Minha opinião sobre isso... já tinha um abismo enorme entre o ensino publico e privado, esse abismo ficou ainda maior com isso, por que? O aluno não tem um conteúdo concreto... eu por exemplo sou professor de química no paraná e aqui temos que cumprir um monte de conteúdo em um ano e acaba que atropelamos tudo e o aluno não aprende nada! Isso foi bom para o aluno que não pensa em fazer uma faculdade, já para o aluno que sonha em ensino superior ficou ainda mais difícil. Pra mim o governo quer criar "mão de obra barata"
@@jocaamoury Em partes, depende muito da área, mas sim, a grande maioria é desvalorizada por falta de um mercado competente, e isso é culpa desses péssimos governos que tivemos em todos esses anos.
Ficam prolongando os anos da educação formal, mas não existe política pública para promover a permanência dos estudantes para que os mesmos tenham condições financeiras e consequentemente melhorias na sua alimentação, terem poder aquisitivo para comprar os materiais escolares, vestimentas e calçados. A sociedade está quebrada, muita violência, drogas e famílias desestruturadas...o problema não está nas escolas, são N's razões advindas das famílias despreparadas, condições financeiras, desemprego e fragilidade da sociedade.
@@dolydoly5679 Não se deveria propor culpados e sim maneiras de contornar o máximo (uma utopia está palavra) os possíveis problemas para continuidade para a formação, seja do discente e docente. Concordo com a Bárbara no que se diz ao prolongamento da educação básica, pois como ela pode ocorrer sem meios de se chegar na escola? Claro que de primeiro modo tendemos a achar um culpado, contudo, como já disse e reafirmo, deveríamos procurar soluções e propor cadê vez mais o diálogo para amparar esses meios, assim trazendo àqueles que, por outrem, desviaram da formação.
Pode ser 14 ou 20 anos para um estudante concluir o ensino do 1o ano do Fundamental até o Ensino Médio, não surtirá em nenhuma melhoria na Educação, se os governantes não observarem e criarem políticas públicas🤷🏼♀️ em diferentes âmbitos, na valorização (de fato) dos profissionais de Educação, estruturação na segurança, sociedade, qualidade de vida e geração de renda para todos os cidadãos desta linda Nação!🥰❤
@@dolydoly5679 Sim, principalmente o salário. Não é assim tbm com as outras profissões? Mas tem que melhorar tbm no que diz respeito às condições para o exercício da profissão.
Voltando aqui para dizer que felizmente consegui fazer o ensino médio antes da reforma. Essa "reforma" é um retrocesso enorme na educação (que já apresentava defeitos).
achei injusto implementar essa regra sendo que não tem escolas adaptadas pra esse novo sistema . Na minha antiga cidade mesmo , queriam entrar na onda de colégio publico ensino integral ou seja o aluno tinha passar a manhã e a tarde na escola . Porém lá também tinha outra rede estadual que basicamente não tinha esse sistema e não era apropriada pra se ter ele . Conclusão por falta de investimento o estado fechou essa rede pública e deixou somente a outro colégio que havia rede integral aberto . Agora imagina aí o inferno que é tirar os alunos de outra instituição e colocar em outra que não espaço pra todo mundo . Fiquei muito triste pois tiraram totalmente o espaço de lazer e estudo dos alunos para se criar novas salas , até a sala da biblioteca não se existe mais e os livros ficaram todos espalhados por que não tinha mais espaço pra guardar eles . Havia uma sala de jogos que estimula o aprendizado como xadrez e dama o nosso professor de matemática levava a gente lá sempre que podia e era legal fazia a gente se familiarizar mais com as aulas dele . Tinha uma sala de vídeo onde alguns professores sempre traziam filmes educativos ou alguma coisa para ajudar nos estudos e tudo foi para o ralo . E ainda colocaram esse novo sistema de novo ensino médio me poupe . Não é outra, que graças a Deus mais da metade da minha turma conseguiu ocupar uma vaga na faculdade e tão até hoje estudando . Amava a maneira como era desempenhado o ensino médio , lembro como a primeira vez quando entrei na instituição pra mim era um sonho tudo aquilo, mesmo com tão pouco , era de se encher os olhos para uma aluna que nunca teve acesso a todas aquelas coisas no ensino fundamental . No caso de minha irmã mesmo entrou no primeiro ano , porém exige muita coisa dela sabe. Como um slide bonito e com todas as normas e quem é pobre sabe como é difícil fazer um slide sem computador em casa , onde a escola também não disponibiliza um ou se não um espaço aberto pra poder fazer esses trabalhos que necessita de tecnologia. Tudo por que ta no cronograma , o professor precisou emprestar o computador dele pra cada aluno que não tinha poder fazer trabalho. Ele foi um herói .
Já eu achei a reforma uma maravilha, era o q eu sonhava quando estudava o ensino médio, fiquei boba quando soube q iria ter essa mudança... eu já estava na faculdade pública. Inclusive, algumas estratégias abordadas nesse novo ensino ocorrem durante a faculdade, acho q ajuda MT na adaptação e colocar os alunos a pegar um ritmo mais acelerado, pois a última escola q estudei me dava sono...n tinha inovação, professor só queria saber de apostila e texto de livro didático velho, o auge q a gente tinha era aula interativa com computador em trio 2 vezes no ano, era um saco, o povo já tava seguindo as aulas se arrastando, sem estímulo nenhum...eu tava entrando em depressão, pois a escola q eu tinha ido no ano anterior era um máximo, os professores eram proativos e tinham didática, exploravam recursos pra dar aula, a gente n precisava de MT coisa, só na metodologia as coisas eram incríveis...daí fui pra escola de encostados. Realmente, algumas escolas n possuem recursos diversos o suficiente para comportar TDS os alunos, mas esse problema n é atual... N vejo mal nessa proposta, ela é MT boa, o q peca são as instituições de ensino, principalmente em lugares marginalizados, q são mais esquecidos e negligenciados. Eu procuro encarar esse início com mais leveza, pois começou a ser aplicado agr, tem MT adaptação ainda pela frente, MT recurso pra ser investido, acabamos de sair de uma pandemia e crise a nível mundial... Brasil sempre foi lento pra TD, pra isso n vai ser diferente. Em fim, só quis dizer q a proposta em si n é a condenação, só o contexto q n favorece...mas creio q é questão de tempo pras coisas se encaixarem e investimento de recurso. Queria poder ter tido essa experiência como aluna, mas agr minha posição é como regente em sala de aula, estou encerrando a faculdade de licenciatura em uma federal, posso afirmar q os novos professores estão sendo preparados para proporcionar um ensino de qualidade e q estão dispostos a ter a mente aberta, usar o q tem de recurso, explorar formas de proporcionar a aprendizagem e q realmente estão atentos a bncc e diversos...o contrário de alguns professores (mais antigos, como os q tive experiência) q querem vivem encostados.
Um absurdo total, mesmo. Prevejo muitos jovens abandonando o ensino médio porque têm de trabalhar e não aguentarão o cansaço com o aumento das horas de escola. Fora os gastos que os pais terão se tiverem filho no fundamental saindo num horário e filho no nível médio saindo mais tarde: duas viagens, agora, sendo que antes pegaria os filhos num horário só. Burrice e total descaso com as famílias.
Essa coisa de "o aluno poderá escolher.." é pura balela. Na prática esse ano foi um desastre. Os alunos passaram a ficar o dia inteiro na escola, o desinteresse aumentou e o conteúdo foi empobrecido. Em algumas escolas, no terceiro ano do ensino médio não é sequer ofertada algumas disciplinas.
Ideia de JERICO, esse Novo Ensino Médio. Deixa os estudantes mais cansados com uma carga horária maior (pior ainda se o aluno ter que trabalhar) e bagunça todo a rotina de horários dos pais que têm que levar os filhos na escola. Eu, por exemplo, tenho filhas no ensino fundamental e uma começando no nível médio. Se antes o horário de saída das duas tinha diferença de 20 minutos e eu poderia buscá-las de uma só vez, agora, com a maior saindo uma hora mais tarde, vou ter que fazer duas viagens, com mais gasto de combustível ou ônibus. "Parabéns" aos CABEÇAS DE BAGRE que inventam essas coisas sem levar em conta um monte de detalhes que afetam as vidas de pais e alunos.
vc prefere q sua filha vá pra escola e depois alguem pergunte algo basico pra ela e ela nao saiba responder, só pq vc prefere buscar as 2 no mesmo horario ? o modelo de hoje e horrivel e sucateado, feito pra aprovar qm tira uma nota mediana, nao tem ensino algum...
Eu até concordo, em relação as viagens no ônibus nn faz diferença, hora ou outra terá que sair independente do horário. Agora em relação ao veículo particular eu concordo contigo.
@@LukeStriiker pois é, que a verdade seja dita, NUNCA teve estrutura e NUNCA teve ensino de qualidade no brasil, se o ensino é tão bom quanto dizem então pq existe uma alta critica no ensino desse pais vinda da própria população e do mundo a fora?
Você trata escola como se fosse só um lugar q os pais deixam os filhos, mas a escola é onde os jovens vão pra aprender. Eu já terminei o ensino médio, morri de estudar química, biologia e a faculdade que vou fazer é economia, não tem nada a ver com essas coisas que eu aprendi na escola, fora matérias como filosofia e sociologia que realmente era inútil pra mim, não aprendi nada de útil nessas matérias na escola
Eu fico pensando: que projeto de vida os jovens tem? Eles nem sabem o q é isso 😢 Digo isso porque trabalho com jovens e os coitados estão cada vez mais desnorteados. Último ponto: não seria melhor aperfeiçoar o q já temos em vez de inventar mais coisa? Concluímos com isso que o discurso é lindo, mas a realidade é feia e cruel.
Olá Michael ... Você deveria assistir vídeos de algumas escolas distantes no norte e nordeste do país ... Pra entender que tem pessoas que demoram até 2 ou 3 horas pra chegar na escola e o mesmo tempo pra voltar pra casa ... Ao ver o esforço desses alunos você iria sumir com sua depressão !!!!
O ensino no geral deveria ter uma mudança total. O ensino médio deveria ser focado pra ensinar algo que realmente os adolescentes poderiam usar na vida . Tantos conteúdos que se tem e nada faz sentido. Poderiam ensinar robótica, eletrônica, programadores, moda e custura,culinária, administração enfim
Olha matérias como filósofia , historia , sociologia servem pras pessoas terem noção do mundo contemporâneo. Então o aprendizado delas deveriam ser importante sim , como você quer que alguém aprenda robótica e eletronica se não tem nem noção de fisica e quimica.
@@bobbycruz287nao servem nao, isso eh do interesse de velhos, nao de jovens... jovens perdem muito tempo na vida aprendendo bobagens noncolegio q nunca vao usar no emprego
@@hnrq4286 kkkkk que país você viver uma escassez de jovens interessados em algo é o que temos nesses tempos colega, muitos estão indo para o ensino médio sem saber português e matemática básica. Se a pessoa for inteligente na matemática saberá que essa matéria de Ed financeira é uma regressão imensurável.
@@hnrq4286A lógica da criatura que acha que só de deve aprender algo, caso tenha algum valor prático. Que pensamento medíocre. É preciso aprender tudo! A motivação não deve ser o que vai ser proporcionado no âmbito profissional. Me pergunto o que essa gente que não tem um pingo de desejo de aprender coisas básicas, tem na cabeça!
Quer dizer que Conhecer sua história , aprender a pensar como nas materias de filosofia, história e outras que ficaram fora não é mais importante. Vamos ter pessoas sem pensar e agir apenas como um robô programado só para algo em especifico. Como no tecnicismo . Pessoas só para execultar suas tarefas sem criticar sua existência e por que a há tantas desigualdade no mundo. tudo errado estamos retrocedendo novamente deixar de firmar um aluno critico é matar todos os jovens de só vez. Lamentavél um ser humano que criou esse reforma o canto dele esta já preparado no inferno e quem aprovar e quem também apoiar essa reforma.
como assim não vai usar? Você sabe quantos estudantes no Brasil sabem fazer uma equação simples, ou ao menos saber oque é um MRU ou substantivo ? Eu te falo menos de 20% meu caro, eles ficam anos no colegio e tudo que aprendem não usam nada, se formam e vão para uma área totalmente diferente da qual passou mais de 10 anos estudando. Por isso eu sou a favor de um projeto de vida desde cedo, para que não precise gasta o tempo do jovem com conteúdo o qual ele nunca irá usar depois do ensino médio.É melhor saber muito de algo do que nada de tudo.
@@learningenglish9832 e tu acha que esses 20% vão aprender divisão em projeto de vida? Práticas de multiletramento? Você é mais um velho que só sabe ler no papel, não vê que na realidade NENHUMA escola no Brasil tinha estrutura pra se submeter ao novo ensino médio. Botando professores de geografia em projeto de vida, professores perdendo 10, 20 aulas, alunos ficando tristes O que mais tem é professores que foram forçados á serem professores de certa matéria e não sabendo nem o que fazer, você é só mais um imbecil do sistema que só sabe ter uma visão no papel onde é tudo "lindo" na realidade só tá submetendo professores á mais trabalho, forçando alunos á estudar sem ajudar financeiramente em casa (como se dinheiro caísse no ceu) ainda me aparece uns OTARIOS do seu tipo defendendo essa praga
@@learningenglish9832 primeiramente a profissão de professor nunca foi valorizada no Brasil, se antes já faltava professores pra as matérias básicas como matemática, imagina agora que existem matérias jamais vistas? Obviamente, isso gera confusão nos professores já que são submetidos á dar matérias que nunca sequer estudaram, isso dá mais carga horária pra eles, e no final muitos acabam desistindo Segundo, nenhuma escola tem estrutura pra passar o dia inteiro na escola por 2 dias, a maioria das escolas não possui dinheiro nem pra pagar professor imagina pra investir em sua estrutura pra manter seus alunos no colégio? A ESTADUAL do meu colégio não tem capacidade nem pra comprar paredes decentes, nenhum aluno é otario pra ficar 10 horas dos seus dias ficar um olhando pra cara do outro 3- muitos professores confusos do que passar (pois não tiveram nenhum preparo) com as matérias novas, o que gera? Aulas tediantes e não produtivas e mais cansaço pra ambos os lados, professores e alunos 4- é difícil pra certos alunos que não possuem acesso á transporte escolar, ir e vir 4 vezes durante o dia para a escola, principalmente quando ele mora longe
@@learningenglish9832 a escola devia trabalhar com coisas mais interessantes, debates sobre coisas que acontecem no mundo, mais trabalho com a tecnologia, ensinar os alunos á realmente coisas prestativas que vão usar na vida (por exemplo estrutura argumentativa que 90% dos alunos não vão usar na sua vida) etc
muitas matérias que poderiam ser dadas em um só,sem material didático de algumas matérias,fazendo com que o professor crie material para algumas matérias
É ridículo isso, n tá ajudando em nada esse " novo ensino ". Colocaram umas matérias nada haver na minha escola, sendo q eram coisas que já aprendiamos nas outras, e por conta disso ano que vem materias super importantes como : língua portuguesa, matemática, geografia e etc.. vão ter o tempo reduzido. Que raiva.
Eu não achei vantagem alguma nesse novo formato de Ensino Médio. Na verdade, nunca entendi 🤪 e acho q nem vou. Eu não sei da cabeça de quem saiu essa ideia
Na teoria é lindo e flores na prática é professores cansados e não sabe o que fazer, alunos fatigados e sem vontade, um clima PESADO na sala, eu só to nessa merda pq tudo precisa ter ensino completo, quando eu concluir esse ensino eu vou meter o pé dessa porra de país
Meu amigo pois essa nova educação é que é aplicada aqui nos estados unidos a muitos anos Vc vai pra onde ?? Pq aqui é muito mais radical do que aí , inclusive na Europa tbm é essa prática.
Não é absurdo e nem desrespeito, o problema é que vcs professores não estão adeptos à mudanças, vcs estão em uma zona de conforto, com isso vcs serão forçados a quebrar esse paradigma, mudança é necessário e não minha opinião isso vai ser muito bom para a formação do aluno, vai estimular o aluno a correr atrás do que gosta de fazer.
@@petersonari5686 Não é bem assim. O professor precisa receber um preparo e ensino profissional pra lecionar determinados conteúdos. Professor não sabe tudo e é sim um desrespeito vc mandar ele ensinar um conteúdo q ele mesmo não sabe e nunca estudou ao longo de sua vida, nem o conteúdo em si e nem métodos interessantes e eficazes para ensiná-lo, nem na graduação
@@petersonari5686 vamos lá. Primeiro o Professor não tem condições de trabalho para dar uma aula mais produtiva para seus alunos 2- em uma epoca onde alunos se interessam mais por drogas e criminalidades, com certeza é culpa do professor o interesse deles né? 3- se você ler as noticias e os motivos das greves dos educadores seria menos ignorante e saberia o que realmente é essa zona de conforto.
Se antes as pessoas não terminavam o ensino médio preparadas para o superior, imagina agora que o proposto "ensino básico" tem carga horária flexível 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️ E se a escola da criança não oferecer conteúdo suficiente de uma matéria para ela fazer o curso que deseja?
Jovens tem q fazer ensino médio junto com técnico,nas Etecs, SENAI e instituto federal, daí já saem preparados para mercado de trabalho,ensino fundamental e médio em escola estadual não serve pra quase nada, fujam de escolar estaduais
Sou professor em duas escolas de ensino médio e realmente esse NEM é uma droga em muitos aspectos, não há renovar, reestruturar, redefinir, a parada é REVOGAR. Meus alunos vivem reclamando dessa bomba e meus colegas de trabalho também, enfim, todo mundo, pense num bagulho que dá perrengue. Se alguém tiver interessado em ver mais uma visão sobre, fiz um vídeo falando sobre: ruclips.net/video/Fu4J_4A9UO4/видео.htmlsi=9DcvjbLnHjxw6sTQ
Continuará como começou. Será posta aos anos de ingressão e assim permanecerá até o ano de conclusão. Ou seja, se há alunos que entraram, mas ainda não tinha ocorrido a mudança eles nada sofrerão. No entanto, se implementação ocorrer no ano seguinte, àqueles que ingressarem tenderão a seguir essa nova grade.
É por isso q a mudança é gradual, começou aos alunos do 1 ano em 2022, em 2023 aos 1 e 2 anos (pois os q estavam no primeiro ano no anterior já estarão no segundo) e em 2024 aos 1,2 e 3 anos...sendo assim, grupos q j estavam avançados n sofrerão um readaptação.
eu estou no segundo ano, eles reteram os conteudos do segundo ano, ficará apenas revisões o ano inteiro sobre o primeiro ano e do fundamental, e isso vale pro terceiro ano também, eles tem que estudar apenas revisões sobre o primeiro e fundamental, sem falar dessas trilhas que não servem para nada, diminuiram as matérias principais para implementar outras totalmente inúteis, um retrocesso esse novo ensino médio
O enem não mudou. Em que momento pensaram nisso? A gente vê que a falha se já inicia ai. Legal ele apresentar imagens apenas de escolas particulares com uma ótima estrutura, mas cadê as imagens mostrando a realidade das escolas públicas? E o preparamento dos profissionais da área? Pensaram em ouvir os jovens? Até porque quem irá enfrentar isso, não são apenas os professores. E a vida do estudando que não tem condições de pagar um cursinho pré vestibular? Ah, verdade, com que tempo? O pouco tempo que nos resta, é utilizado por muitos para o trabalho e tarefas necessárias para se ter um teto. E o fim de semana? É utilizado para realizar trabalhos e seminários impostos pelo currículo. Isso não é nem um terço dos problemas. Adoraria escrever mais insatisfações. Não quero ser injusta, sempre tendo entender os dois lados, mas este lado é o que mais me prejudica.
Será que ninguém cansa de apenas relatar suas insatisfações e não tomar a frente? Nós podemos fazer a mudança, mas ninguém sabe sobre os próprios direitos
Sinceramente, ainda não consegui entender e nem entedi onde eles querem chegar. Ficou confuso essa nova organização. Preferia deixar como tava. Não vejo razão pra mexer em time que tá ganhando. O nível educacional tá perdendo seu propósito e valor. Onde deveriam atacar de forma efetiva, é na questão familiar, sem base familiar não há educação. é só um teatro pra apagar incêndio.
E tu fala isso quando for fazer Enem nas questões de química,física e matemática e tu não saber absolutamente porra nenhuma kkkkkkkkkkk pq achou chato quando tava no ensino médio e não fez
Quando eu terminei o meu ensino médio, eu pensava: agora eu vou ter que trabalhar com o que eu NÃO gosto para poder ganhar dinheiro e entrar na faculdade que eu quero. É sempre assim, porque quando a gente sai da escola, ainda somos crianças confusas e totalmente perdidas nesse novo mundo “adulto”. Então eu acho essa proposta do novo ensino médio bem inteligente, porque ela ajudará o jovem a moldar o seu futuro e se descobrir. Pode acontecer de na escola, o jovem escolher um curso profissionalizante e quando se formar descobrir que aquilo não era o que ele queria pra vida. Tudo bem, ele ainda será jovem e poderá buscar outra profissão. Agora imagina o jovem que sai da escola e entra em uma faculdade e descobre que aquele curso não é pra ele ? Imagina a frustração e tempo perdido? Então eu vejo esse novo ensino médio como uma grande vantagem para o jovem da atualidade. Das duas uma: ou ele terá certeza da sua profissão ou ele saberá no próprio ensino médio que não será aquilo que ele irá seguir. Sem falar nos outros pontos que favorecem como ocupar o tempo do jovem, fazendo com que ele perca menos tempo nas ruas, bebendo, fumando, andando com quem não acrescenta em nada e foque mais nos estudos, etc. Sinceramente, eu queria ter tido essa oportunidade no meu tempo.
vai por mim, não é o que você pensa, recomendo ver vídeos tratando do novo ensino médio. professores e alunos não estão gostando disso,trocaram matérias para outras que não vão ajudar ao aluno em nada no futuro,ao invés de focarem no que já temos,e essa reforma não funciona se não tiver equipamentos necessários.
Minha namorada é professora de história e literalmente teve que tirar uma matéria do c# pra atender a essa porcaria de reforma. Novo ensino médio que reduz a carga horária de matérias realmente necessárias para o engreço no ensino superior para colocar no lugar um ensino de trabalhos informais de baixa remuneração. que imbecilidade.
Eu gostei, parece que o povo gosta de ser mandado. Isso daria liberdade para o jovem escolher, mas não prefere deixar do jeito que está, que está uma.bosta
O Novo Ensino Médio está mais alinhado às expectativas dos jovens?? De quais jovens? Dos jovens de 15 anos que vivem em um país com um dos piores índices em educação? Porque com certeza eles tem ciência suficiente do que constitui uma formação educacional de qualidade. Vamos inovar! Ao invés de seguir o exemplo de sistemas que funcionam e tem funcionado por muitos anos.
Aqui no Ceará isso já tem nas escolas profissionalizantes e não vejo problema nenhum e estudo em uma. O que tem que ter é o governo federal capacitar os professores, só isso.
Mas o problema n é ter, o problema é q a estruturação tá jogada. Essa de escolha? N, vai ter, vai ter o aluno fazendo oq tem ofertado. Sem falar do tal notório saber, onde abre brecha para pessoas sem licenciatura lecionando.
com esses professores desqualificasos , não todos mas a grande maioria ,que só vão pelo salário no fim do mes, não estão nem aí se o aluno aprende ou não, não vai funcionar nada nunca, não sei porque reclamam, pois não ensinam nem o básico faz tempo.
Irei entrar nesse novo ensino médio esse ano, mas sinceramente não achei necessário fazer isso. Igual o 9° ano que antes não existia. Enfim... nada q eu falar irá fazer com q isso mude.
O nono ano sempre existiu, ele só não era chamado assim 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️ O que hoje é chamado de 1-9 anos antes era alfabetização + 8 séries. A duração do ensino fundamental não mudou, só mudou a nomenclatura.
Esse vídeo horroroso apareceu como sugestão pra mim... Daí fui assistindo e tomando asco. Fui olhar no "Sobre" e descobri que é coisa do Lemann. Tinha que ser mesmo. Esse cara tem que ir preso, sinceramente.
tem uma coisa que se o brasil fizer o ensino fundamental e médio fica com uma qualidade top: proibir empresas de ensino privado. enquanto a burguesia ver a educação como mercado, o ensino público vai ser sempre deixado de lado, sendo apenas pra quem "não pode" pagar por um ensino real.
Kkkkk, moça, isso é horrível, os cara vão substituir um monte de matéria útil pro nosso futuro pra colocar no lugar uma matéria completamente desnecessária, como um estudante eu posso dizer, tá uma porcaria isso aqui.
@Fotk Projeto de Vida, Empreendedorismo, Educação Tecnológica, Espanhol etc Olhando assim parece bonito, mas na prática é uma perda de tempo essas matérias
Para esses comentários que não aceitam o novo ensino médio só porque acham difícil e porque professores e alunos não estão preparados, por acaso praticaram? Nada de primeira dá certo, funciona e é preparado. No começo sempre é ruim, difícil e erra. É assim que aprende. Errando que aprende e tem que botar em prática, que com o tempo se torna excelente. Tudo no começo tem erro e é difícil mas tem que praticar que é assim que aprende. Como o NEM é novidade, os professores e alunos não estão preparados porque não conhecem e não praticaram ainda. Terão que praticar, que é assim que aprende e com o tempo facilita. Nada no começo é fácil. Tudo no começo é difícil e erram, e é errando que aprende. O NEM é novidade e não conhecem, mas terão que botar em prática para aprender. Eu que terminei o ensino médio em 2020, fiquei triste dessa novidade (NEM) por causa de eu já estar terminando o ensino médio e não ser da minha geração. Eu gostaria muito porque é novidade e gosto só de novidade. Outra, queria horário longo de aula quando eu estudava. Para esses comentários que não aceitam o novo ensino médio e dizem que é ruim e difícil, vocês nem praticaram ainda para acharem ruim. Porém, tudo no começo é difícil e ruim e erra, mas é errando que se aprende e com o tempo se torna excelente.
Minha opinião sobre isso... já tinha um abismo enorme entre o ensino publico e privado, esse abismo ficou ainda maior com isso, por que? O aluno não tem um conteúdo concreto... eu por exemplo sou professor de química no paraná e aqui temos que cumprir um monte de conteúdo em um ano e acaba que atropelamos tudo e o aluno não aprende nada! Isso foi bom para o aluno que não pensa em fazer uma faculdade, já para o aluno que sonha em ensino superior ficou ainda mais difícil. Pra mim o governo quer criar "mão de obra barata"
atualmente ensino superior nao serve de nada, tantos e tantos engenheiros ubers. melhor tecnico
deram ens superior pra todo mundo, e nao deram mercado de trabalho, plano de governo do Lula
@@jocaamoury Em partes, depende muito da área, mas sim, a grande maioria é desvalorizada por falta de um mercado competente, e isso é culpa desses péssimos governos que tivemos em todos esses anos.
N faz sentido essa frase "Mão de obra barata", até pq muitos cursos propostos estão em alta, como desenvolvimento
A vdd eh que os professores não estão adeptos à mudanças, mudança é necessário, os professores vão ter q se readequar.
Ficam prolongando os anos da educação formal, mas não existe política pública para promover a permanência dos estudantes para que os mesmos tenham condições financeiras e consequentemente melhorias na sua alimentação, terem poder aquisitivo para comprar os materiais escolares, vestimentas e calçados. A sociedade está quebrada, muita violência, drogas e famílias desestruturadas...o problema não está nas escolas, são N's razões advindas das famílias despreparadas, condições financeiras, desemprego e fragilidade da sociedade.
será que a culpa é do estado?
@@dolydoly5679 Não se deveria propor culpados e sim maneiras de contornar o máximo (uma utopia está palavra) os possíveis problemas para continuidade para a formação, seja do discente e docente. Concordo com a Bárbara no que se diz ao prolongamento da educação básica, pois como ela pode ocorrer sem meios de se chegar na escola? Claro que de primeiro modo tendemos a achar um culpado, contudo, como já disse e reafirmo, deveríamos procurar soluções e propor cadê vez mais o diálogo para amparar esses meios, assim trazendo àqueles que, por outrem, desviaram da formação.
Pode ser 14 ou 20 anos para um estudante concluir o ensino do 1o ano do Fundamental até o Ensino Médio, não surtirá em nenhuma melhoria na Educação, se os governantes não observarem e criarem políticas públicas🤷🏼♀️ em diferentes âmbitos, na valorização (de fato) dos profissionais de Educação, estruturação na segurança, sociedade, qualidade de vida e geração de renda para todos os cidadãos desta linda Nação!🥰❤
valorização é aumentar seu salário?
@@dolydoly5679 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@dolydoly5679 Sim, principalmente o salário. Não é assim tbm com as outras profissões? Mas tem que melhorar tbm no que diz respeito às condições para o exercício da profissão.
Voltando aqui para dizer que felizmente consegui fazer o ensino médio antes da reforma. Essa "reforma" é um retrocesso enorme na educação (que já apresentava defeitos).
achei injusto implementar essa regra sendo que não tem escolas adaptadas pra esse novo sistema . Na minha antiga cidade mesmo , queriam entrar na onda de colégio publico ensino integral ou seja o aluno tinha passar a manhã e a tarde na escola . Porém lá também tinha outra rede estadual que basicamente não tinha esse sistema e não era apropriada pra se ter ele . Conclusão por falta de investimento o estado fechou essa rede pública e deixou somente a outro colégio que havia rede integral aberto . Agora imagina aí o inferno que é tirar os alunos de outra instituição e colocar em outra que não espaço pra todo mundo . Fiquei muito triste pois tiraram totalmente o espaço de lazer e estudo dos alunos para se criar novas salas , até a sala da biblioteca não se existe mais e os livros ficaram todos espalhados por que não tinha mais espaço pra guardar eles . Havia uma sala de jogos que estimula o aprendizado como xadrez e dama o nosso professor de matemática levava a gente lá sempre que podia e era legal fazia a gente se familiarizar mais com as aulas dele . Tinha uma sala de vídeo onde alguns professores sempre traziam filmes educativos ou alguma coisa para ajudar nos estudos e tudo foi para o ralo . E ainda colocaram esse novo sistema de novo ensino médio me poupe . Não é outra, que graças a Deus mais da metade da minha turma conseguiu ocupar uma vaga na faculdade e tão até hoje estudando . Amava a maneira como era desempenhado o ensino médio , lembro como a primeira vez quando entrei na instituição pra mim era um sonho tudo aquilo, mesmo com tão pouco , era de se encher os olhos para uma aluna que nunca teve acesso a todas aquelas coisas no ensino fundamental . No caso de minha irmã mesmo entrou no primeiro ano , porém exige muita coisa dela sabe. Como um slide bonito e com todas as normas e quem é pobre sabe como é difícil fazer um slide sem computador em casa , onde a escola também não disponibiliza um ou se não um espaço aberto pra poder fazer esses trabalhos que necessita de tecnologia. Tudo por que ta no cronograma , o professor precisou emprestar o computador dele pra cada aluno que não tinha poder fazer trabalho. Ele foi um herói .
Já eu achei a reforma uma maravilha, era o q eu sonhava quando estudava o ensino médio, fiquei boba quando soube q iria ter essa mudança... eu já estava na faculdade pública. Inclusive, algumas estratégias abordadas nesse novo ensino ocorrem durante a faculdade, acho q ajuda MT na adaptação e colocar os alunos a pegar um ritmo mais acelerado, pois a última escola q estudei me dava sono...n tinha inovação, professor só queria saber de apostila e texto de livro didático velho, o auge q a gente tinha era aula interativa com computador em trio 2 vezes no ano, era um saco, o povo já tava seguindo as aulas se arrastando, sem estímulo nenhum...eu tava entrando em depressão, pois a escola q eu tinha ido no ano anterior era um máximo, os professores eram proativos e tinham didática, exploravam recursos pra dar aula, a gente n precisava de MT coisa, só na metodologia as coisas eram incríveis...daí fui pra escola de encostados.
Realmente, algumas escolas n possuem recursos diversos o suficiente para comportar TDS os alunos, mas esse problema n é atual... N vejo mal nessa proposta, ela é MT boa, o q peca são as instituições de ensino, principalmente em lugares marginalizados, q são mais esquecidos e negligenciados.
Eu procuro encarar esse início com mais leveza, pois começou a ser aplicado agr, tem MT adaptação ainda pela frente, MT recurso pra ser investido, acabamos de sair de uma pandemia e crise a nível mundial... Brasil sempre foi lento pra TD, pra isso n vai ser diferente.
Em fim, só quis dizer q a proposta em si n é a condenação, só o contexto q n favorece...mas creio q é questão de tempo pras coisas se encaixarem e investimento de recurso. Queria poder ter tido essa experiência como aluna, mas agr minha posição é como regente em sala de aula, estou encerrando a faculdade de licenciatura em uma federal, posso afirmar q os novos professores estão sendo preparados para proporcionar um ensino de qualidade e q estão dispostos a ter a mente aberta, usar o q tem de recurso, explorar formas de proporcionar a aprendizagem e q realmente estão atentos a bncc e diversos...o contrário de alguns professores (mais antigos, como os q tive experiência) q querem vivem encostados.
@@Beatriz-jg2je estuda em escola particular, certeza
@@Beatriz-jg2je se tivesse se formado com o novo ensino médio, nem na faculdade pública estava.
@@Beatriz-jg2je ai ai tinha que ser..
Tem escola que não tem nem giz. E falam de "investigação cientifica".
Se não tem giz deve-se investigar o diretor dessa escola pq dinheiro é enviado.
@@William_R_S_A KKKKKKKKKKKKK CONFIA
Eita geração PF não enxerga um palmo a frente do nariz... uma tristeza
KKKKKKKKK A PROFESSORA MANDOU VER VIDEO PRA ENTENDER E EU NÃO ENTENDI NADA 🤣🤣
nem eu kkkk
Papo reto😂😂
entendi muito bem
Ou seja, o novo ensino médio é uma catástrofe.
Vale a pena mudar. Nos ultimos 20 anos a educação só piorou.
@@William_R_S_A e pelo jeito vai continuar assim
@@William_R_S_A pode esperar que vai piorar ainda mais.
@@William_R_S_A subiu o nivel do que já estava em andamento
Um absurdo total, mesmo. Prevejo muitos jovens abandonando o ensino médio porque têm de trabalhar e não aguentarão o cansaço com o aumento das horas de escola. Fora os gastos que os pais terão se tiverem filho no fundamental saindo num horário e filho no nível médio saindo mais tarde: duas viagens, agora, sendo que antes pegaria os filhos num horário só. Burrice e total descaso com as famílias.
Essa coisa de "o aluno poderá escolher.." é pura balela. Na prática esse ano foi um desastre. Os alunos passaram a ficar o dia inteiro na escola, o desinteresse aumentou e o conteúdo foi empobrecido. Em algumas escolas, no terceiro ano do ensino médio não é sequer ofertada algumas disciplinas.
Ideia de JERICO, esse Novo Ensino Médio. Deixa os estudantes mais cansados com uma carga horária maior (pior ainda se o aluno ter que trabalhar) e bagunça todo a rotina de horários dos pais que têm que levar os filhos na escola. Eu, por exemplo, tenho filhas no ensino fundamental e uma começando no nível médio. Se antes o horário de saída das duas tinha diferença de 20 minutos e eu poderia buscá-las de uma só vez, agora, com a maior saindo uma hora mais tarde, vou ter que fazer duas viagens, com mais gasto de combustível ou ônibus. "Parabéns" aos CABEÇAS DE BAGRE que inventam essas coisas sem levar em conta um monte de detalhes que afetam as vidas de pais e alunos.
tirando quem vive de carreira alternativa vai acabar com sua carreira e seu sustento pra estudar e ficar desempregado
vc prefere q sua filha vá pra escola e depois alguem pergunte algo basico pra ela e ela nao saiba responder, só pq vc prefere buscar as 2 no mesmo horario ? o modelo de hoje e horrivel e sucateado, feito pra aprovar qm tira uma nota mediana, nao tem ensino algum...
Eu até concordo, em relação as viagens no ônibus nn faz diferença, hora ou outra terá que sair independente do horário. Agora em relação ao veículo particular eu concordo contigo.
@@LukeStriiker pois é, que a verdade seja dita, NUNCA teve estrutura e NUNCA teve ensino de qualidade no brasil, se o ensino é tão bom quanto dizem então pq existe uma alta critica no ensino desse pais vinda da própria população e do mundo a fora?
Você trata escola como se fosse só um lugar q os pais deixam os filhos, mas a escola é onde os jovens vão pra aprender. Eu já terminei o ensino médio, morri de estudar química, biologia e a faculdade que vou fazer é economia, não tem nada a ver com essas coisas que eu aprendi na escola, fora matérias como filosofia e sociologia que realmente era inútil pra mim, não aprendi nada de útil nessas matérias na escola
Eu fico pensando: que projeto de vida os jovens tem?
Eles nem sabem o q é isso 😢
Digo isso porque trabalho com jovens e os coitados estão cada vez mais desnorteados.
Último ponto: não seria melhor aperfeiçoar o q já temos em vez de inventar mais coisa?
Concluímos com isso que o discurso é lindo, mas a realidade é feia e cruel.
Concodo com você. Tem alguns jovens ,que não tem maturidade pra decidir o que quer realmente.
Esse novo ensino média está parecendo aquele meme.
" Tava ruim, mas agora parece que piorou "
Muita mudança, fiquei até com depressão ficando apenas 3 anos no colégio e estou até hoje com esse trauma na minha vida.
Oxi explica
Olá Michael ... Você deveria assistir vídeos de algumas escolas distantes no norte e nordeste do país ... Pra entender que tem pessoas que demoram até 2 ou 3 horas pra chegar na escola e o mesmo tempo pra voltar pra casa ... Ao ver o esforço desses alunos você iria sumir com sua depressão !!!!
O ensino no geral deveria ter uma mudança total. O ensino médio deveria ser focado pra ensinar algo que realmente os adolescentes poderiam usar na vida . Tantos conteúdos que se tem e nada faz sentido. Poderiam ensinar robótica, eletrônica, programadores, moda e custura,culinária, administração enfim
Olha matérias como filósofia , historia , sociologia servem pras pessoas terem noção do mundo contemporâneo. Então o aprendizado delas deveriam ser importante sim , como você quer que alguém aprenda robótica e eletronica se não tem nem noção de fisica e quimica.
@@bobbycruz287nao servem nao, isso eh do interesse de velhos, nao de jovens... jovens perdem muito tempo na vida aprendendo bobagens noncolegio q nunca vao usar no emprego
@@hnrq4286 kkkkk que país você viver uma escassez de jovens interessados em algo é o que temos nesses tempos colega, muitos estão indo para o ensino médio sem saber português e matemática básica. Se a pessoa for inteligente na matemática saberá que essa matéria de Ed financeira é uma regressão imensurável.
@@bobbycruz287 a direita sempre defendeu melhor o ensino de base, ao inves de finaciar canudos de humanas pros mais pobres
@@hnrq4286A lógica da criatura que acha que só de deve aprender algo, caso tenha algum valor prático. Que pensamento medíocre. É preciso aprender tudo! A motivação não deve ser o que vai ser proporcionado no âmbito profissional. Me pergunto o que essa gente que não tem um pingo de desejo de aprender coisas básicas, tem na cabeça!
Quer dizer que Conhecer sua história , aprender a pensar como nas materias de filosofia, história e outras que ficaram fora não é mais importante. Vamos ter pessoas sem pensar e agir apenas como um robô programado só para algo em especifico. Como no tecnicismo . Pessoas só para execultar suas tarefas sem criticar sua existência e por que a há tantas desigualdade no mundo. tudo errado estamos retrocedendo novamente deixar de firmar um aluno critico é matar todos os jovens de só vez. Lamentavél um ser humano que criou esse reforma o canto dele esta já preparado no inferno e quem aprovar e quem também apoiar essa reforma.
Estou muito satisfeito em gastar 8 horas do meu dia acordando cedo pra estudar projeto de vida que eu nunca vou usar na minha vida
Kkkkkk
como assim não vai usar? Você sabe quantos estudantes no Brasil sabem fazer uma equação simples, ou ao menos saber oque é um MRU ou substantivo ? Eu te falo menos de 20% meu caro, eles ficam anos no colegio e tudo que aprendem não usam nada, se formam e vão para uma área totalmente diferente da qual passou mais de 10 anos estudando. Por isso eu sou a favor de um projeto de vida desde cedo, para que não precise gasta o tempo do jovem com conteúdo o qual ele nunca irá usar depois do ensino médio.É melhor saber muito de algo do que nada de tudo.
@@learningenglish9832 e tu acha que esses 20% vão aprender divisão em projeto de vida? Práticas de multiletramento? Você é mais um velho que só sabe ler no papel, não vê que na realidade NENHUMA escola no Brasil tinha estrutura pra se submeter ao novo ensino médio. Botando professores de geografia em projeto de vida, professores perdendo 10, 20 aulas, alunos ficando tristes
O que mais tem é professores que foram forçados á serem professores de certa matéria e não sabendo nem o que fazer, você é só mais um imbecil do sistema que só sabe ter uma visão no papel onde é tudo "lindo" na realidade só tá submetendo professores á mais trabalho, forçando alunos á estudar sem ajudar financeiramente em casa (como se dinheiro caísse no ceu) ainda me aparece uns OTARIOS do seu tipo defendendo essa praga
@@learningenglish9832 primeiramente a profissão de professor nunca foi valorizada no Brasil, se antes já faltava professores pra as matérias básicas como matemática, imagina agora que existem matérias jamais vistas?
Obviamente, isso gera confusão nos professores já que são submetidos á dar matérias que nunca sequer estudaram, isso dá mais carga horária pra eles, e no final muitos acabam desistindo
Segundo, nenhuma escola tem estrutura pra passar o dia inteiro na escola por 2 dias, a maioria das escolas não possui dinheiro nem pra pagar professor imagina pra investir em sua estrutura pra manter seus alunos no colégio? A ESTADUAL do meu colégio não tem capacidade nem pra comprar paredes decentes, nenhum aluno é otario pra ficar 10 horas dos seus dias ficar um olhando pra cara do outro
3- muitos professores confusos do que passar (pois não tiveram nenhum preparo) com as matérias novas, o que gera? Aulas tediantes e não produtivas e mais cansaço pra ambos os lados, professores e alunos
4- é difícil pra certos alunos que não possuem acesso á transporte escolar, ir e vir 4 vezes durante o dia para a escola, principalmente quando ele mora longe
@@learningenglish9832 a escola devia trabalhar com coisas mais interessantes, debates sobre coisas que acontecem no mundo, mais trabalho com a tecnologia, ensinar os alunos á realmente coisas prestativas que vão usar na vida (por exemplo estrutura argumentativa que 90% dos alunos não vão usar na sua vida) etc
muitas matérias que poderiam ser dadas em um só,sem material didático de algumas matérias,fazendo com que o professor crie material para algumas matérias
Parabéns. Video objetivo e bem explicado. 👏👏👏
É ridículo isso, n tá ajudando em nada esse " novo ensino ". Colocaram umas matérias nada haver na minha escola, sendo q eram coisas que já aprendiamos nas outras, e por conta disso ano que vem materias super importantes como : língua portuguesa, matemática, geografia e etc.. vão ter o tempo reduzido. Que raiva.
Eu não achei vantagem alguma nesse novo formato de Ensino Médio. Na verdade, nunca entendi 🤪 e acho q nem vou. Eu não sei da cabeça de quem saiu essa ideia
Na teoria é lindo e flores na prática é professores cansados e não sabe o que fazer, alunos fatigados e sem vontade, um clima PESADO na sala, eu só to nessa merda pq tudo precisa ter ensino completo, quando eu concluir esse ensino eu vou meter o pé dessa porra de país
Meu amigo pois essa nova educação é que é aplicada aqui nos estados unidos a muitos anos
Vc vai pra onde ?? Pq aqui é muito mais radical do que aí , inclusive na Europa tbm é essa prática.
@@BrunoLima-tf6cy ô jumento eu vou sair do país depois de concluir ensino médio
É um absurdo, um desrespeito, um abuso conosco, professores.
Não é absurdo e nem desrespeito, o problema é que vcs professores não estão adeptos à mudanças, vcs estão em uma zona de conforto, com isso vcs serão forçados a quebrar esse paradigma, mudança é necessário e não minha opinião isso vai ser muito bom para a formação do aluno, vai estimular o aluno a correr atrás do que gosta de fazer.
@@petersonari5686 Não é bem assim. O professor precisa receber um preparo e ensino profissional pra lecionar determinados conteúdos. Professor não sabe tudo e é sim um desrespeito vc mandar ele ensinar um conteúdo q ele mesmo não sabe e nunca estudou ao longo de sua vida, nem o conteúdo em si e nem métodos interessantes e eficazes para ensiná-lo, nem na graduação
@@petersonari5686 vamos lá. Primeiro o Professor não tem condições de trabalho para dar uma aula mais produtiva para seus alunos
2- em uma epoca onde alunos se interessam mais por drogas e criminalidades, com certeza é culpa do professor o interesse deles né?
3- se você ler as noticias e os motivos das greves dos educadores seria menos ignorante e saberia o que realmente é essa zona de conforto.
Se antes as pessoas não terminavam o ensino médio preparadas para o superior, imagina agora que o proposto "ensino básico" tem carga horária flexível 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️ E se a escola da criança não oferecer conteúdo suficiente de uma matéria para ela fazer o curso que deseja?
Então o aluno vai ter q correr atrás, quem quer consegue.
Vou ficar é mais triste e cansada da escola. Já é muita coisa normalmente, imagina agora..
Meu filho estudou no sesi e já teve esse novo implantamento. Já pegou todas essas matérias citadas
E você gostou? Melhorou?
@@adrianamartins7571 Ele sim gostou, mas eu não!
pq não?
@@Diversitya-gain pq ele pode escolher n estudar fisica e quimica provavelmente
Jovens tem q fazer ensino médio junto com técnico,nas Etecs, SENAI e instituto federal, daí já saem preparados para mercado de trabalho,ensino fundamental e médio em escola estadual não serve pra quase nada, fujam de escolar estaduais
o sistema educacional de 2020 pra frente foi só ladeira abaixo
Alguém com 17 anos a fazer 18 pode cursar o Novo Ensino Médio ou nesse caso tem que se matricular no EJA ???
Alguém me responde por favor 🥺🥺🥺🥺🥺🥺
Pode sim. Por ter 18 anos não é obrigatório ir para a EJA.
Tenho 18 e estudo pela manhã na aula normal
E como isso afeta o grêmio ?
vai fazer o gremio jogar no vasco
@@D4rkks o que isso tem a ver com o Vasco ?
Kskksk
@@jessicaf3rreir4 tudo que morre joga no vasco
Tem que nerfar mineiro
Sou professor em duas escolas de ensino médio e realmente esse NEM é uma droga em muitos aspectos, não há renovar, reestruturar, redefinir, a parada é REVOGAR. Meus alunos vivem reclamando dessa bomba e meus colegas de trabalho também, enfim, todo mundo, pense num bagulho que dá perrengue.
Se alguém tiver interessado em ver mais uma visão sobre, fiz um vídeo falando sobre: ruclips.net/video/Fu4J_4A9UO4/видео.htmlsi=9DcvjbLnHjxw6sTQ
No papel é bom, mas não há treinamento e nem estrutura na maioria das escolas.
creio que a raiz do problema seja dentro de casa
Mais um motivo pra largar a escola kkkkkk
Preguiçoso
vou largar esse ano fds
Como fica a situação dos alunos que já estão no ensino médio? Tipo no 2 ano?
Continuará como começou. Será posta aos anos de ingressão e assim permanecerá até o ano de conclusão. Ou seja, se há alunos que entraram, mas ainda não tinha ocorrido a mudança eles nada sofrerão. No entanto, se implementação ocorrer no ano seguinte, àqueles que ingressarem tenderão a seguir essa nova grade.
É por isso q a mudança é gradual, começou aos alunos do 1 ano em 2022, em 2023 aos 1 e 2 anos (pois os q estavam no primeiro ano no anterior já estarão no segundo) e em 2024 aos 1,2 e 3 anos...sendo assim, grupos q j estavam avançados n sofrerão um readaptação.
eu estou no segundo ano, eles reteram os conteudos do segundo ano, ficará apenas revisões o ano inteiro sobre o primeiro ano e do fundamental, e isso vale pro terceiro ano também, eles tem que estudar apenas revisões sobre o primeiro e fundamental, sem falar dessas trilhas que não servem para nada, diminuiram as matérias principais para implementar outras totalmente inúteis, um retrocesso esse novo ensino médio
O enem não mudou. Em que momento pensaram nisso? A gente vê que a falha se já inicia ai.
Legal ele apresentar imagens apenas de escolas particulares com uma ótima estrutura, mas cadê as imagens mostrando a realidade das escolas públicas? E o preparamento dos profissionais da área?
Pensaram em ouvir os jovens? Até porque quem irá enfrentar isso, não são apenas os professores. E a vida do estudando que não tem condições de pagar um cursinho pré vestibular? Ah, verdade, com que tempo? O pouco tempo que nos resta, é utilizado por muitos para o trabalho e tarefas necessárias para se ter um teto. E o fim de semana? É utilizado para realizar trabalhos e seminários impostos pelo currículo.
Isso não é nem um terço dos problemas.
Adoraria escrever mais insatisfações. Não quero ser injusta, sempre tendo entender os dois lados, mas este lado é o que mais me prejudica.
Será que ninguém cansa de apenas relatar suas insatisfações e não tomar a frente?
Nós podemos fazer a mudança, mas ninguém sabe sobre os próprios direitos
Uma vergonha esse professor se é q ele o é. Vídeo de quem estudou td a teoria "butininha", mas e a criticidade.
Bom dia ,muito bom sua explicação,Deus te abençoe.
Algumas escolas não tem o preparo para ensinar nem o ensino medio geral,imagina como vão ensinar esse novo ensino medio..
Sinceramente, ainda não consegui entender e nem entedi onde eles querem chegar. Ficou confuso essa nova organização. Preferia deixar como tava. Não vejo razão pra mexer em time que tá ganhando. O nível educacional tá perdendo seu propósito e valor. Onde deveriam atacar de forma efetiva, é na questão familiar, sem base familiar não há educação. é só um teatro pra apagar incêndio.
Repeti na expectativa que iria conseguir matrícula em outra escola e a merda do governo me manda pra mesma slk uns bagui de deixar depressivo
Eu estou no primeiro do ensino médio, até agora não notei diferença nenhuma, pra mim tá a mesma coisa do ensino fundamental
Negar essa ideia é negar o avanço educacional, técnico e social. Minha opinião.
E tu fala isso quando for fazer Enem nas questões de química,física e matemática e tu não saber absolutamente porra nenhuma kkkkkkkkkkk pq achou chato quando tava no ensino médio e não fez
Será que não percebeu que esse novo ensino médio só vai deixar quem é pobre 🐰mais pobre ainda ? Kkkk
Quando eu terminei o meu ensino médio, eu pensava: agora eu vou ter que trabalhar com o que eu NÃO gosto para poder ganhar dinheiro e entrar na faculdade que eu quero.
É sempre assim, porque quando a gente sai da escola, ainda somos crianças confusas e totalmente perdidas nesse novo mundo “adulto”.
Então eu acho essa proposta do novo ensino médio bem inteligente, porque ela ajudará o jovem a moldar o seu futuro e se descobrir.
Pode acontecer de na escola, o jovem escolher um curso profissionalizante e quando se formar descobrir que aquilo não era o que ele queria pra vida. Tudo bem, ele ainda será jovem e poderá buscar outra profissão.
Agora imagina o jovem que sai da escola e entra em uma faculdade e descobre que aquele curso não é pra ele ? Imagina a frustração e tempo perdido?
Então eu vejo esse novo ensino médio como uma grande vantagem para o jovem da atualidade.
Das duas uma: ou ele terá certeza da sua profissão ou ele saberá no próprio ensino médio que não será aquilo que ele irá seguir.
Sem falar nos outros pontos que favorecem como ocupar o tempo do jovem, fazendo com que ele perca menos tempo nas ruas, bebendo, fumando, andando com quem não acrescenta em nada e foque mais nos estudos, etc.
Sinceramente, eu queria ter tido essa oportunidade no meu tempo.
vai por mim, não é o que você pensa, recomendo ver vídeos tratando do novo ensino médio. professores e alunos não estão gostando disso,trocaram matérias para outras que não vão ajudar ao aluno em nada no futuro,ao invés de focarem no que já temos,e essa reforma não funciona se não tiver equipamentos necessários.
O Novo Ensino médio é uma desgraça. Está lesando uma geração de estudantes. Abram os olhos.
Uma desgraça mesmo.
Minha namorada é professora de história e literalmente teve que tirar uma matéria do c# pra atender a essa porcaria de reforma. Novo ensino médio que reduz a carga horária de matérias realmente necessárias para o engreço no ensino superior para colocar no lugar um ensino de trabalhos informais de baixa remuneração. que imbecilidade.
Eu gostei, parece que o povo gosta de ser mandado. Isso daria liberdade para o jovem escolher, mas não prefere deixar do jeito que está, que está uma.bosta
o objetivo é acabar com a educação de vez. virou receita de bolo
O Novo Ensino Médio está mais alinhado às expectativas dos jovens?? De quais jovens? Dos jovens de 15 anos que vivem em um país com um dos piores índices em educação? Porque com certeza eles tem ciência suficiente do que constitui uma formação educacional de qualidade. Vamos inovar! Ao invés de seguir o exemplo de sistemas que funcionam e tem funcionado por muitos anos.
Tem funcionado???? Hm
Essa BNCC tem um contexto estranho quando olhamos fundo.
Bagulho ruim da poha véi. Pq não continuou do jeito q era em 2018 19 por aí
Os cara quer impedir dos adolescentes questionarem, quer ensinar os jovens a obedecer o mercado trabalho
Ano que vem será um inferno. Entraremos as 7 para sairmos as 16 plmds
Explicação difícil
Aqui no Ceará isso já tem nas escolas profissionalizantes e não vejo problema nenhum e estudo em uma. O que tem que ter é o governo federal capacitar os professores, só isso.
Mas o problema n é ter, o problema é q a estruturação tá jogada. Essa de escolha? N, vai ter, vai ter o aluno fazendo oq tem ofertado. Sem falar do tal notório saber, onde abre brecha para pessoas sem licenciatura lecionando.
Parece todo lindo e bonito esse ensino médio, mas na prática ta todo mundo se fodendo!
A possibilidade de escolha? Olha q eu acho q a escolha será oq tiver.
Muitos adolescentes ficam em casa para a mãe trabalhar .acho ruim isso ai .sobrecarrega o aluno
Pobre vai continuar sem pobre sem chance de subir na vida. Haverá uma separação.
Tendi nada kkkkk
Nem eu KAKAKAKAKAAKAKAK
Eu aluna do novo ensino médio ,digo que é uma porcaria .
Os superdotados continuam ignorados no Brasil.
Entendi nada
Deveria ser obrigatório espanhol também...
Ou seja, não funciona 👍🏽
Puro conto, e a mesma coisa com mais horas e de otro jeito, porque no arrumar os conteúdos que são muito pobres em comparação com outros países
É ridículo demorar 20 anos para se formar no Brasil
Por isso está tão atrasado
com esses professores desqualificasos , não todos mas a grande maioria ,que só vão pelo salário no fim do mes, não estão nem aí se o aluno aprende ou não, não vai funcionar nada nunca, não sei porque reclamam, pois não ensinam nem o básico faz tempo.
Irei entrar nesse novo ensino médio esse ano, mas sinceramente não achei necessário fazer isso. Igual o 9° ano que antes não existia. Enfim... nada q eu falar irá fazer com q isso mude.
Por culpa desse nono ano vou terminar com 19 pqp
@@Pelegames_ofc exatamente. Isso n tinha necessidade.
@@Pelegames_ofc culpa do nono ano ou tu reprovou?
O nono ano sempre existiu, ele só não era chamado assim 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️ O que hoje é chamado de 1-9 anos antes era alfabetização + 8 séries. A duração do ensino fundamental não mudou, só mudou a nomenclatura.
@@alicebraga8124 akkkakakaakkakakakakakakakak perfeita
Nesse novo insino médio ..Tem ter investimentos a educação..bastante!
Ta mais teoricamente seria mt bom não seria?
na teoria qualquer coisa funciona
Esse vídeo horroroso apareceu como sugestão pra mim... Daí fui assistindo e tomando asco. Fui olhar no "Sobre" e descobri que é coisa do Lemann. Tinha que ser mesmo. Esse cara tem que ir preso, sinceramente.
Infelizmente não funciona
Deforma do Ensino Médio 😡😡
Tá uma verdadeira bagunça!
Meu Deus , não entendi foi nada 😂
Esse novo ensino médio vai dá um problema!
Resumo do novo ensino médio: Um penico cheio fezes dos amigos do temer.
A INTELIGENCIA DOS INTRUIDOS VAI SER. DESTRUIDA
😢 que tristeza 😢
Achei perfeito!!👏👏👏👏
tem uma coisa que se o brasil fizer o ensino fundamental e médio fica com uma qualidade top: proibir empresas de ensino privado. enquanto a burguesia ver a educação como mercado, o ensino público vai ser sempre deixado de lado, sendo apenas pra quem "não pode" pagar por um ensino real.
Palhaçada esse novo ensino médio. Espero que seja revogado
Que zona
Perfeito, amaria ter tido essa oportunidade na minha época.
moça, na prática não funciona direito não KKKK
kkkkk
kkkkkkk coitada
Kkkkk, moça, isso é horrível, os cara vão substituir um monte de matéria útil pro nosso futuro pra colocar no lugar uma matéria completamente desnecessária, como um estudante eu posso dizer, tá uma porcaria isso aqui.
@Fotk Projeto de Vida, Empreendedorismo, Educação Tecnológica, Espanhol etc
Olhando assim parece bonito, mas na prática é uma perda de tempo essas matérias
Ficou melhor kkkk
Hahahahahahahahahahahha
Esse novo EM é uma falácia
Bagaceira total
Para esses comentários que não aceitam o novo ensino médio só porque acham difícil e porque professores e alunos não estão preparados, por acaso praticaram?
Nada de primeira dá certo, funciona e é preparado. No começo sempre é ruim, difícil e erra. É assim que aprende. Errando que aprende e tem que botar em prática, que com o tempo se torna excelente.
Tudo no começo tem erro e é difícil mas tem que praticar que é assim que aprende.
Como o NEM é novidade, os professores e alunos não estão preparados porque não conhecem e não praticaram ainda. Terão que praticar, que é assim que aprende e com o tempo facilita. Nada no começo é fácil. Tudo no começo é difícil e erram, e é errando que aprende. O NEM é novidade e não conhecem, mas terão que botar em prática para aprender.
Eu que terminei o ensino médio em 2020, fiquei triste dessa novidade (NEM) por causa de eu já estar terminando o ensino médio e não ser da minha geração. Eu gostaria muito porque é novidade e gosto só de novidade. Outra, queria horário longo de aula quando eu estudava.
Para esses comentários que não aceitam o novo ensino médio e dizem que é ruim e difícil, vocês nem praticaram ainda para acharem ruim. Porém, tudo no começo é difícil e ruim e erra, mas é errando que se aprende e com o tempo se torna excelente.
NÃO PASSARÃO FAZOELE!!!!!!
Tá uma merda esse "novo" Ensino médio
Mano mas q merda esse novo ensino, tá cagando minha vidaaaaaaaaaaaaaaaaa .
Criação de mão de obra barata e subserviente. Felizmente, foi revogada.
Simplesmente, medíocre.
Excelente! Estão de parabéns!
Diga isso não...
idealista
chorume