OBS: Ricardo, conhecido como Duque de Gloucester (irmão de Clarence que aparece em seu sonho premonitório na torre), é chamado de Ricardo III após sua coroação. Bom domingo a todos! :)
Sobre as crianças vi recentemente que foram encontradas duas crianças no castelo enterradas debaixo de uma escada, porém a família real não deixou que fizessem estudos nos restos mortais para saber se eram os filhos do Eduardo. Sobre Ricardo III fica claro que queriam fazer dele um monstro, até mesmo para legitimar o novo reinado, quem patrocinava Sheakespeare era a Elizabeth filha do Tudor, tinha interesse espúrios aí. E também tem outra vertente de que quem teria matado os meninos fosse o próprio Tudor, já que uns anos depois apareceu um menino reclamando o reino dizendo que era o filho de Eduardo e o Tudor o matou. Essa história é muito nebulosa mesmo. Mas sugiro não criar uma visão do Ricardo a partir de Sheakespeare, até porque o intuito era esse mesmo "demonizar". Leia sobre o Ricardo histórico mesmo e verá que não é bem assim. Amei a resenha Tati, como sempre impecável. Beijos do Canadá🍁
Eu amei a peça. Tornou-se uma das minhas favoritas de Shakespeare. Demorei a lê-la, pois não estava muito interessada nas peças históricas do bardo. Ainda bem que quebrei a cara, afinal agora quero ler a henríada. Acho interessante comentar que o corpo de Ricardo III foi descoberto recentemente na Inglaterra. Tendo em vista a guerra das rosas e todo o desprezo que ele sofreu, principalmente pós Henrique VII, ele não teve um enterro de rei, tendo uma sepultura simples em um mosteiro. Esse mosteiro, porém, se dissolveu e a sua tumba foi perdida. Acabou sendo encontrado em um local utilizado como estacionamento, na cidade de leicester. Pesquisem sobre, a história sobre a exumação e a busca pela identidade é muito interessante.
Tatianadocéu! Vou confessar, estive a ponto de arremessar esse bendito RICARDO III pela janela varias vezes, mas como era no IPad pensei que o desastre iria ser muito maior! Como assim, 50 personagens, dos quais trinta são eduardos, a metade são rainhas, todas da Inglaterra, claro. Romeu e Julieta foi uma delícia, a Megera tão conhecida foi tranquilo, mas o Ricardinho... eu comecei a ficar endoidada, não entendia a trama, parecia que tinha caído no meio da Crônicas de Fogo e Gelo com tanta gente no palco. Depois de desistir 3 vezes, resolvi fazer o dever de casa, afinal quarentena é pra isso mesmo, e tentar entender primeiro esse período da história inglesa que é a Guerra das Rosas. Voltando pro Ricardinho, cheguei ao 3 Ato, então os deuses do teatro shakespeariano fizeram a mágica, e eu me apaixonei por ele. Eu me pegava lendo em voz alta aqueles diálogos maravilhosos, as personagens femininas são deslumbrantes, pena que deve ser uma produção caríssima, é gente demais.... mas queria ver isso. Concordo com vc... fiquei fã dessa peça! Abraços, p.s. vc conhece uma crônica do Antônio Prata chamada “ Shakespeare nas Dunas” , recomendo.
não sei se o Ricardo III era de todo mal, mas eu lembro da história que acharam os restos mortais do que poderia ser dele no estacionamento da cidade de Leicester e que depois que exumaram e confirmaram que era ele fizeram um enterro digno (Leicester adotou o rei e o transformou em garoto-propaganda). Em 27 de março de 2015, seus restos mortais foram transferidos para a catedral da cidade, com honras militares e religiosas para ele e logo em seguida o time da cidade se tornou campeão do Campeonato Inglês
Acho tudo isso tão interessante. Não sei se você viu o vídeo até o final, mas comento rapidamente esses “registros históricos”, e como eles são feitos pelos vencedores (sobreviventes, talvez seja um termo melhor). 1 abç!
Sabe que no fim das contas achei Ricardo III, apesar de tirano e cruel, uma personagem bem ambígua, inclusive com um certo humor quando realiza as suas artimanhas. A "cara de pau" e o fingimento dele quando se dirige aos outros personagens, na minha opinião, é muito engenhoso ao ponto de ser cômico; a ver o momento em que ele articula com o lorde que as pessoas e o prefeito clamem pela sua coroação, ao passo que ele faz o que o duque (depois traído) chama de "jogo da donzela" (negando ao mesmo tempo em que cede), em um momento em que rodeado do bispo e com, se não me engano, a bíblia na mão aceita, depois de muita "recusa", a coroa, numa espécie de "eu nem queria, mas já que insiste". Por último, os monólogos me fizeram lembrar de House of Cards, em que a personagem se dirige ao espectador de modo a criar uma situação problemática para quem assiste, já que faz com que nós nos tornemos cúmplices, comparsas de seus mandos e desmandos, sabemos de tudo antes que aconteça, também somos "culpados", portanto. De uma maneira geral, todos na peça e fora dela são culpados, todos agiram ou agem do mesmo modo que Ricardo em busca do poder. Levando em conta que Shakespeare trata desses sentimos humanos, a pergunta que fica é: será que nós já agimos ou agiríamos da mesma forma que Ricardo na ânsia de conseguir o que queremos?
Os restos mortais dele foram encontrado em um estacionamento e houve uma cerimônia para enterra-lo novamente. O ator Benedict Cumberbatch primo distante do monarca que já o interpretou na tv leu um poema no funeral.
Meu sonho de princesa é ter TTD (Tati Todo Dia) nesse período de quarentena. Ver seus vídeos alivia minhas crises de ansiedade e pânico atacadas por essa pandemia. Te admiro demais Tati ❤️
TB gostei bastante. pra mim a mais impactante das peças que li de Shakespeare. Há uma peça&documentário de Al Pacino, chamada Looking for Richard, muito boa. Assisti há muito tempo uma adaptação brasileira feita por Chico Carvalho, onde interpreta um Ricardo III especialmente sarcástico, em que as falas com público ( criticadas por Harold Bloom) fazem todo o sentido, além de tornarem a peça mais interessante. Concluindo, concordo que a peça seja um pouco longa, há muitas repetiçoes de nomes ao longo das geraçoes ( vários ricardos, eduardos, etc...) e o complexo contexto da guerra das rosas, que tornam essa peça difícil para o público em geral, e talvez, suponho eu, sejam as razões pelas quais seja tao pouco encenada. ( é uma pena isso)
Primeira peça de Shakespeare q li e uma das mais impressionantes pela crueza da história. Por sinal a fama de mau em Ricardo de Gloucester vem dessa peça misturada aos boatos dos Tudors, por isso muitos contestam a verdade da história. Essa peça tem até aula de como amaldiçoar... Os vídeos dos discos estão fofos. Bjs 😊😊😉😉
Tatiana, essa é uma das peças preferidas de Shakespeare! Mas você TEM que assistir ao filme Ricardo III: um ensaio de Al Pacino! É maravilhoso, uma análise detalhada do texto através de um ensaio da peça.
Mal cheguei e já deixei o like. No início da peça eu não estava entendendo nada. Depois de uma pesquisa básica sobre a guerra das rosas (da qual sabia pouco até então), a leitura fluiu mais...
Now is the winter of our discontent! Uma das melhores partes dessa história é quando os fantasmas perturbam os sonhos do King Richard. Eles dizendo "despair and die" junto ao monólogo do rei após acordar, desesperado, reconhecendo a sua miséria, foi o que mais me marcou até agora na leitura de Shakespeare.
Interessantíssimo, Tatiana! Adoro saber mais sobre essas gerações e primos, todos interligados. Já tive a oportunidade de visitar a Torre de Londres, e de fato há uma parede em destaque onde, supostamente, teriam sido encontrados os esqueletos. As lendas sobre as aparições de Ana Bolena e outros lá executados perduram fortemente por lá :)
Shakespeare é ficção. Imagina se naquela época, alguém tinha informações suficientes e verídicas sobre a realeza para poder ser fiel ao fato. É tudo reinterpretação e seus valores próprios. Mas é genial, como ficção, sem dúvida!!
Oi Tatiana! Excelente vídeo. Deixo como sugestão o documentário: Ricardo 3º - Um Ensaio, de 1996, dirigido por Al Pacino. É uma reflexão da obra nos dias atuais.
Acredito que a peça se resume bastante nessa fala , ....Lembra tudo isto, e vê o que ora és: em vez de esposa feliz, mui mísera viúva, em vez de mãe ditosa, mãe que desse nome se lamenta; em vez daquela a quem todos suplicavam, uma que humildemente suplica; em vez de Rainha, vera cativa de cuidados coroada; em vez daquela que de mim escarneceu, uma que por mim agora é escarnecida;....., ninguém merece pena, tirando as crianças. Adorei a peça e me admira dizerem que o Ricardo III fosse o mal puro , quando na realidade todos queriam de alguma maneira ganhar, e ele usou a todos e acabou sendo usado.
Nossa que resumo incrível! Espero um dia poder parar para ler mais dessas histórias. Já que eu já tenho uma lista gigante até o fim do ano - me inspirei na organização das suas, pois sou das pessoas que gosta de ler todos ao mesmo tempo. Grande abraço!!!
Um dos meus preferidos. Super interessante o capítulo sobre esse livro do "Shakespeare nosso contemporâneo" de Jan Kot - enriquece muito o enetendimento. Excelente vídeo. Adorando o canal.
Esta peça me fez pensar muito sobre a poesia de Shakespeare, esse sonho de Clarence é carregado de símbolos, de beleza e ritmo. É muito bom ver como você fala com entusiasmo de algo que parece tão complicado, num primeiro momento. Vendo seu vídeo e como Shakespeare pode se tornar algo saboroso para nosso intelecto, só temos a agradecer. Vídeo lúcido, cheio de alegria interior e beleza. Os invejosos, mal humorados em relação ao seu trabalho de trazer cultura e literatura para nossa comunidade TLT que façam como Ricardo III, sofram num "canto escuro de sua tenda" da ignorância, rodeados de fantasmas.
Finalmente li Ricardo III !!! Finalmente conheci a frase da abertura , que minha professora de literatura adorava repetir : “ Eis o inverno do nosso descontentamento...” E finalmente pude curtir seu vídeo! Vc fez uma análise muito bacana , Tati! ... e eu pude aproveitar bastante! Não há dúvida , no Bardo, como sempre, é onde se encontrarão os piores modelos de ser humano ! Ricardo III afunda nas mais terríveis vilanias que inclui até o planejamento de assassinatos de crianças-com o qual o público vai se dando conta de sua natureza. Enfim, embora não valendo nada , Ricardo III deixou uma das mais famosas frases que o mundo todo conhece: “um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!” Super obrigada pela motivação despertada!
William Shakespeare descreveu Ricardo III, o ultimo rei de Inglaterra a morrer numa batalha há mais de 500 anos, com palavras fortes: “um sapo corcunda”, “deformado” e “incompleto”, tão feio que até os cães ladravam quando passava por eles. Corrigindo Shakespeare: afinal Ricardo III não era corcunda.
Que show de análise, obrigada! 👏 me fez ter vontade de ler um livro pelo qual antes eu não me interessava. E você nos estimula a olhar pro texto, para os personagens, por diferentes perspectivas.. acho muito bacana. Abraço!
Tati, estou a-man-do essa maratona Shakespeare por aqui. ♥ Aproveitando que o próximo será "Hamlet", não sei se chegou a ver, mas a Casa do Saber está com sua plataforma aberta gratuitamente até o dia 30 de abril. Um dos cursos na categoria "Clássicos da Ficção" é justamente sobre a obra, com o professor Frederico Barbosa.
Peça maravilhosa, mas achei q toda a sequência de mortes e aqueles monólogos da Margarida realmente foram um pé no saco. Ao mesmo tempo a visita dos fantasmas na noite anterior foi uma sacada de mestre, uma verdadeira obra de arte. Gostei bastante, mas Romeu e Julieta continua sendo a minha favorita até agora. Bela resenha Tati!!
Uso seu canal para incentivar crianças carentes que frequentam o ensino médio a ler, tem sido uma grande experiência para todos, isso foi uma forma de usar a minha formação pra retribuir um pouco para sociedade o estudo que recebi em faculdades públicas. 🙂🙂🙂
Oi Tati! Terminei de ler ontem "A Princesa Leal" da Philippa Gregory e eles citam sobre como o Ricardo III era realmente crazy; sobre os meninos presos na Torre e sobre como o Henrique VII se "proclamou" rei durante a batalha (pegando a coroa que estava lama, bem dramático hahahahahahah). Adorei o vídeo :)
Oi Tati, confesso que amei duas partes a antiga rainha com suas maldições e a cena dos fantasmas. Agora, estou com muita expectativa com a próxima leitura que vou aproveitar para ler também um livro do Karnal sobre essa mesma peça. Eu estou adorando essas leituras, pois acho que sozinha iria postergar essas leituras. Então, meus sinceros agradecimentos. 😘
Eu AAMMOOO os vídeos do teu canal. Vc é muito legal de se assistir e principalmente, trás muitas informações interessantes sobre a obra que vc tá falando, isso é incrível
Tem uma adaptação da BBC, The Hollow Crown, que vai de Ricardo II a Ricardo III, está disponível no NOW e creio que em alguma outra plataforma no Brasil. Os corpos dos meninos foram encontrados recentemente durante uma reforma, pelo menos duas crianças juntas emparedadas das idades respectivas, mas nenhum teste foi feito e eles receberam um local de descanso mais digno. Tem dois livros que me interessaram sobre o assunto na Amazon: History of Britain and Ireland: The Definitive Visual Guide, parece ser bom para acompanhar esses Reis todos rs e Shakespeare's Kings: The Great Plays and The History of England in The Middle Ages, que parece apontar as diferenças históricas nas peças.
Estou assistindo a série Coroa Vazia, q começa com Ricardo II das peças. Adoro essa parte da historia. Aliás m interesso por todas as dinastias, pois tem sempre um conteúdo interessante. Amo seus conteúdos, Taty.
Por causa dos livros da Philipa Gregory foi que eu entendi essa peça, devo dizer que amei, Ricardo III é uma pessoa horrível, e dono de uma lábia que faz esquecer da sua aparência.
Nossa, uma aula completa, mas faltou mesmo falar do filme do Al Pacino, Ricardo lll, um ensaio. Que é incrivel. E um documentário com o cancelado Kevin Spacey chamado NOW. muito bom tbm.
Hernani, me lembro muito de você nos comentários dos vídeos da Claire Scorzi; bons tempos. (eu hoje leio/ouço sobre cancelamentos revirando os olhos - KS está em alguns dos melhores filmes que eu vi nos anos 90 e 2000. Vou procurar; também não conheço o filme do Pacino. 1 abç!)
@@tatifeltrin grande Claire, revejo sempre. Obrigado por notar. Tentarei ser mais ativo. Quem sabe consigo contribuir um pouco. KS, apesar dos pesares manda bem! Abraço.
Fiquei absolutamente fascinada quando li essa peça uns anos atrás. Quem sou eu pra discutir a opinião de Harold Bloom, mas eu achei a peça espetacular.
A peça é interessamte, fiquei imanginado como a mesma poderia ser apresentada no período elisabetano … palco e demais variantes. São muitos personagens. Já estou indo para Ricardo II e seguinto para Julio Cesar, visto que Hamlet já li umas 10 vezes e a cada leitura tiro um apresendizado. Hamlet, sem dúvida é a melhor tragédia de Shakespear .
Estou adorando acompanhar este projeto. Comprei o box Nova Fronteira em ebook. Ver os teus vídeos após a leitura complementa muito minha experiência de leitura do Shakespeare. Obrigada e parabéns! : )
Curti muito essa leitura, acho que ficou, dentre minhas favoritas, depois de Hamlet, Lear e Otelo. E você tem toda razão, gostei bem mais de Ricardo III depois de conhecer a guerra das rosas. A releitura foi bem mais prazerosa. 😁
Tem uma adaptação de 1995 que Ian McKellen faz o Ricardo III que é excelente, entra no óbvio de levar a trama para a Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim excelente.
Eu tbm acho essa peça meio bléh. Depois que a gente conhece o "melhor" do Shakespeare, tudo o que foi feito antes parece sem graça, mas, claro, não diminui sua importância! Shakespeare foi e continua imbatível na dramaturgia. O vídeo ficou show, Tati! Beijos!
Meu Deus, que ódio mortal desse Ricardo III, perdi as contas das vezes que meu vontade de "entrar no livro" e dá uns tabefes nele. Vou te dizer, viu? 🙄🤬🤮 Sigamos e deixamos esse ser do mal para trás. 😌😊
Gente, preciso URGENTE de recomendações de livros desse período histórico... A Tati citou uma autora, mas não consegui achar vídeos sobre os livros dela (mas lembro vagamente de ela falar o nome dessa autora no meio de vídeos de leituras em andamento, etc) Amei a peça. Confesso que não estava esperando gostar muito porque não sei nada da história da Inglaterra, mas apesar das dificuldades na leitura, foi um experiência maravilhosa!
Tatiana, a Barbara Heliodora só era tradutora ? ela fez alguma crítica sobre Ricardo III? Assisti um filme sobre a peça e a peça com glória Menezes fazendo Lady M . Tbem gostei muito. Marco Ricca foi Ricardo III
OBS: Ricardo, conhecido como Duque de Gloucester (irmão de Clarence que aparece em seu sonho premonitório na torre), é chamado de Ricardo III após sua coroação.
Bom domingo a todos! :)
Tem uma minissérie adaptada das peças de Shakespeare chamada "The hollow crown"
"Amanhã, na batalha, pensa em mim." Espero que você tenha se sentido motivada a ler Javier Marías, Tatiana :)
Ler Shakespeare é mergulhar fundo na alma humana.
Que frase bonita!
Sobre as crianças vi recentemente que foram encontradas duas crianças no castelo enterradas debaixo de uma escada, porém a família real não deixou que fizessem estudos nos restos mortais para saber se eram os filhos do Eduardo. Sobre Ricardo III fica claro que queriam fazer dele um monstro, até mesmo para legitimar o novo reinado, quem patrocinava Sheakespeare era a Elizabeth filha do Tudor, tinha interesse espúrios aí. E também tem outra vertente de que quem teria matado os meninos fosse o próprio Tudor, já que uns anos depois apareceu um menino reclamando o reino dizendo que era o filho de Eduardo e o Tudor o matou. Essa história é muito nebulosa mesmo. Mas sugiro não criar uma visão do Ricardo a partir de Sheakespeare, até porque o intuito era esse mesmo "demonizar". Leia sobre o Ricardo histórico mesmo e verá que não é bem assim. Amei a resenha Tati, como sempre impecável. Beijos do Canadá🍁
Eu amei a peça. Tornou-se uma das minhas favoritas de Shakespeare. Demorei a lê-la, pois não estava muito interessada nas peças históricas do bardo. Ainda bem que quebrei a cara, afinal agora quero ler a henríada.
Acho interessante comentar que o corpo de Ricardo III foi descoberto recentemente na Inglaterra. Tendo em vista a guerra das rosas e todo o desprezo que ele sofreu, principalmente pós Henrique VII, ele não teve um enterro de rei, tendo uma sepultura simples em um mosteiro. Esse mosteiro, porém, se dissolveu e a sua tumba foi perdida. Acabou sendo encontrado em um local utilizado como estacionamento, na cidade de leicester. Pesquisem sobre, a história sobre a exumação e a busca pela identidade é muito interessante.
Tatianadocéu!
Vou confessar, estive a ponto de arremessar esse bendito RICARDO III pela janela varias vezes, mas como era no IPad pensei que o desastre iria ser muito maior!
Como assim, 50 personagens, dos quais trinta são eduardos, a metade são rainhas, todas da Inglaterra, claro.
Romeu e Julieta foi uma delícia, a Megera tão conhecida foi tranquilo, mas o Ricardinho... eu comecei a ficar endoidada, não entendia a trama, parecia que tinha caído no meio da Crônicas de Fogo e Gelo com tanta gente no palco. Depois de desistir 3 vezes, resolvi fazer o dever de casa, afinal quarentena é pra isso mesmo, e tentar entender primeiro esse período da história inglesa que é a Guerra das Rosas.
Voltando pro Ricardinho, cheguei ao 3 Ato, então os deuses do teatro shakespeariano fizeram a mágica, e eu me apaixonei por ele. Eu me pegava lendo em voz alta aqueles diálogos maravilhosos, as personagens femininas são deslumbrantes, pena que deve ser uma produção caríssima, é gente demais.... mas queria ver isso.
Concordo com vc... fiquei fã dessa peça!
Abraços,
p.s. vc conhece uma crônica do Antônio Prata chamada “ Shakespeare nas Dunas” , recomendo.
não sei se o Ricardo III era de todo mal, mas eu lembro da história que acharam os restos mortais do que poderia ser dele no estacionamento da cidade de Leicester e que depois que exumaram e confirmaram que era ele fizeram um enterro digno (Leicester adotou o rei e o transformou em garoto-propaganda). Em 27 de março de 2015, seus restos mortais foram transferidos para a catedral da cidade, com honras militares e religiosas para ele e logo em seguida o time da cidade se tornou campeão do Campeonato Inglês
Acho tudo isso tão interessante. Não sei se você viu o vídeo até o final, mas comento rapidamente esses “registros históricos”, e como eles são feitos pelos vencedores (sobreviventes, talvez seja um termo melhor). 1 abç!
Sabe que no fim das contas achei Ricardo III, apesar de tirano e cruel, uma personagem bem ambígua, inclusive com um certo humor quando realiza as suas artimanhas. A "cara de pau" e o fingimento dele quando se dirige aos outros personagens, na minha opinião, é muito engenhoso ao ponto de ser cômico; a ver o momento em que ele articula com o lorde que as pessoas e o prefeito clamem pela sua coroação, ao passo que ele faz o que o duque (depois traído) chama de "jogo da donzela" (negando ao mesmo tempo em que cede), em um momento em que rodeado do bispo e com, se não me engano, a bíblia na mão aceita, depois de muita "recusa", a coroa, numa espécie de "eu nem queria, mas já que insiste". Por último, os monólogos me fizeram lembrar de House of Cards, em que a personagem se dirige ao espectador de modo a criar uma situação problemática para quem assiste, já que faz com que nós nos tornemos cúmplices, comparsas de seus mandos e desmandos, sabemos de tudo antes que aconteça, também somos "culpados", portanto. De uma maneira geral, todos na peça e fora dela são culpados, todos agiram ou agem do mesmo modo que Ricardo em busca do poder. Levando em conta que Shakespeare trata desses sentimos humanos, a pergunta que fica é: será que nós já agimos ou agiríamos da mesma forma que Ricardo na ânsia de conseguir o que queremos?
Os restos mortais dele foram encontrado em um estacionamento e houve uma cerimônia para enterra-lo novamente. O ator Benedict Cumberbatch primo distante do monarca que já o interpretou na tv leu um poema no funeral.
Meu sonho de princesa é ter TTD (Tati Todo Dia) nesse período de quarentena. Ver seus vídeos alivia minhas crises de ansiedade e pânico atacadas por essa pandemia. Te admiro demais Tati ❤️
domingo sem tati, não é domingo ♥️
Bom dia, Renata! :)
bom dia, Tati!!♥️♥️ amo seu trabalho
Segunda, também não
TB gostei bastante. pra mim a mais impactante das peças que li de Shakespeare. Há uma peça&documentário de Al Pacino, chamada Looking for Richard, muito boa. Assisti há muito tempo uma adaptação brasileira feita por Chico Carvalho, onde interpreta um Ricardo III especialmente sarcástico, em que as falas com público ( criticadas por Harold Bloom) fazem todo o sentido, além de tornarem a peça mais interessante. Concluindo, concordo que a peça seja um pouco longa, há muitas repetiçoes de nomes ao longo das geraçoes ( vários ricardos, eduardos, etc...) e o complexo contexto da guerra das rosas, que tornam essa peça difícil para o público em geral, e talvez, suponho eu, sejam as razões pelas quais seja tao pouco encenada. ( é uma pena isso)
Primeira peça de Shakespeare q li e uma das mais impressionantes pela crueza da história. Por sinal a fama de mau em Ricardo de Gloucester vem dessa peça misturada aos boatos dos Tudors, por isso muitos contestam a verdade da história. Essa peça tem até aula de como amaldiçoar...
Os vídeos dos discos estão fofos. Bjs 😊😊😉😉
Tatiana, essa é uma das peças preferidas de Shakespeare! Mas você TEM que assistir ao filme Ricardo III: um ensaio de Al Pacino! É maravilhoso, uma análise detalhada do texto através de um ensaio da peça.
Eu também ia recomendar esse filme! kkk
Pensei que ela fosse comentar no vídeo, mas acho que ela não conhece... :)
Foi graças a esse filme que me interessei e me apaixonei por Shakespeare
Mal cheguei e já deixei o like. No início da peça eu não estava entendendo nada. Depois de uma pesquisa básica sobre a guerra das rosas (da qual sabia pouco até então), a leitura fluiu mais...
A cada vídeo ela se superar, maravilhosa! 👍🏼
❤️
O meu amor por seus vídeos de Shakespeare é demais
Fico feliz, Iza :)
Tutorial de como fazer uma resenha decente para uma obra. Sensacional. 💜
Now is the winter of our discontent! Uma das melhores partes dessa história é quando os fantasmas perturbam os sonhos do King Richard. Eles dizendo "despair and die" junto ao monólogo do rei após acordar, desesperado, reconhecendo a sua miséria, foi o que mais me marcou até agora na leitura de Shakespeare.
Interessantíssimo, Tatiana! Adoro saber mais sobre essas gerações e primos, todos interligados. Já tive a oportunidade de visitar a Torre de Londres, e de fato há uma parede em destaque onde, supostamente, teriam sido encontrados os esqueletos. As lendas sobre as aparições de Ana Bolena e outros lá executados perduram fortemente por lá :)
Exumação e reenterro de Ricardo III da Inglaterra.
pt.m.wikipedia.org/wiki/Exuma%C3%A7%C3%A3o_e_reenterro_de_Ricardo_III_da_Inglaterra
👏🏻👏🏻👏🏻
Shakespeare é ficção. Imagina se naquela época, alguém tinha informações suficientes e verídicas sobre a realeza para poder ser fiel ao fato. É tudo reinterpretação e seus valores próprios. Mas é genial, como ficção, sem dúvida!!
Oi Tatiana!
Excelente vídeo.
Deixo como sugestão o documentário: Ricardo 3º - Um Ensaio, de 1996, dirigido por Al Pacino. É uma reflexão da obra nos dias atuais.
Acredito que a peça se resume bastante nessa fala , ....Lembra tudo isto, e vê o que ora és:
em vez de esposa feliz, mui mísera viúva, em vez de mãe ditosa, mãe que
desse nome se lamenta; em vez daquela a quem todos suplicavam, uma que
humildemente suplica; em vez de Rainha, vera cativa de cuidados coroada;
em vez daquela que de mim escarneceu, uma que por mim agora é
escarnecida;....., ninguém merece pena, tirando as crianças. Adorei a peça e me admira dizerem que o Ricardo III fosse o mal puro , quando na realidade todos queriam de alguma maneira ganhar, e ele usou a todos e acabou sendo usado.
Fiquei admirada em ver como o Ricardo utiliza da pena que ele sente por si mesmo para cometer qq crueldade
Nossa que resumo incrível! Espero um dia poder parar para ler mais dessas histórias. Já que eu já tenho uma lista gigante até o fim do ano - me inspirei na organização das suas, pois sou das pessoas que gosta de ler todos ao mesmo tempo. Grande abraço!!!
Um dos meus preferidos. Super interessante o capítulo sobre esse livro do "Shakespeare nosso contemporâneo" de Jan Kot - enriquece muito o enetendimento. Excelente vídeo. Adorando o canal.
Realmente há mais críticas negativas a respeito dessa peça... mas vendo essa resenha da Taty, confesso que deu muita vontade ler... ❤📚
Para mim, Othelo, o Mouro de Veneza continua sendo a melhor de todas as peças. Parabéns, Ti!
Na edição do box azul da Nova Aguilar tem uma Genealogia dos monarcas ingleses bem interessante também!
Esta peça me fez pensar muito sobre a poesia de Shakespeare, esse sonho de Clarence é carregado de símbolos, de beleza e ritmo. É muito bom ver como você fala com entusiasmo de algo que parece tão complicado, num primeiro momento. Vendo seu vídeo e como Shakespeare pode se tornar algo saboroso para nosso intelecto, só temos a agradecer. Vídeo lúcido, cheio de alegria interior e beleza. Os invejosos, mal humorados em relação ao seu trabalho de trazer cultura e literatura para nossa comunidade TLT que façam como Ricardo III, sofram num "canto escuro de sua tenda" da ignorância, rodeados de fantasmas.
Finalmente li Ricardo III !!! Finalmente conheci a frase da abertura , que minha professora de literatura adorava repetir : “ Eis o inverno do nosso descontentamento...”
E finalmente pude curtir seu vídeo!
Vc fez uma análise muito bacana , Tati! ... e eu pude aproveitar bastante! Não há dúvida , no Bardo, como sempre, é onde se encontrarão os piores modelos de ser humano ! Ricardo III afunda nas mais terríveis vilanias que inclui até o planejamento de assassinatos de crianças-com o qual o público vai se dando conta de sua natureza.
Enfim, embora não valendo nada , Ricardo III deixou uma das mais famosas frases que o mundo todo conhece: “um cavalo, um cavalo! Meu reino por um cavalo!”
Super obrigada pela motivação despertada!
Que maravilhosa didática sobre essa peça maravilhosa....
Eu amei Rei Ricardo III 😍❤🏴
aii eu amo a rainha branca, muito feliz de encontrar esse canal
William Shakespeare descreveu Ricardo III, o ultimo rei de Inglaterra a morrer numa batalha há mais de 500 anos, com palavras fortes: “um sapo corcunda”, “deformado” e “incompleto”, tão feio que até os cães ladravam quando passava por eles. Corrigindo Shakespeare: afinal Ricardo III não era corcunda.
Mas tinha uma escoliose bastante severa (que os estudiosos indicam ter dado a aparência de um dos ombros ser mais alto que o outro).
Adoro a maneira simples e direta que ensinas
Amando este projeto!!!🥰
Esse é uma das peças que eu mais tenho vontade de ler. Vou dar um jeito de encaixar na minha lista até o fim do ano
Tudo de bom levantar num domingo e ouvir a Tati me contando uma história. Bom domingo, Tati! 😘
Muito obrigado por seus esclarecimentos formidáveis.
Que show de análise, obrigada! 👏 me fez ter vontade de ler um livro pelo qual antes eu não me interessava. E você nos estimula a olhar pro texto, para os personagens, por diferentes perspectivas.. acho muito bacana. Abraço!
Tati, estou a-man-do essa maratona Shakespeare por aqui. ♥ Aproveitando que o próximo será "Hamlet", não sei se chegou a ver, mas a Casa do Saber está com sua plataforma aberta gratuitamente até o dia 30 de abril. Um dos cursos na categoria "Clássicos da Ficção" é justamente sobre a obra, com o professor Frederico Barbosa.
Li Henrique V um tempo atrás, gostei bastante!
Peça maravilhosa, mas achei q toda a sequência de mortes e aqueles monólogos da Margarida realmente foram um pé no saco. Ao mesmo tempo a visita dos fantasmas na noite anterior foi uma sacada de mestre, uma verdadeira obra de arte. Gostei bastante, mas Romeu e Julieta continua sendo a minha favorita até agora.
Bela resenha Tati!!
FANTÁSTICO e MARAVILHOSO VIDEO. BJ Desse Português Apaixonado Pelo Palco!
Toda a minha admiração pelo seu trabalho, querida Tati!
Até agora essa foi a melhor peça de Shakespeare. Simples amei.
Obrigado por dividir suas experiências de leitura conosco! Parabéns!!! Adoro seus vídeos!
Eu que agradeço pela companhia, Alano! Um abraço! :)
Uso seu canal para incentivar crianças carentes que frequentam o ensino médio a ler, tem sido uma grande experiência para todos, isso foi uma forma de usar a minha formação pra retribuir um pouco para sociedade o estudo que recebi em faculdades públicas. 🙂🙂🙂
Essa vinheta de abertura é tão chique, quero como meu toque de notificação do meu whats
Tem uma minissérie que adapta peças históricas de Shakespeare chamada "The hollow crown"
Ao conhecer o teu canal estou buscando assistir os vídeos anteriores. Parabéns.
Oi Tati! Terminei de ler ontem "A Princesa Leal" da Philippa Gregory e eles citam sobre como o Ricardo III era realmente crazy; sobre os meninos presos na Torre e sobre como o Henrique VII se "proclamou" rei durante a batalha (pegando a coroa que estava lama, bem dramático hahahahahahah).
Adorei o vídeo :)
Antonia Fraser tem um livro muito bem documentado sobre Henrique VIII
Oi Tati, confesso que amei duas partes a antiga rainha com suas maldições e a cena dos fantasmas. Agora, estou com muita expectativa com a próxima leitura que vou aproveitar para ler também um livro do Karnal sobre essa mesma peça. Eu estou adorando essas leituras, pois acho que sozinha iria postergar essas leituras. Então, meus sinceros agradecimentos. 😘
Maravilhosa resenha, Tati!!! Parabéns! Agora sim, com sua explicação e esclareci-mento vou recomeçar a ler Ricardo III! Muito obrigada! 🥰😘
Eu AAMMOOO os vídeos do teu canal. Vc é muito legal de se assistir e principalmente, trás muitas informações interessantes sobre a obra que vc tá falando, isso é incrível
Fiquei impressionado com o modo das crianças falarem. Muito a par da situação, kklkkk!
Uma das minhas peças favoritas de Shakespeare ❤ Incrível, emocionante e que te faz querer saber mais e mais sobre Ricardo III
Tem uma adaptação da BBC, The Hollow Crown, que vai de Ricardo II a Ricardo III, está disponível no NOW e creio que em alguma outra plataforma no Brasil. Os corpos dos meninos foram encontrados recentemente durante uma reforma, pelo menos duas crianças juntas emparedadas das idades respectivas, mas nenhum teste foi feito e eles receberam um local de descanso mais digno.
Tem dois livros que me interessaram sobre o assunto na Amazon: History of Britain and Ireland: The Definitive Visual Guide, parece ser bom para acompanhar esses Reis todos rs e Shakespeare's Kings: The Great Plays and The History of England in The Middle Ages, que parece apontar as diferenças históricas nas peças.
Estou só pelo vídeo de Hamlet! Terminei a leitura esta semana :)
Tô assistindo aqui, Tati!! Ótimo vídeo!! Bjss
Estou assistindo a série Coroa Vazia, q começa com Ricardo II das peças. Adoro essa parte da historia. Aliás m interesso por todas as dinastias, pois tem sempre um conteúdo interessante. Amo seus conteúdos, Taty.
Por causa dos livros da Philipa Gregory foi que eu entendi essa peça, devo dizer que amei, Ricardo III é uma pessoa horrível, e dono de uma lábia que faz esquecer da sua aparência.
Nossa, uma aula completa, mas faltou mesmo falar do filme do Al Pacino, Ricardo lll, um ensaio. Que é incrivel. E um documentário com o cancelado Kevin Spacey chamado NOW. muito bom tbm.
Hernani, me lembro muito de você nos comentários dos vídeos da Claire Scorzi; bons tempos.
(eu hoje leio/ouço sobre cancelamentos revirando os olhos - KS está em alguns dos melhores filmes que eu vi nos anos 90 e 2000. Vou procurar; também não conheço o filme do Pacino. 1 abç!)
@@tatifeltrin grande Claire, revejo sempre. Obrigado por notar. Tentarei ser mais ativo. Quem sabe consigo contribuir um pouco. KS, apesar dos pesares manda bem! Abraço.
Fiquei absolutamente fascinada quando li essa peça uns anos atrás. Quem sou eu pra discutir a opinião de Harold Bloom, mas eu achei a peça espetacular.
Bom dia amantes da leitura! 😍
Bom dia procê, também :)
A peça é interessamte, fiquei imanginado como a mesma poderia ser apresentada no período elisabetano … palco e demais variantes. São muitos personagens. Já estou indo para Ricardo II e seguinto para Julio Cesar, visto que Hamlet já li umas 10 vezes e a cada leitura tiro um apresendizado. Hamlet, sem dúvida é a melhor tragédia de Shakespear .
Estou adorando acompanhar este projeto. Comprei o box Nova Fronteira em ebook. Ver os teus vídeos após a leitura complementa muito minha experiência de leitura do Shakespeare. Obrigada e parabéns! : )
Ual! Amei!
Interessantíssimo !! Não posso deixar de notar as unhas sempre muito bem feitas.
Parabéns pelo seu trabalho Tati! Muito obrigada por trazer suas colocações e inspirar o hábito de leitura nas pessoas!
Como é bom te ouvir....
Curti muito essa leitura, acho que ficou, dentre minhas favoritas, depois de Hamlet, Lear e Otelo.
E você tem toda razão, gostei bem mais de Ricardo III depois de conhecer a guerra das rosas. A releitura foi bem mais prazerosa. 😁
Tem uma adaptação de 1995 que Ian McKellen faz o Ricardo III que é excelente, entra no óbvio de levar a trama para a Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim excelente.
Eu tbm acho essa peça meio bléh. Depois que a gente conhece o "melhor" do Shakespeare, tudo o que foi feito antes parece sem graça, mas, claro, não diminui sua importância! Shakespeare foi e continua imbatível na dramaturgia. O vídeo ficou show, Tati! Beijos!
Ótima vídeo! Ajudou bastante na minha leitura. ^^
Meu Deus, que ódio mortal desse Ricardo III, perdi as contas das vezes que meu vontade de "entrar no livro" e dá uns tabefes nele. Vou te dizer, viu? 🙄🤬🤮
Sigamos e deixamos esse ser do mal para trás. 😌😊
rs, mesma coisa, aqui, Aline.
Canal de calma e paz.
Aaa vc e minha inspiração, vc poderia dar dicas de como ler tanto??
Guria, aus barbaridade, eu te adoro!
Assistam a divertida peça Ricardo III de William Shakespeare con Gabriel Goity y gran elenco.
"O wonderful, when devils tell the truth!" Anne para Ricardo III.
Estou acompanhando e achando incrível.
Confesso que pra mim foi um pouco difícil ler essa peça mas no final valeu a pena!
Gente, preciso URGENTE de recomendações de livros desse período histórico... A Tati citou uma autora, mas não consegui achar vídeos sobre os livros dela (mas lembro vagamente de ela falar o nome dessa autora no meio de vídeos de leituras em andamento, etc)
Amei a peça. Confesso que não estava esperando gostar muito porque não sei nada da história da Inglaterra, mas apesar das dificuldades na leitura, foi um experiência maravilhosa!
É a Philippa Gregory. Ela escreve sobre a guerra das Rosas e os Tudors.
Tem também a Jean Plaidy, que escreve sobre os platagenetas.
Olá Tati, na verdade a viúva de Eduardo se chamava Elizabeth Woodville, sua filha era Elizabeth York. ☺👋🏻
Ansioso por Alice no país das maravilhas. Parabéns pelo vídeo, Tati.
Alegria do meu domingo 😄
Bom dia, Eliene :) ❤️
Revendo o vídeo pra terminar bem a henríada, que role que foi essa guerra ein 😂
Por favor, faz um vídeo sobre o “entre atos” da Virgínia Woolf
To achando difícil pra caramba ler Shakespeare... Acho que, por ser peça, só ter diálogo, tá sendo difícil de acompanhar. Essa eu ainda tô terminando.
Tati! É um regozijo ouvi-la!
Muito bom o vídeo Tatiana!
Terminei primeiro a peça, daí vim assistir.
Meu maior desejo na vida é conseguir ler todos esses livros como vc lê. Alguns meses consigo ler apenas 1😖
Melhor momento do domingo 😍
Acho que vou ler Hamlet outra vez!
Minha edição clipping da Martin Claret está podrinha, mas ainda dá pro gasto.
Lida. ❤
Tatiana, a Barbara Heliodora só era tradutora ? ela fez alguma crítica sobre Ricardo III? Assisti um filme sobre a peça e a peça com glória Menezes fazendo Lady M . Tbem gostei muito. Marco Ricca foi Ricardo III
Como sempre, ótimo vídeo!