Ai Manuel, só encontrei hoje o vosso vídeo e foi uma lufada de ar fresco com um toque de positivismo!! Eu, o meu marido e duas filhas vamos mudar-nos para uma quinta e construir de raiz o nosso sonho sustentável, biológico e saudável e foi animador perceber que apesar de termos pouco tempo, podemos ainda colher a abundância que a natureza nos der! Gratidão!!
Estivemos por 1 mês em Portugal, visitando a região central.. A energia da região central e suas gigantescas formações em granito tem de fato uma energia imensurável..Castelo Branco...Serra da Gardunha....Idanha a Nova....ficamos encantados com o acolhimento, hospitalidade e generosidade do povo português.Conhecemos inúmeras pessoas comprometidas com a ecologia e a permacultura, dentre as quais Frederico Abreu ( Vale da Sarvinda ), Jean-Claude Rodet e sua esposa Francine (CENTRO DOCUMENTAL RAIANO - Idanha a Nova )e tantas outras. Portugal está de parabéns pelas ações concretas em relação a construir um planeta melhor, com suas inúmeras ecoaldeias e comunidades voltadas a permacultura. Aqui vai nossa eterna gratidão a Portugal e aos portugueses. Muita luz, Amor e paz a todos irmãos portugueses e até breve :) Até breve !!! Namastê
Incrível ver Manoel falando, nota-se que ele.gosta muito.do que faz, o.encanto com que mostra seu pomar, sua horta. Tenho um dom com plantas, então sinto ao ouvir ele falar, que tem uma paixão muito grande pela.naturez e por.este jeito magnífico de viver. Parabéns pelo vídeo. Eu gostaria de ver mais e saber hoje como estão todas as mudas que ele. plantou. Muuuito bom. Lembro de ouvir minha avó a falar com orgulho de seu sítio aqui no Brasil. Minha avó e minha familia sao da Ilha da madeira e hoje.moro em.Sao Paulo. BR
O meu sonho è ter uma pequena quinta, e ja estou planejando para quando me aposentar ir para essa região de Portugal, se eu pudesse eu ia logo, agora, mas in felizmente n posso... Quero viver assim!
Olha meu Amigo,VC esta certissimo! Podemos comer 100 bananas ou laranjas ou que quer que queira. Aqui no Canada , As pessoas como VC , alguns so frutas, e outros fruta /legumes verduras...Tudo cru...Sao super saudaveis e Eu Sou Uma delas.60 anos de idade com 15 Anis de frutas e legumes. AGORA see misturar com carne animal e derivados ai sim,vira carnaval de politicos brasileiros. VC esta no caminho certo. Te dou total apoio. Beijo no coração
Quero muito fazer isso. Quero ser crudivorista ou pelo menos semi. Ja o meu marido é tao carnívoro. Quero germinar, fermentar, ter horta, jardim e pomar. Mas quero ter galinha caipira e ovelhas o meu marido. Espero q eu consiga realizar esse projeto. Todos me dizem ser impossível
O Brasil tem solos tropicais e os solos tropicais são muito pobres a comparar com os solos das zonas temperadas. Ele está numa onde pode ter uma produção diversivicada. Isto é no verão, no outono ele pode colher castanhas , avelãs, etc. No inverno é a altura de colher laranjas e outros citrinos, couves ,etc. Em Portugal os solos e o clima permitem produzir de tudo um pouco o ano inteiro. O desenvolvimento do países do hemisfério norte foi possível devido ao clima temperado e solos ricos. As pessoas como não precisavam dedicar muito tempo a produzir alimentos passaram a dedicá-lo á industria, artes e inovação tecnológica. O desenvolvimento veio depois do desenvolvimento agricola e isso não é possível em países com climas quentes e húmidos o ano inteiro onde a vegetação natural, sempre verde, consome todos os nutrientes do solo. Ele produz frutos como ameixas e outras rosáceas ao lado de frutos tropicais e do deserto ao mesmo tempo. Só uma pequena lição de agronomia.Acorda Brasil.
As esquerdas estão caindo por aqui e a coisa tende a melhorar, pois foram como praga de gafanhotos! O Brasil há 30 anos era importador de alimentos, passando a exportador mundial, sendo que ficamos atrás apenas dos EUA e União Europeia. Para se ter uma ideia, produzimos 8% do milho mundial, 7,5% do algodão, 30% da soja, 16% da carne bovina e 16% da carne de frango. Em produtos como arroz somos responsáveis por 2,5% do total mundial produzido. Do leite 5,8% e da carne suína 3,2%. Alguns números podem parecer pequenos, mas sem dúvida o mais importante é o potencial brasileiro que hoje está em primeiro lugar em relação a nossos competidores, já que EUA e União Europeia não têm como aumentar sua área agrícola, ao contrário da brasileira que pode dobrar facilmente. O nosso potencial de área e água é muito grande, e considerando apenas a área já aberta, se a utilizarmos bem, podemos dobrar a participação brasileira no mercado mundial. O Brasil tem seus méritos, afinal, saiu de importador e passou a ser exportador, mas daí a ser o celeiro do mundo ainda está longe disso, afinal na safra 11/12 os EUA produzem entre grãos e oleaginosas 510 milhões de toneladas, a China 495 milhões de toneladas, a EU-27 294 milhões de toneladas, a Índia 257 milhões de toneladas, e em quinto lugar o Brasil com 146 milhões de toneladas. Os EUA produzem 300% mais alimentos que nós. A grande pergunta é se o Brasil teria potencial de crescer sua produção em 300%. Claro que sim. E, considerando apenas o que já temos aberto, com aumento de eficiência, produtividade, investimentos, pesquisa, biotecnologia e comprometimento da sociedade, poderíamos crescer e muito na produção, trazendo benefícios a toda sociedade brasileira. O Brasil pode e o mundo que precisa de alimentos espera que ele se torne o grande celeiro mundial, afinal o Brasil já é hoje o país agrícola mais sustentável do mundo. Poderá ser o maior produtor sustentável mundial de alimentos, mas precisará responder algumas questões: a sociedade brasileira quer isto? O governo irá priorizar isto? Serão feitos investimentos para isto? Teremos segurança jurídica? Afinal? Somos um país continente e com potencial imenso em todas as áreas. O povo está acordando e a crise vai favorecer uma retomada do crescimento. Portugal é um país minúsculo e insignificante na Europa, tanto que estão imigrando para outros países realmente avançados na Europa e America. População de Portugal está envelhecendo e jovens indo embora. Complicado!
O que mais preocupa o presidente do Colégio de Economistas português não é a economia, mas a demografia. “O maior desafio que vai enfrentar nas próximas décadas o Governo de Portugal é o envelhecimento da população”, diz Rui Leão Martinho. Portugal, onde se realizam eleições neste domingo, é o sexto país mais velho do mundo. Em 40 anos, a taxa de natalidade passou de ser a mais alta da Europa à mais baixa, de acordo com dados do centro de estatísticas europeias Eurostat. No ano passado, nasceram 7,9 filhos por cada 1.000 habitantes. Essa taxa na Espanha é de 9,1. Embora o escritor Fernando Dacosta lembre que Portugal foi mais poderoso quando tinha três milhões de habitantes, esquece o pequeno detalhe de que naquele tempo o Estado não tinha que pagar aposentadorias, escolas ou segurança social. Hoje são 3,6 milhões de aposentados, 35% de sua população. Na Espanha, representam 19,5%. O envelhecimento da população ameaça o Estado de Bem-estar. A solução para o economista Martinho é o “envelhecimento ativo”. “Temos de mudar a mentalidade dos empresários”, declarou à rádio TSF. “Se tiver condições físicas e mentais, o aposentado que quiser continuar trabalhando deve continuar”. A demógrafa Maria João Valente Rosa coincide: o problema não é a demografia, é a inadequação da sociedade ao ritmo das novas dinâmicas. Por exemplo, Portugal tem menos crianças do que nunca, mas os mesmos professores de sempre. O envelhecimento da população é um problema da Europa e dos países desenvolvidos em geral, mas ao contrário de outros países, Portugal não atrai imigrantes; ao contrário, o português emigra. No ano passado, perdeu 1% de sua população, e no anterior, também. Na década de sessenta, os portugueses emigravam para trabalhar como porteiros em Paris, hoje são os enfermeiros e médicos de hospitais de Londres.
Se os Brasileiros comerem soja e milho e outros produtos de monocultura então estão de facto bem alimentados. Nessas exportações Brasileiras de alimentos são a soja e milho para alimentar o gado dos países do hemisfério norte que contam para 90% da exportação de alimentos, a Colômbia produz o café, a Costa Rica o ananás ,etc.Os solos tropicais só permitem uma monocultura com forte recurso a transgénicos e uso de agro-tóxicos. A agricultura sustentável e diversificada que se mostra aqui não é possível nos climas tropicais e é por isso que não é usada. A agricultura biológica está fortemente desenvolvida no hemisfério norte onde é possível. ACORDE!
Voce esquece que o Brasil é um continente com regiões e clima distintos...Exportamos carne bovina, suína e de frango para diversos países, como EUA e Russia.
Olá , sou do Brasil ( Luso- brasileiro) , me chamo Manoel Mesquita e sou permacultor ..... será que é possível eu e minha noiva , conhecermos a quinta de Manuel ..... moramos no Brasil , mas vamos em dezembro agora passear na querida terrinha ! tem algum contato, que se possa ser estabelecido ? com os melhores cumprimentos ! Manoel Mesquita ( Brasil - São Paulo)
Bom dia, tenho vontade de adquirir um terreno agrícola na zona de Torres Vedras, alguém pode informar se é difícil transformá-lo em quinta? Obrigado e Parabéns pelo excelente vídeo.
Se for um terreno classificado como agrícola, sem ter casa, nem parcela urbana, entao nao é facil conseguir licença para construção. Depende muito de regiao para regiao. O melhor é antes de comprar ir à câmara municipal de Torres Vedras e perguntar o que poderá ser feito no terreno. Nao comprar sem antes ter a certeza do que poderá ser feito.
Que vida linda que esse homem leva,nós fomos feitos pra viver assim;Deus tudo fez para o homem desfrutar,e a natureza é um presente maravilhoso!
Esse cara é um exemplo para o planeta, parabéns
Está na hora de voltarmos à quinta do Manuel 😉
Ai Manuel, só encontrei hoje o vosso vídeo e foi uma lufada de ar fresco com um toque de positivismo!! Eu, o meu marido e duas filhas vamos mudar-nos para uma quinta e construir de raiz o nosso sonho sustentável, biológico e saudável e foi animador perceber que apesar de termos pouco tempo, podemos ainda colher a abundância que a natureza nos der! Gratidão!!
Estivemos por 1 mês em Portugal, visitando a região central.. A energia da região central e suas gigantescas formações em granito tem de fato uma energia imensurável..Castelo Branco...Serra da Gardunha....Idanha a Nova....ficamos encantados com o acolhimento, hospitalidade e generosidade do povo português.Conhecemos inúmeras pessoas comprometidas com a ecologia e a permacultura, dentre as quais Frederico Abreu ( Vale da Sarvinda ), Jean-Claude Rodet e sua esposa Francine (CENTRO DOCUMENTAL RAIANO - Idanha a Nova )e tantas outras. Portugal está de parabéns pelas ações concretas em relação a construir um planeta melhor, com suas inúmeras ecoaldeias e comunidades voltadas a permacultura. Aqui vai nossa eterna gratidão a Portugal e aos portugueses.
Muita luz, Amor e paz a todos irmãos portugueses e até breve :) Até breve !!!
Namastê
O Jean-Claude Rodet escreveu um livro fantástico sobre agricultura biológica :D
Adorei fiquem bem saúde até à próxima
Quero viver assim! Tudo muito lindo e inspirador! Obrigada!
Que senhor fantástico de energia positiva. Amei
Muito bacana a chácara, uma variedade incrível de alimentos saudáveis!
Entrevista muito agradável! Manuel e Natacha, pessoas amáveis!
Muitos parabéns pelo video... gostei das dicas do Manuel e do excelente trabalho das filmagens bem pormenorizadas!! :D
Esse solo só pode ser mágico! Quanta harmonia! As frutas em produção com dois anos to de cara!
Que maravilha, muito simpatico adorei
Que delícia assistir vcs! Amei! Esse vídeo tem alguns anos, essa quinta deve estar mais carregada de frutas! 😊😘
Vídeo maravilhoso 🌷
Bom trabalho
Olá só agora conheci o seu canal. Adorava ver mais vídeos sobre quintas se lhe for possível.Muito obrigada. 👍
Incrível ver Manoel falando, nota-se que ele.gosta muito.do que faz, o.encanto com que mostra seu pomar, sua horta. Tenho um dom com plantas, então sinto ao ouvir ele falar, que tem uma paixão muito grande pela.naturez e por.este jeito magnífico de viver. Parabéns pelo vídeo. Eu gostaria de ver mais e saber hoje como estão todas as mudas que ele. plantou. Muuuito bom. Lembro de ouvir minha avó a falar com orgulho de seu sítio aqui no Brasil. Minha avó e minha familia sao da Ilha da madeira e hoje.moro em.Sao Paulo. BR
Excelente. Manuel voce é o cara!! abraços...do Brasil
Boa Tarde adorei a entrevista
Que inspiracao! Obrigado por partilharem. Adorava saber que sitio é esse que nao tem geada de Inverno.
parabens sr, Mesquita , muita sorte.gostei muito
Adorei as entrevistas, foi muito inspirador ouvir-vos :) Obrigada Natacha! Continua com os bons videos :)
Fiquei encantado. =D
O meu sonho è ter uma pequena quinta, e ja estou planejando para quando me aposentar ir para essa região de Portugal, se eu pudesse eu ia logo, agora, mas in felizmente n posso...
Quero viver assim!
O físico dele mostra a qualidade de sua alimentação. No Brasil, esses figos da India chamam-se Palmas.
Olha meu Amigo,VC esta certissimo! Podemos comer 100 bananas ou laranjas ou que quer que queira. Aqui no Canada , As pessoas como VC , alguns so frutas, e outros fruta /legumes verduras...Tudo cru...Sao super saudaveis e Eu Sou Uma delas.60 anos de idade com 15 Anis de frutas e legumes. AGORA see misturar com carne animal e derivados ai sim,vira carnaval de politicos brasileiros. VC esta no caminho certo.
Te dou total apoio. Beijo no coração
Quero muito fazer isso. Quero ser crudivorista ou pelo menos semi. Ja o meu marido é tao carnívoro. Quero germinar, fermentar, ter horta, jardim e pomar. Mas quero ter galinha caipira e ovelhas o meu marido. Espero q eu consiga realizar esse projeto. Todos me dizem ser impossível
Imaginem o Manuel com essa quinta (chácara) aqui no Brasil com o clima permitindo ele produzir o ano todo...
O Brasil tem solos tropicais e os solos tropicais são muito pobres a comparar com os solos das zonas temperadas. Ele está numa onde pode ter uma produção diversivicada. Isto é no verão, no outono ele pode colher castanhas , avelãs, etc. No inverno é a altura de colher laranjas e outros citrinos, couves ,etc. Em Portugal os solos e o clima permitem produzir de tudo um pouco o ano inteiro. O desenvolvimento do países do hemisfério norte foi possível devido ao clima temperado e solos ricos. As pessoas como não precisavam dedicar muito tempo a produzir alimentos passaram a dedicá-lo á industria, artes e inovação tecnológica. O desenvolvimento veio depois do desenvolvimento agricola e isso não é possível em países com climas quentes e húmidos o ano inteiro onde a vegetação natural, sempre verde, consome todos os nutrientes do solo. Ele produz frutos como ameixas e outras rosáceas ao lado de frutos tropicais e do deserto ao mesmo tempo.
Só uma pequena lição de agronomia.Acorda Brasil.
As esquerdas estão caindo por aqui e a coisa tende a melhorar, pois foram como praga de gafanhotos!
O Brasil há 30 anos era importador de alimentos, passando a exportador mundial, sendo que ficamos atrás apenas dos EUA e União Europeia. Para se ter uma ideia, produzimos 8% do milho mundial, 7,5% do algodão, 30% da soja, 16% da carne bovina e 16% da carne de frango. Em produtos como arroz somos responsáveis por 2,5% do total mundial produzido. Do leite 5,8% e da carne suína 3,2%.
Alguns números podem parecer pequenos, mas sem dúvida o mais importante é o potencial brasileiro que hoje está em primeiro lugar em relação a nossos competidores, já que EUA e União Europeia não têm como aumentar sua área agrícola, ao contrário da brasileira que pode dobrar facilmente. O nosso potencial de área e água é muito grande, e considerando apenas a área já aberta, se a utilizarmos bem, podemos dobrar a participação brasileira no mercado mundial.
O Brasil tem seus méritos, afinal, saiu de importador e passou a ser exportador, mas daí a ser o celeiro do mundo ainda está longe disso, afinal na safra 11/12 os EUA produzem entre grãos e oleaginosas 510 milhões de toneladas, a China 495 milhões de toneladas, a EU-27 294 milhões de toneladas, a Índia 257 milhões de toneladas, e em quinto lugar o Brasil com 146 milhões de toneladas. Os EUA produzem 300% mais alimentos que nós.
A grande pergunta é se o Brasil teria potencial de crescer sua produção em 300%. Claro que sim. E, considerando apenas o que já temos aberto, com aumento de eficiência, produtividade, investimentos, pesquisa, biotecnologia e comprometimento da sociedade, poderíamos crescer e muito na produção, trazendo benefícios a toda sociedade brasileira.
O Brasil pode e o mundo que precisa de alimentos espera que ele se torne o grande celeiro mundial, afinal o Brasil já é hoje o país agrícola mais sustentável do mundo. Poderá ser o maior produtor sustentável mundial de alimentos, mas precisará responder algumas questões: a sociedade brasileira quer isto? O governo irá priorizar isto? Serão feitos investimentos para isto? Teremos segurança jurídica? Afinal?
Somos um país continente e com potencial imenso em todas as áreas. O povo está acordando e a crise vai favorecer uma retomada do crescimento. Portugal é um país minúsculo e insignificante na Europa, tanto que estão imigrando para outros países realmente avançados na Europa e America. População de Portugal está envelhecendo e jovens indo embora. Complicado!
O que mais preocupa o presidente do Colégio de Economistas português não é a economia,
mas a demografia. “O maior desafio que vai enfrentar nas próximas
décadas o Governo de Portugal é o envelhecimento da população”, diz Rui
Leão Martinho. Portugal,
onde se realizam eleições neste domingo, é o sexto país mais velho do
mundo. Em 40 anos, a taxa de natalidade passou de ser a mais alta da
Europa à mais baixa, de acordo com dados do centro de estatísticas
europeias Eurostat. No ano passado, nasceram 7,9 filhos por cada 1.000
habitantes. Essa taxa na Espanha é de 9,1.
Embora o escritor Fernando Dacosta lembre que Portugal foi mais
poderoso quando tinha três milhões de habitantes, esquece o pequeno
detalhe de que naquele tempo o Estado não tinha que pagar
aposentadorias, escolas ou segurança social. Hoje são 3,6 milhões de
aposentados, 35% de sua população. Na Espanha, representam 19,5%.
O envelhecimento da população ameaça o Estado de Bem-estar.
A solução para o economista Martinho é o “envelhecimento ativo”. “Temos
de mudar a mentalidade dos empresários”, declarou à rádio TSF. “Se
tiver condições físicas e mentais, o aposentado que quiser continuar
trabalhando deve continuar”. A demógrafa Maria João Valente Rosa
coincide: o problema não é a demografia, é a inadequação da sociedade ao
ritmo das novas dinâmicas. Por exemplo, Portugal tem menos crianças do
que nunca, mas os mesmos professores de sempre.
O envelhecimento da população
é um problema da Europa e dos países desenvolvidos em geral, mas ao
contrário de outros países, Portugal não atrai imigrantes; ao contrário,
o português emigra. No ano passado, perdeu 1% de sua população, e no
anterior, também. Na década de sessenta, os portugueses emigravam para
trabalhar como porteiros em Paris, hoje são os enfermeiros e médicos de
hospitais de Londres.
Se os Brasileiros comerem soja e milho e outros produtos de monocultura então estão de facto bem alimentados. Nessas exportações Brasileiras de alimentos são a soja e milho para alimentar o gado dos países do hemisfério norte que contam para 90% da exportação de alimentos, a Colômbia produz o café, a Costa Rica o ananás ,etc.Os solos tropicais só permitem uma monocultura com forte recurso a transgénicos e uso de agro-tóxicos. A agricultura sustentável e diversificada que se mostra aqui não é possível nos climas tropicais e é por isso que não é usada. A agricultura biológica está fortemente desenvolvida no hemisfério norte onde é possível. ACORDE!
Voce esquece que o Brasil é um continente com regiões e clima distintos...Exportamos carne bovina, suína e de frango para diversos países, como EUA e Russia.
Isso para mim é a mais pura expressão de liberdade. Meu sonho é um dia ter minha terra para produzir.
muito legal , sua quinta aqui no brasil nos falamos sitio ou granja. deus ti abencoe
Olá , sou do Brasil ( Luso- brasileiro) , me chamo Manoel Mesquita e sou permacultor ..... será que é possível eu e minha noiva , conhecermos a quinta de Manuel ..... moramos no Brasil , mas vamos em dezembro agora passear na querida terrinha !
tem algum contato, que se possa ser estabelecido ?
com os melhores cumprimentos !
Manoel Mesquita ( Brasil - São Paulo)
inspirador :
Maravilha! :)
love love love this it is a beautiful dream he made real
Mil likes😘😘😘
Estou na minha iniciação ao crudismo
Gostaria muito de saber por onde anda o Manuel Mesquita?!!😞
Boa tarde
Gostaria de saber onde encontro essas mudas ???
Bom dia, tenho vontade de adquirir um terreno agrícola na zona de Torres Vedras, alguém pode informar se é difícil transformá-lo em quinta? Obrigado e Parabéns pelo excelente vídeo.
Se for um terreno classificado como agrícola, sem ter casa, nem parcela urbana, entao nao é facil conseguir licença para construção. Depende muito de regiao para regiao. O melhor é antes de comprar ir à câmara municipal de Torres Vedras e perguntar o que poderá ser feito no terreno. Nao comprar sem antes ter a certeza do que poderá ser feito.
@@NatachaPuraVida Muito obrigado, muito útil a informação. Por favor, continue ajudando as pessoas, é sempre muito importante! Grato!
Qual cidade ele mora? alguem sabe?
Onde fica essa quinta ?
Castelo Branco
este gajo descobriu o segredo, 0 dividas, 0 impostos, boa saúde e conta na comida 0 e electricidade...
Alguém sabe o paradeiro deste senhor?