Ancestralidade: o que a genética tem a ver com isso?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 ноя 2021
  • Tem certeza que você conhece a origem dos seus antepassados?
    Você provavelmente já ouviu o termo ancestralidade, que remete a algo transmitido pelos nossos ancestrais, seja em contextos sociais, culturais, religiosos ou políticos. Inclusive, muita gente tem buscado testes genéticos para descobrir mais sobre a sua ancestralidade - você pode até ser uma delas.
    O que será que as informações genéticas que carregamos, transmitidas de geração para geração, podem realmente nos dizer a respeito da nossa história e a de nossos antepassados? Como as informações do nosso DNA podem ser utilizadas para identificar a origem geográfica de onde viveram os nossos ancestrais?
    Vem com a gente nessa descoberta e se inscreva no canal para acompanhar a playlist ABC Ancestralidade!
    Aproveite para deixar o seu like e espalhar para aquele seu amigo ou parente que pode gostar dessa série também!
    Link da playlist: bit.ly/3bX5QO0
    Siga o genomaUSP nas redes sociais:
    Instagram: / genoma.usp
    Facebook: / genomausp
  • НаукаНаука

Комментарии • 24

  • @4_d3d1
    @4_d3d1 2 года назад +4

    Fiz o teste do meu DNA, estou encantado com essa área. Muito bom o seu vídeo, parabéns.

  • @Isauramattos
    @Isauramattos 2 года назад +3

    Que maneira pausada e agradável de se comunicar, adorei!

  • @reginaceliamingroninetto70
    @reginaceliamingroninetto70 2 года назад +2

    Lindo vídeo! Parabéns!

  • @renatabarcoleme9916
    @renatabarcoleme9916 2 года назад +1

    Excelente video. Muito didático. Parabéns!!

  • @joeliasjunior
    @joeliasjunior 2 года назад +1

    Excelente. Explicação bem clara!

  • @vilmamenezes6241
    @vilmamenezes6241 2 года назад +1

    Excelente explicaçao.

  • @DJhuggo
    @DJhuggo Год назад

    Me sinto Palmeirense! 😉👏

  • @ozeiasjhordans360
    @ozeiasjhordans360 2 года назад +1

    Meu DNA= DA9794656
    Y-DNA: R1b-L151 Mt-DNA: B2

    • @eco2bee
      @eco2bee 2 года назад

      🤔

    • @venoch7seth
      @venoch7seth Год назад

      Eu vi que pertenço a um povo alienígena que nem existe mais, eles eram adorados como Deuses da sumeria ao oriente e posteriormente mesopotâmicos, hehehehe Rexus A11467G, A12308G, G12372A também foi encontrado entre as múmias do Egito antigo, encontradas na escavação arqueológica em Abusir el-Meleq no Egito Central, datadas do 1º milênio antes de Cristo, sub-linhagens "U2'3'4'7'8' e 'U4'9".[9] Behar et al (2012) o modificaram agrupando "U4'9" como subordinada a "U2'3'4'7'8" para uma nova sub-linhagem intermediária "U2'3'4'7'8'9". No meu caso como tenho uma mistura de nativos europeus com índios nativos minha sequencia surgiu surgiu aproximadamente há 6600 anos. U5b1e é encontrado principalmente na Europa central entre tchecos, eslovacos, húngaros e russos do sul, minha mistura de eslavos com indios e outras mais.

  • @marilanepacheco
    @marilanepacheco Год назад

    Eu gostaria de fazer um teste de ancestralidade. Como faço?

    • @GenomaUSP
      @GenomaUSP  Год назад

      Olá, Mari! O genomaUSP não realiza esse tipo de teste, mas você pode procurar empresas especializadas em teste de ancestralidade!

  • @gonçalves.vianna.ashkenazi
    @gonçalves.vianna.ashkenazi 2 года назад +1

    Me sinto da etnia brasileira branca.

    • @danielmu22
      @danielmu22 5 месяцев назад

      Não existe etnia brasileira branca, só indígena, o resto é mistura de português com índio, africano, italiano, alemão, japonês, polones, Árabes e tantos outros.

  • @soniadanobrega8326
    @soniadanobrega8326 2 года назад +4

    Eu queria muito fazer, pq fui educada com algumas coisas que descobri que veio de hábitos da comunidade judaica. É muito caro!?

    • @hemillie
      @hemillie 2 года назад +2

      Eu TB fui criada assim e não tenho ideia de onde vieram meus bisavós, quanto menos os antigos..kkk.. a única coisa que contam por gerações foi q houve português q veio de navio e casou com uma espanhola e outro português cassou com uma italiana tb vieram de navios... Creio q sejam da época da Santa inquisição pelo q estou estudando, mas de nada sei... Eu amo tudo em Israel e vivia sua cultura e sua visão religiosa voltada pro cristianismo. Pra mim será mais que um sonho se eu encontrar nem q seja 1% judeu no meu DNA... Confesso q tenho medo de não achar nada no meu exame.

    • @hemillie
      @hemillie 2 года назад +4

      Comprei o meu por 350,00 pelo Genera q é pacote simples, mas no item 2 q vai me da a opção de enviar meus dados p outros laboratórios tb. Ele tá como 199,00 mas p uma avaliação melhor eu escolhei o método 2 por 100 a mais e paguei o frete de entregar e de envio de uma vez só. Acabou de chegar e farei amanhã. Tô muito ansiosa pq tô confiando q terei um judeu no meu DNA. O problema e q esses exames no caso de mulheres não é tão completo pq não temos o cromossomo Y, o q fará q esses exames irão buscar apenas o q ganhamos da parte da mãe, vó, bisa, tetra, etc.... Perdemos muitos ancestrais nisso ficando ligados apenas no lado matriarcal. Estou começando estudar sobre isso, ainda não posso falar com precisão pq tô vendo a probabilidade do erro.

    • @eco2bee
      @eco2bee 2 года назад +1

      @@hemillie Olá! Que interessante! E aí qual foi seu resultado, conte pra gente?!

    • @hemillie
      @hemillie 2 года назад +2

      @@eco2bee chegou ontem... Me deram um prazo de 7 dias úteis pra entregar o kit e chegou de moto táxi no 3° dia, fiz o exame pela manhã assim q acordei pq me aconselharam, pois é o momento q mais teria DNA do dia e, após 3h avisei q estava pronto p ser devolvido com minha amostra de DNA e me deram 7 dias, mas no outro dia útil eles buscaram de carro. Demoraram 1 dia pra enviar e-mail confirmando o recebimento e me deram 30 dias úteis pra receber o resultado, mas com exatos 15 dias recebi o resultado e os dados brutos pra download. Surgiu um problema no dados bruto e, assim q comentei me deram um prazo de 3 dias o reenviarem descompactado pro meu email, só q após uns 20 minutos recebi como falaram.
      Tô muito satisfeita com a agilidade da empresa Genera. O que ainda não apareceu foi busca de parentes pq demora uns dias para algumas pessoas.
      Quanto aos resultados eu buscava judeus por uma questão pessoal e lá estava minha ascendência. Infelizmente não dá pra saber se São Askenasim ou Sefarditas, mas MyHeritage tem essa distinção e irei fazer tb pra uma comparação de informações, porém estou satisfeita.
      Estou examinando cada detalhe de meus antepassados comparando com minha árvore genealógica porque estou buscando a história da minha família, ja não sabemos nada, senão as informações q consegui está últimas semanas com base nós sobrenomes originais, pois todos meus descendentes q tenho na árvore mudaram os sobrenomes. Exatamente de onde meus antepassados vieram e algumas informações add surpreendentes. O mais top é q até minha ascendência Celta estava lá pra confirmar de onde meu tataravô (ou tetravô) Hilam Mamel da Costa veio, kkkk...
      Europa 73%
      🌹Europa ocidental - França, Alemanha e Países Baixos - 4%; Iberia (Portugal e Espanha - acredito q foi de onde vieram os Sefarditas de minha árvore) 7%; Itália (Itália e Grécia fora outros, mas esse deve ser da parte Judeu Askenasim da minha Bisa Florentina Damasia de Jesus que não ligação com Tiririca, kkkk) ; ainda tem muitos outros pontinhos como Fenoscandia, Calcavo (minha parte cristã fugitiva) , Sadenha, Bálcãs e Basco.
      África 13% - honrando meu ancestrais escravizados vindo nós porões dos navios 😭👏🏼👏🏼👏🏼
      🌹Senegambia, Oeste da África e Nilotas)
      Américas 6%
      🌹 Amazônia - 💖 Tribo Suruí, Língua paiter-suruí que pertence ao grupo linguístico tupi.
      ( honrando meus ancestrais indígenas o q eu sentia no sangue q tinha, mas não sabia de fato que eu tinha ascendência indígena 💖👏🏼👏🏼👏🏼) e América Central -Mexico, Honduras, Nicágua, Costa Rica e Cuba (parentes ainda não encontrados na árvore ou não identificados como tais, kkkkk)
      Oriente Médio e Magrebe 4% ( não tenho ideia quem seja, kkkk)
      Judaica 2% (😭😭😭💖🙏🏻)
      Judeus em Israel, Espanha, Italia, Portugal, que ia sabia e outros q não tinha conhecimento que TB eram judeus, como Alemanha, Autralia, Polônia, Síria, Iraque, Egito (que amo de paixão) e Grécia ( tb sempre fui apaixonada)
      Enfim tô muito, mas MT satisfeita com as confirmações e muitas outras descobertas que deixaram o mapa todo coloridinho, lembrando q Genera pega até nossos tataravós, ou tetravós (5 gerações atrás). A gente precisa fazer uma pesquisa das localidades com base nas informações dos nossos ancestrais da árvore genealógica... Gosto do familyshearch. Tô muito impactada.... Como desconheço a história a família de meu pai, creio q os que não conhecia vieram por parte dele.
      Vou fazer em outros como MyHeritage e mundo DNA (esse é gratuito) pra uma comparação.

    • @GenomaUSP
      @GenomaUSP  Год назад +1

      Olá, Sonia! Que interessante!
      Infelizmente não divulgamos informações sobre empresas que realizam testes de ancestralidade, mas uma rápida busca online pode responder suas perguntas.
      Esperamos que você consiga remontar o quebra cabeça das suas tradições familiares e influencias culturais!