceu sozimkkk
@@mayconlopes4279 EUA cresce até se o presidente passar 8 anos só sancionando projeto e cagando na mesa, os caras imprimem dinheiro infinito sem lastro algum
a lógica desses caras do flow "Não confio num homem q está no governo, mas confio num homem que detêm o poder econômico"
O poder político e econômico muitas as vezes é o mesmo, a diferença é no caso do político, vc pode criar mecanismo de verificação e controle.
Eles não percebem que os políticos são, em sua imensa maioria, somente marionetes dos detentores do capital.
Cara pensa… uma empresa tem sucesso quando ela oferece o melhor serviço para o cliente no menor preço devido à concorrência sempre estar na cola. Uma empresa pública quem gere não tem responsabilidade nenhuma por não ser seu próprio dinheiro e proíbe a concorrência fazendo que nós voltemos a depender da competência do governo em modernizar os serviços e criar novas tecnologias… vocês tão indo contra o óbvio…
@@Garnilator temos aqui alguém com futuro brilhante
@@jfspiresbeta Com o economico também, com o dinheiro você pode tudo no mundo de hoje, infelizmente, o sistema conseguiu colocar o dinheiro como o material mais importante.
Tipo você acha que os politicos controlam o pais? você está totalmente enganado então, quem controla verdadeiramente o país são os empresarios que financiaram os politicos, esse pessoal que realmente controla tudo.
Porque você acha que o trafico ainda existe no Brasil, e no mundo a fora?
Porque o Submundo da muito dinheiro, tem varias coisas absurdas que acontecem, que se os politicos realmente quisessem melhorar o pais, não aconteceria facilmente, esses ricos que criam empresas de doações para mascarar as atrocidades que fazem, também poderiam usar o dinheiro para ajudar todo mundo, mas cade que fazem?
Mas eles não se importam, eles só agem quando os escravos que eles criam começam a ficar estressados e mostrar sinais de revolta, ai eles começam a dar migalhas.
Parabéns Luide, dá pra ver que sua leitura de Lênin está fazendo diferença, continue assim.
Exato. Ele já tá defendendo tudo que o prefeito de NY apoia tb!
Lenin ja falava da limitação da revolta espontânea sem organização, não muda status quo assim, sem teoria e sem centralização, Luide foi cirúrgico!
Enquanto Lenin falava isso. Os sovietes eram formados espontaneamente no seio da classe trabalhadora e já se organizava para a revolução de 1905.
Em relação aos partidos, concordo com o Luide que eles são extremamente necessários. A questão levantada pelo Marinho é a participação direta do povo nas decisões. Ele chegou a falar sobre orçamento participativo, e aqui em POA aconteceu um episódio muito legal no governo Olívio Dutra (PT). Eles foram fazer a reunião com a população de um determinado bairro, e a molecada queria muito que fizessem uma pista de skate ali. Eles se juntaram, formaram uma maioria e escolheram essa pauta como prioridade no orçamento do bairro. Meses depois saiu a pista. Foi a primeira vez que o orçamento participativo foi levado a sério. Quem melhor pra decidir as prioridades da comunidade senão a própria comunidade? Pra esse tipo de ação não precisa de partido. O partido serve para realizar as reuniões com a população e torná-las possíveis.
Lógico que foi o PT.
Ótima iniciativa.
Bah
Eu lembrei disso também
@@RafaelSouza-oo2uq basicamente um ideal liberal, mas tudo bem
@@umqualquer5832 com serteza.
@@umqualquer5832 Que seja, a ótica liberal só é tóxica no senso de bem estar comum do coletivo. Interligar uma comunidade como uma família e esta solicitar suas demandas é só auto preservação. Acredito que ninguém seja purista no brasil, se for nunca vai ser levado a sério. Talvez pelos indenitários que querem enfiar suas ideias goela abaixo da população.
Lenin tá com orgulho quando viu o Luide falando que precisa de partido. Meteu uma centralidade a múmia do careca até sorriu lá no tubo
A lógica de liberal é a seguinte: "se o cara tem mérito para ser bilionário, então ele merece todos os bilhões que conseguir em vida".
Mas eles não podem dizer a conclusão que se segue desse raciocínio: "se a maior parte da humanidade é de pessoas pobres e miseráveis, então elas não têm mérito, elas não merecem uma vida melhor".
No mundo deles, só alguns poucos seres iluminados merecem uma vida digna. O resto é uma massa amorfa, uma raia miúda indiferenciada que nem alcança o status de um "indivíduo"; o tal indivíduo abstrato do liberalismo, praticamente uma entidade metafísica.
Aí quando você questiona as desigualdades do capitalismo, eles respondem: "em uma sociedade capitalista, até os pobres podem ter um celular" e argumentos do tipo, como se não fossem as pessoas pobres, os trabalhadores que fizessem todos esses produtos, que gerassem as riquezas. Na cabeça deles, o capitalismo é que deu essas benesses para essas pessoas, essas pessoas sem mérito, sem iniciativa e "espírito empreendedor".
É uma aberração, uma inversão lógica: não é a classe trabalhadora que movimenta as forças produtivas, gera e circula as riquezas. Ao contrário, é o empresário, o bilionário que dá o emprego, numa lógica completamente paternalista.
O capitalismo é tão bom que até essas pessoas incapazes, miseráveis e não merecedoras de nada se beneficiam, como se migalhas caíssem da mesa do banquete dos meritocratas liberais.
Por isso que eu acho que o liberalismo nada mais é do que uma antessala para o f a s c i s m o.
Que porra tu tá falando mlk kkkkkkkkkkkkkkkk vcs viajam muito nessa de que liberal qr q bilionário fique mais rico e pobre mais pobre, isso n faz sentido nenhum é como se o pobre caso comece a enriquecer o BILIONÁRIO fosse deixar de ficar mais rico. Vou nem terminar de ler esse teu texto.
Bem argumentado. Estava pensando sobre a natalidade também e uns discursos que já ouvi de gente assim, como o clássico "acho que só gente que tem estrutura financeira deveria ter filhos", nunca tinha percebido mas é uma forma sorrateira de dizer que o pobre, depois de ser tão lascado como da forma que você mencionou, também não deveria ter o "direito" de ter filhos. Coisa bizarra. A única coisa que eu não concordaria no comentário é a parte da "lógica", não acho que esses caras estão tentando fazer um raciocínio bem construido nem nada, e é uma das razões de eu não aguentar mais ver os videos da galera da direita, mesmo que seja alguém zuando e reagindo a eles como o Luide, meio difícil tankar as coisas que o pessoal inventa na cabeça deles pra justificar essas paradas.
Mas é exatamente isso. O liberalismo historicamente anda de mãos dadas com o fascismo.
mano, liberais não acham que se uma pessoa é pobre é pq ela não tem 'mérito', ou pq 'não trabalhou o suficiente', mt gente acha que os liberais pensam q se 'vc trabalhar mt vc fica rico, pq nossa sociedade é baseada em meritocracia, onde quem tem dinheiro é pq trabalhou mt, logo merece, e quem não tem é pq é burro ou vagabundo', nós entendemos que o mundo é mt mais complexo do que isso kkkkk
Você dissecou um pouco da essência do neoliberalismo como modelo ético, para além do modelo político-econômico, em que não existe a sociedade, só o indivíduo e a família.
essa defesa do Ferrez aos 19min faz muito sentido, pode reparar no instagram reels. Nunca foi entregue conteúdo de politica nenhum nos meus, mesmo eu sempre seguindo perfis relacionados a esquerda. Nos últimos dias, a cada 3 reels aparece 1 de alguém apoiando o atual governo e falando sobre reeleição. Os conteúdos de direita são, por algum motivo, mais impulsionados do que os de esquerda.
Você pode explicar isso por duas vertentes não exclusivas:
1) o RUclips é americano por tanto uma ferramenta da política internacional deles.
2) os canais de direita tem dinheiro para investir em robôs e turbinar visualizações.
Eu achava que o Monark era o burraldo da relação. To vendo que o Igor é impressionante também.
É mais fácil o monark virar comuna kkkkk
Olha .... no começo de 2019, a Patrícia Campos Melo da Folha de SP. fez um furo jornalístico, mostrando que uma porrada de empresário se envolveram num grande rateio de boost das redes sociais de direita (extrema-direita). O bagulho incomodou tanto que a mulher foi ameaçada por uma galera, e foi ridicularizada pelo tal do Hans River e o recém chegado presidente, mostrando a que veio. A real é que essa galera de direita tem é memória seletiva.
E ela provou isso ou fez como o bom esquerdista, acusou e saiu correndo, passa esse conteudo ai...
@@alexsandermc9794 essa caricatura que tens como "esquerdista" não é real, sabes disso né?
@@AndreLuis-hk2cg.
Nunca vi um socialista argumentar com fatos, sempre usam falácias e discurso emocionado.
Se for mulher piora ainda mais, não tiram o "machista" da boca, enquanto só o que precisavam era argumentar, atacando ou defendendo um ponto...
@@AndreLuis-hk2cg.
Isso quando não dizem absurdos como "lugar de falar" (apelo a autoridade), "ideologia de gênero" (anti-ciência pura) etc...
@@alexsandermc9794
Sobre lugar de fala: ruclips.net/video/QEzwqP_IEj4/видео.html
Sobre ideologia de gênero: ruclips.net/video/8pUiK-dyPjg/видео.html
Sobre minha e tua ideologias:
ruclips.net/video/GiJucCiqc4U/видео.html
Lá no Vale do Silício a única esquerda é o referencial... Google fica na esquina do lado esquerdo do Facebook, que fica do lado esquerdo da Apple haahahahahahaha
Spoiler: O Igor não sabe o q é ser de "esquerda" ou "direita".
Eu tenho certeza absoluta, tanto ele quanto o Monark.
Na realidade, a maioria das pessoas que se dizem “centro” não sabem.
Pois é. Só o Monark era chamado de burro quando ainda estava no Flow porque ele é desagradável e causava polêmica, mas o Igor também é outro idiota.
A conclusão dele do que é A esquerda é esquerda liberal americana.
99% de quem se diz de direta não tem a mínima noção do que significa espectro político
Ideologia é o estudo de como alguém pode gostar de bilionário sendo pobre.
O fanático é o melhor guerreiro pra ser manipulado.
Vira um testa de ferro sem cobrar, sem questionar.
E eu querendo saber como gostar de democracia idolatrando ditadores ne , incrivel isso
@@emanuelmarques7828 mas liberal é assim mesmo. Falavam de liberdade e tinham escravos. Falam de democracia e financiam a Arábia Saudita. A verdade que só existem ditaduras: a da burguesia ("democracia") e do proletariado (liberdade plena).
@@clairdeluma então Fidel, Stalin e Mao Tse ? Liberais não eram não, mas com certeza eram burgueses kkkkk
@@emanuelmarques7828 você é especialista nessas personas e nos sistemas de produção de seus países ou é mais uma pessoa que se informa por páginas revisionistas de direita e confunde sua doxa com episteme?
95% da internet é de esquerda
Fonte: Calvo de implante
Honestamente, gostaria de saber onde o Igor 3k consegue os dados dele, para falar com tanta propriedade.
Do mesmo lugar que o Monark, e da galera que diz que o Igor nunca passou pano pras merdas que o Monark falava.
Ou seja? Do c#.
@@RafaelSouza-oo2uq
O Monark estava certo, todavia é compreensível um socialista ser contra a liberdade de expressão, é perigosos pois as pessoas podem questionar suas baboseiras...
@@alexsandermc9794 pois é.
Aliás, obrigado pelo seu exemplo.
@@RafaelSouza-oo2uq.
Claro, como bom esquerdista, tenta fazer graça já que não pode basear o que afirma, a esquerda deve ter acesso a um portal mistico, pois tem informações que mais ninguém tem, e se perguntar, vocês escorregam mais que sabonete, que vergonhoso.
É um ignorantão igual o Monark, porém menos mimado.
É absurdo o quão diferente a coment section do react do luide é do corte do vídeo em questão, realmente vivemos em bolhas sociais, estou satisfeito e orgulhoso da minha. Bjs Galera!
Eu pessoalmente acho essa Dissociação da realidade perigosa. É nela que vc perde eleição, por exemplo. Tem que chegar num senso comum, ver só oque te agrada é um uso paleativo da realidade. É igual dizer " Bolsonaro não é meu presidente ".
@@renaneduardo1367 Estamos fadados a viver em bolhas sociais. A vida é muito curta para me relacionar com grupos ou pessoas os quais eu não gosto ou sinto afinidade por suas ideias, claro que devemos conhecer os opostos sim, mas a minha bolha é essa e ponto. Aqui vejo pessoas preocupadas com justiça social, bem estar alheio, preocupadas com minorias e desfavorecidos, cheias de compaixão e muito bom humor. Quando capto o outro lado, mesmo que por relance, não consigo deixar de ficar feliz com a bolha a qual estou inserido
@@SlothF004 bom, pelo menos vc admite que é um robo lobotomizado, a maioria fica nessa de "nnn eu tenho pensamento proprio sim"
@@SlothF004 e mais. Na bolha que estamos não deixamos de entrar em contato com essa galera, já que Luide, História cabeluda e até o prof. André Roncaglia fazem diversos vídeos de react rebatendo os pontos dos caras. Então nós entramos em contato com eles, só que imediatamente vendo eles serem refutados
Por isso que eu sempre falo, que essa campanha de jovem tirar título de eleitor é tiro no pé, conheço MUITO mais jovens de direita, inclusive alguns de extrema direita do que jovens de esquerda
a neutralidade política da rede se mostra falha quando o bot que criaram para aprender com internet vira um extremista de direita. Quando vc entra sem sua conta, os conteúdos mais visualizados são de direita. A esquerda que o Igor fala são liberais e no máximo progressistas. Se discutem que o algoritmo muitas vezes é racistas, machista porque é feito por gente branca, homem e cis.
Matou a pau. De todos os canais de esquerda que sigo, nenhum tem média de views acima de 200k, muitos nem mesmo acima de 50k (vide André Roncaglia e Elias Jabbour) e eu tenho que escutar que a internet é 95% de esquerda só pq o Monark foi cancelado no twitter ksksksk
amo esses reacts mais sérios do Luide
Mas esta ferramenta já existiu: o Orçamento Participativo e funcionava muito bem na minha comunidade, isso beeeem antes do ódio que foi plantado através do antipetismo (e tô falando do RS).
Foi o único lugar em que foi realmente implementado
eu acho que o que o marinho quis fazer quando disse sobre fazer politica "sem partido" é fazer o igor entender que apesar dos partidos os problemas dos brasileiros são sempre os mesmos, acho que o marinho criou uma empatia ali
Esse discurso antipolítica do Igor 3K é uma falácia das mais covardes que existe. Alguém que tem como prioridade os interesses de um bilionário, como o Elon Musk, ao invés dos pobres ter a cara de pau de dizer que é 0 de direita é no mínimo uma piada.
E ele tá certo. Direita e esquerda são meros conceitos que nunca existiram fora da assembleia legislativa francesa, até pq o tanto de "de direita conservador" que casou trocentas vezes, como o ex presidente, e o tanto de "de esquerda revolucionário" que é burguês para um caralho, como o atual presidente, e ainda se consideram "de esquerda" ou "de direita" quebram completamente esses dois espectros
O Igor foi muito foda nesse papo! Se colocou contra, ouviu e argumentou, mesmo que eu seja contra tudo que ele falou 🤣
Eu tô na msm ideia kkkkkkk... mas ele recebe muita influência de uma galera que vai lá com umas ideias tronchas de esquerda e direita
A real é que o Igor é bem pressão baixa, ele n falou pq n conseguiu falar nada
“Eu acho que todo mundo ser um empresário é o caminho 🤪” - Igor KKK
Concordo 100%! Igor mandou muito bem ali nesse sentido, teve sangue FRIO.
O cara achar que 95% dos funcionários do twitter que sao democratas, são de esquerda flutuou muito kkkk
Daqui a pouco aparecem os ricos sem dinheiro,capitalistas sem capital e os pobres amantes de milionários/bilionários xingando,babando e bufando parecendo bois bravos...😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹😹
E os proletários que não gostam de trabalhar kkkkkkkk
@@joes46985 se tu dizer que GOSTA de trabalhar já sei que eh fic
@@joes46985 Corrigindo: proletários que não gostam de trabalhar igual QUALQUER PESSOA, mas que são obrigados porque se não morre de fome
Se você gosta tanto vai lá e trabalha de graça então
"95% dessa parada de rede social é de esquerda" até caiu a pressão quando ouvi isso
13:27 Lulu, c conhece o trampo do Ferrez? ótimo escritor, c q agora é um leitor, as paradas dele são bem daora, recomendo
Ótima colocação, Luide, tem que ter partido sim!!
igor deve ter mt trabalho em assumir o papel do monark
O melhor do corte, foi o Luige mandando um classico da MC Carol, quase numa versão sertaneja.
Rita Von Huty ser de esquerda radical foi a coisa mais engraçada desse vídeo kkk
Cada corte do Flow só mostra com esse que ficou é tão birlueibe quanto o Monarca
Não é biruleibe, só é neo liberal e não assume.
@@wilhelmfink7633 mas liberal eh biruleibe
@@felipelyra3871 faltou umas aulas de história e de interpretação meu querido
@@felipelyra3871 sim
Luide, por favor, crie um app pra celular com todas essas musiquinhas e áudios pfv eu necessito. Colocar a musica do elon musk de despertador pra acordar motivado puto com bilionário
Perfeito!
Luide falando da necessidade do partido, as leituras de Lenin já estão sendo absorvidas. Aí sim
Luide tá lendo??????
Pqp, esperava mais dele...
Como se Lenin fosse referência pra alguém
@@MatheusSilva-bn6fc só n é referência pra vc
@@pedrohenoc Vc tem que entender que existem pessoas que n gostam mt de ditadores
@@MatheusSilva-bn6fc aham, por isso mesmo que tanta gente gosta de Lenin
Pena desse Igor com posições clichés e datadas... Cada questionamento beira a infantilidade... Foi pisado em todas as proposições: tentou defender os Estados Unidos, Elon, banco...
Mas EUA tem esquerda? Sempre achei que fossem duas direitas, assim como o famoso personagem Direitêro do Mundo Canibal, que tem duas mãos direitas. Talvez uma seja mais forte do que a outra, bata mais que a outra, talvez, mas que parecem duas direitas, parecem.
Como assim mano, os panteras negras são de lá kkkkkkkkkkkk
Partido Panteras Negras acabou em 1982 _abigo_ …
@@laisf.fernandes9890 n tem mais o partido mas tem alguns partidários ainda
O que tem é a total polarização da política a décadas.
É basicamente isso ai. O mais próximo de esquerdista "de verdade" em tempos recentes era o Bernie Sanders q se declarava socialista, e ele desistiu das eleições primárias dos Democratas em 2020 pq não tinha apoio de ngm dentro do partido.
O problema do Igor é: atrapalhou a receita do flow, é ruim. Não importa se vai ferrar com a vida de 90% da população se vai ajudar a elevar meu faturamento, tah valendo.
“Não tirei esse número do cuuu” kkkkkk
“95% é de esquerda”
Escalouuuu
Tamo junto Luidao!
esse cara é mt lúcido e fala muito bem, pqp
O pior é que as pessoas pensam mesmo. Meu tio bolsonarista tava falando isso pra mim esses dias atrás, que as redes sociais são todas de esquerda/socialistas kkkkk
Esse Igor é apenas o reflexo do Monark com um pouco de freio na língua
Não é a esquerda nem a direita q move o mundo (ideologias cheias de hipocrisias), e sim pessoas, trabalhadores com ideias.
Cara, esse argumento "Ah, o cara é bilionário, mas isso revertido em investimento em empresa e salários de funcionário".
Porra! A estimatiza de bilhão se dá em cima do patrimônio do cara. Sabe o que é patrimônio? Imóvel, carro, valor de empresas das quais ele é dono, ações no mercado valores, Propriedade Intelectual do qual ele é titular dos direitos... Quaisquer coisas que o cara possa ter título de propriedade em cima.
E o cara - só ele - tem, nessa brincadeira, mais de BILHÃO! Isso é pornográfico.
Você aí do outro lado da tela: você tem carro? Você é DONO da sua casa/apê ou mora de aluguel? Você vive de salário ou vive de renda?
@@gabrielbrito3397 o patrimônio dele já é fruto de roubo 👍
Muita falácia e pouca solução.
@@gabrielbrito3397 dele?
que aula do Ferrez e do Marinho 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Imagino o Skylab nessa discussão. Show de senso comum
Cara, é incrível de mais pqp. Adoro sua opinião sobre
Pausei o vídeo em 17:04 para comentar: o Igor pagava de esperto por conta do monarco ser acelerado demais, agora ele tá solto e com a pista livre.
Muito bom o corte, Lulu.
alguem: o governo [...]
igor:'Mas você confia?!🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔!
Os caras tratam bilionário igual fã de
Kpop trata os "Ídols" kkkkkkk
Eduardo Marinho e Ferrez na mesma conversa. Como eu queria participar dessa conversa.
Eu tenho um Tio e uma Tia que são os maiores defensores de Bilionários, eles já brigaram comigo pra defender bilionário no churrasco de aniversário do meu pai kakakakakka os dois são trabalhadores e mamam um bilionário como ninguém, eles são do tipo que acham que vão conseguir virar bilionários um dia pq eles trabalham e investem kakakakakakaka
Deve achar q bilionario é igual deus, que vai descer do ceu e te dar rios de dinheiro por defender eles kkkk
A confusão aí é absurda, o Igor fala que a maioria é de esquerda pq ele acha que o partido democrata dos EUA é de esquerda.
Eduardo Marinho é um ser humano que muito me orgulha.
O Luide quebrando em 16:43 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O Eduardo Marinho é gigaaaante!❤
23:59 Não precisamos de Estado. Abaixo o Estado!
00:00 Os bilionários/oligopólios trazem o desenvolvimento econômico aos países. Precisamos deles!
Eu olho pro Elon Musk e me pergunto porque o meu pai não tinha minas de esmeralda. É isso só.
“Quando você comprar um tesla vai vir tocando essa musica” KKKKKKKKKKK
Sobre organização, o Emicida cantou lá no longínquo ano de 2009, "organização faz os tubarão temer as tilápia". Vamos vencer, camaradas.
Kkkkkkkkk
se vc dar uma pequena olhada na história as revoluções sempre partiram de forma espontanea de algum grupo. E não foi só dos que estavam do lado do capital. Abs
O ponto de partida certamente, mas em toda "corrida" você precisa entender que caminho usar para chegar na linha final, isso é a teoria.
O Eduardo Marinho tem ótimas tiradas e um pensamento que parece que encontra a esquerda radical, mas me irrita a agressividade dele quando se fala do campo intelectual e das universidades. Aos 23:13 ele se pergunta "porque que não se estuda a origem da miséria, mano? com tanta universidade, com tanto universitário, porque que a existência da miséria não é tema central? não incomoda?". Uma crítica além da conta às universidades, pesquisadores, professores e estudantes que é bem comum nos discursos dele.
VEI isso me dá raiva em tantos níveis diferentes porque o marxismo por exemplo é um claríssimo exemplo de estudo profundo das origens da miséria na história humana e inclusive em nosso tempo, e que inclusive oferece ferramentas de combate ao que origina a miséria, e no fundo mesmo o estudo histórico pra além do marxismo empreende um esforço monumental pra dar cabo das questões em torno da pobreza, e quando ele diz o que ele diz, parece que só ele, o cara da rua, é que manja. Eduardo Marinho tem um bom canto de sereia, faz um trabalho de propaganda e reflexão interessante, mas ao meu ver é caricatura de um anarquismo muito difuso e romântico. Não mobiliza muito além da reflexão e do chamado à espiritualidade de forma vaga, ouvir ele falar é como ler um conto de Galeano e achar legalzinho.
Terminei de ver o vídeo e a defesa do espontaneísmo, da vanguarda de "exceções" (que?) e o antipartidarismo do Eduardo é algo que me orgulha ver o Luide reagindo contra, pelo visto as leituras de Lênin estão em dia hahahaha
mano, a glr n quer saber dos discursos da esquerda, pq a muitas nuances, ngm quer saber de nuances, a glr quer algo mastigado e simples. por isso o discurso da direita é mais facilmente propaganda.
Kkkkkkk nuance pra caralho mesmo, farinha do mesmo saco, retroalimentação do capitalismo opressor e do comunismo fracassado.
@@JulioCesar1_ quem n alimenta o capitalismo vivendo nele?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tu tá confundido real os lado ae meu parceiro
De fato
@@juanferreiramoreira268 mano o Lula sobe no bagulho fala de 80 mil coisas ao mesmo tempo, a galera da direita é "os comunistas vao nos matar e comem criança"
Pô sei q não tem nada a ver com o foco da stream mas o Luide podia fazer react de um corte desse podcast "Ferrez sendo sincero com o Igor". O Ferrez explica pq ele ficou nos estúdios Flow msm dps de tudo q aconteceu e ele fala do lado humanitário do Igor, é um papo interessante.
Dá pra ver que o Igor é tão descolado da realidade quanto o Monark, ele só expressa menos suas opiniões mais polêmicas e se conduz de um modo mais político. Fora isso, é a cara do direitinha rico kkkk
Gente, o Marinho dá de lavada no professor. Desmonta a construção da pergunta bonito. A pergunta cabulosa, refeita de diversas formas, como uma pegadinha. O pensamento do Igor é de dar medo. Pra quem morou na rua, por anos, o Marinho deu um show de informação, e o Ferréz se garantiu. Meu deus, temos que ter visão empresarial? Acorda, Igor.
o nome dele é marinho? eu tô tentando achar mais coisa dele pq eu gosto dele
de boa já achei!!
@@helena-wm4nl Eduardo Marinho
O cara falou de "política sem partido", acredito que naquele viés de conscientização popular, de escuta do povo mesmo. A visão ideal de sociedade dele, pelo que eu entendi é a coisa da escuta do povo conciente e politizado. E a questão da exceção é um olhar mais atual, no sentido justamente de existirem coletivos trabalhando nas comunidades hoje, tipo os entregadores anti-facistas, que tem como voz e idealizador o Paulo Galo. Não é que ele seja excessão por essência, mas ele tá se movimentando de um jeito menos conformista que a maioria, isso é um fato. Tipo, pra o que temos hoje é uma excessão, não nessa visão do indivíduo burgues de excessão, mas numa visão de pressão da realidade de hoje. Eu entendi assim, pelo menos.
23:59 "Você confia no governo?"
00:00 "Mas você não pode falar mal do Elon Musk"
Parei :P
QUE CORTE FODAAAAAAAAAA
Parabéns Luide fico muito feliz pelo seu sucesso
Eu acho legal o debate, mas falam muito de retirar consciência política e estão deturpando a fala, nunca foi dito q não se deve organizar e sim não organizar através de partidos políticos q só reproduzem o modo dominante e fortalece um sistema. Organizar os trabalhadores tem q ser coletivo e sindical, não partidário sim. Afinal, olhem o processo histórico de partidos ditos trabalhadores.
nunca vi o joel do the last of us tão lúcido. grande homem!
Os partidos são necessários e relevantes para a ação. MAS não fazemos política somente pelas vias partidárias (institucionalizadas), penso que foi isso que o Marinho e o Ferrez quiseram dizer. E concordo com eles. Meu trabalho como professor é altamente político. E não faço parte de nenhum partido.
pois é, eu entendi que não da pra ter mudança socialpor vias institucionais sem pressão social vindo da população.
Igor defendendo a direita a todo momento
Luide defendendo a esquerda a todo momento
Ou seja, FODA-SE????
E o povo tomando no centro a todo momento.
@@acx1298 Só que o Luide se assume de esquerda, já o Igor...
Igor tbm questiona a direita tbm ue. Tudo que não seja 100% de esquerda vcs condenam, pqp.
28:47 que mundo perfeito é esse que tu vive, luide? Logico que existe exceções nas universidades, mano!
24:28 essas comissões eu vejo acontecendo. Só que quem tem condição pra isso são majoritariamente os de direita.
Eles têm tempo pra fiscalizar, afinal, seu tempo não é todo sugado para própria sobrevivência
Falou a palavra chave do nosso século: "TEMPO".
Quem são aquelas pessoas que tem "disponibilidade" de sobra pra fazer essas movimentação das bases?
A super exploração da precarização do trabalho pelo neoliberalismo faz o trabalhador estar extenuado 99,9 % de seu tempo, e tudo o que ele consegue pensar é: "preciso dormir, preciso descansar um mínimo" pra aguentar o dia seguinte.
Fascismo é consequência de neoliberalismo porque este é extremamente eficaz em despolitização, e consequentemente desmobilizante.
A galera que tem esse tempo pra se radicalizar "estudando", lendo, participando de várias atividades de esquerda radical é um pessoal que na sua história de vida tbm não deixou de ter algum tipo de privilégio, o de tempo de sobra pra se tornar "politizado".
Complicado.
O que falta é consciência de classe!
Esse Igor 3k é o típico liberal q não sabe o q é liberalismo.
Exato, mas pelo menos ele é educado e não fica td hr falando "eu discordo, eu discordo.
Ele fala direto q ele não entende nada de política, tanto q nesse podcast ele ficou 80% do tempo só ouvindo. Acho q as pessoas pegam um pouco pesado com ele, diferente do Monark ele sabe ouvir pelo menos, embora tenha 0 noção das questões políticas.
Esse pessoal igual ao Igor, querem se fazer de centro, de isentão, de pessoas racionais, que seguem a lógica, mas são todos de direita. Pior, eles não aceitam essa posição e não acreditam que pertencem a ela. Isso é por conta da ignorância deles, entretanto o Igor é um cara que já conversou com tanta gente e até agora não aprendeu a diferenciar esquerda de direita, progressista de socialista e etc. Minha dúvida é se ele é ignorante de verdade ou se faz.
O que eu entendi luidi. Os caras como Ferrez e o Eduardo acreditam numa espécie de meritocracia não aquela padrão que conhecemos. Por isso eles rejeitam os políticos os acadêmicos... Acho bonito porque parte da luta tem que partir do empoderamento mesmo de cada um. E de certa forma eles estão se organizando, mas não querem se unir aos que hoje estão ao lado deles no caso de alguns políticos, acadêmicos ou partidos, etc. Eles querem vencer criando o próprio movimento deles. E acho que no fundo é o que você diz. E ai? Quando tiverem vencido. Terá sido uma vitória popular. Ou serão só mais uma instituição/corporação movimentando o sistema que quer a destruição deles? É a luta que o galo de luta apertou o pause. Ofereceram pra ele a oportunidade de criar um aplicativo tipo ifood e ele rejeitou. Realmente é uma questão complexa. E eles tem o ponto deles. Porque os que eles consideram irmãos são os que estão lá na comunidade e não eu que estou aqui digitando esse textão no youtube.
Só uma pessoa no mundo da Lua para falar que a internet é de esquerda.
Ridículo.
Os canais de gamers, onde que é maioria de esquerda, por exemplo?
Tá louco.
Esse cara não é o Joel do The last of us ?
Sobre a fala do Marinho de sem partido, eu concordo que seja despolitizante, mas uma coisa muito útil ele disse: A política dos partidos tem que ser debatida nas comunidades, é isso que os partidos de esquerda radical fazem com seus coletivos
O mais engraçado é o final q o luide diz sobre a organização e é anti espontâneo! Aí o ferrez deixa ele quietinho 😂😂😂
Eu acho que Luide não entendeu o que eles quiseram dizer sobre "acabar com partido político". Eu entendi diferentemente dele. Basicamente é pra se fomentar uma vanguarda, uma consciência social, fazer o povo mais politizado (e não filiado de partido necessariamente), não pra se inserir no sistema que está aí (política partidária, burguesia financiando campanha, fundo partidário que beneficia quem já está no poder, etc), mas pra mudar drasticamente este paradigma como um todo. O povo não precisa depender do PT, do PSOL e partidos afins pra se engajar e nem é preciso que haja uniformidade no pensamento (existem divergências na esquerda dita como "radical", mas todas as vertentes tem um objetivo comum que é a emancipação do trabalhador). Se o povo perceber que está sendo explorado e que ele mesmo é o único que detém potencial para mudar qualquer panorama social, já era, caixão e vela preta pra essa sociedade burguesa.
Luide, tem propaganda do Bozo nos vídeos aqui no canal!
Toda vez que o igor ou o monark fala dados... Eu pediria para mostra ...
O absurdo começa quando se fala de esquerda nos EUA.
Lá no máximo são conservadores x progressistas, mas tudo no espectro da direita. Esse papo de chamar direita progressista de esquerda é típico de extrema direita que acha que só essa visão limitada e retrógrada é a certa.
nem progressistas, conservadores x liberais - ou seja basicamente a mesma coisa. "não há nada mais liberal que um conservador no poder"
Tenho medo de falar mal do Elon Musk e aparecerem o Space Today e o Cardoso pra bater em mim
Como Serge Latouche já falou: "um crescimento infinito é incompatível com um mundo finito. Quem acredita nisso ou é louco ou é economista". Dinheiro é recurso, a maioria não enxerga isso.
Valor é definido pela percepção das partes envolvidas. Nenhuma bolsa de valores, banco central e etc tem lastro real mais (grana a partir de valor percebido e bens materiais). Entao sim, se nossa raça continuar infinitamente, o crescimento pode ser infinito.
Nunca veremos isso mas é possível
@@INCONFORMADOX KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@INCONFORMADOX moeda pela moeda n significa nada, no fim das contas você precisa de algum produto pra todo aquele dinheiro fazer sentido.
O crescimento pode até ser infinito, mas a aplicação dele na realidade sempre vai ser limitada.
@@INCONFORMADOX Seguindo sua lógica se eu "imprimir dinheiro" a lá caralho eu vou ter um crescimento infinito porque eu teria mais "milhões teóricos" kkkkkkkk. Não importa o quanto você diga que uma pedra preciosa por exemplo vale, ela continua sendo uma pedra só e existe um número limitado delas no planeta, no fim é melhor a pedra do que o dinheiro, e aí todo esse dinheiro especulativo e sem lastro não serve de nada porque uma hora todas as pedras ( recursos) acabam, e aí não tem crescimento REAL.
@@pedrohenoc produtos intangíveis não precisam de nada físico (lastro) para obter valor. É a pura percepção, pura demanda X oferta desse bem, seu impacto na sociedade e na cultura, etc.
Nenhuma empresa da bolsa, se vendesse 100% de seus ativos, teria seu valor determinado no mercado de volta. Pq a MARCA e sua INFLUÊNCIA, intangíveis, valem mais.
Disse tudo aí no final
Os caras falam que deve inchar o governo, mas não deve confiar nele, mano kk???
Eles não disseram que ficaria cada um por si, e que não vai ter organização.. poxa luide