LACRAÇÃO, COVARDIA E TRAÍÇÃO COM OS FÃS? - THE LAST OF US PARTE 2

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • ◆ Contato: crosscomercial@outlook.com
    ✂️ CORTES DO PROGRAMA: / @cortesdocross
    ◆ Mande BUGINGAS para nós:
    ANFITRIÃO: John (Cross)
    ◆ Instagram: @crosstossaur | ◆ Twitter: @Cross_GP
    ◆ Canal de games: / @eujogueicross
    ◆ Canal de futebol: / @decimoquatorze
    OPERAÇÃO, PRODUÇÃO E EDIÇÃO:
    OPERAÇÃO E PRODUÇÃO: Instagram: @otiozero
    EDIÇÃO: Instagram: @fernando.s.t_
    #crosspodcast #programadocross #canaldocross

Комментарии • 7 тыс.

  • @paulistanatan
    @paulistanatan 4 года назад +1782

    TLOU 1:
    Sam: "Do que você tem medo?"
    Ellie: "Acabar sozinha"
    O que ela mais tinha medo, aconteceu...

    • @Eu.Ronaldo
      @Eu.Ronaldo 4 года назад +146

      " Todos que eu tinha nesse mundo, morreram ou me deixaram "

    • @paulistanatan
      @paulistanatan 4 года назад +50

      @@Eu.Ronaldo psé mano, no fundo a gente tinha uma esperança de ter um final "feliz" (ledo engano) haha
      Foi uma história mais trágica do que imaginávamos.

    • @schm1tao763
      @schm1tao763 4 года назад +13

      Nossa cara vdd, que triste velho 😭

    • @schm1tao763
      @schm1tao763 4 года назад +20

      Me bateu esse feeling hoje refletindo desde ontem dos de ter zerado e como o final do 2 é bad vibe total, toda a história em si vc passa por ela com uma bad vibe pelo Joel, e como a Ellie termina é tão triste se for reparar

    • @jonathanbonitao9699
      @jonathanbonitao9699 4 года назад +25

      Então, mas ela ficou sozinha porque quis, fez a merda de querer continuar a vingança abandonou a Dinah e no final perdeu tudo pra porra nenhuma.

  • @lsjb1771
    @lsjb1771 4 года назад +2724

    As análises do Cross são profissionais demais, chega a ser assustador como ele se expressa bem, com naturalidade e convicção do que diz, parabéns Cross

    • @rogeriofernandes5222
      @rogeriofernandes5222 4 года назад +44

      @Donattelo A análise do Zangado sobre o The Last Of Us 2 foi muito boa tbm, ele faz análises sem spoilers, por isso não pode se aprofundar em certos pontos do enredo, mas veja vídeos dele contando histórias de franquias como Chaves e Tartarugas Ninjas, ele explica tudo de uma forma clara e com bastantes informações

    • @otimido3018
      @otimido3018 4 года назад +20

      @Donattelo esse nunca assistiu um vídeo do Zangado kkk

    • @RenanGuilherme-xn5gj
      @RenanGuilherme-xn5gj 4 года назад +15

      @@otimido3018 Assistiu sim, tá chato o zangado cara, todo mundo abordou que ele tá ficando a mesmice, não é atoa que o davy que faz a mesma coisa tá com mais popularidade.

    • @capitanjohnprice6802
      @capitanjohnprice6802 4 года назад +6

      @@RenanGuilherme-xn5gj ele tinha que Começar a fazer analise com spoiler

    • @agentesmith3
      @agentesmith3 4 года назад +5

      @Donattelo O famoso "pra elogiar alguém tenho que rebaixar o outro"

  • @silva7152
    @silva7152 4 года назад +312

    É Pesado pensar o que os seres humanos são capazes de fazer por vingança, a Abby perdeu Todos os seus amigos por ter ido matar o Joel, Tommy Ficou todo sequelado, cego, problema na perna, mataram uma mulher grávida, só sobrou pra Abby o Lev, a Ellie Teve a chance de deixar pra lá duas vezes e foi ir atrás de vingança, o seu maior medo aconteceu e ela ficou sozinha, perdeu os dedos e o último legado do Joel... que era o violão, perdeu a Dina, é algo a se refletir e pensar muito, realmente da pra ter muitas reflexões, e essa reflexão aumenta quando ela deixa a Abby viver, realmente muito pesado

    • @pitangacowboy3304
      @pitangacowboy3304 4 года назад +17

      esse jogo é pesado demais

    • @MatheuzBatista
      @MatheuzBatista 4 года назад +10

      Fiquei pensando que a Dina pode ter voltado para Jackson, lembrando a carta que a mãe do Jesse enviou a elas. Então talvez a Ellie tenha tbm voltado para lá, buscando a Dina, que é a única coisa importante que ela possui agora.

    • @erickduarte5169
      @erickduarte5169 4 года назад +10

      É..... só aprendendo a tocar violão com as mãos trocadas agora

    • @Stadnik21
      @Stadnik21 4 года назад +6

      @@MatheuzBatista Apesar de eles nao terem falado nada sobre o que aconteceu depois disso, esse é meu final ate que se prove o contrario hahaha a Ellie foi pra Jackson, encontrou a Dina e elas estão felizes para sempre!

    • @yanlenonn6465
      @yanlenonn6465 4 года назад +9

      @@Stadnik21 acho difícil a dina voltar pra ellie por que a dina disse, prove q vc nos ama e fique, mais ela não ficou então foi atrás de vingança é acho q não tem volta, por q ela preferio a vingança do q a família.

  • @mattrahabu4915
    @mattrahabu4915 4 года назад +141

    11:44 "Homens fortes criam tempos fáceis, e tempos fáceis geram homens fracos" Acredito que o Joel só ficou relaxado, depois de tanto tempo convivendo em sociedade com o irmão e a "filha". Fora que, naquele momento em que eles estavam, ambos corriam perigo, eram muitos zumbis que estavam cercando eles a todo momento, quem em sã consciência pensaria que a pessoa do teu lado era o seu inimigo, eles queriam fugir dali o mais rápido possível, isso é apenas um extinto de sobrevivência. São por esses dois grandes motivos que eu entendo totalmente o fato deles serem enganados daquela forma

    • @dsj5644
      @dsj5644 4 года назад +15

      Quando a Ellie e o Joel encontram o Bill eles fogem dos infectados mais quando chegam em um local isolado a primeira coisa que o Bills faz e mirar a arma no Joel e pergunta se ele foi mordido..
      ou seja ..não confiar em Ninguém

    • @gabrielghjhttvbj
      @gabrielghjhttvbj 4 года назад +31

      @@dsj5644 Primeiramente o bill era louco de pedra, segundo que o joel ficou 4 anos vivendo de boaça ent acaba que a pessoa relaxa e se acomoda, fora que tbm ele nao tinha escolha naquela cena, pra ele sobreviver ele teria q confiar naquela mulher e foi justamente isso o que ele fez.

    • @RodrigoSantos-ye1nk
      @RodrigoSantos-ye1nk 4 года назад +18

      @@dsj5644 o Bill é louco e vive sozinho, sua comparação foi bem ruim... O Joel vive em sociedade, cercado de afeto das pessoas e da filha, ele n tava mais sobrevivendo como no primeiro jogo ele tava "vivendo"

    • @dsj5644
      @dsj5644 4 года назад +6

      @@RodrigoSantos-ye1nk
      Minha comparação foi bem ruim para aqueles que são baba ovo desse game e não consegue ter uma visão mais profunda e crítica a respeito dos acontecimentos...acha que tudo é um arco íris ...vsf mulek
      Os fãs desse game são insuportáveis...daqui a pouco vão falar que isso é homofobia
      Vcs são patéticos ...

    • @luciene4696
      @luciene4696 4 года назад +2

      Bill não é louco '-'

  • @VitorHugo_C
    @VitorHugo_C 4 года назад +507

    Respondendo você Cross !!! (Vale muito a pena ler a opinião sincera e sem fanatismo)
    Primeiro questionamento:
    1- Que Joel foi esse, pouco desconfiado e de certa forma “confiar” numa estranha?!
    -Meu ponto de vista foi que o Joel já estava bem instalado em Jackson, já não pensava tanto em ser arisco e resguardado com humanos em si, ele viu que se não fosse isso, iria morrer ali, querendo ou não havia muitos infectados. Percebi pela expressão tanto do Tommy quanto do Joel, que houve sim uma desconfiança mas que na hora eles pensaram “essa é a melhor opção” já tendo em vista que os dois não viviam tão desconfiados quanto no primeiro jogo ! Esse é meu ponto de vista por ele ter se entregado tanto momentaneamente.
    Segundo questionamento:
    2- Se a Ellie tivesse tido a mesma experiência que a Abby teve.
    -Isso é certeiro, um sofrimento de perda causa revolta independente da pessoa, a Ellie agiria do mesmo jeito, no entanto que ela ficou cega a tal ponto que posteriormente teve sede de vingança. Vale ressaltar a frase “O vilão é sempre o herói na sua história”
    3- Porque uma morte tão covarde do Joel ?
    -Entendi que o jogo precisava reunir duas coisas, uma morte de um principal para que houvesse a segunda parte do game de fato e uma morte covarde para que você despertasse sua real raiva sobre a Abby, ou seja, levar realmente pro pessoal. O jogo sim fez feio nessa parte porque ali foi que dividiu essa discussão toda, entre as pessoas que entendem o porque ele teve que morrer e as que não aceitaram e quiseram a morte da Abby mesmo até o final do game.
    Demais questionamentos e opinião final do game:
    -Se as pessoas levarem realmente isso a sério, ou seja, quer colocar para o pessoal, ok ! Me diz qual pessoa no mundo que não é egoísta?! Que não pensaria o mesmo que o Joel em ter salvado a Ellie no primeiro game, me diz se opção de gênero realmente importa em um mundo apocalíptico.
    Eu tinha e tenho muito apego ao Joel, isso é um fato, porém ele mesmo plantou isso, ele saberia que seria caçado um dia ou outro, entendam a dor da Abby, você faria o mesmo se fosse com sua família, o sentimento de revolta está dentro de cada um, e você que critica, sabe disso! Entre no jogo sejam imparciais e menos fanáticos, vejam as razões de todos os lados, feito isso você saberá o verdadeiro final do game. No início passei a odiar a Abby e criei o mesmo sentimento que a Ellie criou, é isso que o jogo quer te passar, e depois ele te força a entender o lado da Abby, e então você sabe que por mais que seja duro perder o Joel, a Abby teve seus motivos, por mais que tenha sido uma morte covarde.
    Se você leu até aqui, muito obrigado, deixe seu like no comentário para que o Cross também possa ler! Deixa sua opinião também que gostaria de entender como vocês analisam pela suas visões do game!

    • @alessandro2a35
      @alessandro2a35 4 года назад +8

      Ellie perdeu gente pra krl no primeiro game tbm kk

    • @MarcosAurelio-rp9sp
      @MarcosAurelio-rp9sp 4 года назад +24

      Caramba!! Que comentário perfeito, brother!! Tbm penso da mesma forma rs.

    • @jslucassf
      @jslucassf 4 года назад +7

      O meu maior problema com essa ideia de que Joel já estava "bem instalado" por isso ficou mais descuidado é primeiro o que você mesmo apontou, ele plantou isso e e saberia que seria caçado um dia ou outro, segundo, Joel do TLOU1 é uma pessoa que não tem nada a perder, já no 2 não, ele tem muitos motivos para ser cuidadoso.

    • @sultankkj7241
      @sultankkj7241 4 года назад +13

      @@jslucassf O Joel do TLOU 1 tinha o mesmo a perder no TLOU 2, a Ellie, à partir do momento em que a Ellie entrega a foto da Sarah no TLOU 1 isso é um fato, o Joel já tinha superado, e agora estava com foco na Ellie, Tommy, Maria e etc...
      Oque muda, é que durante o TLOU 2, já era possível ver que o Joel tinha se instalado sim de forma menos arisca, e isso eu falo por entender que ele já estava se dando MUITO como um novo pai da Ellie, todos os laços fortíssimos do TLOU 1 levou ao descuido no TLOU 2.

    • @GelsonVaz
      @GelsonVaz 4 года назад +6

      Gostei muito do seu comentário e vou reproduzir o comentário que acabei de fazer no vídeo para acrescentar mais um ponto de vista, imaginando que 3 semanas depois o Cross não vá mais ler comentários nesse vídeo kkkkk
      O meu maior problema com o jogo é com a direção do mesmo. O jogo podia ser menos linear e ter outros finais, já que não vejo o final do jogo como algo que realmente aconteceria de fato, mesmo se tratando de uma obra de ficção, o jogo optou por encerrar de maneira OK e deixar o público dividido. Entendo que o jogo e a direção quiseram ensinar uma lição e tals, mas acredito que ele seria mais "perfeito" se houvesse finais alternativos a escolha do jogador. Eu consigo ver +3 finais para o jogo:
      1) Quando a Ellie está na fazenda com a Gina e Tommy e este planta a semente da vingança na Ellie, podia o jogador escolher se ir ou não, já que a Abby quase as matou e deixou elas viverem pela 2ª vez, então o jogo acabaria ali numa boa, e tals, tipo um Good Ending;
      2) Quando a Ellie encontra a Abby amarrada, podia o jogador ter a escolha de não soltar ela, como um castigo, seria tipo um final neutro. Então ela não mataria mas também não ajudaria e iria embora e acabaria ali...
      3) De fato matar a Abby, já que ela já estava ali, já estava com a mão ferrada sem 2 dedos e já tinha matado umas 50 pessoas, então a sanidade já era mínima na cabeça da Ellie, seria um final mais tenso, Bad Ending, e terminaria o que ela veio fazer.
      Só que por outro lado, o jogo dá umas forçadas, o fato do Joel ajudar e seguir uma estranha na cabana dela eu até entendo, não tinha entendido no começo, mas agora entendo. Agora o jogo faz você ir lá, atrás da Abby, influenciado pelo Tommy, fazendo você perder a namorada e chega lá você simplesmente deixa ela ir; faz parecer que o que o Joel fez não significasse nada, que ele apenas estava querendo ferrar com os Vagalumes. E ele não simplesmente "matou o pai da Abby" ele matou os médicos que estavam com a Ellie, ele não chegou no hospital e perguntou quem é o pai da Abby e matou ele. O que ele queria era tirar a Ellie dali pelo sentimento que havia sido criado.
      Então o jogo faz um final forçado na minha opinião, faz parecer que tá tudo bem, não dá opção ao jogador e quer passar com isso uma mensagem. Acredito que muitos iam deixar a Ellie na fazenda com os outros 2, seria uma opção que muitos acabariam escolhendo, já que elas já haviam se enfrentado e entendido as razões uam da outra. E os jogadores que ainda não gostaram de como o jogo forçou o jogador a ver o lado da Abby e gostar dela, poderiam terminar o jogo como quisessem. Afinal num mundo pós-apocalíptico não precisa existir perdão, arrependimento e essas coisas, já tá tudo ferrado mesmo...

  • @kevinsouza9513
    @kevinsouza9513 4 года назад +179

    Pra mim a melhor parte de toda a história é o dia do aniversário da Ellie, ver ela e o Joel no museu de dinossauros e no bagulho do espaço lá, é o melhor momento entre os dois, pai e filha !!

    • @victorf6672
      @victorf6672 4 года назад +15

      Cara, pra mim é possivelmente a melhor cena da história dos videogames, se não for a melhor cena, ta lá em cima entre elas, foi MUITO poderosa essa cena.

    • @Anonimo-om3qy
      @Anonimo-om3qy 4 года назад +5

      @@victorf6672 eu acho a cena das girafas melhor porém respeito sua opinião

    • @Junior-mc1zp
      @Junior-mc1zp 4 года назад +4

      Porra cara. Lembrei agora da cena... chorei. Que jogo sensacional.

    • @hellennascmell9319
      @hellennascmell9319 4 года назад +1

      Pode pá

    • @hellennascmell9319
      @hellennascmell9319 4 года назад +3

      Quase chorei kk

  • @dansi6244
    @dansi6244 4 года назад +320

    Eu sempre vejo nessas histórias pós-apocalípticas com "zumbis", tanto em livro, série, hq, filme, os personagens principais sempre fazerem alguma cagada que não condiz com a suposta personalidade de "pessoa astuta". No entanto, "pessoas astutas" cometem erros amadores e estão alheios a coincidencias. A proposta de luta do JoelxAbby seria interessante, mas não faria sentido para o grupo covarde que encurralou o Joel e o Tommy. Eles não dariam o luxo do Joel lutar, ele estava fodido. Eu aceitei isso, o Joel cometeu um erro amador e estava fodido. Pensei será que o Joel acreditou na garota porque ela era jovem que nem a Ellie? Isso não dá para saber. Nesse caso foi bem raso mesmo a intenção do Joel ter ajudado a estranha. O que poderia ter ocorrido era a Ellie, no controle do jogador, ter entrado na mansão de outra maneira e ter "salvado" ele. Eu tinha visto o trailer e a parte da Ellie descendo o porão da mansão e quando cheguei na porta do porão da mansão pensei "Porra Naughty Dog me deixa entrar aí de outro jeito!" Eu acho que a Naughty Dog tivesse seguido a linha dos Walking Dead da Telltale, um jogo com escolhas e múltiplos finais(alguns bem controversos) teria amenizado a angústia de muitos. Mas aí seria zona segura, destoaria da marca da Naughty Dog ser linear na história. O que não é demérito.

    • @gear2108
      @gear2108 4 года назад +11

      Na verdade eu aceitei o fato de que, a gente não tá fazendo as escolhas do personagem. A gente só mantém ele vivo, nós temos que aceitar as escolhas deles. E foi aí que eu pensei em voz alta "Eu não posso escolher caralho, isso é um jogo da Naughty dog, não dá Tell Tale..."

    • @diegolima6334
      @diegolima6334 4 года назад

      Finais alternativos seria top.

    • @ernanisales3966
      @ernanisales3966 4 года назад

      Fala bem cara

    • @nick7259
      @nick7259 4 года назад +1

      Acho q o fato n é só questão q o jogo é pra ser linear, mas sim colocar a gente na pele do personagem e não ao contrario

    • @pedrolucaspinheirofreitas9791
      @pedrolucaspinheirofreitas9791 4 года назад +7

      Se desse essa opção , jogo perderia totalmente o sentido! sem falar que jogo não teria a parte 3 impossibilitaria .

  • @gabrielfogo8060
    @gabrielfogo8060 4 года назад +187

    A Covardia na morte do Joel alimenta o sentimento de vingança da Ellie e também o do jogador. Esse gatilho emocional foi genial!

  • @nicollassciorillidealmeida1921
    @nicollassciorillidealmeida1921 4 года назад +156

    Acredito que a forma que o Joel morre não se trata de “covardia”, mas o jogo quis que você ficasse maluco de raiva com a Abby, assim como a Ellie ficou!! As emoções que o jogo te passa são intensas, fora que o eles não tinham opção além de aceitar o convite da Abby até os infectados passarem, tanto que quando ele chega já se mostra desconfiado... triste, mas tinha que acontecer 😢

    • @harrypedra3541
      @harrypedra3541 4 года назад +17

      A morte dele foi pra causar impacto, causar ódio, te deixar em choque e não acreditar na forma que foi e quando foi, e os flashbacks mostram que o povo em Jackson estava tentando acreditar na humanidade, que juntos são mais fortes e isso o Joel mesmo sendo desconfiado no 1, nesses 4 anos é possível sim ele ter "amolecido" com isso, em TWD retrata muito isso, diversos momentos o Rick é um psicopata e não quer salvar ngm, mas tem momentos que ele tenta acreditar que o melhor era acreditar mais no ser humano, é foda isso cara..

    • @duplagamer2041
      @duplagamer2041 4 года назад

      @@harrypedra3541 eu achei ele egoista ao salvar a elie no 1. Eu tbm quis salvar a tia mai np spider. Mas ele decide salvar a humanidade. Joel de certa forma mereceu

    • @fabiowesley2462
      @fabiowesley2462 4 года назад +8

      @@duplagamer2041 São situações totalmente diferentes de universos totalmente diferentes

    • @simonpedro2870
      @simonpedro2870 4 года назад +7

      @@duplagamer2041 Joel não é um super heroi, não da pra julgar oque ele fez, provavelmemente qualquer pessoa teria feita a mesma coisa

    • @harrypedra3541
      @harrypedra3541 4 года назад +8

      @@duplagamer2041 egoísta claramente, mas totalmente compreensível, ele perdeu a filha de 14 anos, passou 20 anos naquele mundo, isso mudou ele e quando ele tem a convivência com a Ellie, ela se torna aquilo que a Sarah era, ela tampa a ferida dele, por isso ele n queria aceitar perder ela e da mesma forma q é compreensível ele fazer o que fez, é compreensível tbm a Abby se vingar dele, por isso TLOU 2 ficou tão bom, pq vc consegue entender os dois lados por mais ódio que vc tenha já sentido de um personagem

  • @coxinhagamer1001
    @coxinhagamer1001 4 года назад +291

    A história é muito doida, entendi que as duas só foram levadas a ruína em busca de vingança!

    • @juliocesarayres2879
      @juliocesarayres2879 4 года назад +12

      Eu acho o contrario, A Abby foi do extremo pra redençao, e Ellie foi de uma pessoa "simples" e levada ate o seu extremo, q fez ela perceber, q isso n ia ajuda ela em nada, é basicamente uma indo ate o extremo e a outra voltando dele, (apesar de eu achar a Abby mt fraquinha como personagem, o fato dela n se expressar tanto faz com q a gente n tenha TANTA empatia)

    • @urielnogueira1184
      @urielnogueira1184 4 года назад +18

      @@juliocesarayres2879 concordo sobre os extremos apontados, mas na minha opiniao gsotei bastante do desenvolvimento da abby, e confesso que fiquei aflito na luta final na agua, muitos vao discordar, mas achei o resultado final da batalha a melhor possivel , achei o jogo excelente tbm. Alem de mostrar que a vingança cega , Ellie ficou sem ninguem agora.

    • @juliocesarayres2879
      @juliocesarayres2879 4 года назад +7

      @@urielnogueira1184 ss, eh diferente do Joel, se fosse ao contrario, e a Ellie tivesse sido torturada na frente dele, ele ia ate o fundo do inferno pra matar a mulher, justamente pq ela era a unica coisa q ele tinha, agr a Ellie tinha uma familia, amigos, mas no fim das contas, ela precisava daquilo, ela precisava ir atras da Abby ate o final, pra perceber q a vingaça n ia ajudar em nada, tanto eh a ela ainda estava sendo atormentada pela cena do joel mesmo meses depois, ou ate anos sla, tbm concordo 100% com o resultado final, n poderia ter sido melhor mesmo, e o fato dela n matar a Abby e perder os 2 dedos faz jus ao q o violao representa e simboliza nesse jogo

    • @adsonsilva3439
      @adsonsilva3439 4 года назад +2

      Eu achei isso também e me deixou agoniado quantas coisas elas sacrificaram pra cumprir uma vingança, e achei que foi um desperdício mas lembro que não trata sobre vingança, como disse o Cross, e sim sobre as pessoas e acho que foi sensacional o jeito que foi tratado!

    • @gamerdestroyer4991
      @gamerdestroyer4991 4 года назад

      @@juliocesarayres2879 Como personagem né porque em si ela e o Huck

  • @glborges25
    @glborges25 4 года назад +647

    "O problema da ficção, é que ela tem que fazer sentido!" Tecnicamente é um ótimo jogo, mas um quadrinho não vive só de desenhos bonitos.

    • @Vinifrozent
      @Vinifrozent 4 года назад +27

      Porraaaa que frase irmão. Definiu muito oq eu penso sobre esse jogo. Tmj

    • @walisonferreira4574
      @walisonferreira4574 4 года назад +9

      Disse tudo!!

    • @redknight8547
      @redknight8547 4 года назад +6

      Mitou

    • @ederroficial
      @ederroficial 4 года назад +3

      Melhor comentário nmrl

    • @LetMeSaas
      @LetMeSaas 4 года назад +4

      Krl um cara com Borges no nome só fala coisas fodas

  • @katiaposse
    @katiaposse 2 года назад +61

    em nenhum momento a Abby contou pra Ellie o motivo dela ter matado o Joel, então o motivo da Ellie ter decidido não matar a Abby no final do jogo não foi por causa que ela entendeu que o Joel matou o pai dela pra salvar ela não, porque a Ellie não sabia disso! Eu acredito que a Ellie não matou a Abby por duas razões uma é por causa que a Ellie entendeu que matar a Abby não ia trazer o Joel de volta e segundo por causa do Lev, a Ellie entendeu o quanto o menino precisava da Abby assim como ela precisou do Joel, ou seja ela se viu no Lev e foi nesse momento que ela se desprendeu do passado e deixou tudo pra trás o que foi simbolizado pelo violão que ela deixou pra trás e seguiu seu caminho

    • @JairLiraNP
      @JairLiraNP Год назад +5

      esse game pra mim é uma obra de arte

    • @gabrielbarat9079
      @gabrielbarat9079 Год назад +8

      A Ellie sabia o motivo da Abby ter matado o Joel. Tanto que tem a cena que a Abby tá apontando a arma pro Tommy e a Ellie diz alguma coisa assim:
      "Solta ele, é a mim que você quer. O Joel fez o que fez para me salvar"

    • @katiaposse
      @katiaposse Год назад +10

      @@gabrielbarat9079 na verdade esse diálogo não prova que a Ellie sabia o motivo que a Abby ter matado o Joel. Na verdade nesse diálogo fica entendo que a Ellie achava que a Abby poderia ter alguma ligação com os vaga lumes. Até porque em nenhum momento durante todo o jogo não é dito nada que a Ellie soube quem o Joel matou no hospital para salva-la e sim que ele cometeu um genocídio pra tirar ela daquele hospital...

    • @hellenmoreira8728
      @hellenmoreira8728 Год назад +2

      vc não prestou atenção no enredo do jogo mas pode acontecer, mas sim, a Ellie sabia antes do embate final a motivação da Abby, joga de novo e vc vai perceber

    • @kaiqu3zera
      @kaiqu3zera Год назад +3

      @@katiaposse Ela pegou a informação quando torturou a Nora, ela sabia sim o motivo deles e a Abby estarem lá.
      Tanto é que no Dia 3, ela diz pro Jesse "O Joel entra contrabandista, o desentendimento foi pela mercadoria (Ellie), deu mó treta, morreu gente"
      Ou Seja, ela sabia sim que rolou treta no Hospital por ela, e isso fica evidente no FlashBack onde o Joel diz a verdade pra ela sobre o Hospital, dizendo que "Fazer uma vacina, teria de matado, eu não deixei", só juntar esses 2 pontos e você vê claramente que ela soube o motivo da Abby estar lá.
      Principalmente no primeiro confronto entre Abby e Ellie como o amigo mencionou aí, a Ellie diz: "Eu sei porque matou o Joel, ele fez oq fez pra me salvar, é por minha causa que não existe cura, sou eu quem você quer, solta ele"
      Realmente não fica EXPLICITO se a Ellie sabia que tinha ligação com o Jerry, o Médico, mas provavelmente sim, já que a Nora passou as informaçoes pra ela.

  • @RowSilva
    @RowSilva 4 года назад +219

    Cara você é fantástico, sem sarcasmo algum, você é totalmente original, não esconde o que o jogo é ou não é, a maioria dos RUclipsrs tão babando o ovo pro game. Eu ainda não joguei e pretendo jogar em breve. Concordo que o Joel tinha que morrer pra dar um motivo pra vingança da Ellie, e também concordo que foi ridículo o jeito que ele morreu. No mais concordo com a review. Parabéns!

    • @andreisilva498
      @andreisilva498 4 года назад +3

      A Morte do Joel mais realista que isso impossível! O jogo foi feito pra levar a sério, como se fosse na vida real. Quer uma morte perfeita? Vai assistir vingadores poha

    • @zenkaioh
      @zenkaioh 4 года назад +1

      @@andreisilva498 ele nçao se referiu a forma da morte mas sim o motivo

    • @jouberthamorim9527
      @jouberthamorim9527 4 года назад +1

      @@andreisilva498 n foi isso que ele falou caraio

    • @rogeriofernandes5222
      @rogeriofernandes5222 4 года назад +1

      A análise do Zangado sobre o The Last Of Us 2 ficou muito boa tbm, sem babar ovo, elogiando o jogo mas falando sobre os pontos controversos tbm

    • @GokuPalmeirense
      @GokuPalmeirense 4 года назад

      Joel não precisava morrer pra dar um motivo de vingança para ela,aliás a história não precisava girar em torno de vingança,poderiam ter explorado outras coisas.

  • @wesleyrodrigues1324
    @wesleyrodrigues1324 4 года назад +231

    Tem um ditado que é a cara desse jogo. “Todo vilão é herói em sua própria história”

    • @yutro213
      @yutro213 4 года назад +2

      Frase do Batman no Injustice 2

    • @thiagoleite3421
      @thiagoleite3421 4 года назад +4

      @Bernardo Lucas fala isso pra Stalin e hittler

    • @henriquegiordani8217
      @henriquegiordani8217 4 года назад +9

      Thiago foi justamente o que ele disse, na cabeça do Hitler ele era o herói da sua própria história ué

    • @felipedavid4250
      @felipedavid4250 4 года назад +2

      @@thiagoleite3421 Mas é exatamente isso cara, pode ter certeza que na cabeça deles eles se viam como Hérois.

    • @Junior-mc1zp
      @Junior-mc1zp 4 года назад +2

      Não concordo com a morte do Joel. O jogo é foda... poderia sim ter uma busca por vingança poupando o Joel... a vida real ja ta tão fudida... porque temos que sofrer jogando vídeo game? Gostei da história da Abby, mas não senti nenhuma empatia por ela. O pai da Abby ia TENTAR fazer uma vacina matando uma criança. Não tinha garantia nenhuma que a vacina ia funcionar. O que o Joel fez no primeiro jogo foi correto (matar todos e salvar a Ellie)

  • @Mr.Calliban
    @Mr.Calliban 4 года назад +157

    Foi exatamente isso, a forma que o Joel morreu foi mt ridículo, era necessário ele morrer, mas simplesmente n faz sentido essa morte, vc falou tudo. Foi contra td que ele foi no primeiro jogo.

    • @GokuPalmeirense
      @GokuPalmeirense 4 года назад +11

      Não era necessário ele morrer,isso é opinião de gente que passa pano na cagada ! Pq ele tinha que morrer ? Pra criar um roteiro sobre vingança? O roteiro mais preguiçosa e simplório,não dava pra contar uma outra história? Envolvendo outras regiões ? Mais grupos........Joel poderia morrer sim,mas descarta lo para criar um roteiro sem vergonha desse,é triste de mais.

    • @gatti8738
      @gatti8738 4 года назад +9

      A forma que o Joel morreu foi muito patética e burra. No primeiro jogo ele atropela um maluco "ferido" pq ele sabia que era uma armadilha. Os caras simplesmente acabaram com tudo oq construíram no primeiro jogo, é triste.

    • @victoorhugomonteiro
      @victoorhugomonteiro 4 года назад +5

      A justificativa do pessoal é deq ele teve o coração amolecido, ah vá o cara fazia parte da patrulha de uma cidade cercada por inimigos humanos ou n e agr q tá com o coração amolecido, os próximos acontecimentos ocorrem em consequência a morte dele, sem isso n teria história, vou te contar, achava melhor eles matarem a namorada dela e ela buscar vingança q isso, seria mto melgor q sacrificar um personagem consolidado de modo a criar uma história ruim, clichê por clichê deixava o Joel pra um final decente se viesse um tlou3.

    • @rodrigoricardo2528
      @rodrigoricardo2528 4 года назад +1

      É tanta merda q eu li pqp

    • @pobreloko9730
      @pobreloko9730 2 года назад

      @@rodrigoricardo2528 eu q diga! Principalmente do pessoalzinho passador de pano!

  • @paulor0410
    @paulor0410 3 года назад +26

    brother, ja se foram quase 4 meses do lançamento do video, e eu ainda volto aqui para rever. tnc ! top dmais.

  • @greenivy444
    @greenivy444 4 года назад +71

    "parece que querem apagar o personagem" mas amigo kkkk o jogo inteiro so aconteceu por causa da morte do personagem, ele é lembrado até o ultimo segundo do game.

  • @gabrielmcflyer
    @gabrielmcflyer 4 года назад +251

    Terminei o jogo hoje, e tem alguns pontos que entendo plenamente o porquê da escolha narrativa. De imediato, em relação a Joel e Thommy, eles viveram basicamente 4 anos em paz plena dentro de Jackson, recebendo pessoas de fora, criando uma comunidade completamente harmônica. Joel estava quebrado internamente desde a briga com a Ellie (Quando ela descobriu a mentira de Joel), e aquilo amoleceu ele mais ainda. Era a segunda vez que ele "perdia" uma filha. E isso fica bem claro pela forma que ele quase se humilhava pela atenção dela, um olhar de suplica e desespero. E isso levou ele a amolecer muito, e cair no papo da Abby no começo do jogo. Como acolhem pessoas de fora em Jackson, aquele grupo provavelmente seria mais um a ser acolhido.
    Em relação a covarde morte do Joel, se não fosse dessa forma, não sentiriamos ódio de forma alguma. Uma morte heróica é uma recompensa naquele mundo. Uma morte covarde consequência (Olhe as mortes patéticas do Jesse e do Many).
    Em relação a Abby, toda narrativa construída junto a ela te FAZ gostar da personagem. E isso não é ruim. Como você falou, a história é sobre pessoas. E isso é incrível! Abby não é um monstro, mas teve uma atitude monstruosa. Assim como todos personagens da história. Você passa a gostar da Abby por entender o ódio dela. A transformação física dela de uma menina bonita e adorável e uma mulher com sangue nos olhos e com 20kg só de músculos, deixa MUITO claro como esse ódio afetou ela. Então eu acredito de verdade que dizer "ah, eu só queria matar a abby logo" parte de alguém que realmente pode não ter se deixado entremear pela história.
    E falando do final. Creio que foi um dos melhores finais POSSÍVEIS. Ellie perder absolutamente tudo em prol de uma vingança, todos os amigos, sua família, a pessoa que amava. Isso gerou um peso naquele momento final. Lembro que enquanto a Ellie passava a faca na Abby eu tava relutante já, so pensando, larga essa faca e vai embora. Chega. Já deu, sangue demais foi derramado. Senti um desconforto, meu estomago embrulhou. E respirei aliviado, mas com dor, quando a Abby foi embora.
    Ao contrário do que muitos comparam, isso não é um God of War que Kratos deixaria Zeus ir embora, essa comparação é até bem infeliz se parar pra pensar em propositos narrativos. Mas é entender que o jogo vai além de "a vingança nunca é plena", mas sim de como o ódio destroi tudo que toca. Até a paixão da Ellie por música foi arrebentada pelo ódio. E ai queria até comparar com a recepção de outro filme. O regresso (que o dicaprio finalmente pegou o Oscar) teve uma alteração em seu final. Na história verídica, na conclusão, o personagem principal abre mão de sua vingança. Já no filme, ele vai até o final! E isso rendeu muitas críticas. Qual o proposto pelo filme que se tentou passar por cult (E hoje foi esquecido pela história)? Uma história de vingança vazia e sem propósito (A gente tem Kill Bill cara, Kill fuckin Bill), que em nada fez diferença.
    Hoje pode gerar muito hate. Mas o final de TLOU2 vai entrar pra história, não como algo ruim e mal feito como muito hater tem dito, mas sim, como uma jornada na brutalidade humana e a perspectiva de que AINDA existe um pouco de esperança na humanidade. E até mesmo o hate em cima da história tem causado o que a ND já esperava e previa. Como odiamos facilmente.

    • @thiagoaugusto4078
      @thiagoaugusto4078 4 года назад +12

      Muito bom cara, concordo com toda sua analise.

    • @RafaelSilva-bf3qt
      @RafaelSilva-bf3qt 4 года назад +9

      Concordo plenamente ! Acabei de zerar o jogo e ao final tive a mesma angustia que vc , olha! que jogo maravilhoso foi do início ao fim com um turbilhão de emoções ,jogo mais que maravilhoso. Já estou no NG+ KKK

    • @Night-cw7nx
      @Night-cw7nx 4 года назад +13

      Cara, essa foi uma das melhores análises que eu já vi de algum jogo, parabéns, você foi um dos poucos que entendeu o que o jogo realmente queria passar

    • @mamede_
      @mamede_ 4 года назад +2

      Você conseguiu falar exatamente tudo que eu senti!!

    • @tiomota3400
      @tiomota3400 4 года назад +3

      Assim como pensei do Cross também no vídeo,faço da suas palavras as minhas.Sem mais nem menos

  • @Vhaleraxes
    @Vhaleraxes 4 года назад +227

    Queria saber como dois velhos de guerra como o Tommy e o Joel caíram naquela *arapuca* de "bora ali na casa dos meus amigos kk"?

    • @slexzin
      @slexzin 4 года назад +70

      Mano você aprende com 5 anos a não cair nesse papo kkk, minha mãe já falava "não aceite nada de estranhos"

    • @slexzin
      @slexzin 4 года назад +63

      @@rellyky forçaram muito a barra, o Joel nunca ia cair nisso veeei, que ódio

    • @funkyballscat3148
      @funkyballscat3148 4 года назад +30

      a gente aqui no brasil que nem vive um apocalipse (ainda) cairia nessa,imagina o joel que não acreditava nem nele mesmo no primeiro jogo kkk

    • @enenrax
      @enenrax 4 года назад +26

      Nem a Ellie foi burra no Tlou1, ela não disse o nome dela para aqueles caras do final

    • @slexzin
      @slexzin 4 года назад +30

      @@funkyballscat3148 ele nunca cairia pô, os cara simplesmente queria matar ele e mataram de qualquer jeito

  • @Neto513ful
    @Neto513ful 3 года назад +61

    Nos meus 31 anos de idade, até hoje, nunca tive uma sensação como foi essa jogando esse game. Ansiedade, angústia, emoção e medo, tudo junto. Sério, eu nunca vou esquecer essas sensações, isso jamais aconteceu comigo. Nem no read dead 2, apesar de tbm ser maravilhoso, não me transmitiu a mesma a coisa, as vezes até cansava. Abby foi um verdadeiro espetáculo, que personagem!!! Rezei pra que a Ellie não a matasse na cena final, foi algo que jamais vou esquecer, parecia que era algo real, tá louco kk uma obra prima.

  • @beyondmgp3991
    @beyondmgp3991 4 года назад +125

    O meu maior problema com esse jogo é o fato dele ter jogado fora a principal característica do primeiro jogo que fazia dele um jogo tão especial. Pra mim, o maior diferencial de TLOU é o fato dele contar uma história em um mundo pós-apocalíptico com muita ternura e muita naturalidade. Histórias de mundos pós-apocalípticos cheias de dor, violência, tragédia e desesperança tem aos montes por aí. TLOU conseguia equilibrar perfeitamente os elementos de negatividade comuns em histórias do gênero, junto a elementos de positividade, como amor e ternura, sem ficar forçado.
    Eu considero a história do primeiro jogo infinitamente mais corajosa que a do segundo exatamente por isso, é uma história com um tema clichê, contada de uma maneira inovadora com elementos incomuns em histórias do gênero. Fazer uma história em mundo pós-apocalíptico cheia de violência e desespero, com um final extremamente amargo, faz do jogo apenas mais uma história em um mundo pós-apocalíptico, cheia de violência e desespero, com um final extremamente amargo.
    Partir para uma história com o mesmo approach do primeiro jogo, com um equilíbrio entre a negatividade e a positividade, teria sido muito mais desafiador e corajoso da parte da equipe criativa, pra mim a rota que eles escolheram é a rota fácil. Subverter expectativas e quebrar paradigmas estabelecidos no jogo anterior é muito mais cômodo do que tentar manter os paradigmas e atingir as expectativas dos fãs de forma inteligente e criativa sem cair na mesmice. Esse seria o real desafio dos roteiristas, desafiar os fãs sem se apoiar no recurso da subversão de expectativas.

  • @arthurpereiradacosta8923
    @arthurpereiradacosta8923 4 года назад +40

    Sobre a morte do Joel, acredito que com a vida que ele estava levando em Jackson, acabou relaxando, os flashback mostraram um Joel mais tranquilo e menos desconfiado. Não sabemos quantas pessoas ele pode ter encontrado no caminho e estavam só de passagem. E parabéns pela análise e pela gameplay. Acompanhei tudo foi foda

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 4 года назад +1

      psé, se passaram uns 4 anos entre o primeiro jogo, e pelo que o jogo da a entender, o joel ficou basicamente lidando com infectados ao redor da base.

    • @kayosilva07
      @kayosilva07 4 года назад +4

      Éram dezenas de infectados atrás do Joel, ele n tinha outra opção à n ser seguir a Abby, tava uma nevasca da porra, se ele fosse embora ele ia morrer de qualquer jeito, o próprio Thommy falou q n tinha tempo pra chegar em Jackson.

    • @wiazinho1163
      @wiazinho1163 4 года назад

      Isso mesmo cara. Vemos isso com a carta do casal, no terceiro flash da Ellie com o Joel, na casa abandonada

    • @wiazinho1163
      @wiazinho1163 4 года назад

      No caso, vemos como Jacks era monótono, relaxado e normal demais.

  • @caleffi_
    @caleffi_ 4 года назад +46

    Lacração para mim é quando um grupo (religioso, gay, político, minoria ou não, etc) tenta forçar a superioridade em algo.

    • @victorf6672
      @victorf6672 4 года назад +24

      Exato, do jeito que as pessoas falam parece que durante o jogo todo o diálogo é forçado em pautas sociais, mas aparentemente as pessoas acham que ser gay é lacração. Aí é difícil não ver o preconceito das pessoas.

    • @Dishonored555
      @Dishonored555 4 года назад +1

      Eu acho que nem isso é, lacração pra mim é a pessoa querer dar uma resposta desconstruida(bem coisa de Twitter msm), a empresa retratar os personagens de uma forma diferente do que as pessoas estão acostumadas (padrão) é o mínimo que ela pode fazer se tratando de um jogo tão atual

    • @Dishonored555
      @Dishonored555 4 года назад +2

      @@victorf6672 tá foda mano, parece até que ser gay muda alguma coisa na história ou gameplay, o "nerd" atual tá sensível demais

  • @TabuleirosBR
    @TabuleirosBR 4 года назад +147

    "Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes." - A frase foi só para ilustrar mas de forma alguma acho que Joel era fraco, o que aconteceu e da forma que aconteceu foi apenas consequência das escolhas do Joel. Ele já estava naquela rotina de patrulha há 4 anos, muitos dos que moram em Jackson foram encontrados assim como a Abby foi encontrada. É natural que depois de alguns anos sem grandes desgraças, vivendo em comunidade e com a presença da Ellie, ele mudasse o modus operandi, baixando a guarda. Não achei fraco nem forçado!

    • @josepericlesferreira3180
      @josepericlesferreira3180 4 года назад +6

      Exatamente. É a mesma opinião que eu tenho

    • @strikeddr
      @strikeddr 4 года назад +7

      Falou tudo. Às vezes no calor da emoção as pessoas não param pra pensar nesses detalhes. Se passaram 4 anos em que o Joel teve uma vida relativamente "tranquila". Óbvio que ele ia baixar a guarda com o tempo. Achei tudo extremamente bem pensado.

    • @Suriveme
      @Suriveme 4 года назад +1

      super concordo contigo cara

    • @pategano
      @pategano 4 года назад +1

      Super concordo mano

    • @Lucas-lw2zt
      @Lucas-lw2zt 3 года назад +6

      Discordo. O Joel era um sobrevivente e só conseguiu chegar até ali seguindo estritamente uma cartilha de regras cruciais para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico e uma das primeiras regras é nunca confiar em estranhos. E todos que conseguem sobreviver em um mundo como aquele tem um forte instinto de sobrevivência. Sua interpretação pode caber na história, mas eu prefiro a do Cross.

  • @lucaschaves5174
    @lucaschaves5174 4 года назад +120

    Essa análise do cross é tudo que as pessoas precisam pra entender o objetivo desse jogo.

  • @aloneinthelight7754
    @aloneinthelight7754 4 года назад +490

    "- Que papo é esse de morte bonita? Qual morte você queria?"
    1-) Não ter a morte. Um "diretor" que manda embora 70% da equipe(o roteirista TB), inclusive o principal responsável por TLOU1 para se colocar no próprio jogo para cuspir na cara do personagem e ainda coloca a carta dele no jogo de tanto egocentrismo. O próprio Niel admitiu que os fãs do primeiro jogo não iam gostar do segundo. Parabéns, você conseguiu!
    2-) Você monta um trailer FALSO, usa ele como merchandising para depois vender outro produto para as pessoas é zuado demais. Lembra muito MGS2 que você é "surprendido" jogando com o Raiden, ao menos eles não zoam com o Solid Snake.
    "- Eu adorei jogar com a Abby"
    Pois é, eu fiz pré order querendo jogar com o Joel e a Ellie, você esconder um personagem que você vai jogar por 11 horas . Por que eles não avisaram isso antes? Resident Evil 2 mida os personagens e nunca escondeu isso.
    "- Você que tem treze anos e não entende o roteiro"
    Adoro esse argumento, o roteiro é ruim e não tem desculpa(trailer FALSO tá aí para isso), a Ellie com 13 anos não dizia o nome dela para qualquer um, e na sequência ambos os personagens são irrenheciveis. "Ah, mas ela enxerga que a vingança é errada" - e as outras 2000 mil pessoas que ela matou nesse jogo? Próximo jogo vai ser a filha do padeiro que ela matou que vai aleatoriamente matar a Ellie durante a jornada de TLOU3.
    "- Eu adorei jogar a Abby"
    Já parou para pensar que as pessoas que não querem jogar com ela por motivos óbvios do tipo, não quero jogar com alguém que acabou de matar o Joel? Imagina se fosse sei lá, um homem de 10 metros surrando a Ellie até a morte e segundos depois você jogasse com ele e no final o Joel ainda deixasse ele sair de boa andando? Uma das críticas que eu tive com o jogo MGS2 que você joga c o Raiden, na época fiquei muito p... E não tem nada a ver com o personagem ser X ou Y, mas a única coisa que me motivou foi saber que o Solid Snake estava o tempo todo no jogo o torna suportável.
    "-voce não consegue tirar nada dessa jornada"
    O que eu sei é que é meio complicado tocar violão com dois dedos, que esse foi um final tosco querendo passar lição de moral em um mundo apolicaliptico que não se encaixa. Mataram todo mundo do primeiro jogo, não foi só o Joel apenas para tentar "subverter" expectativas ao invés de fazer uma narrativa coerente.
    "- o primeiro jogo não é sobre infecção"
    Como nao? O objetivo do primeiro jogo inteiro é a Ellie ser a cura e a jornada para tentar salvar as pessoas. Você sabe que o roteiro é ruim quando nada do primeiro jogo foi respondido: e aí a Ellie é a única? Era possível ter a cura? A discussão desse jogo é toda irrelevante, sinceramente para mim se o Joel tivesse morrido de enfarto no começo não faria diferença nenhuma a existência desse jogo. Quando em 10 horas 57 minutos de cutscenes a única coisa boa são os flashbacks há algo errado aí.
    "-se vocês estivessem jogando com os mesmos personagens, estariam reclamando que seria a mesma coisa!"
    -Uncharted 2 é melhor que o primeiro e não precisou matar o Drake.
    Certo é a IGN Japão que viu essa bomba, deu 7 e disse que o roteiro foi feito para você tentar odiar o jogo, mas chega um determinado ponto que você para de sentir qualquer coisa com o jogo. É tipo assistir um standup por 30 horas, chega uma hora que você para de rir, TLOU2 é o mesmo sentido; ele tenta ser tão violento e cretino em seu roteiro de tentar fazer o jogador sentir ódio, que no final você fica indiferente e ainda ri do final patético que o jogo obrigatoriamente te remete.

    • @iBocks_
      @iBocks_ 4 года назад +81

      seu comentário deveria ser mais visto

    • @eullerrodrigues1464
      @eullerrodrigues1464 4 года назад +72

      Um comentário extremamente coerente e realista com a visão do game. Infelizmente cagaram a porra toda. Podia ter fechado ou dado brecha pra uma trilogia única, mas preferiram destruir tudo de bom que foi construído no primeiro jogo. Essa história de não agradar os jogadores é um absurdo. Parece que fizeram essa porra de roteiro por pura sacanagem pra irritar todos os fãs.

    • @MatheusRodrigues-sd7jm
      @MatheusRodrigues-sd7jm 4 года назад +53

      Cara, obrigado. Conseguiu transmitir meus pensamentos em relação a esse jogo de um jeito que nem eu mesmo conseguiria escrever. Parece até que os caras decidiram tratar o primeiro jogo como uma Fanfic e começar outra franquia usando o nome de The Last Of Us. A alma do game se perdeu.

    • @rubemlausen8203
      @rubemlausen8203 4 года назад +28

      O melhor comentário da Semana. Falou tudo 👏👏👏👏.

    • @rogeriofernandes5222
      @rogeriofernandes5222 4 года назад +31

      É claro que os jogadores vão sentir mais a morte de um personagem como o Joel com quem vc passou uma jornada incrivel no primeiro jogo do que a morte de um porra de um NPC do primeiro jogo com quem as pessoas não têm vínculo afetivo nenhum
      A Ellie matar a Abby poderia até ser errado no campo moral pela história de ambas, mas seria muito mais condizente com o que uma pessoa do mundo real faria pra vingar um ente querido morto brutalmente, sem contar que daria motivação pra um terceiro jogo com o ciclo de ódio e vingança continuando
      O que fizeram com o Joel e até com a Ellie no final foi um verdadeiro desrespeito com os personagens e fãs do primeiro jogo, parecido com a última trilogia do Star Wars, resta ver se vão fazer um terceiro jogo pra tentar corrigir as cagadas ou vão desistir de continuar com a franquia depois disso tudo

  • @beneditodanielnunesdasilva9650
    @beneditodanielnunesdasilva9650 4 года назад +88

    Olha o John de red dead 1 e o Arthur de red dead 2... Assim é que se mata a porra do protagonista.

    • @pereirajunior143
      @pereirajunior143 4 года назад +3

      Verdade

    • @batista6587
      @batista6587 4 года назад +42

      Isso que o povo não entende, ora mim o Joel deveria morrer nesse jogo, imagina que broxante ele morrer de causas naturais. Mas a forma que o mataram é humilhante, aquela hora que eles gospem no Joel morto é umas das coisas mais revoltante que eu vi no vídeo game

    • @0reallifeNPC
      @0reallifeNPC 4 года назад +5

      @@batista6587 me lembrou a morte do Glenn em The Walking Dead, graficamente falando.

    • @guilhermegui7463
      @guilhermegui7463 4 года назад +11

      eu acho escroto o q fizeram com o Joel?com certeza, mas esse é o mundo onde eles vivem e infelizmente o fim para os brutos é a brutalidade.....mas não concordo com o Joel não ter pelo menos matado uns 4 ali

    • @JoaoMoliterno
      @JoaoMoliterno 4 года назад

      Vdd

  • @LuisHenrique-fl9tc
    @LuisHenrique-fl9tc 4 года назад +15

    Tenho 13 anos e nunca vi um forma de entreterimento que represete tão bem as pessoas, jogo lindo aprendi muito com ele.

  • @rafaelfernado131
    @rafaelfernado131 4 года назад +192

    Sobre o roteiro acho que seria melhor se o Joel fosse sequestrado e fica-se a maior parte do game preso, ai no meio ele morre de fato, depois de dar uma esperança ao jogador de que ele poderia ficar vivo.

    • @coala_6167
      @coala_6167 4 года назад +42

      Ele morrer no começo é melhor, mas faltou sentir mais o Joel! Sentir ele bater, resistir, cair e no fim ele tentar e mesmo assim morrer. E a Elie falando pra ele levantar e não desistir ficaria mais pesada.

    • @GokuPalmeirense
      @GokuPalmeirense 4 года назад +6

      coala_616
      Mas ela falou pra ele levantar e resistir,o problema é que ele estava todo ferrado.

    • @GokuPalmeirense
      @GokuPalmeirense 4 года назад +5

      Sobre o roteiro,acho que seria melhor se ele morresse mais para o final,o drama seria bem maior,e a proposta de vingança surgiria bem no fim.
      Na real,não precisava ser um jogo sobre vingança,poderiam ter abordados muito mais.

    • @coala_6167
      @coala_6167 4 года назад +1

      @@GokuPalmeirenseeu disse a cena que ela fala isso, ficaria mais foda se tivesse o Joel lutando uma última vez.

    • @ghostlck
      @ghostlck 4 года назад +4

      Ellie seria tipo o Gon no arco das formigas quimeras de Hunter X Hunter

  • @LucasLifeComedy
    @LucasLifeComedy 4 года назад +91

    O vídeo é sério, mas eu ri quando ele disse que não era mentiroso kkkkkk Gmod tá aí kkk

  • @batixta
    @batixta 4 года назад +41

    Comprei na pre venda, foi exatamente como ele disse.. no começo tava feliz por ter voltado, depois fiquei puto e queria a vingança, depois de saber o lado da abby ja nao queria que nenhum dos dois morressem, quis que a ellie nao matasse ela no final tbm, achei o jogo bom dms, grafico jogabilidade etc...

  • @BarbeirosdeSucesso
    @BarbeirosdeSucesso 3 года назад +59

    O que me incomoda nesse jogo é que, é mostrado o lado da Abby para o jogador, e faz sentido o jogador acabar entendendo o lado dela. Porem a Eliie não tem acesso a isso, se voce jogar e pular a parte da Abby, e só jogar com a Ellie, não teria pq ter poupado. Ela matou meio mundo, e estava matando até 2 minutos antes de encontrar a Abby, me lembrou muito (spoiler GOT) a Arya no final de GOT. Acredito que o final poderia ser exatamente o mesmo com a morte da Abby, a Ellie perdendo tudo por causa da vingança, eu acharia mais foda.

    • @santistadoidao
      @santistadoidao 3 года назад +3

      Concordo Man, eu joguei aqui e gostei muito do jogo, a gameplay, gráfico são incríveis!! Mas acho q por toda a circunstância e decorrer da jornada da Ellie, faria + sentido ela ter cometido a vingança no final, Ah! E tbm achei muito mal como e quando o Joel morreu, tipo, foi uma put@ covardia e sem contar q foi com sla, 60 min de jogo saca? Desanimei um pouco, mas gostei mesmo assim!

    • @nashhamilton4749
      @nashhamilton4749 3 года назад +10

      Mas com o tempo você percebe que ela perdeu coisa demais, que ela passou por coisa demais. Ela já matou MUITA gente, e com o tempo ela percebe que não importa o que ela faz, nada fez o sofrimento dela passar, e assim como não teria porque ela poupar a Abby, mas também não tinha mais porque matar ela. A Ellie não tinha porque matar a Abby.

    • @wilhelmfink7633
      @wilhelmfink7633 3 года назад +1

      @Matthew2004 E a Abby viva serve como um gancho para um pedindo terceiro jogo.

    • @bernardosilveira6089
      @bernardosilveira6089 3 года назад +3

      Ela poupou não por ter dó da Abby. E sim pq ela lembrou do Joel sem estar ensanguentado.

    • @markrazzy13
      @markrazzy13 3 года назад +3

      Um "jogo" que nem te da liberdade de escolha e nem uma gameplay com o personagem que esperamos 7 anos para poder se despedir! Puta jogão mesmo! E só aconteceu esse monte de porcaria ñ por essas teorias de vingança, e sim pelo simples fato de O ROTEIRISTA FRUSTRADO QUIS ASSIM!

  • @dompedroii6964
    @dompedroii6964 4 года назад +101

    Esse jogo é incrível. Te causa um ódio absurdo no início e uma "decepção" no final. O jogo mexe muito bem com os seus sentimentos e te faz ou pelo menos tenta te fazer entender que a vingança é um dos piores e mais podres sentimentos que um ser humano pode ter. Quanto a lacração, não acho que o jogo tenta empurrar de forma forçada absolutamente NADA. O fato de termos duas personagens lésbicas e uma mulher com braços bombados são apenas carácteristicas que eu simplesmente ignoro e que não mudam absolutamente nada na história. Ao meu ver, as pessoas confundem representatividade com lacração, que são coisas diferentes. É um jogo que certamente nunca vou esquecer.

    • @miguelbasilio1209
      @miguelbasilio1209 4 года назад +10

      Com esse jogo podemos constatar como muitas pessoas são rasas e vivem uma vida sem pensamento próprio. Como você disse, em nenhum momento do jogo as coisas são forçadas, tudo flui naturalmente. Se alguém vê problema nisso, algo tão normal na vida de muitas pessoas, certamente tem algum pensamento retrógrado e problemático.
      Quem não quis jogar com a Abby simplesmente pq ela matou o protagonista revela uma falta de interpretação profunda. Se não estão com a mente aberta nem pra jogar um jogo, imagina como se comportam na sociedade.Como eu já disse em outro comentário, alguns não tem maturidade para enxergar além da dualidade entre bem e mal, e isso prejudica a todos, pois as empresas não vão querer fazer games bons que desagradam quem compra delas. Isso vai fazer com que a gente tenha que conviver com heróis e vilões toscos para o resto da vida.

    • @kingrennan5041
      @kingrennan5041 4 года назад +1

      @@miguelbasilio1209 krl mano, mandou O fino, transcendeu, só verdades!! Na moral

    • @kingrennan5041
      @kingrennan5041 4 года назад +1

      @@miguelbasilio1209 bate palma com o pé pq com a mão tô digitando

    • @chynn4
      @chynn4 4 года назад

      Jogo lembra Game of Trones

  • @joseaugustuschiavoloni5443
    @joseaugustuschiavoloni5443 4 года назад +309

    Naughty dog, devia aprender a fazer morte, que nem a Rockstar.skksksk

    • @4levexz3
      @4levexz3 4 года назад +4

      Boa kkkkk

    • @andersonoliveira1338
      @andersonoliveira1338 4 года назад +14

      Rockstar não sabe não, só ver a morte do Johnny no GTA v

    • @PedroHskkkk
      @PedroHskkkk 4 года назад +85

      @@andersonoliveira1338 sabe sim, só ver a morte do Arthur Morgan

    • @patricksamuel7441
      @patricksamuel7441 4 года назад +52

      @@PedroHskkkk po mano, eu não morri. Só fui fazer história em outro lugar.

    • @PedroHskkkk
      @PedroHskkkk 4 года назад +9

      @@patricksamuel7441 foi mal mano confundi você com o seu primo John marston

  • @exekuta
    @exekuta 4 года назад +163

    Concordo que forçaram a barra em algumas situações. Em um mundo pós apocalíptico alguns personagens fazendo coisas absurdas e se preocupando com agenda lgbt e confiando em quem não deve confiar.

    • @omegagarou4835
      @omegagarou4835 4 года назад +18

      Coisas para se preocupar em um apocalipse...
      Coisas Erradas: Procurar suprimentos, armamento, pessoas "confiáveis", lugar para morada, Se preocupar com os infectados.
      Coisas certas: Sexualidade de gente que nem conhece (E mesmo que conhecesse, foda-se), Religião e outras coisas super importantes.

    • @luisdavicarneiro6369
      @luisdavicarneiro6369 4 года назад

      @@omegagarou4835 fascismo tbm

    • @ZoeiraGamesBr
      @ZoeiraGamesBr 4 года назад +1

      mas ser lgbt não é escolha, em um mundo pós apocalíptico não tem preconceito e o pessoal só quer transar mano kkkk

    • @omiojok
      @omiojok 4 года назад

      @@ZoeiraGamesBr acho que nem tem isso aí nesse mundo ksksksk

    • @edacacdx416
      @edacacdx416 4 года назад +1

      A uma van da polícia com uma pintura escrita faxistas , depois os idiotas dizem que não é lacraçao

  • @pedroleao_
    @pedroleao_ 4 года назад +178

    Achei foda, nenhum jogo me transmitiu tanto sentimento e tensão do que TLOU2

    • @guisouza1857
      @guisouza1857 2 года назад +3

      Concordo com cada palavra meu caro, o melhor jogo da minha vida 🔥

    • @LucasLima-qw3qg
      @LucasLima-qw3qg 2 года назад +2

      @@guisouza1857 pra mim tbm

    • @so67optres12
      @so67optres12 2 года назад +2

      vcs tao maluco. zerei agora. mano kkkkk muito chato jogar com a abby.. ai do nada aparecem dois japoneses e eu vou salvar eles pq... pq nao sei... e vamos la voltar e pegar eles arriscando minha vida e volta pro aquario, ai vamos pro hospital arriscar de novo a vida pelos desconhecidos ,ai volta pro aquario, ai o japinha q acabei de conhecer fugiu, vou arriscar minha vida de novo por esse desconhecido, muita confusao fogo e volta pro aquario. porra muito chato.a parte da ellie tava bom (msm toda hora voltando pro teatro enquanto no 1 atravessamos o fucking pais( e ainda tinha multplayer))

    • @kinhoeletrohits
      @kinhoeletrohits 2 года назад +2

      @@so67optres12 Mano, tenho uma opinião diferente, poucas vezes vemos o lado dos "inimigos explorado, o que esse jogo se propôs é mostrar que cada um tem seu lado, e mesmo parecendo que uma pessoa é totalmente malvada, ela tem um lado bom, se tu conhecer o lado dela, talvéz tu entenda que ela não é uma "vilã". A Ellie e o Joel passaram o rodo no país inteiro, quantos Joels eles mataram por esse caminho? Quantos pais, tios, avôs, filhos... eles mataram? Mano em um contexto de luta pela sobrevivência, em um mundo sem esperanças, é cada um com seu grupo e pau no resto. Achei acertada a oportunidade de enxergarmos o outro lado, penso que as pessoas queiram uma extensão igual o um, só que isso não seria algo novo, uma sequência não precisa contar a mesma história de novo, ela precisa ter novidade, precisa tirar da zona de conforto, o jogador precisa sentir, entender que existem dois lados. Mas pena que não gostaste, e respeito sua opinião.

    • @so67optres12
      @so67optres12 2 года назад +2

      @@kinhoeletrohits euentendo os 2 lados meu ponto é que msm que joel tenha matado um bocado de gente no 1 ele tinha motivos coerentes no universo, ele levou a ellie porque esse era o trabalho dele e ele fez um acordo e no final apos ter ficado um ano com a ellie e tendo o agravante de ter perdido uma filha ele matou mais, nao justifica, claro, mas ate q da pra acreditar no motivo dele diferente da abby que conheceu duas minas em uma noite e depois arrisca tudo por elas.

  • @bicoito2006
    @bicoito2006 4 года назад +186

    Eu não duvido q o Cross vai ser cancelado por causa da honestidade dele

    • @ProgramadoCross
      @ProgramadoCross  4 года назад +80

      contagem regressiva jajajaja

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 4 года назад +2

      @@ProgramadoCross fez referência a Mamonas Assasinas eu que dou coração ♥️

    • @viniciusaugusto6831
      @viniciusaugusto6831 4 года назад

      não vai, ninguém é cancelado quando o que pensa já está escancarado, é igual a inquisição era melhor você ser de outra religião do que Herege kkkkkkkkkkkk

    • @robertojae
      @robertojae 4 года назад +1

      @@viniciusaugusto6831 vc q pensa vivemos numa epoca chata
      Qq opiniao contraria ehbmotivobpra cancelamento

    • @thiiiaaago
      @thiiiaaago 4 года назад

      To aqui pra apoiar. Não dá pra abaixar a cabeça pra militância doentia.

  • @geovannam.s7583
    @geovannam.s7583 4 года назад +126

    Olha não vou mentir, reclamei horrores e estava bem amargurada com aquele final, sem Joel, sem familia... mas depois de assistir sua análise me senti conformada e consegui entender cada ponto da história. Obrigada, salvou mesmo minha visão do jogo

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 4 года назад +10

      Eu já fui o contrário só me confirmou em minha opinião.

    • @geovannam.s7583
      @geovannam.s7583 4 года назад +2

      @@giulyanoviniciussanssilva2947 eu entendo, um enredo tão forte e marcante como esse não vai agradar a todos :)

    • @TheDarknessLink
      @TheDarknessLink 4 года назад +6

      assim, o Joel numa perspectiva geral, é um cara humano, mas tbm não é um herói, a morte dele é coerente como consequencia do que ele fez na vida apesar de eu ter ficado chateado com a morte dele, mas....os protagonistas sempre se safarem é cliche demais tbm.

    • @k_rlosmagno
      @k_rlosmagno 4 года назад +2

      Eu sinceramente senti algo The Walking Dead nesse enredo, a morte do Joel é necessária, mas cara seria legal ele morrer se sacrificando e não como o Negan matou o Gleen todo mundo vendo e tipo "Ah não vai acontecer nada"

    • @matheusdossantos6898
      @matheusdossantos6898 4 года назад

      @Guilherme H. eu vi gente reclamando do ter maconha no jogo

  • @mattosjonathan6804
    @mattosjonathan6804 4 года назад +104

    Outro ponto importante: a morte do Joel mostra que não existe piedade nem cerimônia, você morre sozinho, na covardia, e acabou. É assim a realidade e o jogo quer jogar a realidade na sua cara pra você se sentir mal e impotente

    • @henri1195
      @henri1195 4 года назад +7

      Mas foi muito mal executado cara, extremamente mal executado. Ignoraram totalmente quem Joel foi no primeiro jogo, cuidadoso, desconfiado com tudo etc. O que o jogo quer jogar na sua cara é que "vingança ser ruim xDD", e esse é o principal problema porque esse tipo de plot é super genérico, não é um plot digno de continuação do plot do primeiro jogo. Seria até aceitável se o jogo não fosse a sequência direta do TLOU1. Sem falar da ordem dos eventos que é toda bagunçada. Se o jogo tivesse começado com os flashbacks da Ellie/Joel e Abby em paralelo e o Joel morresse lá no meio do game, com certeza teria ficado 10x melhor.

    • @gabriel2856able
      @gabriel2856able 4 года назад +25

      @@henri1195 cara, o joel se fica na horda ele morre, se ele entrar voltar pra jackson ele morre congelado por conta da tempestade, a única alternativa era ele seguir essa mulher cara, eles estavam tentando socializar com o pessoal do acampamento pq era a única opção deles cara... ou vc acha que eles vão ser cuzão dentro de um lugar desconhecido com um monte de gente que ele não conhece ? óbvio que ele devia tentar conversar com eles...todas as opções eram morte, ele escolheu a opção mais viável de sobrevivência, então não tem essa de ingenuidade na minha percepção. (MINHA OPINIÃO APENAS) NÃO CONCORDO NEM UM POUCO COM A SUA. Aliás GENÉRICO é quando o bonzinho mata o cara mal como todos queriam que fosse, esse jogo além de ter feito algo que ninguém estava esperando ele deu todas as munições e explicações do pq a vingança não merece ser levada a sério, ela destrói a pessoa como também todos ao seu redor...

    • @aulik3338
      @aulik3338 4 года назад +2

      @@gabriel2856able krl mano concordo MT contigo

    • @FelipePetersBerchielli
      @FelipePetersBerchielli 4 года назад

      @@henri1195 esse argumento do Joel ser sempre o mais fodão cansa um pouco, sim eu também achei que teve problemas essa cena, mas o tem uma coisa que as pessoas não levam em consideração, no primeiro jogo voce está em território hostil, no desconhecido, é mais do que normal a pessoa ser desconfiada por natureza, no segundo Joel está já a 4 anos em Jackson onde ele conhece toda a população e faz parte da comunidade, ele não vai ser pra sempre esse bixo do mato, ainda mais em território conhecido, o meu problema é a convencia, a Abby sugeriu o local dela e eles aceitaram sem pensar, esse é o pecado da cena, seria na minha opinião melhor se eles fugissem para um outro prédio e a turma da Abby seguindo o barulho dos Runners fosse atrás dela e eventualmente conseguissem sair após lutarem contra a horda de infectados, nesse momento na calmaria ai sim seria o ideal para Abby executar sua vingança tendo Joel cercado pelos seus.

    • @Nicolas.84
      @Nicolas.84 4 года назад +2

      @@FelipePetersBerchielli O local que a Abby sugeriu era a única das opções que era a mais segura para seguir no momento do cerco de infectados.Não tinha o que pensar muito.O jogo deu um contexto lógico para situação ficar a favor dela.E eu não acho isso uma conveniência,mas sim uma coincidência de eventos bem justificados pelo roteiro.

  • @covildocacador3662
    @covildocacador3662 3 года назад +99

    "você não pode se despedir do Joel"
    É exatamente essa a sua frustração, sua forma de se despedir dele seria a morte heróica pra ele, mas foi do jeito que foi pra te deixar esse gosto amargo o jogo todo e com a sensação de não conseguir se despedir

    • @dsa60
      @dsa60 3 года назад +6

      Normalmente morte não avisa

    • @lizandrofelipecamargo3344
      @lizandrofelipecamargo3344 3 года назад +1

      entendi. se tivesse pelo menos uma despedida já seria o suficiente mas não uma morte heroica. Até porque se ele estava mais para um vilão do que para um heroi

  • @alquimiadroid3528
    @alquimiadroid3528 4 года назад +34

    "O siclo termina aqui, devemos ser melhores",essa frase me lembra um cara que sempre buscou vingança,e que quando conseguiu, percebeu que isso não traria sua família de volta

    • @TerrorDoFlamengo
      @TerrorDoFlamengo 4 года назад +13

      Mas não hesitou em matar o Zeus e nem o Ares....

    • @caiovinicius5204
      @caiovinicius5204 4 года назад +8

      Precisamente mano, o foda é quando você ao invés de conseguir a vingança, DESISTE da vingança, e o que o Kratos fez depois que ele falou isso? Matou o Baldur, não deixou ele ir ou exilou ele. O final de TLoU 2 foi aceitável, mas poderia ter sido bem melhor

    • @alquimiadroid3528
      @alquimiadroid3528 4 года назад +3

      @@caiovinicius5204 concordo, não foi ruim,mas poderia ser melhor,pq só faltou escrever no final do game "A vingança nunca é plena,mata a alma e envenena"

    • @gustavonaruto1645
      @gustavonaruto1645 4 года назад

      Será que vai ter the last of us 3? Neil druckman disse que está, possibilitado.

    • @obey7396
      @obey7396 4 года назад +3

      @@alquimiadroid3528 principalmente sendo q a mensagem final do jogo ela e em validada, quando vc passa o jogo inteiro matando várias pessoas dezenas de pessoas q NN tinha nada a ver com a história pra no fim vc deixar a única pessoa q vc queria matar viva pq viu q a vingança NN séria certa, e deixar as mortes da outras pessoas praticamente em vão

  • @erickkrindges1056
    @erickkrindges1056 4 года назад +123

    A morte do Joel foi feita da maneira covarde que foi, justamente pra te despertar o sentimento de ódio. O Joel é um protagonista do jogo, mas dentro do universo ele é só mais um ser humano normal, assim como todos ali, que fez suas escolhas e arcou com as consequências futuras. Se ele tivesse tido uma morte linda ou mesmo morresse lutando, talvez algumas pessoas não sentiriam tanto ódio da Abby e dos Wolfs como sentiram. O jogo trabalhou a primeira parte inteira da história na motivação da Ellie e do pessoal de Jackson de estraçalhar a Abby na porrada, ele foi construindo as coisas de um jeito exatamente pra na hora que fosse mostrar o lado dela, tu se sentisse meio q culpado por odiar tanto ela. A vida real não é um jogo do bem contra o mal, são visões de mundo diferentes. Assim como a Ellie foi atrás da Abby MAIS DE UMA VEZ atrás de pura vingança pela morte do Joel, a Abby foi atrás do Joel cega pela vingança por ter matado o pai, os amigos e ter selado o destino da humanidade, afinal todo mundo pode concordar que o Joel não é o herói de The Last Of Us 1, ele agiu por puro egoísmo e é EXATAMENTE ISSO q faz ele ser um personagem tão bom, ele não se preocupa em ser o Super man e colocar a humanidade acima de qualquer interesse próprio e pessoas q ele ama. Eu acho que a morte do Joel aconteceu do jeito perfeito pra história ir te despertando os sentimentos que ela queria. E só não gostou quem não soube lidar com os sentimentos ruins de perda e a merda sendo jogada na cara, porque a vida não é só flores meus amigos.

    • @jppiano6826
      @jppiano6826 4 года назад

      Muito bem dito

    • @carlosdotto991
      @carlosdotto991 4 года назад

      Mano , ñ li o q tu escreveu pq é mt coisa , mas parabens pelo comentario 👍🏻

    • @pedrofogaca7417
      @pedrofogaca7417 4 года назад +3

      Pqp, eu nunca vi alguém explicar a morte do Joel tão bem. Eu também não achei covarde ou fraca a morte dele, achei muito essencial pra história, e muito bem feita.

    • @atchim8137
      @atchim8137 3 года назад

      @cross deveria fixar o comentário desse cara namoral maluco falou tudo e mais um pouco

  • @thiagobruno2270
    @thiagobruno2270 4 года назад +85

    minhas observações:
    1º tipo físico e padrão de jogabilidade: a Abby teve um treinamento quase militar e bastante focado em combate. Dessa forma, é até natural ela ser forte. A Ellie, além de já ter um biotipo diferente, foi "treinada" por um contrabandista... e um bom contrabandista, ainda mais no ambiente do jogo, precisa ser ágil, leve, furtivo, saber escalar... e também combater. O tipo físico vai refletir diretamente as maiores habilidades, mas também o contexto de cada personagem.
    2º A Abby, além de perder o pai, era uma vaga-lume. Ela acreditava na cura e acreditava que estava fazendo a coisa certa. Havia um ideal. O Joel não matou só o pai dela, matou o ideal e a esperança. Tudo de uma vez.
    3º conflito: a orientação sexual da Ellie implica diretamente na personalidade dela nesse jogo, causa alguns dos conflitos com outros personagens e acaba tendo um certo peso na discussão dela com o Joel, quando ele defende ela no bar. Ela já tava puta com ele e ainda tava querendo se afirmar por conta própria, em vez de ficar "na sombra" dele.
    4º muito além da vingança: pra mim, no final, ela percebe que podia matar a Abby, mas ela ainda ia carregar a culpa que ela sentia por não ter se acertado com o Joel antes de ele sair em patrulha. Esse sentimento não ia morrer com a Abby.
    5º a história desse jogo, na minha opinião, é foda pq todos os personagens são marcados pelos acontecimentos... todo mundo muda, todo mundo carrega um sentimento de amargura... todo mundo sente o peso... e nós sentimos isso também.

    • @goncalves3823
      @goncalves3823 4 года назад +1

      melhores observações. gj

    • @danielferreira3203
      @danielferreira3203 4 года назад

      👏👏👏👏concordo.

    • @erikgabriel37
      @erikgabriel37 4 года назад +3

      em relação a sua primeira observação: Uma coisa é vc ser forte outra é ser musculoso, por mais que a Abby possa ter um biotipo favoravel pra ela crecer bem, ela jamais teria o corpo que tem afinal ela é mulher, e mulher não tem uma coisa chamada testoterona, o que é justamente o que faz uma pessoas ficar musculosa, e musculos é algo que consome muitas calorias, o que seria inviavel num apocalipse.

    • @thiagoaugustopaivapereira4131
      @thiagoaugustopaivapereira4131 4 года назад

      Meus parabéns análise perfeita . 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 concordo com tudo sem tirar nada 😉

    • @erikgabriel37
      @erikgabriel37 4 года назад +2

      @@vitoriaantonia6880 sim é possivel se essa mulher tomar homônios, ela crece que nem um homem, porém a Abby tinha isso na WFL? Pois se tinha que puta disperdicio, poderiam usar pra qualquer outra coisa, mas resolveram dar isso pra ela?

  • @gabgod1704
    @gabgod1704 3 года назад +45

    só do jogo ser da naughty dog,o povo queria q o joel fosse o nathan drake

    • @jeanpedrozo1665
      @jeanpedrozo1665 3 года назад +2

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      ri mt

    • @Ritcchelle
      @Ritcchelle 3 года назад +5

      Invertendo os papeis, o Joel não estaria "cuidando" da Ellie... Ele estaria pronto para assassinar a Abby... em prol da "humanidade", mas sem dar a ela o direito de decidir... Simples. Acho que o jogo mereceu todos os prêmios técnicos, mas cagou demais em muitas escolhas... Tudo bem matar o Joel, tudo bem para todas as escolhas, o roteiro não é meu... Mas a execução de muito coisa foi totalmente artificial, forçada, clichê para um caralho... Nos fazer controlar a Abby foi ridículo e óbvio já no primeiro momento, menos para o "novo-velho" Joel que foi tornado um idiota... (o problema seria contornado, ao menos por mim) e acabei jogando todo o resto do jogo sem nenhum tesão, quando eu esperava algo mudar, deixar de ser previsível... veio a segunda vez, terceira... etc. Porra, não sei nem explicar... num rolou raiva, rolou um puta de um tédio... personagem forçada.... Tudo passou a ser de extremo mal gosto para mim... Quase nem termino o jogo quando controlo a Abby lutando contra Ellie... Não me surpreendeu, gastei todas as balas e tentei morrer... mas nada... Alguns poder achar genial, eu achei clichê, bonzinho demais, chato.

    • @Ozzymandias.
      @Ozzymandias. 3 года назад +1

      @@Ritcchelle Amigo, para de ser hipócrita, mesmo se a história fosse do jeito que muitos queriam, com o Joel sem morrer e a Ellie apenas correndo atrás de vingança pra Dina (Como o trailer deu a entender), seria clichê. Se muitos odiaram, é porque não esperavam sair da zona de conforto, e preferiram permanecer com o pensamento egoísta e egocêntrico de vingança mesmo após ver tudo que a Abby passou após matar o Joel. Ela não gostou daquilo, não a trouxa satisfação alguma. Com essas "críticas" que deram no jogo, só faz parecer que tem muita gente psicopata por aí, kkkkkkk.

    • @Ritcchelle
      @Ritcchelle 3 года назад +1

      @@Ozzymandias. sem querer ser pedante eu gostaria de entender onde fui hipócrita... Você poderia me explicar?

    • @Ritcchelle
      @Ritcchelle 3 года назад +1

      Outra, não questiono a morte do Joel, é como disse, o roteiro não é meu... Fora que meu comentário não tem relação direta só com o jogo, mas com os argumentos do vídeo em questão. Se não dá pra romantizar a Elli e o Joel, também não dá pra romantizar ou simplesmente ignorar o quanto o pai da Ebby e a Ebby são escrotos (ou tomam uma decisão escrota)... No fim, não tenho nenhum interesse de pedir a vida de Joel de volta ou uma vingança... Só acho que o objetivo atingindo com a parte dois foi muito mal atingindo, acho uma história cagada por como foi contada, não questiono o que foi contado, mas como... Sacou?
      Primeiros minutos de jogo e já saquei quem era exatamente "a" Abby, que eu a estava controlando para matar o Joel... Daí pra frente foi só obviedade atrás de obviedade, e conseguir prever toda introdução dramática e quase todo o jogo foi algo extremamente brochante, entediante... Isso é ser hipócrita? Porque a *minha* experiência com o jogo precisa ser questionada?
      Os gráficos, as animações, a gameplay é quase irrepreensível... Porém achei a história cheia de clichês sim, e pontos vagos, contraditórios, falhos, mal construídos... Você não precisa concordar comigo...

  • @mattosjonathan6804
    @mattosjonathan6804 4 года назад +55

    Resumo de TLOU2 : Ellie abriu mão de tudo que conquistou por vingança e acabou sem nada.

    • @slash1635
      @slash1635 4 года назад +1

      É único jogo q eu ja vi em q essa "vingaça" é salvar a vida da outra personagem

    • @FelipePetersBerchielli
      @FelipePetersBerchielli 4 года назад +6

      @@slash1635 aparentemente voce não jogou, jogue primeiro, depois venha discutir, que comentário mais raso

    • @slash1635
      @slash1635 4 года назад +3

      @@FelipePetersBerchielli eu zerei o game e acontece exatamente oq eu disse mas pelo visto vc n entendeu, entao vou contar o jogo (já q ta parecendo q foi vc q não jogou) ellie liberta a abby da pilastra salvando a vida dela e do garoto, se ela nao tivesse lá pra libertar ela os dois morreriam.

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 4 года назад +3

      puta, verdade...
      mano no final, que ela perde os dedos e não consegue tocar mais violao é muito pesado, porra, esse violão firmou um laço com o joel muito forte, tanto que qd ela tentava tocar a musica que ele tocava pra ela, sempre se emocionava e não conseguia continuar.
      até isso ela perdeu.

    • @sogamesmesmo
      @sogamesmesmo 4 года назад

      Sem nada e sem 2 dedos 😅😅😅😅😅

  • @Gabriel-qq9es
    @Gabriel-qq9es 4 года назад +323

    Por um lado ainda bem q a Ellie foi dnv atrás de vingança, pq só assim a Ebby saiu viva, pq não consigo imaginar ela saindo daquele tronco

  • @Julianouz
    @Julianouz 4 года назад +126

    Esse foi o único ponto que achei estranho mesmo, a inocência do Joel em não desconfiar do pessoal estranho. Mas se der uma forçada, pode ser justificado pelo tempo de calmaria que ele vinha vivendo nos últimos anos. Talvez tenha se acostumado.

    • @felipefrancadelfante3517
      @felipefrancadelfante3517 4 года назад +4

      Mas ele havia argumentado com a Abby q lá era seguro, e ele já tinha falado pra ela o nome dele, então não daria pra, sla inventar outro nome, ele se ferrou quando salvou a Abby.

    • @TunechiGamesBR
      @TunechiGamesBR 4 года назад +8

      Os 3 tavam cercados. Nao tinha pra onde ir e foi o tommy q disse o nome do joel primeiro. Ainda assim o joel baixou um pouco a guarda

    • @danielferreira3203
      @danielferreira3203 4 года назад

      Concordo.

    • @matwe9243
      @matwe9243 4 года назад +12

      Tempos dificeis criam homens fortes
      Homens fortes criam tempos faceis
      tempos faceis criam homens fracos
      e homens fracos se fodem

    • @duduflr
      @duduflr 4 года назад +2

      @@felipefrancadelfante3517 quem falou o nome foi o Tommy, tem nada a ver com ficar mais leigo com o tempo, os cara tava numa nevasca fugindo de uma orda

  • @guilhermebmoreira
    @guilhermebmoreira 4 года назад +65

    Plot Twist: todo o jogo foi só uma alucinação pela Ellie naquela cena que ela tá fumando maconha com a Dina

    • @juliocezar6758
      @juliocezar6758 3 года назад +10

      Séria melhor ainda ksks

    • @afonsomelo498
      @afonsomelo498 3 года назад

      Kkkk

    • @senhorx6596
      @senhorx6596 3 года назад +1

      Esse jogo não e tão ruim

    • @markrazzy13
      @markrazzy13 3 года назад +6

      Salvou o game com esse roteiro! Muito melhor que o original!

    • @senhorx6596
      @senhorx6596 3 года назад +4

      @@markrazzy13 Aí tu já ta viajando cara. A história do TLOU original e MT mais superior do que o 2

  • @darkolabrabo
    @darkolabrabo 4 года назад +32

    Esse canal fica cada vez melhor, um grande abraço

  • @overlord1325
    @overlord1325 4 года назад +15

    Cara, esse é o primeiro vídeo do teu canal que eu assisto. E eu definitivamente me identifiquei muito com você! Eu adorei o jogo, em todos os sentidos. Concordo com o fato de que existem suas imperfeições como a morte do Joel! Mas a história construída, junto com o amadurecimento dos personagens é incrível. Foi algo que mexeu comigo, e me fez repensar alguns conceitos.

  • @gabrielaugustoalves9926
    @gabrielaugustoalves9926 4 года назад +42

    Acho que o Joel amoleceu porque ele finalmente encontrou a paz em Jackson, e estava feliz vivendo com a Ellie e o Tommy. Isso fez ele abaixar a guarda.

  • @ericmykrono2612
    @ericmykrono2612 3 года назад +25

    só queria dizer que toda a história do primeiro jogo é sobre a mudança do Joel e a relação com a Ellie. Ele muda e fica anos em Jackson, n é mais guerrilheiro, ele volta a ser quem era antes do surto, lembrando que o povo de Jackson ajudava os andarilhos ali perto né.

    • @JairLiraNP
      @JairLiraNP Год назад +2

      isso, fora que o que fez ele baixar a guarda foi o fato dele ter voltado a ser o pai que era antes, inclusive ele salvou a Ebbie pois viu nela uma filha em apuros, e ai veio a consequência depois

  • @davihopf7153
    @davihopf7153 4 года назад +61

    Caramba, eu amei essa personagem Abby, no fim assistindo a série no "eu joguei" quando a Ellie tá afogando ela, mano, me deu uma angústia tremenda, pensei comigo "por favor, não Cross, para de pressionar o quadrado, não faz isso", e podem discordar, mas pra mim a Abby é uma melhor pessoa que a Ellie, não digo isso de início, mas conforme a história avançava, a Abby foi evoluindo como ser humano, adquirindo compaixão e benevolência, já a Ellie foi regredindo, se tornando mais egoísta, com esse pensamento fixado em vingança, mesmo tendo sua própria vida poupada pela Abby mais de uma vez, tanto que no fim termina só. Obrigado Cross por ter me proporcionado essa experiência incrível mesmo nem tendo o console.

    • @o.branger
      @o.branger 4 года назад +1

      Concordo com você mano a Abby é muito gente boa, abraço

  • @tonygalindo7873
    @tonygalindo7873 4 года назад +133

    Esse jogo tem 3 fases na minha opinião:
    1- raiva e sede de vingança
    2- entendimento sobre pontos de vistas diferentes
    3- indecisão sobre o que é certo e errado
    1- após a morte EXTREMAMENTE COVARDE do Joel, a raiva e a sede de vingança te consome assim como consome a Ellie, pois você só vê o suposto "lado mal" da Abby.
    2- após o desenrolar do ponto de vista da Abby apresentado de forma excepcional pelos criadores, você percebe que a Abby também perdeu o que mais amava e foi atrás de vingança assim como a Ellie, logo você perde grande parte de todo aqueles sentimentos senão todo pois além de a Abby perder o seu pai ela também perde os amigos, a organização e o amor dela, em contraposto a Ellie perde também o Jesse entre outros.
    3- A Ellie volta a tentar se vingar mesmo com o ultimato da Dina e com a clara chance de viver uma vida "comum" junto a Dina e a "sua filha" entretanto o EPT (Estresse pós traumático) assola ela brutalmente o que altera o modo dela viver. Então ela escolhe ir, quando a Ellie se depara com o reflexo sentimental do Joe (proteger quem ama, no caso, o Lev a QUALQUER CUSTO) que é uma Abby totalmente diferente da que ela e nós vimos no ínicio. Nos últimos segundos a Ellie Finalmente entende que a vingança não preencheria o vazio existente em sua vida e bem mais importante... ela mataria um novo Joel e uma nova Ellie.
    Esse jogo é uma obra de arte em todos os sentidos, o final mostra que uma ação sempre gera uma consequência e que em uma guerra não existe nem certo nem errado.
    (Se estiver com dúvida em alguma parte do meu texto ou tiver outra visão comenta ai galera, VALEU!)

    • @tonygalindo7873
      @tonygalindo7873 4 года назад +1

      Coração do Cross Brabo d++

    • @JMRangel
      @JMRangel 4 года назад +3

      Perfeito. É isto.

    • @LeonardoSilva-vv2nt
      @LeonardoSilva-vv2nt 4 года назад +7

      irmao, tu resumiu tudo. Concordo plenamente, inclusive com a parte de nao ennxergar o que é certo e errado mais. de tao confuso que fica depois de ver os dois lados da moeda.

    • @romulomariotte
      @romulomariotte 4 года назад +8

      Pois é mano, esse jogo me fez refletir sobre o abismo que existe em todo conflito; fico imaginando como deve ser a cabeça de um soldado que não tem outra escolha se não dar um tiro naquele que está na trincheira afrente. Nem consigo imaginar como deve ser tirar a vida de alguém que você sequer conhece, não sabe suas convicções, suas obras...é apenas alguém que tá entre você e seu objetivo, não importa a benevolência daquele cara, a possível bondade oculta no coração dele, ele é uma ameaça para a sua vida e vice versa. Cara...imagina cada soldado da WLF que tiveram que morrer, cada inocente que foi morto, seja na invasão devastadora na ilha dos serafita ou cada baixa dos WLF que apenas estão cumprindo ordens ou protegendo seu grupo...e a gente sequer sabe se era alguém podre ou alguém com virtudes, assim como a Ellie não sabia absolutamente nada sobre o Owen, Mel e nem mesmo a Abby, não conhecia a profundidade da natureza que eles carregavam, as boas ações que fizeram, o lado humano deles, assim como a Abby não fazia ideia do amor que o Joel tinha pela garota que teria de morrer naquela cirurgia, não sabia que o Joel não teve tempo para pensar em outra ideia para salvar a Ellie que não fosse matando o cirurgião que tava distosto a usar um cirurgião para impedir um "pai" de salvar sua "filha", nós sabemos, eles não. Por sabermos, ficamos engasgados em ter que caçar o Tommy quando ele tá de sniper, ficamos receoso em ter que bater na Ellie com a Abby ou esfaquear a Abby com a Ellie, por que sabemos o que se passa ao redor deles...mas a "vida" de qualquer NPC aleatória que tá no cenário e pode ser morto pra dropar umas muniçõeszinhas ou uma garrafinha pra fazer silenciador...isso não importa pro player, acho isso profundo pra caraca

    • @diegolima6334
      @diegolima6334 4 года назад +7

      Só tem um detalhe, a Ellie não sabe do Lev. Somente nos que jogamos sabemos da historia. E sem falar que a Abby esta com Lev por uma divida porque ele salvou ela. O Lev esta ali só pra humanizar a personagem. Mas pra mim não funciona. achei fraco a justifica. Quando se escreve um roteiro, começa pelo final e depois monta a historia de trás para frente. Então acho que cagaram nesse ponto. Final zuado para uma serie de game top.
      E esse papo que numa guerra não existe certo ou errado é infundado. Acha mesmo que os Nazistas estão certos ou que os jihadistas estão corretos ? Tem certas coisas que são preto no branco não é questão de opinião.

  • @gugudireito
    @gugudireito 4 года назад +178

    Não entendo essa polêmica sobre lacração. São seres humanos retratados em suas diferentes maneiras. Só isso! O importante do jogo são as questões morais levantadas, as frustrações dos personagens etc.

    • @thiagoaugustopaivapereira4131
      @thiagoaugustopaivapereira4131 4 года назад

      Comentário correto ! 👏🏻👏🏻👏🏻

    • @adrianolaurentino4381
      @adrianolaurentino4381 4 года назад +9

      Concordo com você.
      Joguei o jogo inteirinho e não vi nada de lacração, o que eu vi foram personagens que não são idealizados. Não são príncipes, heróis, vilões, demônios e etc. As pessoas olham pra ficção e se assustam quando veem a representação da própria sociedade.

    • @dimiplay8229
      @dimiplay8229 4 года назад +3

      @@adrianolaurentino4381 Como não? Toda a parte q a ellie ta com a dina é um nojo, toda hora falando q ama, chamando de baby. Vc n via isso com o Joel e a Tess, só uma parte q ela disse q parecia q eles estavam em um encontro, só. Bandeira de arco iris no mapa e etc. A Abby eu curti e n teve lacração por parte dela. Se tivesse q escolher entre as duas eu matava a ellie.

    • @feslipe6282
      @feslipe6282 4 года назад +33

      @@dimiplay8229 cara, não. A Ellie simplesmente tava sendo humana com a Dina, e elas tinham uma intimidade pra ficar chamando com apelidos e toda aquela coisa. Todo o romance dela com a Dina é simplesmente comum, e se você ve algum problema nisso, acho que você devia pensar melhor sobre.
      Entendo certas pessoas dizerem que a história não precisava de um romance mas acho que o romance todo humaniza a personagem (mesmo que seja desnecessário) e só mostra o quanto a Ellie ama alguém. Mas vc já pensou como seria a opinião das pessoas se fosse um cazal hétero?
      Quanto o Joel e a Tess, a história deixou claro que eles não eram nada mais do que amigos e é obvio quando você tem sentimentos por uma pessoa você age diferente.
      Você também disse algo sobre Bandeira lgbtq+ no mapa e cara, é simplesmente um lugar, e vc ter ódio/nojo das coisas só pelo que elas são (a sexualidade de alguém, um lugar com bandeira lgbtq+, uma bandeira anti-racista) é errado pq vc é contra a existência de alguém basicamente.
      Enfim é só minha opinião, tudo bem você discordar mas acho que o mínimo que a gnt pode fazer é respeitar e tentar ter empatia. Fica bem mano.

    • @adrianolaurentino4381
      @adrianolaurentino4381 4 года назад +12

      @@feslipe6282 incrível como é preciso tentar educar as pessoas pela internet. Povo pobre de espirito que não consegue aceitar a divercidade. Otima sua resposta, e se o camarada não entender agora, acho que não tem salvação

  • @zamacoisyzabala3510
    @zamacoisyzabala3510 4 года назад +84

    Minha impressão foi exatamente igual a dele: a história não poderia ser melhor. Brutal, emocionante e reveladora.

    • @dual_aez7893
      @dual_aez7893 4 года назад +9

      Mas o final foi uma merda, q porra de final ruim

    • @donodoseuproprioreinado8985
      @donodoseuproprioreinado8985 4 года назад +2

      @@Pedro-xh1uq Que a Ebby merresse carai, a Ellie perdeu tudo por nada nem a vingança términou ao menos tudo em vão.

    • @donodoseuproprioreinado8985
      @donodoseuproprioreinado8985 4 года назад +1

      @@Pedro-xh1uq Ao menos não seria em vão tudo, essa foi a pegada do jogo tudo em vão isso sim todos já tavam esperando a morte da Ebby carai, mesmo jogando com ela isso não mudou o que a Ellie ganhou desistindo ? Nada só perdeu ao menos deveria ter feito logo.

    • @raphaelgonzaga1044
      @raphaelgonzaga1044 4 года назад +1

      @@donodoseuproprioreinado8985 cara se jogo o game a abby sofre mais q a Ellie cara ela tem motivos a campanha dele e melhor q da Ellie em vários aspectos cara eu acho q vc e ipocrita isso não e uma ofensa mais Parece que você nem jogo o game

    • @davysoccer4
      @davysoccer4 3 года назад +11

      @@dual_aez7893 O final foi o melhor e com mais significados.

  • @joaolucasalves2281
    @joaolucasalves2281 4 года назад +36

    Primeiro: parabéns pelo profissionalismo na análise, de uma forma direta e sem enrolação e jogando argumentos completamente validos.
    Sobre a morte do Joel: trouxesseram a morte do Joel de uma forma tão covarde para quebrar a expectativa, todo mundo esperava que ele morresse de uma forma mais "foda", mas quando você recebe ele morrendo de uma forma tão porca e inesperada, você fica com o mesmo sentimento da Ellie.
    Sobre a proposta do jogo discordo um pouco, ao meu ponto de vista a proposta do game fala sobre crescimento como pessoa, ela passou por tantas coisas durante a jornada, sofreu com as coisa que o Joel fez e no final ela viu se maior que aquilo e pensou se matar ela, o garoto também vai crescer igual a ela? Vai ter o mesmo sentimento de vingança?

    • @salti3185
      @salti3185 4 года назад

      concordo demais com você mano, tu conseguiu expressar o pensamento que eu tive

    • @vandopereira4655
      @vandopereira4655 4 года назад

      @@salti3185 para d passar pano Cross. A história é uma merda. Tenho muitos argumentos, mas vou sitar apenas 1: lacração.

    • @guilhermequiulo1031
      @guilhermequiulo1031 4 года назад

      @@vandopereira4655 mais um doente kkkkkkkkk

    • @vandopereira4655
      @vandopereira4655 4 года назад

      @@guilhermequiulo1031 hummm... Brother, eu respeito a opinião do Cross, mas não quer dizer q eu tenha q concordar com ele. Observe o jogo, por todo lado tem mensagens subliminar sobre homossexualidade -- não tenho nada contra a pessoa q escolhe ser gay --, mas também não quer dizer q eu ache normal e tenha q aceitar isso na minha vida. Se vc aceita, ótimo, só q eu não. Agora, só porque eu discordo d vc, e, por eu achar q o Cross tá passando o pano, eu sou doente? Hum! Toma cuidado com o q vc fala, Guilherme, pois nada é tão perigoso quanto um amigo ignorante; mais vale um sábio inimigo. Vamos pensar mais, e, brigar menos por coisas q a mídia e jogos quer implantar em nossas mentes. Vamos ser mais unidos e fazer um debate sem agredir o seu semelhante. Desejo q Deus te ilumine e d saúde pra vc e todos da sua família.

  • @oandrelino1210
    @oandrelino1210 4 года назад +36

    Cara, eu chorei vendo a série desse jogo. Eu nunca chorei assistindo série ou jogando o próprio game! The Last of Us Part II é um jogo incrível!

    • @alppim
      @alppim 4 года назад +1

      Você é sensível demais e teu pai chora no banho

    • @LuccaMorandin
      @LuccaMorandin 4 года назад +2

      E pensar que eu sou da mesma espécie que o sujeito que disse isso... humpf
      Como disse a pessoa acima, seu pai chora no banho.

    • @Andre-yc9hr
      @Andre-yc9hr 4 года назад

      Nunca jogou red dead 2

    • @luanfelipe9321
      @luanfelipe9321 4 года назад +1

      Se tu fala que sentiu medo vendo filme de terror vão falar que tu é fraco tbm

    • @caioalucard3140
      @caioalucard3140 4 года назад

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pqp

  • @augustofarias10anosatras66
    @augustofarias10anosatras66 4 года назад +44

    22:05 "muita gente pensou que quem ia se fuder era a Dina, e não foi isso que aconteceu"
    **Dina com uma marca de flecha nas costas, com um bebê novo sem o pai, e sem a Ellie pra ajudar: EU SOU UMA PIADA PARA VC, CROSS?

  • @dionedanniel7300
    @dionedanniel7300 4 года назад +95

    Sobre o Joel aceitar ir para um acampamento de pessoas desconhecidas, é só lembrar como ele confiou no Henry no primeiro game.

    • @brenoromano3465
      @brenoromano3465 4 года назад +34

      Lembrando que havia hordas de infectados pela aquela região e era arriscado procurar um outro lugar , e tava uma puta tempestade de neve não dava pra ficar moscando no ar livre , precisavam de um abrigo de imediato .

    • @gustavomaxbrito
      @gustavomaxbrito 3 года назад +19

      Cara, a primeira coisa que ele fez foi apontar uma arma na cara do mano

    • @andersonjuan3275
      @andersonjuan3275 3 года назад +23

      Mas tinha contexto! O Sam tinha um irmão pequeno, criança. Joel como já foi caçador, sabe que os caçadores não aceitam crianças no Clã deles.

    • @elinaldocacau2546
      @elinaldocacau2546 3 года назад +14

      Primeiro ele encheu o Henry de soco

    • @umbela5646
      @umbela5646 3 года назад +14

      @@andersonjuan3275 o contexto do joel foi o mais simples de entender e você falha nisso
      Simplesmente Sobrevivência, não acho que ele gostaria de ficar com o tommy pra morrer no meio da horda de zumbi

  • @ratonhnhaketon5916
    @ratonhnhaketon5916 4 года назад +92

    Eu vejo o q o roteiro fica muito dependente de clichês, quando a história fica sem saída boom clichê, Ellie é capturada e agora oq a gente faz usa o clichê do inimigo q quer manter o prisioneiro vivo, a Ellie ta lutando contra a Abby e ela pode usar a faca pra matar ela naah faz ela acertar a perna da Abby, e é sério q o Joel... O Joel o cara mais cuidadoso no primeiro jogo, simplesmente segue alguém q acabou de conhecer, isso realmente me deixa puto, tem umas mortes e acontecimento nada a ver os cara arrancaram os dedo da Ellie.. PRA QUE? O jesse morre... PRA QUE? Esses tipo de coisa n leva á lugar nenhum, naught dog partiu meu coração muito decepcionado

    • @Vinifrozent
      @Vinifrozent 4 года назад +14

      100% concordo cara hahashash mt clichêsismo e forçassão de barra

    • @omegagarou4835
      @omegagarou4835 4 года назад +22

      Exatamente, Os caras tem a chance de matar a Ellie, e vão lá e fazem o que "Hum, vamos fazer algo muito mais muito mais cruel que a morte...Haha...Vamo cortar os dedos dela, para ela tocar violão na pqp".

    • @DarioCoutinho
      @DarioCoutinho 4 года назад +16

      Muita gente que tá defendendo o game não chegou nem perto do final.
      A mensagem que vejo desse jogo é aquela de "Onde os Fracos não tem vez". Do Xerife que tá velho demais pra tudo isso. Mas no caso aqui é a Ellie que já perdeu demais e não aguenta mais aquilo.
      A Ellie viu que essa corrente de ódio nunca iria parar então o melhor foi aceitar o dano e "deixar pra lá". É uma mensagem interessante, mas muito difícil do público em geral degustar.
      O jogo é uma obra-prima, mas PASSA LONGE de ser uma experiência agradável.

    • @alex2007dickinson
      @alex2007dickinson 4 года назад +12

      Jesse foi o doador de esperma para o casal ter uma família, Joel é um homem hetero, branco e com uma figura de "pai" então ele precisava ser eliminado o mais rápido possível. Pronto, lacre of us está finalizado!

    • @whalissonferrera8826
      @whalissonferrera8826 4 года назад

      @@DarioCoutinho obra prima não é

  • @Vhaleraxes
    @Vhaleraxes 4 года назад +42

    Quando eu me lembrei desse médico que iria fazer a cirurgia na ele, eu pensei: "Caramba, e se esse cara fosse o pai dessa tal de Abby, e ela estivesse procura do vingança por isso?...Não, não... The last of us tem uma trama bem mais complexa que essa".

    • @omegagarou4835
      @omegagarou4835 4 года назад +1

      No final...

    • @rodrigoricardo2528
      @rodrigoricardo2528 4 года назад

      N entendo o problema q vcs veem nisso nmrl, ao meu ver funcionou, tem q parar de querer tudo da forma q vcs gostariam e procurar aproveitar oq o jogo quer transmitir, nada a perfeito, mas crucificar o jogo por conta de alguns supostos defeitos é sacanagem, o jogo é incrível

    • @atreus9335
      @atreus9335 4 года назад

      Por isso o 1 eh melhor que o 2

    • @SinsePoetry
      @SinsePoetry 4 года назад

      @@atreus9335 mais o plot do 1, da Ellie precisar morrer pra eles terem a cura tambem era algo previsivel, mais nem por isso o jogo e ruim.

  • @kevinmamar7729
    @kevinmamar7729 4 года назад +24

    23:00 - Ellie, nunca conte seu nome ou revele algo para alguém q vc n conhece
    00:00 - Eae galerinha, aqui quem ta falando é o Joel, vou fazer gameplay de daleste, e é isso ae

    • @LuizAugusto-um9bf
      @LuizAugusto-um9bf 4 года назад

      Essa cena tá errada desde o início, quando o Joel e Tommy confiam em uma desconhecida (Abby) e partem direto pra cabana onde ela mesma diz "estar com amigos". Foi nesse ponto que eles consertam a si próprios.

  • @lucasdossantos9473
    @lucasdossantos9473 3 года назад +34

    Se tu perceber no diálogo o quando a Abby fala da casa que os amigos dela estavam, o Joel olha pro Tommy e diz: é a casa dos Baldwin, pode ser uma boa ideia. Então, aparentemente, ele sabia onde era o lugar. Como ele iria adivinhar que justamente aquela mulher, que eles encontraram por acaso, queria matar ele; fora que tinha uma orda atrás deles, não tinha muito tempo pra pensar.

    • @joaopedrooliveira7169
      @joaopedrooliveira7169 Год назад

      ❤❤

    • @prosdosmalokeiros3187
      @prosdosmalokeiros3187 Год назад

      Concordo

    • @rodrigosb3071
      @rodrigosb3071 Год назад +1

      foi uma analise bem feita com a bunda!, no calor do momento e cheio de papinho zé ruela, o cara afirmou que a Ellie sabia que o Joel matou o pai da Abby, coisa que não aconteceu, isso é que dá analisar com o fígado.

    • @luizmiguelrocha
      @luizmiguelrocha Год назад +2

      Realmente não tinha como saber, mas depois que eles chegaram ali e viram varios desconhecidos, no mínimo ele deveria ficar atento com a arma na mão e nao entrar la dentro, mas como o Cross falou eu concordo que o Joel tinha que morrer, so nao gostei muito como aconteceu.

    • @vieira1x
      @vieira1x 5 месяцев назад

      ​@@rodrigosb3071 mas a ela sabia sim, a nora contou pra ela

  • @nigoning
    @nigoning 4 года назад +121

    Honestamente, o jogo foi uma mistura de sentimentos: raiva, tristeza, felicidade, rancor e ódio.
    A minha experiência foi maravilhosa, desde o design do mapa até a jogabilidade, contudo, fiquei realmente decepcionado com o final a um ponto de não querer ter jogado o jogo.
    Lacração? Foda-se, contudo, acredito que houve aquele plot twist desnecessário ao ponto de criar uma ambiguidade moral inexistente no jogo.
    A Ellie foi colocada em uma situação completamente levada pelo emocional, escolhas erradas colocaram um peso no fim onde deu uma sensação de não ser verdadeiro. O fim ao meu ver foi fraco, não por não ser como eu gostaria de ter sido, mas por ter sido "forçado".
    Eu como jogador fui levado obviamente pelo sentimento de vingança, mas não me frustrei com o final, só fiquei decepcionado.
    Se eu pudesse igualar a algo, eu igualaria ao The Walking Dead, onde alguns personagens morrem por um propósito mas outros morrem apenas por morrer.

    • @mauroprs6
      @mauroprs6 4 года назад +2

      @@barbosa40 cheguei nessa parte da Abby, e o sentimento foi igual da maioria, não faz sentido a gente jogar com a porra de uma personagem que a gente odeia e quer matar. Tudo isso pra ter uma "aceitação" do final, o jogo é ótimo em vários pontos e talvez o objetivo do Neil com a Abby era esse sentimento se ódio mesmo, mas eu fico com uma sensação de: caralho, eu não quero continuar jogando isso, eu não joguei mais de 18h pra ter que jogar mais umas 5 mostrando o caminho de alguém que o máximo que eu queria era fazer sofrer no mínimo o mesmo que o Joel sofreu. É revoltante o caminho que o jogo tomou e quando eu tinha visto os spoilers eu tinha falado com uns amigos: se o que vazou for verdade, eu tenho quase certeza que vão acabar com quase todas as possibilidades de uma continuação, porque se forem continuar eu não vou ter vontade de ver a história.

    • @Kauedre
      @Kauedre 4 года назад +2

      @@mauroprs6 amigo, a abby perdeu o PAI e todos os amigos, como ela n perdeu nd e a ellie perdeu td?

    • @luisguilherme4954
      @luisguilherme4954 4 года назад

      Gabriel Barbosa vilã principal ? Oq você faria se um cara matasse seu pai a sangue frio ? É exatamente assim que a “vilã” se sente, desolada por perder o pai com aquela idade procurou, desde cedo, pistas para poder se vingar. Da mesma forma acontece com a Ellie, ela perde um cara que é como um pai pra ela e vai buscar vingança, é natural de um ser humano querer procurar justiça na injustiça. Então não é “REVOLTANTE” ver o final, é gratificante ver que a Ellie percebe que a vingança não vale a pena. Porém você deve ser novo demais para ter maturidade de pensar assim, as vezes as coisas não são da forma como você quer.

    • @ALAN-rp3bz
      @ALAN-rp3bz 4 года назад

      @@Kauedre e o Joel perdeu a filha dele ele buscou vingança contra os militares ? Não né ?

    • @ALAN-rp3bz
      @ALAN-rp3bz 4 года назад

      @@luisguilherme4954 mas era pra Abby morrer também! Pq a filha do Joel foi morta por um militar, Joel poderia se unir aos vagalumes e matar todos os militares por vingança, mas não, ele esteve dos dois lados por sobrevivência aí viu que tavam indo longe demais e saiu do grupo

  • @ajornadareal
    @ajornadareal 4 года назад +15

    Exatamente!
    Foi essa a sensação que a naughty dog buscou em transmitir ao jogador. Perceba que mesmo depois de saber a história da Abby, alguns jogadores ainda continuam com o mesmo sentimento de raiva e ódio. Isso mostra o quão somos individualistas, principalmente quando tratamos do sentimento alheio.
    Cara, ela perdeu o pai e buscou vingança, coisa que 99% das pessoas que estivessem naquela situação fariam (pelo menos no primeiro momento). Esse papo de "lacração", esquerda, direita é coisa de quem não tem nem inteligência emocional formada.
    O ponto é que doeu e era pra doer mesmo. Claro, a forma como o Joel morreu foi fraca, mas não foi "errada. Todos nós já erramos em algum momento. Digamos que ali naquela situação ele simplesmente estava tentando ajudar uma mulher desconhecida a sobreviver, e mesmo que ele seja durão, quem jogou o primeiro game sabe que ele nunca matou de "graça". Tudo o que ele fez foi para salvar a Ellie.
    O único ponto negativo foi não ter dado uma escolha ao jogador no final do game. Sabe, um simples (deixar viva ou não) assim como o the walking dead da telltale fez. Afinal, mesmo depois do "amadurecimento" das duas durante o game não significa que o banho de sangue que as duas fizeram foi ok, muito pelo contrário.
    Tentar apagar todas as pessoas que morreram em um simples "vingança é ruim, que pena que todas as 1340 pessoas que eu já matei não vão descobrir".
    Fora isso, o game sim, é quase uma obra prima.

    • @iBocks_
      @iBocks_ 4 года назад +2

      As pessoas estão querendo colocar algum tipo de moralidade em suas ações, primeiro que não existe mais moralidade nesse tipo de cenário, é sobrevivência, ainda mais quando se trata de perspectivas, é claro que num ponto de vista diferente, Joel e Ellie são os vilões porque ela sofreu consequências deles e por isso enxerga eles como vilões, a mesma coisa do contrário, o problema disso é que se eles querem passar a lição de moralidade num apocalipse e pontos de vista diferentes num APOCALIPSE, então cada pessoa que o Joel, Ellie, e Abby mataram, suas perspectivas teriam que ser mostradas também pra mostrar as "consequências causadas pelos personagens" isso foi uma forçação do caralho, o negocio era manter igual o primeiro, um ponto de vista, de pai e filha, presenciando esse mundo caótico

    • @emersonrodrigo3185
      @emersonrodrigo3185 4 года назад

      apresentaram ao jogador uma personagem bruta como a Abby para depois colocarem aqls muleques para ela ajudar e ela se passar por boazinha? isso pra mim não colou nem um pouco

    • @ajornadareal
      @ajornadareal 4 года назад +2

      @@emersonrodrigo3185 Mas esse foi o objetivo deles. Trazer o mesmo "feeling" da Abby para o jogador. Imagina perder o Joel e a Ellie no primeiro game? Provavelmente iríamos entrar em modo "maluco" também e seguir quase os mesmos passos da Abby. Minha única reclamação é a forma que matam o Joel, além é claro da falta da opção matar ou não a Abby. PORRA, as duas mataram uma porrada de gente, cada uma seguindo o que achou que era certo, pra no fim chegar no "Ahhh, se vingar é errado crianças".

  • @lucasaleixo4832
    @lucasaleixo4832 4 года назад +49

    Cara, difícil de acreditar, mas desde o começo do jogo, eu nunca tive raiva eu queria vingança pelo joel, por que eu entendi o significado, se eu estivesse no lugar a abby e passado por tudo que ela passou eu teria muita raiva acumulada, pensa que, pra ela, o joel era o cara que fudeu completamente o planeta por egoísmo e que matou seu próprio pai, nao dá pra culpar ela na minha opinião.

    • @sultankkj7241
      @sultankkj7241 4 года назад +5

      O mundo tirou algo do Joel, o Joel tirou algo do mundo.

  • @viniciuslemes404
    @viniciuslemes404 3 года назад +3

    É a quarta vez que eu assisto esse vídeo, e eu nunca tinha visto uma análise tão precisa e cheia de argumentos convincentes. Cross seu trabalho é SENSACIONAL !!!!!!!!

  • @JoaoPedro-le6nj
    @JoaoPedro-le6nj 4 года назад +11

    Cara, eu joguei e zerei neste momento é vim já ver o vídeo, achei o jogo simplesmente incrível aproveitei casa momento, todo jogo tem seus defeitos porém nada é perfeito né não irmão, valeu cada momento o jogo é uma obra, análise muito boa Cross

  • @ricsonmattos5933
    @ricsonmattos5933 4 года назад +46

    Sou grande fã do 1° jogo e zerei o 2° há poucas horas, então vou expressar a minha opinião com embasamento tmb.
    Sobre o Joel:
    Joel foi o personagem que, na minha opinião, mais teve desenvolvimento, embora tenha pouco tempo de tela.
    O Joel do 1° jogo era um cara que não tinha nada a perder, que fazia de tudo pra sobreviver sem pensar 2x. A partir do momento que ele encontra a Ellie e eles se envolvem, a vida dele tem outro sentido. Agora ele vive para protege-lá, vive por ela, agora ele tem o que perder.
    Então ele sempre está desconfiado, sempre está atento e sempre está pronto pra guerra. O Joel do 1° jogo jamais seria pego de surpreso naquela situação, nem salvaria a Abby.
    Já no 2° jogo ele tem outro sentido de vida, a Ellie está bem, eles estão a salvo.
    A prioridade dele agora é proteger Jackson, fazer as patrulhas e salvar outras pessoas, agora ele acredita nelas.
    Por isso ele salva a Abby e confia nela. Esses outros amigos que ela tem tmb poderiam estar precisando de ajuda, poderiam ir para Jackson. Tommy até oferece ajuda a eles.
    O Joel do 1° jogo e o do 2° são muito diferentes, o 2° está mais amadurecido com outra mente, outra vida.
    Única coisa que eu discordei do video, no mais está perfeito.
    O que a vingança trouxe para Ellie e Abby:
    A vingança só trouxe destruição para a Ellie.
    Ellie perdeu o Jesse; de certa forma o Tommy, este que inclusive não evoluiu; perdeu a família ( Dina e J.J ); perdeu Jackson e; perdeu a única coisa que o Joel deixou para ela que é tocar violão. Teve a vida sem os significados que ela tanto buscava.
    Ela só não se afundou completamente pq ela decide deixar a Abby, viu que aquilo não lhe traria paz alguma, viu na Abby e no Lev aquilo que ela e Joel tinham.
    A Abby perdeu mais gente por causa da vingança, se fudeu muito mais vezes do que a Ellie no jogo, porém nunca deixou isso cegar-se. Poupou Ellie 2x e quando vê ela na praia, cagou completamente, aquilo não importava mais.
    Encontrou nas crianças um novo significado de vida. Quando ela fala para o Lev "vc é a minha gente." isso foi muito forte, ela realmente abandonou tudo e todos, está renovada.
    Não iria nem lutar contra a Ellie na praia, só lutou por causa do Lev, para protegê-lo.
    Abby teve sua jornada muito mais redonda e virtuosa do que a Ellie.
    Excelente vídeo, sou seu fã, parabéns pelo excelente conteúdo e por ser assim eu jeito que vc é.
    Sucesso, amigo!!

    • @VictorHugo-tx5co
      @VictorHugo-tx5co 4 года назад +6

      Mano mudou minha opinião sobre o final do jogo.
      Meu pensamento era que a ellie poupou a abby por perceber que a vingança nn a varia satisfeita é nn mudaria o fato do Joel estar morto(o que para mim isso só poderia ser percebido após ela matar a abby,porque ai sim ela perceberia que nada mudou),mais vendo seu comentário eu pude ver que ele nn poupou a abby e sim o lev,pois ela sabe a dor de perder uma pessoa importante e nn deseja isso a ninguém.
      oque demonstra mais uma vez o quão genial é esse jogo,pois com isso o jogo mostra a empatia que nos humanos temos,e como mostrar como agem os humanos é o propósito do jogo isso mostra mais uma vez o quão esse jogo é genial.
      Maninho obg tinha odiado o final do jogo e graças ao seu comentário sinto como se só agr pudesse aproveitar 100% do jogo

    • @theuize
      @theuize 4 года назад

      Excelente observação. Concordo plenamente.

    • @KazuoRen
      @KazuoRen 4 года назад +1

      Pensei o mesmo sobre a morte do joel, ele te mudado, por isso ta menos desconfiado, mas quando chegam na casa ele se mostra ainda pé atras

    • @LMPlaysBR
      @LMPlaysBR 4 года назад

      Boa cara!! Concordo com você em tudo!

    • @leodecastro9019
      @leodecastro9019 4 года назад

      Putz, que observações fodas!

  • @vinixiux
    @vinixiux 4 года назад +102

    Não achei a morte do Joel absurda, acho que existem fatores que deixam a situação crível:
    - o Joel era um tremendo "guerrilheiro" sim, há 5 anos atrás quando ele era um contrabandista e não conhecia a Ellie, havia poucos motivos para se esperar humanidade dele.
    - Jackson se tornou um assentamento conhecido por ser um refúgio, eles recebiam novas pessoas com certa frequência (não tinham a política de matar forasteiros, como os WLF)
    - Tem gente falando "como o Joel não imaginou da vingança dos vagalumes naquela hora?" isso é fora de cogitação, temos que trazer pro contexto do jogo onde ele teve 5 longos anos de paz e nenhum motivo pra desconfiar naquele momento.
    - Ele salvou Abby, imagina-se que até naquelas circunstâncias e naquele mundo, uma pessoa normal (sem conhecimento do Joel) estaria grata por isso.
    - Joel e Tommy não seguiram cegamente até a mansão dos amigos da Abby, eles estavam encurralados e sem lugar para se protegerem, o Joel conhece a propriedade como ele mesmo fala e diz que pode ser uma boa ideia (provavelmente por causa dos muros altos)
    - Pode se dizer que ele "amoleceu" e isso é visível em outros momentos do jogo, inclusive no tratamento à Ellie. Não existe motivo mais para ser aquele ranzinza em luta diária por sobrevivência: o Joel tem um lar de novo, faz parte de uma sociedade e pôde reconstruir sua vida novamente, até faz trabalhos manuais. Isso não é forçação, é natural, é uma consequência gerada pela SEGURANÇA, assim como aquela ira e introspectividade é consequência da luta diária que ele costumava ter pra viver.

    • @ajajajajaj236
      @ajajajajaj236 4 года назад +5

      A morte dele, pra mim, foi desonrosa

    • @MiguelitoPlanet
      @MiguelitoPlanet 4 года назад +19

      Um ótimo comentário Vinicius. As pessoas queriam que o jogo fosse do jeito delas. Mas assim como nas relações humanas reais, foram decepcionadas. É disso que se trata o jogo, sobre humanos. Vc sempre se decepciona com os outros. Nunca fazem o que você espera, podem ter seus momentos de falha. A respeito do Joel, é completamente plausível esse descuido. É só ver como o Joel fala com a Ellie ao final de TLOU1, falando sobre a Sarah, sobre o futuro juntos, etc. Muito diferente do Joel "Não fale sobre a Tess"

    • @pedro3858
      @pedro3858 4 года назад +1

      Falou bem a teoria que eu tinha sobre o comportamento e guarda baixa do Joel. As pessoas estao em constantes mudanças. Como ja foi dito aqui. O Joel no 1 não era a mesma pessoa do inicio ao fim do jogo. O jogo lidar com as frustracoes da vida, o que eh super natural, é o que me fez amar o roteiro. A maioria que esta frustrada eh pq esperava um final hollywoodiano.

    • @filipegrandi
      @filipegrandi 4 года назад +3

      Falou muito mas falou tudo, parabéns cara

    • @alissonmartins592
      @alissonmartins592 4 года назад +1

      @Victor Gameplay como sem sentido? Na verdade teve muito sentido. Ele não foi morto sem razão teve um motivo. Não amo o joel e todos meus amigos que jogaram tbm não acha o joel um personagem para se amar. O Joel você entende, entende o porque ele faz aquilo. Acho amar o personagem é uma palavra equivocada.

  • @joaom5202
    @joaom5202 Год назад +6

    Jogão demais, maior parte do criticismo é extremamente mal fundamentado ou, infelizmente, possuem justificativas das quais são impossíveis de levar a sério

    • @borracha1910
      @borracha1910 Год назад +1

      o hate é todo baseado na fanboyzice de "mataram meu joel 😭" e na imaturidade de pessoas em entender o lado da abby e continuar querendo q ela morra...

  • @joaopedroharano8053
    @joaopedroharano8053 4 года назад +38

    Cross, esse é meu segundo comentário nesse vídeo e está bem longo, agradeço se você tiver a paciência de ler tudo, meu primeiro foi antes de ver o vídeo e agora vou responder as questões que você deixa no vídeo com o meu ponto de vista. Antes de tudo queria dizer que depois desse vídeo minha admiração por você como a pessoa que você é aumentou, assistia seu canal a um tempo atrás e acabei me afastando dos vídeos a um tempo, encontrei esse vídeo hoje buscando respostas sobre o jogo e achei foda o jeito que voce conduziu esse video e os seus argumentos, então vamo lá. 1-Joel deveria ter morrido? Com certeza sim, a morte do Joel era NECESSÁRIA para o desenvolvimento da personagem da Ellie e do desenvolvimento da personalidade dela. Joel morreu pra liberar o ódio que tinha dentro dela, e claro, pra começar a jornada do jogo ao passar a mensagem dele. Entretanto eu acho que o problema foi realmente a maneira que foi conduzida a morte, vejo a situação igual à do final de Game of Thrones e do fim dos personagens, o Joel que nós vimos antes da sua morte não foi o Joel que nos foi mostrado antes, Jaime Lannister passou a série inteira se redimindo pra chegar nos últimos episódios da série, ser um cuzao e morrer fazendo tudo tendo sido em vão. Um Joel ZERO desconfiado não é o personagem pelo qual nós nos apaixonamos e infelizmente não tem o que ser feito, mas com certeza, a morte dele era necessária. 2- Abby? Acho que a personagem teve sua construção feita da melhor forma possível. Todo mundo controla ela odiando a personagem por ter matado Joel e isso acaba cegando nossos olhos pra pessoa que a Abby é e para seus motivos. Achei a jogabilidade foda e assim como você estou POUCO ME FUDENDO se ela é mulher ou homem! Esse tipo de questão que surge no mundo politicamente correto tira o foco do real ponto da jornada da personagem, que por mais que nós a odiássemos, era uma personagem foda! 3-“Joel não é herói e nem vilão”, concordo 100%, o jogo passa a sua mensagem e seu tema de forma perfeita e eu acredito que o Joel é um dos principais exemplos. A cena do hospital é o real divisor de águas na hora de separar quem realmente abriu os olhos ao jogar o jogo de quem ta no caminho da lacração. Se você me pergunta “O que o Joel deveria fazer?” eu vou falar “deixar ela morrer pelo bem de milhões de pessoas”. Agora quando você me perguntar o que eu faria se eu fosse o Joel, eu vou falar que faria exatamente a MESMA coisa! Acho que uma das, se não a principal mensagem do jogo é que TUDO depende de pontos de vista! O Joel na visão da Abby é um monstro, na nossa é um fodão, mas pra ele o certo foi feito ao salvar a vida da menina que ele amava como uma filha. 4- Novamente, to pouco me fudendo pra lacração e sexualidade de personagem. Se a Dina fosse um homem não vejo nenhuma diferença na importância que ela teve na hora de moldar a pessoa que a Ellie se torna durante o jogo. A Ellie encontrou alguém pra amar e pra sustentar ela após a perda de um pai que a vida deu pra ela, e não tem absolutamente NADA de errado com isso. Vi uma pá de comentário preconceituoso em páginas gringas e eu acho absurdo a ignorância dessas pessoas. O jogo colocou uma mulher bombada, e uma protagonista que fuma maconha e tem uma namorada, e daí? se fosse um marombado e um muleque no lugar da Ellie, nego não ia reclamar e mesmo assim toda a questão de sexualidade e lacração não muda porra nenhuma no desenrolar da história. A única coisa que eu mudaria foi o destino da Ellie ao perder a sua vida e final “feliz”, acho que a atitude do Tommy de ir na casa dela e trazer aqueles demônios de volta foi a mais egoísta da série, e se pudesse, com certeza acabaria o jogo com a Ellie lidando com seu PTSD junto com a Dina e o bebê, ela merecia isso e é o que o Joel gostaria que ela vivesse. Cross, você disse que não queria mudar nossas opiniões mas com certeza em alguns aspectos você abriu a minha mente pra esse jogo, tava muito bravo, triste e devastado com o final triste e sombrio que a Ellie teve, mas pra quem tem os olhos abertos a mensagem do jogo está clara, é um jogo sobre as pessoas e sobre a relatividade do que é certo e do que é errado. Creio que você realmente vai ler todos os comentários e peço desculpa pelo tamanho desse kkkkkkk, parabéns pelo vídeo e obrigado por nos mostrar esse lado da história interessante, linda e profunda que é The Last of Us.

  • @walterjunior1254
    @walterjunior1254 4 года назад +86

    Ok, entendi o por quê de você ter gostado e realmente o Joel tinha que morrer, mas o jogo falha até no que tenta fazer de mais correto, pra um mundo virtual que promete as ações humanas ele desviou completamente, por exemplo o Joel é um homem experiente e paranóico, tem um motivo pra paranóia ser tão extremo, é porque você simplesmente não tira isso da cabeça, então ele jamais iria confiar na abby assim de cara, ainda mais com o irmão dele por perto. O jogo tem suas qualidades, mas pra mim não passa de uma fanfic mal feita que pisou na essência do joel.

    • @chilli2352
      @chilli2352 4 года назад +14

      concordo 100% cntg

    • @williammepaulino6407
      @williammepaulino6407 4 года назад +7

      Cara, discordo 100% kkkkkkk, se formos colocar em pauta o realismo, o erro é sempre dado como opção pra QUALQUER caso, além de que eles estavam fugindo de muitos zumbis na hora no meio de uma nevasca, estavam sem opção irmão. Poucas pessoas se atentaram aos detalhes que foram deixados pra poder criticar a morte que foi seca, bruta e do jeito que tinha que ser pra mostrar que você vai ter que lidar com dor de perder alguém desse jeito e não poder fazer nada.

    • @f.n4991
      @f.n4991 4 года назад +14

      @@williammepaulino6407 Aí que entra malícia do Joel, O cara foi um CAÇADOR uns dos piores tipos de pessoa, no mínimo em um grupo desconhecido, você não fala o seu real nome. Não confia logo nós outros com essa facilidade, fora que ele tava marcado de morte.

    • @CosmicArmorSuperman88
      @CosmicArmorSuperman88 4 года назад

      Exato

    • @walterjunior1254
      @walterjunior1254 4 года назад +9

      @@williammepaulino6407 Ok, vou te dar outro exemplo aqui, o Joel no primeiro jogo naquela parte em que ele tá num carro com a Ellie e passando pela cidade, um cara aparece pedindo ajuda, em dois segundos o joel já raciocina e deduz que seja uma emboscada. Mesmo que eles não tivessem opção(coisa que eles tinham), você simplesmente não dá o seu nome e um convite de bom grado pra vir até sua cidade restocar, isso é ingênuidade e um pedido pra morrer e eu te garanto que o Tommy e o Joel são tudo menos ingênuos.

  • @edilbertojunior3558
    @edilbertojunior3558 4 года назад +25

    Achei foda demais, excelente jogo, dar pra se sentir sozinho que nem a Ellie se sentiu no final do jogo, para pra pensar na maneira como ela se sente, se põe no lugar dela que c consegue sentir a dor de lembrar, e ao mesmo tempo não poder matar a Ebs, não tô criticando esse enredo, só tô querendo passar mais uma experiência extra que deixa a gente mais imerso no game. gostei do seu ponto de vista Cross, excelente

  • @BrunoSilva-ck9jj
    @BrunoSilva-ck9jj Месяц назад

    Nossa depois de 4 anos desse vídeo eu me emociono com esse jogo e principalmente com essa analise Cross, cara eu descobri seu canal por acaso ano passado e seus vídeos são foda é papo serio, sem mimimi, e batendo a real parabéns irmão

  • @pabloclaret41
    @pabloclaret41 4 года назад +31

    Focaram tanto em gameplay e em cada detalhes mas o principal em um jogo de historia faltou "HISTORIA"

    • @robertojae
      @robertojae 4 года назад +1

      Mas gameplay t prende pra seguir a historia rs.
      Pra mim temq. Ter gameplay legal deppis historia e último cenarios

    • @aloneinthelight7754
      @aloneinthelight7754 4 года назад +7

      @@robertojae mas tem um jogo que tem um gameplay e história excelente: este jogo é TLOU1.

    • @cabrito5135
      @cabrito5135 4 года назад +7

      @@aloneinthelight7754 não se esqueça de God of War e RDR 2

    • @matheus-sp
      @matheus-sp 4 года назад

      eu achei historia massa mas claro que não superou a do primeiro

    • @robertojae
      @robertojae 4 года назад

      @@aloneinthelight7754 os 2 sao bom
      Vc dizer q o 1 eh melhor ae eh sua opiniao
      N joguei o 2 mas so d ver reviews me parece melhor tirando a morte tosca

  • @desmonetizaduh
    @desmonetizaduh 4 года назад +116

    Ainda n estou acreditando no final,
    O Joel, posso dizer pai da ellie, faria tudo por ela, até morreria! E é assim q a ellie vinga a morte dele, como uma covarde? Simplesmente escroto...
    E Cross vc é mt sincero, seu trabalho é incrível.
    Agora pra vcs refletirem um pouco.
    O jogo seria perfeito se ela tivesse pelo menos um tempo de se desculpar, e q a morte dele fosse honrosa como a do Arthur.
    Uma das relações mais lindas dos games morreu...
    Algumas partes da história são incríveis, só o final e a morte do joel q n gostei.
    Quem deixa a morte do joel e o final do jogo ruins, é ela, a realidade do mundo...
    Nem herói, nem vilão, apenas seres humanos tentando sobreviver, é isso q nos deixa triste, a simples verdade de q a vida acaba em um sopro, em um piscar de olhos, tantas pessoas diferentes, tantas emoções diferentes q levam a vingança, e no final, Ellie percebe q n vale mais apena, e que a vida é tão curta, emocionante e dolorida, q nunca mais vai poder se desculpar ou conversar com Joel em uma tarde na varanda. Joel conseguiu o amor, assim como Ellie, o vazio do coração dos dois foi preenchido. Essa obra complexa e cheia de emoções, nos indica vários lados diferentes, o lado dos vagalumes, da ellie, e do Joel, o homem q perdeu o amor da sua vida.
    A vida é algo lindo e complexo!
    Um dia joel perde sua filha, e no outro encontra a solução da sua tristeza. É, naughty dog nos ensinou oq é a vida...
    Agora pra você chorar: o mundo tirou algo de Joel, e Joel tirou algo do mundo.
    Adeus Joel.

    • @MINHAOPINIAO1.0
      @MINHAOPINIAO1.0 4 года назад +3

      Cada vez mais quero ver o final. Sabe me dizer se estou longe do final?? Estou no hospital.

    • @user-kw3hu9wv4h
      @user-kw3hu9wv4h 4 года назад +1

      Cara, falou tudo!

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 4 года назад

      O pior no meu caso é ter que tarãrã com a nova personagem ela tem A no começo do nome e se vcs pegaram quem vocês entendem mas ter o protagonismo dividido com essa personagem lascou porque ela vira a personagem mais odiavel do jogo depois de uma ação.
      Spoiler ou não!!
      ↓↓↓↓↓
      Estou falando da Aby que matou o Joel porque botar a gente para jogar com ela esse foi o meu pensamento depois dessas análises.

    • @joaopedrodefreitas1163
      @joaopedrodefreitas1163 4 года назад +3

      Mam será que o Joel iria querer mesmo que ela matasse ela??? Sendo que se isso acontecesse a Elie tb iria morrer

    • @ximbralaie5758
      @ximbralaie5758 4 года назад +2

      @@joaopedrodefreitas1163 Quem disse que a Ellie ia morrer? Lol

  • @fabiosilva268
    @fabiosilva268 4 года назад +26

    Na verdade a Ellie perdeu o Joel 2 vezes por causa da vingança, a sensação que dá no fim do jogo que ao tentar tocar o violão ela entende de vez que tudo que o Joel ensinou pra ele de bom ela perdeu atravéz do ódio e da vingança, que o que restou de bom dele poderia ter ficado se ela não fosse atrás pela segunda vez 🤔

  • @AyraNunes
    @AyraNunes 3 года назад +4

    Oi Cross! Discordo com vc q eles destruíram o Joel... o momento q eles vão p cabana eles estavam sendo perseguidos p uma horda de zumbis, e não daria p voltar p Jackson, era morrer ali ou ir p acampamento da Abby... e o jogo de passa 5 anos após o fim do primeiro... nós mantemos a guarda alta se for necessário... o ambiente em q o Joel viveu fez com q ele não tivesse q estar assim mais... até ele encontrar com a Ellie, sobrevivia, e depois ele viveu! Ele estava numa comunidade segura, oq mais se assemelha ao mundo anterior a pandemia... era comum em Jackson receberem pessoas de fora! Eu apenas acho q eles poderiam ter mostrado isso, ao invés de contar!

  • @robsonflud3288
    @robsonflud3288 4 года назад +23

    Salve cross✌🏻
    1-Concordo com o primeiro ponto da morte do Joel, ele tinha q MORRER mas a forma foi tosca.
    2- sobra a aby, tbm gostei da personagem tanto pelo lado técnico d ter outro personagem jogavel qnt história em si.
    3- tbm acho as motivações válidas, a única coisa sobre a motivação da aby é tipo, a vingança dela é pessoal, foi o pai dela, aí vc vê um grupo gigante atraz do Joel, sendo q a Ellie faz a mesma coisas só q sozinha, porém alguns insistem em ir junto cm ela, mas todo momento ela qeria fzr isso e não importa de fosse sozinha ou nao, por isso q EU achei estranho um grupo todo se enfiando em perigo só pra caçar o Joel (minha opinião).
    4- roteiro foi bom, não falo perfeito pq coisas perfeitas pra um não são o mesmo pra outros, mas a construção dele foi bom pq te faz ter várias emoções e não fica algo banal ou linear.
    5- relação a lacração não teve, era simplesmente narrativa q não estão acostumados, uma garota lésbica ser protagonista, lacração seria forçar algo, exemplo besta: só é liberado skin d Arma na cor do arco íris. Até no GTA V q é um jogo sobre roubos d carro e bancos tem arma colorida e não é considerado lacração, aí só pq tem lésbica no jogo vai ser? Acho o argumento d ser "jogo lacrador" porbre, e olha q EU sou bem ogro tbm pq curto o estilo e fui criado assim.
    6- (minha opinião) a única parte q talvez fosse algo com relação a lacração na minha visão é aparte q a Ellie e a Dina estão numa espécie d quarteirão LGBT oq tem arco íris pelas ruas e uma loja d revistas só sobre o assunto, eu posso estar totalmente por fora e não saber se realmente tem um local assim, não fui pesquisar a fundo e trago uma visão d alguem leigo, se tiver algo do tipo blz, se não existir aí eu já acho q poderia colocar algo geral e não só coisas relacionadas sobre LGBT, mas d novo, eu posso estar totalmente por fora e isso é só uma opinião.
    Bom acho q é isso, vc disse q poderia ser textao q Vc ia ler então tá ai kkk. Curto MT seu trampo e larabens mano por ter um jeito próprio d fzr esse trampo.

  • @Thigs13
    @Thigs13 4 года назад +29

    Na verdade o enredo de The Last of Us 2 é para te botar para dar uma pensada legal, porque o ciclo de vingança se encerra mediante a duas situações, ou gera mais vingança e te mata por dentro, ou se encerra o ciclo com o perdão. A verdade é que a moral dentro do jogo e do cenário apocalíptico é complicada, o Joel é uma máquina de morte e meio que sentiu a paternidade outra vez com a Ellie, e o Joel tinha uma decisão a se tomar muito dura, e as decisões dos sobreviventes é complicada o tempo todo. E tem uma frase do Kill Bill que diz o que é a vingança.
    "A Vingança nunca é uma linha reta. É uma floresta, e na floresta é fácil perder o caminho, se perder… Esquecer de como você entrou.”

    • @JoaoPjp1601
      @JoaoPjp1601 4 года назад +1

      Tbm lembra a frase "Quando buscar vingança sempre cave duas covas, uma pra seu inimigo e outra pra você mesmo"

  • @joaoleroy1066
    @joaoleroy1066 4 года назад +27

    Joel nunca teve dó de ngm. Cheio de problemas e foi extremamente violento durante o primeiro jogo. Nos amamos o personagem mas seria mta sorte dele ter um "fim digno".

  • @rafaelhenrique9007
    @rafaelhenrique9007 3 года назад +33

    Eu fiquei tão imerso no jogo q nem passou na minha cabeça a palavra "lacração". Jogar um jogo com esse tipo de olhar, só faz estragar sua experiência!
    E estragar uma experiência unica como essa, é uma pena

    • @borracha1910
      @borracha1910 Год назад

      @Jeff Da Man ué, é a opinião do mano.

  • @yurilamonattodasilva8667
    @yurilamonattodasilva8667 4 года назад +51

    O Joel ficou a mesma coisa que TWD falou, "tempos bons trazem homens fracos" ele perdeu a o medo das pessoas

  • @TONABREUVIDEOS
    @TONABREUVIDEOS 4 года назад +19

    Sobre a morte do Joel ser burra, eu discordo. Tipo, analisa a situação: eles estavam sendo atacados por uma horda e encontrou alguém. Não há espaço para conversas para analisar se uma pessoa é confiável ou não. Nesses anos que o Joel ficou em Jackson, ele deu mais valor aos humanos, tendo senso de comunidade. Se você encontra alguém naquela situação, você agarra ela e põe no cavalo e corre. Questiona depois. Se essa pessoa que te salvou lhe mostra um caminho seguro, você vai pela sua sobrevivência e de seu irmão que está junto. A morte do Joel foi fantástica, necessária e cruel como deveria mesmo ser.

    • @guilhermesousa7543
      @guilhermesousa7543 4 года назад

      concordo fielmente mano

    • @erissoncampos9196
      @erissoncampos9196 4 года назад +1

      Discordo, Elie passou por algo parecido e mais perigoso com aquele cara que a tentou estuprar...
      Só tinha uma pistola, espingarda e um arco e também tinha até um Verme de brinde (ou Baiacu como queiram chamar).
      Forçaram a barra sim pra morte do Joel, porque se não, não tinha roteiro.

    • @lucssantos1
      @lucssantos1 4 года назад

      Também discordo, e eu acho que isso se deve a transformação que ele teve pelo amor dele pela Ellie também. O amor transforma as pessoas man, a Ellie fez ele ser uma pessoa que se importa mais com as pessoas, e naquele momento a Abby parecia uma pessoa em apuros, super normal ele querer ajudar ela, foi uma decisão burra, posteriormente vimos que sim, mas como o Cross disse, é um jogo de seres humanos, é seres humanos erram.

    • @eduardotoporoski8015
      @eduardotoporoski8015 4 года назад

      @@erissoncampos9196 como o próprio cross disse, ele é um ser humano.
      E seres humanos vacilam... Cansam e ficam descuidados.
      Pode ser por um breve momento, mas é o suficiente pra te matar.

    • @TONABREUVIDEOS
      @TONABREUVIDEOS 4 года назад

      @@erissoncampos9196 são situações. Naquele momento com a Ellie, era um momento de defesa, não de corrida. Na defesa, tu faz o que tem que fazer. Quando você está escapando de uma horda louca querendo te devorar, você não acende uma fogueira, senta e faz uma entrevista de personalidade.

  • @felze5538
    @felze5538 4 года назад +58

    O Joel ficou 5 anos vivendo tranquilamente com seu irmã e com a Ellie em uma comunidade ajustada e civilizada. Acho q isso é suficiente para o resquício de empatia q existe no Joel ser alimentado e ele se dar uma amolecida

    • @DarkShadow-hp4pp
      @DarkShadow-hp4pp 4 года назад +1

      É oq eu falei o cara ficou mais humano,confiava mais nas pessoas...ele realmente mudou e fica nítido isso.Mas a maioria pensa dentro de uma caixa tão pequena que não dá pra respirar quanto mais pensar.

    • @juniordias4518
      @juniordias4518 4 года назад +1

      Eu penso completamente ao contrário
      Agora ele tem muito mais a perder do que antes, ele deveria estar muito mais cauteloso
      Se antes que ele não tinha nada a perder já era daquele jeito, imagina agora que ele tem uma cidade, centenas de pessoas que ele pode por em perigo

    • @lucaobastin9420
      @lucaobastin9420 4 года назад

      @@juniordias4518 Cara... o cara sai de uma realidade de matança o normal dele é ele baixar a guarda, como aconteceu com a Ellie tbm. Não tem como e tinha outras comunidades em volta que eles comercializavam poderia ser muito bem uma dessas pessoas.

    • @wallacyorientacaoaustriaca5620
      @wallacyorientacaoaustriaca5620 4 года назад +1

      @@juniordias4518 exato, exemplo Rick em TWD, ele fica cada vez menos humano por ter que se preocupar mais ainda

    • @wallacyorientacaoaustriaca5620
      @wallacyorientacaoaustriaca5620 4 года назад +1

      @@lucaobastin9420 ele colocaria a cidade dele em risco poh ;-; n faz sentido nenhum essa coisa

  • @HenriAGS
    @HenriAGS 3 года назад +13

    Nesse momento final, é como se a Ellie olhasse e pensasse que ela devia algo pra Abby, e ao poupar a vida dela, estaria pago. Essa é a minha concepção

  • @nayronmissionayron7921
    @nayronmissionayron7921 4 года назад +57

    Eu não gostei da morte do Joel, por razões afetivas. Entendo esse recurso de roteiro,mas a execução falhou. O Joel e o Tommy foram ingênuos e isso não combina com o Joel.

    • @omegagarou4835
      @omegagarou4835 4 года назад +16

      Exatamente, Joel só sobreviveu tanto tempo por que era desconfiando até da própria sombra, e no 2 ele vai e cai numa parada dessas.

    • @luandeandrade4119
      @luandeandrade4119 4 года назад +7

      Concordo absolutamente. Eu defendi até ver, quando vi, não acreditei. Acho que merece o backslash

    • @victorandrade6376
      @victorandrade6376 4 года назад +5

      Na vdd não tão ingênuo assim. Quando a Abby fala do acampamento dela, o Joel fala "É a casa dos Baldwin" dando a entender que conhece ou já ouviu falar do local, então naquela situação era o melhor e único jeito de sair dalí.

    • @joseitamar9832
      @joseitamar9832 4 года назад

      @@omegagarou4835 falo tudo mano nem pra elie ele se abria direito falava tal conversava so com tempo do jogo ele acabo tendo afeto por ela de pai pra filha ele era mesmo desconfiado de tudo e cai numa silada pra mim besta porque o 1 the last us ele mato varias pessoas nao confiava em ninguem

  • @feralves1
    @feralves1 4 года назад +31

    A parte em que o Joel morre, até dá pra engolir o modo porco que fizeram, mas o final do jogo é revoltante, porque esse final cancela e contradiz tudo o que o jogo passava até então(Spoiler à frente), nós gastamos 25,30 horas das nossas vidas pra se vingar do Joel, com o sangue nos olhos e no fim, a Ellie simplesmente poupa ela, a assasina do joel, é um jogo niilista,triste e quase sádico em esfregar na nossa cara sua tristeza,porém não temos aquela sensação de alívio, aquela satisfação de que apesar de tudo, ainda vale a pena viver, ainda vale a pena lutar, você termina esse jogo mais infeliz do que quando começou,pra mim,o the last of us terminou no um, e Joel uma hora contou a verdade para Ellie, Ellie o perdoou e a humanidade aprendeu a conviver com o cordyceps.

    • @pedroaugusto8038
      @pedroaugusto8038 4 года назад

      É tipo o kratos chegar em zeus e falar: "opa pode fugi kk mauz ai"

    • @Letchon
      @Letchon 4 года назад

      Jogamos muito tempo com a Abby?

  • @Iluinking
    @Iluinking 4 года назад +44

    Sobre a morte do Joel eu ate entendo, ele passou 4 anos no assentamento e isso pode ter mudado ele, passou a confiar mais nas pessoss e tudo mais e com isso causou a própria morte, na hr da adrenalina vendo uma orda enorme correndo atrás deles é foda

    • @MiguelitoPlanet
      @MiguelitoPlanet 4 года назад +5

      ele ja mudou no primeiro game. Mas mesmo assim, não é que ele deixou de ter os instintos de sobrevivência, mas simplesmente uma sucessão de eventos que causaram a morte dele. Não é a toa que ele se ligou "até parece que ja ouviram falar da gente"

    • @Shino02
      @Shino02 4 года назад +2

      @@MiguelitoPlanet ss vdd a unica parte q eu achei tosca , foi ele ter falado essa frase , porem msmo se ele agisse ao invés de ter falado isso, acabaria do msmo jeito. e de toda forma não é como se ouve-se um Joel no mundo , se passou 4 anos , sem ninguém ir atras dele nem nada , 4 anos de "paz" digamos , então entendo mt bem o ocorrido, ate pq aconteceu a msma coisa com a Abby e msmo assim ele não se ligou ate um certo ponto , então é difícil de acreditar q alguém iria tão longe só para isso .

    • @gabrieljorge9310
      @gabrieljorge9310 4 года назад +1

      Porra mano no começo do primeiro jogo ele rejeita carona pra uma família no início do apocalipse, n tem desculpa cagaram no personagem e ainda deixaram no ar que ele era gay, cuspiram na cara dos fans

    • @victormedeiros4246
      @victormedeiros4246 4 года назад

      @@MiguelitoPlanet muito bem observado.

    • @strangeman3916
      @strangeman3916 4 года назад +1

      @@victormedeiros4246 O ridículo é que o Joel estava no local exato da horda,na hora da horda, encontra justamente a garota que quer matá-lo , que o leva pra uma mansão que ele já conhecia, mas que estava habitada recentemente por um grupo de estranhos, vai no meio da sala, e fala o nome dele. O jogo pode ser bom, mas a morte do Joel é pura conveniência.

  • @robsongarcia9156
    @robsongarcia9156 4 года назад +11

    20:12 - Você tá falando do controle pro do metendo shit que você comprou neh kkkkk senti isso kkkkkkkkkkk

  • @playerrahgs
    @playerrahgs 4 года назад +101

    Resumindo: Gameplay nível GOTY, história nível jogo de fórmula 1. Decepcionante.

  • @blackmambagyn
    @blackmambagyn 4 года назад +40

    Todos os aspectos da história foram perfeitos pra mim, inclusive a morte do Joel. Toda construção do cenário da morte é realista e bem escrita, não há nada de glorioso na morte, não tem que ser em batalha ou nada parecido, esse é um jogo embasado no realismo e a morte na vida real é sem graça e sem aviso, a única coisa que se tira dela é frustração e dor, nada de glória.
    Toda a correria com a invasão dos infectados os leva desesperadamente aos WLF, sugiro gentilmente que assista novamente a cena, não há tempo pra eles pensarem. Também não há motivo pro Joel deixar a moça morrer sem saber quem é ou o que está fazendo ali, não há porque ele condená-la em tão pouco tempo e em meio ao total desespero da invasão.
    No momento que estão seguros já dá pra perceber a desconfiança no olhar do Joel.
    Assista a cena novamente, irei fazer o mesmo agora na busca pela platina pra verificar esta primeira impressão que tive.
    De resto, quanto à história eu concordo plenamente, inclusive eu nem percebi que o Lev era um personagem trans, em nenhum momento o jogo quer esfregar isso na cara de ninguém.
    Aquele final em que a Ellie percebe que perdeu a única coisa que a ligava ao Joel, que era tocar violão, na sua última gota de vingança, foi absolutamente genial.

    • @fabsbento
      @fabsbento 4 года назад +1

      Dá pra perceber que Lev é mulher quando, nas primeiras batalhas com os Cicatrizes, a chamam de Lily(se não me engano. Agora o nome fugiu a cabeça) e fica mais claro na conversa entre Abby e Yara.
      Ela diz que Lev queria ser uma guerreira como ela, mas havia sido prometida em casamento.

    • @rapace6183
      @rapace6183 4 года назад +5

      Bruno, sua avaliação foi perfeita. Para os jogadores, Joel e Elle são especiais, para o mundo de The last of us são só vidas comuns, vítimas, sobreviventes, guerreiros, não importa... Pode ser imune só vírus, mas não a atmosfera desse mundo. O que foi feito com o Joel, provavelmente ele e o Tommy fizeram com outros (já sabemos parte do que fizeram pra sobreviver). Tenho minhas reservas ao aspectos ideológicos do jogo, mas o jogo só se tornou o espetáculo que é pelo realidade nua e crua, pra mim, a morte de Joel foi exatamente fruto do mundo em que vivem: uma morte bárbara. Essa história de "morte gloriosa" é pra outros jogos. Minha opinião.

    • @blackmambagyn
      @blackmambagyn 4 года назад +1

      @@fabsbento Caramba deixei passar essa. Percebi melhor agora na segunda gameplay.

    • @GalaxyTrooperable
      @GalaxyTrooperable 4 года назад +2

      Ótima análise, concordo em tudo

    • @blackmambagyn
      @blackmambagyn 4 года назад +1

      Acabei de confirmar, assistam a cena novamente, não tinha como o Joel escapar da situação. Era os WLF ou os infectados.

  • @sewam1
    @sewam1 4 года назад +42

    Acho que eles queriam surpreender, e dar mais realismo ao jogo, sair dessa coisa de que o herói é invencível, não envelhece nem morre, as cenas tristes (muito tristes) não tiram os méritos desse jogo fantástico. (esse jogo não é um conto de fadas)

    • @slash1635
      @slash1635 4 года назад +1

      Mas a forma como foi contada nao foi a das melhores..

    • @xande9957
      @xande9957 4 года назад +2

      Cara é exatamente oque eu penso. esses critícos estão tão acostumados com fã service que nem percebem que o problema não é do game e não deles.

    • @jvfe287
      @jvfe287 4 года назад +1

      Cara larguem de ser burros,não queremos histórias felizes e histórias tristes não são boas só pq são tristes

    • @funkyballscat3148
      @funkyballscat3148 4 года назад

      O Glenn do the walking dead teve uma morte assim, mas não foi bizarro como a do joel e todos aceitaram....

    • @guilhermequiulo1031
      @guilhermequiulo1031 4 года назад

      @@jvfe287 e a história do tlou 2 é boa mas não porque é triste, é porque te faz refletir muitas coisas

  • @esgamerpoint
    @esgamerpoint 7 месяцев назад +1

    Um dos pontos que mais me pegou foi a morte do Jesse, achei ele um personagem com um baita potencial... Mas leva um tiro na cara e acaba por ali 🙁

  • @krepister_
    @krepister_ 4 года назад +60

    Na minha humilde opinião, eu trago um proverbio bem antigo. "Homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis." Após tanto tempo calmo em Jackson, sem ataques, o Joel acabou por virar um homem mais calmo, por isso ele aceitou ir com a abby para a casa deles. Não esperava alguém querendo atacá-los anos após o ocorrido.

    • @ytallobdez21
      @ytallobdez21 4 года назад +7

      Além do calor do momento, pois os mesmos estavam fugindo de um bando de infectados.
      Vi muitas pessoas dizerem "o Joel nunca falaria o nome dele", e de fato eu acredito nisso, porém como o Tommy, um cara muito sincero e que se preocupa com os outros, já forneceu informações e até mesmo ajuda para o grupo da Abby. Sinto que faltou interpretação da galera nessa parte.

    • @Paparazzi_BR
      @Paparazzi_BR 4 года назад +4

      Essa frase deveria começar com: "Tempos difíceis criam homens fortes".

    • @nathaliagoulart3
      @nathaliagoulart3 4 года назад

      Sim, pode ser isso também. Mas a galera também esquece que o Joel já está velho. Ele não tem o mesmo pique de anos atrás, então acho sentido que ele tenha morrido sem muitas condições de luta.

    • @krepister_
      @krepister_ 4 года назад +1

      @@Paparazzi_BR exato, como foi o Tommy, voltando a querer matar todo mundo.

    • @miguelpereira1549
      @miguelpereira1549 4 года назад

      Bom ponto

  • @newtonmouramedeiros1772
    @newtonmouramedeiros1772 4 года назад +30

    1°: O Joel não é nem vilão nem herói, ele é um sobrevivente e faz o que tiver para a sobrevivência dele e de seus próximos
    2°: O Joel fez o que qualquer pai faria com seu filho(a)... se fosse a Abby que tivesse a imunidade , o pai dela provavelmente faria a mesma coisa, inclusive tem um diálogo sobre isso
    3° O que mais fode o psicológico é que a Abby é como a Ellie, uma pessoa que perdeu as coisas e pessoas que mais amava e busca vingança a qualquer custo, ambas são boas pessoas, fizeram coisas boas e ruins
    4° é muito, mas muito difícil aceitar a Abby como uma boa pessoa, por que ela matou uma pessoa que durante anos e anos a gente construiu um vínculo imenso, mas se por um instante vc pensar no lado da Abby, as coisas mudam

    • @joaozinhomcflydomingues4075
      @joaozinhomcflydomingues4075 4 года назад

      Abby personagem sem carisma.
      Ela mata friamente e nem sente remorso tanto q ela mato gente do próprio grupo pra salvar Lev.
      Completamente sem nexo.
      Depois matou só joel e deixou ellie viva não tem minimo sentido!!
      Como q ela tem capacida de matar pessoas q ela cresceu junto, comeu, fez vínculos e poupar ellie q era pessoa q causou morte do pai dela.
      História muito ruim e morte do joel foi pior ainda mudaram completamente o personagem pra colocar ele naquela situação.
      Ellie matou um monte de gente inocente dos lobos sem um pingo de dó mais no final não conseguiu matar Ebby é muito ridículo kkkkk
      Deve ser por isso q desenvolvedor e criador do 1 não quis participar do 2

    • @Over_Game.
      @Over_Game. 4 года назад +2

      @@joaozinhomcflydomingues4075 bem mano... isso é tudo uma frase de *amadurecimento* . Personagens tando a Elie quando a Abby estavam cegas pela vingança e no decorrer do jogo amadurece. Mesmo a Elie no final querendo a vingança ela não mata a Abby, ela trocou tudo por uma vingança, e é isso que o jogo quer mostrar. Até onde você vai pela vingança

    • @victorf6672
      @victorf6672 4 года назад +2

      Isso mano, não é querer tornar a Abby uma heroína, ela não é, nem a Ellie que também matou uma galera gigante, é humanizar ela, mostrar que nem ela (nem ninguém) é um monstro desprovido de qualidades e complexidades.

    • @montemor599
      @montemor599 4 года назад +2

      @@joaozinhomcflydomingues4075 cara a própria Abby não gosta do grupo dela,ela não gosta dos WLF
      Ela tá lá só pq e o jeito q ela conseguiu de sobreviver.
      Ela acha errada as decisões do issac

    • @edacacdx416
      @edacacdx416 4 года назад

      vagalumes eram terroristas sequestrando e assassinando pessoas para fazer experimentos e eles já provaram com crianças que eram imunes como ellie e foi um fracasso que isso está escrito no diário de marlete no primeiro jogo que Joel estava correto

  • @prodigy085
    @prodigy085 4 года назад +96

    Motivo pelo qual o jogo me decepcionou:
    O jogo falhou em não dar uma introdução de início a Abby, apenas sabíamos que ela tinha um desejo de vingança com o Joel, o motivo n sabíamos, logo, n criamos empatia com a personagem da Abby, e por esse motivo fica muito broxante jogar com ela logo no início, até 5 horas de gameplay n sabemos o motivo da vingança e torna as partes seguintes entediantes, nos deparamos com áreas gigantescas somente com exploração e nada de infectados, algumas horas depois a Ellie vai em busca de vingança, luta pra crlh, daí tu já tem em mente "Bora fuder essa Abby, só bora", daí chega o final e a Ellie dá uma de Seu madruga "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena", e não venham com essa de "Ah, mas ela viu que a Abby estava certa e só matou o Joel pq ele matou o pai dela", cara em um mundo pós apocalíptico n existe mais razão, enfim, essa é minha opinião, por mim seria melhor n ter existido a parte 2.

    • @MeloBrunno
      @MeloBrunno 4 года назад +18

      Po mano, discordo muito. Qual a graça de matar uma pessoa nas condições que a Abby tava?! Qual a recompensa que a Ellie teria isso? Se sentira melhor por ter vingado a morte do Joel? Desde que a Abby se vingou ela só se fudeu, perdeu tudo que tinha e foi parar onde parou, a Ellie idem, perdeu toda sua “família” e sua vida virou de cabeça pra baixo. O jogo passa o tempo inteiro tentando mostrar que a vingança nem sempre é o “certo” a se seguir. A Abby matou o Joel e fudeu toda sua vida dali pra frente, ficou completamente sem ninguém... até que ponto essa vingança recompensou ela saca? Talvez se não tivesse feito isso não teria desencadeado tudo que aconteceu... o ponto do jogo é esse. A Abby poupou a vida da Ellie 2x, poupou a Dina que tava grávida etc. Se naquela cena a Ellie matasse a Abby qual seria a satisfação? Teria condenado a morte o garotinho e analisando esse comportamento poderia ser consideradada uma “vilã”. É só ver o que ela fez o jogo inteiro, até gestante ela matou... Esse final impediu que ela se tornasse uma vilã aos olhos de quem jogou o jogo...

    • @Guilherme-uc8pe
      @Guilherme-uc8pe 4 года назад +17

      Achei forçado o final. Ellie tinha construído uma família, tava tranquila. Ai decide que quer se vingar, vai pra puta que pariu achar a Abby e no final desiste. Fora que pra chegar até em seatle e achar o aquário demora pra caralho, ai pra ir pra california chega em uma cutscene.

    • @David.Faustino
      @David.Faustino 4 года назад +3

      Melhor análise que eu li até agora. Principalmente em relação a ser obrigado a jogar com um personagem por 5 horas que você não tem empatia nenhuma e somente bem depois colocar a sua motivação para o jogador!

    • @David.Faustino
      @David.Faustino 4 года назад +11

      @@MeloBrunno Cara, a Ellie é vilã. A galera tá tão cega pela torcida que se cegounde toda a matança gratuita que a Ellie fez. Matando, inclusive uma mulher grávida, que era super do bem, professora de crianças, gratuitamente. Tudo por conta de vingança.

    • @matheuscezar5264
      @matheuscezar5264 4 года назад +2

      @@David.Faustino na hora de torturar o joel , a grávida tava la tbm, tbm foda se, ellie traiu o joel

  • @GasparGames
    @GasparGames 4 года назад +45

    Não aguento mais ler esse nome: "lacração" na minha frente... Parece que minimiza tudo...

    • @mob7023
      @mob7023 4 года назад +14

      @NICANOR NETO DE ALMEIDA ou talvez por q o jogo tenha matado a porra do protagonista , pra impor uma agenda política forçada

    • @mob7023
      @mob7023 4 года назад +11

      não teriam esse ódio que vc fala se impurrassem seu viés político guela a baixo nos fãs do jogo .. papo de a vingança nunca é plena mata a alma e envenena não cola em um mundo pós apocalipitíco

    • @mob7023
      @mob7023 4 года назад +11

      abby ta ai nesse jogo só como representante do feminismo , meu ódio não é dela em si mas sim do diretor do game , em fazer isso com a história do game , ta virando modinha enfiar progressismo em tudo .

    • @mob7023
      @mob7023 4 года назад +8

      @NICANOR NETO DE ALMEIDA o jogo faz questão de aborda temas , como feminismo , racismo , criticas a religião , lgbts ,drogas , trans , se vc não sabe isso é claramente viéis progressista de esquerda , e ainda empurram a porra de um velho homofóbico e um preconceituiche pra usar como escudo ...depois reclamam pq ta saindo filmes como pequena sereia negra , as caças fantasmas , jaja sai o filme da Ramba tb ..

    • @mob7023
      @mob7023 4 года назад +3

      a abby caiu de paraquedas no jogo , filha de npc que matamos no primeiro jogo , que acaba virando protagonista , pq desconstroem a personalidade da ellie e do joel , pelo menos se compararmos ao primeiro game