Este vídeo não é apenas esclarecedor, ele é educativo, portanto libertador. Lukita, para mim o mais preparado comentador de jogos analógicos modernos - bordgames, cardgames - do Brasil. O ritmo de produção destes jogos, hoje globais, cresceu muito no mundo e no Brasil, e ficou um tanto caótico (como quase tudo no mercado). Tenho o mesmo sentimento do Lukita com relação a quase tudo relativo a consumo de mercadorias. Desejo tranquilidade, equilíbrio e felicidade pra ti Lucas Andrade.
Que gratificante assistir esse vídeo. Me acrescetou demais. Sou professor, colecoinardor de boardgames, comprador compulsivo e me vejo, num momento parecido com esse que passou. Muito obrigado!!
@@gramofonedebolso Grande Lukita! Tudo certo por aqui. Gratificação receber retorno seu. Continuo no hobbie, mas a chavinha virou depois de ver seu vídeo. Mais uma vez, gratidão por compartilhá-lo.
Não te conheço pessoalmente mas já te acompanho faz tempo. Esse vídeo mereceria demais um livro, pois é uma verdadeira lição de vida, sabedoria e sensatez. E falo em todos sentidos, não somente por meu hobby. Não dá para mensurar os parabens.
Parabéns por essa coragem de mergulho interior! Que fantástica jornada rumo à sua essência enquanto ser humano! Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua bela trajetória de vida e aprendizagem!
Olá .só agora em 2020 estou a ver o seu vídeo.muitos parabéns pela sinceridade è um vídeo que muita gente devia ver .eu própria iniciei os meus jogos há cerca de 6 anos mas não compro jogos complexos que saiba que não vão ver mesa ca em casa. Não compro jogos de guerra ou jogos muito complicados .muito obg de Portugal
Muito obrigado pelas palavras, Fernanda. Que bom que você já usa uma das regras mais importantes neste hobby: comprar jogos que são compatíveis com seu grupo de jogo ou com suas expectativas. Muitos jogadores/compradores saem comprando tudo o que veem!
Sempre foi um dos meus explicadores preferidos, e depois desse vídeo, deixou uma mensagem super especial. 👏🏻👏🏻👏🏻 Vale demais a reflexão, obrigado e sucesso!!!
Eu precisava muito desse video e ele apareceu na hora certa. So essa semana eu comprei Clash of Cultures, Age of Steam, 7 wonder arquitetos, 7 wonders duel e dixit odyssey. Em 2 meses minha coleção saiu de menos de 30 pra 45 e eu nao produzo conteúdo e pra piorar nao tenho um grupo que ama jogar assim. Logo, nao é toda semana que os jogos mais elaborados veem mesa. O que me frustra. Eu peguei o Francis Drake que foi seu em um leilão e nao sabia quem era Lukita. Agora eu sei e vi que você inclusive me ajudou através desse vídeo. Quero enxugar minha coleção pra ter o que me satisfaria em qualquer momento. E pra isso acho q eu preciso so de 30, talvez. Vou começar a dar meu jeito de reduzir essa coleção que muitas vezes nem vê mesa
Legal o seu relato, irmão. Fico feliz em saber que ajudei. Eu depois fiquei apenas com 10, passou-se um ano e não joguei nenhum deles, aí vendi tudo. Foquei em outros projetos e a vida seguiu. No futuro, quem sabe pegue uns 3 ou 4, mas será no momento certo para tal. Abraços analógicos.
Hoje estava muito reflexivo na minha vida. Das vontades e necessidades que tinha em mudar. Já tinha desistido de tudo. Suas palavras foram a inspiração e coragem que me faltava. Sei que o vídeo é antigo e te confesso que nem te conhecia. Achei seu vídeo por acaso na ludopedia. Mas acredito mesmo que Deus me direcionou pra isso. Muito obrigado!
Eu 2 anos depois assistindo esse vídeo! Percebi isso do acúmulo antes de entrar nos bgs, em menos de 1 ano no hobby já estou chegando próximo aos 70 jogos, nesse momento que assisto seu vídeo me deu um stalo também!
Vc será sempre lembrado no mundo dos BoardGames , nós temos uma gratidão eterna , siga seu caminho livre e faça dele oq mais te faça feliz , fique com Deus e um forte abraços analógicos 💗
Obrigado pelo carinho, irmão, mas devo avisar que não tenho nenhum vídeo sobre jogo nos planos futuros. Não descartei de vez, mas não está em meu foco no momento. Espero que entenda!
Estou vendo hoje pela primeira vez seu vídeo e está me fazendo refletir bastante... espero que tenha encontrado realmente seu equilíbrio e esteja se sentindo feliz consigo mesmo, acho que essa é a maior vitória! Abraços e Fique com Deus!
Todos os seus argumentos mostram que vc é realmente uma pessoa normal e inteligente. Foram excelentes as suas reflexoes e me fez realmente pensar os meus impulsos de comprar jogos. parabens, vc é um excelente comunicador
Vou te falar que tenho muitas boas lembranças disso tudo. Muitas conquistas e projetos legais! Mas tudo tem seu tempo e a vida agora me abriu nossos projetos e desafios. Grande abraço, irmão!
@@lucasmusicabrasileira378 espero, de verdade, que você cumpra tudo o que planejou fazer. Os seus vídeos me ajudaram bastante, principalmente no começo do hobby. Muito obrigado.
Lukita, só passando pra ressaltar que sua sensibilidade também é analógica! Sua mensagem transparece toda a humildade, amor e carinho de um educador. Sua mensagem plantou mais uma semente em um dos seus alunos indiretos. Obrigado.
Meus parabéns! Meus parabéns mesmo. Eu sempre fui assim. As pessoas não entendem mesmo, só que agora acredito que o senhor está buscando verdadeiramente a felicidade. Boa sorte, boa sorte mesmo!
Sua atitude é louvável Lukita. Nesse hobby temos muita impulsividade, muita compra sem necessidade e muito depósito de frustrações da nossa vida no ato da compra. O hobby pode ser ótimo, mas ele tem potencial de ser nocivo quando vira vício, quando é exagero. O hobby ajudou meu casamento a acabar. O hobby me tornou mais invejoso e pior, por causa da minha doença mental. Quando me desapeguei e entendi que o objetivo do hobby e outro muito mudou. Vendi muito, me afastei de muitos e deixei só o que importava. Meu Facebook tem 100 pessoas. Porque só quem tem alguma importância merece faze parte da nossa vida. Parabéns pelo processo de desapego no geral. Todos devíamos passar por isso, pra entender que são poucas as coisas que importam mesmo. Abraços!
Lucas Andrade é assim a vida né cara? Cada pessoa que conhecemos enfrenta uma batalha que a gente desconhece. Infelizmente, na nossa sociedade, é normal as pessoas julgarem umas às outras. Eu mesmo fiz demais isso no hobby e fora dele. Perdi amizades que faziam diferença na minha vida, como a do Pedrão, por causa do mal que o hobby me fazia naquela época. Mas é isso. A vida tem ciclos e cada um traz importantes aprendizados. Obrigado pelas palavras, meu querido. Sumi mas sempre acompanhei, de longe e das sombras, o seu sucesso e do Jack. Vocês são grandes pessoas. Forte abraço!
Lukita, você é uma pessoa muito querida por todos nós que amamos esse hobby. Tudo o que você falou resume-se a uma única palavra: Felicidade!!! Seja feliz! Os bons momentos são as únicas coisas que levamos em nossa vida. Parabéns pela coragem!!! Abraço!!!
Um dos melhores vídeos sobre saúde mental e real aproveitamento do que importa. Quanto mais se tem, quanto mais o espaço é ocupado, menos se aproveita. Estou fazendo isso com meus 600 jogos no Steam, que agora são 390 - e ainda acho muito. Pelos mesmíssimos motivos que tu falou no vídeo: muita culpa - ou jogar sem vontade. Acúmulo gera falta de foco. Muito bom mesmo.
Desculpe a demora em responder. Tenho algumas leituras na área. Não me considero um minimalista, mas tenho como um norte a seguir, e várias das práticas tento colocar em ação, principalmente sobre puxar o gatilho na compra de algo.
Lukita parabéns pelo esforço e dedicação, pensa na saúde mesmo. A vida de professor realmente não é fácil, mas com certeza você influência positivamente seus alunos com exemplo de honestidade e caráter.
Lukita, parabéns pela sua iniciativa de abordar sobre esse delicado assunto de consumismo em nosso meio boardgamer. Não tem idéia de como você me ajudou. Precisava ouvir isso, e ainda mais de você, um cara que sempre admirei. Felicidades e que Deus te abençoe.
Pois, meu amigo, considero esse vídeo o mais importante que fiz nestes quatro anos de RUclips! Saber que minha reflexão ajudou na escolha e na consciência das pessoas é extrema e verdadeiramente gratificante. Um grande abraço e que todos possamos viver com mais significado e paz. Ah! Abordarei este tema e suas variações novamente aqui no canal, ok?
Lukita somente tenho que dizer... Muito obrigado por este vídeo. Porque mostrou que temos que rever em que gastamos nosso tempo/dinheiro no dia dia e se esta sendo prazeroso. A vida passa muito rápido... Abraços.
Isso se chama coragem, é muito difícil ver esse tipo de problema, resolver e ainda abrir isso para os outros... Muito sucesso para e um ótimo recomeço, você merece.
Valeu, Bruno, quis abrir a discussão ao público justamente por ter uma certa "relevância" no mercado. Fiquei feliz em ver que muitos reavaliaram sua posições e chegaram às conclusões que mais cabem em cada caso particular.
Caiu um cisco no olho aqui. . sempre gostei muito de você e dos seus vídeos, sempre achei sensacional. Conheci muito do boardgame assistindo seus videos, aprendi muito e sou muito grato a isso. Aprendi muito com você...e agora nesse vídeo muito mais ainda. boardgame é um hobby bem caro e que realmente demanda muito tempo. As vezes não queremos ficar para trás acabamos comprando jogos pra estar caminhando junto com outras pessoas que nem conhecemos direito, só por esta na moda do jogo lançamento, ou por motivos mais fúteis ainda. Você é um grande comunicador com uma sabedoria genial. Fico feliz em saber que você ta bem. Você merece tudo de bom. Continue sempre por ai mudando a vida das pessoas ( pra melhor ) independente do assunto que seja :)
Parabéns lukita, você é um mestre acima de tudo, obrigado pelos videos, o soundboards e toda a sabedoria compartilhada. Estamos jogando o teu gloomhaven e ele tem um valor maior ainda principalmente depois do seu relato. Sucesso, tudo de bom e deus abençoe
Eu já era seu fã e agora sou mais ainda. Te considero o melhor youtuber em jogos de tabuleiro. Sua didática e produção de vídeos é inigualável. Muito obrigado.
Caramba, Miguel, que responsa! Fico lisonjeado, de coração! Saiba que o comentário que mais me toca é um obrigado! Receba agora meu obrigado pelo carinho! Grande abraço, querido!
Bem legal falar sobre o seu aspecto e processo pessoal, que é também compartilhável. Muitas pessoas devem se perguntar se não deveriam fazer o mesmo, sendo grande ou pequena a coleção.
Seu video foi esclarecedor sobre um aspecto importante que eu até comentei em um post sobre o scythe na Ludopedia. Meu primeiro jogo foi o Blood Rage. Comprei porque eu queria sair do vício que eu tinha em PC - eletrônicos em geral. Como eu possui os clássicos - Jogo da vida, Banco Imobiliário e War - quando era mais jovem, fui pesquisar sobre boardgames e me descobri nesse hobby. Me deparei com uma "AP" (os sábios entenderão) fortíssima: jogos que queria ter x jogos que poderia jogar. Então antes de virar um consumista sem critérios e acabar comprando somente para ter, coloquei na balança os jogos que realmente eu pudesse jogar. E nesse aspecto entram também meus filhos e minha mulher, pois o hobby envolve pessoas, e as primeiras pessoas que tem que ser felizes são as que fazem parte de minha família. Percebo, nos posts que leio na Ludopedia, pessoas que querem apenas "ter" o jogo e acabam por não jogar. Se satisfazem na compra e depois nada acontece. Hoje os jogos que entram na minha lista para adquirir são os que realmente vão vir mesa aqui em casa, e todos os que tenho - são poucos - são os que me dão prazer em jogar. Interessante é que as pessoas que introduzo no hobby acabam gostando pelo aspecto do prazer em me ver apresentá-las aos boardgames modernos, pois quero que elas tenham esse prazer também. E que tenhamos mais e mais pessoas jogando boardgames. Um hobby é mais que uma diversão: é uma maneira de propiciarmos prazer a nós mesmos e às pessoas que nos cercam.
Perfeita colocação, Thallys! Fico muito grato com cada comentário de compreensão que recebo, a decisão não foi tão simples, mas a cada dia vejo que foi a mais acertada. Tenho hoje uma relação muito mais saudável com meus passatempos, com meu trabalho, vida pessoal etc. Um grande abraço!
Quase 2 anos e meio depois, estou aqui vendo esse vídeo. E pra minha surpresa você também jogava no Chef na Van haha Foi la que comecei a jogar boardgames. Só não estou mais indo por causa da pandemia. Muito legal tudo isso que você falou, da pra aplicar com muita coisa no dia-a-dia. Tomara que hoje você esteja bem! Qualquer dia desses nos esbarramos no Chef na Van ou na Dragon's House então. valeu cara abraço
Fala Lukita, aqui é o @red_djow do instagram, acompanho vc desde o seu canal antigo e depois no Meeple Maniacs. Muito da evolução e do estudo meu dentro do hobby foi devido a seus comentários. Interessante que esse seu desapego veio na mesma época que o meu (guardando-se proporções de coleção). Fiquei sabendo depois da sua mudança e fiquei feliz em não ser o único. Comecei a ver as caixas se empilhando, jogos lacrados e outros nunca jogados. Fiquei muito agoniado e comecei a desapegar também e fiquei extremamente satisfeito, com uma coleção deliciosa. Depois comecei a passar pra outros ramos (vendi equipamentos musicais parados), esporte etc.
Justamente. E quando vc falou do calculo financeiro do negócio todo (que eu não tinha levado em consideração pro meu caso) fiquei ainda mais aliviado. Grande abraço e muito sucesso nessa nova entrada no hobby (e em vários outros)
Lucas, parabéns pela iniciativa. Eu escrevo sobre financiamento coletivo de BGs e não apoio um jogo sequer. Esse conceito de coleção e essa necessidade de gastar tempo e dinheiro em prol de ter coisas que não geram bem estar estão muito bem definidos na minha cabeça. Procuro viver muito bem com tudo o que tenho e estou feliz, embora ainda não esteja conseguindo cuidar da saúde como deveria. Ver este vídeo me deu novo ânimo para mudar certos hábitos que eu dizia não conseguir mudar, e até falei sobre isso com minha namorada hoje mais cedo. Muito obrigado, pois você me deu o incentivo que eu precisava para promover certas modificações na minha rotina. Um amplexo analógico!
Poxa, muito obrigado pelo feedback! Fico feliz em saber que ajudei em algo! Sabe que uma das promessas que eu havia feito a mim mesmo antes de sair do Meeple Maniacs era justamente não fazer mais vídeo de jogo em financiamento, pelo senso de urgência de compra que a campanha quer (e precisa) passar. Grande abraço, irmão!
@@gramofonedebolso Se ajudou! Ontem eu fiz uma livraria fechar uma hora mais tarde, pois estava matando a saudade. Finalmente vou começar a aprender a tocar baixo e voltarei a nadar. Pois é. Eu gostaria de passar a mensagem "não se sintam compridos a comprar" quando escrevo, pois hoje sou exatamente o oposto do comprador compulsivo. Para tirar dos meus ombros parte do peso, eu prefiro pensar que só estou traduzindo, e foi traduzindo um jogo do KS que eu entrei nessa brincadeira de forma séria. Espero ainda ter a oportunidade de voltar a traduzir jogos pois, além de ser algo que gosto, rende uns centavos e ajuda o pessoal. Hora de voltar à leitura. Abraço e bom domingo!
Esse lance de dar preferência pra filmes em vez de séries está acontecendo comigo já tem um tempo. Vontade de acompanhar eu até tenho as vezes, mas ai quando vejo que vai "render" várias temporadas...
Salve Lukita... só vi seu vídeo quase um ano depois de gravado. Cara, fantástico. Dá vontade de usar seu vídeo em palestras de auto-ajuda.. .rs... entendo perfeitamente o que pensa. Todo video de jogo que assisto e gosto já quero comprar, mesmo não podendo. Já havia parado pra pensar a um tempo sobre o assunto mas depois que vi seu video por inteiro, vi que estava no caminho certo. Seu video é bem esclarecedor e fico realmente feliz com sua decisão e tenho certeza de que todos gostam de você pensam o mesmo. Abraços.
Adorei seu depoimento, Lukita! Parabéns pela coragem de mudar e de dividir essa mudança com a gente. Venho pensando muito ultimamente neste tema, "colecionismo", porque me sinto incomodada com a dificuldade de jogar o que já tenho na estante. Estou lendo atualmente o livro "Vida para Consumo", do Zygmunt Bauman, que abriu muito meu olhar para esta questão. Abraços!!
Caramba, acompanho seu trabalho no youtube desde o início, me identifico com muitas coisas que você falou, não chego nem perto do tanto que você entrou de cabeça nesse mundo, mas sou viciado em vícios, e só não entupi um quarto com jogos porque não tinha dinheiro... Sou professor também, e lido com esses problemas de saúde mental e física da profissão. Sua atitude é louvável, e um exemplo pra mim, que também estou voltando aos filmes clássicos (cults) em detrimento das séries... é curioso como não estamos tão sozinhos assim...
Parabéns, Lukita! Sábia decisão! A idéia de coleção por vezes é muito tóxica. Tá muito relacionada com apego e esse traz sofrimento. Grande abraço de um tbm jogador e não mais colecionador aqui de Uberlândia-MG
Peguei repulsa ao nome coleção! Meu amigo, como mudei em tão pouco tempo! Quando bateu a sensação de sufocamento foi questão de semanas para ter de me livrar de quase tudo! Grande abraço!
Caramba Lukita, você não sabe o quanto me identifiquei com a sua atitude. Já passei pelo mesmo, quando colecionava DVDs e Blu-rays. Após um certo tempo no hobby me deparei com uma encruzilhada, ao perceber que os jogos estavam se tornando os novos dvds/blu-rays hehe Hoje tenho apenas o Guerra do Anel, A Batalha dos Cinco Exércitos, Zombicide, Eldritch Horror e Guerra dos Tronos. E jogo todos eles bastante. Se eu já sentia que estava perdendo tempo e dinheiro com os DVDs, percebendo que nunca iria conseguir assistir tudo, imagina com os Board Games. E se foi difícil pra mim, me desfazer dos discos, imagine pra você que tem uma relação tão grande com o hobby. Fico muito feliz em você ter tomado essa atitude de forma tão serena e decidida. Tenha certeza, e afirmo por experiência própria, de que a sua vida vai ter um ganho de produtividade e qualidade absurdos! Um grande abraço e sucesso!
Lukita. Acompanho o meeplemaniacs há mais ou menos uns 6 meses, tenho somente o Puerto Rico comprado na boa e velha Americanas (além de coisas basiconas de crianças como Monopoly, trilha, gamão, ludo, etc...), mas jogava boards em Niterói RJ, onde tem um pub/ludoteca e estava me inspirando a comprar alguns jogos a mais. Vendo os duelíssimos vi que tu joga com a Caríssima e a minha situação é semelhante, jogo com minha esposa somente (mesmo o Puerto Rico), e não queria empilhar jogos que não jogarei, então esse teu depoimento foi muito esclarecedor e empolgante para adquirir jogos pontuais e que com certeza verão mesa. Parabéns pela quebra de um Status Quo que muitos não tem coragem de quebrar. Sucesso e abraços analógicos....
Muito legal o movimento que você fez! Importante essa coragem, quando o hobby deixa de trazer alegria é hora de repensar. Eu mesmo só vi agora seu vídeo porque parei de acompanhar os reviews devido a outras prioridades. Algo que sempre me intriga era como você e outros donos de canal arrumam tanto tempo, está meio explicado que esse tempo não existe. Sucesso sempre!
Oi Lukita, o grande Mujica , ex presidente uruguaio, diz exatamente isto gastamos muito tempo de vida para ganhar dinheiro e consumir mas esquecemos que a única coisa que o dinheiro não compra é o tempo de vida que gastamos para obtê-lo, abraço
Uma pena. Deve ter brigado com a mulher. Já fiz esse tipo de coisa. Eu estava afastado não sabia dessa ... Não tenho palavras. Só aviso uma coisa, eu já baixei tudo oq foi produzido no RUclips incluindo lukita e guardei. Tá na nuvem, ninguém me tira. Eu posso acessar e assistir a qualquer momento depois que apagarem. Depois dessa atitude eu não duvido que ele vá apagar tudo e querer mudar etc e apagar tudo. Vai ser tarde eu tenho tudo guardado. Pelo menos para mim curtir. Não tem papo melhor que os papos que envolvem lukita. Eu dou risadas, são piadas nerds e inteligentes. Que pena de verdade. Tomara que volte pra mulher. Ou acha outra.
Fala, querido. Lukita aqui! Não briguei com a mulher, não! Hehehe! Pelo contrário, estamos juntos até hoje, firmes e fortes. Ela é minha grande apoiadora e parceira. Poxa, baixou tudo, foi? Trabalhão, irmão. Muito grato pelo carinho. Estou mexendo com música agora, retomando isso depois de muitos anos. Qualquer coisa, pinta lá no Insta, é lucasmusicabrasileira a conta e trocamos uma ideia. Lá estou mais atuante! Grande abraço!!!
Olha, Luis, a ideia é traspor boa parte do conteúdo do canal em áudio, mas isto ainda vai levar umas semanas, pois estou agora na pré-produção de outros programas, beleza?
@@gramofonedebolso obrigado pela resposta. Converti eu mesmo e já ouvi. Gostava que houvesse uma mais recente pois na altura ainda era o plano estar a 100% no meeple maniacs, e gostava de ouvir como foi de Abril até agora. Mas se fores gravar, faz já também em áudio de raiz :) Abraço de Sintra!
Nossa Lukita. Se antes te admirava.. depois desta incrível reflexão...Te admiro ainda mais. Tb compro algumas coisas por comprar.. Já estou melhorando. Sou aquele tipo de pessoa que para alguns soa antiquada..Mas prefiro escrever uma carta...visitar alguém a mandar sms..abraçar à apertar a mão..falar eu te amo..quando estiver com vontade.. em fim...se eu mesma por simplesmente ser assim.. não por ngm. Sou uma pessoa que te admira e respeita seu trabalho. Bjooo e me interessa (se ainda tiver) algo sobre música clássica.
Muito obrigado. Esse lance de consumir com consciência, de buscar uma vida com mais significado é um processo diário. Todo dia uma conquista e um aprendizado.
Lukita, bela iniciativa, parabéns pela força de chegar nessa decisão e cumprí-la. Show demais! :-) E agora fiquei curioso pra saber como ficou sua coleção, você vai compartilhar em algum lugar? Abraço
Minha coleção quando começou a ir para jogos muito epicos eu virei ela, alguns jogos como o Lisboa mesmo que eu achei legal d+ e até mesmo o Feast for Odim não peguei por que sabia que ia ficar aqui parado sem jogar, mas hj to pegando jogos menores e mais rápidos, principalmente abstratos por que sei que esses vou conseguir jogar, mas mesmo assim, parei de cruzar jogos com a coleção de outros amigos, Fotossintese mesmo pensei nossa vou pegar pq o preço tá bom, mas um amigo já tem e vamos custar a jogar ele mais de 1 vez no mês então nem preferi pegar
Torcendo aqui pra que eles voltem! São de longe os melhores vídeos de explicação do RUclips. Amanhã vou jogar um kanban e deu até preguiça agora que eu não encontro teu vídeo :(
Falei com o Jack, ele deixou como não listado, muito comentário recente que ele não tem como gerenciar. Ele vai deixar disponível por um tempo, até eu quero salvar alguns, não tenho todos comigo, hehe!
Só te peço e acho que é a vontade de todos que já te assistiram ou conversaram contigo , que não largue esse talento enorme e esse trabalho em prol do hobbie que vc conseguiu desenvolver.
Não me considero uma colecionadora, os jogos que tenho não foram comprados por impulso (talvez as três expansões de carcassonne sim 😊) procurei ver vídeos e saber se fazia meu estilo ou não antes de comprar, mas ainda assim dentre os 65 jogos que tenho, 14 ainda não viram mesa, dois deles (máfia e brasilis da Galápagos) foram comprados há quase dez anos, ano passado comprei o Alhambra na pré venda, ainda está na loja lúdica aguardando alguns lançamento deste ano (leia-se Rebellion) para ser entregue, este ano eu ainda não joguei nenhuma partida por falta de tempo, assistir seu desabafo me fez pensar em todo o dinheiro já investido, agora estou me sentindo péssima 😭
Bom, a intenção não era essa, hehehe! Mas o meu basta foi quando eu estava me sentindo péssimo também pelo espaço que acabara, pelo dinheiro parado nas estantes e pelos compromissos e outros interesses que impediam o aproveitamento ideal daquilo tudo. Tanto que vendi quase tudo muito rapidamente e a mudança de mentalidade se espalhou para outras áreas da minha vida. A intenção, Eveli, é que você pense em sua prática atual e se achar posteriormente, com calma, que está ok com suas possibilidades e necessidades, beleza. Senão, hora de mudar o foco e a prioridade da coleção. Mas tudo isso é muito pessoal, preocupo-me sempre em tocar neste ponto!
Memorável esse vídeo. que bom que percebeu isto Lucas. eu, diferente de tu, sempre tive um "hobbie" por eliminar pessoas em redes sociais. em jogos, de tabuleiro, não sonho com coleções gigantescas assim. Infelizmente, penso que vc não continuara junto com o Jack, acho uma pena, mas acompanherei ambos, respeitando os dois. Tu realmente ta mais bonito mesmo. Felicidades cara!! quero te encontrar um dia e dar-lhe um abraço. boas energias! a voz de vcs dois marcaram uma fase da minha vida. música clássica S2, vende não. da pra tocar sempre, hehe. tomando um banho, em momentos a sós consigo mesmo sabe?! É tão bom.... mas sei la qto vc tem neh? rs. eu fico só no RUclips mesmo. Gymnopedie gosta? Eu amo. me alonguei
Um abraço analógico, vamos anotar isso em nossas listas! Quanto aos clássicos, voltei para valer, tanto que será um dos tópicos aqui do canal, e curto Erik Satie, sim! :D
Lukita acho que preciso de uma consultoria rápida, cheguei nesse momento agora que atingi 40 jogos, foi até que cedo! kk Porem estou tentando vender alguns para reciclar passando para frente o que não estou usando com minha família. E estou tentando fazer uma troca por outros que podem ser interessantes sem precisar comprar outros. Mas vender não esta fácil, onde você iniciou os anúncios? Leilões com baixo valor no Ludopedia? como voce conseguiu fazer isso tão rápido? Valeu e parabens, voce foi um divisor de aguas para muitos "viciados" que precisam parar para pensar fora da caixa.
Volta com o onboard! Mas faz agora jogando para se divertir. Se tiver 1000 partidas do mesmo jogo e daí? Como você colocou, será para mostrar os boardgames como eles são. Comecei faz um ano e sempre achei estranho chamarem de hobby, coleção etc. Isso é estranho. Jogo é para ser jogado, se vira coleção, não necessariamente implica ser jogado, mas sim estar na "coleção". Tenho menos de 20 e todos são muito bem jogados! E como o jogo é meu, mudo regra, crio (não disponibilizo) expansões, compro miniaturas para substituir os tiles etc. Como disse o jogo é meu e se me divirto assim, quem vai dizer que estou errado? Jogo como quiser! Todo esse processo criativo me diverte tanto quanto jogar. Descobri nos boardgames a possibilidade de "criar"! Algo que é impossível nos jogos digitais! Força e parabéns pela atitude, se te fez bem, é o que vale!
Isso aí, Rafael, você tem o direito de se relacionar com o produto como entender. Qual ao OnBoard, não quero assumir compromisso de grupo etc. Minha relação com o hobby e agora com o RUclips será muito mais branda e recreativa. Mas de quando em vez apresentarei jogos aqui. Abraços!
Sempre fui teu fã. Creio que ainda mais. Sabias reflexões. Faz pensar, em todas as áreas, quando o amor sufoca? Qual o limite entre o saudável e o exagero? Parece que quando as pessoas se tornam públicas e tem muitos fãs, estes se consideram meio que donos de seus ídolo. Entendo o prevalecer do Lucas Andrade sobre o Lukita, lógico que fico um pouco triste quanto fã, mas enquanto ser humano entendo, respeito e parabenizo a atitude. Afinal, jogos de tabuleiro, ou qualquer hobby, deve ser para alegria e diversão. PARABÉNS. Espero um dia encontra-lo pessoalmente já que também sou barriga verde. Abração
Muito obrigado, Tiago! Bom, acho que você já percebeu que não sumirei, meu canal aqui já está em funcionamento e em fase de pré-produção dos programas. Estou muito feliz depois de pensar em muitas coisas como disse no vídeo e em um novo processo de valorização do que é importante. Você é de qual município?
Opa Lukita ! Tudo bem ! Não estou encontrando mais seus vídeos no Meeple Maniacs. Você resolveu sair de vez devido as mudanças mencionadas no vídeo ou nesse momento é só uma pausa mesmo ?
Bom dia lukita, que pena que voce saiu do meeple maniacs, com certeza o processo de desapego dos jogos impactou nas empresas de board games, coisa que nao diz respeito as empresas, porem o mercado parece que pensa que o consumidor é besta, também acredito que mesmo uma pessoa se desfazendo dos jogos como vc fez nao influencia nas vendas pois como vc mesmo disse, é uma coisa pessoal e para o bem estar, acredito que o mercado ira perder com a sua ausência, espero que volte logo com conteúdo no meeple maniacs ou em qualquer outro canal, abraços analógicos lukita.
Lukita, parabéns pelo desapego, nosso tempo é um "bem" muito precioso mesmo. Preciso aproveitar melhor o tempo com os amigos jogando, pois estou mais na compra q jogando. Mas pq vc achou necessário sair do meeple maniacs ? Vc e o Jack tem uma sintonia tão boa, e o canal só estava crescendo, vc não viu a possibilidade de associar essa nova fase ficando no canal do meeple maniacs?
Olha, falando no geral, eu não estava mais confortável com uma imagem que eu passava, mesmo que involuntariamente, de consumo, afinal sendo entusiasta do meio, querendo jogar/comprar tudo era isso que transmitia. Quando eu repensei meu hábito neste hobby, esta postura começou a me incomodar, sabe? Além disso, estava querendo falar de outras coisas e tocar outros projetos, eu nunca me sentiria à vontade em fazer uma live musical com uma fila gigante de jogos a gravar, ainda mais recebendo apoio financeiro dos assinantes. Perco uma grana mensal, mas vivo conforme o que hoje acredito e me faz mais feliz.
@@gramofonedebolso obrigado pela resposta, vc acaba sendo uma inspiração pra nós, já estou inscrito no seu canal e qdo der tem q fazer uns Crossover com o Jack... hehehe.... Abraços
Eu noto que na verdade voce parece estar com problema pra aceitar a vida adulta Sim vc trabalha e o tempo nao volta faz parte do envelhecimento do ser humano . Realmente voce tem que dar preferencias para algumas coisas nao da para voce ter muitos hobbys ja que voce nao vai conseguir fazer com afinco tudo que voce tem.interesse e na intensidade que voce quer Se eu pudesse te dar um conselho e ,nao veja como uma.critica ,eu procuraria ajuda psicologica uma vez que muitos dos problemas.que voce relata nada mais sao do que voce se ajustar ao mundo que voce vive
O vídeo fala sobre as motivações que me fizeram desapegar de 90% da minha coleção de jogos, além de outras coisas. Um relato sobre algumas ações que adotei para buscar um consumo mais consciente, não apenas das coisas tangíveis, mas também do tempo. Apenas percebi que não precisava possuir um alto padrão de consumo para ter um hobby. Percebi que não preciso atender nenhum padrão intelectual, financeiro, físico ou cultural para aproveitar a vida. Acredito que isto tudo é uma boa evidencia de aceitação da vida adulta. O que seria aceitar a vida adulta para você? Assumir responsabilidades? Ter controle emocional? Ser bem sucedido? Acumular vivências? O que é ajustar ao mundo que você vive? Pergunto com sinceridade...
Lukita, identifiquei-me muito com a mensagem do vídeo, Neste hobby é dificil resistir ao consumo. Há jogos antigos que merecem ser jogados e a indústria está a lançar títulos novos cada vez mais interessantes. A "coisa" deixa de fazer sentido quando avaliamos uma compra pelo factor rejogabilidade mas depois jogas o jogo 1 ou 2 vezes e segues para o próximo título. Já estive nesse lugar mas quero fugir daí também. Eu discordo do Guilherme quando ele comenta que é problema para aceitar a vida adulta. Diria que é o contrário. É uma catarse da constatação da vida adulta e do pouco tempo que há para fazer tanta coisa que se quer, quando há vontade de viver uma vida com significado. A coisa complica ainda mais quando há filhos. Não sei se tens filhos ou se tens planos para isso mas aí então, a tua noção do que é realmente IMPORTANTE muda da noite para o dia. Claro que não deixas de gostar de jogar, mas as prioridades ficam mais claras. Um "capitulo" do video que foi abordado de leve mas que tem toda a importância é o uso das redes sociais. Esses hábitos são os maiores ladrões da nossa atenção. Eu já tirei Facebook do telemóvel e já notei muita diferença. NUNCA quero perder o hábito da leitura, dos jogos e ouvir música faz parte do meu ADN não dá mesmo para perder esse hábito e ouço muito no carro. Acredito que esse desapego é importante mas não pense agora que por fazer review está a influenciar gente a comprar e então é melhor deixar. Cabe a cada um fazer essa gestão e chegar a essa conclusão. E há gente que gosta de ter 300 jogos só porque sim e há males piores no mundo... Um abraço de Portugal.
Este vídeo não é apenas esclarecedor, ele é educativo, portanto libertador. Lukita, para mim o mais preparado comentador de jogos analógicos modernos - bordgames, cardgames - do Brasil. O ritmo de produção destes jogos, hoje globais, cresceu muito no mundo e no Brasil, e ficou um tanto caótico (como quase tudo no mercado). Tenho o mesmo sentimento do Lukita com relação a quase tudo relativo a consumo de mercadorias. Desejo tranquilidade, equilíbrio e felicidade pra ti Lucas Andrade.
Muito obrigado, querido. Mensagem muito carinhosa. Muita luz e tranquilidade para nós todos. Como estão as coisas por aí?
Fantástico vídeo, virou até verbo.. lukitando!
Não é? Agora tô imortalizado, hehehe!
Que gratificante assistir esse vídeo. Me acrescetou demais. Sou professor, colecoinardor de boardgames, comprador compulsivo e me vejo, num momento parecido com esse que passou. Muito obrigado!!
Salve, querido. Desculpe a demora. Como estão as coisas aí?
@@gramofonedebolso Grande Lukita! Tudo certo por aqui. Gratificação receber retorno seu.
Continuo no hobbie, mas a chavinha virou depois de ver seu vídeo. Mais uma vez, gratidão por compartilhá-lo.
@herbertbarros6971 É o famoso "aprecie com moderação", hehe.
Parabéns pelo vídeo. Dicas que se aplicam em diversas áreas de nossas vidas!
Desculpe a demora em responder. Que bom que gostou, Franklin. Fico feliz! Grande abraço!
Não te conheço pessoalmente mas já te acompanho faz tempo. Esse vídeo mereceria demais um livro, pois é uma verdadeira lição de vida, sabedoria e sensatez. E falo em todos sentidos, não somente por meu hobby. Não dá para mensurar os parabens.
Desculpe a demora em responder, José! Muito grato pelas suas palavras! De coração!
Parabéns por essa coragem de mergulho interior! Que fantástica jornada rumo à sua essência enquanto ser humano! Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua bela trajetória de vida e aprendizagem!
Olá .só agora em 2020 estou a ver o seu vídeo.muitos parabéns pela sinceridade è um vídeo que muita gente devia ver .eu própria iniciei os meus jogos há cerca de 6 anos mas não compro jogos complexos que saiba que não vão ver mesa ca em casa. Não compro jogos de guerra ou jogos muito complicados .muito obg de Portugal
Muito obrigado pelas palavras, Fernanda. Que bom que você já usa uma das regras mais importantes neste hobby: comprar jogos que são compatíveis com seu grupo de jogo ou com suas expectativas. Muitos jogadores/compradores saem comprando tudo o que veem!
Sempre foi um dos meus explicadores preferidos, e depois desse vídeo, deixou uma mensagem super especial. 👏🏻👏🏻👏🏻
Vale demais a reflexão, obrigado e sucesso!!!
Desculpe a demora em responder. Valeu demais, Aurelio. Grande abraço!
Eu precisava muito desse video e ele apareceu na hora certa. So essa semana eu comprei Clash of Cultures, Age of Steam, 7 wonder arquitetos, 7 wonders duel e dixit odyssey. Em 2 meses minha coleção saiu de menos de 30 pra 45 e eu nao produzo conteúdo e pra piorar nao tenho um grupo que ama jogar assim. Logo, nao é toda semana que os jogos mais elaborados veem mesa. O que me frustra. Eu peguei o Francis Drake que foi seu em um leilão e nao sabia quem era Lukita. Agora eu sei e vi que você inclusive me ajudou através desse vídeo. Quero enxugar minha coleção pra ter o que me satisfaria em qualquer momento. E pra isso acho q eu preciso so de 30, talvez. Vou começar a dar meu jeito de reduzir essa coleção que muitas vezes nem vê mesa
Legal o seu relato, irmão. Fico feliz em saber que ajudei. Eu depois fiquei apenas com 10, passou-se um ano e não joguei nenhum deles, aí vendi tudo. Foquei em outros projetos e a vida seguiu. No futuro, quem sabe pegue uns 3 ou 4, mas será no momento certo para tal. Abraços analógicos.
Fiz o mesmo com meus livros, doei 70%, e vou comprar o mínimo daqui pra frente. Agora quero cuidar da minha saude mental.
Fico feliz pelo seu processo. Obrigado por compartilhar.
Hoje estava muito reflexivo na minha vida. Das vontades e necessidades que tinha em mudar. Já tinha desistido de tudo. Suas palavras foram a inspiração e coragem que me faltava. Sei que o vídeo é antigo e te confesso que nem te conhecia. Achei seu vídeo por acaso na ludopedia. Mas acredito mesmo que Deus me direcionou pra isso. Muito obrigado!
Desculpe a demora em responder. Muito grato pelas palavras! Como estão as coisas depois destes sete meses?
Grande lição de vida. Obrigado Lukita! Sucesso pra vc e continue com equilíbrio e sabedoria fazendo aquilo que vc ama
Muito obrigado, Marcos! Sucesso para nós e que ele represente ganhos em muitos aspectos da vida! Grande abraço, irmão!
Eu 2 anos depois assistindo esse vídeo! Percebi isso do acúmulo antes de entrar nos bgs, em menos de 1 ano no hobby já estou chegando próximo aos 70 jogos, nesse momento que assisto seu vídeo me deu um stalo também!
Poxa, sei exatamente como é. Esse hobby vicia! Tanto que em meus últimos vídeos comecei a colocar alertas sobre isso. Muita gente não gostou, hehe!
Vc será sempre lembrado no mundo dos BoardGames , nós temos uma gratidão eterna , siga seu caminho livre e faça dele oq mais te faça feliz , fique com Deus e um forte abraços analógicos 💗
Gratidão tenho eu por todo o carinho que cada um de vocês tem por mim! Grande abraço analógico, irmão!
Parabéns pela coragem.
Mesmo fazendo falta, respeito sua decisão e espero seu eventual retorno.
Obrigado, Pedro, eu vou seguir aqui com meu canal pessoal com assuntos diversos...
Sinto sua falta.. suas analises, suas regras!!
Obrigado pelo carinho, irmão, mas devo avisar que não tenho nenhum vídeo sobre jogo nos planos futuros. Não descartei de vez, mas não está em meu foco no momento. Espero que entenda!
Estou vendo hoje pela primeira vez seu vídeo e está me fazendo refletir bastante... espero que tenha encontrado realmente seu equilíbrio e esteja se sentindo feliz consigo mesmo, acho que essa é a maior vitória! Abraços e Fique com Deus!
Isso realmente me fez refletir muito.
Refletir sempre é bom, meu amigo!
Todos os seus argumentos mostram que vc é realmente uma pessoa normal e inteligente. Foram excelentes as suas reflexoes e me fez realmente pensar os meus impulsos de comprar jogos. parabens, vc é um excelente comunicador
Muito obrigado, Renato. Fico feliz que o vídeo tenha sido útil de alguma forma. Grande abraço!
Bons tempos do hobby...
Vou te falar que tenho muitas boas lembranças disso tudo. Muitas conquistas e projetos legais! Mas tudo tem seu tempo e a vida agora me abriu nossos projetos e desafios. Grande abraço, irmão!
@@lucasmusicabrasileira378 espero, de verdade, que você cumpra tudo o que planejou fazer. Os seus vídeos me ajudaram bastante, principalmente no começo do hobby. Muito obrigado.
Lukita, só passando pra ressaltar que sua sensibilidade também é analógica! Sua mensagem transparece toda a humildade, amor e carinho de um educador. Sua mensagem plantou mais uma semente em um dos seus alunos indiretos. Obrigado.
muito bom esta live, espero ver mais.... sucesso pra ti.
Valeu, Ricardo! Abordarei outros tópicos nesta série de vídeos!
Meus parabéns! Meus parabéns mesmo. Eu sempre fui assim. As pessoas não entendem mesmo, só que agora acredito que o senhor está buscando verdadeiramente a felicidade. Boa sorte, boa sorte mesmo!
Muito grato, Rogério! Aprendi que isso é um processo e cada dia é uma busca para uma vida mais saudável e feliz em todos os aspectos! Grande abraço!
Sua atitude é louvável Lukita. Nesse hobby temos muita impulsividade, muita compra sem necessidade e muito depósito de frustrações da nossa vida no ato da compra.
O hobby pode ser ótimo, mas ele tem potencial de ser nocivo quando vira vício, quando é exagero.
O hobby ajudou meu casamento a acabar.
O hobby me tornou mais invejoso e pior, por causa da minha doença mental.
Quando me desapeguei e entendi que o objetivo do hobby e outro muito mudou.
Vendi muito, me afastei de muitos e deixei só o que importava. Meu Facebook tem 100 pessoas. Porque só quem tem alguma importância merece faze parte da nossa vida.
Parabéns pelo processo de desapego no geral.
Todos devíamos passar por isso, pra entender que são poucas as coisas que importam mesmo.
Abraços!
Lucas Andrade é assim a vida né cara? Cada pessoa que conhecemos enfrenta uma batalha que a gente desconhece.
Infelizmente, na nossa sociedade, é normal as pessoas julgarem umas às outras. Eu mesmo fiz demais isso no hobby e fora dele. Perdi amizades que faziam diferença na minha vida, como a do Pedrão, por causa do mal que o hobby me fazia naquela época.
Mas é isso. A vida tem ciclos e cada um traz importantes aprendizados.
Obrigado pelas palavras, meu querido. Sumi mas sempre acompanhei, de longe e das sombras, o seu sucesso e do Jack. Vocês são grandes pessoas.
Forte abraço!
Bela colocação do chico muito bom isso mesmo
Lukita, você é uma pessoa muito querida por todos nós que amamos esse hobby. Tudo o que você falou resume-se a uma única palavra: Felicidade!!! Seja feliz! Os bons momentos são as únicas coisas que levamos em nossa vida. Parabéns pela coragem!!! Abraço!!!
ele é meu professor kakaka
Um dos melhores vídeos sobre saúde mental e real aproveitamento do que importa. Quanto mais se tem, quanto mais o espaço é ocupado, menos se aproveita. Estou fazendo isso com meus 600 jogos no Steam, que agora são 390 - e ainda acho muito.
Pelos mesmíssimos motivos que tu falou no vídeo: muita culpa - ou jogar sem vontade. Acúmulo gera falta de foco. Muito bom mesmo.
Muito obrigado pelo feedback, Deivid! Repensar TODAS as nossas práticas e hábitos é fundamental!
Como você fez pra diminuir a quantidade de jogos na steam? Pensei que eram intransferíveis.
Esse vídeo só mostra como você é um cara lúcido, orientado e que sempre se preocupa muito com o hobby. Parabéns irmão !
Poxa, muito grato pelo carinho, meu amigo!
Procure um pouco sobre "minimalismo".
Desculpe a demora em responder. Tenho algumas leituras na área. Não me considero um minimalista, mas tenho como um norte a seguir, e várias das práticas tento colocar em ação, principalmente sobre puxar o gatilho na compra de algo.
Lucas! O meu maior respeito!
Ulala! Grata eu por ter uma resposta sua!! Que honra :) Obrigada aqui de Portugal e do meu humilde canal :)
Lukita parabéns pelo esforço e dedicação, pensa na saúde mesmo. A vida de professor realmente não é fácil, mas com certeza você influência positivamente seus alunos com exemplo de honestidade e caráter.
Muito obrigado, Francisco!
Lukita, parabéns pela sua iniciativa de abordar sobre esse delicado assunto de consumismo em nosso meio boardgamer. Não tem idéia de como você me ajudou. Precisava ouvir isso, e ainda mais de você, um cara que sempre admirei. Felicidades e que Deus te abençoe.
Pois, meu amigo, considero esse vídeo o mais importante que fiz nestes quatro anos de RUclips! Saber que minha reflexão ajudou na escolha e na consciência das pessoas é extrema e verdadeiramente gratificante. Um grande abraço e que todos possamos viver com mais significado e paz. Ah! Abordarei este tema e suas variações novamente aqui no canal, ok?
Lukita somente tenho que dizer... Muito obrigado por este vídeo. Porque mostrou que temos que rever em que gastamos nosso tempo/dinheiro no dia dia e se esta sendo prazeroso. A vida passa muito rápido... Abraços.
Passa mesmo, meu irmão. Fico muito feliz em saber que fui útil. Um grande abraço!
Disse tudo
Isso se chama coragem, é muito difícil ver esse tipo de problema, resolver e ainda abrir isso para os outros... Muito sucesso para e um ótimo recomeço, você merece.
Valeu, Bruno, quis abrir a discussão ao público justamente por ter uma certa "relevância" no mercado. Fiquei feliz em ver que muitos reavaliaram sua posições e chegaram às conclusões que mais cabem em cada caso particular.
Lukita... Como está sua coleção após esse tempo todo? Um forte abraço.
Caiu um cisco no olho aqui.
. sempre gostei muito de você e dos seus vídeos, sempre achei sensacional.
Conheci muito do boardgame assistindo seus videos, aprendi muito
e sou muito grato a isso.
Aprendi muito com você...e agora nesse vídeo muito mais ainda.
boardgame é um hobby bem caro
e que realmente demanda muito tempo. As vezes não queremos ficar para trás
acabamos comprando jogos pra estar caminhando junto com outras pessoas que nem
conhecemos direito, só por esta na moda do jogo lançamento, ou por motivos mais fúteis ainda.
Você é um grande comunicador com uma sabedoria genial. Fico feliz em saber que você ta bem. Você merece tudo de bom. Continue sempre por ai mudando a vida das pessoas ( pra melhor ) independente do assunto que seja :)
Ainda no aguardo do vídeo sobre minimalismo...feliz 2019, felicidades.
Lukita você tinha que ter seguido seu sonho, trabalhar com board game e sair do seu emprego, fazer o que gosta, você sempre será um ícone nessa área.
Obrigado, na verdade, o mercado de jogos me saturou também. É como empurrar mais comida para quem está cheio, hehe!
Parabéns lukita, você é um mestre acima de tudo, obrigado pelos videos, o soundboards e toda a sabedoria compartilhada. Estamos jogando o teu gloomhaven e ele tem um valor maior ainda principalmente depois do seu relato. Sucesso, tudo de bom e deus abençoe
Parabéns pela iniciativa e pela mensagem. Forte abraço meu caro amigo!!
Beleza de vídeo estou entrando no hobby vc já vendeu todos ou tem mais e como faço para comprar
Eu já era seu fã e agora sou mais ainda. Te considero o melhor youtuber em jogos de tabuleiro. Sua didática e produção de vídeos é inigualável. Muito obrigado.
Caramba, Miguel, que responsa! Fico lisonjeado, de coração! Saiba que o comentário que mais me toca é um obrigado! Receba agora meu obrigado pelo carinho! Grande abraço, querido!
Bem legal falar sobre o seu aspecto e processo pessoal, que é também compartilhável. Muitas pessoas devem se perguntar se não deveriam fazer o mesmo, sendo grande ou pequena a coleção.
E não quis em momento algum catequizar, por exemplo, acho salutar que cada um analise seus hábitos em tudo.
Seu video foi esclarecedor sobre um aspecto importante que eu até comentei em um post sobre o scythe na Ludopedia.
Meu primeiro jogo foi o Blood Rage. Comprei porque eu queria sair do vício que eu tinha em PC - eletrônicos em geral. Como eu possui os clássicos - Jogo da vida, Banco Imobiliário e War - quando era mais jovem, fui pesquisar sobre boardgames e me descobri nesse hobby.
Me deparei com uma "AP" (os sábios entenderão) fortíssima: jogos que queria ter x jogos que poderia jogar. Então antes de virar um consumista sem critérios e acabar comprando somente para ter, coloquei na balança os jogos que realmente eu pudesse jogar. E nesse aspecto entram também meus filhos e minha mulher, pois o hobby envolve pessoas, e as primeiras pessoas que tem que ser felizes são as que fazem parte de minha família.
Percebo, nos posts que leio na Ludopedia, pessoas que querem apenas "ter" o jogo e acabam por não jogar. Se satisfazem na compra e depois nada acontece.
Hoje os jogos que entram na minha lista para adquirir são os que realmente vão vir mesa aqui em casa, e todos os que tenho - são poucos - são os que me dão prazer em jogar.
Interessante é que as pessoas que introduzo no hobby acabam gostando pelo aspecto do prazer em me ver apresentá-las aos boardgames modernos, pois quero que elas tenham esse prazer também. E que tenhamos mais e mais pessoas jogando boardgames.
Um hobby é mais que uma diversão: é uma maneira de propiciarmos prazer a nós mesmos e às pessoas que nos cercam.
Perfeita colocação, Thallys! Fico muito grato com cada comentário de compreensão que recebo, a decisão não foi tão simples, mas a cada dia vejo que foi a mais acertada. Tenho hoje uma relação muito mais saudável com meus passatempos, com meu trabalho, vida pessoal etc. Um grande abraço!
Valeu!
Muito bom Lukita , parabéns !!!
Muuuito obrigado!
Parabéns amigo. Sucesso na sua jornada. Sempre acompanho seus projetos desde o "Papo da coruja". 😘
Grande irmão! Sei muito bem disso e valorizo demais todo essa carinho! Um imenso abraço!
Quase 2 anos e meio depois, estou aqui vendo esse vídeo. E pra minha surpresa você também jogava no Chef na Van haha Foi la que comecei a jogar boardgames. Só não estou mais indo por causa da pandemia.
Muito legal tudo isso que você falou, da pra aplicar com muita coisa no dia-a-dia. Tomara que hoje você esteja bem!
Qualquer dia desses nos esbarramos no Chef na Van ou na Dragon's House então. valeu cara abraço
Fala, vizinho! Desculpe a demora em responder. Estou bem, sim, querido, muito obrigado! Grande abraço!
Fala Lukita, aqui é o @red_djow do instagram, acompanho vc desde o seu canal antigo e depois no Meeple Maniacs. Muito da evolução e do estudo meu dentro do hobby foi devido a seus comentários. Interessante que esse seu desapego veio na mesma época que o meu (guardando-se proporções de coleção). Fiquei sabendo depois da sua mudança e fiquei feliz em não ser o único. Comecei a ver as caixas se empilhando, jogos lacrados e outros nunca jogados. Fiquei muito agoniado e comecei a desapegar também e fiquei extremamente satisfeito, com uma coleção deliciosa. Depois comecei a passar pra outros ramos (vendi equipamentos musicais parados), esporte etc.
A sensação é boa, não é? Então você entendeu precisamente quando falei do "sufoco" mental e físico que vinha sentindo.
Justamente. E quando vc falou do calculo financeiro do negócio todo (que eu não tinha levado em consideração pro meu caso) fiquei ainda mais aliviado. Grande abraço e muito sucesso nessa nova entrada no hobby (e em vários outros)
Muito obrigado! Grade abraço e sucesso para nós!
Lucas, parabéns pela iniciativa. Eu escrevo sobre financiamento coletivo de BGs e não apoio um jogo sequer.
Esse conceito de coleção e essa necessidade de gastar tempo e dinheiro em prol de ter coisas que não geram bem estar estão muito bem definidos na minha cabeça. Procuro viver muito bem com tudo o que tenho e estou feliz, embora ainda não esteja conseguindo cuidar da saúde como deveria.
Ver este vídeo me deu novo ânimo para mudar certos hábitos que eu dizia não conseguir mudar, e até falei sobre isso com minha namorada hoje mais cedo. Muito obrigado, pois você me deu o incentivo que eu precisava para promover certas modificações na minha rotina.
Um amplexo analógico!
Poxa, muito obrigado pelo feedback! Fico feliz em saber que ajudei em algo! Sabe que uma das promessas que eu havia feito a mim mesmo antes de sair do Meeple Maniacs era justamente não fazer mais vídeo de jogo em financiamento, pelo senso de urgência de compra que a campanha quer (e precisa) passar. Grande abraço, irmão!
@@gramofonedebolso Se ajudou! Ontem eu fiz uma livraria fechar uma hora mais tarde, pois estava matando a saudade. Finalmente vou começar a aprender a tocar baixo e voltarei a nadar.
Pois é. Eu gostaria de passar a mensagem "não se sintam compridos a comprar" quando escrevo, pois hoje sou exatamente o oposto do comprador compulsivo. Para tirar dos meus ombros parte do peso, eu prefiro pensar que só estou traduzindo, e foi traduzindo um jogo do KS que eu entrei nessa brincadeira de forma séria.
Espero ainda ter a oportunidade de voltar a traduzir jogos pois, além de ser algo que gosto, rende uns centavos e ajuda o pessoal.
Hora de voltar à leitura. Abraço e bom domingo!
Vc ainda tem Railways of the world ?? Gostaria de comprar esse jogo porém muito difícil encontrar
Esse já foi!
Esse lance de dar preferência pra filmes em vez de séries está acontecendo comigo já tem um tempo. Vontade de acompanhar eu até tenho as vezes, mas ai quando vejo que vai "render" várias temporadas...
Falarei sobre isso em um episódio próprio! Porque tá chato ser tratado como mercadoria pura pelos produtores!
Salve Lukita... só vi seu vídeo quase um ano depois de gravado. Cara, fantástico. Dá vontade de usar seu vídeo em palestras de auto-ajuda.. .rs... entendo perfeitamente o que pensa. Todo video de jogo que assisto e gosto já quero comprar, mesmo não podendo. Já havia parado pra pensar a um tempo sobre o assunto mas depois que vi seu video por inteiro, vi que estava no caminho certo. Seu video é bem esclarecedor e fico realmente feliz com sua decisão e tenho certeza de que todos gostam de você pensam o mesmo.
Abraços.
Passe a lista do que ficou hehhehe
Farei isso em vídeo!
Adorei seu depoimento, Lukita! Parabéns pela coragem de mudar e de dividir essa mudança com a gente. Venho pensando muito ultimamente neste tema, "colecionismo", porque me sinto incomodada com a dificuldade de jogar o que já tenho na estante. Estou lendo atualmente o livro "Vida para Consumo", do Zygmunt Bauman, que abriu muito meu olhar para esta questão. Abraços!!
Caramba, acompanho seu trabalho no youtube desde o início, me identifico com muitas coisas que você falou, não chego nem perto do tanto que você entrou de cabeça nesse mundo, mas sou viciado em vícios, e só não entupi um quarto com jogos porque não tinha dinheiro... Sou professor também, e lido com esses problemas de saúde mental e física da profissão.
Sua atitude é louvável, e um exemplo pra mim, que também estou voltando aos filmes clássicos (cults) em detrimento das séries... é curioso como não estamos tão sozinhos assim...
Eu lembro de um livro: Marie Kondo.
Fala muito sobre isso.
Boa! Já li alguns e adotei algumas coisas também!
Parabéns, Lukita! Sábia decisão! A idéia de coleção por vezes é muito tóxica. Tá muito relacionada com apego e esse traz sofrimento. Grande abraço de um tbm jogador e não mais colecionador aqui de Uberlândia-MG
Peguei repulsa ao nome coleção! Meu amigo, como mudei em tão pouco tempo! Quando bateu a sensação de sufocamento foi questão de semanas para ter de me livrar de quase tudo! Grande abraço!
Caramba Lukita, você não sabe o quanto me identifiquei com a sua atitude. Já passei pelo mesmo, quando colecionava DVDs e Blu-rays.
Após um certo tempo no hobby me deparei com uma encruzilhada, ao perceber que os jogos estavam se tornando os novos dvds/blu-rays hehe
Hoje tenho apenas o Guerra do Anel, A Batalha dos Cinco Exércitos, Zombicide, Eldritch Horror e Guerra dos Tronos. E jogo todos eles bastante.
Se eu já sentia que estava perdendo tempo e dinheiro com os DVDs, percebendo que nunca iria conseguir assistir tudo, imagina com os Board Games. E se foi difícil pra mim, me desfazer dos discos, imagine pra você que tem uma relação tão grande com o hobby.
Fico muito feliz em você ter tomado essa atitude de forma tão serena e decidida. Tenha certeza, e afirmo por experiência própria, de que a sua vida vai ter um ganho de produtividade e qualidade absurdos!
Um grande abraço e sucesso!
Alguém saberia informar qual o endereço do Lukita no Instagram? Antecipadamente agradeço!
Parabéns!!! Adorei este video!! Foi um lição de vida e gostaria de saber qual os board que ficaram mas por curiosidade mesmo kkkkk
As vezes o menos é mais.
Parabéns pelo seu posicionamento.
Tudo que fica parado drena energia.
Obs: sinto falta do seu programa top 5.
Lukita. Acompanho o meeplemaniacs há mais ou menos uns 6 meses, tenho somente o Puerto Rico comprado na boa e velha Americanas (além de coisas basiconas de crianças como Monopoly, trilha, gamão, ludo, etc...), mas jogava boards em Niterói RJ, onde tem um pub/ludoteca e estava me inspirando a comprar alguns jogos a mais. Vendo os duelíssimos vi que tu joga com a Caríssima e a minha situação é semelhante, jogo com minha esposa somente (mesmo o Puerto Rico), e não queria empilhar jogos que não jogarei, então esse teu depoimento foi muito esclarecedor e empolgante para adquirir jogos pontuais e que com certeza verão mesa. Parabéns pela quebra de um Status Quo que muitos não tem coragem de quebrar. Sucesso e abraços analógicos....
Muito grato pelo retorno, Fabio! Agradeço às palavras. Abraços, irmão!
Muito legal o movimento que você fez! Importante essa coragem, quando o hobby deixa de trazer alegria é hora de repensar. Eu mesmo só vi agora seu vídeo porque parei de acompanhar os reviews devido a outras prioridades. Algo que sempre me intriga era como você e outros donos de canal arrumam tanto tempo, está meio explicado que esse tempo não existe. Sucesso sempre!
Lukita, vc ainda tem jogos de guerra muito interessantes pra se fazer vídeos,
Oi Lukita, o grande Mujica , ex presidente uruguaio, diz exatamente isto gastamos muito tempo de vida para ganhar dinheiro e consumir mas esquecemos que a única coisa que o dinheiro não compra é o tempo de vida que gastamos para obtê-lo, abraço
Sábias palavras, meu amigo!
Uma pena. Deve ter brigado com a mulher. Já fiz esse tipo de coisa. Eu estava afastado não sabia dessa ... Não tenho palavras.
Só aviso uma coisa, eu já baixei tudo oq foi produzido no RUclips incluindo lukita e guardei. Tá na nuvem, ninguém me tira. Eu posso acessar e assistir a qualquer momento depois que apagarem. Depois dessa atitude eu não duvido que ele vá apagar tudo e querer mudar etc e apagar tudo. Vai ser tarde eu tenho tudo guardado. Pelo menos para mim curtir. Não tem papo melhor que os papos que envolvem lukita. Eu dou risadas, são piadas nerds e inteligentes. Que pena de verdade. Tomara que volte pra mulher. Ou acha outra.
Fala, querido. Lukita aqui! Não briguei com a mulher, não! Hehehe! Pelo contrário, estamos juntos até hoje, firmes e fortes. Ela é minha grande apoiadora e parceira. Poxa, baixou tudo, foi? Trabalhão, irmão. Muito grato pelo carinho. Estou mexendo com música agora, retomando isso depois de muitos anos. Qualquer coisa, pinta lá no Insta, é lucasmusicabrasileira a conta e trocamos uma ideia. Lá estou mais atuante! Grande abraço!!!
Isto estará disponível em audio/podcast em algum lugar? Vou querer ouvir e se não estiver vou eu mesmo converter para áudio.
Olha, Luis, a ideia é traspor boa parte do conteúdo do canal em áudio, mas isto ainda vai levar umas semanas, pois estou agora na pré-produção de outros programas, beleza?
@@gramofonedebolso obrigado pela resposta. Converti eu mesmo e já ouvi. Gostava que houvesse uma mais recente pois na altura ainda era o plano estar a 100% no meeple maniacs, e gostava de ouvir como foi de Abril até agora. Mas se fores gravar, faz já também em áudio de raiz :) Abraço de Sintra!
Excelente sugestão! Colocarei na pauta! Abraços!
Nossa Lukita. Se antes te admirava.. depois desta incrível reflexão...Te admiro ainda mais. Tb compro algumas coisas por comprar.. Já estou melhorando. Sou aquele tipo de pessoa que para alguns soa antiquada..Mas prefiro escrever uma carta...visitar alguém a mandar sms..abraçar à apertar a mão..falar eu te amo..quando estiver com vontade.. em fim...se eu mesma por simplesmente ser assim.. não por ngm. Sou uma pessoa que te admira e respeita seu trabalho. Bjooo e me interessa (se ainda tiver) algo sobre música clássica.
Muito obrigado. Esse lance de consumir com consciência, de buscar uma vida com mais significado é um processo diário. Todo dia uma conquista e um aprendizado.
Lukita, bela iniciativa, parabéns pela força de chegar nessa decisão e cumprí-la. Show demais! :-)
E agora fiquei curioso pra saber como ficou sua coleção, você vai compartilhar em algum lugar?
Abraço
Olá, Fernando, grato pelo feedback. Pretendo falar dos sobreviventes, sim. Grande abraço!
Como é o nome do aplicativo que ele indica? Vi o vídeo todo, não anotei e sinceramente não tenho tempo de ver novamente... ajudem!
Qual aplicativo, Cecília?
O app que faz uma curadoria de notícias
Ah! É o Flipboard!
Oi Lukita, tá meio sumido, está tudo bem aí?
Tudo ótimo, irmão! Curtindo a vida e bolando novos projetos!
LukitaPlays que bom! Boa sorte com os projetos! Tudo de bom!
Valeu Lucas!
Eu que agradeço à visita!
Minha coleção quando começou a ir para jogos muito epicos eu virei ela, alguns jogos como o Lisboa mesmo que eu achei legal d+ e até mesmo o Feast for Odim não peguei por que sabia que ia ficar aqui parado sem jogar, mas hj to pegando jogos menores e mais rápidos, principalmente abstratos por que sei que esses vou conseguir jogar, mas mesmo assim, parei de cruzar jogos com a coleção de outros amigos, Fotossintese mesmo pensei nossa vou pegar pq o preço tá bom, mas um amigo já tem e vamos custar a jogar ele mais de 1 vez no mês então nem preferi pegar
Lukita, sabe dizer pq vários vídeos seus explicando regras, como o Lisboa e o Kanban, sumiram do RUclips?
Nem ideia... como assim? Dei uma olhada rápida e não achei outros também...
Mandei uma mensagem no grupo dos assinantes do Meeple Maniacs, quase todos sumiram, na verdade...
Torcendo aqui pra que eles voltem! São de longe os melhores vídeos de explicação do RUclips. Amanhã vou jogar um kanban e deu até preguiça agora que eu não encontro teu vídeo :(
Falei com o Jack, ele deixou como não listado, muito comentário recente que ele não tem como gerenciar. Ele vai deixar disponível por um tempo, até eu quero salvar alguns, não tenho todos comigo, hehe!
@@patasefios Acho que já estão no ar novamente...
Tabuleiro anonimo, é a saída kkk
Só te peço e acho que é a vontade de todos que já te assistiram ou conversaram contigo , que não largue esse talento enorme e esse trabalho em prol do hobbie que vc conseguiu desenvolver.
Não me considero uma colecionadora, os jogos que tenho não foram comprados por impulso (talvez as três expansões de carcassonne sim 😊) procurei ver vídeos e saber se fazia meu estilo ou não antes de comprar, mas ainda assim dentre os 65 jogos que tenho, 14 ainda não viram mesa, dois deles (máfia e brasilis da Galápagos) foram comprados há quase dez anos, ano passado comprei o Alhambra na pré venda, ainda está na loja lúdica aguardando alguns lançamento deste ano (leia-se Rebellion) para ser entregue, este ano eu ainda não joguei nenhuma partida por falta de tempo, assistir seu desabafo me fez pensar em todo o dinheiro já investido, agora estou me sentindo péssima 😭
Bom, a intenção não era essa, hehehe! Mas o meu basta foi quando eu estava me sentindo péssimo também pelo espaço que acabara, pelo dinheiro parado nas estantes e pelos compromissos e outros interesses que impediam o aproveitamento ideal daquilo tudo. Tanto que vendi quase tudo muito rapidamente e a mudança de mentalidade se espalhou para outras áreas da minha vida. A intenção, Eveli, é que você pense em sua prática atual e se achar posteriormente, com calma, que está ok com suas possibilidades e necessidades, beleza. Senão, hora de mudar o foco e a prioridade da coleção. Mas tudo isso é muito pessoal, preocupo-me sempre em tocar neste ponto!
Memorável esse vídeo. que bom que percebeu isto Lucas. eu, diferente de tu, sempre tive um "hobbie" por eliminar pessoas em redes sociais. em jogos, de tabuleiro, não sonho com coleções gigantescas assim. Infelizmente, penso que vc não continuara junto com o Jack, acho uma pena, mas acompanherei ambos, respeitando os dois. Tu realmente ta mais bonito mesmo. Felicidades cara!! quero te encontrar um dia e dar-lhe um abraço. boas energias! a voz de vcs dois marcaram uma fase da minha vida.
música clássica S2, vende não. da pra tocar sempre, hehe. tomando um banho, em momentos a sós consigo mesmo sabe?! É tão bom....
mas sei la qto vc tem neh? rs. eu fico só no RUclips mesmo. Gymnopedie gosta? Eu amo.
me alonguei
Um abraço analógico, vamos anotar isso em nossas listas! Quanto aos clássicos, voltei para valer, tanto que será um dos tópicos aqui do canal, e curto Erik Satie, sim! :D
Lukita acho que preciso de uma consultoria rápida, cheguei nesse momento agora que atingi 40 jogos, foi até que cedo! kk Porem estou tentando vender alguns para reciclar passando para frente o que não estou usando com minha família. E estou tentando fazer uma troca por outros que podem ser interessantes sem precisar comprar outros.
Mas vender não esta fácil, onde você iniciou os anúncios? Leilões com baixo valor no Ludopedia? como voce conseguiu fazer isso tão rápido? Valeu e parabens, voce foi um divisor de aguas para muitos "viciados" que precisam parar para pensar fora da caixa.
Volta com o onboard! Mas faz agora jogando para se divertir. Se tiver 1000 partidas do mesmo jogo e daí? Como você colocou, será para mostrar os boardgames como eles são. Comecei faz um ano e sempre achei estranho chamarem de hobby, coleção etc. Isso é estranho. Jogo é para ser jogado, se vira coleção, não necessariamente implica ser jogado, mas sim estar na "coleção". Tenho menos de 20 e todos são muito bem jogados! E como o jogo é meu, mudo regra, crio (não disponibilizo) expansões, compro miniaturas para substituir os tiles etc. Como disse o jogo é meu e se me divirto assim, quem vai dizer que estou errado? Jogo como quiser! Todo esse processo criativo me diverte tanto quanto jogar. Descobri nos boardgames a possibilidade de "criar"! Algo que é impossível nos jogos digitais! Força e parabéns pela atitude, se te fez bem, é o que vale!
Isso aí, Rafael, você tem o direito de se relacionar com o produto como entender. Qual ao OnBoard, não quero assumir compromisso de grupo etc. Minha relação com o hobby e agora com o RUclips será muito mais branda e recreativa. Mas de quando em vez apresentarei jogos aqui. Abraços!
Sempre fui teu fã. Creio que ainda mais. Sabias reflexões. Faz pensar, em todas as áreas, quando o amor sufoca? Qual o limite entre o saudável e o exagero? Parece que quando as pessoas se tornam públicas e tem muitos fãs, estes se consideram meio que donos de seus ídolo. Entendo o prevalecer do Lucas Andrade sobre o Lukita, lógico que fico um pouco triste quanto fã, mas enquanto ser humano entendo, respeito e parabenizo a atitude. Afinal, jogos de tabuleiro, ou qualquer hobby, deve ser para alegria e diversão. PARABÉNS. Espero um dia encontra-lo pessoalmente já que também sou barriga verde. Abração
Muito obrigado, Tiago! Bom, acho que você já percebeu que não sumirei, meu canal aqui já está em funcionamento e em fase de pré-produção dos programas. Estou muito feliz depois de pensar em muitas coisas como disse no vídeo e em um novo processo de valorização do que é importante. Você é de qual município?
Parabéns pelo canal e pelo processo todo e pela forma de pensar. Sou de Ouro. No meio oeste.
Opa, legal, se um dia passar por essas áreas vou lembrar do amigo, hehe!
Será muito bem vindo! Hehe
Opa Lukita ! Tudo bem ! Não estou encontrando mais seus vídeos no Meeple Maniacs. Você resolveu sair de vez devido as mudanças mencionadas no vídeo ou nesse momento é só uma pausa mesmo ?
Sai do Meeple Maniacs e vou seguir aqui no meu canal próprio abordando temas diversos!
Sucesso em sua nova empreitada. Abraços!
Bom dia lukita, que pena que voce saiu do meeple maniacs, com certeza o processo de desapego dos jogos impactou nas empresas de board games, coisa que nao diz respeito as empresas, porem o mercado parece que pensa que o consumidor é besta, também acredito que mesmo uma pessoa se desfazendo dos jogos como vc fez nao influencia nas vendas pois como vc mesmo disse, é uma coisa pessoal e para o bem estar, acredito que o mercado ira perder com a sua ausência, espero que volte logo com conteúdo no meeple maniacs ou em qualquer outro canal, abraços analógicos lukita.
Valeu, querido! Até vou trabalhar com jogos, mas sem pressa, sabendo conciliar com outras coisas que curto! Grande abraço!
Lukita, parabéns pelo desapego, nosso tempo é um "bem" muito precioso mesmo. Preciso aproveitar melhor o tempo com os amigos jogando, pois estou mais na compra q jogando.
Mas pq vc achou necessário sair do meeple maniacs ?
Vc e o Jack tem uma sintonia tão boa, e o canal só estava crescendo, vc não viu a possibilidade de associar essa nova fase ficando no canal do meeple maniacs?
Apesar de q eu estou ainda ouvindo o seu vídeo e parece q vc não saiu do meeple maniacs, é isso?
Na verdade, eu saí, mas ainda não havia saído na época desse vídeo. Depois respondo sua outra pergunta com calma, tô na rua, hehe!
Olha, falando no geral, eu não estava mais confortável com uma imagem que eu passava, mesmo que involuntariamente, de consumo, afinal sendo entusiasta do meio, querendo jogar/comprar tudo era isso que transmitia. Quando eu repensei meu hábito neste hobby, esta postura começou a me incomodar, sabe? Além disso, estava querendo falar de outras coisas e tocar outros projetos, eu nunca me sentiria à vontade em fazer uma live musical com uma fila gigante de jogos a gravar, ainda mais recebendo apoio financeiro dos assinantes. Perco uma grana mensal, mas vivo conforme o que hoje acredito e me faz mais feliz.
@@gramofonedebolso obrigado pela resposta, vc acaba sendo uma inspiração pra nós, já estou inscrito no seu canal e qdo der tem q fazer uns Crossover com o Jack... hehehe.... Abraços
Opa, valeu pela inscrição! Esse crossover aí seria legal, heim?
Eu só tenho jogos que jogo mesmo, são 10. O único que tenho e nao jogo é o chatinho Camel Up.
Eu noto que na verdade voce parece estar com problema pra aceitar a vida adulta
Sim vc trabalha e o tempo nao volta faz parte do envelhecimento do ser humano
. Realmente voce tem que dar preferencias para algumas coisas nao da para voce ter muitos hobbys ja que voce nao vai conseguir fazer com afinco tudo que voce tem.interesse e na intensidade que voce quer
Se eu pudesse te dar um conselho e ,nao veja como uma.critica ,eu procuraria ajuda psicologica uma vez que muitos dos problemas.que voce relata nada mais sao do que voce se ajustar ao mundo que voce vive
O vídeo fala sobre as motivações que me fizeram desapegar de 90% da minha coleção de jogos, além de outras coisas. Um relato sobre algumas ações que adotei para buscar um consumo mais consciente, não apenas das coisas tangíveis, mas também do tempo. Apenas percebi que não precisava possuir um alto padrão de consumo para ter um hobby. Percebi que não preciso atender nenhum padrão intelectual, financeiro, físico ou cultural para aproveitar a vida. Acredito que isto tudo é uma boa evidencia de aceitação da vida adulta.
O que seria aceitar a vida adulta para você? Assumir responsabilidades? Ter controle emocional? Ser bem sucedido? Acumular vivências? O que é ajustar ao mundo que você vive? Pergunto com sinceridade...
Lukita, identifiquei-me muito com a mensagem do vídeo, Neste hobby é dificil resistir ao consumo. Há jogos antigos que merecem ser jogados e a indústria está a lançar títulos novos cada vez mais interessantes. A "coisa" deixa de fazer sentido quando avaliamos uma compra pelo factor rejogabilidade mas depois jogas o jogo 1 ou 2 vezes e segues para o próximo título. Já estive nesse lugar mas quero fugir daí também.
Eu discordo do Guilherme quando ele comenta que é problema para aceitar a vida adulta. Diria que é o contrário. É uma catarse da constatação da vida adulta e do pouco tempo que há para fazer tanta coisa que se quer, quando há vontade de viver uma vida com significado. A coisa complica ainda mais quando há filhos. Não sei se tens filhos ou se tens planos para isso mas aí então, a tua noção do que é realmente IMPORTANTE muda da noite para o dia. Claro que não deixas de gostar de jogar, mas as prioridades ficam mais claras.
Um "capitulo" do video que foi abordado de leve mas que tem toda a importância é o uso das redes sociais. Esses hábitos são os maiores ladrões da nossa atenção. Eu já tirei Facebook do telemóvel e já notei muita diferença. NUNCA quero perder o hábito da leitura, dos jogos e ouvir música faz parte do meu ADN não dá mesmo para perder esse hábito e ouço muito no carro. Acredito que esse desapego é importante mas não pense agora que por fazer review está a influenciar gente a comprar e então é melhor deixar. Cabe a cada um fazer essa gestão e chegar a essa conclusão. E há gente que gosta de ter 300 jogos só porque sim e há males piores no mundo... Um abraço de Portugal.