Aprenda a técnica para multiplicar a produção de mandioca!
HTML-код
- Опубликовано: 31 дек 2024
- Uma nova técnica de multiplicação de mudas de mandioca a partir de gemas foliares - formações iniciais de um ramo da planta - é a inovação desenvolvida pela Embrapa para ajudar os produtores no enfrentamento de um dos mais antigos e comuns problemas relacionados a esse cultivo: a escassez de manivas (pedaços de 20 centímetros do caule usados como mudas). A substituição do caule pela folha na produção de mudas pode aumentar em dez vezes a produção em comparação aos sistemas tradicionais de cultivo.
O melhorista da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) Eder Oliveira, responsável pelo desenvolvimento da nova técnica, explica: “Cada folha tem uma gema imatura com potencial para gerar uma nova planta e cada haste tem entre 30 e 40 gemas. Como podem acontecer quatro ciclos por ano, uma única haste pode produzir cerca de 160 mudas. Comparando com os sistemas tradicionais, em que a reprodução é na proporção de 1/5 ou 1/10, dependendo da região e do manejo, a produção com a técnica de gemas foliares pode chegar a praticamente 1/100, ou seja, dez vezes mais que o sistema convencional”.
O experimento foi realizado em casa de vegetação, com equipamentos e materiais simples que agricultores com relativa sofisticação conseguem utilizar. “A ideia era simplificar ao máximo para que a maioria dos produtores pudesse ter acesso à tecnologia. Do ponto de vista do controle de patógenos, começamos a associar alguns defensivos que já tinham efeito protetor observado em outro projeto, e o resultado foi bastante interessante. Conseguimos obter mais de 80% de germinação usando gemas foliares imaturas”, declara Oliveira. Ele lembra que cuidados em relação à infraestrutura mínima e à umidade do espaço são muito importantes também, principalmente na primeira semana.
A inovação apresenta ainda como benefícios à produção de mandioca: possibilidade de vários ciclos anuais; baixo custo de produção, com o uso de insumos e infraestrutura simples; e a multiplicação de novos clones de forma precoce. Com isso, contribui para solucionar um dos problemas relacionados ao plantio comercial, que é a multiplicação lenta e em taxas reduzidas. Outras questões que podem ser favorecidas com a nova técnica são a baixa adoção, por parte dos produtores, de variedades melhoradas pela pesquisa; e a pouca qualidade fitossanitária do material de plantio, que é frequentemente atacado por doenças que afetam a produtividade da lavoura.
#mandioca #agriculturafamiliar #sítio #chácara #quintal #agricultor
Created by InShot:inshotapp.page...
Vi os comentários, muita gente criticando o método, porém p mim, q ganhei apenas 1 maniva de uma variedade muito produtiva, vai valer, vou propagar a variedade e qd for plantar la na roça, ja planto 20 mudas ou mais, com mais uns 4 meses já terei mais de 100 mudas originaria de apenas 1 maniva. Muito bom!!! Parabéns e obrigado pelo vídeo, bastante valido. Aos q estão criticando o vídeo, vá na net, compre manivas no MercadoLivre, receba poucas unidades, como fará p aumentar sua quantidade de mudas? Como plantar uma área de 1 hectare c apenas 1 maniva?
Muito obrigado, @LucasGomes-ms5hg, por seu comentário muito apreciativo pelo vídeo! Fico feliz em poder contribuir. Sucesso pra ti na atividade! 🤝
Exatamente isso amigo! Eu comprei no mercado livre, paguei caro, mas com essa técnica do vídeo já tô multiplicando as minhas! Grande abraço!
Aqui onde eu moro, tem um cantor que também se chama AUGUSTO ROCHA "GAÚCHO DO PARANÁ ".
parabéns pelo vídeo.
@wilsondepaulacruz1933, eu já me deparei com o canal no RUclips do meu xará, o "Gaúcho do Paraná". Também vi um canal homônimo de um vendedor de balas de São Paulo.
Parabéns! Excelente conteúdo! Grande abraço!
Muito obrigado, @rosemirduarte618! Fico feliz que tenha gostado. 🤝
Nossa que legal
Que interessante
Me mostra aí onde está a rapidez?
Boa tarde
Parabéns professor pela aula ... vc vende a maniva ? Obg. Jó de Campina Grande Paraiba
Só não falou o mais intrressante que é a produção por hectáre
Essa é boa ideia
Muito bom isso sou de rosário mato grosso
Rápido não é não, mais é interessante
E eu botei toda minha esperança n embrapa, aí sai um vídeo desse que o coitado do agricultor vai passar 6 meses pra terminar sua plantação, quando terminar já vai tá verão Kķkkk,sai fora
Essa técnica é pra multiplicar manivas rápido 200x a mais que o normal que é 5 por planta
TALOCO O POVO PASSA FOME DESTE GEITO KKKK😊
Pensei a mesma coisa kkkk
Q demora heim
QUE ISSO QUERO VE PRANTA 50 MIL PES DESTE GEITO IGUAL NOS AQUI NO PARANÁ
Gostaria de plantar 4 hectares, não sei onde conseguir mudas, poderia me ajudar?
É para quem não tem mudas na quantidade disponível. É o meu caso.
As mandioca da para fazer enchetia. Eu gostaria de saber
Sobre a viabilidade da enxertia em mandioca, @elisvaldoferreiradasilva8935, vale a pena ler este estudo da Embrapa:
www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1030605/viabilidade-da-enxertia-em-mandioca#:~:text=Por%20outro%20lado%2C%20a%20enxertia,BRS%20Formosa%20e%20BGM0823%20(M.
Só pra serrar as mudas ocupa 2 pessoas
Como e rápido que leva quase um mês pra poder ir pra o campo
E a outra formar que é uma ano ?
Mandioca cenoura
O sistema mais rápido é o plantio direto amigo,não inventa moda
A questão é a escassez de manivas. Claro que se há manivas em abundancia é muito mais pratico o metodo tradicional. No caso do vídeo, essa é uma solução para quem não possui muitas manivas e quer propagar as melhores plantas. É um método de propagação que considerando o mesmo número de manivas do sistema tradicional planta uma area 200 vezes maior.
@@R_d_M198 mais quanto ao tempo?se for em larga escala já passou o tempo de plantio né?
@@jurandirneves4803 Jurandir, se um agricultor quer formar, por exemplo, 5 hectares e tem poucas manivas ele usa esse metodo de propagação a alguns meses das chuvas. Tem mais trabalho porque tem menos manivas. O plantio em campo em sí não demora muito mais. É uma alternativa, que ajuda muitos agricultores e nem tanto outros. Não vem para substituir o metodo tradicional, mas sim para viabilizar a cultura onde não se tem tantas manivas e alem disso seleciona as melhores. A utilidade desse metodo depende da circunstancia do produtor.
Mão de obra da peste
Perda de tempo