Paulo Knapp Demonstra uma Sessão de Terapia Cognitivo Comportamental - TCC
HTML-код
- Опубликовано: 21 ноя 2024
- Filmado no Congresso CCE - 2010
Editado por Vitor Friary
Psicólogo Clínico e Supervisor em Terapia Cognitivo-Comportamental
Diretor do Centro Mindfulness de Redução de Estresse
www.brasilmindfulness.com
WWW.VITORFRIARY.COM
(21) 2625-6553
Cursos em Mindfulness, e tratamento psicoterápico em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness e Terapia da Aceitação e Compromisso
2:19 o Dorian apresenta o problema
4:00 o terapeuta começa o questionamento socrático
6:40 o terapeuta continua o questionamento rumo a levantar novas hipóteses
18:00 ele engaja o paciente em soluções de problemas
Isso se chama interatividade.
@@rightway8664 Vc é psicólogo?
@@rightway8664 Isso se chama sessão de terapia
Certíssimo
isso se chama técnica terapêutica na elaboração conjunta entre terapeuta e paciente.
Para quem criticou a "sessão", muito provavelmente, para preservar o sigilo de seus pacientes, o profissional que criou o vídeo, deve ter retirado o enredo de algum romance Inglês do século XIX; justamente para não correr o risco de alguém se identificar com a história. O objetivo foi demonstrar como funciona!
Concordo totalmente. É um roli play maravilhoso.
Se trata de uma adaptação dramatizada da obra "O retrato de Dorian Gray" (Oscar Wilde).
Oscar wilde🤎
@@fabiosantos5359 Muito bom por sinal kk
Fantástico
O psicoterapeuta Paulo Knapp faz uma demonstração de uma sessão de Psicoterapia Cognitiva, cuja abordagem é objetiva,bem embasada e focada!
vai nessa que todo paciente vem assim; admitindo erros com clareza, simpatia etc, na prática o buraco é mais embaixo
mas isso é só uma encenação da estrutura da terapia
ÓBVIO, e claro q vc n percebeu nd
Como assim ? Pode ser mais claro?
@@cassiaviveiros754 aí nem merece resposta sua lerda
Joel Alves Brás ok obrigada 🙏
Importante salientar que outra pessoa em processo terapeutico não passará exatamente pelos mesmos passos desta sessão, o profissional pode identificar necessidades diferentes
isso é óbvio...
@Lívia Monielly • Exatamente.
Sou assinante do Canal de vcs!!! Admiro MUITO a Psicóloga Marisa em todos os seus vídeos! Aprendo muito!!!
Dra Marisa amo seus vídeos ,suas explicações são fácies de entender, gratidão pelos seus vídeos.
Cada caso é um caso. Aqui mostra-se apenas um exemplo de técnica de intervenção.
Cada profissional, cada abordagem, tem uma forma de atuar e o que importa no final é o quanto o cliente pôde ser ajudado!
Concordo. Penso que é um problema de adaptação. É preciso encontrar o terapeuta certo para cada pessoa.
TCC demonstra mais eficácia!
@@eric_20075 trabalho com TCC e gosto muito, mas vejo que além da abordagem tem outras variáveis que interferem também =)
Questionamento socrático, o fundamento da psicoterapia e da alteração do pensamento.
Vídeo fantástico. Gostei particularmente de como o profissional pontua os defeitos do paciente, ao mesmo tempo que enaltece outras características como a coragem
Quais as intervenções utilizadas por ele neste nesta sessão?
@@ailtonamorim-gj1mr
Principalmente o questionamento socrático, descoberta guiada, empirismo colaborativo e resumo. São habilidades de manejo clínico da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Legal porque coloca um exemplo de questionamento socrático, hipótese diagnóstica e sugestão da terapia cognitiva comportamental na prática, gostei....
acho que o Dorian começou a enxergar que a indiferença das pessoas para com ele é a indiferença dele para com as pessoas.É a projeção de si mesmo nos outros, mecanismo defesa amplamente usado por quem ainda não consegue interiorizar-se. O esforço de mudança aqui é fundamental, e a humildade em admitir isso o ajudará muito!!!
Mas a indiferença dele para com os outros tem como origem, a indiferença ou a falta de seus pais, que ele aí sim projetou nas outras pessoas, o que estava nele criado pela ausência dos pais
@@juliosampaio3328 Eu acho que ele é só mais um burguês mimado.
Shirley Fortunata, muito bom seu olhar .
@@juliosampaio3328 bem isso é uma hipótese, até por não ter trago aspectos do passado, porém pode ser apenas uma pessoa narcisista, onde se acha superior a todos e esse padrão de comportamento faz com que os demais se afastem.
@@marcelloalves6664 narcisismo, criado assim em um ambiente onde seu ego fora inflado, que tem que ser ou que sempre foi melhor e superior aos demais, tanto que uma frase importante dita: " me retiro da mesa quando o assunto não é digno de minha presença "
O paciente fictício acima procurou ajuda pelo incomodo que ele tava tendo em relação a indiferença da sociedade para com ele. No problema apresentado acima, ele mesmo identificou que a indiferença parte dele para com o próximo. Uma terapia é isso, orientar (numa maneira provocativa) a pessoa identificar seu próprio problema e assim tentar corrigir. Aqui o paciente relatou incômodos do presente, mas a terapia vai muito mais do que isso. O terapeuta vai conseguir resgatar situações do paciente que vem desde a infância. A indiferença dele hj com as pessoas pode ter sido consequência de algo que ele vivenciou. Somos espelhos da nossa criação, ou seja, no caso dele podemos pensar que a indiferença veio da ausência de um pai, ou da propria mãe, ou de alguém que ele amou muito. O paciente procurou ajuda para uma situação, mas o problema dele vai muito mais do que isso. Muito bom esse vídeo. Criadores estão de Parabéns.
A abordagem que irei escolher para a minha vida profissional! Objetiva, embasada e prática.
Qual será a sua área de atuação?
Adriano Ortiz Benítez Faço Psicologia, mas ainda preciso decidir.
Hans Schultz, como analisando eu nunca gostei dessa abordagem. Excessivamente superficial, empírica.
O grande problema é que, diferente das máquinas, o homem não é Objetivo, Embasado e Prático.
@@sibido Que retórica mais descabida. A teoria, abordagem em si, é de cunho científico e por isso valorizo tais atributos, não que necessariamente o meu objeto de estudo também seja.
Indubitavelmente, uma experiência de aprendizado significativa. Confesso que, ao abordar a conduta, reconheço que, se estivesse na posição desse profissional, talvez não possuísse a sabedoria necessária para buscar integralmente todas as informações, tampouco permitiria que o próprio paciente refletisse sobre si mesmo. Poderia, inadvertidamente, incorrer no julgamento precipitado, diagnosticando-o com outras questões e contribuindo, assim, para a crítica infrutífera que não conduz a qualquer destino edificante.
Veja (ou reveja) no vídeo o uso constante do questionamento socrático, isso ajuda muito a não fazer afirmações que podem ou não ser verdadeiras para o paciente.
Cada um tem sua singularidade a ser trabalhado e a direção do das sessões que o profissional irá conduzi-lo.
9:21 exatamente como ocorre , observe que a pessoa diz uma coisa e na verdade o que ele pensa se difere , mas o psicologo então nota e pontua isso . (O paciente diz Não conseguir ser indiferente) já em 14:40 começa a narrar algumas características indesejáveis e que antes não falou, após a observação que o psicólogo teve que faltava algo . Depois de narrar algumas coisas ele pede exemplo para avaliar a que nível se diz ser algo já que depende muito das crenças de cada um . A abordagem está indo muito bem , e não existe informalidade como assim alguns enxergam , mas o contexto é esse e devemos em alguns casos " espelhar" o paciente para criar um vínculo terapeutico. Em 19:54 embora necessite criar empatia não devia " achar" nada e justamente esse é um dos grandes desafios na atuação do psicologo . 23:49 Indiferença causa uma indiferença que incomoda . TCC , se focando na mudança de atitudes. Legal.
Fantástico a forma didática de exemplificar uma hipótese e o método de um caso. 26/08/2024
Belíssimo role play ❤️ TCC é apaixonante!
É incrível como tem pessoas assim. As melhores coisas do mundo é saber que tudo que alguém fala, pensa ou acha sobre mim, jamais me definirá. Respeito ao próximo e o começo de um grande relacionamento. É de suma importância também entender que habilidade é algo fundamental para se chegar ao topo do sucesso assim como entender também que apenas o bom caráter poderá me manter neste mesmo topo. Devemos refletir diariamente sobre quem somos o que somos... Onde estamos com quem estamos e o que realmente queremos para nossas vidas. Sabe de uma coisa? As respostas para tudo isso está em nós mesmos.
😉👍🏼
"Reação das pessoas às atitudes suas"... O ponto para virar a chave
De fato! E peço licença para refletir a partir do seu comentário que me chamou muito a atenção; quando a pessoa vira a chave e passa a ouvir mais o outro, dar mais o ombro para os outros repousar a cabeça em prantos, e se permite contribuir com o desenvolvimento do outro, ela não se preocupa com a atitude negativa dos outros, porque entende que o outro também está numa fase de desenvolvimento.
Muito bom e da pra observar muito bem a parte comportamental e busca de recompensa. Os reforços positivos, negativos e a punição. E também a parte de interpretação cognitiva do sujeito frente a situações diferentes. E a busca de empirismo muito presente. Show
Gostei muito, valeu! Todos somos inadequados de vez em quando, uns mais, outros menos, mas sempre precisamos melhorar e o bem e a alegria de todos deve ser a nossa meta
É um exemplo de paciente bem colaborativo.
ne kkkkkkkkk
Buscar evidência para saber se é sua atitude que afasta as pessoas é muito importante e faz com que o cliente tenha convicção do que precisa ser mudado.
Ao dar essa tarefa para o cliente, o terapeuta dar oportunidade de testar uma suposição.
Amei vou me policiar muito nas minhas atitudes seja ela positiva ou negativa isso as consequências influência nas nossas vidas .😍eu sou um pouco intolerante também mas tô yravalhando muito esse meu comportamento para melhorar como pessoa.
Excelente demonstração de sessão terapêutica.
Gostei da sessão! Hoje tenho terapia! Gostaria de ter amigos. Porém não sou muito sociável. Sou muito tímida. E tenho medo das pessoas, pois já fui traída pela família, amigos.
Dora, timidez não é problema , isso é superavel e curável, a psiquiatria tem colocado como doenca" transtorno anti social" mas isso não é verdade.
Durante minha infância fui totalmente tímido, hoje seria considerado lunático, louco , esquizofrênico , mas era só o ambiente que fui criado , filhos de gauchos de 1912 e militares, nunca meu pai deixou brincar com os outros, com 19 anos corria das gurias e entrava debaixo da cama, despois que fui para o quartel que comecei a mudar, hoje sou ministro do evangelho, teólogo formado, palestrante, terapeuta, mas sim eu poderia facilmente te ajudar
Embora eu seja de outra abordagem, estou muito agradecido de ter encontrado este vídeo. Minha linha se diz profunda, mas por ser profunda, considera o raso ser profundo do profundo. Aprendi com essa exposição, gostei de ver a ação do terapeuta. Muito obrigado.
Interessante seu comentário sobre a abordagem TCC. Digo isso porque eu achei uma sessão muito rogeriana (Humanista de Carl Roger) e só achei que teria a ver com a TCC quando o psicólogo propõe uma mudança de comportamento arrogante. O que você achou?
Qual sua abordagem?
@@silvanat.4306é porque a TCC traz elementos do humanismo. Rogers, Gestalt...
O ator é muuito bom
Se fosse uma situação real penso que um paciente assim teria mais dificuldades de olhar para si mesmo e enxergar esses defeitos
Sim, ele é um clássico gentleman conservador inglês, normalmente eles são bem do tipo de rico clássico e normalmente são bem narcisistas, o que provavelmente ia deixar mais difícil pra ele interpretar esses pontos negativos, já que pra ele não o são.
Sou Pastor Bruno Monteiro Nunes
Esse vídeo é muito bom, estou fazer o curso gostei muito dessas informações.
Muito bom . Obrigada por compartilhar essa experiência ❤
eu não tenho paciência para vídeos longos mais o meu interesse por vídeos antigos passou por cima.
Ótimo video! Interpretação fantástica!
A sessão é do paciente o terapeuta somente conduz de forma a dar clareza nas questões problemas e nas possíveis soluções de melhorias nos comportamentos. Gostei muito, parabéns!
*Sessão
*terapeUta
Muito bom!! Excelente vídeo. Condução em Terapia Cognitivo Comportamental fantástica!!👏👏👏
Terapia Cognitivo Comportamental, minha escolha, sem dúvidas!!!
Parabéns foi muito benéfico pois tive uma visão como é um trabalho de um profissional dessa área que é tão oculto para nós
O paciente é um excelente ator .
Kkkkk onde eu vim parar
Percebe-se melhor isso ao se assistir o outro vídeo, em que Dorian consulta-se com um psicanalista. O ator se virou nos 30.
@@psicologia_e_reflexao onde tem esse video?
@@ilantonio32 No meu canal fiz uns cortes e comentários. E coloquei o link do vídeo original.
"Voçê diz que o homem tem que ser independente mas ao mesmo tempo se preocupa com a opinião das pessoas" [...]
''VOCÊ'' , não mate o português, obrigado!
Gente, é só uma demostração. O q q vcs não entemderam?
@@lucasferrari9613 agradeço. A propósito, após você digitar "VOCÊ", existem erros de espaço e vírgula na sua escrita.
Excelente! Obrigada por compartilhar!
Este vídeo tem 10 anos 😮❤👏👏👏
Achei tudo muito bom e interessante a parte em que o psicoterapeuta faz o reforço positivo em relação aos defeitos valorizando a coragem dele procurar ajuda e que é possível melhorar e modificar os defeitos .
Perfeita entrevista,me coloquei em todas as situações sitadas e consegui me despertar, E criar uma forma em q a situação mude ao meu favor.Obrigado .
Obrigada* você é uma menina
Interessante e didático para estudantes e mesmo professores. Gostei
engraçado ver tanta gente dizendo que a sessão é superficial..... se trata todo um caso em uma única sessão??? Por favor né.....vamos baixar o grau critico
Afinal, é uma demonstração. Mas a depender da habilidade do terapeuta dar pra aprofundar, como no caso Gloria do Fritz Perls (Disponívvel aqui no youtube)
Corretíssima .
Muito bom esse vídeo 😊
Fantástica. Quando a gente começa a prática clínica, por mais que estejamos na direção certa, temos uma certa insegurança. Essa demonstração, ajuda muito, principalmente, na elaboração dessa insegurança. Lembrando que as supervisões são fundamentais para ajudar nesse processo de insegurança, muito comum no início da prática clínica.
Verdade. Estou cursando o 10 período em psicologia, e com os estágios, sinto insegurança e incerteza.
Dessa forma, busco estudar e buscar conhecer melhor a abordagem que escolhi, a TCC. para que eu sinta segurança nos atendimentos.
sensacional o manejo da técnica e a postura do terapeuta. Inspirador. Obrigada.
Excelente vídeo, deu pra ter uma noção muito boa de como agir diante de uma terapia.
Eu maratonaria uma série nesta linha
adorei esse vídeo!!! Parabéns!!
Já tinha visto esse vídeo no curso, é ótimo para o entendimento da TCC.
A melhor coisa é nao ligar p q os outros pensam, vc dorme q é uma beleza!!
No TCC se trabalha a autoanalise do comportamento e suas reações. Na psicanálise, se trabalha a origem desse comportamento e a pessoa tem uma clareza de onde elas vem e a percepção do que ela causa na pessoa e nas pessoas que a cercam
E é por isso que eu sou uma grande admiradora da psicanálise.
Genial - assisti duas vezes - muito interessante !!!
Muito bom!! TCC cara vez mais me atraindo.
Baseado no livro: o retrato de Dorian Gray
Olha que 😎 adorei.
kkkkkkk, eu adorei o vídeo.
Intervenção terapêutica maravilhosa, 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
é realmente muito lindo!
Gostei das vestes, e a linguagem bem que podíamos nunca ter decaído tanto na questão da moral, em fim em tudo.
Amei esta abordagem terapêutica.
Caramba. Que vídeo bom.
Seja bom as pessoas...voce vai ser querido❤❤❤❤❤
arrasouuuuu faça mais video assim 👏👏👏👏👏
excelente, por mais vídeos assim.
Para os críticos, vale lembrar que cada um vai desenvolver seu trabalho de forma diferente o importante é o resultado do trabalho que é aplicado cada um é único.
Eu estou assustado com a quantidade de comentários com um tom agressivo, não é possível....
Um exemplo muito esclarecedor! Ótimo
kkkk adorei a atuação e na hora que ele interage com a platéia
Perfeito a TCC, nossa amei demais essa entrevista .
Se avaliar o que eu tou fazendo pra melhorar , reconhecer seus erros é refletir sobre tudo.
A TCC faz isso com as pessoas , ela faz essa avaliação de como eu sou, ela ensina o paciente ser o seu próprio terapeuta de sua vida.
Não tem receita pronta, kkkkk.
Amo a psicologia, minha abordagem TCC de paixão
Qualidade esse material, muito bom os dois. Grato. Palmas!!!
SENSACIONAL!!!1
Amei 🥰 Dorian Gray é um dos personagens que gosto de analisar
Sensacional!
Genial. A partir do personagem da literatura Dorian Gray,que sabemos ser um pulha, mau caráter, devasso, assassino e hedonista, o terapeuta constrói uma entrevista terapeuta que, aceitando a "verdade" do paciente termina estabelecendo uma relação empática e alguns reconhecimentos!
concordo contigo
Não entendi os comentários de vocês. Pode esclarecer melhor para mim?
Fantastico !!!!
o cara é bom
Excelente esse vídeo!
👍👏👏👏Excelente!🌻
Amei!😍💖
excelente. Estou descobrindo o TCC.
Muito interessante
Ele quer ser indiferente, mas a indiferença o faz tanto mal 😂😂😂
Quantas vezes ele repete: "tenho a vida regrada"
Cai prá mim nossa um teatro da minha história vou mim analisar meus plobelmas . parabéns
Pois é, cabe ao terapeuta apontar contradição, técnica de intervenção. Por isso que ele tá na terapia
Aí vc está penalizando ele de novo.
perfeito esse video
Mas eu não entendi uma coisa, se ele tratar a arrogância, a intolerância e etc... ele realmente vai deixar de provocar atitudes ruins das pessoas. Mas veja que para ele, pelo menos no início, esse não era o problema, ele não se importava com o que as pessoas diziam dele, e sim o fato de ele estar se importando com isso. Vejam que o tratamento não foca o centro do problema, ele reduz o ruído para que o problema diminua. Teoricamente se ele começasse a ter boas atitudes, as pessoas poderiam começar a falar bem, e isso também seria um problema para ele, pois a principal queixa é que ele se importa com que falam dele. Se eu o tivesse entrevistando, acharia de extrema importância saber se: E se falassem bem de você, vc estaria aqui? O seu problema é em ter a interferência do que falam de vc ou a interferência dos que falam "mal" de vc?
Muito bem colocado, No meu entendimento simples o correto seria tratar a incapacidade dele de ser rejeitado, por que ele se incomodou ao ponto de procurar ajuda, o profissional precisa trabalhar também uma forma de aceitação critica, tratando-a como algo natural do ser humano no qual é a realidade que do contexto , e não apenas mostra que foi rejeitado por determinada conduta, e se ele mudar seu modo, e ainda assim ser rejeitado, é normal alguém não gosta de você só pelo fato de ser você, certamente iria ser uma confusão mental, se ele não tiver a capacidade de administrar isso.
Perfeito!
Caminho Chegada Caminho Chegada mas vê que ele não induziu o rapaz a nada, ele simplesmente clareou pontos de dualidade, insegurança e questionamentos. E um ponto bem mais importante, ele está se expressando perfeitamente quando diz que não queria se importar tanto com o que falam e sentem em relação a ele? Vivendo e tendo a necessidade do convívio social, ele simplesmente não está querendo se sentir mais seguro com relação ao que ele sente as outras pessoas? A vontade dele de não querer se incomodar a opiniões alheias me soa muito banal, beirando a uma patologia relacionada ao controle, e ao ódio que ele tem em sua visão de mundo e sociedade ideal. Muitas pessoas sofrem com problemas d comunicação, não ser entendido e não conseguir se expressar de uma foma correta é um caos tremendo. Depressão e isolamento são alguns dos fatores resultantes de uma má comunicação.
Muito bem colocada a resposta do Luiz Gustavo P. abaixo. O paciente fictício acima procurou ajuda pelo incomodo que ele tava tendo em relação a indiferença da sociedade para com ele. No problema apresentado acima, ele mesmo identificou que a indiferença parte dele para com o próximo. Uma terapia é isso, orientar (numa maneira provocativa) a pessoa identificar seu próprio problema e assim tentar corrigir. Aqui o paciente relatou incômodos do presente, mas a terapia vai muito mais do que isso. O terapeuta vai conseguir resgatar situações do paciente que vem desde a infância. A indiferença dele hj com as pessoas pode ter sido consequência de algo que ele vivenciou. Somos espelhos da nossa criação, ou seja, no caso dele podemos pensar que a indiferença veio da ausência de um pai, ou da propria mãe, ou de alguém que ele amou muito. O paciente procurou ajuda para uma situação, mas o problema dele vai muito mais do que isso. Muito bom esse vídeo. Criadores estão de Parabéns.
Mas esse incômodo dele em se sentir incomodado e querer ser indiferente , não seria devido a sua arrogância, um pensamento inconsciente do tipo : mas eu sou tão superior a todos e estou me importando com essas pessoas?
Porque incomodados quando nos caluniam ficamos mesmo, não?
Perfeito. Seria ideal se todos os pacientes fossem assim. Mas a encenação é tão óbvia, que tem uma pessoa no meio, passando no consultório.
Me indenfiquei, dá pra vê que ele quer conviver com essas pessoas, mas é preciso aceitar os incômodos em relação ao que pensam com relação a ele, por isso que ele não tolera, mas nesse caso como não consegue mudar a mente dos outros não tem saída. A não ser tolera los.
A simulação foi maravilhosa
Quem dera os psicólogos fossem assim..a Maioria ta osso.
Excelente! Amei
Perfeito, mas o que mais gostei e ser humano ai ser Döria rsrsrs muito igual a um que conheço pela vida em SP rs
Amei❤
Resumindo: a regrinha de ouro sempre será de ouro! " não façais aos outros o que não quereis que vos façam"
Só ideintifica no outro aquilo que tem em si, ou ja teve algum dia.
Parece que o psiquiatra é de 2002 e o paciente é de 1890
Psicólogo rs
Ele fala psiquiatra várias vezes
😂😂😂😂😂😂 vc eh engraçado. rs
Kkkkkk sim
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
É cada chicotada que o paciente leva aqui...rsrs...acredito que faz parte essas "chicotadas" em cada abordagem da psicologia, nem adianta achar que não vai sair chamuscado de alguma sessão terapêutica. Se for fazer terapia pensando que vai conversar com um amigo que concorda com tudo que vc fala nem vá.
Meu deus tô chocada pensando bem só Deus pra nós cura por que guando vemos nossas sombras até nós não gosta por isso deus diz amar o próximo cm a se msm tô passada cm esse vídeo MT bom
Os conceitos do paciente foram criados a partir de percepções vividas sob seu ambiente econômico, social e cultural, portanto fáliveis, porque não. A reação desequilibrada destas percepções induzem o sujeito a atitudes defensivas. Os efeitos, quando sufocam seu bem-estar, traduzem que algo precisa ser corrigido. Os reflexos obtidos a partir dos outros individuos de suas relações são os maiores indicativos. O exemplo da sessão, marca qual seria a atitude mais próxima desejável de um paciente que caminha para a sua cura, que é primeiro: a permissão para alguém mexer na sua "caixinha", segundo: perceber seus desconfortos e tratá-los adequadamente, antes de tornarem-se algo patogênico, e terceiro: adotar comportamento aberto e promissor na busca de seu auto-conhecimento.
Eu diria validar as emoções primeiro e como adequar essas percepções nesse contexto partindo do pressuposto que elas existem porque são parte do indivíduo. Ele parece ter uma identidade fragmentada. Nada precisa ser corrigido se faz parte de si mesmo. Difícil de ser aberto e promissor se algo está sendo criticado no meu comportamento por mais boa vontade que o outro tenha.
A terapia cognitiva cognitiva comportamental, preza pela sinceridade pelo imediatismo em que o profissional tem com seu paciente, interagindo totalmente com ele, diferente dos terapeutas comuns, que deixam o paciente fazer papel de monólogo. isso não é interatividade já o TCC é outra história.
Qual é mais eficaz pra melhoria do paciente?
@@ViniciusA.R a TCC é a que tem mais evidências.
Eu gostei muito
Ameeeei!!!
Muito bom. Boa demonstração. Parabems
Maravilhoso
Acho que o "paciente" já chegou pronto no psiquiatra. Ele fez a sua autocrítica e autoanálise , e o profissional praticamente não fez nada. Se o "paciente" é um aluno em conclusão de curso,parabéns. Já tá pronto pra atuar no mercado . Será um excelente profissional.
Vale lembrar que se trata de um paciente culto, e que antes ele havia enviado uma carta ao terapeuta amigo.
Há pacientes que já chegam com um bom grau de autoanálise sim. O que fará o analista nestas situações? Eis a questão. E foi bem colocada na peça.