Saluto del Brasile - Carlos Gomes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 сен 2024
  • Saluto del Brasile - Carlos Gomes
    Composto para a Exposição Universal de 1876, que ocorreu na Filadélfia - Pensilvânia - EUA em 1876.
    Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
    Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
    Coral Paulistano e Coral Municipal
    Maestrina: Monica Meira Vasques
    Obs.: Gravação feita da platéia em concerto realizado no Memorial da América Latina
    No dia 4 de julho de 1876, comemoração do centenário da independência americana, o que se ouviu foram acordes brasileiros, um hino composto por Carlos Gomes especialmente para a data. O cenário foi a Exposição Universal, na Filadélfia. A homenagem encomendada por Dom Pedro II, causou o impacto esperado. A impressa americana que batizou dom Pedro II de “Imperador Yankee” descreveu o Hino do Maestro Brasileiro como “A saudação do Brasil a Pátria Norte Americana foi uma das mais deliciosas peças já tocadas. O Imperador compareceu ao concerto em Filadélfia , onde foi interpretado o hino de Carlos Gomes com agrado do público e da crítica.”
    “Custou-me a romper o povo para chegar ao hotel, sobretudo porque a tropa vinha marchando; mas com algumas cotoveladas consegui entrar no hotel. Almocei e fui para a festa. Que calor! O hino de Carlos Gomes não se ouvia quase pela distância e bulha do povo.”, escreveu Pedro II em seu diário, que havia presenteado o presidente americano Ulysses Grant com uma partitura do hino, composto pelo autor de “O Guarani”.
    Carlos Gomes já era considerado um Maestro de Prestígio no Mundo, e seu Hino encomendado pelo Imperador do Brasil, o único líder de Estado no Centenário da Independência dos Estados Unidos foi visto como um sinal sólido da Aliança estabelecida entre o Império Brasileiro e a República Americana.
    Fonte: Historia de dom Pedro II [i.e. segundo], 1825-1891: Fastígio. De Heitor Lyra
    Texto retirado de :
    dunapress.org/...

Комментарии • 23

  • @MarcusPereiraRJ
    @MarcusPereiraRJ 4 года назад +9

    É digno de pena e vergonha que tenhamos tão pouco conhecimento e acesso às obras deste gênio da música erudita. O Brasil precisa resgatar sua História urgentemente, senão estaremos relegados ao segundo plano global para sempre.

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  4 года назад +2

      Concordo plenamente com você Marcus, e acredito que temos uma quantidade extensa de obras significativas o suficiente para estar entre os países com compositores mais tocados no mundo. Mas nos faltam mais pesquisas e apoio para as que já existem, boas edições e até boas gravações para que as Orquestras possam se interessar mais pelo repertório brasileiro. Mas infelizmente a representatividade cultural não é uma pauta há muitos anos!
      Quem sabe um dia não consigamos mudar isso!
      Obrigado por sua visita! Volte sempre!

    • @ivanscotton6163
      @ivanscotton6163 3 года назад +1

      Para mim, ao lado de Wagner, Verdi e Puccini são os maiores gênios da Ópera.

    • @ivanscotton6163
      @ivanscotton6163 3 года назад +1

      Acho que nossos maestros também lhes falta tempo. Muitos criticam a falta de Brasilidade, entretanto é fácil observar que os Compassos de vários trechos da Fosca são facilmente adaptáveis ao Samba. Ficaria ótimo. Quanto ao Bailado do Guarani são os passos do Frevo no Nordeste.
      E a Alvorada do Escravo. E o Céu do Paraíba? É pena o nível de nossas Emissoras serem tão baixo. Falei Mentira Sr Barroso?

  • @veraameliaferraz1205
    @veraameliaferraz1205 3 года назад +1

    Eu estava buscando o Hino do Centenário da Independência dos Estados Unidos, encomendado à última hora por D. Pedro II a Carlos Gomes, e o RUclips me trouxe aqui. Como não conheço a obra, gostaria de saber se é essa mesmo que estava procurando...

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  3 года назад +3

      Olá Vera! Que bom que chegou até aqui em suas buscas por boa música, seja bem-vinda! Segundo Luiz Heitor Correa, em seu artigo Carlos Gomes - Projeção no exterior, que se encontra no livro: Carlos Gomes, uma obra em foco. Correa diz: Em 1876 o imperador, por intermédio do ministro do Brasil em Roma, barão de Javari, pedira ao compositor "um hino para ser tocado na Filadélfia a 4 de Julho". Este telegrama, provavelmente enviado no final de abril, encontrou Carlos Gomes trabalhando em sua próxima ópera e ainda remodelando Fosca. Um outro telegrama do Imperador, enviado de Cincinatti, a 15 de maio, diz: " Hino só para Orquestra. Estar em mãos do ministro nunca depois de 20 de Junho. Asseguro que será bem executado, excelentes instrumentistas aqui." A partitura foi enviada para os EUA por intermédio da Legação do Brasil em Paris, deixando o Havre a 3 de Junho. Com o título de Il saluto del Brasile a obra foi executada a 4 de Julho na Independance Place da Filadélfia. Na capa da redução para piano pode-se ler: To the American People - Hymn for the first Centennial of the American Independence, obra encomendada por sua majestade D. Pedro II, imperador do Brasil a A. Carlos Gomes.

    • @veraameliaferraz1205
      @veraameliaferraz1205 3 года назад

      @@marcosrangel43 Muito obrigada pelos esclarecimentos!!! 🙂

  • @ivanscotton6163
    @ivanscotton6163 3 года назад +1

    Uma página desta com menos de Trezentos click. Nem uma Emissora até hoje à colocou em qualquer programa. Nossas Emissoras são de baixo nível.
    Quem ler Gustavo Barroso sabe a serviço de quem trabalham.

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  3 года назад +1

      A ideia sempre foi poder registrar nesse canal o que há de melhor da música erudita brasileira pra formações de câmara e Sinfônica! Creio que pouco a pouco as pessoas irão encontrando... Como se diz por aí, coisas boas levam um certo tempo para serem descobertas! Obrigado pela visita ao canal e volte sempre!

  • @cristinafigueiredofigueire796
    @cristinafigueiredofigueire796 3 года назад +1

    Bravo

  • @ivanscotton6163
    @ivanscotton6163 3 года назад

    Fui conferir o ano de construção da Estátua da liberdade. Estava neste período sendo iniciado sua construção. Achava que Carlos havia inspirado em sua visão. Pode observar que a música bate com sua visão

  • @ivanscotton6163
    @ivanscotton6163 3 года назад

    Tenho a letra e a Partitura do Hino Acadêmico. Gostaria de conhecer a letra deste Hino.

  • @ivanscotton6163
    @ivanscotton6163 3 года назад

    Se a Covid me pega morreria sem conhecer esta peça. Era dada na realidade como Hino do Centenário da Independência dos Estados Unidos. Foi a ocasião que o Imperador conhece Alexandre Bell em seu stand e aquele primeiro telefone seria seu. A família Imperial com uma fina educação o Imperador dispensava Intérprete em diversos Idiomas. A música de Gomes está bem ao estilo do seu Oratório Colombo de 92. Realmente é pena o nível de nossas Emissoras serem abaixo da média. Se nossas Emissoras possuem possuem as Obras de Carlos Gomes, não precisam, pois não as levam ao público. Ter ou não ter é a mesma questão. Falei Mentira Sr Barroso?

    • @ivanscotton6163
      @ivanscotton6163 3 года назад

      Obrigado pela observação. No ano passado Assisti dois concertos no Teatro São Pedro, um com músicas de Wagner e Verdi, e o primeiro de Carlos Gomes.Esqueci o nome do Barítono. Foram Portari e Eliane Coelho. Espetacular as vozes. O Portari está cada vez mais afinado. Acho que ele é o Erick Herrero são nossos melhores tenores. O Herrero mais novo para mim será um Plácido Domingo. O Thiago Arakham também esteve muito bem na Fosca de Carlos Gomes em 17 no Municipal. E a bela Alemã que fez a Fosca? Abraços.

  • @ivanscotton6163
    @ivanscotton6163 3 года назад

    Sempre gostei da Elis Regina. Me surpreendeu três Compassos do Guarani com ela com atenção a canção do Aventureiro. Poderia ter feito mais não só do Guarani, mas de outras suas composições. Usou outros versos. Não sei já ouviste. Mas aquela voz tinha algo de magia. Com a Internet foi uma grata surpresa a Soprano Coreana Sumi Jô. Mas ela já está no auge a três décadas. Maravilha de voz e Interpretação.

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  3 года назад

      Nossa que incrível! Não tinha ideia. Obrigado por compartilhar!

  • @ivanscotton6163
    @ivanscotton6163 3 года назад +1

    A estas alturas Carlos Gomes além de duas operetas, já havia colocado nos Teatros Italianos o Guarani, Fosca e o maior sucesso que foi foi Salvador Rosa. Após Verdi era o Compositor mais tocado nos Teatros Italianos. Uma geração após Puccini seu admirador tinha uma filha com o nome de Fosca e o filho Antônio Carlos. Não precisamos dizer mais nada.

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  3 года назад +2

      Incrível saber sobre essa relação Gomes-Puccini tão aprofundada! Isso ainda é pouco explorado em nossa literatura Ivan. Obrigado por compartilhar conosco!

    • @ivanscotton6163
      @ivanscotton6163 3 года назад +2

      @@marcosrangel43 E em sua Ópera Odaleia que estreou antes do primeiro sucesso de Puccini que é a Manon Lescaut temos todos os Ingredientes das Óperas de Puccini principalmente na Madame Buterflye. Já na Fosca sentíamos o princípio do toque do verismo que é aquela orquestração Cinematográfica.
      Mas para mim algo especial em Carlos Gomes é o uso especial que ele faz em especial da flauta e Clarinete em duos de muitas de suas árias de Óperas até mais que o próprio Verdi. Não sei porque só os primeiros Compassos da Abertura do Guarani são declarados e portanto conhecido.
      Acho ser Culpa de nossos maestros. A Fosca por exemplo possuem vários trechos desde a abertura e Arias como a ária de Cambro facilmente adaptáveis ao Samba. Daria uma Espetacular fantasia. Sua Ópera mais Acadêmica a Maria Tudor, o dueto O Lui qui non canti ignore L'AMORE'' ali já é o nosso Cancioneiro. Foi pena Orlando Silva, Nelson Gonçalves e muitos outros não terem gravado. Enfim Carlos Gomes foi um Compositor e não um fabricante de músicas.

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  3 года назад +1

      Interessante você citar esta questão das fantasias. Infelizmente não era um hábito comum entre nossos compositores as suítes baseadas em óperas, como fizeram tantos compositores. E com a ópera no Brasil sofrendo tanto com falta de recursos, montar uma ópera nacional acaba se tornando algo cada vez mais distante. Em contrapartida, todos estes motivos poderiam estar sendo aproveitados em suítes orquestrais, o que infelizmente herdamos de poucos compositores.

    • @ivanscotton6163
      @ivanscotton6163 3 года назад

      Agradecido pela observação. Temos um dos maiores Compositores do Mundo, mas é bom lembrar que nem a TV CULTURA de São Paulo em 19 de março lembrou do Sesquicentenário da gloriosa estreia do Guarani no Scala de Milão. Aliás esta Emissora é só o Brasil em chamas e Epidêmico.

    • @marcosrangel43
      @marcosrangel43  3 года назад

      @@ivanscotton6163 infelizmente...