Excelente entrevista da neurocientista. Uma mulher inteligente e bem sucedida em sua profissão, muito bem preparada, com pós doutorado e que claramente deixa alguns homens desconfortáveis, visto que ainda temos uma educação de patriarcado onde a sociedade continua desrespeitando mulheres nas posições que intimidam. Fernando Reinach colunista do estado de São Paulo, foi extremamente mau educado e pernóstico!
@@artico9583 será que é uma questão biológica? Mulheres não teriam interesse por isso, existe estudos que apontam que mulheres e homens tem tendência a atividades diferentes, a natureza tem um certo padrão e exceções.
@@RafaelSantos-bl1kg Agora sempre que alguém cita estudos eu peço que deixem os links dos estudos para eu ler e ver se os referidos estudos são mesmo científicos, revistos pelos pares e etc.
Parabéns Suzana! Mostrou que com EDUCAÇÃO, independente de ter graduação, mestrado, doutorado, ou algo do tipo pode-se dialogar com as pessoas sem PREPOTÊNCIA, como muitos dos "doutores/mestres" que temos nas nossas universidades federais não conseguem fazer... Que isso possa servir de exemplo para os jovens estudantes... E Parabéns por lutar contra o "sistema de acomodação" existente das universidades, que preocupam-se somente com a Pesquisa, esquecendo-se da divulgação... Parabéns!
É um problema grave do Brasil mesmo,não vemos a divulgação do trabalho feito.Mais um motivo para admirar o trabalho dela em promover um debate tão fluente sobre um tema tão rarissimamente visto no nosso país:Ciência!
Não é só problema da universidade não. Falta espaço da mídia pra divulgação. As únicas das ciências que tem espaço na mídia são as biológicas e as da saúde. Tem inúmeras outras ciências produzindo e que não têm espaço.
Gostei muito desta entrevista. Fui apresentado ao trabalho da doutora Suzana através de uma palestra que ela deu para o TED Talks e daí então busquei conhecer um pouco mais sobre suas contribuições para a ciência. Gostaria de compartilhar meu ponto de vista sobre a participação do Fernando Reinach. Apesar dos momentos notáveis de desconforto durante a entrevista, é preciso lembrar que opiniões contrárias e condições adversas se fazem presentes na vida de profissionais como a doutora Suzana. Ela demonstrou um enorme domínio do seu campo de pesquisa ao responder todas as perguntas, mesmo aquelas um pouco mal formuladas, uma admirável articulação e eloquência ao falar sobre o tema além de mostrar-se muito serena e profissional ao transmitir seu ponto de vista. Em conclusão, devo dizer que o trabalho da doutora Suzana ao longo dos anos deve ser considerado não menos que inspirador e de mais alta excelência.
Além de brilhante, Suzana também da uma aula de simpatia e simplicidade! Fui conquistado na primeira entrevista que assisti e espero poder acompanhar várias outras e publicações. Parabéns Doutora!
Quanto mais eu estudo, mais descubro que não sei nada...Então, admiro essa especialista em cérebro! Usa termos claro sobre as suas descobertas em estudos fora do Brasil. Ela sabe bem o que ta dizendo! Que capacidade, que inteligencia!
Quando eu crescer, quero ser 10% da experiência desta MESTRA, LINDA, MARAVILHOSA E SÁBIA. Parabéns professora por se dedicar e nos ajudar a enfrentar nosso desafiador cotidiano. Abraços.
2020 e eu ainda babo pra essa entrevista. Parabéns à Dra. Suzana Herculano. Isso não foi uma entrevista, foi um show. Essa mulher bateu nesse povo aí com um sorriso no rosto. É Fernando, eu não vou comentar mais nada pq já li muitos comentários e vc estava em quase todos eles :D
Adoram tentar colocar o entrevistado na parede. Testam se não vai se trair, dar respostas incoerentes. Mas a Dra. Suzana já conhece mto bem os Entrevistadores do Toda Viva. Na maioria das entrevistas trazem questões aquém do nível do Entrevistado. Tentam baixar o nível...perco um pouco a paciência. Mas ouvi- lá e ou, ler seus artigos é estimulante. Sou fãnzona deste ícone do conhecimento! Mtooo obrigada
Obrigado Roda Viva. Só é preciso ter mais cuidado com alguns entrevistadores... Foram mais de 15 minutos gastos inutilmente com o sr. Fernando Reinach...
Esse cidadão Sr. Fernando Reinach se enrolou legal, comecei a rir sozinho... ele é valido como expectador, mas não pode fazer parte de bancada de entrevistador...
21:29- Frente a enorme falta de compreensão e educação do entrevistador, a entrevistada expõe precisamente como o livre arbítrio funciona. Em quatro exemplos :" Xingar a mãe, fazer um gesto obsceno, gritar com alguém, puxar o gatilho". Possivelmente a vontade que ela tinha para com o ilustre entrevistador. Muito bom.
De fato, não é a toa que ela chegou onde chegou. Difícil é aturar esses entrevistadores que querem aparecer às custas da entrevistada e falar mais do que ela ... total falta de preparo
nao vejo problema nenhum com os entrevistados. eles estao trazendo pontos de vista diferentes que talvez a entrevistada desconheca. ela nao eh a dona da verdade. Voces que sao despreparados. vao estudar mais
@@CASLOAcademy De fato ninguém "detém" a verdade. Mas acredito que o que ele queira dizer é que o modo com que um dos entrevistados se portou foi de forma pretenciosa e não profissional. Apenas um exemplo: ele interrompeu inúmeras vezes a entrevistada, apesar de não aceitar ser interrompido.
A mestra Suzana dá sempre um show de apresentação. Muito precisa e didática. Mas vamos combinar que o Fernando Reinach, me pareceu precisar de umas aulinhas de humildade, pois parecia querer saber mais que a profissional graduada, pós graduada, pós-pós graduada... enfim. É bom sempre "abrir" os ouvidos.
Quando vi que o vídeo tem 1:22:37 de duração fiquei com receio de ver, mas quando comecei, mal percebi o tempo passar, valeu muito a pena ter assistido. Essa Suzana é muito inteligente, lúcida e fala muito bem, tem meus parabéns, é o tipo de pessoa que me faz gostar de ciência. Aquilo que ela falou no final, sobre cientista não ser profissão, também me ajudou a refletir. Há um tempo atrás eu pretendia ser um cientista pesquisador em biologia, mais especificamente em astrobiologia, mas ao ver alguns relatos de canais de cientistas aqui no RUclips, resolvi não seguir em uma carreira científica, pois venho de uma família relativamente pobre que certamente não conseguiria sustentar financeiramente essa minha escolha de profissão, portanto, recentemente escolhi me especializar na área de programação que é uma coisa que eu também gosto, mas que também pode me proporcionar um futuro estável financeiramente. Já o Fernando Reinach é o tipo de pessoa que me faz ter receio de estudar ciência. Ele tem uma formação científica. Teoricamente, tudo o que ele aprende em sua formação em biologia são conhecimentos adquiridos através da ciência. E mesmo assim, o seu pensamento é encrustado de pseudociências e anti-ciência. Assim como eu tenho uma professora de física que acha que teoria é uma lei que não foi comprovada. Isso me faz pensar sobre como é o ensino nessas faculdades... É só decoreba de fórmulas e nomes e nada de método científico? Ou será que essas pessoas simplesmente já chegaram na faculdade com um pensamento anti-científico e, chegando lá, protegeram esse pensamento com todas as forças, ignorando tudo que fosse contra ele?
Que bacana escutar pessoas tão alinhadas com o que fazem e comprometidas com o que estudam. Triste saber da realidade da não regulamentação da profissão cientista e dos entraves de se fazer pesquisa e ciência sem essa panela e estatus social. Parabéns aos profissionais que se dedicam a sua área mais movidos pela motivação em contribuir socialmente. Vocação e propósito eu diria. Excelente entrevista do roda viva.
Sim, horrível ! Monica e Crislaine comecem a reparar que, quando há uma mulher falando sempre há alguém, em geral homens, cortando a mulher. Sério, passem a reparar nisso, vocês irão se surpreender. E percebam que ao contrario, ou seja, quando homens estão falando, raramente são interrompidos. É impressionante.
@@marinad3893 Negativo... Ele nem está em pé de igualdade para debater o assunto. Se o que você diz tem um fundo de verdade isso deveria ocorrer entre acadêmicos e não entre formado x leigo. Seu texto tem mais haver com implicância e fazer contra-ponto aonde não existe (do contra mesmo). Ninguém aqui exalta ninguém e muito menos é puxa saco. Só reconhecemos que cada um retém certa propriedade para falar de determinado assunto que estudou. Se as divergência existe nesse determinado assunto que seja debatida por quem entende. Parece que você quer ignorar um fato real de que existem sim pessoas metidas a intelectuais e sem preparo algum que só emite palpite de fontes horríveis.
Uma limitação que ele tenta impor, não pelo conteúdo, mas pela forma. Só que isso não funciona com uma pessoa extremamente inteligente, como a Dra. O cara se acostuma a conviver com pessoas de baixo QI e acha que todo mundo é assim.
Ótimo vídeo! Gostei da fala sobre a ausência de apoio às pós-graduações no Brasil, e suas dificuldades no deslocamento de pesquisadores (2:00). A entrevista é bem dinâmica. Podemos fazer muitas reflexões com ele, principalmente no tocante a percepção sobre as coisas relacionadas a mente. Interessante sua pesquisa sobre o quantitativo de neurônios no cérebro. Foi comentado sobre os vícios e suas ligações neurais. Gostei da parte que descreve a paixão, como a motivação, prazeres com viagens e mudanças, pequenas coisas, fazem o casal manter-se apaixonada por décadas (1:07:00). Realmente ser cientista no Brasil não é reconhecido, o pesquisador passa por muitas dificuldades (1:12:00). Ótima entrevistada, uma mulher fantástica e muito culta, com grande conhecimento na sua área.
Boa entrevista! Achei muito revelador e interessante o que a Suzana falou sobre comer carne e os benefícios que isso trouxe ao cérebro e à evolução da humanidade.
Assistindo em junho de 2021 , amando a competência da Suzana ( a entrevistada) e mesmo após 9 anos passados, me vem uma vontade enorme de mandar o Fernando calar a boca :(
Quando miramos e interligimos um ser humano assim Suzana "mulher" com valiosa grandeza universal. É esplêndido e gratificante. No XVII Spinoza diria: Eis uma bambina ( Suzana) que é potencia de ser e de agir no intellecto. Suzana chegou ao terceiro gênero do conhecimento ? Intuição? Muito bom, Demais o debate. Precisamos mais... A roda do mundo ainda está viva. Roda viva e que a roda sempre viva e Suzana viva para o universo. Deus sive natura.
Bruno Viana o cara pergunta ou se coloca (?) .que falta total daquela elegância científica que Roga na dialética; a tese, antítese e a síntese....que pobreza dos entrevistadores
Maior parte dos Brasileiros não tem ideia o que é estudar, pesquisar, deter um, dois títulos oriundo do esforço solitário e no Brasil! Achacador! Um prêmio fabuloso...vide o desprezo dos entrevistadores com a Doutora achando-se no mesmo nível!!! Pqp
13:00 cérebro e mente 14:00 estrutura e redes 16:00 monismo cérebro-mente 18:30 explicação experimento do benjamim libet 21:15 ação propositada e suspensão consciente do arbítrio 26:20 predominância das atividades inconscientes 27:30 que contribuem todas para a atividade consciente 29:55 cérebro sempre ativo integralmente o tempo todo 30:25 Einstein disléxico e problemático 32:30 consciência = produto da atividade do cérebro 34:30 prererencias e escolha pela não agressão (Praxeologia e PNA aí kkk) 36:10 moléculas células e composição do cérebro (Lixo de jornalistas não sabem usar palavras, usando reducionismo fora do contexto positivista e científico - a mulher tem que rebolar pra lidar com os jornalistas) 41:40 energia para o cérebro e vegetarianismo 55:10 contando e comparando cérebros, tipos celulares e neuronais diferentes (qualidade) e contagem de sinapses (quantidade) 56:50 drogas dão prazer, o décuplo 58:30 não adianta diminuir incentivos, melhor aumente os incentivos para outra ação 1:01:00 reajuste dos sistemas neurais mediante acidente (e micro-derrames) 1:03:00 haja paciência com esse jornalista imbecil que quer ouvir a resposta que ele quer e ignora seu viés tendendo a estupidez, alguém da um prêmio paciência com mente teimosa pra essa cientista 1:06 renovação da paixão pela experiência e ajustes de incentivos 1:09:15 cérebro do homem e da mulher 1:13:00 cientista não paga imposto sobre a renda 1:18:00 ciência requer apoio da família
Muito boa essa entrevista. Importante, principalmente, para psicólogos! Viva a ciência e a pesquisa! Abaixo a hipocrisia! Estou doido pra ver no centro do Roda Viva a Rita Von Hunty e também o Alexandre Innecco!
Gostaria de ter grana para ajudar na pesquisa da Dra. Suzana. O governo prometeu 50 mil mas só repassou 6 mil. Por isso ela está fazendo crowd funding. Se você apoia a ciência, passe adiante.
O ASSUNTO É DE 2013, MAS AS INFORMAÇÕES NÃO MUDAM, PROFESSOR DESMOTIVADO, ESTUDOS QUE NÃO SÃO RECONHECIDOS, ESTAMOS EM 2024, E AS QUESTÕES SÃO AS MESMA, O QUE MUDA É O AVANÇO DA TECNOLOGIA.... MUITO INTERESSANTE ESTE DEBATE, A MULHER MUITO INTELIGENTE, E COMPETENTE COM SEUS ESTUDOS, GOSTO MUITO DE INFORMAÇÕES PRECISAS, ME AJUDA DEMAIS COM MEUS ESTUDOS, GRATA 100%
@@akieonome Obrigado! Presently the only Portugese word I know (a very good friend of mine lives on Madeira). I might move there too. If I do I'll pick up Portugese like hell!
Entrevista excelente, a Drª Suzana sempre com brilhantes explicações. O problema foi o participante que se esqueceu do seu papel. Parecia que ele queria aproveitar o momento para tirar dúvidas pessoais (ou provar pontos de vistas que a suzana mostrou estarem equivocados) ao invés fomentar a discussão (que era o papel esperado dele).
"A pós-graduação no Brasil não é levada a sério". Enquanto bolsista da FAPESP, durante a graduação, ganhei um prêmio (dentre 232 trabalhos) por pesquisas realizadas. Isso jamais foi levado em considerado nos processos seletivos para mestrado e doutorado no Brasil. Hoje sou pesquisador em uma universidade europeia.
Excelente pesquisa. E importante conhecer o cérebro e seu funcionamento no contexto educacional de modo a compreendermos o processo de ensino aprendizagem dos educandos. Mas para que esta compreensão seja efetiva e significativa é necessário integrar um terceiro elemento (o ambiente social) para além da Neurociência e Aprendizagem. Isso pode garantir uma compreensão aprofundada do cogneducacional (Pensamento educacional) dos educandos.
Assistindo depois de tanto tempo é notável ver a competência e atualidade de tudo que a Dra. disse e notável também o total despreparo do biólogo para entender e fazer perguntas à entrevistada.
Convidaram uma doutora que faz pesquisa acadêmica e não tem um professor universitário na bancada. Convenhamos, jornalista "fala de tudo" sem profundidade nenhuma. Convidem pesquisadores, pessoas especializadas no assunto para o debate com @ entrevistad@. Assim era o Roda Viva nos anos 90. Sejam sensatos TV Cultura!
Assistindo em 2024! Que aula e que professora maravilhosa, seus ensinamentos são validos e necessários. 🙏🏽💯👏🏾👏🏾🤠
Cachorro Doido
Que mulher maravilhosa. Graças a ela tenho uma inspiração para tentar continuar nesse árduo caminho que é ser cientista no Brasil..
Eu também Julia!!
Excelente entrevista da neurocientista. Uma mulher inteligente e bem sucedida em sua profissão, muito bem preparada, com pós doutorado e que claramente deixa alguns homens desconfortáveis, visto que ainda temos uma educação de patriarcado onde a sociedade continua desrespeitando mulheres nas posições que intimidam. Fernando Reinach colunista do estado de São Paulo, foi extremamente mau educado e pernóstico!
Assino embaixo.
Excelente. E ela ainda teve que ter paciência em dobro com o biólogo fake que tava perguntando besteira.
Concordo
@@inesdesa8100 Cheguei pular essa parte, cara cansativo aff.
Muito despreparado esse biólogo fazendo correlações equivocadas e, pior, ficava insistindo.
Mulher fantástica, precisamos de mais mulheres na ciência.
* Precisamos de mais cientistas competentes, independentemente do sexo deles.
SIm
Concordo cara, e qnt ao gênero e a origem dos cientistas isso é importante tb pq traz outras visões de mundo e realidades. O que é super vantajoso.
@@artico9583 será que é uma questão biológica? Mulheres não teriam interesse por isso, existe estudos que apontam que mulheres e homens tem tendência a atividades diferentes, a natureza tem um certo padrão e exceções.
@@RafaelSantos-bl1kg Agora sempre que alguém cita estudos eu peço que deixem os links dos estudos para eu ler e ver se os referidos estudos são mesmo científicos, revistos pelos pares e etc.
Parabéns Suzana! Mostrou que com EDUCAÇÃO, independente de ter graduação, mestrado, doutorado, ou algo do tipo pode-se dialogar com as pessoas sem PREPOTÊNCIA, como muitos dos "doutores/mestres" que temos nas nossas universidades federais não conseguem fazer... Que isso possa servir de exemplo para os jovens estudantes... E Parabéns por lutar contra o "sistema de acomodação" existente das universidades, que preocupam-se somente com a Pesquisa, esquecendo-se da divulgação... Parabéns!
É um problema grave do Brasil mesmo,não vemos a divulgação do trabalho feito.Mais um motivo para admirar o trabalho dela em promover um debate tão fluente sobre um tema tão rarissimamente visto no nosso país:Ciência!
Não é só problema da universidade não. Falta espaço da mídia pra divulgação. As únicas das ciências que tem espaço na mídia são as biológicas e as da saúde. Tem inúmeras outras ciências produzindo e que não têm espaço.
*_O Brasil precisa de mais Mulheres como a Dra. Suzana Herculano-Houzel !!! Urgente!!! excelente entrevista!!_*
Gostei muito desta entrevista. Fui apresentado ao trabalho da doutora Suzana através de uma palestra que ela deu para o TED Talks e daí então busquei conhecer um pouco mais sobre suas contribuições para a ciência.
Gostaria de compartilhar meu ponto de vista sobre a participação do Fernando Reinach. Apesar dos momentos notáveis de desconforto durante a entrevista, é preciso lembrar que opiniões contrárias e condições adversas se fazem presentes na vida de profissionais como a doutora Suzana. Ela demonstrou um enorme domínio do seu campo de pesquisa ao responder todas as perguntas, mesmo aquelas um pouco mal formuladas, uma admirável articulação e eloquência ao falar sobre o tema além de mostrar-se muito serena e profissional ao transmitir seu ponto de vista.
Em conclusão, devo dizer que o trabalho da doutora Suzana ao longo dos anos deve ser considerado não menos que inspirador e de mais alta excelência.
Dra. Suzana é um dos muitos motivos da minha paixão pela Neurociência!
Além de didática, paciente, boa argumentadora ainda é super charmosa...não precisava mas foi uma motivação a mais pra assistir.
Hehehe
Excelente professora. Sabedoria sem arrogância.
Inteligência + muito estudo.
Além de brilhante, Suzana também da uma aula de simpatia e simplicidade!
Fui conquistado na primeira entrevista que assisti e espero poder acompanhar várias outras e publicações.
Parabéns Doutora!
Parabéns à Dra.Suzana principalmente pela paciência com tantos desatentos.
Quanto mais eu estudo, mais descubro que não sei nada...Então, admiro essa especialista em cérebro! Usa termos claro sobre as suas descobertas em estudos fora do Brasil. Ela sabe bem o que ta dizendo! Que capacidade, que inteligencia!
Quando eu crescer, quero ser 10% da experiência desta MESTRA, LINDA, MARAVILHOSA E SÁBIA. Parabéns professora por se dedicar e nos ajudar a enfrentar nosso desafiador cotidiano. Abraços.
2020 e eu ainda babo pra essa entrevista. Parabéns à Dra. Suzana Herculano. Isso não foi uma entrevista, foi um show. Essa mulher bateu nesse povo aí com um sorriso no rosto. É Fernando, eu não vou comentar mais nada pq já li muitos comentários e vc estava em quase todos eles :D
Como ela sofreu nessa entrevista...pessoal estava questionando em vez de perguntando, como se eles fossem "o especialista"
Adoram tentar colocar o entrevistado na parede. Testam se não vai se trair, dar respostas incoerentes. Mas a Dra. Suzana já conhece mto bem os Entrevistadores do Toda Viva. Na maioria das entrevistas trazem questões aquém do nível do Entrevistado. Tentam baixar o nível...perco um pouco a paciência. Mas ouvi- lá e ou, ler seus artigos é estimulante. Sou fãnzona deste ícone do conhecimento! Mtooo obrigada
Realmente, assisti agora em 2024, tentaram "pesar" a entrevista, mas a Suzana além de super educada é muito inteligente, maravilhosa, inspiração..
Nada melhor que ouvir uma cientista tão competente falando sobre a situação da ciência e do cientista no Brasil.
O Fernando Reinach demonstrou grande dificuldade em compreender as exposições da entrevistada, apesar de ela ser bastante didática.
Obrigado Roda Viva. Só é preciso ter mais cuidado com alguns entrevistadores... Foram mais de 15 minutos gastos inutilmente com o sr. Fernando Reinach...
Também achei, ele atrapalhou bastante... perguntava uma coisa e já queria ele mesmo ficar conjecturando antes mesmo dela terminar sua resposta...
+Maurilio Montanher Mas, mesmo tendo sido meio chato, pra mim, um leigo, foi bom pra deixar o assunto mais claro.
+Maurilio Montanher sim, hahaahaahah, pobre do velho, ahahahahah
Esse cidadão Sr. Fernando Reinach se enrolou legal, comecei a rir sozinho... ele é valido como expectador, mas não pode fazer parte de bancada de entrevistador...
21:29- Frente a enorme falta de compreensão e educação do entrevistador, a entrevistada expõe precisamente como o livre arbítrio funciona. Em quatro exemplos :" Xingar a mãe, fazer um gesto obsceno, gritar com alguém, puxar o gatilho". Possivelmente a vontade que ela tinha para com o ilustre entrevistador. Muito bom.
muito bem observado. também percebi. esse cara perdeu uma grande oportunidade de dizer que estava com dor de barriga e se retirar. só acho.
De fato, não é a toa que ela chegou onde chegou. Difícil é aturar esses entrevistadores que querem aparecer às custas da entrevistada e falar mais do que ela ... total falta de preparo
nao vejo problema nenhum com os entrevistados. eles estao trazendo pontos de vista diferentes que talvez a entrevistada desconheca. ela nao eh a dona da verdade. Voces que sao despreparados. vao estudar mais
@@CASLOAcademy De fato ninguém "detém" a verdade. Mas acredito que o que ele queira dizer é que o modo com que um dos entrevistados se portou foi de forma pretenciosa e não profissional. Apenas um exemplo: ele interrompeu inúmeras vezes a entrevistada, apesar de não aceitar ser interrompido.
Tem como não admirar esta grande mulher cientista?! Já é a segunda entrevista dela que acompanho e o desempenho é sensacional. Aplausos de pé!!!!
A mestra Suzana dá sempre um show de apresentação. Muito precisa e didática. Mas vamos combinar que o Fernando Reinach, me pareceu precisar de umas aulinhas de humildade, pois parecia querer saber mais que a profissional graduada, pós graduada, pós-pós graduada... enfim. É bom sempre "abrir" os ouvidos.
Ou trocar o cérebro. 😄
Quando vi que o vídeo tem 1:22:37 de duração fiquei com receio de ver, mas quando comecei, mal percebi o tempo passar, valeu muito a pena ter assistido. Essa Suzana é muito inteligente, lúcida e fala muito bem, tem meus parabéns, é o tipo de pessoa que me faz gostar de ciência. Aquilo que ela falou no final, sobre cientista não ser profissão, também me ajudou a refletir. Há um tempo atrás eu pretendia ser um cientista pesquisador em biologia, mais especificamente em astrobiologia, mas ao ver alguns relatos de canais de cientistas aqui no RUclips, resolvi não seguir em uma carreira científica, pois venho de uma família relativamente pobre que certamente não conseguiria sustentar financeiramente essa minha escolha de profissão, portanto, recentemente escolhi me especializar na área de programação que é uma coisa que eu também gosto, mas que também pode me proporcionar um futuro estável financeiramente.
Já o Fernando Reinach é o tipo de pessoa que me faz ter receio de estudar ciência. Ele tem uma formação científica. Teoricamente, tudo o que ele aprende em sua formação em biologia são conhecimentos adquiridos através da ciência. E mesmo assim, o seu pensamento é encrustado de pseudociências e anti-ciência. Assim como eu tenho uma professora de física que acha que teoria é uma lei que não foi comprovada. Isso me faz pensar sobre como é o ensino nessas faculdades... É só decoreba de fórmulas e nomes e nada de método científico? Ou será que essas pessoas simplesmente já chegaram na faculdade com um pensamento anti-científico e, chegando lá, protegeram esse pensamento com todas as forças, ignorando tudo que fosse contra ele?
Que bacana escutar pessoas tão alinhadas com o que fazem e comprometidas com o que estudam. Triste saber da realidade da não regulamentação da profissão cientista e dos entraves de se fazer pesquisa e ciência sem essa panela e estatus social.
Parabéns aos profissionais que se dedicam a sua área mais movidos pela motivação em contribuir socialmente.
Vocação e propósito eu diria.
Excelente entrevista do roda viva.
Dra Suzana é excelente professora, técnica e humana com simplicidade, humildade e esmiúça bem o tema
Perfeita, excelente, clara!!! Adorei a Suzana...
Que vergonha querer saber de algo que não estudou, isso pra mim é ignorância e ainda quer desestabilizar a entrevistada, um chato esse cara.
Essa mulher é incrível, uma das minhas maiores inspirações na ciência;
O Fernando estudou antes de entrevistá-la e ainda fez feio. Quiz debater com uma pós doc como se ela não conhecesse o assunto.
Exatamente! Muito prepotente ele. Cortando a mulher na linha de raciocínio dela... só pq ele leu aqui e ali ele já queria impor o que ele sabia
Sim, horrível ! Monica e Crislaine comecem a reparar que, quando há uma mulher falando sempre há alguém, em geral homens, cortando a mulher. Sério, passem a reparar nisso, vocês irão se surpreender. E percebam que ao contrario, ou seja, quando homens estão falando, raramente são interrompidos. É impressionante.
@@pedrot.3124
E ela tem todo gabarito para mandar ele calar a boca.
@@pedrot.3124 Foi isso que eu reparei durante a entrevista. Vim nos comentários pra ter certeza que ele estava sendo de certa forma machista.
@@marinad3893
Negativo...
Ele nem está em pé de igualdade para debater o assunto.
Se o que você diz tem um fundo de verdade isso deveria ocorrer entre acadêmicos e não entre formado x leigo.
Seu texto tem mais haver com implicância e fazer contra-ponto aonde não existe (do contra mesmo).
Ninguém aqui exalta ninguém e muito menos é puxa saco. Só reconhecemos que cada um retém certa propriedade para falar de determinado assunto que estudou.
Se as divergência existe nesse determinado assunto que seja debatida por quem entende. Parece que você quer ignorar um fato real de que existem sim pessoas metidas a intelectuais e sem preparo algum que só emite palpite de fontes horríveis.
Brasil precisava ter mais cientistas assim
Excelente esta professora. E muito didática... o que não é banal.
So eu achei o Fernando Reinach meio dispeitado com a Cientista ou é uma fixação absurda por ideias ultrapassadas?
Extremamente limitado e preconceituoso.
Também achei
Ele foi um pé no saco
Uma limitação que ele tenta impor, não pelo conteúdo, mas pela forma. Só que isso não funciona com uma pessoa extremamente inteligente, como a Dra. O cara se acostuma a conviver com pessoas de baixo QI e acha que todo mundo é assim.
Cara chato!
Entrevista enriquecedora demais! Que pesquisadora sensacional!
Em 2024: que entrevista MARAVILHOSA!
A Suzana é fera no assunto. Uma grande cientista e ai vai esse cara sem saber de nada fica contestando a mulher. Para!!!Parabéns Suzana. Vc é show!!!
Que simpatia essa Suzana! Além de muito bonita, extremamente segura e tranquila. Gostei muito da conversa!
Sensacional! Alguns repórteres precisam estar mais preparados para esses tipos de entrevistas.
Suzana é maravilhosa! 😊
simpaticissima, inteligente e didática.
Como passou voando essa entrevista!!! Por favor, um Roda Viva com duração de 4h para entrevistar a Doutora Suzana!
Maravilhoso. Pensar, sentir e agir. Roda viva Souza Herculano
Ótimo vídeo! Gostei da fala sobre a ausência de apoio às pós-graduações no Brasil, e suas dificuldades no deslocamento de pesquisadores (2:00). A entrevista é bem dinâmica. Podemos fazer muitas reflexões com ele, principalmente no tocante a percepção sobre as coisas relacionadas a mente. Interessante sua pesquisa sobre o quantitativo de neurônios no cérebro. Foi comentado sobre os vícios e suas ligações neurais. Gostei da parte que descreve a paixão, como a motivação, prazeres com viagens e mudanças, pequenas coisas, fazem o casal manter-se apaixonada por décadas (1:07:00). Realmente ser cientista no Brasil não é reconhecido, o pesquisador passa por muitas dificuldades (1:12:00). Ótima entrevistada, uma mulher fantástica e muito culta, com grande conhecimento na sua área.
Suzana é uma das neurocientitas mais brilhantes dos dias atuais, o que estão esperando para indica-la a concorrer ao prêmio Nobel?
Fantástico. Que mulher é essa! Estou encantado com esse episódio. Muito bom
Muito boa entrevista, o conteúdo dela é impressionante, vou fazer uma pesquisa sobre seu trabalho.
Parabéns Dra, ela olha no olho do entrevistador. A falta de investimentos e incentivos desmotiva os que tem um brilho, uma pérola dentro de si.
Adorei, obrigado por ter compartilhado.
Maravilhosa, em tudo, fala com paixão!
Assistindo em 2021 e esse questionamento do Fernando Reinach é absurdo demais. Aqui do futuro virou algo muito comum.
Assistir à Suzana é um prazer! Didática e com uma bagagem de conhecimento excepcional!
A cara da Suzana olhando o Fernando e pensando... " Que cara burro! "
Resumiu bem, kk
Que aula maravilhosa! Gratidão pela oportunidade! Jamais excluam!
Boa entrevista! Achei muito revelador e interessante o que a Suzana falou sobre comer carne e os benefícios que isso trouxe ao cérebro e à evolução da humanidade.
Assistindo em junho de 2021 , amando a competência da Suzana ( a entrevistada) e mesmo após 9 anos passados, me vem uma vontade enorme de mandar o Fernando calar a boca :(
eu mandei kkkk
pqpr que mulher é essa em ... parabens pelo belo cerebro.
Suzana é incrível. E definiu muito bem como é fazer pesquisa na universidade brasileiro. Mesmo depois de quase 10 anos...
Nem vou falar nada desse, Fernando Reinach que ele já tá sendo bombardeado em 99% dos comentários Hshuhashushashuahashuahashua
joão Paulo esse Ze "sabidão. merece mesmo.....quer ensinar uma cientista com que base ? Leitura de artigos -quais? ....arrogância da nisso...
Quando miramos e interligimos um ser humano assim Suzana "mulher" com valiosa grandeza universal. É esplêndido e gratificante. No XVII Spinoza diria: Eis uma bambina ( Suzana) que é potencia de ser e de agir no intellecto. Suzana chegou ao terceiro gênero do conhecimento ? Intuição?
Muito bom, Demais o debate.
Precisamos mais...
A roda do mundo ainda está viva.
Roda viva e que a roda sempre viva e Suzana viva para o universo.
Deus sive natura.
Esse cara é chato(Fernando Reinach), mas a Dra. Suzana é maravilhosa. Obrigado pela entrevista!
Bruno Viana o cara pergunta ou se coloca (?) .que falta total daquela elegância científica que Roga na dialética; a tese, antítese e a síntese....que pobreza dos entrevistadores
Bruno Viana Também achei ele muito despeitado!
Sou Cientista e ser e nascer com esse dom como auto didata se forma e não precisa ser Formado e sim uma grande descoberta.
Maior parte dos Brasileiros não tem ideia o que é estudar, pesquisar, deter um, dois títulos oriundo do esforço solitário e no Brasil! Achacador! Um prêmio fabuloso...vide o desprezo dos entrevistadores com a Doutora achando-se no mesmo nível!!! Pqp
Que orgulho dessa brasileira!!! Eu virei fã dessa grande Mulher!!
Há anos assisti. Gosto de releituras. Mto obrigada querida dra Suzana!
Parabéns pelo Programa, pena o Fernando Reinach ter atrapalhado tanto!!
13:00 cérebro e mente
14:00 estrutura e redes
16:00 monismo cérebro-mente
18:30 explicação experimento do benjamim libet
21:15 ação propositada e suspensão consciente do arbítrio
26:20 predominância das atividades inconscientes
27:30 que contribuem todas para a atividade consciente
29:55 cérebro sempre ativo integralmente o tempo todo
30:25 Einstein disléxico e problemático
32:30 consciência = produto da atividade do cérebro
34:30 prererencias e escolha pela não agressão (Praxeologia e PNA aí kkk)
36:10 moléculas células e composição do cérebro
(Lixo de jornalistas não sabem usar palavras, usando reducionismo fora do contexto positivista e científico - a mulher tem que rebolar pra lidar com os jornalistas)
41:40 energia para o cérebro e vegetarianismo
55:10 contando e comparando cérebros, tipos celulares e neuronais diferentes (qualidade) e contagem de sinapses (quantidade)
56:50 drogas dão prazer, o décuplo
58:30 não adianta diminuir incentivos, melhor aumente os incentivos para outra ação
1:01:00 reajuste dos sistemas neurais mediante acidente (e micro-derrames)
1:03:00 haja paciência com esse jornalista imbecil que quer ouvir a resposta que ele quer e ignora seu viés tendendo a estupidez, alguém da um prêmio paciência com mente teimosa pra essa cientista
1:06 renovação da paixão pela experiência e ajustes de incentivos
1:09:15 cérebro do homem e da mulher
1:13:00 cientista não paga imposto sobre a renda
1:18:00 ciência requer apoio da família
Análise
A mulher é sensacional mas esse cara de azul é um coitado achista que acha que sabe ciência
A Dificuldade de um homem branco da terceira idade de entender que a mulher pode estar certa e ele pode estar errado, e MUITO ERRADO.
@@alanricardo8169 Llllll.lll.llllllllllll.l.lllllo
O
9
9
9
9
9
9.9.9.9.9.9.9.9.9.o.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.o.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.o.9.9.9p
Lllllllllllllllllllll
@@alanricardo8169 Llllll.lll.llllllllllll.l.lllllo
O
9
9
9
9
9
9.9.9.9.9.9.9.9.9.o.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.o.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.9.o.9.9.9p
Lllllllllllllllllllllll
P
Llll
P
Muito boa essa entrevista.
Importante, principalmente, para psicólogos!
Viva a ciência e a pesquisa!
Abaixo a hipocrisia!
Estou doido pra ver no centro do Roda Viva a Rita Von Hunty e também o Alexandre Innecco!
EUVOUSEGUIRESSAMULHER...parabéns Obrigada por me encantar.
Obrigada canal
Programa maravilhoso, onde assisto as personalidades mais importantes do Brasil.
Que mulher maravilhosa!!!! Sim, a politicagem nojenta dentro da pesquisa é um absurdo!!!!!!
Gostaria de ter grana para ajudar na pesquisa da Dra. Suzana. O governo prometeu 50 mil mas só repassou 6 mil. Por isso ela está fazendo crowd funding. Se você apoia a ciência, passe adiante.
Assistindo esse vídeo 11 anos depois e oq mais me chama atenção é a quantidade de manterrupting e mansplaining que a Suzana sofreu
A Neurociência tem dados empíricos verificáveis, eis a diferença! Suzana é maravilhosa!
Suzana Herculano explica e esmiúça o comportamento humano e o cérebro que o ativa do modo como se verifica na evolução. Uma aula, sem dúvida.
O ASSUNTO É DE 2013, MAS AS INFORMAÇÕES NÃO MUDAM, PROFESSOR DESMOTIVADO, ESTUDOS QUE NÃO SÃO RECONHECIDOS, ESTAMOS EM 2024, E AS QUESTÕES SÃO AS MESMA, O QUE MUDA É O AVANÇO DA TECNOLOGIA.... MUITO INTERESSANTE ESTE DEBATE, A MULHER MUITO INTELIGENTE, E COMPETENTE COM SEUS ESTUDOS, GOSTO MUITO DE INFORMAÇÕES PRECISAS, ME AJUDA DEMAIS COM MEUS ESTUDOS, GRATA 100%
Amei essa entrevista ela fala com conhecimento de causa... Amo Neurociência 💖
Parabéns por levar conteúdos importantes de forma compreensível.
The work she does is so interesting; it's too bad there are no English subtitles!
Aprende português :)
@@akieonome Obrigado! Presently the only Portugese word I know (a very good friend of mine lives on Madeira). I might move there too. If I do I'll pick up Portugese like hell!
Muito bom! Suzana é demais!
sem comentários. essa mulher é o Jiraya
Essa mulher é FANTÁSTICA! ❤
o cérebro desta mulher é extremamente sexy....
Fico admirado como uma mina desta pode ser tao inteligente.
Dra. Suzana, que mulher brilhante! a Gláucia leal tbm fez ótimas perguntas.
Profa. Suzana Herculano é muito top! Encantadíssima! ;)
Entrevista excelente, a Drª Suzana sempre com brilhantes explicações. O problema foi o participante que se esqueceu do seu papel. Parecia que ele queria aproveitar o momento para tirar dúvidas pessoais (ou provar pontos de vistas que a suzana mostrou estarem equivocados) ao invés fomentar a discussão (que era o papel esperado dele).
"A pós-graduação no Brasil não é levada a sério". Enquanto bolsista da FAPESP, durante a graduação, ganhei um prêmio (dentre 232 trabalhos) por pesquisas realizadas. Isso jamais foi levado em considerado nos processos seletivos para mestrado e doutorado no Brasil. Hoje sou pesquisador em uma universidade europeia.
o massa mesmo foi o dia em que o Dr Lair Ribeiro colocou todo mundo no bolso ae nesse programa hsauhsuahsuha
que biólogo chato , a doutora Suzana é fantástica
Ela tb é Bióloga.
Excelente pesquisa. E importante conhecer o cérebro e seu funcionamento no contexto educacional de modo a compreendermos o processo de ensino aprendizagem dos educandos. Mas para que esta compreensão seja efetiva e significativa é necessário integrar um terceiro elemento (o ambiente social) para além da Neurociência e Aprendizagem. Isso pode garantir uma compreensão aprofundada do cogneducacional (Pensamento educacional) dos educandos.
Assistindo depois de tanto tempo é notável ver a competência e atualidade de tudo que a Dra. disse e notável também o total despreparo do biólogo para entender e fazer perguntas à entrevistada.
Diria incapacidade.
Amando esse vídeo! Informações valiosas.
Excelentes as explicações da Suzana!
Excelente! Agradeço, Roda Viva!
Convidaram uma doutora que faz pesquisa acadêmica e não tem um professor universitário na bancada. Convenhamos, jornalista "fala de tudo" sem profundidade nenhuma. Convidem pesquisadores, pessoas especializadas no assunto para o debate com @ entrevistad@. Assim era o Roda Viva nos anos 90. Sejam sensatos TV Cultura!
Ela é brilhante! Deus abençoe 💜
Que exemplo de paciência para lidar com tanto mansplaining e manterrupting 🤦🏻♀️.
Ela é genial!
16:00 "Uma coisa que você tem é o seu cérebro" A cara que ela fez foi tipo "Será mesmo que você tem um?"
Ou então: que pena que o seu não funciona bem.
Que pessoa espetacular!
Suzana é espetacular.