O violonista mais completo que ja vi, foi o Rafael Rabello, Alem de muita velocidade, com sonoridade limpa, muita musicalidade e também eclético, tocava muito o repertório classico.
O bom mesmo é ver, ouvir e viajar pelos recantos mais desconhecidos da nossa alma. Levados pelos sons mágicos desses Brasileiros geniais e seus violões. E eles são muitos. Os melhores ??? Somos nós que temos o privilégio de chamá-los de conterrâneos.
Acho que as vezes são muitas comparações bestas e um dizendo que esse é melhor e outro é melhor, MDS Gente música não é Competição não pelo amor de Deus! ambos tem uma importância gigante na nossa música. Dois gênios.
@@alcidesaranjuez9869 Pra fazer tal afirmação você deve ser entendido mesmo do assunto e tocar muito melhor que o Yamandu,coisa que dúvido muito.Tantos artistas ruins no Brasil e vc perde seu tempo indo criticar os vídeos do Yamandu sendo que você aprecia o estilo musical que ele faz... lamentável da sua parte!
Sem querer ser o dono da razão, mas Raphael Rabello é, indiscutivelmente, o maior violonista brasileiro de todos os tempos. Yamandu é um espetácular violonista, mas Raphael foi gênio!
Que privilégio nós temos: Garoto, João Pernambuco, Canhoto da Paraíba, João Gilberto, Baden, Toquinho, Bozó & cordas, Dino, Paulinho Nogueira, Dilermano, Rosinha Valença, Eduardo Gudin, Cesar Faria e depois de todo este plantel ver surgir intrumentistas extraordinários, como Yamandu e Rafael Rabello. É para lavar a alma mesmo!
Eu vi o Yamandú ao vivo e digo: não pode haver alguém muito melhor do que ele no violão brasileiro; O Raphael Rabello era sobrenatural mas dizer que não há comparação entre os dois e que existe um abismo é um exagero, no patamar de ambos, as distâncias ficam muito pequenas para afirmações deste nível. E o pior de tudo é ver a coisa se transformar em guerra de estados, coisa boba mesmo, nível de discussão de quarta série.
raphael rabelo é o perfeito intuitivo "musico popular" misturado com o acabamento e a escola do violao erudito. isso ate o proprio yamandu costa diz, esse era o grande diferencial do raphael, podem ate nao gostar dele, mas quando ele toca sabem que é ele que esta tocando.
Dedícate al tenis jajaja Los que tenemos más de 20 años en esto sabemos que rabello es otro nivel Y por mucha ventaja Para que te des una idea con 26 años ya era considerado uno de los mejores del mundo Yamandu alos 20 y pico súper sucio tocaba ahora limpio bastante pero las composiciones suenan muy repetitivas y ya ni ganas de escucharlo da FIN
Realmente são vertentes distintas de violão, mas do mesmo quilate de gênios que pouquíssimos alcançam e com MUITO trabalho... Besteira a comparação rasa... É como dizer que o violão flamenco é melhor que o gaúcho ou o milongueiro... NADA DISSO! É tudo parte da belíssima e encantadora arte do violão! Parabéns aos dois jovens mestres que em momentos e nichos um pouco diferentes deixaram a marca de sua grandeza! E que o Yamandu Costa ainda nos brinde com muitas e muitas de suas fantásticas apresentações! Que a arte do talentoso gaúcho fale por si! Abraços!
O cara pode estudar 8hs por dia durante 15 anos, com certeza vai tocar muito bem, mas se não tiver o dom, não chega nesse nível, a forma que eles tocam é mágica, emociona o ouvinte, eles nasceram pra isso e obviamente praticaram muito tbm.
O pessoal tem que perceber que o Yamandu é gaucho, então ele toca um pouco mais sujo, mais selvagem. Não é q ele queira ser veloz. e ele era novo. Agora ele ja mudou bastante depois que foi pro Rio, e por questao de idade tbem. Saludos!
Os dois são geniais e são brasileiros poxa vida! Tem que parar com essa babaquice de bairrismo, isso apenas nos separa, fragmenta, enfim, nos enfraquace! Pois, que país tem a honra de ter esse dois gênios? Viva o violão brasileiro, referência mundial!
Baden, Raphael, Yamandu, Paulinho Nogueira, Toquinho, todos brasileiros, todos admirados e respeitados lá fora. Não existe o melhor, eles são os melhores.....Raphael tocou Paco de Lucia e por ele foi denominado como um dos grandes- Baden, bom ele é uma escola em si. Paulinho Nogueira um mestre genial e de igual genialidade. Yamandu vem inspirando muitos jovens, vem de uma origem de pampas.....tenho orgulho e administração por todos esses brasileiros
muito dificil comparar Quando escuto Rafael como por exemplo retrato em branco em preto ' me delisgo de tudo parece que arrepia por se tratrar musica viva ele esta ali em vivenciando cada nota 'cada melodia uma mais linda que a outra tornando uma obra de Arte realmente incrivel imortal' quanto ao yamandu qur tambem e um genio ten uma pegada tao forte que tabem e marcante a diferanCa e que ele absorve todas suas ideias e emocoes sentidas e as transmite para para seu instrumento com tanta garra e energia por isso muita gente confunde ...imagina so serafael tivesse vivo cada um deles seu alge da carreira os doi tocando pra cacete cruzes nao da pra imaginar bha seria um choque de duas galaxias musicais incriveis....
Hi !A great video, that's already in my favorites. I'm not Brasilian, but I play Brasilian music since 1981(with some breaks). I've started by Jobim,like many persons, but when I've discovered Djavan, he became my favorite musician,the one that I listen the more in a year in all styles of music.I've even bought his 2 songbooks,& had uploaded many of his songs.Didn't know Yamandu, it was "recommanded to me" cause of my tastes, and I'm happy to know him.Will search other videos.Thks for sharing.
Aprendi que quando você soma, o crescimento é aritmético... e quando multiplica é geométrico... Cara, acho que o mais devemos é agradecer por esses grandes representantes de altíssima qualidade... Por isso comparar apenas para tentar mostrar que um é melhor que o outro não é evoluir... Ambos são ótimos e grandiosos, por isso Gratidão total pela imensa qualidade de ambos... queria eu, ter 10% dessa qualidade musical.
Não há comparações devido os estilos diferentes. Cada um na sua. A simpatia individual fica por conta do gosto de cada ouvinte. O Rafa deixou saudades.
Eu também achava que ninguém alcançaria o Baden Powell no violão, mas a realidade é que isso nao se discute no campo da música, o negócio é ver a particularidade de cada um na relação com o instrumento, e vendo e ouvindo o Yamandu tocar ultimamente ,tenho chegado a conclusão de que se ele continuar ele vai sim se tornar um grande mestre, isto porque pelo jeito o cara gosta muito do violão, e também respeita os outros artistas e aprende com eles.
Compará-los e improdutivo é desnecessário, mas o nível que yamandu alcançou atualmente isso sim é sobrenatural , basta analisá-lo , acompanhando orquestras ou melhor sendo acompanhado , suas composições atuais , sua técnica , ele é um absurdo!!
Gostei de saber um pouco sobre a formação desses dois grandes músicos. Precioso o clipe do inicio, com Yamandu criança cantando com sua familia musica regional gaucha. Ja tinha muito carisma! Por sorte temos esses registros para curtir.
Só pra falaríeis esse vídeo não foi um comparativo e sim um pouco da história de cada um dos mestres, são maneiras e técnica diferentes, cada um se expressando como agradando coração.
Rafael e muito melodioso e não comete erros Yamandu teima em querer ser mais rapido do que realmente pode ser. Rafael violonista como dificilmente vai ter outro.
Eu achava isso. Mas cada violonista possuía sua própria bagagem. Raphael frequentou uma escola de violão rica em harmonia e que frequentava certa sofisticação no samba/choro que diferia um pouco da escola que serviu de base ao Yamandú. Mas o que o tempo provou é que o Yamandú é como um bom vinho, ao meu ver - Mais o tempo passa, melhor ele fica. Hoje, arrisco dizer que é o melhor no seu instrumento de 7 cordas. A referência mundial no instrumento. O tempo fez com que se libertasse duns vícios comuns a certa idade. Incorporou todos os gêneros possíveis e aprimorou demais a sua própria técnica. O que me deixa muito feliz é que a importância de um não anula nem um pouco a importância d'outro. Mais feliz ainda, pensando na semana de 22, uma espécie de refundação e de reafirmação cultural. Gnatalli, Villa-Lobos entre outros gênios contribuíram demais para essa rica escola que é a escola brasileira de música.
Vi o Raphael uma vez ao vivo e falando sério, sobrou pipoca! Mas tudo bem, ele tinha acabado de ter aquele acidente, e a emoção de ver o cara superava tudo. Yamandu pipocava um pouco há 15 anos ou mais. Já faz uns 10 anos que o cara ñ erra uma nota ao vivo. E de uns 5 pra cá ele nem toca mais tão rápido... no show todo tem só uns 2 ou 3 temas assim. Para mim o grande diferencial é a composição. Yamandu compõe, e é onde ele leva o troféu prs mim. Mas francamente é ridículo comparar músicos tão completamente diferentes, em origem, geração... Rabello era um pioneiro! Algo que poucos conseguem. E a sensibilidade dele ñ tem igual. Além disso Raphael é de formação mais erudita, Yamandu está mais pro popular.
No ha comparacao. Ninguem vai poder superar o Raphael. Morreu cedo, qualquer oitro violonistaxvai Ter o tempo que ele Nao TeVe. Por isto ele sempre Vai ser o mejor violonista do Brasil e do mundo. Reconhecido no exterior , por músicos internacionais
Concordo com quem diz um violonista nao tem nada vê com o outro yamandu e muito talentoso mais Rafael Rabello e daqueles instrumentistas que nace um cada 200 anos nesse mundo.
Porra, depois de ouvir esses dois montros, vou jogar meu violão pela janela! As vezes penso que o Brasil não merece esses e tantos outros gênios que surgem e que surgiram, pois não os valorizam, preferindo músicas (?) que não dizem nada e só fazem apologia à putaria. E para aqueles que comparam Yamandú à Raphael, um recado: Os dois são geniais e diferentes, graças a Deus. A única coisa que lamento é não podermos ter uma apresentação deles tocando junto. Seria o evento do século!! hehehehe
É bem como yamandu fala.. Lúcio Yanel tem um vigor mto forte é influência pra qq guri aki no sul em relação a violão... pra quem quisé eu tenho o disco novo dele.. Abraço
Yamandu Costa é um gênio. Alguns bobões ficam comparando com outros violonistas. A verdade é que Yamandu há muito superou rodos eles, embora eu não goste de comparações.Yamandu vai em todos os estilos e é virtuose em qualquer situação. É incomparável.Só não vê quem não quer. Não tem nada de malabarismo. Tem de genialidade profunda.
não sou Brasileiro , mas não sei se já houve um improvisador com tanto domínio e independência no violão Brasileiro como o Yamandu . comparar o Yamandu com Rhafael seria como comparar o Messi com o Cristiano Ronaldo ,o primeiro parece um Craque que vem da rua e o segundo ,um Craque que vem duma academia .
Taquito Militar é uma composição de Mariano Mores e não Mariano Morais como indica o video. Esta obra foi por ele composta em 1952 aos 34 de idade. Raphael e Yamandu: "Patrimônio Cultural Brasileiro"!!!
Não entendo tanto esforça para dizer que X é melhor que Y, são bons são diferentes... prefro admirar a velocidade suja do Yamandu, a cadencia acentuada do Rabelo, a ousadia do Hermeto... o brasil é foda
delavi82, ser gaúcho ou carioca, baiano ou jamaicano pouco importa! Não se questiona o talento de Yamandu, mas que é IMPOSSÍVEL colocá-lo no mesmo patamar que Raphael, ah isso é!!! Viva a música brasileira e sua pluralidade de norte a sul! Paz e Bem.
Acho engraçado quando como tem gente que quer por fim da força fazer prevalecer sua opinião desmerecendo a dos outros, agredindo, chamando de imbecil, idiota. Então é aí que reside o bom senso agora? Aviso aos navegantes: Bom-senso é respeitar as opiniões, mesmo quando opostas às nossa. Todo mundo compara, todo mundo tem sua opinião e deve defende-la, contanto que seja respeitosamente.
Entre Yamandú e Raphael, eu prefiro o segundo por conta de pequenos detalhes, como o fato de ele conseguir produzir um som mais limpo e preciso. Porém, não ouso de forma alguma reduzir o brilhantismo de Yamandú. Assim como Raphael, ele representa muito. É bom e muito musical.
O Yamandu se arrisca muito mais que o Raphael se arriscava. O yamandu da show de improviso em suas apresentações da mais dura forma e tudo isso em frente aos mais mal intencionados críticos que ficam esperando ele errar ou abafar uma mínima nota só pra falar que o Raphael era melhor isso é muita maldade
@@claitonsilva567 isso mostra qur o Raphael nunca deu o seu limite, com 20 anos ele já tocava mais do que a maioria do mundo, ele não pensava, não improvisava, ele criava apenas oque queria, só ele e o violão, ele entrava em transe, imagina ele hoje em dia com seus 58 anos.
Só uma correção: a música que mostram sendo Dois Tempos é na verdade Miloguero de Ayer. E o que é essa interpretação do Raphael de Lamentos do Morro...
Voces que estão falando mal do Yamandú é porque choram de inveja por mais um gaúcho ser o melhor....chupem essa manga...essa cara vai ser o maior da história!!!
Não precisa de revolução não tchê, basta tacar o pau a "fazer menino" aí que daqui a uns tempos vocês pedem pleitear através de um plebiscito a emancipação do teu Rio Grande. Desde já conta com o meu voto, sou do norte, mas aprecio muito a ideia de ver o Rio Grande do Sul sendo uma nação independente.
quem toca um instrumento de corda sabe que yamandu e rafael rabelo sao monstros do violao nao ha comparacao ELES ESTAO NO MESMO NIVEL DE GENIALIDADE yamandu um pouco mais ousado no improviso ja rafael era menos ousado pena o brasil te lo perdido MAS TEMOS UM YAMANDU para garantir a genialidade AGORA OUCAM ALESSANDRO PENNEZZI nao fica atras destes
parece unanimidade Fluminense. rsr disse um ;" muito melhor q Yamandú" , q comentário ignorante" mais sensato outro" são estilos diferentes".." som mais limpo.."-. qual a técnica mais apurada Dr.! Rafael é agilidade no Chorinho e . Yamandú 'sujo' ou não é versatilidade e muito swing além de agilidade. q ao menos Rafael não usa. Gosto que Rafael não fala feio como os seus rsrsr não se pode basear só neste vídeo ! grato.
can someone tell me what song is played around 8:00 please! I heard it played by Baden Powell before If I'm not mistaken or marco pereira, can't remember the name
Pra essa história de "é impossivel fulano alcançar ciclano" é uma furada. Primeiro q mesmo se o Rafael Rabello estivesse vivo, ele respeitaria o Yamandu muito mais do que qualquer um aqui que só fica comentando mas nunca tentou tocar nada no violão. Outra furada é "fulando de tal é do sul, é o melhor", e etc.. isso nao tem nada a ver visto ter diversos videos aí do Yamandu tocando com Dominguinhos, e gente de outra estado, e respeitando muito os caras!
Discutir quem é o melhor desses dois é até desumano, os caras são feras demais, eu prefiro mais o Yamandú gosto mais do violão um pouco mais agressivo, e sujo.
yamandu costa é o malabarista e o Rafael é o dono do espetaculo..não tem como comparar a grandeza do Rafael com a pequenez de yamandu e pra ele chegar onde rafael chegou yamandu tem que nascer tres vezes pra conseguir a perfeição de Rafael
Não é guerra, não é depreciar, é constatação. Raphael tocava muito mais LIMPO. Simples assim. Yamandu é ótimo, virtuose, mais rápido do que Raphael, mas em compensação erra mais, o que fica disfarçado pela própria dinâmica que ele impõe. Raphael tem um som mais bonito, um pouco menos rápido, mas em compensação mais perfeito, mais claro. Eu prefiro, cada um que tenha sua preferência.
Acho muito legal esses bestões falando bobagem não sabem a historia do violão no Brasil o violão surge para o Brasil no nordeste com a chegada dos portugueses e espanhóis não existe escola de violão sem a musica folclórica nordestina tudo que se criou depois no violão em termos de musica vem da escola nordestina.
Que babaquice essa comparação entre os dois sempre diminuindo o Yamandú. Sabe qual é o verdadeiro problema do Yamandú, ele tá vivo e o Raphael não. Brasileiro não gosta de artista vivo.
comparar yamandu com raphael e´o mesmo que comparar um perna de pau com mane´garrincha ou pele! yamandu toca muito isso nao se discute! mas gente raphael e´raphael!!!!!
Raphael Rabello é muito melhor que Yamandú . O Yamandú gosta de aparecer muito e masca algumas notas e é um pouco macaquiceiro . Já o Raphael é mais tranquilo toca mais simples , não masca nota , não é macaquiceiro.
falar que um é melhor que o outro é bobagem! falar que o Rabello tocava mais simples é desconhecimento total! falar que ele masca notas é não respeita maestros e músicos no mundo inteiro que o admiram. É bom estudar pra depois falar se não fala isso aí ..besteira!
TEM VIOLONISTA MELHOR QUE YAMADU, ELE OHA MUITO PARA OS DEDOS, E FAZ MUITA MIMICA ESTUPIDA SEM NECESSIDADE, NAO GOSTO DELE, TEM MAIS DE 5 MELHORES QUE ELE NO BRASIL
O violonista mais completo que ja vi, foi o Rafael Rabello, Alem de muita velocidade, com sonoridade limpa, muita musicalidade e também eclético, tocava muito o repertório classico.
Dino, Rapha e a missão chegou ao Yamandu, vida longa às 7 cordas!
O bom mesmo é ver, ouvir e viajar pelos recantos mais desconhecidos da nossa alma. Levados pelos sons mágicos desses Brasileiros geniais e seus violões. E eles são muitos. Os melhores ??? Somos nós que temos o privilégio de chamá-los de conterrâneos.
Acho que as vezes são muitas comparações bestas e um dizendo que esse é melhor e outro é melhor, MDS Gente música não é Competição não pelo amor de Deus! ambos tem uma importância gigante na nossa música. Dois gênios.
Yamandu não é gênio. Tem agilidade. Não significa virtuosismo.
@@alcidesaranjuez9869 Pra fazer tal afirmação você deve ser entendido mesmo do assunto e tocar muito melhor que o Yamandu,coisa que dúvido muito.Tantos artistas ruins no Brasil e vc perde seu tempo indo criticar os vídeos do Yamandu sendo que você aprecia o estilo musical que ele faz... lamentável da sua parte!
Sem querer ser o dono da razão, mas Raphael Rabello é, indiscutivelmente, o maior violonista brasileiro de todos os tempos. Yamandu é um espetácular violonista, mas Raphael foi gênio!
Yamandu também é gênio.
@@luscao8444 Mas o Rafael Rabello é incomparável. Os foi são orgulho do Brasil, vi os Dois de pertinho tocando.
O Rapha foi criador de uma maneira de tocar violão, além de um exímio violonista.O Yamandu é discípulo dessa escola.
Que privilégio nós temos: Garoto, João Pernambuco, Canhoto da Paraíba, João Gilberto, Baden, Toquinho, Bozó & cordas, Dino, Paulinho Nogueira, Dilermano, Rosinha Valença, Eduardo Gudin, Cesar Faria e depois de todo este plantel ver surgir intrumentistas extraordinários, como Yamandu e Rafael Rabello. É para lavar a alma mesmo!
Acho hoje o Yamandú o melhor, o gênio. O "mestre" Robson Miguel falador, marqueteiro, mas que nem o Raphael nunca vi: Monstro!
Eu vi o Yamandú ao vivo e digo: não pode haver alguém muito melhor do que ele no violão brasileiro; O Raphael Rabello era sobrenatural mas dizer que não há comparação entre os dois e que existe um abismo é um exagero, no patamar de ambos, as distâncias ficam muito pequenas para afirmações deste nível. E o pior de tudo é ver a coisa se transformar em guerra de estados, coisa boba mesmo, nível de discussão de quarta série.
raphael rabelo é o perfeito intuitivo "musico popular" misturado com o acabamento e a escola do violao erudito. isso ate o proprio yamandu costa diz, esse era o grande diferencial do raphael, podem ate nao gostar dele, mas quando ele toca sabem que é ele que esta tocando.
Arte não se compara ..
Não existe comparação. Raphael foi o melhor violonista que o Brasil já teve.
Dedícate al tenis jajaja
Los que tenemos más de 20 años en esto sabemos que rabello es otro nivel
Y por mucha ventaja
Para que te des una idea con 26 años ya era considerado uno de los mejores del mundo
Yamandu alos 20 y pico súper sucio tocaba ahora limpio bastante pero las composiciones suenan muy repetitivas y ya ni ganas de escucharlo da FIN
o raphael e pra mim o mestre dos mestres srsrsr o genio do violao
Realmente são vertentes distintas de violão, mas do mesmo quilate de gênios que pouquíssimos alcançam e com MUITO trabalho... Besteira a comparação rasa... É como dizer que o violão flamenco é melhor que o gaúcho ou o milongueiro... NADA DISSO! É tudo parte da belíssima e encantadora arte do violão! Parabéns aos dois jovens mestres que em momentos e nichos um pouco diferentes deixaram a marca de sua grandeza! E que o Yamandu Costa ainda nos brinde com muitas e muitas de suas fantásticas apresentações! Que a arte do talentoso gaúcho fale por si! Abraços!
Comentário alto nível o seu, parabéns 👏🏼👏🏼
Dois músicos excepcional, mais o Rafael Rabello chegou no nível muito difícil de alguém chegar.
O cara pode estudar 8hs por dia durante 15 anos, com certeza vai tocar muito bem, mas se não tiver o dom, não chega nesse nível, a forma que eles tocam é mágica, emociona o ouvinte, eles nasceram pra isso e obviamente praticaram muito tbm.
Os dois são gênios Raphael Rabello pra mim foi o melhor violonista de sete cordas ,mais yamandu tbm um dos melhores
NÃO TEMOS COMO COMPARAR A GENIALIDADE DELES. QUANDO OUÇO OS DOIS, SINTO A PRESENÇA DE DEUS OS ILUMINANDO.....
O pessoal tem que perceber que o Yamandu é gaucho, então ele toca um pouco mais sujo, mais selvagem. Não é q ele queira ser veloz. e ele era novo. Agora ele ja mudou bastante depois que foi pro Rio, e por questao de idade tbem. Saludos!
Saudades, Raphael... Você é eterno!
QU BARBARO..................QUE MAESTROS DE LA MUSICA.....................VIVA BRASIL
Os dois são geniais e são brasileiros poxa vida! Tem que parar com essa babaquice de bairrismo, isso apenas nos separa, fragmenta, enfim, nos enfraquace! Pois, que país tem a honra de ter esse dois gênios? Viva o violão brasileiro, referência mundial!
Baden, Raphael, Yamandu, Paulinho Nogueira, Toquinho, todos brasileiros, todos admirados e respeitados lá fora. Não existe o melhor, eles são os melhores.....Raphael tocou Paco de Lucia e por ele foi denominado como um dos grandes- Baden, bom ele é uma escola em si. Paulinho Nogueira um mestre genial e de igual genialidade. Yamandu vem inspirando muitos jovens, vem de uma origem de pampas.....tenho orgulho e administração por todos esses brasileiros
Marcos Antônio Dias, Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá (...)
Nao ha comparaçao , Raphael Rabello foi o Melhor violinista do mundo
Raphael rabello um monstro incomparavel!!
muito dificil comparar Quando escuto Rafael como por exemplo retrato em branco em preto ' me delisgo de tudo parece que arrepia por se tratrar musica viva ele esta ali em vivenciando cada nota 'cada melodia uma mais linda que a outra tornando uma obra de Arte realmente incrivel imortal' quanto ao yamandu qur tambem e um genio ten uma pegada tao forte que tabem e marcante a diferanCa e que ele absorve todas suas ideias e emocoes sentidas e as transmite para para seu instrumento com tanta garra e energia por isso muita gente confunde ...imagina so serafael tivesse vivo cada um deles seu alge da carreira os doi tocando pra cacete cruzes nao da pra imaginar bha seria um choque de duas galaxias musicais incriveis....
Hi !A great video, that's already in my favorites. I'm not Brasilian, but I play Brasilian music since 1981(with some breaks). I've started by Jobim,like many persons, but when I've discovered Djavan, he became my favorite musician,the one that I listen the more in a year in all styles of music.I've even bought his 2 songbooks,& had uploaded many of his songs.Didn't know Yamandu, it was "recommanded to me" cause of my tastes, and I'm happy to know him.Will search other videos.Thks for sharing.
Aprendi que quando você soma, o crescimento é aritmético... e quando multiplica é geométrico... Cara, acho que o mais devemos é agradecer por esses grandes representantes de altíssima qualidade...
Por isso comparar apenas para tentar mostrar que um é melhor que o outro não é evoluir... Ambos são ótimos e grandiosos, por isso Gratidão total pela imensa qualidade de ambos... queria eu, ter 10% dessa qualidade musical.
o Yamandu é um dos maiores Genios musicais da nossa época..... tem q se valorizar um genio desses.... aproveitar ao maximo....
Não há comparações devido os estilos diferentes. Cada um na sua. A simpatia individual
fica por conta do gosto de cada ouvinte.
O Rafa deixou saudades.
Exatamente
Eu também achava que ninguém alcançaria o Baden Powell no violão, mas a realidade é que isso nao se discute no campo da música, o negócio é ver a particularidade de cada um na relação com o instrumento, e vendo e ouvindo o Yamandu tocar ultimamente ,tenho chegado a conclusão de que se ele continuar ele vai sim se tornar um grande mestre, isto porque pelo jeito o cara gosta muito do violão, e também respeita os outros artistas e aprende com eles.
These two are so brilliant. R.I.P Rafael. Long live Yamandu.
Eu vi os Dois, sou super fã do Yamandu, mas o Rafael Rabello era incomparável.
Compará-los e improdutivo é desnecessário, mas o nível que yamandu alcançou atualmente isso sim é sobrenatural , basta analisá-lo , acompanhando orquestras ou melhor sendo acompanhado , suas composições atuais , sua técnica , ele é um absurdo!!
Gostei de saber um pouco sobre a formação desses dois grandes músicos. Precioso o clipe do inicio, com Yamandu criança cantando com sua familia musica regional gaucha. Ja tinha muito carisma! Por sorte temos esses registros para curtir.
Maravilhoso!
Só pra falaríeis esse vídeo não foi um comparativo e sim um pouco da história de cada um dos mestres, são maneiras e técnica diferentes, cada um se expressando como agradando coração.
Rafael e muito melodioso e não comete erros Yamandu teima em querer ser mais rapido do que realmente pode ser. Rafael violonista como dificilmente vai ter outro.
GWD Concordo
Eu achava isso. Mas cada violonista possuía sua própria bagagem. Raphael frequentou uma escola de violão rica em harmonia e que frequentava certa sofisticação no samba/choro que diferia um pouco da escola que serviu de base ao Yamandú. Mas o que o tempo provou é que o Yamandú é como um bom vinho, ao meu ver - Mais o tempo passa, melhor ele fica. Hoje, arrisco dizer que é o melhor no seu instrumento de 7 cordas. A referência mundial no instrumento. O tempo fez com que se libertasse duns vícios comuns a certa idade. Incorporou todos os gêneros possíveis e aprimorou demais a sua própria técnica.
O que me deixa muito feliz é que a importância de um não anula nem um pouco a importância d'outro. Mais feliz ainda, pensando na semana de 22, uma espécie de refundação e de reafirmação cultural. Gnatalli, Villa-Lobos entre outros gênios contribuíram demais para essa rica escola que é a escola brasileira de música.
Vi o Raphael uma vez ao vivo e falando sério, sobrou pipoca! Mas tudo bem, ele tinha acabado de ter aquele acidente, e a emoção de ver o cara superava tudo. Yamandu pipocava um pouco há 15 anos ou mais. Já faz uns 10 anos que o cara ñ erra uma nota ao vivo. E de uns 5 pra cá ele nem toca mais tão rápido... no show todo tem só uns 2 ou 3 temas assim. Para mim o grande diferencial é a composição. Yamandu compõe, e é onde ele leva o troféu prs mim. Mas francamente é ridículo comparar músicos tão completamente diferentes, em origem, geração... Rabello era um pioneiro! Algo que poucos conseguem. E a sensibilidade dele ñ tem igual. Além disso Raphael é de formação mais erudita, Yamandu está mais pro popular.
Todo mundo que morreu é melhor...
é sempre um prazer ouvir esses gladiadores da musica brasileira!!
sem palavras!!show.
No ha comparacao. Ninguem vai poder superar o Raphael. Morreu cedo, qualquer oitro violonistaxvai Ter o tempo que ele Nao TeVe. Por isto ele sempre Vai ser o mejor violonista do Brasil e do mundo. Reconhecido no exterior , por músicos internacionais
Para mim,os dois são fantásticos!!!
Nossa Estou ouvindo isso agora e me remeteu ao frevo
Concordo com quem diz um violonista nao tem nada vê com o outro yamandu e muito talentoso mais Rafael Rabello e daqueles instrumentistas que nace um cada 200 anos nesse mundo.
2 grandes gênios, mas ainda prefiro sonoridade e repertório do Raphael
Porra, depois de ouvir esses dois montros, vou jogar meu violão pela janela! As vezes penso que o Brasil não merece esses e tantos outros gênios que surgem e que surgiram, pois não os valorizam, preferindo músicas (?) que não dizem nada e só fazem apologia à putaria.
E para aqueles que comparam Yamandú à Raphael, um recado: Os dois são geniais e diferentes, graças a Deus. A única coisa que lamento é não podermos ter uma apresentação deles tocando junto. Seria o evento do século!! hehehehe
Grande violonista Yamandu. Com todo respeito, ainda está longe de se comparar a Raphael Rabello.
É bem como yamandu fala.. Lúcio Yanel tem um vigor mto forte é influência pra qq guri aki no sul em relação a violão...
pra quem quisé eu tenho o disco novo dele..
Abraço
Yamandu Costa é um gênio. Alguns bobões ficam comparando com outros violonistas. A verdade é que Yamandu há muito superou rodos eles, embora eu não goste de comparações.Yamandu vai em todos os estilos e é virtuose em qualquer situação. É incomparável.Só não vê quem não quer. Não tem nada de malabarismo. Tem de genialidade profunda.
não sou Brasileiro , mas não sei se já houve um improvisador com tanto domínio e independência no violão Brasileiro como o Yamandu . comparar o Yamandu com Rhafael seria como comparar o Messi com o Cristiano Ronaldo ,o primeiro parece um Craque que vem da rua e o segundo ,um Craque que vem duma academia .
Bobões. sei sim KKKK todo um filosofo. KKKK me poupe
Yamandu um fora de série mais eu quieria eu ganhar 1 centavo por cada nota errada do Yamandu
Vai lavar os ouvidos
Raphael e o melhor de todos os tempos
Os dois melhores show
Esse grande músico Brasileiro me incentivou , e depois de velo tocar descidi vender a p...a do meu violão .
Fantásticos os dois.
es un guitarrista insuperable,por lo facil y rapido,es un maestro.
Gênios!
2 Grande Mestre Violonista
Raphael Rabello e Yamandu costa ♪
genios,e cada um no seu tempo
MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO BOM.
Dois grandes músicos! Sem falar que o Yamandu ainda é um guri...
Thank you!!!
Taquito Militar é uma composição de Mariano Mores e não Mariano Morais como indica o video. Esta obra foi por ele composta em 1952 aos 34 de idade.
Raphael e Yamandu: "Patrimônio Cultural Brasileiro"!!!
Não entendo tanto esforça para dizer que X é melhor que Y, são bons são diferentes... prefro admirar a velocidade suja do Yamandu, a cadencia acentuada do Rabelo, a ousadia do Hermeto... o brasil é foda
valeu leonel, obrigado pelo seu comentario! e viva raphael!!
@leniltonmorato Com certeza eles gravariam um cd juntos!
Lamentável essa saída do Raphael sem permissão, putzzz!
Dejen crecer a Yamandú. No le corten las alas. Ya vuela muy pero muy alto ¿Quién sabe adonde podrá llegar? ¿Acaso no es buenísimo?
delavi82, ser gaúcho ou carioca, baiano ou jamaicano pouco importa! Não se questiona o talento de Yamandu, mas que é IMPOSSÍVEL colocá-lo no mesmo patamar que Raphael, ah isso é!!!
Viva a música brasileira e sua pluralidade de norte a sul!
Paz e Bem.
Acho engraçado quando como tem gente que quer por fim da força fazer prevalecer sua opinião desmerecendo a dos outros, agredindo, chamando de imbecil, idiota. Então é aí que reside o bom senso agora? Aviso aos navegantes: Bom-senso é respeitar as opiniões, mesmo quando opostas às nossa. Todo mundo compara, todo mundo tem sua opinião e deve defende-la, contanto que seja respeitosamente.
Falou tudo!
❤❤
A música que toca a 3:00 na verdade é Milongueo del Ayer, do Abel Freury.
Entre Yamandú e Raphael, eu prefiro o segundo por conta de pequenos detalhes, como o fato de ele conseguir produzir um som mais limpo e preciso. Porém, não ouso de forma alguma reduzir o brilhantismo de Yamandú. Assim como Raphael, ele representa muito. É bom e muito musical.
O Yamandu se arrisca muito mais que o Raphael se arriscava. O yamandu da show de improviso em suas apresentações da mais dura forma e tudo isso em frente aos mais mal intencionados críticos que ficam esperando ele errar ou abafar uma mínima nota só pra falar que o Raphael era melhor isso é muita maldade
@@claitonsilva567 isso mostra qur o Raphael nunca deu o seu limite, com 20 anos ele já tocava mais do que a maioria do mundo, ele não pensava, não improvisava, ele criava apenas oque queria, só ele e o violão, ele entrava em transe, imagina ele hoje em dia com seus 58 anos.
@JORGEHUNGER Yamandú tem hoje a idade que tinha Rabello quando morreu.
Só uma correção: a música que mostram sendo Dois Tempos é na verdade Miloguero de Ayer.
E o que é essa interpretação do Raphael de Lamentos do Morro...
theu meu violão foi bom te conhecer
Rafael Rabello 10 x 0 no Yamandu e no resto do mundo. Superou até o Segovia!
Voces que estão falando mal do Yamandú é porque choram de inveja por mais um gaúcho ser o melhor....chupem essa manga...essa cara vai ser o maior da história!!!
Não precisa de revolução não tchê, basta tacar o pau a "fazer menino" aí que daqui a uns tempos vocês pedem pleitear através de um plebiscito a emancipação do teu Rio Grande. Desde já conta com o meu voto, sou do norte, mas aprecio muito a ideia de ver o Rio Grande do Sul sendo uma nação independente.
Na verdade é humano discutir isso, pois errar é humano
quem toca um instrumento de corda sabe que yamandu e rafael rabelo sao monstros do violao nao ha comparacao ELES ESTAO NO MESMO NIVEL DE GENIALIDADE yamandu um pouco mais ousado no improviso ja rafael era menos ousado pena o brasil te lo perdido MAS TEMOS UM YAMANDU para garantir a genialidade AGORA OUCAM ALESSANDRO PENNEZZI nao fica atras destes
Comparar Yamandu com Raphael é besteira...a gente tem é que agradecer por tê-los...prefiro ter vários gênios da música do que um só...
Não tem nada a ver compara um violonista com o outro jeitos diferente de toca hoje gosto da musicalidade de Alessandro penezzi.
Dale dale Yamandú, xirú véio macanudo, orgulho gaudério!
alguém sabe onde posso encontrar o chamamé para dom quintana
Concordo !
parece unanimidade Fluminense. rsr disse um ;" muito melhor q Yamandú" , q comentário ignorante" mais sensato outro" são estilos diferentes".." som mais limpo.."-. qual a técnica mais apurada Dr.! Rafael é agilidade no Chorinho e . Yamandú 'sujo' ou não é versatilidade e muito swing além de agilidade. q ao menos Rafael não usa. Gosto que Rafael não fala feio como os seus rsrsr não se pode basear só neste vídeo ! grato.
O yamandu incorpora o Rabello.
Falou e disse Christian: "Raphael é Raphael!!!" Tem um abismo aí....
brasileirinho
can someone tell me what song is played around 8:00 please! I heard it played by Baden Powell before If I'm not mistaken or marco pereira, can't remember the name
Gabriel 'Lamentos Do Morro' by Garoto
Pra essa história de "é impossivel fulano alcançar ciclano" é uma furada. Primeiro q mesmo se o Rafael Rabello estivesse vivo, ele respeitaria o Yamandu muito mais do que qualquer um aqui que só fica comentando mas nunca tentou tocar nada no violão. Outra furada é "fulando de tal é do sul, é o melhor", e etc.. isso nao tem nada a ver visto ter diversos videos aí do Yamandu tocando com Dominguinhos, e gente de outra estado, e respeitando muito os caras!
Discutir quem é o melhor desses dois é até desumano, os caras são feras demais, eu prefiro mais o Yamandú gosto mais do violão um pouco mais agressivo, e sujo.
yamandu costa é o malabarista e o Rafael é o dono do espetaculo..não tem como comparar a grandeza do Rafael com a pequenez de yamandu e pra ele chegar onde rafael chegou yamandu tem que nascer tres vezes pra conseguir a perfeição de Rafael
Falar besteira é de graça...
Fernández de Palleja e os idiotas aplaudem o show do malabarista
coração valente Precisa comparar? Eu gosto dos dois. Só nao gosto é de maniquéu.
Amo Raphael Rabello, mas acho insano e desnecessário essa agressividade contra a Yamandú.
SOMENTEQUEROCAMINHAR realmente, não se compara talentos...
+Capitão Nunes não sabe oque diz...
é o primo do cristiano araújo
Yamandu gordinho foooda!! Respect!!
Não é guerra, não é depreciar, é constatação. Raphael tocava muito mais LIMPO. Simples assim. Yamandu é ótimo, virtuose, mais rápido do que Raphael, mas em compensação erra mais, o que fica disfarçado pela própria dinâmica que ele impõe. Raphael tem um som mais bonito, um pouco menos rápido, mas em compensação mais perfeito, mais claro. Eu prefiro, cada um que tenha sua preferência.
Acho muito legal esses bestões falando bobagem não sabem a historia do violão no Brasil o violão surge para o Brasil no nordeste com a chegada dos portugueses e espanhóis não existe escola de violão sem a musica folclórica nordestina tudo que se criou depois no violão em termos de musica vem da escola nordestina.
soh nao entendi qq um tem a ver com o outro
Que babaquice essa comparação entre os dois sempre diminuindo o Yamandú. Sabe qual é o verdadeiro problema do Yamandú, ele tá vivo e o Raphael não. Brasileiro não gosta de artista vivo.
comparar yamandu com raphael e´o mesmo que comparar um perna de pau
com mane´garrincha ou pele! yamandu toca muito isso nao se discute! mas
gente raphael e´raphael!!!!!
Raphael Rabello é muito melhor que Yamandú . O Yamandú gosta de aparecer muito e masca algumas notas e é um pouco macaquiceiro . Já o Raphael é mais tranquilo toca mais simples , não masca nota , não é macaquiceiro.
falar que um é melhor que o outro é bobagem! falar que o Rabello tocava mais simples é desconhecimento total! falar que ele masca notas é não respeita maestros e músicos no mundo inteiro que o admiram. É bom estudar pra depois falar se não fala isso aí ..besteira!
TEM VIOLONISTA MELHOR QUE YAMADU, ELE OHA MUITO PARA OS DEDOS, E FAZ MUITA MIMICA ESTUPIDA SEM NECESSIDADE, NAO GOSTO DELE, TEM MAIS DE 5 MELHORES QUE ELE NO BRASIL
Se o Yamandu fosse menos poser, tocaria melhor.
É bom, mas não é a última bolacha do pacote como ele pensa.
Muitas caras e bocas e pouco som.