Parabéns Gustavo. Objetivo e claro seus vídeos. Gostaria de saber se é possível criar uma planilha de dados de artigos não indexados (artigos de um congresso, por exemplo) que possa ser lida no Vosviewer ?
Olá Luis, sim, é possível. Segue a mesma resposta que havia dado para o Rômulo: É possível fazer manualmente por meio de métodos de Análise de Redes. É necessário mapear todas as relações em um arquivo CSV para então desenhar a rede. Segue artigo de uma colega: www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_ESO2812.pdf [Walter, S. A., Bach, T. M., & Barbosa, F. (2012). Estrutura das redes sociais e bibliometria: uma análise longitudinal da abordagem de estratégia como prática. Encontro Nacional da ANPAD-ENANPAD, 36.] Segue um artigo nosso sobre redes de empresas (o princípio é o mesmo):www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JHTI-12-2019-0134/full/html [Carvalho, G. D. G., Cruz, J. A. W., Carvalho, H. G., Duclós, L. C., & Corrêa, R. O. (2020). Innovativeness and coopetition in tourism SMEs: comparing two coopetitive networks in Brazil. Journal of Hospitality and Tourism Insights.]
Boa noite ! O VOS possibilita alterar as iniciais dos autores para ficar maiúsculo ? Embora eu tenha ajustado esse detalhe no excel quando importa tudo fica minúsculo ....
Só dá pra fazer com o Notepad++. Tutorial: No VOSviewer, salve o mapa e os arquivos de rede. Abra o arquivo de mapa salvo com o Notepad++. Selecione o texto inteiro e, no menu Edit, navegue até Convert Case to Proper Case. Volte para o VOSviewer e abra o mapa e os arquivos de rede. Você perceberá que os termos no mapa terão suas iniciais em maiúsculas.
Perfeita a explicação, me ajudando muito. Muito obrigado pelas ótimas aulas. Tenho uma dúvida, existe a possiblidade de fazer interação de duas redes. Explicando melhor com um exemplo. Tenho um determinada Universidade X, gostaria de correlacionar os pesquisadores dessa universidade com as principais palavras-chave das publicações dessa Universidade X. Ou seja ter ao mesmo tempo a analise de coautoria e análise de co-ocorrências de palavras-chave?
Olá Alexandre! Ótima pergunta! Acho que essa análise exatamente desse jeito o VosViewer não realiza diretamente, mas pode auxiliar. Eu consigo imaginar uma solução por meio de planilhas para realizar a correlação. Seria possível identificar as principais palavras-chave no VosViewer (exportar em formato de tabela) e também a lista dos autores. Depois, utilizando como fonte o arquivo original CSV exportado da base, eu iria mapear a frequência de uso de cada palavra-chave por cada autor. Para isso, criaria uma nova aba com as palavras-chave nas colunas (B1,C1,D1...) e os autores nas linhas (A2,A3,A4,...) e utilizaria a função Contar.Ses para identificar a frequência de cada palavra-chave por cada autor. Acredito que seria suficiente para a correlação. Você poderia adicionar outras colunas de dados como citações totais dos autores e até índice H (teria que pesquisar, provavelmente) para investigar outras possíveis correlações.
Olá. Boa Tarde. Fiz uma busca de artigos no scopus e science direct, posteriormente exportei do mendeley e salvei em formato ris. No entanto, quando faço a análise não consigo trabalhar com a análise de países. Sabe me dizer se tem como realizar está análise? Outra pergunta, como faço para criar este dicionário de sinônimo e convergir o nome dos autores? Grata pela atenção.
Olá Geannina, busque baixar os dados novamente com a opção de baixar todas as iinformações da base. Provavelmente seu arquivo RIS não contém informação suficiente. É possível que a base Science Direct não forneça todas as informações que você precisa para algumas análises no VosViewer. Sobre o dicionário de sinônimos, acho que há um vídeo sobre isso (ou faço um novo). Ele está localizado onde o VosViewer foi salvo em seu PC e se chama "Thesaurus".
em minhas analises de coautores não aparece a rede de relacionamento entre os autores, não entendo o motivo. Se eu seleciono, países ou instituições aparecem as relações.
Olá Adriano, podem ser várias causas. Vamos a algumas principais: 1 - verifique seus dados originais das bases de dados (WoS, Scopus, etc.). 2 - verifique os critérios intermediários ao criar a visualização no Vosviewer, especialmente a linha de corte de "thresholds". Ao final, atenção à janela "Unconected items" que sugere indicar apenas os autores relacionados. Clicando em não (no) todas as sub-redes são desenhadas.
Ola! Ótimo video! Estou ainda confusa acerca do termo ''Total Link Strength'' O que ele representa em si? Outra coisa: alguém sabe dizer sobre o formato Tab-Limited (Win UTF 8 )? Pois uso ele para exportar os dados do Web Of Science para o VosViewer mas não vejo ninguém citando usar este.... Grata pessoal, ótimo trabalho a todos!
Olá Camila, o termo traduzido seria Total da Força de Ligação. É uma métrica que soma todas as ligações de um nó com outros e também considera a intensidade (força) de cada ligação. O formato Win UTF 8 é um formato de arquivo .txt onde os caracteres são identificados por meio de códigos pré-definidos para os bytes de informação (por exemplo, a letra A é 41 em hexadecimal. Códigos especiais de outras línguas utilizam outra tabela de codificação de caracteres. Em resumo, Win UTF-8 é um padrão de caracteres internacional padronizado para Windows. Esse padrão não é tão relevante para usuários do VosViewer, mas foi utilizado dentro da construção do software por programadores para que o VosViewer importe as informações corretamente).
Tens duas opções para afzer isso. Transformar ambos arquivos da Scopus e Wos para Csv ou importar para um gerenciador bibliográfico (Mendeley ou Zotero) e gerar um arquivo .RIS.
Olá! Eu faço assim: exporto o conjunto de artigos da base Scopus em formato RIS e converto em TXT (q é o formato da WOS) usando o aplicativo Scopus e Scop2wos. Depois junto o arquivo TXT exportado da WOS com o TXT da Scopus (aquele recém criado) usando o TXTCollector. Aí é só usar no VosViewer. Boa sorte com seu trabalho!
Olá! Obrigada pelo vídeo, muito bom! Mas, Tenho uma dívida: eu tenho 130 professores de uma universidade e preciso descobrir quem são as redes desses professores, com quem eles publicam (autores e co-autores) poderia ajudar-me por favor?
Olá Adriana, existe a possibilidade de você filtrar os artigos por instituição nas bases de dados WoS ou Scopus. Por outro lado, se você quiser fazer a rede de coautoria de qualquer publicação como revistas não indexadas ou congressos nacionais não indexados, este levantamento teria que ser feito à mão numa tabela excel para então desenhar em qualquer software de redes como Ucinet ou VosViewer. Um exemplo de artigo que fizemos o desenho da rede a partir de uma matriz/tabela de relacionamentos: Dambiski Gomes de Carvalho, G., Resende, L. M. M. D., Pontes, J., Gomes de Carvalho, H., & Mendes Betim, L. (2021). Innovation and Management in MSMEs: A Literature Review of Highly Cited Papers. SAGE Open, 11(4), 21582440211052555.
Playlist Bibliometria: ruclips.net/p/PLOvje25F2DyN1MkpyZIHtOkDUTzhebzEy
muito bons os vídeos parabéns!
Melhor canal! Continua postando vídeos explicando essas análises do VosWiewer. Vou dar like sempre hahaha Ganhou uma inscrita.
Parabéns Gustavo. Objetivo e claro seus vídeos.
Gostaria de saber se é possível criar uma planilha de dados de artigos não indexados (artigos de um congresso, por exemplo) que possa ser lida no Vosviewer ?
Olá Luis, sim, é possível. Segue a mesma resposta que havia dado para o Rômulo:
É possível fazer manualmente por meio de métodos de Análise de Redes. É necessário mapear todas as relações em um arquivo CSV para então desenhar a rede. Segue artigo de uma colega: www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_ESO2812.pdf [Walter, S. A., Bach, T. M., & Barbosa, F. (2012). Estrutura das redes sociais e bibliometria: uma análise longitudinal da abordagem de estratégia como prática. Encontro Nacional da ANPAD-ENANPAD, 36.]
Segue um artigo nosso sobre redes de empresas (o princípio é o mesmo):www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JHTI-12-2019-0134/full/html [Carvalho, G. D. G., Cruz, J. A. W., Carvalho, H. G., Duclós, L. C., & Corrêa, R. O. (2020). Innovativeness and coopetition in tourism SMEs: comparing two coopetitive networks in Brazil. Journal of Hospitality and Tourism Insights.]
Boa noite ! O VOS possibilita alterar as iniciais dos autores para ficar maiúsculo ? Embora eu tenha ajustado esse detalhe no excel quando importa tudo fica minúsculo ....
Olá Jussara, eu procurei no manual e não há nenhuma indicação quanto a essa modificação atualmente. Abs!
Só dá pra fazer com o Notepad++.
Tutorial:
No VOSviewer, salve o mapa e os arquivos de rede. Abra o arquivo de mapa salvo com o Notepad++. Selecione o texto inteiro e, no menu Edit, navegue até Convert Case to Proper Case. Volte para o VOSviewer e abra o mapa e os arquivos de rede. Você perceberá que os termos no mapa terão suas iniciais em maiúsculas.
Perfeita a explicação, me ajudando muito.
Muito obrigado pelas ótimas aulas.
Tenho uma dúvida, existe a possiblidade de fazer interação de duas redes.
Explicando melhor com um exemplo. Tenho um determinada Universidade X, gostaria de correlacionar os pesquisadores dessa universidade com as principais palavras-chave das publicações dessa Universidade X. Ou seja ter ao mesmo tempo a analise de coautoria e análise de co-ocorrências de palavras-chave?
Olá Alexandre! Ótima pergunta! Acho que essa análise exatamente desse jeito o VosViewer não realiza diretamente, mas pode auxiliar. Eu consigo imaginar uma solução por meio de planilhas para realizar a correlação. Seria possível identificar as principais palavras-chave no VosViewer (exportar em formato de tabela) e também a lista dos autores. Depois, utilizando como fonte o arquivo original CSV exportado da base, eu iria mapear a frequência de uso de cada palavra-chave por cada autor. Para isso, criaria uma nova aba com as palavras-chave nas colunas (B1,C1,D1...) e os autores nas linhas (A2,A3,A4,...) e utilizaria a função Contar.Ses para identificar a frequência de cada palavra-chave por cada autor. Acredito que seria suficiente para a correlação. Você poderia adicionar outras colunas de dados como citações totais dos autores e até índice H (teria que pesquisar, provavelmente) para investigar outras possíveis correlações.
Olá. Boa Tarde. Fiz uma busca de artigos no scopus e science direct, posteriormente exportei do mendeley e salvei em formato ris. No entanto, quando faço a análise não consigo trabalhar com a análise de países. Sabe me dizer se tem como realizar está análise? Outra pergunta, como faço para criar este dicionário de sinônimo e convergir o nome dos autores? Grata pela atenção.
Olá Geannina, busque baixar os dados novamente com a opção de baixar todas as iinformações da base. Provavelmente seu arquivo RIS não contém informação suficiente. É possível que a base Science Direct não forneça todas as informações que você precisa para algumas análises no VosViewer. Sobre o dicionário de sinônimos, acho que há um vídeo sobre isso (ou faço um novo). Ele está localizado onde o VosViewer foi salvo em seu PC e se chama "Thesaurus".
Sensacional! Como eu junto os dados em um único mapa ? Por ex: Co-ocorrências e autores.
Olá Gustavo, não entendi exatamente. São duas análises distintas.
em minhas analises de coautores não aparece a rede de relacionamento entre os autores, não entendo o motivo. Se eu seleciono, países ou instituições aparecem as relações.
Olá Adriano, podem ser várias causas. Vamos a algumas principais:
1 - verifique seus dados originais das bases de dados (WoS, Scopus, etc.).
2 - verifique os critérios intermediários ao criar a visualização no Vosviewer, especialmente a linha de corte de "thresholds". Ao final, atenção à janela "Unconected items" que sugere indicar apenas os autores relacionados. Clicando em não (no) todas as sub-redes são desenhadas.
Ola! Ótimo video!
Estou ainda confusa acerca do termo ''Total Link Strength''
O que ele representa em si?
Outra coisa: alguém sabe dizer sobre o formato Tab-Limited (Win UTF 8 )? Pois uso ele para exportar os dados do Web Of Science para o VosViewer mas não vejo ninguém citando usar este....
Grata pessoal, ótimo trabalho a todos!
Olá Camila, o termo traduzido seria Total da Força de Ligação. É uma métrica que soma todas as ligações de um nó com outros e também considera a intensidade (força) de cada ligação. O formato Win UTF 8 é um formato de arquivo .txt onde os caracteres são identificados por meio de códigos pré-definidos para os bytes de informação (por exemplo, a letra A é 41 em hexadecimal. Códigos especiais de outras línguas utilizam outra tabela de codificação de caracteres. Em resumo, Win UTF-8 é um padrão de caracteres internacional padronizado para Windows. Esse padrão não é tão relevante para usuários do VosViewer, mas foi utilizado dentro da construção do software por programadores para que o VosViewer importe as informações corretamente).
Muito bom. Parabéns.
Como colocar no aplicativo arquivo da scopus e da web of science ao mesmo tempo para análise de co-autoria? Grato.
Tens duas opções para afzer isso. Transformar ambos arquivos da Scopus e Wos para Csv ou importar para um gerenciador bibliográfico (Mendeley ou Zotero) e gerar um arquivo .RIS.
Olá! Eu faço assim: exporto o conjunto de artigos da base Scopus em formato RIS e converto em TXT (q é o formato da WOS) usando o aplicativo Scopus e Scop2wos. Depois junto o arquivo TXT exportado da WOS com o TXT da Scopus (aquele recém criado) usando o TXTCollector. Aí é só usar no VosViewer. Boa sorte com seu trabalho!
Oi Gustavo! para uma analise assim, posso partir de uma base no excel?
Olá Christiane! Sim, pode. É possível criar um mapa "na mão" como em outros apps de análise de redes (e.g. Ucinet), mas dá um certo (muito!) trabalho!
Olá! Obrigada pelo vídeo, muito bom! Mas, Tenho uma dívida: eu tenho 130 professores de uma universidade e preciso descobrir quem são as redes desses professores, com quem eles publicam (autores e co-autores) poderia ajudar-me por favor?
Olá Adriana, existe a possibilidade de você filtrar os artigos por instituição nas bases de dados WoS ou Scopus. Por outro lado, se você quiser fazer a rede de coautoria de qualquer publicação como revistas não indexadas ou congressos nacionais não indexados, este levantamento teria que ser feito à mão numa tabela excel para então desenhar em qualquer software de redes como Ucinet ou VosViewer.
Um exemplo de artigo que fizemos o desenho da rede a partir de uma matriz/tabela de relacionamentos: Dambiski Gomes de Carvalho, G., Resende, L. M. M. D., Pontes, J., Gomes de Carvalho, H., & Mendes Betim, L. (2021). Innovation and Management in MSMEs: A Literature Review of Highly Cited Papers. SAGE Open, 11(4), 21582440211052555.
@@AcademiaInovar Muuito obrigada ! Abraços
É possível exportar um arquivo excel para o VosView?Teria um modelo de formato para disponibilizar?
Olá Emmanuel, é possível exportar CSV e arquivos em formato de redes (matriz de adjacência ou similar). É necessário verificar o manual do Vosviewer.
Poxa não consegui salvar as imagens
Olá Jander, o que aconteceu? Apareceu algum erro ou código de erro?