Que mão na roda! Obrigado! Isto vai me ajudar muito no trabalho, pois minha empresa não usa SQL, nem POwer BI e nem os Suplementos do Excel ( Query, Pivot) e não sabia que as Tabelas Dinamicas tem este recurso. Parabéns pela aula.
Adriano, meus parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor, porém tenho um caso específico que não estou sabendo como resolver. Tenho duas tabelas, a primeira na qual tenho os dados de clientes segmentados por mês e origem e a segunda que me traz os dados de investimento em cada fonte de origem também segmentados por mês, sendo assim a chave primária que deveria estar na segunda tabela acaba se repetindo e se tornando uma chave estrangeira. Como eu poderia fazer a relação das tabelas nesse caso? Desde já muito obrigado.
Adriano boa noite, parabéns pelo excelente material. Minha grande dúvida seria na alimentação diária da tabela pedidos. Eu precisaria decorar o código das regiões??? se fossem dezenas de regiões??? teria alguma função que eu pesquisasse pela descrição da região e armazenasse apenas o código dessa? uma drop down list por ex.?
Adriano excelente explicação, mas como fazer essa relação entre tabelas quando a chave é a estrangeira em ambas as bases de dados. Tenho esse problema para resolver e apresentar no trabalho. As minhas correlação é o ano e os meses. Help !!!!
Olá Michela. Não sei como está estruturado seu modelo, mas não aconselho criar este tipo de relação. 2 chaves estrangeiras caracterizam um relacionamento muitos para muitos. Nestes casos o ideal é dividir o relacionamento, criando uma terceira tabela.
Oi obrigado pela dica, a cada dia aprendendo mais!! :) Com essa ação de criar o relacionamento das tabelas separadamente (ao invés de criar formulas "Procv", eu consigo um ganho de performance no processamento das informações e o arquivo fica menor? Valeu!!
Olá Adriano , Tudo bem ??? Excelente essa Aula sobre relacionamento entre Tabelas , eu considero uma aula de extrema importância porque hoje em dia trabalhamos com muitos dados e esse relacionamento entre tabelas otimiza muito essas informações além de conseguir agrupar diversas informações em apenas 1 relatório. Apenas uma duvida para versões de 2013 ou anteriores as datas tem que ser agrupadas basicamente manualmente ao contrario da versão 2016 que já faz esse agrupamento de datas automaticamente. Posso estar enganado tenho a versão 2013 e acho por causa do relacionamento a opção agrupar fica oculta , pelo menos na versão que eu tenho aconteceu isso. Mais uma vez Adriano , Obrigado pela sua Atenção e por colocar no You tube mais uma aula de Excelente Conteúdo. ; )
Olá Anderson, muito obrigado pelo comentário. Tabela Dinâmica é assunto bem importante e faz exatamente o que você falou: otimiza bastante o trabalho. Em relação à sua dúvida, não testei no 2013, mas acredito que não seja por causa do relacionamento. Dá uma olhada se tem alguma célula vazia na coluna de datas, já vi isso acontecer por causa de células vazias. Abraço.
Oi Adriano, boa noite! Para eu relacionar 3 planilhas, devo fazer da mesma forma? Tenho que relacionar os números de uma planilha de pedidos com uma planilha de cortes de produtos fabricados usando a tabela dinâmica.
Olá Claudinha. Sim, você pode relacionar 3 planilhas. Porém, dependendo da complexidade das relações, você terá que usar um modelo de dados com o PowerPivot. Abraço! #apcursos
Boa noite! Estou revendo seus vídeos para relembrar. Esse relacionamento para tabela dinâmica funciona com arquivos separados ou só podem estar na mesma pasta de trabalho? Obrigada!
Olá Verônica. Este método, só com tabelas na mesma pasta de trabalho. Se você tiver as informações em arquivos separados, junte-as usando o PowerQuery. Abraço.
Excelente dica! No meu caso, tenho uma planilha por cargos e na outra cada cargo equivale uma pontuação. Sem utlizar o "Procv" como eu faço para que a pontuação (sem somar) seja atribuida para o cargo? Muito Obrigada!
Olá Patrícia. Sem usar o "Procv", você precisa criar uma coluna chave (por exemplo, código do cargo), para que seja possível relacionar os dados. Abraço!
Olá Juan. Este recurso está disponível a partir da versão 2016 do Excel. O agrupamento é feito automaticamente. Se sua versão for anterior à 2016, tem que fazer manual. Na guia Analisar > Agrupar. Abraço!
Olá Lais, obrigado pelo comentário. É possível, porém se for algo mais complexo, te aconselho a usar o modelo de dados do PowerPivot. Abraço! #apcursos
Olá! Fiz a relação mas aparece a seguinte mensagem: "Ambas as colunas selecionadas contêm valores duplicados. Pelo menos uma das colunas selecionadas deve conter apenas valores exclusivos para criar uma relação entre as tabelas". O que estou errando?
@@AdrianoPataro A tabela que você vai buscar o valor deve ser de valores únicos(não se repetem) pois ela serve de índice de busca, Um exemplo de problema é uma chave de busca ser CPF, não podem existir dois CPF iguais na tabela de busca, pois isso quer dizer que duas pessoas diferentes tem o mesmo CPF(que no caso é impossível pois isso é uma chave única por pessoa)
Olá V. Tem que dá uma olhada nas configurações, porque o campo calculado funciona normalmente. Um detalhe: se você quer calcular média do valor, altere a configuração do campo de valor, não precisa criar campo calculado. Abraço!
Olá Adriano Pataro... Antes tarde do que nuca... a última semana foi muito corrida, mas não posso deixar de prestigiar o seu trabalho. Cometo um grande erro ao se trabalhar com Excel, raramente utilizo as tabelas dinâmicas, a propósito tenho uma certa resistente ao se trabalhar com a mesma, sempre desenvolvo as funções para que dê conta do recado, todavia, terei que deixar essa resistência de lado, pois, conforme demostrado, os relacionamentos das tabelas principalmente quando trabalhados com access ou os renomeados PowerBI, o recurso de vínculo do Excel com estes programas externos é sempre na utilização das tabelas Dinâmicas. Gostei muito desse treinamento irei refazê-lo posteriormente para sua melhor assimilar o conteúdo tratado. Só uma dúvida, que surgiu ao assistir esta sua aula, é possível fazer relacionamentos no Excel com planilha estejam em outras pastas de trabalho e fechadas? Grato, Marcelo Adriano
Olá Marcelo Adriano, obrigado pelo comentário. Para este recurso, não é possível usar pastas de trabalho diferentes. Se este for o caso, recomendo que junte os arquivos em só por meio do Power Query e depois crie a tabela dinâmica. Abraço.
olá Adriano, boa noite! você tem algum material/vídeo que tenha referência com essa indicação (Relacionamento Entre Planilhas). Estou precisando de algum material com essa referência. Por não conhecer o Excel, penso que receba outro nome do MENCIONADO por mim, "RELACIONAMENTO ENTRE PLANILHAS". no trabalho, tem pedido. usam muito o Excel para extrair dados de planilhas. DESDE JÁ GRATO POR DISPONIBILIZAR SEU TEMPO GENEROSO E CONHECIMENTOS. ESPERO QUE VEJA MEU COMENTÁRIO E AGUARDO ANSIOSO SUA AJUDA. SAÚDE IRMÃO!!!
Olá Julho. Este tipo de relacionamento é diferente de relacionar planilhas. Aqui o conceito é mais sobre modelo de dados (muito usado no access). Você pode fazer fórmulas entre planilhas, consolidação, tabela dinâmica etc. Existe uma infinidade de recursos que podem ser usados para relacionar/concatenar/agrupar planilhas. É interessante que você saiba qual é o objetivo, o resultado final, e assim poderá usar o recurso correto. Qualquer dúvida entre em contato. Abraço.
Oi Lisandra. Provavelmente é a versão do Excel. Se não aparece a opção é porque não tem este recurso. A versão que uso na aula é do Office 365. Abraço!
Adriano querido veja se pode me ajudar!? Não estou conseguindo agrupar as datas de jeito nenhum. Não é a primeira vez que isso acontece. Meu office é 2013 então não vem agrupado, a questão é que estou seguindo o roteiro de selecionar a data e clicar com o botão direito e agrupar ou ir em analise e agrupar, mas essas opções estão inativas. Nas outras aulas suas eu conseguir fazer certinho, mas nessa realmente não está dando certo. Você imagina o que pode estar acontecendo ou o que eu estou fazendo de errado? Muito obrigada!
Olá Verônica. Dá uma olha se a célula selecionada é uma das datas e não o título da coluna. Certifique-se também de apenas clicar em uma célula que contenha data e não selecionar um intervalo. Abraço.
Vou dar uma olhada na configuração de data. Esta no formato de data, mas vai que tem algo diferente na planilha um espaço por exemplo. Estou clicando no lugar certo, nas outras planilhas eu conseguir. Deve ser algo com o formato mesmo. Muito obrigada!
Verônica Leite Pode estar formatado como data e na verdade ser texto. Verifique com a fórmula ÉNUM (suacelula) se te retorna FALSO. Se retornar falso ppde ser o motivo. A tabela não vai entender como data e não vai agrupar
Oi Adriano, td bem? bem simples sua apresentação, agora uma dúvida... trabalhar com tabelas reduz o tamanho das planilhas? pergunto isso pois tenho uma quantidade considerável de dados, mais de 34. mil linhas na minha maior base.
Olá Simone, obrigado pelo comentário. A Tabela não reduz o tamanho das planilhas, ela é uma ferramenta poderosa de análise e que, neste caso usei para simplificar um processo de busca de informações entre planilhas. Você pode usar para suas planilhas, porém se tiver problemas de desempenho (devido a grande quantidade de linhas) sugiro o uso da Tabela Dinâmica dentro do PowerPivot (ferramenta de BI do Excel). Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraço.
Olá Adriano Pataro Tomei a liberdade de lhe pedir uma ajuda em VBA, pois estou com uma ideia, em uma das minhas planilhas "Diário de Notas". Desenvolvi através de uma macro relativa, mas alcancei um exito parcial, faltando um detalhe que não consigo resolver. Posso lhe encaminhar um e-mail explicativo sobre a minha dúvida? Sobre esta vídeo aula irei escrever minhas considerações mais a adiante... Grato, No aguardo, Marcelo Adriano
Obrigada por compartilhar seu conhecimento de uma maneira simples e clara. Você è um excelente profissional.
Obrigado Adriana!
Que mão na roda! Obrigado! Isto vai me ajudar muito no trabalho, pois minha empresa não usa SQL, nem POwer BI e nem os Suplementos do Excel ( Query, Pivot) e não sabia que as Tabelas Dinamicas tem este recurso. Parabéns pela aula.
Valeu Anderson, que bom que aula lhe ajudou. Abraço!
Excelente. Gostaria de mais aulas sobre relacionamentos entre tabelas
muito foda, ja vai me ajudar no trabalho usar essa função que eu desconhecia, valeu demais.
Olá Dacio, obrigado pelo comentário. Que bom que a aula lhe ajudou. Abraço!
Estou sempre aprendendo coisas novas,mais uma que eu não sabia! muito bom Adriano
amigo, obrigado! sua aula foi muito boa abordou com propriedade o conteúdo.
Olá Adriano, obrigado pelo comentário. Abraço!
Adriano, excelente explicação! Show!!
Olá Andreia, obrigado pelo comentário. Grande abraço e bons estudos!
ÓTIMA FERRAMENTA!
Olá Pri, obrigado pelo comentário. Abraço! #apcursos
Muito obrigado pela explicação, Adriano! O mais interessante é que a chave pode ser texto também!
Exatamente!
Mestre Adriano, dica sensacional
Olá Carlos, obrigado pelo comentário. Grande abraço.
Parabéns mais uma vez Pataro. Excelente conteúdo.
Olá Carlos, obrigado pelo comentário. Abraço.
Que show
Adriano, meus parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor, porém tenho um caso específico que não estou sabendo como resolver. Tenho duas tabelas, a primeira na qual tenho os dados de clientes segmentados por mês e origem e a segunda que me traz os dados de investimento em cada fonte de origem também segmentados por mês, sendo assim a chave primária que deveria estar na segunda tabela acaba se repetindo e se tornando uma chave estrangeira. Como eu poderia fazer a relação das tabelas nesse caso? Desde já muito obrigado.
Adriano boa noite, parabéns pelo excelente material. Minha grande dúvida seria na alimentação diária da tabela pedidos. Eu precisaria decorar o código das regiões??? se fossem dezenas de regiões??? teria alguma função que eu pesquisasse pela descrição da região e armazenasse apenas o código dessa? uma drop down list por ex.?
Adriano excelente explicação, mas como fazer essa relação entre tabelas quando a chave é a estrangeira em ambas as bases de dados. Tenho esse problema para resolver e apresentar no trabalho. As minhas correlação é o ano e os meses. Help !!!!
Olá Michela. Não sei como está estruturado seu modelo, mas não aconselho criar este tipo de relação. 2 chaves estrangeiras caracterizam um relacionamento muitos para muitos. Nestes casos o ideal é dividir o relacionamento, criando uma terceira tabela.
Bom dia Adriano. Quando temos valores duplicados e nao conseguimos fazer a relação. Existe alguma alternativa?
Olá Fui Gostei Travel. Neste caso te aconselho a criar uma coluna chave com valores exclusivos. Isto é essencial para o relacionamento. Abraço!
Oi obrigado pela dica, a cada dia aprendendo mais!! :) Com essa ação de criar o relacionamento das tabelas separadamente (ao invés de criar formulas "Procv", eu consigo um ganho de performance no processamento das informações e o arquivo fica menor? Valeu!!
Olá dirceuamaral100. Que bom, fico feliz que tenha gostado da aula. Exatamente isso, ganho de performance. Abraço!
Olá Adriano , Tudo bem ???
Excelente essa Aula sobre relacionamento entre Tabelas , eu considero uma aula de extrema importância porque hoje em dia trabalhamos com muitos dados e esse relacionamento entre tabelas otimiza muito essas informações além de conseguir agrupar diversas informações em apenas 1 relatório.
Apenas uma duvida para versões de 2013 ou anteriores as datas tem que ser agrupadas basicamente manualmente ao contrario da versão 2016 que já faz esse agrupamento de datas automaticamente.
Posso estar enganado tenho a versão 2013 e acho por causa do relacionamento a opção agrupar fica oculta , pelo menos na versão que eu tenho aconteceu isso.
Mais uma vez Adriano , Obrigado pela sua Atenção e por colocar no You tube mais uma aula de Excelente Conteúdo. ; )
Olá Anderson, muito obrigado pelo comentário. Tabela Dinâmica é assunto bem importante e faz exatamente o que você falou: otimiza bastante o trabalho.
Em relação à sua dúvida, não testei no 2013, mas acredito que não seja por causa do relacionamento. Dá uma olhada se tem alguma célula vazia na coluna de datas, já vi isso acontecer por causa de células vazias. Abraço.
Oi Adriano, boa noite!
Para eu relacionar 3 planilhas, devo fazer da mesma forma? Tenho que relacionar os números de uma planilha de pedidos com uma planilha de cortes de produtos fabricados usando a tabela dinâmica.
Olá Claudinha. Sim, você pode relacionar 3 planilhas. Porém, dependendo da complexidade das relações, você terá que usar um modelo de dados com o PowerPivot.
Abraço! #apcursos
Olá Claudinha. Não tenho, mas dá uma olhada neste canal que tem bastante conteúdo lá sobre PowerPivot:
ruclips.net/channel/UCusu-y_cy_0fXxOwCTmELqw
é possível fazer isso com pastas de trabalho separadas?
Olá yellowsunshine65. É possível, mas você precisa juntar os dados em uma única pasta de trabalho. O Power Query é o indicado para fazer isso.
Boa noite! Estou revendo seus vídeos para relembrar. Esse relacionamento para tabela dinâmica funciona com arquivos separados ou só podem estar na mesma pasta de trabalho? Obrigada!
Olá Verônica. Este método, só com tabelas na mesma pasta de trabalho. Se você tiver as informações em arquivos separados, junte-as usando o PowerQuery. Abraço.
Excelente dica! No meu caso, tenho uma planilha por cargos e na outra cada cargo equivale uma pontuação. Sem utlizar o "Procv" como eu faço para que a pontuação (sem somar) seja atribuida para o cargo? Muito Obrigada!
Olá Patrícia. Sem usar o "Procv", você precisa criar uma coluna chave (por exemplo, código do cargo), para que seja possível relacionar os dados. Abraço!
Muito Obrigada!
Olá adriano, como o excel organizou automaticamente em anos/mes/trimestre e como eu faço isso ?
Olá Juan. Este recurso está disponível a partir da versão 2016 do Excel. O agrupamento é feito automaticamente. Se sua versão for anterior à 2016, tem que fazer manual. Na guia Analisar > Agrupar.
Abraço!
Muito bom, meu amigo!
Mas no caso, eu posso criar uma tabela dinâmica relacionando mais do que duas folhas de dados?
Olá Lais, obrigado pelo comentário. É possível, porém se for algo mais complexo, te aconselho a usar o modelo de dados do PowerPivot.
Abraço! #apcursos
Olá! Fiz a relação mas aparece a seguinte mensagem: "Ambas as colunas selecionadas contêm valores duplicados. Pelo menos uma das colunas selecionadas deve conter apenas valores exclusivos para criar uma relação entre as tabelas". O que estou errando?
Olá Valdecir. Sim, em uma das tabelas precisa de uma coluna com valores exclusivos para criar a relação. É o que chamamos de chave primária.
@@AdrianoPataro A tabela que você vai buscar o valor deve ser de valores únicos(não se repetem) pois ela serve de índice de busca,
Um exemplo de problema é uma chave de busca ser CPF, não podem existir dois CPF iguais na tabela de busca, pois isso quer dizer que duas pessoas diferentes tem o mesmo CPF(que no caso é impossível pois isso é uma chave única por pessoa)
Desculpe, só posso dar um like, mas merece >1000... ✌️ Vlw mesmo, parabéns.
Olá Wellinton, obrigado pelo comentário :)
Abraço! #apcursos
Adriano, me ajuda em um duvida.
Quando crio relação, porque não consigo criar "Campo calculado", por exemplo quero criar uma média.
Olá V. Tem que dá uma olhada nas configurações, porque o campo calculado funciona normalmente. Um detalhe: se você quer calcular média do valor, altere a configuração do campo de valor, não precisa criar campo calculado. Abraço!
show...
Olá Andrade, obrigado pelo comentário. Abraço.
Olá Adriano Pataro...
Antes tarde do que nuca... a última semana foi muito corrida, mas não posso deixar de prestigiar o seu trabalho. Cometo um grande erro ao se trabalhar com Excel, raramente utilizo as tabelas dinâmicas, a propósito tenho uma certa resistente ao se trabalhar com a mesma, sempre desenvolvo as funções para que dê conta do recado, todavia, terei que deixar essa resistência de lado, pois, conforme demostrado, os relacionamentos das tabelas principalmente quando trabalhados com access ou os renomeados PowerBI, o recurso de vínculo do Excel com estes programas externos é sempre na utilização das tabelas Dinâmicas.
Gostei muito desse treinamento irei refazê-lo posteriormente para sua melhor assimilar o conteúdo tratado. Só uma dúvida, que surgiu ao assistir esta sua aula, é possível fazer relacionamentos no Excel com planilha estejam em outras pastas de trabalho e fechadas?
Grato,
Marcelo Adriano
Antes tarde do que NUNCA, impressionante só vejo o erro depois de postá-lo kkkkkkkk
Olá Marcelo Adriano, obrigado pelo comentário. Para este recurso, não é possível usar pastas de trabalho diferentes. Se este for o caso, recomendo que junte os arquivos em só por meio do Power Query e depois crie a tabela dinâmica. Abraço.
olá Adriano, boa noite!
você tem algum material/vídeo que tenha referência com essa indicação (Relacionamento Entre Planilhas).
Estou precisando de algum material com essa referência.
Por não conhecer o Excel, penso que receba outro nome do MENCIONADO por mim, "RELACIONAMENTO ENTRE PLANILHAS".
no trabalho, tem pedido. usam muito o Excel para extrair dados de planilhas.
DESDE JÁ GRATO POR DISPONIBILIZAR SEU TEMPO GENEROSO E CONHECIMENTOS.
ESPERO QUE VEJA MEU COMENTÁRIO E AGUARDO ANSIOSO SUA AJUDA.
SAÚDE IRMÃO!!!
Olá Julho. Este tipo de relacionamento é diferente de relacionar planilhas. Aqui o conceito é mais sobre modelo de dados (muito usado no access).
Você pode fazer fórmulas entre planilhas, consolidação, tabela dinâmica etc. Existe uma infinidade de recursos que podem ser usados para relacionar/concatenar/agrupar planilhas.
É interessante que você saiba qual é o objetivo, o resultado final, e assim poderá usar o recurso correto.
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraço.
Olá, muito bom! Mas não achei no Excel 2007 essa opção de Modelo de dados ao criar a Tab Dinamica... Dá uma ajuda, por favor?
Olá Jonas, obrigado pelo comentário. No 2007 não tem este recurso, foi implementado a partir da versão 2013.
Abraço.
Obrigado pela resposta Adriano, logo no 2007 não consigo unir duas planilhas na Dinamica, correto?
Por esse comando não. Tem até um assistente de tabela dinâmica que junta dados, mas não usando este recurso de modelo de dados.
Adriano, porque minha opção de Criar Relação> Adicionar estes dados ao Modelo de dados, não aparece. Já tentei de tudo. Me ajuda?!!
Oi Lisandra. Provavelmente é a versão do Excel. Se não aparece a opção é porque não tem este recurso. A versão que uso na aula é do Office 365. Abraço!
Adriano querido veja se pode me ajudar!? Não estou conseguindo agrupar as datas de jeito nenhum. Não é a primeira vez que isso acontece. Meu office é 2013 então não vem agrupado, a questão é que estou seguindo o roteiro de selecionar a data e clicar com o botão direito e agrupar ou ir em analise e agrupar, mas essas opções estão inativas. Nas outras aulas suas eu conseguir fazer certinho, mas nessa realmente não está dando certo. Você imagina o que pode estar acontecendo ou o que eu estou fazendo de errado? Muito obrigada!
Olá Verônica. Dá uma olha se a célula selecionada é uma das datas e não o título da coluna. Certifique-se também de apenas clicar em uma célula que contenha data e não selecionar um intervalo.
Abraço.
Vou dar uma olhada na configuração de data. Esta no formato de data, mas vai que tem algo diferente na planilha um espaço por exemplo. Estou clicando no lugar certo, nas outras planilhas eu conseguir. Deve ser algo com o formato mesmo. Muito obrigada!
Verônica Leite Pode estar formatado como data e na verdade ser texto. Verifique com a fórmula ÉNUM (suacelula) se te retorna FALSO. Se retornar falso ppde ser o motivo. A tabela não vai entender como data e não vai agrupar
Oi Adriano, td bem? bem simples sua apresentação, agora uma dúvida... trabalhar com tabelas reduz o tamanho das planilhas? pergunto isso pois tenho uma quantidade considerável de dados, mais de 34. mil linhas na minha maior base.
Olá Simone, obrigado pelo comentário. A Tabela não reduz o tamanho das planilhas, ela é uma ferramenta poderosa de análise e que, neste caso usei para simplificar um processo de busca de informações entre planilhas.
Você pode usar para suas planilhas, porém se tiver problemas de desempenho (devido a grande quantidade de linhas) sugiro o uso da Tabela Dinâmica dentro do PowerPivot (ferramenta de BI do Excel).
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraço.
Legal, vou tentar e te conto.. rs
Olá Adriano Pataro
Tomei a liberdade de lhe pedir uma ajuda em VBA, pois estou com uma ideia, em uma das minhas planilhas "Diário de Notas".
Desenvolvi através de uma macro relativa, mas alcancei um exito parcial, faltando um detalhe que não consigo resolver. Posso lhe encaminhar um e-mail explicativo sobre a minha dúvida?
Sobre esta vídeo aula irei escrever minhas considerações mais a adiante...
Grato,
No aguardo,
Marcelo Adriano
Olá Marcelo Adriano.
Com certeza meu camarada, envie para contato@adrianopataro.com.br. Abraço.
COMO SOMAR VALORES ? PERCEBI Q ESSA FUNÇÃO FICA DESABILITADA
Olá Attos contabilidade. Não entendi, o que você quer somar?