Parabéns excelente documentario. Em especial para mim que viajava cim meu pai para Santos e me lembra de Paranapiacaba e com minha mãe para Bebedouro pela The São Paulo Railway.
Tenho uma simpatia ancestral por essa localidade. Nunca estive em Paranapiacaba.... Ainda!!!! O professor Júlio, com toda autoridade, afirmou , mesmo que toda a vila, em suas edificações, seja desfeita, ainda assim, permanecerá toda a riqueza da terra, da força da natureza e toda sua magia. Sente-se , através desse documentário incrível, toda a energia dos povos que habitaram a região, o poder da natureza, as histórias, não tão felizes da colonização, a história do Brasil que se condensa nessa vila tão fascinante. Parabéns por todos os responsáveis por esse documentário!!! É fascinante, espetacular, enriquecedor, apaixonante!!!
Conhecer e frequentar Paranapiacaba desde 1974 é para mim um privilégio, entretanto, esse Brilhante documentário, escancara minha infinita ignorância sobre a grandeza e importância deste lugar que tanto amo. Muito obrigado !!! Mauricio Avanzi, setembro de 2024.
Parabéns pelo filme, muito muito interessante. Sou professora na Universidade Federal do ABC. O filme tem tudo a ver com nossa região. Espero poder exibir o filme para nossos alunos
Muito obrigado:) disponibilizamos tanto o filme quando o livro de forma livre na internet para que possa ser utilizado como material de pesquisa, pode usar sempre que precisar, e se quiserem um dia podemos marcar uma projeção com um bate papo 🙏🌱🥰
Assistindo em 2022...Me emocionei com o prof. Julio Abe e com a luta pela preservação do patrimônio histórico e natural. Parabéns aos que abraçaram seu sonho... E parabéns pela aguçada consciência da equipe sobre o papel predatório do colonizador, e sobre aprendermos com os indígenas a respeitar os ciclos da natureza.
Professor Júlio colaborou por décadas para preservação da vila, deixando um legado de preservação e consciência sobre o patrimônio natural e histórico. 🌱☀️🙏 E esperamos que num futuro breve preservar a natureza seja prioridade
Agora ele é nosso, ou seja, de todos nós brasileiros (somos todos brasileiros: índios, negros e brancos descendentes dos europeus). Somos todos iguais e com os mesmos direitos.
@@claudiamarquetti2599 infelizmente não é bem assim, o território indigena segue sendo invadido, envenenado e saqueado. Podemos destacar a recente noticia das Balsas de garimpo na Amazônia:( mas quem sabe um dia esse país seja de fato de todos.
Triste engano. É só estudar a vida atual dos indígenas, dos negros e dos pobres. O Brasil é para "alguns" e esses a " alguns" são uma minoria privilegiada.@@claudiamarquetti2599
Espetacular esse documentário sobre os caminhos de Peabiru, que tem muito a ser revelado. A manipulação do sistema oficial sobre a verdade das civilizações antigas existentes na Terra foi e é algo presente em nossa história, essa verdadeira história precisa ser resgatada.
Sou morador do ABC e visito Paranapiacaba desde que tinha dez anos de idade, há 46 anos. Conhecia um pouco da história, sobretudo da vila e da ferrovia. Muito interessante saber que há muito mais e a nova abordagem que traz este documentário é muito enriquecedora! Parabéns!
O vídeo foi recomendado pelo RUclips após eu ter ouvido, repetidas vezes, a música "Peabiru", do ilustre Almir Sater. Uma grata surpresa. Esse documentário é uma verdadeira aula de História e Geografia do Brasil! Meus parabéns pelo trabalho de excelência.
Emocionante. Sou neto de ferroviário, vejo que as histórias da ferrovia são apenas a ponta do iceberg do macro que é a história de Paranapiacaba. Ancioso pelo dia qual possa regressar a vila e ajudar na causa.
🙏🌱 realmente ainda tem muito a se conhecer sobre nossa história, acho q é bem isso mesmo, a ponta do iceberg, e acredito que ainda temos muito a descobrir, por isso preservar é urgente
Muito bom. Mostraram um lado importante da História do Brasil, infelizmente pouco difundida. Mostram a importância da raça indígena na região. Mostram os interesses puramente extrativistas dos portugueses em nossas terras, na cultura indígena. Mostram a ação dos jesuítas no domínio dos indígenas, quebrando-lhes o laço com sua cultura e com sua espiritualidade... Mostram o lado do oportunismo dos franceses se unindo aos Tamoios para derrubar o domínio português...Além disso, dão uma aula sobre o principal pilar do desenvolvimento econômico de nosso país. Estão de parabéns!
Sou natural de Guarujá e Um dos melhores momentos da minha vida foi ter acampado no poço das moças , perto do quilombo em Cubatão onde muitas pessoas desciam a pé por Paranápiacaba um dia pretendo fazer essa trilha e conhecer de perto a Villa
Gratidão imensa por contar-nos essa história tão importante para o conhecimento de todo brasileiro, deveria ser lei, que todo e qualquer estabelecimento de ensino seja fundamentado, na verdade, dos fatos. Sempre fomos enganados e usurpados, quão bom é saber a verdade, grata estou.
O melhor documentário que assisti em 2022, simplesmente uma aula completa para professores, estudantes e simpatizantes de história. Estive nesse lugar com a turma de estudantes de Turismo há uns anos passados e senti a energia que emana desta terra, agora com esse filme tudo ficou mais claro e evidente por quê Paranapiacaba é diferente de qualquer lugar do planeta. Desde já parabéns aos idealizadores e envolvidos neste projeto, parabéns pelo empenho em preservar e lutar pela conservação desse lugar lindo cercado de luz. Obrigado e em breve voltarei a Paranapiacaba para sentir e receber novamente a energia da mãe terra em meu espírito.
Bom dia , adorei as explicações, parabéns ao estúdios, professor. Sou tetraneta de índio má de Alagoas e ouvia minha avó falar muito. Por parte de mãe é descendente de índios e por pai português e espanhol. Hoje moro em Portugal e a origem do meu sobrenome é do jesuíta Manuel da Nóbrega da ilha da madeira 🪵. Tenho orgulho do meu povo e ter no meu sangue a minha origem na árvore genealógica ❤💪🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Gosto muito dessa história que começou tudo por causa do transporte e do café, ainda vou explorar muito essa região da linha férrea antiga onde os locobreques passavam.
Cheguei ao vídeo em busca de mais informações sobre o Peabiru, assunto que me atrai, mas acabei conhecendo e aprendendo muito mais. Aprendi uma parte da história do Brasil muito importante que eu desconhecia e vim saber através desse belo trabalho, que só temos a agradecer e compartilhar. Espero poder conhecer um dia Paranapiacaba. Abraços.
Então venham conhecer o Monte Crista, pode ser subido por Garuva SC, que faz parte deste caminho. Tem uma travessia de Araçatuba PR - Monte Crista SC que passa pelo vale do Quiriri. Existe uma entrada navegável que não foi informada no vídeo que passa por São Francisco do Sul e chega até o rio Três Barras que dá no pé do morro. Caminho feito pelo colonizador espanhol, Álvar Núñez Cabeza de Vaca que descobriu as cataratas do iguaçú.
Passei a minha juventude nos anos de 1970 indo acampar quase todos os finais de semana em Paranapiacaba na mata que ainda era um lugar sem perigos, quando ainda os trens faziam o percurso todos os dias e muitas vezes dormíamos na estação esperando o trem do dia seguinte. Muito bom rever locais que conheci e que trazem apenas boas recordações!
Belo Trabalho. Desde criança sentia o misticismo da serra do mar. É um lugar único e , depois de conhecer várias regiões do mundo, continuo achando a maior obra prima natural da face da terra.
Parabéns pelo trabalho histórico realizado para este vídeo, uma aula da mais pura geografia. Impressionou a colocação de "a Serra do Mar" é do mar, que ela "escorrega para o mar" conforme os ciclos naturais e também as alterações provocadas pelo homem. Na hora que ouvi isto me lembrei da tragédia de Caraguatatuba no ano de 1967, quando as constantes chuvas sobre a serra levaram a um verdadeiro "escorregamento" dos morros, levando para a cidade e para o mar terra, pedras e vegetação, deixando a cidade praticamente isolada e parcialmente soterrada. É um alerta para todos nós, que o meio ambiente está em constante movimento, atravessando ciclos específicos e a isto o homem deve aprender a respeitar e fazer as devidas prevenções. Não é a natureza que deve se adaptar ao homem e sim o homem se adaptar à natureza, compreendendo o que ela é.
Obrigado:) e acho q é isso mesmo, nós precisamos nos adaptar a ela e viver em harmonia com a natureza. Ela afinal é fundamental para manutenção da vida
Sou nascida e criada em Santo André mas resido em uma cidade do Interior do Estado de São Paulo, agradeço toda informação contida neste documentário que trouxe uma visão mais ampliada e reflexiva sobre o seu desenvolvimento e sua relevância. Parabéns a todos os envolvidos neste magnífico trabalho!
Documentário rico em imagem, histórias, pessoas, etc... etc.... sem palavras pra expressar o meu amor e respeito por esse lugar e por todas as pessoas que lutam para que possa melhorar ainda mais... aos que vieram antes ( professor Júlio Abe ), moradores, monitores, indígenas... Eu deixo a minha gratidão imensa e total respeito. A aqueles que vierem no futuro --> esse local é muito sagrado.
Parabéns pelo excelente documentário. A epopeia da migração de nossa família, de Alagoas para São Paulo, em 1950, começou no Porto de Santos e de lá escalando de trem a Serra do Mar até a Estação da Luz. Paranapiacaba nunca deixou de ser a referência central do pioneirismo do nosso saudoso patriarca.
Quanta beleza e poder na história da maior e mais representativa cidade do nosso querido Brasil. É um grande orgulho ser um herdeiro dos ancestros desta história de contrução monumental de nosso querido brasil a partir de nossa linda e amada São Paulo de todos os credos, tipos e cores. Gratidão pelo trabalho expetacular. Parabéns
Gratidão pelo trabalho. No começo dos anos 90, estive aí e desci a serra, fomos em um grupo do meu local de trabalho. Não tínhamos o menor preparo físico para a experiência, chegou um momento que não dava mais para voltar, pois era uma parede com raízes, que estava acima de nós. Quando chegamos lá embaixo, as pernas tremiam e pulavam sozinhas. Nos anos 70 e 80, Eu tinha amigos em Cubatão, era devastador o que havia por lá, o cheiro de morte, abortos de bebês, que se nascessem não teriam condições de continuarem com vida. O bom de não ter mais o movimento de outrora, é que a "vida", pode voltar ao lugar. Estejam bem e feliz Ano Novo!
Muito emocionante. Conheci Parapiacaba a uns 10 anos atras com minha família em um passeio de jipe. Lugar lindo cheio de energia e natureza por todos os lados. Parabéns a todos os envolvidos na preservação desse patrimônio histórico e no tombamento da vila. Gratidão
Muito interessante o desenvolvimento que o Peabiru trouxe para todas a regiões que ele passa. Sua ligação com São Thomé, Zumé, Pay Sumé. Que esteve por aqui muito antes dos europeus segundo lendas e que se espalha por toda américa latina com histórias muito parecidas.
Enviei para o Dákila pesquisas, fiquei emocionado ao fazer isso, talvez alguém entre em contato com esse povo para parceria e troca de informações. Gostei muito deste Belo trabalho, PARABÉNS 🔥
Sim, a neblina subindo o vale do Mogi e fqzendo a curva sobre os trilhos é uma cena indescritível... Faz parte desse patrimônio natural, histórico e cultural e da memória afetiva...
Lindo trabalho! Parabéns aos profissionais envolvidos na produção e àqueles que lutam pela preservação do patrimônio histórico e natural. Destaco, belo e necessário, trecho citado pela Silvia Guayaná: "Ensine ao Juruá que os ciclos da terra... eles são poderosos. E que só se vive harmonicamente a partir do momento que você respeita e trabalha junto com esses ciclos da terra. Esse é o chamado ancestral."
Sempre que passo por essa região sinto uma energia muito forte, da pra sentir que tem um peso, é denso... Com uma carga historica dessas, agora compreendo, um pouco mais do pq sempre sinto isso. Tem muita história embrenhada nas matas e arredores dessa serra. Documentário sensacional! Parabens pela produção!
Maravilhoso, nunca assisti algo que fez tanto sentido, o cruzamentos das histórias locais com a história contada pelos Portugueses... Fascinante, adorei, vou recomendar muito... Sucesso, parabéns
Belo trabalho! Parabéns! Conheci a vila em 1994. Acampei na Pedra Lisa e no Poço das Moças. Na epoca ia de trem direto de Pirituba até a estação de Paranapiacaba. Parabéns pelo importante trabalho de valorização histórica, arquitetônica, cultural e ambiental!
REVELA-AÇÃO! PARABÉNS !!! Ninguém conserva e mantem se não tem noção da grandeza e importância que tem para continuar nossa vivência neste planeta. SUGIRO aqui, aos que fazem pesquisa e adentram nesta aventura... a pesquisa outro foco de pesquisa que ENTRE-CRUZAM com este... que é o trabalho do professor ADNIR ANTONIO RAMOS (não vou postar aqui o link do RUclips pois não tenho permissão, mas podem pesquisar) traz elementos que pode ajudar e colaborar com esse trabalho... LEMBRANDO que este caminho inicia ou termina aqui na ilha de Florianópolis. Agradeço atenção e apreço.
Obrigado, vou pesquisar o trabalho do professor Adnir. No livro temos o mapa que mostra que um dos ramais do Peabiru vai em direção a Santa Catarina, ate citamos de forma breve a história de Aleixo Garcia. Neste doc damos um primeiro passo, partindo da nossa região, conforme for possível seria ótimo seguir esse trabalho registrando e pesquisando sobre outras regiões que faziam parte desse caminho 🙏🌱🌟
Trabalho incrível! É muito bonito ver e ouvir a história sendo contada pela própria comunidade. Paranapiacaba é um lugar muito especial e esse doc. faz justiça à sua importância. Parabéns a equipe pelo trabalho importantíssimo. #foraportoseco
É a terceira vez que assisto à este VÍDEO HISTÓRICO. Desde criança, Paranapiacaba me atrai. Lembro-me das idas à Santos pela ferrovia. Adorava os biscoitos de polvilho que um vendedor vendia na estação, onde os vagões eram desengatados, pois desciam uma à um. HISTÓRICO ! Após o final dos trens de passageiros, visitei INÚMERAS VEZES a cidade, pois adoro o local. A neblina, a paz e os espíritos que por ali frequentam, tornam Paranapiacaba um lugar único no mundo. De uns 30 anos para cá, com o advento da internet, me interessei por arqueologia e ancestralidades. Nesse meio, descobri PEABIRU e comecei a pesquisar sobre tal. Surpresa foi descobrir que, meio fora de mão, Paranapiacaba entrou nesse caminho. Segundo meu conceito, a ferrovia é a maior obra histórica dos tempos no Brasil. (Ao menos para o Brasil) e que diante de toda a importância que este povo IMBECIL dá, está aos poucos desaparecendo. O BRASILEIRO NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DO QUE ESTÁ JOGANDO FORA. DIANTE DISSO, TEM MAIS É QUE VIVER NA MISÉRIA, MESMO ESTANDO NO PAÍS MAIS RICO DO MUNDO.
estou impactada com esse tao bonito documentario, nao e so bonito, e a historia viva de um Brasil desconhecido por nos proprios brasileiros. Muito obrigado aos autores, professores, pesquisadores, pessoas que se empenharam em fazer um documento desse porte, dessa importancia!
Boa explicação! Leva em conta a História e a Geografia juntas, uma verdadeira aula coletiva que é expossta por vários professores todos com conhecimentos tecnicos. Achei muito bom este documentário e deixo meu like e recomendação para que compartilhem com seus amigos.
Conheci Paranapiacaba ainda criança em 89 num acampamento escoteiro. Visitei prédios históricos, a vila, a casa de máquinas da funicular e andei de trem por um trecho da serra, passeio rotineiro que acontecia na vila. Voltei à vila somente em 2018 pedalando ansioso por rever tudo aquilo que me fascinara mas a tristeza ao chegar e ver tudo destruído foi enorme. Torço muito para que consigam reconstruir pelo menos parte daquilo que conheci, o valor histórico e cultural é gigantesco. Parabéns pelo excelente documentário.
Pouco ou nada se fala, mas a AV. Sapopemba é praticamente a mesma , começa ou termina em Ribeirão Pires e termina na AV. Salim Farah Maluf, onde está um rio canalizado. Talvez continuasse ou pelo Rio Tietê ou por terra até a Vila de São Paulo. Outra questão é que em Ribeirão Pires tem um bairro Ouro Fino Paulista, onde foi encontrado ouro ,ou seja, os bandeirantes devem ter usado o caminho que os índios já utilizavam para descer até o litoral.
Parabéns pelo documentário. Já fui algumas vezes em paranabiacaba, mais nunca tinha ouvido falar do caminho de piabiru. Agora moro no Vale do Ribeira e literalmente a estrada passa na rua de baixo de casa. Esse trecho do caminho de piabiru é conhecido aqui como sp 193 a rodovia mais antiga do Brasil.
Parabéns excelente documentario. Em especial para mim que viajava cim meu pai para Santos e me lembra de Paranapiacaba e com minha mãe para Bebedouro pela The São Paulo Railway.
Que belo trabalho de pesquisa , a história de Paranapiacaba deveria ser obrigatória nas escolas do Brasil .
Obrigado :)
Tenho uma simpatia ancestral por essa localidade. Nunca estive em Paranapiacaba.... Ainda!!!!
O professor Júlio, com toda autoridade, afirmou , mesmo que toda a vila, em suas edificações, seja desfeita, ainda assim, permanecerá toda a riqueza da terra, da força da natureza e toda sua magia.
Sente-se , através desse documentário incrível, toda a energia dos povos que habitaram a região, o poder da natureza, as histórias, não tão felizes da colonização, a história do Brasil que se condensa nessa vila tão fascinante. Parabéns por todos os responsáveis por esse documentário!!! É fascinante, espetacular, enriquecedor, apaixonante!!!
Obrigado 🌟❤🌱
Conhecer e frequentar Paranapiacaba desde 1974 é para mim um privilégio, entretanto, esse Brilhante documentário, escancara minha infinita ignorância sobre a grandeza e importância deste lugar que tanto amo. Muito obrigado !!!
Mauricio Avanzi, setembro de 2024.
Parabéns pelo filme, muito muito interessante. Sou professora na Universidade Federal do ABC. O filme tem tudo a ver com nossa região. Espero poder exibir o filme para nossos alunos
Muito obrigado:) disponibilizamos tanto o filme quando o livro de forma livre na internet para que possa ser utilizado como material de pesquisa, pode usar sempre que precisar, e se quiserem um dia podemos marcar uma projeção com um bate papo 🙏🌱🥰
Obrigado, professora.
Assistindo em 2022...Me emocionei com o prof. Julio Abe e com a luta pela preservação do patrimônio histórico e natural. Parabéns aos que abraçaram seu sonho... E parabéns pela aguçada consciência da equipe sobre o papel predatório do colonizador, e sobre aprendermos com os indígenas a respeitar os ciclos da natureza.
Professor Júlio colaborou por décadas para preservação da vila, deixando um legado de preservação e consciência sobre o patrimônio natural e histórico.
🌱☀️🙏
E esperamos que num futuro breve preservar a natureza seja prioridade
ruclips.net/video/VisVd300pn4/видео.html
👏 👏 👏
Que conteúdo excelente. Documentário foda demais
Obrigado 🌱
Excelente trabalho
Muito bom esse documentário .
Obrigado ☀️🌱
Bela sentença: " Ele era nosso antes de ser tomado"! - Que Nhanderú proteja a todos! (Sul do Brasil, 25/12/21).
🌱☀️
Agora ele é nosso, ou seja, de todos nós brasileiros (somos todos brasileiros: índios, negros e brancos descendentes dos europeus). Somos todos iguais e com os mesmos direitos.
@@claudiamarquetti2599 infelizmente não é bem assim, o território indigena segue sendo invadido, envenenado e saqueado. Podemos destacar a recente noticia das Balsas de garimpo na Amazônia:( mas quem sabe um dia esse país seja de fato de todos.
Triste engano. É só estudar a vida atual dos indígenas, dos negros e dos pobres. O Brasil é para "alguns" e esses a " alguns" são uma minoria privilegiada.@@claudiamarquetti2599
Que aula 👏👏👏
Documentário necessário para o Brasil e obrigatório a todo paulista. Parabéns e obrigado.
🌱🌟
Espetacular esse documentário sobre os caminhos de Peabiru, que tem muito a ser revelado. A manipulação do sistema oficial sobre a verdade das civilizações antigas existentes na Terra foi e é algo presente em nossa história, essa verdadeira história precisa ser resgatada.
Obrigado 🌱
Sou morador do ABC e visito Paranapiacaba desde que tinha dez anos de idade, há 46 anos. Conhecia um pouco da história, sobretudo da vila e da ferrovia. Muito interessante saber que há muito mais e a nova abordagem que traz este documentário é muito enriquecedora!
Parabéns!
Obrigado 🌱🙌☀️
O vídeo foi recomendado pelo RUclips após eu ter ouvido, repetidas vezes, a música "Peabiru", do ilustre Almir Sater. Uma grata surpresa. Esse documentário é uma verdadeira aula de História e Geografia do Brasil! Meus parabéns pelo trabalho de excelência.
Obrigado :) tb ja escutei essa musica repetidas vezes, esse album todo é maravilhoso
parabéns ,eu sempre estou em paranapiacaba aos fins de semana
Obrigado
Emocionante. Sou neto de ferroviário, vejo que as histórias da ferrovia são apenas a ponta do iceberg do macro que é a história de Paranapiacaba. Ancioso pelo dia qual possa regressar a vila e ajudar na causa.
🙏🌱 realmente ainda tem muito a se conhecer sobre nossa história, acho q é bem isso mesmo, a ponta do iceberg, e acredito que ainda temos muito a descobrir, por isso preservar é urgente
Que causa??
@@alexanderlullis4103preservação, suponho!!!
Muito bom. Mostraram um lado importante da História do Brasil, infelizmente pouco difundida. Mostram a importância da raça indígena na região. Mostram os interesses puramente extrativistas dos portugueses em nossas terras, na cultura indígena. Mostram a ação dos jesuítas no domínio dos indígenas, quebrando-lhes o laço com sua cultura e com sua espiritualidade... Mostram o lado do oportunismo dos franceses se unindo aos Tamoios para derrubar o domínio português...Além disso, dão uma aula sobre o principal pilar do desenvolvimento econômico de nosso país. Estão de parabéns!
Sou natural de Guarujá e Um dos melhores momentos da minha vida foi ter acampado no poço das moças , perto do quilombo em Cubatão onde muitas pessoas desciam a pé por Paranápiacaba um dia pretendo fazer essa trilha e conhecer de perto a Villa
Gratidão imensa por contar-nos essa história tão importante para o conhecimento de todo brasileiro, deveria ser lei, que todo e qualquer estabelecimento de ensino seja fundamentado, na verdade, dos fatos. Sempre fomos enganados e usurpados, quão bom é saber a verdade, grata estou.
Obrigado:) a gente precisa real conhecer ambos lados da história, ate mesmo para entender onde estamos hoje
O melhor documentário que assisti em 2022, simplesmente uma aula completa para professores, estudantes e simpatizantes de história.
Estive nesse lugar com a turma de estudantes de Turismo há uns anos passados e senti a energia que emana desta terra, agora com esse filme tudo ficou mais claro e evidente por quê Paranapiacaba é diferente de qualquer lugar do planeta.
Desde já parabéns aos idealizadores e envolvidos neste projeto, parabéns pelo empenho em preservar e lutar pela conservação desse lugar lindo cercado de luz.
Obrigado e em breve voltarei a Paranapiacaba para sentir e receber novamente a energia da mãe terra em meu espírito.
Obrigado 🙏🌱☀️ volte sempre:)
Legal
🌱☀️
Parabéns! Belo trabalho!
Obrigado
Que documentário maravilhoso!! Parabéns a todos os idealizadores e pesquisadores!!!
🌟🌱🙌 obrigado
Esse meu tio é lindoooo. É muita cultura ❤.
Bom dia , adorei as explicações, parabéns ao estúdios, professor. Sou tetraneta de índio má de Alagoas e ouvia minha avó falar muito. Por parte de mãe é descendente de índios e por pai português e espanhol. Hoje moro em Portugal e a origem do meu sobrenome é do jesuíta Manuel da Nóbrega da ilha da madeira 🪵. Tenho orgulho do meu povo e ter no meu sangue a minha origem na árvore genealógica ❤💪🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Obrigado 🌱 que história linda! Importante valorizar nossa ancestralidade 🥰
Gosto muito dessa história que começou tudo por causa do transporte e do café, ainda vou explorar muito essa região da linha férrea antiga onde os locobreques passavam.
Excelente, obrigado .
Nossa 😍fiquei encantada com o documentário.👏👏👏👏👏
O documentário mais significante que já assisti a respeito deste lugar que agrega tanta história, sabedoria e cultura. Lindo o trabalho de vcs!
Muito obrigado 🍀🌱🌻☀️
Maravilhosa e importantíssima produção documental. PARABÉNS Oshiro e equipe!!!
Obrigado 🌱
parabéns aos realizadores, excelente documentário!
Cheguei ao vídeo em busca de mais informações sobre o Peabiru, assunto que me atrai, mas acabei conhecendo e aprendendo muito mais. Aprendi uma parte da história do Brasil muito importante que eu desconhecia e vim saber através desse belo trabalho, que só temos a agradecer e compartilhar. Espero poder conhecer um dia Paranapiacaba. Abraços.
ruclips.net/video/VisVd300pn4/видео.html
Então venham conhecer o Monte Crista, pode ser subido por Garuva SC, que faz parte deste caminho. Tem uma travessia de Araçatuba PR - Monte Crista SC que passa pelo vale do Quiriri. Existe uma entrada navegável que não foi informada no vídeo que passa por São Francisco do Sul e chega até o rio Três Barras que dá no pé do morro. Caminho feito pelo colonizador espanhol, Álvar Núñez Cabeza de Vaca que descobriu as cataratas do iguaçú.
Passei a minha juventude nos anos de 1970 indo acampar quase todos os finais de semana em Paranapiacaba na mata que ainda era um lugar sem perigos, quando ainda os trens faziam o percurso todos os dias e muitas vezes dormíamos na estação esperando o trem do dia seguinte. Muito bom rever locais que conheci e que trazem apenas boas recordações!
🌱🙏🌟
Sou dessa época tbm ...era um passeio maravilhoso 😍
Belo Trabalho. Desde criança sentia o misticismo da serra do mar. É um lugar único e , depois de conhecer várias regiões do mundo, continuo achando a maior obra prima natural da face da terra.
Parabéns pelo trabalho histórico realizado para este vídeo, uma aula da mais pura geografia. Impressionou a colocação de "a Serra do Mar" é do mar, que ela "escorrega para o mar" conforme os ciclos naturais e também as alterações provocadas pelo homem. Na hora que ouvi isto me lembrei da tragédia de Caraguatatuba no ano de 1967, quando as constantes chuvas sobre a serra levaram a um verdadeiro "escorregamento" dos morros, levando para a cidade e para o mar terra, pedras e vegetação, deixando a cidade praticamente isolada e parcialmente soterrada. É um alerta para todos nós, que o meio ambiente está em constante movimento, atravessando ciclos específicos e a isto o homem deve aprender a respeitar e fazer as devidas prevenções. Não é a natureza que deve se adaptar ao homem e sim o homem se adaptar à natureza, compreendendo o que ela é.
Obrigado:) e acho q é isso mesmo, nós precisamos nos adaptar a ela e viver em harmonia com a natureza. Ela afinal é fundamental para manutenção da vida
ruclips.net/video/5rDxdUUAtfY/видео.html
Parabéns aos produtores! Esse país precisa contar suas Histórias a partir de seus habitantes e suas conexões ancestrais.
Sou nascida e criada em Santo André mas resido em uma cidade do Interior do Estado de São Paulo, agradeço toda informação contida neste documentário que trouxe uma visão mais ampliada e reflexiva sobre o seu desenvolvimento e sua relevância. Parabéns a todos os envolvidos neste magnífico trabalho!
Fãntastico esse documentário deveria ter uma política de preservação maior.
Que baita trabalho heim... Parabéns !
Obrigado
Local sagrado que deve-se visitar, conhecer a sua linda história e acima de tudo, preservar este legado.
👏👏👏🌱
Incrível!!! Todos de parabéns pela linda relação com o meio! Viva o Julio Abe Wakahara!!!
Obrigado 🙏🌱 Viva nosso querido mestre Júlio Abe Wakahara!
Muito bom. Adoro esse assunto.
O Brasil todo tem um pedaço dessa história.Centra cidade onde morei desde de que nasci também tem os caminhos de Piabiro andei por esses caminhos
Esse documentário deveria passar em horário nobre na TV aberta....mas estamos no País do BBB... excepcional documentário
Documentário rico em imagem, histórias, pessoas, etc... etc.... sem palavras pra expressar o meu amor e respeito por esse lugar e por todas as pessoas que lutam para que possa melhorar ainda mais... aos que vieram antes ( professor Júlio Abe ), moradores, monitores, indígenas... Eu deixo a minha gratidão imensa e total respeito. A aqueles que vierem no futuro --> esse local é muito sagrado.
Obrigado 🥰🌱🌟
Parabéns pelo excelente documentário. A epopeia da migração de nossa família, de Alagoas para São Paulo, em 1950, começou no Porto de Santos e de lá escalando de trem a Serra do Mar até a Estação da Luz. Paranapiacaba nunca deixou de ser a referência central do pioneirismo do nosso saudoso patriarca.
Paranapiacaba na história de tantas gerações. Obrigado ☀️🙌🌱
Quanta beleza e poder na história da maior e mais representativa cidade do nosso querido Brasil. É um grande orgulho ser um herdeiro dos ancestros desta história de contrução monumental de nosso querido brasil a partir de nossa linda e amada São Paulo de todos os credos, tipos e cores. Gratidão pelo trabalho expetacular. Parabéns
Gratidão pelo trabalho.
No começo dos anos 90, estive aí e desci a serra, fomos em um grupo do meu local de trabalho. Não tínhamos o menor preparo físico para a experiência, chegou um momento que não dava mais para voltar, pois era uma parede com raízes, que estava acima de nós. Quando chegamos lá embaixo, as pernas tremiam e pulavam sozinhas.
Nos anos 70 e 80, Eu tinha amigos em Cubatão, era devastador o que havia por lá, o cheiro de morte, abortos de bebês, que se nascessem não teriam condições de continuarem com vida.
O bom de não ter mais o movimento de outrora, é que a "vida", pode voltar ao lugar.
Estejam bem e feliz Ano Novo!
Obrigado 🙏🌟
Parabens pelo trabalho impecavel em trazer tanta informação de relevancia sobre nossa historia. Precisamos continuar mantendo de pé esse solo sagrado.
Gosto muito das histórias !
Muito emocionante. Conheci Parapiacaba a uns 10 anos atras com minha família em um passeio de jipe. Lugar lindo cheio de energia e natureza por todos os lados. Parabéns a todos os envolvidos na preservação desse patrimônio histórico e no tombamento da vila. Gratidão
🙌☀️🌱
Muito interessante o desenvolvimento que o Peabiru trouxe para todas a regiões que ele passa. Sua ligação com São Thomé, Zumé, Pay Sumé. Que esteve por aqui muito antes dos europeus segundo lendas e que se espalha por toda américa latina com histórias muito parecidas.
Enviei para o Dákila pesquisas, fiquei emocionado ao fazer isso, talvez alguém entre em contato com esse povo para parceria e troca de informações. Gostei muito deste Belo trabalho, PARABÉNS 🔥
Ao menos, o que parece, Dalila é o único preocupado em conhecer nosso passado milenar.
Fui uma única vez à Paranapiacaba quando adolescente e fiquei encantada, nunca saiu da minha memória.
🌱☀️
Sim, a neblina subindo o vale do Mogi e fqzendo a curva sobre os trilhos é uma cena indescritível... Faz parte desse patrimônio natural, histórico e cultural e da memória afetiva...
Meus Deusss que documentário TOPPPP.
Amooo históóóóóriaa!
Obrigado 🙏🌟🌱
Que trabalho maravilhoso! Parabéns!
Muito obrigado
Gostei do documentário
Obrigado 🌱☀️🙏
Rico material de pesquisa histórica!
Obrigado 🙏☀️🌱
Lindo trabalho! Parabéns aos profissionais envolvidos na produção e àqueles que lutam pela preservação do patrimônio histórico e natural.
Destaco, belo e necessário, trecho citado pela Silvia Guayaná:
"Ensine ao Juruá que os ciclos da terra... eles são poderosos. E que só se vive harmonicamente a partir do momento que você respeita e trabalha junto com esses ciclos da terra. Esse é o chamado ancestral."
Obrigado 🌱🌟🌱
Awete katu
Gratidão pela sua atenção às nossas palavras e nossas lutas! Nossa ancestralidade festeja seu olhar e apoio!
Sempre que passo por essa região sinto uma energia muito forte, da pra sentir que tem um peso, é denso... Com uma carga historica dessas, agora compreendo, um pouco mais do pq sempre sinto isso. Tem muita história embrenhada nas matas e arredores dessa serra.
Documentário sensacional!
Parabens pela produção!
Amo Paranapiacaba e sua natureza e obrigado pela aula 🖊
Ótimo Documentário!! Muito bom!! Trata-se de raízes, essências!! Isso não se pode perder, jamais!!
Amei o vídeo, merece ser divulgado como história, desenvolvimento e cultura.
🌟🌱🌄
Maravilhoso, nunca assisti algo que fez tanto sentido, o cruzamentos das histórias locais com a história contada pelos Portugueses... Fascinante, adorei, vou recomendar muito... Sucesso, parabéns
Mto obrigado 🙏🌟🌱
Digno de compartilhar para sempre recordar!
Obrigado 🙏🌱
Lugar de rica história, de altíssima beleza. De fato, um solo sagrado do nosso povo!
Obrigado 🌱☀️
Excelente trabalho!!!
Parabéns à toda equipe envolvida neste projeto.
Ele desperta na gente o interesse em conhecer este lugar.
🙏☀️🌱
ruclips.net/video/VisVd300pn4/видео.html
Parabéns …muitas informações…importantíssimo!!!👏🏼👏🏼👏🏼
🌱☀️🙏
Nossos sentimentos pelo mestre Julio deixou um grande legado! Estou lendo o livro um verdadeiro tesouro!
Júlio Abe deixa muitas saudades, que bom q está gostando do livro :)
Amo esse lugar.
🌱☀️
Que trabalho lindo 😍😍😍 Obrigada pelo riquíssimo documentário 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado :)
Belo trabalho! Parabéns! Conheci a vila em 1994. Acampei na Pedra Lisa e no Poço das Moças. Na epoca ia de trem direto de Pirituba até a estação de Paranapiacaba. Parabéns pelo importante trabalho de valorização histórica, arquitetônica, cultural e ambiental!
🌱🌟🙌
Maravilhoso! 💚
🌟🙌🌱
REVELA-AÇÃO! PARABÉNS !!!
Ninguém conserva e mantem se não tem noção da grandeza e importância que tem para continuar nossa vivência neste planeta. SUGIRO aqui, aos que fazem pesquisa e adentram nesta aventura... a pesquisa outro foco de pesquisa que ENTRE-CRUZAM com este... que é o trabalho do professor ADNIR ANTONIO RAMOS (não vou postar aqui o link do RUclips pois não tenho permissão, mas podem pesquisar) traz elementos que pode ajudar e colaborar com esse trabalho... LEMBRANDO que este caminho inicia ou termina aqui na ilha de Florianópolis. Agradeço atenção e apreço.
Obrigado, vou pesquisar o trabalho do professor Adnir. No livro temos o mapa que mostra que um dos ramais do Peabiru vai em direção a Santa Catarina, ate citamos de forma breve a história de Aleixo Garcia. Neste doc damos um primeiro passo, partindo da nossa região, conforme for possível seria ótimo seguir esse trabalho registrando e pesquisando sobre outras regiões que faziam parte desse caminho 🙏🌱🌟
Aqui depois de 2 anos... revisitando...
esse documentário é incrível...foi um achado pra mim. Parabéns.
Lindo trabalho!!! Parabéns!!! Paranapiacaba sempre Inspiradora e Viva!!!
Obrigado 🥰
Maravilhoso trabalho! Compromisso ecohistórico.
🌱☀️🙏
Rico material de grande valor.
Muito amor que tenho pela história e natureza de Paranapiacaba
Obrigado amigo ☀️🌱
Trabalho incrível! É muito bonito ver e ouvir a história sendo contada pela própria comunidade. Paranapiacaba é um lugar muito especial e esse doc. faz justiça à sua importância. Parabéns a equipe pelo trabalho importantíssimo.
#foraportoseco
🥰🥰🥰
Muito bom documentário! Parabéns por terem reunido a história do Brasil de antes da colonização até os dias atuais.
Obrigado 🙏🌱
💎💎💎 Documentário que o Ministério da Educação deveria disponibilizar às escolas do Brasil!
Parabéns aos envolvidos!!!
Obrigado 🌱🙏☀️ realmente precisamos que nas escolas se fale mais sobre aspectos mto importantes da nossa história
É a terceira vez que assisto à este VÍDEO HISTÓRICO.
Desde criança, Paranapiacaba me atrai.
Lembro-me das idas à Santos pela ferrovia.
Adorava os biscoitos de polvilho que um vendedor vendia na estação, onde os vagões eram desengatados, pois desciam uma à um.
HISTÓRICO !
Após o final dos trens de passageiros, visitei INÚMERAS VEZES a cidade, pois adoro o local.
A neblina, a paz e os espíritos que por ali frequentam, tornam Paranapiacaba um lugar único no mundo.
De uns 30 anos para cá, com o advento da internet, me interessei por arqueologia e ancestralidades.
Nesse meio, descobri PEABIRU e comecei a pesquisar sobre tal.
Surpresa foi descobrir que, meio fora de mão, Paranapiacaba entrou nesse caminho.
Segundo meu conceito, a ferrovia é a maior obra histórica dos tempos no Brasil.
(Ao menos para o Brasil) e que diante de toda a importância que este povo IMBECIL dá, está aos poucos desaparecendo.
O BRASILEIRO NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DO QUE ESTÁ JOGANDO FORA.
DIANTE DISSO, TEM MAIS É QUE VIVER NA MISÉRIA, MESMO ESTANDO NO PAÍS MAIS RICO DO MUNDO.
Gratidão por compartilharem tanto conhecimento.
Sensacional o documentário! Vou visitar Paranapiacaba com certeza. Assisti para a disciplina de Urbanização Brasileira da UFABC.
Que honra poder assistir a esse projeto! Parabéns
🥰🥰
Lindo trabalho. Parabéns a todos que ajudaram e ajudam na preservação.
Obrigado:)
Um vídeo de valor inestimável!
Parabéns pelo trabalho!
☀️🌱🙌 obrigado
Importantíssimo documentário que foi produzido e protagonizado por gente que tem as raízes fincadas na Vila. Parabéns!!!
Obrigado 🥰
estou impactada com esse tao bonito documentario, nao e so bonito, e a historia viva de um Brasil desconhecido por nos proprios brasileiros. Muito obrigado aos autores, professores, pesquisadores, pessoas que se empenharam em fazer um documento desse porte, dessa importancia!
Obrigado 🌱☀️
Não tem como não se emocionar, documentário maravilhoso.
Obrigado 🌱🙌
Boa explicação! Leva em conta a História e a Geografia juntas, uma verdadeira aula coletiva que é expossta por vários professores todos com conhecimentos tecnicos. Achei muito bom este documentário e deixo meu like e recomendação para que compartilhem com seus amigos.
Obrigado 🙌🌱🙏
Lula 13 será TEU PRESIDENTE EM 2022 🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩
Parabéns pelo documentário!
Grande presença quero aprender cada vez mais sobre nossas histórias
Maravilhoso! Parabéns! Estive em Paranapiacaba em 2015, em um Congresso de Esperanto...e me apaixonei pela Vila. Fantástico documentário!
Obrigado 🙏🌟
Conheci Paranapiacaba ainda criança em 89 num acampamento escoteiro. Visitei prédios históricos, a vila, a casa de máquinas da funicular e andei de trem por um trecho da serra, passeio rotineiro que acontecia na vila.
Voltei à vila somente em 2018 pedalando ansioso por rever tudo aquilo que me fascinara mas a tristeza ao chegar e ver tudo destruído foi enorme.
Torço muito para que consigam reconstruir pelo menos parte daquilo que conheci, o valor histórico e cultural é gigantesco.
Parabéns pelo excelente documentário.
Obrigado, realmente é preciso de cada vez mais esforços para que a vila seja preservada, um local único e mto especial.
Pouco ou nada se fala, mas a AV. Sapopemba é praticamente a mesma , começa ou termina em Ribeirão Pires e termina na AV. Salim Farah Maluf, onde está um rio canalizado. Talvez continuasse ou pelo Rio Tietê ou por terra até a Vila de São Paulo.
Outra questão é que em Ribeirão Pires tem um bairro Ouro Fino Paulista, onde foi encontrado ouro ,ou seja, os bandeirantes devem ter usado o caminho que os índios já utilizavam para descer até o litoral.
Realmente temos muito ainda a descobrir sobre a história da região, que é muito rica
Parabéns pelo documentário.
Já fui algumas vezes em paranabiacaba, mais nunca tinha ouvido falar do caminho de piabiru.
Agora moro no Vale do Ribeira e literalmente a estrada passa na rua de baixo de casa.
Esse trecho do caminho de piabiru é conhecido aqui como sp 193 a rodovia mais antiga do Brasil.