Vídeo completo sobre fungos da vida real que podem causar epidemias: ruclips.net/video/1V-Yie3zvWI/видео.html REFERÊNCIAS UTILIZADAS: História de The Last of Us: pt.wikipedia.org/wiki/The_Last_of_Us Cordyceps infectam insetos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23435902/ Caso de Histoplasmose em criança: link.springer.com/article/10.1007/BF02279181 Histoplasmose no Brasil: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971219302942 Fungos estão em todos os lugares e resistência aos antifúngicos: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982220310241 Infecções podem ser inofensivas: www.adelaide.edu.au/mycology/mycoses/superficial-mycoses Doenças fúngicas são negligenciadas: journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0007964 Candida auris: journals.asm.org/doi/10.1128/JCM.01588-17 // www.cdc.gov/fungal/candida-auris/index.html Candida auris nos Estados Unidos: www.cdc.gov/fungal/candida-auris/tracking-c-auris.html#:~:text=Reported%20clinical%20cases%20of%20Candida,%2C%202020%2DAugust%2031%2C%202021&text=Clinical%20cases%20include%20both%20confirmed,patients%20colonized%20with%20C.%20auris Nota técnica anvisa sobre surto C. auris em 2022: www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/comunicados-de-risco-1/alerta-de-risco-gvims-ggtes-anvisa-no-01-2022/view Problemas dos fungos no mundo: www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34240/2/fmicb-10.pdf Problemas no diagnóstico: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27837496/ e journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0007964 Pesquisa em 129 laboratórios da américa latina e caribe: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/myc.12890 Surto de fungo raro nos EUA: www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1213978 Primeiro remédio em 20 anos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34313977/ / www.fda.gov/drugs/new-drugs-fda-cders-new-molecular-entities-and-new-therapeutic-biological-products/novel-drug-approvals-2021 Remédios podem ser tóxicos: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK8263/ Vacinas: www.frontiersin.org/articles/10.3389/fimmu.2021.671068/full // www.nature.com/articles/s41541-021-00294-8#Tab1 Papeis biológicos dos fungos: www.britannica.com/science/fungus/Importance-of-fungi TORNE-SE MEMBRO: ruclips.net/channel/UCrSM1UV_KLAdTzgxyxl3POwjoin APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com Camisa "Tomei Vacina Graças à Ciência": bit.ly/CamisaOlaCienciaVacina TELEGRAM: t.me/olaciencia INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia TWITTER: twitter.com/olaciencia Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível. Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
Bom ... Na minha opinião tem duas partes em cima disso, os fungos tem uma taxa maior de tempo de crescimento que tornaria mais fácil o seu controle . Em relação ao vírus por ser mais rápido é difícil o controle. Claro os fungos causam sintomas mais fortes e são mais difíceis de serem mortos . Porém em seu estágio inícial seria mais fácil seu controle
Protozoarios tambem são problematicos, amebiase e toxoplasmose são exemplos mas virar pandemia é outra coisa, é mais provavel por virus ou bacterias pois se propagam rapidamente.
*Eu sou Africano, Historiador e Professor, tentando ganhar a vida com You Tube contando histórias da África desde a era primitiva até aos dias de hoje* 🇲🇿
Tiago eu já te sigo mas deixo aqui uma sugestão de você dizer sou moçambicano e não só africano. Porque assim quebra a ideia de homogeneidade no nosso continente que é muito diverso e muito rico.
Micose é realmente um problema. Tive micose na pele do pé e na unha e usava pomadas tipo Vodol, acreditando na cura mas essas coisas não prestam. Só consegui me curar depois que fiz consulta medica que receitou um tipo de medicamento tarja vermelha.
O erro nesta série é que, o melhor método para lutar contra eles seria usar a roupa dos astronautas, ela resiste até de um tiro ainda mais de garras desses monstros hahahah Muito mal pensado esse roteiro. Esqueceram disso.
@@valnorioex5817 sim muito mal pensado o roteiro, até por que é muito fácil achar roupa de astronauta aqui na esquina de casa, com certeza deve ter aí na sua rua também
Trabalho digno de um cara que é especialista em ciência aqui no RUclips, parabéns irmão... esse canal está a cada dia melhor, eu aprendi muito aqui já.
Em junho de 2020 meu marido e eu tivemos Covid 19 . Ele foi internado ,passou por vários antibióticos ,foi entubado .Dias após o médico ao passar o relatório diário falou que ele estava fora de perigo de morte. 3 dias após estava enterrando meu amor ...sepse por fungo.
@@Amendoim2349 no hospital como o quadro vai se agravando ,o pulmão e TD mais que pensar entram com antibióticos ,assim como fisioterapia pulmonar, insulina e até bomba de insulina ,problemas cardíacos ...cada caso tem sua característica . Hoje percebo bastante trombose . Já existia em vários graus até a Delta. Não sou profissional da área . Somente tento me informar .
Sim, vacinas não necessariamente precisam ser feitas com o intuito de criar uma reação onde a imunidade se fortalece contra um tipo específico de microorganismos, um medicamento feito especialmente para danificar ou matar um microorganismo, também é classificada como vacina, caso esse medicamento seja duradouro, porém se o medicamento for imediato, e não se manter no corpo para combater futuras infecções, esse não é classificado como vacina.
Não, pq a vacina é uma parte do patógeno que vai ser utilizada para gerar uma resposta imune do hospedeiro contra ele, ou seja uma imunização ativa. Agora daria pra produzir um medicamento ou um soro a partir de uma pessoa imune utilizando seus anticorpos, como inclusive foi feito na Covid com os anticorpos monoclonais que tiveram bastante sucesso antes da Ômicron.
Alguns meses atrás eu peguei uma doença causada por um fungo, a dor é infinita, fiquei temporariamente surdo de um ouvido que saia muita agua dele e metade da minha boca doía muito a ponto de eu ter ficado umas 3 semanas sem poder digerir nada solido, só de lembrar ja me da medo, não conseguia nem sair da cama e era quase impossível dormir
@@annaclrd caramba o nome do fungo ao certo eu não lembro mas o nome da doença é otite externa, é bom sempre secar bem os ouvidos depois dos banhos kkkk
O posicionamento sobre a negligência com doenças de origem fúngica foi muito acertada, além de necessária. Na Bioética é dito que não existem "doenças negligenciadas" e sim "populações negligenciadas". é bem como você disse no vídeo, se a doença atinge uma população de pouca relevância social - empobrecida, marginalizada, em vulnerabilidade social, a doença não é um problema.
só uma dica: não é Infecção, e sim, Infestação. fungos são muitas vezes multicelulares, e Infecção é um termo para organismos unicelulares ou acelulares (como no caso dos virus).
Pelo o que eu encontrei: infestação - é a invasão do organismo por agentes patogênicos macroscópicos. Então, não necessariamente, um ser multicelular vai causar uma infestação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Parasitologia Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.
Fungos podem ser uni ou pluri celular, infestação está relacionado com esse avanço de doenças em vermes e pragas, infestação de pragas, há sim infecção de fungos, só é menos comum em humanos
Gostaria muito de saber de onde você tirou essa informação. Porque infecção por parasita (seres pluricelulares) é utilizado na área médica, assim como infecção fúngica ou viral e bacteriana. E não que uma pessoa está infestada de fungos, já que não se fala infestação quando é algo "interno" no corpo humano, talvez infestação de piolhos possa ser usado, mas nunca vi esse termo ser utilizado dessa forma em nenhum livro de semiologia médica, parece coloquial demais.
Desempregada e com dois filhos órfãos a quase 1ano, registro meus melhores momentos com ele, onde também conto minha história "caminhada" mãe solo, viúva, dona de casa, cuidando de tudo sozinha.
Heeeey, eu acompanho o canal desde o início, e queria parabenizar pela evolução dos vídeos. O roteiro e a edição desse vídeo sobre fungos está impecável!
No jogo, tentariam fazer uma vacina pesquisando as células da única pessoa imune. Gostaria MUITO de ver um vídeo do Alô Ciência explicando se isso é plausível. Se vc também gostaria de uma explicação dessas, dá um like no comentário.
nao estavam tentando pesquisar as celulas. na verdade a ellie teve a sorte de ser infectada com uma mutação no cordyceps. esse cordyceps defendia a ellie da infecção original, coisa q o sistema imunologico nao tem a capacidade de fazer por si só, pois o fungo tem a habilidade de passar pelo corpo sem ativar as defesas dele
Excelente. Obrigada pela aula . Seus vídeos estão ótimos. Nós seres humanos precisamos conhecer sobre esses temas para evitar doenças. Também para planejar muito bem nosso meio ambiente.
Foi só começar a série The last of US que eu corri aqui no canal pra ver se tinha algum vídeo sobre fungos, e é claro que não só tinha como já faz um tempo. Melhor canal de ciência!!!!
Muito bacana! Nunca tinha pensado nessa possibilidade. Mas a ciência vai evoluindo, não faz muito tempo teve a primeira vacina contra protozoários, a da malária
@@chiron8018Acabei de pesquisa aqui,e na verdade,de acordo com as informações do jogo,cerca de 60% da população humana,foi infectada pelo fungo cordyceps.
Parabéns pelo vídeo!! Excelente aula aliás como sempre. E sim, gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre qual seria a próxima pandemia. Obrigada.
Oi Lucas. Você poderia fazer um vídeo sobre a tal doença da urina preta? O que se sabe até hoje? Por que o poder público ou privado não se interessa em investir nas pesquisas a respeito? Obrigada. Abraço.
Parabéns por isso amigo, acho que depois da pandemia de covid-19 e com todo esse buzz que the last of us está tendo, é necessário que as pessoas tenham esses conhecimentos sobre os fungos.
Então, uma das providências será tentar manter o nosso sistema imunológico o mais equilibrado possível? Excelente conteúdo e exposição, como sempre 👍👏👏👏👏🙏
Caro Lucas, por favor você pode falar dos diferentes estágios do fungo: bolor, mofo ... É que alguém me corrigiu por fazer uma observação sobre a penicilina ? Ela não foi a maior descoberta por Alexander Fleming ? Que suas amostras estavam cheias de bolor mofo fungo ?
Tenho super alergia a alguns fungos, muuuita alergia meeesmo! Sempre tenho que ter cuidado com tudo que como ou onde estou, se não passo até semanas sem respirar direito :/
Um trabalho primoroso e um vídeo extremamente didático e informativo! Meus parabéns Lucas, ganhou um inscrito e com certeza vai ajudar alguém em uma tese de Mestrado ou Doutorado!
Boa noite, amigo Biomédico ! As bactérias, os vírus e os fungos são seres vivos com grandes e diversificadas formas de doenças. O diagnóstico e o controle dessas doenças não é fácil mas a ciência existe e os cientistas não param. É uma pena que existe líderes e, inclusive, profissionais da saúde que são negacionistas e, ao invés de ajudar, atrapalham muito no desenvolvimento da ciência e controle dessas doenças (endemias e epidemias).
Muito obrigada Lucas. Parabéns a vc pela partilha de conhecimentos conosco. O admiro e agradeço a Deus por tê-lo encontrado aqui. Seu canal é uma grande fonte de informação. Sempre q possível indico seu canal pra familiares e amigos. Que Deus te abençoe muitíssimo. 😘😘😘
Obrigada Lucas e toda a equipa do OLÁ CIÊNCIA pela vossa generosidade na partilha de conhecimentos, quero partilhar que tive uma micose grave nas unhas do pé e a conselho médico iniciei um tratamento de um ano com TERBINAFINA cujos efeitos colaterais são: enjoo, dor de estômago, queimação no esôfago, diarreia, perda de apetite, urticária e dores musculares ou articulares, ao fim de alguns 8 meses tive de interromper embora tenha melhorado não fiquei curada e vivo no fio da navalha sempre com receio de piorar
Muito bacana seu vídeo! Parabéns, pelo conteúdo! The last of us é incrível. Os dois jogos são sensacionais e a série tem seguido o mesmo caminho de sucesso. Recomendo muito!
Nossa, que coincidência bizarra. Quando terminei de assistir ao vídeo fui comer um pão que comprei ontem. Eu dificilmente como pão, mas decidi comprar. Quando fui comer o segundo, vi que todos estavam mofados por baixo. Todo verde. Espero que nada aconteça. Enfim, ótimo video. The Last of US é sensacional. Normalmente as pandemias que destroem a humanidade em jogos e no cinema sempre são causadas por vírus. The Last inovou muito. The Last 2 tem a história mais sensacional que já vi em um jogo.
O que destrói o mundo de verdade é a diferença de poder. Os que podem mais destroem os que podem menos ate virar um confronto entre os dois mais fortes.
Lucas, além da Candida auris super-resistente rastreada em hospitais no Brasil, tb temos o fungo negro causando problemas na Índia. Lá, por enquanto, parece que infecta mesmo só quem está com deficiência no sistema imunológico, mas o nº de casos preocupa. E, sim, seria interessante saber qual tipo de "bicho" mais provavelmente provocaria a próxima pandemia. Mesmo leigo e voto nos vírus, na "cabeça" (não no couro cabeludo ou cérebro, claro).
Muito bom o trabalho, gostei muito do vídeo! Agora uma dúvida, existe algumas forma de prions e parasitas criarem pandemias? Assim como vírus e bactérias.
LUCAS! Faz um video falando o porque o uso dos antibioticos podem fazer bacterias virarem super bacterias, e como isso pode ser muito pior que fungos e virus!
Uma epidemiologista famosa disse que o atual decreto dos agrotóxicos pode causar problemas nas pessoas com fungos pois muitos agrotóxicos são antifúngicos, e ao ingerimos, corremos o risco do nosso corpo não conseguir combater os fungos quando infectados por eles. Seria igual ao que pode acontecer com a relação das superbactérias e os antibióticos?
Bom dia, medico aqui. Primeiramente, parabens pelo video. So queria fazer algumas ressalvas, porque uma pandemia de fungos é menos provavel do que uma pandemia viral ou mesmo bacteriana e provavelmente teria meios muito mais simples de ser resolvida. 1) infecções fungicas são ocorrencias muito mais raras do que bacterianas ou virais. As celulas fungicas realmente são "mais parecidas com as nossas" mesmo, tendem a ser eucarioticas, mais complexas... porem, isso nao é tão vantajoso pra elas. Celulas mais complexas tendem a ter mais antigenos que despertam o sistema imune, mais mecanismos em que os antibioticos/antifungicos podem atuar, e mais sensibilidade à mudança de ambiente. Ate por isso, são muito mais comuns em pessoas imunodeficientes ou ocorrem em regiões mais perifericas do corpo, onde o sistema imunologico tem mais dificuldades de chegar (unhas, pele, vagina, etc). Na pratica clinica, se vemos uma infecção sistemica fungica, imediatamente pensamos em pesquisar HIV, pois provavelmente há comprometimento imunologico. 2) Existem, como você falou, 4 classes de antifungicos (3 que realmente são usadas na pratica). Isso não é pouco, principalmente pra um patogeno com tão pouca variação. Lembrando que cada uma dessas classes tem diversas subvariações e medicamentos, uma variedade dezenas de vezes maior do que realmente seria necessario. Só o fluconazol, por exemplo, resolve quase todas as infecçoes fungicas sistemicas. É muito raro precisar variar dentro da mesma classe, quanto mais mudar de classe. Poderiam surgir 10 agentes fungicos potencialmente causadores de pandemia de uma vez e é muito provavel que ja teriamos antifungicos pra todos eles. Em menos de 1 ou 2 meses, provavelmente teriamos testes de detecçao pra todos eles tambem, mas mesmo que não tivessemos, poderiamos detecta-los em cultura. Nao temos essa sorte com virus, antvirais são muito especificos pra uma especie ou grupo restrito de especies virais. A detecção tambem é muito mais complexa, precisando de testes geneticos pra diferencias os novos virus que surgem. Realmente não existem vacinas fungicas, mas não realmente precisamos delas ate então, enquanto alguns virus so podem ser controlados com vacina. 3) A questão de resistencia e mutaçao realmente existem, mas fungos tendem a se reproduzir mais lentamente do que bacterias e muito mais lentamente do que virus. Com menos replicações, há menos variabilidade genetica e, portanto, menos potencial de seleçao de sepas resistentes. Alem disso, quanto mais individuos se replicando e infectando animais, maior a tendencia ao surgimento de novas sepas ou mesmo novas especies potencialmente infecciosas a humanos. Infecções fungicas são a minoria da minoria das infecçoes, tendo pouco potencial de gerar patogenos piores. Pra cada sepa de fungo um pouquinho pior que surgiu, pode ter certeza que milhares de sepas virais e bacterianas muito piores surgiram tambem. Pandemias de virus são muito mais provaveis do que pandemias de bacterias e pandemias de bacterias são muito mais provaveis do que pandemias de fungos. 4) Como se não bastasse tudo isso, virus são muito menos transmissiveis que virus. Epidemias fungicas tendem a ser ordens de magnitude mais lentas do que as virais. Concluo dizendo que pandemias de fungos são menos provaveis, cresceriam mais lentamente e provavelmente ja teriamos um tratamento antes de virar uma pandemia em primeiro lugar.
Boa noite. Sobre o caos nas UTIs que você afirmou que iria acontecer há algumas semanas atrás. Como esta a previsão? Vi que a ocupação nos leitos vem diminuindo. Quando vai acontecer a super lotação nos hospitais?
Muito fácil entender suas explicações, sempre! Daria um ótimo professor hein! Vc sabe dizer quando teremos a vacina específica para a Ômicron? Meus filhos teriam que tomar a terceira dose em março, e agora? Tomam ou esperam pela vacina para a ômicron?
Com dito na própria série os fungos não sobrevivem em um hospedeiro com o temperatura de 34° ou 35° graus celsius, porém, se o aquecimento global continuar a aumentar, apenas os fungos que sobrevivem a temperaturas mais altas vão sobreviver, e começaria algo parecido com o covid19, até o cordycepts compra a ideia também...
A diferença é que, diferente do jogo/série, esse processo de evolução é algo de demora milhares de anos pra acontecer, e não de um ano pra outro por exemplo, um desastre a nível the last of us é IMPOSSÍVEL de acontecer na terra
Opa amigo, tudo bem? A temperatura não é um problema tão grande pros fungos. Tirando os fungos dimórficos que tem fatores infectivos de fato e mudam até de forma em temperatura corporal, mesmo os ambientais conseguem prosperar legal na temperatura metabolica normal (Aspergillus sp é o melhor exemplo disso). A imunidade celular e humoral são fatores bem mais importantes. Lembrando que existem uma serie de fungos patogênicos HOJE que conseguem parasitar hospedeiros humanos saudaveis.
@@renanjoestar não tem risco deles serem modificados de forma artificial e dar uma merda? Mesmo que não seja igual na séria, pelo que o moço falou no vídeo seria uma situação bem grave.
Por favor me tire uma dúvida: Um parente meu testou positivo pra covid na terça passada. Já estava com uns 3 dias de sintomas. Daqui a quanto tempo ele pode fazer o teste novamente pra ver se tá livre do vírus?
Oi Lucas! Não tive ainda covid, porém estou com histoplasmose há mais de um ano. Não fui tratada com medicação, pois não tenho nenhum sintoma. Qual a sua opinião enquanto biomédico?
Estudos apontam que a temperatura corporal ser ± 37 graus está relacionada aos fungos, eles não conseguem se desenvolver nessas temperaturas, seria meio que um fator determinante para a sobrevivência das espécies, pois se fosse 1 grau sequer mais frio os fungos poderiam se desenvolver
Tem uma epidemia de esporotricose em pets no Rio de Janeiro e o fungo é mais resistente que outras versões. Há inclusive preocupação em nota técnica do CDC americano dessa versão que circula aqui chegar lá. Esporotricose em humanos é rara mas os casos estão aumentando!
Vídeo completo sobre fungos da vida real que podem causar epidemias: ruclips.net/video/1V-Yie3zvWI/видео.html
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
História de The Last of Us: pt.wikipedia.org/wiki/The_Last_of_Us
Cordyceps infectam insetos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23435902/
Caso de Histoplasmose em criança: link.springer.com/article/10.1007/BF02279181
Histoplasmose no Brasil: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971219302942
Fungos estão em todos os lugares e resistência aos antifúngicos: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982220310241
Infecções podem ser inofensivas: www.adelaide.edu.au/mycology/mycoses/superficial-mycoses
Doenças fúngicas são negligenciadas: journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0007964
Candida auris: journals.asm.org/doi/10.1128/JCM.01588-17 // www.cdc.gov/fungal/candida-auris/index.html
Candida auris nos Estados Unidos: www.cdc.gov/fungal/candida-auris/tracking-c-auris.html#:~:text=Reported%20clinical%20cases%20of%20Candida,%2C%202020%2DAugust%2031%2C%202021&text=Clinical%20cases%20include%20both%20confirmed,patients%20colonized%20with%20C.%20auris
Nota técnica anvisa sobre surto C. auris em 2022: www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/comunicados-de-risco-1/alerta-de-risco-gvims-ggtes-anvisa-no-01-2022/view
Problemas dos fungos no mundo: www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34240/2/fmicb-10.pdf
Problemas no diagnóstico: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27837496/ e journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0007964
Pesquisa em 129 laboratórios da américa latina e caribe: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/myc.12890
Surto de fungo raro nos EUA: www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1213978
Primeiro remédio em 20 anos: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34313977/ / www.fda.gov/drugs/new-drugs-fda-cders-new-molecular-entities-and-new-therapeutic-biological-products/novel-drug-approvals-2021
Remédios podem ser tóxicos: www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK8263/
Vacinas: www.frontiersin.org/articles/10.3389/fimmu.2021.671068/full // www.nature.com/articles/s41541-021-00294-8#Tab1
Papeis biológicos dos fungos: www.britannica.com/science/fungus/Importance-of-fungi
TORNE-SE MEMBRO: ruclips.net/channel/UCrSM1UV_KLAdTzgxyxl3POwjoin
APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com
Camisa "Tomei Vacina Graças à Ciência": bit.ly/CamisaOlaCienciaVacina
TELEGRAM: t.me/olaciencia
INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia
TWITTER: twitter.com/olaciencia
Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível.
Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
pandemia de fungos é legal a ideia mas pelo o que eu sei é muito perigosa
Eu falo que é o Xipiling que pode causar uma pandemia pior que essa
acho que as bactérias seria a pior
Bom ... Na minha opinião tem duas partes em cima disso, os fungos tem uma taxa maior de tempo de crescimento que tornaria mais fácil o seu controle . Em relação ao vírus por ser mais rápido é difícil o controle. Claro os fungos causam sintomas mais fortes e são mais difíceis de serem mortos . Porém em seu estágio inícial seria mais fácil seu controle
Protozoarios tambem são problematicos, amebiase e toxoplasmose são exemplos mas virar pandemia é outra coisa, é mais provavel por virus ou bacterias pois se propagam rapidamente.
Esse vídeo vai bombar novamente com a estreia de The last of us kkkkkk
Tomara hahahaha,é bom que impulsiona o vídeo, faz divulgação científica e ajuda o canal do Lucas
acabou de me recomendar djdjd
Me apareceu do nada kkk
@@tuliopatriciofga tbm kkk
Já compartilhei nos grupos que estou inclusive 🙃
*Eu sou Africano, Historiador e Professor, tentando ganhar a vida com You Tube contando histórias da África desde a era primitiva até aos dias de hoje* 🇲🇿
Obrigada pelo convite e parabéns pela iniciativa.
Parabens!!
Tiago eu já te sigo mas deixo aqui uma sugestão de você dizer sou moçambicano e não só africano. Porque assim quebra a ideia de homogeneidade no nosso continente que é muito diverso e muito rico.
Parabéns!!!
@@isabelcorreia4060 Sim sim, porque muitos até hoje pensam que não tem fronteiras em África 🇲🇿😁
Começou a série The Last of Us na HBO e tá fantástica, retrata muito essa parada da pandemia fúngica.
Eu tô nesse vídeo graças a série kkkk apareceu nos recomendados aqui do YT e cliquei.
Micose é realmente um problema.
Tive micose na pele do pé e na unha e usava pomadas tipo Vodol, acreditando na cura mas essas coisas não prestam. Só consegui me curar depois que fiz consulta medica que receitou um tipo de medicamento tarja vermelha.
O erro nesta série é que, o melhor método para lutar contra eles seria usar a roupa dos astronautas, ela resiste até de um tiro ainda mais de garras desses monstros hahahah
Muito mal pensado esse roteiro. Esqueceram disso.
@@valnorioex5817 sim muito mal pensado o roteiro, até por que é muito fácil achar roupa de astronauta aqui na esquina de casa, com certeza deve ter aí na sua rua também
@@tryoverlord1202 kkkkkkkkkkkkkk
Trabalho digno de um cara que é especialista em ciência aqui no RUclips, parabéns irmão... esse canal está a cada dia melhor, eu aprendi muito aqui já.
Obrigado pelo elogio
Estudante de Biomedicina e fã desse canal, continue com seu trabalhos Lucas, o conhecimento não pode parar !
Parabéns por seu trabalho, Lucas (meu colega Biomédico), não posso deixar de parabenizar e incentivar o seu trabalho. Adoro! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado 😃
Se cuidem... Ja morri 3 vzs :-(
@@markospaulo6283 tá só a alma
Que não puxe meu pé 🙏
@@vladc1 ainda tenho mais 6 vidas 😺😺😺😺😺😺
@@markospaulo6283 É 4 vidas
Em junho de 2020 meu marido e eu tivemos Covid 19 . Ele foi internado ,passou por vários antibióticos ,foi entubado .Dias após o médico ao passar o relatório diário falou que ele estava fora de perigo de morte.
3 dias após estava enterrando meu amor ...sepse por fungo.
Eu sinto muito, te desejo força.
@Ywana Consultora Apesar do tempo decorrido, meus sinceros sentimentos.
Grata ! Realmente é uma dor que não passa ,milhões de pessoas mortas na pandemia e pessoas na ignorância dizendo que acabou.
Oxe, antibiótico para covid 19?
@@Amendoim2349 no hospital como o quadro vai se agravando ,o pulmão e TD mais que pensar entram com antibióticos ,assim como fisioterapia pulmonar, insulina e até bomba de insulina ,problemas cardíacos ...cada caso tem sua característica . Hoje percebo bastante trombose . Já existia em vários graus até a Delta.
Não sou profissional da área . Somente tento me informar .
É possível fazer uma vacina contra fungos a partir de uma pessoa imune, como em The Last of Us?
"imune"
Ou simplesmente infectada por um fungo que não deixa ser infectado por fungos
Queria saber kkkkk faz um vídeo sobre
Sim, vacinas não necessariamente precisam ser feitas com o intuito de criar uma reação onde a imunidade se fortalece contra um tipo específico de microorganismos, um medicamento feito especialmente para danificar ou matar um microorganismo, também é classificada como vacina, caso esse medicamento seja duradouro, porém se o medicamento for imediato, e não se manter no corpo para combater futuras infecções, esse não é classificado como vacina.
Não, pq a vacina é uma parte do patógeno que vai ser utilizada para gerar uma resposta imune do hospedeiro contra ele, ou seja uma imunização ativa. Agora daria pra produzir um medicamento ou um soro a partir de uma pessoa imune utilizando seus anticorpos, como inclusive foi feito na Covid com os anticorpos monoclonais que tiveram bastante sucesso antes da Ômicron.
Daria para fazer soros com os anticorpos policlonais produzidos pela mesma espécie (humanos)
Alguns meses atrás eu peguei uma doença causada por um fungo, a dor é infinita, fiquei temporariamente surdo de um ouvido que saia muita agua dele e metade da minha boca doía muito a ponto de eu ter ficado umas 3 semanas sem poder digerir nada solido, só de lembrar ja me da medo, não conseguia nem sair da cama e era quase impossível dormir
Qual fungo era?
@@annaclrd caramba o nome do fungo ao certo eu não lembro mas o nome da doença é otite externa, é bom sempre secar bem os ouvidos depois dos banhos kkkk
Daqui a pouco vai atacar humanos kkkk
Caraca, primeira vez que vejo um vídeo no canal solo do Daniel Molo, muito bom. Vou me inscrever agora!
🤣🤣
O posicionamento sobre a negligência com doenças de origem fúngica foi muito acertada, além de necessária. Na Bioética é dito que não existem "doenças negligenciadas" e sim "populações negligenciadas". é bem como você disse no vídeo, se a doença atinge uma população de pouca relevância social - empobrecida, marginalizada, em vulnerabilidade social, a doença não é um problema.
Obrigado pela importante informação. Imagem e som muito bons, parabéns.
só uma dica: não é Infecção, e sim, Infestação. fungos são muitas vezes multicelulares, e Infecção é um termo para organismos unicelulares ou acelulares (como no caso dos virus).
Pelo o que eu encontrei:
infestação - é a invasão do organismo por agentes patogênicos macroscópicos.
Então, não necessariamente, um ser multicelular vai causar uma infestação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Parasitologia
Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.
Fungos podem ser uni ou pluri celular, infestação está relacionado com esse avanço de doenças em vermes e pragas, infestação de pragas, há sim infecção de fungos, só é menos comum em humanos
Os fungos que infectam humanos são todos unicelulares, com forma de levedura. Nenhum fungo forma micelios em vertebrados vivos
Gostaria muito de saber de onde você tirou essa informação. Porque infecção por parasita (seres pluricelulares) é utilizado na área médica, assim como infecção fúngica ou viral e bacteriana. E não que uma pessoa está infestada de fungos, já que não se fala infestação quando é algo "interno" no corpo humano, talvez infestação de piolhos possa ser usado, mas nunca vi esse termo ser utilizado dessa forma em nenhum livro de semiologia médica, parece coloquial demais.
Desempregada e com dois filhos órfãos a quase 1ano, registro meus melhores momentos com ele, onde também conto minha história "caminhada" mãe solo, viúva, dona de casa, cuidando de tudo sozinha.
Heeeey, eu acompanho o canal desde o início, e queria parabenizar pela evolução dos vídeos. O roteiro e a edição desse vídeo sobre fungos está impecável!
No final dos anos 80 comecei a trabalhar num hospital público aqui em Minas Gerais, onde conheci alguns casos de Blastomicose pulmonar.
Olá Ciência! Gratidão por repassar-nos conhecimentos tão complexos de forma tão esclarecedoras. Parabéns!!! Cada vez melhores...
No jogo, tentariam fazer uma vacina pesquisando as células da única pessoa imune. Gostaria MUITO de ver um vídeo do Alô Ciência explicando se isso é plausível. Se vc também gostaria de uma explicação dessas, dá um like no comentário.
Excelente sugestao
nao estavam tentando pesquisar as celulas. na verdade a ellie teve a sorte de ser infectada com uma mutação no cordyceps. esse cordyceps defendia a ellie da infecção original, coisa q o sistema imunologico nao tem a capacidade de fazer por si só, pois o fungo tem a habilidade de passar pelo corpo sem ativar as defesas dele
Olá Lucas!Admiro muito seu trabalho,Adoro muito ciência e seu canal é muito massa e preciso nesses tempos de nebulosidade do conhecimento...Abraço!
Excelente. Obrigada pela aula . Seus vídeos estão ótimos. Nós seres humanos precisamos conhecer sobre esses temas para evitar doenças. Também para planejar muito bem nosso meio ambiente.
Obrigado pelas informações Lucas, com sempre você deu um show de bola, parabéns a você e a todos da equipe, um abraço.
Foi só começar a série The last of US que eu corri aqui no canal pra ver se tinha algum vídeo sobre fungos, e é claro que não só tinha como já faz um tempo. Melhor canal de ciência!!!!
Muito boa as informações. Com certeza o mundo não estaria preparado pra isso
Muito bacana! Nunca tinha pensado nessa possibilidade. Mas a ciência vai evoluindo, não faz muito tempo teve a primeira vacina contra protozoários, a da malária
O jogo "The Last of Us" mostra como seria o cenário mundo nesse sentido.
@matheuspereira211 é muité massa KKKKK
@Matheus Pereira Kkkk c viu? Acho que matou 95% da humanidade ali na série!
@@chiron8018Acabei de pesquisa aqui,e na verdade,de acordo com as informações do jogo,cerca de 60% da população humana,foi infectada pelo fungo cordyceps.
@@chiron8018Não foi 95% da humanidade,e sim 60%!
@@argonauta6539 60% se foram nos primeiros anos, até onde eu me lembre. Depois o fungos continuou agindo.
Simplesmente fico vidrada nesse canal. Vocês estão realizando um trabalho importantíssimo, parabéns!
Parabéns pelo vídeo!! Excelente aula aliás como sempre. E sim, gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre qual seria a próxima pandemia. Obrigada.
Fala Lucas! caí de para-quedas aqui, através da live de ontem do Space Today!
Oi Lucas. Você poderia fazer um vídeo sobre a tal doença da urina preta? O que se sabe até hoje? Por que o poder público ou privado não se interessa em investir nas pesquisas a respeito? Obrigada. Abraço.
Parabéns por isso amigo, acho que depois da pandemia de covid-19 e com todo esse buzz que the last of us está tendo, é necessário que as pessoas tenham esses conhecimentos sobre os fungos.
Tem patriotario que até hoje fala que pandemia foi fake infelizmente facistas estão ai
Que massa descobrir esse vídeo bem quando a série de TLOU tá rolando.
Então
Cada dia admiro mais seu trabalho Lucas! Muito inteligente! Grata por tudo!🙏👏👏👏👏👏👏👏
Lucas , boa noite. Obrigada pelo conteúdo e informações que nos traz. Parabéns pelo seu trabalho e sua equipe. Abraço e até breve.
Então, uma das providências será tentar manter o nosso sistema imunológico o mais equilibrado possível?
Excelente conteúdo e exposição, como sempre 👍👏👏👏👏🙏
Caro Lucas, por favor você pode falar dos diferentes estágios do fungo: bolor, mofo ... É que alguém me corrigiu por fazer uma observação sobre a penicilina ? Ela não foi a maior descoberta por Alexander Fleming ? Que suas amostras estavam cheias de bolor mofo fungo ?
Faz um vídeo específico falando do Cordyceps,
Menino você é um excelente palestrante.
Demais né !!
Tenho super alergia a alguns fungos, muuuita alergia meeesmo! Sempre tenho que ter cuidado com tudo que como ou onde estou, se não passo até semanas sem respirar direito :/
Você é real?
Caramba Daniel Molo, que video sensacional 🙂
Achei que fosse ele
Um trabalho primoroso e um vídeo extremamente didático e informativo! Meus parabéns Lucas, ganhou um inscrito e com certeza vai ajudar alguém em uma tese de Mestrado ou Doutorado!
Será que um possível futuro uso de nanorobos na medicina possa ajudar a solucionar esse problema?
Penso que é muito interessante !
Toda as informaçães é bem VINDA.
OBRIGADA Lucas!!! Os seus videos e conteúdos é muito bom.
Muito esclarecedor.
Parabéns!👏👏👏
A série The Last of Us me trouxe até aqui.
Quem já teve micose sabe, é muito mais difícil de curar do que uma gripe! E faz vc ter uma vontade incontrolável de coçar!
nao e so passar pomada?
@@Shinigami_Zero não, o tratamento leva muito tempo e ocasionalmente esses fungos sempre voltam.
@@May-kq1hf vish
Isso é verdade. Na 1a vez que tive candidíase durou meses, ficou ainda pior e mesmo passando pomada, ele ainda continuava. Foi um período foda.
🌞
Boa noite, amigo Biomédico !
As bactérias, os vírus e os fungos são seres vivos com grandes e diversificadas formas de doenças. O diagnóstico e o controle dessas doenças não é fácil mas a ciência existe e os cientistas não param. É uma pena que existe líderes e, inclusive, profissionais da saúde que são negacionistas e, ao invés de ajudar, atrapalham muito no desenvolvimento da ciência e controle dessas doenças (endemias e epidemias).
Muito obrigada Lucas. Parabéns a vc pela partilha de conhecimentos conosco. O admiro e agradeço a Deus por tê-lo encontrado aqui. Seu canal é uma grande fonte de informação. Sempre q possível indico seu canal pra familiares e amigos. Que Deus te abençoe muitíssimo. 😘😘😘
Vim assistir por causa da série de The last of us, e parabéns pelo seu vídeo! Mas já acompanhava seu canal que é excelente!!!
Eu não duvido de mais nada,pois tudo que eles coloca nos filmes logo acontece
Será que eles apenas avisam para o futuro?
@Messi melhor da história nos filmes que abordam o tema neu caro, ele não citou a serie
E se for investido em aumento da imunidade natural da humanidade? Pode falar sobre a nossa imunidade e como fazer pra aumentá-la?
Esse canal é top de mais parabéns Lucas
Obrigada Lucas e toda a equipa do OLÁ CIÊNCIA pela vossa generosidade na partilha de conhecimentos, quero partilhar que tive uma micose grave nas unhas do pé e a conselho médico iniciei um tratamento de um ano com TERBINAFINA cujos efeitos colaterais são: enjoo, dor de estômago, queimação no esôfago, diarreia, perda de apetite, urticária e dores musculares ou articulares, ao fim de alguns 8 meses tive de interromper embora tenha melhorado não fiquei curada e vivo no fio da navalha sempre com receio de piorar
Depois da Série The last of us, só aparece isso para mim 😹 viciado
Muito bacana seu vídeo! Parabéns, pelo conteúdo! The last of us é incrível. Os dois jogos são sensacionais e a série tem seguido o mesmo caminho de sucesso. Recomendo muito!
Gostei do video.
Sugestao: fazer um ajuste no audio, os "s" saem com mt chiado. Incomoda quando ta ouvindo no fone.
Ótimo canal esse"Olá Ciência "por vc Lucas e convidados seus.agradeço até demais essas informações que só encontro a maioria no seu Canal 👍🏼👋🏼👋🏼💌
Esse foi o tema que eu tava mais aguardando pra ele falar! Canal top de ciência 💞
Nossa, que coincidência bizarra. Quando terminei de assistir ao vídeo fui comer um pão que comprei ontem. Eu dificilmente como pão, mas decidi comprar. Quando fui comer o segundo, vi que todos estavam mofados por baixo. Todo verde. Espero que nada aconteça. Enfim, ótimo video. The Last of US é sensacional. Normalmente as pandemias que destroem a humanidade em jogos e no cinema sempre são causadas por vírus. The Last inovou muito. The Last 2 tem a história mais sensacional que já vi em um jogo.
Resident evil sempre vem na minha mente...
Os jogos sao a amostra do que vai ocorrer no futuro
O que destrói o mundo de verdade é a diferença de poder. Os que podem mais destroem os que podem menos ate virar um confronto entre os dois mais fortes.
a história do 2 é péssima kkkkkk
Como tu comeu um pão mofado sem senti nenhum gosto estranho e nem nada ?
Lucas, além da Candida auris super-resistente rastreada em hospitais no Brasil, tb temos o fungo negro causando problemas na Índia. Lá, por enquanto, parece que infecta mesmo só quem está com deficiência no sistema imunológico, mas o nº de casos preocupa. E, sim, seria interessante saber qual tipo de "bicho" mais provavelmente provocaria a próxima pandemia. Mesmo leigo e voto nos vírus, na "cabeça" (não no couro cabeludo ou cérebro, claro).
Muito bom o trabalho, gostei muito do vídeo! Agora uma dúvida, existe algumas forma de prions e parasitas criarem pandemias? Assim como vírus e bactérias.
Parabéns pelo vídeo. Muito didático e esclarecedor. Tomara que incrementam pesquisa nessa área. Abraços
Algoritmo me trazendo aqui 1 semana depois do lançamento de The Last of Us 👀
LUCAS! Faz um video falando o porque o uso dos antibioticos podem fazer bacterias virarem super bacterias, e como isso pode ser muito pior que fungos e virus!
Uma epidemiologista famosa disse que o atual decreto dos agrotóxicos pode causar problemas nas pessoas com fungos pois muitos agrotóxicos são antifúngicos, e ao ingerimos, corremos o risco do nosso corpo não conseguir combater os fungos quando infectados por eles. Seria igual ao que pode acontecer com a relação das superbactérias e os antibióticos?
Bom dia, medico aqui. Primeiramente, parabens pelo video. So queria fazer algumas ressalvas, porque uma pandemia de fungos é menos provavel do que uma pandemia viral ou mesmo bacteriana e provavelmente teria meios muito mais simples de ser resolvida.
1) infecções fungicas são ocorrencias muito mais raras do que bacterianas ou virais. As celulas fungicas realmente são "mais parecidas com as nossas" mesmo, tendem a ser eucarioticas, mais complexas... porem, isso nao é tão vantajoso pra elas. Celulas mais complexas tendem a ter mais antigenos que despertam o sistema imune, mais mecanismos em que os antibioticos/antifungicos podem atuar, e mais sensibilidade à mudança de ambiente. Ate por isso, são muito mais comuns em pessoas imunodeficientes ou ocorrem em regiões mais perifericas do corpo, onde o sistema imunologico tem mais dificuldades de chegar (unhas, pele, vagina, etc). Na pratica clinica, se vemos uma infecção sistemica fungica, imediatamente pensamos em pesquisar HIV, pois provavelmente há comprometimento imunologico.
2) Existem, como você falou, 4 classes de antifungicos (3 que realmente são usadas na pratica). Isso não é pouco, principalmente pra um patogeno com tão pouca variação. Lembrando que cada uma dessas classes tem diversas subvariações e medicamentos, uma variedade dezenas de vezes maior do que realmente seria necessario. Só o fluconazol, por exemplo, resolve quase todas as infecçoes fungicas sistemicas. É muito raro precisar variar dentro da mesma classe, quanto mais mudar de classe. Poderiam surgir 10 agentes fungicos potencialmente causadores de pandemia de uma vez e é muito provavel que ja teriamos antifungicos pra todos eles. Em menos de 1 ou 2 meses, provavelmente teriamos testes de detecçao pra todos eles tambem, mas mesmo que não tivessemos, poderiamos detecta-los em cultura. Nao temos essa sorte com virus, antvirais são muito especificos pra uma especie ou grupo restrito de especies virais. A detecção tambem é muito mais complexa, precisando de testes geneticos pra diferencias os novos virus que surgem. Realmente não existem vacinas fungicas, mas não realmente precisamos delas ate então, enquanto alguns virus so podem ser controlados com vacina.
3) A questão de resistencia e mutaçao realmente existem, mas fungos tendem a se reproduzir mais lentamente do que bacterias e muito mais lentamente do que virus. Com menos replicações, há menos variabilidade genetica e, portanto, menos potencial de seleçao de sepas resistentes. Alem disso, quanto mais individuos se replicando e infectando animais, maior a tendencia ao surgimento de novas sepas ou mesmo novas especies potencialmente infecciosas a humanos. Infecções fungicas são a minoria da minoria das infecçoes, tendo pouco potencial de gerar patogenos piores. Pra cada sepa de fungo um pouquinho pior que surgiu, pode ter certeza que milhares de sepas virais e bacterianas muito piores surgiram tambem. Pandemias de virus são muito mais provaveis do que pandemias de bacterias e pandemias de bacterias são muito mais provaveis do que pandemias de fungos.
4) Como se não bastasse tudo isso, virus são muito menos transmissiveis que virus. Epidemias fungicas tendem a ser ordens de magnitude mais lentas do que as virais.
Concluo dizendo que pandemias de fungos são menos provaveis, cresceriam mais lentamente e provavelmente ja teriamos um tratamento antes de virar uma pandemia em primeiro lugar.
Depois da série TLOU da até medo disso acontecer na vida real mesmo sabendo que é bem difícil de se acontecer
Mas não impossível
@@CaioHenrique-bt8qz Exatamente
@@CaioHenrique-bt8qz Por enquanto
Q nada,se acontecer pode ser até bom
Obrigado pela aprensizagem Daniel Molo
Boa noite. Sobre o caos nas UTIs que você afirmou que iria acontecer há algumas semanas atrás. Como esta a previsão? Vi que a ocupação nos leitos vem diminuindo. Quando vai acontecer a super lotação nos hospitais?
Primeiro vídeo que eu tô assistindo do canal ❤
Engraçado o RUclips me recomendar esse vídeo logo após lançamento de The Last Of Us
um sinal KKKKKKKKKKKKKKKK
@@renkiriii um arrepio sinistro acabou de percorrer minha espinha 🤢🧟🍄
algoritmo
Estava assistindo as análises da série The last of us e foi recomendado o vídeo e amei ❤
Muito fácil entender suas explicações, sempre! Daria um ótimo professor hein!
Vc sabe dizer quando teremos a vacina específica para a Ômicron?
Meus filhos teriam que tomar a terceira dose em março, e agora? Tomam ou esperam pela vacina para a ômicron?
Assisti ao vídeo e fiquei tão tranquila... só que não!
Parabéns pelo trabalho!!! Seu canal é necessário
Muito show de imagens!
Daniel molo ?? Kkk brincadeiras a parte, que canal sensacional para quem gosta do assunto !!! Obrigado.
Com dito na própria série os fungos não sobrevivem em um hospedeiro com o temperatura de 34° ou 35° graus celsius, porém, se o aquecimento global continuar a aumentar, apenas os fungos que sobrevivem a temperaturas mais altas vão sobreviver, e começaria algo parecido com o covid19, até o cordycepts compra a ideia também...
Vc provavelmente só assistiu a seria
A diferença é que, diferente do jogo/série, esse processo de evolução é algo de demora milhares de anos pra acontecer, e não de um ano pra outro por exemplo, um desastre a nível the last of us é IMPOSSÍVEL de acontecer na terra
Opa amigo, tudo bem? A temperatura não é um problema tão grande pros fungos. Tirando os fungos dimórficos que tem fatores infectivos de fato e mudam até de forma em temperatura corporal, mesmo os ambientais conseguem prosperar legal na temperatura metabolica normal (Aspergillus sp é o melhor exemplo disso). A imunidade celular e humoral são fatores bem mais importantes. Lembrando que existem uma serie de fungos patogênicos HOJE que conseguem parasitar hospedeiros humanos saudaveis.
@@renanjoestar não tem risco deles serem modificados de forma artificial e dar uma merda? Mesmo que não seja igual na séria, pelo que o moço falou no vídeo seria uma situação bem grave.
Muito bem, Lucas! Exceleeeeeeeente vídeo e texto. Vocês estão cada vez melhor(es). Esse Português... rsrs. Abraço.
Vim do futuro pra flr que a série sobre The Last of us saiu kkk
Caí de paraquedas no seu canal e ja me inscrevi! Muito top o conteúdo
Virei fã do canal
Eba 👊🏻
Parabéns pelo vídeo, muito completo
Cenários apocalípticos são empolgantes até viver em um
Verdade
São legais como histórias fictícias, mas na vida real é só dor e sofrimento, vide pandemia de Covid
Excelente vídeo, qualidade e argumentação.
Do jeito que anda o mundo, acho que já estamos com variações desses fungos ruins.
Entrei só para ver a intro e fiquei preso até o final. Ótimo vídeo, ótima fala!
Lembro de uma vez q tive um fungo na perna quando era criança q demorou meses pra sair. Morria num lugar e depois nascia em outro
Por favor me tire uma dúvida:
Um parente meu testou positivo pra covid na terça passada. Já estava com uns 3 dias de sintomas. Daqui a quanto tempo ele pode fazer o teste novamente pra ver se tá livre do vírus?
10 dias
@@ta.na_hora.receitasfacil ctz? Obrigada!
@@vante_lia sim de dez a quatorze. Mais garantido 14.
Essa coisa do fungo ter células semelhantes aos dos humanos foi mencionado na série de The Last Of Us. Amei o vídeo, muito bom !!!
Assistindo depois de ver o segundo ep da série
Parabéns, você é muito bom para explicar , deu até medo...
Muito bom esse canal
Sugestões de temas:
-superbactérias e o perigo da crescente resistência aos antibióticos
- o que são príons?
Oi Lucas!
Não tive ainda covid, porém estou com histoplasmose há mais de um ano. Não fui tratada com medicação, pois não tenho nenhum sintoma. Qual a sua opinião enquanto biomédico?
Estudos apontam que a temperatura corporal ser ± 37 graus está relacionada aos fungos, eles não conseguem se desenvolver nessas temperaturas, seria meio que um fator determinante para a sobrevivência das espécies, pois se fosse 1 grau sequer mais frio os fungos poderiam se desenvolver
pensei que ele era o daniel molo
Ótimo vídeo!! Queria muito esse tipo de análise. Parabéns!!
Só faltou dizer: "Se você é um fodinha, já deixa logo o seu joinha".
Tem uma epidemia de esporotricose em pets no Rio de Janeiro e o fungo é mais resistente que outras versões. Há inclusive preocupação em nota técnica do CDC americano dessa versão que circula aqui chegar lá. Esporotricose em humanos é rara mas os casos estão aumentando!
Epidemia** (corretor corrigiu pra pandemia... Culpa desses tempos de covid.)
Video recomendado após ver um episódio de The last of us
O incrível poder do algoritmo