Por isso tenho usado cada vez mais a cola animal, que tem essa característica da Titebond I, só que ainda mais vitrificada, porém, mantendo resistência para deixar o instrumento vibrar.
Uma pergunta , da certo colar , tipo , cavalete e escala com Cianocrilato ? Ela é bem vitrada e colo e não descola mais , sou um pouco ignorante no asunto mas pergunto por isso mesmo , na minha lógica daria certo , mas gostaria saber o porquê não daria certo se for o caso m
@@douglastablante9429 Oi. Até pode dar certo, mas tem alta chance do cavalete descolar, por exemplo. Pois é uma cola muito vítrea e com a vibração das cordas irá romper.
A cola de aeromodelo de madeira balsa que eu usava era vendida com a marca AEROBRAS (nome da loja). Ela ficava bem dura depois de seca. Bem que eu queria achar aquela cola hoje. Apesar da tenacidade, eu também suspeito das colas que ficam macias depois de secas, sobretudo se for na escala (mas não sou luthier, entendo zero). Um luthier, que foi aprendiz do Ladessa, falou-me há muitos anos "se o seu baixo tem mais de vinte anos e nada descolando, foi o Ladessa quem montou, se fosse de aprendiz, algo já teria descolado".
O Rocha é um grande figura: inventivo, simpático e generoso. Adorei a metodologia dos testes. Esclareceu um punhado de dúvidas de forma simples e visual. Agora, o detalhe campeão do vídeo é o cabo de madeira da panela da sopa de prendedores (9:16). Aí sim, afinal, panela velha é que faz comida boa. Obrigado, mestre Rocha!
Excelente comparativo. A titebond ultimate tem a vantagem de um maior tempo em aberto, o que facilita a colagem de peças maiores, como o tampo no corpo de um instrumento sólido.
Maravilha de video, teste simples, mas que ajuda na hora de tomar uma decisão, só uma dica simples, poderia usar um torquímetro para medir a força! Sucessos!
a 3 é usada em umidade pois preenche os poros da madeira (madeiras com parênquimas abertos) por isso ela resistiu a fervura com mais resistência mecânica concordo com vc e usado a 1 no tampo e na colagem estrutural pode ser a 2 ou a 3 sendo que a 2 pra ambientes internos e a 3 pra ambientes externos, mas são colas fenomenais e parabéns pelo seu trabalho!!!
ja fiz um teste com uma planta que meu falecido avô usava na roça e ele chamava de samuré, nada mais é que uma variedade de orquidea com um bulbo bem volumoso. fiz exatamente como ele sempre falava, joguei no braseiri do fogao à lenha e retirei a resina, aplicando em duas peças de madeira com relativa pressao por cerca de umas 5 horas depois deixei dentro de um tambor com agua e nao se soltaram. apos secarem tentei novamente descolar as peças mas sem sucesso...
Caro Professor, Rocha, saúde e paz pra vc e família, sempre. Parabéns 👏 e agradecido pela sua experiência simples, porém, indispensável pra quem não tem um laboratório especial, mas faz com efetividade e eficiência. Acho que é verdade o que se diz : o brasileiro, tal qual vc é pra NASA estudar! 👏👏👏
Sugestão! Cia bond kit mdf ou tecbond das marcas que conheço que uso em falantes graves,médios e agudos para não perderem resposta de frequência. Ele vem com 2 frascos; cola e acelerador que permite,um tempo para mover as peças e quando usa o splay acelerador seca seg. Fora isso uso entre outras a de coqueiro.👀👍
Muito bom, gostei do comparativo. Como não sou Luthier e apenas compro e vendo instrumentos e acabo fazendo alguns reparos (colagens) e eu uso Titebond III (3 - verde) e o resultado é muito bom. Parabéns.
Caraca merece um super like.... Parabéns... Vou comprar um tubinho da Original pra colar o cavalete do meu violão. Descolou pois a sala da casa que eu morava era muito quente e um dia deu quase quarenta graus em SP... Fatal... Descolou sem quebrar nada.
Parabéns pelo vídeo.com certeza dá para tirar muitas conclusões sobre a eficiência dessas colas. Lá colagem das madeiras me parece que todas passam no teste, porque as madeiras não quebrar nas parte colada e sim na própria madeira, ficou ótimo. Uma deia talzesquanto aos prendedores também seria usar mais de um, é possível que haja descolamento com diferença de segundos que talvez não se dê as copas mas as condições, mas já fornece muita informação...otimo trabalho🙂👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Trabalho com argolas de madeira e Ja usei a titebond 2 e a 3 para a minha aplicação a 3 é a melhor , além de suportar imresão em água, ela não seca de virar pedra por imediato a secagem dela é mais lenta do que a 2 , e também suporta imersão em água e não solta, para instrumentos não sei se alteraria de maneira audível a sonoridade do instrumento
Fantástica tua experimentação...e para Lutheria elegestes a titebond1...mas para a colagem em locais mais úmidos não seria melhor a 2? E outra coisa...a secagem da cola no instrumento...digamos q seja feita em uma cidade cuja umidade seja muito maior do que na cidade onde o violão será entregue...o q fazer?
O teste de colagem se assemelha (não digo ser igual) ao teste de soldagem onde no final o que interessa é se rompeu na cola(solda) ou na madeira (peça metálica). Aproveitando a semelhança poderia fazer duas varas cilíndricas (como um cabo de vassoura) com extremidades planas e colar. Concluído o tempo de cura seria pendurar na vertical e carregar aos poucos com peso ou por na horizontal e carregar tracionando usando uma balança de peixeiro (eu adaptei uma espécie de ponteiro de arraste para marcar a força máxima. Mas gostei muito o seu critério de dureza como transmissor de som. Ainda sou do tempo da traumática cola de madeira fedorenta que era derretida na panela. Era muito forte.
faltou como diz Fabio Vanini a cola específica para a luteria que é a cola animal ( hide glue) a Martin cola com hide glue toda a linha TOP de violoes e cobra a mais por isso ... Dan Erlewine da Stewart-MacDonald também so usa cola animal nos violoes dele ....
Muita boa explicação. Meu violão novo levou uma pequena queda e rachou o hstock , porém não separou. De imediato afrouxei as cordas para não aumentar o problema. Assistir o vídeo de uma colagem e o luthier após colagem ainda fez o rasgo com fresa e enxertou o pedaço de madeira com resina para dar mais resistência. Num violão simples achei um exagero. Isso é necessário mesmo? Pelo seu teste vi que fica muito resistente e todos lascaram ao invés de soltar a colagem.
A mais tradicional é a Titebond Original. Além do princípio da sonoridade, citado no vídeo, tem o princípio de que colas sem resistência à água são mais fáceis de descolar caso a peça precise ser retirada para reparo. Mas pra instrumentos mais simples eu prefiro usar a Tite 3 pra tudo. Nesses casos os instrumentos costumam ser mais judiados, então acaba sendo melhor uma cola mais forte, na minha opinião.
Caro Rocha para colar braço de violino a TITEBOND 3 serve, fica resistente a tensão das cordas? O que vc acha da cola feita de gelatina incolor tbm serventia?
Dúvida mesmo: a elasticidade da cola não seria algo desejável por conta de dilatação e contração da madeira, fora as partes do instrumento que são submetidas a forte pressão? Uma cola mais rígida não ficaria mais sujeita a quebrar? E quanto à cola mais elástica, será que afeta tanto assim a vibração e sonoridade do instrumento levando em conta o custo-benefício de que falei acima? Enfim, só dúvidas mesmo. Pra terminar de abusar, a traseira do meu nylon está começando a querer soltar o tampo da parte curva. Apenas um pequeno pedaço, bem no começo, mas gostaria de impedir que a coisa avançasse. Tentei botar apenas cola sobre a área afetada, mas a cola (Cascola) soltou facilmente com um leve puxão alguns dias depois. Quem tiver uma boa dica que não requeira que eu seja um Mc Guiver com uma oficina repleta de ferramentas, eu agradeço!
É um bom ponto. Mas observe em 13:17 que a 1 tem uma certa elasticidade. Ela dobra um pouco antes de quebrar. E por outro lado, eu também acho que quanto mais mole, mais absorve vibrações.
@@thicolaresme parece que em uma caixa de som sim seja importante ou vantajoso absorver vibrações,l, pois esta deve ser o mais inerte possível. Diferente dos instrumentos onde a vibração do material compõem o timbre. Essa é uma boa discussão para desenvolver.
No caso,eu quero colar uma folha de madeira em toda a minha bateria ,radical de maple,qual cola eu posso usar?existe alguma cola que seja secagem rápida ,com excessão de super Bonder ?
@@rochainstrumentos-luthieria Obrigado Rocha, ganhou mais um inscrito! Parabéns pelo esmero no violão do outro vídeo, ficou fantástico! Só mais uma pergunta, o meu cavalete ainda está colado, é de um violão Rozini Flat de cordas de aço, mas o serviço não está muito bem feito, por isso eu queria retirar e colar novamente. Para soltar a cola que já está no instrumento, o que você me indicaria? Um forte abraço!
Titebond é show, só tem que prensar direito, respeitar toda a técnica de colagem. Fiz um teste e tive que arrancar a madeira e a parte colada ficou na outra peça, tive que arrancar com formao.
No caso na troca de um braço inteiro no violão. A titebond 2 na cola do braço no corpo do violão e a titebond 1 na cola da escala no braço ? Ou você indicaria apenas uma para a cola geral do braço ?
Pelas pesquisas que fiz estou procurando pra conserto do braço meu cello que quebrou, acredito que pra tampo seria melhor a titebond 1 por não ser emborrachada ela fica vitrificada por esse motivo acredito não interferir no som, pois essa parte interfere o som
Uma dúvida! Quando a cola perde a validade, porém no instrumento musical? Por exemplo, uma escala colada com cola nova, mas, a cola perde sua validade...
Em poucas cidades acha. Aqui tem numa loja só e custa o dobro. Eu compro na internet como a maioria. Apesar de ser cara de qualquer jeito, é uma cola que rende muito. Vale a pena usar Titebond.
Por isso tenho usado cada vez mais a cola animal, que tem essa característica da Titebond I, só que ainda mais vitrificada, porém, mantendo resistência para deixar o instrumento vibrar.
Tem que ser avaliado um contexto geral.
Uma pergunta , da certo colar , tipo , cavalete e escala com Cianocrilato ? Ela é bem vitrada e colo e não descola mais , sou um pouco ignorante no asunto mas pergunto por isso mesmo , na minha lógica daria certo , mas gostaria saber o porquê não daria certo se for o caso m
@@douglastablante9429 Oi. Até pode dar certo, mas tem alta chance do cavalete descolar, por exemplo. Pois é uma cola muito vítrea e com a vibração das cordas irá romper.
@@RoneiRamos valeu mano pela dica e noix 🙏
@@RoneiRamos então a escala daria certo então ? O cavalete colo com uma outra cola que não descole nem com vibração nem com humedade
A cola de aeromodelo de madeira balsa que eu usava era vendida com a marca AEROBRAS (nome da loja). Ela ficava bem dura depois de seca. Bem que eu queria achar aquela cola hoje. Apesar da tenacidade, eu também suspeito das colas que ficam macias depois de secas, sobretudo se for na escala (mas não sou luthier, entendo zero).
Um luthier, que foi aprendiz do Ladessa, falou-me há muitos anos "se o seu baixo tem mais de vinte anos e nada descolando, foi o Ladessa quem montou, se fosse de aprendiz, algo já teria descolado".
O Rocha é um grande figura: inventivo, simpático e generoso.
Adorei a metodologia dos testes. Esclareceu um punhado de dúvidas de forma simples e visual.
Agora, o detalhe campeão do vídeo é o cabo de madeira da panela da sopa de prendedores (9:16). Aí sim, afinal, panela velha é que faz comida boa.
Obrigado, mestre Rocha!
Colei um cavalete de um violão Dgiorgio com tenaz faz uns 16 anos e ta lá até hoje em uso
Muito bom o vídeo, estou trabalhando em uma restauração de um violão 1917 akakakak estou procurando enriquecer meu conhecimento em lutheria.
Ótimo teste! Bom saber desses resultados!
Parabéns meu amigo Rocha! Que vídeo claro, simples e sem muita frescura! Kkkk Parabéns meu amigo
Excelente comparativo. A titebond ultimate tem a vantagem de um maior tempo em aberto, o que facilita a colagem de peças maiores, como o tampo no corpo de um instrumento sólido.
Excelente! Parabéns pelo empenho!!
Merce um prêmio porque esse foi o video mais completo e didático que já assistir parabéns!
Maravilha de video, teste simples, mas que ajuda na hora de tomar uma decisão, só uma dica simples, poderia usar um torquímetro para medir a força! Sucessos!
Que vídeo completo gostei muito. Obrigado pelo conhecimento compartilhado
a 3 é usada em umidade pois preenche os poros da madeira (madeiras com parênquimas abertos) por isso ela resistiu a fervura com mais resistência mecânica concordo com vc e usado a 1 no tampo e na colagem estrutural pode ser a 2 ou a 3 sendo que a 2 pra ambientes internos e a 3 pra ambientes externos, mas são colas fenomenais e parabéns pelo seu trabalho!!!
ja fiz um teste com uma planta que meu falecido avô usava na roça e ele chamava de samuré, nada mais é que uma variedade de orquidea com um bulbo bem volumoso. fiz exatamente como ele sempre falava, joguei no braseiri do fogao à lenha e retirei a resina, aplicando em duas peças de madeira com relativa pressao por cerca de umas 5 horas depois deixei dentro de um tambor com agua e nao se soltaram. apos secarem tentei novamente descolar as peças mas sem sucesso...
A resistência mecânica será praticamente a mesma coisa, o que muda é resistência ao tempo.
12:30 Nossa muito boom !!!! Era essa parte que eu tava procurando sobre as coalas. A consistencia dela quando ela fica seca. Mais videos assim
Alguem sabe me dizer se exite alguma mais dura e levemente flexível ?
Nossa que trabalheira só para ajudar a gente...muito obrigado por fazer esses testes. Você merece muitos likes👍👍👍
Excelente vídeo, obrigado mestre Rocha!
Adoro ouvir o trem passar.
Gostei do teste me deu. Uma visão geral. Obrigado. Maringá. Pr.
Melhor teste de cola ❤
Parabéns pelo teste!
Construo instrumentos de percussão. Tenho usado a Titebond 1. Obrigado pelo video.
Ótimo trabalha👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Muito bom para tirarmos conclusões para os mais diferentes trabalhos.
Bom o vídeo. Apenas para fins de compartilhar experiência, em colas de headstock quebrado eu só uso a 3...
Caro Professor, Rocha, saúde e paz pra vc e família, sempre. Parabéns 👏 e agradecido pela sua experiência simples, porém, indispensável pra quem não tem um laboratório especial, mas faz com efetividade e eficiência. Acho que é verdade o que se diz : o brasileiro, tal qual vc é pra NASA estudar! 👏👏👏
Comprei a Tite bond 3 mais gostei muito do vídeo bom saber
shoe tirou minha duvida braço do meu violao vou usar a tite bond 1 vlw sucesso e obrigado pelo video
Oi Rocha! Muito interessante esse teste!
Valeu! Abraço!
Olha o trem... Até me deu saudade de Santa Maria e da vila Belga
ola meu amigo parabens por essa iniciativa com as colas ,eu tambem prefiro a 1 ja uzeu a 3 mas fico com a 1.abraços meu velho ate logo.
Sugestão! Cia bond kit mdf ou tecbond das marcas que conheço que uso em falantes graves,médios e agudos para não perderem resposta de frequência.
Ele vem com 2 frascos; cola e acelerador que permite,um tempo para mover as peças e quando usa o splay acelerador seca seg. Fora isso uso entre outras a de coqueiro.👀👍
Parabéns pelo vídeo assim que se testa na prática ganhou inscrito
Muito bom Rocha....vc é top
Muito bom, gostei do comparativo. Como não sou Luthier e apenas compro e vendo instrumentos e acabo fazendo alguns reparos (colagens) e eu uso Titebond III (3 - verde) e o resultado é muito bom. Parabéns.
Esse era o vídeo que faltava, obrigado!
Parabéns e obrigado por esclarecer minha dúvida sobre resistência a colas de marcas distintas. Me foi muito útil.
Roxa ! excelente seu vídeo. Parabéns.
Muito paciente é descontraente o vidio Bravo
grande mestre!
Caraca merece um super like.... Parabéns... Vou comprar um tubinho da Original pra colar o cavalete do meu violão. Descolou pois a sala da casa que eu morava era muito quente e um dia deu quase quarenta graus em SP... Fatal... Descolou sem quebrar nada.
Show!👏👏👏👏
Qual cola indicas para colar captador dentro do violão?
Matou minha curiosidade. Obrigado amigo
Parabéns pelo vídeo.com certeza dá para tirar muitas conclusões sobre a eficiência dessas colas. Lá colagem das madeiras me parece que todas passam no teste, porque as madeiras não quebrar nas parte colada e sim na própria madeira, ficou ótimo. Uma deia talzesquanto aos prendedores também seria usar mais de um, é possível que haja descolamento com diferença de segundos que talvez não se dê as copas mas as condições, mas já fornece muita informação...otimo trabalho🙂👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente vídeo, ajudou bastante. Parabéns
Teste show! parabéns! não conhecia essa cola.
Parabéns Rocha 👍
Trabalho com argolas de madeira e Ja usei a titebond 2 e a 3 para a minha aplicação a 3 é a melhor , além de suportar imresão em água, ela não seca de virar pedra por imediato a secagem dela é mais lenta do que a 2 , e também suporta imersão em água e não solta, para instrumentos não sei se alteraria de maneira audível a sonoridade do instrumento
Fantástica tua experimentação...e para Lutheria elegestes a titebond1...mas para a colagem em locais mais úmidos não seria melhor a 2? E outra coisa...a secagem da cola no instrumento...digamos q seja feita em uma cidade cuja umidade seja muito maior do que na cidade onde o violão será entregue...o q fazer?
Aeee muito irmão como q tá veio essa cola vai me quebrar um.baita galho
Mandou muito bem!
Uma dica seria refazer esse teste com um torquímetro.... "Só" emprestar do amigo mecânico!
Sim perfeito Guga, já pensei nisso inúmeras vezes, ano que vem vai ter muito conteúdo e vou fazer exatamente isso que tu sugeriu. Abraço!!!
Muito bom Rocha, tirou uma dúvida minha.
Teste perfeito parabéns
Oi muito bom! Teste de residência das colas!
O teste de colagem se assemelha (não digo ser igual) ao teste de soldagem onde no final o que interessa é se rompeu na cola(solda) ou na madeira (peça metálica). Aproveitando a semelhança poderia fazer duas varas cilíndricas (como um cabo de vassoura) com extremidades planas e colar. Concluído o tempo de cura seria pendurar na vertical e carregar aos poucos com peso ou por na horizontal e carregar tracionando usando uma balança de peixeiro (eu adaptei uma espécie de ponteiro de arraste para marcar a força máxima. Mas gostei muito o seu critério de dureza como transmissor de som. Ainda sou do tempo da traumática cola de madeira fedorenta que era derretida na panela. Era muito forte.
Um vídeo completo
Laboratório 🔟🔝👍👏👏👏
Ajudou muito.
faltou como diz Fabio Vanini a cola específica para a luteria que é a cola animal ( hide glue) a Martin cola com hide glue toda a linha TOP de violoes e cobra a mais por isso ...
Dan Erlewine da Stewart-MacDonald também so usa cola animal nos violoes dele ....
uma verdadeira aula
parabéns
A cola 1 pode usar em todo o Instrumento, onde tem as colagens, tipo, cavalete.
Obrigado pelo vídeo!! Muito útil!
Muito bom o teste.
FENOMENAL 👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Muita boa explicação.
Meu violão novo levou uma pequena queda e rachou o hstock , porém não separou. De imediato afrouxei as cordas para não aumentar o problema. Assistir o vídeo de uma colagem e o luthier após colagem ainda fez o rasgo com fresa e enxertou o pedaço de madeira com resina para dar mais resistência. Num violão simples achei um exagero.
Isso é necessário mesmo? Pelo seu teste vi que fica muito resistente e todos lascaram ao invés de soltar a colagem.
Fala Natureza, aparece na live daqui a pouco que eu respondo. Abraço!!!
Muito bom
Excelente demonstração
Resumindo qual a melhor pra colar cavalete de violão nylon ou aço ???
A mais tradicional é a Titebond Original. Além do princípio da sonoridade, citado no vídeo, tem o princípio de que colas sem resistência à água são mais fáceis de descolar caso a peça precise ser retirada para reparo. Mas pra instrumentos mais simples eu prefiro usar a Tite 3 pra tudo. Nesses casos os instrumentos costumam ser mais judiados, então acaba sendo melhor uma cola mais forte, na minha opinião.
Boa tarde Rocha, sem querer incomodar, para mínimos reparos no canto do tampo, posso usar a Titebond 2 ou 3, ou a 1 seria melhor? Obrigado e abraço!
Eu uso a Titebond 1 pra tudo, em colagens mais duvidosas que tenham resquícios de cola eu uso Araldite 24h
Tem uma sugestão entre elas pra fazer uma caixa de som automotivo?
Queria ver um teste de resistência destas colas na base de um parafuso e tentar arrancar. Qual na sua opinião resistiria mais?
Dicas boas
Que vídeo massa! Muito bom!
Gostei! Muito bom!!!
Mas para reparo, qual é a melhor?
melhor video de todos
Show!
Caro Rocha para colar braço de violino a TITEBOND 3 serve, fica resistente a tensão das cordas?
O que vc acha da cola feita de gelatina incolor tbm serventia?
Tbm gostaria de saber
Vou fazer uma live sexta feira e respondo vocês ok.
Pra sustentar o cavalete das cordas
Boa tarde mestre um cavaquinho de eucalipto tampo fundo e faixa qual a espessura tu me indica
Dúvida mesmo: a elasticidade da cola não seria algo desejável por conta de dilatação e contração da madeira, fora as partes do instrumento que são submetidas a forte pressão? Uma cola mais rígida não ficaria mais sujeita a quebrar? E quanto à cola mais elástica, será que afeta tanto assim a vibração e sonoridade do instrumento levando em conta o custo-benefício de que falei acima? Enfim, só dúvidas mesmo. Pra terminar de abusar, a traseira do meu nylon está começando a querer soltar o tampo da parte curva. Apenas um pequeno pedaço, bem no começo, mas gostaria de impedir que a coisa avançasse. Tentei botar apenas cola sobre a área afetada, mas a cola (Cascola) soltou facilmente com um leve puxão alguns dias depois. Quem tiver uma boa dica que não requeira que eu seja um Mc Guiver com uma oficina repleta de ferramentas, eu agradeço!
É um bom ponto. Mas observe em 13:17 que a 1 tem uma certa elasticidade. Ela dobra um pouco antes de quebrar. E por outro lado, eu também acho que quanto mais mole, mais absorve vibrações.
@@thicolaresme parece que em uma caixa de som sim seja importante ou vantajoso absorver vibrações,l, pois esta deve ser o mais inerte possível. Diferente dos instrumentos onde a vibração do material compõem o timbre. Essa é uma boa discussão para desenvolver.
Seu Rocha a tampa do fundo descolada de um lado atrapalha na afinação...
No caso,eu quero colar uma folha de madeira em toda a minha bateria ,radical de maple,qual cola eu posso usar?existe alguma cola que seja secagem rápida ,com excessão de super Bonder ?
Bom dia Rocha .. em primeiro lugar parabéns pelo ótimo trabalho. 👍 gostei muito ! Onde comprar a cola ? Seria em casa de matérias de construção?
Pelo oq eu vi da pra pedir pela internet
Show 👏👏👏👏👏👏
bom video, mas o que diz da cola coqueiro granulada, ou cola animal, ja vi muitos luthieres usando.
Boa noite, para colar cavalete, qual você indicaria?
Bom dia Marco, dá uma olhadinha nesse vídeo aqui... ruclips.net/video/hfUSfNVpUFY/видео.html
@@rochainstrumentos-luthieria Obrigado Rocha, ganhou mais um inscrito! Parabéns pelo esmero no violão do outro vídeo, ficou fantástico! Só mais uma pergunta, o meu cavalete ainda está colado, é de um violão Rozini Flat de cordas de aço, mas o serviço não está muito bem feito, por isso eu queria retirar e colar novamente. Para soltar a cola que já está no instrumento, o que você me indicaria? Um forte abraço!
@@marcozanicotti2631 vamos falar sobre isso na live sexta feira às 19:30h ok, te espero lá, grande abraço!!!
Qual cola ideal
Fato a cola mais importante em lutheria a cola quente
Qual é essa?
Titebond é show, só tem que prensar direito, respeitar toda a técnica de colagem. Fiz um teste e tive que arrancar a madeira e a parte colada ficou na outra peça, tive que arrancar com formao.
No caso na troca de um braço inteiro no violão. A titebond 2 na cola do braço no corpo do violão e a titebond 1 na cola da escala no braço ? Ou você indicaria apenas uma para a cola geral do braço ?
A Titebonde 1 e 2 é melhor para rachadura no tampo proximo ao cavalete? No meu caso violoncelo. Abraço aquí desde España.
Pelas pesquisas que fiz estou procurando pra conserto do braço meu cello que quebrou, acredito que pra tampo seria melhor a titebond 1 por não ser emborrachada ela fica vitrificada por esse motivo acredito não interferir no som, pois essa parte interfere o som
Qual cola é melhor para colar o cavalete do cavaquinho?
Vamos conversar sexta feira 19:30h na live, vou ler teu comentário lá. Abraço!
Sera se eu fazer um corpo de guitarra com duas partes e cola com essa cascola ela vai demora muito pra descolar ao passar do tempo?
Eu só uso Titebond ou Araldite 24h para colagens pois considero mais garantido.
Uma dúvida! Quando a cola perde a validade, porém no instrumento musical? Por exemplo, uma escala colada com cola nova, mas, a cola perde sua validade...
A cascola pra escala não é boa? Melhor comprar uma Titebond né...
Agora sim entendi
Amigo essa Cascola Cascores Extra é boa para colar mdf e compensado junto com parafusos para fazer caixa de som? Abração
Infelizmente na minha região,para adquirir as colas Titebond, só pedindo na net
Em poucas cidades acha. Aqui tem numa loja só e custa o dobro. Eu compro na internet como a maioria. Apesar de ser cara de qualquer jeito, é uma cola que rende muito. Vale a pena usar Titebond.
Cara seu vídeo top
Da pra colar com tekbond artesanato