@@LucasAlfare na verdade dá sim. Pesquise por Drogon C++. É um framework mais rápido que Flask ou Fastapi do Python ou qualquer outro em javascript. Usando Qt C++ dá pra construir frontend multiplataforma e com melhor performance que C# ou Java.
Po tive a impressao tb kkk mt ruim, ou pelo menos alguem sem o menor conhecimento tecnico da area, tem muita pesquisa em cuda q e' c99/c++ mais extensoes, por mais que de pra usar triton etc. e quem faz as ferramentas? Pytorch e' um wrapper pro torch q e' 90% C/c++. Os kernels sao mais enrabacao de mosquito ainda em cutlass/cuda/opencl/IL e o kct, cancela o LLVM entao ninguem usa mais assembly mesmo! A verdade e' que pra cada nivel de abstracao que a gente adiciona a gente faz algum tradeoff e com a lei de moore etc. faz sim sentido reavaliar essas premissas... e acho que a maior parte do codigo da era espacial era escrito em ADA imagino. Deve ter sido um modelo 7b sem RAG. Pelo que vejo na real a verdade e' o exato contrario, linguages de mais alto nivel massificadas vao (estao sendo) as primeiras a serem subtituidas. E' so' ver o declinio em vagas de uns anos pra tras de dev JS/python/etc. vs ASM/CUDA/C/C++ eu aposto 2 bala juquinha q o mercado piorou menos pra dev baixo nivel.
O Python para Machine Learning é apenas um “Frontend”, pois as bibliotecas para machine leaning quase todas são escritas em C++ PyTorch - C++ TensorFlow - C++ Numpy - C/C++ E assim vai…
Joven, 3:27, C++ não usa mais calloc, malloc/free para alocação de memória, C++ usa new/delete, malloc é mais pra C, mas dá pra usar ainda em C++. Hoje em dia, C++ tem várias facilidades em containers STL em que a alocação e desalocação é automática, e tem já libs com facilidades para threading, quem escreveu esse artigo está por fora do C++ moderno. C++ 17 suporta até lambdas functions. Eu entendo o ranço das bigtechs e dos devs que não gostam de C/C++ entre outras linguagens compiladas... mas eles precisam entender que phyton não rodaria com facilidade que hoje roda, nos antigos x86 de 30 anos atrás. Eu adoro C/C++, Pascal, assembly x86, mas sei mto bem que essas linguagens tem seus propósitos específicos como construir drivers para hardwares, sistema embutidos etc... No passado, falavam que IA seria em LISP, era uma linguagem interpretada tb e por ser interpretada, os fontes poderia ser auto modificáveis pela própria IA, algo que me levou a pensar o porquê de que linguagens compiladas seriam uma barreira para IA, eu pensava ser o argumento mais forte para se usar linguagens não compiladas...
eu vejo um artigo desses, e parece muito que esse povo nunca visita a página do github das ferramentas que eles usam e dão uma zoiada no gráfico de linguagens. Os caras realmente acham que as bibliotecas de abstrações das abstrações que eles usam foram feitas inteiramente com python. Esses malucos parecem papagaio, é incrível, típico artigo de quem quer ganhar social credit em linkedin.
Cara... uma cois que fico puto quando falam mal do C++, é que porque a galera não aprende a gerenciar uso de memoria? Chamar uma linguagem de "ruim" por não saber usar é foda!
Quando o empregado é incompetente ele xinga as ferramentas Quando o programador é ruim e preguiçoso ele diz ser culpa da linguagem Quando o desenvolvedor de SO tem que fazer trabalho presencial, ele culpa a linguagem por não ter tempo de desenvolver um sistema decente. Sim, farpas ao Windows.
O ponto é que a galera não quer se preocupar com isso... Se já existe alguma ferramenta (linguagem) que o faça por você, com certeza o grande público a utilizará. Isso vai naquela linha de pensamento que é: se preocupar mais com as regras de negócio e menos com coisas estritamente técnicas.
@@RogerioOliveira-iq4fv , até dei like no seu comentário, pois entendo esse ponto de vista. Mas o preço de deixar o sistema fazer isso tem sido aplicações gastando muito mais memória e processamento pra fazer o mesmo que o C++ faz com menos recurso.
Existe threading com C++, foi adicionado a desde o C++ 11, alem disso existe padrões que você usa que evita vazamento de memoria com o RAII, mas, ainda é ensinado C++99 e é onde geralmente o pessoal para, zig é uma linguagem nova ai, mas pode ocorrer vazamento de memoria também. E não vejo o Rust tendo uma curva de aprendizado menor que o C++, muito dos conceitos básicos você precisa ter um conhecimento prévio grande para entender da melhor forma.
Dps de ver o artigo eu pergunto: 1. pra que serve o std::threads? 2. shared e unique ptr são inúteis? 3. Desde quando a Microsoft faz alguma coisa direito e sem bugs(Windows)
@@carlacp8230 Eu não canso de discutir com os arautos da tecnologia que falam milhares de baboseiras sobre threads e não sabem diferenciar entre hardware thread e system thread e insistem em dizer que tem que contar quantos cores o processador tem e usar no máximo esse número de threads!
Não sei quem foi o "Sênior" que escreveu o artigo, mas falar que o c++ é depreciado é doidera, sendo que a maioria das bibliotecas de ML do python são escritas em C/C++.
estou trabalhando com treinamento de ia por algoritmo genético em c++ faz 1 mês, c++ moderno resolve todos esses problemas citados, e meu desenho aumentou 40 mil vezes comparado ao mesmo código em python.
O fato de ser tipado C++ , te dá uma visão bem melhor do que está acontecendo ... Python vc tá sempre se perguntando que porra é aquela variável ou parâmetro ...
@@ricardojlrufino da pra declarar tipagem estatica com :tipo apos o nome da variavel, mas fica bagunçado de qualquer jeito. Hoje mesmo sofri por causa disso, prometi pra mim mesmo que só volto a usar python em projetos com duração menor que 2 dias.
Vocês ja repararam que todo artigo que fala que C++ esta defazada quando você pega a mensagem em si pra reduzir para uma frase que é basicamente "Nos não somos competentes o suficiente para trabalhar com a linguagem"?
Tbm acho ruim, pessoal do python defende dizendo que isso faz o código ficar indentado corretamente. Daí eu pergunto: Você precisa que sua linguagem te force pra que você indente o código?
C++ na minha opinião é uma linguagem muito importante hoje em dia, não é atoa que até novos satélites estão sendo lançados no espaço, um exemplo seria o James Web. A maioria dos bugs feitos em C++, quase sempre é culpa do Dev incompetente que não sabe lidar com uma linguagem de tipagem porque apenas sabe codar em Python. Conclusão: C++ sempre vai ser uma linguagem ativa no mercado, mas em "contra mão" sempre vai ter pessoas incompetentes que vão querer atacar a linguagem por não saber fazer um código organizado.
@@carlacp8230 concordo com você em partes, admito que a contratar Dev Python é muito mais barato do que C++, mas não dá pra negar que C++ é uma linguagem que levaria as IA a outro nível.
Dev Python = Indiano amigo, encontra na esquina e em qualquer barzinho... ou seja sai mais barato a mão de obra.. pq DEV que saiba mesmo C++ já era..kk.. estou falando de DEV que tenha experiência profissional em C++..
Muito legal Montano, temos o Elixir também criado por um brasileiro, que tem libs de ML e tem alguns vídeos por aí de comparação das mesmas tendo desempenho ligeiramente melhor que as do python.
Eu sou um pesquisador ativo da area de IA, e acredite ou não, sim o C++ é utilizado para IA. Não é comumente utilizado para desenvolver os modelos, mas sim para otimizar a inferencia de modelos já treinados. Uma lib muito famosa no meio da IA open-source, se chama llama.cpp. Ela foi escrita em C++, o que já melhora consideravelmente a performance em relação ao python, além disso, suporta os pesos no formato gguf, e consequentemente quantização em diversos tamanhos (a partir de 1 bit), inclusive, existem quantizações em que ele aplica dois tamanhos distintos a depender da estrutura, por exemplo, K,V: q4, Q: q6. Ele permite também execução híbrida, alocando uma parte dos pesos na gpu, e outra parte já cpu.
eu aposto q essa substituição do c++ pelo rust tem aumentado e vai aumentar ainda mais o peso do sistema. Eu lembro no passado quando 256mb de ram era bastante eu fazia de tudo e abria 300 janelas. agora com 16gb to usando 20gb de mnemoria virtual.
"eu aposto q essa substituição do c++ pelo rust tem aumentado e vai aumentar ainda mais o peso do sistema" Nada a ver. Ambas compiladas, ambas sem GC, ambas usando LLVM. O código gerado é bem semelhante.
TUDO que é programado em IA seja hoje, seja 5 anos atrás, é em C/C++ TODAS as bibliotecas Python de IA são escritas em C ou C++ pq precisar ser rápido. Qdo vc roda um Tensorflow, Keras, Numpy, Pytorch ou o que for, 99% do tempo de execução daquele programa simples e pequeno, foi por baixo do capô em muitas milhares de linhas de C ou C++, não naquelas dezenas de linhas de Python. Python é apenas uma camada que facilita conectar tudo isso, praticamente sem perder performance (pq no fundo é C que está sendo executado)e deixando tudo FÁCIL para quem está programando em high level.
Tem que analisar a eficiência pois C++ são bem otimizadas para chegar no código de máquina. Em aplicações de IA com grande modelos exigindo muito processamento, usar linguagens de baixa eficiência leva a ser extremamente lento. Estes estouros de memória no C++ deveria ser analisado e corregido, não acho que seja sem solução.
Gente vou falar para vcs, não sou dev tem hora q os videos aqui parece que tão em grego, fiz engenharia ambiental, só q no meu trampo em áreas contaminadas a gente tem q fazer uns modelos matemáticos para resolver uns problemas e tem coisa q da para usar IA tbm. Na minha área na época q amarravam cão com linguiça começaram a fazer uns calculos simplificados no excel e VBA. Eu na faculdade tive introdução ao C++ e depois aprendi um pouco VBA por conta, aí peguei gosto por fazer alguns códigos, só q migrei pro python pq para eu conseguir fazer o q eu preciso, se tiver q fazer em C++ é o cão chupando manga, sem chances, mas em python dá para fazer. E aí fica o meu relato, agora se alguém quiser dizer q dá para fazer melhor em C++ ou sei lá o que, eu acredito em vc amigo, eu só não consigo. E eu vejo tbm q é difícil passar o modelo matemático para um dev fazer em C++ tanto q a minha empresa comprava software de fora e tinha partes dos cálculos q ou não se aplicavam no contexto brasileiro ou a gente discordava, então eu vou continuar a usar meu pythonzinho. Mas muito obrigado pelas informações.
C e C++ é pra piloto que conhece bem cada detalhe de funcionamento do seu carro e sabe tirar a melhor performance com recursos limitados. Conheci muita gente de IA que veio da matemática, física e estatística, pra essa moçada o que vale é a clareza da linguagem e um compilador esperto q faça o trabalho chato, eles se importam mais com o algoritmo. Nem todo mundo tem a paciência de estudar Arquitetura e Organização de computadores, escrever uns programinhas em ASM, depois em C pra aprender como tudo funciona e fazer um bom uso da memória.
Apertei 5 vezes no like 👍🏽e notei o padrão: Para todo x tal que x pertença aos Inteiros e que x possa ser expresso como: n * 2 onde n é um número qualquer pertencente ao inteiros, nota-se que x + 1 (número ímpar) poderá deixar o like no vídeo. Ou seja, x (par) não deixa o like... Então deixem o like 👍🏽.
A Alphabet demitiu uma carrada de gente (principalmente Python) e está veladamente contratando Dev C++! Sabem porquê? Escalar IA e diminuir a conta de energia! Isso mesmo - a conta de energia da Google está nas alturas!
Na realidade a killer feature do python é ser um wrapper de C++, o numpy q é a base da IA/ML, é feito em Cython q é um transpilador de python para C++.
Nunca entendi muito bem essa birra de uma parte da comunidade com o C++, há muito memory leak por conta de desenvolvedor incompetente mas a culpa é da linguagem?
Falta de conhecimento de quem critica. O próprio rust não é uma bala de prata e muitas soluções que ele implemeta já existiam antes. O borrow checker, por exemplo, já é um conceito que existe no mundo C/C++ há muito tempo
Ou seja, a culpa é do operador. A única coisa que o rust fez foi forçar esses padrões em tempo de compilação. Mas são estratégias que podem muito bem ser aplicadas em C/C++
Claro, o iFood preferir usar Rust ao invés de C++ é birra. O Google soltar um relatório mostrando que diminuiu o memory leak em 30% no Android migrando parte do código para Rust é birra. A Microsoft usar Rust ao invés de C++ é birra. A reescrita do sudo no Linux usando Rust e não C é birra. Não importa o quão bom desenvolvedor você é, você pode ser o novo Alan Turing, você ainda é um ser humano e, como tal, comete erros (aquele que nunca martelou o dedo tentando pregar um prego que atire a primeira pedra). E esses erros podem custar muito caro para as empresas. O problema do C é que ele permite que esses erros passem. Usar Rust é como escrever C++ usando cinto de segurança. Caso o desenvolvedor faça besteira, o compilador está lá para resolver. E se mesmo assim você ainda acha que é tudo culpa de "desenvolvedor incompetente", então, na próxima vez que for trocar a resistência do chuveiro, não desligue o disjuntor. É só você não ser incompetente e não tocar no fio sem querer. Ou, na próxima vez que for levar sua família para passear de carro, não use cinto de segurança nem airbag. É só você não ser um motorista incompetente que tudo ficará bem. C++ é apenas uma ferramenta, assim como Rust. Se amanhã surgir um martelo que não permita que eu acerte meu dedo caso erre o prego, com certeza eu usarei.
A ideia é diminuir a superfície de falha. Se os códigos em questão estão otimizados e sem bugs de memória, você elimina o problema. Isso é muito melhor que pedir pro cientista escrever a estrutura do zero. O cientista usa python, o python usa C porém sem os bugs. Reaproveitamento fantástico de código
Só uma correção: não foram 70% de bug de memoria do c++ e sim 70% de bugs criados por desenvolvedores que fizeram cagada. Um outro ponto importante é que a grande maioria das aplicação que usamos IA hj em dia são assíncronas, ai até tudo bem não usar c++, porem quando se trata de tempo real, maior parte é c/c++ e em coisas simples python.
@@cronnosli Não há um problema nele com a arquitetura assíncrona, somente vai ser mais trabalhoso e nesse caso nao compensa o CxB. O problema está em nao utilizar ele quando se trata de processamento em tempo real (ex: um tesla da vida), nesse tipo de produto ele é muito mais vantajoso.
Esse segundo post foi feito por alguém que parou no tempo né? Os navegadores e windows foram todos escritos em c++ antigo, muita coisa mudou nas novas versões e, pqp, parece q virou modinha falar sobre gerenciamento de memória. Windows rodando em cima do NT e navegadores com código "legado" de seculos atrás, e não querem que de problema kkkkkkkkkkkk Agora se eu ver no post, "é melhor não usar c++ porque devs novos não sabem programar e fazem lambança" ou "não tem gente capacitada o suficiente pra desenvolver em c++", eu entenderia.
Claramente confundiram C com C++ nesse texto Existe quem usa algumas coisas de C++ mas programa em estilo C. É o q chama de C com classes. E tem quem usa C++ de verdade, e não fica usando malloc, calloc nem ponteiros estilo C Acho que como quase nenhuma faculdade ensina C++, mas sim C. As pessoas acham que sabem C++
Ah, claro, você se aventura no mundo das bibliotecas de IA em Python e, surpresa, "todas elas" são apenas interfaces para bibliotecas em C++. Enquanto isso, os gênios da programação estão gerenciando dependências com arquivos txt no Python e criando sistemas com JavaScript com tipagem e logs decentes, se convencendo de que estão na vanguarda da tecnologia. Que época maravilhosa para ser desenvolvedor! 💉💊🩺😷☕
kkkkkk.. e o pior é gente se achando o genio mesmo e "diferenciado" em saber Python..kkk.... e ai ganha menos de 4k.. e é quase o salário de um porteiro.
Galera gosta de hype e de injetar dependências no código. To fazendo scripts em Lua para GTA V e tem muita UI inútil feita em React onde poderia ser feita de formas melhores.
16:20 as maes dos caras que criaram sintaxe baseada em espaco certamente trabalham na zona.... esse teu video claramente pode ser usado como prova; tambem nao entendo a tara pelo uso de editores tipo bloco de notas pra programar, pfvr, nao se odeiem tanto; sem mais, meritissimo;
Eu espero q C++ dure bastante, to aprendendo a linguagem e no meio da jornada querem cancelar, ai é f#da kkk achei esse bend mto complicado, ainda bem que C++ não tem erro de sintaxe por espaços. E po, por causa da falta de um "new" e um "delete" tão cancelando a linguagem, triste demais.
Pode chorar, pode espernear Mas os jogos são feitos em C++ desde 1990 Mesmo dos consoles novos, sinto muito É o mesmo que falar que o PHP está morrendo Ouço isso desde 2003
No fim das contas os caras usam python pra chamar uma biblioteca que por baixo é feita em c++/cuda e usam o python só na parte exploratória (e nem faria sentido perder tempo com ponteiro, tipos, etc. pra fazer algo que é exploratório). Mas no fundo sem o C++ rodando por baixo do tensorflow, não se faz IA.
Essas "toys languages" são muletas para programadores. Se uma pessoa não sabe como funciona uma heap, stack e como alocar memória, não deveria nem estar no mercado programando.
Muita bobagem em um artigo. Usam Python para meio que uma prototipação já que na IA nada é muito consolidado ainda, quando está pronto passam a converter para C++. Por isso as bibliotecas consolidadas para IA são em C++. O Rust tem a vantagem da compilação fácil porque como ela lida com dependências, mas isso é uma vantagem de linguagens novas, mas é interessante o Rust ter desempenho, segurança e trabalhar com bibliotecas como acontece no C#.
Hoje as pessoas usam ferramentas e frameworks ou consomem APIs e acham que estão programando uma IA. Quero ver criar uma deep neural network, implentando o algoritmo de backpropagation do zero, entendendo o papel das derivadas parciais, das funcoes de convolução, da otimização matemática, etc, para ser capaz de inovar nesses algoritmos. Isso sim é programar uma IA
Cara ninguém considera o C++ moderno com suporte coletor de Lixo / Garagem Colector ??? Até conversar sobre C++ moderno com programadores fica chato pq ninguém conhece as novas funcionalidades do C++?? Ninguém acompanha o CppConf ??
Eu tendo que reescrever simplesmente o código inteiro no Julia porque ao invés dele usar uma matriz que já estava instanciada para fazer os cálculos ficava criando e definindo uma atrás da outra e lotando o GC jogando o tempo de processamento de uns 20 minutos para 40 =.=
Quais as limitações do programador ao usar as bibliotecas padrões de Rust. O programa feito com as bibliotecas do Rust podem ser comerciais com código fonte fechado ou tem que sair distribuindo por aí ou botando credito em tudo quanto é canto? Pela linguagem ser mantido por uma empresa sempre fico cabreiro, que da noite pro dia mudem tudo e comecem a cobrar royalties.
Engraçado esses dias eu tentei Python n arrumei nada JavaScript e nada… agr AWK e C++ todo liso. Pra ver como é as coisas o código agr ta insano. Não quebra com anda com 2 linguagem de mais de 30 anso
Eu estava aprendendo sobre c e c++ mas queria garantir que eu usaria ela no futuro.. Alguém pode me indicar uma linguagem (baseado em engenharia de software que é meu objetivo principal)
Lucas, esse hello world foi sequencial? Na documentação diz que “bend run nome-do-arquivo” usa o interpretador do Rust, que neste caso serial sequencial.
correto, no caso eu podria rodar `bend run-c` para ser paralelo... como nao tenho CUDA `bend run-cu` nao rolaria, que eu to afim de testar em um video dedicado.
Ninguém usa C/C++, só todo mundo. Pessoal que idólatra Python e crítica C/C++ provavelmente tá usando 30 biblioteca feitas nessa linguagem, incluindo pra desenvolvimento IA. Python só é usado por comodidade, não por ser especial, pois da pra usa TensorFlow e afins em quase toda linguagem
Como assim C++ não é usado para IA? Existem diversos frameworks em Python e em outras linguagens que ajudam a criar modelos predititivos e generativos, bem como outros modelos de áreas específicas da IA. Porém existem aplicações de dispositivos embarcados que usam e muiiittto algoritmos de IA desenvolvidos em C++. Lembrando também que a maioria desses frameworks trabalham.com Machine Learning, porém IA não se resume a isso. Existem hoje, por exemplo, tecnologias de circuitos integrados, microprocessadores e GPUs com IA embarcada, onde os algoritmos são todos desenvolvidos em C++.
Pessoal tudo fazendo comentários úteis sobre C++ e eu só vim aqui pra falar que cliquei três vezes no like como o Lucas Montano do canal Lucas Montano falou
Não sei porque a galera aqui se preocupa. C++ ainda tem suas vantagens e mesmo quando virar "legado" ainda vai precisar de dev com conhecimento. O próprio Rust foi desenvolvido em c++. 😅
Todo o ecossistema de IA hoje em dia em cima de C/C++ e os caras acham que ninguém usa pq "consomem" APIs em Python KKK
Exato! A Google mandou toda a galera de python embora e está contratando C++, mas ninguém usa! Kkkk
Comentario mais sensato kkkkkkkkk
Só pq não dá pra fazer CRUD com C++ os caras choram, pera, dá sim 😳
Igual quem programa em NodeJS, que é praticamente um wrapper de C++ 🤣
@@LucasAlfare na verdade dá sim. Pesquise por Drogon C++.
É um framework mais rápido que Flask ou Fastapi do Python ou qualquer outro em javascript.
Usando Qt C++ dá pra construir frontend multiplataforma e com melhor performance que C# ou Java.
Chutaria que esse artigo foi todo quase gerado por IA.
É meio dificil de comparar, ainda mais quando o conteudo é muito tecnico
Mas até a IA gosta de C++ kkk
@@carlacp8230Sim
@@carlacp8230 Se pedir pra IA gerar um código sem especificar a linguagem, ele mete um Python
Po tive a impressao tb kkk mt ruim, ou pelo menos alguem sem o menor conhecimento tecnico da area, tem muita pesquisa em cuda q e' c99/c++ mais extensoes, por mais que de pra usar triton etc. e quem faz as ferramentas? Pytorch e' um wrapper pro torch q e' 90% C/c++. Os kernels sao mais enrabacao de mosquito ainda em cutlass/cuda/opencl/IL e o kct, cancela o LLVM entao ninguem usa mais assembly mesmo! A verdade e' que pra cada nivel de abstracao que a gente adiciona a gente faz algum tradeoff e com a lei de moore etc. faz sim sentido reavaliar essas premissas... e acho que a maior parte do codigo da era espacial era escrito em ADA imagino. Deve ter sido um modelo 7b sem RAG. Pelo que vejo na real a verdade e' o exato contrario, linguages de mais alto nivel massificadas vao (estao sendo) as primeiras a serem subtituidas. E' so' ver o declinio em vagas de uns anos pra tras de dev JS/python/etc. vs ASM/CUDA/C/C++ eu aposto 2 bala juquinha q o mercado piorou menos pra dev baixo nivel.
O Python para Machine Learning é apenas um “Frontend”, pois as bibliotecas para machine leaning quase todas são escritas em C++
PyTorch - C++
TensorFlow - C++
Numpy - C/C++
E assim vai…
Cara me irrita demais as pessoas não saberem disso kkkkkkkkkk o python INTEIRO é um front end pra c, c++ e fortran
Pois é, já iria comentar isso.
Eu que programo em python iria escrever exatamente isso...
Pensei o mesmo
@@TheMathues123 Achei q todo mundo soubesse, até pq isso ae se aplica pra basicamente toda linguagem de alto nivel
Joven, 3:27, C++ não usa mais calloc, malloc/free para alocação de memória, C++ usa new/delete, malloc é mais pra C, mas dá pra usar ainda em C++.
Hoje em dia, C++ tem várias facilidades em containers STL em que a alocação e desalocação é automática, e tem já libs com facilidades para threading, quem escreveu esse artigo está por fora do C++ moderno. C++ 17 suporta até lambdas functions.
Eu entendo o ranço das bigtechs e dos devs que não gostam de C/C++ entre outras linguagens compiladas... mas eles precisam entender que phyton não rodaria com facilidade que hoje roda, nos antigos x86 de 30 anos atrás.
Eu adoro C/C++, Pascal, assembly x86, mas sei mto bem que essas linguagens tem seus propósitos específicos como construir drivers para hardwares, sistema embutidos etc...
No passado, falavam que IA seria em LISP, era uma linguagem interpretada tb e por ser interpretada, os fontes poderia ser auto modificáveis pela própria IA, algo que me levou a pensar o porquê de que linguagens compiladas seriam uma barreira para IA, eu pensava ser o argumento mais forte para se usar linguagens não compiladas...
além do próprio new/delete pode usar smart pointers como std::unique_ptr e std::shared_ptr.
Caraca, muito bom seu comentário moça. Obrigado!
Sim, concordo!
Perfeita, as pessoas vivem mencionando questões das primeira versões!
ainda mais que hoje em dia ngm precisa nem usar new/delete. todo mundo usa std::unique_ptr, etc..
eu vejo um artigo desses, e parece muito que esse povo nunca visita a página do github das ferramentas que eles usam e dão uma zoiada no gráfico de linguagens. Os caras realmente acham que as bibliotecas de abstrações das abstrações que eles usam foram feitas inteiramente com python.
Esses malucos parecem papagaio, é incrível, típico artigo de quem quer ganhar social credit em linkedin.
-10 em LinkedIn social credit
Se tudo fosse feito em python, qlq coisa levaria dias pra ser executado.
Os caras nem sabem que muitas bibliotecas para as ferramentas que eles usam em python vem do C e C++ 😂😂
Python é uma interface pra c. A api do C
Cara... uma cois que fico puto quando falam mal do C++, é que porque a galera não aprende a gerenciar uso de memoria? Chamar uma linguagem de "ruim" por não saber usar é foda!
Vardade, esses que falam mal das linguagens são os mesmos que tatuam a logo da linguagem de estimação kkk
Quando o empregado é incompetente ele xinga as ferramentas
Quando o programador é ruim e preguiçoso ele diz ser culpa da linguagem
Quando o desenvolvedor de SO tem que fazer trabalho presencial, ele culpa a linguagem por não ter tempo de desenvolver um sistema decente. Sim, farpas ao Windows.
O ponto é que a galera não quer se preocupar com isso... Se já existe alguma ferramenta (linguagem) que o faça por você, com certeza o grande público a utilizará. Isso vai naquela linha de pensamento que é: se preocupar mais com as regras de negócio e menos com coisas estritamente técnicas.
@@RogerioOliveira-iq4fv "faça por vc" 🤣🤣🤣🤣
@@RogerioOliveira-iq4fv , até dei like no seu comentário, pois entendo esse ponto de vista. Mas o preço de deixar o sistema fazer isso tem sido aplicações gastando muito mais memória e processamento pra fazer o mesmo que o C++ faz com menos recurso.
Existe threading com C++, foi adicionado a desde o C++ 11, alem disso existe padrões que você usa que evita vazamento de memoria com o RAII, mas, ainda é ensinado C++99 e é onde geralmente o pessoal para, zig é uma linguagem nova ai, mas pode ocorrer vazamento de memoria também.
E não vejo o Rust tendo uma curva de aprendizado menor que o C++, muito dos conceitos básicos você precisa ter um conhecimento prévio grande para entender da melhor forma.
E não é como se não existisse a implantação low level fornecida pela libpthread a muito tempo. Parece que o cara nunca ouviu falar de POSIX.
Dps de ver o artigo eu pergunto:
1. pra que serve o std::threads?
2. shared e unique ptr são inúteis?
3. Desde quando a Microsoft faz alguma coisa direito e sem bugs(Windows)
Os smart pointers justamente foram feitos pra evitar memory leak.
C++ não tem suporte pra threads kkkkk é cada uma.
@@carlacp8230 Agora a norma especifica uma máquina hipotética com multiplos threads, deve ter resolvido isso.
@@carlacp8230 Eu não canso de discutir com os arautos da tecnologia que falam milhares de baboseiras sobre threads e não sabem diferenciar entre hardware thread e system thread e insistem em dizer que tem que contar quantos cores o processador tem e usar no máximo esse número de threads!
@@cronnosli std::thread::hardware_concurrency e seus problemas de contagem estarão resolvidos 😂
Não sei quem foi o "Sênior" que escreveu o artigo, mas falar que o c++ é depreciado é doidera, sendo que a maioria das bibliotecas de ML do python são escritas em C/C++.
É do mesmo grupo do carinha que falou que com IA agora não precisa mais de TI.
estou trabalhando com treinamento de ia por algoritmo genético em c++ faz 1 mês, c++ moderno resolve todos esses problemas citados, e meu desenho aumentou 40 mil vezes comparado ao mesmo código em python.
O fato de ser tipado C++ , te dá uma visão bem melhor do que está acontecendo ... Python vc tá sempre se perguntando que porra é aquela variável ou parâmetro ...
@@ricardojlrufino da pra declarar tipagem estatica com :tipo apos o nome da variavel, mas fica bagunçado de qualquer jeito. Hoje mesmo sofri por causa disso, prometi pra mim mesmo que só volto a usar python em projetos com duração menor que 2 dias.
@@saluramos2378 tipagem no python ? Isso funciona em rumtine/debug ?
@@saluramos2378 esquece, tipagem é dinâmica ... Vai ter em rumtine.
C++ é controle total e desempenho máximo, só não ganha de linguagens de mais baixo nível.
Basicamente o problema do C++ é que o programador tem que saber programar 🥲
Vocês ja repararam que todo artigo que fala que C++ esta defazada quando você pega a mensagem em si pra reduzir para uma frase que é basicamente "Nos não somos competentes o suficiente para trabalhar com a linguagem"?
Ja sabemos que quem escreveu esse texto nao sabe nada de C++ por falar que o C++ nao tem suporte a threads .
std::threads: eu não existo 😂
Só eu que acho essas linguagens que não usam colchetes ou algo explicito para delimitar o escopo local uma merda?
Somos dois. Poxa, chaves {} são apenas dois caracteres. Ficar lutando com espaços é triste.
Tbm acho ruim, pessoal do python defende dizendo que isso faz o código ficar indentado corretamente. Daí eu pergunto: Você precisa que sua linguagem te force pra que você indente o código?
Mó trampo para fazer o código, na hora do resultado certo e rodando um vídeo ficou na frente kkkkk
11:12 pq eu ri quando falou do lua no nvim sksksksk
O mundo é escrito em C/C++. Como um post ai abaixo disse, muitas libs feitas pra IA feita para python é feiro em C/C++
Esperando ansioso o resultado do bend aparecer, aí aparece o poup-up do próximo vídeo em cima 😂😂😂
Coloca o poup-up na parte de cima ;)
C++ na minha opinião é uma linguagem muito importante hoje em dia, não é atoa que até novos satélites estão sendo lançados no espaço, um exemplo seria o James Web. A maioria dos bugs feitos em C++, quase sempre é culpa do Dev incompetente que não sabe lidar com uma linguagem de tipagem porque apenas sabe codar em Python. Conclusão: C++ sempre vai ser uma linguagem ativa no mercado, mas em "contra mão" sempre vai ter pessoas incompetentes que vão querer atacar a linguagem por não saber fazer um código organizado.
Sai bem mais barato treinar um monte de deve python do q C++, no fim, tudo é questão de quantidade de mão de obra barata e margens de lucro
@@carlacp8230 concordo com você em partes, admito que a contratar Dev Python é muito mais barato do que C++, mas não dá pra negar que C++ é uma linguagem que levaria as IA a outro nível.
@@saimuelbr Sem dúvida, seria mais eficiente e até mais econômico em termos de gasto de recursos.
Dev Python = Indiano amigo, encontra na esquina e em qualquer barzinho... ou seja sai mais barato a mão de obra.. pq DEV que saiba mesmo C++ já era..kk.. estou falando de DEV que tenha experiência profissional em C++..
Foi o cara da Febraban que escreveu o artigo?
Caraca, o C++ moderno tá dando show, o problema é a verbose extensa, fica de igual com rust com a questão de alocação de memória e etc.
O final: nada a ver, mas valeu ouro.
Muito legal Montano, temos o Elixir também criado por um brasileiro, que tem libs de ML e tem alguns vídeos por aí de comparação das mesmas tendo desempenho ligeiramente melhor que as do python.
Muito choro e pouca informação do artigo. Parabéns, Lucas Topete do canal Lucas Montano 😂😂😂
Cara, teu canal é mt foda. Parabéns
Eu sou um pesquisador ativo da area de IA, e acredite ou não, sim o C++ é utilizado para IA. Não é comumente utilizado para desenvolver os modelos, mas sim para otimizar a inferencia de modelos já treinados. Uma lib muito famosa no meio da IA open-source, se chama llama.cpp. Ela foi escrita em C++, o que já melhora consideravelmente a performance em relação ao python, além disso, suporta os pesos no formato gguf, e consequentemente quantização em diversos tamanhos (a partir de 1 bit), inclusive, existem quantizações em que ele aplica dois tamanhos distintos a depender da estrutura, por exemplo, K,V: q4, Q: q6. Ele permite também execução híbrida, alocando uma parte dos pesos na gpu, e outra parte já cpu.
Como faz pra participar da pirâmide do Rust?
Acredito que os jogos ainda sejam feitos em C++ não? Estou meio por fora dos cenário
É sim, inclusive é um dos motivos pelos quais me interessei por c++
Especulando. A gente tem tanta coisa em C e C++ que acho mais fácil introduzirem as correções e facilidades do que substituí-los.
eu aposto q essa substituição do c++ pelo rust tem aumentado e vai aumentar ainda mais o peso do sistema. Eu lembro no passado quando 256mb de ram era bastante eu fazia de tudo e abria 300 janelas. agora com 16gb to usando 20gb de mnemoria virtual.
"eu aposto q essa substituição do c++ pelo rust tem aumentado e vai aumentar ainda mais o peso do sistema"
Nada a ver. Ambas compiladas, ambas sem GC, ambas usando LLVM. O código gerado é bem semelhante.
@@phrsngx5675 Independente disso o windows tem ficado mais pesado, sem nenhum justificativa pra isso.
TUDO que é programado em IA seja hoje, seja 5 anos atrás, é em C/C++
TODAS as bibliotecas Python de IA são escritas em C ou C++ pq precisar ser rápido.
Qdo vc roda um Tensorflow, Keras, Numpy, Pytorch ou o que for, 99% do tempo de execução daquele programa simples e pequeno, foi por baixo do capô em muitas milhares de linhas de C ou C++, não naquelas dezenas de linhas de Python.
Python é apenas uma camada que facilita conectar tudo isso, praticamente sem perder performance (pq no fundo é C que está sendo executado)e deixando tudo FÁCIL para quem está programando em high level.
Não entendi nada do bend, mas achei muito louco
" LUA !!! crescendo muito!, provavelmente a galera configurando o noevim.. " Kkkk, 😅, lua é massa, bom saber que estão dando valor a ela.
Passei 5 dias configurando o Nvim... No fim das contas me tornei um expert em Lua kkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk vai programar o Nvidia CUDA em py, é?
Tem que analisar a eficiência pois C++ são bem otimizadas para chegar no código de máquina. Em aplicações de IA com grande modelos exigindo muito processamento, usar linguagens de baixa eficiência leva a ser extremamente lento. Estes estouros de memória no C++ deveria ser analisado e corregido, não acho que seja sem solução.
Gente vou falar para vcs, não sou dev tem hora q os videos aqui parece que tão em grego, fiz engenharia ambiental, só q no meu trampo em áreas contaminadas a gente tem q fazer uns modelos matemáticos para resolver uns problemas e tem coisa q da para usar IA tbm. Na minha área na época q amarravam cão com linguiça começaram a fazer uns calculos simplificados no excel e VBA. Eu na faculdade tive introdução ao C++ e depois aprendi um pouco VBA por conta, aí peguei gosto por fazer alguns códigos, só q migrei pro python pq para eu conseguir fazer o q eu preciso, se tiver q fazer em C++ é o cão chupando manga, sem chances, mas em python dá para fazer. E aí fica o meu relato, agora se alguém quiser dizer q dá para fazer melhor em C++ ou sei lá o que, eu acredito em vc amigo, eu só não consigo. E eu vejo tbm q é difícil passar o modelo matemático para um dev fazer em C++ tanto q a minha empresa comprava software de fora e tinha partes dos cálculos q ou não se aplicavam no contexto brasileiro ou a gente discordava, então eu vou continuar a usar meu pythonzinho. Mas muito obrigado pelas informações.
Obrigado por me fazer ficar até o final para ver o resultado e tampar ele com o card de outro video kkkkkkkkk T.T
C e C++ é pra piloto que conhece bem cada detalhe de funcionamento do seu carro e sabe tirar a melhor performance com recursos limitados.
Conheci muita gente de IA que veio da matemática, física e estatística, pra essa moçada o que vale é a clareza da linguagem e um compilador esperto q faça o trabalho chato, eles se importam mais com o algoritmo. Nem todo mundo tem a paciência de estudar Arquitetura e Organização de computadores, escrever uns programinhas em ASM, depois em C pra aprender como tudo funciona e fazer um bom uso da memória.
Acho que metade dessa galera que escreve esses artigos bombaram na faculdade em estrutura de dados e tem alguma PTD.
Eu gostei do vídeo. Não entendo nada de programação e nem sei o que você fez, mas gostei do conteúdo. Parabéns
Lua. Provavelmente a galera configurando o Neovim 😂😅
Apertei 5 vezes no like 👍🏽e notei o padrão: Para todo x tal que x pertença aos Inteiros e que x possa ser expresso como: n * 2 onde n é um número qualquer pertencente ao inteiros, nota-se que x + 1 (número ímpar) poderá deixar o like no vídeo. Ou seja, x (par) não deixa o like... Então deixem o like 👍🏽.
gênio da matemática discreta, toma meu like
A Alphabet demitiu uma carrada de gente (principalmente Python) e está veladamente contratando Dev C++!
Sabem porquê? Escalar IA e diminuir a conta de energia! Isso mesmo - a conta de energia da Google está nas alturas!
engraçado q qnd tu falou "dev c++" eu lembrei logo daquela IDE dinossauro haha
Na realidade a killer feature do python é ser um wrapper de C++, o numpy q é a base da IA/ML, é feito em Cython q é um transpilador de python para C++.
kkkk, valeu pelo video. No começo não entendi nada, e no final parecia que eu estava no começo.
Nunca entendi muito bem essa birra de uma parte da comunidade com o C++, há muito memory leak por conta de desenvolvedor incompetente mas a culpa é da linguagem?
Falta de conhecimento de quem critica. O próprio rust não é uma bala de prata e muitas soluções que ele implemeta já existiam antes. O borrow checker, por exemplo, já é um conceito que existe no mundo C/C++ há muito tempo
Ou seja, a culpa é do operador. A única coisa que o rust fez foi forçar esses padrões em tempo de compilação. Mas são estratégias que podem muito bem ser aplicadas em C/C++
Desde quando a sociedade decidiu que excelência é um padrão tóxico e inatingível, e o mundo deve se curvar às falhas e shortcomings dos indivíduos.
Claro, o iFood preferir usar Rust ao invés de C++ é birra. O Google soltar um relatório mostrando que diminuiu o memory leak em 30% no Android migrando parte do código para Rust é birra. A Microsoft usar Rust ao invés de C++ é birra. A reescrita do sudo no Linux usando Rust e não C é birra.
Não importa o quão bom desenvolvedor você é, você pode ser o novo Alan Turing, você ainda é um ser humano e, como tal, comete erros (aquele que nunca martelou o dedo tentando pregar um prego que atire a primeira pedra). E esses erros podem custar muito caro para as empresas. O problema do C é que ele permite que esses erros passem. Usar Rust é como escrever C++ usando cinto de segurança. Caso o desenvolvedor faça besteira, o compilador está lá para resolver.
E se mesmo assim você ainda acha que é tudo culpa de "desenvolvedor incompetente", então, na próxima vez que for trocar a resistência do chuveiro, não desligue o disjuntor. É só você não ser incompetente e não tocar no fio sem querer. Ou, na próxima vez que for levar sua família para passear de carro, não use cinto de segurança nem airbag. É só você não ser um motorista incompetente que tudo ficará bem. C++ é apenas uma ferramenta, assim como Rust. Se amanhã surgir um martelo que não permita que eu acerte meu dedo caso erre o prego, com certeza eu usarei.
Dão uma britadeira para uma pessoa e ela quebra tudo errado, a culpa é da britadeira?
O mesmo se aplica a linguagem e ao programador.
Matlab é basicamente C++
Tensorflow e numpy foram escritos em C++ kkkkkkk
A maior parte do numpy é escrita em python e c, tem muito pouco de c++
@@rafaelsakatauskas1356 obrigado pela correção!
@@rafaelsakatauskas1356a parte escrita em Python é só interface, não é a implementação da biblioteca em sí
A ideia é diminuir a superfície de falha. Se os códigos em questão estão otimizados e sem bugs de memória, você elimina o problema.
Isso é muito melhor que pedir pro cientista escrever a estrutura do zero.
O cientista usa python, o python usa C porém sem os bugs.
Reaproveitamento fantástico de código
@@rafaelsakatauskas1356 Mas sem o C e C++ não existe Python. Quer rodar ele mesmo num Jython? Não recomendo.
Só uma correção: não foram 70% de bug de memoria do c++ e sim 70% de bugs criados por desenvolvedores que fizeram cagada.
Um outro ponto importante é que a grande maioria das aplicação que usamos IA hj em dia são assíncronas, ai até tudo bem não usar c++, porem quando se trata de tempo real, maior parte é c/c++ e em coisas simples python.
Qual o problema de C++ com arquitetura assíncrona que você enxerga?
@@cronnosli Não há um problema nele com a arquitetura assíncrona, somente vai ser mais trabalhoso e nesse caso nao compensa o CxB. O problema está em nao utilizar ele quando se trata de processamento em tempo real (ex: um tesla da vida), nesse tipo de produto ele é muito mais vantajoso.
Esse segundo post foi feito por alguém que parou no tempo né? Os navegadores e windows foram todos escritos em c++ antigo, muita coisa mudou nas novas versões e, pqp, parece q virou modinha falar sobre gerenciamento de memória.
Windows rodando em cima do NT e navegadores com código "legado" de seculos atrás, e não querem que de problema kkkkkkkkkkkk
Agora se eu ver no post, "é melhor não usar c++ porque devs novos não sabem programar e fazem lambança" ou "não tem gente capacitada o suficiente pra desenvolver em c++", eu entenderia.
Claramente confundiram C com C++ nesse texto
Existe quem usa algumas coisas de C++ mas programa em estilo C. É o q chama de C com classes.
E tem quem usa C++ de verdade, e não fica usando malloc, calloc nem ponteiros estilo C
Acho que como quase nenhuma faculdade ensina C++, mas sim C. As pessoas acham que sabem C++
Ah, claro, você se aventura no mundo das bibliotecas de IA em Python e, surpresa, "todas elas" são apenas interfaces para bibliotecas em C++. Enquanto isso, os gênios da programação estão gerenciando dependências com arquivos txt no Python e criando sistemas com JavaScript com tipagem e logs decentes, se convencendo de que estão na vanguarda da tecnologia. Que época maravilhosa para ser desenvolvedor! 💉💊🩺😷☕
kkkkkk.. e o pior é gente se achando o genio mesmo e "diferenciado" em saber Python..kkk.... e ai ganha menos de 4k.. e é quase o salário de um porteiro.
@@gepetovovo2509 tô imaginando um estagiário chegando na empresa todo pomposo dizendo sou programador python. kkkkk
@@GuilhermeLima-md3ci tem viu amigo e ainda dizem q é melhor q JAVA e contam diversas vantagens.. kk
Boss: Já acabou aquele script?
Lucas: Não, ainda estou "montano".
C++ não é da década de 70, só pra constar. Foi criada em 1983, mesmo ano em que surgiu a Objective-C
Essa treta toda com tab e espaçador me lembra do Cobol kkk
Galera gosta de hype e de injetar dependências no código. To fazendo scripts em Lua para GTA V e tem muita UI inútil feita em React onde poderia ser feita de formas melhores.
16:20
as maes dos caras que criaram sintaxe baseada em espaco certamente trabalham na zona....
esse teu video claramente pode ser usado como prova;
tambem nao entendo a tara pelo uso de editores tipo bloco de notas pra programar, pfvr, nao se odeiem tanto;
sem mais, meritissimo;
Não poderia concordar mais.
sociedade sempre fugindo do difícil e do complicado por preguiça
Eu espero q C++ dure bastante, to aprendendo a linguagem e no meio da jornada querem cancelar, ai é f#da kkk achei esse bend mto complicado, ainda bem que C++ não tem erro de sintaxe por espaços. E po, por causa da falta de um "new" e um "delete" tão cancelando a linguagem, triste demais.
um outra nota, C++ surgiu apenas nos anos 1980, como podem ter sido usado nos anos 1970 ou 1960 ???
C++ é usado em microcontroladores como esp32 e Arduino
Pode chorar, pode espernear
Mas os jogos são feitos em C++ desde 1990
Mesmo dos consoles novos, sinto muito
É o mesmo que falar que o PHP está morrendo
Ouço isso desde 2003
No fim das contas os caras usam python pra chamar uma biblioteca que por baixo é feita em c++/cuda e usam o python só na parte exploratória (e nem faria sentido perder tempo com ponteiro, tipos, etc. pra fazer algo que é exploratório). Mas no fundo sem o C++ rodando por baixo do tensorflow, não se faz IA.
Ué, mas todas as libs de IA utilizadas em Python são desenvolvidas em C/C++ ... vai entender ...
Essas "toys languages" são muletas para programadores. Se uma pessoa não sabe como funciona uma heap, stack e como alocar memória, não deveria nem estar no mercado programando.
Ótimo!
E aí Lucas, qual linguagem que você recomenda para iniciar o aprendizagem de programação?
Se fosse game dev, você usaria.
A verdade é que a IA não consegue aprender a usar c++. Ser humano wins!
Muita bobagem em um artigo. Usam Python para meio que uma prototipação já que na IA nada é muito consolidado ainda, quando está pronto passam a converter para C++. Por isso as bibliotecas consolidadas para IA são em C++.
O Rust tem a vantagem da compilação fácil porque como ela lida com dependências, mas isso é uma vantagem de linguagens novas, mas é interessante o Rust ter desempenho, segurança e trabalhar com bibliotecas como acontece no C#.
É bait. Quase todas as bibliotecas e ferramentas que pessoas usam em linguagens como Python usam muito C/C++ por trás.
Hoje as pessoas usam ferramentas e frameworks ou consomem APIs e acham que estão programando uma IA. Quero ver criar uma deep neural network, implentando o algoritmo de backpropagation do zero, entendendo o papel das derivadas parciais, das funcoes de convolução, da otimização matemática, etc, para ser capaz de inovar nesses algoritmos. Isso sim é programar uma IA
criticam C++ pra uso direto em IA's mas usam Pacotes/Libs em Python feitas em cima de C++ ou Rust... vai entender rsrs
Ué mas quase tudo é C/C++ Assembly de baixo do Phyton?
Cara ninguém considera o C++ moderno com suporte coletor de Lixo / Garagem Colector ??? Até conversar sobre C++ moderno com programadores fica chato pq ninguém conhece as novas funcionalidades do C++?? Ninguém acompanha o CppConf ??
Eu tendo que reescrever simplesmente o código inteiro no Julia porque ao invés dele usar uma matriz que já estava instanciada para fazer os cálculos ficava criando e definindo uma atrás da outra e lotando o GC jogando o tempo de processamento de uns 20 minutos para 40 =.=
Quais as limitações do programador ao usar as bibliotecas padrões de Rust. O programa feito com as bibliotecas do Rust podem ser comerciais com código fonte fechado ou tem que sair distribuindo por aí ou botando credito em tudo quanto é canto? Pela linguagem ser mantido por uma empresa sempre fico cabreiro, que da noite pro dia mudem tudo e comecem a cobrar royalties.
🐶 RRRRRRRReact!
titulo mudou de "Por que C++ não é usado em pesquisas de IA?" para "melhor linguagem para desenvolver IA", será que é click bait ?
mal sabem que esses 70% de erros do windows é mais de imcompetencia da lixosof mesmo kkkkkkkk
Python é o rietiqui do C++ 🎉
Mas o Rust não teve uma polêmica com alguma falha de segurança gravíssima? 😂
Pressione 1 para "Choi"
Legal que quando ele conseguiu executar o código, a sugestão de vídeo apareceu bem em cima e não deu pra ver nada.
Agora sei que não sou louco por ler errado as palavras
Engraçado esses dias eu tentei Python n arrumei nada JavaScript e nada… agr AWK e C++ todo liso. Pra ver como é as coisas o código agr ta insano. Não quebra com anda com 2 linguagem de mais de 30 anso
Porquê sempre que ouço C++ automaticamente oiço C#?
Eu estava aprendendo sobre c e c++ mas queria garantir que eu usaria ela no futuro.. Alguém pode me indicar uma linguagem (baseado em engenharia de software que é meu objetivo principal)
O título ja começa errado. O cara meteu uma retórica kkkkkkkkkkkk. C/C++ são as mais usadas pra IA.
ué mais mas a maioria das bibliotecas do python não é em C
Lucas, esse hello world foi sequencial? Na documentação diz que “bend run nome-do-arquivo” usa o interpretador do Rust, que neste caso serial sequencial.
correto, no caso eu podria rodar `bend run-c` para ser paralelo... como nao tenho CUDA `bend run-cu` nao rolaria, que eu to afim de testar em um video dedicado.
Tenta usar “bend run-c nome-do-arquivo”, que dessa forma vai paralelo.
@@LucasMontano perfeito!
A STL do C++ já tem multithreading desde o C++11
C++ tem suporte a threads desde 1993!
C++11 só introduziu uma abstração do STL para isso!
Ninguém usa C/C++, só todo mundo. Pessoal que idólatra Python e crítica C/C++ provavelmente tá usando 30 biblioteca feitas nessa linguagem, incluindo pra desenvolvimento IA. Python só é usado por comodidade, não por ser especial, pois da pra usa TensorFlow e afins em quase toda linguagem
Como assim C++ não é usado para IA? Existem diversos frameworks em Python e em outras linguagens que ajudam a criar modelos predititivos e generativos, bem como outros modelos de áreas específicas da IA. Porém existem aplicações de dispositivos embarcados que usam e muiiittto algoritmos de IA desenvolvidos em C++. Lembrando também que a maioria desses frameworks trabalham.com Machine Learning, porém IA não se resume a isso. Existem hoje, por exemplo, tecnologias de circuitos integrados, microprocessadores e GPUs com IA embarcada, onde os algoritmos são todos desenvolvidos em C++.
gerenciar memoria com C e C++ é a base da formação da 42, dificil mas aprende bem
Pessoal tudo fazendo comentários úteis sobre C++ e eu só vim aqui pra falar que cliquei três vezes no like como o Lucas Montano do canal Lucas Montano falou
Bend é Javascript, wth? Update: tem um bend que é um superset de javascript, ao instalar procurem bendlang.
Se o salário de desenvolvedores Rust fosse baixo, talvez eles migrassem rapidamente. Acho que vai ser tipo Kotlin com Java: ter conhecimento de ambos.
Não sei porque a galera aqui se preocupa. C++ ainda tem suas vantagens e mesmo quando virar "legado" ainda vai precisar de dev com conhecimento.
O próprio Rust foi desenvolvido em c++. 😅
Falem bem ou falem mal mas falem de mim! C++
Aí vai ver como as bibliotecas de cuda são feitas.....
Acham que é feito em node? Kkkkk
Quem escreveu esse texto estudou moda e tem medo de logaritmos. Sim, logaritmos.