Sou padre católico e historiador. Gosto imensamente dos seus vídeos! São excelentes e muito bem pesquisados e fundamentados! Parabéns! Assisto e curto todos eles!
A península ibérica combateu a dominação de séculos, se soltaram, e depois se lançaram ao mar com tecnologias avançadas, estudo e coragem para explorar o conhecido, por rotas diferentes e o desconhecido. Isso foi grande demais.
Os Portugueses fizeram isso, os Espanhóis só copiaram. Os Portugueses foram obrigados a fazer isso, porque Portugal era um território pantanoso e sem quase nada de "alimentação". As únicas árvores verdadeiramente nativas em Portugal são: Azinheira Sobreiro Castanheiro Pinheiro Tudo o resto veio de outros países!
Sou português no Brasil há 65 anos. Na escola aprendemos exatamente como o relatado no vídeo, não com tanta riqueza de detalhes. Estudamos " OS LUSÍADAS" que nos colocam dentro da saga dos nossos antepassados. Tenho observado em outros vídeos deste canal, a fidelidade histórica com um viés de transcendência que é exatamente como fomos instruídos, bem longe dessas historinhas pífias que se ministram hoje nos colégios do Brasil
Infelizmente nossa educação é feita por militantes a la cubana. Graças a Deus por estes canais do RUclips que desfazem o revisionismo histórico do comunistas.
Videos como esse é o stream do BRASIL PARALELO vêm colocar um pouco de clareza na cabeça dos brasileitos. Estou em Portugal e me delicio com as informações históricas que enconntro a céu aberto.
O preço hoje da pimenta do reino preta em grãos: R$ 94,89 por 1 kg e da pimenta do reino branca em grãos: R$ 153,30. por 1 kg. Quem planta pimenta ainda tem muito lucro. 100 gramas de ouro está acima de 30 mil.
@EuGenia-pc4ec eu sempre uso isso de comparativo, imagina naquela época. Bom salientar, gasta muitos pés de pimenta pra dar um quilo de pimenta seca e pouquíssimos cultivam
O meu nome é Vasco Carpinteiro e sou um Português nativo. Vasco da Gama, é um verdadeiro Herói em Portugal. Ele é praticamente retratado como o pai da marinha Portuguesa. Excelente vídeo, enquanto Português que sou, dou os Parabéns a este canal! Documentário muito bem elaborado, e dá pra ver que pesquisou muito bem a história Portuguesa! Parabéns!
Saudações do lado de cá do Atlântico, amigo! Espero e faço o que posso para que brasileiros e portugueses sejam sempre irmãos, porque, em verdade, é o que somos. Glória eterna a Vasco da Gama e ao mundo português!
Tu só tem que lembrar que esse herói incendiou um navio árabe e queimou viva 300 pessoas com maior parte dos tripulantes mulheres e crianças. Ele se assemelhava mais a um corsário impiedoso do que um herói
Tem também que lembrar que os muçulmanos faziam incursões na Europa para capturar escravos. Os homens eram capados e as mulheres vendidas para haréns, muitas ainda sendo vendidas como escravas para serventia ou escravas sexuais. Não foi certo o que muita gente fez mas tem que entender que naquela época era olho por olho dente por dente@@vs2cardoso
Olá, adorei o vídeo, sou português e cada vez tenho mais certeza que aprendo mais no teu (seu) canal do que na escola! Ótimo trabalho continue assim, dá muito orgulho á história da pátria ❤
@@historiaibericaAmigo, faça um vídeo sobre Pero Vaz de Caminha, seu papel ao descrever o Brasil e sua morte neste conflito em Calicute. Vai ajudar muito nas aulas de literatura. Obrigada.
@@mariasantiago1735 a vida era muito dificil e muitas vezes cruel para homens e mulheres dos séculos passados segundo a carta de Américo Vespúcio, quando viajava como observador numa frota do rei de Portugal nas costas da América do sul (futura costa brasileira) escrevendo ao rei de Portugal em 1501, "O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil. ele narra: «(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.»
Pode crer que sim! Ainda hoje, os portugueses têm esse "calibre". Por isso é que dizem que os Portugueses são um povo mau ou demasiado duro. Não somos maus, mas duros de carácter, isso somos. Somos um povo muito duro na queda!
Excelente! Não sabia disso. Agora, precisamos de professores de história tão "brabos" quanto o Pedro, que ensinem esse conteúdo em sala de aula. Portugal tem muita história de arrepiar.
A história contada nas escolas e mídias omitem fatos muito mais importantes que imaginamos, assim deixam à população totalmente alheias à fatos históricos tão importantes. Parabéns pela pesquisa e narração dos fatos.
Escolas nas favela nem funcionam mais ,tiroteios o mês todo final de ano e só dar 10 para todo mundo e começa tudo de novo aí e só procurar emprego de 2mil reais perto de casa depois casar e ter 7 filhos entrar no bolsa família até morrer de velho
Sou brasileiro, mas no meu íntimo, tenho profundas ligações afetivas com Portugal. Percebo isto, desde criança, mesmo nos livros de história, os portugueses serem tratados como ladrões e exploradores. Cada vez mais, percebo o quão danosa foi a escola em fomos ensinados. Não há nada mais destemido, fiel e desbravador, do que o povo português. Minha primeira viagem a Europa será no ano que vem, e lógico, irei a Portugal. Tentarei ir a Belmonte, terra de Pedro Alvares Cabral. Não sei se conseguirei conter as lágrimas, tamanha emoção que sentirei, ao colocar meus pés, nesta terra abençoada por Deus.
Será muito bem-vindo, venha ver a terra dos seus antepassados. Antes de visitar Belmonte, tente passar pela Igreja da Nossa Senhora da Graça na cidade de Santarém (80 kms de Lisboa) onde se encontra o tumulo de Pedro Álvares Cabral e sua esposa. Mais a Norte na cidade de Braga no museu da Sé Catedral de Braga poderá ver a cruz usada na 1ª missa no Brasil. Um abraço fraterno!
A cruz original da primeira missa no Brasil, hoje se encontra em Braga, ela não tem nada haver com as retratadas nos livros de história, ele é de metal, tem no máximo uns 35 a 40 cm, é uma obra muito simples na sua construção, mas de grande relevância, em Belmonte hoje, fica o túmulo de Pedro Álvares Cabral, também, tive o privilégio em toca-lo, é uma volta no tempo, esse Homem sem dúvida era de muita coragem e determinação.
@ Eu até poderia concordar com o amigo, existem muitos relatos, eu estive em Belmonte, lá tem uma urna com os seguintes dizeres: ENCERRA ESTE TÚMULO DUPLA URNA DE CHUMBO E MADEIRA CONTENDO TERRAS E RESÍDUOS MORTUÁRIOS DE Pedro Álvares Cabral RETIRADOS DO TUMULO DA IGREJA DA GRAÇA EM SANTARÉM, EM 14-03-1903 NA SEGUNDA ABERTURA DO MESMO TÚMULO E TRAZIDOS PARA BELMONTE EM 1961, POR DEFERÊNCIA DA SOCIEDADE DE GEOGRAFÍA DE LISBOA E O INTERESSE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE. BELMONTE, 24 DE SETEMBRO DE 1996 Retirado da placa contida na urna.
@Dani-kv1xx não refiro o que os atuais fizeram mas da história dos antepassados que de lá saíram e que por lá é muito bem preservada. Tudo aqui foram feitos que de lá partiu. Nesse sentido.
@@enfimnrdskkkkkkkkk Quem tem preconceito são os brasileiros,gratuitamente,nas piadas o português é sempre o burro. Talvez por inveja ou por revanche de ter sido colonia...mas no fundo até gostam de nós
Era algo difícil de se prever. Montar uma fortaleza fortificada num país estrangeiro seria muita ousadia, ainda mais quando pretendia se ter boas relações comerciais. Ele não esperava que Samorim fosse um rei fraco que deixaria nego fazer todo tipo de putaria em suas próprias terras. Parece que ele não queria desagradar nem aos portugueses, nem aos árabes.
Mais que o comércio, os Portugueses da altura respeitavam e exigiam Respeito. Quando os Portugueses chegaram à Índia, China, Japão, eles tinham a noção que encontraram civilizações desenvolvidas , eles apresentavam-se com Honra, Respeito e Dignidade e exigiam o mesmo.
@@febrini2qual delas? Calicute era aliada do Islão, nunca parou de fazer guerra contra Portugal. De todos os acordos Calicute nunca manteve a sua palavra, inclusive tramou emboscadas com o pretexto de negociações e cercou cidades aliadas à Portugal. A supremacia Portuguesa nas Índias foi importante para a queda do Império mameluco e a possibilidade de tomar Jerusalém. Se tivesses falado do incidente com a embarcação miri, dava-te a razão mas Vasco da Gama nesta segunda ida tinha uma clara missão.
Caminha faleceu nessa jornada, para tristeza de seu amigo, D. Pedro Álvares. D. Pedro, tudo indica, foi enviado ao brasil e índia. Mas a historiografia brasileira prefere pensar em acasos.
Sou da Ilha da Madeira ,terra de templários da ordem de Cristo do Infante Henrique. Seria ótimo saber do teu ponto de vista/conhecimento acerca desta ilha tão importante para os descobrimentos, porque tens realizado um excelente trabalho dando a conhecer a verdadeira historia.
Amigo, que maravilhoso trabalho, gracas a vc e tantos outros, tal como prof loriel rocha tem feito, e um.sol de luz e calor a nossa linda, rica e honrrada história luso africana e brasileira (em ordem cronológica lusa) que e super real e palpável, heróica e digna de odisseias. Um grande abraço aqui de Belo Horizonte, MG.
@Fernando-fk3vz seriam excelente se parassem de repetir o mito de que os portugueses nesses séculos passados desprezavam o trabalho e se tornaram ociosos tendo em conta que o baixo número de habitantes que havia em Portugal e que era necessário a vontade de todos para o designio nacional que foi os descobrimentos maritimos, com muito esforço e espirito de sacrificio lemos em várias publicações que Além dos descobrimentos portugueses, os navegadores nacionais participaram em epopeias de Espanha e de outros países - A rota aberta por Aleixo Garcia foi posteriormente muito utilizada. Por ela passaram Martim Afonso de Sousa, que fundou a cidade de São Vicente - João Alfonso ou João Afonso, conhecido em França por Jean Fonteneau, (c. 1484, Portugal - dezembro de 1544 ou 1549, ao largo de La Rochelle ) navegador português, e explorador, proeminente na época europeia dos descobrimentos. Teve início de carreira em Portugal e mais tarde serviu o Rei de França, Francisco I - Elaborado entre 1536-1538, a Austrália aparece representada, sob a designação de Java Grande (Java la Grande) Não restam dúvidas que se trata de uma cópia de um mapa português nos primeiros maapas da América do norte aparecia - terra de Estevão Gomes, navegador português - Terra Nova de Corte Real, navegador português - Terra do Labrador, também do navegador português João Fernandes Lavrador (fl. 1453-1505) - Esteban Gómez, también conocido como Estevan Gómez, nacido Estêvão Gomes (Oporto, c. 148312 - río Paraguay, 1538), fue un cartógrafo y explorador portugués.Navegó al servicio de la Corona española en la armada de Fernando de Magallanes..En 1535, Gómez se unió a la expedición de Pedro de Mendoza al río de la Plata. Durante esa expedición, fue asesinado en 1538 en el río Paraguay por los indígenas.... o navegador português Duarte Pacheco Pereira (1460 - 1533) terá explorado as costas da América do Sul em 1498 Em relação ao Brasil, apresenta informações no segundo capítulo da primeira parte da sua obra"Esmeraldo de situ orbis" Duarte P Pereira foi um dos representantes que Em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas Então outros autores definem que ele terá estado no futuro Brasil em 1493, daí que conhecia a localização do território e tantos outros
Eu só posso elogiar este canal! Não encontrei ainda nenhum que traz relatos tão precisos e interessantes a respeito de nossa história (sempre mal apresentada pelo nosso ensino deficiente e falta de interesse do brasileiro comum). Este canal mostra, de maneira clara, objetiva e detalhada ao mesmo tempo, aspectos ignorados e nuances esquivas da história. Posso colocá-lo no mesmo patamar (senão, superior) ao do canal "Hoje no mundo militar", quando se trata de história e geopolítica. Parabéns a todos que trabalham neste canal para nos trazer histórias tão impressionantes.
Para mim é muito gratificante quando vejo estes vídeos produzidos por brasileiros!!!👏👏👏 alguns de vós até parece que têm mais orgulho de Portugal e dos seus feitos de que muitos portugueses que eu conheço!!! 👏👏👏🇵🇹
Eu sou brasileiro e amo a história portuguesa. A minha parte preferida é a reconquista. Portugal é imortal, é um povo guerreiro, e os portugueses deveriam ter um orgulho pujante, em vez de cederem tanto aos estrangeiros da União Europeia... Portugueses, não deixem Portugal morrer, mas se um dia morrer, espero que o Brasil prossiga na mesma missão.
A alma portuguesa é algo extraordinário. Essa alma se firmou tão profundamente no Brasil que milhões de estrangeiros vieram para o Brasil e, na geração seguinte, já se transformam em brasileiros, com uma adaptação extraordinária à cultura, língua, costumes e religião da nova pátria. E aqui se respira a alma portuguesa. O Brasil é e sempre será Portugal.
@@ClaudioCalazans-c8y disseste tudo....Portugal não é o brasil. Portugal tem história para contar. Orgulho em ser português. Não pedi para ser português Apenas tive sorte
Estou lendo o livro de Pedro Calmon. Ele fala do complô de Veneza com os muçulmanos para sabotarem os portugueses. Seria muito legal se você expandisse esse tema futuramente.
Hoje sabemos que os portugueses provavelmente trombaram algumas vezes com ondas assassinas chamadas vagalhões no Cabo da Boa Esperança. Aqueles portugueses foram brabos!! Como no mundo só existe respeito pela força, os portugueses fizeram o necessário.
Pero Vaz de Caminha no morreu no ataque contra os portugueses e, pelo que sei, ele seria o responsável pela benfeitoria na Índia. Aquele que descreveu o Brasil em relato ao rei escreve nossa certidão de nascimento: a Carta de Caminha. Pode fazer um vídeo sobre Caminha? Será muito útil nas aulas de literatura. Obrigada.
Muçulmanos na Índia: "Vamos matar os comerciantes cristãos portugueses, Portugal fica a milhares de quilómetros de distância, o que é que eles vão fazer?" El-rei D. Manuel: "Pajem, segurai no meu cálice, tenho que ir mandar construir navios de guerra"
Ótimo vídeo. Parabéns ao canal, cada vez mais indispensável para trazer à luz os fatos históricos que tanto influenciaram o mundo e muitos teimam em distorcer. Gratidão.
Quanto mais aprendo, mais vejo como o que aprendi na escola sobre os portugueses é diametralmente oposto à verdade. Os navegadores portugueses eram extremamente inteligentes, corajosos, e, de forma geral, devotos e centrados em Deus!
O que vc aprendeu na escola tem mais a ver com uma narrativa "moral", digamos? É isso? Ou seja, qual a grande diferença para aquilo que aprendeu na escola, se me permite a pergunta. Muito obrigado.
@febrêeaculturapop ah sim, os agentes históricos não são figuras absoluta e exclusivamente "boas" nem "más", não é? Concordo com isso. Mesmo assim, o que terá ele / ela aprendido na escola? E, haverá além do mais, um currículo "não escrito"?
Cabral achou que tinha mais influência do que realmente tinha...Discordar do chefe é uma arte, é um campo minado, ao pisar no lugar errado, já era, fica estabelecida a quebra de confiança....
Gostaria de um vídeo sobre a Colonização Portuguesa na Índia. Em Goa pena que Salazar nos anos 60 não quiz negociar com a Índia recém independente do Império Britânico a devolução dos territórios.
devolução??? a Goa Portuguesa era mais antiga que a India pós Britanico, alem do mais a India como país nunca existiu antes da independencia, por tanto não há que ter devolução quando o Reino/Sultanato que Goa pertencia já não existia
@@SimaoCosta2 a cidade de Goa foi tomada por Afonso de Albuquerque após forte resistência de forças muçulmanas que controlavam o território. As suas principais cidades são Vasco da Gama, Pangim (outrora também chamada Nova Goa), Margão e Mapuçá. Goa, a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia. As suas igrejas e conventos encontram-se classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO. Depois do Império Máuria (321-185 a.C.) Goa foi disputada por vários impérios em batalhas sangrentas. Em 1347 caiu sob domínio islâmico do Sultanato de Deli, foi conquistada pelo Sultanato de Bamani, do qual se separou em 1489 o Sultanato de Bijapur, pelo que eram reinos muçulmanos Com a derrota dos muçulmanos da região, em 1553 um quinto dela estava sob domínio português, recebendo o nome de «Velhas Conquistas». Os governadores portugueses da cidade pretendiam que fosse uma extensão de Lisboa no Oriente e para tal criaram algumas instituições e construíram-se várias Igrejas para expandir o cristianismo e fortificações para a defender de ataques externos. Em 1842 foi fundada a Escola Médico-Cirúrgica de Goa que formou médicos que viriam a exercer em todo o Império Português. Goa foi considerada a "Roma do Oriente", erigida em Sé Metropolitana das dioceses de Moçambique, Ormuz, Cochim, Meliapor, Malaca, Nanquim e Pequim na China, e Funay no Japão, a partir de 4 de Fevereiro de 1557. Dali partiram para o apostolado os grandes vultos do catolicismo português no Oriente, como São Francisco Xavier e São João de Brito. No que tange à ação educacional, em Goa foram erguidas inúmeras escolas e liceus, uma escola médica e institutos profissionais e técnicos Após 1961, ando da invasão indiana, o Conselho de Segurança das Nações Unidas considerou uma resolução que condenava a invasão, o que foi vetado pela União Soviética. A região foi incorporada na Índia como o território da união de Goa, Damão and Diu.
Pior que ja uma critica a Portugal dizendo "Ain mas eles atacavam cidades que se recusavam a negociar com eles", como se todos das cidades fossem bonzinhos, como se não houvessem negligência contra os portugueses (Como mostrado no vídeo)
@@SimaoCosta2 o que ele quis dizer é que hoje em dia, vai ter um bando de ignorante "politicamente correto" que vai julgar os portugueses sob a realidade atual e não sob a luz da época... A verdade é que a saga portuguesa é rica e incrível, o reino de Brasil, Portugal e Algarves, tinha tudo pra ser o que hoje de dominância britânica pelo mundo, estávamos no topo, mas por divergências políticas internas em Portugal e no Brasil somando se ao fato das interferências do império inglês, nossa união e força foi dividida... Por isso é tão importante sabermos de onde viemos, e quem somos para não errarmos com o nosso futuro.
Parabéns por mais um ótimo vídeo, seu canal é um dos que eu mais assisto, gosto muito do seu conteúdo Seria legal um vídeo sobre o período regencial ou sobre as cruzadas!
Tratamos mais aqui sobre a história ibérica. Sobre Brasil é bem provável que vá só até 1822, indo em poucas situações além disso. Mas, falaremos mais sobre a Guerra da reconquista
@@historiaiberica se não me engano teve um vídeo sobre a influência de nossa senhora que vc disse que valia um vídeo a parte sobre nossa senhora de Fátima
Ha um importante personagem junta a Cabral, é Duarte Pacheco Pereira navegador experiente que anos anteriores navegou no litoral brasileiro para observar os limites do tratado de tordesilhas.
@Historiaiberica Outro ótimo vídeo. Tenho aprofondado, nesta ocasião, um pouco mais no historial de Álvares Cabral (obrigado por isto)...Mas, faço a sugestão de explicar em outra ocasião, por que foi menosprezado, ao final da sua vida, pela monarquia portuguesa. Por outro lado, sugero falar de quatro grandes personagens da história espanhola (dois da Coroa da Castela, outro da Coroa de Aragão e outro da Coroa da Espanha): Álvar Núñez Cabeza de Vaca, Gonzalo Guerrero, Afonso V de Aragão o Magnânimo e Blas de Lezo...Sugero, sobre tudo, este último e o primeiro. No caso de Gonzalo Guerrero, me refero ao expedicionário espanhol que adotou a cultura maia, brigou junto a eles e é considerado um dois pais da miscigenação no istmo centroamericano....Falando disso, se você conhece equivalentes a Guerrero no Brasil, portugueses que adotaram alguma cultura nativa e brigaram contra a Coroa lusa: por favor, fala deles também num futuro. Obrigadissimo...
Os treze navios não chegaram na Índia. Uma desapareceu logo após o início da missão ( Vasco de Ataíde). Outra, voltou do Brasil com a carta de Pero Vaz de Caminha ( Gaspar de Lemos). Talvez onze tenham chegado à Índia...
@franciscosolano1076 Veja que lemos que o navegador português Duarte Pacheco Pereira (1460 - 1533) terá explorado as costas da América do Sul em 1498 Em relação ao Brasil, apresenta informações no segundo capítulo da primeira parte da sua obra"Esmeraldo de situ orbis", Resumidamente, o trecho relata: "Como no terceiro ano de vosso reinado do ano de Nosso Senhor de mil quatrocentos e noventa e oito, donde nos vossa Alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além a grandeza do mar Oceano, onde é achada e navegada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e é grandemente povoada. Tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de uma arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo dela. ...É achado nela muito e fino brasil com outras muitas cousas de que os navios nestes Reinos vem grandemente povoados." Duarte P Pereira foi um dos representantes que Em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas Então outros autores definem que ele terá estado no futuro Brasil em 1493, daí que conhecia a localização do território
Amigo, você poderia internacionalizar o seu canal, contratando um gringo para fazer a versao dublada dos seus videos ou até mesmo criar outro canal junto com esse , ele ira crescer rápido, esse conteúdo é importante não só para os Brasileiros mas também para o mundo que desconhece muita coisa dos ibéricos, esse povo que compartilhou historia conosco, muitos valorizam a escandinavia antiga mesmo sem ter a relevância e contribuição histórica que os Ibéricos tiveram, não somente mas as próprias histórias interessantes desconhecidas.
Não precisa contratar um gringo para isso, era só ele criar um outro canal alternativo totalmente em inglês para o público global ver assim como o Canal "Foca na História" fez criando o seu canal alternativo para os gringos verem( See U in history ).
Sem dúvida, pode ser uma pretensão futura. Mas acho que mais importante que "educar os gringos" sobre a nossa história, é mais importante educar a nós mesmos. Curiosamente os vídeos em inglês sobre o império português tendem a ser muito mais respeitosos que os vídeos brasileiros ou até portugueses sobre o mesmo assunto.
@@historiaiberica Sim. A reeducação brasileira é o mais importante, porém os gringos descobrindo a nossa história já criariam na imaginação deles um lado mais fantástico e otimista por conta das riquezas de nossa história e lutas. Assim essa imagem de Brasil pacífico, carnavalesco, sambista, futebolista e favelização já acabam caindo por terra na imaginação deles sem falar que alimentaria e muito o fator turismo em locais históricos.
@@VITORIA2ful nunca durmo se não chamar um Brasileiro de febre amarela. Todos os dias falo com Brasileiros em Portugal e até agora nunca apanhei febre amarela. Tenho um azar daqueles... Agora a sério: não meta todos no mesmo saco, senão conto como levei com xenofobia de Brasileiros no Brasil e não julgo todos pela idiotice de uns.
@@VITORIA2fulchamamos? Esse nome não conheçia que chamávamos, e sou português, mas enfim, obrigado, já que temos a fama também quero ter o proveito. vou começar a chamar a gente parva com poucos neurónios que andam por aí a mandar boquinhas a nós.
Como poucos conhecem a missão de ir às Índias? Quando aprendi História do Brasil (1967, 3ª série), era ensinado que a missão eram as Índias e, erroneamente, que veio parar aqui por engano.
@@bulldogingles6594 Na rota a velejar para passar o Cabo da Boa Esperança era obrigatório passar ao largo do Brasil portanto já era de conhecimento de alguns da existência do território mas o foco no momento estava na Índia, Portugal era um país na altura só com 1 milhão de habitantes não tinha recursos humanos nem materiais para mais do que estava a fazer, com as riquezas da Índia pode então começar a tratar de explorar as outras descobertas.
Sou padre católico e historiador. Gosto imensamente dos seus vídeos! São excelentes e muito bem pesquisados e fundamentados! Parabéns! Assisto e curto todos eles!
Sua benção padre
@@danielmpedreira
Deus abençoe meu filho
A península ibérica combateu a dominação de séculos, se soltaram, e depois se lançaram ao mar com tecnologias avançadas, estudo e coragem para explorar o conhecido, por rotas diferentes e o desconhecido. Isso foi grande demais.
Os Portugueses fizeram isso, os Espanhóis só copiaram.
Os Portugueses foram obrigados a fazer isso, porque Portugal era um território pantanoso e sem quase nada de "alimentação".
As únicas árvores verdadeiramente nativas em Portugal são:
Azinheira
Sobreiro
Castanheiro
Pinheiro
Tudo o resto veio de outros países!
@@quebrando_mitospantanoso? Como assim?
@@madalenafernandes3466séculos atrás
Os chineses faziam isso Mil anos antes, pesquisem os barcos chineses dessa época. E insan0
Sou português no Brasil há 65 anos. Na escola aprendemos exatamente como o relatado no vídeo, não com tanta riqueza de detalhes. Estudamos " OS LUSÍADAS" que nos colocam dentro da saga dos nossos antepassados. Tenho observado em outros vídeos deste canal, a fidelidade histórica com um viés de transcendência que é exatamente como fomos instruídos, bem longe dessas historinhas pífias que se ministram hoje nos colégios do Brasil
Infelizmente nossa educação é feita por militantes a la cubana. Graças a Deus por estes canais do RUclips que desfazem o revisionismo histórico do comunistas.
Videos como esse é o stream do BRASIL PARALELO vêm colocar um pouco de clareza na cabeça dos brasileitos. Estou em Portugal e me delicio com as informações históricas que enconntro a céu aberto.
suma daqui portuga
@@Sir_Violencemorre
@@Ultras123-d5w depois de tu gajo
Essas histórias dos navegadores são extraordinárias e pouco conhecidas.
Muitíssimo obrigado
O preço hoje da pimenta do reino preta em grãos: R$ 94,89 por 1 kg e da pimenta do reino branca em grãos: R$ 153,30. por 1 kg.
Quem planta pimenta ainda tem muito lucro. 100 gramas de ouro está acima de 30 mil.
@EuGenia-pc4ec eu sempre uso isso de comparativo, imagina naquela época.
Bom salientar, gasta muitos pés de pimenta pra dar um quilo de pimenta seca e pouquíssimos cultivam
O meu nome é Vasco Carpinteiro e sou um Português nativo.
Vasco da Gama, é um verdadeiro Herói em Portugal.
Ele é praticamente retratado como o pai da marinha Portuguesa.
Excelente vídeo, enquanto Português que sou, dou os Parabéns a este canal!
Documentário muito bem elaborado, e dá pra ver que pesquisou muito bem a história Portuguesa!
Parabéns!
Pois é... e no Brasil, Vasco da Gama é conhecido como Vice da Gama, já que perde sempre na final pra Flamengo, Fluminense, Corinthians....kkkk
Saudações! Aqui na América do Sul, Vasco da Gama é famoso por ser o maior time do continente, comparável ao que o Real Madrid é, na Europa.
Saudações do lado de cá do Atlântico, amigo! Espero e faço o que posso para que brasileiros e portugueses sejam sempre irmãos, porque, em verdade, é o que somos. Glória eterna a Vasco da Gama e ao mundo português!
Tu só tem que lembrar que esse herói incendiou um navio árabe e queimou viva 300 pessoas com maior parte dos tripulantes mulheres e crianças. Ele se assemelhava mais a um corsário impiedoso do que um herói
Tem também que lembrar que os muçulmanos faziam incursões na Europa para capturar escravos. Os homens eram capados e as mulheres vendidas para haréns, muitas ainda sendo vendidas como escravas para serventia ou escravas sexuais. Não foi certo o que muita gente fez mas tem que entender que naquela época era olho por olho dente por dente@@vs2cardoso
Olá, adorei o vídeo, sou português e cada vez tenho mais certeza que aprendo mais no teu (seu) canal do que na escola! Ótimo trabalho continue assim, dá muito orgulho á história da pátria ❤
Muito obrigado!
Nas escolas do Brasil aprendemos a odiar os portugueses, desprezar os indios como animais e inferiorizar os negros como se fossem fracos e indefesos
@@historiaibericaAmigo, faça um vídeo sobre Pero Vaz de Caminha, seu papel ao descrever o Brasil e sua morte neste conflito em Calicute. Vai ajudar muito nas aulas de literatura. Obrigada.
Estou adorando conhecer essa história . Muito interessante. Fomos ridicularizados na nossa origem.
@@mariasantiago1735 a vida era muito dificil e muitas vezes cruel para homens e mulheres dos séculos passados
segundo a carta de Américo Vespúcio, quando viajava como observador numa frota do rei de Portugal nas costas da América do sul (futura costa brasileira)
escrevendo ao rei de Portugal em 1501,
"O termo Baía da Traição aparece pela primeira vez na carta que Américo Vespúcio enviou ao então rei de Portugal, Manuel I, «O Venturoso», em 1501, relatando suas descobertas no litoral nordeste do Brasil.
ele narra:
«(...) navegamos por dias e dias até encontrarmos porto seguro. Então mandamos quatro dos nosso à terra, para barganhar com mulheres índias que nos acenavam de um alto. No meio da conversa [com tais índias] os mancebos foram mortos a pauladas pelas costas, assados e devorados.»
"Homens de ferro em navios de madeira!" Muito respeito e admiração por eles! ❤
Pode crer que sim!
Ainda hoje, os portugueses têm esse "calibre".
Por isso é que dizem que os Portugueses são um povo mau ou demasiado duro.
Não somos maus, mas duros de carácter, isso somos.
Somos um povo muito duro na queda!
@quebrando_mitos Sim! Sou descendente deles, com muito orgulho!
Também gostei dessa frase que me chamou a atenção.
Lembrei daquele episódio do Pica-pau "Eram tempos de navios de madeira e homens de ferro" kkkkkk
Essas músicas de fundo, apesar de serem elemntos secundários, aumentam a sensação de viagem no tempo. Muito bom os vídeos desse canal
Muito obrigado!
Excelente! Não sabia disso. Agora, precisamos de professores de história tão "brabos" quanto o Pedro, que ensinem esse conteúdo em sala de aula. Portugal tem muita história de arrepiar.
A história contada nas escolas e mídias omitem fatos muito mais importantes que imaginamos, assim deixam à população totalmente alheias à fatos históricos tão importantes. Parabéns pela pesquisa e narração dos fatos.
Escolas nas favela nem funcionam mais ,tiroteios o mês todo final de ano e só dar 10 para todo mundo e começa tudo de novo aí e só procurar emprego de 2mil reais perto de casa depois casar e ter 7 filhos entrar no bolsa família até morrer de velho
O positivismo dos militares acabou com tudo
Sou brasileiro, mas no meu íntimo, tenho profundas ligações afetivas com Portugal. Percebo isto, desde criança, mesmo nos livros de história, os portugueses serem tratados como ladrões e exploradores. Cada vez mais, percebo o quão danosa foi a escola em fomos ensinados. Não há nada mais destemido, fiel e desbravador, do que o povo português. Minha primeira viagem a Europa será no ano que vem, e lógico, irei a Portugal. Tentarei ir a Belmonte, terra de Pedro Alvares Cabral. Não sei se conseguirei conter as lágrimas, tamanha emoção que sentirei, ao colocar meus pés, nesta terra abençoada por Deus.
Será muito bem-vindo, venha ver a terra dos seus antepassados. Antes de visitar Belmonte, tente passar pela Igreja da Nossa Senhora da Graça na cidade de Santarém (80 kms de Lisboa) onde se encontra o tumulo de Pedro Álvares Cabral e sua esposa. Mais a Norte na cidade de Braga no museu da Sé Catedral de Braga poderá ver a cruz usada na 1ª missa no Brasil.
Um abraço fraterno!
@VictorPMarcos muito obrigado, pelas preciosas informações. Farei sim, se nosso Deus assim permitir.
@@eletroarte3546 Belmonte: ruclips.net/video/T7wBWM7ITvc/видео.htmlsi=J-GUfP1dw9dpTYwS
Ótimas e valiosíssimas informações, obrigado!@@VictorPMarcos
@@alecsandrodalcamini8853Um abraço fraterno!
A cruz original da primeira missa no Brasil, hoje se encontra em Braga, ela não tem nada haver com as retratadas nos livros de história, ele é de metal, tem no máximo uns 35 a 40 cm, é uma obra muito simples na sua construção, mas de grande relevância, em Belmonte hoje, fica o túmulo de Pedro Álvares Cabral, também, tive o privilégio em toca-lo, é uma volta no tempo, esse Homem sem dúvida era de muita coragem e determinação.
Pedro Álvares Cabral está sepultado em Santarém, não em Belmonte, esta é a terra do seu nascimento.
@
Eu até poderia concordar com o amigo, existem muitos relatos, eu estive em Belmonte, lá tem uma urna com os seguintes dizeres:
ENCERRA ESTE TÚMULO DUPLA URNA DE CHUMBO E MADEIRA CONTENDO TERRAS E RESÍDUOS MORTUÁRIOS DE
Pedro Álvares Cabral RETIRADOS DO TUMULO
DA IGREJA DA GRAÇA EM SANTARÉM, EM 14-03-1903 NA
SEGUNDA ABERTURA DO MESMO TÚMULO E TRAZIDOS PARA BELMONTE EM 1961, POR DEFERÊNCIA DA SOCIEDADE DE GEOGRAFÍA DE LISBOA E O INTERESSE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE.
BELMONTE, 24 DE SETEMBRO DE 1996
Retirado da placa contida na urna.
Sou português há 65 anos no Brasil. Estive em Braga e pude apreciar entre outras coisas a cruz da primeira missa no Brasil, no museu da Sé.
Os portugueses deveriam se orgulhar muito de todos esses feitos! No colégio qdo era aluna, ficava embevida por essas histórias... E aprendi muito!
Mas os portugueses atuais não fizeram NADA!!! 😂😂😂😂
@Dani-kv1xx não refiro o que os atuais fizeram mas da história dos antepassados que de lá saíram e que por lá é muito bem preservada. Tudo aqui foram feitos que de lá partiu. Nesse sentido.
Muito bom. Eram homens de ferro em navios de madeira. Eram bravos esses portugueses.
Concordo plenamente!
@@vilbertoferreira4222
Tiveram o mundo aos seus pés, porém jogaram tudo fora.
pena que eles tem preconceito com Brasileiros
@@enfimnrdskkkkkkkkk
Quem tem preconceito são os brasileiros,gratuitamente,nas piadas o português é sempre o burro.
Talvez por inveja ou por revanche de ter sido colonia...mas no fundo até gostam de nós
Não sabia que Alvares Cabral tinha sido tao incrivel. Deu mole com a questao do armazem, mas passou um belo recado para os samorins
Era algo difícil de se prever. Montar uma fortaleza fortificada num país estrangeiro seria muita ousadia, ainda mais quando pretendia se ter boas relações comerciais.
Ele não esperava que Samorim fosse um rei fraco que deixaria nego fazer todo tipo de putaria em suas próprias terras. Parece que ele não queria desagradar nem aos portugueses, nem aos árabes.
Mais que o comércio, os Portugueses da altura respeitavam e exigiam Respeito. Quando os Portugueses chegaram à Índia, China, Japão, eles tinham a noção que encontraram civilizações desenvolvidas , eles apresentavam-se com Honra, Respeito e Dignidade e exigiam o mesmo.
Eram bem honrosos mesmo, Massacre de Calicute manda abraços.
@@febrini2qual delas? Calicute era aliada do Islão, nunca parou de fazer guerra contra Portugal. De todos os acordos Calicute nunca manteve a sua palavra, inclusive tramou emboscadas com o pretexto de negociações e cercou cidades aliadas à Portugal. A supremacia Portuguesa nas Índias foi importante para a queda do Império mameluco e a possibilidade de tomar Jerusalém. Se tivesses falado do incidente com a embarcação miri, dava-te a razão mas Vasco da Gama nesta segunda ida tinha uma clara missão.
@@febrini2és bem limitado... massacre? Vingança!
Sim, meu caro, assim se vivia no século XVI
@@febrini2 cerebros pequenos não conseguem ter visão!
@@febrini2 Menos soja
Caminha faleceu nessa jornada, para tristeza de seu amigo, D. Pedro Álvares. D. Pedro, tudo indica, foi enviado ao brasil e índia. Mas a historiografia brasileira prefere pensar em acasos.
Sou da Ilha da Madeira ,terra de templários da ordem de Cristo do Infante Henrique.
Seria ótimo saber do teu ponto de vista/conhecimento acerca desta ilha tão importante para os descobrimentos, porque tens realizado um excelente trabalho dando a conhecer a verdadeira historia.
Meu avô era da Ilha da Madeira e quase no sabemos nada sobre.
Amigo, que maravilhoso trabalho, gracas a vc e tantos outros, tal como prof loriel rocha tem feito, e um.sol de luz e calor a nossa linda, rica e honrrada história luso africana e brasileira (em ordem cronológica lusa) que e super real e palpável, heróica e digna de odisseias.
Um grande abraço aqui de Belo Horizonte, MG.
Como disse Camões ,nunca tão poucos , fizeram tanto, heróis do mar ,nobre povo nação valente ,imortal.
@Fernando-fk3vz
seriam excelente se parassem de repetir o mito de que os portugueses nesses séculos passados desprezavam o trabalho e se tornaram ociosos
tendo em conta que o baixo número de habitantes que havia em Portugal e que era necessário a vontade de todos para o designio nacional que foi os descobrimentos maritimos, com muito esforço e espirito de sacrificio
lemos em várias publicações que
Além dos descobrimentos portugueses, os navegadores nacionais participaram em epopeias de Espanha e de outros países
- A rota aberta por Aleixo Garcia foi posteriormente muito utilizada. Por ela passaram Martim Afonso de Sousa, que fundou a cidade de São Vicente
- João Alfonso ou João Afonso, conhecido em França por Jean Fonteneau, (c. 1484, Portugal - dezembro de 1544 ou 1549, ao largo de La Rochelle ) navegador português, e explorador, proeminente na época europeia dos descobrimentos. Teve início de carreira em Portugal e mais tarde serviu o Rei de França, Francisco I
- Elaborado entre 1536-1538, a Austrália aparece representada, sob a designação de Java Grande (Java la Grande) Não restam dúvidas que se trata de uma cópia de um mapa português
nos primeiros maapas da América do norte aparecia
- terra de Estevão Gomes, navegador português
- Terra Nova de Corte Real, navegador português
- Terra do Labrador, também do navegador português João Fernandes Lavrador (fl. 1453-1505)
- Esteban Gómez, también conocido como Estevan Gómez, nacido Estêvão Gomes (Oporto, c. 148312 - río Paraguay, 1538), fue un cartógrafo y explorador portugués.Navegó al servicio de la Corona española en la armada de Fernando de Magallanes..En 1535, Gómez se unió a la expedición de Pedro de Mendoza al río de la Plata. Durante esa expedición, fue asesinado en 1538 en el río Paraguay por los indígenas....
o navegador português Duarte Pacheco Pereira (1460 - 1533)
terá explorado as costas da América do Sul em 1498 Em relação ao Brasil, apresenta informações no segundo capítulo da primeira parte da sua obra"Esmeraldo de situ orbis"
Duarte P Pereira foi um dos representantes que Em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas Então outros autores definem que ele terá estado no futuro Brasil em 1493, daí que conhecia a localização do território
e tantos outros
Os portugueses atuais não fizeram nada!!!! E os descendentes dos portugueses que vieram pro Brasil são os BRASILEIROS!!
Eu só posso elogiar este canal! Não encontrei ainda nenhum que traz relatos tão precisos e interessantes a respeito de nossa história (sempre mal apresentada pelo nosso ensino deficiente e falta de interesse do brasileiro comum). Este canal mostra, de maneira clara, objetiva e detalhada ao mesmo tempo, aspectos ignorados e nuances esquivas da história. Posso colocá-lo no mesmo patamar (senão, superior) ao do canal "Hoje no mundo militar", quando se trata de história e geopolítica. Parabéns a todos que trabalham neste canal para nos trazer histórias tão impressionantes.
Para mim é muito gratificante quando vejo estes vídeos produzidos por brasileiros!!!👏👏👏 alguns de vós até parece que têm mais orgulho de Portugal e dos seus feitos de que muitos portugueses que eu conheço!!! 👏👏👏🇵🇹
Ninguém é perfeito, mas somos parte da sua história, terra forjada por heróis
Alguns brasileiros, inclusive eu defendem o Reino Unido de Portugal.
@@Clipabemvocê com certeza deve ser um playboy descendente deles!!
Eu sou brasileiro e amo a história portuguesa. A minha parte preferida é a reconquista. Portugal é imortal, é um povo guerreiro, e os portugueses deveriam ter um orgulho pujante, em vez de cederem tanto aos estrangeiros da União Europeia... Portugueses, não deixem Portugal morrer, mas se um dia morrer, espero que o Brasil prossiga na mesma missão.
Ótimo vídeo!! Fico admirada com esses homens, enfrentavam o desconhecido com coragem. Não era nada fácil.
A alma portuguesa é algo extraordinário. Essa alma se firmou tão profundamente no Brasil que milhões de estrangeiros vieram para o Brasil e, na geração seguinte, já se transformam em brasileiros, com uma adaptação extraordinária à cultura, língua, costumes e religião da nova pátria. E aqui se respira a alma portuguesa. O Brasil é e sempre será Portugal.
O brasil é do tamanho da coragem dos portugueses
Gigante e quase um continente. Bravos e heroicos navegantes.
o Brasil não é Portugal, e nunca o foi. sempre fomos uma coisa à parte, e isso é uma benção.
@@ClaudioCalazans-c8y disseste tudo....Portugal não é o brasil.
Portugal tem história para contar.
Orgulho em ser português.
Não pedi para ser português Apenas tive sorte
@@ClaudioCalazans-c8y o brasil é o maior erro na gloriosa História de Portugal digna do Panteão dos IMORTAIS.
Muita coragem desses homens. Fico no aguardo, no vídeo da missão de Vasco da Gama. Parabéns pelo vídeo!
Não esqueçam da barbaridade que o vasco fez Calcutá e que Monteiro Lobato comentou num de seus livros.
Que história fantástica! Tinha que virar filme! 13:16
pensei exatamente o mesmo
Realmente é. Mas quando conhecer a história de Dom Francisco de Almeida, na batalha de Diu, vai querer uma trilogia inteira kkkk
Muito bom! Excelente vídeo!! Os navegadores portugueses foram os maiores do mundo!!
Creio que a hegemonia cultural anglo saxã faz eclipsar os feitos dos ibéricos que realmente são dignos de nota na história.
Estou lendo o livro de Pedro Calmon. Ele fala do complô de Veneza com os muçulmanos para sabotarem os portugueses. Seria muito legal se você expandisse esse tema futuramente.
Veneza cedeu excelentes naus ao turcos que, através do Mar Vermelho, chegaram ao Mar da Arábia onde passaram a atacar a Índia portuguesa.
Essa é uma excelente pedida. Adoraria assistir esse vídeo.
Sou brasileiro ,meus antepassados estão aqui a mais de 300 anos ,entendo que Portugal é nossa terra mãe, viva Portugal.
Hoje sabemos que os portugueses provavelmente trombaram algumas vezes com ondas assassinas chamadas vagalhões no Cabo da Boa Esperança. Aqueles portugueses foram brabos!! Como no mundo só existe respeito pela força, os portugueses fizeram o necessário.
..."que o mar com fim será grego ou romano: o mar sem fim é português"... ( F.P. )
Pero Vaz de Caminha no morreu no ataque contra os portugueses e, pelo que sei, ele seria o responsável pela benfeitoria na Índia. Aquele que descreveu o Brasil em relato ao rei escreve nossa certidão de nascimento: a Carta de Caminha. Pode fazer um vídeo sobre Caminha? Será muito útil nas aulas de literatura. Obrigada.
Muçulmanos na Índia: "Vamos matar os comerciantes cristãos portugueses, Portugal fica a milhares de quilómetros de distância, o que é que eles vão fazer?"
El-rei D. Manuel: "Pajem, segurai no meu cálice, tenho que ir mandar construir navios de guerra"
Ótimo vídeo. Parabéns ao canal, cada vez mais indispensável para trazer à luz os fatos históricos que tanto influenciaram o mundo e muitos teimam em distorcer. Gratidão.
Mais um excelente vídeo!
Com a verdade histórica e uma ótima edição e enredo.
Muito obrigado!
Bravos lusosportugueses, heróicos, feitos na fé, corajosos, sagazes e honrados. Deus salve a Portugal .
Quanto mais aprendo, mais vejo como o que aprendi na escola sobre os portugueses é diametralmente oposto à verdade. Os navegadores portugueses eram extremamente inteligentes, corajosos, e, de forma geral, devotos e centrados em Deus!
O objetivo da escola é nos emburrecer
O que vc aprendeu na escola tem mais a ver com uma narrativa "moral", digamos?
É isso?
Ou seja, qual a grande diferença para aquilo que aprendeu na escola, se me permite a pergunta.
Muito obrigado.
@@LucasMatheus-tf5jq Ou seja, considerando a matéria-prima da qual ela dispõe é mamão com mel.
Sejamos honestos, o objetivo principal era lucro. E foi assim com todas as outras nações europeias que foram às Índias depois dos portugueses.
@febrêeaculturapop ah sim, os agentes históricos não são figuras absoluta e exclusivamente "boas" nem "más", não é?
Concordo com isso.
Mesmo assim, o que terá ele / ela aprendido na escola? E, haverá além do mais, um currículo "não escrito"?
Mais um vídeo super interessante, com imensos pormenores, que não aparecem na história oficial.Aprendo sempre muitíssimo com os seus videos.
Obrigado pelo vídeo, que seu canal cresça mais e mais.
Obrigado pelo vídeo,isso nunca foi dito em uma sala de aula no meu período escolar,aprendi muito👏👏👏
Cabral achou que tinha mais influência do que realmente tinha...Discordar do chefe é uma arte, é um campo minado, ao pisar no lugar errado, já era, fica estabelecida a quebra de confiança....
Excelente vídeo, com informações corretas👍
Gostaria de um vídeo sobre a Colonização Portuguesa na Índia.
Em Goa pena que Salazar nos anos 60 não quiz negociar com a Índia recém independente do Império Britânico a devolução dos territórios.
devolução??? a Goa Portuguesa era mais antiga que a India pós Britanico, alem do mais a India como país nunca existiu antes da independencia, por tanto não há que ter devolução quando o Reino/Sultanato que Goa pertencia já não existia
Concordo seria um ótimo vídeo
@@Luzitaniummas sim não foi devolução, a Índia invadiu
Qual devolução? Goa foi conquistada pelos Portugueses, com apoio do reino de Bisnaga, ao sultanato de Bijapur, que foi quem a fundou.
@@SimaoCosta2 a cidade de Goa foi tomada por Afonso de Albuquerque após forte resistência de forças muçulmanas que controlavam o território.
As suas principais cidades são Vasco da Gama, Pangim (outrora também chamada Nova Goa), Margão e Mapuçá. Goa, a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia.
As suas igrejas e conventos encontram-se classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO.
Depois do Império Máuria (321-185 a.C.) Goa foi disputada por vários impérios em batalhas sangrentas.
Em 1347 caiu sob domínio islâmico do Sultanato de Deli,
foi conquistada pelo Sultanato de Bamani, do qual se separou em 1489 o Sultanato de Bijapur,
pelo que eram reinos muçulmanos
Com a derrota dos muçulmanos da região, em 1553 um quinto dela estava sob domínio português, recebendo o nome de «Velhas Conquistas». Os governadores portugueses da cidade pretendiam que fosse uma extensão de Lisboa no Oriente e para tal criaram algumas instituições e construíram-se várias Igrejas para expandir o cristianismo e fortificações para a defender de ataques externos.
Em 1842 foi fundada a Escola Médico-Cirúrgica de Goa que formou médicos que viriam a exercer em todo o Império Português.
Goa foi considerada a "Roma do Oriente", erigida em Sé Metropolitana das dioceses de Moçambique, Ormuz, Cochim, Meliapor, Malaca, Nanquim e Pequim na China, e Funay no Japão, a partir de 4 de Fevereiro de 1557. Dali partiram para o apostolado os grandes vultos do catolicismo português no Oriente, como São Francisco Xavier e São João de Brito.
No que tange à ação educacional, em Goa foram erguidas inúmeras escolas e liceus, uma escola médica e institutos profissionais e técnicos
Após 1961, ando da invasão indiana, o Conselho de Segurança das Nações Unidas considerou uma resolução que condenava a invasão, o que foi vetado pela União Soviética.
A região foi incorporada na Índia como o território da união de Goa, Damão and Diu.
História Ibérica, ótimo trabalho de pesquisa e edição, like e hypar merecido!!👍🙋♀️
Pior que ja uma critica a Portugal dizendo "Ain mas eles atacavam cidades que se recusavam a negociar com eles", como se todos das cidades fossem bonzinhos, como se não houvessem negligência contra os portugueses (Como mostrado no vídeo)
E que tem?
Era outra época!
@@SimaoCosta2 o que ele quis dizer é que hoje em dia, vai ter um bando de ignorante "politicamente correto" que vai julgar os portugueses sob a realidade atual e não sob a luz da época...
A verdade é que a saga portuguesa é rica e incrível, o reino de Brasil, Portugal e Algarves, tinha tudo pra ser o que hoje de dominância britânica pelo mundo, estávamos no topo, mas por divergências políticas internas em Portugal e no Brasil somando se ao fato das interferências do império inglês, nossa união e força foi dividida...
Por isso é tão importante sabermos de onde viemos, e quem somos para não errarmos com o nosso futuro.
@@antoniolima6621 sim lkkkkkkk poucas ideias
@@SimaoCosta2 É que era de um desse pessoal anti-lusitano e anti-europeu
Amei o video! cada vez fico mais apaixonada pela história de Portugal.
Mt bom o vídeo. Direto, objetivo e bem feito. Mt instrutivo, parabéns!
Vídeo muito bom, mostrando nossa história ancestral
Que história, digna de ser contada e conhecida de todos!
Os portugueses consideram a vingança um prato que se serve frio.
Nem os comunistas de apartamento querem ensinar nas favelas, recebem e nem vai
Já conhecia. O padre Paulo Ricardo tem um curso de Navegações Portuguesas que fala isso.
Cabral é uma das pessoas mais importantes da historia humana
Pedro Álvarez Cabral, José de Anchieta, Dom Pedro 1, 2, Dona Leopoldina, Princesa Isabel, Barão de Mauá e Santos Dumont deram orgulho para Brasil.
Quanta riqueza este canal!
Se narrando ficou foda...imagina se tivesse filme ou série mostrando a jornada, seria incrível
Muito bom!
Parabéns por mais um ótimo vídeo, seu canal é um dos que eu mais assisto, gosto muito do seu conteúdo
Seria legal um vídeo sobre o período regencial ou sobre as cruzadas!
Tratamos mais aqui sobre a história ibérica. Sobre Brasil é bem provável que vá só até 1822, indo em poucas situações além disso.
Mas, falaremos mais sobre a Guerra da reconquista
@ entendi! Falei mesmo porque estava vendo isso na escola um tempo atrás, obrigado pela atenção
@@historiaiberica se não me engano teve um vídeo sobre a influência de nossa senhora que vc disse que valia um vídeo a parte sobre nossa senhora de Fátima
Pedro Álvares Cabral: Eu descobri o Brasil 😌.
Duarte Pacheco Pereira: Como é amigo?😑
Aí está. Excelente observação!
Tens a certeza Pedro? Hum...Não me parece, terá dito o Duarte.
Vocês não deixam passar nada! 😂
@@historiaiberica não mesmo 🤭🤭🤣🤣🤣🤣🤣
Parabéns! É um prazer compartilhar de seu conhecimento!
Fala da batalha de Diu e Matapão?
Essa historia é tão impressionante que nem parece ser real!! Parabéns pelo conteudo.😁
Belíssimo vídeo. Aguardo com ansiedade, o futuro vídeo, sobre a história real do descobrimento do Brasil, com vossos parâmetros😮.
Heróis do mar, nobre povo.
Obrigado pelo conhecimento transmitido. Excelente vídeo.
Obrigado também por disponibilizar as fontes bibliográficas.
É bom saber das histórias dos nossos pais.
Excelente aula
Que vídeo bom! Parabéns.
Maravilhoso!
Parabéns pelo vídeo, claro e educativo.
Sou da Cidade de Corumba M.S.,muito bem feito seus documentários!
Ha um importante personagem junta a Cabral, é Duarte Pacheco Pereira navegador experiente que anos anteriores navegou no litoral brasileiro para observar os limites do tratado de tordesilhas.
@Historiaiberica Outro ótimo vídeo. Tenho aprofondado, nesta ocasião, um pouco mais no historial de Álvares Cabral (obrigado por isto)...Mas, faço a sugestão de explicar em outra ocasião, por que foi menosprezado, ao final da sua vida, pela monarquia portuguesa.
Por outro lado, sugero falar de quatro grandes personagens da história espanhola (dois da Coroa da Castela, outro da Coroa de Aragão e outro da Coroa da Espanha): Álvar Núñez Cabeza de Vaca, Gonzalo Guerrero, Afonso V de Aragão o Magnânimo e Blas de Lezo...Sugero, sobre tudo, este último e o primeiro.
No caso de Gonzalo Guerrero, me refero ao expedicionário espanhol que adotou a cultura maia, brigou junto a eles e é considerado um dois pais da miscigenação no istmo centroamericano....Falando disso, se você conhece equivalentes a Guerrero no Brasil, portugueses que adotaram alguma cultura nativa e brigaram contra a Coroa lusa: por favor, fala deles também num futuro.
Obrigadissimo...
Tô impressionado com as informações desse vídeo. Fatos q eu e muita gente nunca imaginou
Incrível esse vídeo, fiquei fã.
Os treze navios não chegaram na Índia. Uma desapareceu logo após o início da missão ( Vasco de Ataíde). Outra, voltou do Brasil com a carta de Pero Vaz de Caminha ( Gaspar de Lemos). Talvez onze tenham chegado à Índia...
@franciscosolano1076
Veja que lemos que
o navegador português Duarte Pacheco Pereira (1460 - 1533)
terá explorado as costas da América do Sul em 1498
Em relação ao Brasil, apresenta informações no segundo capítulo da primeira parte da sua obra"Esmeraldo de situ orbis",
Resumidamente, o trecho relata:
"Como no terceiro ano de vosso reinado do ano de Nosso Senhor de mil quatrocentos e noventa e oito, donde nos vossa Alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além a grandeza do mar Oceano, onde é achada e navegada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e é grandemente povoada.
Tanto se dilata sua grandeza e corre com muita longura, que de uma arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo dela.
...É achado nela muito e fino brasil com outras muitas cousas de que os navios nestes Reinos vem grandemente povoados."
Duarte P Pereira foi um dos representantes que
Em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas
Então outros autores definem que ele terá estado no futuro Brasil em 1493, daí que conhecia a localização do território
Excelente
Essa história me fascina
Como que o RUclips me entrega um conteúdo foda desse, caramba a algoritmo está de parabéns 👏🏻
Que vídeo sensacional, vida longa a esse canal!
Muito interessante. Não sabia nada desse conteúdo. Maravilhoso 👍🏻👍🏻👍🏻
Amigo, você poderia internacionalizar o seu canal, contratando um gringo para fazer a versao dublada dos seus videos ou até mesmo criar outro canal junto com esse , ele ira crescer rápido, esse conteúdo é importante não só para os Brasileiros mas também para o mundo que desconhece muita coisa dos ibéricos, esse povo que compartilhou historia conosco, muitos valorizam a escandinavia antiga mesmo sem ter a relevância e contribuição histórica que os Ibéricos tiveram, não somente mas as próprias histórias interessantes desconhecidas.
Não precisa contratar um gringo para isso, era só ele criar um outro canal alternativo totalmente em inglês para o público global ver assim como o Canal "Foca na História" fez criando o seu canal alternativo para os gringos verem( See U in history ).
Sem dúvida, pode ser uma pretensão futura. Mas acho que mais importante que "educar os gringos" sobre a nossa história, é mais importante educar a nós mesmos.
Curiosamente os vídeos em inglês sobre o império português tendem a ser muito mais respeitosos que os vídeos brasileiros ou até portugueses sobre o mesmo assunto.
@@historiaiberica Sim. A reeducação brasileira é o mais importante, porém os gringos descobrindo a nossa história já criariam na imaginação deles um lado mais fantástico e otimista por conta das riquezas de nossa história e lutas. Assim essa imagem de Brasil pacífico, carnavalesco, sambista, futebolista e favelização já acabam caindo por terra na imaginação deles sem falar que alimentaria e muito o fator turismo em locais históricos.
@@historiaibericasim. Veja a versão do filme de VIRIATO em várias versões de varios países...
Não entendi a citação de árabes...
Não seriam indianos?
Olha o nível: conteúdo com bibliografia!! Parabéns!
Os Lusíadas é uma obra obrigatória pra todo brasileiro
Os portugueses do passado são maiores que heróis das mitologias!
Concordo plenamente!
Enquanto isso eles la em Portugal chamam a gente de febre amarela
@@VITORIA2ful triste comentário o seu!!!😢😢😢
@@VITORIA2ful nunca durmo se não chamar um Brasileiro de febre amarela. Todos os dias falo com Brasileiros em Portugal e até agora nunca apanhei febre amarela. Tenho um azar daqueles...
Agora a sério: não meta todos no mesmo saco, senão conto como levei com xenofobia de Brasileiros no Brasil e não julgo todos pela idiotice de uns.
@@VITORIA2fulchamamos? Esse nome não conheçia que chamávamos, e sou português, mas enfim, obrigado, já que temos a fama também quero ter o proveito. vou começar a chamar a gente parva com poucos neurónios que andam por aí a mandar boquinhas a nós.
Seus vídeos são ótimos em todos os sentidos: bem produzidos, boas imagens, uma narração excelente com ótima dicção. Muito elegante, sou fã.
Obrigado pelo carinho!
Excelente video, entender a dinamica de Dom P, e q ele foi renegado por richas, e o tanto q era surreais as viagens. Foi daora saber disso.
Ou seja os portugueses botavam banca e impunham respeito se e para negociar em paz amém se quer violência vai pagar caro
Bravo fino senhores 👏👏👏
Sou descedente dos navegadores portugueses. Navegar é preciso.
Muito bom 👍
Como poucos conhecem a missão de ir às Índias? Quando aprendi História do Brasil (1967, 3ª série), era ensinado que a missão eram as Índias e, erroneamente, que veio parar aqui por engano.
Li certa vez que os portugueses eram muito bom de mar para errar rota de maneira tao grosseira asssim.
@@bulldogingles6594 Na rota a velejar para passar o Cabo da Boa Esperança era obrigatório passar ao largo do Brasil portanto já era de conhecimento de alguns da existência do território mas o foco no momento estava na Índia, Portugal era um país na altura só com 1 milhão de habitantes não tinha recursos humanos nem materiais para mais do que estava a fazer, com as riquezas da Índia pode então começar a tratar de explorar as outras descobertas.
Que video super legal de assistir... obrigado pelo seu estudo e trabalho ...
O que mais surpreende é o fato de Cabral ter ficado esquecido até o século XIX.
Cabral vacilou em confiar no samorim. Por conta disso, ficou de fora nas expedições seguintes.
Excelente, como sempre. Obrigado. Esperando anciosamente o vídeo sobre Duarte Pereira.
Pode falar sobre a esquadra da vingança, que fim levou, se completaram sua missão? E se voltaram
Daria um otimo video.
Parabéns
Tem video sobre Goa ?
"Navegar é preciso. Viver não é preciso." Fernando Pessoa.
Excelente video 👍👍👍
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
MEUS BISAVÓS PELOS AMBOS LADOS MATERNO E PATERNO ERAM PORTUGUESES QUE VIERAM PARA O BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷