eu moro em campinas desde qdo. nasci ou seja 59 anos sempre fui apaixonado por trem más a única vez que viagei foi em 78 de campinas a rio claro foi maravilhoso eu e meus colegas ecutava o som da buzina lonnge e agente corria no barranco pra ver e contar máquinas e vagões das composições isso qdo.não pegava rabeira era muito bom esse tempo, hoje é so sucata que saudades😢
As cidades do interior de São Paulo, cresceram ao redor das ferrovias e sem elas , o estado não seria o que é nos dias de hoje. As pessoas não tem memória...salve as ferrovias. Serão sempre bem vindas...
Não serão bem vindas....são a solução do mundo moderno. Eles é q impõem esta condição degradante aos terceiromundistas como forma de colonização velada.......Tristes constatações de uma liderança incompetentemente subserviente.
Muito obrigado pelo video que publicou. Fez me lembrar com saudades do meu tempo em Campinas e inclusive da viagem que fiz de trem a São Paulo. Engraçado essa nossa memória - humana - parece que estou lá novamente, todas as sensações, todo o gosto, a lembrança da garota juntinho, a paisagem passando. Maravilhoso. Muito Obrigado.
Curiosidade: no minuto 08:56 o trem passa debaixo de uma ponte azul e logo em seguida no minuto 9 passa embaixo de uma ponte preta. Isso mesmo, é a ponte que um dia deu nome ao bairro homonimo em Campinas e também ao clube de futebol A.A. PONTE PRETA. Existe até hoje, mas está fechada para o tráfego. No minuto 9:20 no lado esquerdo é possivel ver o fundo do estádio Moises Lucarelli da macaca.
Boa noite pra vcs eu estou assistindo este lindo vídeo que vcs estão .saindo de Campinas pra Jundiaí porque eu adoro muito ver trem circulando nós trilhos sim e tenham um feliz domingo e abraços pra vcs daqui de Ramiz Galvão município de Rio pardo RS amém
Amei o vídeo!!! Moro em Jundiaí e um pouco perto da linha do trem. Ouço todos os apitos dos trens, que passam aqui perto!!! Parabéns pelo vídeo! Amo tudo isso pq cresci ouvindo muitas histórias. Meu avô era caldeireiro da Companhia Paulista.... abraços .
Esse trecho é utilizado para o transporte de bauxita proveniente da cidade de Cataguases em Minas Gerais. A bauxita sai de Barão de Camargos e faz uma peregrinação até a cidade de Alumínio no interior de São Paulo passando por locais lindíssimos e paisagens maravilhosas.
Em 2000 fui transferido do setor elétrico de sorocaba para o apoio técnico no CCO DE campinas, e depois trabalhei nas equipes de campo pra fazer manutenção em GPS, RÁDIOS E EOTS. Bons tempos também. Conheci muito o trecho de campinas, jundiaí, Rio claro, araraquara, alto taquari e alto araguaia. Além de Aguaí. Bons tempos
Nos anos 60 eu viajava semanalmente entre São Paulo e Panorama. A Cia. Paulista era uma maravilha. Pena que hoje está tudo abandonado, o trilho cheio de mato, as favelas invadindo o trecho da ferrovia e o trem que era tão veloz e limpo hoje não é nem sombra do que era naqueles tempos.
Eu ia comentar o mesmo, vergonha uma empresa deixar isso acontecer... preferem um trem parado, esperando o outro passar para acessar a via, ao invés de dar manutenção na via 2 e colocar os trens para correr direto.
O Brasil é o i ido PAÍS do Mundo que destruiu suas FERROVIAS! Tínhamos Ferrovias em Boa parte do Brasil e o Estado de São Paulo era espetacular com suas Ferrovias. Tenho saudade quando viajava na CIA PAULUSTA DE ESTRADA DE FERRO. Os Vagões da 1a.classe eram maravilhosos! Daria tudo para i BRASIL implantar as Ferrovias novamente! O Trem ainda é e sempre será um meio de transporte espetacular! Avante BRASIL 💚💛🇧🇷
Tenho hoje 40 anos, moro em Campinas, me lembro de quando eu tinha uns 6, 7 anos, fui de trem com meus pais pra Sampa, provavelmente por esse trecho. Muito triste ver como a linha está bem sucateada, operando com o minimo de manutenção.
Pena que nao temos mais trem passageiro de campinas sao paulo quando tinha eu ia todos sabados pra sao paulo pena que acabou so resta saudades eu adoro video de trem obg por postar
Bom dia grupo. Se não me engano era esse barracão que eu recolhia a composição Húngara quando fazia o trecho Luz a Campinas. Bom ver e recordar os tempinhos bons!
É lamentável o estado de abandono desta ferrovia que já foi o orgulho do Estado de São Paulo. Quem se lembra dos trens R? que ligava São Paulo a Barretos. Será que em breve voltará a circular novos trens de passageiros?
18:56 nesse exato momento avisto a casa onde nasci e morei até os 19 anos cresci vendo os trens várias histórias 😅 bairro Jd Carlos Lourenço campinas Sp
Eu estou assistindo este vídeo que vcs estão indo pra Campinas a Jundiaí sim porque eu adoro ver vídeos de trem sim e abraços pra vcs daqui de Ramiz Galvão município de Rio pardo RS amém
Concordo plenamente com vc! Oh geração terrível, e destruidora. A começar pelos corruptos governadores. Os do PSDB então, então, nem se fala; pois acabaram com as ferrovias. Muitos, já devem estar dando conta na eternidade!
O governo do psdb de São Paulo deixou esse ferrovia abandonada para favorecer as indústria de automóveis e as empresas de ônibus ,esse trajeto deveria ter trem de passageiro circulando
Mercadorias deveriam ser transportadas Brasil afora de trem. As carretas, caminhões, além de encarecerem o frete e preço final da mercadoria para consumidor, provocam acidentes nas estradas, atrapalham e poluem...
@@cactus1lopes a sociedade local deveria fazer abaixo assinado ,protesto para que esse trecho voltasse a fazer transportes de carga ou quem sabe passageiros, isso é um crime abandonar um trecho desse de ferrovia entre duas cidades industriais movimentadas
Não se esqueçam da ferrovia Norte Sul que teve suas obras paradas depois daquela greve em que as transportadoras usaram os caminhoneiros sob pretexto do preço do Diesel mas na realidade foi pra brecar o investimento em ferrovias.
Pois é, salve as ferrovias e abaixo ao transporte rodoviário, que além de caro, ineficiente, transforma as rodovias numa área disputada por automóveis x caminhões x ônibus.
andou para traz, a 30 anos era tudo eletrico , de Araraquara para frente, locomotiva silenciosa, agora o que foram fazer, escuta o trupe do motor. rancaram todos os cabos e as torres, lameentavel.
@@danieldeoliveira1916 E mesmo ? pra você vê e reclamavam na época. Lembro que de trem de São Paulo a Campinas era 2:15 HS ,em Jundiaí trocava a máquina . Na litorina "Gualicho" era mais rápido, acho que em 1:50 HS , torcia pra andar nela , pois achava muito bonita, na cor vermelha vinho com as janelas e faixas amarela. Bons tempos.
Trem e litorina o percurso era de 1h e 43 ou 41 min o hungaro era de 1h e 20m por ser TU. O que da a impressão é q qualquer investimento no setor não dava dividendo politico , portanto ficava em segundo plano
Era linha dupla,só uma está ativa e a outra até já cresceu mato em seu leito.A propósito,já nem existe mais a fiação para as máquinas elétricas.Depois da privatização,quais são as obrigações contratuais para a manutenção das linhas? Por que após a privatização da malha ferroviária paulista,o transporte de passageiros de médio e longo percurso foi extinto? Lembrando que de Louveira saia o ramal ferroviário da Cia.Itatibense que ia até Itatiba,mas foi desativado a muitos anos,provavelmente no início dos anos '50.
@@jaimedesouza2138foi privatizado apenas para transporte de cargas, o governo manteve apenas na região metropolitana as linhas. As outras tinham sido repassadas a rede ferroviária federal.
SHow de Bola, gravo videos com visão da cabine também !!!
5 лет назад+14
Que judiação, é de dar dó, o descaso do Governo do Estado de São Paulo, em um trecho tão importante quanto Jundiaí a São Paulo, onde viajei em trens da época nos anos de 1970 que faziam este percurso em 18 minutos, andando em alguns trechos até 110 km/h e hoje mal conseguem chegar a 30 km/h , além da invasão no leito ferroviário por favelas, vamos ver se vai sair mesmo do papel o TIC (Trem Interior Capital), que vai ligar Campinas a Jundiaí, por novos trens a diesel de alta tecnologia, mas terá que refazer todo o trecho, no que eu vi é de dar dó, a maioria dos dormentes estão podres, a 2ª linha totalmente desativada e abandonada, estações depredadas e abandonadas, o mato cresceu por todos os lados, a empresa detentora do trecho da Paulista (Fepasa), não fez absolutamente nada, só ocupou e usou, sem manutenção. Uma vergonha para quem conheceu o trecho inteiro.
5 лет назад+3
Como dizem a esperança é ultima que morre, quem sabe "Um dia", por enquanto estamos só na ilusão.
Eu sou apaixonado por estrada de ferro, olha essa situação da malha ferrovias, parece o trem anda 10km/h, desse jeito vai chegar só amanhã no destino, eu já assisti vídeo de trem lá da França e da Inglaterra lá os trem anda 150 a 250 km/h, e os trilhos é bem conservados é reto de 10km parece linha bem esticada as curvas e bem suave, agora aqui no brasil e desse jeito tudo isso e culpa do governo paulista que não tá nem aí, só sabe meter dinheiro no cofre públicos, é muito lamentavél situação das ferrovia no Brasil. muito obrigado quem publicou o vídeo.
Enquanto isso, as estradas ficam entupidas de carros, ônibus e caminhões! Viva os pedágios! Os desgovernados ainda não ganhou a guerra, enquanto houver trilhos.
Pena que não tem mais trem passageiro, viagei muito para Bauru, garça e o trem da Noroeste do Brasil de Bauru a presidente alves e Pirajuí era muito bom, será que um dia volta?
Queria muito ver os trem voltarem a funcionar de Jundiaí pra Campinas,eu sou de Jundiaí dói de ver essas estações abandonadas,prefeito,vereadores faça algo,nessa ligação Jundiaí campinas.
sidnei Oliveira Concordo com vc, Sidnei!! Quando eu era criança íamos muito para São Paulo e Campinas de trem!! Agora estão acabando com as ferrovias porque não traz lucros ao bolsos dos governantes!!!
Eu penso o quanto o povo de Jundiaí ia ganhar com os trens circularem de volta pra Campinas e o quanto o povo de campinas ia ficar melhor para ir a trabalho ou as compras ia ajuda e muito,pq tá um assalto a passagem de ônibus para campinas.
Este trecho é da antiga companhia paulista de estradas de ferro que compreende a linha tronco principal partindo esta de Jundiaí e tendo como destino a cidade de Colômbia no interior de São Paulo onde esta faz divisa com Minas gerais e também a linha tronco oeste da companhia paulista de estradas de ferro esta que se inicia-se seu ponto de partida em Itirapina e vai fazer o seu ponto final em panorama nas divisas com mato grosso do Sul e na região da Alta Paulista nome que faz jus a ferrovia que outrora chegaram a região.
Lamentable el estado de ese ramal ferroviario, que anteriormente fue todo electrico y con doble via. Ahora se encuentra totalmente precario y con una sola via, y en algunos tramos, las viviendas estan muy cercanas a los rieles. Este triste panorama , se repite muy a menudo en mi pais Argentina. Lo unico que piensan los gobiernos, es robar al pueblo , y no invertir en infraestructura ferroviaria. Muy buen video Eridison, felicitaciones.
Estou assistindo esse video 2021 , a estrada está muito aspecto de abandono total tem muito trecho precisa fazer manutenção urgente, cheio de mato dormento podrecendo, parece ninguem faz manutenção nessa ferrovia cara, fala por bolsonaro dá mais investimentos nas ferrovias e melhorar salarios dos maquinista e demais colaboladores da empresa seus funcionarios cara, obrigado pelo esse video, Sr eridison
Brasil, que tristeza, só degradação e atraso. Paises do primeiro mundo convivendo com trens do século 21 a 500 km/h e nós ainda estamos em pleno século 19 a 5 km/h!.....
A opção por transporte rodoviário, começou no governo do Juscelino Kubtschek, que fez acordo com montadoras de caminhões e veículos. No governo dos militares, a destruição das ferrovias aumentou e chegou no que vemos hoje...
@@doctortegamatontag9099 acorda zé 94% de tudo que se arecada e pra pagar aposetnados pensionosta e fucionarios publicos não sobra nada,um ferrovial custa no minimo R$ 2 bilhões o estado não tem dinheiro nem para fazer asfalto, em qual pais do mundo o Estado fazendo tudo deu certo? Onde o Estado Brasileiro tem como gerar 12 milhoes de empregos? e a iniciativa privada que emprego e imposto zé o estado so suga e não retribiu em nada, zé tenta abrir empresa e gerar emprego e riqueza, o estado brasileiro e corupto inificiente e vc ainda quer que estado decida mais aspecto da sua vida vc e burro zé
Sr. Eridison tó muito curioso se ainda está nesse aspecto de abandono o trilho tá no meu do matagal muitos kilometros e os dormentos tudo podre, faz mais vídeo novo 2021 para ver a diferença obrigado show de bola seu vídeo.
Na década de 1970 começou o desmanche das ferrovias paulistas: Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Paulista de Estrada de Ferro, Mogiana, Noroeste, Araraquarense e Santos a Jundiaí. Políticos corruptos favoreceram as empresas de ônibus. Nos anos de 1980 a malha ferroviária já estava em decadência e finalmente nos anos 1990 já não haviam mais trens de longo percurso. Nos anos 2000 centenas de estações foram demolidas e em algumas regiões do interior paulista os trilhos foram removidos e o leito ferroviário transformados em avenidas.
Em 1994 fiz minha última viagem de trem e as locomotivas elétricas já não trafegavam. A ordem era economizar energia. No governo militar se fazia economia de combustível, a velocidade máxima permitida nas estradas era de 80Km/h e a energia elétrica era farta.
Estão transportando o quê? Vi que é um trajeto curto... Moro em Minas, vale do aço. Aqui o trafego ferroviário é muito grande ( estrada de ferro Vitória a Minas)
E pensar que muitas vezes fiz a viagem SP/Campinas/SP com o expresso (V8) e com o Húngaro, nos anos 70. O Expresso levava 1:40 na viagem e o Húngaro em 1:20, com todas as paradas. O Expresso mantinha 90 km/h e o Húngaro 120 km/h. Agora querem gastar R$ BI para fazer uma coisa que já existia e bastava algumas melhorias e a passagem deve custar umas 3x mais caro que o ônibus. Só no Brasilsil mesmo!!!
@@rodrigodigao8186 realmente, aqui no brasil,quando algo se torna muito facil e viavel para a populaçao, o governo logo aparece e corta o barato...por isso esse trem até campinas nao saiu até hoje, ficaria muito facil viajar até sampa, e o governo lucraria muito pouco.
Pelo que fiquei sabendo Raul, é que eles consideram que Jundiaí faz parte ainda da região metropolitana de São Paulo, e é por conta disso que os trens subúrbios vem até Jundiaí. Por isso não tiraram. Eu também acho um absurdo não ter trens de passageiros indo até Campinas, ou além. Abraços
Bom dia na vdd depois que o psdb assumiu o governo de SP campinas foi colocada na margem de tudo quem se lembra do governo do pmdb/mdb se lembram porque o aeroporto de viracopos é o que é hoje por causa da roubalheira que teve mas falamos de trem deram a preferência aos caminhões lá atrás todos os governos de SP sem exceção agora é modal pra cá modal pra lá lorota vejam como esta as antigas estações de trem em outras citys vejam como se encontra os dormentes das linhas férreas vejam conversa pra boi dormir só isto
eu moro em campinas desde qdo. nasci ou seja 59 anos sempre fui apaixonado por trem más a única vez que viagei foi em 78 de campinas a rio claro foi maravilhoso
eu e meus colegas ecutava o som da buzina lonnge e agente corria no barranco pra ver e contar máquinas e vagões das composições isso qdo.não pegava rabeira
era muito bom esse tempo, hoje é so sucata que saudades😢
Antigamente meus tios moravam encostados na linha de trem em Jundiaí, foi muito legal rever a antiga casa deles através desse vídeo!!
As cidades do interior de São Paulo, cresceram ao redor das ferrovias e sem elas , o estado não seria o que é nos dias de hoje. As pessoas não tem memória...salve as ferrovias. Serão sempre bem vindas...
Não serão bem vindas....são a solução do mundo moderno. Eles é q impõem esta condição degradante aos terceiromundistas como forma de colonização velada.......Tristes constatações de uma liderança incompetentemente subserviente.
@@noeararateararate4634 envolve muitos lucros de máfias e empresas,por isso dificultam a volta de trens de passageiros, lamentável!
Muito obrigado pelo video que publicou. Fez me lembrar com saudades do meu tempo em Campinas e inclusive da viagem que fiz de trem a São Paulo. Engraçado essa nossa memória - humana - parece que estou lá novamente, todas as sensações, todo o gosto, a lembrança da garota juntinho, a paisagem passando. Maravilhoso. Muito Obrigado.
Curiosidade: no minuto 08:56 o trem passa debaixo de uma ponte azul e logo em seguida no minuto 9 passa embaixo de uma ponte preta. Isso mesmo, é a ponte que um dia deu nome ao bairro homonimo em Campinas e também ao clube de futebol A.A. PONTE PRETA. Existe até hoje, mas está fechada para o tráfego. No minuto 9:20 no lado esquerdo é possivel ver o fundo do estádio Moises Lucarelli da macaca.
sim isto mesmo
Boa noite pra vcs eu estou assistindo este lindo vídeo que vcs estão .saindo de Campinas pra Jundiaí porque eu adoro muito ver trem circulando nós trilhos sim e tenham um feliz domingo e abraços pra vcs daqui de Ramiz Galvão município de Rio pardo RS amém
Que saudades de quando viajamos neste ramal, Panorama a São Paulo.
Amei o vídeo!!! Moro em Jundiaí e um pouco perto da linha do trem. Ouço todos os apitos dos trens, que passam aqui perto!!! Parabéns pelo vídeo! Amo tudo isso pq cresci ouvindo muitas histórias. Meu avô era caldeireiro da Companhia Paulista.... abraços .
Oi Fátima! Estou em Jundiaí também. Beijos e boa noite! PAUL
Fiz muito este caminho quando era criança, e de cortar o coração ver esta linha nessa condição
Esse trecho é utilizado para o transporte de bauxita proveniente da cidade de Cataguases em Minas Gerais. A bauxita sai de Barão de Camargos e faz uma peregrinação até a cidade de Alumínio no interior de São Paulo passando por locais lindíssimos e paisagens maravilhosas.
parabens eridison mostrar este video a todos nós amantes das ferrovias tao abandonadas nesse brasil, obrigado.
Em 2000 fui transferido do setor elétrico de sorocaba para o apoio técnico no CCO DE campinas, e depois trabalhei nas equipes de campo pra fazer manutenção em GPS, RÁDIOS E EOTS. Bons tempos também. Conheci muito o trecho de campinas, jundiaí, Rio claro, araraquara, alto taquari e alto araguaia. Além de Aguaí. Bons tempos
Nos anos 60 eu viajava semanalmente entre São Paulo e Panorama. A Cia. Paulista era uma maravilha. Pena que hoje está tudo abandonado, o trilho cheio de mato, as favelas invadindo o trecho da ferrovia e o trem que era tão veloz e limpo hoje não é nem sombra do que era naqueles tempos.
É muito triste mesmo. Depois pra tirar esse povo daí são outros quinhentos. Tem que ter Lei para proteger as Terras onde os trens passam.
Eu ia comentar o mesmo, vergonha uma empresa deixar isso acontecer... preferem um trem parado, esperando o outro passar para acessar a via, ao invés de dar manutenção na via 2 e colocar os trens para correr direto.
Que saudade voltei no tempo quando era criança viajei para Limeiras sou de São Paulo
O Brasil é o i ido PAÍS do Mundo que destruiu suas FERROVIAS!
Tínhamos Ferrovias em Boa parte do Brasil e o Estado de São Paulo era espetacular com suas Ferrovias.
Tenho saudade quando viajava na CIA PAULUSTA DE ESTRADA DE FERRO. Os Vagões da 1a.classe eram maravilhosos!
Daria tudo para i BRASIL implantar as Ferrovias novamente!
O Trem ainda é e sempre será um meio de transporte espetacular!
Avante BRASIL 💚💛🇧🇷
Tenho hoje 40 anos, moro em Campinas, me lembro de quando eu tinha uns 6, 7 anos, fui de trem com meus pais pra Sampa, provavelmente por esse trecho. Muito triste ver como a linha está bem sucateada, operando com o minimo de manutenção.
Legal.. lembrei quando eu era criança.... vinha de trem de Irapuru até São Paulo
Pena que nao temos mais trem passageiro de campinas sao paulo quando tinha eu ia todos sabados pra sao paulo pena que acabou so resta saudades eu adoro video de trem obg por postar
Valter Raymundi eu tbm andei muito, ia de morato p Jundiaí e depois p Campinas.
Muita sdds.
@@erickdepaula2405 Erick so restou saudades. moro perto da linha de trem so vejo passar cargueiros gosto de filmar pra matar saudades
Top demais amigo Eridison esse trecho é e sempre será meu FAVORITO! TMJ
Saludos de escobar, provincia de buenos aires ,argentina, hermoso video, un fuerte abrazo.
Ja passei muito nesta linha conduzindo Trens . Aowwww saudade....
Bom dia grupo. Se não me engano era esse barracão que eu recolhia a composição Húngara quando fazia o trecho Luz a Campinas. Bom ver e recordar os tempinhos bons!
É lamentável o estado de abandono desta ferrovia que já foi o orgulho do Estado de São Paulo. Quem se lembra dos trens R? que ligava São Paulo a Barretos. Será que em breve voltará a circular novos trens de passageiros?
18:56 nesse exato momento avisto a casa onde nasci e morei até os 19 anos cresci vendo os trens várias histórias 😅 bairro Jd Carlos Lourenço campinas Sp
Parabéns meu amigo pelo registro histórico. Viajei com você de Campinas a Jundiaí dentro de uma locomotiva. Obrigado.
Eu estou assistindo este vídeo que vcs estão indo pra Campinas a Jundiaí sim porque eu adoro ver vídeos de trem sim e abraços pra vcs daqui de Ramiz Galvão município de Rio pardo RS amém
Cenario para The Walking Dead , que fizeram com meu Brasil meu Deus , sujeira ,abandono, destruição,maldade e burrice em todo o lugar que se olha.
Concordo plenamente com vc! Oh geração terrível, e destruidora. A começar pelos corruptos governadores. Os do PSDB então, então, nem se fala; pois acabaram com as ferrovias. Muitos, já devem estar dando conta na eternidade!
Verdade, e muita ganância desses FDPs
É o começo do fim... Estradas de ferro sucateadas, por conta de governos corruptos...
Sera que vão restaurar as v8...bom demais ver essas maquinas guerreiras novamente...
Dá até uma esperança.
Muita tristeza ao ver as nossas ferrovias neste estado de abandono total😥
Até isso nos roubaram...
QUE DESCASO E QUANTO ABANDONO ESTÃO AS FERROVIAS DO BRASIL!!! ENQUANTO ISSO BOLSONARO SÓ SE PREOCUPA COM CLOROQUINA, NIÓBIO E GRAFENO!!!! PQP!
E a Globo ainda fala que os militares foram ditadores...
Aos 31:51, do lado esquerdo, o prédio branco é a estação primitiva de Valinhos.
O governo do psdb de São Paulo deixou esse ferrovia abandonada para favorecer as indústria de automóveis e as empresas de ônibus ,esse trajeto deveria ter trem de passageiro circulando
Concordo plenamente Vilmar
Mercadorias deveriam ser transportadas Brasil afora de trem. As carretas, caminhões, além de encarecerem o frete e preço final da mercadoria para consumidor, provocam acidentes nas estradas, atrapalham e poluem...
@@cactus1lopes a sociedade local deveria fazer abaixo assinado ,protesto para que esse trecho voltasse a fazer transportes de carga ou quem sabe passageiros, isso é um crime abandonar um trecho desse de ferrovia entre duas cidades industriais movimentadas
Não se esqueçam da ferrovia Norte Sul que teve suas obras paradas depois daquela greve em que as transportadoras usaram os caminhoneiros sob pretexto do preço do Diesel mas na realidade foi pra brecar o investimento em ferrovias.
ENTÃO porque o PT ficou 16 anos no governo e não modernizou as ferrovias brasileiras. Inclusive essa de SP que está sucateda? ?????????????????????.
Parabéns pelo vídeo, mostrou a realidade e o que precisa ser feito para modernizar o setor ferroviário.
Que saudade, em 1983 eu fazia escola da PM em Bauru, viajava de trem segunda classe da Luz até Bauru....
Pois é, salve as ferrovias e abaixo ao transporte rodoviário, que além de caro, ineficiente, transforma as rodovias numa área disputada por automóveis x caminhões x ônibus.
Obrigado por compartilhar esse fantástico registro. Abraços
-Boa..., -Tem sido muito útil essa filmagem, me faz lembrar o alto astral da região destes pontos de vista.-Parabéns pela iniciativa, Obrigado.
Eu curto muito o seu canal continue sempre postando a gente sempre vai prestigiar
Esse trecho passa em louveira?
QUE PENA ESSE ABANDONO
QUANTO EMBARQUEI NESSA ESTAÇÃO RUMO A PANORAMA
SO SAUDADES
Que maravilha isso acontecer Deus sbençoe vcs. Lutar psra um Brasil melhor pra todos? ???
andou para traz, a 30 anos era tudo eletrico , de Araraquara para frente, locomotiva silenciosa, agora o que foram fazer, escuta o trupe do motor. rancaram todos os cabos e as torres, lameentavel.
De pensar que na época dos trens de passageiros , fazia-se o percurso de Campinas a Valinhos em 15 minutos.
Valinhos era 8min de vinhedo que era 15min.
@@danieldeoliveira1916 E mesmo ? pra você vê e reclamavam na época. Lembro que de trem de São Paulo a Campinas era 2:15 HS ,em Jundiaí trocava a máquina .
Na litorina "Gualicho" era mais rápido, acho que em 1:50 HS , torcia pra andar nela , pois achava muito bonita, na cor vermelha vinho com as janelas e faixas amarela. Bons tempos.
Trem e litorina o percurso era de 1h e 43 ou 41 min o hungaro era de 1h e 20m por ser TU. O que da a impressão é q qualquer investimento no setor não dava dividendo politico , portanto ficava em segundo plano
Era linha dupla,só uma está ativa e a outra até já cresceu mato em seu leito.A propósito,já nem existe mais a fiação para as máquinas elétricas.Depois da privatização,quais são as obrigações contratuais para a manutenção das linhas?
Por que após a privatização da malha ferroviária paulista,o transporte de passageiros de médio e longo percurso foi extinto?
Lembrando que de Louveira saia o ramal ferroviário da Cia.Itatibense que ia até Itatiba,mas foi desativado a muitos anos,provavelmente no início dos anos '50.
@@jaimedesouza2138foi privatizado apenas para transporte de cargas, o governo manteve apenas na região metropolitana as linhas. As outras tinham sido repassadas a rede ferroviária federal.
SHow de Bola, gravo videos com visão da cabine também !!!
Que judiação, é de dar dó, o descaso do Governo do Estado de São Paulo, em um trecho tão importante quanto Jundiaí a São Paulo, onde viajei em trens da época nos anos de 1970 que faziam este percurso em 18 minutos, andando em alguns trechos até 110 km/h e hoje mal conseguem chegar a 30 km/h , além da invasão no leito ferroviário por favelas, vamos ver se vai sair mesmo do papel o TIC (Trem Interior Capital), que vai ligar Campinas a Jundiaí, por novos trens a diesel de alta tecnologia, mas terá que refazer todo o trecho, no que eu vi é de dar dó, a maioria dos dormentes estão podres, a 2ª linha totalmente desativada e abandonada, estações depredadas e abandonadas, o mato cresceu por todos os lados, a empresa detentora do trecho da Paulista (Fepasa), não fez absolutamente nada, só ocupou e usou, sem manutenção. Uma vergonha para quem conheceu o trecho inteiro.
Como dizem a esperança é ultima que morre, quem sabe "Um dia", por enquanto estamos só na ilusão.
Ocupar,se apropriar,usar,desfrutar e revender a sucata para o Estado.Esse é o espírito da pravatização no Brasil.
Essa empresa deveria pagar multa pelo não cumprimento do contrato de manutenção e ser suspensa de todo leilão de trechos.
Belo registro Eridson... bate uma saudade disto tudo
Riva
Eu sou apaixonado por estrada de ferro, olha essa situação da malha ferrovias, parece o trem anda 10km/h, desse jeito vai chegar só amanhã no destino, eu já assisti vídeo de trem lá da França e da Inglaterra lá os trem anda 150 a 250 km/h, e os trilhos é bem conservados é reto de 10km parece linha bem esticada as curvas e bem suave, agora aqui no brasil e desse jeito tudo isso e culpa do governo paulista que não tá nem aí, só sabe meter dinheiro no cofre públicos, é muito lamentavél situação das ferrovia no Brasil. muito obrigado quem publicou o vídeo.
É simplesmente inacreditável ver uma estação como essa de Vinhedo destruída, abandonada, sucateada. 100 anos do país profundo descaso
Enquanto isso, as estradas ficam entupidas de carros, ônibus e caminhões! Viva os pedágios! Os desgovernados ainda não ganhou a guerra, enquanto houver trilhos.
Deu pra ver que é possível restaurar a linha 2. Esta ruim na região de Campinas, e mato após Louveira. Morei em Samambaia.
Obrigado pelo vídeo sou do Paraná sou apaixonado por ferrovia e tenho o sonho de um dia ser maquinista
Tive o privilégio de trabalhar neste trecho por 3 semanas no expresso paulista no vale nas Frutas 2021!
O vídeo fico muito bom parabéns.
Pena que não tem mais trem passageiro, viagei muito para Bauru, garça e o trem da Noroeste do Brasil de Bauru a presidente alves e Pirajuí era muito bom, será que um dia volta?
Top amigo excelente o vídeo e o trecho !!!!!!!
Parabéns gostei .que viagem em top
Tenho 27 anos, lembro que peguei o finalzinho dos tranportes de passageiros... Era criancinha e lembro das paisagens, é uma pena que acabou tudo isso!
Se notaram, além dos vagões carregados de bauxita, haviam vagões destinados a Pederneiras, para carregamento de soja/ farelo de soja.
Queria muito ver os trem voltarem a funcionar de Jundiaí pra Campinas,eu sou de Jundiaí dói de ver essas estações abandonadas,prefeito,vereadores faça algo,nessa ligação Jundiaí campinas.
sidnei Oliveira Concordo com vc, Sidnei!! Quando eu era criança íamos muito para São Paulo e Campinas de trem!! Agora estão acabando com as ferrovias porque não traz lucros ao bolsos dos governantes!!!
Eu penso o quanto o povo de Jundiaí ia ganhar com os trens circularem de volta pra Campinas e o quanto o povo de campinas ia ficar melhor para ir a trabalho ou as compras ia ajuda e muito,pq tá um assalto a passagem de ônibus para campinas.
A espera do trem intercidades do Dória.
Não prometeu ? Terá de cumprir , senão a região toda cairá de pau nele nas próximas eleições.
Deus abençoe Eridison, fui seu auxiliar em Jundiaí em 2008 , belo vídeo
Marcelo blz. Precisa ter curso do SENAI de auxiliar de maquinista. Sabe me informar se a MRS faz essa parceria do curso. Valeu.
Esse é o trem bala do interior, Brasil o país do futuro ! kkkk
Espero que com esse governo as ferrovias cresçam muito mais; e cuidem melhor delas!! Abraços...
Com esse governo que foi eleito por grande parte dos caminhoneiros?
@@adf94 né KKK
Este trecho é da antiga companhia paulista de estradas de ferro que compreende a linha tronco principal partindo esta de Jundiaí e tendo como destino a cidade de Colômbia no interior de São Paulo onde esta faz divisa com Minas gerais e também a linha tronco oeste da companhia paulista de estradas de ferro esta que se inicia-se seu ponto de partida em Itirapina e vai fazer o seu ponto final em panorama nas divisas com mato grosso do Sul e na região da Alta Paulista nome que faz jus a ferrovia que outrora chegaram a região.
Privatização foi Boa? Veja só com o ficaram os trilhos, que desleixo tem até favela quase em cima e o mato ?
Lamentable el estado de ese ramal ferroviario, que anteriormente fue todo electrico y con doble via. Ahora se encuentra totalmente precario y con una sola via, y en algunos tramos, las viviendas estan muy cercanas a los rieles. Este triste panorama , se repite muy a menudo en mi pais Argentina. Lo unico que piensan los gobiernos, es robar al pueblo , y no invertir en infraestructura ferroviaria. Muy buen video Eridison, felicitaciones.
Seria ótimo esse trecho estar ativo novamente. Bom, pelo menos sabemos que a linha está funcionando.
Saudades do tempo que trabalhei neste lugar... abastecimento
Obrigado por postar
Estou assistindo esse video 2021 , a estrada está muito aspecto de abandono total tem muito trecho precisa fazer manutenção urgente, cheio de mato dormento podrecendo, parece ninguem faz manutenção nessa ferrovia cara, fala por bolsonaro dá mais investimentos nas ferrovias e melhorar salarios dos maquinista e demais colaboladores da empresa seus funcionarios cara, obrigado pelo esse video, Sr eridison
Moro em campinas mas sou atural de jundiai sonho em morar ai se assim Deus permitir
Sou de Paraguaçu paulista cuantas vezes não viajei de graça de Paraguaçu a sao Paulo no meu tempo de muleque 😅😅
Parabéns bom trabalho
que saudades das v8 cruzando o tempo todo na linha dupla ,acabaram com historia de 1903
Eridilson faz mais vídeos como esse ficou expetacular
Que top mas um escritooo e likeeee
*ME ENCANTÓ EL VÍDEO 📹 EN LA CABINA DEL TREN 🚆*
Brasil, que tristeza, só degradação e atraso. Paises do primeiro mundo convivendo com trens do século
21 a 500 km/h e nós ainda estamos em pleno século 19 a 5 km/h!.....
Ai, sou de jundiai, isso é um centro historico, por isso essa assim, e n por falta de "boa prefeitura"por isso ainda usa esse trem
A opção por transporte rodoviário, começou no governo do Juscelino Kubtschek, que fez acordo com montadoras de caminhões e veículos. No governo dos militares, a destruição das ferrovias aumentou e chegou no que vemos hoje...
pOIS É, SÓ RESTA É RIR. De qualquer maneira gostei muito de ver o que restou da ferrovia que um dia foi parte de mim.
Ainda tem trem d SP para Jundiaí
É uma tristeza ver o descaso que o governo fez com a nossa ferrovia, mas por outro lado muito obrigado por este vídeo, valeu.
Parabéns pra estes guerreiro dirigem o trem
Assisti o vídeo todo, acredito que faltou informar as estações quando foi passando para localizar onde está. Gostei muito
C30 da mrs o saudades de quando trabalhava na antiga Brasil ferrovias (ferroban)
horrivel a infraestrutura brasileira esse e estado mais rico do pais, meu deus estamos 50 anos atrasados.
Resultado das privatizações de FHC, agora repetidas por Bolsonaro. E ainda há bolsominion que acha que privatizar é a solução dos males do país.
@@doctortegamatontag9099 acorda zé 94% de tudo que se arecada e pra pagar aposetnados pensionosta e fucionarios publicos não sobra nada,um ferrovial custa no minimo R$ 2 bilhões o estado não tem dinheiro nem para fazer asfalto, em qual pais do mundo o Estado fazendo tudo deu certo? Onde o Estado Brasileiro tem como gerar 12 milhoes de empregos? e a iniciativa privada que emprego e imposto zé o estado so suga e não retribiu em nada, zé tenta abrir empresa e gerar emprego e riqueza, o estado brasileiro e corupto inificiente e vc ainda quer que estado decida mais aspecto da sua vida vc e burro zé
Que viagem eu moro perto da linha do trem no centenário
Muito obrigado por compartilhar o vídeo mas da uma do de ver como esta largado as traças este trecho ferroviário
Sr. Eridison tó muito curioso se ainda está nesse aspecto de abandono o trilho tá no meu do matagal muitos kilometros e os dormentos tudo podre, faz mais vídeo novo 2021 para ver a diferença obrigado show de bola seu vídeo.
Aposentei, em 2016
1h 32 eram fepasoes ou eletrocarros?
Aos 20:47, do lado direito da linha, a plataforma de Samambaia Velha.
Na década de 1970 começou o desmanche das ferrovias paulistas: Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Paulista de Estrada de Ferro, Mogiana, Noroeste, Araraquarense e Santos a Jundiaí. Políticos corruptos favoreceram as empresas de ônibus. Nos anos de 1980 a malha ferroviária já estava em decadência e finalmente nos anos 1990 já não haviam mais trens de longo percurso. Nos anos 2000 centenas de estações foram demolidas e em algumas regiões do interior paulista os trilhos foram removidos e o leito ferroviário transformados em avenidas.
Em 1994 fiz minha última viagem de trem e as locomotivas elétricas já não trafegavam. A ordem era economizar energia. No governo militar se fazia economia de combustível, a velocidade máxima permitida nas estradas era de 80Km/h e a energia elétrica era farta.
Da para ver que o estado da ferrovia esta lastimável receberam a concessão e o investimento Zero
Estão transportando o quê? Vi que é um trajeto curto... Moro em Minas, vale do aço. Aqui o trafego ferroviário é muito grande ( estrada de ferro Vitória a Minas)
Que delicia.... sonho de infancia que não rolou.
Esclarece uma duvida. Essas maquina tem banheiro? Abracos
E pensar que muitas vezes fiz a viagem SP/Campinas/SP com o expresso (V8) e com o Húngaro, nos anos 70. O Expresso levava 1:40 na viagem e o Húngaro em 1:20, com todas as paradas. O Expresso mantinha 90 km/h e o Húngaro 120 km/h. Agora querem gastar R$ BI para fazer uma coisa que já existia e bastava algumas melhorias e a passagem deve custar umas 3x mais caro que o ônibus. Só no Brasilsil mesmo!!!
Show de bola,passo todo dia pelo terminal da MRS em Jundiai
Eu já viajei de trem,é gostoso,é seguro e confortável.
Olha parabéns viu, pq além de quiar essa maravilhosa máquina ainda tem q está atento com os pedestres q não colabora. Kkk
9:25 Estádio da nossa querida Ponte Preta.
Eu acho curioso que o governo deixou o trem de passageiros funcionando até Jundiai mas não até Campinas... vai entender.
@@rodrigodigao8186 realmente, aqui no brasil,quando algo se torna muito facil e viavel para a populaçao, o governo logo aparece e corta o barato...por isso esse trem até campinas nao saiu até hoje, ficaria muito facil viajar até sampa, e o governo lucraria muito pouco.
Pelo que fiquei sabendo Raul, é que eles consideram que Jundiaí faz parte ainda da região metropolitana de São Paulo, e é por conta disso que os trens subúrbios vem até Jundiaí. Por isso não tiraram. Eu também acho um absurdo não ter trens de passageiros indo até Campinas, ou além.
Abraços
Na verdade o fluxo maior de passageiros e até Francisco Morato. De Morato a Jundiaí cai bastante a demanda .
Bom dia na vdd depois que o psdb assumiu o governo de SP campinas foi colocada na margem de tudo quem se lembra do governo do pmdb/mdb se lembram porque o aeroporto de viracopos é o que é hoje por causa da roubalheira que teve mas falamos de trem deram a preferência aos caminhões lá atrás todos os governos de SP sem exceção agora é modal pra cá modal pra lá lorota vejam como esta as antigas estações de trem em outras citys vejam como se encontra os dormentes das linhas férreas vejam conversa pra boi dormir só isto
Uma vergonha esse matagal nas linhas. Nos tempos da Paulista não se achava um fio de mato na via.
Para quem rodou nesse trecho a 80 km/h só assistindo para acreditar que este percurso demorou 1:40 min haja paciência para conduzir
paciência mesmo, triste condição que as ferrovias chegaram.
Vou fazer esse percurso à pés pela ferrovia
*QUE TRISTE VER QUE LAS VÍAS ESTEN TAN ABANDONADAS Y DE MAL ESTADO*