O certo mesmo seria ( e menos complicado) a pessoa que tiver nota pra passar em X opções, escolher qual órgão quer seguir carreira (estilo o SISU na qual se você passar nas 2 opções, você escolhe qual curso quer cursar), pois, quem tirou as melhores notas, deveria ficar com o critério de optar pelo órgão, e não fazer esse embaralhado de opção 1/2…. Quem nao passar de primeira, aí sim, faz o cadastro de reserva em todos os órgãos, e espera ser chamado caso abra vaga. O que eu to vendo é que vai ter gente que vai tirar uma nota maior e vai perder a vaga em algum órgão pra uma pessoa que tirou uma nota menor por conta desse negócio de opção.
Salve profª Arthur! De início parabenizo pelas excelentes live's (seja qual for o certame). Suas live's, são de fato, uma prestação de serviços a todos concurseiros e concursados, fora o nível de excelência e qualificação que vossa pessoa tem. Pois bem,
Continuando... Se o candidato X não consegue nota para o 1° cargo de escolha, mas tem nota melhor do que o candidato Y na escolha desse, como 1ª opção. O candidato X fica com a vaga do candidato Y? Em suma, quem determina a ser chamado de imediato no bloco, é a prioridade ou a nota final? Desde já, antecipo agradecimentos!
Também fiquei com essa dúvida desde que saiu o edital. Aparentemente, se for assim, a melhor opção é selecionar em ordem decrescente com base no salário. Considerando também que a pessoa não se importa em lotação específica ou com que órgão será.
Professor, parabéns pela didática e pelo quão claro você é. Fora essa super calculadora. Fantástico. Aliás sou bom em Excel, se precisar de alguma ajuda conte comigo. Me acha fácil como Marcos Cassini em algumas redes sociais. Abraço.
Show de bola professor! O Senhor é desenrolado! Muito obrigado por nos esclarecer os pontos mais sensíveis deste concurso unificado. Que Deus abençoe o senhor!
Professor Arthur só tenho que dizer parabéns e obrigado. Não tem até o momento nenhum analise melhor que sua nessas questões de pesos e classificação, sensacional, depois de sua dica vou até fazer uma planilha igual a sua para meu bloco.
Prof, ao ser chamado pra um cargo todos os outros que estão abaixo dele (na sua ordem de preferência) são removidos, os que estão acima permanecem inalterados, ao ser chamado novamente em um cargo mais acima da sua ordem de preferência, os outros cargos que estão abaixo são removidos da lista mas o que está acima permance... até você chegar no seu concurso mais preferido em que você foi classificado. Pelo meu entendimento esse procedimento serve tanto pra lista das vagas imediatas como a de cadastro reserva.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
@@Gabriel-md7gt Pelo que entendi a " não duplicidade" irá funcionar da seguinte forma, seu nome só irá estar presente em uma única lista por etapa: Etapa 1: Prova objetiva; Etapa 2: Prova Discursiva + Titulos. Etapa 3: Nome dentro das vagas de algum cargo na ordem de prioridade. Ou seja, hipoteticamente, de 10 cargos que selecionei eu só conseguir nota satisfatória na prova objetiva do cargo que coloquei como penultimo na ordem de prioridade, no caso o 9º cargo da ordem de preferencia, então esse 9º cargo irá corrigir minha prova discursiva. Se com a minha nota Discursiva + Titulos eu subir muito a nota a ponto de ficar dentro das vagas do cargo que selecionei como 2º na ordem de prioridade, então eu entro naquela lista. O contrario também pode acontecer, eu ir muito bem na prova objetiva de tal forma que eu tenha minha prova objetiva corrigida no cargo mais disputado do bloco, porem nas demais etapas minha nota final fique baixa a ponto de só caber na minha ultima prioridade. Conclusão, se for realmente assim não há prejuizos em ordernar seus cargos por ordem de salário. E não só o número de vagas e pontuação terá peso nas suas chances de aprovação nesse concursomas também quantidade de cargos possíveis que vc pode concorrer, sem duvida isso irá contar muito, talvez esse seja um dos fatores de maior relevância para concurseiros que em geral tiram notas medianas.
@@renatos.k2883 Você mencionou a quantidade de cargos, eu também pensei nisso quanto mais cargos o candidato estiver escolhido mais chance tem de ser classificado e aprovado.
Pelo que deu a entender na explicação dentre as escolhas de cargo pegue sempre o que tem maior número de vagas pra garantir ir pra prova discursiva de 8x o número de vagas e não ser eliminado
@@thulio1920ele disse que a análise da correção da discursiva será feita para todos os cargos escolhidos, se ficar dentro do número de vagas em 1 já conta a nota da discursiva para todos, mesmo nos cargos que pelo critério da banca vc não teria sua discursiva corrigida e estaria fora.
E no mesmo tira-dúvidas que o @thiagoBessaYT apontou, tbm indica q mesmo q eu assuma a vaga, ainda estaria na lista de espera dos cargos superiores: Se eu não for classificado para o meu primeiro cargo de preferência, mas for classificado no segundo ou terceiro, ainda fico na lista de espera daquele que foi minha primeira opção? Sim. O candidato que não estiver classificado para sua primeira opção, mesmo que assuma outro cargo, ainda estará na lista de espera dos cargos que estiverem indicados como sua maior opção do momento da inscrição. Por esta razão recomendamos muita atenção dos candidatos no momento do ordenamento de suas preferências.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Excelente explicação! Muito obrigada professor! Essa parte do edital ficou muito confusa mesmo, mas você conseguiu esclarecer com uma didática simples e objetiva
Caso um candidato seja aprovado numa vaga e tome posse, depois ele poderá ainda ser chamado para tomar posse em um cargo que seria mais de sua preferência? Sim. O candidato que não estiver classificado para sua primeira opção, mesmo que assuma outro cargo, ainda estará na lista de espera dos cargos que estiverem indicados como sua maior opção do momento da inscrição. Por esta razão recomendamos muita atenção dos candidatos no momento do ordenamento de suas preferências.
16:40 Se não me engano tem uma parte do edital que diz que, você pode assumir em um cargo, começar a trabalhar e mesmo assim continuar na lista de espera dos outros cargos.
Essa parte pra mim ficou muito obscura, eu entendi que uma vez que escolheu e foi classificado e tomou posse as demais opções seriam descartadas, são muitas pessoas inscritas pra ter margem de vagas sobressalentes.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Parabéns professor!!! Vc foi no cerne do meu questionamento comigo mesmo para entender como vai se dar a pontuação. Muito obrigado! Vi a tabela, mas não estava entendendo bem. Valeu!
Professor, os seus vídeos dispensa comentário, tira sempre as dúvidas tanto para os seus mentorados quanto para os seus seguidores do canal. Só tenho gratidão!
Obrigado pelos esclarecimentos professor. Tirou muitas dúvidas. Oor favor, faz um vídeo falando sobre como ficam as lotações. Como serão os critérios para as distribuição dos aprovados. Muito obrigado desde já.
Peço que reflita sobre minha desconfiança: a questão discursiva provavelmente será de um eixo com mais peso (importância para os órgãos) para o bloco e talvez de algum tema inédito! Que temas seriam mais relevantes para o bloco 7 neste caso? Por exemplo, arcabouço fiscal seria um tema quente?
A impressão que dá é de que os órgãos terão um banco de cadastro de reserva muito pequeno, principalmente os que ficarem por último nas listas de preferência, pois os candidatos vão assumir cargos melhores.
Muita gente vai desistir na hora da convocação. Principalmente quem tiver que mudar pra cidades muito caras e tal. Acho que o cadastro reserva será bem aproveitado
~~ 10:00 Só lembrando que se a pessoa ficou fora do corte de 9x na prova objetiva ela NÃO concorre mais a esse cargo, ainda que tenha a discursiva corrigida.
A questão é: Se eu sou convocado pra uma vaga e não assumo, continuo no cadastro de reserva dos outros? Pq tem vaga com classificação "nacional" que dependendo do local não vale a pena me mudar , seria sacanagem perder o cadastro de reserva de outros cargos. Não achei essa informação edital.
A explicação do Arthur parte da premissa de que os demais candidatos já estão rankeados. Mas qual algoritmo a banca vai usar para criar os rankings das discursivas corrigidas? Um primeiro passo pode ser alocar em cada cargo quem ficou em até 9x vagas e rankeou o cargo como primeira preferência. Depois alocar todas as segundas preferências (eliminando quem já foi alocado na primeira etapa), e assim em diante. Será que é isso?
A primeira fase desse concurso é entender o edital... Q negócio confuso! Ñ sabia q a gente poderia ordenar todos os cargos de um bloco... imaginei que eles deixassem a gente priorizar uns 5 no máximo dentro de um determinado bloco. Alguém sabe se vai ser assim mesmo? Poderíamos ordenar quantos cargos quiséssemos dentro do bloco?!
Dentro do bloco temático o candidato poderá se inscrever para quantos cargos quiser. Um ponto importante para os candidatos é estar atento às necessidades de titulação específica em alguns dos cargos. Pois, mesmo se aprovado, o candidato que não apresentar a formação específica do cargo, não poderá tomar posse.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?@@Gabriel-md7gt
Quanto quem não tem títulos/experiência perde nas chances no bloco 6? Apesar de eu ser economista, não seria melhor fazer AFT em que não há a prova de títulos? Estou indeciso. Talvez haja pessoas nessa situação. Teria como você abordar esse tema, a 3a. etapa, em algum vídeo? Gostei das suas análises. Obrigado.
Ou seja bagunça total. Mas o que deu pra entende é que dentre as opções de escolha coloque sempre o que tem mais vagas pra garantir ter a prova discursiva corrigida
Mas não falaram na live, que se vc assumi o cargo da 3 opção e surgir vaga na 1 vc pode transicionar( ou seja ainda estará concorrendo).Então dentro disso, nessa coluna de classificou nas vagas teria sim que ter mais de 1 sim
Se você for chamado para um cargo você é excluído de todos os cargos que estão abaixo na sua lista de preferência, mas permanece no cadastro reserva de todos os que estão a acima. Ex: se vc ficou em 10 cadastros e foi chamado para o 5° se surgir vaga vc ainda pode ser chamado para o 4°, 3°, etc... até o final da validade do concurso. Não tirei isso da minha cabeça. Está no edital.
verdade, aqui o trecho "Ainda que escolha e ranqueie várias opções de cargos do bloco temático no ato da inscrição, o candidato não será classificado, nem em lista de espera, para as opções de cargos inferiores na ordem de preferência da opção para a qual foi aprovado."
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Sobre as duas situações faladas (1º ir para outro cargo ACIMA pós correção da discursiva num cargo abaixo nas 3 opções) e (2º CONCORRER em cargos fora das 3 opções), não há nenhuma evidência no edital que leve as essas conclusões objetivamente. Essa lógica que o algoritmo da formação do cadastro vai funcionar dessa forma é pouco provável. Portanto eu não acredito que o citado "mais de um cargo classificado" deva ficar limitado entre as 3 opções.
Tenho a seguinte duvida. Suponha que no topo da lista de prioridades de cargos você selecione aquele que você queira. E quando o sistema for calcular a nota de corte você não seja aprovado logo de cara por motivo de haver apenas 1 vaga no orgao que você colocou como prioridade e consequentemente vai descendo para os demais cargos da lista. Po exrém suponhamos que ao longo do ano saia muitos servidores e aquele órgão abra umas 10 vagas. O que acontece? Eles podem te aproveitar ainda ou só no primeiro momento? isso faz total diferença nesse novo formato de concurso. Porque se eles fossem barrar os CR de assumirem os de preferencia superior alegando que já estão alocados em outro local talvez não compensaria colocar um monte de cargo lá na lista concordam? porque por exemplo.. você acaba de assumir o cargo mais inferior possivel e faz todo um trabalho de adaptação, treinamentos etc.. ai dali 5 meses o que está acima te convoca e ai o orgao vai perder o servidor... ai depois o primeirao com melhor salario te convoca.. e ai? por essa lógica você poderia ficar mudando a todo momento não é estranho e inviável isso pro governo? imagina o custo disso
É o que acontece no Enem, se a pessoa passar na segunda opção nem vai para a reserva da preferência, pq na realidade, você tem que ter as duas ou três opções como sua preferência...
Vlw Profe o vídeo... Conseguiu descobrir como será a situação de negar um cargo por espear um outro? Ou se posso tomar posse e depois ir pro outro mais preferível?
Como bem o professor falou aí no final da análise, se o IBGE chamar primeiro que a ANS, minha dúvida é se eu assumir no IBGE meu nome é riscado das outras listas do mesmo bloco, se eu estiver lotado no IBGE e caso a ANS demore e chame um pouco depois, como é que eu faço para trocar de um cargo pelo outro dentro do bloco..??
Hipótese: candidato A está com nota 60,00 e com prioridade 1 para o cargo X. Candidato B (não conseguiu nota suficiente para estar dentro das vagas de sua 1ª prioridade) com nota 70,00 e com prioridade 2 para o mesmo cargo X do candidato A. Pergunta: o candidato B terá prioridade sobre o candidato A, mesmo não tendo escolhido esse cargo como sua primeira opção?
Na prática, com o maciço número de inscritos para todos os cargos dentro de um Bloco, tem chance de alguém ser nomeado na 2ª preferência de cargo dentro do Bloco?
Tem, pq como cada eixo vale uma nota, pode não atingir uma pontuação pra uma opção mas atingir Boa pontuação em outro eixo que te coloca brigando por outro cargo
Bom dia professor, sou formada em Pedagogia, mas estudei pra carreiras policiais por 3 anos. Agora surgiu essa oportunidade e estou na dúvida em qual bloco teria mais oportunidades o bloco 5 da educação (que tem afinidade com o conteúdo) ou bloco 7 (que tem mais vagas e ja estudava algumas das matérias pra outros concursos) . Desde ja agradeço muito 🙏
Fiz 88% de aproveitamento para o cargo B7-08-A Analista Técnico-Administrativo (MinC)... será que a nota de corte ficará acima disso? Para o EPPGG fiz só 85%.
estou com muita dúvida sobre minhas escolhas. Sou psicóloga e ainda não finalizei minha pós e minha segunda opção é para auditora. Qual seria a melhor opção pra primeiro lugar?
Professor, confesso que fiquei com uma dúvida com relação a lotação. Quando a lotação é Nacional, quer dizer que as vagas são para todos os estados????
Isso mesmo, e quando a lotação for para alguns estados, mesmo que alguém tire uma nota mais alta que você, porem nao mora no estado de lotação do órgão, vc tem preferência da vaga, mesmo tirando uma nota menor
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Professor, boa tarde! Pretendo fazer para o bloco 8, se o Sr. puder me tirar uma dúvida, lhe agradeço. Não tenho os cursos TEC para o Mapa e a Funai, como fica essa questão, pelo q entendi só posso ser chamada para o IBGE.
Minha dúvida: se eu escolher Adm em primeiro e EPPGG em terceiro, por exemplo, mas tirar uma nota que me classifica em ADM e EPPGG, serei chamada em qual?
Professor, fiquei como uma dívida. Será que podemos escolher um cargo que eu não poderia concorrer apenas para ter mais chance de ter a discursiva corrigida? Por exemplo, escolher um cargo de uma formação que eu não tenho e colocar em último no ranking para aumentar a chance de ter a discursiva corrigida.
Dentro do bloco temático o candidato poderá se inscrever para quantos cargos quiser. Um ponto importante para os candidatos é estar atento às necessidades de titulação específica em alguns dos cargos. Pois, mesmo se aprovado, o candidato que não apresentar a formação específica do cargo, não poderá tomar posse.
É um bom questionamento. A duvida é se por azar fomos chamados para esse cargo que não podemos concorrer e recusarmos, ainda ficaremos na lista para os outros ou somos eliminados?
@@Gabriel-md7gt exemplo, sou formado em Eng civil, e me inscrevo para arquiteto, porém deixo essa opção lá para a última preferência...se por sorte eu passar na objetiva dentro do número de vagas de arquitetura, assim terei minha discursiva corrigida, caso eu tenha ido mto bem nela, pode ser q minha nota suba "bastante" e assim eu possa concorrer às vagas de Eng civil... é isso que CS estão falando aí??
Professor, sobre a etapa de avaliação dos títulos, a minha impressão lendo o edital é que mesmo você tendo todos os títulos passíveis na quantidade maxima prevista para cada um, você não integraliza a quantidade máxima de pontos definida para a Prova de Títulos. No meu caso, da pontuação máxima de 100 pontos, é possivel fazer apenas 13 pontos tendo todos os títulos.
@@layannetomazbraga8962 na verdade, no meu caso, daria pra fazer no máximo 13 pontos de títulos, de um total de 100 "possíveis". 10% disso seria 0,13 da nota final. Não sei se alguém sabe confirmar
@@davilfs Depende. Se for cargo que os títulos valem 10% da nota final, acrescenta-se 1,3 pontos (13% dos 10%). Se for em caso que os títulos valem 5%, acrescenta-se 0,65 pontos (13% dos 5%). Se tiver cargo que títulos não são contados, é zero. Isso, na base de nota ponderada (nota final).
Uma coisa que não vi ninguém falar, e que acho importante, é como será a sequência de convocações conforme a preferência dos cargos. Entendo que eles primeiro irão chamar todo o cadastro reserva de quem colocou como prioridade 1 determinada vaga, depois irão descer para quem tiver escolhido prioridade 2, 3, 4.... Será uma montanha russa as notas dos convocados, pois terão chamado os piores colocados (dentro das 2x quantidade de vagas) e quando o cadastro esgotar, irão passar para a próxima prioridade, onde os primeiros do cadastro reserva terão, provavelmente, notas bem superiores que os últimos convocados da prioridade anterior. Vai ser estranho.
*Professor, gostaria de saber o seguinte:* - Digamos que eu fique dentro das vagas na 1° opção. É possível eu perder colocações a ponto de sair da lista de aprovados e entrar no cadastro reserva caso a nota de outros concorrentes que tenham escolhido o meu cargo como 2° ou 3° opção seja superior a minha?
A ordem de preferência não tem impacto algum na classificação. Ela só serve para evitar duplicidade na medida em que vc tiver alcançado uma vaga de melhor preferência. Se vc escolheu 1,2,3,4 e passou em 3, não aparecerá no cargo 4, mas participará da lista de reserva do cargo 1 e 2.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?@@_Cntdr
Professor, no bloco 7.. cargos como o de Comunicação Social - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, pelo que entendi não têm prova de títulos, certo?
Professor, acha possível quem já estuda há alguns meses, já tem base nas matérias básicas do tse(português, informática, constitucional, admnistrativo, normas aplicáveis aos servidores públicos federais e eleitoral) conciliar os estudos para o tse com algum cargo de algum bloco do cnu??
Não sou o professor, mas o único Bloco que as disciplinas mais se aproximam das que você citou seria o Bloco 8 , que é para a galera de ensino médio. Os outros não tem nada que dê para conciliar.
gente mas e se na fase de redação ele não se classificou para ir pra proximas fase, a redação dele poderia ser aprovada em outro cargo correto? tipo teve habilitação para correção da redação em 3 cargos mas na sua primeira opção ele não ficou dentro daas vagas, mas nos outros dois cargos sim, como fica essa questão da redação? alguém sabe?
As vagas são temporárias? Tem um item nos editais que falam que. As vagas são para vagas temporárias! É isso mesmo??? Pq fazer um concurso, sair do emprego, passar por cursos de formação para vaga temporária!!?
O certo mesmo seria ( e menos complicado) a pessoa que tiver nota pra passar em X opções, escolher qual órgão quer seguir carreira (estilo o SISU na qual se você passar nas 2 opções, você escolhe qual curso quer cursar), pois, quem tirou as melhores notas, deveria ficar com o critério de optar pelo órgão, e não fazer esse embaralhado de opção 1/2…. Quem nao passar de primeira, aí sim, faz o cadastro de reserva em todos os órgãos, e espera ser chamado caso abra vaga. O que eu to vendo é que vai ter gente que vai tirar uma nota maior e vai perder a vaga em algum órgão pra uma pessoa que tirou uma nota menor por conta desse negócio de opção.
Excelente explicação, professor! Até q enfim alguém explicou essa parte nebulosa do edital de forma clara e objetiva. Parabéns professor 👏👏
Professor, destruiu com essa calculadora hein! ❤️
Por favor, disponibiliza ela para os alunos! 🙏
Ele mandou bem demais. Já ganhou um inscrito.
tukuragamer, basta usar uma calculadora simples e a lógica... 😅 não tem que disponibilizar o que já é óbvio 😅😅😅
Salve profª Arthur! De início parabenizo pelas excelentes live's (seja qual for o certame). Suas live's, são de fato, uma prestação de serviços a todos concurseiros e concursados, fora o nível de excelência e qualificação que vossa pessoa tem. Pois bem,
Professor Arthur, competente demais no que se propõe a fazer! Mandou bem demais. Eu ficaria pirado se tivesse que expor tudo isso! 🤣Muitíssimo grato!
Continuando... Se o candidato X não consegue nota para o 1° cargo de escolha, mas tem nota melhor do que o candidato Y na escolha desse, como 1ª opção. O candidato X fica com a vaga do candidato Y? Em suma, quem determina a ser chamado de imediato no bloco, é a prioridade ou a nota final? Desde já, antecipo agradecimentos!
tbm tenho essa dúvida
Também fiquei com essa dúvida desde que saiu o edital. Aparentemente, se for assim, a melhor opção é selecionar em ordem decrescente com base no salário. Considerando também que a pessoa não se importa em lotação específica ou com que órgão será.
Boa pergunta
@@LucasFernandes-oy7pj sério ? Então o que vale é escolher todos os cargos e depois escolho qual entro ? (Lógico, se tirar nota alta)
@@robertomagalhaes4597 hmmmm
Professor, parabéns pela didática e pelo quão claro você é. Fora essa super calculadora. Fantástico. Aliás sou bom em Excel, se precisar de alguma ajuda conte comigo. Me acha fácil como Marcos Cassini em algumas redes sociais. Abraço.
Show de bola professor! O Senhor é desenrolado! Muito obrigado por nos esclarecer os pontos mais sensíveis deste concurso unificado. Que Deus abençoe o senhor!
Professor Arthur só tenho que dizer parabéns e obrigado. Não tem até o momento nenhum analise melhor que sua nessas questões de pesos e classificação, sensacional, depois de sua dica vou até fazer uma planilha igual a sua para meu bloco.
Prof, ao ser chamado pra um cargo todos os outros que estão abaixo dele (na sua ordem de preferência) são removidos, os que estão acima permanecem inalterados, ao ser chamado novamente em um cargo mais acima da sua ordem de preferência, os outros cargos que estão abaixo são removidos da lista mas o que está acima permance... até você chegar no seu concurso mais preferido em que você foi classificado. Pelo meu entendimento esse procedimento serve tanto pra lista das vagas imediatas como a de cadastro reserva.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
@@l_fre_edmundonão
Ficou boa a explicação, agora deu pra entender melhor... então faz mais sentido ir por preferência mesmo em vez de quantidade de vagas
Geral vai colocar a primeira opção com o salário mais alto, mas ainda deve ter gente boiando que ainda nem se atentou a isso.
@@Gabriel-md7gt Pelo que entendi a " não duplicidade" irá funcionar da seguinte forma, seu nome só irá estar presente em uma única lista por etapa:
Etapa 1: Prova objetiva;
Etapa 2: Prova Discursiva + Titulos.
Etapa 3: Nome dentro das vagas de algum cargo na ordem de prioridade.
Ou seja, hipoteticamente, de 10 cargos que selecionei eu só conseguir nota satisfatória na prova objetiva do cargo que coloquei como penultimo na ordem de prioridade, no caso o 9º cargo da ordem de preferencia, então esse 9º cargo irá corrigir minha prova discursiva. Se com a minha nota Discursiva + Titulos eu subir muito a nota a ponto de ficar dentro das vagas do cargo que selecionei como 2º na ordem de prioridade, então eu entro naquela lista. O contrario também pode acontecer, eu ir muito bem na prova objetiva de tal forma que eu tenha minha prova objetiva corrigida no cargo mais disputado do bloco, porem nas demais etapas minha nota final fique baixa a ponto de só caber na minha ultima prioridade.
Conclusão, se for realmente assim não há prejuizos em ordernar seus cargos por ordem de salário. E não só o número de vagas e pontuação terá peso nas suas chances de aprovação nesse concursomas também quantidade de cargos possíveis que vc pode concorrer, sem duvida isso irá contar muito, talvez esse seja um dos fatores de maior relevância para concurseiros que em geral tiram notas medianas.
@@renatos.k2883 Você mencionou a quantidade de cargos, eu também pensei nisso quanto mais cargos o candidato estiver escolhido mais chance tem de ser classificado e aprovado.
Pelo que deu a entender na explicação dentre as escolhas de cargo pegue sempre o que tem maior número de vagas pra garantir ir pra prova discursiva de 8x o número de vagas e não ser eliminado
@@thulio1920ele disse que a análise da correção da discursiva será feita para todos os cargos escolhidos, se ficar dentro do número de vagas em 1 já conta a nota da discursiva para todos, mesmo nos cargos que pelo critério da banca vc não teria sua discursiva corrigida e estaria fora.
Professor sempre com informações sólidas e bem explicadas, show
E no mesmo tira-dúvidas que o @thiagoBessaYT apontou, tbm indica q mesmo q eu assuma a vaga, ainda estaria na lista de espera dos cargos superiores: Se eu não for classificado para o meu primeiro cargo de preferência, mas for classificado no segundo ou terceiro, ainda fico na lista de espera daquele que foi minha primeira opção?
Sim. O candidato que não estiver classificado para sua primeira opção, mesmo que assuma outro cargo, ainda estará na lista de espera dos cargos que estiverem indicados como sua maior opção do momento da inscrição. Por esta razão recomendamos muita atenção dos candidatos no momento do ordenamento de suas preferências.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Aconteceu comigo também!😮
Excelente explicação! Muito obrigada professor! Essa parte do edital ficou muito confusa mesmo, mas você conseguiu esclarecer com uma didática simples e objetiva
Caso um candidato seja aprovado numa vaga e tome posse, depois ele poderá ainda ser chamado para tomar posse em um cargo que seria mais de sua preferência?
Sim. O candidato que não estiver classificado para sua primeira opção, mesmo que assuma outro cargo, ainda estará na lista de espera dos cargos que estiverem indicados como sua maior opção do momento da inscrição. Por esta razão recomendamos muita atenção dos candidatos no momento do ordenamento de suas preferências.
Foi divulgado essa resposta?
Verdadeira aula de edital 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 sabe trabalhar
Finalmente a maior dúvida foi esclarecida. Obrigada!
16:40 Se não me engano tem uma parte do edital que diz que, você pode assumir em um cargo, começar a trabalhar e mesmo assim continuar na lista de espera dos outros cargos.
Essa parte pra mim ficou muito obscura, eu entendi que uma vez que escolheu e foi classificado e tomou posse as demais opções seriam descartadas, são muitas pessoas inscritas pra ter margem de vagas sobressalentes.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Parabéns professor!!! Vc foi no cerne do meu questionamento comigo mesmo para entender como vai se dar a pontuação. Muito obrigado! Vi a tabela, mas não estava entendendo bem. Valeu!
Professor, os seus vídeos dispensa comentário, tira sempre as dúvidas tanto para os seus mentorados quanto para os seus seguidores do canal. Só tenho gratidão!
Parabéns professor Arthur e muitíssimo obrigado!! 👏👏👏👏👏👏👏
Gostei muito do vídeo!! Poderia disponibilizar essa planilha pra gente ;)
Obrigado pelos esclarecimentos professor. Tirou muitas dúvidas.
Oor favor, faz um vídeo falando sobre como ficam as lotações. Como serão os critérios para as distribuição dos aprovados.
Muito obrigado desde já.
Peço que reflita sobre minha desconfiança: a questão discursiva provavelmente será de um eixo com mais peso (importância para os órgãos) para o bloco e talvez de algum tema inédito! Que temas seriam mais relevantes para o bloco 7 neste caso? Por exemplo, arcabouço fiscal seria um tema quente?
Parabéms Arthur, video raro, qualidade de conteúdo incrível. Mereçe muitos likes
A melhor explicação do CNU de todo o RUclips
Obrigado pelos esclarecimentos, professor!
OBRIGADO por me desenrolar nessa parte, vc e muito bom!!
Isso não é um professor, é um anjo 🙏🏿
Muito boa a explicação, queria essa tabela… disponibiliza para a gente 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
A impressão que dá é de que os órgãos terão um banco de cadastro de reserva muito pequeno, principalmente os que ficarem por último nas listas de preferência, pois os candidatos vão assumir cargos melhores.
Muita gente vai desistir na hora da convocação. Principalmente quem tiver que mudar pra cidades muito caras e tal. Acho que o cadastro reserva será bem aproveitado
~~ 10:00 Só lembrando que se a pessoa ficou fora do corte de 9x na prova objetiva ela NÃO concorre mais a esse cargo, ainda que tenha a discursiva corrigida.
Acho que tem muitas variáveis, mas eu iria ordenar prioritariamente pela remuneração para não "queimar chance" . Mas vai de cada um...
Concordo plenamente!
Eu tambem acho que é o melhor a se fazer.
Tbm é importante olhar a lotação.
A questão é: Se eu sou convocado pra uma vaga e não assumo, continuo no cadastro de reserva dos outros? Pq tem vaga com classificação "nacional" que dependendo do local não vale a pena me mudar , seria sacanagem perder o cadastro de reserva de outros cargos. Não achei essa informação edital.
Também gostaria de saber...
Já têm a resposta sobre isso, amigo?
Alguém sabe responder essa pergunta? Também tenho essa dúvida
Parabens pela sua analise desta parte do edital.
A explicação do Arthur parte da premissa de que os demais candidatos já estão rankeados. Mas qual algoritmo a banca vai usar para criar os rankings das discursivas corrigidas? Um primeiro passo pode ser alocar em cada cargo quem ficou em até 9x vagas e rankeou o cargo como primeira preferência. Depois alocar todas as segundas preferências (eliminando quem já foi alocado na primeira etapa), e assim em diante. Será que é isso?
Show Do Milhão 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
esse video era que a gente precisava!!!
Corte pro bloco 7 pra pegar a vaga mais fraca vai ser no mínimo 80% da prova objetiva e uma redação muito boa.
A primeira fase desse concurso é entender o edital... Q negócio confuso! Ñ sabia q a gente poderia ordenar todos os cargos de um bloco... imaginei que eles deixassem a gente priorizar uns 5 no máximo dentro de um determinado bloco. Alguém sabe se vai ser assim mesmo? Poderíamos ordenar quantos cargos quiséssemos dentro do bloco?!
Dentro do bloco temático o candidato poderá se inscrever para quantos cargos quiser. Um ponto importante para os candidatos é estar atento às necessidades de titulação específica em alguns dos cargos. Pois, mesmo se aprovado, o candidato que não apresentar a formação específica do cargo, não poderá tomar posse.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?@@Gabriel-md7gt
Colocando só uma opção de preferência, já concorre pra todos do mesmo bloco?
pelo que entendi, não :/@@rafaelaaraujo4723
Vídeo com boas explicações neste emaranhado chamado concurso unificado.
Quanto quem não tem títulos/experiência perde nas chances no bloco 6? Apesar de eu ser economista, não seria melhor fazer AFT em que não há a prova de títulos? Estou indeciso. Talvez haja pessoas nessa situação. Teria como você abordar esse tema, a 3a. etapa, em algum vídeo? Gostei das suas análises. Obrigado.
Obrigado, era realmente uma dúvida essa questão da ordenação dos cargos.
Vídeo excelente. Obrigada professor!
Ou seja bagunça total. Mas o que deu pra entende é que dentre as opções de escolha coloque sempre o que tem mais vagas pra garantir ter a prova discursiva corrigida
Faz sentido
Obrigada, professor!
Legal. Já deu uma clareada nas ideias...
Mas não falaram na live, que se vc assumi o cargo da 3 opção e surgir vaga na 1 vc pode transicionar( ou seja ainda estará concorrendo).Então dentro disso, nessa coluna de classificou nas vagas teria sim que ter mais de 1 sim
graças a deus tu existe!
coloquei em 13º o meu cargo preferido.
aí to com medo de passar nos outros 12 e não poder assumir o 13 rsrsrs
Parabéns!! Excelente!!
Se você for chamado para um cargo você é excluído de todos os cargos que estão abaixo na sua lista de preferência, mas permanece no cadastro reserva de todos os que estão a acima.
Ex: se vc ficou em 10 cadastros e foi chamado para o 5° se surgir vaga vc ainda pode ser chamado para o 4°, 3°, etc... até o final da validade do concurso.
Não tirei isso da minha cabeça. Está no edital.
entendi dessa forma tb
verdade, aqui o trecho "Ainda que escolha e ranqueie várias opções de cargos do bloco temático no ato da inscrição, o candidato não será classificado, nem em lista de espera, para as opções de cargos inferiores na ordem de preferência da opção para a qual foi aprovado."
Com essa quantidade de inscritos aí creio que as vagas serão todas preenchidas, a posse vai ser em agosto desse ano.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
@@l_fre_edmundo que eu saiba não. Nesse caso vc se inscreveu só para um cargo e vai concorrer só para ele.
Explicação ótima.
Sobre as duas situações faladas (1º ir para outro cargo ACIMA pós correção da discursiva num cargo abaixo nas 3 opções) e (2º CONCORRER em cargos fora das 3 opções), não há nenhuma evidência no edital que leve as essas conclusões objetivamente. Essa lógica que o algoritmo da formação do cadastro vai funcionar dessa forma é pouco provável. Portanto eu não acredito que o citado "mais de um cargo classificado" deva ficar limitado entre as 3 opções.
Excelente vídeo!
Achava q a prova de títulos era apenas classificatória, mas do jeito que tá ai ela vira eliminatória.
Tenho a seguinte duvida.
Suponha que no topo da lista de prioridades de cargos você selecione aquele que você queira.
E quando o sistema for calcular a nota de corte você não seja aprovado logo de cara por motivo de haver apenas 1 vaga no orgao que você colocou como prioridade e consequentemente vai descendo para os demais cargos da lista.
Po exrém suponhamos que ao longo do ano saia muitos servidores e aquele órgão abra umas 10 vagas. O que acontece? Eles podem te aproveitar ainda ou só no primeiro momento?
isso faz total diferença nesse novo formato de concurso. Porque se eles fossem barrar os CR de assumirem os de preferencia superior alegando que já estão alocados em outro local talvez não compensaria colocar um monte de cargo lá na lista concordam?
porque por exemplo.. você acaba de assumir o cargo mais inferior possivel e faz todo um trabalho de adaptação, treinamentos etc.. ai dali 5 meses o que está acima te convoca e ai o orgao vai perder o servidor... ai depois o primeirao com melhor salario te convoca.. e ai? por essa lógica você poderia ficar mudando a todo momento
não é estranho e inviável isso pro governo? imagina o custo disso
É o que acontece no Enem, se a pessoa passar na segunda opção nem vai para a reserva da preferência, pq na realidade, você tem que ter as duas ou três opções como sua preferência...
Obrigada. Agora entendi 🎉
Vlw Profe o vídeo...
Conseguiu descobrir como será a situação de negar um cargo por espear um outro? Ou se posso tomar posse e depois ir pro outro mais preferível?
Como bem o professor falou aí no final da análise, se o IBGE chamar primeiro que a ANS, minha dúvida é se eu assumir no IBGE meu nome é riscado das outras listas do mesmo bloco, se eu estiver lotado no IBGE e caso a ANS demore e chame um pouco depois, como é que eu faço para trocar de um cargo pelo outro dentro do bloco..??
Professor, libera essa planilha ai por favor!!!!
Sugiro um vídeo sobre cargos e respectivas cidades.
Excelente vendo agora pois fiz o bloco 6 mas fiz a opção só de 5 cargos neste bloco
Melhor vídeo.
Ótima explanação
Excelente explicação!
Hipótese: candidato A está com nota 60,00 e com prioridade 1 para o cargo X.
Candidato B (não conseguiu nota suficiente para estar dentro das vagas de sua 1ª prioridade) com nota 70,00 e com prioridade 2 para o mesmo cargo X do candidato A.
Pergunta: o candidato B terá prioridade sobre o candidato A, mesmo não tendo escolhido esse cargo como sua primeira opção?
Na prática, com o maciço número de inscritos para todos os cargos dentro de um Bloco, tem chance de alguém ser nomeado na 2ª preferência de cargo dentro do Bloco?
Dificilmente, mas se falar isso cai o ibope
tem chance de você cair até na 5ª preferência. a concorrência nos cargos de maiores salários vai ser muito alta
Tem, pq como cada eixo vale uma nota, pode não atingir uma pontuação pra uma opção mas atingir Boa pontuação em outro eixo que te coloca brigando por outro cargo
Você pode emprestar a planilha?
Então nesse CNU uma questão errada não anula uma certa e podemos preencher o gabarito todo.
Vídeo muito esclarecedor.
Aaahhhh , agora sim entendi!
Bom dia professor, sou formada em Pedagogia, mas estudei pra carreiras policiais por 3 anos. Agora surgiu essa oportunidade e estou na dúvida em qual bloco teria mais oportunidades o bloco 5 da educação (que tem afinidade com o conteúdo) ou bloco 7 (que tem mais vagas e ja estudava algumas das matérias pra outros concursos) . Desde ja agradeço muito 🙏
Faça o que vc tiver mais chances de passar
Obrigada, professor
Ninguém falava sobre isso, era o vídeo que faltava
Fiz 88% de aproveitamento para o cargo B7-08-A Analista Técnico-Administrativo (MinC)... será que a nota de corte ficará acima disso? Para o EPPGG fiz só 85%.
estou com muita dúvida sobre minhas escolhas. Sou psicóloga e ainda não finalizei minha pós e minha segunda opção é para auditora. Qual seria a melhor opção pra primeiro lugar?
Obrigado Professor arthur
Professor, confesso que fiquei com uma dúvida com relação a lotação. Quando a lotação é Nacional, quer dizer que as vagas são para todos os estados????
Queria entender isso também. No ato da inscrição não tem nenhuma referência a escolha do local de lotação.
Isso mesmo, e quando a lotação for para alguns estados, mesmo que alguém tire uma nota mais alta que você, porem nao mora no estado de lotação do órgão, vc tem preferência da vaga, mesmo tirando uma nota menor
@@mateuslemos5750 Muitas pessoas não se atentaram a esse critério, isso pode ser benção ou maldição, esse concurso vai ser uma caixa de surpresa.
Sério q é assim? Vai pra reserva de todos? Eu tinha entendido que era só dos 3 escolhidos e se chamar uma escolha maior sai das secundárias...
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?
Professor, boa tarde! Pretendo fazer para o bloco 8, se o Sr. puder me tirar uma dúvida, lhe agradeço.
Não tenho os cursos TEC para o Mapa e a Funai, como fica essa questão, pelo q entendi só posso ser chamada para o IBGE.
Também tenho essa mesma dúvida
Minha dúvida: se eu escolher Adm em primeiro e EPPGG em terceiro, por exemplo, mas tirar uma nota que me classifica em ADM e EPPGG, serei chamada em qual?
De acordo com a regra a primeira escolha prevalece.
Professor, fiquei como uma dívida. Será que podemos escolher um cargo que eu não poderia concorrer apenas para ter mais chance de ter a discursiva corrigida? Por exemplo, escolher um cargo de uma formação que eu não tenho e colocar em último no ranking para aumentar a chance de ter a discursiva corrigida.
Já esta pensando em burlar o sistema?? rss
Dentro do bloco temático o candidato poderá se inscrever para quantos cargos quiser. Um ponto importante para os candidatos é estar atento às necessidades de titulação específica em alguns dos cargos. Pois, mesmo se aprovado, o candidato que não apresentar a formação específica do cargo, não poderá tomar posse.
É um bom questionamento. A duvida é se por azar fomos chamados para esse cargo que não podemos concorrer e recusarmos, ainda ficaremos na lista para os outros ou somos eliminados?
@@Gabriel-md7gt exemplo, sou formado em Eng civil, e me inscrevo para arquiteto, porém deixo essa opção lá para a última preferência...se por sorte eu passar na objetiva dentro do número de vagas de arquitetura, assim terei minha discursiva corrigida, caso eu tenha ido mto bem nela, pode ser q minha nota suba "bastante" e assim eu possa concorrer às vagas de Eng civil... é isso que CS estão falando aí??
Se for isso, e funcionar assim, pode ser uma boa me inscrever em pelo menos um cargo desse tipo, so para se resguardar rs
Gente está escrito no edital que será 10 perguntas por eixo temático??? Que serão 50 nas específicas eu entendi. Pergunto sobre a diluição delas
Muito esclarecedor. Professor, na sua opinião, qual é probabilidade do governo prorrogar a validade desse concurso, se é que dá pra ter essa visão
Professor, sobre a etapa de avaliação dos títulos, a minha impressão lendo o edital é que mesmo você tendo todos os títulos passíveis na quantidade maxima prevista para cada um, você não integraliza a quantidade máxima de pontos definida para a Prova de Títulos. No meu caso, da pontuação máxima de 100 pontos, é possivel fazer apenas 13 pontos tendo todos os títulos.
o máximo de pontos é 10% do total, 5% tbm
@@layannetomazbraga8962 na verdade, no meu caso, daria pra fazer no máximo 13 pontos de títulos, de um total de 100 "possíveis". 10% disso seria 0,13 da nota final. Não sei se alguém sabe confirmar
@@davilfs Depende. Se for cargo que os títulos valem 10% da nota final, acrescenta-se 1,3 pontos (13% dos 10%). Se for em caso que os títulos valem 5%, acrescenta-se 0,65 pontos (13% dos 5%). Se tiver cargo que títulos não são contados, é zero. Isso, na base de nota ponderada (nota final).
Boa explicação.
professor! disponibiliza essa planilha, por favor
:((((
Uma coisa que não vi ninguém falar, e que acho importante, é como será a sequência de convocações conforme a preferência dos cargos. Entendo que eles primeiro irão chamar todo o cadastro reserva de quem colocou como prioridade 1 determinada vaga, depois irão descer para quem tiver escolhido prioridade 2, 3, 4.... Será uma montanha russa as notas dos convocados, pois terão chamado os piores colocados (dentro das 2x quantidade de vagas) e quando o cadastro esgotar, irão passar para a próxima prioridade, onde os primeiros do cadastro reserva terão, provavelmente, notas bem superiores que os últimos convocados da prioridade anterior. Vai ser estranho.
A nota é mais importante que a escolha.
Também tenho essa dúvida
Continuo com essa duvida há 2 semanas. Vasculhei tudo e nao acho resposta pra isso
Bom dia, professor muito boa a calculadora. Tem como fazer com o Bloco 8?
*Professor, gostaria de saber o seguinte:*
- Digamos que eu fique dentro das vagas na 1° opção. É possível eu perder colocações a ponto de sair da lista de aprovados e entrar no cadastro reserva caso a nota de outros concorrentes que tenham escolhido o meu cargo como 2° ou 3° opção seja superior a minha?
Essa era a dúvida que eu estava procurando nesse vídeo, que aliás, está muito bom e já explica muita coisa.
A ordem de preferência não tem impacto algum na classificação. Ela só serve para evitar duplicidade na medida em que vc tiver alcançado uma vaga de melhor preferência. Se vc escolheu 1,2,3,4 e passou em 3, não aparecerá no cargo 4, mas participará da lista de reserva do cargo 1 e 2.
Pow mano, tu salvou minha dúvida.
bom dia, amigo. na correria da inscrição, eu acabei me inscrevendo apenas para um cargo (sem sinalizar a segunda, terceira, quarta opção). Eu posso concorrer ainda nas outras opções do mesmo bloco caso não passe na minha primeira opção?@@_Cntdr
Interessante, mas não curti muito ficar dependente da lista, vou estudar feito maluco pra passar no número de vagas
Vai fazer pra qual bloco?
@@Dentrodaarea523 bloco 4
Professor, no bloco 7.. cargos como o de Comunicação Social - Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, pelo que entendi não têm prova de títulos, certo?
Professor, acha possível quem já estuda há alguns meses, já tem base nas matérias básicas do tse(português, informática, constitucional, admnistrativo, normas aplicáveis aos servidores públicos federais e eleitoral) conciliar os estudos para o tse com algum cargo de algum bloco do cnu??
Não sou o professor, mas o único Bloco que as disciplinas mais se aproximam das que você citou seria o Bloco 8 , que é para a galera de ensino médio. Os outros não tem nada que dê para conciliar.
@@lucasrevit9061 Grato!
CNU é inconciliável.
É verdade, desse modo não vale fazer o CNU, muito bem explicado 👏👏👏👏
pq não vale?
@@gabriel1991 resposta no vídeo
ex: se eu tiver nota de ser aprovado na opção 1 e 2, eu posso escolher a segunda opção ?
gente mas e se na fase de redação ele não se classificou para ir pra proximas fase, a redação dele poderia ser aprovada em outro cargo correto? tipo teve habilitação para correção da redação em 3 cargos mas na sua primeira opção ele não ficou dentro daas vagas, mas nos outros dois cargos sim, como fica essa questão da redação? alguém sabe?
video MUITO BOM
O resultado do dia 08/10 já virá com a classificação ou apenas com as notas preliminares?
As vagas são temporárias? Tem um item nos editais que falam que. As vagas são para vagas temporárias! É isso mesmo??? Pq fazer um concurso, sair do emprego, passar por cursos de formação para vaga temporária!!?