Achei fantástico sua colocação a respeito de tipos de microfones, não menosprezando microfones de marcas de entrada que muitas vezes fazem um som muito bom. Parabéns pelas dicas, muito esclarecedoras.
Só em vc falar , para a pessoa , deixar o comentário, para que possa melhorar , merece todo o meu respeito e por ser um profissional top e compartilhado suas experiências sem reservas top top top 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Paulo, foi muito bom te ouvir falar de um tema tão complexo com tanta simplicidade. Muitos bateras entram em studio e confiam a microfonação aos técnicos e auxiliares. Geralmente peço aos técnicos pra eu mexer as posições e sempre me dou bem. Ótimo te ouvir falar sobre esse tema sensível. 😉
Fala Paulo, como vai? Parabéns pelo vídeo e pelo grande trabalho que você tem feito. Você citou o Gilson do Estúdio 43 no Jaçanã, tive a oportunidade de conhecê-lo no início dos anos 1980. Estudei violão com um grande amigo dele e pude conviver e aprender um pouco com o Gilson. Forte abraço!
Achei muito bacana as dicas sobre como posicionar os microfones, microfones para captar o som ambiente, tipos de peles, o fato da importância de uma certa ressonância para extrair um som mais puro da bateria. Se for possível fazer vídeos tratando mais especificamente de equipamentos que devem ser utilizados , agradeço muito.
Cara, muito bons seus vídeos!! Além de manjar muito do assunto, sabe repassar o conhecimento de forma clara e de fácil entendimento e visualização. Parabéns!
Excelente vídeo... caí de paraquedas aqui, mas se eu pudesse dar uma sugestão, ilustrar os pontos com alguma referência sonora seria muito enriquecedor para pessoas como eu que são leigos, mas querendo aprender. Exemplo: você falou das sonoridades diferentes por conta da posição do microfone. Como soa um e como soa outro? Parabéns pela didática!
Ótimo vídeo. Tenho um kit de mic. Sanson baratissimo. Paguei uns 600 pila há uns 8 anos. Comecei a gravar recentemente com eles. Eles têm uma captação monstra realmente. Eu usava na estrada o kit por ser barato. Ia comprar um kit mais profissional. Depois que vi o resultado desisti. Baita vídeo.
Estou começando a mixar meus próprios áudios de batera para os meus Drum Covers,cheguei no canal ontem e estou feliz demais com o conteúdo que encontrei... parabéns Paulo Anhaia!!! top demais mesmo!!!!
Que aula mestre! Faz por favor um video explicando como você tirou aquele som de batera do cd Indiferença do Oficina G3, que puta som de batera ! pra mim foi o melhor som de batera que o Oficina teve de todos os albuns ! Grande abraço !
Salve Paulo ! Gostei muito de ouvir suas dicas suas experiencias você explica muito bem ! Grande Sabio ! Um dia você poderia convidar o Renato Perez Pelado Ex - CBJR para um Bate Papo descontraido e para relembrar como foi gravar alguns albuns sobre as partes tecnicas e que usaram de equipa para bateria, marcas de Pratos, baterias usadas
O Pelado hoje tem uma vida nova, se converteu ao cristianismo, e não tem muito interesse em falar sobre o CB Jr. Ele está muito bem, fico feliz por ele... Quem sabe, vou tentar. Um abração
A parte que eu achei mais interessante. Foi quando você falou da comparação entre teu cunhado, o filho dele, você e seu amigo. Mesmo com a mesma bateria, muita mudança acontecia de um pra outro. Obrigado pela excelente aula. E parabéns mestre.
Vídeo top Paulo.. Paulo eu sei que tudo e relativo e em Studio o primeiro instrumento a ser gravado depende muito de música pra música. . Mais no caso de um bom e velho hard rock o que eu faço na primeira linha de guia?? Guitarra bateria dê uma luz aí. Detalhe esse sistema é caseiro por isso estamos nessa dúvida cruel
Gostei da dica sobre bumbo e tambores limpos. Sem abafamento nenhum. Quando entra o restante do instrumental, o som é mais fácil de corrigir e mixar. Valeu. Grande abraço
Excelentes dicas, tudo muito bem esclarecido e comentado! Realmente busco melhorar o som da minha bateria em gravações para artistas ou bandas, assim como para meus vídeo no RUclips. E mais recente com a popularização das Lives. Estou testando novas técnicas para essas minhas lives. Sempre melhorando. Essas suas dicas irei testar para a próxima Live!!!!
Paulo... tenho 30 anos, respiro musica e toco alguns instrumentos desde os meus 7 anos de idade, sempre foi minha válvula de escape. Tenho uma pergunta/proposta pra te fazer: Me adota? vc é foda cara... rsrs
Eu pego muita coisa pra mixar aqui que não tem ambiente da batera, criei um método aqui pra criar essa ambiência e faço todo o signal chain. Uso o Altiverb como um bus da bateria inteira. aí depois do Altiverb uso o T-racks Mic Room com alguma simulação de condenser, geralmente é a simulação do 414. Faço a mesma coisa pra um segundo mic de sala, uso o mesmo preset de Reverb mas com uma distância menor, aí uso a simulação de Ribbon e o SSL Channel pra distorcer essa sala. Funciona demais pra mim e dá a vida e o som que eu gosto de batera! Bom demais o vídeo, Paulo!
Paulo, meu velho, que fod... Muito bom cara. Respondeu uma série de dúvidas e isso vai me ajudar muito. Se possível, faz um vídeo editando uma bateria mas com frases cheias... Eu tenho dificuldades com GATE pois o bumbo pega caixa, ou chimbal, nós final do transiente... Sei que é minha infame inexperiência na captação, mas se possível ver essa experiência sua na edição seria interessante... Os tons mesmo, eu limpo e deixo apenas o som deles.... Mas daí sinto que entre os tons deveria ter deixado soar ... Parabéns mais uma vez, seus vídeos estão sucesso
Oi Sandro, use gates com eq no side chain, o próprio Reagate ou o gate do Pro Tools tem isso. Aí minimiza esse problema de abrir. Farei um vídeo em breve, um abração!
Grande Paulo! Só conhecia você pelo nome na produção de bandas como Resgate e Oficina G3! Obrigado pelas dicas, me ajudaram muito! O que você acha daquele outro método de overheads, onde um fica acima da caixa e outro posicionado mais abaixo, pela frente e na diagonal (Glyn Johns)?
ooo maravilha de video! Uma vez ouvi o Aquiles Priester falando sobre gravação de bateria e ele dizia que se a bateria gravada tiver um som "grande", a música vai soar grande e mesma coisa o contrário, se tiver um som "pequeno" a música vai soar pequena... ah, essa foto da bateria no final do vídeo, certeza que é a do Terry Bozzio hahaha
Fala, Paulo! Tenho uma pergunta sobre overs: Quando a pessoa vai microfonar e não tem mics específico para overs... Mais precisamente mics em que a cápsula é na lateral (como Behringer C1, C2 e C4)... O que fazer em questão de posicionamento? Deixa ele com a cápsula virada p baixo (deitado --) ou em pé (com a cápsula virada p lado interno da bateria, em direção ao outro mic de over | ). Desde já, obrigado. E sobre sugestão, que pediu no fim: captação de vozes. Abraço.
super video paulo, poderia ter sugestões direcionados a mixagem de bateria VST e gravações de guitarra em linha. Te acompanho desde o primeiro video do reaper do curso Mix in the box e és uma super fonte de conhecimento! Obrigado pelas informações e forte abraço!
Paulo, tenho duvidas em relaçao a qual altura devo posicionar overs nos pratos, embora eu tenha usado a distancia igual medindo com o cabo nao ficou bom. Voce recomenda que os overs fiquem a que altura/distancia dos pratos?
Grande trabalho mestre ! Parabéns meu amigo , muita informação de qualidade Paulo. Próximo tema poderia ser .Amplificação e Gravação de baixo em linha ou microfonado. !!! abraco mestre . tamo junto.
Paulo, gravei um ep ano passado em que aconteceu exatamente oq vc falou. Sozinha, a bateria soava linda, com todo mundo ela perdeu muito. Ficou aquém. Tem como reverter isso? Ou só experiência mesmo... rsrs
Muuuiiito bom Paulo!! Gravo a ambiencia aqui no estudio em XY justamente por causa da fase dos microfones e tenho um resultado muito legal!!!! Vc recomendaria eu fazer alguns cortes antes de gravar? Faço varios videos com o som cru da bateria e ja gosto bastante!!
Oi Gustavo, não costumo usar equipamento externos em mixagem no computador, ou eu mixo com tudo externamente, mesmo, mesa, e tal, ou mixo in the box, me sinto mais a vontade assim. Um abração!
Oi Fernando, eu não vejo problema em gravar mics de ambiente em salas sem tratamento. Acho amis complicado gravar os close mics em salas assim, tudo vaza muito em tudo, mas os ambientes tendem a ficar até mais legais. Um abração!
Paulo, boa noite! Seu trabalho é primoroso, parabéns, sou seu fã a uns 10 anos. Você não falou sobre os volumes, sempre tenho essa dúvida na hora de gravar, gravo com um volume mais alto ou mais baixo na batera? Grande abraço.
Oi Diego, se se refere a volume de pegada do baterista, isso depende do estilo e da música. Se for com relação a volume de gravação, procure meu vídeo sobre decibel na prática, lá eu explico em detalhes. Um abração!
Olá, Mestre! Sempre muito bons os seus vídeos! Gosto de microfonar bateria usando a técnica do Glyn Jonhs. Você acha legal? Minha sala de gravação de bateria é de 4 metros por 4,20 metros, e com técnicas de par espaçado ou XY, sobra muito prato, independente dos pratos que se usa. Tem alguma relação? Tem algo a me dizer (acudir)? Abraços!
Oi Ricardo, então, a técnica do Glyn Johns é coisa da época da gravação em 4 e 8 canais. Eu particularmente não curto, acho que essa coisa de ter um over em cima e outro do lado do surdo dá uma visão esquisita da bateria. Se a sua sala sobra pratos, pode ser por falta de absorção na parte de cima. Faça uma "nuvem" com lã de vidro que vai melhorar muito. Um abração!
Massa, Paulo! Eu tenho uma grande dúvida quanto a microfones. Pretendo gravar com poucos mics, algo mais intimista, e me deparei com um mic de medição da Behinger usado como over em um vídeo "gringo". Você já testou estes mics? O resultado é bom ou ruim? Compensaria o investimento? Grato!
Achei fantástico sua colocação a respeito de tipos de microfones, não menosprezando microfones de marcas de entrada que muitas vezes fazem um som muito bom. Parabéns pelas dicas, muito esclarecedoras.
As 5 dicas do Paulo equivalem a 500 em qualidade hahahah
Só em vc falar , para a pessoa , deixar o comentário, para que possa melhorar , merece todo o meu respeito e por ser um profissional top e compartilhado suas experiências sem reservas top top top 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
putsssss....bem isso !o equilíbrio do processo é necessário...inclusive na execução !
FERA D MAIS !
Paulo, foi muito bom te ouvir falar de um tema tão complexo com tanta simplicidade. Muitos bateras entram em studio e confiam a microfonação aos técnicos e auxiliares. Geralmente peço aos técnicos pra eu mexer as posições e sempre me dou bem. Ótimo te ouvir falar sobre esse tema sensível. 😉
Fala Paulo, como vai? Parabéns pelo vídeo e pelo grande trabalho que você tem feito. Você citou o Gilson do Estúdio 43 no Jaçanã, tive a oportunidade de conhecê-lo no início dos anos 1980. Estudei violão com um grande amigo dele e pude conviver e aprender um pouco com o Gilson. Forte abraço!
Qualidade indiscutível... 1,3 Likes contra 1 Deslike. Muito obrigado Paulo!
Top demais 👏👏👏👏
Bah, já estou babando para ir testar algumas das dicas!!! VALEU!!!
Top, Top, Top.
Vou colocar em prática.
Que vídeo top, cara. Parabéns!
Achei muito bacana as dicas sobre como posicionar os microfones, microfones para captar o som ambiente, tipos de peles, o fato da importância de uma certa ressonância para extrair um som mais puro da bateria.
Se for possível fazer vídeos tratando mais especificamente de equipamentos que devem ser utilizados , agradeço muito.
Cara, muito bons seus vídeos!! Além de manjar muito do assunto, sabe repassar o conhecimento de forma clara e de fácil entendimento e visualização. Parabéns!
Excelente vídeo... caí de paraquedas aqui, mas se eu pudesse dar uma sugestão, ilustrar os pontos com alguma referência sonora seria muito enriquecedor para pessoas como eu que são leigos, mas querendo aprender. Exemplo: você falou das sonoridades diferentes por conta da posição do microfone. Como soa um e como soa outro?
Parabéns pela didática!
MESTRE!!!
Muito obrigado, Paulo! Deus te abençoe!
Excelente explicação!!! Obrigado. Se puder, grave uma aula explicando sobre os equipamentos para gravar a bateria. Abs
Sempre show de bola, Anhaia é o melhor da internet sem dúvida nenhuma
Excelente vídeo o que eu acho mais legal é que vc conta suas experiências sem dúvidas isso faz toda diferença.Muito Obrigado Paulo !!!
Ótimo vídeo. Tenho um kit de mic. Sanson baratissimo. Paguei uns 600 pila há uns 8 anos. Comecei a gravar recentemente com eles. Eles têm uma captação monstra realmente. Eu usava na estrada o kit por ser barato. Ia comprar um kit mais profissional. Depois que vi o resultado desisti. Baita vídeo.
Amigo ,pra falar a verdade eu gostei de todas as dicas,foi ótima !
como tou inicciando foi 100% util.
Estou começando a mixar meus próprios áudios de batera para os meus Drum Covers,cheguei no canal ontem e estou feliz demais com o conteúdo que encontrei... parabéns Paulo Anhaia!!! top demais mesmo!!!!
Dicas maravilhosas .
Muito bom quando um profissional compartilha seus conhecimentos.
Obrigado Paulo.
Valeu!
Que aula mestre!
Faz por favor um video explicando como você tirou aquele som de batera do cd Indiferença do Oficina G3, que puta som de batera ! pra mim foi o melhor som de batera que o Oficina teve de todos os albuns !
Grande abraço !
Parabéns pelos vídeos! Acompanho o seu trabalho a bastante tempo e só tenho a agradecer!
Essa frase"Baterista Deprimido" foi ótima! rsssss
Caralho Paulo! Cara, admiro muito mesmo tua gentileza! Muito legal a vibe dessas aulas... Parabéns e obrigado!
Salve Paulo ! Gostei muito de ouvir suas dicas suas experiencias você explica muito bem ! Grande Sabio !
Um dia você poderia convidar o Renato Perez Pelado Ex - CBJR para um Bate Papo descontraido e para relembrar como foi gravar alguns albuns sobre as partes tecnicas e que usaram de equipa para bateria, marcas de Pratos, baterias usadas
O Pelado hoje tem uma vida nova, se converteu ao cristianismo, e não tem muito interesse em falar sobre o CB Jr. Ele está muito bem, fico feliz por ele... Quem sabe, vou tentar. Um abração
Dicas top! Ah e o cabelo ai também rsrs topezeira!
A parte que eu achei mais interessante. Foi quando você falou da comparação entre teu cunhado, o filho dele, você e seu amigo. Mesmo com a mesma bateria, muita mudança acontecia de um pra outro. Obrigado pela excelente aula. E parabéns mestre.
Excelente, sou batera, tenho estúdio em casa e suas dicas melhoraram a minha gravação! Obrigado!
Fico feliz em saber. Um abração!
Paulo excelente vídeo cara obrigado por compartilhar do seu conhecimento 👏🏽👏🏽👏🏽🎧🙏🏽
excelente.
16:25 aéreo...
Tá bom demais essa série de vídeos! Parabens Paulo! Ducaralho!
Fala meu guru, mestre Paulo adorei as dicas,muito obrigado por só aumentar meus conhecimentos,um grande abraço mestre.
obrigadoo
Parabéns pelo conteúdo tirou muitas dúvidas forte abraço
Muito bacana Paulo! Parabéns pela humildade e gentileza! Show!
Já me inscrevi
ótimo vlw
Melhores vídeos do you tube... amo seu contudo. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento e sua experiência. Tmj
Obrigado pelo carinho, André, um abração!
Fazer de tudo pra comprar o curso
5 dicas, boas histórias :)
Parabéns, apesar de longo foi muito .
muito bom o canal.. obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Série maravilhosa de vídeos... Sua visão amante das coisas nos traz os conceitos, de forma musical.. parabéns!!
Ótima informação para gravação de bateria, recomendo!
cara agora sim virei teu fa de carteirinha kkkkkkk
...Valew Paulo, vei so posso dizer: MUITO OBRIGADO
Vídeo top Paulo.. Paulo eu sei que tudo e relativo e em Studio o primeiro instrumento a ser gravado depende muito de música pra música. . Mais no caso de um bom e velho hard rock o que eu faço na primeira linha de guia?? Guitarra bateria dê uma luz aí. Detalhe esse sistema é caseiro por isso estamos nessa dúvida cruel
Como sempre, dicas de qualidade. Valeu Paulo.
Dei o like antes de começar a assistir. rsrsrs... Muito fooodaaaa!!!! Abraço, Paulo!!!
Obrigado Paulo aula top, bom de mais
Gostei da dica sobre bumbo e tambores limpos. Sem abafamento nenhum. Quando entra o restante do instrumental, o som é mais fácil de corrigir e mixar. Valeu. Grande abraço
Excelentes dicas, tudo muito bem esclarecido e comentado! Realmente busco melhorar o som da minha bateria em gravações para artistas ou bandas, assim como para meus vídeo no RUclips. E mais recente com a popularização das Lives. Estou testando novas técnicas para essas minhas lives. Sempre melhorando. Essas suas dicas irei testar para a próxima Live!!!!
Meu querido Paulo, vc pode dar alguma dica de como tirar um bom som de contra-baixo desde a gravação a mixagem? um forte abraço. so seu fã!
Paulo, tem algum truque pra esteira não vibrar quando toca os tons? que não seja o gate... digo um truque malandreco mesmo.
Ótimas Dicas Paulo obrigado!!!
Ontem gravei uma bateria só com um sm-58
Maravilha !!! sou fanzaco do seu canal !!!! Paulo Anhaia vc é FERA!!!!!
Paulo, não estou conseguindo o e-book!
Cara muito shooow seu trabalho
Muito Top Anhaia!
Sensacional!!!
pow show suas dicas muito bom continue assim!! Parabéns!
maravilhoso Paulo!
Paulo... tenho 30 anos, respiro musica e toco alguns instrumentos desde os meus 7 anos de idade, sempre foi minha válvula de escape. Tenho uma pergunta/proposta pra te fazer: Me adota?
vc é foda cara... rsrs
Hahaha, já tenho um filho quase da sua idade, um abração e boas produções
Obg Mestre
Top meu Prof. Valew abraços ...
Eu pego muita coisa pra mixar aqui que não tem ambiente da batera, criei um método aqui pra criar essa ambiência e faço todo o signal chain. Uso o Altiverb como um bus da bateria inteira. aí depois do Altiverb uso o T-racks Mic Room com alguma simulação de condenser, geralmente é a simulação do 414. Faço a mesma coisa pra um segundo mic de sala, uso o mesmo preset de Reverb mas com uma distância menor, aí uso a simulação de Ribbon e o SSL Channel pra distorcer essa sala. Funciona demais pra mim e dá a vida e o som que eu gosto de batera! Bom demais o vídeo, Paulo!
Legal, Thiago, já fiz umas "gambiarras master" assim também pra gerar ambiência, hehehe, sempre salvam! Um abração!
Paulo, meu velho, que fod... Muito bom cara. Respondeu uma série de dúvidas e isso vai me ajudar muito. Se possível, faz um vídeo editando uma bateria mas com frases cheias... Eu tenho dificuldades com GATE pois o bumbo pega caixa, ou chimbal, nós final do transiente... Sei que é minha infame inexperiência na captação, mas se possível ver essa experiência sua na edição seria interessante... Os tons mesmo, eu limpo e deixo apenas o som deles.... Mas daí sinto que entre os tons deveria ter deixado soar ... Parabéns mais uma vez, seus vídeos estão sucesso
Oi Sandro, use gates com eq no side chain, o próprio Reagate ou o gate do Pro Tools tem isso. Aí minimiza esse problema de abrir. Farei um vídeo em breve, um abração!
Massa, vou fazer esses teste no reagate. Obrigado mestre
Grande Paulo! Só conhecia você pelo nome na produção de bandas como Resgate e Oficina G3! Obrigado pelas dicas, me ajudaram muito!
O que você acha daquele outro método de overheads, onde um fica acima da caixa e outro posicionado mais abaixo, pela frente e na diagonal (Glyn Johns)?
Olá, saberia dizer qual o modelo do kit de mics de batera da Sanson mencionado? Obrigado.
Paulo na hora de gravar o over vc cria dois canais e coloca o pan de um canal pra direita e o outro para esquerda ou cria um canal somente estéreo?
ooo maravilha de video! Uma vez ouvi o Aquiles Priester falando sobre gravação de bateria e ele dizia que se a bateria gravada tiver um som "grande", a música vai soar grande e mesma coisa o contrário, se tiver um som "pequeno" a música vai soar pequena... ah, essa foto da bateria no final do vídeo, certeza que é a do Terry Bozzio hahaha
Oi Amauri, sim, o Aquiles tem razão, aliás, grande Aquiles, gente boa demais! E sim, é a DW do Bozzio, hehehe, um abração!
Ola Paulo.. vc poderia fazer um video sobre gravação de contrabaixo. Abraço !!
Oi Wagner, está na lista! Um abração!
Fala, Paulo! Tenho uma pergunta sobre overs:
Quando a pessoa vai microfonar e não tem mics específico para overs... Mais precisamente mics em que a cápsula é na lateral (como Behringer C1, C2 e C4)... O que fazer em questão de posicionamento?
Deixa ele com a cápsula virada p baixo (deitado --) ou em pé (com a cápsula virada p lado interno da bateria, em direção ao outro mic de over | ).
Desde já, obrigado.
E sobre sugestão, que pediu no fim: captação de vozes.
Abraço.
super video paulo, poderia ter sugestões direcionados a mixagem de bateria VST e gravações de guitarra em linha. Te acompanho desde o primeiro video do reaper do curso Mix in the box e és uma super fonte de conhecimento! Obrigado pelas informações e forte abraço!
Oi, Marcos, em breve farei vídeos sobre os dois tópicos! Um abração!
Paulo, tenho duvidas em relaçao a qual altura devo posicionar overs nos pratos, embora eu tenha usado a distancia igual medindo com o cabo nao ficou bom.
Voce recomenda que os overs fiquem a que altura/distancia dos pratos?
Na hora que eu estava gravando kkkķkkk
Grande trabalho mestre ! Parabéns meu amigo , muita informação de qualidade Paulo. Próximo tema poderia ser .Amplificação e Gravação de baixo em linha ou microfonado. !!! abraco mestre . tamo junto.
Oi Runedy, isso está na lista, em breve, um abração!
Paulo, gravei um ep ano passado em que aconteceu exatamente oq vc falou. Sozinha, a bateria soava linda, com todo mundo ela perdeu muito. Ficou aquém. Tem como reverter isso? Ou só experiência mesmo... rsrs
Muuuiiito bom Paulo!! Gravo a ambiencia aqui no estudio em XY justamente por causa da fase dos microfones e tenho um resultado muito legal!!!! Vc recomendaria eu fazer alguns cortes antes de gravar? Faço varios videos com o som cru da bateria e ja gosto bastante!!
Ótimas dicas!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🥁🎶✨️
Boa tarde aprender com o mestre é sem palavras. Mano da umas dicas de gravar com bateria e eletrônica
Em breve, Nivaldo! Um abração!
vídeo monstro mestre!!!! dicas valiosas demais, poderias fazer vídeo mostrando uso de equipamentos externos na mix. e como vc pensa quando usa eles.
Oi Gustavo, não costumo usar equipamento externos em mixagem no computador, ou eu mixo com tudo externamente, mesmo, mesa, e tal, ou mixo in the box, me sinto mais a vontade assim. Um abração!
Que vídeo lindo! Excelente conteúdo Paulo! Ansioso pela possibilidade de um "na prática"!
Esse, infelizmente não vai rolar, Vinícius, precisaria ir para um estúdio, filmar e tal, não tenho como fazer. Um abração!
Exatamente, né? Seria bem difícil fazer... kkkkk'
Grande abraço!
Tava esperando esse vídeo...
Prof ótimo vídeo , muito top !
Muito show Mestre Paulo
Vc poderia falar um pouco sobre produção com vsts desde já muito obrigado Grande abraço
Oi Claudio, vou colocar na lista aqui! Um abração!
Olá Paulo, muito bom.
Alguma dica para a gravação do ambiente em uma sala sem tratamento acústico profissional?
Oi Fernando, eu não vejo problema em gravar mics de ambiente em salas sem tratamento. Acho amis complicado gravar os close mics em salas assim, tudo vaza muito em tudo, mas os ambientes tendem a ficar até mais legais. Um abração!
Muito bom!!
Olá Paulo! Primeiro muito obrigado por compartilhar estes suas experiências... gostaria de saber qual o kit da sanson que vc fala...
Oi Ramon, se chama Kit7. Um abração!
Paulo, boa noite! Seu trabalho é primoroso, parabéns, sou seu fã a uns 10 anos.
Você não falou sobre os volumes, sempre tenho essa dúvida na hora de gravar, gravo com um volume mais alto ou mais baixo na batera? Grande abraço.
Oi Diego, se se refere a volume de pegada do baterista, isso depende do estilo e da música. Se for com relação a volume de gravação, procure meu vídeo sobre decibel na prática, lá eu explico em detalhes. Um abração!
Obrigado Paulo.
grande mestre... se tiver a referencia dos samson pra passar, aqui na alemanha isso é muito baratinho. vou comprar um kit desses. Obrigado!
Chama Samson Kit7. Não tem erro! hehehe, um abração, Alisson.
Olá, Mestre! Sempre muito bons os seus vídeos! Gosto de microfonar bateria usando a técnica do Glyn Jonhs. Você acha legal? Minha sala de gravação de bateria é de 4 metros por 4,20 metros, e com técnicas de par espaçado ou XY, sobra muito prato, independente dos pratos que se usa. Tem alguma relação? Tem algo a me dizer (acudir)? Abraços!
Oi Ricardo, então, a técnica do Glyn Johns é coisa da época da gravação em 4 e 8 canais. Eu particularmente não curto, acho que essa coisa de ter um over em cima e outro do lado do surdo dá uma visão esquisita da bateria. Se a sua sala sobra pratos, pode ser por falta de absorção na parte de cima. Faça uma "nuvem" com lã de vidro que vai melhorar muito. Um abração!
Massa, Paulo! Eu tenho uma grande dúvida quanto a microfones. Pretendo gravar com poucos mics, algo mais intimista, e me deparei com um mic de medição da Behinger usado como over em um vídeo "gringo".
Você já testou estes mics? O resultado é bom ou ruim? Compensaria o investimento?
Grato!