A NORMA HIPOTÉTICA FUNDAMENTAL DE KELSEN NÃO É A CONSTITUIÇÃO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 фев 2025

Комментарии • 8

  • @leonardoborelli5727
    @leonardoborelli5727 Месяц назад

    Explicação perfeita, é tão bom quanto tem pessoas que explicam claro e sem enrolação . Muitos vídeos as pessoas lê, parecem que não domina o assunto , diferente desse , abriu minha mente sobre a teoria de Kelsen. Muito obrigado professor. Nota 10 !

  • @Mentorear
    @Mentorear Месяц назад

    Estudo para a magistratura, mas nunca vi alguém explicar sobre a Norma Hipotética Fundamental. No entanto, a sua explicação, não foi só uma explicação, foi A EXPLICAÇÃO! Parabéns e muito obrigado por compartilhar essa pérola conosco!!

  • @victorreginaldo2617
    @victorreginaldo2617 4 месяца назад +3

    Meu Deus!!! Finalmente a Norma Hipotética Fundamental do Kelsen está fazendo sentido!!! Muita GRATIDÃO, Professor!!!!!

  • @georgevictor7730
    @georgevictor7730 10 месяцев назад +1

    Muito obrigado professor. Sou aluno de direito no 3° semestre, e o meu professor fez um desafio a turma com esse tema, esclarecer o que é a Norma Hipotética Fundamental de Kelsen. O vídeo foi muito esclarecedor sem precisar utilizar conceitos complicados para interpretar.

  • @vinicius1589
    @vinicius1589 4 месяца назад +1

    Com todo respeito ao Kelsen me parece que ele utiliza uma falácia lógica, mais precisamente a Petitio principii ou begging the question(inglês) ao pressupor que a norma fundamental existe ele já contamina todo o processo lógico posterior. Em suma ele diz o ordenamento precisa de uma norma hipotética fundamental logo a norma hipotética fundamental existe. Fora que isso não explica a validade externa em relação as outros sistemas jurídicos. Por exemplo: Dentro da lógica de Kelsen toda e qualquer pessoa poderia ter um ordenamento jurídico próprio pois não existe nada que diferencie o ordenamento feito pelo estado do de qualquer outro. Obviamente que a resposta para essa celeuma é a soberania nacional porém como isso viria de fora do direito puro não seria abarcado pela teoria de Kelsen.

    • @prof.rafaelsimioni
      @prof.rafaelsimioni  3 месяца назад

      É verdade. Ele não faz uma fundamentação substancial, porque para ele isso é uma questão de lógica formal. É a influência da matemática de Bertrand Russell que influenciou a segunda fase do círculo de Viena: o neopositivismo lógico.