meu pai idoso, 66 anos e todo lascado devido ao consumo abusivo do alcool, cheio de dores, sem nenhum dente na boca me disse essa semana que queria viver mais 66 anos.
por parte de pai tenho um tio que faleceu com 47 anos, por parte de mãe tenho um que quase chegou a 116. eu com 50 anos fico quase louco só de pensar em ter que viver mais 10 ou 20 anos.
@@pereira8104Tem gente que ajuda, tem gente que não faz nada e ignora, e tem pessoas medíocres que eram melhores amordaçadas ou sem o amparo da distância, como vc e sua laia.
Como é minha área, sinto que preciso contribuir aqui. A questão da reparação dos telômeros (ex., por telomerase) preceder câncer já foi parcialmente resolvida com terapia gênica em camundongos (Bernardes de Jesus B et al, 2012). Conseguiram reparar seus telômeros sem induzir câncer, assim aumentando até 24% do tempo de vida dos roedores. Por que os camundongos não ficaram imortais? Porque há uma série de outros fatores que nos fazem envelhecer - como danificação do DNA, inflamação crônica, epigenética, etc. Para mais detalhes sobre esses fatores, recomendo (descaradamente) meu capítulo de livro "Envelhecimento Molecular: Uma Série de Teorias para um Único Mecanismo", disponível no ResearchGate. De todo modo, feliz que o Atila abordou envelhecimento de novo. Fazendo Doutorado no Japão aqui pra dar uma força pra quem deseja viver mais tempo. :)
A limitação biológica é interessante, mas as consequências sociais e econômicas é que seriam intrigantes pra mim. Como se lidaria com questões como a do trabalho? Pessoas topariam a imortalidade com a condição de trabalharem eternamente? O mundo continuaria "produzindo" novos indivíduos? Como toleraríamos algumas figuras do cenário político pela eternidade (não citarei nomes, mas cada um sabe quem considera intolerável)? E o sistema penitenciário? E como ficaria nosso cérebro com tempo pra acumular tanta coisa? Essa do cérebro é interessante, afinal ele é um órgão finito, então as consequências do acumulo de informações seria curioso... Seria como ver o que acontesse se tentássemos guardar mais arquivos num HD lotado.
Átila, vc poderia fazer um vídeo sobre queda de cabelo. As formas que realmente retardam e se realmente tem cura e pq em algumas pessoas alguns medicamentos funcionam e em outras não
Tem que tratar a causa e não o efeito, a perda de cabelo geralmente é o efeito e entre as causas podem ser desde calvície genética, falta de vitaminas e estresse. Ou seja, você precisa descobrir porque o seu cabelo está caindo para poder tratar
@@JakelineAugustoPinheiro123, no meu caso eu já faço acompanhamento com uma demartologista, entendo o quão importante é fazer um exame de sangue completo e complementar, caso necessário, alguma vitamina, mas o meu caso, é por questões genéticas, neste caso, eu não sei se existe algum medicamento que funcione de verdade, eu já tomei finasterida, minoxidil, vários medicamentos de comprimido e uso tópico, mas não vi resultados significativos, tirando os efeitos colaterais, muitos são pesados ...
Tem um livro de ficção chamado "O Ceifador", do Neal Shusterman, que aborda sobre o tema e como a imortalidade afetaria a vida das pessoas e a estrutura da sociedade. Fica a dica!
Tem um episódio no Sandman onde a entidade Sonho tem um amigo na Terra que é imortal. A cada 100 anos eles se encontram em um bar e esse humano conta sobre toda a vida dele nesse período. Vendo pelo lado dele, seria muito legal viver pra sempre.
Tem um curta de Love, Dead & Robots que trata um pouco sobre isso, as pessoas não morrem, a elite se mantém no poder, e os filhos são abolidos, o desejo de maternidade e paternidade são execrados pela sociedade e tem até polícia que regula a coisa.
Me lembrou uma história contada em Sandman: o rapaz é deixado viver pela Morte e a cada cem anos encontra com o Sonho (irmão da Morte). Ele se interessou em saber por que uma pessoa gostaria de continuar vivendo numa experiência considerada medíocre por ele e acompanha a vida do cara. Eu achei legal demais!
Não vi o vídeo ainda, mas minha resposta para o título é: Sim. Apesar das minhas relações interpessoais se tornarem algo sem brilho com o tempo, eu ainda me arriscaria a passar por isso para entender como o universo funciona e quão longe a tecnologia poderia avançar. Sou uma pessoa que gosta de descobrir as coisas, mas nasci tarde de mais para explorar o mundo, e cedo de mais para explorar o universo
@@conta7619eu sei, indo por esse caminho da imortalidade mais fantasiosa, eu poderia está presente no fim do universo, qual seria a outra oportunidade de fazer parte do nada e ainda continuar existindo?
Recomendo pra todos, apenas como entretenimento puramente fictício, a trilogia de livros Scythe (O Ceifador, A Nuvem, O Timbre). Fantasia muito legal sobre a possibilidade de "imortalidade" gerada pelo avanço da IA, e como lidaríamos com as consequências dessa suposta imortalidade.
Perdi meu cachorro, antes de ontem. Era meu bb, meu melhor amigo, companheiro fiel, meu protegido meu amor. Ele se foi e eu fiquei, e fico imaginando quando verei ele novamente, caso tenha um pós vida. Viver para sempre? Como se hoje eu so peço para estar ao lado de quem ja se foi.
Essas coisas me fazem pensar não só sobre a imortalidade, mas sobre a questão da consciência durante essa busca aí. Se nós nos dividíssemos em dois para preservar nosso material como fazem as bactérias, ainda seríamos os mesmos? Como lidaríamos com isso? Essas perguntas parecem totalmente nada a ver, mas falam muito sobre quem somos HOJE e esse conhecimento seria muito interessante de se ter em tempos de IA e ainda mais.
Tem um anime chamado Shin Sekai Yori, em que as pessoas tem poderes telesineticos e são ensinadas desde jovens a controlar esse poder e uma pessoa talentosa pode ser guiada a ser a lider e pra isso ela precisa saber usar o poder pra reparar os Telômeros e prolongar a própria vida, assim ela pode viver por mais tempo que qualquer humano. É um anime bem arrastado, mas se tiver paciência é bem interessante.
Excelente conteúdo, o assunto é muito extenso, gostei bastante e vou procurar saber do assunto, agora, já imaginou a voracidade dos “políticos” em viver mais que os pobres mortais…, nós, de lapidam o erário sem terem tanta vida longa, imagina serem eternos ! Abraço e parabéns.
O que me entristece por não viver mais do que 100 anos é saber que morrerei sem conhecer a tecnologia que estará disponível séculos após minha existência. Será que pessoas do império romano conseguiam imaginar um futuro tecnológico como o que estamos vivendo hoje?
Viver pra sempre não é legal, o que nós faz querer conquistar algo ou correr atrás dos nossos objetivos, vc pode não achar isso, mas no fundo é uma corrida contra o tempo, e se o tempo não fosse escasso para nós a mesma corrida que levou 10 anos pra vc alcançar algo, iria demorar 100 anos+.
@@Cavaleiros-Bardos-BR bem, vc vai viver bem mais que isso meu chapa, não sei se vai estar no espeto queimando no inferno ou se vai estar no céu glórificando a Deus, mas esquenta não que vai viver 99999999999999 seguidos de infinitos 9 séculos, tem muito pela frente.
viver pra sempre não deveria ser legal mesmo, mas uns 200 ou 300 anos seria interessante. O quanto de coisas pra aprender, opções diferentes pra explorar, lugares pra conhecer.
Uma dúvida, já que os animais que tem metabolismo lento vivem mais, como seria em relação aos humanos que tem metabolismo mais acelerado ao praticarem atividade física? Isso estaria encurtando nossa vida? O incentivo à atividade física é errôneo? Poderia explicar, por gentileza? Adoro seus vídeos!
Tbm ja pensei nisso, mas creio q a alteração é minima, entre especies é algo notório, porem na mesma especie, no caso, nos humanos, terá pequenas variações onde de fato um metabolismo acelerado poderia viver levemente menos. Isso com uma analise unicamente do metabolismo, mas ja q esse processo é acelerado por conta de uma vida saudavel, atividade fisica, a pessoa tende a viver mt mais q uma sedentaria de metabolismo lento, ou seja, entre a mesma especie, as alteraçoes de metabolismo se altera pouco, principalmente em relação a um habito de vida q te proporciona qualidade
Tem um episódio do podcast Ciência Suja que fala sobre a Henrieta Lacks que é excelente! A temporada toda é ótima, mas nesse episódios eles até falaram com um neto (se não me engano) dela.
Eu só vivi 25 anos E sinceramente não recomendo O gráfico é até mais ou menos, mas o meu build veio com nerf de miopía, então eu tenho que pagar o dlc do óculos ou patch da cirurgia pra ter acesso à full HD Ridículo isso Fora que a gameplay é só farming sem sentido E em jogo que é basicamente pay to win, se vc não spawnar em uma guilda com muito ouro é basicamente game over, vai passar a gameplay toda farmando e não vai comprar nada RESUMO história 9/10 Gráfico 8/10, com ressalvas Gameplay 1/10 Jogabilidade 2/10 Não recomendo
Eu adoraria ser imortal, porque o nosso mundo produz tanta arte, e numa vida de 100 anos a gente consegue consumir tão pouca arte(proporcionalmente a quantidade que o mundo produz).
eu ainda sou novinho, com trinta anos, mas percebi este ano que não vai ser possível ler e estudar todos livros na minha lista de leitura mesmo se eu fizesse isso 10 horas por dia todos os dias, em cinquenta anos de 10h/d de leitura eu não conseguiria fazer nem um quarto da lista, *calculando 5mins/pg que é bem lento pra uma novela, mas bem rápido pra obras densas.
Existe um anime que explora muito bem esse tema de longevidade, Frieren e a jornada para o além. O anime NÃO explora a ciência por traz da longevidade, mas a perspectiva de quem a tem.
Pensando no que foi dito no vídeo fiquei com uma dúvida... supondo que a célula 1 deu origem a 2 3 4 .... 50. A célula 2 é a única capaz de gerar " mais 50 " ? Ou o célula 50 a última feita antes do limite de multiplicação da célula 1 tbm consegue gerar mais 50? Mesmo sendo " feita " da 1 já bem defeituosa? Ou é tipo uma escadinha a 2 consegue fazer mais 49... a 20 consegue mais 30... e a 49 consegue mais 1? Fiquei com essa dúvida
@atila a informação está um pouco desatualizada. Hoje já sabemos que a diminuição de telomeros é uma consequência e não a causa em si do envelhecimento. No melhor do que conhecemos hoje, o envelhecimento se deve à perda de informação epigenética. Dá uma olhada no trabalho do Sinclair.
Acabei de reassistir a primeira temporada, e devo concordar, é um episódio muito bom, ele não deixa uma conclusão mas sim mais perguntas e muita reflexão.
De certa forma sim, mas os estudos que relacionam longevidade e prática de atividade física sugerem que os benefícios superam o prejuízo do envelhecimento celular(para longevidade), fazendo com que a prática de atividade física seja recomendada para se viver mais.
Não muito, porque quem é muito ativo acaba tendo uma frequência respiratória e cardíaca mais lenta quando está em repouso, então o saldo é positivo pra quem faz exercícios regularmente. O Átila tem um vídeo muito legal que explica isso, chama "como as tartarugas vivem tanto"
Depende Para você vale apena como colocado no título? Aliás, qual a razão dessa pesquisa? Curiosidade para apenas falar ou vai mudar algo e alguém conseguiu a solução?
Com certeza faria sentido viver pra sempre, não consigo acreditar que depois da morte nunca mais vou existir, isso me assombra desde pequeno. Achei que no final do vídeo o Atila traria boas notícias sobres as pesquisas dos telômeros 😢, pelo visto nossa geração não vai escapar do fim da existência.
Antes de tu nascer tu também não existia. Tu sofre por não existir antes? Por que sofreria por não existir depois? O único período que importa é o que você está vivo, cara. Para de pensar besteira e vai viver da melhor maneira que der.
Dois filmes bem legais que discutem essa questão da imortalidade é o Homem Bicentenário e o Senhor Ninguém. Dá para aprender refletir bastante sobre se realmente valeria a pena viver para sempre.
Entendo vocês que buscam fazer parte da história para se imortalizarem, mas eu sinto que para mim, não valeria a pena se eu nem poderia estar aqui para usufruir das conquistas
Eu sinceramente prefiro viver com qualidade de vida até os 80 a 100 anos do que viver 200 ou 300 anos. Não preciso viver tanto. Se a gente pudesse diminuir os efeitos da velhice mesmo sem aumentar a expectativa já tá bom.
Imortalidade não, mas o ser humano bem que podia dar um jeito de aumentar a longevidade de todos para a média de uns 150 anos através de correção genética (pra desacelerar o envelhecimento das células e evitar o câncer). Já seria muito interessante.
meu pai idoso, 66 anos e todo lascado devido ao consumo abusivo do alcool, cheio de dores, sem nenhum dente na boca me disse essa semana que queria viver mais 66 anos.
por parte de pai tenho um tio que faleceu com 47 anos, por parte de mãe tenho um que quase chegou a 116. eu com 50 anos fico quase louco só de pensar em ter que viver mais 10 ou 20 anos.
@@fernandolaus procura um psicólogo
Oxi, mas tu não quer?@@fernandolaus ou a vida tá difícil agora e vc não quer alongar muito isso?
Infelizmente não se pode voltar atrás.
@@pereira8104Tem gente que ajuda, tem gente que não faz nada e ignora, e tem pessoas medíocres que eram melhores amordaçadas ou sem o amparo da distância, como vc e sua laia.
Como é minha área, sinto que preciso contribuir aqui.
A questão da reparação dos telômeros (ex., por telomerase) preceder câncer já foi parcialmente resolvida com terapia gênica em camundongos (Bernardes de Jesus B et al, 2012). Conseguiram reparar seus telômeros sem induzir câncer, assim aumentando até 24% do tempo de vida dos roedores.
Por que os camundongos não ficaram imortais? Porque há uma série de outros fatores que nos fazem envelhecer - como danificação do DNA, inflamação crônica, epigenética, etc.
Para mais detalhes sobre esses fatores, recomendo (descaradamente) meu capítulo de livro "Envelhecimento Molecular: Uma Série de Teorias para um Único Mecanismo", disponível no ResearchGate.
De todo modo, feliz que o Atila abordou envelhecimento de novo. Fazendo Doutorado no Japão aqui pra dar uma força pra quem deseja viver mais tempo. :)
Faz sentido falar que exercício físico acelera metabolismo (reparação dos tecidos) e, consequentemente, envelhece?
Adicionando esse comentario apenas para dizer q admiro muito pessoas como voce. Parabens pelo trabalho lindo q faz pela ciencia e humanidade!
O ser humano já faz um estrago vivendo 100 anos, imagina viver pra sempre
A limitação biológica é interessante, mas as consequências sociais e econômicas é que seriam intrigantes pra mim. Como se lidaria com questões como a do trabalho? Pessoas topariam a imortalidade com a condição de trabalharem eternamente? O mundo continuaria "produzindo" novos indivíduos? Como toleraríamos algumas figuras do cenário político pela eternidade (não citarei nomes, mas cada um sabe quem considera intolerável)? E o sistema penitenciário? E como ficaria nosso cérebro com tempo pra acumular tanta coisa? Essa do cérebro é interessante, afinal ele é um órgão finito, então as consequências do acumulo de informações seria curioso... Seria como ver o que acontesse se tentássemos guardar mais arquivos num HD lotado.
Átila, vc poderia fazer um vídeo sobre queda de cabelo. As formas que realmente retardam e se realmente tem cura e pq em algumas pessoas alguns medicamentos funcionam e em outras não
ai complica a manual né amigo
Tem que tratar a causa e não o efeito, a perda de cabelo geralmente é o efeito e entre as causas podem ser desde calvície genética, falta de vitaminas e estresse. Ou seja, você precisa descobrir porque o seu cabelo está caindo para poder tratar
@@JakelineAugustoPinheiro123, no meu caso eu já faço acompanhamento com uma demartologista, entendo o quão importante é fazer um exame de sangue completo e complementar, caso necessário, alguma vitamina, mas o meu caso, é por questões genéticas, neste caso, eu não sei se existe algum medicamento que funcione de verdade, eu já tomei finasterida, minoxidil, vários medicamentos de comprimido e uso tópico, mas não vi resultados significativos, tirando os efeitos colaterais, muitos são pesados ...
Tem um livro de ficção chamado "O Ceifador", do Neal Shusterman, que aborda sobre o tema e como a imortalidade afetaria a vida das pessoas e a estrutura da sociedade. Fica a dica!
Viveria facilmente para sempre, muita coisa para ser descoberta e aprendida ainda
Tem um episódio no Sandman onde a entidade Sonho tem um amigo na Terra que é imortal. A cada 100 anos eles se encontram em um bar e esse humano conta sobre toda a vida dele nesse período.
Vendo pelo lado dele, seria muito legal viver pra sempre.
Sim, é muito bom esse episódio.
Tem um curta de Love, Dead & Robots que trata um pouco sobre isso, as pessoas não morrem, a elite se mantém no poder, e os filhos são abolidos, o desejo de maternidade e paternidade são execrados pela sociedade e tem até polícia que regula a coisa.
Me lembrou uma história contada em Sandman: o rapaz é deixado viver pela Morte e a cada cem anos encontra com o Sonho (irmão da Morte). Ele se interessou em saber por que uma pessoa gostaria de continuar vivendo numa experiência considerada medíocre por ele e acompanha a vida do cara. Eu achei legal demais!
Não vi o vídeo ainda, mas minha resposta para o título é: Sim.
Apesar das minhas relações interpessoais se tornarem algo sem brilho com o tempo, eu ainda me arriscaria a passar por isso para entender como o universo funciona e quão longe a tecnologia poderia avançar.
Sou uma pessoa que gosta de descobrir as coisas, mas nasci tarde de mais para explorar o mundo, e cedo de mais para explorar o universo
@@FlavioGomes47 e se isso não acontecer, nada é tão certo; e se acontecer, eu posso estudar os efeitos que a radiação vai causar no planeta
Nem o universo é eterno, vc estaria se condenando a vagar em meio a escuridão por toda a eternidade.
@@conta7619eu sei, indo por esse caminho da imortalidade mais fantasiosa, eu poderia está presente no fim do universo, qual seria a outra oportunidade de fazer parte do nada e ainda continuar existindo?
Talvez todas as gerações pensaram estar num estágio elevado da evolução humana. Acho que todas estavam erradas, inclusive a nossa.
Atila, pelo seu trabalho na pandemia, saiba que um dia teremos ruas e praças com seu nome
Não
Recomendo pra todos, apenas como entretenimento puramente fictício, a trilogia de livros Scythe (O Ceifador, A Nuvem, O Timbre). Fantasia muito legal sobre a possibilidade de "imortalidade" gerada pelo avanço da IA, e como lidaríamos com as consequências dessa suposta imortalidade.
Obrigado Átila por tudo que fez durante a pandemia! Você foi sensacional e com certeza salvou muitas vidas com sua conscientização na época ❤
Atíla, seus vídeos são sensacionais.. Excelência na forma como explica e temas que nos traz. Parabéns!!
Perdi meu cachorro, antes de ontem. Era meu bb, meu melhor amigo, companheiro fiel, meu protegido meu amor. Ele se foi e eu fiquei, e fico imaginando quando verei ele novamente, caso tenha um pós vida. Viver para sempre? Como se hoje eu so peço para estar ao lado de quem ja se foi.
Esse vídeo explica muito porque a gente nunca vê enterro de anão.
Tô com 31 anos e já tô achando muito. Deus me livre de viver mais de 100 anos
Obsolescência programada isso daê! :P
Essas coisas me fazem pensar não só sobre a imortalidade, mas sobre a questão da consciência durante essa busca aí. Se nós nos dividíssemos em dois para preservar nosso material como fazem as bactérias, ainda seríamos os mesmos? Como lidaríamos com isso? Essas perguntas parecem totalmente nada a ver, mas falam muito sobre quem somos HOJE e esse conhecimento seria muito interessante de se ter em tempos de IA e ainda mais.
Se viver não faz sentido, imagina viver para sempre!
Tem um anime chamado Shin Sekai Yori, em que as pessoas tem poderes telesineticos e são ensinadas desde jovens a controlar esse poder e uma pessoa talentosa pode ser guiada a ser a lider e pra isso ela precisa saber usar o poder pra reparar os Telômeros e prolongar a própria vida, assim ela pode viver por mais tempo que qualquer humano. É um anime bem arrastado, mas se tiver paciência é bem interessante.
Otaku não tem credibilidade mlk
Temos possibilidades e experiências quase que infinitas, seria incrível poder viver mais ...
Atila, eu lembro que eu vi um vídeo do kutzkazart sobre o padoxo do câncer. Acho que seria um tema legal para o próximo vídeo
Em tempos de artistas sendo recriados via IA a discussão sobre as células da Henrietta parece bem atual!
Você fala muito bem e com clareza. Detesto pessoa que enrola e demora.😊
Nada dura pra sempre e a tendência é a entropia.
Nada é para sempre, mas é dever seu fazer vale a pena aqui, enquanto vive
Excelente conteúdo, o assunto é muito extenso, gostei bastante e vou procurar saber do assunto, agora, já imaginou a voracidade dos “políticos” em viver mais que os pobres mortais…, nós, de lapidam o erário sem terem tanta vida longa, imagina serem eternos !
Abraço e parabéns.
O que me entristece por não viver mais do que 100 anos é saber que morrerei sem conhecer a tecnologia que estará disponível séculos após minha existência.
Será que pessoas do império romano conseguiam imaginar um futuro tecnológico como o que estamos vivendo hoje?
Amei o tema e o modo como o abordou!
Viver pra sempre não é legal, o que nós faz querer conquistar algo ou correr atrás dos nossos objetivos, vc pode não achar isso, mas no fundo é uma corrida contra o tempo, e se o tempo não fosse escasso para nós a mesma corrida que levou 10 anos pra vc alcançar algo, iria demorar 100 anos+.
fale por si mesmo kkkk eu viveria facil 10000 anos ou até mais
@@Cavaleiros-Bardos-BR bem, vc vai viver bem mais que isso meu chapa, não sei se vai estar no espeto queimando no inferno ou se vai estar no céu glórificando a Deus, mas esquenta não que vai viver 99999999999999 seguidos de infinitos 9 séculos, tem muito pela frente.
viver pra sempre não deveria ser legal mesmo, mas uns 200 ou 300 anos seria interessante. O quanto de coisas pra aprender, opções diferentes pra explorar, lugares pra conhecer.
@@Rafael_Franciscorealmente
Uma dúvida, já que os animais que tem metabolismo lento vivem mais, como seria em relação aos humanos que tem metabolismo mais acelerado ao praticarem atividade física? Isso estaria encurtando nossa vida? O incentivo à atividade física é errôneo? Poderia explicar, por gentileza? Adoro seus vídeos!
Tbm ja pensei nisso, mas creio q a alteração é minima, entre especies é algo notório, porem na mesma especie, no caso, nos humanos, terá pequenas variações onde de fato um metabolismo acelerado poderia viver levemente menos. Isso com uma analise unicamente do metabolismo, mas ja q esse processo é acelerado por conta de uma vida saudavel, atividade fisica, a pessoa tende a viver mt mais q uma sedentaria de metabolismo lento, ou seja, entre a mesma especie, as alteraçoes de metabolismo se altera pouco, principalmente em relação a um habito de vida q te proporciona qualidade
Na verdade a atividade física com o indivíduo natural, aumenta a longevidade
Tem um episódio do podcast Ciência Suja que fala sobre a Henrieta Lacks que é excelente! A temporada toda é ótima, mas nesse episódios eles até falaram com um neto (se não me engano) dela.
Seria legal buscar informações sobre a pesquisa com telômeros?
Eu só vivi 25 anos
E sinceramente não recomendo
O gráfico é até mais ou menos, mas o meu build veio com nerf de miopía, então eu tenho que pagar o dlc do óculos ou patch da cirurgia pra ter acesso à full HD
Ridículo isso
Fora que a gameplay é só farming sem sentido
E em jogo que é basicamente pay to win, se vc não spawnar em uma guilda com muito ouro é basicamente game over, vai passar a gameplay toda farmando e não vai comprar nada
RESUMO
história 9/10
Gráfico 8/10, com ressalvas
Gameplay 1/10
Jogabilidade 2/10
Não recomendo
Hsushshs gostei.
é que vc escolheu o modo hard, no modo easy vc nasce com dinheiro, alto, forte e bonito
@@arms1991nascer rico e bonito deve dar, mas alto e forte vai gerar problema pra tua mae😐
Eu adoraria ser imortal, porque o nosso mundo produz tanta arte, e numa vida de 100 anos a gente consegue consumir tão pouca arte(proporcionalmente a quantidade que o mundo produz).
eu ainda sou novinho, com trinta anos, mas percebi este ano que não vai ser possível ler e estudar todos livros na minha lista de leitura mesmo se eu fizesse isso 10 horas por dia todos os dias, em cinquenta anos de 10h/d de leitura eu não conseguiria fazer nem um quarto da lista, *calculando 5mins/pg que é bem lento pra uma novela, mas bem rápido pra obras densas.
Kkkkkk. Lê os mais relevantes para você. Não que algum seja irreverente
Vdd
Mas não teve discussão/argumento nenhum sobre se vale a pena viver pra sempre ou não!
Isso é uma questão filosófica. O objetivo do vídeo é abordar o tema a partir do ponto de vista de um biólogo
Muito obrigado!
Seria uma tortura viver mais que o nosso tempo normal de vida
Existe um anime que explora muito bem esse tema de longevidade, Frieren e a jornada para o além. O anime NÃO explora a ciência por traz da longevidade, mas a perspectiva de quem a tem.
Viver para sempre, essa frase tem muito peso, que tal viver até cansar de viver, tipo 200, 300, 1000 anos, cansei, tchau 💀
Pensando no que foi dito no vídeo fiquei com uma dúvida... supondo que a célula 1 deu origem a 2 3 4 .... 50. A célula 2 é a única capaz de gerar " mais 50 " ? Ou o célula 50 a última feita antes do limite de multiplicação da célula 1 tbm consegue gerar mais 50? Mesmo sendo " feita " da 1 já bem defeituosa? Ou é tipo uma escadinha a 2 consegue fazer mais 49... a 20 consegue mais 30... e a 49 consegue mais 1? Fiquei com essa dúvida
Valeu!
Interessantíssimo
Uma filósofa e cientista muito importante disse em um artigo de 2012: we are born to die
Excelente Reflexão !!!
Quero viver pra sempre fi!
🫵👍
A questão é... É possível regenerar os telômeros de forma controlada?
Nao sei ao certo se tenho medo da morte, mas com certeza tenho medo debter uma morte dolorosa
Oscar Wilde já me provou que imortalidade é castigo.
Meu sonho! O que faço para conseguir trabalhar nesta area?
Para falar com a MGI: mgi-brasil@mgi-tech.com
Saiba mais sobre a MGI: en.mgi-tech.com/
uma dica aleatória de que rumo seguir para alcançar a fama, completamente do neida, no final do vídeo
@atila a informação está um pouco desatualizada. Hoje já sabemos que a diminuição de telomeros é uma consequência e não a causa em si do envelhecimento. No melhor do que conhecemos hoje, o envelhecimento se deve à perda de informação epigenética. Dá uma olhada no trabalho do Sinclair.
Assistam ao ep 06 da série "Sandman". Fala de uma maneira interessante sobre o tema.
Acabei de reassistir a primeira temporada, e devo concordar, é um episódio muito bom, ele não deixa uma conclusão mas sim mais perguntas e muita reflexão.
Será que se vivêssemos pra sempre o financiamento de um imóvel ficaria mais barato?
Arranjariam um jeito de tornar pior para gente. No fim, que tá embaixo da pirâmide sempre acaba sofrendo.
Não. O financiamento tbm vai ser pra sempre.
Faz sentido falar que exercício físico acelera metabolismo (reparação dos tecidos) e, consequentemente, envelhece?
De certa forma sim, mas os estudos que relacionam longevidade e prática de atividade física sugerem que os benefícios superam o prejuízo do envelhecimento celular(para longevidade), fazendo com que a prática de atividade física seja recomendada para se viver mais.
Da mesma forma que o oxigênio que vc respira te envelhece
Não muito, porque quem é muito ativo acaba tendo uma frequência respiratória e cardíaca mais lenta quando está em repouso, então o saldo é positivo pra quem faz exercícios regularmente. O Átila tem um vídeo muito legal que explica isso, chama "como as tartarugas vivem tanto"
Vídeo excelente, como vários outros no canal! Obrigado a todos os envolvidos, vocês são demais s2
So toparia se isso afetar meus pais, viveria com eles pra sempre.
Depende
Para você vale apena como colocado no título?
Aliás, qual a razão dessa pesquisa?
Curiosidade para apenas falar ou vai mudar algo e alguém conseguiu a solução?
"Programado pra morre nois é certo é certo é de no que der" -Racionais , MC.
Pelo que parece o bagulho é loco e agente é mais louco ainda 👈🤧
seus vídeos são muito legais amigo
Recuperação dos telômeros somente pode ser alcançada com a iogurteira da Top Therm
Com certeza faria sentido viver pra sempre, não consigo acreditar que depois da morte nunca mais vou existir, isso me assombra desde pequeno. Achei que no final do vídeo o Atila traria boas notícias sobres as pesquisas dos telômeros 😢, pelo visto nossa geração não vai escapar do fim da existência.
relaxa cara vai curtir a vida e nao pense nisso demais.
nunca é uma palavra forte, não existe o "nada", ele passa instantâneo, dps da morte sempre tem uma nova consciência aleatória
O espírito é imortal
Antes de tu nascer tu também não existia. Tu sofre por não existir antes? Por que sofreria por não existir depois? O único período que importa é o que você está vivo, cara. Para de pensar besteira e vai viver da melhor maneira que der.
@@Bramble20322 muito bem colocado
Credo. Não. Mesmo eu gostando de tédio, eu não iria gostar de viver séculos tendo que trabalhar pra sobreviver
Eu quero, porque eu tenho medo da morte.
Se depois de séculos vivendo vc não descobrir um jeito de enriquecer a coisa tá feia mesmo
Eu gostaria de viver para sempre, ou pelo menos por 200 anos pra saber quais previsões se concretizarão! Mas me contento em viver mais 45! 😁
So é possível viver pra sempre buscando algo, porque o cérebro não gosta de ficar em loops
Se o universo for infinito, faz sentido ser eterno sim
Eurípedes Lessa já refletiu sobre isso em A desintegração da morte.
Dois filmes bem legais que discutem essa questão da imortalidade é o Homem Bicentenário e o Senhor Ninguém.
Dá para aprender refletir bastante sobre se realmente valeria a pena viver para sempre.
Não vi nenhum dos dois mas me interessei. Tem o filme O Preço do Amanhã, que fala um pouco sobre isso tbm, amei esse filme
@@JeniCamilo Obrigado pela indicação!
Entendo vocês que buscam fazer parte da história para se imortalizarem, mas eu sinto que para mim, não valeria a pena se eu nem poderia estar aqui para usufruir das conquistas
Sim. Faz sentido.
Eu sinceramente prefiro viver com qualidade de vida até os 80 a 100 anos do que viver 200 ou 300 anos. Não preciso viver tanto. Se a gente pudesse diminuir os efeitos da velhice mesmo sem aumentar a expectativa já tá bom.
Sim, faz sentido.
Quem fala q n vale a pena eh papo de mortal.
Eu vivi para Itabaianinha ser argumento para um vídeo do Átila, que foda 😅😅
QUANDO MAIS ANOS VC VIVE,MAIS TARDE VC APOSENTA E MAIS TEMPO VC SERÁ ESCRAVO DA ELITE...😂
Parabéns pelo ótimo Video muito top 👍 👍 👍 👍
A explicação sobre a MGI tava tão interessante que eu me perdi onde era publi e onde era conteúdo do vídeo haha
Eu gostaria de viver para sempre, sei como, mas a tecnologia ainda não avançou o suficiente. Espero estar vivo para testar minha teoria.
Sou da computação, provavelmente vou ter cancer por stresse e ainda serei esquecido rapidamente. 😄
Nunca vi enterro de anão, são imortais???
Nem filhote de pombo hehehe
Viver para sempre mas sendo jovem ta bom mas sendo velho quero não 😂😂
Imortalidade não, mas o ser humano bem que podia dar um jeito de aumentar a longevidade de todos para a média de uns 150 anos através de correção genética (pra desacelerar o envelhecimento das células e evitar o câncer).
Já seria muito interessante.
Vendo o choque de gerações no ambiente de trabalho dá para ver q viver eternamente não vai ser algo bom para a humanidade.
Isso me lembra um pouco de the good place.
Usar GH de forma exogena entao reduz a perspecitiva de vida?
Sim, cuidado com o suco
Átila se eu ganhar na mega sena eu tenho que investir onde pra adiantar pra eu virar imortal?
Criogenia pré-morte
Só valeria a pena se for jma vinda longa e próspera...
Pra quê?
Mesmo assim n valeria a pena
Quem tá vendo este vídeo em 2035 curte aqui
Isso vai demorar um pouco. Será que tem RUclips até lá? Rs
Até lá já vão ter conseguido descobrir como a célula humana pode se dividir sem perder o DNA.
Talvez vc não saiba se vai ter curtida kkk
Se for pensar dessa maneira que disse no começo do vídeo , nós também somos parte do primeiro organismo e estamos se multiplicando até hoje.
No caso de bactérias, a reprodução é assexuada, gerando um clone. Nos seres humanos a reprodução não é um clone, mas um novo indivíduo.
@@Ismael_Souza clone até certo ponto depois elas acabam tendo mutações
Muito interessante
Poxa mas que podia ser 160 anos em vez de 80 podia ne
Com um corpo jovem de 30 ha 35 anos sim, mas com um corpo velho, nunca.
Pra ser imortal tem que entrar pra ABL
Deus me livre viver para sempre e ser pobre 😂😂😂 uma vez já é o suficiente
Iria viver 1000 anos trabalhando 10h por dia pra consegui se manter vívo.
Ótimo assunto