Olá pessoal! Deem uma força pro canal e façam o download do World of Warships aqui wo.ws/3CB46rl e utilizem o código BRAVO para ganhar brindes no registro! Obrigado World of Warships por patrocinar esse vídeo!
Sobre o que você disse do refinamamento da construção do su-57 curiosamente, apesar de ser menos stealth do que o F-22, o SU-57 compensa essa desvantagem com recursos avançados de guerra eletrônica. Seus caças são equipados com bloqueadores de memória de radiofrequência digital (DRFM) que podem desativar o buscador de radar ativo do míssil AMRAAM. Além disso, enquanto o Su-57 apresenta algum nível de redução da seção transversal do radar, a Rússia não acredita que a furtividade seja uma ferramenta de sobrevivência suficiente. A preferência dos russos é por técnicas comprovadas, como manobras beaming. Em outras palavras, aproveitam a interferência de um radar Doppler de pulso para se esconder do radar inimigo, girando 90 graus na direção do radar adversário. Isso faz com que o Su-57 pareça ser um objeto estacionário para o radar inimigo e, portanto, é ignorado (radares Doppler de pulso têm dificuldade em detectar objetos em movimento). Isso é uma questão de física e não há muito o inimigo pode fazer para combatê-lo, exceto adicionar sensores adicionais, como busca e rastreamento infravermelho, e melhorar o processamento de sinais. A Rússia espera que o sistema de sensores do SU-57, incluindo o conjunto de radares L N036L-1-01, alertem seus pilotos sobre a presença de caças furtivos inimigos de quinta geração, como o Raptor e o F-35. Devido à física, essas aeronaves furtivas táticas precisam ser otimizadas para derrotar bandas de alta frequência, como as bandas C, X e Ku. No entanto, quando operando em comprimentos de onda de frequência mais longos, como a banda L, essas aeronaves aparecem no radar, mas a localização não é precisa o suficiente para permitir um ataque com mísseis. *Pode fazer um vídeo falando sobre a guerra eletrônica desses caças de quinta geração?* Iria ser interessante, e até explicar sobre as manobras beaming.
A manobra do Su57 no filme foi fodaaaaa! Foi um tapa na cara. Transmitiu medo, poder. Vi no cinema. Povo tenso esperando a morte do Maverick e do Rooster. Sei que foi apenas um filme mas o filme foi ótimo! O F14 foi usado no limite, diria até além. Tudo exibido em detalhes, aceleração diferencial dos motores com pedal de leme, uso forcado da geometria variável. Sou fã! Foi um filme mas que filme. Na atual conjuntura de filmes lacradores e mimizentos, foi um presente! "What THE FUCK is that!?!" Kkkkk e o Su57 gritando e passando para retaguarda. Top!
Filmaço! Concordo com tudo que o Leo disse. E quanto aos detalhes técnicos pelo que vi da produção foi tudo muito cuidadoso pra fazer os atores sentirem na pele algo pelo menos próximo da força G numa situação real de combate. E óbvio que as cenas mais mirabolantes foram feitas com computação gráfica e com a intenção de trazer emoção. Qual graça teria lançar um missil há 100km de distancia? No cinema foi incrível. Já revi mais 2x em casa. Mas não se compara a experiência de ver na telona com um som absurdo. Quem não foi ver perdeu uma baita oportunidade.
@@Davi_silva379 se tratando de um filme dos EUA, pode esperar até um Cessna derrubar um Su 27, eles não iriam por um caça americano perdendo para um caça russo
O filme é sensacional e pura diversão, mas é a ilusão dos bons filmes! A realidade é chata, mas fatal! Ótimo vídeo! Muito relevante e apropiado! Parabéns!👏🏻
@@paulocesarmoreira5751 foi oq pensei po o primeiro obvio que iria abater ele não tava esperando (oq é errado né era pra os 2 estarem um pouco atras um de cada lado)
@@paulocesarmoreira5751 Pois é... Foi elemento surpresa puro. Zero tempo de reação. mas o de trás abateria o F14 imediatamente e NÓS perderíamos os momentos mais eletrizantes do filme. Pessoal não sabe mais se divertir... Eita geração do inferno
O roteiro foi super bem bolado, primeiro ponto é que pegou o caça russo desprevenido, o segundo ponto é hora de testar as habilidades de quem é o verdadeiro piloto mesmo com desvantagem tecnológicas sendo que o protagonista tá com a tecnologia ultrapassada, já o terceiro caça russo apareceu do nada e deu aquela sensação de desespero que parecia ser o fim, mas por sorte apareceu o F18 aliado e abateu o caça russo e deu aquela sensação de alívio! Grande filme! Lembrando que Top Gun Maverick salvou Hollywood e até o Spielberg agradeceu ao Tom Cruise.
Independente das condições de ambas as aeronaves, o combate no filme foi espetacular! Trouxe a emoção de podermos ver novamente um dogfight sensacional nas telonas!
Muito comentário reclamando que as cenas foram totalmente irreais e até ridículas... esse tipo de coisa... que até tem um pouco de razão. Mas devemos lembrar que o esse não é um documentário ou algo tipo feito para nós, entusiastas da aviação militar. Ele é um filme de Hollywood feito para ENTRETER pessoas de diversas idades (inclusive crianças) sendo que 99,9% delas não sabe absolutamente NADA de aviação de caça. Dito isso, sim... dentro do propósito dele é um filme FODA!!!
Aceitando o contexto do filme, o primeiro abate teria sido possível, pois o tiros disparados pelos canhões era inesperado. Mas o F-14 teria sido abatido pelo segundo avião.
@@luckjonnes1 cara ele quis dizer que o F-14 teria sido abatido em segundos, sem ter chances de fazer nada, e o F-16 também seria abatido facilmente, pelo SU-57, pois não têm como o seu radar atual não ter detectado o F-16 chegando e travando mira nele
Vcs estão esquecendo que para aquele caça furtivo o F-14 era um avião amigo. Então a curtissima distância sem saber que se tratava de um caça inimigo, o disparo dos canhões poderia ser sim abatido. Claro, o segundo avião furtivo o abateria. É óbvio que em um contexto real o F-14 seria abatido sem mesmo conseguir visualizar o caça furtivo.
Filmaço! Entrei no cinema esperando me divertir e não em aprender. Vibrei igual criança durante o dog fighter kkkkk Quando quero aprender um pouco sobre aviação militar, venho aqui no canal!
Acredito q o primeiro abate é possível, já que os inimigos ainda não sabiam se era amigo ou inimigo, mas o segundo foi forçar demais a barra. Mas é um filmaço!
Desde o início do filme, é explicado que os F-18 quase não teriam chance no combate direto com os Su-57, imagine o veterano F-14. O que o correu foi surpresa, sorte e proximidade dos caças, ocorridas no filme. E é provável, que os pilotos dos Su não eram tão exímios quanto os Top Gun. Mesmo no tempo de hoje, com toda a tecnologia atual, armamentos perfurantes e/ou explosivos, quando acertados em cheio, eliminam o alvo sem mi-mi-mi. "É improvável, mas acontece com frequência."
Evaldo seus comentários faz na minha opinião o melhor analista do momento, você da sempre ótimas explicações em seus vídeos e diferente de certos canais você não faz torcida, isso faz do seu canal o melhor.
Filmaço! Gostei demais, não é o avião e a diversão kkkkk O primeiro avião abatido na trairagem é muito possível, agora o segundo seria bem improvável, más o que importa é a diversão hehehe
Tem que levar em consideração que nenhuma aviônica apresentada pelos russos pode ser qualificada em ambiente real, ou seja, eles podem dizer que tem equipamentos modernos mas ao mesmo tempo não podem ser comprovados! Outro ponto é que mesmo o F14 não sendo desenvolvido para combate a curto alcance ele tinha alguma habilidades em baixa velocidade justamente pela sua asa de geometria variável, ponto esse destacado em documentos que o mesmo poderia manter uma boa curva em velocidades baixas!
Acredito que se o Tomcat for pilotado por um piloto experiente e habilidoso, o Su-57 mesmo com toda a sua avionica avançada teria dificuldades para abatê-lo. Poderia conseguir, mas não seria fácil.
Prezado Evaldo, gostei muito da sua explanação sobre o referido assunto. Quando vi o filme, achei que seria quase impossível um avião de 4º geração, abater um de 5º kkkkkk, ainda mais dois, mas para Hollywood, tudo é possível. Mas até que os artifícios utilizados, foram bem aplicados para a situação e o embate acontecer. Tb observei que o local do ataque e a não verbalização da identificação das aeronaves não ocorreram e concordo com seus comentários a respeito. Parabéns e forte abraço
😡 To eu aki no buzão indo embora pra casa, ai entrou um anão e sentou do meu lado. De repente ele escorregou do banco, ai eu rapidamente peguei ele pelo braço e o coloquei sentado no banco! Minutos depois o anão, escorregou novamente, peguei ele e o sentei no banco novamente! O anão escorregou pela terceira vez, eu falei: - Vai ficar escorregando toda hora ? O anão me disse: - tem 3 pontos q eu quero descer e vc não deixa !
Só um adendo. O F-14 é manobrável sim, sendo considerado um Dogfighter. Pode não ser mais manobrável do que um Su-57 que possui um design mais avançado e vetorização de empuxo, mas ele é sim. O problema é que você não considerou que o filme induziu a um cenário onde o F-14 poderia sim ter uma pequena chance de sucesso. Os caras que fizeram filme, consultaram pessoas e militares entendidos no assunto. Acha que eles colocariam um absurdo total? No final do filme, quando a briga foi para um cenário aberto, o F-14 não teve chances e foi salvo por um F/A-18 o que não foge da realidade. Os pilotos dos Su-57 também não agiram com experiência e por isso cometeram alguns erros. Filme foi espetacular.
@@rbsadmipiranga ???? Porrr4, por essa eu não imaginava kkkk mas pensando bem, com o Brasil n é diferente sendo um país tropical com neve no extremo sul
A cena do f18 abatendo o su 57, e ótima. Só há um problema, ele é mais fale até do que o dog fight do sukhoi com o f14 porque é impossível pegar um su 57 de surpresa pela retaguarda já que ele tem sensores nas asas e um radar traseiro.
Não tem não, MAW do Su-57 é baseado no ultravioleta (não detecta misseis lançados do alto e BVR), Hangman usou um Aim-120D guiado por datalink do AWACS no Su-57, sem chances pro Su-57.
@@gaiofattos2 Eu concordo e discordo dos dois comentários de vocês! Também acho a cena do Hangman abatendo o SU-57 bem ridícula, mas não pelo abatimento do avião em si... Mas porque o SU-57 já havia disparado o míssil para atingir o F-14, daí não faz sentido a explosão do avião ter "destruído" o míssil já lançado, ainda mais porque o F-18 do hangman logo depois surge pelo meio da explosão do SU-57, o que - em tese - faria com que ele "engolisse", ou pedaços do próprio avião, ou mesmo pedaços do míssil ou - pelo menos - o resto dessas explosões... Foi isto que me intrigou naquela cena, o míssil lançado, e não o avião explodindo pelo infravermelho ou ultravioleta ou outro meio...
@@gaiofattos2 Datalink não é capaz de efetivamente guiar um míssil a não ser que o próprio AWACS esteja em hard lock no inimigo. o AWACS é capaz de ver o Felon pois ele usa ondas na faixa L, muito mais eficazes em "ver" caças furtivos, mas essa faixa com uma precisão na casa das centenas de metros não é capaz de guiar precisamente um míssil. O máximo que o AWACS faz nesse caso é dar as coordenadas para o F/A-18 da localização geral do Su57. Agora você precisa entender que o MAWS tem o foco em detectar primariamente misseis de curto alcance guiados por infravermelho, esses geram bastante radiação UV em seus motores, e o Felon usa essa informação para direcionar seu sistema DIRCM (único caça no mundo que o usa) que direciona feixes de laser contra o míssil inimigo, efetivamente cegando a cabeça de busca do míssil por IR, além de usando flares para garantir a evasão o míssil. Quando o assunto é mísseis guiados por radar como no caso foi o que o F/A-18 disparou, o sistema utilizado é o RWR, e o Felon possui um complexo sistema integrado de RWR e ESM/ECM chamado de L402 Himalayas, que consiste em 8 antenas AESA, 4 na banda L localizados nos bordos de ataque das asas e nos levcons, e mais 4 na banda X localizadas nas pontas das asas (assim como o Gripen também possui 6 antenas nas pontas das asas e no estabilizador vertical dedicados á mesma função) além de seus próprios 3 radares principais também na banda X, pra criar interferências com as ondas de radar do míssil (também conhecido como jamming). O interessante é que o Su57 é o único caça que emprega radares na banda-L, sendo assim o caça mais bem equipado para detectar caças furtivos inimigos, e ao mesmo tempo sendo o único caça capaz de usar ECM e efetivamente realizar jamming contra radares de AWACS, possivelmente ao contrário de como no filme, talvez o AWACS não conseguisse nem mesmo o localizar devido a guerra eletrônica na banda L. Sege abaixo o link de um dossiê detalhado que fala de vários sistemas do Felon, informações que a Sukhoi oficialmente publicou em artigos e em exposições que fez... infelizmente é apenas em inglês... é difícil achar conteúdo de qualidade em PTBR: thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2016/04/27/sukhoi-t-50-pak-fa-russia/
É cinema ... e Maverick usou bem o efeito surpresa. Há casos raros onde um piloto habilidoso e com sorte pode sim fazer a diferença. Na 2.a GM um piloto naval de bombardeiro Douglas SBD Dauntless entrou em combate contra 3 caças Zeros japonêses e saiu vitorioso. Uma boa aeronave nas mãos de um piloto inábil não faz verão. Veja os vários casos de perda de jatos Sukhoi SU-30 venezuelanos por imperícia. Assim, no filme, supostos pilotos iranianos, como na vida real, nunca tiveram fama de ases e a Rússia sempre guarda os melhores equipamentos p/ si. As versões de exportação são sempre menos capazes e depende tb do pacote de aviônicos e armas comprados.
Comentário final depois de toda análise no vídeo: Seria quase impossível que ele vencesse aquele combate... Mas foi exatamente isso que o filme falou várias e várias vezes. Talvez aqueles caças que fizeram a interceptação do F-14 estivessem vindo de outra missão ou algum treinamento e exatamente por isso estavam sem a avançada mira presa ao capacete, limitando o enquadramento para lançamento dos foguetes para um abate à curta distância (é comum até por limitações de orçamento/manutenção, países pouco desenvolvidos que juntam peças de vários aviões de ponta para voar apenas 01). Quanto ao F-14, a diferença do Maverick para os melhores da atual geração USA era gritante, além do que ele voou muito tempo com o F-14 tendo muitas horas de experiência acumulada (gostei tb que o filme mostrou que o piloto do segundo SU-57 abatido também era excepcional, até pensei na hora um gancho para um terceiro filme com esse piloto que teve a honra manchada por ser forçado a ejetar abatido por um F-14. O cara quis entrar na brincadeira do Maverick e se lascou. Se o SU-57 desse distância e subisse, fugiria do dogfight e abateria o F-14 com grande facilidade assim que o cânion acabasse mas não seria honroso, por isso se rebaixou ao mesmo nível e se estrepou. Muitos lutadores já perderam cinturões assim, o ego inflado é quase que um pré-requisito para qualquer atleta/piloto/lutador excepcional e é a maior fraqueza deles).
E um extra, não é impossível que os dois pilotos de SU-57 eram jovens e não possuíam a mesma bagagem de experiência do personagem Maverick, dando trabalho graças a tecnologia mas não tinham a mesma experiência, agora se um dos pilotos do SU-57 tivesse o mesmo nível de pilotagem do Maverick o protagonista teria certamente morrido.
@@sarvp1 Se doeu por opinião alheia de pessoas normais? Não somos pilotos meu amigo, cada um só deu a opinião e interpretou o filme como quis, se você acha que está errado vá lá e faça um com os Su-57 abatendo F-22, mas criticar opinião dos outros é muito infantil
Não vá por esse lado. Ele fez a análise muito vaga. Um F-14 hoje se tivesse na ativa ns EUA estaria todo mudado. Sensores, misseis, radares e várias tecnologias para tentar diminuir ao máximo a refletividade. Ele fez um vídeo considerando o SU57 contra um F-14 com tecnologia dos anos 90. Se até o F16 em sua versão mais nova rivaliza com caças da geração 4.5, vocês acham que a Marinha dos EUA ia deixar os F-14 obsoletos se os mesmos ainda tivessem em produção? Basta ver o F-15 e os F-16 tudo da mesma época, tem país que ainda preferem eles. Existe uma coisa chamada guerra eletrônica. Como vocês acham que os F-16 passam por radares das baterias antiareas sem ser percebidos? Isso de 5º geração não pode ser levado ao pé da letra quando um país pode ter tecnoligia suficiente para melhorar seus caças como os EUA ao longo dos anos.
Sobre esta questão Avião x Piloto sugiro a sensacional biografia de Chuck Yeager.(Voando Nas Alturas, de General Chuck Yeager e Leo Janos). O episódio onde ele testa um MIG-17 contrabandeado e como tirou uns rachas contra (e vice-versa) com um F-86 pilotado por um coronel é simplesmente épico!
@@GENERAL118GG cara, na situação do filme, a única coisa real ali foi o F-14 destruindo o Su-57 no canhão e msm assim, logo dps de abater o primeiro caça o outro já estava com lock atrás assim q derrubasse eles já seriam abatidos
Olha na verdade o F-14 Tomcat era um Caça até que bem Ágil sim, pois um dos principais Motivos Dele ter sido Projetado foi porque a Marinha-dos-Estados-Unidos queria um Caça que fosse Maior e tivesse mais Capacidade-de-Carga do que o F-4 Phantom-II, mas que na mesma também fosse bem mais Rápido e Ágil que o mesmo.
Não vá por esse lado. Claro que no filme é algo escandaloso. Mas um F-14 hoje se tivesse na ativa ns EUA estaria todo mudado. Sensores, misseis, radares e várias tecnologias para tentar diminuir ao máximo a refletividade. Foi feito um vídeo considerando o SU57 contra um F-14 com tecnologia dos anos 90. Se até o F16 em sua versão mais nova rivaliza com caças da geração 4.5, vocês acham que a Marinha dos EUA ia deixar os F-14 obsoletos se os mesmos ainda tivessem em produção? Basta ver o F-15 e os F-16 tudo da mesma época, tem país que ainda preferem eles. Existe uma coisa chamada guerra eletrônica. Como vocês acham que os F-16 passam por radares das baterias antiareas sem ser percebidos? Isso de 5º geração não pode ser levado ao pé da letra quando um país pode ter tecnoligia suficiente para melhorar seus caças como os EUA ao longo dos anos.
Em um mundo globalizado cada parafuso desses aviões tem um componente com tecnologia estrangeira. A Rússia não tem capacidade de produzir esses aviões agora, por causa do embargo imposto pelo ocidente devido a guerra na Ucrânia: Aviões assim, com alta tecnologia embarcada, precisam de muita manutenção com peças importadas, entao não adianta produzir e mandar para poucos combates.
Mais uma ótimo vídeo 👍 e explicação do canal Águias de Aço. Separando os fatos reais da ficção. Por isso que é o melhor canal no assunto da aviação militar e civil atualmente.
Acredito que ter um ezcelente equipamento TÊM que ter excelente treinamento! Assim como pilotos de Fórmula 1 atuais com veículos ultramodernos contra pilotos antigos e muito bem treinados: coloquem Ayrton Senna (um atleta e piloto; que pilotou carro com câmbio quebrado, só com uma marcha) num carro moderno contra piloto moderno; depois o contrário, piloto moderno em carro todo manual contra o Ayrton Senna... Me diz quem ganharia?
@@renanpintoviana3478 Creio que ele quis referir-se as imagens divulgadas do compartimento interno aberto. Há fotos dos compartimentos internos do F-35 e F-22 abertos.
Boa noite, Quando surgirem os caças de 9ª geração com alta manobrabilidade, vôo orbital e suborbital, pouso e decolagem stol, sistema de proteção inercial para o piloto devido a alta aceleração e manobras bruscas, propulsão iônica de plasma, armamento cinético e canhão de partículas. Aí sim vai ser divertido.
Os israelenses mostraram que ter um caça inferior em manobrabilidade como os mirrage 2000, não foram impecilho para eles inventarem técnicas diferenciadas e doutrinas que os fizeram serem recordistas de kills. A tecnologia é sim um fator super importante, mas se houver habilidades e doutrinas que façam ter estratégias diferenciadas, sim se pode vencer como os israelenses fizeram e fazem. Encararam e venceram 8 países ao mesmo tempo tendo um exército infinitamente menor, mas sua estratégia diferenciada esmagou a aliança de 8 PAÍSES numa guerra. Não só de tecnologia se vive, mas de táticas e estratégias diferenciadas e inovadoras. Aqui nesse mesmo canal já foi mostrado que sim, no espaço aéreo brasileiro utilizando outras estratégias com outros equipamentos com links utilizados entre os novos gripens com outros aviões radares e radres em terra e etc., podem sim bater frente com um F35. Somente doutrinas e estratégias diferentes.
Boa noite amigo Evaldo e aos amigos do canal, gosto muito desse canal e sou fanzaço dele e do filme Top Gun também, desde o primeiro e gosto muito do caça F 14 Tomcat, sendo um dos meus preferidos. Contudo, na atual conjuntura, o F 14 não seria páreo para o Su 57 Felon, nem mesmo talvez, o F/A 18 Super Hornet, caça de geração 4++. É que sabemos que filme é sempre filme, não podemos levar ao pé da letra, porque sabemos que foge da realidade e que existe um pouco de fantasia no enredo, mas no geral como um grande fã de Top Gun, gostei demais desse Top Gun Maverick, achei sensacional !!! Parabéns meu amigo pelo seu sempre excelente, muito informativo e atual Canal de aviação !!! Forte abraço...
É muito raro qualquer abate de 2 opositores no mesmo dia, mas ainda acho que pelo enredo do filme, ao menos o primeiro abate seria possível. Uma outra situação seria voar muito baixo e surpreender os Sukhois.
F-14 Tomcat para mim é o caça mais belo feito até hoje!! Que aeronave... E eu acredito que um F 14 possa abater um Su- 57, visto que em uma guerra simulada ( exercício ) pelos EUA e BRA década atrás, um Xavante tupiniquim abateu um F-16 americano... E aqui fica a dica para um vídeo do canal!!!!
No filme pelo menos um dos abates poderia ser creditado ao F14, tendo em vista que (teoricamente seriam russos, e iranianos trabalhando juntos, oque na realidade Acontece), o uso do canhão à curta distância acredito que poderia ser possível. Mas que ficou show, ah isso ficou. 😁
Pode acontecer. Até msm pq na situação em questão, foi um combate visual, onde as principais vantagens da 5ª geração não fariam diferença: furtividade e fusão de sensores! Os pilotos do Su 57 foram pegos de surpresa na cena! 😋🤣
@@rafaelpereira2816 Radares Equipamentos-de-Guerra-Eletrônica são úteis contra Mísseis e contra os próprios Caças, mas são completamente inúteis contra os Canhões dos próprios Caças né camarada !
Seria possível sim , hoje na Ucrânia eles estão pedindo o F16 que bem mas velho do que o f14 , para enfrentar os os caças russos de 5 geração o su -35 e até o su-57 , realmente não é o avião e sim o piloto , tem tecnologia sim mas o que mais importa é o seu treinamento e instinto não importa a tal tecnologia furtiva e radares super potentes mais a bravura e coragem do piloto
Eu sou entusiasta pela aviação militar desde criança, lembro-me de um jogo de sega CD (+ mega drive), tomcat alley, era esse o nome, eu bem novo e não sabia muitas coisas, ficava pensando "como assim? Um avião com asas que abrem e fecham?", ficava imaginando e admirando demais com minha inocência infantil 😂🤣🤣
Essa tecnologia garante muita vantagem pro F-14. Com as asas fechadas ao máximo ele atinge 2.485 KM/h que superam os 2.130 KM/h do SU-57. Só foi uma tecnologia abandonada pois encarecia a manutenção da aeronave. Mas garantia capacidade de aceleração e manobrabilidade.
@@jimudi Além disso, ele foi o caça principal da marinha dos EUA até 2006! Ele serviu por 35 anos e ainda em atividade no Irã. Ele é da 4a geração, mas é simplesmente o melhor caça da geração dele. E uma geração só atrás do Su-57 que não é projetado pra luta de caça.
Bem, o que dizer dos ME-262 abatidos por P-51 Mustang e Hawker Tempest na segunda guerra mundial? Será que na época os ME-262 não foram considerados imbatíveis? Por outro lado, dizem que os SU-57 possuem sensores em 360°. Será que o último SU-57 do filme não teria 'percebido' a aproximação do F-18 do Hangman que o abateu com um míssil? Eu não seria incisivo em opiniões. De qual década mesmo pertencia o míssil que abateu o F-117 na Europa? Afinal, na história recente das guerras, há muitas evidências de que só a tecnologia não basta.
Eu gosto muito de TOP GUN, mas aquela cena foi ridícula. Realmente, independente da ferramenta, a mão que esta a utilizando, tem um peso muito grande. Mas existe uma linha, que independente do fator humano, o fator tecnológico acaba tendo um peso muito maior, e aquela cena do segundo filme do TOP GUN, acaba mais do que ultrapassando a linha que referi acima. Para que aquela cena ficasse realmente equilibrada, poderiam substituir o F-14, pelos F-18 mesmo (já que o cara cair em uma base militar inimiga e simplesmente roubar a aeronave do inimigo também não é lá muito pé no chão kkkkkkkkk) enfim...se eu fosse refazer aquela cena, eu colocaria os F-18, enfrentando um SU-30 ou MIG-29.
As pessoas só querem se entreter, as pessoas nem imagina o que são aviões de 4 e 5 e geração. É exagero? Claro mas no limite do aceitável para uma ficção.
Se eu fosse refazer a cena eu daria um jeito de colocar no lugar do F14 um F15X última versão do F15 Eagle para combater o mesmo SU 57 daria mais equilíbrio ao combate.
@@simaoyfm mas porra vai comparar um filme que todo mundo já espera que um carro exploda um submarino com um que o pessoal espera que as batalhas aéreas sejam realistas e legais?
Na simulação da Fab contra USA. O Brasil conseguiu abater o F-16 com AMX e posteriormente com Gripen. Já o SU-57 o F-14 para ter chance teria que passar por atualizações pesadas.
O detalhe é que é o Maverick, não é o Tom Cruise. Ou seja, é a ficção, não é a realidade. Você vai no cinema sabendo que é ficção e que lá tudo é possível, por isso é legal. Lá um homem de Krypton voa, um homem da Terra vestido de morcego com um monte de aparato vence tudo quanto é bandido, um veterano de guerra do Vietnã derrota todo um exército sozinho, um boxeador que apanha 11 rounds vence por knockout no round 12, etc. A gente vai ao cinema exatamente para fugir um pouco da realidade. Não porque a realidade é chata, mas é dura. Lá no filme nós torcemos pelos nossos personagens favoritos, eles sempre vencem, sempre com uma dificuldade enorme, cheio de peripécias impossíveis, e é isso que nos deixa totalmente vibrantes, satisfeitos e alegres. Incrivelmente torna até a vida real no outro dia mais palatável quando lembramos e trocamos impressões com amigos que também assistiram e nos deliciamos, novamente, ao lembrar dos personagens que tanto nos inspiram. E nos inspiram sempre por bons valores. No fim é disto que se trata, não se um F-14 vence um batalhão de SU-57. O F-14 não vence ninguém, mas o F-14 com o Maverick, aí amigo, não tem para ninguém!
Sobre o HMD, eu acredito que para dar uma certa "realidade", não foi colocado, pois se vocês verem, ao venderem os F-14 na década de 70 para os Iranianos, os mesmos F-14s não foram vendidos com os sensores infravermelhos, quer seja: foi vendido com "algo a menos". Talvez vendo por esse lado, esse país fictício também não foram vendidos para ele os Su-57 Em sua melhor versão, por isso a ausência desse HMD. Bem... é só uma pequena especulação.
Já acho que o Super Hornet não dá nem pro caldo contra um SU57. Mais é preciso deixar o cinema criar essas situações pelo bem do filme. Se tudo tivesse que ser igual a realidade só teríamos documentários.
BOM DIA . Tudo é possível e é possível porquê os 2 caças de 5 geração entraram no raio de alcance do F14. então não é realmente os equipamentos mais a astúcia e abilidades do piloto. lembrando que os 2 caças vieram até o F14. e entraram em seu Raio de alcance de manobra . Essa é a realidade e sim se o F14 tivesse ido ao encontro dos 2 caças de 5 geração ele não teria chance. Porém foi eles que vieram até ele e assim eles foram abatidos 😎👉 SOMOS indomáveis
Claro que nessa situação o Su 57 daria cabo do F 14 mas os Pilotos Brasileiros andaram dando uma surra nos Americanos pilotando os AMX e eles os F 16 em Exercícios simulados! Até hoje eles estão procurando os AMX! kkk
Vi o react de dois pilotos Americanos reagindo ao filme. Aquela manobra do su57 eles falaram que é totalmente errada. Pq o míssel guiado por calor não passaria direto e se passasse era só atirar.
*Maverick e Rooster fazendo "Belkan Witchcraft" em um F-14* *Rooster:* Nada de errado por aqui *Su-57 Felon faz coisa semelhante, mas que é "normal" pra ele* *Rooster:* ESCUTE AQUI SEU MERD4
Evaldo boa tarde! Muito bons seus videos! Gosto bastante! Uma pergunta de aviação de caça: Quando a aeronave passa a velocidade do som o piloto sente alguma coisa? A aeronave "treme" mais ou algo do tipo? Grande abraço!
Se colocar uma McLaren em uma pista com um Fusca não faz diferença o que faz e o piloto ? No caso ambos são pilotos militares , tem experiência em combate , então sim , nesse caso a aeronave e a tecnologia da toda a diferença .
@@nelsonbisquolo2705 Cada caso um caso, amigo. Sua analogia não se encaixa nessa situação, pois uma coisa é um veículo vencer outro em velocidade, e outra coisa é um piloto com uma aeronave menos tecnológica vencer outro usando estratégia de combate
Tem tudo a ver a analogia , percebe-se que vc não tem conhecimento nenhum sobre a diferença técnica das duas aeronaves , não tem como o fusca vencer a McLaren numa lista nem se o piloto do fusca for o melhor piloto do mundo contra um piloto comum na McLaren , assim como nos caças , diante da diferença abissal de tecnologia entre os caças , o F14 nem saberia quem o atingiu, da uma pesquisada a diferença de manobrabilidade , armamento , toda diferença tecnológica entre essas aeronaves que vai entender o tamanho da besteira, ficção total o que ocorre no filme , apesar de ser top o filme , na realidade isso nunca aconteceria
Frase do kick buttowski, não é o skate que faz o skatetista,mas sim o skatetista que faz o skate. Pegaram essa frase e adaptaram. Ouvia isso sempre de amigos meus e parentes. Pra justificar não comprar algo top de linha
Kkkk se eles tentaram disfarçar que ela o Irã, não deram conta..... Mas eu acho a discussão dos entusiastas sem sentido, o filme é um obra ficcional. E igual quando entusiasta de Tolkien reclaman da série porque tem Elfos Negros. Hahahah
Sei lá,não teve um caso em que um caça brasileiro abateu um caça americano em um combate simulado alguns anos atrás?Quando as pessoas começam a duvidar da capacidade do inimigo é onde da merd@.
Totalmente possível, um equipamento inferior manuseado por profissional qualificado pode superar um equipamento de última geração manuseado por profissional inexperiente ou menos qualificado.
O primeiro su57 até beleza ele abater, pq pega o piloto muito de surpresa da pra ver assim que ele nao esperava a manobra do maverick... mas o segundo era sem chance né kkkk piscou o zoio ja tinha um míssil no rabo daquela distância nem ia ter reação
Não. Ele tem um computador que define o melhor enforcamento e envelope de vôo. Mas tem como desativar o modo automático e usar manualmente, como feito no filme. Aliás, naquela alavanca mesmo.
O que contou pelo menos até o primeiro abate, foi o fator surpresa, pois até o momento os pilotos do SU-57 não sabiam que um inimigo que estava a pilotar o F-14 deles.
Sim! Um avião de geração anterior pode derrotar um de nova geração, isso já ate aconteceu quando um MIG-21 Indiano derrotou um F-16 Paquistanês fora outras situações. E apesar de ser um filme, a franquia "Top-Gun" sempre traz situações que refletem a realidade, como essa dos Pilotos serem a grande diferença nos combates. Uma dessas situações foi no primeiro filme o fato do F-14 ter um problema com os seus motores que extrapolado seus limites, ele simplesmente se apagam e a aeronave apos entrar em "parafuso chato" fica irrecuperável, isso aconteceu mesmo nesses caças.
Está cena do filme em que o F-14 Tomcat enfrenta o Su-57 foi muito Foda. Me lembrou a Formula 1 nos tempos de Senna com a Mclaren e o Mansell com a Willians onde o Carro de Mansell era muito superior. Mas Senna era muito melhor piloto q Mansell. O Filme Top Gun - Maverick fico muitooo Bom !!
O primeiro abate com o fator surpresa eu acho totalmente ok, o segundo é claro que não. Aliás, nem faria sentido tentar seguir de tão perto o F-14, tendo tantas vantagens em combate numa distância mais segura. Na própria guerra na Ucrânia já vimos caça caindo por abater drone de muito perto. Agora o pior mesmo é o F-18 ter detectado e disparado contra o SU-57, enquanto esse estava completamente alheio ao F-18 (aliás, ninguém notaria a presença do porta aviões e ficado em alerta com antecedência?), mas enfim, filme aceita qualquer coisa e o roteiro é ótimo, mesmo com tais liberdades. Um filme realista não teria 1/10 da graça.
Olá pessoal! Deem uma força pro canal e façam o download do World of Warships aqui wo.ws/3CB46rl e utilizem o código BRAVO para ganhar brindes no registro! Obrigado World of Warships por patrocinar esse vídeo!
Só uma correção, o F14 é um caça de 3ª geração e não de 4ª geração.
Sobre o que você disse do refinamamento da construção do su-57 curiosamente, apesar de ser menos stealth do que o F-22, o SU-57 compensa essa desvantagem com recursos avançados de guerra eletrônica. Seus caças são equipados com bloqueadores de memória de radiofrequência digital (DRFM) que podem desativar o buscador de radar ativo do míssil AMRAAM. Além disso, enquanto o Su-57 apresenta algum nível de redução da seção transversal do radar, a Rússia não acredita que a furtividade seja uma ferramenta de sobrevivência suficiente. A preferência dos russos é por técnicas comprovadas, como manobras beaming. Em outras palavras, aproveitam a interferência de um radar Doppler de pulso para se esconder do radar inimigo, girando 90 graus na direção do radar adversário. Isso faz com que o Su-57 pareça ser um objeto estacionário para o radar inimigo e, portanto, é ignorado (radares Doppler de pulso têm dificuldade em detectar objetos em movimento). Isso é uma questão de física e não há muito o inimigo pode fazer para combatê-lo, exceto adicionar sensores adicionais, como busca e rastreamento infravermelho, e melhorar o processamento de sinais.
A Rússia espera que o sistema de sensores do SU-57, incluindo o conjunto de radares L N036L-1-01, alertem seus pilotos sobre a presença de caças furtivos inimigos de quinta geração, como o Raptor e o F-35. Devido à física, essas aeronaves furtivas táticas precisam ser otimizadas para derrotar bandas de alta frequência, como as bandas C, X e Ku. No entanto, quando operando em comprimentos de onda de frequência mais longos, como a banda L, essas aeronaves aparecem no radar, mas a localização não é precisa o suficiente para permitir um ataque com mísseis.
*Pode fazer um vídeo falando sobre a guerra eletrônica desses caças de quinta geração?*
Iria ser interessante, e até explicar sobre as manobras beaming.
L@@ederfreitas3552
"Não é o Avião... Mas sim o diretor!" 🤣🤣🤣
Roteiro🤣
kkkkkkkkkkkk
No próximo filme um super tucano sucateado vai derrubar um caça de 6° gen
👌🏻😂
É o tom cruise ! Ele é o cara !
A manobra do Su57 no filme foi fodaaaaa! Foi um tapa na cara. Transmitiu medo, poder. Vi no cinema. Povo tenso esperando a morte do Maverick e do Rooster. Sei que foi apenas um filme mas o filme foi ótimo! O F14 foi usado no limite, diria até além. Tudo exibido em detalhes, aceleração diferencial dos motores com pedal de leme, uso forcado da geometria variável. Sou fã! Foi um filme mas que filme. Na atual conjuntura de filmes lacradores e mimizentos, foi um presente!
"What THE FUCK is that!?!" Kkkkk e o Su57 gritando e passando para retaguarda. Top!
Foi usado no limite o F14 pq foi computação gráfica kkkkk
@@paulomatheus_ sim é claro! É um filme. Mas foi bonito.
Não assisti este filme ainda, mas sua narrativa me fez lembrar do filme FIRE FOX .
Falou bem, o filme é muito épico, tem alguns exageros,mas todo filme tem, esse ficou sensacional, só aproveitar.
Filmaço! Concordo com tudo que o Leo disse. E quanto aos detalhes técnicos pelo que vi da produção foi tudo muito cuidadoso pra fazer os atores sentirem na pele algo pelo menos próximo da força G numa situação real de combate. E óbvio que as cenas mais mirabolantes foram feitas com computação gráfica e com a intenção de trazer emoção. Qual graça teria lançar um missil há 100km de distancia?
No cinema foi incrível. Já revi mais 2x em casa. Mas não se compara a experiência de ver na telona com um som absurdo. Quem não foi ver perdeu uma baita oportunidade.
No filme até o A29 tucano abateria o caça russo...kkk
Verdade 😅😅😅
Se bem que um A-29 já "derrubou" um mig 29
Chega a ser chato quando eles exageram nas coisas nos filmes. Se é para imitar a vida, imita direito.
@@Davi_silva379 se tratando de um filme dos EUA, pode esperar até um Cessna derrubar um Su 27, eles não iriam por um caça americano perdendo para um caça russo
@@yure3903 Mas alguns F-18 foram abatidos
Lembro quando o Su-57 fez aquela manobra eu bati palma no cinema, apenas eu, foi meio triste.
Kkkkkkkk. Constrangedor
nunca sinto vergonha de ser o diferente, você apenas pensa um pouco mais fora da casinha com relação a maioria.
Normal uee😅😅
Kkkkkkkkkkkkkkkk paia
Nerd
O filme é sensacional e pura diversão, mas é a ilusão dos bons filmes! A realidade é chata, mas fatal! Ótimo vídeo! Muito relevante e apropiado! Parabéns!👏🏻
O primeiro SU57 seria fácil de abater, devido a proximidade e porque não estavam em alerta por não considerá-lo inimigo, os outros já complica.. kkk
@@paulocesarmoreira5751 foi oq pensei po o primeiro obvio que iria abater ele não tava esperando (oq é errado né era pra os 2 estarem um pouco atras um de cada lado)
@@paulocesarmoreira5751 Pois é... Foi elemento surpresa puro. Zero tempo de reação. mas o de trás abateria o F14 imediatamente e NÓS perderíamos os momentos mais eletrizantes do filme. Pessoal não sabe mais se divertir... Eita geração do inferno
Pessoal é burro, não sabe o que é licença poética.
Concordarmos com vc Evaldo, mas que ficou incrível, de tirar o fôlego, ninguém duvida, filme perfeito!!!
Ayrton Senna "abateu"com uma Mc Laren ultrapassada as superiores Williams com apenas duas marchas em interlagos.Não é o avião é o piloto
O roteiro foi super bem bolado, primeiro ponto é que pegou o caça russo desprevenido, o segundo ponto é hora de testar as habilidades de quem é o verdadeiro piloto mesmo com desvantagem tecnológicas sendo que o protagonista tá com a tecnologia ultrapassada, já o terceiro caça russo apareceu do nada e deu aquela sensação de desespero que parecia ser o fim, mas por sorte apareceu o F18 aliado e abateu o caça russo e deu aquela sensação de alívio!
Grande filme!
Lembrando que Top Gun Maverick salvou Hollywood e até o Spielberg agradeceu ao Tom Cruise.
Independente das condições de ambas as aeronaves, o combate no filme foi espetacular! Trouxe a emoção de podermos ver novamente um dogfight sensacional nas telonas!
Muito comentário reclamando que as cenas foram totalmente irreais e até ridículas... esse tipo de coisa... que até tem um pouco de razão.
Mas devemos lembrar que o esse não é um documentário ou algo tipo feito para nós, entusiastas da aviação militar. Ele é um filme de Hollywood feito para ENTRETER pessoas de diversas idades (inclusive crianças) sendo que 99,9% delas não sabe absolutamente NADA de aviação de caça. Dito isso, sim... dentro do propósito dele é um filme FODA!!!
Aceitando o contexto do filme, o primeiro abate teria sido possível, pois o tiros disparados pelos canhões era inesperado. Mas o F-14 teria sido abatido pelo segundo avião.
@@luckjonnes1 cara ele quis dizer que o F-14 teria sido abatido em segundos, sem ter chances de fazer nada, e o F-16 também seria abatido facilmente, pelo SU-57, pois não têm como o seu radar atual não ter detectado o F-16 chegando e travando mira nele
@@alanalriga cara ali tomou um tirou sem ver (nada a ver) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ali cagarao demais nessa cena
@Harp GAMING mas ele não seria abatido daquele jeito, afinal radar não existe ?
@@alanalriga não sei onde você viu F-16, mas tudo bem
Vcs estão esquecendo que para aquele caça furtivo o F-14 era um avião amigo. Então a curtissima distância sem saber que se tratava de um caça inimigo, o disparo dos canhões poderia ser sim abatido. Claro, o segundo avião furtivo o abateria. É óbvio que em um contexto real o F-14 seria abatido sem mesmo conseguir visualizar o caça furtivo.
Filmaço! Entrei no cinema esperando me divertir e não em aprender. Vibrei igual criança durante o dog fighter kkkkk
Quando quero aprender um pouco sobre aviação militar, venho aqui no canal!
Canal sério e direto.
Acredito q o primeiro abate é possível, já que os inimigos ainda não sabiam se era amigo ou inimigo, mas o segundo foi forçar demais a barra. Mas é um filmaço!
Desde o início do filme, é explicado que os F-18 quase não teriam chance no combate direto com os Su-57, imagine o veterano F-14. O que o correu foi surpresa, sorte e proximidade dos caças, ocorridas no filme. E é provável, que os pilotos dos Su não eram tão exímios quanto os Top Gun. Mesmo no tempo de hoje, com toda a tecnologia atual, armamentos perfurantes e/ou explosivos, quando acertados em cheio, eliminam o alvo sem mi-mi-mi. "É improvável, mas acontece com frequência."
Evaldo seus comentários faz na minha opinião o melhor analista do momento, você da sempre ótimas explicações em seus vídeos e diferente de certos canais você não faz torcida, isso faz do seu canal o melhor.
Tem canais aí que vou te falar a torcida e total já não dá mais para assistir me refiro ao hj no mundo militar!
@@andersonlima9069 Exatamente o cara até indica as armas que deve ser enviadas pra Ucrânia. Da até raiva de ver.
Filmaço! Gostei demais, não é o avião e a diversão kkkkk
O primeiro avião abatido na trairagem é muito possível, agora o segundo seria bem improvável, más o que importa é a diversão hehehe
Tem que levar em consideração que nenhuma aviônica apresentada pelos russos pode ser qualificada em ambiente real, ou seja, eles podem dizer que tem equipamentos modernos mas ao mesmo tempo não podem ser comprovados! Outro ponto é que mesmo o F14 não sendo desenvolvido para combate a curto alcance ele tinha alguma habilidades em baixa velocidade justamente pela sua asa de geometria variável, ponto esse destacado em documentos que o mesmo poderia manter uma boa curva em velocidades baixas!
Acredito que se o Tomcat for pilotado por um piloto experiente e habilidoso, o Su-57 mesmo com toda a sua avionica avançada teria dificuldades para abatê-lo. Poderia conseguir, mas não seria fácil.
Prezado Evaldo, gostei muito da sua explanação sobre o referido assunto. Quando vi o filme, achei que seria quase impossível um avião de 4º geração, abater um de 5º kkkkkk, ainda mais dois, mas para Hollywood, tudo é possível. Mas até que os artifícios utilizados, foram bem aplicados para a situação e o embate acontecer. Tb observei que o local do ataque e a não verbalização da identificação das aeronaves não ocorreram e concordo com seus comentários a respeito. Parabéns e forte abraço
Top Gun (1986) é um filme que marcou uma geração. Foi um privilégio poder assistir na telona.
6:50 o Su-57 é muito bonito, ele é impressionante na beleza e nas suas competências como uma aeronave de combate.
😡 To eu aki no buzão indo embora pra casa, ai entrou um anão e sentou do meu lado. De repente ele escorregou do banco, ai eu rapidamente peguei ele pelo braço e o coloquei sentado no banco! Minutos depois o anão, escorregou novamente, peguei ele e o sentei no banco novamente! O anão escorregou pela terceira vez, eu falei: - Vai ficar escorregando toda hora ? O anão me disse: - tem 3 pontos q eu quero descer e vc não deixa !
Só um adendo. O F-14 é manobrável sim, sendo considerado um Dogfighter. Pode não ser mais manobrável do que um Su-57 que possui um design mais avançado e vetorização de empuxo, mas ele é sim. O problema é que você não considerou que o filme induziu a um cenário onde o F-14 poderia sim ter uma pequena chance de sucesso. Os caras que fizeram filme, consultaram pessoas e militares entendidos no assunto. Acha que eles colocariam um absurdo total? No final do filme, quando a briga foi para um cenário aberto, o F-14 não teve chances e foi salvo por um F/A-18 o que não foge da realidade. Os pilotos dos Su-57 também não agiram com experiência e por isso cometeram alguns erros. Filme foi espetacular.
O norte do Iran é frio com florestas de Taiga , parecido com o ambiente do filme!
Florestas de taiga no Irã? Wtf
@@vinibroetto Exato! Principalmente ao norte na Fronteira com o Turcomenistão, a paisagem lembra muito as florestas Europeias.
E no inverno neva em Teerã!
@@rbsadmipiranga ???? Porrr4, por essa eu não imaginava kkkk mas pensando bem, com o Brasil n é diferente sendo um país tropical com neve no extremo sul
@@ninguem8402 sei bem sou de Porto Alegre!
A cena do f18 abatendo o su 57, e ótima. Só há um problema, ele é mais fale até do que o dog fight do sukhoi com o f14 porque é impossível pegar um su 57 de surpresa pela retaguarda já que ele tem sensores nas asas e um radar traseiro.
Não tem não, MAW do Su-57 é baseado no ultravioleta (não detecta misseis lançados do alto e BVR), Hangman usou um Aim-120D guiado por datalink do AWACS no Su-57, sem chances pro Su-57.
@@gaiofattos2 Eu concordo e discordo dos dois comentários de vocês! Também acho a cena do Hangman abatendo o SU-57 bem ridícula, mas não pelo abatimento do avião em si... Mas porque o SU-57 já havia disparado o míssil para atingir o F-14, daí não faz sentido a explosão do avião ter "destruído" o míssil já lançado, ainda mais porque o F-18 do hangman logo depois surge pelo meio da explosão do SU-57, o que - em tese - faria com que ele "engolisse", ou pedaços do próprio avião, ou mesmo pedaços do míssil ou - pelo menos - o resto dessas explosões... Foi isto que me intrigou naquela cena, o míssil lançado, e não o avião explodindo pelo infravermelho ou ultravioleta ou outro meio...
@@gaiofattos2 que viajé
@@gaiofattos2 Datalink não é capaz de efetivamente guiar um míssil a não ser que o próprio AWACS esteja em hard lock no inimigo. o AWACS é capaz de ver o Felon pois ele usa ondas na faixa L, muito mais eficazes em "ver" caças furtivos, mas essa faixa com uma precisão na casa das centenas de metros não é capaz de guiar precisamente um míssil. O máximo que o AWACS faz nesse caso é dar as coordenadas para o F/A-18 da localização geral do Su57.
Agora você precisa entender que o MAWS tem o foco em detectar primariamente misseis de curto alcance guiados por infravermelho, esses geram bastante radiação UV em seus motores, e o Felon usa essa informação para direcionar seu sistema DIRCM (único caça no mundo que o usa) que direciona feixes de laser contra o míssil inimigo, efetivamente cegando a cabeça de busca do míssil por IR, além de usando flares para garantir a evasão o míssil.
Quando o assunto é mísseis guiados por radar como no caso foi o que o F/A-18 disparou, o sistema utilizado é o RWR, e o Felon possui um complexo sistema integrado de RWR e ESM/ECM chamado de L402 Himalayas, que consiste em 8 antenas AESA, 4 na banda L localizados nos bordos de ataque das asas e nos levcons, e mais 4 na banda X localizadas nas pontas das asas (assim como o Gripen também possui 6 antenas nas pontas das asas e no estabilizador vertical dedicados á mesma função) além de seus próprios 3 radares principais também na banda X, pra criar interferências com as ondas de radar do míssil (também conhecido como jamming). O interessante é que o Su57 é o único caça que emprega radares na banda-L, sendo assim o caça mais bem equipado para detectar caças furtivos inimigos, e ao mesmo tempo sendo o único caça capaz de usar ECM e efetivamente realizar jamming contra radares de AWACS, possivelmente ao contrário de como no filme, talvez o AWACS não conseguisse nem mesmo o localizar devido a guerra eletrônica na banda L.
Sege abaixo o link de um dossiê detalhado que fala de vários sistemas do Felon, informações que a Sukhoi oficialmente publicou em artigos e em exposições que fez... infelizmente é apenas em inglês... é difícil achar conteúdo de qualidade em PTBR:
thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2016/04/27/sukhoi-t-50-pak-fa-russia/
@@gaiofattos2 😮
Eu quero é que se lasque! Simplesmente o melhor filme do ano ou talvez da Década!!!
É cinema ... e Maverick usou bem o efeito surpresa. Há casos raros onde um piloto habilidoso e com sorte pode sim fazer a diferença. Na 2.a GM um piloto naval de bombardeiro Douglas SBD Dauntless entrou em combate contra 3 caças Zeros japonêses e saiu vitorioso. Uma boa aeronave nas mãos de um piloto inábil não faz verão. Veja os vários casos de perda de jatos Sukhoi SU-30 venezuelanos por imperícia. Assim, no filme, supostos pilotos iranianos, como na vida real, nunca tiveram fama de ases e a Rússia sempre guarda os melhores equipamentos p/ si. As versões de exportação são sempre menos capazes e depende tb do pacote de aviônicos e armas comprados.
Comentário final depois de toda análise no vídeo: Seria quase impossível que ele vencesse aquele combate... Mas foi exatamente isso que o filme falou várias e várias vezes. Talvez aqueles caças que fizeram a interceptação do F-14 estivessem vindo de outra missão ou algum treinamento e exatamente por isso estavam sem a avançada mira presa ao capacete, limitando o enquadramento para lançamento dos foguetes para um abate à curta distância (é comum até por limitações de orçamento/manutenção, países pouco desenvolvidos que juntam peças de vários aviões de ponta para voar apenas 01). Quanto ao F-14, a diferença do Maverick para os melhores da atual geração USA era gritante, além do que ele voou muito tempo com o F-14 tendo muitas horas de experiência acumulada (gostei tb que o filme mostrou que o piloto do segundo SU-57 abatido também era excepcional, até pensei na hora um gancho para um terceiro filme com esse piloto que teve a honra manchada por ser forçado a ejetar abatido por um F-14. O cara quis entrar na brincadeira do Maverick e se lascou. Se o SU-57 desse distância e subisse, fugiria do dogfight e abateria o F-14 com grande facilidade assim que o cânion acabasse mas não seria honroso, por isso se rebaixou ao mesmo nível e se estrepou. Muitos lutadores já perderam cinturões assim, o ego inflado é quase que um pré-requisito para qualquer atleta/piloto/lutador excepcional e é a maior fraqueza deles).
Até que enfim alguém que prestou atenção no filme e entendeu que nas condições do filme a vitória era perfeitamente possível.
E um extra, não é impossível que os dois pilotos de SU-57 eram jovens e não possuíam a mesma bagagem de experiência do personagem Maverick, dando trabalho graças a tecnologia mas não tinham a mesma experiência, agora se um dos pilotos do SU-57 tivesse o mesmo nível de pilotagem do Maverick o protagonista teria certamente morrido.
É delicioso perceber que a vossa imaginação de criança ainda persiste a 100%. Não esqueçam de escrever a cartinha ao papai-noel 😂
@@sarvp1 Se doeu por opinião alheia de pessoas normais? Não somos pilotos meu amigo, cada um só deu a opinião e interpretou o filme como quis, se você acha que está errado vá lá e faça um com os Su-57 abatendo F-22, mas criticar opinião dos outros é muito infantil
@@darknessalenda3452 seguindo sua lógica, voce acaba de ser infantil!
O filme é bom mas o f14 ia ser amassado pelo su 57,mas é a magia dos filmes q eu aceito
Sem dúvida nenhuma!👍🏻
Será? SuCata 57 é uma bomba, nem os indianos quiseram
@@araujo243 pelo visto não assistiu o vídeo...
Não vá por esse lado. Ele fez a análise muito vaga. Um F-14 hoje se tivesse na ativa ns EUA estaria todo mudado. Sensores, misseis, radares e várias tecnologias para tentar diminuir ao máximo a refletividade. Ele fez um vídeo considerando o SU57 contra um F-14 com tecnologia dos anos 90. Se até o F16 em sua versão mais nova rivaliza com caças da geração 4.5, vocês acham que a Marinha dos EUA ia deixar os F-14 obsoletos se os mesmos ainda tivessem em produção? Basta ver o F-15 e os F-16 tudo da mesma época, tem país que ainda preferem eles. Existe uma coisa chamada guerra eletrônica. Como vocês acham que os F-16 passam por radares das baterias antiareas sem ser percebidos? Isso de 5º geração não pode ser levado ao pé da letra quando um país pode ter tecnoligia suficiente para melhorar seus caças como os EUA ao longo dos anos.
@@RobinhoPlay sim, mas será que o su57 ia funcionar como esperado? E os pilotos russos que provavelmente são muito inferiores
Sobre esta questão Avião x Piloto sugiro a sensacional biografia de Chuck Yeager.(Voando Nas Alturas, de General Chuck Yeager e Leo Janos). O episódio onde ele testa um MIG-17 contrabandeado e como tirou uns rachas contra (e vice-versa) com um F-86 pilotado por um coronel é simplesmente épico!
"Não é o avião é o piloto " kkk
Kjkjkjkkk se for Tom Cruise sim kkkkjkkjkk
Não é o avião, é o protagonismo kkkkkkkkk
Confia 😎👍
Não é o avião. É o piloto. Qua...Qua...Qua.
@@GENERAL118GG cara, na situação do filme, a única coisa real ali foi o F-14 destruindo o Su-57 no canhão e msm assim, logo dps de abater o primeiro caça o outro já estava com lock atrás assim q derrubasse eles já seriam abatidos
Olha na verdade o F-14 Tomcat era um Caça até que bem Ágil sim, pois um dos principais Motivos Dele ter sido Projetado foi porque a Marinha-dos-Estados-Unidos queria um Caça que fosse Maior e tivesse mais Capacidade-de-Carga do que o F-4 Phantom-II, mas que na mesma também fosse bem mais Rápido e Ágil que o mesmo.
Não vá por esse lado. Claro que no filme é algo escandaloso. Mas um F-14 hoje se tivesse na ativa ns EUA estaria todo mudado. Sensores, misseis, radares e várias tecnologias para tentar diminuir ao máximo a refletividade. Foi feito um vídeo considerando o SU57 contra um F-14 com tecnologia dos anos 90. Se até o F16 em sua versão mais nova rivaliza com caças da geração 4.5, vocês acham que a Marinha dos EUA ia deixar os F-14 obsoletos se os mesmos ainda tivessem em produção? Basta ver o F-15 e os F-16 tudo da mesma época, tem país que ainda preferem eles. Existe uma coisa chamada guerra eletrônica. Como vocês acham que os F-16 passam por radares das baterias antiareas sem ser percebidos? Isso de 5º geração não pode ser levado ao pé da letra quando um país pode ter tecnoligia suficiente para melhorar seus caças como os EUA ao longo dos anos.
O melhor canal de aviação militar do Brasil.
Otimo video! Me emocionei só de ver essas poucas cenas, imaginem quando fui no cinema.
Excelente comentário, parabéns!
Em um mundo globalizado cada parafuso desses aviões tem um componente com tecnologia estrangeira. A Rússia não tem capacidade de produzir esses aviões agora, por causa do embargo imposto pelo ocidente devido a guerra na Ucrânia: Aviões assim, com alta tecnologia embarcada, precisam de muita manutenção com peças importadas, entao não adianta produzir e mandar para poucos combates.
Estava a dias procurando o vídeo explicando essa cena e finalmente saiu!!
tem um jogo que eu jogo sobre caças ,já fiz bastantes manobras mas a difícil mesmo é a cobra
Mais uma ótimo vídeo 👍 e explicação do canal Águias de Aço. Separando os fatos reais da ficção. Por isso que é o melhor canal no assunto da aviação militar e civil atualmente.
Acredito que ter um ezcelente equipamento TÊM que ter excelente treinamento! Assim como pilotos de Fórmula 1 atuais com veículos ultramodernos contra pilotos antigos e muito bem treinados: coloquem Ayrton Senna (um atleta e piloto; que pilotou carro com câmbio quebrado, só com uma marcha) num carro moderno contra piloto moderno; depois o contrário, piloto moderno em carro todo manual contra o Ayrton Senna... Me diz quem ganharia?
Até hj nunca vi as baias de mísseis abertas do Su 57.
São interno . É 5 geração
@@renanpintoviana3478 Creio que ele quis referir-se as imagens divulgadas do compartimento interno aberto. Há fotos dos compartimentos internos do F-35 e F-22 abertos.
@@Skyraider356F é o su 57 russo.
@@renanpintoviana3478 Sim, mas em comparação as aeronaves realmente VLO americanas, até hoje não há uma foto do compartimento interno aberto do SU-57.
@@Skyraider356F tem um canal no RUclips . Que mostra o compartimento interno do su 57 . Intelectu . Alguma coisa . Não lembro o nome certo .
Boa noite, Quando surgirem os caças de 9ª geração com alta manobrabilidade, vôo orbital e suborbital, pouso e decolagem stol, sistema de proteção inercial para o piloto devido a alta aceleração e manobras bruscas, propulsão iônica de plasma, armamento cinético e canhão de partículas. Aí sim vai ser divertido.
Os israelenses mostraram que ter um caça inferior em manobrabilidade como os mirrage 2000, não foram impecilho para eles inventarem técnicas diferenciadas e doutrinas que os fizeram serem recordistas de kills. A tecnologia é sim um fator super importante, mas se houver habilidades e doutrinas que façam ter estratégias diferenciadas, sim se pode vencer como os israelenses fizeram e fazem. Encararam e venceram 8 países ao mesmo tempo tendo um exército infinitamente menor, mas sua estratégia diferenciada esmagou a aliança de 8 PAÍSES numa guerra. Não só de tecnologia se vive, mas de táticas e estratégias diferenciadas e inovadoras.
Aqui nesse mesmo canal já foi mostrado que sim, no espaço aéreo brasileiro utilizando outras estratégias com outros equipamentos com links utilizados entre os novos gripens com outros aviões radares e radres em terra e etc., podem sim bater frente com um F35. Somente doutrinas e estratégias diferentes.
Boa noite amigo Evaldo e aos amigos do canal, gosto muito desse canal e sou fanzaço dele e do filme Top Gun também, desde o primeiro e gosto muito do caça F 14 Tomcat, sendo um dos meus preferidos. Contudo, na atual conjuntura, o F 14 não seria páreo para o Su 57 Felon, nem mesmo talvez, o F/A 18 Super Hornet, caça de geração 4++. É que sabemos que filme é sempre filme, não podemos levar ao pé da letra, porque sabemos que foge da realidade e que existe um pouco de fantasia no enredo, mas no geral como um grande fã de Top Gun, gostei demais desse Top Gun Maverick, achei sensacional !!! Parabéns meu amigo pelo seu sempre excelente, muito informativo e atual Canal de aviação !!! Forte abraço...
É muito raro qualquer abate de 2 opositores no mesmo dia, mas ainda acho que pelo enredo do filme, ao menos o primeiro abate seria possível. Uma outra situação seria voar muito baixo e surpreender os Sukhois.
F-14 Tomcat para mim é o caça mais belo feito até hoje!! Que aeronave... E eu acredito que um F 14 possa abater um Su- 57, visto que em uma guerra simulada ( exercício ) pelos EUA e BRA década atrás, um Xavante tupiniquim abateu um F-16 americano... E aqui fica a dica para um vídeo do canal!!!!
"Seria PRATICAMENTE impossível" É o suficiente pro Maverick conseguir qualquer feito com folga. Filme plausível, meu coração ainda tá quentinho.
EXCELENTE 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Parabéns
Ele pode até perder mas é o avião mais bonito de guerra na minha opinião F14 tomcat
Isso é ilusão de Hollywood
O que é um filme de ação americano sem um bom exagero?
Isso deixa o filme pior, para quem entende de militarismo.
No filme pelo menos um dos abates poderia ser creditado ao F14, tendo em vista que (teoricamente seriam russos, e iranianos trabalhando juntos, oque na realidade Acontece), o uso do canhão à curta distância acredito que poderia ser possível. Mas que ficou show, ah isso ficou. 😁
Pode acontecer. Até msm pq na situação em questão, foi um combate visual, onde as principais vantagens da 5ª geração não fariam diferença: furtividade e fusão de sensores!
Os pilotos do Su 57 foram pegos de surpresa na cena! 😋🤣
o Su tem radares de bochecha e cauda, então jamais seriam pegos de surpresa, a exceção que estivessem jammeados, mas isso não foi mostrado no filme.
@@rafaelpereira2816 Radares Equipamentos-de-Guerra-Eletrônica são úteis contra Mísseis e contra os próprios Caças, mas são completamente inúteis contra os Canhões dos próprios Caças né camarada !
Seria possível sim , hoje na Ucrânia eles estão pedindo o F16 que bem mas velho do que o f14 , para enfrentar os os caças russos de 5 geração o su -35 e até o su-57 , realmente não é o avião e sim o piloto , tem tecnologia sim mas o que mais importa é o seu treinamento e instinto não importa a tal tecnologia furtiva e radares super potentes mais a bravura e coragem do piloto
Eu sou entusiasta pela aviação militar desde criança, lembro-me de um jogo de sega CD (+ mega drive), tomcat alley, era esse o nome, eu bem novo e não sabia muitas coisas, ficava pensando "como assim? Um avião com asas que abrem e fecham?", ficava imaginando e admirando demais com minha inocência infantil 😂🤣🤣
Essa tecnologia garante muita vantagem pro F-14. Com as asas fechadas ao máximo ele atinge 2.485 KM/h que superam os 2.130 KM/h do SU-57. Só foi uma tecnologia abandonada pois encarecia a manutenção da aeronave. Mas garantia capacidade de aceleração e manobrabilidade.
@@jorgefellipe7366 realmente icônico!
@@jimudi Além disso, ele foi o caça principal da marinha dos EUA até 2006! Ele serviu por 35 anos e ainda em atividade no Irã. Ele é da 4a geração, mas é simplesmente o melhor caça da geração dele. E uma geração só atrás do Su-57 que não é projetado pra luta de caça.
@@jorgefellipe7366 eu diria duma maneira bem simples e fácil de ee entender "casca grossa da pesada"!
Bem, o que dizer dos ME-262 abatidos por P-51 Mustang e Hawker Tempest na segunda guerra mundial?
Será que na época os ME-262 não foram considerados imbatíveis?
Por outro lado, dizem que os SU-57 possuem sensores em 360°. Será que o último SU-57 do filme não teria 'percebido' a aproximação do F-18 do Hangman que o abateu com um míssil?
Eu não seria incisivo em opiniões.
De qual década mesmo pertencia o míssil que abateu o F-117 na Europa?
Afinal, na história recente das guerras, há muitas evidências de que só a tecnologia não basta.
Eu gosto muito de TOP GUN, mas aquela cena foi ridícula.
Realmente, independente da ferramenta, a mão que esta a utilizando, tem um peso muito grande. Mas existe uma linha, que independente do fator humano, o fator tecnológico acaba tendo um peso muito maior, e aquela cena do segundo filme do TOP GUN, acaba mais do que ultrapassando a linha que referi acima.
Para que aquela cena ficasse realmente equilibrada, poderiam substituir o F-14, pelos F-18 mesmo (já que o cara cair em uma base militar inimiga e simplesmente roubar a aeronave do inimigo também não é lá muito pé no chão kkkkkkkkk) enfim...se eu fosse refazer aquela cena, eu colocaria os F-18, enfrentando um SU-30 ou MIG-29.
@LoneWolfverdade! Tem filmes que o carro destrói paredes e sai intacto e ninguém comenta nada!
É ficção porra!
As pessoas só querem se entreter, as pessoas nem imagina o que são aviões de 4 e 5 e geração. É exagero? Claro mas no limite do aceitável para uma ficção.
Se eu fosse refazer a cena eu daria um jeito de colocar no lugar do F14 um F15X última versão do F15 Eagle para combater o mesmo SU 57 daria mais equilíbrio ao combate.
@@simaoyfm mas porra vai comparar um filme que todo mundo já espera que um carro exploda um submarino com um que o pessoal espera que as batalhas aéreas sejam realistas e legais?
@@carlosdumard1236 por isso eu não suporto ver filme, eu só fico prestando atenção nessas falta de noção, dá até nos nervos
Você narrou muito sobre o SU 57 , porém ele é mais que isto e é um jato em evolução e segundo os russos o que mais impressiona nele é a nova I.A .
Olhe só essa notícia! Video de 3 dias atrás sobre esse Caça.
ruclips.net/video/K4sch2ADjF4/видео.html
No caso, seria sobre o SU-75 (desenvolvimento conjunto do Brasil com a Rússia).
Na simulação da Fab contra USA. O Brasil conseguiu abater o F-16 com AMX e posteriormente com Gripen. Já o SU-57 o F-14 para ter chance teria que passar por atualizações pesadas.
O detalhe é que é o Maverick, não é o Tom Cruise. Ou seja, é a ficção, não é a realidade. Você vai no cinema sabendo que é ficção e que lá tudo é possível, por isso é legal. Lá um homem de Krypton voa, um homem da Terra vestido de morcego com um monte de aparato vence tudo quanto é bandido, um veterano de guerra do Vietnã derrota todo um exército sozinho, um boxeador que apanha 11 rounds vence por knockout no round 12, etc. A gente vai ao cinema exatamente para fugir um pouco da realidade. Não porque a realidade é chata, mas é dura. Lá no filme nós torcemos pelos nossos personagens favoritos, eles sempre vencem, sempre com uma dificuldade enorme, cheio de peripécias impossíveis, e é isso que nos deixa totalmente vibrantes, satisfeitos e alegres. Incrivelmente torna até a vida real no outro dia mais palatável quando lembramos e trocamos impressões com amigos que também assistiram e nos deliciamos, novamente, ao lembrar dos personagens que tanto nos inspiram. E nos inspiram sempre por bons valores. No fim é disto que se trata, não se um F-14 vence um batalhão de SU-57. O F-14 não vence ninguém, mas o F-14 com o Maverick, aí amigo, não tem para ninguém!
Apesar do filme não mostrar, a Topgun também treinava operadores de radar, vetorar os caças, sobretudo naquela época era fundamental.
Sobre o HMD, eu acredito que para dar uma certa "realidade", não foi colocado, pois se vocês verem, ao venderem os F-14 na década de 70 para os Iranianos, os mesmos F-14s não foram vendidos com os sensores infravermelhos, quer seja: foi vendido com "algo a menos".
Talvez vendo por esse lado, esse país fictício também não foram vendidos para ele os Su-57 Em sua melhor versão, por isso a ausência desse HMD. Bem... é só uma pequena especulação.
Se a rocam, usando XRE 300 já pegou Xj6, falcon, Xt660... então procede: que não é a máquina; sim o piloto.😂😂
Já acho que o Super Hornet não dá nem pro caldo contra um SU57. Mais é preciso deixar o cinema criar essas situações pelo bem do filme. Se tudo tivesse que ser igual a realidade só teríamos documentários.
Só o primeiro abate é possível. O resto é fantasia. Mas ficou bem feito.
BOM DIA . Tudo é possível e é possível porquê os 2 caças de 5 geração entraram no raio de alcance do F14. então não é realmente os equipamentos mais a astúcia e abilidades do piloto. lembrando que os 2 caças vieram até o F14. e entraram em seu Raio de alcance de manobra . Essa é a realidade e sim se o F14 tivesse ido ao encontro dos 2 caças de 5 geração ele não teria chance. Porém foi eles que vieram até ele e assim eles foram abatidos 😎👉 SOMOS indomáveis
Claro que nessa situação o Su 57 daria cabo do F 14 mas os Pilotos Brasileiros andaram dando uma surra nos Americanos pilotando os AMX e eles os F 16 em Exercícios simulados! Até hoje eles estão procurando os AMX! kkk
Vi o react de dois pilotos Americanos reagindo ao filme. Aquela manobra do su57 eles falaram que é totalmente errada. Pq o míssel guiado por calor não passaria direto e se passasse era só atirar.
A espoleta de proximidade iria detonar o míssil bem próximo ao Su, o suficiente para destruí-lo.
*Maverick e Rooster fazendo "Belkan Witchcraft" em um F-14*
*Rooster:* Nada de errado por aqui
*Su-57 Felon faz coisa semelhante, mas que é "normal" pra ele*
*Rooster:* ESCUTE AQUI SEU MERD4
Ótimo vídeo! Mas só eu que reparei ele mostrando um F-18 Hornet no lugar do Super Hornet?
Evaldo boa tarde!
Muito bons seus videos! Gosto bastante!
Uma pergunta de aviação de caça: Quando a aeronave passa a velocidade do som o piloto sente alguma coisa? A aeronave "treme" mais ou algo do tipo?
Grande abraço!
Realmente não é o Avião e sim o Piloto. A exemplo o AMX vencendo os gringos...
A estratégia e inteligência venceu a tecnologia avançada🤷♂️
Se colocar uma McLaren em uma pista com um Fusca não faz diferença o que faz e o piloto ? No caso ambos são pilotos militares , tem experiência em combate , então sim , nesse caso a aeronave e a tecnologia da toda a diferença .
@@nelsonbisquolo2705 Cada caso um caso, amigo. Sua analogia não se encaixa nessa situação, pois uma coisa é um veículo vencer outro em velocidade, e outra coisa é um piloto com uma aeronave menos tecnológica vencer outro usando estratégia de combate
Tem tudo a ver a analogia , percebe-se que vc não tem conhecimento nenhum sobre a diferença técnica das duas aeronaves , não tem como o fusca vencer a McLaren numa lista nem se o piloto do fusca for o melhor piloto do mundo contra um piloto comum na McLaren , assim como nos caças , diante da diferença abissal de tecnologia entre os caças , o F14 nem saberia quem o atingiu, da uma pesquisada a diferença de manobrabilidade , armamento , toda diferença tecnológica entre essas aeronaves que vai entender o tamanho da besteira, ficção total o que ocorre no filme , apesar de ser top o filme , na realidade isso nunca aconteceria
Só pra lembrar , o F14 é uma aeronave de 1974 , 40 anos de diferença de tecnologia , contra fatos não há argumentos
@@nelsonbisquolo2705 Okay.
Frase do kick buttowski, não é o skate que faz o skatetista,mas sim o skatetista que faz o skate. Pegaram essa frase e adaptaram. Ouvia isso sempre de amigos meus e parentes. Pra justificar não comprar algo top de linha
Kkkk se eles tentaram disfarçar que ela o Irã, não deram conta..... Mas eu acho a discussão dos entusiastas sem sentido, o filme é um obra ficcional. E igual quando entusiasta de Tolkien reclaman da série porque tem Elfos Negros. Hahahah
Esse filme é muito fo*a!
Nao assisti ainda mas vou correr pra assistir, (Topgun)❤
Tecnologia OCIDENTAL em geral é superior à tecnologia russa. Mas são décadas de diferença tecnológica, ai realmente não dá...
Não esqueçamos o primeiro su57 derrubado foi pego completamente de surpresa não esperando o ataque acreditando ser um avião amigo.
Pode até não ser possível mas a cena é espetacular.
Sei lá,não teve um caso em que um caça brasileiro abateu um caça americano em um combate simulado alguns anos atrás?Quando as pessoas começam a duvidar da capacidade do inimigo é onde da merd@.
Não tô lembrando não, o único que me vem na memória foi os AMX vs uma das primeiras versões do F16.
Totalmente possível, um equipamento inferior manuseado por profissional qualificado pode superar um equipamento de última geração manuseado por profissional inexperiente ou menos qualificado.
Quem faz o filme, pode escolher quem vence, normal. Boa análise, muito bom, fazia tempo que vc não aparecia nos vídeos
O primeiro su57 até beleza ele abater, pq pega o piloto muito de surpresa da pra ver assim que ele nao esperava a manobra do maverick... mas o segundo era sem chance né kkkk piscou o zoio ja tinha um míssil no rabo daquela distância nem ia ter reação
No filme o acionamento do enflechamento das asas do F14 é feito de maneira manual...será que era daquele jeito mesmo num Tomcat?🤔
Não. Ele tem um computador que define o melhor enforcamento e envelope de vôo. Mas tem como desativar o modo automático e usar manualmente, como feito no filme. Aliás, naquela alavanca mesmo.
Podem falar oque quiser... Mas, F14 é lindo! E esta variação de extensão de asas é muito bonita.
Nem no emulador eu consegui tal feito, imagina na realidade.
Se o F14 for ressuscitado e atualizado acho que seria possível uma boa vitória contra o SU 57
O que contou pelo menos até o primeiro abate, foi o fator surpresa, pois até o momento os pilotos do SU-57 não sabiam que um inimigo que estava a pilotar o F-14 deles.
Sim! Um avião de geração anterior pode derrotar um de nova geração, isso já ate aconteceu quando um MIG-21 Indiano derrotou um F-16 Paquistanês fora outras situações. E apesar de ser um filme, a franquia "Top-Gun" sempre traz situações que refletem a realidade, como essa dos Pilotos serem a grande diferença nos combates.
Uma dessas situações foi no primeiro filme o fato do F-14 ter um problema com os seus motores que extrapolado seus limites, ele simplesmente se apagam e a aeronave apos entrar em "parafuso chato" fica irrecuperável, isso aconteceu mesmo nesses caças.
Os Mig-21 da Índia utilizam sensores atualizados, não me pareceu o caso do F-14 abandonado.
"A franquia top gun sempre trás situações que refletem a realidade"
Realidade de Hollywood né, só se for😂😂😂😂 cai na real rapaz!
Ótimo video. Achei q faltou só falar sobre aquela tal história do terreno confundir o sist. de mira... abraço
Viva a maravilhosa aviação de caça militar... que faz tanta gente sonhar e muito muito poucos realizarem esse sonho de pilotar esses incríveis jatos .
Pode ser que de quinta fosse também aquele piloto do SU-57!
A cena do caça russo não conseguindo mirar no alvo devido a proximidade com o solo foi peso kkkk
Show parabéns 👏👏👏👏
10:31 nada é impossível
Está cena do filme em que o F-14 Tomcat enfrenta o Su-57 foi muito Foda. Me lembrou a Formula 1 nos tempos de Senna com a Mclaren e o Mansell com a Willians onde o Carro de Mansell era muito superior. Mas Senna era muito melhor piloto q Mansell. O Filme Top Gun - Maverick fico muitooo Bom !!
O primeiro abate com o fator surpresa eu acho totalmente ok, o segundo é claro que não. Aliás, nem faria sentido tentar seguir de tão perto o F-14, tendo tantas vantagens em combate numa distância mais segura. Na própria guerra na Ucrânia já vimos caça caindo por abater drone de muito perto.
Agora o pior mesmo é o F-18 ter detectado e disparado contra o SU-57, enquanto esse estava completamente alheio ao F-18 (aliás, ninguém notaria a presença do porta aviões e ficado em alerta com antecedência?), mas enfim, filme aceita qualquer coisa e o roteiro é ótimo, mesmo com tais liberdades. Um filme realista não teria 1/10 da graça.