~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): ruclips.net/channel/UCunw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw ~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx ~ SEJA MEMBRO: ruclips.net/user/danielgontijojoin Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q ~ LIVROS SUGERIDOS: - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - Jesus existiu ou não? (Bart Ehrman): amzn.to/3qj7fod - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9 - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Deus não é grande (Christopher Hitchens): amzn.to/32QhyGC - História do ateísmo (Minois): amzn.to/2UHlg0a - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO ~ CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui): www.useciencia.com.br/?parceiro=2516 ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo ~ MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Gostei muito da live! Gostei da parte em que o Vitor fala que ao esperar justiça divina, terceirizamos a justiça. Deixamos de buscar a justiça na terra e nessa vida. Eu sempre pensei sobre isso e verbalizei, mas não fui compreendida e bem recebida. Percebo que essa perspectiva que as religiões trazem de uma vida pós morte ou reencarnações serve de consolo para as pessoas aceitarem suas vidas, mazelas e sofrimentos como se a vida terrena fosse um processo de purificação necessário para um dia se alcançar a vida plena com Deus onde não haverá mais dor e sofrimento. Ou, no caso dos espíritas e budistas, as várias reencarnações seriam formas de evolução e purificação. Chegam a dizer que o que passamos nessa vida é para pagar pecados e erros de vidas passadas. Dizem que várias coisas que estamos passando escolhemos passar antes de reencarnar. Decidi editar para acrescentar que o relato do Vítor e tão sereno! Relato de alguém que se descobriu, se encontrou e ainda reconhece com gratidão tudo de bom que viveu em sua experiência religiosa.
Quant riqueza!! Aprendo e gosto muito de ouvir homens bons, sensatos, inteligentes e que se conhecem. E que tbm falam com amor, respeito ao diferente… obrigada a vcs dois!
As risadas em tom de deboche e depois dizer que é triste viver essa vida dupla sem poder viver algo que é natural, se você não quer viver o catolicismo o que a igreja prega viva no mundo com a sua fé conforme você acredita Agora achar que a igreja tem que mudar pq hoje você acha natural que é complicado.
eu acho bacana ele falar de "viver bem' , "tolerância' mas tratar temas de espiritualidade como tabu... ou seja se a pessoa se encontra como celibatário, inclinado a espiritualidade 'não pode' ! tem que associar a questões sexuais, autoritarismo, vários gatilhos psicológicos e até digamos 'pré'conceituosos! religiosidade sincera existe e logicamente existem pessoas que se identificam com essa religiosidade.
Tb sou ex frade franciscano Conventual, sai da Ordem porque comecei a ter dificuldades da convivência fraterna que é a principal característica para ser frade, qdo vc convive com muitas pessoas juntas nem sempre as coisas serão como você gostaria e os irmãos nem sempre são tão irmãos assim, algumas vezes tinha impressão que mais parecia um Big Brother pois nem todos estão ali movidos pelo mesmo sentimento, alguns buscam se destacar por capricho próprio, outros talvez por medo de sair e construir uma vida nova, afinal na Ordem você tem casa, comida e roupa lavada mas nem sempre você pode fazer o que bem entender, tem horários, regras e muitas vezes acaba tendo que fazer o que não está afim, meu maior medo era ser reprovado e ter que sair da ordem, pois meus votos ainda eram temporários, então eu sabia que qualquer palavra que não fosse bem interpretada isto poderia ocorrer, pois os superiores quem decide, então pensei comigo, vou sair, estudar, me formar e ter uma profissão, pois a Ordem religiosa não é emprego você sai e só leva a experiência de vida, mas financeiramente você sai zerado tendo que começar sem um real, então resolvi fazer isto enquanto jovem, ou ficaria o resto da vida talvez infeliz...é algo a se pensar bem...mas valeu a experiência.
Parabéns, sorte sua ter despertado ainda jovem muitos inclusive um primo meu continua como monge pois tem 50 anos e agora tá tarde pra recomeçar aqui fora
@@liliansilva3418 mas se ele estiver feliz lá então tudo bem né...uma vez um frei me disse que ele não era nem feliz e nem infeliz mas que já estava acostumado com a vida que levava, acho que deve ser assim como um casamento...vai seguindo e pronto!
A melhor live que assisti, sobre religião e agnose foi com o ex Frei Amâncio. Suave, ético, verdadeiro e seguro de suas convicções, sem danificar a imagem de ninguém e de instituições. Respostas sábias convincentes, sem moralizar as escolhas e crenças alheias. Podemos perfeitamente, ler livros, assistir filmes e peças teatrais, ouvir e ver o trabalho de artistas de rua, ir ao circo, ouvir lives sobre todos os temas e dar nosso ponto de vista, de como o nosso olhar e coração sente, sem impor a nossa vontade do certo ou do errado. A frase: se todos gostassem somente do azul o que seria do vermelho, parece uma mensagem tola, porém traduz exatamente a intolerância do outro.
Gostei muito uma conversa franca,clara. Sou católica praticante e intendo os fatos e opiniões que ele expôs. Fez o certo ele foi claro,limpo na sua saída. Muitos continuam se enganando e enganando o próximo.
Eu já sofri muito quando tinha fé, parecia que eu estava cheio de culpas sem ter feito nada ,enquanto via líderes religiosos cheio de unção aprontando todas !Hoje vivo minha ética sem me preocupar com a moral ,
Que conversa incrível! Obrigada Vitor por dividir sua experiência, e parabéns pela coragem de levar uma vida autêntica. Aprendi muito sobre São Francisco e sua ordem e saio daqui mais encantada ainda com essa forma de ver e viver o mundo. E, mais uma vez, o prof. Daniel demonstrando que seu canal é um lugar pra conhecer mais e melhor a pluralidade da experiência humana
Incrível e esclarecedora. Nem tudo q a história conta é literalmente verdade...temos q aprender interpretar os "fatos" relatados do passado, sobretudo nas igrejas
Conheci uns freis na festa de aniversário da minha prima. Minha tia era muito religiosa e sempre dava pouso prós freis e freiras. Eles eram muito legais, novinhos, alegres bebiam muito vinho kkkkk..
As chagas que São Francisco recebeu representa uma profunda identificação de Francisco com Cristo, dizer que as chagas não foram recebidas de Deus é uma forma de diminuir a profunda devoção de Francisco com o Cristo. Dizer que as chagas é consequência da baixa imunidade mediante a contato direto com leprosos não tem lógica, pq as chagas foram muito pontuais no corpo de Francisco.
O mais provável é que o santo tenha somatizado o seu profundo amor a Jesus Crucificado e desejo de se configurar a Ele com as chagas. O surgimento delas no seu corpo é de origem psíquica, o grande milagre foi o imenso amor que Deus infundiu no seu coração
Uma vez vi um padre fazer um comentário q achei muito marcante sobre São Francisco de Assis, segundo ele o mais grandioso da vida de Francisco foi que este homem chamado de santo soube viver a sua humanidade respeitando a humanidade do outro.
Daquilo que eu entendi o convidado não terminou a formação ele desistiu no meio do caminho assim acho estranho chama-lo de ex frade uma vez que ele nunca se tornou um. Mesmo assim achei a entrevista muito interessante e esclarecedora. Admiro muito São Francisco e os franciscanos.
Muito interessante ver as lives das Mulheres que foram ex religiosas, dos ex arautos e ouvir agora esse relato, da pra perceber o contraste entre essas experiências e como as ordens são plurais, algumas mais abertas que as outras....
Vitor adorei te ouvir! Tenho um profundo amor por Francisco de Assis. E olha, ele continua fazendo "milagres"! Passei por uma experiência do Numinoso muito forte. O foco era ele. Resolvi comprar um colar com o Tau e quando coloquei no meu pescoço, uma dor muito desagradável que vinha sentindo há um bom tempo diminuiu drasticamente e em poucos dias sumiu. Pra mim foi uma maravilhosa surpresa porque não havia passado pela minha cabeça que algo assim pudesse acontecer. Realmente há coisas muito além das comprovações científicas!
Esse foi o testemunho de um ex-religioso mais amigável com a religião que eu já vi, mas pelo que sei dos franciscanos, do tempo em que era um católico bastante assíduo, acredito mesmo que haja mais coisas boas, que ruins a serem pontuadas. Mas agora me permita um comentário mais pessoal, com todo o respeito... vendo um garoto bonitão e inteligente destes, só posso dizer que essa pessoa que o "fisgou" fez muito bem. Tava certíssima. 😂
Ótima entrevista a meu ver o voto de castidade é por motivo de dinheiro, herança. A questão sexual para a igreja católica é um imenso tabu principalmente a homossexualidade porquê a igreja prega o sexo com pessoas do mesmo sexo como pecado,e a instituição não admite, vejo a forma como faz vista grossa a isto e de certa forma dá espaço para crimes sexuais conforme temos visto denúncias diversas no mundo, nos últimos anos.
I Corintios 6, 9- 29 - Não vos iludeis, não entrarão no reino dos céus ,os fornicadores,(relação sexual fora do casamento), os idólatras ,os adúlteros ,os efeminados e homossexuais/sodomitas, os avarentos, os bêbados e alcoólatras ,os maldizentes, caluniadores nem trapaceiros, os perversos, injustos, os depravados e os edonitas não herdarão o reino de Deus.
Um prazer poder conhecer mais sobre os franciscanos da nossa contemporaneidade através do Vitor. Obrigada, Vitor! Achei muito interessante sua história de vida e como, dentro ou fora do convento, você mergulhou nos múltiplos aprendizados que lhes surgiram ao longo dos anos. Através do ensino formal, mas tbm do bate papo com pessoas mais velhas, da caridade etc. Seu encantamento e abertura para ouvir as pessoas e acolher a diversidade humana certamente possibilitaram experiências mto enriquecedoras. Como sociedade, precisamos mais do que nunca que os operadores do Direito estejam comprometidos com os valores e princípios que vc tão bem expressa e defende. Parabéns! Tudo de bom pra vc :)
@@vitorsa93 Por coincidência, lembrei ontem mesmo de seu relato inspirador assistindo ao programa do Frei David e Pe. Júlio Lancelotti, no ICL, sobre a Economia de Francisco deste ano 🙂
A Igreja sabe disso. Mesmo pq existe até direito canônico. kkkkkkk Só que uma coisa não exclui a outra. O cara que mat4 e fica impune, fica aqui, SOMENTE AQUI. Assim que dá o último suspiro, começa o acerto de contas com o Ser superior. Assim como o dia do seu acerto também chegará, dona Jacinta, por cada ação, cada omissão, cada palavra dita, querendo vc ou não.
trabalho como musico, me incomoda muito quando alguém me aborda dizendo q eu tenho louvar pra o deus dela só assim vou ter prosperidade. acho isso um fanatismo misturado com infantilidade espiritual.
Sensacional! Vi minha história na Ordem Franciscana (OFM), na Província de Santo Antonio, do Nordeste, na trajetória pessoal e na formação do Vitor. Mesma postura, em todos os aspectos. Hoje, casado, três filhos, professor, franciscano secular afastado, a esposa continua, me coloco cético diante de quase tudo. Mas não me arrependo de nada. Riquíssima a entrevista! Parabéns! Vou compartilhar.
Um dia São Francisco foi abordado por um assaltante que lhe pediu, de forma truculenta, que passasse tudo o que tinha. Francisco disse ao ladrão: - você não vai me roubar! Eu vou dar o que tenho a você porque roubar é pecado e eu não quero que você peque por minha causa!
Ótima live, entrevistado nota 10, pessoa muito inteligente e pensante, foi inspirador! Não ter medo de mudar e evoluir, mesmo que signifique deixar tanta coisa pra trás, é só pra quem tem coragem mesmo.
Muito boa e gostosa de ouvir essa live. O ex frei passou muito conhecimento e humanidade no decorrer da conversa. Eu não conhecia o modo de vida dos franciscanos e fiquei encantada com quase tudo o que ele nos contou. Uma sugestão, em SP estamos passando uma situação crítica com tantos sem teto vivendo pelo centro e bairros da cidade e só tomamos conhecimento de poucas ações sociais de religiosos como a do padre Julio Lanceloti, do Cheik do Bras, que tomei conhecimento num outro podcast. Eu mesmo, católica não praticante, sempre critico que igrejas enormes trancam as portas enquanto essas pessoas estão nas ruas passando frio e desamparadas nas noites de inverno e só agora tomei conhecimento que os franciscanos acolhem essas pessoas. Isso precisa ser mais divulgado e ajudaria a mudar a ideia da maioria das pessoas de que a igreja católica é tão rica e pouco faz pelos mais desamparados. Parabéns e obrigado aos dois.
@@silvialcordeiro tem tambem a fundação AIS com projectos em todo o mundo. Eu acho engraçado pessoas que não vivem a fé nem vão à igreja falarem do que desconhecem. A Igreja Católica é a entidade que no MUNDO INTEIRO mais faz acção social. É muita ignorância meu Deus
@@etcwhatever muito obrigada Vânia pela informação e não conhecia agora vou conhecer. Sim, tens razão, são tantas ações que nem nós, católicos praticantes, conhecemos todos os trabalhos de nossa amada igreja Católica!
Na minha região em SP Capital… a Igreja todos os dias alimentam várias pessoas com almoço, e cada um católico, colaboram como podem para o almoço e muitos + muitos são alimentando.
Eu não lembro a porcentagem exata mas a igreja católica sozinha é respaldado por mais da metade das doações e caridade do mundo. Ou seja... Somando todas as empresas, pessoas, celebridades juntas não chega nem perto do tanto de boas ações que a igreja realiza.
Gosto muito do seu canal. Ele me mostra como as religiões e ou doutrinas possuem seus objetivos semelhantes, sendo diferentes e que todas possuem suas políticas, seus defeitos por conta do homem. Seu canal é a confirmação que placa de igreja não salva ninguém.
Você trás a paz em você, em sua fala e seus gestos e projetos de ajudar o próximo. Desculpa as outras religiões mas você ainda tem a essência franciscana, estarei orando para que você, como na parábola do Filho Pródigo, retorne a casa paterna. Nossa Senhora do Carmo te proteja, São Francisco de Assis também!
Parabéns Vitor, pela sua historia de vida! Pelo seu testemunho, mesmo tendo saido do Concento Franciscano, a Vida Franciscana na sua essência não saiu de você! Boa sorte, continue sendo quem você é!
Esse ex frade fala tudo isso, pq, na realidade, o amor pela jovem foi maior do que o compromentimento com a Ordem a qual ele pensou ser o que seria bom pra ele. DEUS é Amor e a Fé é uma certeza do Amor. Tudo o mais o que ele fala é de cada Ser Humano. Importante que ele não perdeu sua intimidade com DEUS !
Na minha visão, a religião tem muitas convicções sobre dogmas e me convenceu durante anos, até q me acendeu uma luz, opa!?🙄🤔 E dali em diante me tornei uma pessoa melhor, acho... porque a cortina se abriu e coloco uma interrogação em muitas dessas doutrinas. Gosto de ser livre, pregar o amor genuíno, a grandeza de me arrepender e fazer diferente, a virtude de ser empático com o "outro", sem imposições
Concordo com ele na sua explanação final. Às vezes fica parecendo que Deus é partidário. Você só será salvo se for de determinada religião, de determinada igreja, de determinado segmento, seguidor de determinada pessoa, que acredita em determinado dogma... Tantas pessoas na face da terra, todas criaturas suas, e só uma centena serão escolhidas?
Enorme alegria senti ,durante esta entrevista! Gostei muito da participação do Sr. Victor ,gosto muito de pessoas seguras,embasadas,diretas ,esclarecidas .Estou por tudo que aprendi.hoje.
Muito bom, parabéns aos envolvidos. Para mim fica bem claro, que a religião é muito eficaz ao arregimentar crentes quando esses estão em momentos de formação, crianças e jovens, ou em situações dramáticas, onde há muita necessidade de conforto psicológico. Assim que esse período passa, os crentes com maior capacidade crítica, começam a se questionar e passam a acomodar novas percepções e modos de exercerem sua espiritualidade (aqui espiritualidade apenas no sentido imaterial, mas não transcendental), abandonando suas antigas crenças. Embora, obviamente, vão carregar marcas dela pelo resto de suas existências, seja em aspectos positivos ou de negação. Por essas, entre outras, que conceitos religiosos deveriam ser passados e discutidos com pessoas já adultas e com uma educação melhor. Se existirem verdades razoáveis e plausíveis nessas narrativas, elas sem dúvida, seriam bem aceitas, já fora dessas condições ideias, me parece simples lavagem cerebral.
Esse relato como tantos outros mostram como os homens usam para buscar dinheiro. Pergunto ao dono do canal: porque convida para ser membro seu canal não é monetizado?
Inclusive, a citação de Marx “religião é o ópio do povo” tem sentido ambíguo, considerando o texto da qual foi tirada: a religião pode entorpecer, mas tem o mérito de ser o maior (as vezes, único) consolo da classe trabalhadora sofrida!
Ele mudou de posição qdo encontrou o amor fora e agora teve de justificar para si próprio, negando o Deus que lhe deu a vida!!! O ser humano é complexo mesmo !!!😩🤦🏼♀️🥹😵💫
Até que enfim uma opinião coerente. Conheço por dentro os freis e conventos de freis, freiras, etc. Ele impressionou com o bom vocabulário e o fato de ter feito teologia e filosofia que todos os freis e padres fazem, pra depois tornar-se agnóstico! Ora, ele não tem mesmo é vocação pra vida religiosa! Cansei de ver isso no noviciado aqui de minha cidade. E passei por tantas coisas com "ex- frades"... São Francisco deve estar se revirando no túmulo...
Nem sempre os frades vivem como São Francisco viveu no amor e com amor, penso que São Francisco estaria um pouco decepcionado se conhecesse os conventos de hoje.
Com todo respeito aos dois, principalmente pela postura também muito respeitosa de ambos. Mas ouvindo as "explicações" para o milagre da multiplicação e os estigmas de Francisco, só consegui pensar na frase que diz que é necessário ter muita fé pra não crer em Deus
Muito bom testemunho! Eu concordo com meu xará em muitos pontos. A religiosidade, espiritualidade humanas são muito naturais. Mas a religião institucionalizada sempre acaba por se tornar um problema a longo prazo. Mais cedo ou mais tarde, a questão maior passa a ser proteger a instituição, preservar e defender tudo - ritos, dogmas etc. - que definem, que caracterizam a instituição, deixando toda a questão filosófica como secundária. E quando o objetivo maior é preservar a instituição, logo tudo dela vira verdade absoluta e todos que não concordam inimigos ou, no mínimo, indesejados, criticáveis, alijáveis na sociedade.
Resumindo: esse relato do convidado ratifica o q sempre senti. Saber discernir o mito do real, ou seja interpretar a vida real desses seres humanos com evolução espiritual elevada passaram pela terra, e não acreditar literalmente no q pregam as religiões
Ser contra hierarquias, mas aceitá-la no ambiente empresarial, é mais uma contradição, das muitas que caracterizam os tempos actuais. As hierarquias são um dos pilares basilares de uma sociedade adulta, responsável e civilizada! No geral, quem é contra, acaba por defender/apoiar grupos que aparentemente não têm hierarquia, mas onde existe camifladamente (ou não) e é intolerante! Ou seja, a sua negação não passa de uma máscara! Um caso típico, é o cleptocrata regime governativo de esquerda em Portugal. Aparentemente, todos obedecem/respeitam a Constituição e as leis... e depois o que vemos? Que criminosos, nomeadamente com crimes de sangue e traficantes de diamantes, são indultados, numa clara violação das leis e respeito pelo povo!
Mediante tantos entrevistados, quero sugerir o encontro com o Pai Rafael Cigano, ele fez uma sessão de desobisessão em uma gira de umbanda na casa dele ao vivo, então seria mt interessante vc fazer essa entrevista, uma vez q são só os ex que dão seus relatos. Não sei se estou sendo indelicada em mencionar este assunto, mas um tema bem interessante. Ignore se for tão irrelevante (desculpa).
Oi Vitor, infelizmente seu relato segue linha da TL que reinterpreta ou modifica e adapta o pensamento e ações de Jesus Cristo às causas sociais e não à divindade de Jesus.
Assisti o testemunho e estava esperando acabar para dizer: é incrível achar outro alguém que estuda Martin Buber! Estudei este filósofo no curso de Filosofia, hoje sou profissional do Direito mas ainda é uma grande referência em Filosofia pra mim. Indico a obra Eu e Tu. Ótimo testemunho.
Também fico feliz ao descobrir mais gente que conhece Martin Buber. A filosofia dele foi muito importante para minha formação. Hoje curso e trabalho com o Direito também, tento conciliar o pensamento dele com o que venho estudando. Que bom que também conhece a sua existência dialógica.
*Nunca que eu viraria freira, ou se eu fosse homem, frade ou padre . Simplesmente pelo fato de que não concebo perder minha liberdade de sair pra onde quiser, e ter que comunicar e ser proibida de sair. Já bastou minha mãe me tolhendo na adolescência* Querer comprar um pão na esquina e ter que comunicar. Nannnnnn. Um dos motivos que separei do pai do meu filho era justamente isso. Perguntava até onde eu ia dentro de casa. Podia nem ir no banheiro sossegada kkkkkkk. Zulive alguém ditando meus passos.
Você rejeitava tanto as atitudes de sua mãe que cocriou um companheiro semelhante ao que você "não " queria kkkk. Estude leis da vibração e vai entender que tudo aquilo que você mais foca, é o que atrai (cocria) Pense em tudo que você quer e nunca naquilo que não quer. Eu passei por um processo de fazer tudo que não queria, ser dona de casa, ser mãe, ter marido, viver com limitação de dinheiro.... Até entender que eu tinha cocriado tudo o que falava, eu não quero... comecei pensar e falar, eu quero... Graças as minhas exigências nunca me cansei, tenho uma linda e maravilhosa filha, bem sucedida que tive o cuidado de educar de acordo com meus novos conhecimentos LEI DA ATRAÇÃO. Mudei meus paradigmas e me libertei do passado para viver hoje o meu melhor. Somos o que pensamos e principalmente que sentimos, foi anos para entender essa forma tão simples de ser!.
Tenho minha casa, meu carro, sou funcionária pública, tenho duas filhas e mais de 40 anos. Até hoje, dou satisfação aos meus pais. Viver em comunidade, em família, requer respeito. Requer dividir experiências. Compartilhar a vida é importante. Desse modo, você escolhe o individualismo. Nem todos vão conseguir conviver com você.
@@timelady5274 Eu dou satisfação por respeito e pq eu acho importante as pessoas saberem do seu paradeiro. Nos dias de hoje, é até perigoso vc sair e não saber se vai voltar. As pessoas de nossa convivência devem ter informações de onde costumamos ir e crio minhas filhas da mesma forma.
Parabéns ao Gontijo que deixa a vontade seu entrevistado, diferente de alguns canais que sigo. Tem um filme italiano de Franco Zeffirelli , Irmão Sol Irmã Lua, de 1972 que conta a historia de São Francisco. Ótima diversão para os religiosos e não!
Boa tarde há todos jovem me parece muito que ho convento vive em você tu até saio dele mais ho que me passa é que ele não saio de você.Que Jesus te ajude é abençoe.
~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): ruclips.net/channel/UCunw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw
~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ SEJA MEMBRO: ruclips.net/user/danielgontijojoin
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q
~ LIVROS SUGERIDOS:
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- Jesus existiu ou não? (Bart Ehrman): amzn.to/3qj7fod
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9
- Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Deus não é grande (Christopher Hitchens): amzn.to/32QhyGC
- História do ateísmo (Minois): amzn.to/2UHlg0a
- O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
~ CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui):
www.useciencia.com.br/?parceiro=2516
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
~ MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Uií⁹⁹8p88888888888888889o8oopipp pop 0piii⁰p⁰
Gostei muito da live! Gostei da parte em que o Vitor fala que ao esperar justiça divina, terceirizamos a justiça. Deixamos de buscar a justiça na terra e nessa vida. Eu sempre pensei sobre isso e verbalizei, mas não fui compreendida e bem recebida. Percebo que essa perspectiva que as religiões trazem de uma vida pós morte ou reencarnações serve de consolo para as pessoas aceitarem suas vidas, mazelas e sofrimentos como se a vida terrena fosse um processo de purificação necessário para um dia se alcançar a vida plena com Deus onde não haverá mais dor e sofrimento. Ou, no caso dos espíritas e budistas, as várias reencarnações seriam formas de evolução e purificação. Chegam a dizer que o que passamos nessa vida é para pagar pecados e erros de vidas passadas. Dizem que várias coisas que estamos passando escolhemos passar antes de reencarnar.
Decidi editar para acrescentar que o relato do Vítor e tão sereno! Relato de alguém que se descobriu, se encontrou e ainda reconhece com gratidão tudo de bom que viveu em sua experiência religiosa.
Convidado muito inteligente. Mesmo saindo da religião ele demonstra ser uma pessoa “espiritualizada” muito esclarecedor e sensato
Ele sempre muito respeitoso em suas colocações. Homem honrado e sábio. Gostei bastante dessa entrevista, acho que é a minha preferida do canal.
Quant riqueza!! Aprendo e gosto muito de ouvir homens bons, sensatos, inteligentes e que se conhecem. E que tbm falam com amor, respeito ao diferente… obrigada a vcs dois!
O Daniel induziu o tempo para que este frei falasse a vida íntima dos freis....e ele não caiu na dele.... parabéns frei Vitor.
Essa é a ideia do vídeo. Para saber da história da fraternidade pode-se falar com um frei e não um ex-frei. Entendeu?
As risadas em tom de deboche e depois dizer que é triste viver essa vida dupla sem poder viver algo que é natural, se você não quer viver o catolicismo o que a igreja prega viva no mundo com a sua fé conforme você acredita
Agora achar que a igreja tem que mudar pq hoje você acha natural que é complicado.
Que Live bonita! A postura do Daniel sempre irrepreensível! Uma das melhores do canal! Gratidao ao entrevistado, muito lúcido em suas colocações.
eu acho bacana ele falar de "viver bem' , "tolerância' mas tratar temas de espiritualidade como tabu... ou seja se a pessoa se encontra como celibatário, inclinado a espiritualidade 'não pode' ! tem que associar a questões sexuais, autoritarismo, vários gatilhos psicológicos e até digamos 'pré'conceituosos! religiosidade sincera existe e logicamente existem pessoas que se identificam com essa religiosidade.
Tb sou ex frade franciscano Conventual, sai da Ordem porque comecei a ter dificuldades da convivência fraterna que é a principal característica para ser frade, qdo vc convive com muitas pessoas juntas nem sempre as coisas serão como você gostaria e os irmãos nem sempre são tão irmãos assim, algumas vezes tinha impressão que mais parecia um Big Brother pois nem todos estão ali movidos pelo mesmo sentimento, alguns buscam se destacar por capricho próprio, outros talvez por medo de sair e construir uma vida nova, afinal na Ordem você tem casa, comida e roupa lavada mas nem sempre você pode fazer o que bem entender, tem horários, regras e muitas vezes acaba tendo que fazer o que não está afim, meu maior medo era ser reprovado e ter que sair da ordem, pois meus votos ainda eram temporários, então eu sabia que qualquer palavra que não fosse bem interpretada isto poderia ocorrer, pois os superiores quem decide, então pensei comigo, vou sair, estudar, me formar e ter uma profissão, pois a Ordem religiosa não é emprego você sai e só leva a experiência de vida, mas financeiramente você sai zerado tendo que começar sem um real, então resolvi fazer isto enquanto jovem, ou ficaria o resto da vida talvez infeliz...é algo a se pensar bem...mas valeu a experiência.
Sei como é kkkk....parabéns pela decisão!
Parabéns pelo depoimento sem mágoas. Tudo na Real
👏👏👍
Parabéns, você é corajoso! Que tenha muito sucesso, na certeza, de que o sucesso é 99% trabalho e 1% talento...que tudo lhe corra bem!
Parabéns, sorte sua ter despertado ainda jovem muitos inclusive um primo meu continua como monge pois tem 50 anos e agora tá tarde pra recomeçar aqui fora
@@liliansilva3418 mas se ele estiver feliz lá então tudo bem né...uma vez um frei me disse que ele não era nem feliz e nem infeliz mas que já estava acostumado com a vida que levava, acho que deve ser assim como um casamento...vai seguindo e pronto!
A melhor live que assisti, sobre religião e agnose foi com o ex Frei Amâncio. Suave, ético, verdadeiro e seguro de suas convicções, sem danificar a imagem de ninguém e de instituições. Respostas sábias convincentes, sem moralizar as escolhas e crenças alheias. Podemos perfeitamente, ler livros, assistir filmes e peças teatrais, ouvir e ver o trabalho de artistas de rua, ir ao circo, ouvir lives sobre todos os temas e dar nosso ponto de vista, de como o nosso olhar e coração sente, sem impor a nossa vontade do certo ou do errado. A frase: se todos gostassem somente do azul o que seria do vermelho, parece uma mensagem tola, porém traduz exatamente a intolerância do outro.
Gostei muito uma conversa franca,clara.
Sou católica praticante e intendo os fatos e opiniões que ele expôs.
Fez o certo ele foi claro,limpo na sua saída.
Muitos continuam se enganando e enganando o próximo.
Pra quem quiser saber mais sobre São Francisco leia " Fontes Franciscanas e Clarianas" da editora Vozes. Francisco dizia: "Meu Deus, meu Tudo"
meu deus porque me abandonaste ?!
Eu já sofri muito quando tinha fé, parecia que eu estava cheio de culpas sem ter feito nada ,enquanto via líderes religiosos cheio de unção aprontando todas !Hoje vivo minha ética sem me preocupar com a moral ,
O que tem a ver fé com culpa? Essa culpa vem de crenças e não dá fé.
@@josynha24 Pensei a mesma coisa. Há muito desconhecimento sobre fé. As pessoas a confundem com a religiosidade.
Verdade, esquece esse negócio de pecado e faça oque quer, vai acabar muito bem 💀
Foi a melhor coisa que você fez.
Que conversa incrível! Obrigada Vitor por dividir sua experiência, e parabéns pela coragem de levar uma vida autêntica. Aprendi muito sobre São Francisco e sua ordem e saio daqui mais encantada ainda com essa forma de ver e viver o mundo. E, mais uma vez, o prof. Daniel demonstrando que seu canal é um lugar pra conhecer mais e melhor a pluralidade da experiência humana
🥰
Incrível e esclarecedora. Nem tudo q a história conta é literalmente verdade...temos q aprender interpretar os "fatos" relatados do passado, sobretudo nas igrejas
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
@@ieftreinamento5208nunca foi frade
@@ieftreinamento5208a inda eu não vi testemunho ném um ai
Conheci uns freis na festa de aniversário da minha prima. Minha tia era muito religiosa e sempre dava pouso prós freis e freiras. Eles eram muito legais, novinhos, alegres bebiam muito vinho kkkkk..
Que maravilha! Quanto conhecimento e serenidade! Apesar de agnóstico admiro muito a Figura de São Francisco de Assis...
As chagas que São Francisco recebeu representa uma profunda identificação de Francisco com Cristo, dizer que as chagas não foram recebidas de Deus é uma forma de diminuir a profunda devoção de Francisco com o Cristo. Dizer que as chagas é consequência da baixa imunidade mediante a contato direto com leprosos não tem lógica, pq as chagas foram muito pontuais no corpo de Francisco.
O mais provável é que o santo tenha somatizado o seu profundo amor a Jesus Crucificado e desejo de se configurar a Ele com as chagas. O surgimento delas no seu corpo é de origem psíquica, o grande milagre foi o imenso amor que Deus infundiu no seu coração
@@gabrielturquia98Ai você revela mais fé materialista que uma fé no próprio Deus, como se Deus não fosse capaz de fazer São Francisco ter chagas
Aqui Minas Gerais EX. Padre André Conta. Tudo. Igreja Romana OK
Me surpreendi com esse relato. Aprendi mais sobre São Francisco de Assis num canal ateísta. Legal. O final foi incrível.
eu também!!!!
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
Ola ! Procura o livro irmão de Assis,estou lendo e conhecendo mais profundamente sobre São Francisco!
Será eternamente franciscano ,porém sem fazer parte de nenhuma instituição. É fraterno e com fé racionalizada.
Uma vez vi um padre fazer um comentário q achei muito marcante sobre São Francisco de Assis, segundo ele o mais grandioso da vida de Francisco foi que este homem chamado de santo soube viver a sua humanidade respeitando a humanidade do outro.
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
Mas porque ficou sem religião, desistiu de ser frei,mas não precisava ficar sem religião, porque não seguiu a religião católica?
não sei se é verdade não estava lá .😮
@@felipafariasleite8348religiões venha o diabo e escolha
Conheço um padre que sempre dizia em suas homilias: quem nunca duvidou, nunca teve fé. É verdade.
Parabéns Vitor, vc é muito inteligente, bem articulado e muito culto, fora a linda voz. O Daniel, como sempre, um ótimo anfitrião.
Excelente depoimento. Realista, profundo, equilibrado. Agradeço pelo belo testemunho de ser humano!
Daquilo que eu entendi o convidado não terminou a formação ele desistiu no meio do caminho assim acho estranho chama-lo de ex frade uma vez que ele nunca se tornou um. Mesmo assim achei a entrevista muito interessante e esclarecedora. Admiro muito São Francisco e os franciscanos.
Olá Hélio... Paz e Bem... Após o período do noviciado, tendo o candidato feito os votos, ele já é frade... Grande abraço... Paz e Bem...
Muito interessante ver as lives das Mulheres que foram ex religiosas, dos ex arautos e ouvir agora esse relato, da pra perceber o contraste entre essas experiências e como as ordens são plurais, algumas mais abertas que as outras....
Vitor adorei te ouvir! Tenho um profundo amor por Francisco de Assis. E olha, ele continua fazendo "milagres"! Passei por uma experiência do Numinoso muito forte. O foco era ele. Resolvi comprar um colar com o Tau e quando coloquei no meu pescoço, uma dor muito desagradável que vinha sentindo há um bom tempo diminuiu drasticamente e em poucos dias sumiu. Pra mim foi uma maravilhosa surpresa porque não havia passado pela minha cabeça que algo assim pudesse acontecer. Realmente há coisas muito além das comprovações científicas!
Esse foi o testemunho de um ex-religioso mais amigável com a religião que eu já vi, mas pelo que sei dos franciscanos, do tempo em que era um católico bastante assíduo, acredito mesmo que haja mais coisas boas, que ruins a serem pontuadas. Mas agora me permita um comentário mais pessoal, com todo o respeito... vendo um garoto bonitão e inteligente destes, só posso dizer que essa pessoa que o "fisgou" fez muito bem. Tava certíssima. 😂
Que excelente, que ser humano esse Vitor, me sensibilizei ! 😪
Daniel Gontijo, voce é demais !
💐💛💛💐
Muito boa a live. Obrigada prof. Daniel pelo aprendizado.
👉Daniel deveria evitar a carinha de deboche que o deixa muito pequeno diante de seus convidados inteligentes.
Ótima entrevista a meu ver o voto de castidade é por motivo de dinheiro, herança. A questão sexual para a igreja católica é um imenso tabu principalmente a homossexualidade porquê a igreja prega o sexo com pessoas do mesmo sexo como pecado,e a instituição não admite, vejo a forma como faz vista grossa a isto e de certa forma dá espaço para crimes sexuais conforme temos visto denúncias diversas no mundo, nos últimos anos.
Não diga tanta besteira. Pense antes.
Marina Alves, concordo consigo!
I Corintios 6, 9- 29 - Não vos iludeis, não entrarão no reino dos céus ,os fornicadores,(relação sexual fora do casamento), os idólatras ,os adúlteros ,os efeminados e homossexuais/sodomitas, os avarentos, os bêbados e alcoólatras ,os maldizentes, caluniadores nem trapaceiros, os perversos, injustos, os depravados e os edonitas não herdarão o reino de Deus.
Pedofilia tem em lares com uma mãe e um pai ,o ser humano que estão perversos a lei os favorece
@@tonycuper7462 a Palavra diz tudo
Um prazer poder conhecer mais sobre os franciscanos da nossa contemporaneidade através do Vitor. Obrigada, Vitor! Achei muito interessante sua história de vida e como, dentro ou fora do convento, você mergulhou nos múltiplos aprendizados que lhes surgiram ao longo dos anos. Através do ensino formal, mas tbm do bate papo com pessoas mais velhas, da caridade etc. Seu encantamento e abertura para ouvir as pessoas e acolher a diversidade humana certamente possibilitaram experiências mto enriquecedoras. Como sociedade, precisamos mais do que nunca que os operadores do Direito estejam comprometidos com os valores e princípios que vc tão bem expressa e defende. Parabéns! Tudo de bom pra vc :)
Muito obrigado, Juliana. Foi bem isso que disse: o diálogo com as pessoas que encontrei ao longo desses anos foram meus grandes mestres de vida.
@@vitorsa93 Por coincidência, lembrei ontem mesmo de seu relato inspirador assistindo ao programa do Frei David e Pe. Júlio Lancelotti, no ICL, sobre a Economia de Francisco deste ano 🙂
@@jupaivamagalhaes Frei Davi é um baita confrade. Muito querido ele.
Que bacana saber, Vitor! Frei David é uma referência e tanto 🖤
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
Esta fala da terceirização da justiça para um ser superior fecha com chave de ouro. A vida é o aqui e o agora. Quem faz a justiça somos nós.
A Igreja sabe disso. Mesmo pq existe até direito canônico. kkkkkkk Só que uma coisa não exclui a outra. O cara que mat4 e fica impune, fica aqui, SOMENTE AQUI. Assim que dá o último suspiro, começa o acerto de contas com o Ser superior. Assim como o dia do seu acerto também chegará, dona Jacinta, por cada ação, cada omissão, cada palavra dita, querendo vc ou não.
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
trabalho como musico, me incomoda muito quando alguém me aborda dizendo q eu tenho louvar pra o deus dela só assim vou ter prosperidade. acho isso um fanatismo misturado com infantilidade espiritual.
As pessoas gostam de se meter na vida dos outros. Isso em qualquer meio. Apenas ignore. Vc é livre e a escolha sempre será sua e não uma imposição.
Faça seu trabalho como sua consciência ficar mais tranquila. Quem se envolve com música religiosa corre o risco de passar fome.
Sensacional! Vi minha história na Ordem Franciscana (OFM), na Província de Santo Antonio, do Nordeste, na trajetória pessoal e na formação do Vitor. Mesma postura, em todos os aspectos. Hoje, casado, três filhos, professor, franciscano secular afastado, a esposa continua, me coloco cético diante de quase tudo. Mas não me arrependo de nada. Riquíssima a entrevista! Parabéns! Vou compartilhar.
Um dia São Francisco foi abordado por um assaltante que lhe pediu, de forma truculenta, que passasse tudo o que tinha. Francisco disse ao ladrão: - você não vai me roubar! Eu vou dar o que tenho a você porque roubar é pecado e eu não quero que você peque por minha causa!
Aninho testemunhos, espero toda semana por isso. Fazer parte dessa playlist pra mim foi um prazer
Ótima live, entrevistado nota 10, pessoa muito inteligente e pensante, foi inspirador! Não ter medo de mudar e evoluir, mesmo que signifique deixar tanta coisa pra trás, é só pra quem tem coragem mesmo.
Verdade!
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
Muito boa e gostosa de ouvir essa live. O ex frei passou muito conhecimento e humanidade no decorrer da conversa. Eu não conhecia o modo de vida dos franciscanos e fiquei encantada com quase tudo o que ele nos contou. Uma sugestão, em SP estamos passando uma situação crítica com tantos sem teto vivendo pelo centro e bairros da cidade e só tomamos conhecimento de poucas ações sociais de religiosos como a do padre Julio Lanceloti, do Cheik do Bras, que tomei conhecimento num outro podcast. Eu mesmo, católica não praticante, sempre critico que igrejas enormes trancam as portas enquanto essas pessoas estão nas ruas passando frio e desamparadas nas noites de inverno e só agora tomei conhecimento que os franciscanos acolhem essas pessoas. Isso precisa ser mais divulgado e ajudaria a mudar a ideia da maioria das pessoas de que a igreja católica é tão rica e pouco faz pelos mais desamparados. Parabéns e obrigado aos dois.
Minha igreja ajuda através dos Caritas. A igreja católica ajuda e muito. Vc procura uma igreja e pergunte pela ajuda dos Caritas!
@@silvialcordeiro tem tambem a fundação AIS com projectos em todo o mundo. Eu acho engraçado pessoas que não vivem a fé nem vão à igreja falarem do que desconhecem. A Igreja Católica é a entidade que no MUNDO INTEIRO mais faz acção social. É muita ignorância meu Deus
@@etcwhatever muito obrigada Vânia pela informação e não conhecia agora vou conhecer. Sim, tens razão, são tantas ações que nem nós, católicos praticantes, conhecemos todos os trabalhos de nossa amada igreja Católica!
Na minha região em SP Capital… a Igreja todos os dias alimentam várias pessoas com almoço, e cada um católico, colaboram como podem para o almoço e muitos + muitos são alimentando.
Eu não lembro a porcentagem exata mas a igreja católica sozinha é respaldado por mais da metade das doações e caridade do mundo. Ou seja... Somando todas as empresas, pessoas, celebridades juntas não chega nem perto do tanto de boas ações que a igreja realiza.
Jesus tenha Misericórdia de ti Vitor. Estou rezando por você.
Sensacional! Parabéns pela clareza! Francisco era um homem a frente do seu tempo!
"Terceirização do senso de justiça" excelente pensamento!
Gosto muito do seu canal. Ele me mostra como as religiões e ou doutrinas possuem seus objetivos semelhantes, sendo diferentes e que todas possuem suas políticas, seus defeitos por conta do homem.
Seu canal é a confirmação que placa de igreja não salva ninguém.
tenho pena de quem não acredita em Deus. mesmo sabendo o poder de Deus e a importância em nossa vida pós morte.
Uma das melhores entrevistas. Esse garoto é um ser humano especial.
Você trás a paz em você, em sua fala e seus gestos e projetos de ajudar o próximo. Desculpa as outras religiões mas você ainda tem a essência franciscana, estarei orando para que você, como na parábola do Filho Pródigo, retorne a casa paterna. Nossa Senhora do Carmo te proteja, São Francisco de Assis também!
Encantada com está live ❤
Um testemunho humano. Parabéns!
O entrevistado arrebentou! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Parabéns!!!
Parabéns Vitor, pela sua historia de vida!
Pelo seu testemunho, mesmo tendo saido do Concento Franciscano, a Vida Franciscana na sua essência não saiu de você!
Boa sorte, continue sendo quem você é!
Esse ex frade fala tudo isso, pq, na realidade, o amor pela jovem foi maior do que o compromentimento com a Ordem a qual ele pensou ser o que seria bom pra ele. DEUS é Amor e a Fé é uma certeza do Amor.
Tudo o mais o que ele fala é de cada Ser Humano.
Importante que ele não perdeu sua intimidade com DEUS !
Bem articulado, coerente, convicto. Sabe o que fala, o que quer e principalmente o que a Humanidade precisa.
Na minha visão, a religião tem muitas convicções sobre dogmas e me convenceu durante anos, até q me acendeu uma luz, opa!?🙄🤔 E dali em diante me tornei uma pessoa melhor, acho... porque a cortina se abriu e coloco uma interrogação em muitas dessas doutrinas. Gosto de ser livre, pregar o amor genuíno, a grandeza de me arrepender e fazer diferente, a virtude de ser empático com o "outro", sem imposições
Obrigada por nos proporcionar essa ótima entrevista. Vitor é bem claro, tranquilo, muito preparado, me passou credibilidade.
Concordo com ele na sua explanação final. Às vezes fica parecendo que Deus é partidário. Você só será salvo se for de determinada religião, de determinada igreja, de determinado segmento, seguidor de determinada pessoa, que acredita em determinado dogma...
Tantas pessoas na face da terra, todas criaturas suas, e só uma centena serão escolhidas?
Fiz primeira comunhão na Igreja de São Francisco, no Largo de São Francisco, década de 70.
Respeitoso o silêncio do Daniel enquanto escuta a história maravilhosa de São Francisco.
Incrível! Me identifiquei demais com o Victor, e sua visão de Deus e da religião.
Nossa muito bom assistir essa live, esse convidado foi claro e objetivo em suas falas 👏👏👏😍😘
Boa tarde Daniel muito bom escutar um frade que viveu lá dentro e tem uma visão muita boa um forte abraço.
Enorme alegria senti ,durante esta entrevista! Gostei muito da participação do Sr. Victor ,gosto muito de pessoas seguras,embasadas,diretas ,esclarecidas .Estou por tudo que aprendi.hoje.
A sensação que tive é que ele saiu do convento, mas o convento não saiu dele. A entrevista toda parece ter sido com um frade.
Tive a mesma sensação. Acho que ele está apenas passando por uma fase.
até a roupa parece de frade
Algum problema em "ser" ou "parecer" um frade?
Nem toda experiência religiosa é ruim.
Vitor parece m ponderado e prof Daniel super interativo nas questões ❤
São Francisco de Assis, rogai por nós!
Amei a live... Muito conhecimento, aprendi muito e concordo plenamente com o depoimento. Penso como vocês... Parabéns!!! Coragem!!!
Muito bom, parabéns aos envolvidos. Para mim fica bem claro, que a religião é muito eficaz ao arregimentar crentes quando esses estão em momentos de formação, crianças e jovens, ou em situações dramáticas, onde há muita necessidade de conforto psicológico. Assim que esse período passa, os crentes com maior capacidade crítica, começam a se questionar e passam a acomodar novas percepções e modos de exercerem sua espiritualidade (aqui espiritualidade apenas no sentido imaterial, mas não transcendental), abandonando suas antigas crenças. Embora, obviamente, vão carregar marcas dela pelo resto de suas existências, seja em aspectos positivos ou de negação. Por essas, entre outras, que conceitos religiosos deveriam ser passados e discutidos com pessoas já adultas e com uma educação melhor. Se existirem verdades razoáveis e plausíveis nessas narrativas, elas sem dúvida, seriam bem aceitas, já fora dessas condições ideias, me parece simples lavagem cerebral.
Esse relato como tantos outros mostram como os homens usam para buscar dinheiro. Pergunto ao dono do canal: porque convida para ser membro seu canal não é monetizado?
Entrevista fantástica.Fui freira por um tempo,depois sair do convento.E agora estou voltando.O relato do Vitor é muito coerente.Obrigada prof.
Vc está voltando ser freira? Ou a vida aqui fora? Conheço um rapaz que foi padre dez anos, deu um tempo. Muita força amiga.
Aproveita que saiu e não volta mais. Religião é uma mentira.
Como foi???
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
@@brasillivre6455 baboseira
Obrigada e que maravilha! Acredito que não seja fácil. Paz e Bem
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
Inclusive, a citação de Marx “religião é o ópio do povo” tem sentido ambíguo, considerando o texto da qual foi tirada: a religião pode entorpecer, mas tem o mérito de ser o maior (as vezes, único) consolo da classe trabalhadora sofrida!
As primeiras cervejas também foram produzidas antigamente, nos conventos.
Até hj em Vinhedos interior de SP os monges fabricam.
Muito boa a fala. Se percebe uma espiritualidade de Francisco
Este rapaz deveria abrir um canal no RUclips. Eu seguiria sem dúvida
As considerações foram as melhores palavras da live. Obrigada.
Verdade. O final foi maravilhoso. De uma imensa grandiosidade, profundidade e honestidade. Inspirador.
Pessoal, estudem sobre a vida de São Padre Pio, Frei Damião de Bozzano, Padre Donizetti de Tambaú. Eles demonstraram em vida o poder da fé deles.
São Padre Pio converteu muitos ateus.
Deus é a INTELIGENCIA suprema, CAUSA primária de todas as coisas.
Adorei este ex frade mto bom.obrigado a oportunidade de apreender com ele.
Já assisti alguns agnósticos aí no canal. Alguns não gostei dos entrvistados.Mas este foi a melhor entrevista do canal.
Adorei, muito inteligente.🌟🌹👏👏👏
Ele mudou de posição qdo encontrou o amor fora e agora teve de justificar para si próprio, negando o Deus que lhe deu a vida!!! O ser humano é complexo mesmo !!!😩🤦🏼♀️🥹😵💫
Pois, tenta justificar-se, por ter desistido, "culpando a religião". Acontece quando se quer ser mais papista que o papa...
Até que enfim uma opinião coerente. Conheço por dentro os freis e conventos de freis, freiras, etc. Ele impressionou com o bom vocabulário e o fato de ter feito teologia e filosofia que todos os freis e padres fazem, pra depois tornar-se agnóstico! Ora, ele não tem mesmo é vocação pra vida religiosa! Cansei de ver isso no noviciado aqui de minha cidade. E passei por tantas coisas com "ex- frades"... São Francisco deve estar se revirando no túmulo...
Gostei de saber que tenho um colega advogado ❤tão inteligente
Que live fantástica! Obrigada Vitor!
Ele é muito sábio, gostei muito das reflexões dele.
Nem sempre os frades vivem como São Francisco viveu no amor e com amor, penso que São Francisco estaria um pouco decepcionado se conhecesse os conventos de hoje.
Com todo respeito aos dois, principalmente pela postura também muito respeitosa de ambos. Mas ouvindo as "explicações" para o milagre da multiplicação e os estigmas de Francisco, só consegui pensar na frase que diz que é necessário ter muita fé pra não crer em Deus
Pe.Pio sim foi estigmatizado. Respeite Jesus Misericordioso
Tive uma tia CarmelitaDeus te proteja
EU NÃO SEI DIZER NADA.
Ia
@@therezaramos1730 Não entendi, senhora. E acho que a senhora também não entendeu meu comentário.
Ele nunca teve vocação pra frade
Meus parabéns a ambos.Aprendi muito.
Top, obrigado aos dois por essa live
Muito bom testemunho! Eu concordo com meu xará em muitos pontos. A religiosidade, espiritualidade humanas são muito naturais. Mas a religião institucionalizada sempre acaba por se tornar um problema a longo prazo. Mais cedo ou mais tarde, a questão maior passa a ser proteger a instituição, preservar e defender tudo - ritos, dogmas etc. - que definem, que caracterizam a instituição, deixando toda a questão filosófica como secundária. E quando o objetivo maior é preservar a instituição, logo tudo dela vira verdade absoluta e todos que não concordam inimigos ou, no mínimo, indesejados, criticáveis, alijáveis na sociedade.
Resumindo: esse relato do convidado ratifica o q sempre senti. Saber discernir o mito do real, ou seja interpretar a vida real desses seres humanos com evolução espiritual elevada passaram pela terra, e não acreditar literalmente no q pregam as religiões
Excelente! Muito obrigada por trazer esclarecimento
Ser contra hierarquias, mas aceitá-la no ambiente empresarial, é mais uma contradição, das muitas que caracterizam os tempos actuais.
As hierarquias são um dos pilares basilares de uma sociedade adulta, responsável e civilizada! No geral, quem é contra, acaba por defender/apoiar grupos que aparentemente não têm hierarquia, mas onde existe camifladamente (ou não) e é intolerante! Ou seja, a sua negação não passa de uma máscara! Um caso típico, é o cleptocrata regime governativo de esquerda em Portugal. Aparentemente, todos obedecem/respeitam a Constituição e as leis... e depois o que vemos? Que criminosos, nomeadamente com crimes de sangue e traficantes de diamantes, são indultados, numa clara violação das leis e respeito pelo povo!
Mediante tantos entrevistados, quero sugerir o encontro com o Pai Rafael Cigano, ele fez uma sessão de desobisessão em uma gira de umbanda na casa dele ao vivo, então seria mt interessante vc fazer essa entrevista, uma vez q são só os ex que dão seus relatos. Não sei se estou sendo indelicada em mencionar este assunto, mas um tema bem interessante. Ignore se for tão irrelevante (desculpa).
Oi Vitor, infelizmente seu relato segue linha da TL que reinterpreta ou modifica e adapta o pensamento e ações de Jesus Cristo às causas sociais e não à divindade de Jesus.
Assisti o testemunho e estava esperando acabar para dizer: é incrível achar outro alguém que estuda Martin Buber! Estudei este filósofo no curso de Filosofia, hoje sou profissional do Direito mas ainda é uma grande referência em Filosofia pra mim. Indico a obra Eu e Tu. Ótimo testemunho.
Também fico feliz ao descobrir mais gente que conhece Martin Buber. A filosofia dele foi muito importante para minha formação. Hoje curso e trabalho com o Direito também, tento conciliar o pensamento dele com o que venho estudando. Que bom que também conhece a sua existência dialógica.
*Nunca que eu viraria freira, ou se eu fosse homem, frade ou padre . Simplesmente pelo fato de que não concebo perder minha liberdade de sair pra onde quiser, e ter que comunicar e ser proibida de sair. Já bastou minha mãe me tolhendo na adolescência* Querer comprar um pão na esquina e ter que comunicar. Nannnnnn. Um dos motivos que separei do pai do meu filho era justamente isso. Perguntava até onde eu ia dentro de casa. Podia nem ir no banheiro sossegada kkkkkkk. Zulive alguém ditando meus passos.
Você rejeitava tanto as atitudes de sua mãe que cocriou um companheiro semelhante ao que você "não " queria kkkk. Estude leis da vibração e vai entender que tudo aquilo que você mais foca, é o que atrai (cocria)
Pense em tudo que você quer e nunca naquilo que não quer.
Eu passei por um processo de fazer tudo que não queria, ser dona de casa, ser mãe, ter marido, viver com limitação de dinheiro....
Até entender que eu tinha cocriado tudo o que falava, eu não quero... comecei pensar e falar, eu quero...
Graças as minhas exigências nunca me cansei, tenho uma linda e maravilhosa filha, bem sucedida que tive o cuidado de educar de acordo com meus novos conhecimentos LEI DA ATRAÇÃO.
Mudei meus paradigmas e me libertei do passado para viver hoje o meu melhor. Somos o que pensamos e principalmente que sentimos, foi anos para entender essa forma tão simples de ser!.
Para ser freira ou padre, não é uma simples escolha que vem do nada. É uma vocação, como para ser advogada, médica, assistente social, psicóloga...
Tenho minha casa, meu carro, sou funcionária pública, tenho duas filhas e mais de 40 anos. Até hoje, dou satisfação aos meus pais. Viver em comunidade, em família, requer respeito. Requer dividir experiências. Compartilhar a vida é importante.
Desse modo, você escolhe o individualismo. Nem todos vão conseguir conviver com você.
@@julianacosta3524 também dou satisfação, mas por respeito. Não gosto disso
@@timelady5274 Eu dou satisfação por respeito e pq eu acho importante as pessoas saberem do seu paradeiro. Nos dias de hoje, é até perigoso vc sair e não saber se vai voltar. As pessoas de nossa convivência devem ter informações de onde costumamos ir e crio minhas filhas da mesma forma.
Parabéns ao Gontijo que deixa a vontade seu entrevistado, diferente de alguns canais que sigo. Tem um filme italiano de Franco Zeffirelli , Irmão Sol Irmã Lua, de 1972 que conta a historia de São Francisco. Ótima diversão para os religiosos e não!
Obrigado!
Diversão?
Professor vc é mil !
Huau!! Que relato!! Impactada ! 😯
Fantastico!!!!!! ameiiiii
Boa tarde há todos jovem me parece muito que ho convento vive em você tu até saio dele mais ho que me passa é que ele não saio de você.Que Jesus te ajude é abençoe.
Excelente! Entrevista maravilhoso!