Excelente programa. Exalto a qualidade do entrevistador, que estimula e deixa o convidado falar. E o entrevistado é brilhante. Safatle é hoje um grande pensador, capaz de analisar o que abrange não só o Brasil atual , mas o planeta, numa perspectiva histórica e instantânea. Seja de esquerda, ou fosse de Direita, sempre é um prazer ver alguém inteligente argumentar. Coisa rara no nosso momento.
Por isso a filosofia é fascinante. Essa conversa foi disponibilizada há 3 anos e permanece tão atual que chega a doer; é quase uma premonição. Grandioso Vladimir Safatle, atemporal!
Este é um programa de alto nivel do qual.sou admiradora!Feliz por perceber que o Celso está cada vez melhor.O Dr.Prof.Safatle é um amado de nossa categoria!
Safatle vc é ao meu ver o cara que estar no meio de comunicação, tratando do humano social político ecológico religioso, lúcido desperto com as consciências ativas vivas saudáveis de modo multidimensional. grato pela oportunidade de convive-lo.
Das melhores falas do Dr. Safatle, minha favorita é de que o Poder não mas age em nós nos repriminto ou criando barreiras físicas. O Poder nos melancolisa, no sentido da perda de alguma coisa que internalizamos e que deterioriza o Eu. As vezes, vale a pena escurar pessoas falando de conceitos e ideias que você já sabe e entende por causa de suas visões únicas e maneira de falar que, por ser tão didática e clara, resulta em uma nova aprendizagem que não substitui a antiga, mas se soma a ela e a aprimora. Demais o vídeo, parabéns a todos os envolvidos.
O melhor programa que já vi do canal! Finalmente o apresentador aprendeu a se comportar! Umas das melhores entrevistas que vi em anos! Vladimir matou a pau!! Parabéns!!
Revendo essa entrevista pela 5° vez. Não me canso. Muita informação importante. Uma visão completamente diferente de tudo que vemos. Vladimir Safatle é o melhor!
A visão do professor Vladimir é acima de tudo uma visão, futurista humana, otimista e atemporal. É utópica e por isso não é alcançada por quem é imediatista.
Celso e todos com Quem Somo Nós, parabéns!!! Sensacional!!! Um dos melhores programas que eu já assisti aqui com vocês. Super pertiniente para o nosso momento atual! Muito obrigado por todo o trabalho que vocês vem fazendo com tanta qualidade e que vem proporcionando de maneira imparcial, inteligente e leve, mesmo sendo profundo, nos ajudando a conhecer temas tão importantes, nessa era que a gente não tem tempo pra ler, conhecer e debater!!! Achei demais esse programa pois me identifico muito com a opinião do Vladimir Safatle. Vida longa e sigam em frente!!! José Eduardo Avino Fernandez
Comecei a ver o vídeo sem muitas expectativas, mas a conversa foi se desenvolvendo num ritmo bem dinâmico e agradável. Aprendi coisas bem interessantes. Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado!
Uma das conversas mais interessantes que já assisti na Internet! Obrigada Safatle por essa 1h e 30 min de puro aprendizado e reflexão. Parabéns também ao entrevistador, que talvez mesmo não compartilhando da visão do entrevistado, soube conduzir muito bem a conversa, com respeito e escuta.
Gostaria de deixar aqui a minha eterna gratidão á vocês, grandes mentes brilhantes !! O Brasil, por ser um país democrático temos acesso a grandes debates e reflexões sobre o mundo e a sociedade em que vivemos. Sou apolítica, não sou militante, mas sou adepta á grandes reflexões sobre a vida e ao conhecimento do mundo. Sou cidadã brasileira, pagadora de impostos, e sabemos que o nosso sistema está totalmente falido. Apenas a minha simples opinião como cidadã e adepta da filosofia e ao que diz respeito ás reflexões sobre a vida !! Á vocês, grande filósofos, pensadores, a minha eterna gratidão !! Estão todos de Parabéns !! Precisamos de mais cabeças pensantes no Brasil. O meu MUITO OBRIGADO !!!
Muito bommmmm! Gosto e respeito muito o professor Safatle. Obrigada ao canal Quem somos nós por mais essa linda entrevista. Clareou muitas coisas que pra mim eram obscuras, ameiiiiiii.
7 лет назад+1
Obrigado você, Cleide. E ficamos felizes demais em prestar esse serviço!
Não me canso de ver essa entrevista. Aprendi muito sobre o que é ser Esquerda. É muito bom descobrir que ainda há muito o que ser feito na construção de um mundo mais justo. Que a democracia ainda tem muito o que evoluir e, assim, estabelecer uma "igualdade radical". Me trouxe esperança!
Ótima entrevista, Celso. Safatle acerta em cheio quando fala que o afeto principal que move a política na atualidade é o medo. Que a esperança consiga vencer o medo em 2018.
7 лет назад+1
Obrigado Alisson. Todo mundo aqui na expectativa do que vai rolar em 2018...
Safatle construiu um debate completamente consciente e instrutivo. Trouxe-me até esperanças para continuar a lutar pelos ideias que eu acredito. Sem dúvida o filósofo do século.
Parabéns ao Canal. Vcs conseguem criar um ambiente de discussão, sem virar gritaria. É isso aí: quem tem realmente algo a dizer não precisa gritar. Continuem por esse trajeto. Obrigada. Não sou Esquerda e gostei muito.
7 лет назад+14
Oi Adriana! Que bacana sua percepção, porque vai ao encontro exatamente com a nossa proposta. Sem gritar! E pode deixar que continuaremos no trajeto, sim!
Vou ver, mas essa opinião me encheu de medo. Ainda não conheci um direitista que não fosse coladinho do fascismo. Mas vou ver para quem sabe mudar de opinião.
Sua opinião me enche de desânimo. Nem direita, nem esquerda, nem ismos... Não não transito nos extremos. Ainda assim gostei do que vi aqui. Isso sim causa-me horizonte.
também era só o que faltava, dentro de uma discussão onde se dispor ao jogo argumentativo e ver no outro um ente humano igual mim é básico, primário para que o diálogo aconteça as pessoas se xingarem e gritarem ... isso fica bem para inseguros e fracos de argumento e caráter ...
Excepcional entrevista,diálogos super esclarecedores de como a politica deveria ser,na essência, pelo indivíduo e para o indivíduo. Parabens,entrevistado e entrevistador.
Participei de algumas reuniões do orçamento participativo aqui no RS. Abrir a participação do povo para falar de suas necessidades locais é uma oportunidade incomum para conhecer a realidade dos bairros, das necessidades locais. E tem mais: surpreendeu-me, observar a participação de pessoas pouco aquinhoadas no que defere a “sabedoria dos tecnocratas” , no entanto são as que melhor conhecem suas realidades. Em termos de “sabedoria”, sabem muito mais do que nossos políticos melhor intencionados. Pena que são ignorados no equacionamento das “equações” que tendem a minorar suas dificuldades sociais. Brilhante entrevistado! Parabéns!
Mais uma vez, parabéns ao professor Wladimir! Suas críticas, avaliações e ponderações são importantíssimas. A esquerda deveria respeitá-lo e ouvi-lo mais. Se é q o ouve. Rss..E o obrigada ao canal por trazê-lo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Adorei a explicação! Quando entro no ônibus, vejo que o espaço interno dos corredores não foram desenhados por quem pega ônibus! Isso é um exemplo bem tosco que prova o que Vladimir disse, se, nós (o povo) não opinamos sequer sobre o serviço e acomodações pelos quais pagamos para nos atender diariamente, não seremos "capazes" de participar de decisões maiores.
Gostaria de deixar meu cumprimento ao excepcional trabalho do entrevistador que com maestria proporcionou a fala de Vladimir. Realizou intervenções brilhantes, bem como deixou ele completar os raciocínios. Parabéns a ambos.
A inteligência de Vladimir Safatle nos ajudando a pensar em tempos de crise. Safatle mostra que ser de esquerda ou de direita não é uma escolha tão simples como pensamos. Contra os afetos do medo e da melancolia, é necessário recuperar quem somos enquanto ser social. O umbiguismo individualista está nos matando.
@@jaisaalcaniz5103, parece fazer até mais sentido no Brasil de hj, do agora, inacreditável. Quando o filósofo fala do congresso covarde que vota de costa para o povo, que a maioria sabe que não decide nada, e tantas outras falas, eu sinto uma desorientação e tanta vergonha desde país. Não imaginei envelhecer nele, está difícil para mim.
O Estado Brasileiro socializa perdas, especialmente dos bancos! Mais claro que isso não há!! Vladimir, como sempre, muito claro e coerente nos seus argumentos!
Observo o zelo deliberado ao refirir se ao ESTADO e não ao governante do período em QUESTÃO ,considerando serem de Esquerda ! Seria honesto dizer que os governos de então eram do espectro de ESQUERDA. Isto sempre acontece mundo afora ,não importa lado poilitico .
Grande intelectual brasileiro, gosto muito de ouvir suas falas ancorada por ideias claras e objetivas, coisa rara daqueles que criticam sem embasamento de ideias, contrarias como vemos nas grandes redes sociais que falam como papagaio, e destilam seu ódio gratuito e sem função social.
Vladimir Safatle é o intelectual em atuação no Brasil que melhor faz uma leitura da Esquerda. Uma leitura sem cheirar a mofo ou naftalina. Parabéns ao programa.
Respeito muito o professor Safatle, mas se a definição que ele oferece de Esquerda é algo que, segundo ele próprio, jamais foi tentado na História, isso se chama apenas UTOPIA, não uma vertente política concreta disputando o poder.
Fernando Galdino Naftalina é um modo bem gay de debater porque não mostra a cara e debate com o professor Olavo de frente ? Pra isso você não é tão moderno né ? Aposto que não .
Eu não acho. Acho que esse cara é um câncer para o sistema educacional. O ser humano tem que ser orientado a estudar e trabalhar muito, andar dentro da lei e não pecar. Agindo assim, muito provavelmente, terá sucesso. A pessoa que erra tem que levar o devido corretivo e se o corretivo não adiantar tem que ser banida do convívio social.
Até o jovem negro da periferia estar voltando da escola e tomar um tiro de um policial. Opa, vai ter sucesso sim. Você está bem interado da realidade do seu país... Continue assim
O tipico exemplo de New Comunist - nas entrelinhas elogia conservadores, mas na verdade ressente-se do passado dificil, da escola ruim, no Brasil, proselitismo sindicaldos cursos gratuitos dados pelo sindicato, da inesquecivel viagem a Universidade Patrice Lumumba em Moscow nos anos 90 e do aprendizado da Doutrina Marxista em territorio vermelho, desejaria ter estudado em Harvard (como bolsista) ou em Princeton (tambem com bolsista) é amigo de jornalistas de esquerda com Mario Sergio Conte, que jaom entrevistou recentemente, na verdade esta sendo plantado nos meios de comunicação para formação do novo militante, mais moderno mais eficaz e mais disfarçado, no fundo um comunista de merda, a escola das Americas em Fort Bening Georgia, ja alertou sobre gente assim, fiquem atentos.
@@Xandy10010 "não pecar" HAUhaHAUghAUghaUghAYUghaUAGHuAGHuaGHuAGHuaGHuAHAUhuAghUAhgAUghAUSgAUSGASUSAGHUFGAEYUDFgayduashjdoaSJKDioAHGFSDIPOEhdfuoaewdhpieqwJFIOAEHDFPAODFjaieopdfmnaepoidfhaeiodfgaehWUDFIOAEWGDYIUAGWDFouiAWDFHAIUWEDGH CARALHO COMO CONSERVADOR É MERDA PUTA QUE ME PARIU ME TIRE DESTE PLANETA
Muito bom. Sou de direita, mas gosto muito de ouvir estes pensadores e suas implicações com o mundo atual refletindo no que disseram os grandes pensadores do passado, buscando uma visão de mundo atual. Para onde caminha a humanidade?
Parabéns por disponibilizar esse conhecimento para nós. Tomara que as emissoras de TV consigam convidá-lo para uma entrevista. Teríamos muito a ganhar.
Quem tem conhecimento sobre o panorama da filosofia contemporânea pode chegar a fácil conclusão que Safatle é um intelectual de quilate internacional, com reflexão substantiva, contribuição teórica autoral e com personalidade evidente. Está há anos luzes de alguns ditos pensadores pops que se difundiram no país nos últimos tempos que apenas repetem jargões com grande capacidade de memória...
o professor Safatle realmente produz uma das melhores análises da política e sociedade contemporânea. Também gostaria de ressaltar a entrevista do Celso, sem estrelismos o entrevistador conduziu a conversa para assuntos relevantes e as vezes abriu espaços de conversa surpreendentes! Parabéns!
"...precisamos da disciplina dos artistas, não dos militares. Os artistas são os mais disciplinados, agem em si mesmos como se tivessem se auto-transformando, procurando produzir aquilo que ninguém viu, para isso é necessário uma disciplina forte..."
O tipico exemplo de New Comunist - nas entrelinhas elogia conservadores, mas na verdade ressente-se do passado dificil, da escola ruim, no Brasil, proselitismo sindicaldos cursos gratuitos dados pelo sindicato, da inesquecivel viagem a Universidade Patrice Lumumba em Moscow nos anos 90 e do aprendizado da Doutrina Marxista em territorio vermelho, desejaria ter estudado em Harvard (como bolsista) ou em Princeton (tambem com bolsista) é amigo de jornalistas de esquerda com Mario Sergio Conte, que jaom entrevistou recentemente, na verdade esta sendo plantado nos meios de comunicação para formação do novo militante, mais moderno mais eficaz e mais disfarçado, no fundo um comunista de merda, a escola das Americas em Fort Bening Georgia, ja alertou sobre gente assim, fiquem atentos.
Ah!, esses neo-cons do Brasil... além de emularem uma ideologia postiça e mofada, tem uma estreiteza de pensamento tão ampla que não saem do gueto mental dos anos 50. Escola das Américas... olha só que "bela história"! Tão anacrônica que teve de ser reformulada devido a obsolescência do seu ideário. Fiquem atentos! Símbolo da aliança entre a Casa Branca e regimes ditatoriais da América Latina, instituição muda para perder estigma Escola das Américas reabre com nova face MARCIO AITH , DE WASHINGTON (Folha de S.Paulo, 2011) Símbolo máximo da aliança entre a Casa Branca e os governos ditatoriais da América Latina durante a Guerra Fria, a Escola das Américas, instituição que treinou violadores notórios de direitos humanos, já não funciona oficialmente com os mesmos objetivos e nome que a tornaram famosa. Devido a pressões de grupos de direitos humanos, o Pentágono fechou suas portas em janeiro passado para reabri-la, dias depois, sob o nome de Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança. A nova escola, localizada nas mesmas instalações da anterior, no Fort Benning, no Estado da Geórgia, continua ensinando a estudantes latino-americanos o mesmo treinamento militar. No entanto ela agora aceita civis como estudantes e ampliou seu programa para incluir técnicas contra efeitos de catástrofes naturais e, obviamente, cursos obrigatórios de direitos humanos. A escola foi aberta em 1946 pelos norte-americanos no Panamá, para treinar a divisão militar no Caribe. Funcionou naquele país até 1984, quando mudou para os EUA como parte dos tratados iniciais de transferência da administração do canal do Panamá. No início, a escola treinava apenas militares dos EUA. Em 1948, com a criação da OEA (Organização dos Estados Americanos), o Departamento de Estado dos EUA decidiu transformá-la numa escola para ajudar militares de outros países do hemisfério. Durante a Guerra Fria, ela passou a incluir treinamento contra a insurgência que nascia na América Latina. Passaram por lá 66.888 estudantes. Entre os notórios estão os ex-ditadores panamenhos Manuel Noriega e Omar Torrijos, os argentinos Leopoldo Galtieri e Roberto Viola, o peruano Juan Velasco Alvarado, o equatoriano Guillermo Rodriguez e o boliviano Banzer Suarez. Também estiveram por lá Vladimiro Montesinos, o pivô do escândalo que derrubou o presidente peruano Alberto Fujimori, e os membros do esquadrão da morte que massacraram seis monges jesuítas e o arcebispo Oscar Romero em El Salvador. Baseados no livro "Tortura Nunca Mais", os opositores da escola também identificaram, entre seus ex-alunos, 21 soldados e oficiais brasileiros acusados de tortura durante o período ditatorial. Entre eles estão o general Hélio Lima Ibiapina (denunciado pelo líder comunista Gregório Bezerra) e o militar João Paulo Moreira Burnier, acusado pelo ex-preso político Alex Polari de Alverga de ter torturado e matado o estudante Stuart Edgard Angel Jones. A reestruturação da Escola das Américas representa uma solução intermediária entre seu fechamento, pregado por entidades de direitos humanos, e sua manutenção, defendida pelos militares. O grupo que mais pressionou os EUA pelo fechamento da escola foi a SOA (School of the Americas)-Watch, ONG fundada por vítimas de alguns de seus alunos que se tornaram torturadores. Alison Snow, presidente da SOA-Watch, disse que a mudança foi mínima e que a nova instituição não é muito diferente de sua predecessora porque manteve como missão principal "treinar militares latino-americanos a combater insurgência e narcotráfico". O coronel do Exército norte-americano Glenn Weider, último diretor da versão anterior da Escola das Américas e militar encarregado de conduzir sua transição para um instituto, resistiu à mudança, mas a aceitou. "Tomamos a decisão, para nós dramática, baseados numa realidade política. O debate estava poluído por visões irreconciliáveis do passado. A escola havia sido identificada com a política externa dos EUA durante a Guerra Fria, que girava ao redor do combate ao comunismo. Esse conflito terminou. Como ainda temos interesses legítimos conjuntos no hemisfério, aceitamos começar uma nova era."
Sou encantada por esse Professor. Tudo de bom!!! Tanto conhecimento e zero de arrogância, se chegasse no oráculo de Delfos ouviria da sacerdotiza com certeza, o quão sábio é. Tem argumento pra qualquer "nhengo" que venha falar bobagem...
Corroboro com a Julia Maria, é um vídeo atemporal, Vladimir Safatle tem uma percepção clara do momento em que vivemos de uma forma dura mas real, Ótimo programa e excelente entrevista. Felicidades a todos !!! 18/10/2018
Uma visão arejada, atual e estimulante, necessária à esquerda. Conforme disse o Ciro Gomes, se não aprendermos a fazer uma releitura de mundo, continuaremos (enquanto esquerda) falando apenas a convertidos ou às paredes... Não sei quanto aos demais colegas, mas (com as devidas proporções, divergências e cada à sua maneira) muito do que ele nos apresenta em suas ponderações tenho percebido nas propostas e reflexões do prof. Nildo Ouriques e do próprio Ciro...
A entrevista é um disparate e um sintoma de mau-caratismo: os membros do clubinho dos progressistas se fecham entre si para fazer fofoquinha a respeito dos coleguinhas da "nova direita". Desse modo, a SUPOSTA direita continua sendo calada no debate público. O entrevistado aparentemente é sintoma da decadência do ensino universitário e do baixo nível a que chegou o quadro de professores das humanas no Brasil. O Safatle tem dificuldade de formar até mesmo uma frase que faça sentido. Ele só consegue se comunicar causando impressões. Como todo bom revolucionário do Leblon e da Vila Madalena, o "professor" é incapaz de assumir que a revolução, o socialismo, o "progressismo" e a "esquerda" são genocidas, totalitários e perversos. O entrevistador ao menos é mais esperto: tenta propor uma confissão de culpa, para evitar o escândalo.
Uma excelente entrevista! Alguns pontos merecem ser objeto de amplo debate público: estamos no limiar de uma época? Vivemos presos numa política de condomínio? Como passar de uma democracia representativa (que sequer acredita em suas instituições) para uma democracia direta em que saibamos reconhecer nossa própria força? Como vencer, ao mesmo tempo, a melancolia e o ressentimento?
Parabéns, Celso! Excelente programa, muito boas tuas intervenções! Achei que tuas intervenções não deixaram o debate escapar para algo teórico demais! Parabéns!
Melhor comentário, @Caio Venturini Se o espectador analisar bem, verá que o pensamento do Safatle para no "o quê fazer", ele nunca chega a entrar na seara do "como fazer". Não entra pq muito do que ele diz com toda convicção é impraticável ou ja foi tentando e deu uma bela de uma M... por ex: 1) igualdade radical = igualitarismo! é impraticável pq as pessoas são naturalmente diferentes e são as diferenças individuais que gerarm diferenças intelectuais, econômicas e sociais. o igualitarismo so seria possível por meio de uma deformação da sociedade criada por uma entidade totalitária. ou seja a busca por essa ideia utópica levaria a um regime nefando. 2) democracia direta, conceito mt bonito, mas logisticamente inviável. tem uma infinidades de problemas que sao corolários dessa ideia que nao foram sequer mencionados. conclusão: palavras sem peso nenhum, saem da boca, o vento leva, elas se dissolvem no ar...
O único cara que fala de esquerda de forma honesta, ainda que eu não concorde com muitos de seus pontos, ele faz uma análise perfeita de que a pauta da esquerda hoje não é a questão política, mas sim questões de gênero, questões de racismo, etc, que são válidos, mas são pontuais. E o que eu mais gostei, ele critica não só a direita, mas a esquerda que o PT diz ser. Fantástico. O Brasil atual carece de esquerda e de direita.
Vídeo extremamente importante para formação de uma base mínima, de um pensamento de esquerda democrática. Compartilhar esse vídeo com amigos, e pessoas do nosso convívio social é necessário. Conhecimento é a base..
Acho este programa de excelente qualidade e enriquecedora no aclaramento das ideias, hoje tão confusa alimentado por meios de comunicação, que mais desenforma quando informa, isto é, apenas noticiam com grande viés politico, parecendo mais um partido do que, um jornalismo sério e apartidário. Agora como sugestão para este programa, porque não dois intelectuais de diferentes posições sobre o tema proposto, e deixar que o ouvintes escolham sua posição, como as suas.
16:51. À luz do ano de 2020, do dia 11/04, o filósofo e professor Vladimir Safatle não deve ter se surpreendido com o desfecho do cenário político/econômico do país atual. Mesmo assim, imagino que esteja se sentindo muito abatido e castigado com as previsões verificadas. Assombrado.
Parabéns Celso, parabéns Prof Vladimir. Como sempre, ótima conversa, grande tema, atual e relevante. O fechamento poderia ter sido por um pensador à direita, como o Pondé, como o Pondé, como o Pondé. O resto à direita é um bando de gente raivosa, espumando pelo canto da boca e grunindo pela morte e destruição de quem discorda da concentração de renda. Até para analisar a direita, os pensadores de esquerda são melhores.
7 лет назад
Obrigado Jacks! A ideia é essa, podermos expor opiniões de todos os lados para a análise do público!
Muito bom! Esse cara faz um debate lúcido da esquerda como raramente se vê! Impressionante! O tema é muito bom, mas infelizmente é muito raro vermos pessoas debatendo com essa lucidez e humildade o embate direita x esquerda. O que comumente encontramos são um bando de fanáticos se xingando para lá e para cá, repetindo velhos chavões e se imaginando cobertos de razão, adotando posturas completamente arrogantes. Parabéns Safatle, bela explanação! Seja de direita ou de esquerda, a inteligência humana precisa de ideias claras para escolher seu caminho!
Excelente programa. Exalto a qualidade do entrevistador, que estimula e deixa o convidado falar. E o entrevistado é brilhante. Safatle é hoje um grande pensador, capaz de analisar o que abrange não só o Brasil atual , mas o planeta, numa perspectiva histórica e instantânea. Seja de esquerda, ou fosse de Direita, sempre é um prazer ver alguém inteligente argumentar. Coisa rara no nosso momento.
Por isso a filosofia é fascinante. Essa conversa foi disponibilizada há 3 anos e permanece tão atual que chega a doer; é quase uma premonição. Grandioso Vladimir Safatle, atemporal!
3 anos ainda não é bem um passado distante. Seria estranho se não fosse atual.
Este é um programa de alto nivel do qual.sou admiradora!Feliz por perceber que o Celso está cada vez melhor.O Dr.Prof.Safatle é um amado de nossa categoria!
Safatle vc é ao meu ver o cara que estar no meio de comunicação, tratando do humano social político ecológico religioso, lúcido desperto com as consciências ativas vivas saudáveis de modo multidimensional. grato pela oportunidade de convive-lo.
Caro Sr. Loducca, "PARABÉNS" pelo programa, Vladimir Saflate, gracias por tanta cultura é qualidade de analises; Vamos em frete Brasil presente.
Das melhores falas do Dr. Safatle, minha favorita é de que o Poder não mas age em nós nos repriminto ou criando barreiras físicas. O Poder nos melancolisa, no sentido da perda de alguma coisa que internalizamos e que deterioriza o Eu. As vezes, vale a pena escurar pessoas falando de conceitos e ideias que você já sabe e entende por causa de suas visões únicas e maneira de falar que, por ser tão didática e clara, resulta em uma nova aprendizagem que não substitui a antiga, mas se soma a ela e a aprimora. Demais o vídeo, parabéns a todos os envolvidos.
Sensacional!!! Obrigada pelo vídeo! Aprender c/ o professor Safatle é valioso pra mim.
De ITU SP
O melhor programa que já vi do canal! Finalmente o apresentador aprendeu a se comportar! Umas das melhores entrevistas que vi em anos! Vladimir matou a pau!! Parabéns!!
Eita, estamos orgulhosos Felipe! Obrigado!
Revendo essa entrevista pela 5° vez. Não me canso. Muita informação importante. Uma visão completamente diferente de tudo que vemos. Vladimir Safatle é o melhor!
Também já vi umas três. Sempre tão atual.
SIM, sim e sim...Perfeito o teu comentário!
A visão do professor Vladimir é acima de tudo uma visão, futurista humana, otimista e atemporal. É utópica e por isso não é alcançada por quem é imediatista.
👏👏👏👏👏👏 maravilhosa entrevista! O professor Wladimir é demais!
Celso e todos com Quem Somo Nós, parabéns!!! Sensacional!!! Um dos melhores programas que eu já assisti aqui com vocês. Super pertiniente para o nosso momento atual! Muito obrigado por todo o trabalho que vocês vem fazendo com tanta qualidade e que vem proporcionando de maneira imparcial, inteligente e leve, mesmo sendo profundo, nos ajudando a conhecer temas tão importantes, nessa era que a gente não tem tempo pra ler, conhecer e debater!!! Achei demais esse programa pois me identifico muito com a opinião do Vladimir Safatle. Vida longa e sigam em frente!!! José Eduardo Avino Fernandez
Muito obrigado pelo elogio e considerações!
Muito intensa e importante essa conversa, com uma conclusão belíssima! A potência inventiva e organizadora da arte!
Vladimir Safatle, substância e lucidez. Gratidão ao canal. Refleti muito.
Obrigado pela companhia, Michele. Grande abraço.
Comecei a ver o vídeo sem muitas expectativas, mas a conversa foi se desenvolvendo num ritmo bem dinâmico e agradável. Aprendi coisas bem interessantes. Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado!
Uma das conversas mais interessantes que já assisti na Internet! Obrigada Safatle por essa 1h e 30 min de puro aprendizado e reflexão. Parabéns também ao entrevistador, que talvez mesmo não compartilhando da visão do entrevistado, soube conduzir muito bem a conversa, com respeito e escuta.
"disciplina, é dar espaço aquilo que ainda não existiu." - Bravo! Jamais esquecerei.
Gostaria de deixar aqui a minha eterna gratidão á vocês, grandes mentes brilhantes !! O Brasil, por ser um país democrático temos acesso a grandes debates e reflexões sobre o mundo e a sociedade em que vivemos. Sou apolítica, não sou militante, mas sou adepta á grandes reflexões sobre a vida e ao conhecimento do mundo. Sou cidadã brasileira, pagadora de impostos, e sabemos que o nosso sistema está totalmente falido. Apenas a minha simples opinião como cidadã e adepta da filosofia e ao que diz respeito ás reflexões sobre a vida !! Á vocês, grande filósofos, pensadores, a minha eterna gratidão !! Estão todos de Parabéns !! Precisamos de mais cabeças pensantes no Brasil. O meu MUITO OBRIGADO !!!
Muito bommmmm! Gosto e respeito muito o professor Safatle. Obrigada ao canal Quem somos nós por mais essa linda entrevista. Clareou muitas coisas que pra mim eram obscuras, ameiiiiiii.
Obrigado você, Cleide. E ficamos felizes demais em prestar esse serviço!
Não me canso de ver essa entrevista. Aprendi muito sobre o que é ser Esquerda. É muito bom descobrir que ainda há muito o que ser feito na construção de um mundo mais justo. Que a democracia ainda tem muito o que evoluir e, assim, estabelecer uma "igualdade radical". Me trouxe esperança!
que maravilha poder pensar junto! obrigada !
Excelente vídeo !!! Esta entrevista com Vladimir Safatle foi, de longe, o melhor vídeo desta série, obrigado !
Um dos melhores pensadores da nossa História, Saflete
Vou assistir esse vídeo daqui a 10 anos e ainda vai ser atemporal. Assisti em 31/20/2018, pós eleição da extrema-direita no Brasil.
Ótima entrevista, Celso. Safatle acerta em cheio quando fala que o afeto principal que move a política na atualidade é o medo. Que a esperança consiga vencer o medo em 2018.
Obrigado Alisson. Todo mundo aqui na expectativa do que vai rolar em 2018...
Safatle construiu um debate completamente consciente e instrutivo. Trouxe-me até esperanças para continuar a lutar pelos ideias que eu acredito. Sem dúvida o filósofo do século.
Parabéns ao Canal. Vcs conseguem criar um ambiente de discussão, sem virar gritaria. É isso aí: quem tem realmente algo a dizer não precisa gritar. Continuem por esse trajeto. Obrigada. Não sou Esquerda e gostei muito.
Oi Adriana! Que bacana sua percepção, porque vai ao encontro exatamente com a nossa proposta. Sem gritar! E pode deixar que continuaremos no trajeto, sim!
Vou ver, mas essa opinião me encheu de medo. Ainda não conheci um direitista que não fosse coladinho do fascismo. Mas vou ver para quem sabe mudar de opinião.
Sua opinião me enche de desânimo. Nem direita, nem esquerda, nem ismos... Não não transito nos extremos. Ainda assim gostei do que vi aqui. Isso sim causa-me horizonte.
também era só o que faltava, dentro de uma discussão onde se dispor ao jogo argumentativo e ver no outro um ente humano igual mim é básico, primário para que o diálogo aconteça as pessoas se xingarem e gritarem ... isso fica bem para inseguros e fracos de argumento e caráter ...
Vejam este cacete que o Molyneux deu no Vladimir Safatle: ruclips.net/video/ekIJikGZU5I/видео.html
Excepcional entrevista,diálogos super esclarecedores de como a politica deveria ser,na essência, pelo indivíduo e para o indivíduo. Parabens,entrevistado e entrevistador.
Excelente entrevista! Vladimir Safatle, como sempre, muito claro e coerente nos seus argumentos! vale a pena ver a entrevista na íntegra!!
Participei de algumas reuniões do orçamento participativo aqui no RS. Abrir a participação do povo para falar de suas necessidades locais é uma oportunidade incomum para conhecer a realidade dos bairros, das necessidades locais. E tem mais: surpreendeu-me, observar a participação de pessoas pouco aquinhoadas no que defere a “sabedoria dos tecnocratas” , no entanto são as que melhor conhecem suas realidades. Em termos de “sabedoria”, sabem muito mais do que nossos políticos melhor intencionados. Pena que são ignorados no equacionamento das “equações” que tendem a minorar suas dificuldades sociais. Brilhante entrevistado! Parabéns!
Belíssima leitura da realidade. Parabéns a todos envolvidos no programa, sobretudo, o Prof. Vladimir.
Mais uma vez, parabéns ao professor Wladimir! Suas críticas, avaliações e ponderações são importantíssimas. A esquerda deveria respeitá-lo e ouvi-lo mais. Se é q o ouve. Rss..E o obrigada ao canal por trazê-lo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Adorei a explicação! Quando entro no ônibus, vejo que o espaço interno dos corredores não foram desenhados por quem pega ônibus! Isso é um exemplo bem tosco que prova o que Vladimir disse, se, nós (o povo) não opinamos sequer sobre o serviço e acomodações pelos quais pagamos para nos atender diariamente, não seremos "capazes" de participar de decisões maiores.
Que ótima forma de ver! Amei!
Gostaria de deixar meu cumprimento ao excepcional trabalho do entrevistador que com maestria proporcionou a fala de Vladimir. Realizou intervenções brilhantes, bem como deixou ele completar os raciocínios. Parabéns a ambos.
Gosto muito do programa desejo muito sobre a nova esquerda agora parabéns n desistam pelo amor d Deus!!!
Infelizmente nosso sistema está falido!!! O Brasil precisa URGENTE de uma união de cabeças pensantes como vcs. Parabéns 👏🙏✌❤😘🤗
A inteligência de Vladimir Safatle nos ajudando a pensar em tempos de crise.
Safatle mostra que ser de esquerda ou de direita não é uma escolha tão simples como pensamos.
Contra os afetos do medo e da melancolia, é necessário recuperar quem somos enquanto ser social. O umbiguismo individualista está nos matando.
Vladimir , mais uma vez è um prazer , OBRIGADO, PARTILHO SUA IDEOLOGÍA PROGRESISTA
Mais alguém em 2020? Cadê? Só eu revendo... tantas vezes vista. Assusta, orienta, esclarece. Encanta-me. 07/08/020. 18:05
Maria, eu tb já vi várias vezes. E todas as vezes aprendo algo novo. Excelente essa entrevista. Através dela conheci o Safatle e me tornei fã.
Já vi e revi várias vezes. Aprendi e continuo aprendendo com Vladimir Safatle. 23/12/2020, 23h.
2021
@@jaisaalcaniz5103, parece fazer até mais sentido no Brasil de hj, do agora, inacreditável. Quando o filósofo fala do congresso covarde que vota de costa para o povo, que a maioria sabe que não decide nada, e tantas outras falas, eu sinto uma desorientação e tanta vergonha desde país. Não imaginei envelhecer nele, está difícil para mim.
27 de maio de 2022😳😞
Estou agradecida por você existir, Vladimir.
O Estado Brasileiro socializa perdas, especialmente dos bancos!
Mais claro que isso não há!! Vladimir, como sempre, muito claro e coerente nos seus argumentos!
Observo o zelo deliberado ao refirir se ao ESTADO e não ao governante do período em QUESTÃO ,considerando serem de Esquerda ! Seria honesto dizer que os governos de então eram do espectro de ESQUERDA. Isto sempre acontece mundo afora ,não importa lado poilitico .
Grande intelectual brasileiro, gosto muito de ouvir suas falas ancorada por ideias claras e objetivas, coisa rara daqueles que criticam sem embasamento de ideias, contrarias como vemos nas grandes redes sociais que falam como papagaio, e destilam seu ódio gratuito e sem função social.
Vladimir Safatle é o intelectual em atuação no Brasil que melhor faz uma leitura da Esquerda. Uma leitura sem cheirar a mofo ou naftalina. Parabéns ao programa.
É uma pena a democracia petista não ter conciliado com os membros do PSOL lá atrás!
Respeito muito o professor Safatle, mas se a definição que ele oferece de Esquerda é algo que, segundo ele próprio, jamais foi tentado na História, isso se chama apenas UTOPIA, não uma vertente política concreta disputando o poder.
Obrigado da parte que nos toca, Fernando!
Falacioso, então deturparam Marx? Mau carácter intelectual, sem mais!
Fernando Galdino Naftalina é um modo bem gay de debater porque não mostra a cara e debate com o professor Olavo de frente ? Pra isso você não é tão moderno né ? Aposto que não .
Sem gritaria e sem histeria, que programa maravilhosos o "Quem somos nós". Parabéns por essa excelente entrevista, que volte mais vezes o Safatle.
Valeu, Ana!
Vendo de novo em 2019. Safatle é um dos caras que mais admiro nesse cenário novo. Agradeço por todo esse trabalho.
Quem somos nós, o melhor programa que já vi.
Esclarecedor e necessário. Safatle é importantíssimo em dias atuais.
Eu não acho. Acho que esse cara é um câncer para o sistema educacional. O ser humano tem que ser orientado a estudar e trabalhar muito, andar dentro da lei e não pecar. Agindo assim, muito provavelmente, terá sucesso. A pessoa que erra tem que levar o devido corretivo e se o corretivo não adiantar tem que ser banida do convívio social.
Até o jovem negro da periferia estar voltando da escola e tomar um tiro de um policial. Opa, vai ter sucesso sim. Você está bem interado da realidade do seu país... Continue assim
O tipico exemplo de New Comunist - nas entrelinhas elogia conservadores, mas na verdade ressente-se do passado dificil, da escola ruim, no Brasil, proselitismo sindicaldos cursos gratuitos dados pelo sindicato, da inesquecivel viagem a Universidade Patrice Lumumba em Moscow nos anos 90 e do aprendizado da Doutrina Marxista em territorio vermelho, desejaria ter estudado em Harvard (como bolsista) ou em Princeton (tambem com bolsista) é amigo de jornalistas de esquerda com Mario Sergio Conte, que jaom entrevistou recentemente, na verdade esta sendo plantado nos meios de comunicação para formação do novo militante, mais moderno mais eficaz e mais disfarçado, no fundo um comunista de merda, a escola das Americas em Fort Bening Georgia, ja alertou sobre gente assim, fiquem atentos.
@@Xandy10010 "não pecar" HAUhaHAUghAUghaUghAYUghaUAGHuAGHuaGHuAGHuaGHuAHAUhuAghUAhgAUghAUSgAUSGASUSAGHUFGAEYUDFgayduashjdoaSJKDioAHGFSDIPOEhdfuoaewdhpieqwJFIOAEHDFPAODFjaieopdfmnaepoidfhaeiodfgaehWUDFIOAEWGDYIUAGWDFouiAWDFHAIUWEDGH
CARALHO COMO CONSERVADOR É MERDA PUTA QUE ME PARIU ME TIRE DESTE PLANETA
Safatle tem uma leitura ótima de fato.
Magnifico Safatle!Entrevista esclarecedora ,fundamentada da melhor forma e leve.Excelente trabalho Equipe!
Amei a entrevista e o entrevistado!!! Aprendi bastante. Obrigada!!!
E nós amamos o seu comentário! Obrigado você, Rogeria!
Muito bom. Sou de direita, mas gosto muito de ouvir estes pensadores e suas implicações com o mundo atual refletindo no que disseram os grandes pensadores do passado, buscando uma visão de mundo atual. Para onde caminha a humanidade?
Bela entrevista !!! Seria legal um especialista em Jacques Lacan para o programa, muito obrigado continuem esse trabalho árduo e excelente
Opa Ricardo, pode deixar que trabalho árduo é com a gente mesmo. E anotada aqui sua sugestão!
Parabéns por disponibilizar esse conhecimento para nós. Tomara que as emissoras de TV consigam convidá-lo para uma entrevista. Teríamos muito a ganhar.
Quem tem conhecimento sobre o panorama da filosofia contemporânea pode chegar a fácil conclusão que Safatle é um intelectual de quilate internacional, com reflexão substantiva, contribuição teórica autoral e com personalidade evidente. Está há anos luzes de alguns ditos pensadores pops que se difundiram no país nos últimos tempos que apenas repetem jargões com grande capacidade de memória...
SMennde Você se refere a Pondé, Cortella e cia?
Yara Jamal xiiiii ele nao pode falar, se nao as pessoas vao poder refutar
obrigada
Este cara e uma farsa nao tem a menor ideia do que é a direita , nao tem idade para isso, e um comunista disfarçado de conservador, pau nele.
Perfeito este comentário. No momento em que vivemos, ainda bem temos uma mente destas no país.
o professor Safatle realmente produz uma das melhores análises da política e sociedade contemporânea. Também gostaria de ressaltar a entrevista do Celso, sem estrelismos o entrevistador conduziu a conversa para assuntos relevantes e as vezes abriu espaços de conversa surpreendentes! Parabéns!
"...precisamos da disciplina dos artistas, não dos militares. Os artistas são os mais disciplinados, agem em si mesmos como se tivessem se auto-transformando, procurando produzir aquilo que ninguém viu, para isso é necessário uma disciplina forte..."
artistas geralmente são drogados, promíscuos e fúteis! Fala sério!
Maturidade e lucidez de ideias sem proselitismo. Safatle tem uma serenidade admirável ao colocar-nos diante da nossa prórpria realidade nua e crua.
Sempre bom ouvir novamente essa excelente entrevista.
Programa maravilhoso; entrevistador inteligente , simpático e hábil; entrevistado incrível!
Parabéns!
Vladimir falou tanta, mas tanta coisa, e o povo nos comentários só ouve "Socialismo, Comunismo, buuuuuuuuu (susto)...
Tantas informações boas...
O tipico exemplo de New Comunist - nas entrelinhas elogia conservadores, mas na verdade ressente-se do passado dificil, da escola ruim, no Brasil, proselitismo sindicaldos cursos gratuitos dados pelo sindicato, da inesquecivel viagem a Universidade Patrice Lumumba em Moscow nos anos 90 e do aprendizado da Doutrina Marxista em territorio vermelho, desejaria ter estudado em Harvard (como bolsista) ou em Princeton (tambem com bolsista) é amigo de jornalistas de esquerda com Mario Sergio Conte, que jaom entrevistou recentemente, na verdade esta sendo plantado nos meios de comunicação para formação do novo militante, mais moderno mais eficaz e mais disfarçado, no fundo um comunista de merda, a escola das Americas em Fort Bening Georgia, ja alertou sobre gente assim, fiquem atentos.
Ah!, esses neo-cons do Brasil... além de emularem uma ideologia postiça e mofada, tem uma estreiteza de pensamento tão ampla que não saem do gueto mental dos anos 50.
Escola das Américas... olha só que "bela história"! Tão anacrônica que teve de ser reformulada devido a obsolescência do seu ideário. Fiquem atentos!
Símbolo da aliança entre a Casa Branca e regimes ditatoriais da América Latina, instituição muda para perder estigma
Escola das Américas reabre com nova face
MARCIO AITH
, DE WASHINGTON (Folha de S.Paulo, 2011)
Símbolo máximo da aliança entre a Casa Branca e os governos ditatoriais da América Latina durante a Guerra Fria, a Escola das Américas, instituição que treinou violadores notórios de direitos humanos, já não funciona oficialmente com os mesmos objetivos e nome que a tornaram famosa.
Devido a pressões de grupos de direitos humanos, o Pentágono fechou suas portas em janeiro passado para reabri-la, dias depois, sob o nome de Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança.
A nova escola, localizada nas mesmas instalações da anterior, no Fort Benning, no Estado da Geórgia, continua ensinando a estudantes latino-americanos o mesmo treinamento militar. No entanto ela agora aceita civis como estudantes e ampliou seu programa para incluir técnicas contra efeitos de catástrofes naturais e, obviamente, cursos obrigatórios de direitos humanos.
A escola foi aberta em 1946 pelos norte-americanos no Panamá, para treinar a divisão militar no Caribe. Funcionou naquele país até 1984, quando mudou para os EUA como parte dos tratados iniciais de transferência da administração do canal do Panamá.
No início, a escola treinava apenas militares dos EUA. Em 1948, com a criação da OEA (Organização dos Estados Americanos), o Departamento de Estado dos EUA decidiu transformá-la numa escola para ajudar militares de outros países do hemisfério. Durante a Guerra Fria, ela passou a incluir treinamento contra a insurgência que nascia na América Latina. Passaram por lá 66.888 estudantes. Entre os notórios estão os ex-ditadores panamenhos Manuel Noriega e Omar Torrijos, os argentinos Leopoldo Galtieri e Roberto Viola, o peruano Juan Velasco Alvarado, o equatoriano Guillermo Rodriguez e o boliviano Banzer Suarez.
Também estiveram por lá Vladimiro Montesinos, o pivô do escândalo que derrubou o presidente peruano Alberto Fujimori, e os membros do esquadrão da morte que massacraram seis monges jesuítas e o arcebispo Oscar Romero em El Salvador.
Baseados no livro "Tortura Nunca Mais", os opositores da escola também identificaram, entre seus ex-alunos, 21 soldados e oficiais brasileiros acusados de tortura durante o período ditatorial.
Entre eles estão o general Hélio Lima Ibiapina (denunciado pelo líder comunista Gregório Bezerra) e o militar João Paulo Moreira Burnier, acusado pelo ex-preso político Alex Polari de Alverga de ter torturado e matado o estudante Stuart Edgard Angel Jones.
A reestruturação da Escola das Américas representa uma solução intermediária entre seu fechamento, pregado por entidades de direitos humanos, e sua manutenção, defendida pelos militares.
O grupo que mais pressionou os EUA pelo fechamento da escola foi a SOA (School of the Americas)-Watch, ONG fundada por vítimas de alguns de seus alunos que se tornaram torturadores.
Alison Snow, presidente da SOA-Watch, disse que a mudança foi mínima e que a nova instituição não é muito diferente de sua predecessora porque manteve como missão principal "treinar militares latino-americanos a combater insurgência e narcotráfico".
O coronel do Exército norte-americano Glenn Weider, último diretor da versão anterior da Escola das Américas e militar encarregado de conduzir sua transição para um instituto, resistiu à mudança, mas a aceitou. "Tomamos a decisão, para nós dramática, baseados numa realidade política. O debate estava poluído por visões irreconciliáveis do passado. A escola havia sido identificada com a política externa dos EUA durante a Guerra Fria, que girava ao redor do combate ao comunismo. Esse conflito terminou. Como ainda temos interesses legítimos conjuntos no hemisfério, aceitamos começar uma nova era."
@@aroldo70 e Marx deve ser bem atual para você.
Então, ele até começa falando mal de Cuba e, mesmo assim, isso não desarma os que só querem confronto!
Falou em lingua codificada de fascismo de esquerda
Sou encantada por esse Professor. Tudo de bom!!! Tanto conhecimento e zero de arrogância, se chegasse no oráculo de Delfos ouviria da sacerdotiza com certeza, o quão sábio é. Tem argumento pra qualquer "nhengo" que venha falar bobagem...
Que programa arretado! Uma das mais ilustrativas entrevistas do ano no RUclips brasileiro. Tente trazer os presidenciáveis, Marina, Ciro e Bolsonaro.
Responsa hein, Nuno? Vamos anotar aqui sua sugestão! Obrigado!
Queria ver esse entrevistador.interrompendo.o Bolsonaro
Você é capaz de nos fazer reconhecer algo novo nesta mesmice. Parabéns ao Vladimir e ao canal.
Excelente programa =)
Corroboro com a Julia Maria, é um vídeo atemporal, Vladimir Safatle tem uma percepção clara do momento em que vivemos de uma forma dura mas real, Ótimo programa e excelente entrevista. Felicidades a todos !!! 18/10/2018
Super atemporal... dez/2019. Parabéns !
Uma visão arejada, atual e estimulante, necessária à esquerda.
Conforme disse o Ciro Gomes, se não aprendermos a fazer uma releitura de mundo, continuaremos (enquanto esquerda) falando apenas a convertidos ou às paredes...
Não sei quanto aos demais colegas, mas (com as devidas proporções, divergências e cada à sua maneira) muito do que ele nos apresenta em suas ponderações tenho percebido nas propostas e reflexões do prof. Nildo Ouriques e do próprio Ciro...
O vídeo é atemporal, 08/10/2018.
estava pensando nisso
04/11/2018
10/11/2018. Infelizmente parece que ele falou ontem.
Verdade 24/11/2018
04/12/18
Belo diálogo! Não vejo a hora de ver novamente o Safatle no programa. Saí transformado do vídeo. Parabéns ao canal!
Não tem noção o quanto é importante esse depoimento para nós, Victor! Muito obrigado!
Excelente episódio. Seria legal ver o Safatle mais vezes no programa.
Obrigado, Daniel. Vamos deixar aqui anotada sua sugestão de um repeteco com ele!
É sempre elucidativo ouvi-lo.
ruclips.net/video/WYphoobE3pQ/видео.html
A entrevista é um disparate e um sintoma de mau-caratismo: os membros do clubinho dos progressistas se fecham entre si para fazer fofoquinha a respeito dos coleguinhas da "nova direita". Desse modo, a SUPOSTA direita continua sendo calada no debate público.
O entrevistado aparentemente é sintoma da decadência do ensino universitário e do baixo nível a que chegou o quadro de professores das humanas no Brasil. O Safatle tem dificuldade de formar até mesmo uma frase que faça sentido. Ele só consegue se comunicar causando impressões.
Como todo bom revolucionário do Leblon e da Vila Madalena, o "professor" é incapaz de assumir que a revolução, o socialismo, o "progressismo" e a "esquerda" são genocidas, totalitários e perversos.
O entrevistador ao menos é mais esperto: tenta propor uma confissão de culpa, para evitar o escândalo.
Muito bom,quem sabe chegaremos la?
Excelente entrevista. Recomendei a todos os meus amigos. O entrevistador é ótimo.
Muito bom! Pura sensatez...
Como é bom ouvir esse tipo de conversa, esse trabalho intelectual do professor Safatle.
Entrevista excelente, ganhou mais um inscrito.
Eba! Comemoramos por aqui esse novo inscrito, Paulo!
Não tem como não ser excelente com Vladimir Safatle, um grande intelectual contemporâneo.
(a vontade d´)"o povo ainda n existe". fantástico!
PARABÉNS ... Ótima conversa !!! Muito bom os assuntos abordados 👏👏👏
Agradecemos muito a companhia, Ra. Grande abraço
Caramba... que reflexão madura e bem estruturada...
Uma excelente entrevista! Alguns pontos merecem ser objeto de amplo debate público: estamos no limiar de uma época? Vivemos presos numa política de condomínio? Como passar de uma democracia representativa (que sequer acredita em suas instituições) para uma democracia direta em que saibamos reconhecer nossa própria força? Como vencer, ao mesmo tempo, a melancolia e o ressentimento?
Fantástica entrevista !!!!
Parabéns, Celso! Excelente programa, muito boas tuas intervenções! Achei que tuas intervenções não deixaram o debate escapar para algo teórico demais! Parabéns!
Direita: adaptar as leis com base na realidade. Esquerda: adaptar a realidade com base num ideal imaginário perfeito. O resultado é sempre o mesmo.
Melhor comentário, @Caio Venturini
Se o espectador analisar bem, verá que o pensamento do Safatle para no "o quê fazer", ele nunca chega a entrar na seara do "como fazer". Não entra pq muito do que ele diz com toda convicção é impraticável ou ja foi tentando e deu uma bela de uma M...
por ex:
1) igualdade radical = igualitarismo! é impraticável pq as pessoas são naturalmente diferentes e são as diferenças individuais que gerarm diferenças intelectuais, econômicas e sociais. o igualitarismo so seria possível por meio de uma deformação da sociedade criada por uma entidade totalitária. ou seja a busca por essa ideia utópica levaria a um regime nefando.
2) democracia direta, conceito mt bonito, mas logisticamente inviável. tem uma infinidades de problemas que sao corolários dessa ideia que nao foram sequer mencionados.
conclusão: palavras sem peso nenhum, saem da boca, o vento leva, elas se dissolvem no ar...
Que satisfação assistir a capacitade e competência de um Vladimir Safatle!!
parabéns professor , ótimo ponto de vista. parabéns também ao programa a toda equipe.
Muito obrigado e repassaremos os agradecimentos para ele também!
O único cara que fala de esquerda de forma honesta, ainda que eu não concorde com muitos de seus pontos, ele faz uma análise perfeita de que a pauta da esquerda hoje não é a questão política, mas sim questões de gênero, questões de racismo, etc, que são válidos, mas são pontuais. E o que eu mais gostei, ele critica não só a direita, mas a esquerda que o PT diz ser. Fantástico. O Brasil atual carece de esquerda e de direita.
Vídeo extremamente importante para formação de uma base mínima, de um pensamento de esquerda democrática. Compartilhar esse vídeo com amigos, e pessoas do nosso convívio social é necessário. Conhecimento é a base..
mas tem gente que não possui abstração suficiente para entender a mensagem.
Esquerda democratica como assim?
Um dos melhores videos desse youtubão sem fronteira. Parabéns!
28/06/2020 e ainda faz todo sentido. Tras ele de novo por favoorr
Siimmm
Acho este programa de excelente qualidade e enriquecedora no aclaramento das ideias, hoje tão confusa alimentado por meios de comunicação, que mais desenforma quando informa, isto é, apenas noticiam com grande viés politico, parecendo mais um partido do que, um jornalismo sério e apartidário.
Agora como sugestão para este programa, porque não dois intelectuais de diferentes posições sobre o tema proposto, e deixar que o ouvintes escolham sua posição, como as suas.
excelente trabalho, parabéns.
Simplesmente maravilhosa e inquietante essa entrevista, parabéns ao programa.
16:51. À luz do ano de 2020, do dia 11/04, o filósofo e professor Vladimir Safatle não deve ter se surpreendido com o desfecho do cenário político/econômico do país atual. Mesmo assim, imagino que esteja se sentindo muito abatido e castigado com as previsões verificadas. Assombrado.
Os que se consideram "especialistas" tomam as piores decisões...
maravilhosa análise do mundo! pena que mtas pessoas nao procuram entender como as coisas são de vdd.
Oi, Renata. Obrigado por acompanhar a gente.
Amo escutar o Vladimir falar por conta do raciocíneo dele, das reflexões, bem realistas e concretas.
Estou em 2018 espero que vocês do futuro não tenham elegido o Bozo! Obrigado!
bom diego do passado, só posso te dizer que o safatle acertou em dizer que não vai ser fácil. seguimos na luta.
Assistindo a esse vídeo em 2018. Simplesmente perfeita a colocação a respeito do diálogo com a religião no campo político.
Parabéns Celso, parabéns Prof Vladimir. Como sempre, ótima conversa, grande tema, atual e relevante. O fechamento poderia ter sido por um pensador à direita, como o Pondé, como o Pondé, como o Pondé. O resto à direita é um bando de gente raivosa, espumando pelo canto da boca e grunindo pela morte e destruição de quem discorda da concentração de renda. Até para analisar a direita, os pensadores de esquerda são melhores.
Obrigado Jacks! A ideia é essa, podermos expor opiniões de todos os lados para a análise do público!
@ estou esperando os filósofos Conservadores, viu? Só promessas até agora!
Que professor magnífico ... Safatle parabéns és muito estudado 👏👏👏
A lucidez do pensamento do Safatle é admirável. Uma lição de filosofia, história e política para os políticos da esquerda.
Muito bom! Esse cara faz um debate lúcido da esquerda como raramente se vê! Impressionante! O tema é muito bom, mas infelizmente é muito raro vermos pessoas debatendo com essa lucidez e humildade o embate direita x esquerda. O que comumente encontramos são um bando de fanáticos se xingando para lá e para cá, repetindo velhos chavões e se imaginando cobertos de razão, adotando posturas completamente arrogantes. Parabéns Safatle, bela explanação! Seja de direita ou de esquerda, a inteligência humana precisa de ideias claras para escolher seu caminho!